1

16 DE  OUTUBRO  DE 2000

151ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: EDNA MACEDO

 

Secretário:  ROBERTO GOUVEIA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 16/10/2000 - Sessão 151ª S. Ordinária  Publ. DOE:

Presidente: EDNA MACEDO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - VANDERLEI SIRAQUE

Discorre sobre o aumento da dívida pública da União e culpa o Plano Real pelo índice. Alega que a prioridade do Governo Federal não são as áreas sociais.

 

003 - ROSMARY CORRÊA

Faz comentários sobre a solenidade de comemoração dos 30 anos das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - Rota, onde esteve hoje.

 

004 - ALBERTO CALVO

Convida a população paulistana a refletir bem antes de escolher seu próximo governante, dado os problemas que enfrenta, como a violência e insegurança.

 

005 - NEWTON BRANDÃO

Cumprimenta a "Folha do ABC", por seus 45 anos de existência. Manifesta-se sobre falhas do Hospital Municipal de Santo André, por ele construído.

 

006 - EDIR SALES

Refere-se a diversas comemorações pelo "Dia da Criança", no dia 12. Parabeniza a Secretaria de Transportes do Estado sobre a colocação de faixas advertindo os motoristas para não dirigirem após terem ingerido bebida alcoólica.

 

007 - MARQUINHO TORTORELLO

Disserta sobre o PL 339/2000, de sua autoria, para transformar o Município de Itapura em estância turística. Convida os Srs. Deputados para participarem, amanhã, às 17h, do evento da Associação Paulista em Defesa dos Professores de Educação Física, no Plenário Teotônio Vilela.

 

008 - NEWTON BRANDÃO

Pelo art. 82, volta a falar sobre o Hospital Municipal de Santo André e sublinha o estado de abandono do atendimento médico naquela cidade.

 

009 - NEWTON BRANDÃO

Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

010 - Presidente EDNA MACEDO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB -   Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Roberto Gouveia para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROBERTO GOUVEIA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Convido o Sr. 1º Secretário para  proceder  à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - ROBERTO GOUVEIA - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

            - Passa-se ao

 

PEQUENO  EXPEDIENTE

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Lobbe Neto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Flávio. (Pausa.)  Tem a palavra o nobre Deputado Dorival Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jilmar Tato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sidney Beraldo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alberto Calvo. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Aparecido. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Terezinha da Paulina. (Pausa.)  Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.)  Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Jardim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Caldini Crespo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Duarte Nogueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque, por cinco minutos.

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE - PT -   Sra. Presidente em exercício, Srs. Deputados, cidadãos do Estado de São Paulo, o que nos traz hoje à tribuna é a notícia veiculada pelo jornal do Senado, de 03 de outubro de 2000, dizendo que a dívida púbica da União deve chegar, até o final de 2001, a 822 bilhões. Esse é o custo do Plano Real para o Brasil.

Em 1994, quando o Sr. Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República, a dívida era de aproximadamente 60 bilhões de reais. Poderíamos dizer que 200 bilhões de reais são formados pela federalização das dívidas do Estado, ou seja, dívidas dos Estados que passaram para a União, e os Estados estão pagando a União. Sobrariam 622 bilhões de reais. Com esse total menos 60 bilhões, temos um crescimento de 540 bilhões de reais da dívida. Esta é a dívida que o futuro Presidente da República vai herdar, ou seja, quem assumir a Presidência da República depois do Sr. Fernando Henrique Cardoso vai pegar um país falido. Quer dizer, é um país com 260 bilhões de dívidas, porque 200 bilhões a União vai receber dos Estados e, até o final de 2001, deixa 822 bilhões de reais. Até sair da Presidência da República, deve chegar à cifra de mais de um trilhão de reais. O interessante é que só de juros a União vai pagar, em 2001, 143 bilhões de reais.

Um Governo assume um país com 60 bilhões de dívida interna e só de juros, por ano, vai pagar 143 bilhões de reais! Uma parte desses juros serão pagos pelos Estados, inclusive pelo Estado de São Paulo, cerca de 45 bilhões de reais serão ressarcidos pelos Estados e municípios, e o Governo Federal terá um gasto de 93 bilhões de reais só com o pagamento de juros. Repetindo: O Sr. Fernando Henrique Cardoso assume o Brasil com uma dívida interna total de cerca de 60 bilhões e vai pagar só de juros, por ano, 93 bilhões de reais!

Para se ter uma idéia, na área da saúde são investidos 20 bilhões de reais. Depois da proposta à emenda constitucional aprovada, que vai obrigar os Estados a investirem 12% do Orçamento na área da saúde e os municípios, 15% na área da saúde, em cinco anos, a União vai investir 5% a mais na área da saúde; quer dizer, a União vai gastar a mais, na área da saúde, um bilhão. Ou seja, 20 bilhões que tinha no Orçamento e um bilhão a mais em decorrência da proposta de emenda constitucional aprovada, proposta pelo Deputado Eduardo Jorge, do PT.

Enquanto na saúde gasta-se um bilhão a mais, a União vai gastar no pagamento de juros 93 bilhões de reais. Se pegarmos todos os anos do Governo FHC de investimentos na área da saúde, com uma média de 20 bilhões por ano, embora a média seja menor, computando-se a inflação, veremos que o Governo federal teria gasto em torno de 120 bilhões, enquanto vai gastar 170 bilhões só no pagamento de juros. Isso mostra que as áreas sociais não são as prioridades do Governo. Essa é uma questão.

A outra questão é que a área econômica consegue manter a estabilidade da moeda, que todos queremos, sem inflação, com desenvolvimento econômico, mas o que está acontecendo é uma estabilidade artificial, que o povo está pagando, em primeiro lugar, com o desemprego, e o futuro Presidente da República vai pagar a conta, ou melhor, não será o Presidente da República, mas o povo brasileiro. Esse tipo de política não vai dar certo no Brasil e, na frente, o buraco será muito maior do que o povo brasileiro pensa.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA  MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Gonzaga Vieira. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Edir Sales. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi . (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Rezende. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Wilson Morais.  (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado  Nivaldo Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Salvador Khuriyeh. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Mori. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gilberto Nascimento. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodolfo Costa e Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.)  Tem a palavra o nobre Deputado Claury Alves Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cesar Callegari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Henrique Pacheco. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jamil Murad. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José de Filippi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Márcio Araújo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Zarattini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Wadih Helú. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Petterson Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ramiro Meves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Garcia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos para falar  no Pequeno Expediente, vamos passar à lista suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Mori. (Pausa.)  Tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, público presente nas galerias, telespectadores que acompanham os nossos trabalhos pela TV Assembléia, hoje estivemos no Batalhão de Choque da Polícia Militar, onde foram comemorados os 30 anos de existência das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, Rota. Foi uma solenidade muito bonita que contou com a participação de todos os ex-comandantes da Rota, inclusive o seu fundador.

Tivemos a oportunidade de ouvir o tenente-coronel José Roberto, que é o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que tem sob a sua subordinação a Rota, lendo o boletim da Ordem do Dia, falando um pouco a respeito de todo o trabalho que tem sido realizado pelas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, e citando o falecimento, durante o seu exercício de suas atividades, de 22 policiais nesse período.

Acho que as pessoas e a própria população, principalmente a da cidade de São Paulo, que conhece muito bem a Rota, que já precisou muitas vezes dos serviços da Rota, não na caça aos criminosos, não no atendimento de uma ocorrência policial, mas até atendendo parturientes, como aliás acontece com quase todos os policiais militares nas suas rondas; a Rota, que chama muito a atenção, não é raro na realidade esse atendimento feito por esses homens, que fazem parte de um policiamento mais treinado, mais qualificado, mais aperfeiçoado. Para trabalhar na Rota é preciso, além de um curso, uma certa experiência para realizar um trabalho nessa unidade.

Quero parabenizar o Comandante, todos os subordinados da Rota, e dizer que eu tive muito orgulho, enquanto Deputada, de estar presente a essa solenidade de comemoração dos 30 anos e de ver os ex-comandantes assistindo a essa festividade, sendo homenageados, por terem comandado essa unidade, por ter visto a homenagem que foi feita a soldados dessa unidade, que prestaram relevantes serviços à sua corporação no seu atendimento diário, no seu trabalho e, mais ainda, fiquei satisfeita de ver a disciplina e a organização desses homens que no seu dia-a-dia arriscam sua vida para dar segurança à população de São Paulo. Homens que, sem dúvida, deixam as suas famílias, deixam as suas atividades particulares, esquecem-se muitas vezes da existência das suas famílias, das suas atividades particulares. Quando eles entram na viatura, saem nas ruas, quando vão prestar seu trabalho em defesa da população que vive, infelizmente, à mercê de marginais, esquecem-se inclusive deles próprios.

Quero parabenizá-los e dizer que é um orgulho muito grande termos na nossa cidade de São Paulo uma unidade como a Rota. Gostaríamos de vê-la crescer mais, que cada vez mais esses policiais pudessem ser preparados para cada vez mais prestar melhores serviços à população tão carente de segurança da nossa cidade e do nosso Estado de São Paulo. Mas, muito mais do que isto, gostaríamos que fosse reconhecido o valor não só dos nossos policiais da Rota, mas de todos os policiais da corporação da Polícia Militar e da instituição da Polícia Civil, e que o senhor Governador realmente pensasse, talvez no ano que vem, numa remuneração digna para esses homens e mulheres que arriscam suas vidas diuturnamente e ganham uma miséria, um salário de fome e que, apesar de tudo isto, têm esse desejo, essa vontade de defender a população de São Paulo. Esses homens e mulheres quer estejam nas ruas, quer  estejam dentro dos distritos policiais, correm risco de vida com esses constantes resgates, que temos visto, apesar, volto a repetir, desse salário de fome que recebem no final do mês.

Parabéns a todos os policiais civis e militares e especialmente à Rota nesses seus 30 anos de existência.

Obrigada, Sra. Presidente e Srs. Deputados.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Alberto Calvo, pelo prazo regimental de cinco minutos.

 

O SR. ALBERTO CALVO - PSB  - Sra. Presidenta, Srs. Deputados, eventuais leitores do “Diário Oficial”, aqueles que nos assistem pela TV Assembléia, realmente as coisas não vão bem no que diz respeito à segurança pública, que vai de mal a pior; parece que no Rio de Janeiro está pior do que aqui, já mataram 80 policiais lá, mas os assaltos, os estupros, os assassinatos, os seqüestros, principalmente seqüestros-relâmpago, multiplicam-se cada vez mais e a população está cada vez mais acuada dentro de suas próprias casas num temor traumatizante, deixando a maioria da população estressada, num estado de estresse permanente, não sabendo como as coisas serão resolvidas.

Está tudo errado. Em relação ao município, também está um caos. Imagine, Sra. Presidenta - “Sra. Presidenta”, conforme dizia Jânio Quadros, porque maior conhecedor em termos de língua portuguesa do que Jânio Quadros não temos - numa Cidade como São Paulo, que tem cerca de oito bilhões de orçamento total, devendo 15 bilhões, duas vezes o seu orçamento, podemos comparar com um prédio. Se um prédio arrecada sete mil reais com o pagamento do condomínio, e, além disso, é administrado por um síndico que permitiu que o prédio se degradasse, fazendo tão somente uma gestão de fachada, quando cessasse o mandato desse síndico, se ele recomendasse para o cargo um amigo seu, enfim, seu braço direito, o qual, na sua gestão acabasse por esculhambar o prédio, deixando também uma dívida de 15 mil reais, esse síndico, Sra. Presidenta, Srs. Deputados, senhores que nos assistem, será que ele tem direito de voltar alegando que vai consertar tudo que está estragado no prédio e que vai repor a dívida?  Podemos confiar nele? Será que a dívida não aumentará? Ele vai conseguir refazer aquilo que desfez?

Tenho a impressão de que é necessário que raciocinemos bem. Errar uma vez é humano; duas vezes é teimosia; mas três vezes é burrice.

Espero ter contribuído para o bem da nossa Cidade de São Paulo.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Newton Brandão.

 

O SR. NEWTON BRANDÃO - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, Srs. Deputados, assessoria, imprensa, amigos, hoje venho a esta tribuna com um prazer imenso, para cumprimentar a “Folha do ABC”, que está completando 45 anos de profícua existência. Esse jornal ainda vem da época do meu grande amigo, já falecido, Antônio Ranieri, e hoje está em mãos, muito operosas, de ilustres jornalistas, e tem sede em São Bernardo. Cumprimento então a “Folha do ABC” e manifesto minha profunda alegria por contarmos no ABC com um jornal tão importante como esse.

Quero ainda me manifestar sobre o Hospital Municipal de Santo André. A atual administração cisma porque cisma em mudar o nome do hospital de Hospital Municipal para Centro Hospitalar, mas não adianta só mudar o nome - é preciso mudar as pessoas que estão à frente desse hospital.

Estamos aqui para mostrar à imprensa o que o jornal da região manifesta: “Secretário admite falha no atendimento” - aqui está, em letras garrafais. Aqui, outra manchete: “Um médico para 60 doentes.” E ainda: “Sem médico, consulta marcada para 2001.” O que temos a lamentar é que construímos um hospital novo, zero quilômetro, supermoderno, onde a nossa população pode ser muito bem atendida.     Há pouco dias estive aqui cumprimentando o Deputado Eduardo Jorge, porque na sua lei federal há uma participação dos governos federal, estadual e municipal, e o que não pode é continuar essa incúria, essa desídia, esse abandono em que se encontra o serviço médico da nossa cidade.

Mas, por que isso ? O hospital não é novo ? Não é de bom padrão ? Ao seu lado não está uma faculdade de Medicina de alto nível ? Sim. Não há ali grandes médicos de várias especialidades ? Sim.

Digo que o hospital poderia ir bem, mas, com esse pleito político-eleitoral, transformaram aquilo lá numa “casa de mãe Joana”. Até trouxe o nome das pessoas, mas seria meio indelicado citar. Mas, o cidadão não é de Santo André, e tem um partido que é danado em arrumar essas aves migratórias: perde lá, vai para outro lugar, ganha em outro lugar, aquela confusão toda. Mas se fossem capacidades, pessoas iluminadas que levassem o fulgor da sua inteligência para atender o nosso povo, muito bem! Agora, põe mulher, o sogro, e não sei quem mais para tomar conta do hospital não em benefício dos moradores da cidade que lá vão procurar assistência, mas em benefício da sua candidatura. Isso é um crime, tanto assim que vence agora no dia 18 o prazo concedido pelo Ministério Público para que a Prefeitura de Santo André se manifeste sobre as denúncias feitas, contra o antigo Hospital Municipal, pelo sindicato que representa os servidores do município.

Voltarei a falar porque eles vão ficar fazendo política e não é política médica, é política eleitoral-partidária. Já me ensinaram : “ Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” Falarei todos os dias a respeito dessas multas escandalosas e que Santo André está com quase 40 milhões no orçamento para o ano que vem e ninguém toma providência. Mas, voltarei a falar.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra a nobre Deputada Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - PL -  Sra. Presidente, Deputada Edna Macedo, que ocupa brilhantemente e interinamente a Presidência hoje, e que tem se destacado muito pelo trabalho como Deputada, nobres colegas Srs. Deputados, amigos da Casa, da imprensa, ficamos muito felizes ao encontrar as pessoas nas ruas que dizem que estão assistindo à TV Assembléia, acompanhando os nossos trabalhos, o que é muito importante .

Sempre digo que é fundamental as pessoas escolherem os seus representantes nesta Casa de Leis e acompanharem o trabalho e, principalmente, darem sugestões, porque o Deputado não é o dono da razão e da verdade. O Deputado é pura e simplesmente o representante do povo, e ele está sempre aberto às sugestões e de coisas que podem melhorar em todos os sentidos e dar tranqüilidade para a nossa população do Estado de São Paulo.

Na quinta-feira pude presenciar em vários locais que ainda há muitas pessoas preocupadas em ajudar o próximo. Isso é muito importante. Devemos enaltecer e ocupar esse espaço da tribuna para ressaltar o nome dessas pessoas que tanto têm feito para ajudar o próximo. O José Carlos do Santa Cruz, por exemplo, da Vila Independente na Vila Prudente, organizou na quinta-feira uma missa muito bonita, uma procissão e uma festa muito bonita em homenagem às crianças. Vejam que coisa maravilhosa! Enquanto vemos tantas crianças jogadas nas ruas, nos faróis da cidade pedindo esmola e comida, vemos tanta gente preocupada em ajudar as crianças. Há também o Paulo, o Paulinho do Sacolão da Vila Alpina, fez uma festa maravilhosa que me deixou emocionada, porque ali ele atendeu a mais de duas mil e quinhentas crianças com a sua própria doação. Ele não aceita que ninguém lhe faça nenhuma doação, porque ele se sente também responsável por melhorar essa situação de tanta gente passando fome e necessidade nesse País. Então, nesse dia, ele, que já distribui alimentos por ter um sacolão muito grande, envia alimentos para muitas escolas, creches e entidades que precisam.

Precisamos registrar a atitude de pessoas como o Paulo e a família toda da Vila Alpina. Nessa festa do dia 12, Dia da Criança, pude assistir à alegria da criançada saindo com bolas e brinquedos na mão. Parece ser uma coisa tão insignificante mas nós, que somos mães, sabemos quanta alegria um filho tem quando recebe uma bola ou uma bonequinha de plástico ou um pequeno brinquedo que representa muito para a criança.

Também quero parabenizar o Carlos Alberto de Faria, da “Gazeta Regional da Zona Norte”, Parque Novo Mundo, que também fez uma festa muito bonita, alegre, com várias atrações. Todas essas pessoas deram um verdadeiro exemplo de humanidade nesse dia 12, quinta-feira última. Hoje o dia ainda é de festa. Quero parabenizar também a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, o DER e a Polícia Militar, pelas faixas que vimos espalhadas pelas estradas dando um alerta sobre não dirigir bêbado: “Se beber, não dirija, não provoque acidentes”. Achei importantíssimo porque vem ao encontro da preocupação principal desta Deputada neste mandato. Isso porque a bebida é uma droga muito grande e provoca seríssimos acidentes. Pude observar na estrada inúmeras faixas alertando para esse perigo no intuito de se evitar acidentes. Quero parabenizar mais uma vez a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, o DER e a Polícia Militar, por mais esta preocupação importantíssima.

Era o que tinha a dizer, Senhora Presidente e Senhores Deputados.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, Srs. Deputados, assomo à tribuna para falar de um dos municípios mais bonitos do Estado de São Paulo, se não o mais bonito do nosso Brasil. É um município com grande potencial turístico, tanto é que este Deputado apresentou o Projeto lei nº 339/2000 transformando em estância turística o Município de Itapura e várias são as razões. Primeiro, é uma cidade com toda infra-estrutura turística, localizada na região de Andradina, a 650 quilômetros da nossa Capital. O potencial turístico do local é muito grande, tanto assim é que em 7 de março de l996 o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, através do Instituto Brasileiro de Turismo, outorgou a Itapura o selo de “Município de potencial turístico”. Temos atrativos tanto no município, como nas margens do Rio Tietê e do Rio Paraná. O município já foi motivo de várias capas de revistas que tratam do setor de mergulho.

Temos no município nada mais do que uma hidrelétrica, um cemitério e um vapor de guerra da época de Dom Pedro II, tudo submerso. O vapor da época de Dom Pedro II está a 20 metros de profundidade, o cemitério a seis metros de profundidade e a Usina de Jupiá e o grande lago que forma a Usina de Jupiá. Também temos a união do Rio Tietê com o Rio Paraná, formando uma imensidão de águas doces, cristalinas, praias desertas onde as pessoas praticam mergulho para ver a grande represa que foi formada através da usina.

O que mais chama a atenção dos turistas é a usina. É uma usina pioneira na região e com o acelerar de nossas indústrias foi desativada na década de 60, vindo a ser coberta  pelas águas da Usina de Jupiá. A usina, que está a 20 metros de profundidade, pode ser vista perfeitamente pelos mergulhadores. Portanto, venho à tribuna com o objetivo de passar aos senhores as belezas que o Município de Itapura tem. São coisas que só estando na cidade para descrever. Falar é pouco para a beleza da região. Então, conto com a colaboração de V.Exas. quando da apreciação do referido projeto em plenário.

Sra. Presidente, gostaria também de convidar a todos os Srs. Deputados para o evento de amanhã, dia 17 de outubro, às 15 horas, no Plenário Teotônio Vilela. Trata-se do evento da Associação Paulista em Defesa dos Professores de Educação Física, aliás, este Deputado é grande defensor da classe dos professores de Educação Física.

 

O SR. NEWTON BRANDÃO - PTB - PELO ART. 82 - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente e Srs. Deputados, peço a palavra para falar sobre a desídia e o abandono do atendimento médico em Santo André. Não venho aqui movido por qualquer intenção que não seja dar oportunidade às autoridades administrativas para melhorem aquele atendimento. A imprensa traz uma enxurrada de acusações sobre essa assistência. A lista de irregularidades é extensa e aponta desde a falta de pessoal e medicamentos, até a inexistência de ventilação no pronto-socorro, provocando ambiente propício ao aumento das causas de infecção hospitalar.

O Secretário fala que transformou o velho hospital municipal em centro hospitalar. Não houve transformação, o que houve foi a construção, pelo Prefeito Brandão, de um hospital novo, moderno, sem aproveitar nenhum tijolo da construção antiga. Falam que aumentaram aproximadamente cem leitos. Realmente o número de leitos aumentou porque já deixamos o hospital novo pronto. O Secretário, não tendo argumentos convincentes, fala que ampliou o número de atendimentos. Se aumentaram o número de leitos para 170, lógico que aumentaram o número de atendimentos. Mas também não quero falar nada contra o Secretário, pois está havendo uma briga intestina dentro do PT pela expulsão do Secretário. Muitas vezes o próprio partido planta essas notícias na imprensa para facilitar a expulsão desses elementos de dentro do seu grupo. Mas como não pertenço a essa praia e não tenho nada a ver com isso, não quero me manifestar a este respeito.

Agora, que o atendimento está péssimo, está! Não porque falte condições ao hospital, pois o hospital é novo e foi inaugurado há três anos. É um hospital supermoderno. Na Faculdade de Medicina podemos convidar para trabalhar no hospital quantos médicos quisermos. O que acontece é que não há médicos. Só é possível marcar uma consulta com neurologista em 2001. Assim mesmo se esse candidato que está assustando seus colegas do PT permitir, porque o que ele gastou de dinheiro na cidade não foi mole! E a gaita não foi distribuída racionalmente - ele diz que gastou apenas 65 mil reais na campanha. Não tenho intenção de ser nenhum Sherlock, mas aquele negócio de ficar ligando para a casa de todo mundo! Há doze telefones e eles usaram os doze. Também não precisa exagerar. Só aí o gasto é muito grande. Portanto, começa a se verificar a erupção desse pessoal estrangeiro que está em Santo André. Puseram um diretor de Santa Catarina e todos os outros da família. É uma família muito especial. Dizem que família unida que trabalha na cidade dos outros se mantém unida.

Construí em Santo André um canil maravilhoso e um centro de zoonose extraordinário. Uma senhora mordida por um cão, chega no hospital e ninguém sabe orientar a coitada. Foi a São Bernardo e São Caetano e por no fim veio parar em São Paulo, no Instituto Pasteur, na Avenida Paulista. Ora, em que mundo estamos, para aplicar-se uma vacina anti-rábica é preciso vir a São Paulo? Está certo que essa turma que está em Santo André, como não é de lá, porque o PT traz gente de fora, não sabe onde fica a Avenida Paulista. Mas vamos pôr ordem no pedaço. Já fui tolerante demais com esse pessoal, mas não posso deixar sem minha manifestação de solidariedade às vítimas do mau atendimento, naquele hospital que construímos com tanto carinho e em que pusemos uma frase: ‘Construímos com lágrima, inauguramos com alegria.’. Isto porque essa turma do PT não dava sossego um dia: a cada dia é promotor, a cada dia é o diabo. Fizemos o hospital, demos a chave na mão, e agora está nesse abandono.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

O SR. NEWTON BRANDÃO - PTB - Sra. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência, cumprindo disposição constitucional, adita à Ordem do Dia da sessão ordinária de amanhã o Projeto de lei n.º 493/2000.

Havendo acordo entre as lideranças presentes em Plenário, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V.Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da sessão ordinária de n.º 150 e o aditamento anunciado.   

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

-                                                                Levanta-se a sessão às 15 horas e 21 minutos.

 

* * *