http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE NOVEMBRO DE 2011

138ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, OLÍMPIO GOMES e EDSON FERRARINI

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Informa que, em 18/11, no período da manhã, foi realizada sessão solene, proposta pelo Deputado Rafael Silva, em homenagem aos 20 anos da Força Sindical. Enaltece o histórico da entidade. Comunica que o presidente estadual do PDT, Deputado Federal Paulinho da Força, manifestou seu desconhecimento sobre suposta entrega, ao partido, do cargo de Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo. Anuncia que o PDT terá candidato próprio nas eleições municipais de São Paulo.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência. Convoca sessão solene, a realizar-se no dia 02/12, às 20 horas, a fim de "Homenagear os 180 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo", a requerimento do Deputado Edson Ferrarini.

 

004 - EDSON FERRARINI

Informa a realização de reunião, com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e do Secretário Estadual de Saúde, a respeito da Cracolândia na cidade de São Paulo. Comenta matéria, do jornal "Folha de S. Paulo", em que a Senhora Paulina Duarte, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, considerou a epidemia de crack "uma bobagem". Comunica encontro, ontem, com o Secretário Estadual da Educação, Herman Voorwald.

 

005 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência.

 

006 - OLÍMPIO GOMES

Informa que, em 18/11, os policiais estão recebem o valor retroativo referente ao reajuste salarial aprovado nesta Casa. Anuncia que o Senhor João Rebouças, presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, lhe enviou comunicação informando que apenas parte dos servidores inativos recebeu a diferença salarial. Explica que o reajuste não contemplou os servidores que passaram para a inatividade após 2008. Faz apelo às autoridades competentes para que o caso se resolva.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Mostra-se solidário à manifestação do Deputado Olímpio Gomes.

 

008 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência.

 

009 - EDSON FERRARINI

Endossa o pronunciamento do Deputado Olímpio Gomes acerca do não recebimento, por alguns servidores inativos, de valores retroativos referentes ao reajuste salarial dos policiais civis e militares. Defende a equidade no aumento salarial entre servidores policiais aposentados e ativos. Tece comentários acerca da presença da Polícia Militar na Universidade de São Paulo.

 

010 - EDSON FERRARINI

Requer o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.

 

011 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 21/11, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização de sessão solene, a realizar-se dia 21/11, às 10 horas, para "Homenagear a Universidade Católica de Santos pelo seu 60º aniversário". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT- Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre deputado José Cândido. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cauê Macris. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Perugini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Bigardi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, hoje, no período da manhã, foi realizada neste plenário uma Sessão Solene, presidida e proposta pelo Deputado Rafael Silva, do meu PDT, comemorativa dos 20 anos da Força Sindical, uma homenagem mais do que justa da Assembleia Legislativa a essa central sindical que, sem a menor dúvida, nesses 20 anos muito colaborou para a mudança de relações patronais com trabalhadores, para a construção de gestão empresarial, comercial, mais focada nos recursos humanos.

E não poderia a Assembleia Legislativa, representando os seus 94 Deputados e os 40 milhões de habitantes no Estado, talvez um pouco mais, 41 milhões, deixar de abrir as suas portas e render justa homenagem à Força Sindical.

Estavam presentes inúmeros dirigentes da Força Sindical, presidentes de sindicatos, diretores, presente o Presidente da Força Sindical, Deputado licenciado Paulinho da Força, que inclusive foi homenageado pela Assembleia Legislativa, a Força Sindical e o Deputado, homenagem através de uma placa assinada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz e pelo Deputado Rafael Silva, proponente da sessão.

Por ocasião da própria solenidade, tive a oportunidade de conversar com o Presidente estadual do PDT, quando ele também manifestou a sua surpresa em relação a matéria jornalística divulgada pela grande imprensa, já na tarde e noite de ontem, e os grandes jornais de hoje, dando conta de que o PDT seria agraciado com a Secretaria de Gestão Pública do Governo de São Paulo, numa forma de o Governador cooptar o PDT para a sua base aliada, com vistas às alianças para 2012.

Tanto o Paulinho, Presidente estadual do partido, quanto eu, Líder do PDT na Assembleia Legislativa, estarrecidos com o noticiário, porque não tomamos conhecimento oficialmente de nenhuma proposta nesse sentido. Alianças serão muito bem-vindas para o PDT participar, desde que sejam alianças em que estejam alinhados princípios fundamentais do próprio partido. E mais: o noticiário dá conta que seria uma forma de cobrar o apoiamento do PDT nas eleições para a Cidade de São Paulo em 2012. Conversava com o Paulinho que, na pré-convenção municipal e na convenção estadual do partido, realizadas aqui neste salão, já houve a homologação, a decisão que o PDT terá candidatura própria à Prefeitura de São Paulo e que o candidato a prefeito de São Paulo pelo PDT é o Deputado Federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

Não sei de onde surgiram as informações, se informações oficiais de governo, não se conversou. Como disse lá atrás Mané Garrincha, quando falava do jogo de futebol, que o técnico orientou para cortar para a esquerda, cortar para a direita, cortar para a esquerda, cortar para a direita, ir à linha de fundo e cruzar para o Pelé cabecear. Ele falou: tudo bem, faço isso, mas vocês combinaram com os russos? Era um jogo contra a Rússia, à época. Devo dizer à família do PDT que, enquanto houver esse posicionamento da Executiva estadual do partido, da direção do partido, continuo na liderança do partido na Assembleia Legislativa. Não houve nenhum acordo firmado até então entre Governo de São Paulo e direção do PDT no sentido de mudança de orientação do partido ou de alinhamento do partido, ou de desistência do partido de candidatura própria quer no Município de São Paulo, quer em qualquer outro município no Estado de São Paulo.

Aliás, as executivas municipais do PDT em todos os municípios estão com plena autonomia do partido e discutindo com a Executiva e a direção do partido preferencialmente candidaturas próprias ou alianças positivas em relação a conteúdo partidário ou até alianças proporcionais desde que sejam respeitados os princípios do PDT.

Fica aqui minha mensagem aos pedetistas, fica minha mensagem ao Governo que não houve a consulta, não houve o convite e não houve o aceite de qualquer espécie de convite por parte da direção estadual do PDT para compor qualquer grupo político no Governo de São Paulo, ou em quaisquer das secretarias, ou a indicação de qualquer quadro do partido para compor quaisquer dessas secretarias.

 

          O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinicius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Grana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Esta Presidência, nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r” da XIV Consolidação do Regimento Interno, atendendo solicitação do nobre Deputado Edson Ferrarini, convoca V. Exas. para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 2 de dezembro de 2011, às 20 horas, com a finalidade de homenagear os 180 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, amigos da TV Assembleia, estivemos ontem na Prefeitura de São Paulo, com o Prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Saúde municipal, para discutir sobre o problema do crack. Temos nesta Casa a Frente Parlamentar de Enfrentamento do Crack, presidida pelo Deputado Donisete Braga, e estava lá a vice-Prefeita Alda Marco Antonio, o Secretário Uebe Rezeck e o Deputado Bezerra. A Cracolândia continua lá, de dia são 300 pessoas, à tarde são 500 e à noite circulam 2000 pessoas comprando. Virou um território livre. Sabemos da dificuldade para recuperar as pessoas que lá estão e, infelizmente, não há nenhum trabalho de prevenção em andamento em São Paulo.

O que é prevenção? É evitar que mais pessoas se iniciem na droga, já que o mundo não tem remédio para curar essas pessoas. Apesar de todas essas evidências, fui também surpreendido com uma declaração da Secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, afirmando que a epidemia de crack é uma bobagem.

Imagine! Essa mulher trabalha em Brasília, do lado da Presidente da República, e é quem tem de criar políticas nacionais com relação às drogas. E ela diz “É uma bobagem.” Isso está no jornal, na “Folha de S.Paulo”. Sendo dirigente de um órgão federal, responsável pelo enfrentamento do problema, a palavra “bobagem” dita pela secretária pode ter consequências muito sérias. A pessoa responsável, ao lado da Presidente, substituiu o general Uchoa, meu amigo que me deu o diploma de luta pela vida, vem com essa ideia.

Já morreram mais vítimas da epidemia do crack do que qualquer outra epidemia. E está por toda parte no Brasil.

O crack já ocupa todas as atividades policiais, é o responsável em grande parte das atividades da polícia do Brasil, das urgências médicas dos hospitais, e a Secretária Nacional de Política sobre Drogas, Paulina Duarte, disse: “Essa epidemia é uma bobagem”.

Estive ontem, cedo, na Secretaria da Educação conversando com o Secretário Hermann, um homem de bem, uma pessoa muito bem intencionada. Sua capacidade de trabalho é incrível, é um homem ligado à área de Ensino e, se formos verificar, ele solucionou grandes problemas. Aliás, problema tem em todo lugar, o único lugar que não tem problema é no cemitério. Qualquer homem público que achar que está trabalhando muito é só renunciar que o outro assume o seu lugar.

Também faço parte da Comissão de Educação aqui na Assembleia Legislativa e vamos questionar, no próximo ano, o que está sendo feito. Vamos avaliar esse zero, esse nada porque os que lá estão não tem volta.

Adianta internação compulsória? Tem três tipos de internação: a voluntária quando quero, a internação determinada pelo médico e a internação compulsória determinada pelo juiz. Então, a voluntária, a involuntária e a compulsória determinada pelo juiz.

Sabemos que agora tem um grupo de juiz que vai ficar lá na Cracolândia. Temos visto que as estatísticas são tristes demais porque mesmo aqueles que voluntariamente se internam a recaída é muito grande. Aquele que é compulsoriamente internado, o índice de recuperação é muito baixa porque, de cada cem, poderemos dizer que um ou dois consegue porque ele estaciona enquanto está trancado, mas, depois, na rua, ele volta para a droga. É isso que observo no meu Centro de Recuperação, há 40 anos. Então, na prevenção não estamos fazendo nada.

Muito obrigado pela recepção do Prefeito Kassab. Muito obrigado pela recepção do Secretário Hermann ontem, que foi muito gentil. Fiquei tranqüilo porque sei que a Educação está em boas mãos. Mas a prevenção às drogas, estamos num nível zero.

Por isso que vamos continuar nessa luta. Vamos continuar dizendo: “Pai, se você quiser mais informações entre no meu site. Se você quiser receber um livro grátis, contendo tudo como falar com os eu filho, entre no meu site. É de graça.”

Agora, a Secretaria de Educação de São Paulo, o Município de São Paulo com prevenção zero, imagine os outros 5.563 municípios do Brasil. O que estamos fazendo? Nada. Se nos 645 municípios de São Paulo quase nada é feito imagine nos 5.4563 municípios do Brasil. Mas, não faz mal. Vamos continuar batendo o nosso tambor e vamos chegar lá. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ainda na Lista Suplementar, tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, hoje, 18 de novembro, a família policial está recebendo a diferença salarial, a contar de 1º de julho, dos projetos aprovados nesta Casa. Agora ‘caiu a ficha’ do quanto o Governo enganou a família policial e a sociedade quando anunciou os 15% de reajuste mas em cima do padrão, o que dá um reajuste real de pouco mais de sete por cento.

Mas eu gostaria de manifestar a indignação do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, na figura do seu Presidente João Rebouças, que diz o seguinte: “O Governo de São Paulo prometeu pagar em folha suplementar a diferença salarial relativa aos 15% instituído através da Lei Complementar 1151/11.

Os policiais ativos receberam normalmente a diferença, porém, apenas parte dos servidores inativos recebeu essa diferença.

Segundo informações obtidas junto à SPPrev, apenas os servidores inativos aposentados anteriormente a 2008 fazem jus à diferença, sendo certo que a situação dos servidores aposentados posteriormente a 2008 ainda está sendo estudada.

Entendemos que o aumento deve ser pago para todos, conforme previsão da Lei Complementar 1151/11 e não à parte desse efetivo.”

Desse modo, diante das dificuldades enfrentadas para obter informações sobre o assunto junto a SPPrev, o João Rebouças está solicitando a nossa intervenção, Deputado Edson Ferrarini - V. Exa. lutou muito nestes projetos de revisão de salários da Polícia de São Paulo - junto à SPPrev até para que possam orientar os sindicalizados aposentados que não receberam essa diferença.

Confesso que fiquei estarrecido com esta comunicação do João Rebouças e a sua preocupação é mais do que válida. Não existe nenhum senão, nenhuma vírgula que discuta se a revisão dos salários compreendia os inativos e as pensionistas. Em nenhum momento o Governo de São Paulo encaminhou qualquer alteração dizendo que só teria o benefício dos 15% aqueles que passaram para a inatividade até 2008. Trata-se de uma situação extremamente grave, pelo que solicito regimentalmente a V. Exa. que cópia da minha fala seja encaminhada ao gabinete do Governador, ao gabinete do Secretário de Gestão Pública, ao gabinete do Secretário da Segurança Pública e também ao gabinete do Secretário de Assuntos Penitenciários, porque também votou-se benefício aos agentes penitenciários e se há a mesma interpretação equivocada em relação à não contemplação do aumento para aqueles que se aposentaram após 2008, isso deve ser corrigido com urgência. Repito: os valores são pouco significativos, mas são valores. Então tudo o que puder vir em benefício, não há que se alijar qualquer segmento da família policial, em especial os aposentados e as suas pensionistas.

Tenho certeza de que também o Deputado Edson Ferrarini vai se mobilizar com os setores do governo para chamar atenção e pela urgência. Hoje está sendo pago simplesmente, em folha suplementar, a diferença salarial. Então, principalmente os inativos e as pensionistas, que já têm uma série de dificuldades, pois perdem benefícios, perdem incorporações, perdem vantagens quando se tornam pensionistas pelo falecimento do servidor público, não podemos permitir que isso aconteça. É extremamente urgente resolver isso porque comprar remédio, pagar conta de água, de luz é sempre para agora, não dá para esperar “vamos fazer uma avaliação, nos próximos três meses resolveremos e depois pagamos tudo junto”.

Encareço ao Deputado Edson Ferrarini e a todos os parlamentares que porventura estejam nos acompanhando, às assessorias, à assessoria de governo que se mobilizem junto à Casa Civil para que se tenha uma solução o mais rápido possível.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Associo-me às preocupações do nobre Deputado Major Olimpio. Sem dúvida que vamos tomar providências e verificar junto aos órgãos do governo o porquê dessa situação.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olimpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, realmente é bastante séria essa denúncia do João Rebouças porque nós não votamos aqui nenhuma diferença salarial. O aposentado, a pensionista durante muitos anos foram prejudicados com os aumentos que o governo dava. Não nos esqueçamos que desde o governo Mário Covas era dado abono que só beneficiava o pessoal da ativa. O pessoal da reserva, o inativo, a pensionista ficava fora. Durante muitos anos foi assim. E foi uma luta. Depois descobrimos que tínhamos aprovado um aumento que era o ALE, que também só atendia ao pessoal da ativa. De novo a pensionista e o aposentado ficaram alijados. A situação era cada vez mais complicada. Havia uma distorção salarial muito séria na Polícia de São Paulo, em todos os setores. O aposentado, aquele que dedicou sua vida ao trabalho pela sociedade, cujo cabelo embranqueceu dentro de uma viatura policial, cuja saúde foi entregue para o serviço público esse não tinha aumento. Esse era posto de lado, como se fosse um estorvo.

Conseguimos reverter essa situação. Não posso deixar de dizer que o comandante geral, coronel Camilo, também esteve nessa luta o tempo todo. Conseguimos acabar com o ALE; conseguimos ter do governador de São Paulo a palavra de que o aumento que viria para esta Casa era linear, atendia à pensionista, ao aposentado e ao pessoal da ativa. Foi uma conquista depois de uma guerra, de uma luta que chegou a momentos muito difíceis. A pensionista com seu salário deteriorado, pois recebia 75% e tinha de ganhar na Justiça.

Não é assim que se trata a Polícia. O gado é diferente, a gente marca, fere e tange como diz a música, mas com gente é diferente.

Não era assim que era interpretado, e neste último momento o aumento foi a partir de 1º de julho a 1º de setembro e somando os dois temos 27.7% de aumento. É muito pouco diante do trabalho que é realizado pela melhor e maior polícia do Brasil, a polícia de São Paulo. A polícia que o povo de São Paulo pode se orgulhar, porque aqui não existem locais como os morros do Rio de Janeiro, onde há 10 anos a polícia não subia. Aqui, nos 645 municípios paulistas, não tem nenhum espaço que a polícia não vá. A polícia não frequentava a USP por convênio e por acordo, mas sempre que necessário se fazia presente. Agora a polícia está naquele local que possui 85 mil alunos, 5.800 professores e é do tamanho de mil campos de futebol. A Polícia Militar instalando nesta semana sua Base Móvel na USP, onde o policial estará 24 horas.

Notamos que o movimento que ocorreu na USP foi diferente, pois antigamente nessa universidade os alunos lutavam pela democratização e o fim da ditadura militar. Hoje eles lutam pelo direito de fumar maconha no campus. Não se fazem mais revolucionários como antigamente e isso é contraditório porque se nós pagamos os 240 cursos é para que os alunos estudem. Vimos que nesse movimento havia pessoas infiltradas. Dos 72 alunos que foram levados à delegacia, 19 não tinham nenhuma ligação com a USP. Eram estudantes que vieram da Paraíba e agitadores do Chile.

As famílias estão do lado da Polícia Militar, do lado do bem. Um pai que foi revolucionário, foi preso e lutou pela redemocratização e viu seu filho na 91ª Delegacia disse: “Passada essa confusão, não te sustento mais.” Antigamente se lutava pelo País e hoje se luta pelo direito de fumar maconha dentro do campus, o que é realmente vergonhoso. Nós pagamos aqueles cursos cujo orçamento anual é de 3,5 bilhões de reais, e creio que não pagamos para que sejam criados “filhotes” de Fernando Henrique Cardoso e aprendizes de PCC que tapam o rosto para cometer vandalismos.

A Polícia Militar esteve lá comandada pelo coronel Maria com 400 homens e mulheres bem treinados. Não dispararam tiros e bombas e com isso evitou-se que os coquetéis molotovs, arma fabricada artesanalmente com uma garrafa cheia de gasolina, que estavam em poder dos alunos, fossem usados. Graças à eficiência e competência da Polícia Militar de São Paulo, que compareceu com a Cavalaria, Batalhão de Choque e batalhões de área, mostrou-se que não é preciso fazer o uso da violência. Hoje em dia não há o que falar da Polícia Militar porque ela é cidadã, comunitária, está ao lado do povo e cada vez mais se aproxima do mesmo. Essa é a Polícia Militar de São Paulo, a melhor do Brasil.

Não é a mais bem paga, mas precisa ser a mais bem paga porque é a mais eficiente do Brasil.

Por tudo isso, estamos cumprimentando a nossa Polícia Militar e comunicamos que teremos aqui, no próximo dia 02, uma Sessão Solene, que terei orgulho em presidi-la. Contamos com a presença do Major Olímpio para homenagear esses 100 mil homens que nos defendem orgulhosamente com o sacrifício da própria vida. Porque alguns policiais morrem no exercício da profissão, o que lamentamos, pois eles morreram por alguém que não sabiam nem quem era, mas um dia eles juraram defender a sociedade. É a profissão que escolheram. Parabéns Polícia Militar de São Paulo!

 

            O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Sras. Deputadas, Sr. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra-os ainda da Sessão Solene de segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de homenagear a Universidade Católica de Santos - UniSantos, da cidade de Santos, pelo seu 60º aniversário, solicitação feita pela Deputada Telma de Souza.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 11 minutos.

 

* * *