7 DE AGOSTO DE 2025

30ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 67 ANOS DO DIÁRIO DO GRANDE ABC

        

Presidência: THIAGO AURICCHIO

        

RESUMO

        

1 - THIAGO AURICCHIO

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h01min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

3 - PRESIDENTE THIAGO AURICCHIO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Comemoração do aniversário de 67 anos do Diário do Grande ABC", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

        

4 - MARCELO LIMA

Prefeito de São Bernardo do Campo, faz pronunciamento.

        

5 - ANA CAROLINA SERRA

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

6 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo institucional do jornal “Diário do Grande ABC”. Faz leitura sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo; e sobre o histórico do jornal homenageado. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornal “Diário do Grande ABC”, representado nesta homenagem por Marcos Sidnei Bassi, diretor superintendente do “Diário do Grande ABC” e Evaldo Novelini, diretor de redação do jornal.

        

7 - MARCOS SIDNEI BASSI

Diretor superintendente do “Diário do Grande ABC”, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE THIAGO AURICCHIO

Diz ser uma alegria imensa realizar esta sessão solene em parceria com a deputada Ana Carolina Serra. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece os demais presentes. Destaca a importância do periódico para o desenvolvimento da região. Considera esta uma justa homenagem. Ressalta a presença do jornal em sua vida desde criança. Menciona o atual desafio enfrentado pelo jornal, em sua versão impressa frente à digital. Afirma que, caso esteja nesta Casa daqui a 33 anos, fará nova homenagem para comemorar o centenário do jornal "Diário do Grande ABC". Parabeniza todos os que fazem parte desta história. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 20h39min.

 

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Thiago Auricchio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, muito boa noite. Sejam todas bem-vindas e todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o aniversário de 67 anos do “Diário do Grande ABC” e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a esse veículo de comunicação.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube. Convidamos para que componha a Mesa Diretora o deputado estadual Thiago Auricchio, presidente e proponente desta solenidade. (Palmas.)

A deputada estadual Ana Carolina Serra. (Palmas.) O diretor superintendente do “Diário do Grande ABC”, o Sr. Marcos Sidnei Bassi. (Palmas.) O diretor de redação do “Diário do Grande ABC”, o Sr. Evaldo Novelini. (Pausa.) Para compor a extensão da Mesa, convidamos o prefeito de São Bernardo do Campo, o Sr. Marcelo Lima. (Palmas.)

O prefeito de Santo André, o Sr. Gilvan Ferreira. (Palmas.) O prefeito de Diadema, o Sr. Taka Yamauchi. (Pausa.) O prefeito de São Caetano do Sul, o Sr. Tite Campanella. (Palmas.) O prefeito de Ribeirão Pires, o Sr. Guto Volpi. (Palmas.) O Sr. Akira Auriani, o prefeito de Rio Grande da Serra. (Palmas.)

Convidamos a todas e a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro cabo PM Pontes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos à camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Neste momento, ouviremos a palavra do deputado Thiago Auricchio, presidente desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - THIAGO AURICCHIO - PL - Boa noite a todos e a todas. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais, senhoras e senhores.

Esta sessão solene foi convocada pelo nosso presidente André do Prado, presidente desta Casa, atendendo à minha solicitação, à solicitação do grande ABC, com a finalidade de comemorar o aniversário de 67 anos do “Diário do Grande ABC” e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a esse periódico.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado Thiago Auricchio e, neste momento, convidamos a fazer uso da palavra o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o Sr. Marcelo Lima.

 

O SR. MARCELO LIMA - Olha, boa noite a todos e a todas. Queria cumprimentar aqui a todos os prefeitos da nossa região do ABC; o nosso querido prefeito de Rio Grande da Serra, o Akira; o nosso querido Guto, prefeito de Ribeirão Pires; o Gilvan, o nosso prefeito de Santo André; o Taka, o nosso prefeito de Diadema; e também o nosso querido prefeito de São Caetano do Sul, o Tite Campanella, que está aqui nos acompanhando. Eu falei todos?

Cumprimentar o nosso presidente desta sessão importante, comemoração do aniversário de 67 anos de um veículo muito importante, não só para a região, mas para o País inteiro, o “Diário do Grande ABC”, nosso querido Thiago Auricchio, que é da região do ABC, é de São Caetano do Sul e, enfim, tem defendido muito, através deste Parlamento, a nossa região.

Então fica aqui o nosso agradecimento, em nome do Consórcio Intermunicipal do ABC, pelo apoio à nossa região. Cumprimentar o diretor e superintendente, o Marcos Bassi, do “Diário do Grande ABC”, também o nosso querido Evaldo, que aqui representa também toda a equipe do Diário, enfim, todos e todas.

Para mim é um motivo de muita alegria estar aqui nesta noite, vendo que a própria Assembleia, através do deputado Thiago Auricchio, reconhece o trabalho jornalístico, o trabalho noticiado pela imprensa da nossa região. Isso traz e mostra realmente a importância do veículo de comunicação, reforça o momento democrático que o País precisa reforçar a cada dia que passa e fortalece aqueles que se comunicam, que levam a boa informação para os munícipes.

Afinal de contas, os deputados desta Casa, tanto o governador como os prefeitos de todas as cidades, de cada município do estado de São Paulo e do Brasil precisam dar transparência aos atos de se comunicar, e se não é através da imprensa, fica muito difícil.

Nós que estamos em uma região onde não tem a TV, dependemos muito de cada veículo de comunicação e, hoje, muito feliz em estar aqui ao lado desses prefeitos que tanto trabalham, que tanto amam o ABC.

Cada um aqui trabalhando muito, cada um por cada cidade a qual representa, mas também em conjunto, trabalhando com os deputados, trabalhando com aqueles que representam a população, pedindo apoio sempre ao governo do estado, ao governo federal, em harmonia. O ABC, hoje, vive um momento histórico, um momento da harmonia, da união, onde todos estamos pensando na nossa região.

Então, Thiago, parabéns a você, parabéns a toda a equipe do “Diário do Grande ABC”, pela história, pelo brilhantismo e por tudo o que vocês representam à nossa região.

Muito obrigado, boa noite a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, ouvirão, então, as palavras da deputada estadual Ana Carolina Serra.

 

A SRA. ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Olá, boa noite a todos. É uma alegria, mais uma vez, recebê-los neste plenário, na nossa Casa, não é, deputado? Queria começar agradecendo, justamente, ao meu colega, o deputado Thiago Auricchio, que é o proponente desta sessão muito importante para todos nós do Grande ABC.

Também não posso deixar de agradecer a presença dos membros representantes do “Diário do Grande ABC”, ao diretor superintendente, também meu colega, professor, sempre professor Marcos Bassi e, também, ao diretor de redação, o coração do jornal, Evaldo Novelini.

Não posso, também, deixar de mostrar a presença maciça dos prefeitos da nossa região, do Grande ABC, começando com o presidente do consórcio, o prefeito Marcelo Lima. Muito obrigada pela presença à nossa Casa.

Gilvan Ferreira, de Santo André; Taka Yamauchi, de Diadema; Tite Campanella, de São Caetano; inclusive, também, a nossa vice-prefeita, que se faz presente, de São Caetano. Muito obrigada por estar presente conosco. A representatividade feminina também se faz presente e necessária. E também Guto Volpi, de Ribeirão Pires, e Akira Auriani, de Rio Grande da Serra.

Bom, o que falar sobre o “Diário do Grande ABC”, um jornal que marca a trajetória, eu tenho certeza, de todos nós? Eu, Ana Carolina, por exemplo, comecei a leitura dos jornais com o “Diarinho”. Não dá para deixar de mencionar, e a Maria Carolina, que também está aqui presente hoje, trabalhou aqui comigo na Assembleia, deu expediente, também acompanha o “Diarinho”.

Não só as historinhas em quadrinhos, mas as pegadinhas, o caça-palavras e as matérias que aparecem no “Diarinho”, que começam a despertar, desde o início, desde a primeira infância, o pequeno leitor a se informar, a entender o que acontece à sua volta.

Então eu queria muito enaltecer a presença do “Diário do Grande ABC”, não só aos domingos, a edição do “Diarinho”, que foi algo que marcou a nossa vida, marcou a minha infância, e eu tenho certeza de que marca demais a infância de muitas crianças.

E, claro, também, o “Diário do Grande ABC”. É um jornal aberto às pessoas, aberto à população. Eu, Ana Carolina, enquanto estudante, também tive a oportunidade de fazer a minha visita com a escola, com a escola onde eu estudava, à tipografia, à redação, e começar a despertar um interesse sobre a profissão de jornalista e todas as demais profissões de meio que fazem com que o “Diário” seja e se mantenha, por 67 anos, no “Diário do Grande ABC”, na cidade de Santo André.

E, claro, gente, a escolha sempre cuidadosa das suas fontes, para garantir a legibilidade e a lisura, a identidade visual do veículo. Hoje, já como primeira-dama que fui, como deputada, quando visitamos as instalações do “Diário do Grande ABC”, vemos que é um jornal acima de todo humano. Tem lá também a presença de um pet, que eu sei que vocês cuidam e cuidam com muito carinho.

Então, acima de tudo, o jornal “Diário do Grande ABC”, agora, através das redes, do YouTube, das redes sociais, e não só da versão impressa, até com a versão do Rádio do Grande ABC. Quem é que não lembra da Rádio Diário do Grande ABC? Nós marcamos justamente essa potência que as sete cidades aqui presentes e representadas fazem com relação ao estado de São Paulo: levam a notícia do dia a dia, a notícia quente que acontece ao nosso lado.

Nós temos essa problemática de a região do Grande ABC ser muito próxima da cidade de São Paulo e da região que compõe a Grande São Paulo, mas vocês sempre se preocuparam em destacar e levar aquilo que, de fato, acontece a nossa volta. E aí também nasce uma problemática minha, uma problemática que enfrentei em casa. Não sei se é do conhecimento de vocês, mas, apesar das inúmeras entrevistas que já tive com vocês, o desejo dos meus pais era de que eu fosse jornalista.

Eu fui contra o desejo dos meus pais para ser advogada e também, depois, futuramente, me tornar colega do professor Marcos Bassi como professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Contrariamente ao desejo deles, eu dizia: “Eu não tenho o dom de falar em público”. E olha só, hoje estou no púlpito da Assembleia falando com todos vocês.

Então às vezes a gente fala: “O santo de casa faz milagre, sim”. Os pais sabem o que fazem. Eles sabem justamente aquilo. Eles veem - como eu vejo com a Maria - quais são nossas vocações, quais são os nossos desejos.

Mas o “Diário do Grande ABC” teve grande influência, porque, quando teve a Fuvest, na minha vez de prestar o vestibular aqui na Universidade de São Paulo, aconteceu algo inovador até então, que era justamente a participação dos alunos treineiros.

Nessa participação dos alunos treineiros, aqueles que não estavam aptos ainda a frequentar a universidade poderiam prestar o vestibular para saber como funcionava, como era, para perder o medo. Eu fui uma delas e fui entrevistada. Foi minha primeira entrevista no jornal, no “Diário do Grande ABC”, como treineira da Fuvest.

Então, só tenho a agradecer, não só enaltecer a presença de todos vocês, mas todo o trabalho do jornal, do “Diário do Grande ABC” ao longo dos 67 anos marcando história na nossa região.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos e agradecemos a presença da vice-prefeita de São Caetano do Sul, a Sra. Regina Maura; o presidente da Câmara Municipal de Rio Grande da Serra, vereador Claurício Bento, em nome de quem cumprimento todos os vereadores do Grande ABC e região; e o assessor parlamentar, neste ato representando a deputada Carla Morando, o Sr. Alex Lopes.

Agradecemos também as palavras dos membros da Mesa Diretora e, neste momento, assistiremos a um vídeo institucional sobre o jornal “Diário do Grande ABC”.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Daremos, então, início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao “Diário do Grande ABC”. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, o “Diário do Grande ABC”, pela passagem do seu aniversário de 67 anos.

Fundado há 67 anos, em 11 de maio de 1958, o “Diário do Grande ABC” é, atualmente, o maior veículo de comunicação a circular no bloco de sete cidades conhecidas como ABC Paulista, formado por Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Além de chegar, diariamente, na casa de milhares de assinantes e de bancas na região, onde moram mais de dois milhões de habitantes, e também da Capital, as plataformas digitais do “Diário do Grande ABC” levam o conteúdo jornalístico do grupo ao mundo todo. Ambas as edições, a impressa e a digital, são produzidas por uma equipe comprometida com a qualidade da informação e com a agilidade e divulgação.

Em 1958, Santo André vivia em pleno desenvolvimento quando o “Semanário News Seller” foi distribuído gratuitamente, pela primeira vez, para mais de 120 mil pessoas, conforme anunciou a capa da edição inaugural do veículo que, uma década depois, daria origem ao “Diário”. Daqueles dias até hoje, o jornal manteve os princípios da informação correta e independente.

Em 2 de abril de 1967, ao se consolidar como principal canal de comunicação das sete cidades, foi batizado “Diário do Grande ABC”, tendo encampado todas as lutas da região. A recuperação da qualidade da Represa Billings, a reforma da Avenida dos Estados, o movimento contra a violência urbana e a luta pela implantação de uma linha de Metrô foram algumas das campanhas mais memoráveis.

Mais do que reportar, o “Diário do Grande ABC” também tem forte presença no dia a dia da comunidade. O jornal possui extenso histórico de programas voltados à sociedade, do qual se destaca o “Desafio de Redação”, concurso literário que está em sua 18ª edição e que já envolveu mais de 1.600.000 estudantes e professores na discussão de assuntos relevantes e atuais.

Neste dia tão especial, celebramos mais do que o aniversário de um jornal, celebramos a força da informação, o compromisso com a verdade e o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais justa, consciente e democrática.

Convidamos, então, para vir aqui à frente os membros da Mesa Diretora, juntamente com os senhores Marcos Sidnei Bassi, o diretor superintendente do “Diário do Grande ABC”, e Evaldo Novelini, diretor de redação do “Diário do Grande ABC” e representante deste jornal, para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Senhoras e senhores, neste momento, convidamos para proferir suas palavras o Sr. Marcos Sidnei Bassi, diretor superintendente do “Diário do Grande ABC”.

 

O SR. MARCOS SIDNEI BASSI - Boa noite a todos e a todas. Queria primeiramente cumprimentar a deputada Ana Carolina. Gostei de saber de alguns detalhes da sua história no “Diário”, bem legal. Cumprimentar meu caro amigo aqui, o Evaldo. Eu quero fazer um cumprimento especial, viu, Thiago? A você, agradecendo a sua sensibilidade e iniciativa em propor esta sessão solene em homenagem aos 67 anos do “Diário Grande ABC”.

Eu quero também aproveitar e cumprimentar as autoridades nas pessoas dos prefeitos: Tite, São Caetano; Gilvan; Marcelo Lima; do prefeito Taka; do prefeito Guto; do prefeito Akira e todos os vereadores aqui presentes e convidados. Quero também aproveitar e cumprimentar o professor Leandro, da faculdade que eu também participo. Prazer vê-lo aqui, Leandro. É uma grande alegria contar com a presença de cada um de vocês.

Deputado Thiago, 67 anos é uma trajetória de peso. Poderíamos usar este momento para relembrar tantas histórias marcantes, tantos grandes jornalistas que começaram ou se consolidaram nas suas carreiras no “Diário”. Mas hoje eu quero destacar um aspecto que considero central na história do jornal: o fortalecimento da regionalidade.

Desde os tempos de “News Seller”, lá em 1958, o “Diário” já nasceu com o DNA da regionalidade. A defesa da identidade do Grande ABC não é apenas uma missão editorial, é uma convicção. Se há algo que nos orgulha profundamente - além, é claro, do compromisso com o bom jornalismo, que é a nossa obrigação diária -, é a firmeza com que levantamos a bandeira da integração regional.

Acreditamos com total clareza que o desenvolvimento pleno das nossas cidades só será possível se houver cooperação, diálogo e união. Temas como Saúde, Segurança, Mobilidade, enchentes ou desenvolvimento econômico não conhecem os limites geográficos entre municípios.

São desafios comuns, e por isso exigem soluções conjuntas. Isoladamente, nossas chances se reduzem, mas juntos somos mais fortes. É por isso que o “Diário” continuará lutando pelo Metrô, pela indústria, pelo serviço, por mais investimentos, mais recursos para a Saúde, sempre em defesa da nossa região. Certo, Evaldo? As nossas capas que o digam.

E é com grande entusiasmo que acompanhamos a retomada efetiva dos trabalhos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, agora sob a presidência do prefeito Marcelo Lima, e com o retorno da cidade de São Caetano do Sul, com o prefeito Tite Campanella. Esse é um passo muito importante na direção certa.

Para encerrar, mais uma vez, meu sincero agradecimento, deputado Thiago, por esta homenagem. Agradeço também aos nossos amigos aqui presentes, sobretudo a todos os colaboradores do jornal, que todos os dias constroem, com dedicação e talento, o jornal, que é, acima de tudo, uma ferramenta de cidadania.

E eu não poderia concluir esse discurso sem mencionar o nome de Ronan Maria Pinto. Ronan tem sido, ao longo dos últimos anos, um incansável defensor da integração regional e dos interesses do Grande ABC. Seu comprometimento inspira e fortalece todos nós.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, anunciamos e agradecemos também pela presença do reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Leandro Prearo, o Dr. Leandro Prearo; os vereadores Matheus Gianello, de São Caetano do Sul; o Renatinho, de Santo André; o Lucas Zacarias, de Santo André; a Ana Veterinária, de Santo André; o Major Vitor Santos, também de Santo André; o comandante do 10º Batalhão de Caçadores de Santo André, tenente-coronel Anderson Barbosa Casado; o delegado de Polícia Seccional de Diadema, Eduardo Castanheira; o subcomandante interino do 8º GB, capitão Harrison.

Neste momento, ouviremos então, as palavras do deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. PRESIDENTE - THIAGO AURICCHIO - PL - Boa noite a todos, boa noite a todas. Prometo que vou ser muito breve. Prefeitos, sabem? O Marcelo está com compromisso, o prefeito ainda tem agenda a cumprir. Mas é uma alegria imensa hoje poder estar aqui realizando essa sessão solene ao lado da minha colega, deputada Ana Carolina.

Para quem achava que não saberia falar em público lá atrás, hoje a Ana está dando uma aula aqui para a gente. É um prazer especial ser companheiro dela aqui nos dias de hoje, defendendo a nossa região do Grande ABC. Quero cumprimentar o Marcelo, nosso prefeito, representando todos os prefeitos em nome do consórcio municipal.

A gente sabe o quanto o “Diário” sempre defendeu a importância, Marcelo, do “Diário do Grande ABC”, e você tem conseguido reunir ao lado dos sete... Ao lado dos outros seis prefeitos, hoje também trazendo o prefeito de São Paulo para se incluir dentro do consórcio. Assim como foi falado, a importância da regionalização que a gente tem.

Obrigado, Marcelo, você sabe da importância que você tem. Você não sabe a importância que você tem de estar aqui hoje. Fico muito feliz pela sua presença. Agradecer ao Gilvan, esse jovem prefeito que já está com o cabelo branco de tanto, de tanto problema - obviamente, o cargo o traz -, mas é uma alegria também muito grande ter você aqui. O nosso prefeito de São Caetano, o Tite, uma alegria imensa também.

O Tite tem feito um grande trabalho na nossa cidade. O Taka, que vem lá de Diadema também - Taka, muito obrigado -, está com um grande desafio. O Guto, que aí já é um experiente, ao lado do Clóvis Volpi, professor de todos nós. Guto, obrigado.

Akira também, muito obrigado, você vem um pouco mais de longe. A gente sabe que - estava conversando com o Bassi - muitas vezes a gente está lá no ABC e tem aquela preguiça de ir até a Assembleia.

Então, ter vocês aqui, hoje, é muito importante para todos nós, para que a gente pudesse fazer esta justa homenagem ao “Diário do Grande ABC”. Quero cumprimentar, então, o Evaldo e o Bassi, representando hoje o nosso querido “Diário do Grande ABC”. Transmita, Bassi, o nosso...

Professor Bassi, transmita o nosso cumprimento ao Ronan, como você falou, o coração do “Diário do Grande ABC”. Ele que está há tanto tempo lá, não defendendo com objetivo o jornal, mas defendendo em si a nossa região, a regionalidade, como foi bem dito aqui.

Quero agradecer a todos vocês que fizeram esse esforço. Ao doutor Castanheira por estar aqui. Ao doutor Faria, que estou vendo aqui, dando a alegria de a gente poder fazer esse grande evento aqui na Assembleia.

Ora, pessoal, eu não vou fazer um discurso técnico. Vou falar a importância do “Diário do Grande ABC”. Porque, se nós estamos aqui, nós sabemos o quanto o “Diário” é importante, o quanto o “Diário” foi importante para o desenvolvimento da região e o quanto o “Diário” vai ser importante para a região, para o desenvolvimento do Grande ABC.

Assim como o Bassi falou, sempre trazendo de uma forma, às vezes sugestiva, às vezes de uma forma crítica, às vezes de uma forma construtiva, as principais pautas que o ABC tem consigo. A chegada do Metrô, a gente sabe que é um desafio muito grande.

A construção do Piscinão Jaboticabal. Enfim, muitas pautas que são comuns da nossa região, e que a gente sabe que o “Diário” sempre defendeu de uma forma muito veemente ao longo dos seus 67 anos. Então nada mais justo do que a gente estar aqui.

Eu fiquei surpreso até, quando eu pensei em fazer a homenagem, eu falei “Poxa, já passaram todos os deputados da região do Grande ABC, e nunca, ninguém teve a lembrança de fazer a justa homenagem a esse periódico”.

Então eu venho hoje aqui com muita alegria e muita honra. Eu falo que não é de minha autoria. É da autoria de todos nós que representamos o Grande ABC, representamos a nossa região com tanto orgulho.

Eu estava até brincando com o pessoal lá em cima. É uma pena que o “Diário” do Grande ABC não veio antes de 1951. Porque a gente teria relembrado a manchete do título mundial do Palmeiras. Mas a gente sabe da importância que vocês têm, brincadeiras à parte. Assim como a Ana falou, o “Diário” está dentro dos nossos corações desde a infância.

Eu lembro, na época que o meu avô ainda era vivo, o meu avô lia o “Diário”, a “Folha” e o “Estado”. Se ele estivesse vivo, ele ainda estaria lendo o jornal físico. A gente sabe que isso, nos dias de hoje, acabou. Tanto que é um desafio que o “Diário” enfrenta.

Tenho certeza de que tem enfrentado com muita maestria, com as redes sociais e com o jornal de forma eletrônica. Mas eu me lembro também, Ana, que a gente tinha esse carinho com o “Diário”, até hoje tem, por conta do “Diarinho”.

A gente sabe que é tão especial para todos nós, que, desde pequenos, pegávamos ali, esperávamos o domingo. Eu, no caso, ao lado do meu avô, ao lado do meu pai, para fazer a palavra cruzada, sempre tinha alguma historinha gostosa de se ver. Então a gente deixa, além de tudo, a importância regional que esse periódico tem para todos nós também, o carinho e a lembrança afetiva.

E eu já deixei aos prefeitos aqui, a todos vocês, já deixei o compromisso com o Evaldo, e vou deixar com a Ana também, com o Bassi, com todos nós que gostamos tanto desse jornal. Se eu estiver aqui daqui a 33 anos, quando o “Diário” completar 100 anos, pode ter certeza de que a gente vai refazer essa sessão solene, aqui em homenagem ao centenário “Diário do Grande ABC”. E, obviamente, vamos esperar todos vocês.

Eu, para finalizar, quero novamente agradecer muito a presença de todos, de terem se deslocado, aos prefeitos - a gente sabe da agenda extensa que os prefeitos têm -, a todas as autoridades que já foram aqui citadas, mencionadas por todos nós. A gente sabe que, às vezes, chegar até São Paulo, sair lá de Rio Grande da Serra, sair lá de Diadema é uma dificuldade. Então, a gente fica feliz pelo prestígio, mas isso não é o prestígio a nós. É o prestígio do “Diário do Grande ABC”.

E cumprimentar também, parabenizando de modo geral, a todos que fizeram parte dessa história. Além de todos nós, que participamos da história do “Diário”, de alguma maneira, aos repórteres, aos jornalistas, aos fotógrafos. A gente sabe que vocês são os que fazem o dia a dia desse jornal.

No mais, esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Está encerrada esta sessão solene.

Boa noite a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 39 minutos.

 

* * *