http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE MARÇO DE 2014

003ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DA ORDEM DAS FILHAS DE JÓ”.

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia das Filhas de ". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as "Filhas de " presentes à solenidade. Lembra os ensinamentos bíblicos que norteiam a entidade. Cita os desafios de e suas três filhas, Fé, Pureza e Triunfo, as "mulheres mais justas de toda a Terra". Discorre sobre a organização e os valores e da Ordem em todo o mundo. Lembra o surgimento da Ordem Internacional das "Filhas de ", em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Destaca sua honra em poder presidir esta homenagem.

 

2 - LARAH IANES ARNOLDI BARBOZA

Past Honorável Rainha do Bethel 1 de São José do Rio Preto e Past Miss Filha de do Estado de São Paulo, lê mensagem de Milena Cristina do Couto, Past Honorável e Past Guardiã do Bethel 1, de São José do Rio Preto, Past Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do estado de São Paulo, Detentora do Grau de Púrpura Real, Coordenadora das Filhas de para o Gosp e Digna Matriarca do Capítulo Raio de Luz da Ordem da Estrela do Oriente.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre as "Filhas de ".

 

4 - JULIANA CASAL

Honorável Rainha do Bethel 14 Agnes de São Paulo, em nome de todas as filhas de ativas, discorre sobre as atividades e os valores de uma filha de . Agradece o público presente.

 

5 - LUCIANA RIBEIRO TELES

Past Honorável Rainha e Membro da Maioridade do Bethel 7 Damasco, de Santos, comenta acerca do caráter das participantes da Ordem das "Filhas de . Discorre sobre sua experiência pessoal na entidade.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Comenta fábula a respeito da importância da fé na vida.

 

7 - BRUNA BRANDINO

Guardiã do Bethel 22, de Araçatuba, exalta a importância da Ordem das "Filhas de " e da efeméride para a sociedade. Discorre sobre o trabalho da Maçonaria em prol das pessoas.

 

8 - LUDMILA MASSARO

Membro de Maioridade Guardiã do Bethel 18, de São José de Rio Pardo, e Cerimonialista do Comitê do Concurso Miss Filha de do Estado de São Paulo, comenta o concurso Miss Filhas de . Anuncia o nome das vencedoras da última edição.

 

9 - GABRIELA CARAM

Past Honorável Rainha do Bethel 18, de São José do Rio Pardo e Miss Filha de do Estado de São Paulo, fala da importância e das atividades da Miss Filhas de . Agradece as meninas da Ordem das Filhas de , presentes à cerimônia.

 

10 - ÉRICA MARGADONA

Past Honorável Rainha do Bethel 3, de Ibitinga, membro de Maioridade do Bethel 4, de Blumenau e honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, destaca a honra em estar presente à cerimônia. Enfatiza valores e ações da Ordem das Filhas de .

 

11 - ANDRÉIA CARAM

Past Guardiã do Bethel 18, de São José do Rio Pardo, Guardiã do Conselho Jurisdicional do estado de São Paulo, discorre sobre as atividades do Conselho Jurisdicional do Bethel. Conclama às presentes a realizar transformações na sociedade.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sapientíssimo Irmão Clovis Messias.

 

13 - CLOVIS MESSIAS

Deputado Estadual da Assembleia Maçônica, da Loja Lautaro, enaltece a iniciativa do deputado Fernando Capez em promover esta solenidade. Discorre sobre as atividades da Ordem das "Filhas de ".

 

14 - ALEXANDRE SCHIAVINATTO

Past Guardião do Bethel 1, de São José do Rio Preto e Supremo Deputado Assistente da Ordem das Filhas de Internacional para o estado de São Paulo, comenta as atividades da organização no estado de São Paulo. Agradece as autoridades que se empenharam para que ocorresse esta celebração. Discorre sobre a história da Ordem das Filhas de no Brasil. Enfatiza os valores e ações da instituição. Cita as qualidades pessoais e profissionais que as participantes da Ordem das Filhas de possuem. Conclama os participantes a trabalhar para desenvolver a Ordem no estado de São Paulo.

 

15 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lista as seções da Ordem das "Filhas de " presentes à cerimônia. Afirma ter grande satisfação em promover esta sessão solene. Enaltece os valores da Ordem e sua importância para a sociedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite a todos!Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, estimados telespectadores que nos assistem pela TV Assembleia.

Esta sessão não é uma sessão comum, é uma sessão solene, e por esta razão se reveste de formalidade sacramental. Pela mesma razão, a sessão se realiza no plenário mais importante da Assembleia Legislativa, que é o Plenário Juscelino Kubitschek, onde podem ser utilizados os assentos nos quais os deputados votaram a Constituição do Estado de São Paulo, em 1989, e votam todos os projetos de lei de interesse e de competência do estado de São Paulo.

Pela mesma razão, esta sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Casa a pedido de deputado em exercício nela. Portanto, foi convocada pelo presidente deputado Samuel Moreira atendendo à solicitação deste deputado, Fernando Capez, com a finalidade de comemorar o “Dia da Ordem das Filhas de ”.

Neste momento, convido para integrar a Mesa principal dos trabalhos o Sr. Clovis Messias, deputado estadual da Assembleia Maçônica da Loja Lautaro. Uma salva de palmas calorosa ao nosso querido Messias. (Palmas.)

Também para integrar esta Mesa o Sr. Alexandre Schiavinatto, past guardião do Bethel 1, São José do Rio Preto, supremo deputado assistente das Filhas de internacional para o estado de São Paulo. Uma calorosa salva de palmas. Um prazer em rever Vossa Senhoria mais uma vez, querido Alexandre Schiavinatto.

Anunciamos o convite da Fundação Bethel Horus, do dia 13 de abril, às 9 horas, na Rua Piratininga, 860 - São Paulo. Será o segundo Bethel a ser fundado na cidade de São Paulo. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Convido todos os presentes para, em pé, em sinal de respeito, ouvirmos o Hino Nacional de nossa pátria, o Brasil, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia Legislativa no domingo, dia 16 de março, em horário nobre, às 21 horas, pela NET - canal 13, no meu é canal 7, pela TVA - canal 66, TVA Digital - canal 185 e TV Digital Aberta - canal 61.2. “Zapeando”, às 21 horas, procurando a TV Assembleia para esta importante sessão, de uma importante iniciativa que se repete desde o início do nosso mandato e já vinha do mandato passado, com o deputado Bruno Covas, homenageando esta Ordem Internacional das Filhas de . Uma ordem de princípios fraternais, filosóficos e iniciáticos patrocinada pela maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino entre dez e 20 anos incompletos, visando o aperfeiçoamento do caráter. A Ordem é baseada nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de , sua paciência, tolerância ante as vicissitudes da vida e perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome desta instituição paramaçônica se refere às três filhas de : Quezia, fé; Jemima, pureza; e Quérem-Hapuque, triunfo da fé, que são citadas na Bíblia como as mulheres mais justas de toda a terra.

A ordem está presente no Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas e Brasil. Em nosso país, desde 1990, trazida pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel 1, chamado “Mater do Brasil”, foi instalado na cidade do Rio de Janeiro. As reuniões são fechadas ao público em geral.

Para ingresso em um Bethel, é necessário que a candidata tenha menos de 20 anos de idade e possua parentesco com um maçom regular. A Ordem Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920 na cidade de Omaha, no simpático estado de Nebraska, Estados Unidos, pela Sra. Ethel Wead Mick, e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do livro de : “Em toda a terra, não se encontrarão mulheres mais justas que as filhas de e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

Eu me sinto particularmente honrado como deputado estadual, como homem público que completou este ano 26 anos dentro do Ministério Público do Estado de São Paulo, procurador de Justiça, licenciado há sete anos, para exercício deste segundo mandato como deputado estadual. Apoiamos e apoiaremos todos aqueles que têm a coragem de exercer a sua liderança e se opor àquilo que hoje se chama, do politicamente correto, significa conviver com aquilo que está errado, com aquilo que atenta contra princípios e contra valores.

No momento em que o respeito, a disciplina, a hierarquia e a fé são colocados em xeque, nada como apoiar uma instituição como essa, que faz um trabalho tão lindo para essas jovens maravilhosas.

Esta Presidência concede a palavra à Larah Ianes Arnoldi Barboza, past honorável, rainha do Bethel 1 São José do Rio Preto, past miss filha de do estado de São Paulo e que fará a leitura da mensagem de Milena Cristina do Couto, past honorável e past guardiã do Bethel 1 São José do Rio Preto, past honorável rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, detentora do grau de púrpura real, coordenadora das Filhas de para o GOSP, digna matriarca do capítulo “Raio de Luz da Ordem da Estrela do Oriente”, usando a tribuna Larah Ianes Arnoldi Barboza, com a palavra.

 

A SRA. LARAH IANES ARNOLDI BARBOZA - Senhor Deputado Estadual Fernando Capez, através do qual eu cumprimento todas as autoridades presentes, minhas irmãs e telespectadores.

Infelizmente, por um imprevisto em seu trabalho, a Milena do Couto não pôde estar presente, mas estou aqui hoje para ajudá-la a contar sobre o início da nossa organização dentro do estado:

“Meu nome é Milena Cristina do Couto, sou membro fundador do Bethel 1 São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, das ‘Filhas de Internacional’.

A mim, foi dada a nobre missão e privilégio de, nesta noite, discorrer sobre os 15 anos da nossa Ordem em nosso estado, principalmente no que diz respeito ao início da organização por aqui.

Confesso que as memórias que me vêm à mente são inúmeras e a emoção fala bem alto.

Era o ano de 1998. Eu me lembro como se fosse hoje do dia em que meu pai chegou em casa dizendo que um grupo para filhos de maçons estava sendo organizado em minha cidade. Ele também não sabia ao certo do que se tratava, então foi exatamente esta a descrição que me deu. Disse, ainda, que uma reunião para explicar melhor do que se tratava aconteceria dentro de poucos dias e então, ele questionou a mim e a uma de minhas irmãs se estávamos interessadas.

Interessante observar hoje o quanto o futuro pode nos surpreender. Realmente não sabemos o que está escrito em nosso livro do destino. Naquela época, eu participava de outro grupo de jovens, e por estar envolvida com esta atividade, simplesmente descartei a possibilidade de participação sem ao menos conhecer o que se tratava. Quem diria que, muito em breve, eu fosse me envolver tanto!

Diferentemente de mim, a minha irmã, Gisele, prontamente atendeu ao chamado e disse que gostaria sim de conhecer o que estava por vir. Bom, mudei de ideia. Sabem como é a convivência entre irmãos: se ela iria, eu disse que também iria.

A minha outra irmã, Isabela, tinha apenas seis anos na época e não podia participar ativamente do grupo. Quando a Ordem chegou ao Brasil, a idade mínima para se tornar uma ‘Filha de ’ era de 11 anos, então ela precisou aguardar algum tempo, ainda que nos acompanhasse em todas as atividades.

Chegado o dia da tal reunião, me deparei com muitas outras meninas de herança maçônica que estavam ansiosas para descobrir o que estava por vir, além de alguns adultos que estavam bastante empenhados em nos proporcionar esta oportunidade.

Naquele momento, não houve apresentação de nenhum Bethel, como costuma acontecer hoje em dia quando outras pessoas desejam conhecer a nossa organização. A Ordem das Filhas de ainda não havia chegado ao estado de São Paulo e todos os contatos estavam sendo realizados pelos adultos daquele que, muito em breve, seriam os membros do Conselho Guardião do Bethel 1 São José do Rio Preto com os membros do Conselho Guardião do Bethel 1 Rio de Janeiro, mater da América Latina, o qual até hoje está sediado na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, a 12 horas de distância de nós.

O pouco que se sabia naquele tempo nos foi passado naquela reunião. Falaram sobre os requisitos para participação, a estrutura de um Bethel, paramentos, etc. Algumas fotos nos foram mostradas e aquelas roupas - me refiro às vestes que hoje nos é tão familiar - me encantaram. O ar de mistério e novidade me deixou realmente maravilhada. Acredito que deva ter sido exatamente isto que chamou a atenção das outras garotas também. Era impossível não se apaixonar pelo que víamos.

Muitas reuniões sucederam àquela, mas a primeira cerimônia das ‘Filhas de ’ que efetivamente assistimos aconteceu apenas no momento da nossa iniciação, meses depois.

Durante as reuniões, foram realizadas dinâmicas e bate-papos para nos conhecermos melhor, foram definidas as oficiais da primeira gestão, o uniforme do Conselho, o das ‘Filhas de ’ - algo para usarmos quando não estivéssemos com nossos paramentos, atividades para arrecadação de fundos, patrocínio, compra de paramentos e tantos outros assuntos que nos eram importantes e emergenciais.

Finalmente, chegado o dia 19 de dezembro de 1998, éramos 29 meninas prontas a nos tornamos Filhas de . Sabíamos muito pouco sobre a dimensão de nossa Ordem, mas tínhamos a certeza de que era aquilo que queríamos e que seria um orgulho e um privilégio fazer parte de tudo isso.

O Bethel 1 do Estado de São Paulo foi instalado pelo Bethel 1 do Estado do Rio de Janeiro. Um ônibus fretado e lotado trouxe meninas e adultos que viajaram por horas para compartilhar conosco suas lições e trabalhos de amor. Tio Alberto Mansur, responsável por trazer a organização para o Brasil, fez questão de vir, acompanhado de sua esposa Célia, nos prestigiar.

Mesmo com a noite mal dormida, chegaram a Rio Preto pela manhã com um sorriso imenso no rosto, ansiosos para demonstrar seu trabalho, pois acreditavam em nossa organização. Pela manhã, tivemos a cerimônia de iniciação; à tarde, ensaiamos e, na sequência, tivemos a cerimônia de instalação e posse das oficiais da primeira gestão, seguido de um jantar para confraternização dos presentes.

Logo após a fundação do Bethel 1, a notícia de que um grupo para meninas com herança maçônica havia chegado ao estado de São Paulo se espalhou e os trabalhos de nosso grupo se tornaram cada vez mais intensos.

Em abril de 1999, realizamos a nossa primeira apresentação. Esta aconteceu na cidade de Barretos, São Paulo, durante a realização do Congresso Estadual da Ordem Demolay, e posso dizer que este momento foi outro marco na história de nossa Ordem em nosso estado. Havia aproximadamente 800 pessoas de diferentes localidades naquele teatro - sim, a cerimônia foi realizada em um teatro, por uma questão de espaço - que não apenas gostaram do que viram, como também nos ajudaram na divulgação. A partir daí, não sei precisar quantas apresentações se seguiram, mas posso garantir que foram inúmeras.

Ensaiávamos a semana toda, sempre no período noturno, pois tínhamos muito que aprender e não poderíamos fazer feio. Queríamos que as pessoas não apenas conhecessem a nossa Ordem, como também viessem a se apaixonar por ela. Sabíamos que a expansão das ‘Filhas de ’ dependia do trabalho que estávamos realizando.

Em quase todos os finais de semana realizávamos alguma apresentação, não apenas em Rio Preto e região, como também em outras localidades. Isto nos proporcionou a oportunidade de conhecer vários lugares e muita gente! Tínhamos muito trabalho, mas tudo era muito divertido.

Ainda naquele ano, nosso trabalho rendeu frutos e realizamos a instalação de novos bethéis nas cidades de Assis, General Salgado e Olímpia. No ano de 2000, instalamos bethéis nas cidades de Ibitinga e Santos. Já em 2001, a cidade de Santos teve instalado, por nós, seu segundo bethel.

A partir de então, o trabalho que antes era desempenhado pelo Bethel 1 São José do Rio Preto passou também a ser desempenhado por estes bethéis, tornando possível a expansão de nossa organização de maneira mais acelerada.

Assim, novos bethéis foram instalados nas cidades de Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, São Paulo, Jaú, Tupã, Piracicaba, Itapólis, Pindamonhangaba, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Taquaritinga, Jundiaí e Araçatuba.

Importante frisar neste momento que, embora as ‘Filhas de Internacional’ tenham chegado ao Brasil no início do ano de 1993 e tenha sido instalado no estado de São Paulo apenas quase seis anos depois, hoje representamos o terceiro maior estado brasileiro em número de bethéis; e durante todos estes anos em que a ‘Ordem das Filhas de ’ tem existido em nosso estado, inúmeras        foram as garotas que passaram por nossas fileiras e puderam receber os ensinamentos idealizados por mãe Mick quando da criação de nossa Ordem há quase um século.

Centenas de entidades foram por nós assistidas. Realizamos congressos voltados às ‘Filhas de ’ e encontros voltados aos conselhos dos bethéis paulistas, criamos o ‘Conselho Guardião Jurisdicional’ e o ‘Bethel Jurisdicional de São Paulo’, com o objetivo de prover liderança para atividades em conjunto. Além do reconhecimento do trabalho desempenhado por estas jovens moças, tanto da parte da maçonaria como de toda a sociedade, incluindo o poder público nas localidades onde os bethéis estão situados, em meados de 2009, obtivemos o reconhecimento desta Casa de Leis, que muito nos honra com a realização das solenidades anuais em comemoração à criação de nosso dia estadual.

A partir daí, nosso estado serviu de inspiração para que muitos outros estados de nossa federação fizessem o mesmo, possibilitando a facilitação de um reconhecimento em nível nacional, obedecendo assim um de nossos principais ‘landmarks’: ‘Sejamos reconhecidas’.

Enquanto progredíamos em nosso estado, a organização em nosso país também teve o seu crescimento facilitado. Conquistamos o direito de ver nossas taxas cobradas em moeda corrente, nossa constituição, estatuto e formulários foram traduzidos e disponibilizados na internet, mitos foram desfeitos e a informação passou a fluir com maior rapidez e facilidade. A idade para associação foi diminuída e acreditamos que muitas novidades ainda estão por vir. O Supremo Conselho passou a voltar seus olhos para o Brasil em razão do resultado das boas práticas e excelentes resultados obtidos aqui. Somos respeitadas.

Nosso progresso é cristalino, assim também como é latente o nosso desejo de continuar servindo, de forma a sermos reconhecidas como ‘as mais justas em toda a terra’. Vida longa às ‘Filhas de ’ e que possamos comemorar muitos outros anos!” (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Parabéns!

Neste momento, teremos a apresentação de um vídeo institucional da Ordem das Filhas de do Estado de São Paulo para que todos possam, inclusive nossos telespectadores, conhecer esta Ordem tão importante.

 

                                                           * * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional. (Palmas.)

 

                                                           * * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pegou-me duas vezes, não é? Esta Presidência, neste momento, concede a palavra, pelo tempo regimental de cinco minutos, à Juliana Casal, honorável rainha do Bethel 14 Agnes de São Paulo, em nome de todas as “Filhas de ” ativas. Vamos dar uma calorosa salva de palmas. (Palmas).

 

A SRA. JULIANA CASAL - Senhor Deputado Estadual, Sr. Fernando Capez, autoridades através dos quais eu cumprimento todos os presentes, minhas irmãs, boa noite a todos!

O meu nome é Juliana Casal e eu sou filha de do Behtel 14 Agnes de São Paulo, onde atualmente eu estou como honorável rainha.

Ao invés de falar sobre o que é ser filha de , gostaria de tentar falar sobre o que é não ser filha de . Porém, felizmente eu não faço ideia do que é não ser filha de .

Oficialmente, eu só me tornei filha de aos 13 anos, mas hoje com 18 anos posso garantir que a Ordem sempre esteve presente dentro de mim, mesmo antes de minha iniciação, e ela ocupa um lugar de importância vital na minha vida.

Se eu não fosse filha de eu não saberia para onde ir aos sábados à tarde, não saberia que é possível ter amizade com garotas de diversos estados do Brasil, não saberia como é possível conhecer uma garota que mora em outro país, que vive em outra cultura e, mesmo assim, amá-la e tratá-la como a minha irmã. Não saberia o significado de irmandade. Enfim, eu não saberia o significado de família e não desfrutaria da companhia e carinho de tantos tios maçons, tias estrelas do oriente, primas arco-íris e primos demolays. Graças a Deus, e por meio de meu pai que é maçom, eu sou filha de .

Se o único presente que o meu pai pudesse ter me dado em sua vida fosse a sua herança maçônica e a oportunidade de ter sido filha de , toda a minha existência teria valido a pena.

Ainda que eu nunca tivesse ocupado cargo algum dentro da Ordem, ainda que eu fosse coral nos meus dez anos de “Filhas de ” ativa, nada teria sido em vão. Teria feito com humildade, paixão, felicidade e gratidão.

Minhas irmãs, sejamos como os brotos de promessa de nossa mãe Mick: firmes, justas, verdadeiras e unidas, pois só assim tornaremos o seu sonho realidade. Seja no Bethel sendo uma filha de ativa, seja sendo membro de maioridade, ou seja, até mesmo como membro do “Conselho Guardião de Bethel”.

A frase que nunca devemos nos esquecer e nem deixar de ter orgulho de dizer é: “Eu sou filha de de todo o meu coração”. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que beleza! Parabéns! Esta Presidência concede agora à Luciana Ribeiro Teles, past honorável rainha e membro da maioridade do Bethel 7 Damasco de Santos, que falará em nome de todos os membros da maioridade. Também peço, com carinho, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

A SRA. LUCIANA RIBEIRO TELES - Senhores deputados, tios, tias e irmãs, há mais ou menos quatro semanas eu descobri que estava grávida e logo após veio a alegria de saber que dentro de mim batiam dois corações. O primeiro pensamento que me veio na cabeça foi o da responsabilidade, para não dizer do medo mesmo, de trazer mais um ser para este mundo em que a gente vive.

É inegável que a vida aqui não é fácil, que é árduo ler todos os dias nos jornais notícias de tragédias familiares, crimes, abusos e outras tantas coisas ruins e o que é pior ainda saber que não é ficção. Porém, em seguida, me veio outro sentimento, um pouco mais conformista e esperançoso: “Se houvesse mais organizações e entidades como as ‘Filhas de ’, certamente esse meu filho ou filha viveria em um mundo muito melhor”. E não é porque todas nós somos perfeitas, não, muito pelo contrário, somos tão imperfeitas, mas tão imperfeitas, que aprendemos a respeitar as imperfeições dos outros. Isso nos torna, no dia a dia da Ordem, muito mais humanas. E na minha opinião, humanidade é artigo raro no nosso Brasil, hoje.

E não é que seria muito bom multiplicar o número de bethéis? Esse meu filho ou filha certamente viveria num lugar mais justo. E não é porque somos justiceiras, defensoras implacáveis da lei e da ordem, muito pelo contrário, somos tão injustas que aprendemos a pedir sempre a Deus que ilumine os nossos caminhos e que perdoe os nossos erros. E com esta fé, que também está bastante em falta no povo brasileiro, aprendemos a errar e a perdoar umas às outras. A vidinha que hoje cresce dentro de mim teria a oportunidade de respirar ares democráticos de verdade se tivéssemos mais filhas de por aqui.

Não que a gente entenda de política, não mesmo. O que a gente faz é praticar esta tal democracia todos os dias, aprendendo dentro do Bethel a respeitar a nossa pátria, nossos líderes, irmãs, tias, tios, amigos e familiares. E respeito, meus caros, também não vemos em abundância em nosso Brasil, hoje.

Nestas últimas semanas, muitos outros questionamentos surgiram na minha mente. Assisti ao filme vencedor do Oscar “Doze anos de escravidão” e, diferente do que as críticas previam, o filme não me fez chorar. Ele me deixou com raiva, uma raiva sem tamanho da humanidade, que há séculos é cruel, impiedosa e tantos outros adjetivos que não vou dizer aqui hoje. Após o filme, eu fiquei alguns minutos em silêncio e pensei: “Poxa, se naquela época tivesse filha de , essa Ordem que trouxe tantas meninas aqui hoje e que mudou a minha vida, muita coisa seria diferente”.

E não é que nós somos melhores do que ninguém, nós não somos. A verdade é que somos todas iguais: brancas, negras, ricas, pobres, loiras, morenas, todas iguais.

Falando em igualdade, muito me preocupa trazer uma vida para um país tão desigual. Crianças com desnutrição por falta de comida, idosos sem acesso à saúde pública, jovens carentes sem oportunidades de trabalho, enquanto do outro lado da avenida vemos casarões, carros importados e, por que não dizer, fartura, gastança. Nós, filhas de , não temos uma porção mágica para resolver os problemas do mundo, muito pelo contrário, mas com os nossos esforços coletivos conseguimos ao menos amenizar a dor e esse sentimento de exclusão das pessoas menos favorecidas.

Senhores deputados, tias, tios, minhas irmãs, eu poderia ficar aqui por muito mais tempo exemplificando o quanto a nossa Ordem faz diferença no mundo, mas encerro com um apelo para que todos vocês continuem mantendo a chama que mantém a nossa Ordem viva. Façam não só por vocês. Afinal, é muito prazeroso dividir alguns sábados juntos. Façam por este novo ser humano que irá chegar, em breve, e por todos os outros que precisam muito de humanidade, fé, respeito, democracia e igualdade. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Muito bem! A Luciana me fez lembrar de uma história que eu ouvi certa vez de um velho sábio. Ele contava sobre um garotinho que viajava em um avião, sentado ao lado de um comandante militar, premiado, laureado por tantas vitórias nos campos de batalha.

De repente, o avião começou a balançar. Entrou em uma turbulência. Ia para cima, ia para baixo, violentamente, para os lados. Abriram-se os compartimentos superiores de bagagens, as bagagens caíram no corredor e esse homem começou a se preocupar. E olha ao lado, um garotinho brincando com o ioiô. Até que em determinado momento o homem começou a chorar de desespero, segurou na mão do garotinho e disse: “Me conforta, você não está com medo?” “Eu não estou com medo”. “Esse avião vai cair, ele não vai passar por esta turbulência”. E o garotinho disse: “Vai passar, o avião vai chegar e vai pousar, melhor e mais forte do que estava antes desta intempérie”. E ele disse: “Como você tem tanta certeza?” E o garotinho respondeu: “Meu Pai está no comando. Ele é o comandante desta aeronave. Eu sei que não vai cair”. Deus é o comandante de nossas vidas. Ele me diz: você e essa criança serão muito felizes. Vocês têm muitas coisas maravilhosas para viver e o homem que foi destaque no século XX, Winston Churchill dizia: “Para cada situação há uma nova oportunidade de dela sairmos maiores e mais fortes”. Você saiu um gigante desta tribuna. Meus parabéns por tudo o que você falou. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra à Bruna Brandino, guardiã do Bethel 23 Araçatuba que falará em nome de todos os membros do Conselho Guardião. Cadê aquele carinho? Cadê aquelas palmas? (Palmas.)

 

A SRA. BRUNA BRANDINO - Boa noite, ilustre deputado estadual Fernando Capez, em nome de quem saúdo a todas as autoridades presentes. Meu nome é Bruna Brandino, sou guardiã do Bethel Araçatubense e agradeço a oportunidade de estar aqui esta noite, pois esta Assembleia tem ajudado a expandir e a promover o reconhecimento desta respeitável “Ordem Paramaçônica”. O “Dia das Filhas de ” é um reconhecimento de que os caminhos tomados estão corretos, estão dando frutos e os esforços de todos aqueles que um dia já passaram ou que estão nesta Ordem foram bem empregados. Tem como objetivo, dentro outros, promover o aperfeiçoamento do caráter, através de desenvolvimento pessoal e espiritual, tendo por base os ensinamentos de Deus, aqueles encontrados nas sagradas escrituras: o patriotismo, o serviço em sociedade, o respeito e o amor para com os pais e seus familiares. Princípios estes que norteiam as bases mais primárias da sociedade, promovendo presente e a evolução para o futuro. Posso afirmar que as filhas de proporcionam estrutura de oportunidade para evolução, mostrando os melhores caminhos diante dos seus próprios erros, já que a irmandade presente dentro desta Ordem é tão intensa que realmente nos tornamos uma única e grande família.

Nada se compara ao ver o sentimento que as meninas transparecem ao verem seus projetos e planos realizados ou até mesmo nos pequenos gestos de vestir seus paramentos e rever as suas irmãs. É gratificante também poder enxergar o quanto essas pequenas meninas evoluem e se tornam grandes mulheres, líderes e exemplos de cidadãs. Lembrando que hoje em nosso país somos liderados por uma presidenta e a cada dia temos mais mulheres que estão sendo requisitadas para assumir postos de liderança.

Em nosso Bethel, notamos - apesar de pouco tempo de existência - uma grande evolução das meninas, tanto no campo da oratória, da beneficência, do comprometimento e inúmeras já hão de estar como futuras líderes. Isso graças ao apoio irrestrito da maçonaria e da sociedade araçatubense.

Queria agradecer a todas as filhas de e membros dos conselhos guardiões que assiduamente transformam o presente e batalham para mudar o futuro. E ainda a todos aqueles que passaram ou apoiam os bethéis em suas jornadas.

Agradeço a honra que nos foi concedida e peço ao Pai Celestial que ilumine a todos, em especial a esta Casa Legislativa. Obrigado.

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Muito bem! Uma salva de palmas. (Palmas.) Esta Presidência concede a palavra à Ludmila Massaro, membro de Maioridade Guardiã Bethel 18 São José do Rio Pardo e cerimonialista do comitê do concurso “Miss Filha de do Estado de São Paulo”. Nosso carinho para ela. (Palmas.)

 

A SRA. LUDMILA MASSARO - Senhor deputado estadual Fernando Capez, pessoa na qual eu cumprimento a todos aqui presentes, boa noite!

Em nome do comitê do concurso “Miss Filha de do Estado de São Paulo”, é com grande honra que falo esta noite.

O concurso “Miss Filha de ” não avalia a beleza, como nos concursos que conhecemos, mas sim o conhecimento das leis e regulamento das “Filhas de Internacional”, comportamento e postura; e atualidade sobre a Ordem. Durante o concurso, as candidatas elegem “Miss Simpatia” a candidata que conversa e ajuda as irmãs. Em outras palavras, a mais simpática.

Infelizmente, o concurso não foi realizado no ano passado em virtude da não realização do Congresso Paulista de Bethéis, explicando assim a realização do concurso em fevereiro do presente ano.

Em nome do comitê “Miss Filha de do Estado de São Paulo”, eu tenho o prazer de anunciar oficialmente as vencedoras: Tainá Silva, eleita “Miss Simpatia”. (Palmas.) E Gabriela Caram Fernandes, eleita “Miss filha de do Estado de São Paulo”. (Palmas.)

Em nome do comitê “Miss Filha de do Estado de São Paulo”, muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Parabéns às vencedoras! Não temos uma vinheta, aí, do hino da vitória, do Ayrton Senna? Não temos alguma coisa aqui? A Sonoplastia está devagar aqui. (Palmas.)

Está com a palavra.

 

A SRA. GABRIELA CARAM - Muito obrigada! Sr. Deputado Fernando Capez, através do qual eu cumprimento todas as autoridades presentes, boa noite!

Nesta noite, tão essencial para a nossa Ordem, que celebra o “Dia Estadual das Filhas de ”, instituído no aniversário de Ethel Mick, nossa tão amada mãe Mick, foi me dada a tarefa de falar de “Miss Filha de ” e sua importância para a Ordem no estado. Mas antes de falar disso, qual a importância das filhas de , afinal? Fazer parte de uma Ordem que exige de seus membros dedicação e carinho especiais nos dias de hoje merece admiração de todas nós. Todas nós vivemos de compromissos e de prazos nas nossas vidas diárias, e ainda assim nos esforçamos para estar presente nas atividades do bethel, dedicando o nosso tempo para coisas que antes não dávamos a devida importância: amor ao próximo, filantropia, respeito, paciência, fé, honra, patriotismo. Como resultado disso, vemos meninas mais responsáveis, mais humanas e preparadas para os desafios da vida adulta.

Termos tantas meninas aqui, nesta noite abençoada, é prova disso. E então, dentro de toda a estrutura da Ordem, surge a necessidade de criar algo que nos mantenha unidas. É nesse momento que entra o papel das misses.

Quando alguém se referente à Miss Filha de , à Miss Simpatia, é esperado de ambas que sejam graciosas nas falas e ações, conhecedoras da Ordem, exemplares como filhas e mulheres, que sejam capazes ainda de transmitir harmonia durante as suas visitas. Mas acima e além de tudo as misses carregam juntas um desafio: transformar o fio de irmandade que une todas nós em elos fortificados de uma corrente de amor e companheirismo.

Então, hoje oficialmente eu e a Tainá aceitamos abraçar esse desafio.

Estaremos trabalhando para unir mais os bethéis, fazer com que sejam parte um do outro, estejam conosco em nossa caminhada, participem dos projetos que desenvolveremos e que o Bethel Jurisdicional desenvolve. Se esforcem para estarem presentes uma na vida da outra. Sem a ajuda de vocês a Ordem não existe.

Por fim, eu agradeço a honra e a oportunidade que me foi dada para representar a Ordem em nosso estado.

Agradeço aos meus pais, pois sempre me apoiaram e nunca me deixaram desistir.

Agradeço a essa Assembleia por sempre receber em sua Casa, com tamanho carinho e respeito.

E acima de tudo e, principalmente, agradeço a todas filhas de aqui presentes que tenho orgulho de falar: Eu sou filha de .

Muito obrigada e boa noite! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Parabéns! Muito bem.

Esta Presidência concede a palavra à Gabriela Caram, past honorável rainha do Bethel 18 São José do Rio Pardo e Miss Filha de do Estado de São Paulo. Uma salva de palmas. Então, quando eu anunciei a Ludmila, desculpe, foi a Gabriela que falou. Acabou de falar a past honorável rainha do Bethel 18 São José do Rio Pardo, Miss Filha de do Estado de São Paulo, maravilhosamente coroada e com toda a justiça.

E agora esta Presidência concede a palavra à Érica Margadona, past honorável rainha do Bethel 3 Ibitinga, membro de maioridade do Bethel 4 Blumenau, Santa Catarina, honorável rainha do Bethel Jurisdicional do estado de São Paulo. Uma salva de palmas à Érica Margadona! (Palmas.)

 

A SRA. ÉRICA MARGADONA - Boa noite, Sr. Deputado Estadual Fernando Capez! Em seu nome, cumprimento a todos os presentes.

É com imensa alegria que me pronuncio em nome do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo neste dia tão especial para nós. O dia em que comemoramos o “Dia Estadual das Filhas de ”.

Nosso Bethel foi fundado no dia nove de setembro de 2012, tendo hoje um ano e meio de atividade. Chegamos para somar, para unir membros de todos os bethéis do estado em um único bethel, para unir força e trabalharmos arduamente por nossa Ordem.

A cada gestão, são desenvolvidos projetos em que se destacam alguns temas importantes, como Campanha de Agasalho, Meio Ambiente e - agora - a novidade da Campanha da Amamentação.

E por projetos citados anteriormente e tantos outros que desenvolvemos que nós, do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, esperamos poder contar com um número cada vez maior de irmãs de todos os bethéis para que possamos juntas continuar trabalhando por essa missão.

Finalizo, citando a parte da música que diz: “Amor que não se pede, amor que não se mede”, pois vejo em cada uma de vocês um amor sem porquês, um amor de tamanho imensurável. Espero que juntas, sempre juntas, possamos doar esse amor não só a nossa tão querida Ordem, mas também à sociedade. Dessa forma, seremos pessoas melhores e construiremos também um país melhor.

Que possa o Senhor estar entre nós, enquanto estivermos separadas umas das outras. Obrigada.

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Amém. Parabéns!

Em um mundo dominado pela violência, pelas drogas, como é bonito ouvir falarem em amor, amor sincero, amor fraternal, amor de amigas.

Esta Presidência concede a palavra à Andréia Caram, past guardiã do Bethel 18 São José do Rio Pardo, guardiã do Conselho Jurisdicional do estado de São Paulo, a quem tenho a honra e o prazer de rever. Com a palavra Andréia Caram, com as nossas palmas tão calorosas. (Palmas.)

 

A SRA. ANDRÉIA CARAM - Obrigada, deputado. Boa noite! Cumprimento a todas as autoridades presentes. Boa noite, minhas filhas! Como sempre, eu não trouxe texto e o deputado roubou minhas palavras. (Risos.)

Bom, o que eu queria falar é exatamente sobre isso, mas eu vou só alinhavar sobre o Conselho Guardião Jurisdicional, que é uma novidade ainda, tem um ano e meio só que nós fomos instalados.

O Bethel Jurisdicional não é sobre a jurisdição, não é. O Conselho Jurisdicional não é guardião do Bethel Jurisdicional. O Conselho Guardião Jurisdicional é o conselho guardião que tem como finalidade supervisionar o trabalho de todos os bethéis, inclusive do Bethel Jurisdicional.

Então, os responsáveis pelo Bethel Jurisdicional são o Comitê do Conselho Guardião que é responsável pelo Bethel Jurisdicional.

Quando a gente fala supervisionar, não é supervisionar no sentido de fiscalizar; é supervisionar no sentido de orientar, de ajudar, apoiar, de ver as necessidades, de estarem juntos. E esse conselho é composto por guardiões ou pasts guardiões ou membros de conselhos de todo o estado.

Na verdade, a gente vive lá o que vocês vivem também. Acaba que nós formamos uma grande família. E a gente começa a conviver com o pessoal de Santos, com o pessoal de Rio Preto, de Araçatuba e por aí vai e a gente acaba criando esse amor fraterno entre nós também, do conselho. Mas eu quero mesmo é parabenizar vocês, meninas, por este dia tão especial. Isso é uma conquista. Graças a esta Casa, nós temos esse “Dia Estadual das Filhas de ” e eu continuo falando o que eu sempre digo aqui, com vocês: É uma grande alegria, é uma honra para nós termos filhas como vocês nesse mundo que está cheio de drogas, que as pessoas não se importam com nada, os conceitos estão mudando, os critérios estão mudando. Então, de repente, é melhor ser bonito e aparecer na televisão do que fazer a parte de vocês que vocês fazem para contribuir, para melhorar o mundo. E vocês são capazes disso.

E eu acho maravilhoso porque toda preocupação de vocês é o que vocês podem fazer para ajudar o próximo. Vamos fazer a Campanha do Agasalho, vamos fazer uma visita ao orfanato, vamos passar o dia lá com as velhinhas. E toda movimentação que vocês fazem em torno disso: nós precisamos de dinheiro para a campanha, então vamos fazer um evento. E vocês conseguem mover toda uma sociedade. Vocês são maravilhosas!

Quando a gente fala que vocês estão na Ordem para aprimorar o caráter, a gente entende perfeitamente que quem entra na Ordem não está com o caráter pronto. Na verdade, vocês estão lá realmente para fazer o que vocês estão fazendo. Cada dia um pouco melhor do que foi ontem e para isso vocês têm a ajuda das irmãs de vocês, que essas irmãs existem em todos os estados, que essas meninas estão se ampliando cada vez mais.

E é maravilhoso esse network que vocês vão criando com todos os lugares do mundo. E são meninas como vocês que o mundo precisa. Obrigada por vocês existirem. Boa noite! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Bonito! Merecido!

Neste momento, aproximando-se do clímax desta sessão, esta Presidência presta homenagem e já vê de soslaio a homenagem chegar, com a entrega de um diploma ao sapientíssimo irmão Clovis Messias. Iniciado na “Loja Comércio e Artes”, em solenidade conjunta com a “Loja Trabalho e Liberdade”, no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1963, foi a companheiro em 15 de julho do mesmo ano, chegando a mestre em 28 de outubro do mesmo ano de 1963 para depois ir à Assembleia Maçônica Federal.

Em 1964, ano tão importante para mim, com o rompimento das instituições democráticas, eu que completo 50 anos daqui a pouco, houve um abalo político e imediatamente os irmãos receberam apoio para superar as dificuldades encontradas.

Na “Loja Trabalho e Liberdade”, o rito era York, nesta época, já existia uma turbulência política e administrativa que acabou culminando dez anos depois com o rápido rompimento entre São Paulo e Rio, o poder central.

Em atividades maçônicas, ocupou todos os cargos em loja, sendo o predominante o de orador. Benemérito, grande benemérito, estrela maçônica, cruz da perfeição maçônica e portador da “Comenda da Ordem do Mérito de Dom Pedro I”, recebendo o tratamento de sapientíssimo pelos 50 anos de atividade maçônica.

Deputado estadual na poderosa Assembleia Legislativa Paulista Maçônica. Deputado estadual qualificado. Membro da Comissão de Orçamento e Finanças, representando Augusta e respeitável loja Lautaro nº 2642.

Portanto, este homem, com este currículo, com esta folha de serviços prestados, vai receber a seguinte placa oficial, com o logo oficial da Assembleia, que só pode ser usado em comendas oficialmente outorgadas, portando documento oficial.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, presta homenagem ao sapientíssimo irmão Clovis Messias, idealizador da Lei nº 13.838, de primeiro de dezembro de 2009, do deputado Bruno Covas, que institui o “Dia da Ordem das Filhas de ”, o qual é comemorado anualmente no dia nove de março.

Esta homenagem faz-se necessária, justa e perfeita, em virtude dos trabalhos realizados pelo sapientíssimo irmão Clovis Messias, em prol das “Filhas de Internacional”. Se o “Dia Estadual das Filhas de ” existe no estado de São Paulo e tem sido comemorado com brilhantismo desde o ano de 2010 e esta é a terceira, fui corrigido pela zelosa assessoria. Assessoria, é a terceira sessão solene que eu presido, é em função do seu zelo, carinho, disposição e trabalho. Fernando Capez, deputado estadual. São Paulo, 14 de março de 2014. Àquele a quem tanto se empenhou peço que, se possível, em pé, o acolhamos com uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E neste momento esta Presidência concede a palavra ao grande homenageado da noite, sapientíssimo irmão Clovis Messias.

 

O SR. CLOVIS MESSIAS - Mais uma vez, boa noite! Meus irmãos, minhas cunhadas, minhas sobrinhas, presidente Fernando Capez, deputado e amigo, a quem nos acolheu depois da ida do Bruno para a Secretaria do Meio Ambiente.

Tudo isso surgiu do coração grandioso que envolve esta Casa com os parlamentares que têm a vontade de ver um Brasil muito melhor.

Conversava com o Bruno, inicialmente, sobre o trabalho desenvolvido pela Ordem Maçônica, pelas paramaçônicas, as meninas “Filhas de ”, os demolays, a arco-íris e o que se realiza aí.

Dizia ele, então jocoso: “Um velho maçom como eu conversa com o pessoal novo que estes quem vão construir um Brasil. Provavelmente, o nome da maçonaria estará nos livros de história quando nós conseguirmos ouvir”. E ele imediatamente resolveu atender porque também estava preocupado com o que fazer pela Ordem, o que fazer pela maçonaria.

E resolveu debruçar toda a sua vontade, toda a sua energia à espada maçônica, especialmente hoje, no início de cada ano, “As filhas de ”.

Imediatamente, quem conversava, quem batia papo, quem nos solicitava, quem achava bonito e queria participar de alguma maneira, era o deputado Fernando Capez. Dedicado, apreciador, já vendo os movimentos que nós fazíamos aqui, quando Bruno foi para o Meio Ambiente, ele se apresentou e falou: “Eu não sou maçom, mas admiro o serviço maçônico e acho brilhante o desenvolvimento que vocês fazem com a espada maçônica, principalmente as meninas, os meninos que desenvolvem em favor da sociedade sempre com coração aberto”.

Eu não sou de falar, me perdoe, estou usando em excesso porque estou olhando a todas, vi a manifestação da Luciana, o coração de todos aberto, chorando de alegria, vibrando de entusiasmo.

Meus irmãos, as nossas filhas estão aqui, e eu começo a ver o jardim que elas prepararam. Um jardim de flores bonitas, irrigado, maravilhoso. A cada canto que você vê, tem uma árvore, tem uma flor mais frondosa, mais linda.

Trazemos uma mensagem e um perfume extraordinário. Lógico, algumas pétalas começam a cair, cair para mostrar ao tapete deste mesmo canteiro que elas prepararam que é o tapete da caminhada para a vida, onde elas vão conseguir se transformar nas cidadãs que nós sempre esperamos.

Lógico, não há preocupação com as folhas mortas porque sabemos onde tem folha, onde existem as pétalas, o espinho não brota, não estraga. Consequentemente, elas vivem e nós todos juntos, olhando sempre nesta caminhada que elas vão fazer pelos jardins da beleza, elas vão estar olhando sempre, falando no “eu” em favor do plural.

Muito obrigado a todos! Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência concede agora a palavra ao Alexandre Schiavinatto, past guardião do Bethel 1 São José do Rio Preto e supremo deputado assistente das “Filhas de Internacional para o Estado de São Paulo”. Cadê as palmas? (Palmas.) Muito bem.

 

O SR. ALEXANDRE SCHIAVINATTO - Boa noite a todos! Digníssimo deputado estadual Fernando Capez que, se não é maçom de iniciação, com certeza já o é na sua essência. Só falta a oportunidade de iniciar.

Membros de conselhos guardiões, filhas de , convidados, na noite de hoje, além do “Dia Estadual das Filhas de ”, comemoramos os 15 anos de chegada das “Filhas de Internacional” ao estado de São Paulo, já que o primeiro bethel foi instituído em 19 de dezembro de 1998 na cidade de São José do Rio Preto. De lá para cá, a Ordem cresceu. Muita coisa aconteceu, inclusive a criação do “Dia Estadual das Filhas de ” que começou a ser comemorado no ano de 2010, através de projeto de lei, de autoria do irmão e deputado Bruno Covas. Também se empenharam muito para que esse projeto se tornasse lei os irmãos Clovis Messias, Cleber Delalibera e Milena Cristina do Couto. Todos esses trabalharam muito e dedicaram o seu tempo e carinho para que as filhas de tivessem o justo e merecido reconhecimento.

Como eu disse em minha fala durante a sessão de 2010, a instituição do “Dia Estadual das Filhas de ” foi um marco, no sentido para que a Ordem tivesse uma maior visibilidade e apoio por parte da maçonaria, através de suas potencias legais e legítimas, da “Ordem Estrela do Oriente”, fortalecendo todos os bethéis existentes na época e proporcionando o surgimento de novos bethéis para que as nossas meninas pudessem ter a oportunidade de participar de tão bela Ordem que tantos ensinamentos nos leva.

Tudo começou no ano de 1920, na cidade de Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, com Ethel Wead Mick, esposa de maçom e membro da “Estrela do Oriente”.

Percebendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, especialmente as belas lições de literatura e drama encontrados no livro de , decidiu dedicar parte do seu tempo para que outras moças pudessem compartilhar desse privilégio. Surgiu assim, a “Ordem Internacional das Filhas de ”, que tinha como objetivo dar às meninas com parentesco maçônico a oportunidade da busca com os mais preciosos ideais de vida, como aprimoramento do caráter, desenvolvimento espiritual, reverência a Deus, lealdade à bandeira e à pátria, respeito aos pais, aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

As filhas de são reconhecidas pelas suas vestes, representadas pelas túnicas brancas, utilizadas como símbolo de pureza e inocência; e a outra cor básica é o roxo, que representa os mais altos ideais de vida.

A Ordem tem como lema “A virtude é uma qualidade que grandemente honra a mulher”. “As Filhas de ” desenvolve atividades como filantropia, eventos para arrecadação de fundos destinados à filantropia, cerimônias de divulgação da Ordem e cerimônias de comemoração de datas especiais como: “Dia dos Pais”, “Dias das Mães”, “Páscoa”, “Natal”, entre outras.

“As Filhas de ” busca desenvolver em seus membros: oratória, responsabilidade, comprometimento com o grupo, determinação e muitos outros pontos que fazem com que seus membros tenham um grande crescimento espiritual. Isso não se aplica somente às meninas que iniciam, mas também aos adultos que começam a dedicar-se pela Ordem e depois não querem mais parar, pois encontram uma causa pela qual se apaixonam.

Nós adultos também crescemos com os ensinamentos da Ordem e das meninas que pertencem a ela. Eu sei bem disso, pois sou prova viva desse desenvolvimento.

Antes de conhecer as “Filhas de Internacional”, eu já tinha quatros anos de maçonaria, já era mestre, mas a timidez excessiva me impedia de demonstrar ideias e de mostrar o que minha cabeça pensava: a boca simplesmente não falava. E era assim em todos os lugares.

Apesar de ter participado da instituição do Bethel 1 São José do Rio Preto, eu morava e trabalhava na época na cidade de Campinas, e assim só realmente comecei a fazer parte do bethel e da Ordem em junho de 1999.

Havia conhecido a Ordem no final de 1997, através de uma filha de chamada Ana Paula Maciel, do Bethel Caxias do Sul, um modelo de filha de - que se tornou membro de uma unidade - apaixonada pela Ordem.

Através dela, em junho de 1998, eu pisei em um bethel pela primeira vez na cidade de Caxias do Sul. Um dia de muito frio, seis graus. Mas se havia frio do lado de fora, dentro do bethel uma chama se acendeu dentro de mim ao ver o trabalho daquelas meninas, inédito para mim.

A beleza, a ternura, o carinho, a dedicação como elas conduziam a reunião me fez pensar que o estado de São Paulo precisava daquilo, que eu precisava daquilo, mas eu era um recém-mestre, desconhecido na minha cidade. Além do que nem morava em São José do Rio Preto, naquele momento. Mas há uma frase que diz algo, como: “Se você quer muito uma coisa, o universo conspira em seu favor”. E foi que aconteceu.

Sem que eu tivesse a menor noção do que estava acontecendo, a “Ordem Internacional das Filhas de ”, o nome da época, estava chegando ao meu estado e mais precisamente à minha cidade natal São José do Rio Preto.

Quando eu fiquei sabendo disso, fiquei extremamente feliz, por mim e pelas meninas da minha cidade e do meu estado que teriam a oportunidade de ver e praticar tudo aquilo que eu tinha presenciado em Caxias do Sul, que tanto me encantara.

Assim, em junho de 1999, comecei a frequentar regularmente as reuniões e, assim que possível, fui e passei a fazer parte do Conselho Guardião do Bethel 1 São José do Rio Preto.

Comecei a aprender mais sobre a Ordem, através da constituição e através de uma lista de discussão criada pela Ana Paula Maciel para levar a informação de modo mais rápido e eficaz ao maior número possível de pessoas.

No começo, eu ficava observando as perguntas das meninas e as respostas da Ana. Em um segundo momento, quando a Ana não podia responder, eu respondia com as respostas dela que eu tinha guardado em um banco de dados. E num terceiro momento, eu já respondia sem ter que procurar o banco de dados. Fiquei espantada com isso, mas nada mais era que a informação compartilhada voltando para mim mesmo, pois a informação compartilhada não se perde da pessoa que compartilhou, continua lá. E beneficia uma, duas, sabe se lá quantas pessoas que - até aquele momento - a desconheciam.

Com o tempo e os afazeres, Ana Paula parou de responder e eu assumi. E com isso veio o cargo de supremo deputado assistente para o estado de São Paulo. E com o cargo, a terrível incumbência de responder por escrito, começar a falar, pois eu ia aos bethéis, aos congressos e era cobrado para que falasse alguma coisa em nome do “Supremo Conselho”.

A consequência de começar a falar, de aumentar a tolerância foi que em junho de 2006 eu assumi como venerável mestre da minha loja “Aprendizes do Terceiro Milênio, 526 - Glesp”. A minha evolução, ainda que não me considere um bom orador, veio em decorrência do exemplo de ter visto como muitas meninas que iniciaram no meu Bethel progredindo dentro da Ordem, progredindo na sua vida pessoal.

Eu não busquei conscientemente essa evolução. Ela veio de maneira natural, sem que eu percebesse, que é o que acontece também com vocês. Muitas vezes vocês nem se dão conta do quanto aprendem e crescem até que um dia esse aprendizado e crescimento vêm à tona. Quando por exemplo vocês se destacam em uma entrevista de emprego.

O primeiro bethel constituído no Brasil foi em 1993, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, foram instituídos mais quatro bethéis: Caicó, no Rio Grande do Norte; Paulo Afonso, na Bahia; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, são cerca de 200 bethéis espalhados por todos os estados brasileiros.

O primeiro bethel instituído no estado de São Paulo foi o Bethel 1 São José do Rio Preto e hoje são 22 bethéis ativos no estado de São Paulo, sendo que teremos o 23º no dia 13 de abril, será o Bethel Horus aqui na cidade de São Paulo, Rua Piratininga, 860, se não me falha a memória, às nove horas da manhã.

Atualmente, o estado de São Paulo está em terceiro lugar em número de bethéis, muito longe de Minas Gerais que está chegando a quase 60 bethéis, mas bem perto da Bahia que tem, atualmente, 24 bethéis ativos. Pensando nisso, eu conclamo a todos os bethéis a fazerem apresentações em outras cidades para que a nossa Ordem continue crescendo e se fortalecendo cada vez mais dentro do estado de São Paulo.

A meta é chegar no “Dia Estadual das Filhas de ”, de 2015, quem sabe já em segundo lugar, o que está bem perto de acontecer, pois como já disse nós teremos o 23º Bethel no dia 13 de abril e já nos chegou a informação de que há uma cidade no estado de São Paulo trabalhando para fundar um bethel também ainda em 2014.

Então, é um momento em que cada bethel trabalhe para que a Ordem cresça. Assim tem sido nos 15 anos. Nós trabalhando para que a Ordem cresça, pois não há nenhuma organização que chegue até nós e diga: “Olha, nós temos aqui um bethel prontinho para vocês”. Esse é um trabalho que sempre foi nosso: garimpar cidades, garimpar meninas, garimpar adultos para que a nossa amada Ordem continue crescendo.

Ainda assim “As Filhas de Internacional” está em um ótimo patamar. E isso se deve a todas “Filhas de ” ativas, membros de unidade e membros de conselhos guardiões que atualmente trabalham pela Ordem, bem como a todas as pessoas que já trabalharam pelos bethéis do estado de São Paulo, pois cada uma dessas pessoas lançou semente e hoje colhemos. E a elas eu gostaria de deixar o meu mais profundo agradecimento. Muito obrigado! Vocês fizeram e fazem da Ordem o que ela é hoje. (Palmas).

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Muito bem. Deslocaram-se à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a maior Assembleia Legislativa do país, as seguintes ordens: Bethel 1 São José do Rio Preto, Bethel 2 Assis, Bethel 3 Ibitinga, Bethel 4 General Salgado, Bethel 5 Olímpia, Bethel 6 Santos, Bethel 7 Santos, Bethel 8 Campos do Jordão, Bethel 9 Campinas, Bethel 10 Mogi das Cruzes, Bethel 12 Jaú, Bethel 13 Tupã, Bethel 14 São Paulo, Bethel 15 Piracicaba, Bethel 16 Itapólis, Bethel 17 Pindamonhangaba, Bethel 18 São José do Rio Pardo, Bethel 19 Campinas, Bethel 20 Pirassununga, Bethel 21 Taquaritinga, Bethel 22 Jundiaí, Bethel 23 Araçatuba.

Está lançado o desafio pelo nosso deputado supremo Alexandre Schiavinatto, até o final do meu próximo mandato, eu espero estar aqui, vamos fundar mais 37 Bethéis para alcançarmos o estado da Bahia. Esse é o nosso desafio.

Quero também saudar, ainda em tempo, o Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Fabiana de Luna, presidente do Comitê Jurisdicional e past guardião do Bethel 14; Maurício Ludovico dos Santos, oficial executivo da “Primeira Região do Grande Capítulo do Estado de São Paulo do Supremo Conselho da Ordem Demolay do Brasil”; Marcelo Páscios, deputado estadual Assembleia Maçônica, guardião do Bethel Horus, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Hugo de Payens da Ordem Demolay; Carlos Falei, deputado estadual da Assembleia Maçônica, guardião executivo Bethel Horus, representando o grande secretário-geral de comunicação e informática, Fernando Colacioppo; Letícia de Melo Santos, Bethel 36 Guaxupé - Lírios da Redenção - Minas Gerais, membro da “Maior Idade”, past honorável rainha; Julia Schmidt Oliveira Soto, honorável rainha do Bethel 22 Lótus de Jundiaí; Heloísa Marcello Bulgarelli, grande caridade da “Grande Assembleia do Estado de São Paulo da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas”.

Os demais já foram anunciados, inclusive tiveram a palavra na tribuna.

Eu estava no fim de semana passado com a minha filha mais nova, Maria Eduarda, que me pediu um sorvete, aqueles sorvetes da Nestlé, o prestígio, e terminado o sorvete ela disse: “Papai, já acabou, mas foi tão rápido, tão gostoso.” Esta é uma sessão solene que eu queria que atravessasse toda a noite pela sua importância, pelas lindas filhas de , que comparecem embelezando esta Assembleia Legislativa, trazendo a sua alegria, sua espontaneidade, seu carisma, sua beleza interior e exterior, seu brilho que reflete a luz que vem da alma.

Quero dizer neste momento que fiz muito bem porque tinha um jantar que está sendo realizado, neste momento, em minha homenagem e que se iniciou às oito horas da noite. E quando me disseram que eu deveria cancelar ou adiar essa sessão solene, que me foi colocado à disposição a tempo, eu disse "por uma ordem de escala e importância, eu jamais irei fazer este cancelamento porque ao realizar esta sessão solene eu estarei refletindo o princípio maior da “Ordem das Filhas de ”: homenagear o próximo, muito antes de homenagear a si mesmo. Servir ao próximo e não dele se servir. E fortalecer e prestigiar o trabalho que é feito por estas pessoas que doam parte de sua vida para que vocês tenham a melhor formação e, tendo essa melhor formação, possam contribuir para que outras jovens que não tiveram essa oportunidade e que, porventura, não tenham ingressado na “Ordem das Filhas de ” possam receber de vocês muito dos valores e dos princípios que lhes são ministrados, sobretudo o da fé, do amor e do respeito.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a toda a nossa equipe que se esforçou para que viesse a bom termo tal sessão, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, o melhor Cerimonial entre os Poderes Públicos do estado de São Paulo, da Secretaria Geral Parlamentar, da TV Legislativa, de toda a nossa Imprensa da Casa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão.

Você, telespectador, que nos assiste neste domingo, agora por volta de dez horas e trinta minutos, uma boa semana para você, que Deus abençoe a todos nós. Boa noite! (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 38 minutos.

 

* * *