http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE SETEMBRO DE 2013

047ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO 5º ANIVERSÁRIO DA FATEJ - FACULDADE DE TECNOLOGIA JARDIM

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

 

1 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 5º Aniversário da Fatej - Faculdade de Tecnologia Jardim". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades.

 

2 - MARCELO GOMES

Representante do corpo docente da Fatej, destaca os objetivos da Fatej na área educacional. Agradece a todos pela homenagem.

 

3 - ADRIANO GIOVANINNI

Coordenador do Curso de Gestão e Segurança da Fatej, discorre sobre a importância do trabalho coletivo em prol da sociedade. Agradece ao corpo docente e discente da Fatej pela presença no evento. Destaca seu orgulho em participar do trabalho da instituição.

 

4 - PRISCILLA MILENA SIMONATO DE MIGUELI

Coordenadora do Curso de Gestão Pública da Fatej, comenta a importância sobre o curso de gestão pública da Fatej para a região do ABC. Destaca seu orgulho em participar da história da instituição desde o início.

 

5 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Faz considerações sobre a importância do Direito Previdenciário.

 

6 - ROSICLEIDE GARCIA

Doutoranda em Educação, discorre sobre a importância do conhecimento científico. Destaca os cursos tecnológicos oferecidos pela Fatej. Reflete sobre o papel de uma instituição de ensino na sociedade.

 

7 - VALDINEI GARCIA

Professor Doutor, agradece ao deputado José Bittencourt pela iniciativa da homenagem. Afirma que a Educação brasileira necessita de um incremento na qualidade. Discorre sobre a fundação da Fatej. Comenta a importância do professor para a sociedade.

 

8 - LUIS FERNANDO DEL VALLE

Cônsul Honorário do Chile, afirma que a educação é a base da sociedade. Discorre sobre o desejo na nação chilena em participar mais da sociedade brasileira. Parabeniza a Fatej pela comemoração.

 

9 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Comenta sua relação com a Fatej. Discorre sobre o papel da instituição na sociedade. Parabeniza reitora da Fatej pelo seu trabalho.

 

10 - ARLEIDE BRAGA

Reitora da Fatej, discorre sobre seu trabalho na direção da Fatej. Comenta sua carreira acadêmica. Agradece a todos os colaboradores da instituição. Destaca a importância da educação para o ser humano.

 

11 - PRESIDENTE JOSÉ BITTENCOURT

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Passamos à nomeação das autoridades, amigos e convidados aqui presentes nesta sessão solene, que fora convocada por este deputado e deferida pelo ilustre presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira.

À minha direita, compondo a Mesa, a professora Dra. Arleide Braga, reitora da Fatej - Faculdade de Tecnologia Jardim, a organização, a unidade de ensino que estamos nesta noite aqui celebrando e honrando. Podem aplaudir. (Palmas.) Obrigado senhores e senhoras.

Também à minha direita, a Dra. Priscilla Milena Simonato de Migueli, mestre pela PUC São Paulo e coordenadora do curso de Gestão Pública Previdenciária. (Palmas.) À minha esquerda, o ilustre mestre Adriano Giovaninni, que é coordenador do curso de Gestão em Segurança e também major da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.) Também conosco compondo esta Mesa, o ilustre cônsul honorário do Chile Luis Fernando Del Valle. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, como citado, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 5º Aniversário da Fatej - Faculdade de Tecnologia Jardim. E convidamos a todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Agradecemos ao 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano por esta oportunidade, pela contribuição. Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar da nossa Assessoria Militar da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia dia 8, domingo, às 20 horas pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2, portanto, domingo próximo teremos a exposição desta sessão solene na TV Alesp.

Antes de abrirmos a palavra aos nossos ilustres que estão conosco nesta noite, queremos cumprimentar o professor Marcelo Gomes representando o corpo docente da Fatej, em nome dele cumprimentamos todo o corpo docente da Fatej. Onde é que está o professor Marcelo Gomes? Muito obrigado. (Palmas.) Também professora Rosicleide Garcia, doutoranda em Língua Portuguesa e Filologia pela USP. (Palmas.) Cumprimentamos também o professor Dr. Valdinei Garcia, está ali a nossa esquerda, muito obrigado. (Palmas.) Sr. Wagner de Souza, presidente da Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, é uma Ocip, a Anpuad, está aqui a minha direita, conversamos bastante sobre esta Ocip, evidentemente muito oportuna e própria, já vem desenvolvendo um trabalho sério aqui na Zona Sul de São Paulo e em outros municípios a respeito da prevenção das drogas. Uma pessoa voltada para esta área. (Palmas.) Sr. Jurandir Vieira de Andrade, coronel do Exército, diretor de Logística do Grupo Tekled. (Palmas.) Faço menção também da ilustre procuradora federal Dra. Lúcia Lombardi que está conosco, para nós é uma alegria, representando aqui a Procuradora Federal. (Palmas.)

Antes de entrarmos na concessão pelo tempo regimental aos ilustres aqui programados para se pronunciarem, o deputado Aldo Demarchi também agradece o convite e justifica a sua ausência. Também o deputado Gilmaci Santos, líder do PRD aqui na Casa, agradece o convite e parabeniza a Fatej pelos cinco anos de existência. De igual modo o ilustre deputado Antonio Salim Curiati, o decano desta Casa, agradece, além de outras manifestações.

Portanto, senhoras e senhores, ouçamos desde logo as palavras do professor Marcelo Gomes representando o corpo docente da Fatej.

 

O SR. MARCELO GOMES - Boa noite a todos, gostaria de agradecer os presentes aqui. Gostaria que os meus pais estivessem aqui, mas por um pequeno problema de família não puderam comparecer hoje, mas assim que puderem ver esta transmissão que fiquem contentes, assim como eu estou contente de estar aqui hoje à frente de vocês.

Primeiramente gostaria de agradecer meus pais, minha irmã, minha mãe, minha esposa, todas as autoridades aqui presentes, a nossa magnífica reitora Arleide Braga, o nosso corpo docente e todos os nossos demais alunos.

Eu não sei se foi ao acaso ou se foi uma providência da história, no quinquagésimo aniversário de comemoração que Martin Luther King se pronunciou contra a segregação racial, a Fatej comemora o seu quinto aniversário. E o objetivo que a Fatej tem é minimizar a segregação educacional e promover o acesso a todas as camadas sociais ao ensino superior de qualidade, esse é o nosso objetivo. (Palmas.)

E hoje pessoal, não tão diferente do dia 28 de agosto de 1963, mas ao invés de apenas um homem, uma instituição de ensino superior se levanta contra a desigualdade educacional e segregação social, primando pela aplicação de um ensino de qualidade sem distinções sociais ou éticas através de serviços prestados a comunidade onde destacamos além dos nossos cursos, palestras e orientação previdenciária que foi dada a população de Santo André uma atitude ímpar desta instituição, que com certeza será seguida, assim como o discurso do nosso ilustre Martin Luther King. Que como ele iniciou o seu discurso eu tenho um sonho. Este sonho se iniciou com a Dra. Arleide quando ainda tinha vontade de aprender a ler, consequentemente essa vontade, esse sonho de querer aprender a ler culminou na transformação da sociedade proporcionando este ensino de qualidade que tanto almejamos.

Tenho orgulho de fazer parte do corpo docente da Fatej e sem vocês nós jamais existiríamos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Muito bem, palavras do professor Marcelo Gomes que representou o corpo docente.

Também um agradecimento especial a nossa assessoria que está aqui presente, aos funcionários desta Casa, a TV Alesp que está aqui presente, a imprensa. Queremos também agradecer a presença dos nossos alunos da Fatej, agradecer a presença deles, e como disse bem o professor Marcelo Gomes sem vocês nós não existiríamos, a Fatej não existiria. O maior patrimônio de uma unidade de ensino é justamente o corpo discente, claro que o corpo docente é muito importante, mas nós existimos por causa justamente do alunato, e isso é importante nós entendermos esta verdade.

As palavras também do senhor Leandro Andretta, que representa o corpo discente da Fatej. O senhor Leandro Andretta não chegou, vamos na sequência do programa, palavra do mestre Adriano Giovaninni.

 

O SR. ADRIANO GIOVANINNI - Boa noite a todos. Boa noite à seleta Mesa, senhores e senhoras.

Esta noite plena de significado para nós pode ser resumida com duas palavras: agradecimento e alegria. Eu vou começar pelo agradecimento. Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano disse: nenhum dever é mais importante que a gratidão. Nesta data de comemoração de cinco anos de existência quero agradecer a todos que trilharam este caminho nos bons e nos maus momentos, na prosperidade e na dificuldade, e faço com humildade própria daquele que tem a consciência que nada, absolutamente nada, se constrói sozinho senão em parceria, em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito coletivo.

Tenho hoje imensa satisfação de ver reunida a família Fatej para essa celebração. Nenhum sentido faria ou teria a comemoração sem a presença de todos e de cada um em particular. Sou profundamente grato a todos sem exceção, mas a minha convicção é que uma faculdade que se pretende forte e moderna tem dois pilares indispensáveis: seu quadro de funcionários e seus alunos. Neste momento gostaria de registrar o mais profundo agradecimento aos nossos professores, funcionários, alunos e amigos que aqui estão presentes, e também aos que por compromisso e responsabilidade profissional não puderam participar deste momento. A esta gente valorosa, competente e comprometida que nos acompanha há tanto tempo e que representa o nosso maior patrimônio, o agradecimento por fazerem parte da família Fatej.

Como disse a celebração de hoje tem um caráter muito especial, significa muito mais do que uma simples data de aniversário, significa antes a celebração do êxito de um compromisso, do compromisso com a causa e com a missão, dos valores que dão sentido a nossa existência, desde a sua fundação em 2008, em uma pequena sala de aula.

A filosofia educacional está escrita em pedra, desenvolvimento intelectual, profissional e moral do cidadão. Chegar até aqui tem sido obra de muita luta e dedicação, com percalços e dificuldades próprias do mundo acadêmico, mas também com muitas conquistas e realizações das quais muito nos orgulhamos. Como dizia o poeta romano Horácio, as diversidades despertam em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas.

Agradeço por isso a Deus que nos concedeu forças, serenidade e perseverança para superar as dificuldades e continuar fazendo o caminho, e o caminho como sabemos se faz caminhando. A Fatej se orgulha de ter enfrentado e vencido os desafios. A ela aplica-se plenamente a reflexão do teólogo inglês Willian George Ward: aos que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que procuram ajustar as velas.

Não desejos cansá-los, mas não posso furtar-me a dizer mais algumas palavras a respeito do outro sentimento que nos anima nesta noite de festa, a alegria. Shakespeare disse uma certa vez: sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos. Ao contrário do que disse o dramaturgo inglês, quero nesta noite de celebração dizer que temos muitas e inúmeras razões para estarmos alegres e felizes. Falamos de felicidade e alegria plena, completa e incondicional. A felicidade de construir e pertencer a uma faculdade comprometida com a excelência. Uma faculdade nova, contudo madura, mesmo possuindo cinco anos. Se ao caminho percorrido se pode dar o nome de sucesso, então com a devida humildade a Fatej pode considerar-se uma organização de sucesso.

Mas, sucesso, insisto, não é obra de um ou de outro e nem de uns poucos, sucesso é obra de muitos, é fruto de qualidade coletiva, de time. Sucesso pelo sucesso nada significa. O sucesso é uma consequência não um objetivo. O sucesso é uma viagem recorrente e não um ponto de destino.

Em nome da Fatej, neste momento personificada pela Dra Arleide Braga, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Palavras do mestre Adriano Giovaninni, coordenador do curso de Gestão em Segurança.

Ouçamos agora a Dra.  Priscilla Milena Simonato de Migueli, mestre pela PUC São Paulo e coordenadora do curso de Gestão Pública Previdenciária. (Palmas.)

 

A SRA. PRISCILLA MILENA SIMONATO DE MIGUELI - Boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar os membros da Mesa, Dra. Arleide Braga, deputado José Bittencourt. Gostaria de cumprimentar o corpo docente, o corpo discente e aos demais, minha mãe, meu marido que estão aqui prestigiando essa homenagem a Fatej.

É com muita honra que eu faço parte desta homenagem. Estou na Fatej nesses cinco anos desde o começo, e sou coordenadora do curso de Gestão Pública Previdenciária. Um curso, vou falar um pouco, puxar um pouco para o meu lado, de extrema importância para a nossa região do ABC. Um curso que começou com um sonho da Dra. Arleide, como advogada previdenciária percebeu que não tinha pessoas capacitadas para atuar no administrativo previdenciário, por isso surgiu esse curso, esse sonho da Gestão Pública Previdenciária. Um curso que visa capacitar as pessoas para trabalhar com o Direito Previdenciário, um direito social extremamente importante para ser aplicada a justiça social que tanto almejamos na nossa Constituição Federal.

Desta forma agradeço imensamente todos os discentes que fizeram com que esse curso cada vez mais tenha mais alunos. Nós temos observado em sala de aula o aumento das pessoas que procuram esse curso é muito considerável, porque o campo de trabalho é muito grande na nossa região que tem diversas empresas e todos precisam, buscam um benefício previdenciário seja ele uma aposentadoria por invalidez, uma aposentadoria por tempo de contribuição, uma aposentadoria por idade. Acredito que aqui todo mundo um dia pretende se aposentar ou tem alguém na família que esteja buscando esse benefício previdenciário.

Então, nós da Fatej temos a honra de ministrar esse curso. Um curso de Direito Previdenciário é pouco explorado, inclusive na faculdade de Direito, não tem curso específico de Direito Previdenciário, então o curso de Gestão Pública é um curso de dois anos que nós temos na Fatej. É um curso muito amplo que tem muitos conteúdos de Previdência Privada, regime próprio de Previdência Social, regime geral de Previdência social.

Então, espero que esses cinco anos se multipliquem muito e nós vamos construir esse futuro buscando mais uma vez eu digo a justiça social. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Boa essa palavra da Dra. Priscilla Milena Simonato de Migueli, e digo que é importante estarmos na trincheira em defesa do necessitado, do menos favorecido, do hipossuficiente, na trincheira da defesa dos direitos sociais. Os direitos sociais que são consagrados na nossa Carta Magna, na nossa Carta Maior, e que no meu entender não podem ser flexibilizados. Direitos sociais conquistados, nós somos da corrente, nós nos atrelamos à corrente de que não podem ser flexibilizados. São garantias essenciais para o aperfeiçoamento da sociedade, para o aperfeiçoamento da cidadania. Nós defendemos isso aqui na Casa de tal modo que, muito embora tenhamos uma competência legislativa muito estreita para legislar, aliás, não é competência nossa aqui no estado de São Paulo de legislar sobre matéria previdenciária, mas o que a Constituição, o que o Regimento Interno desta Casa nos permite fazer em termos de ação e propositura legislativa nós fazemos aqui justamente direcionando a alguma ação legislativa nossa concreta para o Congresso Nacional. Não somente a Câmara dos Deputados, mas o Senado Federal que na verdade em última análise é aquele que tem a competência para legislar sobre esta matéria. Mas nós nos alinhamos a este discurso da Dra. Priscilla como aos demais outros, e entendemos que é fundamental o fortalecimento da cidadania, principalmente defendendo essa questão do Direito Previdenciário, e da nossa Previdência, do nosso INSS, nós precisamos fortalecer o nosso Instituto Nacional de Seguridade Social.

Vamos ouvir também as palavras da professora Rosicleide Garcia, doutoranda em Educação. (Palmas.)

 

A SRA. ROSICLEIDE GARCIA - Boa noite a todos, gostaria de agradecer a presença de todos os presentes, da minha família que está aqui me vendo também. E pedir desculpas pela minha voz rouca, foi um dia bastante proveitoso.

Eu vim aqui falar em comemoração ao aniversário da Fatej, e foi-me solicitado para falarmos sobre a importância dos estudos científicos. Antes de tudo temos que ter em mente o que é a ciência em si. E segundo uma das dez acepções do dicionário Weiss, ciência é o conhecimento atento e aprofundado de alguma coisa. Mas me agrada mais a definição seis, em que diz que a ciência nada mais é do que erudição e saber. A razão dessa preferência é devido ao conhecimento estar ligado diretamente ao homo sapiens. Sapiens de sapiência, saber, discernimento, ou seja, o homem só passou a ser quem é a partir do momento que soube manipular, guardar e expandir o seu conhecimento, com isso ele teve o desenvolvimento de sua espécie, pois aprendeu que não precisa passar pelos mesmos erros diversas vezes para aprender. Aprendeu que pode e como pode manusear os elementos que o rodeia para benefício próprio. Aprendeu que pode aprender com o erro dos outros, e com os acertos também. Aprendeu, sobretudo, que o conhecimento pode ser expandido, que ele não se limita a si mesmo e para isso desenvolveu técnicas para aperfeiçoá-lo. E aí entra o serviço da universidade que vem do termo universal. E curiosamente no mesmo dicionário ora citado, universidade é sinônimo de faculdade, cujo significado etimológico é possibilidade, força, virtude, propriedade, talento natural, capacidade, arte.

E é justamente pensando nisso tudo que a Fatej se coloca no desenvolvimento científico e, sobretudo humano, já como visto tudo que foi comentado é inerente a natureza humana. Não sei se é do conhecimento de todos, mas a Fatej oferece cursos tecnológicos, e estes, segundo o MEC, não tem obrigatoriedade de incentivar entre seus alunos a produzirem o TCC ou a ciência em si, no entanto, a faculdade sabendo da importância que a ciência tem, oferece aos alunos a possibilidade de desenvolverem trabalhos científicos, ela sabe que com isso o aluno se tornará pleno, pois ele começará a observar de forma única os problemas que envolvem a sua profissão ao seu redor. Olhará para eles com equidade e levantará hipóteses para sua solução, para isso deverá conhecer a causa do problema e sua consequência. E nisto precisará do auxílio de provas concretas, como os fatos cotidianos, levantamentos estatísticos, pesquisa, isto é, informações verossímeis e opiniões de especialistas para construir a sua própria tese.

Tendo isso relacionado, o aluno é capaz de dizer com real conhecimento de causa como solucionar o problema, como aconselhar. Só por meio desse processo o profissional realmente se torna pleno, e todos os passos aqui comentados são base de qualquer trabalho científico. Logo, apenas oferecer aos alunos meios de se trabalhar com a profissão, ensinando-os por meio de disciplinas práticas não é o trabalho de uma faculdade. Não que isso não seja menos importante, afinal sem a prática não há reflexão, mas a faculdade deve fornecer, sobretudo, a capacidade de questionamento, dúvida e posicionamento perante qualquer tema. Isto é, o princípio básico da ciência, da onde ela nasce de onde ela se expande. E é dentro desse objetivo que a Fatej consegue se destacar dentre outras, ela não só torna o aluno competente em sua profissão, como o faz ser pensante e realmente atuante na sociedade. Ela respeita os princípios científicos, ela torna o homem realmente sapiens.

Por isso agradeço fazer parte desta instituição que respeita o significado verdadeiro do conhecimento. Parabéns, reitora, por sua iniciativa de criar a Fatej e dar a ela o real sentido do nome faculdade. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Vamos ouvir também o Dr. Valdinei Garcia, professor convidado.

 

O SR. VALDINEI GARCIA – Senhores, boa noite. Eu falei que se eu utilizar o parlamento eu vou querer fazer algumas leis e não é a hora.

Senhores, meu boa noite. Senhores e senhoras professores meus agradecimentos por estarem aqui hoje. Também queria agradecer ao deputado José Bittencourt pela iniciativa de estar homenageando uma instituição de ensino que faz cinco anos. Hoje ela está instalada em Santo André, onde nós temos uma carência muito grande de instituição de ensino de nível superior. Por incrível que pareça, Santo André ainda é uma região carente de instituições de ensino. Precisamos de mais instituições de ensino. Não só instituições de ensino, mas ensino de qualidade. O que nos falta hoje na educação brasileira é qualidade.

Eu queria dedicar a minha fala in memorian ao Sr. Ramiro da Silva Oliveira, pai da nossa querida reitora. Todos nós sabemos que foi dele a iniciativa, foi dele a semente de trazer uma pessoa iluminada ao mundo que é a Dra. Arleide Braga, eu queria dedicar isso a ele, afinal foi ele o responsável pela senhora ter galgado a escada do conhecimento. Porque eu acho que o conhecimento, quando tem base na família, chega as pessoas de uma outra forma. Hoje nós estamos verificando que a família está denegando os seus filhos fora do conhecimento. Nós temos que trazer esses filhos ao conhecimento, e o seu pai, in memorian, o fez isso. Então as minhas palavras são dedicadas a ele.

Eu queria falar que a Fatej - Faculdade de Tecnologia Jardim nasceu por força de uma grande mulher. Eu acho que tudo na vida nasce por determinação de pessoas corajosas. Doutora, reitora, mantenedora, corajosa porque não é fácil lidar com educação hoje neste país, não é fácil. Empresário que investe em educação hoje não é muito recompensado.

Sr. Deputado, no início da minha fala primeiramente eu agradeci e dei boa noite aos senhores e senhoras professoras, vejo outras autoridades na Mesa, o Sr. Luis, cônsul do Chile; professores; Dr. Wagner. Mas eu acho que uma sociedade só vai conseguir alcançar a plena razão de uma sociedade verdadeira quando nós transformarmos o professor e a professora na maior autoridade de um país. Só assim, só transformando professores e professoras em autoridade nós vamos chegar a plena razão de conhecimento.

Hoje nós ouvimos falar deputado autoridade, senador autoridade, presidente autoridade, enfim, várias autoridades, e o professor está renegado praticamente hoje a nada. Não é verdade? Hoje o professor é tratado como nada neste país e nós temos que mudar isso, fazer uma mudança de consciência, de tratar melhor o professor. Tudo nasce com o professor. O deputado nasceu com o professor, o médico nasceu com o professor, o advogado, o engenheiro, o pedagogo, todos nós nascemos com o professor. Não é justo tratarmos o professor como ele é tratado hoje.

Na Fatej - Faculdade de Tecnologia Jardim, nós vimos um esforço muito grande, eu fiz um discurso não é Dra. Arleide, de umas duas horas, mas para não cansar os senhores eu vou falar só cinco minutos, porque é cansativo e tem outras autoridades para falar. Eu só queria dizer o seguinte, a Fatej é uma faculdade que veio para modificar os moldes de ensino, de como ele é feito hoje. Tanto é que a Dra. Garcia já falou, os outros professores já falaram, nós estamos modificando a estrutura do ensino através do saber, através de levar o conhecimento às pessoas que necessitam do conhecimento, independente de classe social. Claro, a Fatej é focada para uma questão ideológica da sua mantenedora para os mais humildes, para os mais carentes, e eu acho isso fantástico.

Dra. Arleide Braga também teve uma grande iniciativa. Qual? Fazer uma Faculdade de Direito em Santo André voltada a outro nível de ensinamento de Direito, a Fadisa. Nós vamos ter em 2014 a Fadisa em Santo André, que é a Faculdade de Direito de Santo André. Tenho orgulho de estar colaborando com o projeto da Fadisa, me orgulho de fazer parte desta família, porque uma instituição de ensino superior é uma família, se não for assim ela não galga o patamar da inteligência e do saber de uma forma melhor. Nós temos que nos unir em família, e isso a Fatej tem e a Fadisa também terá.

Eu queria agradecer a professora Arleide Braga por ter me proporcionado essa fala no dia de hoje, e agradecer a todos os presentes e dizer que conhecimento é tudo, e mude a relação entre os professores, vamos tratar melhor o professor. Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Nós acolhemos os discursos aqui que foram preparados, aliás, a Dra. Rosicleide, Dr. Adriano e também do Dr. Valdinei, desejando encaminhar para esta Presidências as laudas dos discursos, nós estaremos acolhendo e inserindo a este programa, e estaremos determinando a publicação no Diário Legislativo desta Casa, o Diário Oficial Legislativo até para ficar registrado nos Anais desta Casa os discursos aqui mencionados.

Ouviremos o Dr. Luis Fernando Del Valle, cônsul honorário do Chile, aqui à nossa esquerda.

 

O SR. LUIS FERNANDO DEL VALLE - Muito boa noite. Excelentíssimo Sr. Deputado José Bittencourt, a quem eu faço meu pedido de transmitir minha saudação à Exma. Mesa e a todos os convidados.

É uma grande honra atender a este convite para participar deste evento de comemoração dos cinco anos da Fatej, e nesse momento expressar que para o governo do Chile é muito importante a educação. Nós sabemos que a base da sociedade é a educação, e o Chile pretende dia a dia melhorar essa base. Sabemos que isso a gente consegue com o corpo de professores que nós temos no Chile, mas também através de intercâmbio. É grato pra mim, foi grato para mim, trabalhar no Brasil onde nós fazemos esse intercâmbio onde nós procuramos colher talentos e levar eles para o Chile. Nesse aspecto, quando fui convidado para este evento hoje eu estava pensando justamente na grande oportunidade que se abre para o governo do Chile de justamente ter um bom relacionamento com a faculdade de Santo André.

Eu gostaria de registrar, e que fique registrado, o grande convite nosso para que a digna reitora possa vir em breve assinar algum convênio de acordo de intercâmbio onde nós sabemos que o nosso sucesso como país também depende dos nossos amigos que estão no Brasil, da nação amiga que é o Brasil, que sempre tem estado conosco e que nos apóia no crescimento do Chile. Da mesma forma, de uma forma muito humilde e muito singela, é intenção do Chile aportar para a educação brasileira aquilo que nós fomos captando de pouquinho e fomos criando um grande país, um dos principais da América do Sul.

Gostaria de parabenizar o deputado José Bittencourt pela nobre ideia de fazer esta homenagem e a Fatej também pelos seus cinco anos de existência. Da nossa parte os nossos parabéns e muito obrigado pela oportunidade de participar com vocês. Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Os nossos agradecimentos ao ilustre cônsul honorário do Chile, Dr. Luis Fernando Del Valle. Ele já está aqui há 10 anos no Brasil, e domina o portunhol muito bem mesmo. E uma coisa que é interessante nas palavras dele é a possibilidade que se abre para a Fatej fazer aí, celebrar convênio de intercâmbio. Acho fundamental, e fica aqui a nossa palavra de agradecimento ao ilustre cônsul, e oportunamente estaremos pensando no encaminhamento desta abertura feita aqui pelo representante do Chile nesta sessão.

Estamos nos encaminhando para o final desta sessão solene em comemoração aos cinco anos de existência da Fatej.

Eu quero antes das palavras da Dra. Arleide Braga fazer aqui uma declaração pública de que tenho acompanhado a Dra. Arleide não de agora, de há muito tempo, nós temos uma amizade há bastante tempo. A Dra. Arleide é uma amiga nossa de há muito tempo. A Dra. Vera Lacerda, que está aqui conosco, em alguns instantes acompanhou todo esse relacionamento nosso, o início da peleja em que a Dra. Arleide empreendeu para a formatação do projeto da Fatej, a sua inclinação para o Direito Previdenciário nós pudemos observar desde o início. As meninas eram pequenininhas ainda, não é que estamos velhos, de forma alguma, vamos passando. Aliás, nós não nos preocupamos com o tempo, é o tempo a melhor fonte geradora de sabedoria, o tempo, a experiência nos leva ao campo da sabedoria. Eu digo não só aquela sabedoria terrena, mas também uma sabedoria superior, uma sabedoria divina, a chamada: Sofia divina. Nós primamos muito por isso e testemunho de que a Dra. Arleide tem sido uma batalhadora, tem contribuído para a formação de muitas pessoas. É bom que se diga que nos bancos escolares nós recebemos a chamada instrução formal, orientação formal, mas a Fatej tem algo especial que educa a pessoa, forma a pessoa para a competição da vida, mas muito mais ainda forma caráter, nós temos que entender isso, não é só meramente uma instrução formal, não é o cumprimento gelado de um conteúdo programático. Educar é transferir experiência, é compartilhar experiência. Essa é a melhor no meu entender conceituação de educar. Educar é se projetar na vida do outro, é você transferir e compartilhar experiências. Por isso que é importante que tenhamos um corpo docente altamente qualificado, e que tenha também experiência da vida, que tenha formação na escola da vida.

De tal modo que, parabéns Dra. Arleide, a senhora merece mesmo. Todas as vezes que eu a encontro, ela está falando de projetos, sempre tem um projeto a conquistar. Eu não sei se isso é característico das mulheres, mas sempre tem um projeto enquanto está executando um, há dois, três já no forno e isso nos anima, nos encoraja. Então parabéns por tudo isso, parabéns a Fatej e vamos adiante.

Professora Arleide Braga com a palavra. (Palmas.)

 

A SRA. ARLEIDE BRAGA - Boa noite a todos. Boa noite deputado, professores, Mesa composta à minha direita, assistentes, meus alunos sem vocês nós não estaríamos aqui.

Eu fiquei muito feliz quando o Dr. Garcia disse que empresário educacional no Brasil sofre. Eu não sofro, eu não sou empresária, eu amo educação, eu trabalho para ver o melhor na vida das pessoas. Então aquilo que a educação transformou na minha vida eu sinto assim um dever muito grande de retribuir e devolver a sociedade. E daí a minha opção por trabalhar com a educação. (Palmas.)

A Fatej é resultado de um sonho de retribuição, a educação transformou e tem um significado tão forte, tão marcante na minha vida que seria muita estupidez da minha parte ignorar o que ela transformou, o que ela me proporcionou, o que ela me permite entender e discernir e deixar isso de lado, e talvez se eu assim o fizesse a minha caminhada não seria até aqui, onde estou chegando hoje. Eu estou muito grata a todos vocês que estão aqui me prestigiando. Karen e Karina é para vocês. (Palmas.)

Eu agradeço aos presentes, aos amigos que vieram aqui, não tenho palavras para agradecer, não quero chorar. Mas vocês realmente me dão bastante ânimo de prosseguir. E quero dizer que conclui o meu doutorado neste semestre e tive o grato presente de Deus de ser aprovada no meu pós-doutorado fora do Brasil, na Itália. Então eu só tenho que agradecer a vida, a educação, agradecer aos amigos e as pessoas que estão ao meu lado. Antonio de Oliveira Braga o pai das minhas filhas, agradecer a todas as pessoas que de uma forma ou de outra nos incentivam. Então o meu muito obrigado.

A educação de fato é a melhor ferramenta para transformar vidas e pessoas. E o lema que eu criei para a Fatej é o seguinte: uma faculdade não precisa ser grande, mas o resultado na vida de seus alunos sim. E a Fatej tem feito isso em Santo André, tem criado programas sociais buscando a mobilidade social, buscando transformar vidas. Porque não existe uma violência maior contra a dignidade de qualquer pessoa senão o analfabetismo, senão o fato de uma pessoa não saber escrever o seu nome ou não ter condição de escolher a sua profissão e ser apenas e tão somente escolhido. Então, a Fatej tem cumprido a sua missão e muito obrigado a todos. Dr. José Bittencourt você é um grande amigo, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Parabéns Dra. Arleide Braga.

Nós queremos aqui nestas palavras finais agradecer a todos os presentes, agradecer aos funcionários desta Casa, as autoridades aqui presentes, ao professorado aos docentes da Fatej, agradecer a ilustre procuradora que esteve conosco aqui presente Dra. Lúcia Lombardi, procuradora federal. Agradeço à ilustre Mesa aqui composta, todos os alunos. E quero convidá-los para a sessão solene o quinquagésimo aniversário da Fatej numa sessão solene que instalaremos aqui, neste Parlamento de São Paulo. Daqui a 45 anos a Fatej vai continuar firme, expandindo, conte conosco Dra. Arleide, no que este Parlamento puder contribuir na interlocução, no encaminhamento de demandas de interesse da educação, do interesse difuso, do interesse coletivo pode contar conosco. Nós admitimos no mais amplo sentido da expressão que nós vivemos no Estado Democrático de Direito em que o império da lei é presente. O homem está abaixo da lei, ninguém está acima da lei. Então, por esses princípios, vamos lutar e batalhar que a Fatej cresça, se expanda e que boas pessoas se agreguem a Fatej não só no corpo docente, mas discente. E que a Fatej seja um instrumento permanente de transformação de vidas para melhor, e que permita também seja um canal de benção para pessoas que querem se preparar melhor para a vida, a competição da vida, e contribuir para o sucesso da sociedade.

Fiquem com Deus. Esgotado o objeto desta sessão, a declaramos encerrada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

 

* * *