http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

18 DE NOVEMBRO DE 2013

068ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO 83º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA SOKA GAKKAI E A INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE MUNDIAL NO JAPÃO

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

 

1 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado João Caramez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o 83º Aniversário da Fundação da Soka Gakkai e a inauguração da nova Sede Mundial no Japão". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, saúda as autoridades presentes. Cita palavras do fundador da Soka Gakkai no Brasil, doutor Daisaku Ikeda. Destaca a trajetória da Soka Gakkai em prol do desenvolvimento humano. Agradece ao público presente.

 

3 - EDUARDO JORGE

Ex-secretário do Meio Ambiente do Município de São Paulo, discorre sobre a antiga relação entre Brasil e Japão, primeiro através de Portugal e depois, da imigração no século XX. Enaltece as atividades da Soka Gakkai pela paz mundial.

 

4 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Anuncia a exibição de vídeos institucionais a respeito da Brasil Soka Gakkai Internacional e sobre o significado da comemoração.

 

5 - JOSÉ FERNANDO ROCHA

Jurista, saúda as autoridades e o público presente. Comenta as propostas de paz enviadas anualmente à ONU, pelo doutor Daisaku Ikeda. Enaltece as qualidades do fundador da Soka Gakkai no Brasil e sua luta pela paz mundial. Dedica a todos os presentes um poema japonês.

 

6 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação do Coral Lírico do Núcleo Feminino da Brasil Soka Gakkai Internacional. Dá conhecimento de mensagens enviadas por autoridades.

 

7 - JÚLIO KOSSAKA

Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional, saúda o público presente e agradece ao deputado João Caramez pela homenagem. Discorre sobre sonhos e conquistas do ser humano. Comenta a trajetória da Soka Gakkai no Brasil e no mundo. Lê mensagem do doutor Daisaku Ikeda, enviada para a solenidade. Afirma que os integrantes da entidade trabalham para a promoção da paz mundial.

 

8 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação do Conjunto de Cordas da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda. Destaca as habilidades artísticas da Soka Gakkai no Brasil. Lê mensagem do governador Geraldo Alckmin enviada para o evento. Destaca os motivos da homenagem à Soka Gakkai. Lembra a atuação do doutor Daisaku Ikeda em favor da paz mundial. Exibe imagens de visita familiar ao Japão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todos e a todas.  É com grande alegria e satisfação que mais uma vez estamos aqui para homenagear a Soka Gakkai.

Para tanto, quero convidar algumas pessoas para compor a Mesa, e me ajudar na condução dos trabalhos desta noite.

Chamo aqui o Sr. Júlio Kossaka, presidente da BSGI; o Sr. Celso Hama, vice-presidente da BSGI. (Palmas.) Tenho a grata satisfação de chamar aqui para compor a nossa Mesa também esse amigo, esse companheiro, essa pessoa que todos os anos participa e compartilha conosco dessa alegria, estou falando de um dos homens que dignificam a imagem do homem público no Congresso Nacional, estou falando do deputado federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.) Chamo também o Sr. Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. (Palmas.)

Além das pessoas que compõem a Mesa, quero anunciar aqui a presença do Sr. Jorge Miashiro, vice-presidente adjunto; Silvia Nagayama, coordenadora-geral do Núcleo Feminino da BSGI; Sueli Ogawa, coordenadora do Núcleo Feminino da BSGI; Lílian Noda, coordenadora do Núcleo Feminino Jovem da BSGI; Júlia Oushi, coordenadora do Núcleo Feminino da Cidade de São Paulo; Antonio Júnior, coordenador do Núcleo Masculino Jovem da BSGI; Geni Ikeda, consultora do Núcleo Feminino da BSGI; e Raul Takaki, diretor-presidente da empresa jornalística União Nikkei.

A todos eles o nosso agradecimento pela presença. É uma satisfação muito grande poder contar com vocês todos aqui.

E o nosso inestimável amigo, professor Rocha, que estou vendo ali, sentadinho no cantinho. Palmas para todos. (Palmas.)

Meus senhores e minhas senhoras, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente Efetivo desta Casa, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 83º Aniversário da Fundação Soka Gakkai e júbilo pela a inauguração da Nova Sede Mundial no Japão.

Convido todos os presentes para que, de pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jássen Feliciano. Por favor.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da nossa gloriosa Polícia Militar, na pessoa do 2º Tenente Músico PM Jássen Feliciano. Muito obrigado, e palmas para a nossa Banda e para a corporação, esses homens que dão a vida para a nossa segurança. Muito obrigado. (Palmas.)

Recebi aqui uma informação que o nosso companheiro, sempre secretário, Eduardo Jorge, está presente. Por favor, secretário, venha compartilhar conosco aqui em cima desta noite muito alegre e festiva.

Também quero anunciar aqui a presença do Sr. Jênny Yassuda, representando aqui o nosso deputado federal, sempre deputado e companheiro, Walter Feldman. Aliás, o deputado Walter Feldman, por ocasião da minha passagem pela Casa Civil, como secretário da Casa Civil, foi, a nosso pedido, autor do projeto de lei denominando o viaduto no km 36 da Castello Branco como “Jossei Toda”. Então, o Walter é nosso grande companheiro e amigo.

E o secretário de Meio Ambiente na gestão do nosso prefeito José Serra nos presenteia com a sua presença aqui nesta noite. Muito obrigado, secretário. (Palmas.)

Quero comunicar a todos que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 23, sábado próximo, às 23h, pela Net no canal 7, pela TVA no canal 66 e TV digital aberta canal 61.2.

Quero, neste momento, gente, passar a palavra, como eu disse, ao nosso grande amigo e grande representante na Câmara Federal, nosso deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - PTB - Boa noite a todos os presentes. Queria cumprimentar o deputado João Caramez, que tem a oportunidade de, novamente, prestar esta homenagem à Gakkai. Cumprimento o nosso presidente, Dr. Júlio, assim como o nosso experiente Dr. Celso, o Dr. Kita, o professor Rocha,  e também meu companheiro de Congresso, deputado Eduardo Jorge, e sem dúvida nenhuma agradecer a presença de todos vocês.

E quero abrir a minha manifestação com uma frase de Daisaku Ikeda: “Existe uma única estrada, e somente uma, e essa é a estrada que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho essa estrada, a esperança brota e o sorriso se abre em meu rosto. Dessa estrada nunca fugirei. Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”

A frase é um resumo de uma vida de oito décadas, seis das quais dedicadas à propagação da Filosofia Humanista do Budismo de Nitiren Daishonin. São palavras que definem a grandiosidade da obra deste desbravador Daisaku Ikeda.

Sua frágil saúde contrastava, desde sempre, com uma índole indomável e uma busca incessante por conhecimento. A extrema debilidade física levou-o a buscar respostas sobre as questões da vida e da morte.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Daisaku Ikeda defrontou-se com a tragédia da Guerra. Enquanto o Japão avançava nos confrontos e os esforços da nação para manter as tropas em combate arrefeciam, o pequeno Daisaku viu seus irmãos mais novos, um a um, serem levados ao front.

Nessa época foi acometido de tuberculose e o trabalho em uma fábrica de armamentos agravou sua condição. A Segunda Guerra terminou em 1945, mas não o sofrimento da família Ikeda que, neste ano, recebeu o comunicado da morte de seu primogênito, em um campo de batalha na Birmânia.

Além da catástrofe inimaginável de duas bombas atômicas, lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto daquele ano, o povo teve de se submeter à ocupação e à imposição de uma nova cultura e às leis que desrespeitavam suas crenças milenares. Foi uma nação faminta e desesperançada que as tropas americanas encontraram naqueles tempos sombrios de pós-guerra.

Convidado a participar de uma reunião em que seriam discutidas questões filosóficas, o jovem Daisaku conheceu, nesta ocasião, o homem que o inspiraria a mudar todo o rumo de sua vida. Naquele 14 de agosto, ao entrar na sala onde acontecia mais uma reunião de palestra da Soka, foi imediatamente tomado por um profundo sentimento de aconchego e familiaridade.

O homem que palestrava não era outro senão Jossei Toda. Ele explanava sobre a Sutra de Lótus. Qual o verdadeiro propósito da vida? Esse é o principal enigma sobre o qual toda a humanidade vem se debatendo ao longo de sua história.

Desde o seu ingresso à Soka, a trajetória de Daisaku Ikeda foi marcada por uma resoluta vontade de aprender, compreender e consolidar os objetivos traçados por nosso mestre Jossei Toda.

Sua paz perene não é mero idealismo utópico. Ikeda é um conferencista renomado que comprova suas palavras a partir de seus feitos. Sua ideologia baseia-se na revolução humana, um passo evolutivo que cada ser humano pode realizar, a partir de sua transformação interior e conscientização quanto ao verdadeiro propósito da vida.

A paz que almejamos não é nada fora do ser, é algo que existe dentro de cada indivíduo e que uma vez evidenciado, promove a mudança de todo o seu entorno e de toda a sociedade. Assim enfatiza constantemente nosso mestre Ikeda.

Suas realizações perpassam todos os campos do conhecimento humano pois para ele a cultura é a expressão viva da capacidade ímpar do ser humano. Por acreditar na educação como o principal meio para o aprimoramento individual, fundou escolas, desde o ensino infantil até a universidade. Fundou instituições culturais como a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji.

Vem promovendo constantes diálogos com acadêmicos e líderes governamentais. Proferiu palestras em universidades e, por indicação do então presidente da instituição, Austregésilo de Athayde, esteve presente nessa data com muita alegria, foi nomeado sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras, em 1993.

É reconhecido por mais de uma centena de instituições de ensino superior com o título de Doutor Honoris Causa e, em nome da paz perene pela qual realiza todas essas ações, atualmente elabora uma proposta de paz, entregue à ONU.

Atualmente, a Soka Gakkai é a maior organização de leigos budistas do mundo. A SGI conta com mais de 12 milhões de membros em 192 países. E nos permite fazer esse chakubuko e, no início de 2014, completarei 35 anos de prática e sei qual é a importância de toda essa luta.

Por isso, nossas congratulações a Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional pela idealização e pela inauguração da Nova Sede Central, ciente de que esse fato marca o início de uma nova era de expansão e desenvolvimento para todos os associados presentes em todos os países, dessa importante organização, que se espalhou por todos os continentes difundindo os princípios de valorização da vida e da construção de uma nova sociedade de paz.

Nos 83 anos da Soka Gakkai e com a inauguração da Nova Sede Central uma nova partida rumo a 2030, ano do Centenário da Soka Gakkai Internacional. Parabéns, presidente Ikeda. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dando sequência, convido agora o sempre secretário da Prefeitura de São Paulo, desta grande cidade, Eduardo Jorge, para proferir suas palavras.

 

O SR. EDUARDO JORGE - Deputado João Caramez, senhores representantes da Soka Gakkai, na verdade vim só para assistir à solenidade, convidado que fui pela Cintia Okamura, a qual não estou vendo-a aqui.

Mas, chamado pelo deputado, eu faço esta saudação, num evento tão importante como este aqui na Assembleia Legislativa.

A nossa relação, Brasil e Japão, apesar de estarmos em pontos extremos, opostos, do globo, já é algo muito antigo. Quando os portugueses, esses denodados viajantes, saíram de Portugal, atravessaram o Cabo das Tormentas, chegaram à Índia e foram até o Japão, os primeiros ocidentais a chegarem ao sul do Japão, eles passaram primeiro aqui no Brasil.

E durante muitos anos, quase 100 anos, a relação do Japão com o mundo ocidental foi feita através do comércio com Portugal. Portanto, era um verdadeiro eixo, que ia de Portugal, passava pelo Brasil, sua principal presença na América do Sul, ia até algumas regiões da África, como Angola, Moçambique, Índia, China, e Japão.

Essa relação, essas trocas, que através dos portugueses, começaram 500 anos atrás, foram fecundas para todos. Na verdade, 100 anos de presença portuguesa no Japão, foi muito para o Japão e o Japão expulsou os portugueses de lá.

Mas, o contato,  a relação,  a impressão, e a marca dos portugueses e, portanto, do Brasil, porque nós éramos países muito associados, fomos inclusive reinos irmãos, deixou marcado isso há 500 anos.

Depois, o Brasil foi aquinhoado com um grande fluxo migratório do Japão, e particularmente o Estado de São Paulo, que foi o mais feliz em receber a maior quantidade de imigrantes japoneses no final do século e nesse século. Isso marcou muito, é claro, teve a imigração italiana, a imigração alemã, a imigração da Europa Oriental, mas a presença japonesa em São Paulo, que já tem mais de 100 anos, foi realmente marcante e, de certa forma, isso é uma característica da presença do Estado de São Paulo em todo o Brasil. Assim, essa relação, essa nossa relação é muito antiga.

Eu conheci a Soka Gakkai no início do governo José Serra, como secretário do Meio Ambiente, porque eu vim para a Secretaria do Meio Ambiente defendendo uma tese de que a questão do equilíbrio ambiental só é possível se houver o equilíbrio entre os homens e as mulheres, entre as classes sociais, entre os mais ricos, a classe média, os mais pobres, e os trabalhadores.

Não é possível haver equilíbrio ambiental sem haver o equilíbrio entre nós mesmos, porque se a espécie humana é a causa do desequilíbrio ambiental, por sua vez, não há solução que não passe pela espécie humana.

Portanto, essas duas políticas que a ONU propõe nesse século tão conturbado que foi o século passado, que é a política do desenvolvimento sustentável, por um lado, e a política da cultura de paz pela outra, são, na verdade, políticas irmãs, são necessárias, para se equilibrarem as duas.

Isso era 2005, e essas questões são muito novas, no mundo e no Brasil particularmente, e eu encontrei na Soka Gakkai um aliado completamente pronto. Porque esse processo que eu comecei a discutir e aprender neste século, porque sou de outra área, sou da área da Saúde, da Previdência, Arnaldo sabe disso, foi meu colega durante 16 anos na Câmara Federal, então, coisas que aprendi quando fui para a área ambiental, vocês da Soka Gakkai, e da cultura de paz, já vinham discutindo há décadas, desde que os fundadores, os primeiros heróis fundadores da Soka Gakkai resistiram à política expansionista.

Porque como muitos outros países, não só o Japão, isso era comum no final do século XIX e no começo do século XX, a política expansionista era praticamente geral, todos os países com alguma força política e militar procuravam se expandir de forma colonialista e pela força, e o Japão não foi exceção. Isso aconteceu com os Estados Unidos, Inglaterra, com a França, com a Alemanha, com a Itália, com a China, e com o Japão.

Mas, houve gente que se opôs a isso, de forma clarividente, dentro do próprio Japão, coisa que também, para mim, foi muita surpresa, porque a formação japonesa, a disciplina, a lealdade, as características do caráter japonês, que são marcantes e que tanto foram a causa de admiração dos jesuítas quando chegaram ao Japão em 1500 e pouco, podia imaginar que a disciplina e a unidade japonesa fossem férrea e total a essa política, do começo do século passado, do colonialismo.

Mas não era. Dentro do Japão havia críticos, e críticos heroicos, que resistiram o tempo todo, e entre eles os fundadores da Soka Gakkai. Daisaku Ikeda é um herdeiro desses pedagogos, professores, que resistiram no começo do século passado, até 1945, morrendo inclusive alguns na prisão durante a guerra. Ele é um herdeiro muito importante, ilustrado, porque é uma pessoa que conhece a cultura japonesa e budista,  e também da cultura ocidental.

Toda vez que leio os textos dele, aquelas mensagens que ele faz ano a ano e manda para a ONU, eu me admiro da sua intimidade com a cultura ocidental, que é própria de quem tem essa preocupação com o diálogo. Ele já percorreu, independente das ideologias todas as portas, da China de Mao Tsé-Tung, à Russia de Brejnev, os Estados Unidos, a Europa. Ele bateu em todas as portas para propor esse diálogo que está implícito na cultura da paz.

E também tem a clarividência e a posição denodada constante, persistente da Soka Gakkai, de apoiar o trabalho da Organização das Nações Unidas, que foi um organismo que nasceu dos escombros da Segunda Guerra Mundial, com a utopia de unir a humanidade numa fraternidade e numa possível federação democrática mundial no futuro, a Soka Gakkai e Daisaku Ikeda têm sido, e reconhecido isso pela ONU, um dos mais persistentes e firmes apoiadores das políticas públicas que a ONU vem propondo, pelo mundo afora, nos últimos 50 anos.

Portanto, na Secretaria do Meio Ambiente, tanto na questão da cultura de paz, deputado Caramez, como na questão ambiental, a Soka Gakkai, durante oito anos, foi uma parceira constante, e eu não poderia deixar de vir aqui agradecer, neste registro dos 83 anos de fundação e do lançamento da Nova Sede, agradecer essa presença missionária de vocês aqui em São Paulo, na cidade de São Paulo, uma cidade-país de 11 milhões de habitantes.

E desejar que continue essa relação, essa presença da Soka Gakkai cada vez mais brilhando na cidade de São Paulo. Parabéns a vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eduardo, muito obrigado pela sua presença. Você, sem sombra de dúvida, engrandece qualquer evento que você participa, mas este, especialmente, com a sua narrativa, mostrando todo esse conhecimento da Soka, com certeza você engrandeceu mais ainda este nosso evento. Muito obrigado pela sua presença.

Vamos agora descontrair um pouco, gente. Está muito formal. Vamos agora assistir à apresentação de um vídeo institucional da BSGI e em seguida um segundo vídeo sobre o significado da data de hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação dos vídeos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom mesmo. É sempre bom relembrar o início de tudo. Bom, agora tenho a grata satisfação de passar a palavra ao Dr. José Fernando Rocha, nosso professor Rocha. Por favor. (Palmas.)

 

O Sr. JOSÉ FERNANDO ROCHA - Eminente deputado João Caramez, que possa receber neste instante os meus cumprimentos de respeito, de admiração e da mais alta estima, e peço que estenda esses meus cumprimentos respeitosos e cordiais a todos os membros que estão participando desta Mesa tão seleta e aos amigos e às amigas aqui presentes.

A medida do tempo é o segundo, a medida do espaço é o metro, a medida do peso é o quilo, mas a medida do homem é o número dos seus amigos. Hoje, o sensei Daisaku Ikeda tem, em mais de 92 países e territórios, mais de 12 milhões de amigos. Essa é a medida do sensei Daisaku Ikeda.

Todo ano, desde 1983, no dia 26 de janeiro de cada ano, o Dr. Ikeda manda à ONU, em Nova Iorque, uma proposta de paz. A primeira proposta de paz foi em 1983, “Uma nova proposta para a paz e para o desarmamento”, chamava-se. Neste ano, no dia 26 de janeiro, que é a data da inauguração da fundação, da Sociedade Soka Gakkai, que quer dizer, plasmação, formação de valores, valores éticos, culturais, civilizatórios, ele mandou uma nova proposta, onde ele coloca como base fundamental, a compaixão, a sabedoria e a coragem para que a humanidade possa viver em paz.

Eu tenho repetido, Urbi et Orbi, que o Dr. Ikeda hoje é o mais notável pacifista do planeta Terra. Eu não tenho dúvida nenhuma que ele se iguala hoje, podemos cotejá-lo com Martin Luther King, com Rosa Parks, com Mahatma Gandhi, e tantos outros pacifistas que enriqueceram o patrimônio moral da humanidade.

O ilustre secretário Dr. Jorge, ilustre médico, e longa manus do prefeito atual, falou dos navegadores portugueses que singraram os mares abrindo as portas para várias regiões do mundo inteiro.

Pois, em 1498, esses navegadores portugueses passaram por Serra Leoa, o país da África Ocidental, um dos mais pobres do planeta, cuja capital é Freetown, e eles, quando ancoraram as suas caravelas naquele local, na Baía de Freetown, eles ouviram o rugir de leões, por isso batizaram aquele local de Serra Leoa, a serra dos leões.

Eu estive lá, fazendo um trabalho para o Itamaraty, em 1994, e não vi leão nenhum lá, não havia mais o rugir de leões. Sabe onde estavam aqueles leões hoje? Aqui, neste plenário iluminado. São os leões da paz do Dr. Daisaku Ikeda. (Palmas.)

O Dr. Ikeda, eu o colocaria hoje na altura do pico do Everest, tal a altitude que ele está na sua iluminação de sabedoria, para fincar as estacas da paz, para que tenhamos um mapa-múndi, um planeta mais pacífico, mais solidário e mais humano. O pico do Everest, lá no longínquo Nepal, tem a altura de 8.848 metros. Pois é lá que eu o vejo, ao lado de Martin Luther King, de Mahatma Gandhi. O Dr. Ikeda enobrece e enriquece o patrimônio moral da humanidade.

É muito difícil dizer, após o eminente deputado Arnaldo Faria de Sá e o eminente secretário Dr. Jorge, alguma coisa, mas quero aqui dizer que na minha caminhada de advogado eu fiz muitas sustentações orais, desde o STM, o Superior Tribunal Militar, ao STJ, o Superior Tribunal de Justiça, o STF, e lá na tribuna desses pretórios, desses tribunais, eu falo com a palavra, mas aqui eu falo com o coração. Portanto, eu me emociono muito mais do que lá, diante daqueles tribunais.

Toda primavera, aos amigos e amigas, pode-se dar um ramalhete de flores silvestres, em homenagem à chegada da primavera. Neste ano, na chegada, em setembro, da primavera, eu dediquei ao Dr. Ikeda um haikai.

Como sabem, o haikai é um tipo de poema da literatura japonesa que é feito de três versos, em que é necessário o conteúdo filosófico, o conteúdo, um arquétipo poético, e a síntese, três versos. E eu encaminhei ao Dr. Ikeda, dizendo,

“Uma montanha

embrulhada para presente,

será isso a primavera?”

Eu dedico a cada um esse haikai. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Professor Rocha sempre com as suas palavras maravilhosas. Costumo dizer que o Dr. Rocha é um verdadeiro poema. Parabéns e muito obrigado pela sua presença. (Palmas.)

Agora nós vamos ouvir o Coral Lírio do Núcleo Feminino do BSGI com as canções “Canção para a paz mundial” e “A paz”, de Michael Jackson. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bravo! Parabéns, gente.

Quero aqui comunicar que algumas pessoas fizeram questão de justificar a sua ausência. Iniciando aqui pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Liseo Zampronio; o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo Dias; Mohamed Habib, professor titular da Unicamp; secretário da Casa Civil, Edson Aparecido; Sr. Herman, secretário da Educação; a secretária de Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; secretário da Saúde, David Uip; Tadeu Morais de Souza, secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho; o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; presidente Fernando Henrique recebeu o convite, através do Instituto Fernando Henrique, também justifica a sua ausência.

Bem, dando continuidade, passo agora a palavra ao Sr. Júlio Kossaka, presidente da BSGI. (Palmas.)

 

O Sr. JÚlio Kossaka - Boa noite a todos os senhores. Agradeço imensamente a oportunidade de me dirigir a todos os senhores desta digna Casa de Leis do Estado de São Paulo, e cumprimento ao nobre deputado João Caramez, em nome de quem cumprimento a todas as autoridades aqui presentes e aos demais convidados desta noite auspiciosa.

Gostaria de falar sobre marcos. Todos nós, ao longo de nossas vidas, colecionamos marcos importantes. A conquista do ensino fundamental, do ensino médio, do ensino superior, a conquista de um bom emprego, de uma família harmoniosa, dos filhos, da casa própria. Enfim, os sonhos que acalentamos desde a infância.

Os marcos são partes importantes de nossas vidas, pois são a prova de que soubemos buscar, determinadamente, os nosso objetivos. Quem consegue vencer é aquele que planejou e buscou sua realização.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, enfatiza que as pessoas não são nobres desde o nascimento, mas se enobrecem através de suas ações. As pessoas não são medíocres desde o seu nascimento, mas tornam-se assim através de suas ações. Se existe alguma diferença entre as pessoas, então, essa diferença está somente nas suas realizações.

É dessa forma que esse humanista visionário vem levando a sua vida. De forma resoluta e determinada, o Dr. Ikeda vem realizando obras que se tornaram verdadeiros marcos, não somente em sua vida, mas na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Sua atuação, sempre fundamentada no legado dos seus antecessores, os professores Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda. Ambos deram vida para o ideal de produzir marcos solenes na vida de cada indivíduo, com o propósito de erradicar a miséria da face da terra. Miséria esta, que não se resume em pobreza, mas a miséria da alma, da condição humana.

Desde aquele 18 de novembro de 1930, quando o professor Makiguti publicou sua obra “Sistema Pedagógico de Criação de Valores”, fato que marca a fundação da Soka Gakkai, sociedade para a criação de valores, um marco na história da humanidade, sem dúvida, até os dias de hoje passaram-se 83 anos.

Nessas mais de oito décadas, marcos importantes foram sendo sedimentados, até chegarmos a este dia 18 de novembro de 2013, quando comemoramos e enaltecemos a edificação de um grande castelo da paz, um grande e monumental marco para todos os associados da SGI em todo o mundo.

Na mensagem que Dr. Ikeda redigiu para este significativo acontecimento ele esclarece que não devemos pensar em termos de mais um edifício. Deve ser encarado como derradeiro marco da vida de cada um. Essa obra significa edificação das bases da Soka Gakkai no movimento em prol da paz e simbolicamente representa a edificação da vida de vitória de cada associado que está engajado neste movimento.

Esse novo prédio será o grande palácio do juramento pela paz mundial. Ele ressalta o juramento do nosso primeiro presidente, o professor Tsunesaburo Maquiguti, o meu próprio juramento, que vim expandindo a rede de solidariedade, da paz, da cultura e da educação em todo o planeta.

Vim orando pela saúde, longevidade e felicidade de todos os companheiros, como também pela sua revolução humana na presente existência, visualizando a criação de pessoas de grande valor, genuínos seres humanos herdeiros por todo o futuro.

O tempo passou e finalmente recebemos a época da conclusão do grande castelo da paz e, a partir de hoje, desejo iniciar um grande avanço da justiça e da esperança, alcançando um voo com alegria para a nova era da paz mundial, fazendo desse castelo o grande palácio do juramento em prol da paz mundial.

E com benevolência esclarece. É provável que haja pessoas que, pela idade ou condição de saúde, não consigam vir até este local. Entretanto, não há dúvida de que as vidas das pessoas que vieram solenizando a grande construção do movimento pela paz também estão nessa órbita.

Trata-se da dedicação de uma pessoa que nunca, jamais hesitou. Buscou, em cada instante de sua vida honrar o juramento e assinalar os marcos mais nobres e significativos para a glória e a felicidade de todos os habitantes do planeta Terra.

Nós, enquanto associados da SGI, estamos decididos a também honrar esse legado, fazendo nossas as palavras finais de sua mensagem para a inauguração desse novo e derradeiro marco pela paz, quando se vive em prol desse juramento, a pessoa se torna ainda mais respeitável, ainda mais forte e ainda mais grandiosa. Muitíssimo obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Pela movimentação, vocês já estão percebendo que nós vamos ter mais alegria.

Nós vamos agora assistir à apresentação do Conjunto de Cordas da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, executando as canções “Haha” (a mãe) e “Sekai no tomo to” (amigos do mundo).

Aguardem um instante. Enquanto isso lembro a todos os senhores que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 23, às 23h, pela Net no canal 07, pela TVA no canal 66 e TV digital aberta canal 61.2.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Olha, eu me senti uma pena voando aqui neste recinto, de tão suave que são essas canções.

Mas, quero aqui, Sr. Júlio, dizer que vocês nos dão uma demonstração de que tudo é possível, de que realmente nós podemos, sempre, basta se dedicar, basta perseverar, mas, acima de tudo, basta querer.

Eu moro em Itapevi, a maioria das pessoas sabem, e nós temos lá o Centro Cultural Campestre, e durante o meu mandato como prefeito, depois do meu sucessor, depois da minha esposa, Dalvani, nós tivemos a BSGI como parceira em todos os nossos eventos culturais: desfile de 07 de setembro, outras solenidades. Tivemos a oportunidade, e eu digo que isso é uma benção, um privilégio, conhecer praticamente todas as modalidades culturais que vocês possuem na BSGI. A banda feminina, a banda marcial, a banda, a orquestra sinfônica, a fanfarra, todos eles tiveram, em algum momento, uma participação muito especial lá na minha cidade.

Então, essa é a grande demonstração que vocês dão a todos nós. Eu me sinto assim privilegiadíssimo em poder estar aqui com vocês esta noite, Sr. Júlio. (Palmas.)

E nós estamos nos aproximando do nosso, do final da nossa sessão, antes, porém aqui, eu quero transmitir a todos vocês algumas mensagens.

Quero aqui iniciar as minhas palavras compartilhando com os senhores e as senhoras uma mensagem que o governador Geraldo Alckmin enviou hoje ao Ikeda sensei. Passo a ler a mensagem:

“Estimado Dr. Daisaku Ikeda,

 Com muita alegria, quero me unir aos mais de 12 milhões de associados da Soka Gakkai em todo o mundo para celebrar os 83 anos dessa valiosa organização, que o senhor lidera, com sabedoria, há mais de meio século.

A Soka Gakkai é reconhecida internacionalmente por promover (como já foi dito aqui) a educação, a cultura da paz, os valores verdadeiramente humanistas. Somos gratos por sua contribuição para o desenvolvimento desses valores no Estado de São Paulo e no Brasil.

Nesta data especial, felicito a todos pela inauguração, em Tóquio, da Nova Sede Central da Soka Gakkai. Que seja o marco de uma nova e auspiciosa era de expansão e fortuna para todos os associados.

No desejo de que esta mensagem o encontre com muita saúde,

Geraldo Alckmin

Governador do Estado de São Paulo, Brasil.” (Palmas.)

Hoje, dia 18 de novembro, celebramos o dia de fundação da Soka Gakkai, que no ano de 1930 dava início a sua jornada de banir a miséria da face da terra.

São 83 anos de difusão dos ideais de paz, cultura e educação. Assim como disse o nosso governador, quero também me juntar a todos os senhores nessa celebração.

Esta Assembleia Legislativa, a maior Casa Legislativa Estadual de toda a América do Sul, rende homenagens à SGI desde a promulgação da Lei nº 9.867, de 1997, de autoria do ex, mas sempre deputado, Lívio Giosa, que instituiu o Dia da Soka Gakkai no calendário oficial do Estado.

Fez o destino me encontra com o Dr. Ikeda em 2001 e a partir daí comemorarmos essa data ininterruptamente por todos esses anos, mas o que me estimula mesmo é ver a capacidade do Dr. Ikeda em sempre apresentar o novo, a renovada esperança e sua manifestação de fé na humanidade. Isso deve servir a todos nós como exemplo de conduta.

O Dr. Ikeda percorreu o mundo, levou a mensagem de cultura de paz a todas as direções do vento numa verdadeira epopeia. Fundou escolas, museus, institutos, mas sua obra principal eu vejo diante de mim nos olhos de expressão de alegria em cada um dos senhores e creio, ele deve estar muito orgulhoso desse feito. Como disse o nosso grande professor Rocha, vejo aqui, em cada um de vocês, o leão da paz do professor Ikeda.

Na Gakkai vejo um modelo de sociedade, onde os jovens são os protagonistas e estão à frente das ações. É realmente uma organização admirável, e põe em prática a máxima que diz “não avançar é o mesmo que retroceder”.

O Dr. Ikeda sempre nos surpreende e destemidamente inaugura uma Nova Sede Central da Soka Gakkai em Tóquio, para ser o palco de nova onda de expansão deste movimento humanista.

Dr. Júlio Kossaka, por favor, leve o meu, e de minha esposa, Dalvani, fraternal abraço a Ikeda sensei, e à sua esposa, Sra. Kaneko. Diga a ele, por favor, que nós também queremos fazer parte desta história, e que cada vez mais estejamos unidos e fortalecidos em torno dele.

Eu quero agora pedir em alta voz e bom som, três vidas ao Ikeda sensei. Viva! Viva! Viva!” (Palmas.)

Professor Rocha, senti firmeza nos leões da paz.

Antes de dar por encerrada a sessão, quero aqui compartilhar com vocês um pouco de uma alegria que eu trago exatamente há 12 anos. Quero agradecer, Celso, você, na época, que foi o programador da nossa ida até o Japão, e quero aqui dizer a toda a Soka, à BSGI, o quanto sou grato por esse momento auspicioso que vivi naquela semana no Japão, o quanto isso me ajudou,o quanto isso me fez realmente acreditar em toda essa filosofia do professor Ikeda.

É uma alegria que trago na minha consciência, e que jamais deixo de dar como exemplo a alguns amigos meus. Professor Rocha, o senhor disse, até anotei aqui, que a medida do tempo é o segundo, que a medida do espaço é o metro, que a medida do peso é o quilo, e que a medida do homem é a quantidade de amigos que ele pode ter. Confesso ao senhor que hoje, com a sua frase, eu senti a grandeza que é o professor Ikeda, a grandeza com que eu saí do diálogo que tive com ele naquela oportunidade. Eu não poderia, de forma alguma, viver todos esses 12 anos, guardando para mim, essa alegria, só para a minha família, essa satisfação.

Então, esta noite quero compartilhar com vocês essa alegria que senti 12 anos atrás. Por favor. São imagens sem fundo musical.

 

* * *

 

- É feita a exibição de fotografias.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Obrigado, BSGI, obrigado Soka. (Palmas.)

Bem, a dona Sueli, quando viu as fotos, falou que eu não mudei nada. Como não mudei? Tinha mais cabelo e o bigode era preto.

Bom, gente, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos assessores, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, e em especial à Suzete e à Isabel, aqui presentes, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa desta Casa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar, que abrilhantou com a sua banda, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Declaro encerrada esta sessão. Viva o professor Ikeda! (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 50 minutos

 

* * *