5 DE JUNHO DE 2023

14ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 89 ANOS DO CREA-SP

        

Presidência: RICARDO MADALENA

        

RESUMO

        

1 - RICARDO MADALENA

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - EDNALDO

Mestre de cerimônias, anuncia a Mesa e demais autoridades presentes.

        

3 - PRESIDENTE RICARDO MADALENA

Informa que a Presidência efetiva convocara esta solenidade, para "Comemoração dos 89 Anos do Crea-SP", por solicitação deste deputado.

        

4 - EDNALDO

Mestre de cerimônias, convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

5 - PRESIDENTE RICARDO MADALENA

Tece considerações sobre esta solenidade. Faz agradecimentos gerais.

        

6 - VINICIUS MARCHESE

Presidente do Crea-SP, faz pronunciamento.

        

7 - CARLOS EDUARDO DE VILHENA PAIVA

Diretor de benefícios da Mútua Nacional, faz pronunciamento.

        

8 - ANDREA CRISTINA KLÜPPEL MUNHOZ SOARES

Presidente do Ibape-SP, faz pronunciamento.

        

9 - ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO

Secretário executivo de Mudanças Climáticas, no governo municipal de São Paulo, faz pronunciamento.

        

10 - LEANDRO GALINDO

Engenheiro, a representar o Seder, faz pronunciamento.

        

11 - VINICIUS MARCHESE

Presidente do Crea-SP, faz pronunciamento.

        

12 - EDNALDO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagem a Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP. Discorre a respeito da entidade.

        

13 - VINICIUS MARCHESE

Presidente do Crea-SP, faz pronunciamento.

        

14 - CARLOS EDUARDO DE VILHENA PAIVA

Diretor de benefícios da Mútua Nacional, faz pronunciamento.

        

15 - PRESIDENTE RICARDO MADALENA

Defende a presença de engenheiros na política.

        

16 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

17 - PRESIDENTE RICARDO MADALENA

Faz agradecimentos gerias. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Ricardo Madalena.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 89 anos do Crea São Paulo.

Crea São Paulo é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de São Paulo, o maior conselho de fiscalização da América Latina.

É responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos tecnólogos. Em 2021, integraram o conselho também os designers de interiores.

O Crea São Paulo fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades das profissões reguladas pela Lei no 5.194, de 1966, de forma a assegurar a prestação de serviços técnicos com a participação de profissional habilitado em observância aos princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

Esta sessão, de 2023, se reveste da mais alta importância, pois, além de comemorar os 89 anos do Crea São Paulo, referenciamos esses profissionais, exaltando nossos agradecimentos por todo o profissionalismo e dedicação. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelos canais Alesp e Crea São Paulo no YouTube.

Convidamos, para compor a Mesa Diretora, o deputado estadual engenheiro Ricardo Madalena. (Palmas.) Presidente do Crea São Paulo, engenheiro Vinicius Marchese. (Palmas.) Diretor de benefícios da Mútua Nacional, engenheiro Carlos Eduardo de Vilhena Paiva. (Palmas.)

Passo a palavra para o deputado estadual Ricardo Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Bom dia a todos. Bom dia.

 

TODOS - Bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Cumprimentar todos os engenheiros que aqui estão, nossos amigos, colegas e parceiros. Cumprimentar os presidentes de associação dos engenheiros do nosso interior de São Paulo, da Capital. A Luzia está aqui, que é da minha associação... Não está? A Luzia é presidente da associação de Santa Cruz do Rio Pardo, eu sou de lá.

Dar as boas-vindas a todos vocês, aqui, os conselheiros, fiscais do Crea, nossos colaboradores, assessores, a equipe do Crea São Paulo, da qual nós temos um carinho muito grande.

Através do Fred, que hoje trabalha na Assessoria do Crea São Paulo, nós pudemos fazer interlocução com essa pessoa maravilhosa, que é o presidente Vinicius, que faz muito pela valorização do profissional de engenharia.

Quero aqui também cumprimentar prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, que estão aqui junto conosco e passar a palavra para o presidente Vinicius, dar as boas-vindas e depois tecermos comentários aqui com vocês.

Com a palavra, nosso presidente Vinicius Marchese.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Como é que está o cerimonial aí?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro sargento PM Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradecemos ao Corpo Musical da Polícia Militar do estado de São Paulo, registramos e agradecemos a presença do Fabio Abritta, diretor da ViaRondon, diretor-geral da Mútua São Paulo, engenheiro Renato Arcanjo.

Gostaria de fazer um agradecimento especial também a todos os funcionários do Crea São Paulo aqui presentes. Com a palavra, o presidente desta sessão solene, deputado estadual Ricardo Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Continuando aqui, dar as boas-vindas ao representante da Mútua, Carlos Vilhena, que está aqui ao nosso lado, veio nos prestigiar lá de Brasília. Dar as boas-vindas ao pessoal da Polícia Militar, pessoal que nos assessora aqui e parabéns, ficamos muito honrados, maestro Ivan Berg. Obrigado, maestro.

Dando continuidade aqui, vou passar a palavra ao nosso presidente aqui, Vinicius, para dar as boas-vindas a todos vocês.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Obrigado, deputado. Mais uma vez, por todo o carinho desde o início, por toda a abertura, agradecer à proposta do deputado dessa sessão solene que está acontecendo, agradecer a presença de todos vocês. Daqui a pouco nós vamos, dentro da mensagem, citar a importância de cada um de vocês, da representação que cada um tem.

Mas acho que o mais importante aqui é mais uma vez pontuar a importância da participação, da aproximação de profissionais como vocês independentemente de onde atuam, se são colaboradores ou lideranças da Engenharia, da Agronomia, das Geociências, dos tecnólogos, que eu estou vendo o Pedrão aqui também, de estarmos próximos de Casas Legislativas como a Alesp.

A Alesp é uma ferramenta de trabalho que a gente tem que utilizar, a gente precisa estar próximo, o deputado é engenheiro. Então hoje, quando chegamos aqui, essa casa cheia numa segunda-feira pela manhã, entendemos que o trabalho que vocês vêm desenvolvendo vem dando muito resultado.

Tem um caminho longo pela frente ainda, muito longo, tem muita coisa para melhorar, temos que fazer muito mais pela população, pela engenharia, pelos nossos municípios, pelo nosso estado, pelo nosso País, mas acho que estamos no caminho.

Quando a gente reúne pessoas como vocês dentro de uma ideia, que o objetivo, desde quando entramos no Conselho é realmente compartilhar a ideia de que podemos fazer muito, de que dá para mudar, que as coisas que nunca tinham mudado nós já mudamos e quantas coisas a gente ainda precisa mudar.

Estou vendo o Pagliuca, que é o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que está prestigiando hoje. Então quando reunimos esse tipo de material humano com essa capacidade técnica e tem essa abertura, por parte de deputados como o Ricardo Madalena, acho que nós realmente conseguiremos entregar muita coisa bacana para a população, para a engenharia, para esse ecossistema que respira mudança, que respira entrega e o quanto os municípios e a população precisam da gente.

Então, deputado, mais uma vez, muito obrigado por essa abertura, por esse carinho, por nos atender. Você citou o Fred, aí, que fez essa conexão, mas o Holmes, papel muito importante, Daniel Rubens, que é o aniversariante do dia, parabéns, Daniel, está aí no camarote. (Palmas.)

Então, agradecer em nome deles todo mundo que contribui para que parcerias como essa realmente sejam eficientes. Devolvo a palavra, Naldo, obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradeço, presidente Vinicius. Gostaria de agradecer, também, a presença de Fernando Pinheiro Pedro, secretário executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo. Ângelo Petto Neto, presidente da Associação dos Engenheiros-Arquitetos de Limeira. Luciano Feijó de Barros, presidente da Associação de Engenheiros de Santa Isabel.

Paulo Henrique do Nascimento, presidente da Associação de Araras. Alexandre Romão, presidente da Associação de Indaiatuba. Reginaldo Carlos de Andrade. presidente e inspetor de Barueri, Ronald França, presidente da associação de São Bernardo do Campo. Leandro Marafon, representando o delegado-geral de polícia Artur Dian. Débora Godoi, representando o deputado estadual Dirceu Dalben.

Em nome do secretário executivo do Crea São Paulo, Holmes Naspolini, gostaria de agradecer a presença de todos os funcionários aqui presentes. Convido, para o uso da palavra, o diretor de benefícios da Mútua Nacional, engenheiro Carlos Vilhena.

 

O SR. CARLOS EDUARDO DE VILHENA PAIVA - Bom dia, deputado Ricardo Madalena, presidente Vinicius. Quero também aproveitar para cumprimentar nosso diretor da Caixa Regional da Mútua aqui em São Paulo, o engenheiro Renato Arcanjo, o presidente do Ipea, Luiz Moretti, na pessoa de quem cumprimento todos os presidentes e representações aqui das nossas associações de classe.

Também aproveitar para cumprimentar todos nossos colaboradores e funcionários do Crea São Paulo na pessoa da engenheira Joana, que é nossa gerente regional.

Deputado, apesar de ter vindo de Brasília, sou aqui de São Paulo, tive a honra e tenho o orgulho de ter sido conselheiro e de ter participado da gestão do presidente Vinicius por um período antes de ir para Brasília.

Fui vice-presidente do presidente Vinicius, tive a honra de ter sido vice-presidente, então tenho muito orgulho de participar, de estar nesse evento aqui hoje representando a Mútua Nacional e mais especificamente por ser daqui de São Paulo e por ter participado desse conselho.

Trago um abraço de toda a diretoria de toda a Direx. E dizer que a Mútua está sempre presente na vida do profissional. Em São Paulo, nós temos a maior caixa do País, também a pujança devido ao nosso maior Crea, também, é o Crea São Paulo, e temos feito um trabalho muito brilhante e muito engrandecedor na assistência aos nossos colegas profissionais.

Quero parabenizar o Crea na pessoa do presidente Vinicius, parabenizar por essa data importante, por 89 anos, dos quais metade a Mútua está presente, caminhando junto com o Crea São Paulo. E parabenizar todos os profissionais do estado de São Paulo registrados no nosso sistema que em muito colaboram para o engrandecimento de nossas profissões.

Muito obrigado, presidente, obrigado deputado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradeço ao diretor Vilhena. Agradeço, também, a presença do vereador e vice-presidente da Câmara de Pindorama, Hugo Trabuco. Representando o secretário Antônio Junqueira, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Carlos Gomes. Presidente da Associação de Santa Bárbara d’Oeste, José Carlos Teixeira.

Presidente da Associação dos Profissionais dos Engenheiros e Agrimensores do estado de São Paulo, Sales Carvalho. Presidente da Associação de Atibaia, José Roberto Prado Júnior. Presidente da Associação dos engenheiros de Mauá, Eduardo Ribeiro. Presidente da Associação dos Engenheiros de São Paulo Maurício Puccinato. Presidente da Associação de Igarapava, Fernando Rafael Lima.

Presidente da Associação dos Engenheiros-Arquitetos de São Vicente, Maria Amélia de Araújo. Presidente da Associação de Guaratinguetá, engenheira Vanessa Lucchese. Presidente de Ibitinga, Antônio Alves. José Nilton Sabino, presidente da Associação de Itapevi. Representando o Conselho Regional de Química, José Lupércio Zerbinatti. Representando a Associação de Santos, Maria Helena. E Caio Oliveira, presidente da Associação dos Engenheiros de Salto.

Gostaria de convidar à tribuna, representando todas as entidades de classe, a presidente do Ibape, Andrea. (Palmas.)

 

A SRA. ANDREA CRISTINA KLÜPPEL MUNHOZ SOARES - Bom dia a todos, bom dia à Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Bom dia.

 

A SRA. ANDREA CRISTINA KLÜPPEL MUNHOZ SOARES - É um orgulho estar aqui representando todas as entidades. O Crea, nessa gestão, nunca esteve tão unido às entidades, sempre presente, apoiando a difusão de conhecimento técnico, no caso do Ibape, sempre abrindo a porta do auditório da Angélica, onde nós podemos transmitir todo nosso conhecimento técnico, além de apoiar cartilhas de produção.

Agora, vamos fazer uma cartilha de perícias em incêndio, presidente Vinicius já apoiou, junto com os bombeiros, uma cartilha inédita, dentre outras que o Crea sempre tem apoiado.

Estive em Osasco semana passada também, onde Vinicius teve um evento maravilhoso. Nunca vi o Crea tão unido às entidades. Agradeço em nome de todas, e parabéns ao Crea por seus 89 anos. Que continue apoiando a nós e, deputado Ricardo Madalena, com quem estive semana passada, tive o prazer de conhecê-lo, nós precisamos sempre estar juntos ao interesse dos engenheiros aqui na sua Casa.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Joia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradeço à presidente do Ibape São Paulo. Gostaria de agradecer, também, a presença do assessor especial André de Castro, que, neste ato, representa o secretário de Estado de Habitação, Marcelo Branco.

Gostaria de agradecer também a presença, representando o deputado estadual Itamar Borges, Flávio (Inaudível.) e do presidente do Instituto de Engenharia, engenheiro José Eduardo Poyares Jardim.

Gostaria de convidar, para falar da tribuna também, o secretário municipal André Pinheiro.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Fernando Pinheiro Pedro.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Desculpa, Fernando Pinheiro.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Senão vai subir o André, gerente nosso aqui. Não é, André? Quase que você veio.

 

O SR. ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO - Fiquei até curioso para saber quem era o André Pinheiro, que eu ainda não conhecia na Secretaria.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - É do Crea.

 

O SR. ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO - Está lá, é do Crea. Bom dia a todos. É um momento muito importante: hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio-Ambiente e os 89 anos do Crea. Sem a engenharia, nós não temos a mínima condição de gerenciar o ambiente em que vivemos.

Se hoje estamos como estamos, neste Planeta, construindo uma sustentabilidade, isso se deve à engenharia. A engenharia é ciência, é filosofia, mas sobretudo, é arte, é a capacidade do ser humano de abstrair e construir, realizar algo a partir da sua consciência, fazer os cálculos.

Isso é imprescindível para qualquer atividade de gestão relacionada ao ambiente quanto mais a construção da resiliência e também da adaptabilidade do ser humano face as mudanças do clima.

Quero agradecer ao Crea, na pessoa do nosso presidente Vinicius, a grande parceria que estamos desenvolvendo hoje com a Prefeitura de São Paulo na defesa dos nossos mananciais, uma iniciativa fabulosa que nos engrandece e que reflete a grandeza do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Muito obrigado pela parceria, pelo convite, por estar aqui presente nesses 89 anos, Vinicius. Forte abraço a todos, obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradeço, secretário municipal Fernando Pinheiro. Gostaria de convidar, também, para falar aqui da tribuna, representando o Seder São Paulo, o coordenador engenheiro Leandro Galindo.

 

O SR. LEANDRO GALINDO - Bom dia pessoal, bom dia presidente. Eu queria mencionar a satisfação de estar fazendo parte do Seder, representando as associações em que momento em que a engenharia é reconhecida no estado.

Parabenizar e agradecer ao deputado por essa honra, por essa homenagem, o reconhecimento que o Crea merecia, que a gestão do presidente Vinicius destacou e veio em bom momento.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Só para fazer uma referência, hoje não é só aniversário do Daniel Rubens, é aniversário do Seder. Foi fundado no dia 5 de junho, que o Daniel fundou no dia do aniversário dele, porque ele foi o primeiro coordenador do Seder que tivemos.

Então, Leandro, obrigado pela participação. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Convido o deputado estadual Ricardo Madalena e o presidente do Crea São Paulo, engenheiro Vinicius Marchese, para irem até a frente da Mesa para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Para o cumprimento de sua missão, o Crea São Paulo exerce ações promotoras de condição para o exercício, para a fiscalização e para aprimoramento das atividades profissionais, podendo ser exercida em conjunto com o Confea, com os demais Creas, com as entidades de classe de profissionais e as instituições de ensino nele registrado ou com outros órgãos públicos.

O Crea São Paulo atua nos 645 municípios do estado de São Paulo. São 182 unidades de atendimento dedicadas aos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. Atualmente, integram o conselho mais de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas.

Em prol desses profissionais, o conselho paulista dedica-se a aprimorar seus feitos, entregar cada vez mais valor em seus serviços. Para isso, passa por um processo de transformação que gerou, nos últimos anos, recordes crescentes de fiscalização, chegando a mais de 462 mil ações no último ano, além do lançamento de programas de valorização profissional, como Crea Capacita e Crea Lab.

O Crea São Paulo chega aos seus 89 anos buscando se tornar referência em inovação e eficiência em serviços, oferecendo a plataforma completa de soluções que atendem os profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências e os tecnólogos, além de prestar à sociedade um papel fundamental na segurança e no desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo. Parabéns, Crea São Paulo, pelos 89 anos. (Palmas.)

Assim, convido o presidente do Crea São Paulo, engenheiro Vinicius Marchese, para uso da palavra à tribuna.

 

O SR. VINICIUS MARCHESE - Agora sim, mais uns 40 minutinhos aqui, não é, Lígia? Não, brincadeira. Mais algumas citações que eu acho importante. Estou vendo o Palmezan aqui, representando o Sindicato dos Engenheiros. Manda um abraço para o Murilo, Palmezan, o Crea São Paulo está à disposição.

Tantos outros representantes aqui, tantas pessoas importantes na trajetória do Conselho - Jardim está aí, Cibele está aí, representando o Instituto de Engenharia - que antecedem o sistema.

São precursores junto com a EAC, que é a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas. Então por que são tão importantes as entidades de classe e a função, o papel, e tudo que elas fazem para o profissional? Godói está aí também, de Guarulhos, obrigado pela presença.

Sem vocês... Porque fizemos questão da citação e da fala de representantes representando todos vocês que estão aqui, mas é extremamente importante o papel que vocês desempenham e tudo que entregam para os profissionais. Se o Crea hoje comemora 89 anos e temos o reconhecimento de uma Casa tão importante como a Alesp, é graças ao que vocês fazem pelos profissionais.

Por que eu pego tanto no pé, né? Quantas reuniões, na Faria Lima, a gente vem exigindo de vocês a prestação, a melhoria na qualidade dos serviços para o profissional? Não só por parte do Crea, que aí temos um corpo colaborativo, diversos colaboradores que aqui estão, que sabem dessa nossa responsabilidade, tanto os de carreira como os comissionados que fazem parte, hoje, dessa equipe que performa muito bem, mas vocês também estão juntos.

A única coisa de que precisamos realmente é chegar a um nível de prestação de serviços para o profissional para que ele realmente enxergue o valor do Crea São Paulo e o valor que ele tem, então a Alesp tem um papel importantíssimo.

Quando conseguimos trabalhar, estendemos a capacidade de atuação nossa. Vocês sabem que a gente esbarra algumas vezes em limites que fogem das nossas possibilidades.

Quando o secretário Fernando Pinheiro Pedro, que está aqui, fala de uma parceria com o Crea São Paulo, também, a importância da fala dele, nós estendemos a capacidade de atuação nossa, porque vocês sabem o quanto são cobrados pelos profissionais independentemente do município de que vocês fazem parte. O profissional, é muito comum ele falar assim: “Por que o Crea não faz isso para mim?”. Às vezes desconhece a função legal.

A gente falar que não podemos fazer não é uma resposta, não aceitamos essa resposta, precisamos saber como fazer. E aí a buscamos parcerias com outras entidades, com outras casas, para conseguirmos atender o profissional.

Então esse pensamento, essa forma de trabalhar, que hoje toma conta do nosso dia a dia... Acordamos cedo, vamos para o Crea para saber como nós melhoramos o serviço para atender às demandas dos profissionais.

É óbvio que nossa função é proteger a sociedade, sim, está muito claro na 5.194, mas é óbvio que temos que olhar para o profissional, temos que atendê-lo, e vocês tem autonomia e um papel muito importante para isso.

Então hoje, esse reconhecimento da Alesp em nome do deputado Ricardo Madalena, que é engenheiro, é um reconhecimento para todos vocês, por tudo que já fizeram pelo sistema até aqui.

A Mútua tem um papel importantíssimo, Vilhena e o Renato, que aqui estão. Vilhena, que é fruto do Crea São Paulo, está na Direx Nacional hoje, na Diretoria Executiva Nacional, graças à trajetória que ele mesmo citou que construiu aqui no estado de São Paulo, o que fez que ele conseguisse ser eleito como diretor da Mútua, que o Renato hoje, junto com o Ronaldo e com a Cláudia, desempenham aqui, é uma peça fundamental. Pensem, é uma caixa que tem como finalidade, uma caixa de assistência, promover benefícios ao profissional.

Imagine o potencial que isso tem. Imagine você ter escrito na lei, deputado... Olha só, a Lei no 5.194 fala da fiscalização do registro profissional. A lei que criou a Mútua, no 6.496, de 77 fala em promover benefícios. Imagina ter na lei te obrigando a promover benefícios para o profissional? Olha que coisa mais linda.

Em parceria, óbvio, temos que atender o profissional. O Naldo citou aqui o processo de transformação que a gente passa há seis, sete anos já, mas vocês sabem que tem um caminho longo a percorrer, que a continuidade de bons projetos, a inovação, a implementação de tecnologia para que consigamos ser mais eficientes, não é uma marca da gestão que está no Crea hoje, da gestão do Vinicius, que é composta por todos vocês: é uma ideia.

Quando conseguimos implementar uma ideia, dificilmente alguém consegue desconstrui-la. Então, essas marcas vão continuar, esse trabalho vai continuar, tenho certeza. O sistema hoje está focado em se transformar, as críticas hoje acontecem de dentro para fora com um único objetivo: de transformar o conselho, transformar o Crea São Paulo, deputado, em um “case”, realmente, de entrega, onde todo mundo enxergue valor, onde sejamos reconhecidos como ferramenta para Casas como a Alesp.

Nós estamos à disposição. Esse universo de pessoas que representam 350 mil profissionais, 95 mil empresas, 1.477 instituições de ensino, 100 mil estudantes de Engenharia, Agronomia, Geociências, os tecnólogos, 188 entidades de classe, responsável pela fiscalização em 645 municípios, que vem evoluindo a cada dia, está à disposição.

Utilizem o Crea São Paulo para o que vocês precisarem. Não deixem nenhuma discussão da Engenharia, da Agronomia, das Geociências acontecer aqui sem nossa participação, nós queremos contribuir, queremos o melhor para o estado de São Paulo, para nossos municípios e com certeza queremos o melhor para nossa profissão.

Então, deputado, parabéns pela sensibilidade em aproximar-se do Conselho, enxergar o Conselho realmente como uma extensão também da Alesp para os objetivos em comum, que é atender à população.

Parabéns para vocês por tudo que já fizeram até aqui. Tenho certeza de que vocês serão lembrados por muito tempo. Serão reconhecidos pelos filhos e netos de vocês por tudo que estão fazendo pelo Conselho.

Quem tem filho estudando Engenharia, quem tem neto estudando Engenharia, sabe o que está acontecendo. Então só fica aqui minha gratidão por passar esses últimos anos ao lado de vocês, por fazer tudo que fizemos ao lado de vocês, e podem contar comigo, o que vocês precisarem, vocês sabem que a gente está aqui para fazer o que precisa ser feito, atender o profissional e mudar o conselho para melhor.

Obrigada, gente, parabéns para vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDNALDO - Agradeço ao presidente Vinicius. Agradeço, também a presença do presidente da Câmara de Holambra, Mauro Sérgio. Neste momento, convido, para uso da palavra, o deputado estadual Ricardo Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Quebrando um pouquinho o protocolo, vou passar a palavra aqui para o Carlos Vilhena, que ele tem notícia boa da Mútua. Pode falar, doutor, faça o favor.

 

O SR. CARLOS EDUARDO DE VILHENA PAIVA - Obrigado, presidente. É até uma quebra de protocolo, mas é só para falarmos algumas coisas em termos de número. A gente falou da pujança do Crea São Paulo, da nossa caixa de assistência aqui em São Paulo...

Só para dizermos assim, desde quando assumimos nossa gestão, nós fizemos um trabalho até incentivado pelo Renato, ele fez algumas demonstrações para nós lá que possibilitaram que nós construíssemos uma nova visão de como iria atuar, reduzindo juros, aumentando prazos, aumentando valores.

Isso fez com que, desde quando assumimos até hoje, a Caixa São Paulo emprestou 108 milhões de reais nesse período de direção nosso, com 2.588 benefícios, foi um número que chegou agora para mim aqui. Emprestamos, no Brasil inteiro, um total de 654 milhões e 500 mil, com 15.730 benefícios. Então são melhorias que buscamos.

Eu vejo, aqui, nós temos várias colegas profissionais também, quando trouxemos, implementamos o programa de auxílio-maternidade, que visa a trazer o benefício de até 3 salários-mínimos para nossas colegas no período de maternidade.

O programa de inclusão mútua para aqueles associados que necessitam de próteses - pode ser a prótese de uma perna, um aparelho auditivo, ou mesmo um marca-passo - que pode ser de financiamento total até uma doação integral.

São implementações que nós fizemos com auxílio, com bastante apoio. Só conseguimos isso quando temos um apoio, e estávamos com um apoio aqui da Crea São Paulo, da Mútua São Paulo, da Caixa São Paulo, conseguimos evoluir bastante coisa, trazer bastantes novidades e aprimoramentos para nossa Mútua e esperamos continuar evoluindo sempre.

Era isso, obrigado, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Está joia. Nós que agradecemos, Carlos Vilhena. Falando um pouquinho do que a Mútua representa para nós, profissionais da engenharia.

Quero agradecer aqui à Luiza Scarpim, que acabou de chegar, está entre nós... Opa, está lá em cima, conterrânea. Ela que é a presidente da nossa Associação dos Engenheiros lá de Santa Cruz do Rio Pardo.

Quero agradecer, aqui, também, toda a equipe que se faz presente aqui do Crea através dos amigos, o Fred, o Holmes, o Daniel, Chorim, o Maurício... O Segala, acho que não está aí hoje, pelo menos eu não o vi, mas a todos vocês que fazem do Crea esse dinamismo que tem um maestro, que é o Vinicius Marchese.

Pessoal, vou tecer um pouquinho de comentário aqui mesmo, bem formal, mas essa parceria do Crea com a Assembleia de São Paulo, com a Alesp, vai ter bons frutos, aliás, já está tendo.

Foram 89 anos de Crea, em que nunca foi feita uma homenagem, um reconhecimento na Assembleia de São Paulo, e hoje nós temos dois engenheiros entre os 94 deputados.

Nada contra a advocacia, mas temos quase 30 advogados aqui na Casa, então nós temos que valorizar mais nossa profissão através dos cargos públicos eletivos, vereadores, prefeitos...

No ano que vem, nós temos eleições. Era importante as associações, que aqui tem muitos presidentes de Associação dos Engenheiros, trabalharem nesse sentido, identificar alguém que tenha simpatia ou que goste da política, que queira fazer o bem, que está lá fazendo parte de um conselho da Apae, de asilo ou de uma entidade que cuida de crianças carentes.

Então, essas pessoas se envolverem na política também, porque só assim nós vamos poder ter forças lá na frente para nossa classe ser cada vez mais reconhecida.

Eu falo isso com conhecimento de causa, com propriedade, porque nós vemos aqui a força da área da OAB quando se discute algum projeto de lei, alguma coisa que mexe com a classe.

Neste momento mesmo nós estamos vivenciando isso com o aumento de taxa do Judiciário, o lobby que está sendo feito pela OAB, ao passo que, aqui, nós temos dois engenheiros: um grande amigo, Tomé Abdul, que é comentarista da Jovem Pan, que é engenheiro também, o que muitos não sabem, e o deputado Madalena, este que vos fala.

Vamos pensar nisso a partir do ano que vem, de poder identificar pessoas na sua região, na sua cidade, na associação, para poder estar participando no dia a dia das decisões do Legislativo e do Executivo.

Se não puder ser candidato a prefeito, seja candidato a vice-prefeito; se não puder ser candidato a vice-prefeito, seja candidato a vereador, e daqui a três anos e meio nós temos eleição para deputado.

Imaginem que alegria esta Casa poder ter dez engenheiros, 20 engenheiros, agrônomo, elétrico, mecânico, civil, aeronáutico, para poder somar aqui conosco? Então, vamos fazer essa reflexão.

Eu peço para vocês que façam essa reflexão da importância da nossa profissão estar no meio político, tanto no Congresso Nacional, na Assembleia de São Paulo, nas câmaras municipais, no Executivo da sua cidade, que eu tenho certeza de que é de suma importância para nós.

Por quê? Pela valorização do Crea no nosso meio, que tem atividade fim na fiscalização, mas também na valorização de nós profissionais. Imagine sem nós, engenheiros, que somos muitos aqui, civil, mecânico, agrimensor, o que eu acabei de dizer aqui... Passamos pela Covid.

Os médicos foram fundamentais, os enfermeiros, o segurança do hospital, sim, mas como que ia levantar um hospital em três meses, em São José dos Campos, que é a sua terra? Eu tomei um café com o Felício Ramuth, que é o vice-governador de São Paulo, e foi a tecnologia, foi um engenheiro que colocou o hospital de pé em três meses... É isso, três meses? Eu não sei, não recordo agora a metragem, é uma coisa finda...

Opa, deputado Itamar Borges, “beijoqueiro”, conhecido na casa como “beijoqueiro”. (Palmas.) Grande parceiro, grande amigo. É uma felicidade muito grande, Itamar, você estar aqui conosco.

Então, pessoal, vocês veem o que seria da robótica... Hoje está se fazendo cirurgia, e eu que tive um AVC há três anos, minha cirurgia foi feita com um aparelho robótico, entrou um cateter na perna, foi lá na cabeça e estancou o problema que eu tive. Mas isso é engenheiro. Então nossa profissão é valorizada.

Quem põe o alimento na mesa das pessoas? É o engenheiro agrônomo, que está lá vendo o que é melhor para a produção, quantas toneladas vai adquirir... Eu acho que tudo na vida passa pela engenharia. É difícil você não ter nada que tenha a mão da engenharia. Então a importância, minha gente, de nós estarmos valorizando cada dia mais a nossa profissão.

E nunca se esquecer daquilo que acabei de comentar aqui: a importância de nós termos profissionais da nossa área em todos as esferas, tanto municipal, estadual e federal. Só assim nós vamos poder valorizar cada vez mais nossa profissão, está bom?

Vou passar a palavra aqui... Não, não, quero ouvir sua palavra aqui. Para nós é uma satisfação muito grande, Itamar Borges, que foi prefeito de Santa Fé do Sul e deputado estadual acho que por cinco mandatos, Itamar? Três vezes prefeito, e acho que está completando oito mandatos no total, já é o vovozinho aqui da Alesp.

Faça o favor, Itamar, para nós é uma satisfação muito grande recebê-lo aqui.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Madalena, eu só vim te dar um abraço. Bom dia a todos, quem tem que encerrar essa solenidade é você. Dar um abraço no presidente Vinicius, eu que tive o privilégio já de visitá-lo lá na sede, pelo respeito que tenho pela categoria dos profissionais de Engenharia, de Agronomia, que fazem parte do nosso Crea.

Eu, que já fui prefeito, como disse o Madalena, tive o privilégio, também, de ser secretário de Agricultura, convivi muito com a categoria, com os agrônomos, convivi muito com os engenheiros e convivo. Inclusive, na última semana, participei de uma reunião da Associação dos Engenheiros de São José do Rio Preto, onde eles têm constantemente promovido encontros importantes.

Então, Madalena, não poderia ser de iniciativa melhor do que não fosse a sua pela sua trajetória também, pelo respeito e pelo apoio que você oferece ao Crea, aos engenheiros e agrônomos.

Parabéns, é uma alegria ser colega seu, aprender com você e participar desse momento. Parabenizando a você, Vinicius, parabenizando todos os diretores, todos os engenheiros, todos os agrônomos, não só aqui da Capital, eu estou vendo o estado todo presente, de todas as regiões, é uma alegria.

Nosso mandato está sempre humildemente à disposição, sempre com a liderança do Madalena, que preside esta solenidade.

Parabéns pela iniciativa, presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Obrigado, Itamar. Nós, que temos 34 tipos de engenharias... é isso mesmo?

 

O SR. - Nomenclaturas tem mais.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PL - Tem mais, né? Eu peguei hoje cedo aqui: “Conheça os 34 tipos de engenharias existentes”. E agora a pouco o Carlos Vilhena falou que é engenheiro biomédico. Então, minha gente, vocês veem como a engenharia, na verdade, atravessa as fronteiras, não tenho dúvida nenhuma disso. (Inaudível.) Tranquilo?

Então está bom, quero agradecer a presença de todos vocês, principalmente os representantes aqui do Crea São Paulo, nesses 89 anos de existência do Crea, representado pelo presidente Vinicius Marchese, que fez aqui um discurso valorizando nossa profissão; E é isso, nós temos que, dia após dia valorizar nossa profissão da engenharia.

Agradecer a cada um de vocês que estiveram aqui presentes conosco. Pessoal que veio de longe, nossos amigos da política que estão aqui conosco, vocês das associações, dirigentes, inspetores, representantes de diversas classes que estiveram aqui conosco no dia de hoje.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à nossa equipe, aos funcionários da Casa, do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, dos serviços de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral do Parlamento, da imprensa da Casa, da TV Alesp, da Presidência desta Casa, nosso parceiro André do Prado, da assessoria dos policiais, a Casa Militar, Civil, bem como a todos vocês, com a presença e colaboração, para o pleno êxito desta solenidade.

Muito obrigado a todos, um grande abraço. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 05 minutos.

 

* * *