09 DE NOVEMBRO DE 2007

145ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: VAZ DE LIMA

 


Secretário:
OLÍMPIO GOMES


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/11/2007 - Sessão 145ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Relata comemoração ocorrida na Academia Militar do Barro Branco, pelos 25 anos de formatura da turma de aspirantes a oficial, da qual faz parte. Enaltece o trabalho da Polícia Militar.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece por presente enviado pelo Deputado Luciano Batista.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/11, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os da sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, para comemorar o Jubileu de Prata do Sacerdócio na Arquidiocese de São Paulo do Padre Carlos Augusto da Costa. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PV - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PV - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Carlos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Augusto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Assembléia, hoje pela manhã tive a oportunidade e o privilégio de retornar à Academia de Polícia Militar do Barro Branco por conta da comemoração dos 25 anos de formatura da turma de aspirantes de 1982 da qual me orgulho de fazer parte.

Vinte e cinco anos depois voltamos a nossa casa mãe para dizer muito obrigado, momentos de grande emoção, choro incontido, exatamente porque ao ingressarmos na Polícia Civil somos sabedores que teremos uma vida de sacrifícios, de incompreensão, de dor, de medos, mas também ingressamos numa profissão que nenhuma outra faz com que o indivíduo pratique um juramento, um pacto de sangue com a sociedade de até morrer se preciso for, na defesa dessa sociedade.

A Academia do Barro Branco, que forma os oficiais da Polícia Militar, realmente é o que dá sustentáculo e sustentação a essa estrutura da Polícia Militar, que vi caminhando para os seus 200 anos, e que é a única instituição que está 24 horas do dia nos 365 dias do ano, nos 645 municípios.

Nenhum outro órgão público nesse Estado está presente de fato às 24 horas, sendo, realmente, o último acalento da população.

Nos formamos em 1982, em120 aspirantes a oficial. Tivemos quatro companheiros falecidos nesse período. E hoje tivemos a felicidade de nos reencontrarmos e chorarmos juntos, no Pátio Sagrado, Pátio Capitão Alberto Mendes Júnior, e espero que haja sensibilidade do Governo do Estado em acolher proposta da Assembléia Legislativa, da esmagadora maioria dos Deputados, para que o Pátio Sagrado Capitão Alberto Mendes Júnior, mude o seu nome para Pátio Sagrado Coronel Alberto Mendes Júnior.

Na nossa academia pudemos ver nesta manhã, centenas de jovens, que como eu, um dia ao ingressarem pelos portões da Polícia Militar, sonhamos, justamente, defender essa sociedade a qualquer custo.

E hoje sai de lá mais revigorado que nunca, no meu compromisso com a sociedade, do meu compromisso com a Polícia Militar.

Mais do que nunca senti hoje o grande orgulho de pertencer a essa corporação, que do seu soldado mais jovem, até o mais antigo dos coronéis na reserva, são pessoas que têm realmente compromisso com a sociedade, que não são discursos, não são palavras evasivas, frases feitas, mas um sentimento. Muito embora não haja o reconhecimento governamental, e algumas vezes o reconhecimento da sociedade, e tantas outras, a incompreensão. Mas que tenha a sociedade uma certeza, a Polícia Militar está, e sempre esteve, e continuará por centenas e centenas de anos, defendendo o povo paulista, de todas adversidades, seja nas intempéries, seja em situações de calamidade pública, seja em situações de combate a criminosos. Esse é o nosso dever, é a nossa obrigação.

E hoje, mais do que nunca, tenho que dizer muito obrigado à minha Polícia Militar, muito obrigado à minha Academia do Barro Branco, muito obrigado a meus irmãos policiais militares em todo o Estado de São Paulo e seus familiares, e os familiares daqueles que se foram no cumprimento do dever. Muito obrigado por nós termos uma corporação que realmente faz a diferença para o povo paulista. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Estevam Galvão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Alexandre Barbosa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Giriboni. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Otoniel Lima. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mário Reali. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jonas Donizette. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luciano Batista. (Pausa)

O Deputado Luciano Batista acaba de encaminhar à Presidência um presente. Vou até mostrar aqui uma camiseta. Ele diz em sua carta, muito gentil: ”Prezado amigo Deputado Vaz de Lima, após a realização de enquete por este Deputado, aqui na Casa, para saber os times para os quais nós torcemos, só aumentou a minha admiração ao descobrir que V.Exa., além de excepcional parlamentar, tem ainda um gosto apuradíssimo e inteligente, ao torcer pelo nosso glorioso Santos Futebol Clube. Estou encaminhando a V.Exa. uma pequena lembrança, ofertada pelo nosso querido Presidente, Marcelo Teixeira, e espero que goste”.

Ele está mandando a camisa oficial do Santos, a camisa 10. Quero agradecer publicamente ao Deputado Luciano Batista. Sou santista e tenho enorme respeito àqueles que têm outra preferência.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, como V.Exa. disse ontem durante a sessão, agora quem dá a bola é o Santos.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Pois é. Pelo menos durante esse período ... Obrigado, Deputado Luciano Batista.

Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa)

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE -VAZ DE LIMA - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de 2a-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da Sessão Solene a realizar-se hoje às 20 horas, em homenagem ao Jubileu de Prata de sacerdócio na Arquidiocese de São Paulo, do Padre Carlos Augusto da Costa.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 54 minutos.

 

* * *