07 DE NOVEMBRO DE 2008

160ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOÃO BARBOSA e OLÍMPIO GOMES 

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOÃO BARBOSA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Saúda os jovens deputados do Parlamento Jovem; relata a continuidade do movimento em defesa da família policial; pede que a categoria continue a se manifestar para sensibilizar o Executivo no atendimento às reivindicações.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência.

 

004 - JOÃO BARBOSA

Havendo acordo entre as lideranças, requer o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Barbosa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes  para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PV - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, vamos passar ao Pequeno Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO  EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada  Maria Lúcia Prandi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cido Sério. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado  Conte Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado  Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho.  (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado  Estevam Galvão.  (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado  Vicente Cândido.  (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando.  (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Augusto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Felício. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Giriboni. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Bruno Covas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Eli Corrêa Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, cidadãos que hoje prestigiam este Parlamento Jovem, momento em que esta Casa se enche de pureza e de expectativa para o futuro, jovens que se despertam para fazer um amanhã melhor, com políticos melhores e mais compromissados com a causa pública.

Aproveito o espaço deste Pequeno Expediente, que logo será encerrado para continuidade dos trabalhos do Parlamento Jovem, para deixar uma mensagem através da TV Assembléia, através da TV Web e do Parlamento Jovem em relação à continuidade do movimento pela dignidade da família policial.

Tivemos, na última quarta-feira, o envio para esta Casa de mensagem alterando ao projeto de reajuste dos policiais do Estado de São Paulo. Entretanto, o que foi apresentado pelo Governo não traduz em nada as necessidades pleiteadas. Continuamos a ter os piores policiais pagos do País, como temos os piores profissionais da Educação pagos no Estado de São Paulo, num total desrespeito ao serviço público deste Estado.

O Governador José Serra não trata com respeito os servidores públicos, não tem a menor consideração para com aqueles que construíram, constroem e vão continuar a construir a pujança do Estado de São Paulo.

Quero me dirigir aos policiais pedindo que se mantenham mobilizados. Devemos ter Congresso de Comissões para apreciar os projetos a partir de terça-feira É necessário que as caravanas de policiais venham para a Assembléia Legislativa pressionar.

Sessenta e cinco por cento da bancada de deputados da Assembléia Legislativa é do interior. Aproveitem este final de semana para ir à residência ou ao escritório do parlamentar perguntar se ele está realmente do lado da Polícia e da necessidade de Segurança Pública. Da mesma forma digo aos professores e aos pais em relação à Educação. Comecem a questionar a seu parlamentar.

Hoje temos o Parlamento Jovem. Aqui temos a representatividade parlamentar do Estado de São Paulo. Só que votamos no nosso representante parlamentar e depois vivemos para lamentar a conduta e omissão do nosso representante.

Portanto, aproveito esta oportunidade para pedir aos futuros parlamentares que hoje estão nesta Casa que não se portem feitos os parlamentares de hoje. Que coloquem no santinho de campanha os seus compromissos, mas cumpra-os no seu dia a dia depois.

A Polícia de São Paulo está sendo massacrada, está sendo desconsiderada, assim como os profissionais da Educação, da Saúde, da Agricultura, como todo o serviço público do Estado, mas neste momento a questão aguda está na Segurança Pública e peço à população do Estado que apóie a sua Polícia neste momento, apóie aqueles que fazem o juramento de até morrer em defesa da sociedade e cumprem.

Vamos pressionar o Governo do Estado a olhar com dignidade aqueles que trabalham com dignidade para este Estado.

Parabéns ao Parlamento Jovem. Parabéns aos nossos educadores, que estimulam os nossos jovens a pensarem num futuro mais promissor na política brasileira. Este é o caminho. Parabéns aos nossos professores que também massacrados num trabalho mais do que divino não se quedam e têm sempre a expectativa de fazer uma sociedade melhor educando e melhorando o futuro do nosso País. Parabéns a todos. E aos policiais, mobilização na terça-feira. (Manifestação das galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO BARBOSA - DEM - Esta Presidência quer agradecer a gentileza do nobre Deputado Fernando Capez, a quem peço uma salva de palmas, nosso promotor, jurista, um grande Deputado nesta Casa, que abre mão da palavra. (Palmas.) Ele iria falar sobre o Parlamento, mas está cedendo o espaço para darmos continuidade aos trabalhos do Parlamento Jovem.

Agradeço a gentileza de Vossa Excelência. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. JOÃO BARBOSA - DEM - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, solicito o levantamento da sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PV - O pedido de V. Exa. é regimental, antes, porém, de levantar a sessão por acordo de lideranças, esta Presidência  convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 47 minutos.

 

* * *