26 DE OUTUBRO DE 2010

128ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: OTONIEL LIMA e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - OTONIEL LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Lamenta a morte do Senador Romeu Tuma. Comenta tentativa de criar CPI sobre fraude no processo licitatório do Metrô. Recorda que, há seis meses, o jornal "Folha de S. Paulo" já havia antecipado quem seriam os consórcios vencedores de tal licitação. Cita o papel fiscalizador deste Legislativo.

 

003 - CARLOS GIANNAZI

Manifesta indignação com curso ministrado pelo Centro Paula Souza, que pretende transformar professores de Química em professores de Sociologia. Destaca ilegalidade da atitude. Critica falta de refeitórios e merenda escolar em escolas da instituição.

 

004 - PEDRO TOBIAS

Tece considerações acerca das eleições presidenciais. Defende o candidato do seu partido.

 

005 - SIMÃO PEDRO

Informa que assinou requerimento para a instauração de CPI que trata de fraudes em processos licitatórios do Metrô. Recorda uma série de acidentes ocorridos no sistema metroviário. Informa que deve protocolar requerimento para oitiva do Secretário dos Transportes e o presidente do Metrô. Discorre a respeito da essencialidade desse serviço.

 

006 - MARCOS MARTINS

Esclarece que também assinou pedido de CPI para investigação do Metrô. Ressalta a importância de se investir no transporte público estadual. Informa que prefeitos afiliados a partidos opostos ao Governo Federal estão satisfeitos com as verbas recebidas.

 

007 - CARLOS NEDER

Comenta sessão solene, ocorrida ontem, para a comemoração do Dia do Cirurgião Dentista. Tece considerações a respeito de sua atuação como Secretário da Saúde da ex-Prefeita Luiza Erundina. Parabeniza o Conselho Nacional de Odontologia pelo serviço prestado. Recorda projetos de lei, de sua autoria, que tratam do tema.

 

008 - LUIS CARLOS GONDIM

Apresenta suas condolências pela morte do Senador Romeu Tuma. Critica a falta de policiamento em cidades da região de Mogi das Cruzes. Lamenta o pequeno número de vagas nos hospitais locais. Apela ao secretário da Saúde para que resolva a situação.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência.

 

010 - ED THOMAS

Parabeniza o Presidente Barros Munhoz pelo seu aniversário. Elogia o Governador Alberto Goldman pelos recursos enviados à Secretaria de Desenvolvimento Social. Destaca sua participação na destinação dessas verbas.

 

011 - ED THOMAS

Solicita o levantamento dos trabalhos, por acordo de lideranças.

 

012 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o pedido. Informa o falecimento do Senador Romeu Tuma e presta condolências à sua família. Recorda a biografia do Senador e sua proximidade com a autoridade. Comunica que esta Casa está de luto pela perda. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 27/10, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Otoniel Lima.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Augusto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Asssembleia, lamento o falecimento do Senador Romeu Tuma que, sem dúvida, tem uma enorme folha de serviço prestado ao nosso País nos últimos anos como senador da República. Nosso lamento, nossas condolências à família Tuma, bem como a todo povo paulista que perde um grande representante no Senado da República.

Quero comunicar à população do Estado de São Paulo, bem como aos Deputados desta Casa que representam o povo paulista que iniciei a coleta de assinaturas para a instalação de uma CPI para apurar as gravíssimas denúncias envolvendo o processo licitatório na Linha 5, Linha Lilás do metrô. Aliás, não esperava coisa diferente do Deputado Carlos Giannazi que foi o primeiro Deputado a assinar o requerimento dessa CPI.

Na matéria da “Folha de S.Paulo”, de hoje, traz estampado na primeira página que esse processo licitatório, que foi publicado o resultado dos consórcios vencedores nos lotes de 2 a 8, foi antecipado - foi a publicação do último dia 22 - pela “Folha de S.Paulo”, seis meses atrás.

No dia 20 a "Folha de S.Paulo" disponibilizou no seu site e no dia 23 foi a um cartório e registrou o resultado divulgado agora. Vejam só: os repórteres da “Folha” tiveram a sensibilidade seis meses antes de indicar os consórcios vencedores. Isso fere um ‘negocinho’ de mais de quatro bilhões de reais.

Estão no lote 2 Galvão/Serveng, no lote 3 Andrade/Camargo Corrêa, no lote 4 Mendes Júnior Trading e Engenharia, no lote 5 Helena & Fonseca/Triunfo Iesa, lote 6 Carioca/Cetenco, no lote 7 Metropolitano 5 (Odebrecht/OAS/Queiroz Galvão) e lote 8 CR Almeida/Consbem.

Isso fere claramente a Lei de Licitações e a Lei de Improbidade Administrativa, tudo o que há de mais sujo na formação de cartel, onde o Poder Público, em conluio com essas empreiteiras, acaba levando a esse tipo de procedimento e os critérios que a Lei de Licitações consagra como menor preço e capacidade técnica acabam ficando num plano secundário.

Aqui não se trata de posicionamento político-partidário, mas de obrigação da Assembleia Legislativa. Vou conversar com os deputados de todos os partidos, mas em nome até do que representa a Assembleia Legislativa seria muito importante que esta Casa assumisse o seu papel fiscalizador e não se omitisse neste momento. São mais de quatro bilhões de reais, cartas marcadas, preço ajustado na conveniência - não do povo - num ato lesivo à lei, criminosos desviando recursos públicos de uma forma avassaladora. Estão aí as provas da antecipação do resultado 180 dias antes. A "Folha de S.Paulo" tomou o cuidado de no dia 20 de abril e 23 respectivamente fazer o registro em vídeo e o registro em cartório.

Tenho certeza absoluta de que os parlamentares, independente do posicionamento político-partidário, vão se sensibilizar sob pena de desmoralizarmos a Assembleia Legislativa de São Paulo diante do seu papel fiscalizador. Não adianta a Companhia do Metrô emitir nota dizendo “mas em dois lotes, como era necessário o “shield” (o tatuzão), fica mais ou menos direcionado a quem tem.” Não tem mais ou menos em processo licitatório. Isso é uma vergonha! É possível, através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem previsão constitucional e previsão no Regimento da Casa, apurar. É isso que estou encarecendo a todos os partidos, oposição e situação: que a Assembleia Legislativa não pague por esse vexame de fazer de conta que nada está acontecendo. Na verdade, são quatro bilhões e 200 milhões de reais para a construção de parte da Linha 5 do metrô e que a "Folha de S.Paulo" conseguiu antecipar, repito, não em seis horas não, mas em seis meses, 180 dias.

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Tem a palavra o nobre Deputado João Barbosa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Assembleia, público presente, venho à tribuna na data de hoje para manifestar mais uma vez a nossa indignação, o nosso assombramento em relação a uma decisão do Centro Paula Souza, que administra as Etecs e as Fatecs do nosso Estado.

No dia 29 de setembro o Centro Paula Souza soltou um comunicado fazendo uma espécie de convocação para um curso de capacitação a professores de Química do Ensino Médio, para as escolas técnicas do Estado de São Paulo que têm também, além do curso profissionalizante, o curso de Ensino Médio. Esse curso de capacitação para os professores de Química visa capacitar os professores de Química poderem lecionar a disciplina de Sociologia.

Qual a nossa indignação, o nosso assombramento?

A LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação nacional, recentemente sofreu uma alteração atendendo a uma reivindicação histórica de vários setores da Educação nacional, pedindo a volta de duas disciplinas que tinham sido extintas na época do regime militar, na reforma educacional feita nos moldes daquele acordo MEC-Usaid no final dos anos 60. Acontece que depois de muita luta conseguimos fazer com que as disciplinas voltassem a compor a grade curricular no Ensino Médio.

Hoje, pela LDB, a Sociologia e a Filosofia são disciplinas obrigatórias na grade curricular de todas as escolas do Ensino Médio, escolas públicas e privadas. O Centro Paula Souza, ao invés de implantar no currículo as disciplinas de Filosofia e Sociologia, enveredou por um caminho ilegal desrespeitando a lei maior da Educação, que é a LDB, a Lei 9394/96 e está treinando professores de Química para lecionar a disciplina de Sociologia. Parece que tem tudo a ver Química com Sociologia. Isso é no mínimo algo bizarro. E há muito tempo estamos aqui denunciando algumas incoerências e algumas afrontas do Centro Paula Souza, principalmente as Etecs do Estado de São Paulo, como, por exemplo, nas escolas técnicas do Estado de São Paulo que trabalham em tempo integral, porque o aluno cursa nessa escola técnica o Ensino Médio e o curso profissionalizante, o aluno fica o dia inteiro na escola, portanto tem de se alimentar na escola, mas as escolas não têm refeitório, as escolas não têm merenda escolar, o que é obrigatório. Existe uma resolução do Governo Federal que obriga a distribuição da merenda escolar em toda a Educação básica brasileira, no entanto o Centro Paula Souza não respeita esta determinação. Temos alunos do Centro Paula Souza literalmente com dificuldade de alimentação, muitos alunos não têm recursos, muitos alunos da periferia na região do interior não têm condições de comprar a sua alimentação na cantina da escola porque o Centro Paula Souza não cumpre as resoluções do Governo Federal e não oferece a merenda escolar na rede das escolas técnicas do Estado de São Paulo, um prejuízo enorme para os nossos alunos.

Em relação à Filosofia e Sociologia gostaria de ressaltar que os alunos não estão tendo estas duas disciplinas, estão sendo prejudicados porque os temas de sociologia e filosofia são cobrados em vestibular, no Enem. Há perguntas referentes a essas áreas e os alunos das Etecs estão sendo privados dos conteúdos dessas disciplinas. Ele terá dificuldades no vestibular. É uma afronta a um direito do aluno de ter acesso aos conhecimentos de filosofia e sociologia. Esse caminho trilhado pelo Centro Paula Souza é extremamente perverso, perigoso, e, na nossa opinião, inconstitucional, porque desrespeita uma resolução do Conselho Nacional de Educação e a própria LDB que obriga a introdução da filosofia e da sociologia enquanto disciplinas na grade curricular de todas as escolas públicas e privadas do Brasil no ensino médio.

Exijo que o Centro Paula Souza tome providências imediatas em relação a esse tema, à merenda escolar e a outros. Por exemplo, um professor do Centro Paula Souza não tem direito de acesso ao Hospital do Servidor Público Estadual, o que é um verdadeiro absurdo. Uma professora de uma Etec, por exemplo, não tem direito à licença-maternidade de seis meses e a aposentadoria dos professores das Etecs e das Fatecs é vinculada ao regime geral de previdência e não ao regime público.

Enfim, são várias as afrontas aos professores, aos educadores das Etecs como também aos alunos que são privados de conteúdos importantes para concorrer no vestibular e para o exercício de cidadania e estão sendo privados também da merenda escolar.

Diante de todas essas denúncias e incoerências solicito que cópias deste meu pronunciamento sejam encaminhadas para a presidente do Centro Paula Souza e para o Secretário de Desenvolvimento, bem como ao governador do estado Alberto Goldman. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Esta Presidência encaminhará o pedido de V.Exa. para as providências cabíveis.

Tem a palavra o nobre Deputado Bruno Covas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente.(Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Garcia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Otoniel Lima, aproveito para cumprimentá-lo por ter sido eleito deputado federal, Srs. Deputados e Deputadas presentes nesta sessão, estamos na última semana para a decisão da eleição presidencial. Vou falar sobre a eleição que haverá no próximo domingo.

Lamento muito o modo como as coisas mudam do lado do PT. Até ontem a Erenice falava que nunca teve reunião com empresário. Ontem, na Polícia, confirmou reunião com empresário. O chefe de gabinete de Lula foi indiciado pela Polícia, pelo Ministério Público de São Paulo, enfim, há o ‘mensalão’ os ‘aloprados’ e disso a população precisa saber. Alguém pode não gostar do Serra, o que é normal, natural, mas não há nada na história do grupo dele. Falam do Paulo Preto. Acho que se ele roubou da campanha ele deve ser punido, assim como se achacou algum empresário. Mas na história de Serra há trabalho em toda sua vida. Ele pode ser uma pessoa dura, que defende seu ponto de vista.

Lamento que na reta final a eleição tenha ficado sem projeto para o país, tenha se estabelecido uma guerra pessoal, mas aqui em São Paulo, sem dúvida nenhuma, vamos ganhar. O País parece estar dividido em dois: país do voto consciente, do voto esclarecido e do outro lado, o voto de cabresto, como estamos vendo nas pesquisas, dos que estão apoiando Dilma.

Acho que cada cidadão, cada pessoa vê o que Serra fez em São Paulo. Em especial nós, paulistas, precisamos ser bairristas, sim, porque paulista precisa votar em paulista. Com isso vai sobrar alguma coisa para São Paulo do dinheiro federal. Hoje o governo federal dá dinheiro para todos os estados menos para São Paulo. É preciso, sim, que o povo paulista abra os olhos e veja o que é melhor para São Paulo, se um paulista, como José Serra, ou Dilma. Acho que Dilma conhece São Paulo passando de avião, lá em cima. Fora disso só época de campanha. Em minha região nenhuma obra foi feita pelo governo federal e por Dilma. Mas, como o povo paulista foi sábio elegendo Geraldo Alckmin no primeiro turno, precisamos eleger José Serra presidente da República, porque não podemos continuar com esse time que mostrou na última hora, no último momento agressividade com lei em cima de imprensa, em cima das instituições, em cima de partido político. As pessoas de bem querem as instituições funcionando em defesa da cidadania. Assim, mais quatro anos para esse governo do jeito que está fica muito restrito e não podemos fazer nada.

Esse meu recado para toda a população: pense na história do candidato; no que ele fez na vida; em suas propostas. Lula está com a popularidade em 80% e deu no que deu; Maluf elegeu Pitta e ele quebrou a Prefeitura de São Paulo. Quércia elegeu Fleury e ele quebrou o Estado de São Paulo. Não se pode terceirizar: fulano está elegendo. Queremos o currículo próprio e a candidata não tem um currículo que a prepare para ser presidente da República. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Deputado Otoniel Lima, a quem cumprimento pela eleição a deputado federal, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, acabei de assinar um requerimento do Deputado Major Olímpio solicitando a instalação de uma CPI para investigar o que hoje noticia o jornal “Folha de S.Paulo” que é a antecipação, em seis meses, do resultado de uma licitação do Metrô de São Paulo para a construção da Linha 5-Lilás, lotes 3 a 8.

Não é de hoje que temos problemas nessa área. Aqui o Deputado Roberto Felício, que foi líder do PT, protocolou requerimento de uma CPI, chegou a ir ao Ministério Público oferecer denúncia de problemas com a Alstom, que é uma empresa fornecedora de sistemas para o Metrô de São Paulo; denúncias de corrupção em relação a alguns agentes públicos. O Metrô vem sofrendo com problemas de manutenção. Tivemos em 2006/2207 um trabalho de investigação de problemas na Linha 4. Inclusive, no dia 11 de janeiro de 2007 houve um acidente que matou 7 pessoas. Naquela época já fizemos um trabalho de investigação, embora não tenhamos conseguido abrir uma CPI porque são necessárias 32 assinaturas no requerimento e conseguimos apenas 24. Mas nós da bancada do PT fizemos uma investigação e depois oferecemos denúncia ao Ministério Público, que levou ao indiciamento do presidente do Metrô, Freizi Davi. Participavam tanto na construção como na operação empresas que hoje estão sendo denunciados pelo jornal; foi uma espécie de cartel para determinar quem ganha a construção daquele lote, quem ganha aquele serviço.

É uma vergonha para o Estado de São Paulo porque quando se acertam preços por fora entre elas. com a conivência do governo do estado, isso significa prejuízo ao erário público.

Então temos de investigar sim, ir a fundo, não deixar essa situação ficar como se nada tivesse ocorrido. Hoje há notícias na internet que o governador já suspendeu a solicitação. Mas acredito que não possa ficar assim. Como presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas estamos convocando uma reunião para o dia 09 de novembro. Vamos protocolar um requerimento para ouvir o Secretário de Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô para que explique essa situação, essas notícias e outras também que têm prejudicado a imagem do Metrô.

Pouco antes do primeiro turno das eleições tivemos uma paralisação, um problema sério na Linha 3-Vermelha, que vai da Barra Funda, que ficou paralisada, gerando um caos numa manhã inteira na cidade de São Paulo, segundo especialistas porque trens não deveriam estar em operação, não sofreram os testes necessários. Então temos problemas de toda ordem que vão prejudicar a imagem de um serviço que era de excelência. Aos poucos o Metrô está sendo privatizado. A privatização da Linha 4, uma concessão por 30 anos; a privatização das bilheterias. Chegamos em 2005/2006, a implantação do Metropass, mas depois o governo deu um jeito de conseguir implantar. Infelizmente, é um assunto que prejudica a imagem do Estado de São Paulo, da gestão pública, os tucanos sempre primam por dizer que é uma gestão eficiente, mas estamos vendo que tem problemas de toda ordem, falta de controle, e no Metrô que é uma área essencial, envolve um volume de recursos muito alto. Nesse caso mais de 4 bilhões de reais. Nesse caso é dinheiro público que precisa ter investigado seu uso, seu bom uso, e se ele não estiver sendo bem usado, que se tomem as devidas providencias. Esta Assembleia tem todas as condições e a obrigação de tomar providências, fazer investigações e tomar parte desse assunto. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Augusto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mozart Russomanno. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, aqueles que nos acompanham nas galerias e aqueles que os acompanham pelo serviço de alto-falantes, também acabamos de assinar o pedido de CPI do Deputado Olímpio Gomes, sobre a acusação feita pela “Folha de S.Paulo”: Resultado de licitação vazou há seis meses. É uma licitação do Metrô sobre a qual falou o Deputado Simão Pedro.

Temos uma grande quantidade de problemas no transporte público do Estado de São Paulo; as ferrovias, principalmente, foram sucateadas ao longo do tempo. A população foi sendo castigada com congestionamentos enormes porque à medida que se sucateia o transporte público aumenta a quantidade de carros nas ruas porque a população precisa se locomover; à medida que falta transporte coletivo de qualidade se valem de veículos particulares. Aliás, muita gente pôde comprar veículos graças ao governo do presidente Lula porque tiveram acesso a crédito; melhoraram os salários e a população acabou comprando mais.

Então, gostaria de cumprimentar o Deputado Olímpio Gomes pela iniciativa do requerimento, que teve a nossa assinatura. Espero que isso seja comprovado porque é uma denúncia séria; vazamento da licitação que estava com carta marcada - é isso que dá a entender. É preciso saber quem está por trás disso tudo e como será tratado para que a população seja respeitada, para que os tucanos não fiquem de topete levantado nos galhos dizendo que está tudo tranquilo no Estado de São Paulo. Mais uma vez temos denúncias de problemas em concorrências no Metrô do Estado de São Paulo.

Quero aproveitar para dizer que hoje assinamos uma emenda. É uma entidade assistencial aqui de São Paulo. Eu imaginava que fôssemos chegar lá, Deputado Carlos Neder, e fosse assinar um documento. Mas teve todo um cerimonial. Falaram lá três deputados tucanos e cada um deles deu uma espinafrada no Governo Federal dizendo que não é republicano, inclusive o Governador, dizendo que quando foi deputado não recebeu um tostão de emenda do Governo Federal.

Ficamos surpresos porque andando pelo Estado de São Paulo várias prefeituras do PSDB disseram que nunca receberam tanto recurso quanto agora no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da mesma forma a prefeitura do DEM, do PDT e prefeituras administradas por outros partidos, que o mesmo disseram, ou seja, que nunca receberam tanto recurso quanto agora. Portanto até estranhei e achei meio esquisito - um momento meio delicado para tais comentários - a maneira como isso foi tratado; mas isso não me surpreende.

Esperamos que isso seja apurado, que consigamos esse pedido de CPI. O resultado de licitação vazou há seis meses - são mais de 4 bilhões - e precisa ser apurado para que a população do Estado de São Paulo que paga os impostos e pedágios mais caros do País tenha uma resposta a respeito desse assunto grave. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Tem a palavra o nobre Deputado Fausto Figueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Neder, pelo tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Otoniel Lima, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, vou tratar de assuntos mais amenos para não dizerem que a Bancada do Partido dos Trabalhadores está explorando com fins eleitorais essa série de denúncias contra o PSDB e os Democratas.

Realizou-se ontem, nesta Assembleia Legislativa, uma sessão solene por iniciativa do Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, comemorativa do Dia dos Cirurgiões Dentistas. Quero ressaltar que uma das primeiras leis que aprovei como Deputado Estadual foi a Lei nº 13.019, de maio de 2.008, alterando a data do dia comemorativo do Cirurgião Dentista para 25 de outubro, que é a data tradicionalmente aceita em nosso País.

A cerimônia, ontem, contou com a presença de várias entidades representativas dessa categoria profissional. Gostaria de citar que a iniciativa, junto com o Presidente desta Casa, também partiu do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, a quem cumprimento na pessoa do seu Presidente Dr. Emil Razuk, extensivo assim a todos os demais membros do Conselho.

Quando exerci o cargo de Secretário Municipal de Saúde, na gestão da ex-Prefeita Luiza Erundina, instituímos, pela primeira vez, uma Coordenadoria de Saúde Bucal e implantamos o Programa de Saúde Bucal no Município de São Paulo. Preocupados com a implantação desse serviço em todos os níveis de assistência, seja nas Unidades Básicas de Saúde, em outras unidades voltadas à atenção básica, mas também em ações especializadas e hospitalares. Para tanto,  promovemos a realização de concursos públicos para o ingresso de cirurgiões dentistas e ampliamos esse mercado de trabalho para a atuação de outras categorias profissionais correlatas, na época denominadas de Atendentes de Consultórios Dentários e de Técnicos de Higiene Bucal, hoje denominados de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.

Esses concursos públicos possibilitaram a implantação de várias equipes de saúde bucal que trabalhavam em sistema modular e foi feito reconhecido trabalho de escovação supervisionada, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, bem como em ações articuladas com a área de educação no Município de São Paulo. Trabalho que se refletiu na melhora dos indicadores da área, com a redução de cáries e doenças gengivais.

          Fizemos também uma modificação no ambulatório existente na Rua Humaitá e o transformamos em um Centro de Especialidades Odontológicas e alteramos sua denominação em homenagem ao professor Alfredo Reis Viegas. Ontem, vários profissionais em saúde bucal foram agraciados com o prêmio Alfredo Reis Viegas, dando visibilidade a uma importante produção acadêmica no país  e à crescente qualificação profissional em saúde bucal. Ambas as iniciativas para resgatar e manter vivo em nossa memória o  trabalho feito por este professor na difusão da saúde bucal coletiva em nosso País.

Quero lembrar também a atuação do Conselho Regional de Odontologia no Estado de São Paulo que, de maneira associada ao Governo Federal, favoreceu a implantação do programa Brasil Sorridente em nosso Estado. É sabido que o Governo do PSDB criou uma série de dificuldades para que projetos bem sucedidos do Governo Federal, como é caso dos Centros de Especialidades Odontológicas e das ações do programa “Brasil Sorridente”, não fossem implantados em escala em nosso Estado.

          Uma atitude mesquinha que se contrapõe às necessidades e interesses da população do Estado de São Paulo e, muitas vezes, adotada com viés partidário para não permitir que a população reconheça os méritos do Governo Federal na área da Saúde, em especial na área da Saúde Bucal. Portanto, quero neste momento cumprimentar por sua atuação o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Pucca e mais uma vez ressaltar a iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de favorecer a implantação do Brasil Sorridente em São Paulo.

          Por fim, aproveito a oportunidade para mencionar que tenho vários projetos de lei que, embora já tenham tramitado nas comissões da Assembleia Legislativa e pela forma como se dá o trabalho nesta Casa, ainda não foram colocados em votação. Gostaria de nominá-los: Projeto de lei nº 703/05, portanto apresentado há mais de cinco anos, que institui a “Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, e que já poderia ter sido votado”; Projeto de lei nº 234/06, apresentado há mais de quatro anos, que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Saúde Bucal no Estado de São Paulo; Projeto de lei nº 6/07, que institui a “Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-Palatina” - lembrando que sou o autor dessa legislação na Cidade de São Paulo; Projeto de lei nº 49/09; que garante a incorporação de ações e serviços de Odontologia Hospitalar nos hospitais públicos estaduais de São Paulo; Projeto de lei nº 55/09; que institui a “Semana Estadual de Conscientização sobre a Doação de Dentes Humanos”.

Dessa forma, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, solicito que cópia desse pronunciamento seja encaminhada ao Conselho Regional de Odontologia, na expectativa de que as entidades representativas dos Cirurgiões Dentistas e demais profissionais que atual na área de Saúde Bucal intercedam junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que projetos desta envergadura, ao lado de projetos de autoria de outros parlamentares e partidos, sejam colocados em votação.

Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PRB - Esta Presidência defere o pedido de Vossa Excelência. Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, pelo tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente em exercício, nobre Deputado Otoniel Lima, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, estamos aqui apresentando nossas condolências à família do Dr. Romeu Tuma, senador, um amigo, seus familiares são todos nossos amigos, onde tivemos muito respeito e um apoio durante essa campanha eleitoral; vamos ter muitas saudades do Dr. Romeu Tuma.

Sr. Presidente, gostaria de falar sobre problemas por que passam policiais do 17º Batalhão. Neste fim de semana, carros com som muito alto estavam na praça de Biritiba Mirim, às 11 horas da noite. Dois policiais se dirigiram para lá e foram multá-los. Aproximadamente 20 homens se juntaram e foram linchar os policiais. E por quê? Porque não há viaturas, faltam policiais na Cidade de Biritiba Mirim. Os policiais quase tiveram que pedir desculpas a essas pessoas para não serem linchados.

Temos uma situação delicada na nossa região: Biritiba, Salesópolis, Guararema e Mogi das Cruzes. Faltam 200 homens; na Cidade de Biritiba pelo menos oito e umas quatro viaturas. Hoje, o Vereador Pezão me procurou para dizer sobre essa terrível situação da Polícia na nossa cidade. Estamos denunciando isso há muito tempo aqui e pediria que fossem mandados policiais militares para o 17º Batalhão, para o 32º e o 35º. O policial está acuado, com medo.

Gostaria também de falar sobre as vagas nos hospitais: UTI é tolerância zero; casos de infarto agudo do miocárdio são de tolerância zero; uma insuficiência renal aguda, que precisa de diálise, é tolerância zero. São liberadas 200 vagas para hemodiálise para Suzano e 200 para Mogi. O paciente da nossa região que está com insuficiência renal não é atendido, porque ultrapassar a cota. Isso é culpa da DRS-1, que está aqui em São Paulo. São apenas 200 vagas: estão escolhendo quem vai morrer.

Secretário de Saúde, a situação é essa na hemodiálise da nossa região. Não podemos deixar esses pacientes morrerem. Não sei quem está na DRS-1 tomando essa atitude, ou na Central de Diálise, mas isso está errado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - OTONIEL LIMA - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas, pelo tempo restante do Pequeno Expediente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. ED THOMAS - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, servidores da Assembleia Legislativa: sempre é oportunidade para dizer muito obrigado pelo trabalho que vocês prestam, não simplesmente ao Deputado, mas ao povo do Estado de São Paulo.

Quero aproveitar e cumprimentar o Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, que hoje aniversaria. Que Deus lhe abençoe e dê muita saúde, muita paz. Quero agradecer sempre a sua amizade e dizer aos cidadãos do Estado de São Paulo que temos um digno Presidente, um homem de reserva moral na política deste País. Tive a oportunidade de apresentar o Presidente na campanha para Governador, num comício, em Presidente Prudente, na Avenida Brasil e hoje estou aqui, colhendo dessa sabedoria. Feliz aniversário!

Estivemos às 12 horas e 30 minutos no Palácio do Governo; convênios para o desenvolvimento social do Estado foram assinados. Na verdade, tivemos uma liberação de mais de oito milhões e meio para 170 entidades do Estado de São Paulo, de um total já de investimento do Governo do Estado no desenvolvimento social de meio bilhão de reais. Pude participar, e tenho participado. O meu segmento é social e costumo dizer que quando se faz por pessoas, não se pode colocar placa de inauguração. Não se solta rojão e nem se corta fita de inauguração.

O Governo do Estado tem feito, e muito, pelo desenvolvimento social, e participei disso com muito orgulho. E hoje não foi diferente. Agora estou dando transparência ao que reivindicamos e às respostas que tivemos: verbas para a APAE de Indiaporã, de Martinópolis, de Adamantina; em Presidente Prudente foi a Sociedade Civil Beneficente Creche Anita Ferreira Braga de Oliveira, o Hospital Bezerra de Menezes; em Presidente Venceslau, para a Casa de Apoio e Integração à Criança e ao Adolescente; em Miguelópolis, para a Casa do Menor Ragh Moyses e, através de Sorocaba, mas para Presidente Prudente, para a Associação Bethel. É um trabalho voltado para crianças, adolescentes e idosos, na realidade voltado ao ser humano.

Gostaria de fazer esse agradecimento ao Governador Alberto Goldman. Não posso deixar de agradecer ao candidato à Presidência da República José Serra, porque é do mandato dele como Governador, e preciso dizer dessa eterna gratidão. E gostaria também de parabenizar a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo trabalho feito, pelo quase que meio bilhão de reais investido em gente.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência lamenta profundamente o falecimento hoje do senador Romeu Tuma. Esta Presidência tem razões, não apenas como paulista e como brasileiro, para lamentar o falecimento do Senador Romeu Tuma, mas também como político e como cidadão que teve a honra, a felicidade e o privilégio de conviver com o senador.

Ele foi eleito senador pela primeira vez na chapa que congregava o PMDB, o PL e outros partidos, tendo a minha candidatura a Governador como cabeça de chapa. Convivi, nessa ocasião, em 1994, intensamente com o Senador Romeu Tuma, e aprendi a conhecer, a respeitar e admirar a sua extraordinária personalidade, que permitiu que o Tuma, como era popularmente e carinhosamente chamado, tivesse sido o chefe do Departamento de Ordem Política e Social da Polícia Civil de São Paulo, o famoso DOPS, tivesse lutado no enfrentamento dos movimentos grevistas que eclodiram, principalmente no ABC, no limiar do regime militar, e também no combate às organizações de esquerda que atuavam com muita força naquela ocasião, a sua personalidade permitiu que ele ocupasse esses cargos e nunca ficasse estigmatizado por nenhum daqueles contra quem ele lutou, ele trabalhou e contra quem ele, principalmente, defendeu as suas convicções políticas e profissionais.

É um fato realmente que merece menção. É alguém que passou pela vida e soube colocar a dignidade acima dos mais difíceis e conflituosos interesses: políticos, ideológicos, partidários. E foi assim que ele granjeou a estima e admiração de toda a população de São Paulo.

Tive a oportunidade de fazer muitas caminhadas, muitas carreatas, com o então candidato a senador Romeu Tuma, na eleição de 1994, a que o nobre Deputado Ed Thomas há pouco se referiu, e pude constatar o carinho, o apreço, a verdadeira afeição que a população de São Paulo tinha por ele. Ele era um grande ídolo popular. E foi nessa condição que ele conseguiu também ser reeleito senador da República, e não é fácil alguém ser por 16 anos o representante de São Paulo na Câmara alta da República.

Por todas essas razões, e por muitas outras mais que eu poderia aqui elencar, enaltecendo a figura desse político, mas acima de tudo desse policial, carinhosamente chamado de “xerife”, era um bom xerife, um xerife estimado, um xerife respeitado, o xerife querido por todos.

Enfim, muita coisa que eu pudesse ainda dizer torna-se pequena diante da grandiosidade deste momento. Há momentos em que realmente o silêncio fala mais alto, e é o momento de, de forma silenciosa, nós reverenciarmos a memória do senador Romeu Tuma, que enfrentou uma eleição agora numa condição excepcionalmente difícil. Mas até aí cumpriu a sua missão de forma impressionantemente respeitável. Aflito e angustiado para não criar problemas para o seu partido, para os seus companheiros, mesmo doente, mesmo com a saúde extremamente abalada, foi até o final da campanha; disputou a eleição e teve uma votação, ainda assim, consagradora, uma votação extraordinariamente significativa.

Por todas essas razões, como Presidente da Casa, mas também como cidadão paulista, eu me associo a sua família, a quem rendo as minhas homenagens, peço que aceitem as minhas condolências. E como chefe do Poder Legislativo, deixo bem claro o luto de que se reveste hoje esta Casa, em memória do nosso querido e inesquecível senador Romeu Tuma.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 35 minutos.

 

* * *