http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE SETEMBRO DE 2013

048ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS DO HOSPITAL DO RIM.

 

Presidentes: SAMUEL MOREIRA e PEDRO TOBIAS

 

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Pedro Tobias, com a finalidade de "Comemorar os 15 Anos do Hospital do Rim e Hipertensão - Fundação Oswaldo Ramos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - PEDRO TOBIAS

Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Hospital do Rim e Hipertensão. Realiza entrega de placa desta Casa em homenagem ao doutor José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão. Anuncia a entrega de homenagem do Comitê de Ação Social de Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo ao doutor José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão.

 

3 - GIOVANNI GUIDO CERRI

Diretor da Faculdade de Medicina da USP, saúda os presentes. Elogia a conduta profissional do doutor José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão. Lembra que esta instituição é o maior centro transplantador do mundo. Enfatiza que, após um transplante de rim, o paciente tem nova vida.

 

4 - JOSÉ ANIBAL

Deputado Federal, saúda os presentes. Enaltece o trabalho realizado pelo deputado Pedro Tobias, autor desta homenagem. Destaca a importância da realização de transplantes de rins. Elogia o atendimento universal e humanitário realizado pelo Hospital do Rim e Hipertensão.

 

5 - ARTUR BELTRAME RIBEIRO

Presidente da Fundação Oswaldo Ramos, discorre sobre o Hospital do Rim de São Paulo, reconhecido internacionalmente. Informa que o doutor José Medina realiza mais de 1000 transplantes de rim ao ano.

 

6 - MARCO AURÉLIO UBIALI

Deputado Federal, enaltece o trabalho realizado pelo Hospital do Rim. Comenta os avanços tecnológicos da hemodiálise. Elogia a atuação médica na instituição homenageada.

 

7 - JOSÉ OSMAR MEDINA

Diretor do Hospital do Rim e Hipertensão, agradece ao deputado Pedro Tobias pela iniciativa desta homenagem. Enaltece a conduta do doutor Giovanni Guido Cerri na Secretaria estadual da Saúde. Agradece a Fundação Oswaldo Ramos, responsável pelo Hospital do Rim. Faz histórico da criação deste hospital. Destaca que a instituição é o maior centro e maior escola de transplantes no mundo. Elogia o atendimento qualificado e a motivação de seus profissionais em contribuir com a Saúde da sociedade.

 

8 - PRESIDENTE PEDRO TOBIAS

Elogia o trabalho humanitário realizado pelo doutor José Medina. Lembra sua origem humilde. Destaca que o Hospital do Rim Fundação Oswaldo Ramos é um expoente nacional. Destaca que a instituição é uma das melhores do mundo. Saúda a todos os presentes nesta homenagem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Quero saudar as presenças do deputado Pedro Tobias, do secretário estadual de Energia José Aníbal; nosso ex-secretário de Estado da Saúde doutor Giovanni Guido Cerri; do Presidente da Fundação Oswaldo Ramos doutor Artur Beltrame Ribeiro; professor titular chefe do setor de transplante renal do Hospital do Rim doutor José Osmar Medina; e saudar a presença de cada um de vocês.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação do deputado Pedro Tobias, com a finalidade de comemorar os 15 Anos do Hospital do Rim. Convido a todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Subtenente PM Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Agradecemos mais uma vez a presença de todos e neste momento passo a Presidência dos nossos trabalhos ao deputado estadual Pedro Tobias. Muito obrigado a todos. Deputado Pedro Tobias é com Vossa Excelência. Obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Pedro Tobias.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Bom dia para todos e todas. Eu acho que me deram um pacote, mas eu sou indomável e não sigo a norma, Cerimonial dá papel, mas todos são amigos e amigas do doutor José Osmar Medina, eu dispenso citar o nome de cada um, porque o doutor Medina pessoa mais humilde, tem valor igual e é mais importante aqui. Por isso eu quebro protocolo e reconheço a personalidade.

Agora antes de começar a palavra de convidados, autoridades, quero pedir para o pessoal do vídeo, mostrar um vídeo sobre o Hospital do Rim e sobre o doutor José Osmar Medina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Olha gente vocês viram o verdadeiro Medina, não é professor Medina?, mas a pessoa de Medina. Por isso eu em nome da Assembleia Legislativa, do Poder Legislativo darei uma placa em homenagem ao amigo Medina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Agora convido membros da Coordenadoria de Apoio, ao Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo prestar uma homenagem ao professor José Osmar Medina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Agora vamos chamar meu amigo eterno secretário doutor Giovanni Guido Cerri. Doutor Giovanni é diretor da Faculdade de Medicina da USP, vai estar com a palavra homenageando o nosso amigo José Osmar Medina.

 

O SR. GIOVANNI GUIDO CERRI - Bom dia a todos. Queria cumprimentar nosso caro amigo, médico, deputado Pedro Tobias com quem eu tive oportunidade ao longo desses anos de conviver de uma forma mais próxima, Pedro Tobias é um grande batalhador pela saúde aqui do Estado de São Paulo.

E também cumprimentar o nosso secretário José Aníbal, e em particular o nosso homenageado professor José Osmar Medina e também cumprimentar o professor Artur Beltrame Ribeiro que a homenagem também se faz ao Instituto do Rim.

Eu devo dizer que sou grande admirador do trabalho do professor Medina, do professor Beltrame no Instituto do Rim que é realizado com a nossa co-irmã da Faculdade de Medicina da USP a Unifesp, que é o maior centro transplantador de rim do mundo. Mostra como uma iniciativa tomada por professores lá da Unifesp com a participação particular aí do nosso querido professor Medina conseguiu transformar um prédio no maior centro de transplantes do mundo. Mas não basta fazer transplantes, o importante é exercer uma medicina de qualidade. E é isso que representa o Instituto do Rim, representa uma medicina de qualidade. Um centro onde os pacientes são atendidos de forma humana e saem para uma nova vida. Quem faz um transplante recomeça, realmente tem o início de uma nova vida. Nós que acompanhamos muitos transplantados nós sentimos a grande mudança que os transplantados tem no seu estilo de vida, no seu modo de enxergar a vida, e é a oportunidade que o Instituto do Rim dá de abrir essa possibilidade.

E poder formar recursos humanos na área de saúde, formar profissionais para o Brasil inteiro, diria que mais do que isso, formar para a América Latina inteira. Então o Instituto do Rim é realmente um orgulho, orgulho para o Estado de São Paulo e orgulho pelas pessoas que construíram esse Instituto. Sem dúvida o professor Medina é um exemplo de profissional dedicado, humano, competente que representa bem o que é a medicina de São Paulo e do Brasil. Felizmente temos um professor Medina liderando uma ação desse tipo, e eu realmente cumprimento a Assembleia Legislativa e em particular o deputado Pedro Tobias em fazer uma homenagem tão justa ao Instituto do Rim e ao professor Medina. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Próximo que vai usar a palavra nosso amigo, amigo do professor Medina deputado federal e secretário de Energia José Aníbal que toda vida dele, as emendas dele, ajuda dele foi para a área de Saúde, por isso deputado José Aníbal bem vindo a nossa Casa, a palavra é sua. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ ANIBAL - Bom dia a todos é um prazer estar aqui. Bom dia deputado Pedro Tobias, a esposa dona Juliana, professor Medina esposa dona Maria Amélia, o deputado federal Ubiali, o amigo Giovanni Cerri até ontem nosso secretário de Saúde, mas ele disse que dormiu muito bem esta noite com uma certa tranquilidade, e eu continuo como era antes dormindo a espera de um telefonema, de algum episódio que requeira nossa ação. Professor João Roberto Ferraro, professor Artur Beltrame, professor Álvaro Nagib Atallah, doutor Daniel Rinaldi, doutor Dirceu Kamaguchi. Destacar a presença de um grande brasileiro Flávio Flores da Cunha Bierrembach que foi parlamentar, foi juiz, enfim, e é membro do Conselho Curador da Fundação.

E dizer que a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo está cada vez melhor, parabéns ao Subtenente Emerson Pereira

Queria destacar também a presença aqui da senhora Gilda Portugal que está ali embaixo, importante ela ter vindo aqui testemunhar o apresso que temos todos pelo Hospital do Rim e o que ele faz.

O deputado Pedro Tobias é parlamentar circunstancialmente, embora seja um grande parlamentar ativo, presente, se posiciona, mas ele é um médico. Um médico com uma visão social, uma visão humanitária que o distingue, e o distingue fortemente, não ligue para o Pedro segunda de manhã nem sexta de manhã ele está operando lá em Bauru. E opera porque quer atender, quer ver as pessoas ficarem melhor, entende a medicina como um instrumento de qualidade de vida, para qualidade de vida. Então quando o Pedro me convidou a vir eu abri de qualquer forma um espaço na agenda com muita satisfação, foi o Pedro que me levou ao Hospital do Rim dois anos atrás fomos lá fazer uma visita. E desde então Medina, eu sou um propagandista do Hospital do Rim. Eu vi, eu andei nos andares, vi os pacientes, vi pacientes que estavam muito mal antes do transplante, e como se renasce com o transplante. Como se melhora a qualidade de vida quando estava observando o Giovanni quando vi aquele senhor de 80 anos falar, melhora tudo, é um renascimento. Portanto, esta homenagem é muita justa a você, ao Hospital, mas a você que é o dínamo daquele Hospital. A satisfação de poder colaborar é uma satisfação de cidadão nada a ver com a política ou com qualquer outro interesse, é o trabalho que vocês fazem.

E eu falo isso no Brasil, em São Paulo eu já falei dezenas de vezes desse Hospital. É um investimento forte que o Estado faz, mas que não teria tantos resultados se não tivesse uma equipe como você tem lá, dirigida por você. E isso conta muito. O Brasil vem aqui, o Brasil é acolhido aqui. Eu sempre digo, até porque eu nasci em Rondônia, o meu pai era cearense, que a saúde do Brasil depende fundamentalmente de São Paulo. E do Hospital do Rim muito.

Portanto, um grande abraço a você, a sua equipe, muito sucesso contem sempre conosco, uma coisa que destaca eu vi no dia que fui lá um senhor negro com um rapaz negro, ele de uns 40 anos o rapaz de 18 anos, praticamente cegos, mas os dois tinham passado por transplante, e me lembrei do Mário Covas quando ele dizia, aqui no Incor eu tenho o mesmo tratamento que qualquer outro cidadão, e é um tratamento excepcional, tratamento do SUS, tratamento do plano, enfim, é um tratamento universal, humanitário. Parabéns, muito obrigado pelo convite, eu tenho que sair, mas fico feliz de ter vindo aqui hoje. Um abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Obrigado José Aníbal. O próximo e o doutor Artur Beltrame Ribeiro, Presidente da Fundação Oswaldo Ramos.

 

O SR. ARTUR BELTRAME RIBEIRO - Eu vou ser muito breve, e dizer basicamente o seguinte, todo empreendimento no qual realmente o Medina é um símbolo, que nós todos admiramos nasce de uma atuação de professores universitários. Nós tínhamos um professor de uma Universidade Federal que não oferecia as condições ideais de prática não porque não quisesse, não porque não desejasse, mas porque por ser federal e estar no sistema público não tinha como ofertar condições boas de funcionamento como nós da disciplina de Nefrologia queríamos. Eu sou parte desse grupo, esse grupo foi muito apoiado porque nós já tínhamos uma tradição que vem da Fundação da disciplina em 1955 do professor Oswaldo Ramos que leva o nome da Fundação. Nós saímos da sociedade, fomos ouvidos, fomos recompensados e trabalhando, geramos um hospital que realmente é um orgulho para a cidade de São Paulo, para o Estado de São Paulo e eu ousaria dizer para o Brasil pelo reconhecimento internacional que tem.

Doutor Medina junta-se ao grupo que foi fundado em 1983, ele vem para o Hospital do Rim em 1989 e o resto é história. Já naquela época ele já fazia 400 transplantes por ano, que era um recorde brasileiro. Esse número está elevado, está perto de mil por ano.

Eu queria também em nome da Fundação agradecer todos os funcionários e médicos que lá trabalham e permitiram esse grande desempenho durante todo esse tempo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Muito obrigado doutor Artur Beltrame Ribeiro.

Chamo agora deputado federal amigo nosso que veio especialmente doutor Ubiali, deputado Marco Aurélio Ubiali que é médico, que cuida e é responsável pela Apae no Estado de São Paulo e hoje está fazendo uma luta para a lei federal não fechar todas as Apaes no Estado de São Paulo.

 

O SR. MARCO AURÉLIO UBIALI - Obrigado deputado Pedro Tobias presidindo esta sessão solene de alta relevância.

Quero em seu nome saudar a todos, saudar o secretário Giovanni Cerri que como vi ontem dizer que o seu trabalho foi extremamente relevante na Secretaria, parabéns pelo que fez.

Saudar o professor Medina que não tinha tido o prazer de conhecer pessoalmente, eu sou formado pela UFMG sou Neurocirurgião não é uma área muito afim, mas estamos aí. Doutor Beltrame que preside o Instituto em nome dele saudar todos os professores, todos os colaboradores do Instituto, das cirurgias que com certeza esse é um trabalho de equipe. Eu não conheço pessoalmente o Instituto, sei da fama do Instituto, e acabei de ver o vídeo em que a gente percebe a importância que ele é. Quem conhece essa patologia sabe da dificuldade que se tem de ter uma vida com qualidade quando se tem uma insuficiência renal e foi muito bem dito pelo professor Medina dos avanços tecnológicos da diálise, mostrando naquele vídeo uma evolução naquilo que hoje faz parte da vida de tantos brasileiros.

Saudá-los e dizer que fiquei encantado com a sua história que é muito parecida com a minha, você é filho de pedreiro e eu sou filho de motorista de funerária, e de uma cabeleireira, e a gente se identifica com essas pessoas e pode a partir dessa identificação saber da dificuldade. Foi o início do prazer que é de ser médico. Eu continuo também atendendo no meu consultório até hoje na segunda-feira, e me sinto extremamente realizado. Sou também como disse José Aníbal que já saiu, um grande companheiro nosso, estou deputado federal no meu segundo mandato, sou de Franca, mas na verdade eu sou médico e como médico eu o saúdo. Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Como a minha formação é cirurgião não demoro muito as coisas, precisa resolver rápido. Agora eu vou passar a palavra para o nosso querido homenageado, amigo, irmão, nosso querido Medina. Você pode falar embaixo porque como fala é perto da população embaixo.

 

O SR. JOSÉ OSMAR MEDINA - Bom dia a todos. É lógico que a homenagem que se faz hoje dos 15 Anos é uma homenagem ao Hospital do Rim, e eu fui escolhido ou apontado pelo professor Artur que é o Presidente da Fundação Oswaldo Ramos, que é quem gerencia o Hospital do Rim para ser a pessoa que representa no momento essa homenagem e que representa todos os funcionários, todos os professores e toda história do Hospital do Rim. Então isso que foi contado sobre a minha pessoa na verdade a minha história é muito em paralela ao Hospital do Rim.

Eu agradeço ao professor Artur por ter me apontado com a pessoa que pudesse receber esta homenagem, para não homenagear um prédio, um edifício, mas homenagear uma pessoa que representa a todas as pessoas que efetivamente trabalham naquela instituição.

E quando eu vejo alguém falar assim, até contar, porque eu gosto de ouvir essas coisas, principalmente quando minha esposa Amelinha, meu filho estão aqui para ouvir, ou então o Edu que é amigo meu que é muito bom de bola que joga comigo e não deixa eu fazer nada, para dizer que eu faço alguma coisa para eles não precisarem reclamar muito de mim quando eu estou jogando futebol. E muitos pacientes que estão aqui acho que é a primeira vez que me vêem sem jaleco. Quando eu cheguei aqui muitos me perguntaram por que eu estou usando gravata e não jaleco.

Então eu queria agradecer em nome de todos os trabalhadores do Hospital do Rim esta cerimônia, iniciativa do deputado estadual Pedro Tobias, também agradecer ao Presidente da Assembleia deputado Samuel Moreira, a todos os deputados, o deputado federal Ubiali que está aqui presente, mas um agradecimento especial ao professor Giovanni Cerri que ele dedicou dois ano e meio num sacrifício pessoal muito grande na Secretaria Estadual de Saúde que eu pude acompanhar e que nós pudemos conversar diversas vezes da dificuldade que é um acadêmico como ele exercer um cargo tão difícil assim, e nesses dois anos e meio o nosso relacionamento e a nossa admiração mútua certamente ela cresceu bastante.

Eu queria agradecer todos os amigos e as pessoas que dividem a nossa tarefa do cotidiano no Hospital do Rim e também agradecer aos inúmeros pacientes que estão aqui que são pessoas que confiam a sua saúde aos nossos cuidados. O Hospital do Rim é gerenciado pela Fundação Oswaldo Ramos, e o professor Oswaldo Ramos, nós devemos homenagear a memória do professor Oswaldo Ramos que foi o grande idealizador do Hospital do Rim, um empreendedor acadêmico que trouxe inovações radicais para a Escola Paulista de Medicina desde a graduação, residência e pós graduação. E também o seu parceiro o professor Horácio Ajzen que por muito tempo liderou a nossa atividade. É evidente que agradeço ao Hospital São Paulo, a ESPDM, a Escola Paulista de Medicina e Unifesp das quais somos um dos irmãos mais novos.

E o que eu vou falar vou falar em nome do professor Artur e de toda diretoria e conselho do Hospital do Rim. Como foi mencionado foi durante o governo do prefeito Mário Covas que o terreno foi cedido à Fundação Oswaldo Ramos e durante a gestão do Mário Covas como governador do Estado é que a obra foi concluída. O Hospital completa 15 Anos agora e graças ao apoio do secretário da Saúde José da Silva Guedes, Luiz Alberto Barradas depois o Nilson Paschoa e depois também o professor Giovanni Guido Cerri que eu também já manifestei minha admiração por seu trabalho.

A pergunta que fica assim em relação ao Hospital do Rim é o que o Hospital do Rim e a Fundação Oswaldo Ramos trouxe de novo para a sociedade brasileira além do seu funcionamento há 15 anos o maior centro de transplante do mundo e também a maior escola de transplantes que existe como já foi mencionado. Eu resumiria em três itens o que nós podemos, o que o Hospital do Rim trouxe além de fazer esse número de transplantes. Ele faz 20% dos transplantes de rim do Brasil, e faz transplantes em pacientes de todos os Estados brasileiros e com taxa de ocupação hospitalar que é uma ocupação hospitalar muito elevada que é superior a 95%. Ele treinou nesses 15 anos mais de 600 profissionais, que estão espalhados por todo território nacional replicando esse modelo de comprometimento e desassossego que nós exercitamos no dia-a-dia no Hospital, e também contribuindo para reduzir a discrepância, a disparidade geográfica que existe na assistência a saúde no Brasil.

Foi no Hospital do Rim, na Fundação Oswaldo Ramos que também foi criado esse modelo de atendimento em larga escala com reprodução sistemática do mesmo processo que reduz os custos e aprimora os resultados aplicado também na área da saúde. Nós promovemos e sempre insistimos na nossa obsessão pelo detalhe em todos os aspectos da prática em saúde desde a limpeza até a assistência em alta complexidade.

E talvez uma questão importante que o Hospital do Rim esteja criando no sistema público de saúde ou desenvolvendo no sistema público de saúde, é o comprometimento coletivo tanto de profissionais da área administrativa como assistencial em oferecer um atendimento extremamente qualificado com uma importante característica adicional de aperfeiçoamento, que é a preocupação com a leitura das necessidades individuais de cada pessoa, não só da doença.

E como foi mencionado pelo aluno esse é o último ponto que eu considero bastante importante que é uma característica do Hospital do Rim, das pessoas que nele trabalham das pessoas que estão envolvidas no dia-a-dia é de que nós estamos procurando despertar nos alunos a necessidade de exercitar o hábito de pensar não só prestar atenção e estudar e assim poder antecipar e aprender com o futuro que é um exercício bastante difícil. Nós insistimos bastante com os alunos prestar atenção é um estágio, mas prestar atenção e pensar é um estágio muito superior a esse.

Hoje nossa visão como instituição é difundir esse modelo para que ele possa ser aplicado em outras situações clínicas além do transplante, e colaborar com a saúde da nossa sociedade mantendo a motivação coletiva, que isso é uma função importante de todos nós manter a motivação coletiva que nos trouxe aqui.

Queria terminar agradecendo o deputado Pedro Tobias, agradecendo o professor doutor Artur Beltrame Ribeiro que tem uma característica extremamente modesta, era para ele estar sendo homenageado, ele que é a pessoa para estar representando a Instituição. Da mesma forma como ele mencionou, é muito difícil fazer amigo como nós dois somos depois de uma certa idade. Eu ganhei um amigo quando comecei a conviver com o professor Artur. Eu sempre brinco que é mais fácil você arrumar um casamento do que um amigo depois de uma certa idade.

Então queria agradecer a todos mesmo pela presença, a todos os colaboradores do Hospital do Rim, todos aqueles que dividem conosco o cotidiano, os pacientes, os amigos e prestar esta homenagem para o Hospital do Rim. Eu fui a pessoa escolhida para representar todas as pessoas que lá trabalham e eu recebo esta homenagem em nome de todas aquelas pessoas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO TOBIAS - PSDB - Antes de encerrar esta sessão chegou agora pouco currículo que fala em pós doutorado em Oxford na Inglaterra, Cleveland nos Estados Unidos em Harvard. Mas eu vou falar um pouco da pessoa de Medina, porque diploma a gente estuda e vai. Porque muita gente humilde, família humilde chega a um cargo e posição importante fica com vergonha às vezes da família. Ele toda vez chamei ele na televisão, algum programa que fazemos juntos aqui ele sempre cita a mãe costureira e pai pedreiro. Esse fator é muito importante, outra parte que vou falar é a parte dos pacientes. Porque mandam pacientes para ele pode ser pobre que seja, mais humilde que seja ou mais importante que seja o tratamento é igual. Essa medicina nós queremos, porque médico é humano, porque médico toca o paciente, e por isso tenho muito orgulho, acho que a política deixa a coisa mais positiva porque o seu cunhado aqui apresentou, conheci você e foi minha felicidade.

Tudo que falam de currículo isso é técnico, mas a pessoa Medina eu homenageio, prestigio, essa pessoa magnífica, humana, que ajuda todo mundo. E o Hospital do Rim hoje deveria dar exemplo para todos nós brasileiros, devemos ter orgulho de sermos brasileiros, porque o serviço de rim hoje no maior hospital que faz mil transplantes por ano. Ele recebeu o único título de Harvard sobre transplante para uma pessoa brasileira, foi o primeiro título, enfim, nós temos todas as áreas na cirurgia cardíaca, medicina, nos exames, enfim, em todas somos melhores de que qualquer país até da Europa, Estados Unidos às vezes, muitos brasileiros ainda têm complexo de inferioridade.

Eu já sou formado na França como médico, nascido no Líbano, mas hoje este país não tem igual, porque vocês não conhecem tanta competência de gente, experiência que tem hoje aqui, porque a homenagem não é só para o Medina é a equipe toda do Hospital do Rim, dos administradores, funcionários, enfim, todos. E pegando qualquer área podemos concorrer de cabeça erguida porque somos muito, até melhores que países que gastam muito mais na saúde que nós.

Medina, parabéns para você. Deus que te ajude e continuamos a atender esses pacientes como esse senhor que usou a palavra de 88 anos e isso não tem dinheiro que pague. Isso é bom para nós profissional de saúde porque hoje infelizmente o médico está ficando técnico e nem sabe o nome dos pacientes, fala paciente internado número 4, número 5, mas você continua na moda antiga, sabe o nome do paciente, fala com o paciente isso é o que a medicina precisa.

Desculpem, não citei nome de ninguém, ou cito de todo mundo ou não cito de ninguém, mas cumprimento aqui a mesa doutor Artur, esposa. Giovanni que saiu, um grande secretário da Saúde, enfim, parabéns a todos vocês presentes, mas obrigado e parabéns a todos vocês . Essa festa não é dele, essa festa é para o Hospital do Rim, para a medicina brasileira, festa para a competência que nós no Brasil somos tão importantes como qualquer Cleveland, qualquer Harvard, qualquer Paris, qualquer Alemanha, qualquer lugar, depende só da vontade, porque com pouco dinheiro o nosso Hospital do Rim é o maior hospital que faz transplantes, até mil transplantes por ano. E isso é orgulho para todos nós.

Parabéns doutor José Osmar Medina. E está encerrada a reunião. Obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 11 minutos.

 

* * *