http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

21 DE OUTUBRO DE 2013

063ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 143 ANOS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

 

Presidentes: CARLOS BEZERRA JR. e CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Carlos Bezerra JR., na direção dos trabalhos, e da deputada Célia Leão, com a finalidade de "Comemorar os 143 Anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia que esta sessão solene deverá ser exibida na TV Assembleia em data oportuna. Enaltece a conduta política da deputada Célia Leão. Informa que a iniciativa desta homenagem partiu desta parlamentar. Destaca que o Instituto Presbiteriano Mackenzie é referência em Educação. Lembra que a instituição de ensino é a mais conceituada universidade particular do Brasil e se destaca pela alta empregabilidade de seus formandos. Elogia os princípios e valores presbiterianos do Mackenzie. Discorre sobre a contribuição da instituição de ensino à causa abolicionista. Anuncia a apresentação musical do Coral Mackenzie, sob a regência do Maestro Parcival Módolo, com a música "This little light of mine.

 

2 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência. Elogia a conduta pública do deputado Carlos Bezerra Jr. Discorre sobre o sentido do termo "política". Destaca a importância da busca pelo conhecimento. Saúda as autoridades presentes. Enaltece o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

3 - JUAREZ MARCONDES FILHO

Vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, saúda os presentes. Faz citação bíblica. Realiza histórico da criação do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

4 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Anuncia a apresentação musical do Coral Mackenzie, sob a regência do Maestro Parcival Módolo, com a música "Castelo Forte".

 

5 - MAURÍCIO MELO DE MENESES

Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a Reforma Protestante, de João Calvino e sua relação com os princípios do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

6 - JOSÉ INÁCIO RAMOS

Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, saúda as autoridades presentes. Agradece a deputada Célia Leão pela iniciativa desta homenagem e elogia sua conduta pública. Lembra postura abolicionista e humanitária do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Destaca os valores cristãos reformados e a excelência de ensino da instituição.

 

7 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Anuncia a apresentação musical do Coral Mackenzie, sob a regência do Maestro Parcival Módolo, com a música "Benção". Rememora seus primeiros contatos com o Instituto Presbiteriano Mackenzie. Elogia a história e os princípios da instituição de ensino. Presta homenagem às autoridades presentes, conjuntamente com o deputado Carlos Bezerra Jr., com a entrega de quadros. Anuncia a apresentação de vídeo institucional do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

8 - CARLOS BEZERRA JR.

Deputado estadual, trata da função do Poder Legislativo de homenagear. Parabeniza o Instituto Presbiteriano Mackenzie por seu aniversário. Deseja que a instituição de ensino continue transmitindo seus valores por muitos anos. Anuncia entrega de placa em homenagem ao Doutor Maurício de Melo Meneses, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

9 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Enfatiza a necessidade da valorização da vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra JR.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Boa noite a todos. Vamos dar início à nossa Sessão Solene.

Convidamos para que componha a Mesa, o Doutor Cláudio Lembo, 32º Governador do Estado de São Paulo, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1997 a 2002. (Palmas.)

Convidamos para que componha a Mesa, o Reverendo Juarez Marcondes Filho, Vice-Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie do Brasil, representando o Reverendo Roberto Brasileiro da Silva, Presidente do Supremo Concílio. (Palmas.).

Também convidamos para que componha a Mesa, o Reverendo Cilas Cunha de Menezes, presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie. (Palmas.).

Para compor a Mesa, convidamos o Doutor José Inácio Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie. (Palmas.).

Convidamos a compor a Mesa, o Doutor Maurício Melo de Meneses, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie. (Palmas.).

Convidamos o Doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, aqui também acompanhado. (Palmas.).

E também convidamos o Reverendo Fernando Almeida, representando o Reverendo Doutor Davi Charles Gomes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Palmas.).

Registramos aqui as seguintes ausências justificadas do Deputado Aldo Demarchi, deputado estadual; do Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho Senhor Tadeu Morais de Souza; Doutor Rodrigo Garcia, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; do Professor Hermann Vorwald, Secretário de Estado da Educação; da Senhora Lúcia Alckmin, Primeira Dama do Estado de São Paulo; do Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comando Aéreo Regional; do Doutor Márcio Fernando Elias Rosa, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo; do Senhor Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo; do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Américo Dias e do Coronel PM Chefe de Gabinete Coronel José Luiz Sanches Valentin.

Também nomeamos as seguintes autoridades: Coronel Ricardo Beltran Crespo, do 4º Comar representando o Comandante do IV Comar Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta; Professor Doutor Julio Cezar Durigan, Magnífico Reitor da Unesp. Professor Doutor Lafayette Pozzoli, representando a PUC de São Paulo; a senhora Abigail Ribeiro Pereira representando o Doutor Custódio Pereira; a senhora Adriana Cristina Pereira, também representando o Doutor Custódio Pereira; Doutor Adonias da Costa Silveira, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 1996 até 2000.

Registramos também as presenças do Doutor Manassés Claudino Fonteles, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 até 2010; do Reverendo Marcos José de Almeida Lins, Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 2005 até 2008; do Reverendo Guilhermino Silva da Cunha, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil de 88 até 2002; do Doutor Cleverson Pereira de Almeida, Decano de Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, representando o Doutor Adilson Vieira. Também registramos as presenças do Doutor Hamilton Prado representando o Deputado Salim Curiati; do Capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o Coronel PM Benedito Roberto Meira, Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo; da Professora Doutora Ana Claudia Scalquette, representando o Professor Doutor José Francisco Siqueira Neto, Diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie; Danilo Dupas Ribeiro, Gerente de Compras do Mackenzie; do Professor Doutor Roberto Rodrigues Ribeiro, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; do senhor Bruno Hideo Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, e também o senhor Roberval Dalton Vieira, Chefe de Gabinete da Reitoria da Unesp.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras, meus senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo dessa casa, Deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação especial da Deputada Célia Leão e deste Deputado com a finalidade de Comemorar os 103 Anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Nesse momento convido a todos os presentes para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Músico Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Uma palavra inicial de abertura com relação à sessão, a importância dessa sessão e a importância do Instituto Presbiteriano Mackenzie para a história de São Paulo, do Estado de São Paulo e de todo o país.

Antes de mais nada, depois de feita toda a nominada, eu queria aqui cumprimentar especialmente a Deputada Célia Leão. A Deputada Célia Leão é uma Deputada brilhante nessa Casa. Companheira de Bancada, guerreira, vários mandatos nessa Casa e uma grande contribuição com o Estado de São Paulo, com a região de Campinas, enfim, uma Deputada que tem história. E foi a Deputada Célia Leão que teve a ideia primeira de fazer essa cerimônia. Quero dizer que me sinto muito honrado, Deputada Célia Leão, por partilhar a condução dessa cerimônia do seu lado. V. Exa. não apenas enobrece a bancada do PSDB, do nosso partido nessa Casa, mas enobrece essa Casa e com essa cerimônia enobrece o Instituto Presbiteriano Mackenzie. Quero cumprimentar todos que representam o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

O Mackenzie é uma referência quando se fala em educação. Aliás, falar do Instituto Presbiteriano Mackenzie é falar de uma instituição que é referência e que é modelo. Modelo e vocês sabem disso, na qualidade de ensino, na capacitação dos professores, na qualidade dos seus alunos, dos seus funcionários, da sua estrutura física, enfim, o Mackenzie é uma grande referência brasileira.

Não por acaso é hoje considerada a melhor universidade não pública do Estado de São Paulo segundo o ranking da “Folha de S. Paulo”. Também não é por acaso que é hoje uma das principais universidades brasileiras quando se fala no quesito empregabilidade. Perde apenas para a Universidade de São Paulo. Enfim, o Mackenzie é uma referência. Essa qualidade do Mackenzie está presente nos colégios, e aí é importante a gente lembrar dos colégios de São Paulo, das unidades de São Paulo, Campinas, Alphaville. Essa qualidade é presente nas universidades de São Paulo e de Campinas. Outro dia em uma cerimônia como essa, eu quero dizer que eu também tenho uma lembrança da qualidade do Mackenzie de outra forma. Porque eu à época percebia a qualidade do Mackenzie porque estudava em outro colégio. Nosso maior rival, Deputada Célia, no basquete era exatamente o Colégio Mackenzie. Eu tenho aqui que reconhecer que lamentavelmente naquele ano em que eu estive, nós fomos fregueses do Mackenzie. Ou seja, a qualidade também se estendia ao esporte. Mas o Mackenzie é essa referência.

Eu falava do Mack como referência. É importante a gente saber que ele é referência não apenas pela qualidade de ensino, não apenas pela sua estrutura, não apenas pela qualidade dos seus professores, da capacitação dos seus alunos. Enfim, até porque eu creio que isso é muito importante, mas eu fui absolutamente convencido que o Mackenzie tem algo a mais. Tem algo que vai, além disso, tudo que eu citei. Para mim, além da sua qualidade de educação, estrutura, professores, funcionários e alunos, o grande diferencial do Mackenzie são os seus princípios e os seus valores. Isso faz muita diferença.

Eu me lembro de uma frase do Reverendo Martin Luther King para dar um exemplo do que é a história do Mackenzie, a que a história do Mackenzie remete. O Reverendo Martin Luther King em um dos seus mais famosos discursos dizia: “Eu tenho um sonho de que um dia filhos de escravos e ex-senhores de escravos se sentarão a mesma mesa da fraternidade.” Enquanto ele dizia isso, o Mackenzie décadas antes já era essa mesa da fraternidade aqui em São Paulo. Por exemplo, o Mackenzie foi o pioneiro na educação inclusiva para os filhos dos abolicionistas. O Mackenzie foi pioneiro nas classes mistas. O Mackenzie sempre foi pioneiro. Enquanto se vivia em uma sociedade que excluía, em uma sociedade que tinha dificuldade na compreensão da adversidade, o Mackenzie sempre além do seu tempo por causa dos seus princípios e valores de fé, olhava para a sociedade com uma cosmovisão absolutamente diferenciada.

Como dizia, o Mackenzie já era essa mesa da fraternidade, muito antes de o Reverendo Martin Luther King sonhar. Isso por exemplo, faz lembrar a grande contribuição à causa abolicionista que o Mackenzie e que os presbiterianos tiveram no Brasil. O que nós vemos no Mackenzie aqui para concluir essa minha fala nessa noite como diferencial, são princípios e valores de fé. Princípios bíblicos levados tão a sério a ponto de serem postos em prática. Independentemente da concepção da sociedade naquele momento histórico, o Mackenzie é vanguarda.

Quando a ordem era de subjugar o negro, o Mackenzie estava ao lado dos abolicionistas. Quando a ordem era excluir a mulher, o Mackenzie caminhava na direção da inclusão. Mesmo hoje enquanto a ordem na educação é o lucro a qualquer custo, o Mackenzie resiste a essa busca frenética pelo lucro e mantém os mesmos princípios que motivaram o jovem casal missionário Chamberlain e Mary Ann no Brasil.

Encerro com vocês aqui nessa noite lembrando exatamente esses dois fundadores do Mackenzie, que quando aqui chegaram não tinham planos de lucros ou de acumulação de bens. E incrível que hoje, 143 anos depois o Instituto Presbiteriano Mackenzie mantém seus princípios. Educar para a cidadania e por a fé cristã em prática. Portanto, meus parabéns. Meus parabéns Deputada Célia por propor essa Sessão Solene, meus parabéns a todos os senhores que ajudam a escrever a história do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que de fato ajudam a escrever a história da cidadania brasileira. Parabéns. (Palmas.).

Assistiremos agora a apresentação musical do Coral de Câmara Mackenzie, sob a regência do Maestro Parcival Módolo com a música ‘This little light of mine’ que farão a apresentação logo aqui à frente, e nesse momento eu passo então a Presidência dessa Sessão Solene a Deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao nosso maestro e ao nosso coral Mackenzie. Obrigada Maestro Parcival Módolo.

Dando continuidade aos trabalhos dessa Sessão Solene aqui presidida também pelo grande líder literalmente dessa Casa, e um grande homem público, um homem de Deus, grande amigo, Deputado Carlos Bezerra, e falo de coração. Aqueles que me conhecem sabem que eu só falo aquilo que acredito, aquilo que eu sinto como verdade e a presença do Deputado Carlos Bezerra nessa noite não é protocolo, acaba sendo, mas não é protocolo. É uma relação humana, de amizade, com gente de bem. Alguém que tem feito não só o Parlamento crescer, mas o Estado de São Paulo e tudo que acontece em São Paulo ecoa para o Brasil e, portanto, Deputado Carlos Bezerra também é responsável pela qualidade de vida de 200 milhões de brasileiros do Estado de São Paulo.

Para mim é uma honra tê-lo aqui nessa noite e eu aprendi que quando a gente partilha com gente de bem, a gente cresce. E eu só quero crescer. E quero crescer com gente grande. E foi por isso Deputado, que eu o convidei, e mais do que isso, o convoquei. E tenha certeza, V. Exa. que não foi só um convite, foi uma convocação mais que pessoal e o Instituto Mackenzie também tem esse sentimento com V. Exa. aqui nessa noite.

Eu queria dizer da alegria de receber a todas e todos. Esse Parlamento é grande pela natureza da nossa democracia. Ele é grande porque aqui nós representamos 42 milhões de brasileiros que moram no Estado de São Paulo. Esse Parlamento é grande porque dentro dessa Casa e particularmente nesse plenário a representatividade de 17 partidos onde 94 Deputados de diferentes temas na sua luta, no seu dia a dia fazem ecoar a voz de São Paulo.

Esse Parlamento, embora a política me permita dizer isso as senhoras e senhores, embora a política esteja por razões lamentavelmente óbvias em alguns momentos, a política esteja desgastada. Muitas pessoas se sentem às vezes constrangidas pela política e pior ainda, pelo político. Eu quero dizer a todos os senhores e senhoras presentes, pelos senhores que ladeiam aqui a minha direita e a minha esquerda, literalmente grandes homens. Quero dizer aos senhores que a política é uma coisa muito bonita. A política é muito mais que isso se os senhores me permitem, eu costumo dizer que a política é uma coisa sagrada.

Sagrada porque nesse chão que nós pisamos, nesse plenário que é o plenário principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde os debates acontecem, onde as decisões acontecem, eu digo que esse chão é sagrado. E eu vou dizer por que. Porque não existe nada mais importante no ser humano, claro que primeiro a vida, o amor, mas não existe nada mais importante no ser humano do que a confiança. A confiança a gente não compra. A confiança nós conquistamos pelos nossos gestos, pelos nossos atos, pela maneira que nós podemos viver no nosso dia a dia. E o voto é consequência dessa confiança, ou assim deveria ser. Quando alguém vota em alguém para estar aqui representando o povo do Estado de São Paulo, que é uma grande nação, esse voto tem que ser visto como voto sagrado. As pessoas que vem para essa Casa tem que vir com o compromisso da vida. E, portanto os deputados que aqui representam esse povo têm que respeitar essa vida. E nós estamos fazendo essa Sessão Solene em respeito à vida de milhares e milhares de pessoas que estudaram e estudam e estudarão no Instituto Mackenzie. E por lá naqueles caminhos belos e sagrados também aprenderão.

Conhecimento é um direito de todos. Quem conhece, quem aprende, tem conhecimento, isso gera o poder. Não o poder pelo poder, mas poder sobre o que está fazendo e o que deve fazer para melhorar a sua vida, a da sua família e da sua comunidade. Então, os senhores são literalmente, todos que estão aqui, alguns PhDs e pós-doutorados, mas todos aqui são doutores, pois escolherão na sua vida do saber aquilo que Cora Coralina com muito jeito e sabedoria nos diz a todo tempo: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

E eu tenho certeza, Prof. José Paulo, que todos do Mackenzie são felizes, porque a todo o instante eles estão transmitindo o que sabem e quanto mais transmitem aos senhores e senhoras, mais aprendem. Por isso os senhores são grandes. Eu não podia pegar essa Presidência sem manifestar esse sentimento. E a última palavra antes de passar a palavra aos nossos oradores dessa noite é ainda enfatizar o quanto é importante todos os senhores estarem aqui nessa noite para nós da casa. Essa Sessão Solene vai ficar nos Anais da Assembleia Legislativa e daqui a 10 anos, 20, 50, 100, 200, quando alguém puder ter acesso ao histórico da Assembleia Legislativa e manusear as folhas que em papel estiver, a história contará que o Instituto Mackenzie esteve aqui nesse pedaço de chão bonito e sagrado. Porque eu costumo dizer assim como o Deputado Carlos Bezerra também, que é o meu líder e tem sentimento, que a política tem que servir para melhorar a vida das pessoas. Se a política não servir para melhorar a vida das pessoas, a política não serviu para nada.

Mas como eu tenho certeza absoluta que a política melhora sim a vida das pessoas, a política, Deputado Carlos Bezerra, e essa Casa, têm servido para muitas coisas, inclusive para fazer essa Sessão Solene. Então, eu queria agradecer do fundo do meu coração a presença de cada um dos senhores. Os senhores são grandes por natureza, são grandes por conhecimento, são grandes por currículo e são grandes por fazer o bem. Eu acho que a maior grandeza que os senhores têm é a grandeza de fazer o bem.

Então, dando sequência a nossa Sessão Solene, Deputado Carlos Bezerra, eu quero convidar com muita honra o Reverendo Juarez Marcondes Filho que é Vice-Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana, para realizar o momento devocional. E eu convido o nosso Reverendo Juarez, se ele quiser assomar a tribuna dessa Casa, por gentileza, para nós será uma honra. Muito obrigada, Reverendo. Uma salva de palmas ao Reverendo que é uma grande autoridade do Instituto Mackenzie. Muito obrigada.

 

O SR. JUAREZ MARCONDES FILHO - Excelentíssima Senhora Célia Leão, digníssima Deputada Estadual desse Estado de São Paulo, proponente da presente Sessão Solene e nesse ato presidindo-a, excelentíssimo Senhor Carlos Bezerra, digníssimo Deputado Estadual também por esse Estado de São Paulo, líder do PSDB, e também co-presidindo essa sessão, digo aqui que foi uma pena que o senhor não constituiu o time de basquete do nosso estimado Mackenzie, que com sua avantajada estatura nós continuaríamos imbatíveis com certeza.

Demais componentes da Mesa, já nominados, homenageados dessa noite, senhoras e senhores, estou aqui em nome da Igreja Presbiteriana do Brasil presidida pelo digníssimo Reverendo Roberto Brasileiro Silva, que por motivos de força maior não pôde comparecer a esse ato, mas pede-me transmitir sua saudação, seu carinho, seu agradecimento à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pela homenagem prestada ao Instituto Presbiteriano Mackenzie no alto do seu 140º aniversário. A Igreja Presbiteriana do Brasil mais que sesquicentenária e já homenageada por essa Assembleia Legislativa outrora, ela se sente igualmente homenageada junto com o Instituto Presbiteriano.

A Igreja Presbiteriana do Brasil por intermédio da sua Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, a Anesp, congrega mais de 300 escolas no Brasil afora. Desde as pequeníssimas escolas, escolas que são do ensino infantil, fundamental, até o nosso grande Mackenzie, como uma das maiores universidades não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina.

Nós nos sentimos então honrados em participar desse ato solene, dessa homenagem especialmente trazendo a palavra de Deus, e quero ler nessa hora uma palavra que se encontra no Evangelho de Mateus, que é justamente conhecida como Sermão do Monte. Palavra proferida pelo mestre dos mestres, mais do que doutorado e pós-doutorado, o Senhor Jesus tinha a maestria do coração e legou-nos essas grandes palavras que lemos nesse instante no registro do evangelista Mateus. Jesus começou a ensiná-los dizendo “Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque serão consolados; bem-aventurados os humildes porque eles receberão a terra por herança; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, e serão satisfeitos; bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia; bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus; bem- aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados serão vocês quando por minha causa os insultarem, os perseguirem e levantarem todo o tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se, regozijem-se, porque é a sua recompensa mui grande dos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vós. Vocês são o sal da terra, mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada exceto para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sob o monte. E também ninguém acende uma candeia e coloca debaixo de uma vasilha, ao contrário, coloca no lugar apropriado e assim ilumina todos que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês. Diante dos homens para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao pai de vocês que está nos céus.”

 O Senhor Jesus aqui inaugurou o reino que veio implantar: o reino de Deus. O reino de Deus que é a primazia e a soberania do Altíssimo em nossos corações, em nossas instituições, em nossas cidades, em nossas culturas. O reino de Deus se insere como fermento em uma massa para ampliá-lo, para trazer-lhe consistência, para efetivamente apresentar algo de extremo valor. E a primeira parte que vos lemos aqui conhecida como as bem-aventuranças, expressão que traz um significado maior a verdadeira felicidade. Não uma felicidade banal, uma felicidade barata, uma felicidade transitória, passageira, uma felicidade que permanece. Uma felicidade que enfrenta as dificuldades, uma felicidade que resiste às perseguições. A verdadeira bem-aventurança que apresentou os princípios desse reino, os valores desse reino, realidades que lhes dão a verdadeira solidez, o seu conteúdo. Mas posto isso Jesus na sequência apresenta o impacto e a vivência, o modo no qual nós podemos nos conduzir na vida, pautados por esses princípios, a influência, o impacto que haveremos de causar justamente por viver tais princípios.

E duas figuras magistrais do mestre dos mestres: o sal e a luz. Vocês são o sal da terra. Sal que dá sabor. Sal que preserva os alimentos, sal que dá um valor e um vigor àquilo que servirá de nutrimento as pessoas. Luz, vocês são a luz do mundo.

Acabamos de ouvir um hino maravilhosamente entoado pelo Coral do Mackenzie que justamente nos conclama a colorarmos a disposição de Deus a nossa pequena chama, a nossa vela que talvez poderia passar despercebido por outrem, mas que uma vez disposta para cumprir o seu papel, o seu mister, ela há de iluminar. Vamos disponibilizar a nossa pequena luz e deixá-la brilhar. Mas a somatória destas velas, desses pequenos luzeiros se constituem em luz no mundo. Assim, desde os primeiros discípulos de Jesus, fomos constituídos para sermos de um lado sal da terra, de outro luzeiros deste mundo.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie desde a sua gênese se constitui em discípulo de Cristo. Seus dirigentes, seus mestres, suas autoridades, seus alunos, as famílias e por que não dizer a grande família mackenzista, todos fomos constituídos em discípulos de Cristo, de tal maneira que nós devemos alumiar, nós devemos iluminar, nós devemos não esconder a nossa luz. Nós devemos ser luz deste mundo. E permitam-me extrair algumas breves lições bastante evidenciadas desse texto para marcar essa Sessão Solene que homenageia o Instituto Presbiteriano Mackenzie. E a primeira delas é que justamente a tarefa de iluminar, a missão de ser luzeiro acontece no contraste. A luz brilha justamente no meio das trevas.

Estamos aqui bem servidos com a luz elétrica. Bendito seja Thomas Edson, a sua invenção nos assegurou não terminar o expediente às seis da tarde. Agora com o horário de verão um pouquinho mais tarde. Mas o fato é que agora nós podemos distender os nossos trabalhos noite adentro. Mas se porventura esse auditório até por economia de energia estivesse todo apagado e alguém adentrasse com um fósforo riscado, aquele fósforo riscado afugentaria as trevas. O mundo que nos cerca é um mundo de valores negativos, de princípios deletérios, de realidades que confrontam os melhores valores. É um mundo que se acha no maligno, diz a palavra de Deus. E aqueles que têm a luz, aqueles que têm o ensino do mestre Jesus, foram chamados para fazer a diferença. Para contrastar. Para com apenas um fósforo riscado ou uma vela acesa, um candeeiro, um lampião, e na somatória dos nossos esforços fazer a diferença. E é isso que o Mackenzie tem procurado ao longo dessas décadas. Como já foi mencionado pelo diferencial de recepcionar alunos que quem sabe, não teriam a oportunidade de estudar classes sociais, raças que ficariam à margem do aprendizado e o Mackenzie soube ser luz no contraste absoluto. Sim, sejamos luz sem medo das trevas.

Alumiamos esse mundo tenebroso sem acomodarmos, sem sentirmos a pressão que possa vir de fora e virá. Sempre virá. E nunca será fácil alumiar. Mas com certeza estaremos cumprindo a nossa missão. Sim. É no contraste que efetivamente apresentamos como verdadeiros luzeiros desse mundo. Mas uma segunda lição que nos ocorre acerca dessa passagem é o desafio do mestre Jesus para que essa chama, essa luz que fomos constituídos, ela fique em lugares evidenciados, ela não se apequene, ela não se sinta constrangida. Ninguém constrói uma cidade edificada sobre o monte e acha que vai passar despercebido. Pode ser uma pequena cidade, mas se ela está lá no alto da montanha, ela vai ser percebida por quem está aqui no vale, por quem está subindo a montanha, por quem está longe. Se temos essa luz e ela está acesa, não vamos escondê-la debaixo de um vasilhame oculto debaixo da mesa para não aparecer. Nós recebemos a missão de comparecer. Nós não estamos aqui advogando a semostração gratuita. Não nos interessa sermos usuários de um marketing desenfreado. Ás vezes até de uma concorrência que não tenha a inteligência necessária, o que nós desejamos ser é aquilo que nós já somos naturalmente e não podemos omitir de ser.

A luz está acesa.A lâmpada está acesa. Ela não vai ficar oculta. Ela não será omissa. Ela se apresentará efetivamente. E os desafios no correr dos anos foram demandando da parte do Mackenzie que ela efetivamente comparecesse, que ela não fugisse de sua missão. Vejo os primórdios quando era apenas uma salinha de estar da casa do casal Chamberlain, depois avançando já para aquilo que ficou conhecido como o prédio número um, nosso centro histórico hoje, veio à oportunidade da universidade há mais de 60 anos. Da pós-graduação, da pesquisa, da extensão, dos cursos internacionais, há uma demanda, há um clamor, há uma procura por um diferencial. Por algo que foi dito pelo Deputado que co-preside essa sessão e de maneira muito apropriada a um algo a mais que o Mackenzie pode oferecer. São os seus valores calcados na palavra de Deus. São os seus valores sustentados pela obediência ao Senhor Jesus. É o desejo de ser uma testemunha viva dessas bem aventuranças que contrastam com aquilo que talvez é buscado por tantos. Sim, não vamos nos omitir. Não vamos nos apequenar. Mas por derradeiro, o Senhor Jesus nos desafia a efetivamente comparecermos como luzeiros, alumiarmos para que Deus seja glorificado por esses instrumentos.

O Mackenzie é uma instituição vigorosa, é uma instituição que faz a diferença. É uma instituição que por isso merece a atenção dessa Assembleia Legislativa como já tem merecido de tantos órgãos parlamentares, do Executivo e até do Judiciário. Do Judiciário não porque tenha sido acionado como demandário não, mas porque também tenha sido reconhecido para tal e tantas outras instituições, mas o Mackenzie não existe para gloria própria. O Mackenzie não foi constituído para ele receber os aplausos, os méritos, mas para apontar para a maior glória de Deus.

Desde a sua gênese e no correr desses anos o Mackenzie tem procurado glorificar a Deus como o Senhor Jesus assim recomendou. Brilhe a vossa luz diante dos homens e assim observem o seu testemunho, os seus modos viventes, as suas boas obras e assim glorifiquem o Pai que está nos céus. E nós queremos dar graças a Deus e queremos glorificar a Deus por fazermos parte dessa grande família mackenzista na qual eu desejo aqui com a licença das autoridades que dirigem o Mackenzie de maneira mais objetiva, incluir aqueles que não são mackenzistas, mas que de alguma forma integram a nossa família. Nós existimos para a honra e a glória do Senhor, e a ele dedicamos igualmente essa Sessão Solene.

Que Deus a todos nós abençoe. Que Deus continue derramando sua graça, seu poder para sustentarmos como luzeiros do mundo, já que o Senhor Jesus é a verdadeira luz do mundo a qual resplandecem os nossos corações e resplandecem no Mackenzie, e em tudo seja o nosso Deus glorificado. Que Deus assim nos abençoe. Amém.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB – Obrigada, Reverendo Juarez. Uma salva de palmas ao Reverendo. Que Deus continue abençoando o caminho por onde o senhor passar.

 E agora convidamos mais uma vez com muita alegria mais uma apresentação musical do Coral Mackenzie sob a regência do Maestro Parcival Módolo, com a música “Castelo Forte”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao nosso Coral. Muito obrigada Maestro Parcival Módolo por essa apresentação. (Palmas.).

E com a mesma alegria e com a mesma emoção nós queremos trazer agora para nos dar um pouco do seu sentimento desses 143 anos do Instituto Mackenzie, fazendo nossa festa linda aqui na Assembleia Legislativa por também esses 143 anos, que, aliás, é uma festa consequência de um trabalho sério. Só é possível fazer a festa de 143 anos porque dezenas de pessoas, centenas de pessoas ao longo desses anos todos fez o Mackenzie ser o que é. Então, é uma festa consequência de um trabalho de pessoas comprometidas. E para trazer aqui e transformar em palavras um pouquinho dessa caminhada quero trazer aqui com muita alegria o Doutor Maurício Melo de Menezes que é Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Uma salva de palmas e, por favor, Doutor Mauricio, também faça uso da tribuna de honra dessa casa que para nós ficará também na nossa história, nos anais da casa, mas mais que isso, no coração de cada um de nós aqui da Assembleia Legislativa. Muito obrigada.

 

O SR. MAURÍCIO MELO DE MENESES - Deputada Célia Leão, presidindo a sessão e também autora conjuntamente com o Deputado Carlos Bezerra dessa homenagem ao Mackenzie, nossa gratidão.

Em nome também do Professor Doutor, nosso Professor, 32º Governador do Estado de São Paulo Doutor Cláudio Lembo, nós saudamos a toda família mackenzista aqui presente e a vocês todos nossa gratidão por estarem aqui conosco. Senhoras e senhores, na década, ou melhor, no século XVI o jovem francês que foi para a Suíça, mas para a cidade de Genebra, João Calvino, autor das doutrinas que naquela época emanaram da reforma para o mundo, deixou um grande legado, não só o legado dessas doutrinas que ele, companheiro de Martinho Lutero, autor desse último Hino “Castelo Forte”, ele deixou para aquela região da Europa e para o mundo. Ele foi o idealizador naquela época de uma mudança de concepção para o povo. O que o Deputado Carlos Bezerra, Deputada Célia, falou sobre os primórdios do Mackenzie aqui no Brasil foi João Calvino lá em Genebra, que iniciou essa jornada, criando a primeira universidade de Genebra, que teve como seu primeiro Reitor Theodore Beza, e que seguiu os moldes a Universidade Mackenzie há 143 anos. Por isso essa noite para nós é uma noite de agradecimento a Deus, autor e consumador da nossa fé.

Há 143 anos São Paulo com pouco mais de 30 mil habitantes somente, esse casal que já foi citado, casal Chamberlain, iniciou essa grande jornada educacional na cidade de São Paulo e no Estado de São Paulo quebrando todos os paradigmas existentes naquela época. Antes disso essa influência de Calvino entrou na Europa, da Europa foi para os Estados Unidos e esse povo cristão reformado que somos nós, os presbiterianos, iniciou essa grande jornada igual disse na Europa e nos Estados Unidos, com várias universidades. Hoje, as principais universidades norte-americanas e mundiais igual Princeton, Harvard, Yale, e outras, mais de 300 nessa grande jornada de levar educação, de melhorar a condição humana. Não dá para a condição humana viver em pobreza, o Estado rico e a igreja rica. Mas levar uma mudança de concepção. E essa foi a nossa, foi o nosso início. E esse é o DNA de nós, Mackenzie, de nós, Igreja Presbiteriana do Brasil. É por isso que nós estamos aqui hoje para agradecer a vocês por essa homenagem. E o Mackenzie é isso que já foi dito por vários que nos antecederam, onde Deus permitiu que a primeira universidade de engenharia não pública do Brasil, Deputado Carlos Bezerra, fosse iniciado no Mackenzie, por John Mackenzie que mandou 30 mil dólares para iniciar uma universidade diferente no nosso país. Por isso que acabou a nossa universidade tendo o nome desse benfeitor que foi John Mackenzie. E nós só temos que agradecer a São Paulo, ao Brasil. e nós estamos conforme a Bíblia cita através do profeta Isaías, quando ele disse alarga as tuas tendas, amplia, aumente, não impeças, e essa é a visão da Igreja Presbiteriana no Brasil, a nossa mantenedora. E essa visão, nós temos entrado em vários pontos do nosso país. Hoje, Deputada, nós iniciamos a escola de engenharia, nesse final de ano, nós estaremos iniciando duas escolas de engenharia na sua cidade, Campinas, com formato diferente. Formato padrão Mackenzie.

Eu tenho certeza que vai enriquecer ainda mais aquela cidade tão importante em tecnologia do nosso país, que é a cidade de Campinas. Mas nós não queremos parar aí. Nós também queremos levar essa educação de poder mudar pessoas de todo o Brasil. E é por isso que nós nesse próximo ano iremos iniciar o nosso projeto de ensino à distância. Projeto também diferenciado. Não estamos visando como já foi dito, lucros financeiros. Mas mudanças de conceito levando empreendedorismo, levando ética, ensinando coisas diferentes que o mercado tem feito na maioria deles.

 Mackenzie, 143 anos, uma população de 30 mil pessoas só naquela época. Nós começamos uma história diferente. Então, nós queremos agradecer a todos aqueles que foram homenageados hoje, que fizeram aquela história do Mackenzie na sua alta direção como também a todos esses professores, colaboradores que nesses 143 anos têm construído essa história. A você também, aluno que tem essa paixão pelo Mackenzie. Não existe outra instituição no Estado de São Paulo que tem essa performance igual nós temos de mackenzista. Não vou falar das nossas outras coirmãs, mas é difícil falar das outras com esse ‘ista’. Então, nós temos os mackenzistas. E é a nossa marca hoje em São Paulo, essa marca de respeito, de nome. Hoje é uma nova marca no mercado de São Paulo. E nossa obrigação como gestores atuais, é no mínimo de manter essa história, essa ética que o Mackenzie tem.

Então, Senhores Deputados, nossa gratidão a essa augusta Casa de leis, por essa tão nobre homenagem a esses 143 anos do Mackenzie. Queremos dizer que vocês, Deputados dessa Casa que traz para aqui o que ouvem do povo, a Casa de ressonância transformando em leis, nós estaremos também juntos orando por vocês para que possam trazer leis justas, igual à Deputada disse, porque nós sabemos que tem muita gente que honra a classe política nesse país. E nós temos a honra de falar que os dois autores dessa justa homenagem são pessoas de vida limpa, de histórico limpo. Isso muito nos honra: ter sido convidados por vocês dois. Que Deus possa estar abençoando essa Casa, abençoando o Sr. Presidente e os Srs. Deputados, para que aqui possa sair o que os senhores esperam, e que essa Casa seja um diferencial para o nosso país, como uma Casa justa.

Quero que levem também agradecimentos ao nosso Governador, que no ano que vem estará inaugurando dentro do nosso quadrilátero a Estação de Metrô Higienópolis- Mackenzie. Então, esse presente que Deus nos deu através de vocês, a nossa gratidão. Levem ao Governador essa palavra de gratidão. E a Deus toda a honra e toda a glória, amém. (Palmas.).

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, Doutor Mauricio. Uma salva de palmas ao Doutor Mauricio que é o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Agradeço o carinho, as palavras, a emoção e a verdade que trouxe no seu pronunciamento. E com a mesma alegria também essa Casa se honra a cada palavra, a cada fala desses grandes homens que tem feito diferença através do Instituto Mackenzie. Com essa mesma alegria, com essa mesma honra. Aliás, se fossemos passar a palavra a todos esses homens que estão aqui nos ladeando a direita e a esquerda porque têm história, têm presença e têm o que falar.

Mas vamos sintetizar na fala do Doutor José Inácio Ramos, que é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e com uma salva de palmas também vamos recebê-lo na nossa tribuna de honra da Assembleia Legislativa. Por favor, Doutor Inácio. Que o Senhor também transforme em palavras um pouco do grande muito sentimento que eu tenho certeza que o senhor tem com a sua função, com a sua missão que é mais que um cargo, mas com o trabalho que o senhor com dezenas de pessoas tem feito bem no Estado de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ INÁCIO RAMOS - Cumprimento o Deputado Carlos Bezerra, líder do PSDB, presidente no início dessa Sessão Solene. Cumprimento a nobre Deputada Célia Leão, co-presidente dessa sessão. Cumprimento as autoridades já todas citadas pelo presidente dessa solenidade, Carlos Bezerra. Quero cumprimentar os senhores homenageados que honram a tribuna dessa Casa nessa noite, que dignificam esse local onde os senhores estão assentados nesse momento. Quero cumprimentar alunos e professores mackenzistas, os membros da diretoria executiva aqui presentes, da reitoria, da chancelaria, e meus pares do Conselho Deliberativo que com muita honra, muito orgulho temos o prazer de estar ali naquele Conselho para traçar os destinos maiores do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Mas me permitam, Deputada Célia Leão e Deputado Carlos Bezerra, voltar à nobre Deputada Célia Leão, mulher de garra e de coragem. A sua luta constante pela educação, saúde, emprego, transporte, segurança, pessoas com deficiência e tudo aquilo que é necessário por melhor qualidade de vida para a nossa população, a senhora está incluída, a senhora tem puxado a fila. Esses sete tópicos relevantes que impactam a vida do cidadão, ignorando seu sofrimento, as suas necessidades, os seus anseios e a senhora a partir disso. Na luta constante pela educação de V. Exa. dentre tantas outras lutas que acabei de mencionar, o Mackenzie e V. Exa. se encontram no interesse e no desejo de promover a educação a todos.

Na vida todos nós temos percalços, e o Mackenzie também os teve. Nesses 143 anos de existência, na sua luta constante pela educação o Mackenzie também teve seus momentos difíceis. E o mês de outubro, queridos e nobres Deputados, prezada assistência dessa noite, é um mês de festa para o Mackenzie. No último dia 18 completaram-se 143 anos de existência do Mackenzie. E o Mackenzie foi diferente de tudo que existiu desde o seu início. Em 1870 como já dito aqui pelo nobre Deputado Carlos Bezerra no início de sua fala, no ano de sua fundação, a escola que se criou admitiu então na mesma sala de aula os filhos de escravos e os filhos dos senhores desses escravos. Inclusão social é prática no Mackenzie desde a sua fundação.

O Mackenzie também inovou a não permitir o castigo físico em sala de aula, prática comum à época da sua criação. Somente meio século depois da fundação do Mackenzie foi que o governo federal aboliu das escolas públicas o castigo físico. Ainda no campo do pioneirismo o Mackenzie trouxe para o Brasil o basquete, também já mencionado aqui tanto da tribuna pelo nobre presidente da sessão como nosso ilustre Reverendo Juarez. E seu time de futebol de campo participou do primeiro jogo oficial do campeonato paulista de futebol.

 Pioneirismo é a marca do Mackenzie. Na área de ensino o Mackenzie instituiu o curso de engenharia química no país, o primeiro curso de biblioteconomia e foi o primeiro a criar uma faculdade de arquitetura em São Paulo, a segunda do país. Ao longo desses 143 anos o Mackenzie constituiu notável patrimônio institucional, educacional e intelectual, fruto de um destacado corpo de professores, um eficiente quadro de colaboradores, administrativos e técnicos, um quadro de executivos sempre comprometidos com o fim principal do Mackenzie que é o de oferecer ensino com qualidade. Em nome do Conselho Deliberativo do Mackenzie, quero cumprimentar e parabenizar cada um que dedica do seu melhor para continuar a fazer dessa instituição centenária uma casa de ensino diferenciada, firmada em valores cristãos e que se preocupa como os Srs. Deputados presentes nessa Mesa que se preocupam com a formação moral de seus alunos desde a educação infantil ao ensino médio oferecido aos nossos colégios e da graduação até o doutorado em suas faculdades.

Mais uma vez quero agradecer aos nobres Deputados Carlos Bezerra e Célia Leão a oportunidade dessa singular homenagem pelos 143 anos do Mackenzie. Muito obrigado. (Palmas.).

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, Doutor Inácio. Uma salva de palmas ao nosso presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

E antes de o nosso Coral se apresentar novamente eu quero aqui só enfatizar que essa nossa sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no sábado dia 26 às 21 horas. Pela Net canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Nós vamos ter agora mais uma apresentação com muita emoção, com muita alegria, com muito agradecimento, do nosso Coral do Mackenzie sob a regência do nosso Maestro Parcival Módolo com a música “Benção”. (Palmas.).

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao nosso Coral. Muito obrigada ao nosso Maestro Parcival Módolo, obrigada pela apresentação e as maravilhas desse Coral que com certeza estão cantando com as bênçãos de Deus, e é por isso que fica tão lindo.

Dando continuidade a nossa Sessão Solene, em homenagem aos 143 anos do Instituto Mackenzie, nós vamos fazer agora de forma muito singela, que, aliás, é muito verdadeiro, que a grandeza de um homem está na sua simplicidade, e isso é verdade. E me permitam antes de iniciarmos as nossas homenagens de forma muito singela, eu quero trazer aqui também o abraço do nosso presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Samuel Moreira, que muito queria estar nessa noite aqui para abrilhantar esse evento, mas tinha o Presidente também um compromisso fora da Capital, e pediu também que o Deputado Carlos Bezerra, nosso líder, fizesse a abertura e participasse solenemente de toda essa Sessão Solene, o que ele está fazendo com muita alegria e tenho certeza, com muito amor no coração.

O Deputado Samuel Moreira pediu também que trouxesse o abraço dele, o carinho e o respeito que ele tem por essa instituição. O Deputado Carlos Bezerra tem toda uma história dos seus tempos de estudante até chegar a doutor como é, porque é médico além de outras grandezas e qualidades. Conheci mais de perto o Instituto Mackenzie, é claro que quem é brasileiro tem obrigação de conhecer e até estrangeiros. Então, nos anos passados eu tive um primo que já faleceu e que foi aluno do Instituto Mackenzie. Mas na verdade a minha maior preocupação com o Instituto Mackenzie, Professor Mauricio, foi em um evento que aconteceu na OAB aqui em São Paulo e eu tive o privilégio de estar naquele momento e tinham pessoas também do Instituto Mackenzie. Foi o Doutor Valdomiro, que estava conosco, e dali surgiu ideia de fazer ali algumas ações junto ao Governo de São Paulo - que ainda não chegou ao ponto que talvez um dia chegue, mas ali começou os nossos contatos. Na verdade, Doutor Mauricio, eu tenho que ser muito honesta com o senhor e com os grandes líderes dessa instituição.

Foi em um evento em que eu fui convidada, e está aqui, o nosso presidente da BH que é o senhor Bruno, que está fazendo um trabalho muito importante, que é de acessibilidade ao turismo. E ele usou do espaço físico lindo e maravilhoso que tem as dependências do Instituto Mackenzie. E naquela tarde eu adentrei a um teatro e fiquei maravilhada, Deputado Carlos Bezerra, porque quando eu entrei ele era além de grande, bonito, muito bem construído, muito bem oferecido a quem dele tem o privilégio de poder estar lá dentro, quando eu entrei eu não encontrei uma só barreira. Porque não tem jeito, a nossa Constituição Federal, no seu Artigo 5º, diz que todos são iguais perante a lei. Eu acho que para nós, tão importante e mais importante do que isso é quando nós lembramos e colocamos nas nossas ações que todos são iguais perante Deus. Eu acho que essas duas máximas, Desembargador, fazem de todos nós, sociedade e população, a obrigação de lutar para que a sociedade de fato viva com igualdade, ou pelo menos com oportunidades iguais. Doutor Mauricio, quando eu entrei naquele plenário e fui chamada para participar do palco, desde o primeiro momento que estacionamos o nosso veículo nas dependências da faculdade, do colégio, até chegar lá, nós chegamos sem nenhuma barreira, além da beleza. Aquilo me chamou a atenção, conversei com algumas lideranças, o Doutor Valdomiro estava lá assim como o Professor José Paulo, e ali fiquei maravilhada. E o meu amor só cresceu.

Eu fiquei pensando como uma instituição de ensino de fato quando séria pode fazer a diferença na sociedade. Porque ela ensina português, matemática, história, ciências, geografia, física, tem cursos de graduação importantíssimos para a sociedade, mas mais que isso que os senhores ensinam diuturnamente, os senhores ensinam cidadania, os senhores ensinam respeito humano. Mais do que isso, os senhores ensinam, colocam na prática solidariedade.

Então, foi com esse sentimento que compartilhei com o Deputado Carlos Bezerra, para nós fazermos de forma singela essa homenagem nessa noite. E tão grandes são os senhores que trouxeram uma plateia maravilhosa, honrada, lideranças que vão ficar na história e além de tudo depois será servido um coquetel saboroso, prazeroso para a confraternização, isso é o Instituto Mackenzie. Então, dessa forma nós queríamos homenageá-los por mais palavras e por mais presentes, teríamos que fazer igual nos conta a Bíblia quando chegava o Rei com tonéis de ouro, prata e brilhante. Mas nós não temos isso. Nós temos alguma coisa que vale mais que esses tonéis de tesouros. Nós temos o amor sincero, e é esse amor sincero que nós queremos agora, com algumas pessoas porque não dá para entregar a todos. Mas agora todos sintam-se homenageados.

Então, queria deixar meu carinho e meu abraço ao Doutor Gilson Alberto Novais, nosso amigo pessoal, amigo de trabalho, de luta. Queria aqui dizer que é a grande figura do Instituto Mackenzie lá em Campinas. Eu queria pedir uma salva de palmas ao Professor Gilson, com o nosso carinho, a nossa alegria e a nossa amizade. Muito obrigado pela presença do senhor. (Palmas.).

Então, agora eu vou pedir ao meu líder, eu sou assessora dele direta aqui na Assembleia Legislativa, viu Doutor Mauricio. Eu vou pedir ao meu líder que faça essas homenagens em meu nome e também em nome dele, vou chamar cada uma das pessoas, que vão ser homenageadas com um quadro simples, mas esse quadro eleva a mensagem da Assembleia Legislativa. Eu queria chamar agora o Reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e convido o Reverendo Juarez para receber das mãos do Deputado Carlos Bezerra e encaminhar essa homenagem ao nosso presidente do Supremo Concílio, o Reverendo Roberto Brasileiro. Por favor, uma salva de palmas tanto ao Deputado Carlos Bezerra que entrega a homenagem quanto ao Reverendo Juarez que vai levar ao Reverendo Roberto. É muito simples, mas é uma forma de agradecer o trabalho e a vida dos Senhores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com a mesma emoção também peço ao Reverendo Juarez Marcondes Filho que também fique em pé e receba como Vice-Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Que o senhor receba isso com muita alegria, com muita emoção pelo trabalho que vem realizando. E receba em meu nome e do Deputado Carlos Bezerra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero chamar também Doutor José Inácio Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano para receber com igual emoção, com a mesma alegria. Nós, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entregamos ao senhor para que guarde no seu coração e na parede que melhor lhe convier. Uma salva de palmas ao Doutor José Inácio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar também para receber também o seu quadro, o seu diploma, Doutor Maurício Melo de Meneses, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, das mãos do amigo Deputado Carlos Bezerra. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar agora também o Reverendo Cilas Cunha de Menezes, presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, para receber das mãos do Deputado Carlos Bezerra esse quadro também de uma forma singela, agradecendo o trabalho que o senhor tem realizado. Uma salva de palmas ao Reverendo Cilas Cunha de Menezes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos agora também convidar o Doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie para que receba sua homenagem. Homenagem merecida pelo trabalho que o senhor vem realizando. Uma salva de palmas ao reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Tenham a certeza senhores e senhoras que eu estou ali, ao ladinho do Deputado Bezerra entregando também essa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero convidar agora Doutor Davi Charles Gomes, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, convido o Reverendo Fernando Almeida para receber e encaminhar, por favor, essa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero convidar para que o Deputado Carlos Bezerra faça a entrega ao Reverendo Guilhermino Silva da Cunha, presidente do Supremo Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil de 1988 até 2002. Uma salva de palmas ao Reverendo Guilhermino Silva da Cunha que recebe das mãos do Deputado Carlos Bezerra. Muito obrigada, Reverendo, e parabéns pelo trabalho que o senhor tem feito. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos agora chamar com alegria e emoção também o Doutor Hésio Cesar de Souza Maciel, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 2010 a 2013 e convido o Doutor Adonias Costa da Silveira para receber e encaminhar essa homenagem. Uma salva de palmas então ao Doutor Adonias Costa da Silveira. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos agora convidar para que o Deputado Carlos Bezerra continue fazendo a entrega dessas justas homenagens, simples, mas com muito carinho ao Doutor Adilson Vieira, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 2008 a 2010 e convido o Doutor Cleverson Pereira de Almeida para receber e encaminhar essa homenagem, uma salva de palmas ao Doutor Cleverson Pereira de Almeida. Muito obrigada pelo trabalho que o senhor realiza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queria agora chamar também para receber a sua homenagem com muita alegria e muita emoção das mãos do Deputado Carlos Bezerra o Reverendo Marcos José de Almeida Lins, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 2005 a 2008. Uma salva de palmas ao nosso querido Reverendo Marcos José de Almeida Lins. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos agora convidar para receber também das mãos do Deputado Carlos Bezerra o Doutor Custódio Felipe de Jesus Pereira, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 2003 até 2005 e convido para tanto a Senhora Abigail Ribeiro Pereira, esposa, e a Senhora Adriana Cristina Pereira, filha, para receberem e encaminharem essa homenagem com muita alegria, essas duas grandes mulheres também que enfeitam o plenário da Assembleia Legislativa nessa noite. Uma salva de palmas à Senhora Abigail e à Senhora Adriana Cristina. Leve nosso carinho e nosso abraço ao Doutor Custódio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma notícia para lá de boa é que o Doutor Custódio Felipe de Jesus Pereira está estacionando seu automóvel aqui na Assembleia Legislativa e daqui a pouquinho vai estar conosco aqui. Mas ele foi muito bem representado. Que bom que ele atrasou, porque foi muito bem representado. Mas ele não atrasou, ele tinha justificado.

Quero também com muita emoção convidar aqui para receber a homenagem o Doutor Adonias. Muito obrigado. Eu quero convidar o Doutor Adonias Costa da Silveira, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de 1996 até 2000 também para receber essa homenagem e agradecimento pelo trabalho que fez ao longo e continua fazendo no Instituto Mackenzie. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos agora ainda com muita honra, muita alegria, o Doutor Manassés Claudino Fonteles, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 até 2010. Uma salva de palmas ao Doutor Manassés Claudino Fonteles que recebe essa homenagem das mãos do nosso líder Deputado Carlos Bezerra, que também presidindo essa Sessão Solene. Uma salva de palmas ao Doutor Manassés. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - E eu queria por derradeiro, uma grande importância por todos os demais. Nós que temos vida pública e todos aqui temos, alguns temos vida pública de forma diferenciada, mas todos temos vida pública. Nós, da Assembleia Legislativa, temos vida pública de forma eletiva, o que também é muito bom. Então, nós vivemos a política no dia a dia. E essa política bonita como eu já disse no início dos nossos trabalhos e de forma rápida, transformei em palavras o sentimento que tenho com a vida pública e com a política e tenho certeza que é sentimento também do Deputado Carlos Bezerra. Mas tem homens e mulheres, obviamente que fazem a diferença. E esse fez a diferença no Estado de São Paulo com a sua singeleza, grandiosidade de ser humano, com a sua competência, a sua inteligência, um homem que sabia o que estava fazendo na hora certa, no lugar certo, cumpriu todos os papeis de reitor de uma universidade importante e os senhores sabem disso. Nós só estamos aqui replicando o que é o Instituto Mackenzie, a Universidade Mackenzie. De reitor a governador, Doutor Cláudio Lembo, para nós dessa Casa é uma honra recebê-lo aqui para homenageá-lo como reitor que foi, mas como sempre Governador do Estado de São Paulo.

Parabéns a V. Exa. e receba das mãos com uma salva de palmas do nosso querido Deputado Carlos Bezerra, essa homenagem de forma muito sincera, mas nós queremos fazer essa homenagem também como reitor da Universidade de 1997 até 2002.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Essas foram as nossas homenagens com muito carinho, muito respeito, muito amor e certamente os senhores elegerão a parede onde ficará pendurado esse quadro, esse diploma que será sempre lembrado, tenho certeza, por essa sessão mas mais do que isso, será lembrado pelos bons serviços que os senhores e tantos outros fizeram e prestaram não ao Instituto Mackenzie, que também é uma verdade, mas ao trabalho sério que fizeram e continuam fazendo por milhares de pessoas, jovens meninos e meninas que como disse, ecoa por todo o Brasil. Então, parabéns aos senhores e uma salva de palmas a todos os homenageados. Muito obrigada. (Palmas.)

Vamos agora assistir a um vídeo institucional do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo institucional.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao vídeo institucional que na verdade não é o vídeo em si. Eu costumo dizer e é verdade. As palavras convencem e o exemplo arrasta. As palavras nos mostram essa verdade, mas ao longo desses 143 anos tudo que o Instituto Mackenzie fez, a universidade faz é o convencimento na prática do dia a dia.

Nossa Sessão Solene está chegando já ao final. Gostaria de antes de terminar a nossa Sessão Solene ainda ter o privilégio de ouvir algumas palavras do Deputado Carlos Bezerra, nosso líder e amigo do Instituto Mackenzie. Por favor, Deputado.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Eu conversava agora mesmo com a Deputada Célia Leão falando a respeito de momentos como esses que se carregam, se enchem de um valor simbólico incrível. Primeiro pelo reconhecimento que fazem a história e a contribuição dos homens e mulheres que aqui foram homenageados, e que remetem a história de homens e mulheres que ao longo desses 143 anos vem contribuindo para formação de cidadãos melhores, para a formação de consciência, de profissionais, enfim, para a formação de cidadãos e profissionais com ética diferenciada. Eu aqui pensava que nós, parlamentares, temos fundamentalmente três funções: de legislar, de fiscalizar o Executivo e de homenagear.

Mas eu não tenho a menor dúvida que a mais complexa das três funções é a função de homenagear. E por que penso isso? Porque tanto eu quanto a Deputada Célia temos em nossos mandatos um critério para fazer esse tipo de homenagem, porque de fato como ela mesma ressaltou na sua fala, esse tipo de homenagem será lembrada daqui a cinco, 10, 20, 50 anos, e há uma responsabilidade imensa quando as pessoas olharem para os Anais dessa Casa, para as homenagens que eram feitas. Ao verem as homenagens que aqui eram feitas, para nós traz uma alegria, uma honra imensa saber de que aqui fizemos homenagens que apontavam referências. Referências para a sociedade, e o Mackenzie sem dúvida nenhuma é uma dessas boas referências. O orgulho da comunidade protestante dessa cidade e desse país, orgulho dos paulistanos, orgulho dos paulistas e dos brasileiros.

A minha fala final, Deputada Célia Leão, é um desejo. São votos. Votos de fé de que o Mackenzie como disse aqui o Doutor Mauricio, amplie ainda mais suas tendas e suas fronteiras, capacite ainda mais, eduque ainda mais, influencie ainda mais através de homens que aqui estão entre eles o destaque do nosso sempre governador Cláudio Lembo. Que ele siga fazendo isso, mas siga fazendo isso como aqui destacado pelo Reverendo Juarez, com sua tradição de fé. Com sua confissão de fé e de valores que é o que de fato faz o grande diferencial na história e ao longo desses 143 anos. Meus parabéns a cada um de vocês. Nós aqui fazemos a homenagem, mas de fato, nos sentimos profundamente honrados, pois temos esse instrumento e esse canal que dá visibilidade a uma referência como é a instituição que o senhor representa. Meus parabéns.

Queria então no momento final dessa sessão de homenagem, pedir que a Deputada Célia Leão entregue uma placa especial em homenagem pessoal ao Doutor Maurício de Melo Meneses pela contribuição, pelo destaque, por todo o trabalho que vem fazendo a frente do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Essa é a surpresa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Ainda bem que não veio ninguém do time de basquete, porque senão ia mexer em velhas feridas aqui. Deputada Célia, suas palavras finais para o encerramento dessa Sessão Solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Sempre emoção. Eu digo que o Parlamento na nossa vida já se confundiu com a nossa vida. Os mandatos que o Deputado Carlos Bezerra e eu temos ao longo das nossas jornadas, cada um com uma tarefa e uma missão. Microfone faz parte do nosso dia a dia, porque é um dos equipamentos que nos dá direito e obrigação de cumprir a nossa tarefa e nosso trabalho. Mas tenho certeza absoluta como é também para o Deputado Carlos Bezerra, que cada momento é um momento, e por mais que estejamos acostumados também ao microfone, por mais que estejamos acostumados ao plenário, por mais que seja esse ou essa a nossa atividade do dia a dia, sempre é uma emoção diferente, um momento diferenciado. Senhor Valdomiro, tenha certeza absolutamente disso que não é igual e não é sem emoção que a gente faz uma sessão como essa.

Eu queria encerrar essa sessão dizendo ao Bruno, para que continue fazendo o seu trabalho.

 Quero deixar aqui o abraço mais uma vez ao Deputado Antonio Salim Curiat, porque ele é decano dessa Casa. Um homem que tem 10 mandatos tem que ser respeitado e lembrado sempre, porque também é uma referência a nós nessa Casa como muitos deputados.

Um abraço e nosso carinho ao nosso querido Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Vieira, ao nosso Coronel Ricardo Beltran. É uma alegria e uma honra a essa Casa ter autoridades como os senhores participando dessa Sessão Solene.

Queria também deixar o nosso abraço muito forte ao Professor Doutor Lafayette representando a PUC de São Paulo. Sou suspeita porque tenho filhos que estudam lá. Mas independente disso também é uma grande instituição de educação e nós agradecemos a presença. Da mesma maneira o Professor Doutor Julio Durigan que é nosso magnífico reitor da Unesp, uma das nossas também universidades estaduais. Nosso agradecimento da Assembleia Legislativa. Agradecimentos a todos.

Queria agradecer também a todo o pessoal do serviço de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Imprensa da casa, da TV Assembleia, das assessorias policiais, civil e militar, e a todos que puderam colaborar para que essa Sessão Solene acontecesse.

Os agradecimentos são muitos. Já está passando da hora que nós tínhamos marcado para o término dessa sessão, mas eu acho que tudo vale a pena, como já dizia e diz o grande poeta, quando a alma não é pequena.

 Deputado Carlos Bezerra, para mim particularmente, Célia Leão, foi uma honra estar com V. Exa. aqui, com suas palavras, com seu trabalho, com sua sinceridade, com sua austeridade. Só enalteceu essa Sessão Solene. Só fez dela uma sessão grande, cada vez maior. Eu queria só dizer a todos esses grandes homens que estão conosco, que eu falei o nome em verso e prosa, Deputado Carlos Bezerra também, quando a gente fala de um desembargador conosco aqui a mesa, um TJ honrado como é o nosso, Desembargador Roberto, muito obrigada pela presença de V. Exa. aqui conosco.

Doutor Claudio Lembo, nosso governador, Reverendo Juarez, Reverendo Cilas, Doutor José Inácio, Doutor Maurício, Doutor Benedito, Reverendo Fernando, são tantas autoridades que eu não posso encerrar esse momento em dois minutos, talvez não mais do que isso. Quero dizer que eu estou ao lado de homens de Deus, homens de fé. Estou ao lado de um médico que é o Deputado Carlos Bezerra. E, portanto quando a gente coloca fé e medicina, só tem um caminho, só tem uma vertente para a gente lembrar, que é a vida. A medicina existe para preservar a vida. E quem tem fé sabe que a vida de todos nós sem exceção, de brancos e negros, ricos e pobres, homens e mulheres, os que têm fé e os que ainda não encontraram esse caminho, a vida de cada um de nós é o maior presente que Deus nos deu. É o maior talento que nós temos e não podemos deixar dentro da gaveta e nem enterrá-lo. É o maior dom que nós recebemos. E com esse dom, com esse talento e com esse presente, Professor José Paulo, nós temos obrigação de fazer da vida uma vida boa. Não uma vida boa com uma casa bonita, grande, não é um carro do ano, não é roupa da moda. A vida boa é aquela que é respeitada. A vida boa é aquela que é defendida. E quem tem a vida como principal coisa, tem que acordar mais cedo, dormir mais tarde para ter mais tempo de viver com intensidade.

Eu quero encerrar dizendo que valorizo assim como o Deputado Carlos Bezerra também, na sua fé, no nosso dia a dia, valorizo a vida porque talvez há 39 anos passados eu quase no acidente de automóvel perdi a minha vida. Mas a vida é importante pela sua essência, não só pela sua forma. E eu quero dizer que quando eu parei de andar naquele acidente, eu era muito jovenzinha. Hoje eu posso falar isso porque Deus sempre me norteou, e é por Ele que nós estamos aqui e eu também. E Deus é tão maravilhoso, foi tão maravilhoso comigo como é com todos nós, que eu posso dizer hoje que ter a vida andando, é muito bom também. Mas o andar ou não andar, é como se eu pudesse fazer um exemplo muito simples, usar brinco. Se a gente tem a festa e a gente vai para a festa, a gente põe o brinco porque é bonito, mas se a gente esquecer de colocar o brinco ou se nós não tivermos dinheiro para comprar o brinco ou perdermos o brinco, não importa, o brinco é acessório. Ele pode enfeitar, ele pode facilitar, mas ele é só acessório. Importante quando depois do meu acidente, eu perdi só o brinco, porque eu perdi só o acessório, o principal ficou porque o principal é a vida. (Palmas.) Esse aplauso é para a vida.

E quando essa vida fica, Deputado Carlos Bezerra, o senhor sabe mais do que eu porque o senhor é um homem de fé, com a sua família, o senhor seu pai, o seu mandato, o seu sacerdócio como médico, quando fica a vida, tudo fica. E quando tudo fica, tudo é possível. E porque nós temos amigos, porque nós temos assessorias, porque nós temos companheiros, porque nós temos funcionários, porque nós temos Cerimonial, porque nós temos enfim, todos vocês, a nossa linda menina do Mackenzie também, Luciana, então, nós temos todos os senhores e senhoras, todos vocês, e todos nós somos capazes de fazer uma sessão como essa.

Em nome da vida quero agradecer ao Mackenzie pela grandeza que ele é como instituto, como fundação, e os senhores em cada gesto, cada merenda, cada lanche, cada festa, cada oração, cada classe, cada carteira têm feito a diferença.

Onde tiver uma professora, onde tiver um lápis, onde tiver um aluno tenham a certeza, lá tem a vida, Doutor Mauricio, e uma vida diferenciada. Portanto, continuem simples como são, grandiosos como são, e educando como educam. Que Deus continue abençoando e muito obrigada pelo privilégio dessa Casa, não é o privilégio dos senhores, é o privilégio dessa Casa, o privilégio do Deputado Carlos Bezerra e de forma particular também o meu privilégio poder aplaudir a todos os senhores e senhoras. Parabéns! E agora vamos ao coquetel.

Não tendo mais nada a ser deliberada, está encerrada a nossa sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 31 minutos.

 

* * *