4 DE ABRIL DE 2023

3ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão. Coloca em discussão o PR 7/23, em 1º turno.

        

2 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

3 - VITÃO DO CACHORRÃO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

4 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovados, sucessivamente, em 1º turno, o PR 7/23 e o PR 8/23. Convoca sessão extraordinária a ser realizada hoje, dez minutos após o término desta sessão. Encerra a sessão.

 

* * *

 

-  Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Proposições em Regime de Tramitação Ordinária. Discussão e votação em primeiro turno do Projeto de resolução nº 7, de 2023, de autoria da Mesa. Em discussão.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, nobre deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Para uma comunicação, antes de entrar na discussão.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Vossa Excelência tem dois minutos para a comunicação.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Obrigado, Sr. Presidente. Só queria, Sr. Presidente, dizer que nós tivemos, hoje, mais um caso de violência na rede estadual de ensino.

Eu me refiro aqui ao que aconteceu hoje, pela manhã, na Escola Estadual Maria Eugenia Martins, na região do bairro Jaguaré, Sr. Presidente. Essa escola pertence à Diretoria de Ensino Centro Oeste. Uma colega nossa do Magistério, uma professora, foi vítima de uma bomba, Sr. Presidente. Uma bomba explodiu e afetou o olho dessa professora, que foi levada a um hospital.

E esses episódios têm aumentado cada vez mais, sobretudo na nossa rede estadual porque o governo cortou, Sr. Presidente, programas importantes que ajudavam, que amenizavam um pouco essa violência contra as comunidades escolares.

O programa Escola da Família foi extinto, os professores mediadores foram extintos. Nossas escolas não têm funcionários do quadro do apoio escolar, o governo não chamou os aprovados em número suficiente, não têm servidores contratados, há um déficit nesse setor.

As nossas escolas, enfim, estão totalmente abandonadas.

Então, Sr. Presidente, nós precisamos de uma política de segurança escolar, nós não podemos mais conviver com esses casos de violência nas escolas todos os dias.

Agora, foi a Escola Maria Eugênia Martins, na região do Jaguaré. Quero aqui, do microfone da Assembleia Legislativa, solicitar que a Seduc, que a Secretaria da Educação, tome as devidas providências, dando amparo à professora, Sr. Presidente, que foi atingida por essa bomba, dê amparo e suspenda as aulas.

A comunidade está traumatizada, não pode ter aula. Amanhã, por exemplo, tem que ter suspensão das aulas e apoio à comunidade escolar, sobretudo à professora atingida pela bomba.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, nobre deputado Vitão do Cachorrão.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Quero agradecer também as palavras do deputado Giannazi aqui. Hoje, eu protocolei um projeto de lei para que tenha botão do pânico em todas as escolas estaduais do estado de São Paulo.

Quando uma professora, alguém, um funcionário correr risco, ele aciona esse botão do pânico, já ligado com a Polícia Militar ou com alguma empresa. O que não pode é acontecer isso, continuar acontecendo bomba na escola, crianças, adolescentes perdendo a vida, professores perdendo a vida.

Então, eu peço, presidente, que esse projeto de lei seja votado o mais rápido possível na Casa. Eu tenho a certeza de que o governador Tarcísio... Pela vida dos professores, pela vida das crianças, dos alunos, pela vida dos inspetores, que esse projeto de lei seja sancionado o mais rápido possível no estado de São Paulo.

É isso, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado em primeiro turno.

Item nº 2. Discussão e votação em primeiro turno do Projeto de resolução nº 08, de 2023, de autoria da Mesa.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado em primeiro turno.

Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma segunda sessão extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término da primeira sessão extraordinária, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 4a Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 05/04/2023.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Nada mais havendo a tratar, está encerrada a primeira sessão extraordinária.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 07 minutos.

 

* * *