20 DE OUTUBRO DE 2006

143ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: JORGE CARUSO

 

Secretário: JOSÉ BITTENCOURT

 


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/10/2006 - Sessão 143ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: JORGE CARUSO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JORGE CARUSO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - JOSÉ  BITTENCOURT

Lê a biografia do Ex-Deputado Estadual Abílio Nogueira Duarte, falecido nesta manhã.

 

003 - JOSÉ  BITTENCOURT

Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente JORGE CARUSO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/10, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os da sessão solene, hoje às 20 horas, com a finalidade de promover o Culto de Glorificação a Deus pelo aniversário da Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JORGE CARUSO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado José Bittencourt para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JORGE CARUSO - PMDB - Convido o Sr. Deputado José Bittencourt para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sr. Presidente, solicito o levantamento da presente sessão em homenagem póstuma ao ex-Deputado Abílio Nogueira Duarte.

Solicito permissão para fazer a leitura do histórico do nobre Deputado.

Faleceu, nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2006, na cidade de Assis, o ex-Deputado Estadual Abílio Nogueira Duarte. Era natural de Assis, Estado de São Paulo, tendo nascido em 1º de março de 1928, sendo filho de Abílio Duarte de Souza e de Elvira Nogueira Duarte.

Foi Agente Fiscal de Rendas. Iniciou sua vida pública quando foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, em 3 de outubro de 1951, Vereador à Câmara Municipal de Assis, para a 2ª Legislatura (1952/1955). No pleito de 03 de outubro de 1955, foi reeleito, também pelo PTB, para a 3ª Legislatura (1956/1959), exercendo nesse período o cargo de Presidente do Legislativo Municipal.

Com o fim do pluripartidarismo filou-se ao Movimento Democrático Brasileiro - MDB, partido do qual foi fundador e candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo eleito com 14.426 votos, no pleito de 15 de novembro de 1966, para a 6ª Legislatura (1967/1971).

Em 15 de novembro de 1972, foi eleito pelo MDB Prefeito do Município de Assis, exercendo o mandato no período de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977. Exerceu no período de 1971 a 1973, o cargo de 2º Vice-Presidente da Alesp. Durante o exercício do seu mandato, participou de diversas Comissões Permanentes e de Representação.

No governo Franco Montoro (1983/1987), foi Chefe de Gabinete do Departamento de Obras Públicas - Deop e posteriormente nomeado pelo presidente José Sarney Delegado Regional da Sunab em São Paulo.

Com a posse do Governador Orestes Quércia, em 15 de março de 1987, foi nomeado presidente da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo - Cosesp, permanecendo no cargo até 1991.

Era casado com Da. Cândida Sampaio Fernandes Duarte. Deixa os filhos Milton e Aurélia e os netos Abílio, Tomás, Gustavo, Natália, Rafael e Milton Gabriel.

O corpo do Deputado Abílio Nogueira Duarte está sendo velado na Câmara Municipal de Assis, e será sepultado na manhã de sábado, 21 de outubro de 2006, no Cemitério da Saudade naquela cidade.

 

O SR. PRESIDENTE - JORGE CARUSO - PMDB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário e em função do falecimento do ex-Deputado Abílio Nogueira Duarte , esta Presidência vai levantar a sessão como praxe desta Casa e em homenagem ao ex-Deputado e seus familiares. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra-os ainda da Sessão Solene a realizar-se hoje, às 20 horas, para prestar Culto de Glorificação a Deus pelo Aniversário da Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 51 minutos.

 

* * *