http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE SETEMBRO DE 2013

050ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM E COMEMORAÇÃO DO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BEATO FREDERICO OZANAM, FUNDADOR DA SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

 

Presidente: MARCOS MARTINS

 

 

RESUMO

1 - MARCOS MARTINS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Marcos Martins, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Bicentenário do Nascimento do beato Antonio Frederico Ozanam e pelos 115 Anos do Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - DENÍLSON CARDOSO DE SÁ

Presidente do Conselho Metropolitano de Jundiaí, discorre sobre a constituição e o trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo. Agradece aos colaboradores da instituição.

 

3 - JONAS FERNANDES BRESCANSIN

Presidente do Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo, cita nomes dos fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo em Jundiaí. Discorre sobre os objetivos do beato Ozanam ao fundar a instituição.

 

4 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Conselho Metropolitano de Jundiaí.

 

5 - JOELSON CEZAR SÓTEM

Padre e assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Jundiaí, declara-se honrado em estar nesta Casa para a homenagem ao beato Ozanam. Discorre sobre a vida e obra do homenageado. Destaca a importância da assistência aos mais pobres.

 

6 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Anuncia homenagem, com entrega de diploma comemorativo, a estudantes da Instituição Frederico Ozanam.

 

7 - RITA DE CÁSSIA TORRES

Mãe do aluno Guilherme Torres Melati, destaca sua satisfação com o trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo junto aos estudantes.

 

8 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Anuncia homenagem, com entrega de flores, realizada por estudantes da Instituição Frederico Ozanam, às suas respectivas mães.

 

9 - MÁRCIO PENTECOSTES DE SOUSA

Vereador da Câmara Municipal de Jundiaí, destaca o trabalho social da Sociedade São Vicente de Paulo. Agradece a todos pela homenagem.

 

10 - LEANDRO PALMARINI

Vereador da Câmara Municipal de Jundiaí, agradece a todos pela presença. Salienta a satisfação em participar de homenagem ao beato Ozanam. Discorre sobre a importância das obras sociais da Sociedade São Vicente de Paulo.

 

11 - PEDRO BIGARDI

Prefeito de Jundiaí, lembra sua carreira como deputado estadual desta Casa. Discorre sobre as atividades da Sociedade São Vicente de Paulo em Jundiaí. Parabeniza os colaboradores e trabalhadores da instituição.

 

12 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Destaca a importância da figura do beato Ozanam para a sociedade. Afirma que seu trabalho social até hoje permanece entre as pessoas. Anuncia a execução do "Hino de Ozanam". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Marcos Martins.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Queremos registrar aqui a presença das seguintes autoridades: senhor Pedro Bigardi ex-deputado estadual aqui conosco e prefeito da cidade de Jundiaí; senhor Jonas Fernandes Brescansin, Presidente do Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo; senhor Denílson Cardoso de Sá, Presidente do Conselho Metropolitano de Jundiaí; Padre Joelson Cezar Sótem, assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Jundiaí. Vereador Leandro Palmarini da Câmara Municipal de Jundiaí; e o vereador Márcio Pentecostes de Sousa da Câmara Municipal de Jundiaí.

Teremos depois com a nossa Tenente PM Amanda Hatsume Sato Sabbatini representando o Coronel PM Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que nós já queremos de antemão agradecer a Banda da Polícia Militar aí presente que estará executando o Hino Nacional Brasileiro logo mais.

Também mandaram justificativas de ausência por não poderem comparecer o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, secretário do Meio Ambiente Bruno Covas; secretário da Gestão Pública Davi Zaia; e o líder do Democratas o deputado Estevam Galvão.

Nós estamos dando abertura dessa sessão solene em homenagem aos 200 Anos do Beato Antonio Frederico Ozanam, fundador da Sociedade Vicentina espalhadas por todo o mundo. E os 115 Anos do Conselho Central de Jundiaí com todos os trabalhos realizados. Em nome dessas duas entidades nós cumprimentamos todas no Estado de São Paulo e do País. Parabéns.

Contudo, vale lembrar que hoje estamos aqui em virtude dos nossos antepassados e graças a história da Sociedade que fez ao longo dos anos, e mais importante ainda, graças a um homem chamado Antonio Frederico Ozanam.

Nós gostaríamos neste momento de convidar a todos para que se coloquem em pé para que nós possamos ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro, comandado pelo 2º Tenente PM Jassem Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Queremos registrar e convidar para que subam também aqui e tomem assento ao nosso lado os vereadores Valdecir Alves Martins, de Artur Nogueira, e Luiz Fernando Dias, também de Artur Nogueira.

Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo dia 15 às 21 horas pela NET canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 165, TV Digital Aberta 61.2.

Esta Presidência vai conceder a palavra a algumas pessoas que nos honram aqui com a presença. Fica a sugestão para que utilizem o prazo de cinco minutos aproximadamente. Esta Presidência concede a palavra ao senhor Denílson Cardoso de Sá, Presidente do Conselho Metropolitano de Jundiaí.

 

O SR. DENÍLSON CARDOSO DE SÁ - Boa noite a todos, para mim é um motivo de muita alegria estar representando aqui nesta noite a Sociedade São Vicente de Paulo do nosso Estado. Por isso mesmo gostaria de agradecer ao deputado Marcos Martins, ao nosso prefeito Pedro Bigardi por esta homenagem. Homenagem ao nosso beato Antonio Frederico Ozanam que tinha por sonho abraçar o mundo todo numa rede de caridade.

Eu estou como Presidente do Conselho Metropolitano de Jundiaí há aproximadamente um ano e três meses, para quem não conhece a Sociedade São Vicente de Paulo está presente no mundo todo em 149 países fundado pelo beato Antonio Frederico Ozanam com seus amigos, seus companheiros, e fundada como uma obra de caridade para aliviar o sofrimento daqueles que necessitam. Nós sabemos amigos que para nós precisarmos de alguém as situações são muito simples, é uma perda de emprego, é uma doença na família, nós precisamos de uma mão que esteja estendida para nós. E visitar os pobres nas suas casas, conversar com eles, descobrir qual é o seu sonho, em que nós podemos ajudar a promover, esse é o intuito da nossa Sociedade.

No Estado de São Paulo além do Conselho Metropolitano de Jundiaí nós temos também o Conselho Metropolitano de São Paulo, o Conselho Metropolitano de São José do Rio Preto, de São José dos Campos e são centenas de vicentinos, centenas de obras dedicadas exatamente a conhecer as necessidades daqueles que precisam. A nossa Presidente Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo senhora Emília Fernandes Figueiredo também nos manda uma mensagem pedindo desculpas por sua ausência aqui nesse dia tão especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que homenageia o nosso querido fundador Antonio Frederico Ozanam pelo bicentenário do seu nascimento e também pelos 115 Anos do Conselho Central de Jundiaí.

“Agradeço a deferência que dedicam a Sociedade São Vicente de Paulo, esta homenagem nos motivará a repensar nossas responsabilidades diuturnamente. Estamos alegres sim, porém essa alegria será completa se e somente se tivermos a satisfação estampada todos os dias nos rostos dos pobres que assistimos e para quem trabalhamos. Hoje 200 anos depois a questão que agita o mundo ainda é social, é o choque entre os que não tem nada e os que muito tem. E para nós seguidores de Ozanam coube o dever como cristãos de intervir para promover a igualdade entre os homens, e o seu ensinamento deverá permanecer por muito mais tempo. A caridade é um fator de progresso social que prepara os caminhos para as reformas exigidas pela justiça.

E feliz também ficará Ozanam ao lado de Deus toda vez que a caridade fizer o que a justiça sozinha não saberia fazer. Como sempre quis o fundador das nossas Conferências Vicentinas estar junto aos mais necessitados. Obrigado por esta linda homenagem. Emília Fernandes Figueiró Jerônimo. Presidente do Conselho Nacional do Brasil.”

Amigos. Quando a gente procura ajudar uma família com os nossos grupos de amigos, porque nossas Conferências são grupos de amigos que vai até a casa do necessitado e estuda estratégias para promover a dignidade humana. Nós não estamos fazendo um ato de misericórdia, mas sim um ato de justiça social porque é negada a oportunidade aqueles que precisam.

Então essa é a essência do ser Vicentino, aquele que é amigo, aquele que ajuda, aquele que está presente nas horas mais difíceis. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Esta Presidência concede a palavra ao senhor Jonas Fernandes Brescansin, Presidente do Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

O SR. JONAS FERNANDES BRESCANSIN - Senhoras e senhores boa noite. Deputado Marcos Martins, nossos agradecimentos ao prefeito de Jundiaí, vereadores presentes aqui, nossos consórcios, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós estamos aqui representando o Conselho Central de Jundiaí, estou como Presidente até dezembro que é o final do mandato e teremos novas eleições, e a gente quer falar um pouco da Sociedade em Jundiaí.

Há 115 Anos foi fundada a Sociedade São Vicente de Paulo que eu vou citar os nomes para homenagear as famílias desses que foram os fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo em Jundiaí. Sócio Fernando Oliveira; Francisco Napoleão Maia; Bento Gotemosim da Fonseca; José Adriano Cassalo; Joaquim Antonio Batista Costa Júnior; Saturnino Correa da Silva; Pedro Leão Gomes; Luiz Gonzaga Martins. A esses Vicentinos as nossas homenagens aos seus familiares pela fundação da Sociedade São Vicente de Paulo de Jundiaí que há 112 anos tiveram a coragem de fundar o Hospital São Vicente de Paulo para fazer a caridade na saúde em Jundiaí na época. O hospital tem 112 anos, hoje ele é administrado pela Prefeitura, pela potência que é o hospital em Jundiaí, os Vicentinos passaram para a Prefeitura tomar conta, não dava mais para fazer a caridade. Naquele tempo os médicos eles trabalhavam voluntários, as irmãs ajudavam nas enfermarias e era coisa pequena, hoje não da mais. O Hospital São Vicente de Paulo é uma potência e só de funcionários tem dois mil funcionários, então não dá para os Vicentinos segurar mais esse hospital. A Prefeitura está administrando muito bem agora ele.

Temos também a Cidade Vicentina, que é casa de longa permanência de idosos com 98 idosos, e a sociedade tem 1.200 membros em Jundiaí, e nós estamos precisando da garra dos jovens agora para continuar o nosso trabalho porque os jovens serão os nossos sucessores e precisamos da garra deles para tocar a sociedade daqui pra frente.

Sobre o Beato Antonio Frederico Ozanam o Denílson já falou, o sonho dele era formar uma rede de caridade, e ele conseguiu, a Sociedade tem 180 anos no Brasil, 140 anos aqui no Estado de São Paulo e 115 anos em Jundiaí. Então é uma gratificação a gente ter tantos vicentinos porque como disse o Denílson nós vamos nas casas dos pobres não importa a religião, não importa a cor, não importa o estado dele, a gente vai levar uma esperança em Jesus Cristo. Nós não somos distribuidores de cestas básicas, nós vamos levar a promoção humana para eles. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Esta é uma lembrancinha que eu acabo de receber das mãos do senhor Jonas da Sociedade Vicentina, muito obrigado, que Deus lhes pague.

Agora nós gostaríamos pedir a atenção de vocês para que a gente possa exibir um vídeo institucional de dois minutos e trinta segundos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Esta Presidência agora concede a palavra ao padre Joelson Cezar Sótem. Por gentileza, padre.

 

O SR. JOELSON CEZAR SÓTEM - Prezado senhor deputado, prefeito municipal de Jundiaí, vereadores, membros desta Casa, a todos aqueles que nos acompanham na transmissão desta sessão solene e aos queridos confrades, consorcias boa noite.

Quando fui convidado para subir aqui por um momento fiquei sozinho, confesso deputado que tive aquela sensação de sentar onde o senhor está e dar início à sessão, mas não daria certo. Respeito vocês, esperei que vocês chegassem. Mas é uma honra estarmos nesta Casa que é chamada da Casa do Povo, e é uma honra também poder falar de Frederico Ozanam nesta Casa que é a Casa do Povo.

Frederico Ozanam ele almejou a carreira, a vida política, ele certa ocasião se candidatou, não conseguiu votos suficientes, não foi eleito, mas ele tinha a pretensão sim de ser político porque ele acreditava que a justiça ela é necessária no mundo, na vida dos pobres. Frederico Ozanam deve ter carregado isso como uma frustração, como uma decepção para ele embora ele continuou atuando e agindo como cristão, cidadão através de escritos de jornais e revistas. Ele mesmo era responsável por um jornal chamado Nova Era, então nesse jornal ele colocava as suas idéias, a sua contribuição para que a justiça social acontecesse.

A França vivia aquele momento muito delicado que ela estava saindo da monarquia que havia sido destronada, estava vivendo o início da república, então era um momento muito delicado politicamente falando. A república não estava totalmente ainda consolidada, ninguém queria mais a monarquia, e os ideais de democracia eram latentes no coração de todas as pessoas. Mas o que mais engrandeceu o trabalho de Frederico Ozanam foi um gesto muito simples, a visita a famílias pobres foi aí que ele percebeu o quanto a industrialização fazia mal para aquelas famílias, quando não havia uma justa distribuição de renda. Quando não havia um olhar atencioso para os operários e trabalhadores que trabalhavam como escravos e não tinha uma regulamentação de carga horária. Enfim, foram bandeiras erguidas por Frederico Ozanam para que a vida das pessoas fosse a mais justa possível. Não é a toa que ele é considerado como o precursor da doutrina social da igreja católica. Ele tem um grande contributo da sua época e para nós ainda hoje.

Pisando nesta Casa, na Casa do Povo, eu gostaria de trazer aqui o anseio e o desejo de todos nós confrades, consorcias, que realizamos esse trabalho de visitar as famílias mais pobres nos lugares mais pobres pedindo que os políticos tenham esse carinho, tenham essa generosidade com as pessoas, para com os pobres deste mundo. Sei que numa casa como esta que a multiplicidade de leis, legislação é muito grande, muito vasta, mas sempre que possível voltem o seu olhar aos mais pobres, porque a eles que nós devemos toda nossa responsabilidade neste mundo.

Frederico Ozanam ele poderia ter sido lembrado nos seus 200 anos de nascimento por aquilo que ele escreveu, pela sua inteligência descomunal que ele tinha, era um sujeito intelectual, mas não, ele é lembrado nos dias de hoje como aquele que cuidou dos pobres. E quem hoje exerce um cargo de confiança tendo sido eleito como político que vocês sejam lembrados pelo bem que vocês prestam ao povo mais pobre, seja lá na cidade de Jundiaí, seja no Estado, nesse belíssimo Estado de São Paulo, enfim, que os pobres sejam sempre aquele pano de fundo, todas as leis sejam feitas pensando no seu bem estar.

A minha saudação a vocês, a esta casa a Casa do Povo e dizer que estamos felizes como confrades, consorcias, estamos nesta casa nos sentindo bem, e que o trabalho vai continuar. A partir de amanhã com certeza muitos de nós aqui já iremos até essas famílias mais pobres com a certeza de que esta missão continua. Ir aos pobres foi o sonho de Ozanam, e a missão que nós assumimos para a nossa vida, para o nosso ser cristão. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora vamos dar sequência proceder à entrega de diplomas aos alunos da Instituição Frederico Ozanam, peço que subam a esta Presidência os jovens: Guilherme Torres Melati de 12 anos, aluno do curso de Web Designer; Samuel Elias Pereira de Souza de 11 anos aluno do curso de Informática; Valter Felipe de Oliveira Gouveia 13 anos, aluno do curso de Informática; Pedro Luiz e Thiago Machado, subam aqui, por gentileza, que vocês serão homenageados pela Sociedade Vicentina.

Primeiro é o Guilherme Torres Melati de 12 anos, aluno do curso de Web Designer. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora o Samuel Elias Pereira de Souza de 11 anos, aluno do curso de Informática, que recebe do prefeito Pedro Bigardi esta homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora Valter Felipe de Oliveira Gouveia de 13 anos, aluno do curso de Informática, recebe das mãos do senhor Denílson Cardoso de Sá. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora o aluno Pedro Luiz que recebe das mãos do senhor Jonas Fernandes Brescansin. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Finalmente o Thiago Machado que recebe das mãos do padre Joelson Cezar Sótem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora vocês poderão retornar aí aos seus lugares, muito obrigado pela presença aqui e parabéns pela homenagem.

Dando sequência a esta sessão solene em homenagem aos Vicentinos, 200 Anos de Antonio Frederico Ozanam, e 115 Anos da Sociedade Vicentina de Jundiaí em nome deles transmitindo nossos cumprimentos a todos os Vicentinos do nosso Estado e do país.

Esta Presidência concede a palavra a senhora Rita de Cássia Torres mãe do aluno Guilherme Torres Melati, por cinco minutos por gentileza pode fazer uso da palavra.

 

A SRA. RITA DE CÁSSIA TORRES - Eu sou mãe do Guilherme Torres Melati ele participa da Sociedade, é o segundo ano que ele faz curso ali, para mim está sendo muito gratificante, ele se desenvolveu muito nesses dois anos que ele participa e eu estou muito feliz com a Sociedade, muito contente mesmo. E continue mais e mais fazendo esse trabalho.

Eu só tenho a agradecer ao pessoal do curso, a Sociedade. Temos uma professora lá de cidadania que está sendo muito gratificante, o Guilherme tem aprendido muito na aula de cidadania, e eu só tenho a agradecer a todos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Teremos agora uma homenagem dos alunos para suas mães. Nós vamos chamar e elas permanecerão aí na parte debaixo e a solenidade será feita aí. Senhora Rita de Cássia Torres mãe do Guilherme, senhora Solange de Oliveira Pereira mãe do Valter, senhora Karina Guedes Pereira de Souza mãe do Samuel. As três serão homenageadas certamente representando todas as mães que merecem o nosso respeito. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Dando sequência esta Presidência concede a palavra ao vereador Márcio Pentecostes de Sousa da Câmara Municipal de Jundiaí.

 

O SR. MÁRCIO PENTECOSTES DE SOUSA - Boa noite a todos é imenso o prazer de estar aqui e agradecer esta oportunidade, o deputado Marcos Martins que tem dado pra gente, o Vicentino. A presença do nosso prefeito Pedro Bigardi que nos ajuda sempre na caminhada, Presidente do Conselho Central Jonas Fernandes e o Presidente do Metropolitano Denílson de Sá e a presença aqui dos nossos vereadores o Leandro Palmarini de Jundiaí também é vicentino, e também Valdecir e Luiz Fernando que estão aqui também. E a todos vocês vicentinos que é para isso que estamos aqui agradecer e com essa felicidade de 200 anos de Ozanam.

E a felicidade quando se fala em vicentino só pensa em instituição, esse nome é ainda novo pra mim porque antigamente se falava Azila que mudou para Instituição de Longa Permanência para Idosos. E eu vim no ônibus conversando com alguns jovens da nossa Conferência de São Longuinho e é muito importante também estar renovando, agregando os mais jovens com os vicentinos que já vem de uma longa caminhada, é um prazer. E ser vicentino também como a gente viu hoje aqui no vídeo, como a gente viu as crianças aqui é formar a criança, dar uma formação para eles que seja uma pessoa boa no mundo, dar uma formação para eles, porque eu acho que o importante não é só levar o alimento nem nada.

E falar de Ozanam é coisa que quanto mais a gente falar pouco é porque é tão grande a grandeza de Ozanam que se a gente for analisar são 200 anos gente, não são 200 dias. E parabenizar aqui o trabalho de todos vocês consórcios aqui de Jundiaí, Campinas, de todo Brasil e mostrar que é a família que mais cresce, é uma família que cresce a cada dia que passa. E ver o trabalho ali em Jundiaí que são 115 anos que o Jonas está aqui representando Jundiaí, isso é felicidade.

Então não tenho muito o que falar, só agradecer o trabalho de cada um e que Deus abençoe a cada um cada vez mais e a família de vocês . Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Esta Presidência também concede a palavra ao vereador Leandro Palmarini da Câmara Municipal de Jundiaí que também é vicentino. Por gentileza, cinco minutos.

 

O SR. LEANDRO PALMARINI - Obrigado deputado. Boa noite a todos, gostaria de cumprimentar o padre Joelson, senhor Jonas, Presidente do Conselho Central, Denílson Presidente do Conselho Metropolitano, nosso amigo e colega de Câmara de Jundiaí vereador Márcio Pentecostes de Sousa, os vereadores de Artur Nogueira, o Valdecir e o Luiz Fernando, prefeito Pedro Bigardi, deputado Marcos Martins que nos dá a honra desta sessão solene, confrades, consorcias, alunos aqui, mães, enfim, todas as demais autoridades aqui presentes.

É uma alegria que estamos aqui nesta sessão solene para comemorar o Bicentenário de Ozanam e os 115 Anos de Conferência do município de Jundiaí. Os vicentinos como o padre bem disse, Denílson, senhor Jonas o trabalho mundial reconhecido mundialmente o seu trabalho. Jundiaí nosso município tem um trabalho muito forte através até pouco tempo atrás em poder dos vicentinos o Hospital São Vicente, a questão aí do trabalho com os idosos, enfim, um trabalho que na casa de cada um dos filhos, dos pobres, um trabalho de formiguinha que no todo tem levado dignidade não só o alimento como a gente geralmente, as pessoas podem pensar. Os vicentinos levam alimento, mas não é só alimento. O vicentino leva cidadania, ele leva dignidade. Muitas vezes um assistido não tem um documento pessoal, muitas vezes ele não sabe como encaminhar o seu filho até uma creche, e esse trabalho também é feito pelos vicentinos.

Então é um trabalho que não pode parar. Acho que Antonio Frederico Ozanam abdicou de suas riquezas, foi um exemplo pra todos nós desse trabalho maravilhoso. Então é através da inspiração de Ozanam, São Vicente de Paulo que cada um de nós realiza esse trabalho. Cada um de vocês é importante nesse trabalho. Os vicentinos, Jundiaí como bem falei, são reconhecidos, e Jundiaí por sede do Conselho Metropolitano acho que isso também é uma forma de expressar a grandiosidade do trabalho dos vicentinos de Jundiaí, um trabalho do Denílson que ele vem fazendo, um trabalho grandioso.

Então gostaria de parabenizar cada um de vocês por esse trabalho. Que esse trabalho aumente a cada dia, e que mais jovens possam estar entrando na Sociedade São Vicente de Paulo porque isso precisa continuar, e os jovens são uma força muito grande. Então eu faço parte da Conferência de São José e sempre nas reuniões se exaltou muito a importância de trazer novos jovens para as conferências.

Então gostaria mais uma vez de parabenizar cada um de vocês e que Deus abençoe a cada um de vocês pelo trabalho que cada um de vocês realizam. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Gostaria também de agradecer a presença aqui dos vereadores Luiz Fernando Dias e Valdecir Alves Martins e esperamos que os testemunhos aqui manifestados sejam transmitidos a todos os vereadores para que tenham aí um olhar para aqueles que mais necessitam.

Nós gostaríamos agora de chamar aqui para fazer uso da palavra meu amigo, esse nosso ex-colega de Assembleia, prefeito da cidade de Jundiaí, Pedro Bigardi, por gentileza. Fique à vontade, já habituado, se sinta como se estivesse em casa. Prefeito da cidade de Jundiaí, aquela hospitaleira cidade.

 

O SR. PEDRO BIGARDI - Boa noite, eu pedi para o deputado Marcos Martins falar aqui embaixo porque para mim tem uma emoção muito grande, uma alegria muito grande estar aqui hoje nesta Assembleia Legislativa onde eu passei os últimos três anos da minha vida, e certamente deputado Marcos Martins eu tive a oportunidade aqui de aprender muito na política, eu pude amadurecer na política e ocupar o primeiro cargo eletivo da minha vida. Fiz aqui muitos amigos, funcionários, pessoal da TV Assembleia, funcionários que trabalham aqui, então me senti muito emocionado de poder voltar a esta Casa hoje e poder rever os amigos e também esse espaço onde eu pude amadurecer realmente como ser humano como político. Então pra mim é uma emoção muito grande.

Então cumprimentando o deputado Marcos Martins que é o autor desta sessão solene que na verdade começou no meu mandato de deputado, a gente tinha uma movimentação para poder fazer essa atividade aqui, sai da Assembleia e deputado Marcos Martins teve aí o carinho com a Sociedade Vicentina de poder fazer essa atividade aqui hoje. Então obrigado deputado, toda sua equipe, todos os seus assessores, também o Sandro que nos ajudou nesse contato lá de Jundiaí.

Queria cumprimentar a Sociedade São Vicente de Paulo, seu Presidente Jonas Brescansin, e também o Presidente do Conselho Metropolitano Denílson Cardoso de Sá, a gente fez uma atividade lá em Jundiaí em frente ao Paço Municipal no domingo, foi muito bacana, uma parte de vocês esteve presente lá também, foi o início da atividade e depois teve a Câmara Municipal de Jundiaí que também prestou uma homenagem, e hoje aqui nesta sessão solene.

Também o padre Joelson Cezar assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Jundiaí, os nossos vereadores Márcio Pentecoste de Sousa, e Leandro Palmarini de Jundiaí que também participaram das atividades. O Valdecir Martins e Luiz Fernando Dias de Artur Nogueira que também estiveram conosco. O Faustino Vicente escritor que também fez uma série de contatos comigo para poder realizar as atividades. E eu queria saudar todos vocês que comparecem aqui hoje, ao pessoal que nos acompanha pela TV Assembleia ao vivo acompanhando esta atividade.

E dizer que a minha segunda emoção, minha segunda alegria é poder homenagear esses 200 Anos do Beato Antonio Frederico Ozanam, que na verdade ali começou como aqui bem disse o padre todo esse caminho da Sociedade Vicentina dos seus ideais, dos seus valores, na presença da justiça, da caridade, da relação daqueles que mais precisam de apoio, de estrutura, e o Beato Frederico Ozanam pavimentou toda essa história. Então comemorar os 200 Anos pra nós é motivo de muito orgulho, muita satisfação, muita emoção nesta noite aqui.

E também da própria Sociedade Vicentina por essa história toda não é fácil manter uma entidade com mais de 100 anos de vida, ela não fica a toa existindo mais de 100 anos de vida, ela tem uma lógica na sua existência e em Jundiaí particularmente, claro que essa é uma atuação em todo o Brasil, em todo Estado de São Paulo, mas em Jundiaí particularmente nós temos 115 anos de existência da Sociedade Vicentina, e um trabalho que até hoje permanece vivo. Alguém disse aqui, vereador Leandro, que o Hospital São Vicente que hoje praticamente tem recurso da Prefeitura, mas ali dentro tem o espírito da Sociedade Vicentina. Os vicentinos estão presentes no Hospital São Vicente até hoje ajudando aqueles que precisam, os enfermos, a recuperação das pessoas. E o que seria de Jundiaí sem o Hospital São Vicente? O que seria de Jundiaí do ponto de vista de atendimento a saúde até hoje respondendo por uma demanda regional, uma demanda que extrapola os nossos limites. Então o Hospital São Vicente é uma referência histórica para nossa cidade e que a gente deve sempre homenagear, e lá está o nome São Vicente exatamente pela Sociedade Vicentina pelo trabalho que realizaram. Então a gente fica muito feliz.

Além disso, o trabalho cotidiano da presença, da ajuda aos pobres nas ações de caridade, mas eu sinto, para finalizar aqui e não me alongar mais, eu sinto que é mais do que a caridade do atendimento a quem precisa, a questão educacional também, a questão da formação dos jovens. Mas eu sinto que é mais que a caridade, essa relação humana, a presença da relação humana, da proximidade com aqueles que precisam, estar junto, ouvir uma palavra, passar uma palavra de conforto, de solidariedade, de carinho, acho que isso é uma coisa que não podemos nunca perder, porque vai perder a essência do ser humano.

Então parabéns vocês todos que compõe a Sociedade. Todos aqueles que passaram e não estão mais aí, mas que deram essa grande contribuição. E parabéns deputado Marcos Martins que é um homem de muita sensibilidade, falei em Jundiaí e vou repetir aqui, um deputado que eu sentava ao do ladinho dele, um do lado do outro e eu tenho aqui muitos amigos deputados, gente de grande valor. Esta Casa trabalha muito, trabalha muito, muitas vezes o trabalho não chega até as pessoas, mas o deputado Marcos Martins é um homem de muita sensibilidade, um trabalho muito sério nesta Casa em defesa da saúde e das pessoas que precisam. Parabéns deputado Marcos Martins pelo seu trabalho e por esse dia em especial. Parabéns a todos vocês. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Obrigado senhor Pedro Bigardi prefeito da hospitaleira cidade de Jundiaí.

Agora nós gostaríamos de dizer algumas palavras. Hoje é uma data especial para todos nós aqui presentes. Estamos prestando uma justa homenagem ao Conselho Central de Jundiaí pelos seus 115 anos, e pelo Bicentenário do Beato Antonio Frederico Ozanam fundador da Sociedade São Vicente de Paulo. Contudo vale lembrar que se hoje estamos aqui é em virtude dos nossos antepassados, é graças à história que a Sociedade fez ao longo dos anos e mais importante ainda, é graças a um homem chamado Antonio Frederico Ozanam que movido pela miséria que se alastrava pelo mundo decidiu juntamente com outros companheiros fundar a Sociedade São Vicente de Paulo.

Sua missão iniciada naquela época permanece até hoje. Homens e mulheres que integram a Sociedade permanecem até hoje no mesmo espírito fazendo de forma discreta, mas com eficácia e eficiência a prática da caridade. São milhares, e milhares de pessoas impregnadas de caridade e amor fraterno que os confrades e as consorcias vicentinas levam as famílias mais necessitadas.

Essa singela homenagem é um agradecimento aos membros da Sociedade São Vicente de Paulo que levam amor, compreensão e solidariedade a inúmeras famílias carentes deste Estado. O testemunho que essas pessoas levam ao visitar as famílias sabendo que estão na medida do possível amenizando a dor social da nossa gente.

Parabéns pelos 115 anos do Conselho Central dos Vicentinos de Jundiaí, e pelo Bicentenário do Beato Antonio Frederico Ozanam. Viva os vicentinos. (Palmas.)

Nós gostaríamos de agradecer muito todo empenho dos funcionários e servidores aqui da Casa, a nossa equipe que contribuiu e trabalhou bastante, e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que a gente pudesse realizar essa justa homenagem a essas entidades que prestam serviços inestimáveis e que complementam tudo aquilo que foi feito até agora de inclusão social no país, fazem juntos.

Agora gostaria de pedir atenção de todos para que a gente pudesse ouvir o Hino de Ozanam. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino de Ozanam.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Gostaria de aproveitar esta oportunidade e estender também esta homenagem a todos aqueles que lutam por justiça contra produtos que contaminam e tiram vidas, como os mercuriados e aqueles que são vítimas do amianto, produto cancerígeno que mata em torno de 110 mil pessoas por ano no mundo. Então estendemos também esta homenagem a esses que lutam por justiça em outra esfera, mas que têm o mesmo objetivo.

Com essas palavras eu gostaria de dizer, antes de encerrar, que haverá um coquetel no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz para que todos participem. Estão convidados.

Atingido o objetivo desta sessão solene, damos por encerrada. Muito obrigado a todos pela presença e por tudo que tem feito. (Palmas.)

 

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 12 minutos.

 

* * *