http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE AGOSTO DE 2013

038ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 80 ANOS DA ACIPI - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PIRACICABA”

 

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

 

RESUMO

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Roberto Morais, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 80 anos da ACIPI - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional das associações comerciais. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.

 

002 - JORGE AVERSA

Representante da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, lembra que as associações comerciais não recebem verbas governamentais e que o trabalho dos diretores é voluntário. Faz histórico da Associação Comercial de Industrial de Piracicaba. Enfatiza o papel da entidade no desenvolvimento do município. Afirma que a ACIPI é um modelo para as associações comerciais do estado de São Paulo.

 

003 - JOÃO MANOEL DOS SANTOS

Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, manifesta sua satisfação por estar presente a esta sessão solene. Lembra que o primeiro presidente civil do País, Prudente de Morais, foi vereador em Piracicaba. Enaltece o trabalho do deputado Roberto Morais. Ressalta a importância do aniversário de 80 anos da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. Elogia o trabalho social da instituição.

 

004 - GABRIEL FERRATO

Prefeito de Piracicaba, destaca a participação de todos os presidentes e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba na construção da história da entidade. Comenta o envolvimento da instituição nas decisões importantes tomadas no município. Afirma que a ACIPI é um espaço de debate dos problemas enfrentados por Piracicaba. Lista parcerias entre a entidade e o Poder Público. Afirma que a instituição acompanha as mudanças do País, de forma a melhor auxiliar os seus membros. Parabeniza a associação pelos 80 anos.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

 

006 - ÃNGELO FRIAS NETO

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, agradece a homenagem. Elogia a atuação do deputado Roberto Morais. Afirma que esta sessão demonstra a sinergia entre o Poder Público e as entidades representativas da sociedade. Diz que presidir a ACIPI é um grande desafio. Destaca o impacto da associação no desenvolvimento econômico da região de Piracicaba. Menciona parcerias da entidade com o Poder Público. Afirma que a história da instituição está intrinsecamente ligada à história da cidade. Ressalta a importância de manter os laços com o passado da associação. Presta homenagem, com entrega de placa, ao deputado Roberto Morais.

 

007 - Presidente ROBERTO MORAIS

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor Ângelo Frias Neto. Justifica a homenagem. Enfatiza a relevância da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba para o município. Elogia os fundadores da instituição, a qual, acrescenta, tem participação ativa nos rumos da cidade. Afirma que as iniciativas da entidade vão além do interesse comercial dos associados e beneficiam toda a população. Ressalta que o projeto do Aglomerado Urbano de Piracicaba nasceu em audiências públicas realizadas em parceria com a associação. Afirma que o aniversário simboliza um momento de continuidade e também a abertura de novos horizontes. Anuncia a apresentação de vídeo com o "Hino de Piracicaba". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Para compor a Mesa dos trabalhos desta noite, exmo. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - Acipi, Sr. Ângelo Frias Neto; (Palmas.) prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos; (Palmas.) presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador João Manoel dos Santos; (Palmas.) representante das Federações das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Sr. Jorge Aversa Júnior. (Palmas.)

Senhores e senhoras, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo, deputado Samuel Moreira, atendendo à solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 80 anos da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Acipi. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional do Brasil, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Tenente Músico PM Jassen Feliciano, conterrâneo piracicabano, que é o maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência, mais uma vez, agradece a presença do tenente músico Jassen Feliciano e os demais músicos da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, muito obrigado.

Agradecemos as presenças das seguintes autoridades, Sr. José Antonio de Godoi, secretário municipal de Governo de Piracicaba, Sr. Sérgio Antonio Fortuoso, secretário municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba; Jaqueline Santana, jornalista, diretora presidente da Rádio Educativa FM e coordenadora do departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, representando a Sra. Angela Jorge Corrêa, que é secretária municipal de Educação; Dr. Ronaldo Moschini, vereador do PPS de Piracicaba; vereador Pedro Cruz, do PPS de Piracicaba; Sr. Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Administradora do SCPC; Sr. José Wagner Simpioni, da diretoria da Rede Boa Vista Administradora do SCPC; Sr. Kyung Chan Park, diretor coordenador de Assuntos Corporativos da Hyundai; Sr. Arnaldo Antonio Borotoletto, presidente da Coplacana; Sr. José Coral, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba; Sr. Ricardo Martins, gerente geral de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais e Recursos Humanos da Hyundai; Sr. Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente regional do SEBRAE de Piracicaba; também o Sr. Adilson Antonio Souza, gerente comercial do Jornal de Piracicaba; Sr. Lourenço Tayar, da Gazeta de Piracicaba e da Rádio Onda Livre AM-FM; Sr. César Costa, da TV Beira Rio de Piracicaba; Sr. Gabriel de Oliveira Duarte, conselheiro da Acipi; Sr. Cristian Lanfredi, delegado de Polícia, representando o delegado geral de Polícia, Dr. Luiz Maurício Blazek; Sra. Tenente PM Amanda Hatsume Sato Sabbatini, representando o coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Agradeço, também, profissionais de imprensa presentes, proprietário da Tribuna de Piracicaba, jornalista Evaldo Vicente; Sr. Cristiano Diehil, da Gazeta de Piracicaba; Sra. Lilian Geraldini do Jornal Piracicaba; Sra. Adriana Ferrezini, da Gazeta; e Sr. Marcelo Germano, do Jornal de Piracicaba.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, em Piracicaba, pela NET canal 8, dia 3 de agosto, sábado, às 21 horas, NET canal 13, TVA canal 86, TVA Digital 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Assistiremos a um vídeo institucional das Associações Comerciais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Justificativas de ausências, o governador Geraldo Alckmin e a primeira dama Lu Alckmin. Também do tenente coronel Marco Aurélio Alves Pinto, chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo; do líder de governo deputado Barros Munhoz.

Também justificando ausência, o secretário Municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o nosso Jonny de Piracicaba; Sr. Giuliano Dedini Ometto Duarte, da Dedini Indústrias de Base; Dra. Eliete Nunes Secamilli, secretária de Desenvolvimento Social de Piracicaba; Dr. Pedro Antonio de Mello, presidente da AMHPLA e secretário de Saúde de Piracicaba; professor Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Universidade Metodista de Piracicaba; Sr. Paulo Tayar, presidente do Clube de Campo de Piracicaba; e Sr. Paulo Luiz Capelotto, diretor do Investe São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Jorge Aversa, que representa a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, é o vice-presidente e ex-presidente da entidade.

 

O SR. JORGE AVERSA - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, nosso deputado Roberto Morais, Sr. João Manoel dos Santos, presidente da Câmara, e Ângelo Frias Neto, presidente da nossa entidade.

Um grande orgulho, aqui, representando a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. É um grande prazer, principalmente, homenageando a nossa entidade, Acipi, que fez 80 anos no dia 9 de julho. Na vinda pra cá, viemos conversando e eu falando até em uma entrevista com a imprensa, a qual quero cumprimentar, que eu também falei que as Associações Comerciais têm toda essa força por não terem remuneração, não tem nenhum tipo de remuneração do governo, ela presta serviços com caráter de associativismo. Isso é muito importante, temos que citar que toda diretoria também é voluntária, isso é muito importante citar.

Citei exatamente isso, relembrando os nossos antecessores em 1933, um ano depois da Revolução, 3 anos depois da queda da Bolsa de Valores do mundo e os empresários piracicabanos se aglutinando, juntando e fazendo com que, naquele Teatro Santo Estevão, fundassem a Associação Comercial e Industrial, naquela época Agrícola de Piracicaba. E hoje, 80 anos depois, nós, sucessores, fazendo aquele papel, papel de aglutinação, papel de fomento, papel de desenvolvimento, isso é muito importante para essa Associação, que eu acredito que seja um dos grandes pilares de desenvolvimento de Piracicaba, juntamente com outras Associações e entidades aqui representadas.

Quero ser bastante breve e sucinto, porque nós temos o Ângelo, que já deve falar muita coisa da nossa Associação desses 80 anos. Temos aqui ex-presidentes, como o Godoy, representantes da Boa Vista, como o Dr. Dourado. Temos entidades parceiras e co-irmãs como a Santa Bárbara. Nós ficamos muito felizes porque a Federação, pela primeira vez, tem um integrante de Piracicaba presidindo essa região de 39 cidades, as Metropolitanas de Campinas, e o aglomerado de Piracicaba. São 39 cidades, as mais importantes cidades do interior, a maior região e mais importante região do estado de São Paulo. No ano passado, em uma visita, o presidente Rogério Amato falou em bom tom para a imprensa e para toda nossa diretoria que a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba é um modelo de Associação do estado de São Paulo.

Ficamos muito felizes e quero cumprimentar todos, agradecer a presença, parabenizar o Ângelo Frias Neto pela Presidência e quero cumprimentar Piracicaba por ter uma Associação de tão vanguarda como tem a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradecemos a presença do talvez mais jovem vereador do país, vereador João Vitor, do PPS de Águas de São Pedro, presidente do Partido. Muito obrigado pela presença.

Também justificou ausência o professor Jacks Jorge Júnior, que é o diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Esta Presidência concede a palavra ao presidente da Câmara de Vereadores, representando o nosso legislativo e os demais vereadores presentes, vereador João Manoel dos Santos.

 

O SR. JOÃO MANOEL DOS SANTOS - Quero cumprimentar o deputado estadual Roberto Morais e, em nome dele, cumprimentar as demais autoridades presentes. Cumprimento o prefeito professor Gabriel Ferrato, o Sr. Jorge Aversa, que representa a Federação, o Sr. Ângelo Frias Neto, representante da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, cumprimentar a primeira-dama e, em nome dela, quero cumprimentar todas as mulheres presentes. Cumprimento todas as autoridades, lideranças, vereadores, inclusive da minha cidade, Pedro Cruz, Bosquini, Pedro Cauai e, em nome de vocês, cumprimentar os demais vereadores.

Dizer que é uma satisfação muito grande estar presente aqui, nesta noite, por alguns motivos, por três motivos. Primeiro, como vereador de Piracicaba, como presidente da Câmara que, na verdade, dela saiu o primeiro Presidente civil do país. O Coral está aqui, com muito orgulho o nosso amigo. Uma Câmara que tem um legado importantíssimo na história de Piracicaba e do Brasil. Segundo, porque estou aqui juntamente com o Roberto Morais, o deputado com quem legislei em Piracicaba, na Câmara, e logo ele veio para deputado e eu continuei como vereador. O Roberto sempre teve sucesso defendendo com toda galhardia a nossa cidade, o nosso Estado e, principalmente, a nossa região. Terceiro ponto, quero prestigiar este momento importantíssimo da Acipi, os 80 anos de glória. Pode-se dizer de glória porque uma Associação que tem defendido com muita ênfase, não só agora, mas os seus presidentes, que passaram pela Acipi, sempre defenderam os associados com muita firmeza, com muita seriedade, na questão comercial e industrial, mas, principalmente, na questão social. Porque uma questão que marca muito é a questão de ver uma entidade como a Acipi preocupada, e na verdade, comprometida, com a questão social.

Em nome do Poder Legislativo de Piracicaba, junto com os meus colegas, quero trazer o abraço carinhoso e respeitoso à Acipi pelos seus 80 anos de existência, defesa da nossa cidade e da nossa região. E ao Roberto Morais, deputado que tem prestado relevantes serviços à nossa cidade e à nossa região.

A todos vocês, a imprensa presente, nosso abraço respeitoso e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao exmo. prefeito municipal de Piracicaba Gabriel Ferrato, acompanhado, neste ato, pela primeira-dama, D. Selma Ferrato. Desculpa não ter citado antes a sua presença, minha querida amiga Selma. Muito obrigado pelo comparecimento.

 

O SR. GABRIEL FERRATO – Cumprimentar, inicialmente, nosso deputado estadual Roberto Morais, pela iniciativa importante de prestigiar esta importante entidade de Piracicaba, que é a Acipi. Cumprimentar o presidente do Legislativo local João Manoel dos Santos, grande parceiro com os compromissos que temos com a cidade de Piracicaba. O Jorge Aversa representando, aqui, a Federação do Comércio e que também presidiu a Acipi com muita competência. O atual presidente Ângelo Frias Neto, em nome do qual quero cumprimentar todos os Presidentes anteriores da Acipi. E também cumprimentar todos os diretores, conselheiros, não só os atuais como os anteriores também, pois não se constrói uma história de 80 anos, nem numa cidade, nem em uma instituição sem a contribuição de muita gente. Todos têm um pedaço na construção dessa entidade e eu rendo minha homenagem a todos eles.

Minha homenagem, também, aos servidores, funcionários da Acipi, que executam as atividades voltadas para os seus associados da entidade e, portanto, ajudam a exercer um papel que a entidade tem no município. E aos associados da Acipi que, afinal, dão a sustentação para que ela exista, para que ela sobreviva e para que ela cresça. A Acipi está colada à história recente, pelo menos nos últimos 80 anos de Piracicaba, participou de momentos importantes, decisões importantes da cidade de Piracicaba, nesses 80 anos, e continua presente nessa história recente. Nos últimos governos, todos municipais, ela foi não só um espaço de debate dos problemas da cidade, mas tem sido uma parceira importante e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade. Nós temos tido espaço com os amigos todos e grande parte deles aqui presentes, aproveito para cumprimentá-los todos, lideranças aqui presentes, enfim, um espaço democrático que a gente debate as questões da cidade e também nos ajuda a formular proposições para que tenhamos uma cidade cada vez melhor.

Esse papel da Acipi entrosada com o poder público local é muito importante para o nosso município. Por outro lado, uma instituição que também, visivelmente, consegue acompanhar as mudanças do mundo moderno, vive diversificando, se modernizando e oferecendo aos seus associados o que há de melhor para o enfrentamento, para as novas questões que surgem ao longo da dinâmica do desenvolvimento do país e do nosso município. É uma entidade moderna, ágil, dinâmica, eficiente e que, portanto, colabora com os seus associados e que acaba colaborando para a cidade no seu desenvolvimento.

Esse é um aspecto muito importante da entidade que tem seus associados pulverizados, espalhados pela cidade. A Acipi e seus associados estão presentes em cada ponto da nossa cidade. Em cada bairro da nossa cidade tem comércio, um prestador de serviço, uma pequena empresa, enfim, espalhados pelo território municipal, portanto, é uma força importante presente no nosso território local. Por tudo isso, por essa colaboração com a cidade, por esse papel presente na nossa sociedade merece toda a nossa homenagem.

Um período recente participou de projetos muito importantes em parceria com o poder público municipal especial. O projeto que eu considero da maior importância, que nem sempre é fácil introduzir, que é o projeto da Cidade Limpa. Tem que ter muita coragem, todos têm que ter muita coragem para fazer esse tipo de modificação na cidade. Assim como o projeto dos Parquímetros, que tiveram algum tipo de reação momentânea, pelo menos, mas que ajuda muito na cidade, não só os comerciantes, mas na mobilidade urbana e até no meio ambiente, até porque parquímetros são componentes que evitam que as pessoas circulem demais para encontrar o lugar e acaba contribuindo para o meio ambiente. Assim como na readequação da Rua do Governador, que foi muito importante esse trabalho, e na criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba, ao qual eu tenho a honra de presidir.

Portanto, por tudo isso, por essa presença ativa da entidade no município de Piracicaba, em nome dos piracicabanos, deixo, aqui, meu abraço a todos, meus cumprimentos à entidade e o voto de parabéns e muitos anos de vida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradecemos a presença do Sr. Roberto Bonamin e a Sra. Valdete Morais, que são diretores da ACISO - Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara do Oeste, nossa vizinha.

Assistiremos, agora, a um vídeo de apresentação da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, a Acipi, nos seus 80 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ângelo Frias Neto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

O SR. ÂNGELO FRIAS NETO - Boa noite a todos. Ilustríssimo Sr. deputado estadual Roberto Morais, autor desta homenagem, grande parceiro da nossa cidade, que faz um trabalho muito grande, desde o tempo da vereança, e, agora, como deputado estadual, e em nome de quem quero saudar a todos os componentes da Mesa. O Sr. prefeito municipal de Piracicaba, Gabriel Ferrato, em nome de quem quero saudar todos os piracicabanos que vieram nessa comitiva para esta cerimônia, e a todos que estão aqui conosco. Sr. Jorge Aversa, em nome de quem saúdo todos os diretores, conselheiros da Acipi e funcionários da Acipi. E o Sr. João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Em nome da Acipi - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - e seus diretores e conselheiros voluntários que integram a entidade, agradecemos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa de seu presidente, deputado Samuel Moreira, por esta sessão solene realizada, aqui, no Plenário Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Palácio 9 de Julho, com o objetivo de comemorar os 80 anos da Associação, por iniciativa do deputado Roberto Morais. Estendemos os nossos mais sinceros votos de gratidão a toda Casa de Leis que, em outras duas oportunidades, também se viu a homenagem à Acipi por meio do deputado Roberto Morais, em 2003, em razão dos seus 70 anos, e em 2008, pelos seus 75 anos.

Estarmos aqui, mais uma vez, em uma data como esta, é extremamente gratificante e nos mostra a sinergia existente entre o poder público e as entidades representativas da sociedade como a Acipi. Presidir a Acipi é uma grande oportunidade, e neste um ano à frente da Associação, tem sido uma frente de trabalho ao qual diretores e conselheiros voluntários da entidade têm se empenhado com muito esforço e dedicação em defesa dos interesses da classe empresarial, com o objetivo de fortalecermos os segmentos do comércio, indústria e serviços de Piracicaba e região.

Estar à frente da Acipi no ano em que a entidade completa o seu Octogésimo aniversário, é uma tarefa complexa que pode ser mensurada pelo impacto da Associação ao longo das suas oito décadas de atuação em questões importantes para o desenvolvimento e crescimento da economia e da geração de emprego em Piracicaba e região. A entidade, criada, foi fundada no dia 9 de julho de 33, um ano após a Revolução de 32, e, em nome desta data, denomina esse prédio onde estamos realizando, que é o Palácio 9 de Julho.

Nesses 80 anos, a entidade esteve lado a lado com os seus associados dos setores da indústria, comércio e serviços. Hoje, somos cerca de quatro mil, e em discussões e em trabalhos juntos aos poderes executivo, legislativo e judiciário, municipal e estadual, para auxiliar em questões que trouxessem o bom momento econômico que vivenciamos em nossa cidade, atualmente. Dessa forma, a história da entidade teve intrinsecamente ligada à cidade de Piracicaba, seus munícipes e ao desenvolvimento do estado de São Paulo, o mais pujante economicamente do país, o que alçou a Acipi um papel de destaque e representatividade dentro do complexo de discussões, pautas, definições e estratégias para a efervescência do nosso sistema econômico.

Entendemos que chegar a tal data tendo a aceitação da comunidade local e nos colocando à frente de projetos em nossa cidade, como a Lei da Cidade Limpa, da requalificação da Rua Pedro de Toledo, no centro de Piracicaba, na criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba e da instalação dos Parquímetros no município, para citarmos os mais recentes, reflete que as premissas da entidade enraizadas nos idos da década de 30 foram cumpridas ao longo de todos esses anos, no período em que 26 presidentes estiveram à frente da entidade, começando por Luiz Dias Gonzaga, em 1933, e culminando na atual gestão sob minha Presidência. Agora, mais do que isso, a Acipi tem o papel de continuar contribuindo para o desenvolvimento de Piracicaba e a sua macro região, seja fornecendo produtos e serviços para os seus associados aprimorarem os seus negócios e se desenvolverem gerando emprego, renda, impostos, e num mercado cada vez mais competitivo, ou provendo a capacitação ou qualificação por meio da sua Escola de Negócios, com cursos de curta e longa duração, treinamentos e palestras que contemplam diversas áreas da gestão.

Também buscamos destacar a significância aos registros históricos que estimularam e desenvolveram empreendedorismo em nossa cidade desde o surgimento, desde a fundação da cidade de Piracicaba, em 1767, com o capitão Antonio Correa Barbosa. Para isso, a entidade mantém o Memorial do Empreendedorismo em sua sede, o local recebe desde o ano passado visitas de grupos de estudantes, professores, comunidade local e pessoas de fora. Estarmos conectado com o nosso passado prospectando as situações futuras para um futuro ainda mais promissor ajudam a compreender o papel da entidade.

Queremos deixar registrado o nosso agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para que a história da entidade fosse traçada dessa forma, Presidentes, diretores, membros do Conselho e equipe executiva. Além disso, agradecemos aos piracicabanos que enobrecem por seu caráter receptivo e empreendedor.

Estar à frente da entidade em 2013, ano do seu aniversário simbólico mais importante até aqui, é um desafio que exige força, determinação, características que são essenciais para um empreendedor da classe a qual representamos. Reiteramos o nosso agradecimento a essa Casa de Leis que, ao longo do tempo, tanto nos tem acolhido e ouvido com demandas da nossa classe, a fim de buscarmos o mais sólido e sustentável desenvolvimento e crescimento das atividades econômicas.

Mais uma vez reforçamos os nossos agradecimentos ao deputado presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Samuel Moreira, e ao deputado piracicabano Roberto Morais. A todos que nos engrandecem com esta homenagem, o nosso muito obrigado.

Para finalizarmos, quero deixar registrado o nosso agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para que a história da entidade fosse traçada dessa forma, presidente, diretores, membros do Conselho e equipe executiva, à imprensa falada e escrita, que tem dado a sustentação aos nossos trabalhos, a todas as pessoas aqui presentes, que compareceram a esta sessão. Além disso, agradecemos aos nossos associados e aos piracicabanos, que nos enobrecem, pelo caráter receptivo e empreendedor. Parabéns, empresários. Parabéns, Piracicaba. Parabéns à Acipi. (Palmas.)

Quero aproveitar este momento para realizar uma homenagem ao deputado Roberto Morais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Em nome do Ângelo Frias Neto, presidente, agradeço toda diretoria, funcionários da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba também pela homenagem prestada a este deputado. E este deputado, agora, também presta homenagem, o maior parlamento deste país, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 80 anos da Acipi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - O Regimento da Casa pede que o presidente que comanda a sessão fale na Mesa sentado, não é desrespeito não, mas é o Regimento da Assembleia.

Em nome de todos os paulistas, representados nesta Casa, homenageamos, hoje, solenemente, os 80 anos da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - Acipi, entidade que vem demonstrando ser ferramenta essencial no desenvolvimento econômico e social da nossa cidade.

Desejo, antes de tudo, reverenciar, aqui, os pioneiros que hoje não se encontram mais presentes entre nós. Aqueles que participaram de sua fundação, dedicando esforços sem nem mesmo imaginar o quão importante tornar-se-ia a Associação, que hoje vem realizando ações de avanço no campo da indústria e do comércio, e ainda permanecendo intrinsecamente ligada à história, participando ativamente das decisões acerca dos rumos da cidade.

Nossa Acipi é celeiro de homens e mulheres com olhares empreendedores, espírito forte, e a sensibilidade aguçada ao sutil indício do progresso que acena os rumos seguros a serem seguidos. Percepção inerente somente àqueles que têm o desenvolvimento como meta, a prosperidade como objetivo.

Falo, aqui, de reconhecimento, de gratidão pelos esforços que poderiam ter-se voltado apenas às questões relativas à proposta da Associação, o comércio e a indústria, mas que efetivamente envolveram-se em questões bem mais complexas, de interesse coletivo, sempre com firmeza nos pontos de vista e dispostos a colaborar com ideias, metas, objetividade e, nessa missão, certamente alcançaram sucesso pleno.

Admito, publicamente, que minha trajetória política em muito se deve aos esforços da Acipi, que levou adiante o projeto “Eleitores Unidos por Piracicaba e Região”, campanha que deu oportunidade a todos os candidatos de exporem suas idéias, metas e propostas, de maneira imparcial e democrática. Uma cidade, uma região que estava há mais de uma década sem nenhum representante neste Parlamento e, naquela oportunidade, Piracicaba acabou elegendo dois representantes federais e este deputado como deputado estadual, neste Parlamento.

As mostras de companheirismo sempre foram e continuam frequentes, assumindo posições em que os compromissos previamente acertados são respeitados, cumpridos independente de eventuais acontecimentos, e esta mostra que a lealdade é de grande valia, merecendo o máximo respeito.

Desnecessário se faz contemplarmos, novamente, todos os compromissos sociais pela Acipi assumidos e cumpridos, ajudando a traçar o promissor futuro dos filhos da nossa querida Piracicaba, a nossa Noiva da Colina, que, anos atrás, não tinha as melhores perspectivas e que hoje consegue vislumbrá-las por conta dos esforços da Associação, em parceria com a cidade. É a grande parceira de Piracicaba.

Todo esse sucesso em seus trabalhos, porém, é facilmente compreendido ao admirarmos, ao longo dos anos, cada um de seus diretores e corpo de dedicados funcionários, percebendo que o espírito desenvolvimentista da associação está marcado em cada um deles, que se dedicam verdadeiramente com corpo e alma, em busca de alcançar suas metas.

Orquestra de tão refinada harmonia somente poderia ver como resultado esse brilhante espetáculo, presidente, notado por todos, merecedor dos nossos mais sinceros aplausos.

A comemoração de um aniversário simboliza um momento de continuidade, mas deve significar também uma oportunidade de crescimento, o qual só é possível, e tem sentido, com a colaboração de todos, funcionários e trabalhadores, parceiros e, sobretudo, se for entendida e útil ao desenvolvimento da cidade, ao cidadão, motor e razão da nossa existência.

Eis a filosofia, eis o ideal, eis o que mantém a chama acesa e escreveu as linhas de êxito nesses 80 anos de existência da Acipi, profunda merecedora desta solene homenagem.

Vale lembrar que esse Parlamento já homenageou em outras oportunidades o trabalho realizado por vocês. Porém, nenhuma foi tão marcante como a denominação, através da lei de nossa autoria, no ano de 2008, de um dos principais entroncamentos rodoviários do nosso país, o viaduto que interliga as rodovias dos Bandeirantes e a Luiz de Queiroz, símbolo emblemático do crescimento e força retrato fiel de nossa Acipi.

Outra participação, tenho feito consultas, prestação de contas do meu mandato à Associação Comercial, que foi realmente uma das grandes incentivadoras, e o Aglomerado Urbano de Piracicaba, quando já tinha sido criado a Região Metropolitana de Campinas, fomos contrários que Piracicaba ingressasse na RMC porque não aguentávamos mais, com todo respeito, ser chamado de fim de linha, de quintal de Campinas. Através da época do Clóvis, da minha assessoria, elaboramos o projeto do Aglomerado Urbano, tramitou nesta Casa e com a volta do Alckmin ao governo, ele realmente tinha a intenção, tem e está fazendo, votou a Região Metropolitana de São Paulo, a do Vale, a do Aglomerado de Jundiaí e o de Piracicaba, e agora vamos votar o Aglomerado Urbano da cidade de Sorocaba, uma maneira de descentralizar. E foi dentro da Acipi que aconteceram as audiências públicas, inclusive na época com a presença hoje secretário da Casa Civil, mas secretário do Desenvolvimento Metropolitano o deputado Edson Aparecido, também agradecemos a Acipi por esta força dada, por este incentivo, melhor dizendo dado, para que Piracicaba se tornasse sede do Aglomerado Urbano com mais 22 cidades.

Dessa forma, congratulo na pessoa de seu presidente, meu amigo Ângelo Frias Neto, o brilhante trabalho da Acipi em nossa cidade, seus funcionários e diretores e todos aqueles que os antecederam, deixando sua marca e cumprindo sua função para o bom desempenho da Associação, encravando na história piracicabana o nome desta entidade que tanto fez e ainda faz por todos nós.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior Parlamento deste país, sabe reconhecer homens e entidade de valor. Por isso, nessa solene, nós estamos rendendo homenagens à Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, exemplo de garra, determinação e espírito público. Que continue servindo de exemplo por, pelo menos, mais 80 anos.

Parabéns a todos os presentes nesta sessão. (Palmas.)

Senhoras e senhores, eu peço a todos que puderem para que fiquem em pé para que nós possamos ouvir o Hino e ver as imagens da nossa querida Piracicaba, que amamos tanto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo e do Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Primeira vez que esse Hino é tocado aqui, numa sessão solene da Assembleia. Agradeço ao vereador Ronaldo Mosquini e sua assessoria, ao presidente da Câmara, João Manoel dos Santos. Vou deixar aqui, presidente, com toda liberdade que temos. O presente da Câmara vai ficar aqui, para fazer parte do acervo da Assembleia Legislativa, essas imagens da cidade que nos encanta, nos apaixona e, realmente, nos emociona.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades presentes, as que compõem a Mesa e, em nome delas, agradecemos a todos que aqui vieram, o Sr. Ângelo Frias Neto, acompanhado da sua esposa, D. Celisa; o prefeito Gabriel Ferrato e esposa Selma; vereador João Manoel dos Santos; Jorge Aversa Júnior; todos que aqui vieram.

Confesso que tenho uma alegria muito grande de receber nossos conterrâneos, nossos amigos de Piracicaba e região, porque sabemos das dificuldades de vir a São Paulo. As sessões deliberativas são terças, quartas e quintas e as solenes só podem acontecer ou segunda à noite ou sexta à noite. Portanto, agradecemos a vinda de vocês e fico muito feliz quando vocês vêem na nossa Casa, conhecer o trabalho do Parlamento, embora, hoje, as sessões são transmitidas ao vivo, pela internet, pela TV, não tem como o deputado enganar, falar que está aqui e não está, porque é só acessar lá, acessa os plenarinhos, das 14hs30 às 16hs30, nós temos todas as matérias sendo analisadas. Depois das 16hs30, aqui, votando matérias. Então, não tem o que esconder. Hoje, a transparência que defendemos aqui na política. Agradeço, do fundo coração, a vinda de vocês, a próxima sessão será dia 25 de outubro aqui no Parlamento, vamos homenagear o Centenário Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, também numa sexta-feira à noite. Gostaria que todos comparecessem.

A Bel, nossa simpática funcionária do Cerimonial, me deu uma notícia aqui, os encapuzados resolveram e vieram, pela primeira vez, aqui, para a Assembleia. Está tendo um ato, aqui, dos japoneses, talvez eles não saibam que não tem sessão hoje. Portanto, vamos sair todo mundo junto pelo estacionamento dos funcionários, pois eles estão do lado da frente do Parque do Ibirapuera. Obrigado a Bel, pelo esclarecimento.

Para finalizar, para agradecer, quero também citar a presença do Arnaldo Bortoletto e do José Coral. Levaram-me como deputado de Piracicaba para que a gente engrosse essa pressão em cima da Presidente Dilma Roussef, para salvar o nosso setor sucroalcooleiro. Hoje de manhã, com a presença do deputado Arnaldo Jardim, deputado Mendes Thame, o Estado todo presente na nossa querida COPLACANA, outra entidade séria de Piracicaba. Então, agradeço a presença de vocês, cumprimento e vamos envolver o Estado, envolver o Brasil que estão sucateando, em dois anos e meio, 40 usinas da região Sudeste fecharam as portas, e mais 20 correm o risco de fechar este ano ainda. E a nossa cidade é uma cidade sucroalcooleira e precisamos manter, realmente, os empregos. Mais de um milhão e cem empregados, hoje, na cana. Então, são empregos que tem que ser mantidos e voltar a ter sensibilidade a nossa Presidente Dilma Roussef para salvar o nosso setor. Parabéns pelo evento.

Quero agradecer, aqui, também, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, serviço de atas, o Cerimonial com o Natal, com o Edson e a Bel, a Assessoria de Impressa da Casa, da Polícia Civil, da Polícia Militar e todos aqueles que compareceram.

Agradecimento especial ao nosso querido Washington Marciano, o Juju, e os funcionários da Associação Comercial que, juntamente com funcionários meus de Piracicaba e o Clóvis, Reginaldo, Daniel, Sandra e a Naisa, aqui em São Paulo, todos trabalharam bastante para que esta sessão, realmente, tivesse este êxito que teve novamente. E mais uma vez, muito agradecido com a presença de todos que vieram da cidade de Piracicaba para participar deste ato.

Em nome de Deus, está encerrada a presente sessão, lembrando que no sábado à noite, dia 3, amanhã, toda sessão será apresentada na TV Alesp. Muito obrigado e bom final de semana, fiquem todos com Deus. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 58 minutos.

 

* * *