http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE SETEMBRO DE 2013

046ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “30 ANOS DA CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES”

 

Presidentes: HAMILTON PEREIRA e LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

 

RESUMO

 

1 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Luiz Claudio Marcolino e Hamilton Pereira, este na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 30 Anos da CUT - Central Única dos Trabalhadores".

 

2 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência e nomeia as autoridades presentes.

 

3 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - WAGNER DE FREITAS

Presidente nacional da CUT, agradece aos deputados Hamilton Pereira e Luiz Claudio Marcolino pela iniciativa de homenagear a Central Única dos Trabalhadores. Discorre sobre o papel da CUT no Brasil. Destaca a importância da organização em conquistas trabalhistas. Faz histórico da trajetória da central. Critica o Projeto de lei federal nº 4.330/04, que regulamenta a terceirização no País, por considerá-lo prejudicial aos direitos da classe trabalhadora.

 

5 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência. Anuncia presença de autoridades e a apresentação de vídeo em comemoração aos 30 anos da CUT.

 

6 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência. Comenta que o vídeo, ora apresentado, demonstra a história da CUT, nos seus 30 anos de existência. Agradece a presença do público no plenário. Mostra-se feliz por encontrar seus companheiros.

 

7 - LECI BRANDÃO

Deputada estadual, parabeniza a Presidência pela iniciativa da sessão solene. Agradece à CUT pelas contribuições à Nação. Menciona que sempre fora bem acolhida pela organização. Manifesta apoio aos ideais do Partido dos Trabalhadores. Elogia o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

8 - SEBASTIÃO GERALDO CARDOSO

Secretário-geral da CUT, representando o Sr. Adi dos Santos, presidente estadual da CUT, afirma que a CUT, na verdade, é um projeto que se renova a cada dia. Acrescenta que os pilares que norteiam a organização são: a democracia, a solidariedade e a defesa dos objetivos da classe trabalhadora.

 

9 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência. Tece considerações sobre o trabalho realizado por Sebastião Geraldo Cardoso, secretário geral da CUT. Anuncia apresentação musical, da cantora Marcia Mah e dos músicos João Leopoldo e Marcos Boi, com a música "Berimbau".

 

10 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência.

 

11 - JOSÉ ZICO PRADO

Deputado estadual, lembra-se de sua origem como metalúrgico, há 22 anos. Elogia o governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente da República. Manifesta o desejo de que a sociedade, no Brasil, seja mais justa e igualitária. Mostra-se orgulhoso por ser membro do Partido dos Trabalhadores. Discorre sobre o papel da CUT em momentos importantes do País.

 

12 - VICENTINHO

Deputado federal, saúda todos os presentes. Rebate matéria da "Folha de S. Paulo", que o critica por não estar presente em votação pela cassação do deputado federal Natan Donadon. Justifica que, no dia da votação, estava presente em reunião com presidentes da CUT, em São Bernardo do Campo. Faz histórico da fundação da Central Única dos Trabalhadores. Pede uma salva de palmas a todos que morreram pela causa da organização. Recorda de apresentação musical de Leci Brandão em festa do movimento. Ressalta a importância da central sindical nas conquistas trabalhistas.

 

13 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência. Anuncia apresentação musical, da cantora Marcia Mah e dos músicos João Leopoldo e Marcos Boi, com as músicas "Tocando em Frente" e "Tente Outra Vez". Agradece a apresentação dos músicos. Adiciona que o teor das músicas representam as realizações da Central Única dos Trabalhadores.

 

14 - HAMILTON PEREIRA

Deputado estadual, menciona que a CUT foi criada com o intuito de unificar e representar os interesses de todos os trabalhadores do Brasil. Agradece às autoridades presentes pelo engajamento na luta da classe trabalhadora. Destaca a participação da central sindical em mobilizações no País, como nas "Diretas Já", no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, e na luta pela inserção da pauta trabalhista na Constituição Federal. Elogia o comprometimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os trabalhadores. Cita que esta Sessão Solene é sinônimo de reconhecimento aos integrantes da organização.

 

15 - PRESIDENTE LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Anuncia apresentação musical, da cantora Marcia Mah e dos músicos João Leopoldo e Marcos Boi, com a música "Sonho Impossível".

 

16 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e agradece pela apresentação musical.

 

17 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Deputado estadual, incentiva salva de palmas às autoridades presentes. Comenta as atuações da CUT ao longo dos últimos 30 anos. Afirma que os sindicatos estruturaram processo de negociação e conquistas para os trabalhadores. Ressalta a importância de união entre o Parlamento e as centrais sindicais em apoio à causa trabalhista. Enaltece as ações do Partido dos Trabalhadores na Presidência da República. Lembra de denúncias de irregularidades nas licitações das obras do Metrô e da CPTM, contra o Governo do Estado. Manifesta expectativa de mudanças no Executivo estadual.

 

18 - PRESIDENTE HAMILTON PEREIRA

Discorre sobre a criação de centrais regionais da CUT. Elogia Carlos Roberto de Gaspari pelas conquistas trabalhistas no interior do Estado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assumem a Presidência e abrem a sessão os Srs. Hamilton Pereira e Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Bom dia companheiros, bom dia companheiras! Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, companheiros e companheiras, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação destes deputados, Luiz Claudio Marcolino e Hamilton Pereira, com a finalidade de comemorar os 30 Anos da CUT - Central Única dos Trabalhadores.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Só aproveitando a oportunidade quero chamar aqui para compor a Mesa o presidente da Central Única dos Trabalhadores, o Sr. Wagner Freitas e o Sr. Sebastião Geraldo Cardoso, Secretário-Geral da CUT. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Agora sim, convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Militar da Policia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Ismael de Oliveira. A Presidência agradece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Compondo também a nossa Mesa principal, aqui na Mesa estendida, o 1º Tenente PM Escobar representando o Comandante-Geral da Polícia Militar Benedito Roberto Meira; delegado Edson Pinto representando o Delegado-Geral de Polícia doutor Maurício Blazeck; senhor Daniel Amor, presidente do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo; senhor Juvenil Cirelli, prefeito da Estância Turística de Salto; senhor Nei Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; senhor Geremias Ribeiro Pinto, ex-prefeito de Piedade e presidente do Diretório do PT de Piedade; senhor Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região; senhor Antônio Sérgio Silvana Moraes, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e região; senhor Vicente Menezes, vice-prefeito e secretário de governo de Segurança Pública e Transportes de Sorocaba; vereador Ezídio, da Câmara Municipal de Sorocaba; senhor Benedito Vanderlei Trindade, da Associação dos Metalúrgicos Aposentados - Amaso - de Sorocaba; senhor Carlos Roberto de Gaspari, representando Ceadec - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento do Emprego e Cidadania; senhora Paula Proença, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba; senhor Carlos Alberto Gonçalves, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo; senhor Carlos Alberto representando o prefeito Marinho; senhor Carlos Alberto Laurito, diretor de Relações Institucionais - Sinecesp; senhora Adriana Oliveira Magalhães, secretária de Comunicação da CUT - São Paulo. E na Mesa principal , o senhor Wagner de Freitas, presidente da CUT Nacional e também o secretário-geral da CUT São Paulo Sebastião Geraldo Cardoso.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Nós gostaríamos de passar a palavra para o nosso presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores companheiro Wagner de Freitas.

 

O SR. WAGNER DE FREITAS - Bom dia a todos e a todas, bom dia companheirada!

Queria em nome da CUT agradecer o deputado Hamilton Pereira, o deputado Luiz Claudio Marcolino, o Presidente da Casa pela iniciativa de homenagear a nossa Central, que na realidade se trata de homenagear os trabalhadores e as trabalhadoras do Brasil. Queria cumprimentar todos os companheiros e companheiras aqui presentes da nossa Central, da nossa base, importantes companheiros presentes aqui. Destaco alguns em nome de todos, destaco o nosso presidente aqui presente Alcir, da Contrax, o nosso companheiro Morais, da FUP, vários companheiros e companheiras representando aqui todo o quadro sindical dos trabalhadores da CUT, dos sindicatos da CUT.

São 30 anos, e a CUT escolheu como slogan para comemorar os 30 anos, “30 Anos Mudando o Brasil”. E não é à toa que nós fazemos essa escolha, porque a CUT, o papel da CUT no Brasil é muito maior levando em consideração às questões sindicais apenas, claro que nós somos a maior central sindical do Brasil, representamos 40% dos trabalhadores sindicalizados do Brasil, somos a quinta maior central sindical do mundo. O papel da CUT desde a sua construção por uma visão muito além do seu tempo dos companheiros que a criaram foi transformar a sociedade brasileira. Nós não temos como papel pura e simplesmente lutar por emprego e salário que é uma coisa importantíssima ou organizar a mão de obra dentro do capitalismo. A CUT fui fundada para ser o instrumento principal de luta da classe trabalhadora para transformar a sociedade brasileira numa sociedade. E num estado patrimonialista que é voltado ao interesse do capital, voltado ao interesse do latifúndio, para a defesa do latifúndio que não é democrático, construir para que tenhamos um estado democrático que represente efetivamente os interesses dos trabalhadores, o valor do trabalho e numa sociedade que não deve ser organizada dentro do regime capitalista, uma sociedade que tem que caminhar na construção do socialismo.

Então, a CUT faz 30 anos sendo um instrumento de luta da classe trabalhadora, e muito nós fizemos. Eu não consigo imaginar a História do Brasil sem a CUT. Hoje nós já temos uma desigualdade enorme entre os trabalhadores e a classe dominante, um fosso social enorme marcado por 500 anos de dominação e exclusão, e hoje temos ainda que lutar por direitos básicos para a classe trabalhadora. Imaginem se não tivesse tido a CUT 30 anos atrás sendo criada como seria a situação do Brasil e dos trabalhadores do Brasil. Nos últimos 30 anos, nada passou na história do Brasil que não teve a opinião da CUT, a participação da CUT. Lá na sua fundação lutando contra a ditadura, construindo a democracia, um pouco mais à frente lutando pelas Diretas Já, pelo direito de anistia, ajudando no impeachment de um presidente que envergonhou o nosso Brasil, e acima de tudo elegendo e ajudando a eleger o maior presidente da história do Brasil, o companheiro Lula, que é um militante fundador da CUT, reelegendo e depois elegendo a primeira mulher a ser presidenta do Brasil.

A trajetória da CUT é uma trajetória importante voltada para essas construções e pelo dia a dia dos trabalhadores. Hoje, há um salário mínimo organizado no Brasil, uma política de salário mínimo que vai até 2023 com revisão em 2015, obra da CUT na marcha que nós fizemos a Brasília construído no governo Lula. Os direitos trabalhistas todos consolidados ou na Constituição ou na luta direta do dia a dia vieram a partir da organização da CUT e da liderança da CUT. A participação nos lucros e resultados que que não havia num Brasil que lucra tanto, hoje, os trabalhadores têm direito pela luta dos sindicatos da CUT: a não retirada de direitos, a luta contra a Emenda 3, agora mais recentemente no fim do governo FHC; a luta contra acabar com a CLT e desregulamentar todo o mercado de trabalho brasileiro. As nossas discussões na luta dos trabalhadores do campo, na construção da legislação dos trabalhadores do campo, na marcação das terras indígenas, a nossa luta diária, companheiro Morais, pelo patrimônio que o petróleo tem para o Brasil e não permitir que esse patrimônio que é um patrimônio da humanidade seja moeda de troca dos capitalistas internacionais, das petrolíferas internacionais. A luta da FUP pela manutenção do petróleo, a luta da CUT contra os leilões para que tenhamos um petróleo voltado para o desenvolvimento do Brasil, e fundamentalmente ancorando a Educação, a Saúde, o Transporte, voltado para políticas públicas e não como ativo financeiro para ajudar a equalizar contas internas.

Então, eu fico muito feliz de estar presente hoje aqui, sabemos da importância que a CUT tem no dia a dia do Brasil para o trabalhador e para a trabalhadora e como a CUT faz aniversário, deputado, sempre lutando, estamos vivendo uma luta árdua e duríssima no Congresso Nacional contra o PL 4.330 que é o PL da terceirização, que se ele for votado da forma como está colocado no texto do relator deputado Artur Maia, proposto pelo deputado Sandro Mabel, desregulamenta todo o mercado de trabalho brasileiro. Esse PL 4.330 muito longe de regulamentar a terceirização como é o discurso dos seus proponentes. O que ele tem por interesse mesmo é desregulamentar o mercado de trabalho, precarizar as relações do trabalho, diminuir ainda mais os direitos dos trabalhadores. Pasmem, companheiros, companheiras, população de São Paulo que me ouve agora, os trabalhadores no Brasil que mais sofrem são os terceirizados. Os terceirizados são os que têm mais carga de trabalho, que têm menos direitos, ganham menos, adoecem mais e que têm mais acidente de trabalho. Cada vez que você vê morrendo um trabalhador na plataforma da Petrobras, por exemplo, invariavelmente é um trabalhador terceirizado, companheiro Morais. E agora qual é a realidade que o PL 4.330 quer impor ao Brasil? Que todos os trabalhadores sejam terceirizados, ou seja, nós vamos passar para todos os trabalhadores os infortúnios que t~em já os trabalhadores terceirizados.

Quero dizer que a CUT como faz 30 anos na luta nós estaremos amanhã ocupando a Comissão de Constituição e Justiça lá em Brasília impedindo que esse PL seja votado. Estamos avisando que o deputado e a deputada que votarem no PL 4.330 no texto como está colocado, nós vamos denunciar como traidor da classe trabalhadora, inimigo do povo e pedir a não votação desses deputados no ano que vem. (Palmas.)

O PL 4.330 traz uma sórdida proposta de aceitar a terceirização nas atividades- fim, ou seja, trabalhador que está me ouvindo agora, você que é bancário, que é metalúrgico, que é petroleiro, que é químico, que é professor, trabalha no serviço público de Saúde, todos que estão me ouvindo podem ser demitidos imediatamente e ser contratada uma empresa terceirizada com trabalhadores recebendo metade do que você recebe, ganhando metade dos seus benefícios, trabalhando mais horas que você trabalha. Podem ter certeza que isso vai acontecer porque o empresário vai utilizar isso para diminuir custo com mão de obra. Então, nós estamos dizendo claramente que não permitiremos isso, estaremos amanhã na proposta de votação, e vamos solicitar que não haja votação disso, aliás, que seja retirado esse projeto do nosso dia a dia, porque nós não aceitaremos esse ataque extraordinário contra a organização de trabalho e contra os direitos dos trabalhadores.

Essa é a CUT, 30 anos de luta, 30 anos de enfrentamento, 30 anos conduzindo a luta da classe trabalhadora, 30 anos transformando o Brasil e quem está de parabéns hoje, deputado Luiz Claudio Marcolino e deputado Hamilton Pereira, na realidade não são os dirigentes sindicais que compõem a CUT, não sou eu, presidente da CUT, quem faz 30 anos e merece a comemoração são os trabalhadores e as trabalhadoras do Brasil. A CUT só existe por conta dos trabalhadores e das trabalhadoras, e os trabalhadores, as trabalhadoras e os sindicatos, que são donos da CUT, é para ele e para ela, para os trabalhadores e para as trabalhadoras que a CUT presta conta, não é para estado, não é para o governo, são para os trabalhadores. Porque nós nãos conseguimos imaginar a realidade dos trabalhadores sem a CUT e tenho certeza que a CUT só é forte porque ela é absolutamente ancorada pelos trabalhadores, e os trabalhadores sabem que a CUT é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira.

Parabéns para todos. Parabéns para todos nós. Viva a CUT! (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Parabéns senhor Wagner de Freitas, homenageando aqui hoje todos os trabalhadores, todas as trabalhadoras.

Queria também registrar a presença da deputada Leci Brandão; da senhora Denise Motta Dau que é secretária municipal de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo e ex-dirigente da CUT Nacional e também do Sindsaude; senhor Talel Soleiman Ismael, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Salto; senhor José Luiz Leite de Araújo, presidente do Sindicato de Papeleiros de Salto e região; senhor Gilvan Moreira Leite, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região; senhor Antonio Almeida do Sintradet. Depois vamos aos poucos anunciando os sindicatos aqui presentes.

Queria já inicialmente pela fala apresentada da importância da CUT ao longo dos 30 anos, foi produzido um vídeo para demonstrar um pouco essa história maravilhosa de luta dos trabalhadores. Queria passar agora o vídeo.

E está presente agora conosco o Vicentinho, deputado federal, ex-presidente da CUT nacional, uma salva de palmas. (Palmas.) Chamo para vir aqui para nossa Mesa o deputado José Zico Prado para fazer parte também da nossa Mesa estendida. (Palmas.)

Vou passar agora o vídeo e na sequência os demais oradores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Pois é, companheiros e companheiras, um belo vídeo elaborado pela CUT que mostra de certa forma um mosaico do que foram esses 30 anos, os vários dirigentes que passaram pela CUT e as diversas bandeiras de luta inclusive, desfraldadas pela Central Única dos Trabalhadores ao longo desses 30 anos junto com a classe trabalhadora.

Quero agradecer inclusive as diversas caravanas que vieram do interior, aliás, para nossa satisfação encontramos aqui diversas companheiras, companheiros que na construção da CUT acabaram ganhando visibilidade pública e política e hoje nós temos entre nós vários vereadores, vereadoras, prefeitos presentes aqui nessa comemoração dos 30 Anos da CUT. Como é o caso do Ezídio, do Francisco França, dirigentes sindicais, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Condutores de Veículos lá da cidade de Sorocaba, Teleco dirigente sindical hoje aposentado, hoje dirige a Associação dos Metalúrgicos Aposentados lá da cidade de Sorocaba, companheiro Juvenil, prefeito de Salto que desde o início ajudou a construir a CUT, saudosa CUT Regional Interior I, lá de Campinas, da qual nós fomos dirigentes também, enfim, é uma alegria imensa a gente reencontrar tantos companheiros, tantas companheiras, alguns de cabelinho de branco e outros o cabelo nem esperou para branquear.

E eu gostaria de anunciar para fazer uso da palavra aqui uma grande companheira que tem sido uma companheira de batalha aqui também na oposição nesta Casa, companheira deputada estadual Leci Brandão do PCdoB, por favor. (Palmas.)

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Que Deus proteja, ilumine todos e todas que aqui estão.

Meu querido, porque não dizer meu companheiro, meu grande amigo Hamilton Pereira e meu outro amigo deputado Luiz Claudio Marcolino, quero parabenizá-los por esta sessão solene tão diferente, tão especial nesta Casa. Peço desculpas pela voz, só vim aqui para dar um abraço a eles e a vocês da CUT, mas fui pega de surpresa agora para fazer uma rápida saudação.

Na verdade não só parabenizar a CUT pelo seu significado na história do nosso país, mas principalmente para fazer um profundo agradecimento a CUT. Acho que todo mundo aqui sabe que eu estou deputada, mas eu sempre fui uma artista, eu estou fazendo 38 anos de carreira. Nesses 38 anos de carreira houve um momento que foi exatamente de 1980 a 1985 que eu fiquei fora da mídia, eu fiquei sem gravadora. E quem me socorreu naquele momento, quem nunca deixou de me convidar para os seus eventos foi a Central Única dos Trabalhadores. Eu não poderia deixar de confessar isso aqui, porque na hora difícil na vida de um artista é que você vê quem são os seus amigos. Naquele tempo eu nunca tive nenhuma atividade política, eu sempre fiz músicas com contextos sociais. Eu sempre falei do pobre, do negro, da favela de todas as pessoas menos favorecidas neste país e eu acho que a Central Única de Trabalhadores sempre entendeu a compositora, não é a artista, não é a celebridade, nada disso, ela entendeu qual era a nossa meta enquanto artista que fiz da música o meu instrumento para defender as pessoas.

Então, eu não posso deixar nesse momento maravilhoso de 30 anos da existência da Central Única da nossa CUT, embora eu seja deputada do PCdoB - e o PCdoB sabe do meu respeito pelo Partido dos Trabalhadores, o PCdoB sabe que eu nunca deixei de estar ao lado das propostas dos ideais do Partido dos Trabalhadores. E fico muito honrada de ter participado da luta do maior presidente que nós tivemos aqui que foi Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou uma pessoa extremamente orgulhosa, muito feliz por estar cumprindo o meu dever enquanto cidadã, ou seja, sou filha de dois trabalhadores, hoje estou deputada e devo inclusive a minha vinda a esta Casa a vocês da Central Única dos Trabalhadores, muito obrigada, e que Deus os abençoe. E parabéns pela contribuição que vocês deram para a nação brasileira. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Muito bem. Deputada Leci Brandão é uma alegria muito grande que você tenha vindo compartilhar conosco neste momento especial na vida da CUT e na vida do Brasil.

Gostaria de pedir agora que vá a tribuna para conversar conosco este nosso secretário-geral da CUT o senhor Sebastião Geraldo Cardoso, o Tião da CUT, que também neste momento representa o ADI que infelizmente por outros compromissos não pode se fazer presente. Então, por favor, Tião. (Palmas.)

 

O SR. SEBASTIÃO GERALDO CARDOSO - Bom dia os companheiros, as companheiras, os trabalhadores e trabalhadoras, bom dia especial ao deputado Hamilton Pereira, ao deputado Luiz Claudio Marcolino, bom dia a todos os companheiros que estão aqui, bom dia ao companheiro Wagner. Eu disse que ia fazer uma referência a você porque a única diferença que nós temos ele enquanto Presidente da CUT Nacional e eu Secretário Geral da CUT São Paulo ele é São Paulino e eu sou Corintiano. E aí nós fizemos ontem 103 anos, Corinthians fez 103 anos ontem.

Mas agradecer a iniciativa do deputado Luiz Claudio Marcolino e o deputado Hamilton Pereira em relação aos 30 Anos da CUT. E fazer uma lembrança que a CUT é um projeto, a CUT não foi criada com um fim em si mesmo, a CUT é um projeto que se renova constantemente. Eu disse isso semana passada em Sorocaba, e que todos os dias esse projeto se renova, e que nesse projeto tem alguns pilares de sustentação. O primeiro pilar de sustentação da CUT é a questão da democracia. A CUT quando da sua fundação, tinha um estado de direito neste país que tinha que ser mudado, ele mudou ao longo do tempo, hoje para que tenhamos uma democracia plena é necessário agregar novos valores a esta democracia. Valores do tipo educação, saúde, transporte, para que a vida dos nossos trabalhadores seja cada vez melhor. Então no processo de tempo de democratização do país teve a redemocratização, mas no processo da busca da democracia constante a CUT vai ser sempre uma lutadora, vai ser sempre uma batalhadora, e é sempre um projeto que se renova, é o projeto que não acaba em si.

Um segundo elemento que compõe esse projeto da CUT é a questão de ser classista, nós somos classistas. Nós temos lado, nós defendemos objetivos da classe trabalhadora. E nós temos sabedoria para entender que enquanto o capitalismo comandar, a luta de classe vai sempre existir. E na luta de classe nós temos lado, nós temos que ter posição. Então nós somos uma Central Sindical, um projeto classista, da classe trabalhadora. Por quê? Porque vai sempre existir luta de classe.

E um terceiro pilar que sustenta esse projeto também chamado CUT é a questão de solidariedade. A companheira Leci Brandão veio aqui dar depoimento de solidariedade. Solidariedade classe, solidariedade de trabalhador para com o trabalhador, solidariedade entre a gente. Por quê? Porque o capital hoje não tem pátria, ele não tem parada, ele transita no planeta todo sem pedir licença, nem os governantes eleitos pelo povo, e nós temos essa solidariedade. Nós temos que ter esse processo de solidariedade entre nós trabalhadores brasileiros, e um processo de solidariedade classe internacional e a CUT está fazendo isso no último período com maestria. Solidariedade internacional porque o capital circula, o capitalismo circula e enquanto ele não consegue atingir os objetivos da exploração em determinado país ele migra pra outro, então nós precisamos criar e aperfeiçoar a rede da solidariedade internacional.

Então são alguns objetivos, alguns princípios que norteiam o Projeto CUT. E só lembrar que a CUT somos nós. Esse projeto quem constrói somos nós, a classe trabalhadora brasileira. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Parabéns Tião. Nós temos hoje a lei dos nossos sindicatos, as federações são as mesmas da nossa Central Sindical, a CUT hoje São Paulo tem as suas subsedes, e o Tião, a partir da Secretaria-Geral da CUT- São Paulo tem feito um trabalho brilhante organizando as subsedes da CUT. É importante que a CUT não só aqui na Capital, mas na Grande São Paulo esteja se consolidando cada vez mais pelo Estado de São Paulo, e o Tião pela Secretaria-Geral tem feito esse trabalho de organizar as subsedes no nosso Estado.

Presentes também o vereador João Soares de Queiroz, de Votorantim; o vereador Francisco França, de Sorocaba; Alexandro Garcia Ribeiro, presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Salto e vice-presidente da FEM; vereador Antonio Cordeiro dos Santos, da Câmara da Estância Turística de Salto; vereador Vanderlei Elcio Silva, da Câmara da Estância Turística de Salto; senhor Gilvan Pereira Leite, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região acompanhado aqui da Executiva, senhora Raquel, Rosani e Daniel da Executiva do Sindicato, a Marta também; o senhor Francisco de Assis Macedo, do Sindicato dos Metalúrgicos der Itu e região, o senhor Flávio Monteiro de Moraes, presidente da Bancredi, Cooperativa de Crédito dos Bancários de São Paulo.

Anunciamos também que essa sessão solene está sendo transmitida pela TV Web e será transmitida no dia 07 de setembro, no próximo sábado às 21 horas pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TVA Digital Aberta canal 61.2

E a nossa CUT não foi feita só de luta, ao longo dos 30 anos a CUT sempre foi uma Central Sindical irreverente, uma Central Sindical que aliou a luta também a questão da cultura e da música, e nada melhor do que essa irreverência que nós sempre tivemos que nessa sessão a gente possa ouvir também um pouco de música.

Convido agora para apresentar aqui duas músicas “Berimbau” e “Disparada”, a cantora Márcia Mah e os músicos João Leopoldo e Marcos Boi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

 

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Muito bem, Márcia Mah, Marcos Boi, João Leopoldo muito obrigado. Muito obrigado mesmo.

Gostaria que viesse a tribuna agora companheiro que também tem uma relação com o movimento sindical, é oriundo das lutas sindicais que se travaram, sobretudo, aqui na Capital, em São Paulo, mas também no Estado, companheiro José Zico Prado, também deputado estadual desta Casa. (Palmas.) Passado de militância sindical.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Bom dia a todas e a todos, sejam bem vindos aqui na Assembleia Legislativa, é um prazer muito grande ter os companheiros e companheiras que durante tantos anos ajudaram a luta dos trabalhadores com a formação da CUT nesses anos todos. É um prazer muito grande estar cumprimentando o deputado Hamilton Pereira e o deputado Luiz Claudio Marcolino por esta iniciativa de trazer aqui toda história da CUT e até o nosso companheiro que hoje é o presidente, Wagner de Freitas, e todos os companheiros e companheiras que muitos se tornaram na luta vereadores, deputados. No meu caso, eu fui metalúrgico em São Paulo durante 22 anos, sou fundador da CUT lá na Praia Grande quando a gente começou ainda no movimento sindical lá atrás a gente formando a CUT e o PT. E nós temos hoje a grata satisfação de ter no PT eleito o nosso primeiro presidente da República o companheiro Lula, que também foi um sindicalista como todos nós.

E ter a CUT ainda na vanguarda de todo esse projeto que está mudando o Brasil, que está conseguindo colocar os trabalhadores na política fazendo com que todos nós não neguemos a política, ao contrário disso, todos nós sejamos políticos, ou em partidos políticos, mas principalmente na política da classe trabalhadora, e é por isso que estamos todos aqui. Na mudança dessa sociedade, fazer com que a sociedade seja mais justa e mais igualitária. Nós podemos ser deputados, vereadores, prefeitos e até presidente da República, mas somos trabalhadores, nós não podemos negar a nossa origem.

Eu tenho muito orgulho de ser deputado estadual pelo PT e tenho certeza que só sou deputado porque existiu a luta dos trabalhadores contra a ditadura militar, e tenho mais certeza disso ainda porque nós fundamos a CUT e o PT. E aqui na Assembleia Legislativa nós temos uma grande bancada de sindicalistas. Queremos que a Assembleia seja a ressonância de toda luta que está na rua e nós queremos que essas lutas também tenham repercussão no Parlamento.

Parabéns deputado Hamilton Pereira, parabéns deputado Luiz Claudio Marcolino por essa iniciativa. Fico muito orgulhoso porque eu sou fundador da CUT, e aqui em São Paulo como membro da oposição sindical que eu fui durante tantos anos e agora nós estamos aqui comemorando os 30 anos da CUT. Temos muita luta, e muita organização porque temos muito ainda que conquistar, porque enquanto existir patrão existirá os trabalhadores e nossa luta vai continuar no Brasil como sempre continuou no mundo todo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Obrigado, deputado José Zico Prado.

E agora nós gostaríamos de convidar esse excepcional companheiro, também dirigente sindical, uma contribuição extraordinária a luta de todos os trabalhadores de todas as categorias, e que foi dirigente, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, do Grande ABC, presidente nacional da CUT e hoje deputado federal, representa os trabalhadores lá no Congresso Nacional. Companheiro Vicentinho com a palavra. (Palmas.)

 

O SR. VICENTINHO - Bom dia às companheiras, bom dia aos companheiros, irmãos sindicalistas, prefeitos, colegas parlamentares municipais. Queria saudar também esse conjunto maravilhoso com músicas marcantes em nome da Márcia, saúde a todos vocês, todas as autoridades dos trabalhadores aqui presentes, em nome deles o meu companheiro Wagner de Freitas que é o presidente da nossa Central Única dos Trabalhadores. Meu companheiro vereador, em nome de quem saúdo todos os vereadores que estão presentes aqui. Saúdo também o nosso companheiro Luiz Claudio Marcolino autor deste requerimento, e o companheiro Hamilton Pereira também autor desse requerimento.

Antes, peço permissão para fazer um esclarecimento porque a “Folha de S.Paulo”, em  uma matéria no dia seguinte à votação do caso do Donadon,  me colocou na capa do jornal dizendo que eu estava lá em Brasília e não votei pela cassação do Donadon. A “Folha” mentiu, eu tenho como testemunha o jornalista da “Folha de S.Paulo” assim como a sociedade inteira. O meu companheiro Wagner tinha falado comigo seis meses antes para no dia 28, exatamente naquele dia, estar em São Bernardo aonde nasceu a CUT para comemoração dos 30 Anos da Central. Eu fui um dos fundadores da CUT, e eu não poderia faltar a este evento em que estão presentes todos os presidentes da Central Única dos Trabalhadores, mais de dois mil trabalhadores do Brasil inteiro e também dirigentes sindicais de todo país, da direção nacional, das direções estaduais e das direções regionais. Então, eu queria esclarecer a vocês meus companheiros que nesse dia, diferentemente do que disse a “Folha”, eu mandei uma mensagem para a “Folha” e ela não publicou, então fica a verdade dela. Eu não estive presente, embora eu estivesse presente de manhã, inclusive o “Diário do Grande ABC” foi na mesma linha, mas o Diário do Grande ABC foi nessa mesma linha certamente porque no dia de manhã eu consegui aprovar um projeto de lei meu, que é o projeto que proibe os motoristas de ônibus de serem motoristas e cobradores ao mesmo tempo na Comissão de Trabalho, gerando dignidade ao motorista. (Palmas.) Gerando emprego para o cobrador e segurança ao passageiro, mas o diretor do “Diário do Grande ABC” é dono de empresa de ônibus, dá para entender, não é pessoal? Então por isso quero justificar, porque se eu estivesse lá claro que eu teria votado pela cassação. Sou membro da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto. Mas eu queria pelo menos esclarecer a vocês meus companheiros que sabem da minha história, da minha conduta e dos meus compromissos.

Hoje é data importante, o Daniel lembrou de duas datas importantes. Uma delas é o aniversário do Coringão que ganhou o presente grande, 4 a zero em cima do Flamengo. Foi bom demais, não é Daniel?! E a outra data é que hoje também é o dia da data-base dos bancários, a quem desejamos muito boa sorte na luta, na jornada que os bancários fundadores da CUT são referência para nossa caminhada.

Meus companheiros, eu me lembro como se fosse hoje, nós tínhamos feito uma greve. Nós, os metalúrgicos, estávamos em congresso lá em Piracicaba, era o 4º Congresso dos Metalúrgicos durante dois finais de semana e nesse congresso nós resolvemos, até por uma palavra estimulante do nosso companheiro Lula, entrar em greve geral em solidariedade aos companheiros que estavam em greve contra o arrocho salarial. Nós entramos em greve e fomos cassados, exatamente no dia 8 de julho de 1983. Só que a ditadura começava a perder força e a classe operária começava a ganhar muita força nessa caminhada. E a resposta que foi dada foi a mobilização para a greve geral do dia 21 de julho. Por este motivo a ditadura cassou a diretoria do Sindicato dos Bancários, uma das mais combativas, cassou os petroleiros, cassou a nós, cassou os petroquímicos da Bahia, cassou quem mais? Cassou os metroviários, e a resposta que a classe trabalhadora deu foi 20 dias depois foi fundar a maior Central Sindical da história do Brasil, fundar a Central Única dos Trabalhadores. Era gente chegando de um canto, de outro, de ônibus, porque na verdade meus amigos a CUT era para ser fundada em 1982, e na Conclat de 81, a primeira Conclat, a primeira vez que fui a Santos ver uma praia, me lembro como se fosse hoje, ali a gente decidiu criar a Comissão Nacional Pró CUT, mas já percebíamos que tinha uma certa divergência para fundar a CUT, embora tínhamos criado a Comissão Nacional Pró CUT, mas os dirigentes sindicais, da estrutura sindical, os chamados pelegos, para o nosso telespectador compreender que pelego é puxa saco do patrão, então esses boicotaram a fundação da CUT. E nós atrasamos, portanto, em um ano, e que pese que no dia do nosso congresso ainda tinha gente que tinha dúvida, “vamos fazer, vamos juntar com o Joaquinzão, juntar com não sei quem”, mas a grande maioria, 98% “vamos criar a CUT por nossa conta”. E foi assim que a CUT foi fundada, no momento que havia ditadura militar, e tinha sindicalistas aliados à ditadura contra a nossa organização e a nossa luta.

Mais de cinco mil pessoas, um frio danado. Nós tivemos que ir para as fábricas para pegar blusa de frio, cobertor, os colchonetes eram de três centímetros, e além de tudo, como a gente não tinha nutricionista, num dos dias deu uma disenteria geral no nosso povo, em todos nós. Quem estava lá se lembra desse momento angustiado. E assim pessoal foi fundada a Central Única dos Trabalhadores. Lamento, lembro que alguns dias antes a nossa companheira Margarida Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande que se preparava para vir a CUT para denunciar a violência no campo foi assassinada em sua casa na Paraíba. Lembro da presença entre nós trazendo coisas da terra, junto com o Lula ali na conversa o nosso querido Chico Mendes. Eu queria pedir uma salva de palmas a todos que morreram pela causa da classe trabalhadora. (Palmas.)

A CUT, portanto, companheiros foi fundada sob a égide da luta, da democracia, da irreverência. Por isso meu amigo Zico Prado, meu irmão sindicalista da época, minha companheira que não está mais aqui, nossa companheira Leci Brandão que não consigo ver daqui, nossa irmã querida que está hoje vestida de CUT. (Palmas.) A Leci quando a CUT fez a Jornada de Um Bi pela Vida, que foi aquela caminhada para falar de Zumbi Dandara em 95 que nós saímos lá do museu da Avenida Paulista para ir até Aparecida, onde a gente passava a gente fazia um show. Quando fomos chegando em Taubaté caiu um toró e era o dia do show da Leci, daí diziam: “ela não vai cantar, ela não vai nem aparecer num show desses, numa chuva!” Pois essa guerreira foi e não só foi fez questão de cantar no meio da chuva para o povo enaltecendo o Zumbi e Dandara, por isso você é uma nossa irmã companheira, meu abraço, meu carinho muito especial a você querida. (Palmas.)

Queria também saudar outros deputados, tem mais deputados nossos aí deputados estaduais? Então saudar toda a nossa bancada, o deputado Amazonas que está aqui presente neste momento com a classe proletária.

E dizer pessoal que a CUT surgiu com essa perspectiva, muitas lutas, greves gerais, Menegueli cumpriu um papel extraordinário, foi o pioneiro desta jornada, enfrentou todo tipo de preconceito e ele venceu as batalhas, consolidou a Central. Depois eu cumpri o meu papel, o Luiz Marinho também cumpriu, o Artur Henrique também cumpriu, o companheiro Kelve também cumpriu e hoje cumpri com tanto brilhantismo através da figura deste bancário que orgulha todos nós, o nosso companheiro Wagner. Wagner, eu quero declarar aqui para o Estado de São Paulo, para vocês que estão nos ouvindo, que se não fosse a Central Única dos Trabalhadores neste país, respeito todas as centrais, mas se não fosse a CUT a gente não teria conseguido aumentar o salário mínimo de 70 dólares para 340 dólares. (Palmas.)

Se não fosse a CUT já teríamos aprovado este projeto do empresário Sandro Mabel, o da terceirização, que legaliza a precarização dos direitos dos trabalhadores. Fico me perguntando, o que seria do nosso país, da nossa classe se não fosse a Central Única dos Trabalhadores? Lembrando que a CUT é a primeira central a chegar a esta idade na história do Brasil. Já houveram tentativas quando criaram a COB em 1906, quando criaram as outras centrais ao longo dos períodos mais ou menos democráticos até o Comando Geral em 1964. A CUT conseguiu superar, superar todos os desafios e se mantém coerente nos seus propósitos. É a única central que continua defendendo o fim do imposto sindical que tem atrelado o movimento sindical e criado o sindicalismo só por causa do imposto sindical e não por causa da categoria. Mantém a coerência quando tem um trabalho de base, um trabalho democrático, um trabalho classista. (Palmas.) E a CUT teve um papel fundamental uma das quatro maiores centrais sindicais do planeta, inclusive influenciando o Movimento Sindical Internacional fazendo-o mais democrático e sendo solidário às lutas das centrais sindicais combativas da nossa América.

Então, esta sessão solene é mais do que justa. Justifica que a gente esteja aqui, porque afinal de contas nós estamos tratando de uma coisa que é nossa, de uma coisa que foi construída por nós e que tem autonomia. De novo eu digo, eu respeito todas as centrais sindicais, mas a CUT é realmente a que mais representa em termos de autenticidade e combatividade. Por isso, viva a Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Parabéns deputado Vicentinho pela sua contribuição não só para a nossa Central Única dos Trabalhadores como também hoje no Parlamento brasileiro.

Vamos passar agora para a cantora Márcia Mah e os músicos João Leopoldo e Marcos Boi com duas músicas agora “Tocando em Frente” e “Tente Outra Vez”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Parabéns Márcia, João Leopoldo e Marcos Boi essas músicas representam muito do que a CUT fez, essas músicas acompanham a nossa história, e quantas não foram nas portas de fábricas, nas portas de bancos, de escola, do comércio que a CUT na sua luta essas canções não foram ouvidas por todos os trabalhadores. Então, parabéns Márcia Mah.

Passo agora ao meu companheiro Hamilton Pereira também proponente aqui desta sessão solene dos 30 Anos da CUT. O deputado Hamilton Pereira tem feito um trabalho belíssimo aqui na Assembleia Legislativa representando não só a região de Sorocaba, mas de todo Estado de São Paulo, uma pessoa que tem nos ajudado bastante. Temos 12 deputados novos que entraram aqui de primeiro mandato e ele tem ajudado bastante não só na coordenação dos deputados, mas ajudando os deputados que aqui chegaram no ano de 2001.Com a palavra o deputado Hamilton Pereira. (Palmas.)

Está também presente aqui na nossa sessão solene o senhor Reinaldo Pedroso do Sindsaude Sorocaba, senhor Luiz Gomes da Silva representando o vereador Carlos Leite de Sorocaba, e o deputado estadual Wanderley Dallas de Manaus, Amazonas.

Deputado Hamilton Pereira com a palavra.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Meus companheiros e minhas companheiras, na realidade esse nosso encontro aqui está se realizando um sonho. Em 2011 chegou uma geração nova de deputados estaduais aqui na Casa, dentre eles companheiro Luiz Claudio Marcolino e o companheiro Carlos Grana. Já em 2011 já conversávamos na bancada que faltavam dois anos para a CUT completar os 30 anos da sua fundação, e que precisávamos nos preparar adequadamente, à altura do merecimento da Central Única dos Trabalhadores para fazermos uma sessão solene e comemorarmos como disse com a presença de sindicalista de todo canto do estado e tal. Esse conjunto fabuloso de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil todo que se reuniu num dia para criar uma Central Única dos Trabalhadores. Na realidade vínhamos de um legado do Estado Novo, da ditadura Vargas, que era um legado de uma estrutura sindical ligada, atrelada ao Estado e que dividia os trabalhadores. Ali nos meados dos anos 30, no século passado, no início dos anos 40, quando Getúlio Vargas cria uma estrutura sindical atrelada ao Estado ele divide os trabalhadores, ele divide os trabalhadores. Porque vejam, aquele sindicalismo foi gerido pelo estatuto padrão. Todos os sindicalistas os mais velhos como eu se lembram do estatuto padrão que dividia os trabalhadores por categoria. Cada categoria tinha que ter o seu sindicato. Dividia os trabalhadores por região, sindicato só poderá existir um em cada região, e ainda por cima dividiram os trabalhadores por ocasião das campanhas salariais, cada categoria tinha que fazer uma campanha salarial num dado momento, num dado período. E a Central Única dos Trabalhadores veio trazer essa coisa nova.

Os Enclats prepararam o Conclat, nós tivemos os encontros da classe trabalhadora e aí trabalhadores de todas as categorias, inclusive os trabalhadores do campo já citados aqui pelo companheiro Vicentinho, esses trabalhadores todos começaram a discutir a quebra daquela estrutura sindical herdada do Estado Novo. Nós precisávamos quebrar aquela estrutura e criarmos uma central que efetivamente unificasse todos os trabalhadores do Brasil, todos os trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo. Isso fez surgir a Central Única dos Trabalhadores, num congresso de três dias, dias 26,27 e 28 de agosto de 1983, nós tínhamos acabado de vencer as eleições no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, tirando pelegos e conquistando o sindicato de novo para a classe trabalhadora. As eleições ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de agosto e aquela diretoria já se engajou também nas articulações que iriam culminar depois de três dias de congresso na Praia Grande com aquele Conclat - Congresso das Classes Trabalhadoras com a fundação da Central Única dos Trabalhadores.

Eu gostaria de saudar a cada companheiro, a cada companheira, a cada categoria que veio a esse nosso chamado, que atendeu a esse nosso chamado. Agradeço ao deputado Luiz Claudio Marcolino, parceiro de primeira hora. Eu já havia discutido isso com o deputado José Zico Prado e com o deputado Carlos Grana, e depois o deputado Carlos Grana se elegeu prefeito de Santo André, também um companheiro do movimento sindical que não pôde estar aqui conosco hoje, mas é um dos companheiros dos quais nós conversamos bastante a respeito da necessidade de nós comemorarmos condignamente os 30 Anos da CUT.

Agradeço por demais o Wagner de Freitas, nosso presidente nacional da CUT, o Tião, o nosso secretário-geral estadual da CUT, e os nossos companheiros deputados, deputado José Zico Prado, deputado Luiz Claudio Marcolino, essa extraordinária companheira que veio também agora em seu primeiro mandato Leci Brandão e que nos surpreendeu a todos aqui, porque chega aqui e engaja na oposição nesta Casa e nas lutas pelos direitos humanos, pela igualdade racial, combate as desigualdades, enfim, uma companheira de uma sensibilidade muito grande, e também um coração enorme. Sempre engajada nas lutas da classe trabalhadora, deputada Leci Brandão.

Temos um deputado de Manaus, que foi anunciado aqui, por favor, companheiro uma salva de palmas para ele. (Palmas.) Muito obrigado. Alguém que vem de Manaus para que se irmanasse conosco nesta sessão solene merece o nosso reconhecimento, companheiro Alcides do Amazonas, líder também da bancada do PCdoB nesta Casa. Muito obrigado pela presença.

Enfim, no dia 28 de agosto de 1983, criamos a Central Única dos Trabalhadores com o propósito de unificarmos toda classe trabalhadora, todas categorias, trabalhadores da cidade, do campo para um novo momento, uma nova jornada de lutas todos juntos. E a CUT nasce em 83, e em 1984 começamos as primeiras grandes mobilizações pelas Diretas Já, e a CUT vai ter um papel preponderante, fundamental junto com o Partido dos Trabalhadores e os partidos de oposição ao regime militar engajada desde a primeira hora na campanha das Diretas Já e pela redemocratização do nosso país. E depois disso a Constituinte e a CUT mais uma vez vai ter um papel extraordinário na apresentação da pauta dos trabalhadores que deveriam constar da nossa Carta Magna, da Constituição da República Federativa do Brasil. E todas as lutas, no cotidiano de cada um de vocês meus companheiros, minhas companheiras lá na sua cidade, lá na sua categoria lutando por melhorias nas condições de trabalho, por melhorias nas condições salariais dos trabalhadores, pela saúde do trabalhador, mas sem esquecer jamais as grandes lutas deste país. As grandes lutas pela redemocratização e que a CUT teve participação em todos os grandes momentos. Levou a pauta da classe trabalhadora para ser incluída na nossa Constituinte, a Constituinte Cidadã de 1988.

Depois disso as lutas homéricas, a eleição em que nós enfrentamos o Collor; três anos depois vamos as ruas novamente e estava lá a CUT com as suas bandeiras pelo “impeachment” ao caçador de marajás. E depois todas as eleições em que nós enfrentamos o neoliberalismo deste país até finalmente conseguirmos realizarmos o outro sonho que era eleger um presidente da República comprometido com a classe trabalhadora. E conseguimos em 2002 o primeiro operário presidente da República Federativa do Brasil. Nós o reelegemos em 2006, e depois elegemos a primeira mulher presidenta da República Federativa do Brasil.

Em todos esses momentos a Central Única presente. Muito obrigado a cada companheiro, a cada companheira da ativa, as novas gerações de trabalhadores que foram sucedendo esses que nós vimos aqui no vídeo, e aqueles que já se aposentaram e que hoje estão a exemplo da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba, Teleco está aí com os companheiros amados, enfim, que depois de aposentados não abdicaram da luta, foram organizar os aposentados. E hoje continuam com tanto entusiasmo e com tanto compromisso tão comprometidos como estávamos há 20, 30 anos.

Então, esta sessão solene de fato reconhece o papel de cada um de vocês, de cada uma de vocês na construção desse Brasil com mais justiça, com mais dignidade, com mais humanismo. Muito obrigado por tudo que vocês já fizeram. Muito obrigado por terem participado, terem colocado cada um de vocês o seu tijolinho nessa grande construção da unidade da classe trabalhadora. Política tem que ser feita assim com honestidade, com humildade, mas com paixão, com muita paixão, com humanismo. O Tião falou muito de solidariedade, e que CUT nasceu sob a égide da solidariedade entre todas as categorias, enfim, entre a classe trabalhadora.

Viva a Central Única dos Trabalhadores! Central Única dos Trabalhadores! Central Única dos Trabalhadores! Central Única dos Trabalhadores! Muito obrigado companheiros e companheiras. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - E das trabalhadoras. Vou passar agora para a Márcia Mah com a canção “Sonho Impossível”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

/

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Obrigado, obrigado. A cultura que também acompanhou a vida da CUT. Quantas vezes, quantas marchas esses nossos artistas em cima de um caminhão, às vezes como disse o companheiro Vicentinho, tomando chuva, com muito sol, enfim, sol e chuva e nossos artistas estavam lá. Muito obrigado por tudo, vocês estão representando hoje esses artistas populares extraordinários que sempre acompanharam essa jornada da CUT. (Palmas.)

Eu quero agora pedir ao companheiro deputado Luiz Claudio Marcolino que assuma a tribuna para entre as falas a fala final, para encerrarmos esse nosso encontro maravilhoso.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Muito obrigado, deputado Hamilton Pereira.

Queria antes da minha fala pedir para que o Wagner de Freitas, o companheiro Tião Cardoso, companheiro Vicentinho levantem um pouco. São os três homenageados da nossa proposição e também do deputado Hamilton Pereira. Também queria solicitar que a Mesa estendida pudesse também se levantar, são os nossos representantes de sindicatos, vereadores, secretários de prefeituras municipais que aqui representam um pouco o que é a nossa Central Única dos Trabalhadores. Eu queria pedir um aplauso as nossas entidades, aos nossos representantes. (Palmas.)

Essa homenagem é para cada um, para cada uma de vocês presentes ou não aqui no nosso ato. Nós temos hoje aqui bancários, metalúrgicos, professores, químicos, trabalhadores da saúde, trabalhadores do comércio, trabalhadores do transporte escolar, trabalhadores vinculados a diversas categorias profissionais, confecção, e a partir dessas categorias e diversas outras também representadas que não estão aqui hoje, mas que contribuíram para esses 30 anos de luta sindical no nosso país. Gostaríamos que cada um, cada uma de vocês se sentissem homenageados por esta sessão solene.

Nós, aqui da bancada do PT, não temos por prioridade fazer sessões solenes. Nós trabalhamos no movimento sindical sempre pautado nas ações da luta, seja em defesa do funcionalismo ou de alguns projetos, alguns debates que de fato interessam ao conjunto da classe trabalhadora. Mas a nossa Central quando completa 30 anos não dá para os deputados de origem sindical não realizar uma sessão solene homenageando as nossas entidades, os nossos dirigentes e os nossos trabalhadores.

Nós somos, Wagner, forjados na luta, a Central Única dos Trabalhadores se forjou na luta seja ela a partir das Diretas, depois o “impeachment” do Collor. Tivemos praticamente atuações ao longo desses 30 anos, e a nossa central antigamente não tinha local de trabalho e isso foi prioridade ao longo desses 30 anos. Os sindicatos não negociavam, porque havia políticas salariais e o reajuste vinha a partir de uma lei do governo, e os nossos sindicatos começaram a construir estruturando um processo de negociação, de organização no local de trabalho, culminado com isso um processo de conquista dos trabalhadores, seja ela numa relação direta com os empresários, ou seja, ela nos municípios, no Estado, na União criando condições de criarmos leis que representem o conjunto dos nossos trabalhadores.

Nós acabamos de ver a PEC das Domésticas, e aí muitas pessoas questionavam se deveria ter ou não ter a PEC das Domésticas. Quando a CUT foi criada o nosso princípio era apenas o processo de enfrentamento da negociação direta do patrão e empregado. E aí como trabalhadoras, as empregadas domésticas conseguiriam ter um acordo coletivo se não fosse a partir de uma legislação? Então, a legislação era muito importante para o conjunto de trabalhadores. Muitas vezes não damos a importância devida ao processo do Parlamento, seja a Câmara, seja a Assembleia, seja a Câmara dos Deputados, seja o Senado Federal.

Eu queria aqui também aproveitar saudar a nossa companheira Giovândia e a Denise Motta Dau que representam todas as mulheres aqui presentes, e os nossos companheiros Ezídio e França que também são vereadores da cidade de Sorocaba saudando todos os homens aqui presentes. Por que é importante isso? Temos aqui a Giovândia dirigente sindical, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, temos a Denise Motta Dau hoje secretária da cidade de São Paulo, como secretária de Mulheres aqui na nossa cidade, e temos o França e temos o Ezídio como vereadores da cidade de Sorocaba. Então, precisamos fazer um pouco essa combinação dessa ação da luta, do Parlamento também com as ações sindicais. Agora o debate é o PL 4330. Podemos perder tudo que nós lutamos durante 30 anos se um projeto como esse for aprovado. E só não foi aprovado esse projeto até agora, Vicentinho, Wagner, e Tião, porque de fato os trabalhadores estão na rua. Nós temos a luta pelo fim do fator previdenciário, nós temos diversas lutas hoje estruturadas em Brasília. Se o movimento sindical não estiver na rua e não entender a importância do Parlamento, dificilmente conseguiremos mudar a história do nosso Estado, do nosso país nos próximos anos.

Nós tivemos ao longo desses 30 anos um presidente da República trabalhador oriundo da classe trabalhadora que está conseguindo e conseguiu mudar parte da história desse país: 18 milhões novos empregos, Minha Casa, Minha Vida, o Pró-Uni, Luz para Todos, investimentos em portos e aeroportos, investimentos em infraestrutura, investimento na agricultura familiar e no agronegócio. Tivemos um trabalhador de origem sindical que chegou ao poder. Muitos empresários diziam que iam embora do Brasil se o Lula virasse presidente da República, virou presidente e mudou a história do nosso Brasil para melhor. Depois temos agora uma presidenta da República, a Dilma, que tem feito ações importantes no Brasil, dialogando com o setor empresarial, dialogando com os trabalhadores e demonstrando que é possível governar o Brasil para todos, mas principalmente para quem mais precisa.

Agora nós estamos aqui no Estado de São Paulo durante 20 anos e com 30 anos da CUT sofrendo no Estado de São Paulo. Nós temos uma responsabilidade e temos que ter nesse momento também um compromisso, porque nós estamos passando um período de escândalos que envolvem o PSDB. Acabou de sair uma notícia agora de que o Procurador-Geral da República, cuja mulher está sendo contratada pelo Governo do Estado de São Paulo para trabalhar na área jurídica do Governo do Estado. E o Procurador-Geral da República é o responsável pelo Ministério Público de fazer todas as apurações em relação a Siemens e em relação à Alstom.

Fomos forjados na luta e a CUT nunca deixou de fazer o seu papel, fazer o seu enfrentamento para melhorar a vida dos seus trabalhadores, seja ela no movimento sindical seja ela no Parlamento. Esperamos agora, depois de 30 anos, para a gente continuar mudando o Brasil do mesmo jeito que o Lula a partir do nosso apoio mudou o Brasil para melhor. Que a gente possa em 2014 também fazer uma grande mudança no Governo do Estado de São Paulo, porque nós estamos insatisfeitos com a Saúde, com a Educação, com a Segurança Pública, no trato com o funcionalismo do Estado de São Paulo. Nós queremos que mais uma vez a CUT saia às ruas, que o movimento sindical saia às ruas e demonstre que nós queremos um estado forte, um estado que efetivamente possa crescer e se desenvolver como o nosso Brasil tem crescido depois que a CUT, depois que o PT conseguiu criar condições de ter um operário governando o Brasil e nós fizemos a diferença. Então é isso que eu espero, não só a partir dessas ações, mas que os nossos trabalhadores percebam a importância de ter uma Central Única de Trabalhadores forte como a nossa como a Central Única dos Trabalhadores para que possamos nos próximos 30 anos mudar de uma vez por todas a história do nosso País e do nosso Estado.

Parabéns a cada um, a cada uma de vocês, vamos a luta! Lutamos muito, alguns morreram, mas nós vamos vencer muito mais nos próximos 30 anos. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - E com esta fala importante do companheiro Luiz Claudio Marcolino nós vamos caminhando para o encerramento, mas antes um aviso. Eu gostaria de dizer que além de esta sessão estar sendo transmitida ao vivo pela TV Web, ela será mais uma vez transmitida no dia 7 de setembro, próximo sábado, a partir das 21 horas, NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

A Central Única dos Trabalhadores quando foi criada foi criada nas diversas instâncias, CUT Nacional, CUT Estadual, e logo depois quando ela estava ainda no processo de consolidação foram criadas as regionais. E nós tivemos várias regionais assim em regiões-polos do Estado, dentre elas não me recordo aqui, acho que até estamos fazendo uma injustiça aqui de não mencionar um dos companheiros que participou da primeira diretoria da CUT Regional Interior I, o companheiro Carlos Roberto de Gaspari, que lá na região de Campinas, na região de Sorocaba atuou, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, muito obrigado Gaspari por tudo, por todas as lutas que você desenvolveu naquela região, e por tudo que foi feito na construção da Central Única dos Trabalhadores no interior do Estado. (Palmas.)

Gostaria mais uma vez de agradecer a Márcia Mah, ao Marcos Boi, e ao João Leopoldo, esse trio que animou aqui o nosso encontro, a nossa sessão solene. E agradeço cada um dos funcionários, das funcionárias, o pessoal que possibilitou esse nosso encontro aqui, que cuidou da infraestrutura. Esse pessoal chegou mais cedo para cuidar de toda infraestrutura aqui para que nós pudéssemos estar devidamente acomodados, sendo recebidos aqui com todo respeito. Viva os trabalhadores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Muito obrigado por tudo.

E nada mais havendo a tratar, declaro encerrada esta sessão. Muito obrigado e viva a Central Única dos Trabalhadores. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 27 minutos.

 

* * *