http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

16 DE DEZEMBRO DE 2013

080ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DA SABESP - COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: SAMUEL MOREIRA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA

Abre a sessão.

 

2 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA

Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar homenagem aos 40 anos da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo".

 

4 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional da Sabesp.

 

5 - JOÃO CURY

Prefeito de Botucatu, representando os prefeitos presentes, cumprimenta a todos. Elogia o deputado Samuel Moreira pela iniciativa desta homenagem. Ressalta a participação da Sabesp no desenvolvimento do estado de São Paulo e dos municípios ao longo dos últimos 40 anos. Faz histórico da companhia, a qual, destaca, é a maior empresa de saneamento da América Latina. Discorre sobre a importância da universalização do acesso ao saneamento básico, um dos objetivos da Sabesp para esta década. Afirma que o maior patrimônio da instituição são os seus funcionários, os quais parabeniza.

 

6 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia homenagem a diversos funcionários da Sabesp, pelos relevantes serviços prestados.

 

7 - IACI COELHO

Funcionária da Sabesp, representando os homenageados, saúda a todos. Afirma se sentir honrada por participar desta solenidade. Informa que é funcionária da Sabesp desde o nascimento da companhia. Faz histórico de sua carreira. Declara-se realizada profissionalmente na empresa. Agradece a todos pela homenagem.

 

8 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia apresentação do Coral da Associação Sabesp, sob a regência do maestro Carlos Cerqueira.

 

9 - DILMA PENA

Diretora-presidente da Sabesp, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem. Destaca a contribuição de todos os que participaram da história da companhia nos seus 40 anos de existência. Informa que a Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo. Fala sobre a necessidade de políticas públicas de saneamento voltadas para o futuro. Cita investimentos voltados à universalização do acesso ao saneamento. Faz histórico da instituição.

 

10 - EDSON GIRIBONI

Deputado estadual no exercício da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, cumprimenta os presentes. Agradece ao deputado Samuel Moreira pela iniciativa de realizar esta cerimônia. Expressa sua satisfação por representar o governador Geraldo Alckmin nesta sessão. Destaca a importância do evento e da companhia homenageada. Informa que a Sabesp tem o maior programa de despoluição do mundo. Lista programas em curso na Região Metropolitana de São Paulo. Ressalta a importância dos funcionários para o crescimento da companhia.

 

11 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia nova apresentação do Coral da Associação Sabesp.

 

12 - PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA

Presta homenagem, com a entrega de uma placa, à Sra. Dilma Pena, diretora-presidente da Sabesp. Lembra que um grande número de pessoas faz parte da história da Sabesp. Declara que o Brasil tem um longo caminho a percorrer quanto ao saneamento. Ressalta que os índices do estado de São Paulo na área são melhores que a média nacional. Dá conhecimento de estatísticas a respeito do assunto. Atribui o desempenho paulista ao trabalho da Sabesp. Destaca o papel social exercido pela companhia. Argumenta que a trajetória bem-sucedida da Sabesp é fruto do trabalho dos servidores. Parabeniza a todos pelos 40 anos da instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a Sessão o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Senhoras e senhores, daremos agora início à sessão solene em homenagem aos 40 anos da Sabesp. Faremos a composição da Mesa chamando o deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Também chamamos à Mesa o Dr. Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, neste ato representando o excelentíssimo Senhor governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. (Palmas.)

Também convido à Mesa a Sra. Dilma Pena, diretora-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Solicito a todos que se levantem, para ouvirmos o Toque de Continência, reservado ao chefe do Poder Legislativo.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Contamos com a presença honrosa do Dr. Edson Giriboni, nosso secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, neste ato também representando o governador Geraldo Alckmin. Contamos também com a presença da Sra. Dilma Pena, nossa diretora-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Solicito a todos que fiquem em pé, para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar as presenças de: Ney Cardoso, representando o deputado estadual e decano nesta Casa, Antonio Salim Curiati. Gilson Fantin, prefeito de Registro. Sergio Yasushi Miyashiro, prefeito de Pedro de Toledo. Ramiro de Campos, prefeito de Cesário Lange. Janete Pedrina, prefeita de Pilar do Sul. José Macedo, prefeito de Jacupiranga e funcionário da Sabesp. Newton Freire, prefeito de Gália. Eduardo Fillietaz, prefeito de Barra do Chapéu. Vereador Osvaldo da OP, da cidade de Registro. Jair Rufino de Araújo, vereador em Igaratá. Antonio Neto Mendes, vereador de Eldorado e funcionário da Sabesp. Benedito Carlos Filho, vereador de Igaratá. Vereador Silvio Polo, da cidade de Timburi. Pérsio Faulim de Menezes, presidente da Associação dos Empregados da Sabesp. Expedito Soares, diretor do Departamento de Controle de Concessionárias, representando o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Viviana Marli Borges, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp. Professor Valdemar Venâncio, representando o Sr. José Luiz de Melo Pereira, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp. Dra. Valéria Novaes, representando a Assistência Policial Civil da Assembleia Legislativa. Viviana Marli Borges, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp. Sergio Pinto Parreira, ex-diretor da Sabesp. Tem a palavra o presidente Samuel Moreira.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de prestar homenagem aos 40 anos da Sabesp.

Queremos mais uma vez agradecer a presença de todos vocês e destacar mais uma vez a presença de Edson Giriboni, de Dilma Pena, do Manuelito, que é diretor de Gestão Corporativa, do Papa, diretor de Tecnologia, de Francisco Vidal Luna, ex-secretário de Planejamento e da Dra. Liège, presidente da Sabesprev.

Obrigado pela presença.

Quero saudar o prefeito de Botucatu, João Cury, e agradecer mais uma vez a presença de cada um dos prefeitos presentes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Assistiremos agora um vídeo institucional, de aproximadamente 7 minutos.

 

* * *

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar a presença do Sr. José Aparecido, representando o deputado Itamar Borges, e do vereador Juninho Silva, da cidade de São Miguel Arcanjo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no dia 21 de dezembro, sábado, às 21h, pela NET, no canal 13, pela TVA, no canal 66, pela TVA Digital, no canal 185 e pela TV Digital Aberta, em São Paulo, no canal 61.2.

Vamos conceder a palavra a João Cury, prefeito de Botucatu, que falará em nome dos demais prefeitos presentes.

 

O SR. JOÃO CURY - Muito boa noite a todos. Quero inicialmente cumprimentar nosso querido presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira, além de todos os deputados aqui presentes.

Quero cumprimentar também a Assembleia Legislativa, pela sensibilidade que demonstra nesta homenagem, nesta importante homenagem à Sabesp, nossa querida Sabesp, a empresa de saneamento do estado de São Paulo.

Quero cumprimentar nosso secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, a presidente da Sabesp, Dra. Dilma Pena, os diretores Luiz Paulo e Adriano Stringhini, em nome de quem cumprimento todos os diretores da Sabesp.

Quero também cumprimentar, como não poderia deixar de ser, o Sr. Mário Pardini Affonseca, o nosso superintendente de Botucatu. Em nome do Pardini, cumprimento todos os superintendentes. Além disso, quero cumprimentar todos os colaboradores.

Esta é uma data especial. Quarenta anos promovendo e desenvolvendo o Estado de São Paulo, melhorando a vida das pessoas. A Sabesp teve a capacidade, em nosso entendimento, de se aperfeiçoar e de se modernizar durante esses anos.

Minha cidade foi a primeira a assinar um contrato com a Sabesp, no ano de 1974. A Sabesp era recém-criada, e havia um desafio enorme pela frente, como ocorreu em todas as cidades que acabaram aderindo. Hoje, são cerca de 370 municípios.

Naquele momento, em 1974, com o coração transbordando de esperança, o que se fazia era exatamente garantir para a população dessas cidades o mínimo de inclusão através do saneamento. A universalização, hoje tão falada, tão propagandeada e tão presente na vida dos municípios, era algo praticamente impossível de se falar e de se praticar naquele momento.

Vejam o quanto a Sabesp avançou, onde a Sabesp conseguiu chegar. Ela se mistura à vida das administrações locais, ao desenvolvimento das administrações locais, à vida dos prefeitos.

Prefeitos, antes de tudo, querem parceiros. Prefeitos, antes de tudo, precisam de pessoas ou de empresas que sonhem os seus sonhos, que lutem as lutas de seus Municípios e de suas populações. A Sabesp é uma empresa que faz isso, luta a luta das populações locais, sonha o sonho dos gestores locais e, com a sua capacidade e com a sua expertise, consegue promover a inclusão de milhares de pessoas.

Somos eternamente gratos. Em Botucatu, renovamos em 2010 o contrato com a Sabesp, não por falta de opção. Renovamos com a Sabesp por opção, nós tínhamos outras alternativas. Botucatu é uma cidade bem servida, praticamente universalizada. Nós renovamos por opção.

Renovamos pela certeza de que estávamos fazendo com a melhor, com aquela que é a maior empresa de saneamento da América Latina. Portanto, não tínhamos que fazer política em cima disso. Há aqueles que ainda insistem em fazer política em cima de saneamento, e que acabam prejudicando sua população. Titubeiam na hora de decidir e nem sempre decidem conforme o desejo da população de suas cidades.

Graças a Deus, isso vem diminuindo, e a Sabesp vem conquistando novos clientes e novos parceiros. Na medida em que conquista novos parceiros, a Sabesp também recupera sua capacidade de investimento, a sua capacidade de inovar e de se reinventar.

Quando avaliamos um programa como o “Se Liga na Rede”, Dra. Dilma, secretário Giriboni, governador Geraldo Alckmin, percebemos como a Sabesp já foi longe. O governador Geraldo Alckmin consegue se reinventar e oferecer à população de baixa renda mais uma alternativa para a inclusão nas políticas públicas de saneamento do Estado de São Paulo.

Portanto, é uma empresa que tem a capacidade de refletir, de perceber seus avanços, de verificar onde estão suas fragilidades e de se reinventar a todo o momento.

A Sabesp tem feito isso com esses novos programas. Tem feito isso na medida em que faz um gesto como tem feito a Dra. Dilma e o secretário Giriboni para os seus colaboradores. A Sabesp passou por um período muito forte de terceirização dos seus serviços. Na minha visão, um equívoco. É claro que tem de dialogar com o mercado, é claro que tem de proteger também o mercado.

Mas o maior patrimônio da Sabesp não está na Bolsa de Valores de Nova Iorque ou aqui na Bovespa. O maior patrimônio da Sabesp está nos seus quadros, nos seus funcionários, que precisam e merecem ser valorizados e reconhecidos. Muitos deles ávidos a trabalhar inclusive na parte operacional, onde a Sabesp vinha perdendo a sua capacidade de trabalho por conta das suas terceirizações. Nós percebemos este governo se reinventando, inclusive nesse sentido, respeitando o mercado, mas também dando condições para que os seus servidores e seus colaboradores possam atuar em parceria com as prefeituras lado a lado da população. Isso é importante.

Isso faz com que a Sabesp ganhe tempo. Na medida em que coloca os seus funcionários para atuar na ponta, a Sabesp economiza recursos. Muitas vezes, a operação direta, através de seus funcionários, gera bastante economia para os cofres da empresa, e nós conseguimos ter uma resposta mais rápida das necessidades de cada uma de suas parceiras.

Portanto, é essa empresa que comemora 40 anos. Uma empresa que se confunde com o desenvolvimento do estado de São Paulo, uma empresa que se confunde com o desenvolvimento de seus parceiros - mais de 365 parceiros.

De olho no futuro, eu tenho certeza que nós chegaremos rapidamente à universalização, Dra. Dilma. Mas mais do que universalizar, nós chegaremos a uma relação tão profunda, tão próxima às prefeituras, à população do estado de São Paulo, que nós todos teremos condição de desejar à Sabesp mais anos de aniversário, mais anos de vida. E que nós possamos desejar vida longa a essa que é um dos maiores orgulhos, o grande xodó da população do estado de São Paulo.

Parabéns a vocês, que Deus abençoe e dê vida longa à nossa querida Sabesp. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar a presença de Elizeu Paixão, representando o deputado Cauê Macris.

Prestaremos agora uma homenagem a 15 funcionários por seus relevantes serviços prestados à Sabesp. Pedimos a Sra. Dilma Pena que se encaminhe ao plenário para fazer a entrega das medalhas aos homenageados que serão chamados por ordem alfabética. Convido para receber as medalhas, os Senhores Ailson Pedro de Melo; Calixto Simões de Freitas; Edgar Nardini de Lima; Felippe de Oliveira; Iaci Coelho; João Batista Meinberg Porto; João Mitsunori Tuboni; José Natanael Dias Chaves; Maria Aparecida Fátima Gazza; Marcos Antonio dos Santos; Pedro Hiroshi Suemasu; e Pérsio Faulim de Menezes.

 

* * *

 

- É feita a entrega de medalhas. (Palmas)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Todos com relevantes serviços prestados à Sabesp por mais de 40 anos.

Convido agora a Sra. Iaci Coelho, a mais antiga funcionária da Sabesp, que falará da tribuna em nome de todos.

 

A SRA. IACI COELHO - Excelentíssimo Sr. Samuel Moreira, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, exmo. Sr. Edson Giriboni, secretário de Saneamento Básico e Recursos Hídricos, exma. Sra. Dilma Pena, diretora-presidente da Sabesp, senhores diretores e demais colegas presentes, conforme citação do grande líder Nelson Mandela, “nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós”, por isso agradeço a Deus pela honra e privilégio de participar da celebração dos 40 anos da Sabesp e também à sua presidente, Dra. Dilma Pena, que me incluiu neste evento solene, permitindo-me manifestar gratidão a todos que ensejaram minha ascensão e realização profissional nesta trajetória ao longo desta jornada.

Falar da Sabesp, de cujo nascimento tive o privilégio de participar, é também falar da minha história de vida, já que aqui passei dois terços dela. É sem dúvida um momento em que se misturam emoções, saudades e lembranças.

E é nesse clima, onde a emoção entra sem pedir licença, que desfilam por minha mente pessoas com quem trabalhei, com quem convivi, algumas que ainda estão aqui e muito têm me acrescentado pessoal e profissionalmente.

É oportuno, no entanto, relatar que participei do momento histórico da vida da empresa. Iniciei em 1º de outubro de 1968 como auxiliar de contabilidade do Fesb - Fomento Estadual de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e por ocasião da criação da Sabesp, formada pela fusão de cinco companhias estatais, eu, já como secretária do jurídico do então Fesb, tive a oportunidade de datilografar o projeto de lei que a criou.

Estive presente na gestão de vários governos que antecederam sua criação e por todos os posteriores até a presente data. Vivi experiências profissionais nesses 45 anos que muito me acrescentaram, e tenho o privilégio de ver a Sabesp atingir os 40 anos em pleno vigor e expansão.

Foi sem dúvida uma caminhada de desafios que me remeteram à Cecília Meireles em uma oração: “Dai-me Senhor a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuar um ponto de partida para um novo avançar”.

É ainda com emoção que me coloco em relação à Sabesp tal como uma mãe que viu sua filha nascer, dar seus primeiros passos, enfrentar as dificuldades próprias do crescimento, chegar à maturidade dos 40 anos, ampliando-se geograficamente, expandindo-se no Brasil e no exterior, adicionando novos tipos de serviços na área de saneamento ambiental e energia, sempre comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Assim, como funcionários, temos respondido aos desafios com muito trabalho, compromisso e consequente sucesso. Porém, nesta ocasião, estou aqui na qualidade de representante de cerca de 16 mil funcionários da empresa que funcionam tais quais um time, razão pela qual esta homenagem é compartilhada com todos, que também cumprimentam a Sabesp, expressando a mais profunda gratidão por fazer desta família vencedora.

Esta homenagem representa uma motivação a mais para que prossigamos na empreitada rumo ao futuro, com compromisso de, enquanto existir uma casa sem água e esgoto e uma gota de esgoto sem tratamento, permanecermos de prontidão como funcionários da empresa.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar as presenças de Ana Célia Salvador, prefeita de Nova Granada; Rodrigo Mathias, assessor especial da Secretaria de Cultura, representando o secretário de Cultura, Marcelo Mattos Araujo; Jose Aurélio Boranga, assessor especial da Sabesp; e o professor Clovis Pinto, representando o prefeito Chuvisco de Itapecerica da Serra.

Ouviremos agora o coral da Associação Sabesp, formado por 30 componentes, sob a regência do maestro Carlos Cerqueira, que apresentará a música “Kyrie - Missa Festiva” de John Leavitt.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Ouviremos agora as palavras da diretora-presidente da Sabesp, Dra. Dilma Pena.

 

A SRA. DILMA PENA - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o Exmo. Deputado Samuel Moreira, digníssimo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Exmo. Dr. Edson Giriboni, secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, neste ato representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin; o Exmo. Sr. prefeito de Botucatu, João Cury, que nos brindou com palavras amistosas, palavras de sucesso e palavras também desafiadoras, que nos motiva a todos.

Quero, em nome do prefeito João Cury, cumprimentar e agradecer a presença de todos os prefeitos que vieram prestigiar a Sabesp, prestigiar a parceria da Sabesp com os senhores prefeitos. Muito obrigada, senhores prefeitos, pela presença que muito nos honra.

Quero cumprimentar o Dr. Francisco Vidal Luna, ex-secretário de Planejamento e membro do Conselho de Administração da Sabesp e também do Comitê de Auditoria da Sabesp; o Sr. Manuelito Pereira Magalhães, diretor de Gestão Corporativa; e o Sr. João Paulo Tavares Papa, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio ambiente.

Quero também fazer aqui uma menção a três diretores, que por razões profissionais não estão aqui presentes: Dr. Paulo Massato, diretor Metropolitano, Dr. Luiz Paulo de Almeida Neto, diretor de Sistemas Regionais, e Dr. Rui Affonso, diretor Econômico, Financeiro e Relações com Investidores. E em nome dos 5 diretores que acabei de mencionar, quero cumprimentar todos os superintendentes, todos os assessores, todos os funcionários da Sabesp, gerentes, chefes de departamento que estão aqui hoje, compartilhando esta noite em homenagem à Sabesp.

Quero cumprimentar a Sra. Liège Ayub, presidente da Sabesprev, que está aqui conosco; o Sr. Dante Pauli, assistente-executivo da presidência e também presidente da Abes Nacional; o Sr. Alceu Bittencourt, presidente da Abes-SP; o Sr. Luiz Augusto Lima Pontes, presidente da Aidis, que muito nos honra com a sua presença; o Sr. Pérsio, homenageado da noite, também presidente da Associação dos Empregados da Sabesp; e a Sra. Iaci Coelho, funcionária mais antiga da Sabesp, que nos brindou com um sensível, motivador e emocionante discurso.

E quero agradecer também a todos os presentes e ao coral, o qual fez uma bela apresentação.

Senhores e senhoras, essa é uma noite especial. Uma noite histórica dedicada ao reconhecimento daqueles que fizeram parte dessas quatro décadas de existência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Pessoas muito queridas como estas que aqui estão e muitas outras que não puderam dividir este momento, mas que merecem nossa admiração e agradecimento. Tenho certeza de que, ao assistirem ao vídeo transmitido no início, vocês se reconheceram como personagens desta bonita trajetória.

Cada um de vocês, à sua maneira, em sua função e especialidade, contribuiu para a construção de uma das maiores companhias de saneamento do mundo, tendo em comum as virtudes do profissionalismo e comprometimento com o bem-estar do próximo.

Os grandes números vistos no vídeo têm um significado especial. Na Sabesp, grandes números representam vidas transformadas pelo acesso à água de qualidade, rios limpos e um ambiente cada vez mais saudável, principalmente para nossas crianças de hoje, futuras gerações.

São conquistas que há 40 anos demandam os esforços diários desse grande time “sabespiano” e também do planejamento e execução de uma política pública de saneamento de visão de futuro, de Estado e consciente do ciclo virtuoso trazido pelo saneamento.

Por isso, não poderia deixar de lembrar aqui a participação determinante de grandes administradores públicos, a começar pelo motivo que nos trouxe aqui esta noite: a criação da Companhia pelas mãos do, então governador, Laudo Natel, no ano de 1973. A ele nossas homenagens.

Outro momento histórico aconteceu em 1995, com a decisão do nosso querido ex-governador Mário Covas pelo ajuste das finanças e criação das unidades regionais, inaugurando um modelo eficiente de gestão, que aproximou as bases de operação das pessoas atendidas pela Companhia e com a Companhia, tendo em vista a eficiência na gestão pública.

Um terceiro capítulo a ser destacado teve a decisiva participação do governador Geraldo Alckmin, com a entrada no novo mercado em 2002.

A medida, como bem lembrou o governador Alckmin, em artigo publicado na última semana, exigiu maior transparência, governança cooperativa e eficiência operacional, resultando, sobretudo, na geração de benefícios para a sociedade e seus acionistas, muitos dos quais fundos de pensão e milhares de poupadores individuais.

Em 2007, no governo de José Serra e Alberto Goldman, a implementação da estratégia de universalização, por meio da elevação substancial do patamar de investimentos, da adoção de engenharia de ponta, da gestão moderna e do estreitamento das parcerias com as prefeituras e sociedade consolidaram nova fase no saneamento paulista.

Meta ousada e inédita no país, abraçada com determinação pelo governador Geraldo Alckmin, e que começa a se tornar realidade em 2014, com a universalização de 310 sedes municipais operadas no interior do Estado de São Paulo. Em 2016, será a vez do litoral paulista e em 2020, a região metropolitana de São Paulo.

Finalizo portanto estas breves palavras deixando também meus sinceros agradecimentos a esta Casa, em especial ao deputado Samuel Moreira, também “sabespiano”, que nos honrou com esta linda homenagem, com esta maravilhosa homenagem que nós agradecemos de coração.

Enfim, essa noite é um tributo a todos vocês que participaram desta história de respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar a presença de Célio Pereira, vereador de Registro.

Merce Hojeije, prefeito de Juquiá.

Enéas Oliveira de Siqueira, ex-diretor da Sabesp.

Humberto Cidade Semeghini, ex-diretor de Interior da Sabesp.

Paulo Eugênio de Carvalho Corrêa, coordenador da Base do Saneamento Ambiental, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do PSDB.

Também entre nós, na Mesa estendida, o deputado Edmir Chedid, 2º secretário da Mesa Diretora.

Convido agora às palavras, Dr. Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - Quero cumprimentar o deputado Samuel Moreira, companheiro de Assembleia, presidente desta Casa e cumprimentá-lo pela iniciativa desta cerimônia da Sabesp que é um orgulho do Estado de São Paulo.

Queria cumprimentar o deputado Edmir Chedid, 2º secretário da Mesa.

A Dra. Dilma Pena, diretora-presidente da Sabesp.

Doutor Francisco Vidal Luna, ex-secretário de Planejamento, membro do Conselho de Administração.

Cumprimentar o prefeito João Cury, prefeito de Botucatu.

Gilson Fantin, prefeito de Registro.

Newton Freire, prefeito de Gália.

Ana Célia Salvador, a prefeita de Nova Granada.

Julio Fernando, prefeito de Capão Bonito.

Macedo, prefeito de Jacupiranga e também funcionário da Sabesp.

Eduardo Fillietaz, prefeito de Barra do Chapéu.

Ramiro de Campos, prefeito de Cesário Lange.

A Janete Pedrina, prefeita de Pilar do Sul.

As prefeituras são grandes parceiras da Sabesp, também hoje devem comemorar junto esses 40 anos.

Demais prefeitos presentes, eventualmente se o Cerimonial não anotou.

Cumprimentar o Toninho, Antonio Neto Mendes, vereador de Eldorado, funcionário da Sabesp, em nome de quem cumprimento todos os demais vereadores presentes. Saudando os vereadores também que as parcerias da Sabesp com as prefeituras também passam pelo crivo, pela aprovação dos vereadores.

Cumprimentar a Sra. Iaci Coelho, homenageada como a funcionária mais antiga da Sabesp e em nome de quem cumprimento todos os funcionários da Sabesp.

Cumprimentar o Pérsio Faulim de Menezes, presidente da Associação da Sabesp, entusiasta da Sabesp.

Cumprimentar a todos os diretores aqui presentes, os que não puderam estar.

Cumprimentar os assessores, os superintendentes, os gerentes regionais da Sabesp.

Cumprimentar os secretários municipais, os assessores dos demais deputados, presidentes representantes das empresas ligado, ligadas ao saneamento, às associações, a Abes, enfim todos que estão presentes.

Em primeiro lugar, queria dizer da minha honra de poder estar representando o governador Geraldo Alckmin num evento tão importante não só para a Sabesp, mas para o Estado de São Paulo e ao Brasil.

Governador pediu que trouxesse os seus cumprimentos, em função de sua agenda corrida, ele não pôde estar presente, mas pediu que transmitisse os seus cumprimentos, os seus agradecimentos à Sabesp, a todos os funcionários da Sabesp, os cumprimentos ao presidente Samuel Moreira por esta iniciativa.

Quarenta anos da Sabesp.

Queria também cumprimentar, acabaram de chegar aqui, o professor Eduardo, prefeito de Ibiúna, Carlos Marques, presidente da Câmara de Ibiúna.

Mas a Sabesp, ao longo dos 40 anos, consegue atingir um patamar invejável não só no Brasil, mas no mundo.

A Sabesp tem em curso, como foi colocado aqui, mas é importante frisar, o maior programa de despoluição do mundo, que é o programa de despoluição aqui da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, um programa que ao final da sua implantação, ao final dessa década, nós estaremos investindo alguma coisa na ordem de cinco bilhões de dólares.

Sabesp tem um dos maiores programas de recuperação do litoral, o programa Água Limpa. Quem vive naquela região já pode sentir, os turistas já podem sentir, a melhoria das nossas praias num grande programa de despoluição e recuperação das nossas praias.

Sabesp vem investindo nesses últimos anos em torno de R$ 2,3; R$2,4 bilhões,

e é o patamar que se coloca também, 2,4; 2,5; 2,6 para os próximos anos.

A Sabesp permite que o governador possa vir a público, que nós possamos vir a público e todos vocês e colocar o Estado de São Paulo fortemente como primeiro Estado a universalizar o saneamento, o que não é fácil, ainda mais num Brasil tão carente de saneamento e tão longe da possibilidade de universalizar o saneamento.

A Sabesp consegue financiamentos internacionais a juros baixíssimos e isso permite que ela possa ter essa alta capacidade de investimento.

A Sabesp consegue ter ações na Bolsa de Valores de São Paulo e Nova Iorque, com lucro aos seus acionistas, inclusive com lucro ao próprio governo do Estado, que detém 51% das ações da Sabesp, portanto esse lucro que é gerado pela Sabesp, que retorna, que vem ao Tesouro do Estado, permite que o Estado aumente também a sua capacidade de investimento naquilo que é de sua responsabilidade, e ao mesmo tempo que ela consegue fazer uma grande política social no nosso Estado, investindo em pequenas cidades, como recentemente tivemos, governador, por exemplo, iniciando a Estação de Tratamento de Esgoto na cidade de Óleo.

Ao mesmo tempo que ela opera Botucatu, São José dos Campos, ela opera pequenas cidades com uma grande política social, fazendo em parte a política social que seria de responsabilidade do Estado.

As prefeituras que não são operadas pela Sabesp, que precisam ou que queiram passar para a Sabesp, a Sabesp as recebe de braços abertos, como tem ocorrido recentemente com algumas prefeituras que vêm pedir socorro ao Estado e quando abre-se a possibilidade, a Sabesp acaba assumindo como uma mãe que cuida muitas vezes de um filho, ou de uma criança abandonada.

A Sabesp tem, acabou de implantar, o maior programa de reuso da América Latina, o programa “Aquapolo”, na região do ABC, em Mauá, tendo em vista a escassez de recursos hídricos aqui na região metropolitana de São Paulo.

Lança nesses quatro anos, dois novos programas ousados, para ir lá na ponta, para quando se fala em buscar a universalização do saneamento, nós temos que pensar em todos, em todas as famílias paulistas, seja pobre, rica, no centro da cidade ou na zona urbana. Quando lança o programa “Água é Vida”, para levar saneamento à zona rural, às comunidades de baixa-renda, isoladas no Estado de São Paulo.

Quando o governador lança com total apoio da Sabesp o programa “Se Liga na Rede”, para permitir também que as famílias de baixa-renda que não têm dinheiro, muitas vezes para fazer suas instalações, possa ter também seu esgoto coletado e tratado.

Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo, que é um orgulho para o Estado de São Paulo e é orgulho para o Brasil.

Tudo isso dá orgulho ao nosso Estado. Tudo isso engrandece o Estado de São Paulo, engrandece o Brasil.

Agora, tudo isso é possível ter por vocês. Tudo isso é possível pelos funcionários da Sabesp. Ao longo desses 40 anos, começando pelos antigos diretores, pelos governadores que passaram ao longo desses 40 anos, pelos secretários, pelos diretores, pelos superintendentes, pelos gerentes e pelo funcionário lá na ponta, que se dedica e faz com amor o trabalho de saneamento aqui no Estado de São Paulo.

Então nessa cerimônia que se comemora os 40 anos da Sabesp, em nome do governador, eu quero trazer os cumprimentos e o agradecimento que o governador do Estado tem por todos vocês.

Cumprimentar todos os funcionários, em nome da diretora-presidente, Dra. Dilma Pena, que é uma entusiasta, que se dedica 24 horas por dia, que sofre muitas vezes com as angústias, com as dificuldades porque administrar uma empresa como a Sabesp com essa pujança, com essa competência, com esses desafios, com essas metas estabelecidas, não é fácil, mas através aqui da Dra. Dilma, dos diretores, dos superintendentes, do gerente, dos assessores, quero cumprimentar e agradecer todos os funcionários da Sabesp por tudo que vocês têm feito aqui pelo saneamento, pela saúde pública, pelo desenvolvimento com responsabilidade ambiental e pelo Estado de São Paulo, dando, mais uma vez, um exemplo positivo ao Brasil.

Em meu mandato passado, sempre dizia nesta tribuna: São Paulo dá o exemplo para o Brasil, sejam bons ou maus exemplos. A responsabilidade que temos em nosso Estado é muito grande. E a Sabesp dá um belíssimo exemplo - ao Brasil e ao mundo - de trabalho, seriedade, competência e respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Parabéns à Sabesp e aos funcionários! Desejo mais 40 anos de grandes conquistas e vitórias.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar as presenças de Francisca Adalgiza, presidente da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp e Francisco Assis Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Salto de Pirapora.

Seremos brindados agora com a segunda apresentação do Coral da Associação Sabesp, com as músicas “Cantar” de Jay Althouse e “Canto das Três Raças” de Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Nosso agradecimento ao maestro Carlos Cerqueira e ao Coral da Associação Sabesp.

Neste momento, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Samuel Moreira, entregará uma placa em homenagem aos 40 anos da Sabesp a sua diretora-presidente, Dilma Pena.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Ouviremos agora as palavras do deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Saúdo o prezado Sr. Edson Giriboni, secretário de Saneamento; a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena; o Sr. Edmir Chedid - obrigado pela presença -, deputado estadual e 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia; o Sr. Francisco Vidal Luna, ex-secretário de Planejamento; o Sr. João Cury, prefeito, em nome de quem, mais uma vez, saúdo todos os prefeitos, vereadores e lideranças; o Sr. João Paulo Papa, diretor da Sabesp; o Sr. Manuelito, diretor da Sabesp; o Sr. Pérsio, presidente da Associação dos Funcionários da Sabesp; o Sr. Dante, presidente da Abes Nacional; o Sr. Alceu, presidente da Abes de São Paulo e a Dra. Liège, presidente da Sabesprev. Também transmito a todos um abraço do ex-governador Goldman que me ligou, muito sentido, mas teve um compromisso de última hora. Sua Excelência precisou ir a Brasília, mas gostaria muito de estar aqui. No nome da Sra. Iaci, cumprimento também todos os homenageados, coral, funcionários da Sabesp e convidados. Cumprimento a cada um de vocês.

Vendo aqui os rostos de tanta gente conhecida passa um filme extraordinário em nossa cabeça. Neste momento, nos lembramos de tantos outros, das mais diversas funções, que não puderam estar aqui. Pessoas que fazem parte de toda a nossa história e da história da Sabesp, e que não puderam estar aqui conosco hoje.

É uma emoção, uma alegria. Aniversário é isso mesmo, é uma reunião em família, é encontrar os amigos e comemorar. Este é dia, em que comemoramos os 40 anos da Sabesp, é de muita alegria para nós.

Sras. e Srs., a pesquisa nacional por amostra de domicílios, Pnad, divulgada pelo IBGE em setembro, nos alerta para o longo caminho que o Brasil ainda precisa percorrer, no que se refere aos serviços de saneamento.

Em pleno século XXI, mais de 40% dos domicílios brasileiros não estão conectados à rede coletora de esgoto. No âmbito nacional, as ações em direção à universalização dos serviços seguem em ritmo muito lento.

Em 2011, 55% das residências contavam com coleta de esgoto; em 2012, esse índice subiu apenas para 57%. É um crescimento pequeno, que não esboça grande esforço para reduzir as desigualdades regionais. Atualmente, na região Sudeste, 84% dos domicílios estão conectados à rede coletora de esgoto, enquanto na região Norte apenas 13% das residências contam com esse tipo de serviço.

Para universalizar o acesso à água e à coleta de esgoto dentro de duas décadas, o Brasil deveria investir cerca de R$ 15 bilhões ao ano. No entanto, de acordo com dados do Governo Federal, o país tem investido entre R$ 8 e R$ 9 bilhões anuais, ou seja, praticamente a metade do necessário.

A situação no Estado de São Paulo é diferente e se destaca em meio a esse cenário. E por que em São Paulo é diferente? É evidente que contamos com um Governo comprometido com o setor. Mas também é porque aqui, em nosso Estado, contamos com a Sabesp, empresa que é referência no país e no exterior, uma das maiores do mundo no setor, com “know-how” e investimentos em torno de R$ 2,5 bilhões ao ano, cerca de 30% do que se investe no Brasil em saneamento.

A Sabesp atua com visão mais moderna, gestão e planejamento eficientes, o que a torna uma empresa competitiva e inovadora. A Sabesp tem qualidade e excelência na prestação de serviços, o que a torna diferenciada, primando também pelas parcerias e pelo respeito ao poder concedente. Graças a essa postura, 99% da população dos 365 municípios do Estado de São Paulo contam com água potável. Com relação ao tratamento de esgoto, 80% dos esgotos coletados pela Sabesp são tratados, enquanto a média nacional não chega a 40%.

Vale ressaltar ainda que os investimentos da Sabesp certamente têm contribuído muito para o fato de que, nos últimos 20 anos, a mortalidade infantil em São Paulo tenha despencado 62 por cento. Esses dados traduzem a força da Sabesp e ressaltam o grande papel social que ela exerce no Estado de São Paulo.

Esse papel social só é exercido com sucesso porque a Sabesp conta com funcionários comprometidos e envolvidos com a empresa. São trabalhadores atuantes em defesa da empresa, dos seus direitos, lutando pelo saneamento básico ao lado de suas lideranças reunidas em sindicatos, associações e entidades. Trabalhadores que têm sido protagonistas nas discussões sobre o desenvolvimento do setor e que, mais uma vez, têm pela frente um grande desafio: ajudar a dar eficiência e a fazer valer o Marco Regulatório do Saneamento, aprovado em 2007, que busca novo padrão para garantir a universalização e a qualidade dos serviços prestados.

O sucesso da Sabesp é fruto do protagonismo de todos os seus funcionários. A trajetória da empresa é a trajetória do desenvolvimento de muitas comunidades, muitas vilas, muitas cidades. É a história do desenvolvimento da grande potência que é o nosso Estado de São Paulo.

A essência da Sabesp é ser essa força que trabalha, fundamentalmente, para permitir que a vida de milhões de pessoas se desenvolva com qualidade ambiental, saúde e dignidade.

Parabéns a cada um de vocês que ajudaram e ajudam a escrever essa história. Parabéns aos homenageados e à nossa querida Sabesp.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todos: às autoridades, aos funcionários da Sabesp, à nossa equipe, a todos os funcionários da Casa e à equipe da Sabesp que, de forma direta ou indireta, colaboraram para o êxito desta solenidade. Obrigado pela presença de todos vocês.

Antes de declarar encerrada a sessão, convidamos a todos para um coquetel de confraternização no Hall Monumental, onde também acontece uma exposição da Sabesp.

Declaro encerrada a presente sessão.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 07 minutos.

 

* * *