http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE AGOSTO DE 2013

043ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao Seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre o aniversário de 67 anos do Comando Militar do Sudeste. Informa ser o "Dia do Soldado", comemorado em 25 de agosto. Relata que Duque de Caxias também nasceu no mesmo dia. Discorre sobre a história de Duque de Caxias. Ressalta que a carreira de soldado proporciona aos jovens valores como disciplina, solidariedade, amor à pátria, entre outros. Lista diversas atividades dos soldados. Afirma que o "Dia do Soldado" deixou de ser um dia público de festividades, sendo homenageados em datas como 07 de setembro ou 15 de novembro. Diz que esta Casa busca a valorização das forças armadas e o resgate do dia 25 de agosto, para que o mesmo se torne um dia de comemorações. Destaca a preparação para o sacrifício extremo em favor da pátria e seus semelhantes. Anuncia a entrega de homenagem ao General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

 

002 - ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO

General do Exército, Comandante Militar do Sudeste, saúda as autoridades presentes. Lembra ser este o terceiro ano consecutivo no qual o Deputado Fernando Capez homenageia o Exército Brasileiro. Afirma que esta atitude fortalece a convivência entre as instituições. Diz ter trazido um número expressivo de militares para testemunhar a grandeza deste momento. Ressalta que a juventude receberá uma aula de civismo e cidadania. Agradece os amigos do Comando Militar do Sudeste e o Deputado Fernando Capez, em nome de todo o Exército Brasileiro. Menciona ser a instituição devotada 24 horas ao interesse da sociedade. Cita algumas das realizações atuais do Exército Brasileiro. Destaca a importância desta instituição, com 365 anos de existência, e que sempre participou intensamente da vida nacional, com democracia e meritocracia. Enaltece o Exército Brasileiro. Comenta a atuação no Haiti, onde contribuíram para a construção da paz. Diz que faria dois gestos de agradecimento pela iniciativa do Deputado Fernando Capez, sendo o primeiro uma apresentação da Sargenta Miriam, pertencente à Banda Sinfônica do Exército e, o segundo, a entrega de troféu, representativo do Comando Militar do Sudeste, uma estátua do bandeirante. Anuncia a apresentação da 3ª Sargenta Miriam Hadassah, integrante da Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Exibe a imagem da estátua recebida em retribuição à homenagem prestada ao Exército Brasileiro. Destaca a importância das Forças Armadas em nosso País. Discorre sobre a criação do Exército e da importância do bandeirante. Informa que as Forças Armadas Brasileiras mantêm a integridade deste território. Solicita à Banda do Exército Brasileiro que tocasse a música que simboliza a vitória do povo brasileiro, a música do ex-piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Pede aos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que dessem seus "gritos de guerra". Menciona que os jovens que hoje ocupam as galerias desta Casa são futuro do nosso País e também admiradores das Forças Armadas. Anuncia a canção do Exército Brasileiro, executada pela Banda do Exército. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tenho a honra de convidar para ocupar a Mesa principal dos trabalhos, à direita desta Presidência, o General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste. (Palmas.)

Representando o Poder Judiciário do Estado de São Paulo, como a maior autoridade civil aqui presente, S. Exa. o desembargador Waldir Sebastião Denuevo Campos Júnior, que representa o Presidente do Tribunal de Justiça desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori. (Palmas.)

Temos também a honra de convidar para integrar a Mesa principal dos trabalhos Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comar. (Palmas.) A imensa honra também chamar para a Mesa principal dos trabalhos Vice Almirante Liseo Zampronio, Comandante do 8º Distrito Naval. (Palmas.)

Para ocuparem o camarote ao lado da Mesa que por determinação regimental integra também a Mesa principal dos trabalhos, General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, Comandante da 2ª Divisão do Exército. (Palmas.) General de Brigada Carlos dos Santos Sardinha, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste. (Palmas.) Senhor Paulo Lopes, Presidente da Associação Amigos do Exército. (Palmas.) Senhor Cid Luiz Devisate, 2º Vice-Presidente da Sociedade Amigos da 2ª Divisão do Exército - Sasde. (Palmas.)

Tenho a honra de chamar também um grande amigo desta Casa, deste parlamento, das Forças Armadas e uma das maiores lideranças nacionais da agricultura, o eminente doutor Fábio Meirelles, Presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, que nos honra hoje com sua presença. (Palmas.) Procurador de Justiça Edson Ramachoti Ferreira Carvalho, meu colega do Ministério Público. (Palmas.)

Doutor Plínio Tadeu de Andrade Jubran, Delegado de Polícia Titular; Senhor Thell Moraes Martins, diretor da Assistência Social do MMDC-32. Peço vênia para ocupar a cadeira aqui ao lado a nossa esquerda o eminente, que foi deputado federal, ministro do Superior Tribunal Militar Flávio Flores da Cunha Bierrenbach. (Palmas.) Senhor Calor Baraldi Neto, Presidente da Agruban - Associação Grupo Bandeirante; Senhor Cadorno Sabatino Augelli, Sociedade Amigos da 2ª Divisão do Exército; Capitão de Fragata Chefe Geral dos Serviços Marcos Aurélio de Arruda; Capitão de Fragata Nascimento, do Centro Tecnológico da Marinha; eminente Comendador Antonio Basile, um dos maiores representantes aqui da sociedade civil, e que representa também aqueles que admiram e amam as Forças Armadas, uma salva de palmas ao senhor Antonio Basile, sempre presente em todos os eventos. (Palmas.)

Nosso querido amigo doutor Amadeu Armentano, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva; doutor Luis Duarte, representando o doutor Elival da Silva Ramos, Procurador Geral do Estado de São Paulo; senhor Cristian Lanfredi, delegado de polícia, representando o nosso Delegado Geral de Polícia doutor Luiz Maurício de Souza Blazeck, uma salva de palmas a Polícia Civil de São Paulo. (Palmas.) E o senhor Alberto Jabur, cônsul honorário de El Salvador em Santos, também aqui presente nos honrando muito.

Senhoras e senhores esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene ela se reveste de rígida forma sacramental. A sessão solene só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia em exercício o deputado estadual Samuel Moreira. E só pode ser convocada pelo Presidente da Assembleia desde que solicitada por algum deputado em exercício no mandato desta Casa. Após a solicitação da sessão solene ela passa por uma série de procedimentos até a sua deliberação pelo Colégio que congrega todas as lideranças dos partidos desta Casa e, portanto, representando toda a sociedade por meio de todos os partidos políticos que aqui se encontram. Após ser debatida a sessão solene é levada a votação.

Há casos em que uma sessão solene é solicitada, debatida e acaba não aprovada, porque para ser aprovada ela te que preencher todos os requisitos regimentais e se revestir de relevante e notória importância pública, e por esta razão esta sessão assim seguiu todos os procedimentos. Ela foi aprovada por unanimidade dos partidos desta Casa, que é algo que demonstra o respeito que a sociedade no estado democrático de direito e o orgulho que tem pelas suas Forças Armadas como patrimônio nacional. E assim, autorizada por unanimidade esta sessão solene veio a ser convocada. Sessões solenes só podem ser realizadas segundas e sextas-feiras, e são as únicas sessões desta Casa realizadas no plenário principal, este Plenário Juscelino Kubistchek em cujos assentos os deputados debatem, discutem e votam as leis mais importantes do Estado de São Paulo, em cujos assentos foi discutida e votada a Constituição do Estado de São Paulo de 1989. E por que todo esse cerimonial? Tudo isso porque esta sessão solene se destina a prestar homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono Marechal Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Por esta razão, respeitosamente, convidamos todos os presentes para, em pé, não apenas ouvirmos, mas cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, em suas duas partes, que será executado pela Banda do Exército Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao Subtenente Antunes pela brilhante execução do Hino Nacional Brasileiro. E a Banda permanecerá porque teremos outras canções belas para serem executadas.

Neste momento anuncio também prestigiando o nosso evento a presença do Coronel da Polícia Militar Marco Antonio Severo Silva que aqui representa o Comandante Geral Benedito Roberto Meira.

Seguindo os trâmites regimentais passamos neste momento a exibição de um vídeo sobre o aniversário de 67 Anos do Comando Militar do Sudeste. Estamos todos prontos para assistir a este vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de Agosto, a data que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Foi instituída em homenagem a Luis Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era Capitão. Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar, o termo soldado deriva do latim “solidarius” alguém que é pago para servir.

No Brasil o Serviço Militar é obrigatório por lei desde 1908, ao completar 18 anos todo rapaz deve se cadastrar em alguma das Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica. Na estrutura do governo brasileiro estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores próprios do bom cidadão e das Forças Armadas como disciplina, organização, amor a pátria, solidariedade e perseverança. Dentre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. O soldado exerce atividade em tempo de guerra e na manutenção da paz dentro e fora do país. Presta também auxilio a população em situações de calamidade, e as camadas mais necessitadas.

Ao longo do Século XX o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade até deixar de ser um dia público de festividade. Nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra, hoje as Forças Armadas Brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro quando é comemorada a Independência do Brasil de Portugal, ou dia 15 de novembro, data que se comemora a Proclamação da República. Será um trabalho desta Casa Democrática por meio dos seus 94 deputados dar como exemplo a democracia e valorização do nosso patrimônio que são as Forças Armadas, resgatar a importância do Dia 25 de Agosto para que se torne uma data de celebrações públicas em homenagem ao soldado e as Forças Armadas como um todo.

Costumo dizer que todas as profissões são nobres, mas somente a de militar a pessoa é formada e preparada para dar o sacrifício extremo da sua própria vida em favor do seu semelhante e se necessário de sua pátria. Não há maior demonstração de solidariedade e amor do que esta. Talvez isso justifique a origem da expressão “soldado”.

Neste momento faremos a entrega de uma homenagem a um grande general, mas que por ser um grande general é também um grande soldado. General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste receberá neste momento da Presidência uma homenagem a ele e que se estende a todos os integrantes do Exército Brasileiro. (Palmas.)

A entrega será feita pelo senhor Misael Antonio de Souza um grande defensor das Forças Armadas.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Uma justa homenagem ao General Adhemar da Costa Machado Filho e a todos vocês .

Neste momento nós solicitamos ao General Adhemar da Costa Machado Filho que faça uso da tribuna principal, parlatório de uso exclusivo dos membros desta Casa Legislativa, mas que hoje se rende em homenagem ao Exército Brasileiro e se engalana em ser ocupado por sua maior autoridade na região Sudeste. General Adhemar da Costa Machado Filho, a palavra é sua.

 

O SR. ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO - Excelentíssimo senhor deputado Fernando Capez, em nome do qual eu saúdo todas as autoridades já aqui nominadas, integrantes do Comando Militar do Sudeste, amigos do Comando Militar do Sudeste, demais testemunhas desta magnífica cerimônia.

O deputado Fernando Capez pelo terceiro ano consecutivo ele destina uma manhã da jornada de atividades aqui da nossa Assembleia para destacar uma homenagem ao Exército Brasileiro. Deputado, eu costumo dizer que por trás da farda, do soldado existe um coração extremamente sensível a essas demonstrações de carinho, de atenção e de reconhecimento. O senhor com uma atitude dessa o senhor contribui para fortalecer a convivência entre instituições que são os sustentáculos de um país.

Deputado Fernando Capez pelo terceiro ano consecutivo destina parte dessa sua energia para homenagear nós soldados do Exército Brasileiro. Eu fiz questão de trazer um número expressivo de militares que servem sob o meu comando aqui no Comando Militar do Sudeste, principalmente os mais jovens para que eles testemunhassem a grandeza deste momento. Essa mensagem é muito mais dirigida aqueles oficiais e militares que se encontram lá na arquibancada porque ainda na juventude deles eles estarão recebendo uma aula de civismo e de cidadania. A grandeza deste momento ela reside justamente nisso.

Agradeço aos amigos do Comando Militar do Sudeste que aqui compareceram, amigos do nosso dia-a-dia, e como eu disse deputado, nas duas vezes anteriores que nós estivemos aqui pela terceira vez o Comando Militar do Sudeste sai do seu Quartel General atravessa essa rua e ocupa as instalações da nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ocupa com o coração a larga para ser homenageado, para receber essa demonstração de carinho emanada desta Casa em particular do deputado Fernando Capez. Eu fico bastante satisfeito, agradeço em nome do Exército Brasileiro, nós todos passamos a instituição permanece. Essa instituição que tão grandes serviços presta para a nação brasileira. Devotada 24 horas ao interesse da sociedade.

Eu gostaria de citar alguns dos feitos de hoje do nosso Exército devotados a nação brasileira. Recentemente concluímos a ampliação do Pátio de Estacionamento do Aeroporto de Guarulhos, uma obra gigantesca e foi feita a entrega com 4 meses de antecedência da data prevista e uma economia considerável de recursos. Estamos fazendo a integração do Rio São Francisco, essa obra de uma importância estratégica fantástica cujos únicos módulos que estão em dia com o cronograma da engenharia são aqueles que foram atribuídos a engenharia militar do Exército Brasileiro. Estamos revitalizando mais 10 quilômetros do Rio São Francisco, um rio que estava secando por imprudência do homem. Recebemos a missão, revitalizamos 10 quilômetros, um trabalho belíssimo totalmente inserido na pauta mundial que é a preservação do meio ambiente, e agora prosseguimos revitalizando mais 10 quilômetros desse rio, que eu quando era garoto o conhecia como o rio da unidade nacional. O rio que manteve o Brasil do Norte unido ao Brasil do Sul.

Concluímos a duplicação da BR101. Concluímos a construção do novo aeroporto de Natal em São Gonçalo do Amarente. Estamos presentes ao longo da fronteira, aqueles companheiros nossos, jovens tenentes que com suas esposas estão naqueles distantes pelotões de Cucuí, Iauretê, São Gabriel da Cachoeira, contribuindo para preservação desse nosso território, que eu gosto de chamar para maior entendimento dos jovens, esse grande condomínio que nos acolhe.

Estivemos reforçando a necessidade de segurança por um ano e meio atuando nos Complexos do Alemão e da Penha, e pacificamos aquelas áreas. Atendemos na vertente da defesa com total sucesso os compromissos por ocasião da visita do Papa Francisco, e tantas outras atividades.

Eu faço questão de citar porque este é o público que sem dúvida reconhece a importância do nosso Exército, e é bom que nós relembremos feitos atuais que só ressaltam a importância dessa instituição para a nação brasileira. Eu me orgulho de integrá-la, cada um de nós se orgulha de pertencer a ela. Estamos construindo e edificando o Exército de hoje e deixaremos esse legado para aqueles que vierem depois de nós. Um Exército que tem 365 anos de existência. Um Exército que participou intensamente da vida nacional. Um Exército democrático que tem como princípio fundamental a meritocracia, ninguém no Exército quando nele ingressa responde a pergunta: quem é o seu pai? Da onde você vem? Ele vai mostrar o seu valor e aí será reconhecido. Um Exército comprometido com a nacionalidade. Um Exército que entende os momentos da vida nacional, compreende e se ajusta a postura que ele deve ter naquele momento. Que a melhor forma dele contribuir para o amadurecimento da sociedade e para o avanço desse país, um país que é o quinto maior do mundo em extensão territorial está entre as sete, oito melhores economias do mundo, e que é visto pelas nações, principalmente do Primeiro Mundo, como país que será, sem dúvida alguma, o grande protagonista na economia, na convivência diplomática.

O Exército hoje completa 9 anos de permanência sob a égide da ONU na Missão de Paz no Haiti. A ONU vem reconhecendo há muito tempo a excelência do militar brasileiro seja da Marinha, seja da Força Aérea, seja do Exército no trato com as populações que são vítimas dessa desgraça chamada Guerra Civil. E a tropa brasileira muito bem preparada ela se insere no contexto do país e decisivamente ela contribui para a construção de um ambiente de paz.

Estivemos em Moçambique. Estivemos em Angola. Estivemos no Timor Leste e estamos no Haiti. Esse minha gente é o homem brasileiro. O homem brasileiro que vem ao Quartel recebe valores, recebe princípios, entende a importância desses traços do crescimento não só da pessoa como do engrandecimento da nação, e ele revela aquele potencial que ele tem. Se há um povo com muito potencial e que bem trabalhado só crescerá é o povo brasileiro. Não somos arrogantes, não somos prepotentes, pelo contrário, temos muita consciência das desgraças da vida e nos solidarizamos com aqueles que contribuem para minorá-las.

Deputado Fernando Capez muito obrigado. Eu destinei dois gestos de agradecimento a sua iniciativa. O primeiro sem dúvida, é um que é direcionado a V.Exa. mas calará no coração de cada um de nós que neste momento testemunha esse encontro. Nós trouxemos aqui a 3ª Sargento Myriam Hadassah da Banda Sinfônica do Exército. Ela é do Exército, mas pertence ao Comando Militar do Sudeste, somos nós o guarda-chuva desta Banda, esta Banda que é um grande cartão de visitas do nosso Exército, e que nós nos valemos muito dela para mostrar aquele lado sensível de todo militar. O militar é um homem bom. O militar é um homem devotado as causas nobres, mas ele é um homem preparado dentro da lei, com total consciência para o emprego dos meios de violência da sociedade. É para isso que existe o Exército, e a última coisa que nós queremos é a violência. Queremos a paz, somos amantes da paz. Somos amantes das coisas boas. Queremos um Brasil forte, um Brasil que se firme no contexto das nações. Queremos um Brasil que harmonize a sua sociedade de irmãos com muito conteúdo religioso, psicológico e de vontade. Então a primeira homenagem será uma apresentação da nossa 3ª Sargento Myriam Hadassah, em agradecimento ao nosso deputado Fernando Capez e que eu estendo a todos os presentes.

E a segunda como nós usamos muito aquele termo no Exército eu vou materializar a retribuição desse gesto do deputado fazendo a entrega daquele que eu considero o troféu mais representativo do Comando Militar do Sudeste, é uma estátua do Bandeirante que sem dúvida alguma é o incentivo anímico de todo militar que serve no Comando Militar do Sudeste. Nós temos no coração o espírito do verdadeiro bandeirante que forjou essa nação, que delimitou nossas fronteiras, que enfrentou a diversidade, esse é o nosso compromisso.

Deputado Fernando Capez muito obrigado, receba em nome de todos os integrantes do Comando Militar do Sudeste e do Exército Brasileiro que nós representamos neste momento aqui esse grande Exército Brasileiro, receba os nossos agradecimentos, o nosso carinho e a certeza de que o senhor sempre estará entre os grandes amigos da nossa instituição. 3ª Sargento Myriam Hadassah, por gentileza, peço que você inicie a apresentação. Eu vou me dirigir, ao mesmo tempo em que farei a entrega ao deputado do nosso Bandeirante. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bem eu queria dizer que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia, vai ao ar para um público médio, são 250 mil telespectadores por minuto equivale a audiência de uma rádio top de São Paulo no horário de grande audiência. Vai ser transmitida essa sessão, e eu que recebi aqui a imagem do Bandeirante eu queria que filmasse, um foco, por favor, homenagem do Exército Brasileiro, General Adhemar a mim que recebo também em nome de toda Assembleia. E fico feliz, ficará em local de grande destaque para o resto da minha vida. (Palmas.)

Esta é uma homenagem linda. É uma homenagem que emociona porque ela tem grande intensidade e simbologia em relação às Forças Armadas em relação ao nosso país. O Exército Brasileiro foi criado numa circunstância muito especial, quando em 1648 na Batalha dos Guararapes restaurava-se a integridade do território brasileiro. E o bandeirante é aquele que empreendeu para muito além do traçado original feito no Tratado de Tordesilhas em 1494. Quando na Guerra dos Emboabas em 1709 no episódio tragicamente conhecido como Capão da Traição, quando desbravadores paulistas foram cercados pelo Exército que aqui ocupava e disseram para depor armas que seriam liberados. E após a deposição de armas foram todos massacrados. E de lá eles foram empreendendo, foram caminhando, ampliando a nossa ocupação e hoje temos um país de dimensões continentais.

Foi então que agora o Exército Brasileiro durante todo o Século XIX enfrentou toda sorte de guerrilhas separatistas, e graças as Forças Armadas Brasileiras foi mantida a integridade desse território de proporções continentais. Foram a Revolução Farroupilha, a Sabinada na Bahia, a Balaiada no Maranhão, a Cabanagem no Pará, na Revolução de Canudos na virada do século. Tantas e tantas guerras que pretendiam seccionar o Brasil em inúmeras repúblicas menores, e que hoje graças a vocês, a instituição que os senhores integram e pertencem o Brasil é hoje o que o General Adhemar retratou no seu discurso. A nação do presente, a nação do futuro, a nação admirada e respeitada por todos os principais países do mundo.

Eu quero solicitar novamente à Banda do Exército Brasileiro, seguindo o traçado aqui do nosso Cerimonial, que execute a música que simboliza a vitória, a vitória do bandeirante, a vitória do Exército, a vitória de nós brasileiros, a vitória do nosso grande símbolo o inesquecível piloto Ayrton Senna. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a execução.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Palmas a Ayrton Senna e ao Exército Brasileiro. (Palmas.)

Estão ainda em tempo doutora Alessandra Calabresi representando a Seccional de São Paulo, senhor Francisco Fernando diretor dos Desbravadores da Igreja Adventista da Vila das Belezas, senhora Noemi Silva Santori dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dias, senhora Joice Palmeiras dos Desbravadores da Igreja Adventista do Jardim das Palmeiras, e por esta razão pedimos agora aos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que fiquem em é sob o comando do líder Francisco Fernando dêem o seu brado de guerra. O brado de guerra pela paz. (Palmas.)

 

O SR. FRANCISCO FERNANDO - Bom dia a todos. Agradeço ao nobre deputado e a toda Casa pela oportunidade de estar aqui representando o Clube dos Desbravadores, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Aqui presente comigo estão representantes de cada Clube os diretores Joice Palmeiras do Clube dos Desbravadores Mensageiros, Ismael do Clube dos Desbravadores Bandeirantes, Mateus Luiz do Pioneiros e eu dos Tigres de Ávila.

Vou pedir que cada um dê o seu grito de guerra. Os pioneiros sua vontade, sentido! Somente para Clube de Desbravadores Mensageiros. Fora de forma! Joice somente para o Clube de Desbravadores Mensageiros, mais uma vez. Fora de forma! Marche! Para os Clubes de Desbravadores Tigres de Ávila. À vontade, sentido! Brado número um, fora de forma! Marche! (Palmas.)

Agradecemos toda Casa pela oportunidade, o Clube dos Desbravadores se sente honrado pela oportunidade e gostaríamos de estar em maior número. Só não estamos em maior número devido as aulas que muitos desbravadores estudam no período da manhã. Agradecemos a todos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Isso é para vocês verem jovens que ocupam aqui as nossas galerias como vocês são queridos, como vocês são admirados. Esses jovens desbravadores são o futuro do nosso país, e são admiradores das Forças Armadas.

Esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado dia 31 de agosto às 21 horas pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2, na minha TV é canal 7, não sei na sua.

Neste encerramento de acordo com o Regimento Interno cabe ao proponente fazer um discurso, mas eu vou quebrar o protocolo e vou surpreender a Banda do Exército Brasileiro já pedindo que ela fique em pé, porque o meu discurso de encerramento será feito e eu convido juntamente com todos vocês, convidando-os juntamente comigo cantarmos a Canção do Exército. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a execução da Canção do Exército.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, a excelência do serviço do Cerimonial, aos nossos assessores Anita e Delmíndia Costa, ao Coronel Magalhães e a Misael Antonio de Souza.

Encerramos esta sessão com as mesmas palavras que começamos, sob a proteção de Deus. Que Deus os abençoe, que Deus abençoe a nossa pátria. Um bom dia e uma boa semana a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 16 minutos.

 

* * *