1

 

15 DE OUTUBRO DE 2004

154ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretário: ARNALDO JARDIM

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/10/2004 - Sessão 154ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ARNALDO JARDIM

Presta homenagem aos professores pela passagem do seu dia, em especial à professora Diana Calil Jardim. Lê artigo jornalístico do Secretário Gabriel Chalita intitulado "Mensagem a quem professa o magistério"

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Anuncia a visita do presidente do Procon de Taquaritinga, Dr. Estracine. Manifesta-se da Presidência sobre a passagem do "Dia do Professor".

 

004 - JOSÉ  BITTENCOURT

Cumprimenta todos os professores pelo seu dia. Discorre sobre a situação educacional do país. Fala da necessidade do professor trabalhar por vocação, diante das dificuldades por que passa a educação.

 

005 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Associa-se ao Deputado José Bittencourt na homenagem aos professores. Aborda a importância do professor na formação de cada indivíduo. Presta homenagem ao Monsenhor Anatólio Brasil Pompeu, da cidade de Itatiba.

 

006 - UBIRATAN GUIMARÃES

Elogia o papel desempenhado pelos professores. Destaca que hoje a Rota comemora 34 anos de existência, cumprimentando-a pelos serviços prestados.

 

007 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

008 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra-os das sessões solenes de hoje, às 20h, para comemorar os 60 anos da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, e de 18/10, às 10h, para comemorar o Dia da Aeronáutica. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Arnaldo Jardim para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ARNALDO JARDIM - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Convido o Sr. Deputado Arnaldo Jardim para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - ARNALDO JARDIM - PPS - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

-         Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Almeida. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa. (Pausa.).Tem a palavra o nobre Deputado Souza Santos. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ubiratan Guimarães. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Havanir Nimtz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Sérgio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Giba Marson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Felício. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcelo Bueno. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Arcanjo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Renato Simões. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Wagner Salustiano. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Alves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Dilson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Jardim.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero neste instante fazer uma singela declaração para reverenciar hoje, como acredito, todos os Deputados desta Casa, o professor.

Quero iniciar, neste dia 15 de outubro, fazendo uma referência pessoal a uma professora, hoje aposentada, da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, depois de ter trabalhado como professora durante 38 anos. Iniciou dando aulas na zona rural lá da nossa cidade de Altinópolis, escola para onde ela ia pela manhã, a cavalo, e voltava no final da tarde, também a cavalo. Apesar desse período todo de sacrifício pessoal, soube ela, educadora que foi, fazer do magistério um sacerdócio.

Faço referência específica a essa professora, que é minha mãe, Diana Calil Jardim. Aposentada da rede oficial, hoje ainda continua a ser, para mim, uma orientadora do ponto de vista do meu comportamento.

Mais do que isso, quero dividir com vocês um momento de prazer muito pessoal que é relembrar que, quando eu iniciei o meu processo de alfabetização na escola pública da rede oficial de ensino no Estado de São Paulo, na cidade de Ituverava, foi ela quem durante o primeiro e o segundo anos me deu aulas e me alfabetizou. E foi, lógico, uma professora particularmente rigorosa comigo, porque, além de ser seu aluno, era seu filho e deveria, pelo menos na sua compreensão e na minha tentativa, ser um aluno que se comportasse com muita dignidade e afinco.

Pude fazer todo o meu estudo na rede pública oficial de ensino e depois tive a oportunidade, rara para a maioria daqueles que cursam a rede pública de ensino, de entrar numa universidade pública, a Universidade de São Paulo. E foi exatamente essa compreensão, da dificuldade de ascender ao ensino público superior gratuito, que foi uma das causas do que entendo ter sido o meu processo de conscientização política.

Agradecendo à dona Diana, saudando-a, saúdo esses milhares de professores que de forma exemplar dedicam-se a essa que é a mais nobre de todas as funções certamente, que é a de ensinar e, ensinando, aprender sistematicamente.

Hoje, a educação enfrenta novos desafios. A figura tradicional do professor como mestre, orientador, encontra-se, de alguma forma, enfraquecida, a partir do momento em que, muitas vezes, o professor tem de dar aula em várias unidades de ensino, até como exigência do seu sustento.

Por esse motivo, quero saudar as políticas governamentais que buscam fazer com que o tempo de permanência do aluno se amplie na sala de aula. Que possamos ter, como o critério do médico de saúde da família, aquele professor que acompanha no amplo sentido a formação, não apenas a informação, dos nossos jovens.

Agradeço publicamente tudo que pude receber. Neste momento de ensino à distância, de contínuo aprendizado, penso que, futuramente, não teremos diplomas definitivos, mas sim um documento como se fosse uma carteira de motorista, necessitando fazer uma revalidação constante da outorga que faz a sociedade, do reconhecimento de exercer uma determinada profissão.

Eu, por exemplo, sou engenheiro. Tenho a delegação reconhecida pela sociedade de exercer a função, mas sei que bem proximamente, com o evoluir do processo de aprendizado, teremos de renovar sistematicamente. Nesse momento, precisaremos ter mais instrumentos sofisticados e, ao mesmo tempo, o componente humano, que só a presença específica do professor ou professora na sala de aula garante. Dessa forma, quero me somar a todos que certamente falarão sobre o tema.

Sr. Presidente, passo a ler uma mensagem que me tocou pelo seu conteúdo, publicada hoje na “Folha de S. Paulo”, de autoria do nosso Secretário da Educação, Dr. Gabriel Chalita, sobre o tema por nós abordado.

“Mensagem a quem professa o magistério

GABRIEL CHALITA

A função mais importante do professor é gerenciar sonhos. Mas nesse mister a amplitude da tarefa é maior que isso: instigar obreiros, fazedores; estimular a inspiração que leva ao domínio do sonhar e do realizar. Iniciativas em torno desse conceito é que constituem os elementos essenciais para o aprendizado e que levam a criança e o jovem a aprender a ser, a conviver, a conhecer, a fazer. São atitudes que permeiam todas as tradicionais disciplinas, porque o aluno não pode ser um repetidor de fórmulas decoradas. Tem de ser um cidadão, um humanista.

Por isso o ato de ensinar requer um grande respeito pelos jovens, pelos seus desejos e pelas suas expectativas. Até porque essas crianças e adolescentes não são nossos filhos, como pontificou o grande poeta Khalil Gibran, mas são "os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma". Para concretizar essa compreensão do universo do magistério, os professores têm, pelo seu lado, a vocação e a dedicação, e pelo lado da instituição estadual, o apoio que merecem para ser os viabilizadores da vivência ensino/aprendizagem.

 A capacitação é prioridade. Porque o professor quer e precisa estar atualizado para levar a efeito a nobre tarefa do magistério. Ferramentas importantíssimas para a capacitação de professores foram disponibilizadas. Entre os professores efetivos, não há um sequer sem diploma universitário ou em via de obtê-lo. Os quase 7.000 que ainda não haviam cursado universidade já receberam esse benefício do Estado, que agora auxilia também as prefeituras a darem a mesma formação aos seus professores. Dando mais um passo, o governador Geraldo Alckmin autorizou a concessão de bolsa de mestrado para inicialmente 2.000 professores da rede pública estadual. É a concretização do sonho da evolução na carreira acadêmica.

A Rede do Saber, pólo de divulgação de conhecimento em total sintonia com a era informacional, tem em funcionamento 104 centros de capacitação de videoconferência e impressiona por sua produtividade e modernidade. A teia do saber e os cursos presenciais asseguram o direito indistinto e democrático de todos os professores de se capacitarem. E, além disso, já é grande o grupo de professores estudando em outros países, em universidades parceiras. Só o banco Santander Banespa está enviando mais de cem professores para um estágio orientado na Universidade de Salamanca (Espanha).

São iniciativas que propiciam a professores que jamais saíram de sua microrregião natal a oportunidade de vivenciar outras realidades, experienciar outras culturas, tomar contato com avanços tecnológicos e didáticos que serão úteis no seu cotidiano profissional e na sua vida pessoal. E que professor não se torna melhor quando aprimora o seu conhecimento, a sua sensibilidade para as coisas do mundo e a sua capacidade de compreender?

O concurso público para quase 50 mil cargos foi mais um progresso na melhoria da carreira pública. E, recentemente, a aprovação de alterações da lei complementar 836, que instituiu o plano de carreira, vencimentos e salários para os integrantes do quadro do magistério da Secretaria da Educação, reajustando o salário de todos os professores e funcionários. Nesse universo estão incluídos os aposentados, um grupo de profissionais que hoje repousa da faina diária, mas que durante anos e anos prestou à sociedade o imprescindível serviço de estimular sonhos e de promover realizações.

Já que o futuro começa hoje, o professor também quer e precisa ter qualidade de vida. Que se traduz em mais segurança nas escolas, com o programa de segurança escolar. E que se traduz na grande revolução educacional desta gestão, que é o Programa Escola da Família. Locais onde antes nada existia contam agora com a escola como grande centro comunitário de atividades sociais, artísticas e culturais. A comunidade foi para a escola, para todas as 5.306 escolas, como deve ser, e passou a acompanhar os seus filhos e filhas e a fazer parte do dia-a-dia pedagógico dessas crianças e desses jovens, praticando e exercendo a cidadania nos espaços escolares, transformados em centros de convivência.
Esse conjunto de iniciativas mostra o que podemos celebrar neste dia 15 de outubro. Mas, certamente, quem tem mais a celebrar são os alunos, filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma e que, através de nós, professores, lançam-se como flechas rumo ao infinito.
Com certeza toda a comunidade está agradecendo aos professores pelo respeito e pela dedicação que seus filhos recebem e cujos frutos serão colhidos ao longo de toda a vida.
A vocês, queridos professores, mestres na arte de amar, regentes de orquestras em busca de afinação, condutores de sonhos, está endereçada esta mensagem. Vocês são os realizadores. Merecem, portanto, todo o nosso carinho neste dia em que o milagre do aprendizado resplandece nas milhares de salas de aula, como em cada manhã.

Gabriel Chalita, 35, doutor em direito e em comunicação e semiótica, professor de direito da PUC-SP, é o secretário da Educação do Estado de São Paulo.”

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS -A Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença do nosso companheiro, Dr. Estracine, de Taquaritinga, Presidente do Procon e do Conseg daquele município. A S. Exa. as homenagens do Poder Legislativo. (Palmas.)

Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Nivaldo Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afanasio Jazadji. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Tripoli. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marquinho Tortorello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - PRONUNCIANDO-SE DA PRESIDÊNCIA - Srs. Deputados presentes em plenário, bem como nos seus respectivos gabinetes, telespectadores da TV Assembléia, ouvintes da Rádio Assembléia, leitores do "Diário Oficial" do Poder Legislativo, senhoras e senhores presentes nas galerias desta Casa, caros funcionários e assessores, comemora-se hoje o Dia do Professor. Infelizmente, a nobre classe do magistério paulista, que nestes últimos cem anos muito fez pela educação em nosso país, nada tem para festejar. Embora prestemos nossa homenagem a todo o magistério de São Paulo, somos forçados a reconhecer que é, hoje, uma categoria profissional sofrida, que não recebe do Governo sequer o mínimo indispensável para uma vida digna como merecem aqueles que abraçam a causa da educação popular.

Vimos acompanhando a árdua luta do Centro do Professorado Paulista por melhores vencimentos e melhores condições de trabalho para o nosso magistério. Temos visto as dificuldades com que a Diretoria da entidade realiza, através de tantos anos, seu trabalho reivindicatório, mais das vezes frustrados pela indiferença dos governantes. Mas louvamos a determinação do CPP, que jamais desanima, persistindo sempre na defesa daqueles que mantém acesa a chama de seu ideal de dar à população paulista condições de progresso e de alcance à felicidade através do conhecimento. Embora demore anos para saber o resultado da atuação do trabalho educacional, podemos apurar quanto já se progrediu nesse particular pois, se o país dispõe hoje de uma força de trabalho que permite seu crescimento econômico, isso ocorre graças ao trabalho anônimo de milhares de professores que, com carinho e denodo, vencendo dificuldades de toda sorte, vêm conseguindo ensinar gerações de brasileiros.

Portanto, cumprimentemos nossos professores pela passagem de seu dia, dizendo de nossa esperança de que o Governo, finalmente, passe a dar prioridade ao nosso sistema educacional, valorizando o professor e dando-lhe condições de trabalho adequadas. E sem esquecer de voltar seus olhos para aqueles mestres já aposentados mas que, a seu tempo, deram seu esforço e os melhores anos de suas vidas à causa da educação e hoje passam por privações e dificuldades por estarem há mais de dez anos sem nenhum reajuste nos proventos de sua aposentadoria.

Que a passagem deste Dia do Professor provoque nos nossos governantes um instante de reflexão que os permita perceber a necessidade imperiosa de ser a educação prioridade da política implementada no país, pois somente com uma população educada culturalmente poderemos crescer economicamente e ver, de vez, resolvidos uma série de problemas que, hoje, assolam o país.

Exigimos dos governantes preocupação constante. A Educação sofre porque os resultados de sua ação não são vistos de imediato. Somente com o passar de alguns anos é que poderemos notar se a questão educacional do nosso país foi bem conduzida. As pessoas que entrarão na vida pública sofrerão o ônus de verificar que a Educação não foi prioridade da política implementada no país. Vemos a indiferença de parte da mídia, da própria população, e, principalmente da maioria dos nossos governantes, que vão deixando para outra ocasião o que é mais importante - e o que não se deve descuidar em momento algum -, cuidando apenas de aspectos populistas que aparecem, que proporcionam grandes manchetes.

Nestes últimos 50 anos, quantos talentos o País perdeu por não terem seus habitantes acesso ao ensino! Quantos, se tivessem tido a mínima possibilidade, poderiam ter desabrochado suas qualidades e dado à Pátria artistas, escritores, médicos, esportistas, e  porque não políticos de grande valor e respeito!

  Quero finalmente, Sr. Presidente, cumprimentar todos os profissionais da Educação e do ensino, em especial aqueles que são responsáveis pela importante missão de ajudar a formar o caráter de nossos jovens e adolescentes.

 Para encerrar, quero cumprimentar minha mãe Zilda Tuma, professora do Estado aposentada e em nome dela abraçar todas as nossas queridas professoras e, na pessoa do nosso  companheiro de partido, 1º Suplente de Deputado Professor Palmiro Menucci, Presidente do CPP – Centro do Professorado Paulista – , todos os nossos professores do Estado de São Paulo.

 Quero também enviar um forte e carinhoso abraço aos professores e professoras que ajudaram na minha formação durante todos os anos que freqüentei as escolas estaduais Grupo Escolar Romão Puigari e Escola Estadual de 1º e 2º Graus São Paulo.

  No dia do Professor e em todos os dias do ano, trabalharemos para que o magistério possa encontrar a felicidade que merece. Obrigado por tudo, Professores.

Viva o Dia do Professor!

Viva os Professores!

Que sobrevivam os Professores!

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Castilho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.)

Srs. Deputados, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembléia e todos que nos assistem nesta hora, não posso deixar de consignar nesta oportunidade as nossas congratulações ao professor.

Este dia é dedicado exclusivamente às homenagens que diversos segmentos da sociedade - homens públicos, pessoas do povo - prestam a esse homem, ou a essa mulher, que enveredam pelo caminho do magistério, seja ele o magistério secular, ou o magistério eclesiástico. Realmente o professor deve ser visto como uma pessoa digna de todas as honras e homenagens.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero dizer que o professor exerce um sacerdócio, principalmente em relação a esta situação que encontramos e contemplamos que é a educação não só em nosso Estado e no município, mas no país. Não estamos satisfeitos com a situação educacional, que pode ser melhorada.

O Governo do Estado tem feito um esforço muito bom nessa área. Também observamos o Ministro da Educação Tarso Genro promovendo reformas como o Projeto Universidade para Todos, projetos que realmente nos leva a uma reflexão sobre a situação educacional do nosso País.

Eu dizia que o professor exerce um sacerdócio e isto quer dizer que ele é motivado a cumprir missão. A palavra sacerdócio é formada por duas expressões latinas “sacer” e “dote”. “Sacer” significa sacro e “dote” é dom. Então, é um dom sacro. Portanto, ele é motivado pelo despertamento deste dom para exercer o magistério.

Assim, quero dizer que todo homem público deve ser motivado a exercer a sua atividade com base na vocação, que é algo intrínseco, é algo interior. O professor nasce professor, ele se prepara, ele não é feito professor tal qual o médico, tal qual o advogado, tal qual um pastor, um padre, que são pessoas que nascem vocacionadas para exercer uma determinada missão e tarefa aqui na Terra.

Rendo as minhas homenagens, tiro o meu chapéu para o professor do nosso Estado, que trabalha tão arduamente a despeito de não ter estrutura adequada. Às vezes, falta-lhe a estrutura necessária, a possibilidade de poder se reciclar, de se capacitar mais ainda, de tal modo que diante desta situação toda temos que homenageá-lo.

Esta Casa, neste dia, presta esta homenagem. O Deputado Arnaldo Jardim se manifestou dessa forma assim como o Deputado Romeu Tuma, que preside esta sessão, homenageando e rendendo também as considerações necessárias ao professor do Estado de São Paulo e deste País.

Hoje, pela manhã, tivemos uma Sessão Solene em que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Dr. Álvaro Lazzarini, esteve aqui falando a um grupo de pessoas de que o professor é indispensável para a formação do caráter, para a formação da personalidade, ou pelo menos para o aperfeiçoamento do caráter e da personalidade de todo o ser humano.

Basicamente o professor informa e forma. Ele não só gera conhecimento, produz conhecimento no sentido de informar e posteriormente pela sua elocução informar aos seus alunos, mas também ele forma. A palavra formar justamente é criar, é gerar e isto o professor faz no seu dia-a-dia.

Sr. Presidente, quero encerrar dizendo aqui uma palavra de natureza e com pensamento tríplice. O professor no Estado de São Paulo precisa: primeiro, da possibilidade de reciclagem, de se capacitar mais ainda. Ele precisa de meios para isso. E vemos isso no Governo do Estado, através da chamada Bolsa - Mestre, um projeto muito bom da nossa Secretaria de Educação. Segundo, o professor precisa de estrutura física, escolas. Não estou falando aqui de CEU e, sim, de estrutura física, condição material, material didático, tudo o que está relacionado com o processo do magistério. E, finalmente, precisa de motivação.

O professor precisa ser motivado. Como? Com salários. É preciso que o Estado pense em dar o melhor salário para o professorado do nosso Estado. Assim como o policial militar, o servidor público, a Polícia Civil, o professor do nosso Estado precisa de melhores salários.

Sr. Presidente, vou encerrar falando sobre o maior professor que existiu na face da Terra: Jesus Cristo, filho de Deus. Ele disse: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.” Eis a lição do grande professor, o maior de todos os tempos. Jamais passará nesta Terra alguém que tinha letras, didática, pedagogia e maneira peculiar de ensinar igual à do meigo Nazareno.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembléia, assessores, hoje, Dia do Professor, quero fazer coro aos meus colegas Deputados que me antecederam, particularmente o nobre Deputado José Bittencourt, que mencionou Jesus Cristo como o professor dos professores. Concordo plenamente, não é só professor, é médico dos médicos, é o rei de todas as profissões.

Como fez o nobre Deputado Arnaldo Jardim, quero fazer uma saudação através de duas professoras minhas. Tenho contato com elas até hoje, muito idosas, certamente estão nos assistindo: a professora Esmeralda, professora e diretora do primário, e a professora Rosália, com quem tivemos oportunidade de aprender muito. Estudei num colégio agostiniano, tive uma formação extraordinária através do Padre César, que também certamente deve estar nos assistindo.

Não poderíamos deixar passar em branco este momento tão importante, o Dia do Professor. A Assembléia Legislativa já teve oportunidade de realizar uma Sessão Solene em homenagem aos professores, à qual não pude comparecer, mas neste momento não poderia deixar de homenagear. Faço parte da Comissão de Educação desta Casa. Lutei para que isso acontecesse por saber da importância que os professores têm para cada um de nós educadores, porque todos somos obrigados a ter a educação e a formação para crescer na intelectualidade.

Tenho também a honra de dirigir uma escola, a Escola Técnico-Profissional do Mercado de Seguros. Quero fazer uma homenagem particular a cada um dos professores que dão aula nesta escola.

Quero aproveitar a oportunidade para homenagear um sacerdote de Itatiba.

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, amigos telespectadores da TV Assembléia, assomo hoje à tribuna para homenagear a bela cidade de Itatiba, a " Princesa da Colina", e um de seus filhos mais ilustres: o Exmo.  Monsenhor Anatólio Brasil Pompeu, que nesta última semana completou oitenta anos de vida.

Monsenhor Anatólio nasceu em Itatiba em 13 de outubro de1924 e, desde cedo, mostrou sua vocação para servir a Deus e ao povo de sua cidade natal.

Quem visita Itatiba emociona-se com a beleza da igreja matriz Nossa Senhora de Belém, porém não imagina como a história deste monumento à fé crista confunde-se com a história deste grande líder religioso.

Monsenhor Anatólio Brasil foi batizado, recebeu sua primeira comunhão e, de 1960 até 1996, foi o dedicado pároco desta igreja.

Não há, naquela cidade, quem não se lembre, com carinho, deste incansável sacerdote.

Inúmeras obras que demonstram seu espírito elevado e pia dedicação aos mais necessitados marcaram sua vida no coração do povo de Itatiba.

Nestas últimas quatro décadas Monsenhor Anatólio Brasil construiu igrejas, prédios, projetos sociais, recuperou prédios históricos, dedicou-se a elevar a igreja matriz a categoria de basílica menor, idealizou a "Casa de Retiros João Paulo II" e mais um infindável conjunto de atos e obras que demonstram, de forma inequívoca, seu grande amor a Itatiba e ao próximo.

Desde sua ordenação, em 1949 (55 anos atrás) dedicou-se incansavelmente a pregar, em suas brilhantes homilias, a necessidade de se testemunhar ao mundo o amor fraternal, a caridade e a fé.

Monsenhor Anatólio Brasil Pompeu é um exemplo de dedicação a ser seguido por todos nós.

Desta forma, como membro deste parlamento, parabenizo este grande paulista pelo seu octogésimo aniversário e homenageio a bela Itatiba pelo filho ilustre.

Muito obrigado!

 

O Sr. Presidente - Romeu Tuma - PPS - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Ubiratan Guimarães.

 

O SR. Ubiratan Guimarães - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputado Romeu Tuma, senhoras e senhores que nos assistem pela TV Assembléia e que nos ouvem pela Rádio Assembléia, senhoras e senhores funcionários, Srs. Deputados e Sras. Deputadas.

Em primeiro lugar, gostaria de falar sobre o Dia do Professor. Ouvi os nobres Deputados José Carlos Stangarlini e José Bittencourt relembrarem seus professores. Tenho essa mesma lembrança da minha professora. Estudei em um colégio religioso, de freiras, da Ordem das Irmãs Passionistas, no Colégio São Paulo da Cruz, no bairro do Tucuruvi.

Comecei a ler com seis anos de idade o meu ensinamento e lembro, até hoje, com saudades, da Irmã Rosa, minha primeira professora, da Irmã Salete e de todas as professoras que tive nos quatro anos porque, naquela época, tínhamos somente uma professora que nos ensinava todas as matérias.

Lembro-me até hoje, com saudades, do carinho com que elas me tratavam. O Colégio São Paulo da Cruz era um colégio muito mais feminino do que masculino: 90% dos alunos eram do sexo feminino e apenas 10% do masculino. mas ali me formei.

Mas a vida dá voltas e fui para outros caminhos. Tive também a satisfação de estar na Rota, que hoje comemora 34 anos de serviços prestados ao povo paulista. essa organização, as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, dentro do 1º Batalhão de Choque, montada em 1970, projetou-se e mostrou a eficiência e a eficácia de um policiamento bem feito, com seriedade, acreditando nos princípios e nos valores da sociedade, defendendo-a e defendendo o cidadão de bem dos criminosos.

Durante todos esses anos, a Rota tem fatos marcantes de sacrifício dos seus membros pela própria vida. É o caso de Alberto Mendes Júnior, nosso tenente que morreu no Vale da Ribeira, dentre outros tantos, que enfrentam no dia-a-dia criminosos, bandidos perigosos, em qualquer circunstância e em qualquer local.

Tive a honra de trabalhar na Rota e servir às Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar durante cinco anos como major, como subcomandante e como comandante interino; sempre tivemos o lema, que felizmente é mantido até hoje, de que não há lugar neste Estado em que criminoso se esconda e que proíba a entrada da nossa Polícia Militar e da nossa Rota. Onde estiverem, vocês podem ter certeza de que esses homens com suas boinas negras, esses homens cheios de vontade de defender a população e o cidadão de bem, lá estarão se arriscando, morrendo, matando até, se necessário for, para que a sociedade de bem sobreviva.

Portanto, tive orgulho de estar presente hoje à comemoração do seu 34º aniversário e vi dados relatados pelo comandante que me deixaram ainda mais entusiasmado. Até setembro deste ano, 210 condenados pela Justiça foram recapturados; 1.659 ocorrências resultaram em flagrantes delitos, sendo a melhor marca dos últimos quatro anos; foram apreendidas 727 armas, com projeção de até dezembro superar a melhor marca dos últimos quatro anos. Este é o trabalho efetivo que nós, policiais militares, nós, policiais da Rota, do 1º Batalhão de Choque, estamos fazendo.

Senhor Presidente, nobre Deputado e delegado Romeu Tuma, por quem tenho o maior apreço, V. Exa. sabe do nosso trabalho, do trabalho da Rota. Quantas e quantas vezes acompanhamos juntos ocorrências de difícil solução, mas, felizmente, graças ao trabalho de cada um, tanto de policiais militares quanto de policiais civis, conseguimos chegar a bom termo.

Minha saudade pela primeira professora e meus cumprimentos pelo aniversário da Rota.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - O pedido de V. Exa. é regimental, antes, porém, esta Presidência convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda das sessões solenes a se realizarem hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o 60º aniversário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, e segunda-feira, às 10 horas da manhã, em homenagem ao Dia da Aeronáutica. Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 04 minutos.

 

* * *