http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

25 DE NOVEMBRO DE 2013

071ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS ARTISTAS TEODORO E SAMPAIO PELOS 30 ANOS DE CARREIRA DA DUPLA

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

 

1 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 30 anos de carreira da dupla Teodoro e Sampaio". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo da dupla Teodoro e Sampaio.

 

2 - RODRIGO THEODORO

Prefeito de Santa Mercedes, cumprimenta o presidente Samuel Moreira, o deputado Luiz Carlos Gondim, todas as autoridades presentes e os homenageados. Reconhece os 30 anos de luta e sacrifícios da dupla. Ressalta que o reconhecimento chega para aqueles que fazem algo pelo País. Diz não ser fácil a rotina dos artistas para manter o sucesso. Destaca a luta da dupla desde 1983 em um mercado concorrido da música brasileira. Parabeniza Teodoro e Sampaio.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Presta homenagem, com entrega de placas comemorativas a dupla Teodoro e Sampaio.

 

4 - TEODORO

Cantor, diz, também em nome de seu parceiro, estarem muito felizes com a homenagem prestada por esta Casa, por meio do deputado Luiz Carlos Gondim. Cumprimenta o presidente Samuel Moreira, as autoridades presentes e todos os convidados. Agradece a iniciativa do deputado Luiz Carlos Gondim. Afirma ser esta uma das mais importantes homenagens recebidas até hoje pela dupla.

 

5 - SAMPAIO

Cantor, agradece ao deputado Luiz Carlos Gondim pela homenagem. Louva a Deus por este momento importante em sua carreira, ao Teodoro e sua família, da qual se considera parte. Agradece os presentes.

 

6 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Agradece a presença dos convidados vindos de longe. Diz ser, hoje, um dia de alegria, com uma homenagem a uma das duplas sertanejas mais importantes do País. Afirma serem ícones da música sertaneja, com mais de 30 anos de carreira, retratando o cotidiano do homem do campo, com bom humor e romantismo. Destaca a alegria contagiante dos cantores, que são bem recebidos por todo o tipo de público. Menciona a caminhada da dupla, aliada à história da música sertaneja brasileira, com dedicação e composições de qualidade. Informa que a dupla, formada em 1980, é natural do Paraná. Discorre sobre o início das carreiras de Teodoro e Sampaio. Cita a proximidade de ambos com as pessoas, a humanidade e humildade dos músicos. Parabeniza a dupla homenageada. Anuncia a apresentação musical da dupla Teodoro e Sampaio. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido para fazer parte da Mesa as autoridades: prefeito de Borebi, Sr. Manoel Frias Filho, para ficar ao nosso lado (Palmas), prefeito de Santa Mercedes, Sr. Rodrigo Theodoro (Palmas), para ficar ao lado do Sr. Manoel Frias.

Convidamos agora os homenageados, esta dupla fenomenal, meu amigo Teodoro e meu amigo Sampaio, por favor. (Palmas)

Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear os artistas Teodoro e Sampaio pelos 30 anos de carreira da dupla.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º Sargento PM Jefferson Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Esta Presidência agradece à banda da Política Militar do Estado de São Paulo.

Comunico aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 30/11/2013, às 21 horas, e pela Net no canal 7, TVA no canal 66 e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Assistiremos agora ao vídeo da dupla Teodoro e Sampaio.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Bem... A palavra vai ficar aberta para ser facultada aos convidados e, antes, eu gostaria de comunicar a presença do prefeito de Cândido Rodrigues, o Antonio Cláudio Falchi. Antonio Cláudio, obrigado pela presença, o vereador de Areiópolis, Benedito Gilmar. O Sr. Vitor Hugo, secretário municipal de Educação de Cândido Rodrigues.

Passo a palavra agora ao Rodrigo Theodoro, prefeito de Santa Mercedes.

 

O SR. RODRIGO THEODORO - Bom dia a todos. Bom dia a todos os presentes. Quero cumprimentar primeiro o Presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira. Em nome dele, cumprimentar e agradecer ao deputado Luiz Carlos Gondim pela justa homenagem a esta dupla, que eu sou um pouco suspeito de falar. Cumprimentar a todos os amigos e amigas, prefeitos, companheiros dos prefeitos aqui presentes, minha mãe que está aí, minha tia, meu tio Cláudio, minha tia Cida, meu irmão Marcelo, companheiro também de tantas lutas aí e os homenageados Teodoro e Sampaio, o qual o Teodoro é meu pai e o Sampaio é como um irmão para mim. E falar desta justa homenagem de 30 anos de luta, de muitos sacrifícios e falar que estou muito feliz, muito honrado, momento único e muitas vezes o reconhecimento não vem só pelo lado financeiro ou pelo lado da fama, mas sim do reconhecimento em si, das pessoas homenagearem aqueles que fazem algo pelo nosso país.

Então, estou muito contente. Parabéns, Luiz Carlos, deputado Luiz Carlos Gondim, pela iniciativa. Eu, como disse, sou um pouco suspeito para falar disso, mas a luta não foi fácil, não é fácil o dia a dia. A dupla, como a gente fala no jargão, “mata um leão por dia” porque para se manter no sucesso... Até fazer o sucesso é fácil, mas para se manter não é fácil não. E desde 1983, a década de 1980, eles vêm lutando e eu sou testemunha ocular desta luta, desde a época dos circos, em que a luta era mais difícil ainda, que não sabia o quanto ia se ganhar e até hoje com este mercado concorrido que é, o da música brasileira, uma música muito rica.

Então, só tenho a agradecer, agradecer a todos e à dupla Teodoro e Sampaio, que Deus continue abençoando vocês. Meu pai, meu amigo, meu irmão, meu herói, o senhor sabe disso, o quanto eu te amo. E o Sampaio, acompanhando todos estes anos de luta.

Então, parabéns a vocês. Eu me sinto honrado de estar aqui neste momento ímpar na minha vida de uma solenidade tão especial que é o reconhecimento pelo trabalho de vocês dois. Eu sabia que um dia este dia iria chegar e hoje é o dia. Parabéns, meu pai! Parabéns, Sampaio! Que Deus abençoe vocês! Muito obrigado a todos. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Queria cumprimentar aqui os deputados que estão assinando o ponto. Mais uma deputada do interior, que está aqui presente. Ana Perugini, nós estamos hoje homenageando o Teodoro e o Sampaio. Tenho certeza que o seu marido, como Prefeito, já deve ter tido esta dupla nas festas de sua cidade.

Neste momento, está aberta a palavra aos prefeitos, aos deputados presentes e vamos passar à mão do Teodoro e do Sampaio a entrega de uma placa, uma homenagem desta Casa, para que todos fiquem certos que é o segundo maior Congresso, após o Congresso Nacional, que tem 513 deputados. Essa Casa tem 94 deputados, o maior Congresso que existe na América Latina, o segundo maior.

Então, nós iremos... Esta Casa irá homenagear com uma placa ao Teodoro e ao Sampaio. Convido o Manoel, convido o Theodoro e convido o prefeito de Cândido para entregar junto esta placa ao Teodoro e ao Sampaio conosco. Prefeito.

 

* * *

 

- É feita a entrega das placas.

 

* * *

 

O SR. RODRIGO THEODORO - A placa diz: “Homenagem: Teodoro e Sampaio. Parabéns, pelos mais de 30 anos de carreira e pelos relevantes trabalhos prestados à cultura brasileira, sobretudo cantando o cotidiano do homem do campo, resgatando assim as nossas raízes. Deputado Luiz Carlos Gondim. 25 de novembro de 2013. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Eu passo agora a palavra ao Teodoro ou ao Sampaio porque eu não sei qual dos dois está falando melhor hoje. (Risos).

 

O SR. TEODORO - Primeiramente, meu bom dia a todos vocês. Nós estamos, eu o Sampaio, nós estamos muito felizes no dia de hoje em receber esta homenagem através do deputado, meu amigo/irmão Luiz Carlos Gondim, Presidente desta Casa, Samuel Moreira, nosso abraço também, e a todos presentes, Prefeito como o Manoel, prefeito de Cândido Rodrigues, amigo/irmão que estamos conhecendo hoje, mas que já é um amigo a partir de hoje. Muito obrigado a todos vocês que estão presentes, aos companheiros de rádio, ao pessoal da imprensa, muito obrigado. E dizer mais uma vez, deputado Luiz Carlos Gondim, muito obrigado pela sua iniciativa.

Quando nós nos falamos pela primeira vez, eu senti que era realmente um homem que gostava da música sertaneja. Falou: “eu gosto do Teodoro e Sampaio.” Que coisa boa! Fiquei muito feliz com isso! Uma salva de palmas ao deputado, meu amigo/irmão. (Palmas).

Dentre tantas homenagens que já recebemos pelo Brasil afora, uma das mais importantes no dia de hoje, aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado. São 94 deputados, a maior da América Latina. Isso é um prazer, uma satisfação muito grande.

A gente está aqui hoje para receber esta homenagem, esta placa que coisa bonita. Deputado, não tenho palavras. Muito obrigado! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Palavras de Sampaio. Sampaio, eu gostaria aqui também de comunicar que a Graziela Nascimento, da TV Tropeiro, está presente. Queria agradecer a sua presença, o pessoal da TV Tropeiro.

 

O SR. SAMPAIO - Primeiramente, um muito bom-dia a todos vocês. Muito obrigado pela presença. Eu quero agradecer nosso nobre companheiro, nosso nobre deputado Luiz Carlos Gondim por esta homenagem tão bonita que está fazendo neste momento para nós, Teodoro e Sampaio. E dizer: muito obrigado, meu Deus, por este momento mágico, por este momento importante na nossa carreira. Mais um trabalho realizado, o nosso DVD dos 30 anos.

Graças a Deus, uma homenagem bonita e aos companheiros, em nosso nome, muito obrigado. E quero também agradecer ao Teodoro e à família Teodoro, que eu por tantos anos de carreira juntos, batalhando, que eu já me considero que eu faço parte desta família. Uma família que, graças a Deus, só tem dado alegria em poder trabalhar ao lado deste companheiro, que é o Teodoro, e ao lado da família dele.

Obrigado, meu Deus, e vamos para a luta. Muito obrigado! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Com muita satisfação que eu irei fazer o discurso, normalmente os deputados podem fazer antes, e dizer por que a homenagem que se faz a algumas pessoas e eu resolvi fazer por último até por causa da condição.

Qualquer pessoa que queria sair, como é o caso do prefeito de Cândido, o pessoal de São Manuel, pessoal que veio de Areiópolis, Arealva, de... De onde veio hoje, entrar em São Paulo e chegar às 10 horas é coisa, uma das coisas, é um desafio. Porque tem um momento que você não consegue nem andar aqui em São Paulo. Realmente a situação está bastante delicada.

Então, eu deixei o meu discurso para fazer no final. Eu estava aqui normalmente entregando a placa com o prefeito de Cândido, ele olhou para mim e disse bem assim: “eu trouxe um favo de mel para você”. Então, a minha mulher me pergunta: “por que você engordou?”. Não sei, eu acho que esta “prefeitada” aí, essa “vereadozada” que vem aqui e que termina trazendo uma coisa ou outra e você só agradece a este carinho, porque a pessoa sair de Cândido Rodrigues, entendeu, não é nada, não é nada, mas são 310 km, , prefeito? Então, a gente sabe e tem um carinho por Cândido Rodrigues muito grande.

Mas hoje é um dia de muita alegria para mim. Estou tendo a grata oportunidade de homenagear uma das duplas sertanejas mais importantes deste país, Teodoro e Sampaio. Verdadeiros ícones da música sertaneja, com mais de 30 anos de carreira. Teodoro e Sampaio cantam o cotidiano do homem do campo, utilizando um estilo que poucos sabem utilizar: o bom humor, o romantismo. Talvez esta, a marca deste sucesso que começou a fundação da dupla em 1980. Aliás, eles não deram nenhuma palhinha para gente. Vou ficar magoado. A alegria dos cantores é contagiante e é muito bem recebida por todo tipo de público: crianças, adolescentes, adultos, idosos, que têm pelo menos uma música desta dupla de paranaenses na ponta da língua.

O sucesso destes dois artistas, não é preciso dizer, ninguém permanece por mais de 30 anos neste mercado se não tivesse o carinho, a admiração, o respeito e a aceitação do público brasileiro. Realmente, não é exagero dizer que os 30 anos de carreira de Teodoro e Sampaio caminharam juntos com a história da música sertaneja no Brasil. Afinal, a dedicação destes 2 homens fez com que a dupla produzisse músicas de qualidade, sempre criando novas tendências.

Aldair Teodoro da Silva (Teodoro) e Gentil Aparecido da Silva (Sampaio), naturais do Estado do Paraná, formaram em 1980 a dupla Teodoro e Sampaio. Teodoro começou a cantar aos 16 anos, incentivado pela família - em especial, por o seu avô paterno Joaquim Teodoro, de quem ganhou o seu primeiro cavaquinho. Sua trajetória musical também está diretamente ligada aos circos, pois durante muito tempo Teodoro realizou shows em circos por todo Brasil.

Queria fazer uma pausa aqui para comentar: nós tivemos a oportunidade de ir a um asilo na cidade de Agudos, provavelmente o Clodoaldo estava junto. , Clodoaldo? Prefeito Manoel estava junto. E nós fomos ao asilo só para visitar o Bambolê, palhaço de circo que está neste asilo há muito tempo. Coincidiu que estava uma pessoa da família que tinha vindo também do Paraná para visitar, que não o via há mais de 3 anos.

Então, não é só o sucesso de cantar, de passar 30 anos cantando e chegar hoje no sertanejo universitário, também continuar com sucesso, mas para mim uns 3 milhões de pessoas já viram os shows do Teodoro e do Sampaio. Disco de ouro, disco de platina, mas é esta parte humana, Teodoro, que faz com que a Assembleia Legislativa reconheça este trabalho de vocês dois.

Não pode perder justamente esta parte que Deus nos deu de humildade, de estar junto com as pessoas, de cantar o cotidiano sertanejo, é importante fazer esta brincadeira de duplo sentido. É muito importante pra descontrair o Brasil. Passar por crises, momentos que se tem dinheiro, momentos que o Ministério de Turismo financiou Festa de Peão, abusos que se fez ou outros não e vocês continuam na mesma linha, cantando a música sertaneja, raiz, mostrando que se pode fazer bem tudo quando se tem vontade e quando se tem a proteção de Deus.

Parabéns a todos! Parabéns à Assembleia por homenagear vocês! Muito obrigado! (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Essa palhinha aqui não estava no script não, viu. Mas isso que é bom, descontrair.

Bem... Tem uma apresentação da dupla ainda aqui, Marcelo? Tem uma apresentação aqui? Não.

Então, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a minha equipe toda que organizou junto com a equipe do Teodoro e do Sampaio, aos funcionários de Serviço de Som, Taquigrafia, do Serviço de Atas, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, às outras TVs aqui presentes, Assessorias Policial, Civil e Militar, bem como a todos com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

E o Marcelo, que faz apresentação na Bandeirantes, está presente também, que é filho do Teodoro.

Queríamos agradecer a vocês também e dizer para vocês que o Teodoro e o Sampaio estão fazendo um pequeno café aqui ao lado, a Sala dos Espelhos. A parte de trás de nosso Plenário.

E damos por encerrada a presente sessão. Muito obrigado a todos. (Palmas)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 55 minutos.

 

* * *