http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE NOVEMBRO DE 2011

145ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, CARLOS CEZAR, MARCOS MARTINS e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: MARCO AURÉLIO

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a visita dos Senhores Hamilton Ribeiro, prefeito do município de Jacareí; Guto Zaisete, vereador pela cidade de Olímpia; e Celso da Silva, vereador pelo município de Severínia.

 

002 - SEBASTIÃO SANTOS

Menciona a repercussão gerada por lei, aprovada neste Legislativo, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Lê e comenta matéria jornalística sobre o tema. Cita estatísticas sobre os efeitos causados pela ingestão de álcool.

 

003 - MARCO AURÉLIO

Anuncia que, hoje, deve ser lançada Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Lê material informativo, a ser distribuído durante a inauguração da frente, que abrangerá ampla parcela da sociedade. Agradece a todos os Deputados que apoiaram a iniciativa. Solicita auxílio do Executivo Estadual quanto ao tema.

 

004 - JOSÉ CÂNDIDO

Lê e comenta texto com crítica à charge, acusada de racismo, publicada no jornal "Agora News".

 

005 - CARLOS CEZAR

Assume a Presidência.

 

006 - JOOJI HATO

Defende a aprovação de projeto, de sua autoria, que proíbe o uso de garupa em motos. Cita matéria jornalística sobre acidente, ocorrido este final de semana, com mulher grávida que morreu após cair da garupa de uma moto. Cita estatística, segundo a qual, 61% dos crimes de "saidinha de banco" são praticados por criminosos na garupa de motos. Faz menção a crimes ocorridos pela utilização deste meio de transporte.

 

007 - OLÍMPIO GOMES

Combate argumentos apresentados pelo Deputado Jooji Hato quanto à aprovação do projeto "moto sem garupa". Condena a ocorrência simultânea, hoje, nesta Casa, de reunião do Colégio de Líderes e audiência pública com o intuito de discutir projeto que estabelece serviço de Previdência complementar para os servidores públicos estaduais. Combate a matéria em questão. Menciona reportagem jornalística, segundo a qual, o Deputado Paulo Alexandre Barbosa já indicou mais de 700 mil reais em emendas, mesmo estando no cargo de Secretário de Estado.

 

008 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

009 - CARLOS CEZAR

Considera significativo o avanço alcançado pela região de Sorocaba na área dos transportes. Cita obras realizadas no local. Destaca a verba gasta pelo Governo nesse sentido. Informa que a revitalização das rodovias é feita em parceria com as concessionárias da região.

 

010 - MARCOS MARTINS

Afirma que o Secretário de Gestão Pública, Júlio Semenghini, deve comparecer à Comissão de Saúde desta Casa para debater temas de sua Pasta. Lê matéria jornalística sobre o desabamento de parte da Ponte dos Remédios. Faz menção a acidente ocorrido em linha da CPTM, que visitou três operários. Critica a situação do transporte coletivo no Estado de São Paulo.

 

011 - Presidente JOOJI HATO

Parabeniza o Deputado Luiz Carlos Gondim pelo seu aniversário.

 

012 - LUIZ CARLOS GONDIM

Parabeniza o Secretário Edson Giriboni pelo auxílio prestado ao tratamento de esgotos em Santa Isabel. Combate o corte empreendido pelo Secretário da Saúde, Giovanni Cerri, na área de planejamento familiar do Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos. Lamenta o número de vagas destinadas ao tratamento de oncologia. Cita projeto, de sua autoria, no sentido de conceder tratamento imediato a esses pacientes. Pede auxílio do Ministério da Saúde quanto ao tema.

 

013 - MARCOS MARTINS

Assume a Presidência. Comenta a luta empreendida pela cidade de Osasco no sentido de oferecer melhores tratamentos a seus pacientes de oncologia.

 

GRANDE EXPEDIENTE

014 - JOOJI HATO

Comenta acidente fatal, ocorrido na Capital paulista, envolvendo motoqueiro e a esposa grávida. Rebate argumentos do Deputado Olímpio Gomes, sobre o projeto de lei que proíbe o garupa de moto. Mostra reportagem exibida no Programa "Profissão Repórter", da TV Globo, no dia 15 de novembro, acerca de irregularidades em vias públicas, cometidas por motociclistas. Parabeniza o jornalista Caco Barcellos pela matéria.

 

015 - LUIZ CARLOS GONDIM

Para comunicação, reivindica a criação do "Vaga Zero" no serviço de oncologia de São Paulo, no sentido de atender, de imediato, os pacientes com câncer. Informa que estatísticas futuras apontam um aumento de 520 mil novos casos de câncer, no Brasil, em 2012. Acrescenta que no Estado de São Paulo estão previstos 140 mil casos da doença, dos quais 70 mil serão em homens e 70,5 mil em mulheres.

 

016 - JOOJI HATO

Requer a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

017 - Presidente MARCOS MARTINS

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h43min.

 

018 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h29min.

 

019 - JOÃO PAULO RILLO

Solicita a suspensão da sessão por 10 minutos, por acordo de lideranças.

 

020 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h29mim.

 

021 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h37min.

 

022 - JOOJI HATO

Requer a suspensão dos trabalhos por 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

023 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anota o pedido. Convoca reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça; Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 16h40min. Suspende a sessão às 16h37min; reabrindo-a às 17h17min.

 

024 - MAURO BRAGATO

Requer o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

025 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anota o pedido. Convoca sessão extraordinária a realizar-se hoje, com início às 19 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 30/11, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Carlos Cezar para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CARLOS CEZAR - PSB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

                                                                * * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

                                                           * * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, a Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença do Prefeito de Jacareí, Sr. Hamilton Ribeiro Mota; do Vereador da cidade de Olímpia, Sr. Guto Zaisete; do Prefeito da cidade de Severínia, Sr. Celso da Silva. Esta Presidência deseja boas vindas e solicita uma salva de palmas. (Palmas.)

Tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBATIÃO SANTOS - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta tarde falo sobre um assunto que tem sido comentado não só por esta Casa em que foi amplamente debatido, mas também nas redes sociais, TVs, rádios entre outros veículos de comunicação. Há um debate muito grande em relação ao alcoolismo. Essa semana tivemos a felicidade de receber um exemplar da revista “Plenitude”, que trata o assunto de forma bem aberta para que as pessoa entendam a preocupação que precisam ter em relação a esse tema, pois temos ouvido muitas pessoas que se posicionam em relação à lei que aprovamos neste mês sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores.

A revista “Plenitude” tem dado ênfase à preocupação, pois no mundo, Sr. Presidente, há aproximadamente 2,5 milhões de pessoas que chegam a óbito anualmente. Quatro por cento das mortes mundiais são em sua maioria pessoas do sexo masculino, sendo que 96% dessas mortes são de jovens. O jovem que infelizmente acredita que esta droga lícita, o álcool, traz uma forma mais agradável de convívio social, pois sob sua influência uma pessoa que frequentemente é tímida, passa a ter uma disposição melhor junto aos amigos justamente pelo efeito que esta droga causa.

Segundo consta na matéria apresentada pela revista “Plenitude”, um indivíduo que apresenta 40mg de álcool por um 1 litro de sangue já está inicialmente embriagado é quando ele entra em estado de euforia; se ele passa a 150mg de álcool por 1 litro de sangue, ele já está gravemente intoxicado; 300mg de álcool por 1 litro de sangue ele entra em coma alcoólica, e 500mg pode morrer por insuficiência respiratória. A limitação da venda do álcool proporcionará a prolongação da vida dos jovens e trará às pessoas de meia idade o auxílio para que fiquem longe de doenças como a cirrose e problemas mais graves que tenham como consequência o câncer, dentre outros.

Diante do fato da bebida alcoólica ser frequentemente consumida por jovens de 18 a 24 anos, segundo mostra a pesquisa realizada mundialmente, precisamos nos preocupar, pois essa fase é quando os jovens têm um convívio social intenso, estão na faculdade e muitos já trabalham e possuem independência financeira. Na idade de 24 a 34 anos, a pesquisa mostrou que é frequente o uso de bebidas alcoólicas; de 35 a 44 anos elas bebem ocasionalmente, nesta fase algumas pessoas bebem, mas têm consciência da responsabilidade. Com idade de 45 a 59 anos, a pesquisa mostrou que a morte é rara, e para muitos que estão com idade de 50 a 60 anos, elas se abstém do uso de bebida alcoólica.

Quero deixar aqui essa preocupação e informar que a revista “Plenitude” está sendo distribuída em todas as reuniões da Igreja Universal do Reino de Deus, e quem sabe, possamos ajudar um pouco aos nossos jovens e aos pais a tomarem uma posição contra essa droga lícita, mas que infelizmente está matando dia após dia.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, boa-tarde. Quero também cumprimentar todos os funcionários desta Casa, as pessoas que nos acompanham pela TV Alesp, cumprimentar o meu irmão e amigo, o Prefeito Hamilton, da cidade de Jacareí, que está aqui acompanhando esta sessão e que veio para participar também do lançamento da Frente Parlamentar de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

Quero cumprimentar o Vereador Guto Zaisete, da cidade de Olímpia, e cumprimentar o Vereador Celso da Usina, de Severínia, que falou que viria e está aqui hoje, Major Olímpio, para prestigiar o lançamento da Frente Parlamentar da Acessibilidade Urbana.

Sr. Presidente, sábado passado, na cidade de Jacareí, o Prefeito Hamilton, que está aqui, inaugurou a rodoviária do município, não só a rodoviária como também um novo acesso à rodoviária, novas avenidas, um novo sistema viário de trânsito e de transportes, na cidade de Jacareí. 

Quero fazer um registro nesta Casa e parabenizá-lo, e isso vem exatamente no momento em que lançamos aqui na Assembleia, hoje às 15 horas, a Frente Parlamentar da Acessibilidade Urbana. Essa frente parlamentar quer trazer como centro da pauta, todos os tipos de dificuldade que as pessoas têm em acessar o que é público, aquilo que seria o dever de todos. No material que será entregue hoje, temos as definições de acessibilidade e mobilidade:

“Acessibilidade: condição para utilização com segurança e autonomia total ou assistida dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos; das edificações, dos serviços de transportes e dos dispositivos; sistemas e meios de comunicação e informação por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, ou seja, estamos dizendo acessibilidade para todas as pessoas, e não apenas para as pessoas que têm algum tipo de deficiência, porque também pode acontecer do idoso e do obeso ter dificuldade de acessibilidade.

Aliás, eu que estou vivendo a experiência de ter um filho de quatro meses, que transportamos no carrinho, estou sentindo na pele a dificuldade que é para ter acessibilidade a todos os lugares públicos, em qualquer cidade que visitamos. Então, acessibilidade é na verdade garantir aquilo que está na Constituição: o direito de ir e vir, as pessoas terem acesso àquilo que é comum a todos.

“Mobilidade urbana é característica do que é móvel, ou capaz de se mover; capacidade de mover-se ou ser movido; facilidade de deslocar-se de um lugar para outro”, ou seja, quando a pessoa não tem a facilidade de locomoção de um lugar para outro de certa forma, seu direito constitucional de ir e vir, seu direito de acesso, também está prejudicado. Por isso essa Frente Parlamentar que coloca no centro da pauta a acessibilidade e mobilidade urbana.

Na verdade, o que precisamos na prática é de políticas públicas que tornem todos esses conceitos que acabei de ler realidade para que possamos ter efetivamente cidades inclusivas e com oportunidades para todos.

Juntem-se a nós nesta luta. Então, estamos lançando hoje a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com o apoio de mais vinte e quatro deputados estaduais. É uma Frente suprapartidária. Inclusive o nosso Presidente Jooji Hato, que preside a sessão hoje, é também um apoiador dessa Frente. Quero agradecer em sua pessoa, Presidente, os demais deputados que subscreveram a criação dessa Frente Parlamentar.

Ainda hoje, com o lançamento dessa frente, teremos a assinatura de um projeto de lei para protocolar nesta Casa visando um avanço na questão da acessibilidade e mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Queira Deus que consigamos, pautando esse importante item, sensibilizar o Governo do Estado de São Paulo a disponibilizar verbas para os municípios, porque fazer adaptação não é fácil e é caro.

Eu fui Prefeito em Jacareí, e hoje o atual Prefeito Hamilton pode testemunhar como é altamente dispendioso qualquer tipo de adaptação. É mais fácil quando você começa do zero porque tudo já se adapta em acordo com as normas da ABNT, mas quando você tem uma cidade com mais de 100, 200, 300 e no caso de Jacareí, mais de 350 anos, o que acontece? No passado não era pensado para todos, mas a sociedade e os conceitos mudaram.

É isso que queremos fazer no Estado de São Paulo, o estado mais rico da Nação, que seja um estado que não impeça ninguém de ter acessibilidade e não impeça ninguém que tenha algum tipo de dificuldade com a sua mobilidade. Que possamos ter o Estado de São Paulo como exemplo para o Brasil.

Quem sabe lançando essa ideia hoje, dia 29 de novembro, estamos lançando um grande desafio para o Estado de São Paulo para que ele seja um estado inclusivo, onde as pessoas têm acessibilidade e não têm sua mobilidade reduzida, mas têm garantido o direito de ir e vir conforme prevê a Constituição de 1988.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Cândido, pelo tempo regimental.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, Prefeito Hamilton, é um prazer recebê-lo e seja bem-vindo a esta Casa.

Sr. Presidente, passo a ler um acontecimento de racismo ocorrido em Santa Isabel:

“Racismo em Santa Isabel

 

No dia 12 de novembro próximo passado o jornal Agora News, de Santa Isabel publicou uma charge em que coloca um urubu pintado de verde, com a seguinte legenda: “em Santa Isabel, a esperança é um urubu pintado de verde”.

Ocorre que em Santa Isabel, o nosso amigo Padre Gabriel, que é negro, um importante ativista na luta da promoção da igualdade racial, principalmente no seio da igreja católica, decidiu juntamente com seus pares, que irá concorrer ao cargo de prefeito daquela cidade. Tanto que se afastou da direção da paróquia onde está há 14 anos.

Recentemente o Pe. Gabriel inaugurou, com mais três partidos, além do Partido Verde, no qual se filiou, o seu escritório político na cidade.

O Padre Gabriel não é do meu partido, mas eu o conheço há muitos anos e por ele tenho amizade e respeito, principalmente pela sua luta em defesa da igualdade, da fraternidade e da paz.

Não devemos nunca nos calar diante de qualquer atitude preconceituosa e racista, e entendo que um jornal tem o dever de informar e não difamar, como é caso aqui relatado.

Estamos no Ano Internacional do Afrodescendente, conforme decidido pela ONU, e uma demonstração de racismo odioso como deste jornal, nos faz refletir o quanto ainda estamos longe de conquistarmos a autodeterminação do povo negro e afrodescendente neste país.

Temos a lei que considera o racismo crime inafiançável. Porém, temos pouquíssima informação sobre alguém ter sido preso por ter praticado racismo no Brasil, daí chegamos à conclusão de que a nossa democracia ainda é muito frágil.

Para terminar, quero dizer que defendo a liberdade de imprensa, mas não defendo os maus jornalistas que, por atrás desta liberdade, cometem crimes de calúnia, difamação, racismo ou qualquer outro tipo de preconceito.

Sr. Presidente, fiquei indignado com o que vi, o redator do jornal fez pedido de desculpas, sem assumir a sua responsabilidade. É inadmissível essa falta de respeito com uma autoridade da igreja, o padre Gabriel. É inadmissível uma charge preconceituosa, feita porque o candidato é negro e pertence ao Partido Verde. Isso foi uma maldade sem comparação, pois evidencia que o racismo ainda persiste em algumas pessoas que muitas vezes deixam cair suas máscaras. Isso chega a ser odioso, de uma maneira que não há nem cabimento comentarmos.

Quero então, repudiar esse jornal e dizer que, se depender de mim como sendo deputado negro, representante dos Direitos Humanos e representante da Frente Nacional da Igualdade Racial, vou trabalhar para que esse tipo de preconceito não aconteça.

 

 

* * *

 

            - Assume a Presidência o Sr. Carlos Cezar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.). Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.). Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt (Pausa.). Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato, pelo o tempo regimental.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores, hoje eu não iria falar sobre o projeto de lei que trata da “moto sem garupa”. Mas quando queremos ajudar uma comunidade, temos que mudar algo. Mas parte ou uma minoria barulhenta da comunidade não concorda com essa mudança de hábito ou costume porque não entende. Por causa disso começam a fazer oposição contra uma maioria silenciosa que, às vezes, não se manifesta. No entanto, agora essa maioria silenciosa está se manifestando, exemplo disso é a aprovação da lei “moto sem garupa” por mais de 65% das pessoas.

Eu não gosto de ter que ler uma reportagem como essa que diz: “Grávida cai da garupa de moto após batida contra carro”. Há também a fotografia do acidente que nos constrange. Talvez pudéssemos ter evitado a morte dessa mulher grávida que o marido estava transportando na garupa de moto. Esse caso também foi publicado na “Folha de S. Paulo” e diz: “Motociclista e mulher grávida morrem após queda de moto em São Paulo”. Um motociclista e uma mulher grávida que estavam na garupa de moto, morreram em um acidente na Zona Sul de São Paulo, por volta das 19 horas do domingo. No mesmo dia em que o Corinthians ganhou do Figueirense, já estava praticamente comemorando o Campeonato Brasileiro, temos essa triste notícia de uma morte que, talvez, a Câmara Municipal de São Paulo pudesse ter evitado porque quando fui Vereador, por 28 anos, lutei mais de 10 anos para implantar essa lei na nossa cidade. Mas, infelizmente, não deixaram aprovar, aplicar ou promulgar essa lei que foi vetada pela ex-Prefeita Marta Suplicy.

Quero dizer que talvez pudéssemos ter evitado essa morte se na época em que eu era Vereador tivéssemos promulgado e regulamentado essa lei. Mas não aconteceu e por causa disso, infelizmente, perdemos mais vidas no trânsito. Ficamos muito tristes com isso.

Segundo a CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, o motociclista trafegava pela ponte da Av. João Dias quando perdeu o controle da moto, bateu e morreu.

Então, é isso. Mas acredito que se esta Casa fizer uma lei que o Governador sancione, salvar pelo menos uma vida já será motivo para dizermos que o objetivo foi alcançado. Quanto vale uma vida? Quanto vale a vida dessa vítima que estava grávida em cima de uma moto?

Em breve irei passar algumas imagens do programa “Profissão Repórter”, apresentado por Caco Barcellos na Rede Globo, no dia 15 de novembro deste ano, ou seja, na terça-feira passada.

Quando eu disse que 61% dos assaltos em saída de banco são praticados por garupas de moto, dados da polícia, os meus opositores dizem que é mentira, o Delegado Geral diz que desconhece. O assalto em saída de banco costuma ser praticado contra a terceira idade, jovens ou mulheres, visto que os garupas de motos, os assaltantes e malandros gostam de pegar pessoas indefesas como também é o caso dos orientais que, por não portarem armas, se tornam presas desses marginais.

Segundo reportagem do “Diário de S. Paulo” do dia 21 de fevereiro de 2007, há 4 anos, a polícia afirma que os motoqueiros estão envolvidos em 61,5% das ocorrências. Mas o Delegado-Geral, Dr. Marco Carneiro de Lima, desconhece isso. Eu tentei entrar em contato com ele várias vezes, mas não consegui.

Fora isso, tem outra reportagem, mais recente, publicada há 13 dias, em 16 de novembro, que fala que as motos são usadas em mais da metade dos crimes patrimoniais. Mas o Delegado-Geral desconhece isso também.

Talvez ele vá desconhecer o caso dessa mulher grávida que morreu domingo. Parece que fechar os olhos para não ver as coisas que acontecem é uma coisa boa, meu caro Deputado Marcos Martins.

O Delegado desconhece matérias públicas e chama este Deputado que voz fala de mentiroso porque eu trouxe esses dados desconhecidos pelo Chefe da Polícia, para defender a aprovação do projeto. Talvez o Delegado-Geral desconheça que o chefe da Polícia, o Delegado Desgualdo, foi assaltado no Jabaquara há dois anos. Isso foi publicado também na imprensa, inclusive posso trazer a matéria na próxima sessão. Ele foi assaltado por um garupa de moto enquanto caminhava com sua esposa e sua filha, deu dois tiros, errou, porque se aquele garupa fosse meio profissional, o delegado Desgualdo talvez não estivesse vivo, nem sua esposa, nem sua filha. Ele deu dois tiros e errou. A Polícia não fala para não reagirmos? Não sabemos a reação de cada um. Na hora ele atirou, mas errou. Então, é aqui que queremos isso, na maior cidade do hemisfério sul? Voltarei, trarei essa matéria do Caco Barcelos. Quem ler essa matéria na íntegra não vai fazer oposição. Quem sabe vou conquistar votos importantes de deputados por quem tenho maior apreço, carinho e respeito; deputados que lutam, brigam para trazer para a sociedade a ordem pública, a segurança, o direito de ir e vir e o direito à vida.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB -  Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes, pelo tempo regimental.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, cidadãos que nos acompanham pela TV Alesp, o Deputado Jooji Hato citou seu projeto, que respeito muito. Mas seu projeto não salvaria a vida dessa mulher não, porque foi no domingo. Seu projeto diz que aos sábados e domingos está liberado. Pode morrer, pelo seu projeto. Perdoe-me, mas não dá para usar o argumento dessa tragédia que pode acontecer em acidente com veículos ciclomotores, pode ser veículo de quatro rodas. Infelizmente, o projeto não contempla isso. Em relação ao posicionamento do delegado geral de Polícia, Dr. Marcos Carneiro, ele está baseado nas estatísticas oficiais da própria Polícia que ele chefia. Então, com absoluta certeza, será de grande valia a sua assessoria ao governador Geraldo Alckmin para o veto desse projeto.

Mas gostaria de dizer que neste momento, no auditório Franco Montoro, está em andamento uma audiência pública para tratar da previdência complementar dos servidores públicos do Estado de São Paulo. É o projeto 840, do governo, que carece ser melhor discutido. Aliás, sou líder do PDT, não posso estar no Colégio de Líderes, que não está respeitando a audiência pública que foi requerida pelo líder do PT, Deputado Enio Tatto, justamente para que os servidores pudessem vir a esta Casa para sensibilizar não só o governo, que está representado pelo Sr. Carlos Henrique Flory, superintendente da SPPrev. Mas, principalmente, os senhores deputados, e mais aprofundadamente os líderes de partidos para que sensibilizem as suas bancadas. No momento em que se reúne o Colégio de Líderes, estamos demonstrando exatamente que não temos nenhum respeito. A audiência é pró-forma, é para fazer de conta o que está andando, vai-se votar o que tinha aí e deixa para lá. E isso é muito triste. É bom que as pessoas saibam que quem ingressar no serviço público a partir da edição dessa lei - e querem votar esse projeto antes do Orçamento – e ganhar mais do que o teto da previdência, que é 3.650 reais, pagará sobre a diferença do ganho 7,5% de previdência complementar. É o estado dizendo para a população que além de pagar mal vai cobrar mais do salário dos funcionários para que tenham a previdência complementar. Devo lembrar que quando votamos a São Paulo Previdência – SPPrev, tínhamos um passivo atuarial, um buraco na previdência de São Paulo de 72 bilhões de reais. Se fizermos a atualização, deveremos passar de 100 bilhões de reais.

Então, vou me deslocar não para o Colégio de Líderes – e muito possivelmente a maioria dos líderes não me queira na reunião – mas para a audiência pública da previdência complementar em respeito a todos os servidores públicos do Estado de São Paulo.

Para terminar, Sr. Presidente, quero dizer da minha indignação, que deve ser a indignação de todos os parlamentares. Estou vendo um artigo da revista Brasil. O deputado estadual licenciado Paulo Alexandre Barbosa, que está afastado desde o primeiro dia de governo e que é Secretário de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento, já indicou mai de 700 mil reais de emendas esse ano. Não vou nem falar, eu que sou líder dos MSE – Movimento sem emendas, duvido que qualquer um dos deputados presentes tenha conseguido esse ano 700 mil reais em emendas. Duvido que os dois parlamentares da situação tenham sido respeitados como parlamentares que apoiam o governo e deveriam ser tratados de forma diferenciada. E agora já tem uma resposta. Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil, no ano passado estava licenciado e era Secretário de Gestão, indicou 4,6 milhões em emendas. Quando perguntado, ele disse: “não, essas emendas qualquer cidadão pode fazer sugestões ao governo; desde que sejam boas.” Então esse 4,6 milhões do Sidney Beraldo nem como secretário; foram na categoria cidadão. Isso demonstra exatamente o descontrole, o desrespeito do Estado, a vergonha dessas emendas parlamentares para tentar prostrar o Legislativo, comprar consciências e praticar injustiças. Quando se faz aqui uma rubrica dizendo que tem 200 milhões de reais para indicações dos 94 deputados, a maioria dos deputados não foi contemplada com coisa alguma. Mesmo os deputados da base do governo são desrespeitados o tempo todo, ficam aqui dando quorum para votação de governo e são desrespeitados. É o dinheiro público jogado ao leu. Para os apaniguados, os protegidos, tudo; para os inimigos, se possível a calúnia. Para os que apoiam, a ingratidão. Não sei até quando o Legislativo vai se posicionar dessa maneira diante dessa bagunça com o orçamento público, que não é bagunça da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O deputado só faz a indicação. Se ele estiver vendendo, ele é criminoso, não é bagunceiro. Agora, a bagunça com o dinheiro público é lá no Palácio dos Bandeirantes.

 

 

                                   * * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

                                   * * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CESAR - PSB - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, no nosso Estado de São Paulo, sobretudo na região de Sorocaba, temos um avanço significativo na questão das rodovias. Essa região contribui muito para a riqueza do Estado de São Paulo. Temos importantes empresas ali instaladas. Estamos recebendo agora a empresa Toyota, que deverá inaugurar em maio do próximo ano uma unidade que vai gerar mais de 2.500 empregos diretos, além das empresas sistêmicas, que também se instalam ao lado dessa importante empresa.

            Já no início deste mandato, fomos até a Secretaria de Estado dos Transportes, quando fomos recebidos pelo Secretário Saulo. Levamos algumas demandas, com respeito a algumas importantes rodovias lá da nossa região, como a SP-264, a Rodovia João Leme dos Santos, a SP-79, que corta a Cidade de Sorocaba, a conhecida Av. Paraná, e também a Raposo Tavares, que circunda a cidade e atravessa vários municípios na nossa região.

            Já tivemos o anúncio de que as obras de duplicação da SP-79 serão iniciadas. O projeto executivo já deve ficar pronto nos próximos dias. O Governador esteve poucos dias fazendo esse anúncio, na Cidade de Sorocaba, o projeto após a licitação e o início das obras. 

            Anunciou também o atendimento a uma antiga reivindicação nossa, sobretudo da população de Mairinque, São Roque e todos os que moram em Alumínio, Brigadeiro Tobias, a questão da Rodovia Raposo Tavares que naquele trecho é bastante perigosa, com alta incidência de acidentes na região. Já está publicado nos jornais de hoje, da cidade, o anúncio do Governador sobre a duplicação da Rodovia Raposo Tavares nesse trecho que liga a Cidade de Mairinque até a Cidade de São Roque. É um trecho relativamente pequeno, mas de uma importância muito grande.

            O total de investimentos nessa região passa de 100 milhões de reais. O total de investimentos anunciados na Cidade de Sorocaba já ultrapassa a casa dos 400 milhões de reais. Isso mostra a importância dessa região do Estado, do quanto essa região contribui para o Estado.

            Para se ter uma ideia, a empresa Toyota, em três anos, vai contribuir para o Estado de São Paulo, revertendo através do ICMS, cerca de um bilhão de reais ao ano. O orçamento do Estado hoje está em 140 bilhões, e só essa empresa vai contribuir com quase 1% de toda a arrecadação do Estado.

            É uma importante área do nosso Estado, e deve ter a sensibilidade do olhar do Governo do Estado, e sobretudo de cada um de nós, parlamentares, que representamos o povo paulista. Dizemos sempre que aqui é a caixa de ressonância dos municípios. Todos nós, Deputados, recebemos constantemente nos nossos gabinetes prefeitos falando da questão das suas estradas, dos seus bairros, da questão da logística, da dificuldade muitas vezes em duplicar uma estrada vicinal, porque ninguém quer assumir a paternidade dessa estrada, porque essa estrada não pertence a essa cidade, não pertence àquela cidade, pertence ao Estado, e é uma estrada muitas vezes abandonada por todos.

            Nesse sentido, quero parabenizar a atual gestão do Governo Geraldo Alckmin. A questão das rodovias é uma questão de saúde, uma questão de transportar as riquezas. E nesse olhar de recuperação das estradas, praticamente todas estão sendo revitalizadas, duplicadas, enfim, amparadas pelo Governo do Estado.

            O prazo para a conclusão das obras é de um ano. Tudo isso está sendo feito em parcerias com as concessionárias. Quando vamos para outros estados, percebemos uma diferença da água para o vinho. Vale à pena, portanto, essa parceria que o Estado de São Paulo faz. As 10 melhores estradas do País estão no Estado de São Paulo. Essa é a melhoria que esperamos que aconteça cada vez mais no Estado de São Paulo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa)

Srs. Deputados, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, público presente nas galerias, hoje realizamos a reunião da Comissão de Saúde.

Aprovamos a vinda do Secretário Semeghini, para que venha à comissão falar da questão salarial dos médicos, uma pendência que ficou da audiência pública que realizamos recentemente aqui, quando ficou o entendimento entre as bancadas que o Secretário viria. E hoje foi aprovada a vinda, e é importante darmos sequência a esse debate, porque a Saúde pública precisa ser tratada com respeito e carinho.

O Deputado que me antecedeu falou sobre estradas e melhorias. Temos observado aqui em São Paulo um caos. O trânsito está um caos. No dia 23 tivemos um problema sério: caiu uma parte da ponte dos Remédios, e a passagem dos pedestres foi interditada. As estradas do entorno simplesmente viraram estacionamento. Terrível!

Um jornal da região pública: "Ponte cai em São Paulo e pára trânsito em Osasco". As pessoas demoravam, para atravessar a cidade, mais de uma hora. Muita gente se locomoveu a pé, para ir ao trabalho, chegando atrasadas.

Essa ponte, em 2007, sofreu uma reforma, porque teve também um problema semelhante. Foi feito um levantamento, e 57 pontes foram apontadas como precisando de manutenção. Apenas umas quatro receberam manutenção. A ponte dos Remédios não passou por manutenção, caiu e parou não só a Capital, mas a Castello Branco, as Marginais e as cidades vizinhas. A ponte, que liga duas cidades - São Paulo e Osasco -, precisa ter a manutenção do Estado, uma responsabilidade maior do Estado.   

Tivemos também um outro problema, da CPTM. Engenheiros foram atropelados na linha do trem e a companhia culpa os que estavam na linha. Não há guardas, não há fiscalização para impedir o acesso à linha? A CPTM também tem um transporte complicado, os trabalhadores viajam como se fossem sardinhas na lata, em pé, uma média de seis pessoas por metro quadrado na hora do rush. Parece mais uma penitenciária.

É tanta propaganda na televisão, que parece que temos um trem do primeiro mundo. Dá a impressão de que o transporte melhorou bastante. Mas quando você se dá conta de que tem que usar esse transporte, o que ocorre? É um desânimo, um transtorno para a população. Recentemente os trens da CPTM pararam também. A imprensa mostrou muitas pessoas andando a pé pela linha porque o trem havia parado. Que garantia temos de que o trem não possa vir do outro lado? O transporte coletivo é uma necessidade grande em São Paulo, principalmente no final do ano, quando aumenta a quantidade de pessoas nas ruas. Não dá mais. As pontes precisam de manutenção. Aproximadamente 50 pontes precisam de manutenção. Imaginem o que podemos esperar em breve com outras pontes na capital.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. Parabéns pelo seu aniversário, nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. Que V. Exa. faça sempre o bem para todos, principalmente os mais carentes, como V. Exa. tem ajudado.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, assomo à tribuna para falar sobre alguns  assuntos. O primeiro é sobre saúde, o saneamento básico. Quero parabenizar o Governo do Estado, principalmente o Secretário Edson Giriboni, parlamentar juntamente conosco, que liberou 100% de tratamento de esgoto para a Cidade de Santa Isabel, uma cidade pela qual temos um carinho muito grande. Começamos esse trabalho do tratamento de esgoto e captação de água em Santa Isabel em 2002, com Mendes Thame. Quero parabenizá-lo, pois teremos 100% de tratamento de esgoto na Cidade de Santa Isabel.

Também sobre a questão da saúde, temos uma reclamação com o Secretário Giovanni Cerri. Secretário, nós, da região do Alto Tietê, temos como referência de tratamento ginecológico o Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos. Vossa Excelência cortou a parte de planejamento familiar daquele hospital. Vamos encaminhar para onde? Os pacientes, agora que entram em férias, recebem o décimo terceiro, podem pegar o transporte para ir até o Hospital de Ferraz de Vasconcelos. Mas neste momento é cortada a condição de fazer o planejamento familiar, principalmente as cirurgias de vasectomia e laqueadura tubária. Queremos fazer essa reclamação ao Secretário Giovanni, que veja isso com carinho.

Apresentamos hoje à Comissão de Saúde um projeto que cria a rede de atenção oncológica Vaga Zero. Vaga Zero é quando a central de vagas liga e diz: esse caso precisa ser tratado, é um caso de UTI. O que está acontecendo com a parte de oncologia? O paciente chega, é diagnosticado e fica no aguardo do Icesp. O paciente já tem a biópsia, já sabe que é um câncer e não inicia o tratamento. Estamos apresentando um projeto para que o tratamento em oncologia seja Vaga Zero. Nobre Deputado Adriano Diogo, falta de vaga em oncologia é um assunto muito sério.

O projeto cria, no âmbito do Estado de São Paulo, a Rede de Atenção Oncológica Vaga Zero, estabelecendo de imediato estratégias para o enfrentamento da problemática relativa ao câncer, incluindo propostas para nortear a expansão da oferta de serviços na área de oncologia, seja quimioterapia, seja radioterapia, seja hormonioterapia, ou cirurgia oncológica.

O que tem acontecido? Pasmem, no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, foram cortadas mais de cem vagas. No Centro Oncológico de Mogi das Cruzes não dão as cem vagas que foram pedidas. A população aumentou, mas não dão essas vagas. Conclusão, não tem para onde serem encaminhados os casos de oncologia. Temos de transformar isso em Vaga Zero. “Ah, mas os tetos do Amaral Carvalho e do Centro Oncológico estão sendo ultrapassados, não podemos pagar.” Aí vem o outro problema. Mostrem ao Ministério da Saúde que a população de São Paulo aumentou, não estamos mais com 39 milhões de habitantes, estamos com 42 milhões de habitantes e temos de aumentar o número de vagas de oncologia no Estado de São Paulo de maneira com que o paciente seja recebido e, se for um caso de oncologia, imediatamente haja vaga. Há pacientes com sonda 11 anos esperando a cirurgia. Isso está acontecendo aqui no Estado de São Paulo, no caso de câncer de próstata. No caso de câncer de mama, não tem vaga, estamos escolhendo quem vai morrer. É essa a situação da oncologia. Existe uma culpa do Ministério da Saúde, que imediatamente tem de aumentar esse número de vagas para pacientes de oncologia no Estado de São Paulo. Fica aqui a nossa reclamação e a apresentação aos nobres deputados do Programa Vaga Zero para oncologia no Estado de São Paulo, assim como temos para a UTI, para pacientes cardiológicos, com AVC, temos de ter também em oncologia, pois os pacientes estão demorando de dois meses até um ano para iniciar o tratamento.  Isso é o que tem acontecido no Estado de São Paulo.

Fica o nosso apelo à Bancada do Partido dos Trabalhadores, que faça um trabalho com o Ministro da Saúde para que aumente também o teto para o Estado de São Paulo, pois a população aumentou e precisamos que o Ministério credencie e aumente as vagas para a oncologia no Estado de São Paulo.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Marcos Martins.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Quero  manifestar meu apoio à luta pela oncologia do Estado de São Paulo. Estamos alguns anos numa campanha para que seja implantado um centro de oncologia no Hospital Regional de Osasco. Parece que agora há essa possibilidade. Houve um abaixo-assinado com o grupo Oncovida. É uma luta permanente e um sofrimento grande para vir até o centro de São Paulo para fazer quimioterapia e radioterapia. Quero manifestar minha solidariedade a essa preocupação.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, volto a esta tribuna, estava falando sobre um acidente ocorrido no domingo à noite, às 19 horas, em que morreram o piloto de uma moto e a esposa grávida. Eu disse que morreram duas pessoas, mas a assessoria disse que foram três, pois a criança, que estava no ventre, também morreu. São então três vidas.

            Eu lamento porque se o veto tivesse sido derrubado lá na Câmara de São Paulo, talvez essa vida tivesse sido salva. O Deputado Olímpio Gomes, que me sucedeu, disse que a nossa lei não evitaria esse acidente. Sim, mas estamos dizendo que não devemos transportar pessoas na garupa porque isso aumenta a instabilidade da moto. Esse é o grande objetivo do projeto. Segundo: o ideal seria proibição todos os dias, mas abrimos exceção aos finais de semana, quando diminui o trânsito.  

Gostaria de poder contar com o apoio do Major Olímpio para que possamos aprovar outra lei, com proibição diariamente. Seria o ideal, como já acontece em México, em Cali, em Medellín e em algumas cidades italianas e espanholas. Como já anunciei antes, o programa da Globo, “Profissão Repórter” do dia 15/11/2011, com Caco Barcellos, mostra a consequência do aumento das motos. Gostaria de passar parte do vídeo do programa.

 

* * *

            - É feita a exibição de vídeo.

* * *

 

            Quem assiste a tudo isso não pode ficar contra este projeto, que salvará vidas. Quantas vidas poderiam ser salvar, quantos acidentes poderiam ser evitados? Quero cumprimentar o apresentador Caco Barcellos, à TV Globo, por esta reportagem que traz este dado, de 27 mortes por dia por acidente de motos no País. Como já disse, motos são utilizadas em mais da metade dos crimes patrimoniais. Motociclistas estão envolvidos em 61% dos roubos - é o dado da polícia, Dr. Aldo Galiano Junior, do Decap. É um dado público. Estou tentando falar com o Dr. Marcos, que é delegado geral, mas ainda não consegui. É só assistir a esta reportagem. Precisamos aprimorar sim os projetos, e esta Casa deve cumprir a sua tarefa em votar num projeto tão importante, que diminui acidentes. Estamos protegendo a vida do piloto, da garupa. Tivemos esse acidente envolvendo a mulher grávida na garupa, num domingo. Pessoas andando de moto sem o uso de capacetes, inclusive grávidas e crianças, são cenas comuns também no nordeste, como mostra a reportagem. Vimos um senhor de terceira idade, sem capacete, numa moto.

            Não dá para ficar de braços cruzados vendo tudo isso, Deputado Luiz Carlos Gondim, que é médico como eu. A nossa função, como médicos, é a de prolongar a vida, é evitar acidentes. Quando vamos ao Instituto de Ortopedia, no HC, no Pavilhão Fernandinho, na Santa Casa, vemos inúmeros casos. Isso ocorre no nosso cotidiano. É por isso que trouxe este projeto a esta Casa. Agradeço o apoio do Deputado Luiz Carlos Gondim pela aprovação deste projeto, inclusive a todos os deputados. Esta Casa cumpriu a sua função de proteger vidas, resguardando os pilotos de motos, os motoboys e as garupas. Rogo a Deus que ilumine o nosso Governador Geraldo Alckmin para que sancione esse meu projeto. Esse projeto de lei não é ilegal. Se ele é ilegal, tem que revogar a Zona Azul, o rodízio de caminhões, a lei que fiz para retirar os caminhões da Capital, as leis lá em Ouro Preto e Mariana que o prefeito decretou a retirada dos caminhões porque estavam danificando obras de arte e, também, todos os mototáxis no nosso País.

O mototáxi é ilegal, inconstitucional porque a moto não é um coletivo. Se alguém se acidentar numa cidade com um mototáxi, o acidentado pode acionar a prefeitura e o governo.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PARA COMUNICAÇÃO – Sr. Presidente, quero fazer um comunicado da criação de vaga zero para Oncologia, baseado no que o Instituto Nacional do Câncer - Inca - estima: cerca de 520 mil novos casos da doença em 2012, no Brasil.

Com isso, desse total de 520 mil casos, só no Estado de São Paulo teremos 140 casos novos de câncer. Sendo que 70 mil de homens e 71 mil e 500 de mulheres. O número de vagas para Oncologia é praticamente o mesmo.

Amplia-se agora o serviço de Oncologia de Osasco. Vai ser criado também o de Guarulhos, foi anunciado pelo governador e pelo secretário de Saúde. Porém, é pouco pelo diagnóstico e, principalmente, pelo que se precisa de vaga de Oncologia para o tratamento. Se você pega o caso no início, tem a cura. Se não pega no início, tem o tratamento paliativo para melhorar ou dar sobrevida de poucos dias a esse paciente.

Então, precisamos da vaga zero no serviço de Oncologia no Estado de São Paulo. Não importa se isso sai do Governo do Estado ou do Governo Federal. Os pacientes não podem continuar indo de um lado para outro. O paciente sai de Mogi das Cruzes para vir a São Paulo, sai de Osasco para vir a São Paulo. E o que tem acontecido? Quando ele se encontra aqui, tem dificuldade. “Olha, só tem uma vaga para iniciar o seu tratamento em fevereiro.” Esse câncer já se enraizou, como diz no dito popular. A metástase é o que se chama de raiz. Temos esses pacientes morrendo aqui no Estado de São Paulo, como no Brasil inteiro. Então, temos que ampliar e dar vaga zero para a Oncologia no Estado de São Paulo.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito a suspensão da sessão até 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT -  Havendo acordo de lideranças, esta  Presidência suspende a sessão até 16 horas e 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

                              ***

- Suspensa às 15 horas e 43 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 29 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

            O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, solicito a suspensão da sessão por 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - O pedido de V. Exa. é regimental, pelo que a Presidência suspende os trabalhos por mais 10 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

- Suspensa às 16 horas e 29 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 37 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

                                               * * *

                                  

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente havendo acordo de lideranças, solicito a suspensão dos trabalhos por 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência faz a seguinte convocação: Nos termos do disposto no Art. 18, Inciso III, alínea “D”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho, Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 16 horas e 40 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o PLC nº 67, de 2011.

Está suspensa a presente sessão por 30 minutos.

                                              

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 37 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 17 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

                                  ***

            O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente  havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

            O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental.

            Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, esta Presidência convoca V. Exas. para Sessão Extraordinária a realizar-se hoje, às 19 horas, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: Discussão e votação do PLC 67/11, do Sr. Governador, que dispõe sobre a reclassificação dos vencimentos e salários dos servidores integrantes das classes regidas pela Lei Complementar nº 1080/08 e institui o Prêmio de Desempenho Individual.

            Esta Presidência adita a Ordem do Dia da Sessão Ordinária de amanhã com o PLC nº 67/11, que tramita em regime de urgência.

            Sras. Deputadas e Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje e o aditamento anunciado, lembrando-os ainda da Sessão Extraordinária a realizar-se às 19 horas.

            Está levantada a sessão.

 

                                         ***

           

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 18 minutos.

                                       

                                         ***