http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE DEZEMBRO DE 2013

076ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO TAUBATÉ EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 

Presidente: OSVALDO VERGINIO

 

RESUMO

 

1 - OSVALDO VERGINIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Alexandre da Farmácia, com a finalidade de "Homenagear a Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - FERNANDO FARIAS PEREIRA

Evangelista, faz oração.

 

3 - PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO

Anuncia apresentação musical, pelo Ministério de Louvor da ADMT-SJC.

 

4 - DELFINO BRUNELLI JR.

Pastor, faz leitura bíblica.

 

5 - PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO

Anuncia apresentação musical, com o Coral de Todas as Irmãs.

 

6 - HILÁRIO MONTI FERNANDES

Pastor presidente da ADMT-SJC, dá mensagem bíblica.

 

7 - PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO

Anuncia apresentação musical do Ministério de Louvor da ADMT-SJC.

 

8 - ALEXANDRE DA FARMÁCIA

Cumprimenta a todos. Discorre sobre a importância da igreja homenageada na sua trajetória pessoal. Faz histórico de sua carreira política. Expressa sua alegria por ter proposto a presente sessão. Ressalta que a homenagem feita nesta cerimônia não é dedicada apenas ao pastor Hilário Monti Fernandes, mas a todos os presentes. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao pastor Hilário Monti Fernandes.

 

9 - HILÁRIO MONTI FERNANDES

Pastor presidente da ADMT-SJC, agradece pela homenagem. Comenta a relevância do Poder Legislativo.

 

10 - PRESIDENTE OSVALDO VERGINIO

Manifesta satisfação por presidir esta solenidade. Elogia o trabalho do deputado Alexandre da Farmácia. Parabeniza-o pela iniciativa de propor a presente sessão. Destaca o trabalho social realizado pelas igrejas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Osvaldo Verginio.

 

* * *

 

A SRA. - Convidamos para compor a Mesa o pastor Hilário Monti Fernandes, pastor presidente da Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos; o pastor Nilson Gomes da Silva, pastor vice-presidente da Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos; e o pastor Delfino Brunelli Júnior, pastor representante da Comadespe.

           

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 Senhoras e senhores, boa noite. Para nós é uma alegria muito grande receber todos nesta Casa de Leis, a Assembleia Legislativa.

Esta Presidência passa a nomear algumas das autoridades presentes. Gostaria de agradecer a presença do pastor Eurimar Alves de Souza, representando a deputada estadual Regina Gonçalves; do vereador Sinval, do município de Itariri; da Sra. Adélia Brunelli, vice-presidente da Comadespe Feminina; do pastor Pedro Fernandes Moreira, representante dos Obreiros da ADMT-SJC.

Agradeço ainda a presença da Sra. Mirian Marcondes Fernandes, esposa do pastor Hilário; da Sra. Siméia Fagundes de Souza, coordenadora-geral do Círculo de Oração da ADMT-SJC; do Sr. Gideão Carlos de Souza, 2º secretário da Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos; e da Dra. Cristiane Cambria, representando o Sr. Marcos Vinícius de Freitas, presidente do Diretório Executivo do PP de São Paulo.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo à solicitação do deputado estadual Alexandre da Farmácia, com a finalidade de homenagear a Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos.

Convido a todos os presentes para que em pé ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Big Band Shekinah da Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Esta Presidência comunica aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 8 de dezembro, domingo, às 21 horas, pela NET no canal 7; pela TVA no canal 66 e pela TV Digital Aberta no canal 61.2.

Prosseguindo a sessão, daremos início ao culto, que será ministrado pelo evangelista Fernando Farias Pereira.

 

O SR. FERNANDO FARIAS PEREIRA - Meus irmãos, a paz do Senhor Jesus. Vamos nos colocar de pé, queridos, e vamos fazer a oração inicial deste culto, pedindo a Deus que venha esta noite nos abençoar e que tudo que for feito aqui seja para a honra e para a glória do nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Meu Senhor Jesus, neste local, Senhor Jesus, está reunida, Senhor, a Tua Igreja. E é com grande alegria, Senhor Jesus, que nós agradecemos ao Senhor a oportunidade que temos de estar aqui, meu Senhor, para que o Teu nome seja louvado, engrandecido, através do Teu povo, através da Tua Igreja.

Que aonde chegar, oh, Deus, a nossa voz, onde for transmitido, Senhor Jesus, tudo que acontecerá aqui, que o Teu nome seja louvado para sempre, que o Teu nome seja engrandecido, pois é o motivo de nós estarmos aqui esta noite. Nada em nós, nada em nosso nome, mas em Teu nome, Jesus, seja glória para todo sempre, amém.

Quantos podem dizer “Amém” em nome de Jesus?

Eu quero convidar o nosso ministério de louvor da Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Taubaté - para estar aqui à frente. Nós estaremos louvando ao nome do nosso Deus e neste momento nós estamos em um culto, crentes, lavados e remidos no sangue de Jesus para louvar e adorar ao nome do nosso Deus.

 

A SRA. - Cumprimentamos a todos com a paz do Senhor, amém. Vamos ficar em pé, nós queremos nesta hora falar sobre o grande amor de Deus. A história de amor mais linda que já existiu que é o amor de nosso Deus por nós, amém.

Vamos declarar o amor Dele neste lugar, e que esse amor possa alcançar mais pessoas e o nome do Senhor seja glorificado. Adore ao Senhor com o teu coração porque Ele te amou e é por isso que nós estamos aqui. Amém. Que você possa receber do amor do Senhor, desse amor que é tão grande, que alcança a sua vida nesta hora.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO FARIAS PEREIRA - Sabe onde nós estamos, queridos? Nós estamos na presença de um Deus todo poderoso que nos ama. Você pode por um minuto levantar a sua mão e adorar a Deus e agradecer.

Não estamos aqui, queridos, porque somos alguma coisa. Não estamos aqui, queridos, porque estamos esquecidos ou abandonados. Nós fazemos parte de todos aqueles que são salvos e lavados no sangue de Jesus Cristo, enviado a esta Terra por um Deus que nos amou, por um Deus que entregou a sua vida e se você pode, adore a Deus neste lugar, que não é outro senão a casa do Senhor, aleluia.

Em nome de Jesus, eu quero convidar o pastor Delfino Brunelli Júnior, que está representado o pastor presidente da nossa Comadespe, para, juntamente com toda a Igreja, fazer uma leitura bíblica em nome de Jesus.

 

O SR. DELFINO BRUNELLI JÚNIOR - Quero inicialmente desejar nesta noite, a todos que aqui estão presentes, a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estou representando o pastor Josias de Almeida Silva, presidente da nossa Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e outros.

Vamos ler a Palavra de Deus, em um dos textos mais conhecidos da Bíblia, que está registrado no livro de Marcos, no capítulo de n° 16, no verso 15 em diante, que foram as últimas palavras de Jesus antes de ascender ao Céu. Ele nos deixou uma incumbência.

Vamos ficar em pé, em referência à palavra de Deus, que diz assim:  “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas, pegarão nas serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no Céu e sentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles, o Senhor, confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”.

E os sinais até hoje ainda seguem aqueles que pregam a Sua palavra. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Meus irmãos, podem tomar os vossos assentos. Eu quero convidar o Coral de Todas as Irmãs, que estará agora louvando ao nome do Senhor, e dizer às nossas regentes que fiquem à vontade para trazer as irmãs aqui à frente. As irmãs estarão louvando ao nome do Senhor e, enquanto isso, toda a Igreja vai glorificando ao nome do Senhor Jesus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Ser crente em Jesus Cristo é viver pela fé um novo tempo de Deus.

Meus irmãos, nós queremos receber também o pastor Hilário Monti Fernandes, pastor presidente da nossa Igreja, Assembleia de Deus – Ministério Taubaté em São José dos Campos, que estará também ministrando, a partir deste momento, a palavra do Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

O SR. HILÁRIO MONTI FERNANDES - Senhor presidente desta Mesa, deputado Osvaldo Verginio, deputado Alexandre da Farmácia, em nome da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Taubaté em São José dos Campos, queremos deixar aqui a nossa gratidão pela vossa lembrança em homenagear a nossa Igreja, dentre tantas na nossa cidade e, dentro do seu grande círculo de amizade, lembrar de nós. Que Deus, em Cristo Jesus, continue lhe abençoando rica e poderosamente pela benção que V. Exa. tem sido para a nossa Igreja.

Demais componentes da Mesa, meus amados e meus queridos irmãos de fé em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, membros da Assembleia de Deus, abramos as nossas Bíblias, ouçamos a leitura que Paulo faz lá em Efésios no capítulo três, versículos 20 e 21.

Diz assim o apóstolo Paulo: “Ora àquele que é poderoso, para fazer tudo mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse, glória na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

Hoje, aqui, encontram-se duas assembleias: a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Assembleia de Deus. Pela importância de cada uma, merecem ser homenageadas, pois cada uma, no seu papel, presta um serviço à sociedade: uma de ordem material, a outra de ordem espiritual.

A de ordem espiritual é um projeto de Deus, segundo o que já escreveu o apóstolo Pedro na sua primeira carta, no capítulo primeiro, nos versos 18 em diante, constando que ela é um projeto de Deus porque existia antes da fundação do mundo.

É interessante notar, meus queridos irmãos, que cada uma delas acata a ordem uma da outra. Com seus 94 deputados, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo legisla em prol da ordem pública e a Assembleia de Deus, com seus membros, acata e ainda intercede pelas autoridades constituídas.

A Assembleia de Deus ensina o que Deus legislou no passado. Esta Casa com os seus deputados acata humildemente para que se possa ter a bênção do Todo Poderoso. Uma faz cumprir a lei dos homens e a outra cumpre a lei de Deus.

Quando falamos, meus queridos irmãos, em cumprir a lei de Deus, nós falamos da Igreja no sentido de cumprir o seu papel, aqui nesta Terra, como noiva de Cristo, o Israel de Deus, o corpo de Cristo. Ela é uma criação divina e não um produto do desenvolvimento espontâneo da história, nem uma invenção humana. Mas a Igreja é o templo de Deus, uma casa divina, um sacerdócio real, um corpo funcionando de forma ordenada e coordenada. Ela é representada aqui na Terra por aqueles que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro.

É um ajuntamento sim, é um conglomerado de pessoas. Mas pessoas chamadas por Deus, através do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e da fé, batizadas nas águas e batizadas também no Espírito Santo.

Seu propósito é glorificar a Deus. Edificar-se, purificar-se, evangelizar o mundo e preparar um povo para morar nos Céus. Langston Hughes, um grande poeta e um grande dramaturgo, disse que a Igreja é uma comunidade cristocêntrica, suas atividades devem ser inspiradas e dirigidas por Jesus, porque o motivo é Jesus, o modelo é Jesus e o objetivo é Jesus.

E Deus escolheu, meus queridos irmãos, cada um de nós para sermos a sua Igreja como santos, irrepreensíveis pela adoção de filhos. Para o mundo, ela é simplesmente uma organização social, mas para Deus ela é um organismo vivo, pois é o corpo de Cristo. Sendo um corpo, ela tem uma cabeça que é Jesus e todos os que fazem parte dela são membros deste corpo.

Ela é fundamentada socialmente na palavra de Deus, na Bíblia Sagrada e jamais terá o homem por fundamento. O segredo de ela existir tanto tempo e vencer todos os obstáculos é que ela foi fundada e edificada por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foi Ele mesmo quem disse: “Eu edificarei a minha Igreja”. Portanto, ela é a geração eleita, um Reino de sacerdotes, uma nação santa, o povo adquirido por Deus.

Por isso, meus queridos, nós não podemos confundir Igreja com templo. A Igreja é constituída de pessoas salvas e ela não depende do templo para existir. O templo é uma construção consagrada a Deus onde a Igreja reúne-se para adoração, para ensino bíblico, para trazermos as nossas ofertas em gratidão a Deus por tudo aquilo que ele tem feito por cada um de nós e tantas outras atividades relacionadas ao ministério cristão.

O templo, meus queridos, é passageiro, é visível e só pode estar em um lugar. Porém, a Igreja durará para sempre. Ela é invisível e está nos quatro cantos da Terra.

No texto lido, meus queridos, Paulo expressa a cruz de Cristo quando ele diz: “Para podermos perfeitamente compreender com todos os santos qual seja a largura, qual seja o comprimento, qual seja a altura e a profundidade”. A que Paulo se refere, meus queridos, quando ele está falando da largura? Está falando do comprimento, de uma das hastes da cruz de Cristo. Quando ele fala da largura, do comprimento, da altura e da profundidade, ele coloca a outra haste no sentido vertical, aqui formando a cruz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

E ele disse: “E conhecei o amor de Cristo”. Porque foi ali na cruz que Ele demonstrou o seu amor por cada um de nós; e ele disse: “excede todo o entendimento”. Excede mesmo, porque quem vai compreender, quem vai entender o amor de Deus, entregando o Seu Filho para morrer ali naquele madeiro, naquela cruz sangrenta, para amar cada um dos pecadores. Paulo termina dizendo: “Para que sejais cheios de toda plenitude de Deus”. Por ela ser invisível e durar para sempre é que Jesus virá buscá-la nos ares e assim nós estaremos para sempre com Ele.

Ao Deus eterno e através de Jesus Cristo, o Seu filho, que deu a sua vida pela Igreja, seja dada glória em todas as gerações para todo o sempre. Amém.

É este, meus queridos, quem tem o poder de tudo e para fazer além daquilo que pedimos ou pensamos. Você está pronto para morar nos Céus com o Senhor? Meus queridos, Paulo está dizendo, é além daquilo que pedimos, além daquilo que nós pensamos.

Comece a pedir, comece a imaginar através da sua mente que um dia nós estaremos com o Senhor lá na Glória, e o apóstolo João diz: “Assim como Ele é”. Glória a Jesus, “nós O veremos”.

Aqui, meus irmãos, nesta Terra é uma passagem, mas lá será a eternidade, lá será para sempre. Meus irmãos, entendendo um pouco de o que seja a Igreja aqui na Terra. Ela merece sim ser homenageada por cada um de nós aqui esta noite.

Curve a sua cabeça, vamos fazer mais uma oração agradecendo ao nosso Deus.

Nosso Deus, Senhor e Salvador, nós te louvamos, Senhor. Exaltamos o Teu nome, glorificamos o Teu nome, porque o Senhor está vivo e vivo para todo sempre. Aquilo que nós estamos fazendo aqui esta noite, aquilo que estamos recebendo aqui esta noite seja para honra e para glória do Teu nome, Senhor.

Portanto, meu Deus, Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, receba, ó Deus, a nossa adoração, a nossa gratidão, porque o Senhor nos deu o Seu filho Jesus para morrer no calvário e alcançar a nossa vida. Como nós somos filhos, somos gratos a Ti! Nós levantamos as nossas vozes aqui neste plenário onde se legislam leis, meu Senhor, aqui na Terra. Mas para Te agradecer, ó Deus, porque esta noite, Senhor, memorável para a Igreja Ministério de Taubaté, em São José dos Campos. Dia 2 de dezembro de 2013, às 20 horas, levantou-se aqui neste plenário, uma homenagem para a Tua Igreja que está Te servindo ali naquela cidade.

Toda honra e toda glória, Senhor, seja dada ao Teu nome nesta noite, em nome de Jesus.

Amém.

 

O SR. FERNANDO FARIAS PEREIRA - Meus irmãos, louvado seja Deus por esta palavra. Nós queremos convidar mais uma vez o nosso ministério de louvor. Juntamente com os nossos irmãos, nós estaremos louvando a Deus último vindo aqui nesta Assembleia. Gostaria de convidar vocês para estarem de pé conosco.

Vamos adorar um Deus fiel, que disse: “Edificarei a minha Igreja e as portas do Inferno não vão prevalecer contra ela”. Igreja não é feita de parede, não é feita de tinta, não é feita de estrutura de ferro; Igreja é feita pelo corpo de Jesus Cristo. Eu estou vendo você aqui esta noite como corpo do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

A SRA. - Cada dia mais, nós queremos o Senhor, amém. Com palmas, o Senhor é digno da nossa adoração, do nosso louvor e Ele é exaltado neste lugar.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO FARIAS PEREIRA - Amém. Louvado seja o nome do Senhor Jesus.

Por gentileza, tome vosso assento, agradecendo a Deus a vida de nossa orquestra, das nossas irmãs do nosso círculo de oração, nosso ministério de louvor.

Nós queríamos agradecer a todos os irmãos e retornamos a palavra ao nobre deputado Osvaldo Verginio.

 

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Obrigado, evangelista Fernando. Parabéns aí pela frente desse trabalho.

Dando sequência ao nosso trabalho e comunicando aos presentes e aos nossos telespectadores, pois esta Sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 8/12, domingo, às 21h pela NET no canal 7, também pela TVA no canal 66, e a TV Digital Aberta canal 61.2.

Tem a palavra o nosso querido Alexandre da Farmácia.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Meus irmãos e minhas irmãs, a paz do Senhor.

Queria aqui cumprimentar meu companheiro nesta Casa, nobre deputado Osvaldo Verginio. Muito obrigado por hoje estar aqui conosco presidindo essa Sessão Solene tão importante para todos nós. Excelência, há muitos anos conheço o seu trabalho em todo o Estado, em particular na região de Osasco, e fico muito feliz de estar aqui esta noite, nesta sessão presidida pelo nobre deputado.

Queria cumprimentar aqui nosso vice-presidente, pastor Nilson, que está aqui conosco; cumprimentar o nosso pastor Delfino, que é o representante hoje da Comadespe; cumprimentar meu amigo vereador Sinval, que veio de Itariri participar conosco aqui desta cerimônia; cumprimentar a irmã Mirian que está aqui conosco, que é esposa do pastor Hilário; cumprimentar também o pastor Pedro Fernandes; nossa querida vice-presidente da Comadespe Feminina, Adélia; cumprimentar também o pastor Eurimar Alves, que nesta oportunidade representa a deputada estadual Regina Gonçalves; cumprimentar nossa amiga Siméia também, que está aqui conosco, que é coordenadora-geral do círculo de oração; cumprimentar meu amigo Gideão, que está nos prestigiando com sua presença, que é o 2º secretário.

Cumprimentar também minha amiga Cristiane, que nesta oportunidade representa o nosso presidente do diretório executivo do PP aqui da Capital; cumprimentar o meu pastor, meu amigo, meu conselheiro e muitas vezes até meu pai, nosso querido pastor Hilário.

Eu estava aqui, pastor, enquanto assistia o culto, e fiquei pensando, queria muito que minha mãe estivesse aqui nessa noite. Pastor Hilário sabe da história da minha família e Deus sempre esteve presente na minha vida.

Quando a minha mãe ficou só e teve que cuidar dos dois filhos, nós ainda pequenininhos, ela sempre deixou muito claro para os dois filhos que Deus sempre esteve presente na nossa casa. E nós, filhos de uma mãe sozinha criando dois filhos, contrariando todas as expectativas daquela época, graças a Deus, viramos cidadãos de bem. Meu irmão, trabalhador, constituiu família.

Eu me recordo quando comecei a trabalhar em farmácia, pequenininho, minha mãe, no meu primeiro dia de trabalho, fez questão de fazer uma oração antes de eu ir trabalhar com aquela bicicletinha para entregar remédio. Isso já vai fazer quase 35 anos. Eu nunca mais saí da farmácia.

Bom, já deu para ver que eu estou ficando velho, não é, pastor? Ainda com 25 anos de idade, fui eleito vereador na cidade de São José dos Campos. Eu estava saindo de casa, nem sabia colocar gravata direito. Ela falou: “Você não vai sair sem antes a gente fazer uma oração. Eu quero que Deus te abençoe na Câmara Municipal”. Nós fizemos essa oração. E eu fui reeleito cinco mandatos de vereador na cidade de São José dos Campos, sendo inclusive presidente da Câmara Municipal.

E eu fiquei muito feliz porque numa cerimônia, onde nós outorgamos o título de cidadão joseense ao pastor Hilário, foi o dia em que o plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos estava mais cheio. Acho que boa parte dos irmãos estava lá. E eu fiquei muito orgulhoso naquela noite, com aquele culto tão abençoado.

Eu estava aqui pensando: acho que minha mãe nem imaginava que, um dia, aquela criança que nasceu na Vila Industrial, em uma família simples, uma família pobre, poderia chegar à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Eu queria que ela estivesse aqui porque, nesta noite, assim como foi na Câmara Municipal, o povo de Deus está aqui presente.

Mais uma vez, eu tive a alegria de apresentar essa honraria à Igreja Assembleia de Deus - Ministério Taubaté em São José dos Campos, aqui na Assembleia. Eu fico muito feliz de poder participar deste culto tão abençoado aqui onde nós trabalhamos diariamente.

Evidentemente, vamos fazer a entrega dessa honraria ao nosso pastor presidente, mas eu queria que essa homenagem fosse feita a todos os irmãos: aqueles que participam tão somente do culto; aqueles que, direta e indiretamente, ajudam na construção da Igreja; os nossos músicos; as nossas irmãs; os jovens; a todos aqueles que no dia a dia se dedicam ao próximo.

A Igreja tem um papel fundamental de evangelização, mas também tem um papel social muito importante na nossa sociedade. Eu fico muito feliz quando estou no culto e me encontro com vários irmãos, seja na hora em que a gente chega ou na hora de ir embora, e percebo o carinho com que os irmãos me recebem. Falei isso muitas vezes para o pastor: como eu fico feliz quando participo do culto na Igreja Assembleia de Deus - Ministério Taubaté.

Que vocês recebam essa homenagem com muito carinho. E essa homenagem é do estado. Afinal de contas, foi aprovada aqui pelos 94 deputados que representam a população do estado de São Paulo. Estou muito feliz de ter sido aprovada.

Peço aos irmãos que orem para que Deus continue guiando meu caminho e para que eu possa, cada vez mais, representar com muita dignidade toda a nossa população aqui na Assembleia Legislativa.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Neste momento, gostaria de convidar o deputado Alexandre da Farmácia para a entrega de uma placa ao pastor Hilário Monti Fernandes, presidente da AD-MTSJC.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Vamos passar a palavra ao presidente da Igreja, nosso querido pastor Hilário.

 

O SR. HILÁRIO MONTI FERNANDES - Meus queridos, Jesus é bom.

Eu quero manifestar aqui, mais uma vez, a nossa gratidão por esta Casa e aos 94 deputados. Eu não sabia que os 94 deputados tiveram que aprovar esta Ordem do Dia. A aprovação foi por unanimidade! Que privilégio, é muita honra.

Jesus tem que ser louvado mesmo, ele tem que ser glorificado. Aleluias, glória a Jesus.

Mais uma vez, muito obrigado.

Esta Casa de Leis pode contar conosco, com a oração do povo de Deus. Que Deus continue nos abençoando com Suas mãos, que foram furadas no calvário e continuam furadas até hoje como sinal de que, realmente, Ele foi pregado ali. Que Aquelas mãos continuem sobre esse Legislativo abençoando tudo aquilo que vocês estiverem aprovando aqui em prol da sociedade e do povo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Eu confesso a todos que fiquei muito feliz de presidir essa sessão. Como disse para o Alexandre, eu estava na cidade de Presidente Prudente - saí de lá às 16 horas - e, durante o voo, começou uma turbulência. Naquela hora, eu falei: “Senhor, eu preciso chegar até lá, pois tenho que presidir uma sessão da Igreja”. Graças a Deus, chegamos todos bem e estamos aqui presentes.

Gostaria de cumprimentar o Alexandre. O senhor é um deputado que o estado merece, uma pessoa que tem trabalhado pela nossa população do estado de São Paulo, que tem feito coisas maravilhosas na sua região. Parabéns!

 Continue sempre assim: com esse esforço, com essa maravilha de pessoa que você é, com esse pai, com essa família que, eu tenho certeza, só tem a ganhar com isso. Que Deus esteja sempre ao seu lado. Eu sou muito feliz por tê-lo aqui como meu amigo, como meu colega deputado.

Muitos projetos já foram realizados naquela região, graças a Deus. Amanhã, o governador vai estar junto com o senhor entregando várias ambulâncias na cidade, a seu pedido. Isso é muito importante. O senhor é um deputado que nós temos a alegria de tê-lo aqui.

Como todos sabem, todo final de ano inicia a discussão do orçamento para o próximo ano. Nós estamos com orçamento de quase 200 bilhões para dividir para o estado de São Paulo e sempre começa aquela discussão bem calorenta aqui: um deputado quer levar para uma cidade, o outro para outra. Mas, com esse culto de hoje, os deputados chegarão bem tranquilos amanhã, porque essa Casa, a partir de hoje, não é mais a mesma.

Então, para nós é uma alegria muito grande. Nós estamos muito contentes, muito felizes mesmo.

Realmente, os 94 deputados não mediram esforços para aprovar essa placa comemorativa e eu espero que essa Igreja continue sempre contribuindo com a nossa população. Hoje somos 33% de evangélicos no nosso país. Tenho certeza de que daqui a alguns dias esse número chegará a 50%, e nós vamos continuar salvando vidas.

Aqui na Assembleia há um projeto tramitando que é para transformar todas as Igrejas em utilidade pública. As Igrejas prestam serviços, as Igrejas tratam de pessoas com problemas de drogas, álcool e outras coisas mais. Por que não transformá-las em utilidade pública? Ao invés de tirar do bolso da Igreja, vir do governo federal e do governo estadual para dar assistência às pessoas que mais precisam.

Nós percebemos que não adianta você fazer o tratamento da pessoa drogada só apenas por dois ou três meses: a pessoa também precisa ter um acompanhamento religioso. Ela tem que ter o aconselhamento do pastor, tem que ter os amigos da Igreja - na Igreja, tem amigos, pessoas que realmente dão a palavra, a voz e a pessoa dá aquele segmento de vida.

Eu quero, mais uma vez, cumprimentar a todos. Gostaria de dizer que é uma alegria muito grande para nós termos presidido essa sessão. Quando vocês tiverem oportunidade, orem por mim e pelo Alexandre, porque nós estamos sempre em um avião ou em um carro nas estradas, correndo por este estado de São Paulo.

Muito obrigado a todos e eu estou muito feliz.

Está esgotado o objeto da presente sessão. A Presidência agradece às autoridades, à equipe do deputado Alexandre da Farmácia, aos funcionários do Serviço de Som, à Taquigrafia, ao Serviço da Ata, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da nossa Casa - no domingo, vocês terão a oportunidade de assistir essa sessão -, às nossas assessorias da Polícia Militar e da Polícia Civil e às meninas da Polícia Militar - que estavam ali no momento do louvor, babando de tão lindo que é.

Em nome do pastor Hilário, quero agradecer a presença de todos. Quando tiverem oportunidade venham sempre a essa Casa, que é de vocês.

Antes de encerrar, o Alexandre gostaria de se manifestar.

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Nessa saída, à esquerda, nós preparamos com muito carinho um coquetel para os irmãos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Eu agradeço a todos, agradeço a Deus primeiramente. 

 

O SR. ALEXANDRE DA FARMÁCIA - PP - Pessoal que está na galeria, peguem o elevador e desçam no AM.

 

O SR. PRESIDENTE - OSVALDO VERGINIO - PSD - Não demorem.

Agradeço a Deus, mais uma vez.

Declaro encerrada a presente sessão. Muito obrigado a todos, uma boa noite e um feliz Natal e um próspero ano novo para todos vocês, se eu não os vir.

Muito obrigado, que Deus os abençoe.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21horas e 37 minutos.

 

* * *