http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

21 DE MARÇO DE 2014

005ª SESSÃO SOLENE PARA PRESTAR HOMENAGEM AOS 25 ANOS DO SINDICATO DOS CLUBES DO ESTADO DE SÃO PAULO (SINDI-CLUBE) E AOS DIRIGENTES DE CLUBES QUE CONSOLIDAM A ATUAÇÃO DA ENTIDADE EM FAVOR DO SETOR

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem aos 25 anos do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - Sindiclube e aos Dirigentes de Clubes que consolidam a atuação da Entidade em favor do Setor". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Sindiclube.

 

2 - VITOR SAPIENZA

Deputado Estadual, elogia o deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que a abrangência do Sindiclube é muito maior do que apenas times de futebol. Afirma que há pouca divulgação das ações em prol da população carente. Parabeniza o Sindiclube.

 

3 - NÁDIA CAMPEÃO

Vice-Prefeita de São Paulo, agradece e parabeniza o deputado Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra sua presença nesta Casa também na última segunda-feira, para comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros. Diz ser um orgulho para o Estado de São Paulo suas instituições fortes e representativas, com tanto tempo de funcionamento. Afirma ser a cidade de São Paulo privilegiada pela atuação dos clubes na formação de atletas. Destaca ser um dia importante para homenagear os dirigentes de clubes, representados pelo Sindiclube. Ressalta a dedicação dos dirigentes aos seus clubes. Parabeniza todos os presentes.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Discorre sobre o incidente ocorrido com o jogador da Portuguesa. Menciona a alteração ocorrida no Estatuto do Torcedor, não percebida pelo Tribunal que julgou a causa. Afirma que o clube não vai ceder à intimidação da Fifa e da CBF.

 

5 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, considera muito importante esta homenagem prestada ao Sindiclube. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra a realização, este ano, da Copa do Mundo no Brasil, o que abrirá as portas deste País para o mundo e também as Olimpíadas em 2016. Afirma estar o Brasil inserido no contexto mundial por causa dos clubes. Ressalta que as medalhas de 2016 serão ganhas devido aos clubes, tanto nos esportes olímpicos como paraolímpicos. Cita os 25 anos de luta, garra e determinação. Destaca a importância dos dirigentes de clubes. Parabeniza o Sindiclube pelo aniversário.

 

6 - CELSO JATENE

Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa. Lembra a primeira aula dada em cursinhos pelo deputado Fernando Capez em 1991, recém-aprovado no concurso do Ministério Público. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que uma de suas primeiras iniciativas como secretário de Esporte foi elaborar, juntamente com o prefeito Fernando Haddad, um decreto para criação do Comitê Voluntário de Apoio à Gestão Esportiva, formado exclusivamente por dirigentes que participam do Sindiclube. Agradece ao Betinho, presidente do Sindiclube, e os outros companheiros dirigentes dos clubes de São Paulo, pela contribuição de ideias para a melhoria da cidade. Parabeniza todos os presentes.

 

7 - ARLINDO VIRGÍLIO MACHADO MOURA

Ex-Presidente do Sindiclube, que discursa em nome de todos os ex-presidentes, ressalta sua satisfação em estar presente nesta sessão para comemorar os 25 anos do Sindiclube. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre o início do Sindiclube, cujo objetivo inicial era representar os clubes em negociações trabalhistas. Afirma que sempre buscam a negociação equilibrada e justa. Relata os objetivos da entidade desde sua fundação. Menciona a criação, dez anos, da Universidade Sindiclube, para melhor aparelhar os clubes em suas gestões. Destaca o seu orgulho em trabalhar para a coletividade e comunidade dos clubes, interagindo com a sociedade. Cita o reconhecimento dos clubes do estado de São Paulo. Congratula Betinho, presidente atual do Sindicato.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de diploma de honra ao mérito ao Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sindiclube.

 

9 - CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI

Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sindiclube, cumprimenta a iniciativa do deputado Fernando Capez e todas as autoridades presentes. Cita as duas homenagens anteriores, em 2011 e 2012. Discorre sobre a fundação e a história da entidade, hoje muito bem estruturada, com crescimento impressionante e representando 10 milhões e 800 mil associados. Informa que, no estado de São Paulo, há mais de 60 clubes centenários. Destaca o trabalho e o empenho dos dirigentes e seus sucessores. Menciona a criação da Universidade Sindiclube para a formação de mão-de-obra para o setor. Ressalta que o Sindiclube esclarece dúvidas administrativas e jurídicas para todo o País. Lembra que esta é a década do esporte, com eventos como Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada, gerando aumento da demanda de esporte e lazer, desde as crianças até a terceira idade. Diz estarmos preparados para acompanhar o desenvolvimento do esporte. Agradece o apoio dos clubes paulistas e o deputado Fernando Capez.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Discorre sobre a ONG "C tem que saber", os prêmios recebidos pela ONU e o trabalho desenvolvido por eles. Pede um minuto de silêncio em memória do capitão da Seleção Brasileira em 1958, Bellini, que faleceu esta semana. Cita a entrega de placas a todos os clubes no coquetel no Hall Monumental. Ressalta que não existe esporte de competição sem grandes investimentos. Menciona as muitas medalhas na natação e no judô recebidas pelo Clube Pinheiros. Lembra o campeonato mundial de basquete, vencido pelo Brasil. Destaca a luta para que o Brasil descubra que o esporte puro e amador é o primeiro passo para que o País seja respeitado como primeiro mundo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos o Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, Sindiclube. Calorosa salva de palmas a esse grande desportista. (Palmas.)

Chamamos agora, representando S. Exa., o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude José Auricchio Junior e o secretário adjunto Eduardo Anastasi, também uma calorosa salva de palmas ao nosso estimado Eduardo Anastasi. (Palmas.)

Chamamos também nosso querido amigo, valoroso vereador, grande homem público, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Celso Jatene. (Palmas.) Apaixonado torcedor do Santos Futebol Clube.

Convidamos também o deputado estadual e ex-presidente desta casa Vitor Sapienza. (Palmas.) Grande palmeirense, também.

Recebo a notícia da chegada, já que anunciamos um palmeirense, um santista e temos um corintiano aqui na Presidência, chamamos nosso querido amigo, deputado federal, ex-presidente da Portuguesa de Desportos, deputado federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

Quero também convidar para ocupar aqui o nosso camarote, ao lado, como parte integrante da Mesa principal, como Mesa de extensão, representando o Exmo. Prefeito Fernando Haddad, ex-secretária municipal de Esportes, companheira de lutas, nossa vice-prefeita de São Paulo, a queridíssima Nádia Campeão. Calorosa salva de palmas a essa maravilhosa mulher. (Palmas.)

Muito bem. Sindiclube, temos que ter um “fair play” sempre. Estão também aqui como ex-presidentes Arlindo Virgílio Machado Moura, o ex-presidente do Sindiclube, que me esclareceu aqui, o Betinho confirmou, que eles não são irmãos, apesar de muito parecidos. Luís Eduardo Dutra Rodrigues, vice-presidente do Sindiclube. José Antonio Silveira Ribeiro, vice-presidente do Sindiclube. Maria Cecília Santa Cruz, vice-presidente; Aldo Roberto Saltini, também vice-presidente; Paulo César Mário Movizzo, Alexandre Bossolani, Claudio Lauletta, os anteriores, vice-presidentes; Cláudio Lauletta, diretor do Sindiclube.

À medida que novas autoridades desportivas e públicas forem sendo identificadas pelo nosso prestigioso Cerimonial, seus nomes aqui serão anunciados.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, estimados telespectadores que nos assistem pela TV Assembleia, esta não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, ela obedece à rígida forma sacramental. Uma sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, atualmente o deputado estadual Samuel Moreira, e o presidente só pode convocar a pedido de um deputado em exercício no mandato de deputado estadual.

Feito o requerimento pelo deputado, o pedido tramita pelos órgãos internos da Casa e é submetido à deliberação final pelo Colégio de Líderes para que o presidente, então, possa indeferir ou autorizar a realização da sessão solene.

Há casos em que a sessão acaba sendo indeferida, pois só pode ser autorizada em caso de relevante e notório interesse público.

Esta sessão solene, por mim solicitada, foi autorizada por unanimidade dos deputados que compõem os partidos desta Casa e assim sendo é realizada no plenário principal, o Plenário Juscelino Kubitschek. Nestas cadeiras, os deputados se assentam e votam os projetos de lei do estado de São Paulo. E nelas mesmas, em 1989, foi aprovada e promulgada a Constituição do Estado de São Paulo.

Nem poderia ser diferente, esta é uma sessão solene para homenagear os 25 anos do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, o Sindiclube, e os dirigentes que consolidam a atuação da entidade em favor do setor, os clubes que são a célula-mater do esporte brasileiro e que representam o esporte na sua acepção mais pura, que é o esporte amador, aquele que se realiza por amor, por dedicação ao esporte.

Se nestes 25 anos temos grandes registros do papel que os clubes desempenharam no esporte brasileiro, com certeza o desafio dos próximos 25 anos será retornarmos à força do esporte praticado nos clubes. Por esta razão, certo e convicto de que fazemos esta sessão no mais alto interesse público, convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela gloriosa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os 130 de 31, sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Gostaria de agradecer ao subtenente Emerson Pereira e pedir que, se possível, comunique às suas colegas policiais femininas que nesta segunda-feira, em Brasília, atendendo a uma representação deste deputado estadual, a Ordem Nacional dos Advogados do Brasil deliberará, sob a propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão, para garantir às policiais femininas o direito de se aposentarem após 25 anos de contribuição. Tentamos aprovar isso por uma PEC nesta Casa, não conseguimos, representamos à OAB e temos certeza que conseguiremos que este justo direito das policiais femininas, previsto na Constituição, seja contemplado. Uma boa noite a todos e muito obrigado! (Palmas.)

Neste momento, será exibido um vídeo institucional, e eu falo devagar para dar tempo dele entrar, do Sindiclube. Vamos então analisar este vídeo que está sendo colocado para exibição.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo institucional. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, concedemos a palavra ao ex-presidente desta Casa, sempre deputado, meu amigo particular, querido Vitor Sapienza. (Palmas.)

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Nobre deputado e presidente desta sessão solene Fernando Capez a forma como V. Exa se posiciona é sempre vibrante, muitas vezes até, quando se dirige ao plenário, dando uma aula. Passa a veemência, o positivismo e principalmente a clareza, em que pese ele ser corintiano, mas são detalhes da vida.

Caro Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Sindiclube, palmeirense sofredor como eu, temos amizade de família. Isso faz com que eu me empenhe. Mesmo porque, caro presidente, alguém que está no sétimo mandato, e aproveitando uma dica, indo para o oitavo, já participou de tantas sessões solenes e digo mais, Sr. Presidente, esta representa muito para mim porque eu acompanhei praticamente a fundação dela.

Eu me lembro bem daquela briga pelo IPTU, pelo ISS e aproveito que a nossa vice-prefeita está aqui porque, vice-prefeita, só conta história quem tem história. E quem está aqui dentro há 27 anos tem muita coisa para contar.

Caro Eduardo Anastasi, representando o governador, meu amigo desde o tempo em que V. Exa. assessorava a bancada do nosso amigo Campos Machado.

Cara Nádia Campeão, que representa o prefeito da cidade de São Paulo. Campeão não só no nome, mas também nas atitudes. Não sei se ela é palmeirense. Ainda cresce um pouco mais no meu conceito.

Caro Celso Jatene, secretário municipal de Esporte. Caro Arnaldo Faria de Sá, minha dobrada de 1986, presidente da Portuguesa de Desportos.

Eu estou à vontade para falar do Sindiclube, mesmo porque eu me dispus a passar um dia lá dentro, com o amigo Granieri, vendo que eles fazem em prol do esporte. Só que eu tenho uma crítica, eu não sei ficar quieto. Minha crítica é no seguinte sentido, Granieri: vocês, numa devida comparação, lembram um pouco a comparação entre o ovo da galinha e o ovo da pata. A galinha bota um ovo e faz um escarcéu grande, uma agitação grande. A pata bota um povo e ninguém sabe o que aconteceu. Eu entendo que uma parte disso se deve ao nome porque Sindiclube lembra Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e assim, sucessivamente. Desculpe, e Portuguesa, desculpe Arnaldo, e Portuguesa, quando a abrangência do que vocês fazem é muito maior do que isso.

A parte social que vocês fazem em prol dos mais carentes, infelizmente, é pouco divulgada.

Então, no momento em que vocês completam 25 anos, que é uma boda que tem que ser comemorada com toda sinceridade. Essa semana que foi uma semana pesada, gostaria de ter a veemência do nosso presidente Capez, mesmo porque nós tivemos várias reuniões em Campos do Jordão, não sei como você aguenta ainda com esse entusiasmo, mas eu vim porque eu não poderia deixar de marcar a minha presença numa festividade tão importante em prol do nosso estado. Parabéns, Sindiclube! Espero - não vai dar para completar as bodas de ouro - mas eu vou fazer o possível para 30, 35 anos estar com vocês. Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! E certamente estará.

Neste momento, passo a palavra a nossa querida vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, que como é sabido é uma vice-prefeita atuante e presente na administração, tem vários compromissos - talvez ela tenha que se ausentar - e é plenamente compreensível.

Agradecemos o esforço de V. Exa. de ter comparecido aqui, mesmo com outros compromissos que a impediam de fazer. Com a palavra, Nádia Campeão.

 

A SRA. NÁDIA CAMPEÃO - Obrigada, deputado. Boa noite a todos e a todas! Queria cumprimentar o deputado Fernando Capez, que preside essa sessão e na pessoa dele cumprimentar toda a Assembleia Legislativa e parabenizá-lo também pelo excelente mandato que vem fazendo em nome do povo de São Paulo, com dignidade e com competência.

Cumprimento também deputado Vitor Sapienza; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que é um grande entusiasta e batalhador em defesa da cidade de São Paulo e do esporte. Quero cumprimentar o Eduardo Anastasi, que representa o deputado José Auricchio, e representa também o Governo do Estado de São Paulo. Cumprimento o meu companheiro e amigo Celso Jatene, secretário de Esportes do Munícipio de São Paulo, que vem dando continuidade a um trabalho que com muito esforço, com muito sacrifício, muitos já fizeram à frente da nossa da secretaria municipal. Cumprimento o nosso querido amigo Cezar Roberto Granieri, que é um dos expoentes e uma pessoa que é consenso dentro do esporte, que representa a todos muito bem e que preside atualmente o Sindiclube.

Gostaria de cumprimentar o Arlindo Machado Moura, ex-presidente do Sindiclube, e, na pessoa dele, todos os demais dirigentes dos clubes de São Paulo.

Essa tem sido uma semana muito interessante, porque, na segunda-feira, aqui neste mesmo plenário, estive aqui, compareci, para comemorarmos os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e este plenário estava também muito lotado de engenheiros de todo canto do estado de São Paulo, numa cerimônia muito bonita. E na sexta-feira a gente encerra a semana aqui na Assembleia Legislativa comemorando os 25 anos do Sindiclube.

Eu acho que é um orgulho para o estado de São Paulo que nós tenhamos instituições tão fortes, tão representativas e, por isso, elas têm tanto tempo de funcionamento. O Sindicato dos Engenheiros já com 80 anos e o Sindiclube, nós temos certeza, que vai comemorar os 50, os 80, os 100 anos porque são instituições realmente sérias, que representam o esforço de paulistanos e de paulistas em construir e organizar uma cidade melhor. Então, em função disso, essas comemorações têm um significado muito importante. É claro que nos 25 anos nós poderíamos homenagear, deveríamos homenagear todos os clubes de São Paulo, que são muitos e a cidade de São Paulo é muito privilegiada porque tem o maior número dos clubes e sedia o Sindiclube pelo papel que eles têm na formação social, na formação de atletas, na integração das pessoas. Então, é claro que os clubes têm um papel imenso e devem receber toda a nossa homenagem, mas eu acho também que hoje é um dia importante de nós homenagearmos os dirigentes de clube porque o Sindiclube é uma instituição de tipo sindical e representa os dirigentes de centenas de clubes que nós temos espalhados no estado de São Paulo.

Então, eu acho que essa dedicação dos dirigentes, que eu já conheci desde o interior, porque a minha vida de criança e de adolescente foi dentro de clube, em Rio Claro, mas a partir do ano de 2000 é que eu pude conhecer uma outra face deste trabalho junto aos clubes. O Betinho, o Dutra, Tony Moreno, tanta gente que vem se revezando na condução do sistema de clubes de São Paulo.

Então, a minha homenagem hoje, além do papel dos clubes, é para os dirigentes que dedicam tempo, dedicam esforço e entregam parte das suas horas durante anos, para organizar, para representar; e a gente sabe que as responsabilidades são imensas. Não é fácil dirigir um clube.

Então, Betinho, receba aqui o abraço para você em nome de todos os dirigentes de clube e que esses 25 anos sejam o início desta jornada. Está certo? Então, parabéns a todos. Muito obrigada pelo convite! É um prazer estar aqui com vocês, sempre! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio a presença de Alberto Fasanaro, consultor da Presidência do Sindiclube; Andrea Felipone Garcia, representando meu querido amigo e deputado estadual Itamar Borges; Udine Verardi, representando nosso deputado decacampeão, deputado Antonio Salim Curiati - dez mandatos, impressionante; e João Evangelista do Santos Neto, representando nosso querido vereador Mário Covas Neto.

Eu passo a palavra agora, mas não sem antes registrar, meu querido amigo, que “não tombaremos calados”. O artigo 36, parágrafo segundo, do Estatuto do Torcedor, diz com todas as letras: “Toda e qualquer decisão emanada dos órgãos da Justiça Desportiva só tem validade depois de publicada no site da CBF”. O jogador da Portuguesa foi condenado a dois jogos de suspensão na sexta-feira, mas a decisão só foi publicada no site da CBF na segunda-feira e, portanto, o jogo da véspera - no domingo - é um jogo em que o atleta ainda tinha condições porque a decisão não começara a produzir efeitos. Eu lhes dou a explicação pela qual o STJD condenou a Portuguesa, desconsiderando esta regra porque esta regra foi introduzida no Estatuto do Torcedor em 2010 e ninguém naquele tribunal se deu ao trabalho de ler a alteração legislativa e vinham aplicando a lei erroneamente, não tiveram a humildade de reconhecer o erro e determinaram ilegalmente o rebaixamento da Portuguesa.

Fico feliz porque recebi as notícias auspiciosas de que o clube não vai ceder a esta intimidação da Fifa e da CBF porque sabem que qualquer punição no caso de ingressar com uma ação seria inconstitucional e rapidamente anulada pela Justiça Desportiva.

Perdoe-me este desabafo, Arnaldo, mas você, que representa todos os brasileiros, mas também a comunidade luso-brasileira, foi presidente da Portuguesa e sabe dessa nossa luta.

Com a palavra, deputado federal, incansável trabalhador, Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos presentes! Eu queria cumprimentar inicialmente o presidente da sessão, deputado estadual Fernando Capez, grande lutador pelo esporte paulista brasileiro e sem dúvida nenhuma, Capez, esta homenagem que você presta ao Sindiclube é extremamente importante e, sem dúvida nenhuma, ficará marcada em todos nós.

Queria cumprimentar a nossa vice-prefeita, Nádia Campeão, que tive o prazer, logo depois que deixei a Secretaria de Esportes, de ser sucedido por ela, que fez um brilhante trabalho.

E hoje, está aqui ao meu lado, meu companheiro e meu amigo, assumindo este trabalho na Secretaria de Esportes, vereador Celso Jatene, sem dúvida  faz um muito importante à frente da Secretaria de Esportes.

Cumprimento Eduardo Anastasi, que neste momento representa o governador e também secretário de Esportes, e que pediram que eu falasse em seu nome, o que é uma satisfação e uma alegria.

Cumprimento você, Betinho, porque você para nós é o Betinho. Certamente, um trabalho importante que o Sindiclube faz e, na verdade, nós falamos muito de clubes, de futebol, mas não podemos deixar de lembrar do Pinheiros aqui que você e o Dutra, o nosso presidente, presidente Arlindo, que já foi presidente também, que neste momento representa todos os clubes sociais e esportivos extremamente importantes. Tenho certeza que ao cumprimentar o Pera, que está aí embaixo, cumprimento todas as demais federações de atividades que representam este trabalho importante do Sindiclube.

Queria pedir licença a todos vocês e registrar a presença, entre nós, ainda de forma simbólica, mas presente pela sua luta e pela sua força, já que não está mais entre nós, meu querido Fraga, que foi presidente da CBC e foi presidente também de várias entidades ligadas ao esporte. Eu tive o prazer, quando fui secretário de Esportes, em 1993, de convidar o Fraga para ser diretor da secretaria, representando os clubes esportivos, o Sindiclube.

Portanto, onde você estiver, Fraga, sem dúvida nenhuma, o nosso respeito, a nossa homenagem, e sabemos o grande trabalho que você fez como presidente da CBC, que nasceu no seio do Sindiclube e hoje é, sem dúvida nenhuma, representante importante dos clubes brasileiros, tendo inclusive lei aprovada no Congresso Nacional o direito de receber recurso para repassar aos clubes. Isso foi uma história difícil e foi vencida no Congresso Nacional de forma extremamente importante.

Nós teremos este ano um grande evento: Copa do Mundo no Brasil. Sem dúvida nenhuma, um evento que abriu as portas do Brasil para o mundo na prática do esporte que o Brasil já é pentacampeão. E logo a seguir, daqui a dois anos, teremos as Olímpiadas no Brasil. Sem dúvida nenhuma, estes eventos que precederam - através da atuação constante de todos vocês nos jogos pan-americanos que tivemos em 2007 aqui no Brasil, nos jogos mundiais, militares - mostrando que efetivamente o Brasil está inserido no contexto mundial. E o Brasil está inserido, quero deixar claro e em bom tom aqui, por culpa do trabalho dos clubes. Vocês fizeram este trabalho porque lamentavelmente os governos têm deixado muito a desejar.

Vocês terão grandes conquistas nas Olimpíadas pelo trabalho que os clubes fazem porque lamentavelmente o governo fala muito e faz pouco. Quem faz o trabalho são vocês, os clubes sociais e esportivos do nosso país. (Palmas.)

E tenho certeza de que muitas medalhas que serão conseguidas pelo Brasil, agora no ano da Olimpíada, em 2016, serão graças aos clubes. Lembrando também, não apenas nos esportes olímpicos, mas também nos esportes paraolímpicos. O Brasil tem tido um grande desempenho nesta atividade. E queria pedir a você, Eduardo, que cumprimentasse a Linamara e toda a sua equipe pela luta que nós teremos aqui em São Paulo, o maior centro paraolímpico brasileiro, da América, aqui do trabalho feito justamente para poder valorizar estas atividades.

Portanto, Betinho, tenho certeza de que estes 25 anos são 25 anos de luta, de garra, determinação, muitas vezes, incompreendidos, muita luta no Congresso Nacional, que querem cobrar coisas que não se devem cobrar os clubes, esquecendo-se daquilo que os clubes dão para o Brasil, para São Paulo, para cidade e para todas as atividades.

Lembrar, inclusive, que aqui em São Paulo hoje - graças a Deus - esta questão foi superada, mas naquela época - em 1993 - queria-se cobrar judicialmente o IPTU dos clubes e foi o Sindiclube que conseguiu fazer, junto com o atual prefeito, então, um grande acordo para ajudar as escolinhas de atividades esportivas e até hoje o Sindiclube faz um trabalho maravilhoso.

Portanto, Capez, essa homenagem que a gente faz para o Sindiclube é pouca ainda, por tudo o que eles representam. Dirigentes esportivos que do seu próprio bolso colocam para poder administrar e gerir seus clubes, abandonando - muitas vezes - a sua atividade profissional, a sua atividade empresarial para se dedicar aos clubes e nem sempre são reconhecidos. São colocados como cartolas. Cartolas coisa nenhuma! São abnegados, abnegados que trabalham e fazem alguma coisa pelo clube, pela sociedade, pela comunidade e pelo o nosso país.

Não são apenas os clubes de futebol, os clubes de atividades esportivas olímpicas, várias entidades de atividades sociais são de clubes que fazem parte do Sindiclube.

Portanto, essa homenagem é pouca pelo o que vocês fazem e pelo o que vocês merecem.

Tenho certeza, Eduardo Anastasi, representante da Secretaria Estadual, e Celso Jatene, representando a Secretaria Municipal, nós precisamos ajudar mais ainda porque estes clubes ajudam muito a atividades socioesportivas do nosso país. Essa homenagem é mais do que merecida. E tenho certeza de que você, neste momento, terá a oportunidade, Betinho, de receber a homenagem de todos os clubes sociais esportivos de São Paulo pelo que fazem e pelo o que farão. E sem dúvida nenhuma, o Brasil só terá a Olimpíada em 2016 por causa de vocês. Parabéns! Sucesso e muitos anos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também a presença de Diego Freitas, representando a nossa colega, a deputada estadual Célia Leão.

Neste momento, tenho a honra de passar a palavra a um antigo, mas ainda jovem político. Antigo porque começou cedo, experiente, competente, pratica um novo jeito de se fazer política há algum tempo e com credibilidade. Delegado de polícia, eminente vereador, secretário municipal de Esportes, uma pessoa da mais alta competência. Tem da minha parte, um profundo respeito, desde os tempos em que promotor de Justiça, membro do Ministério Público, sequer imagina que um dia estaria na vida política.

Com a palavra, você, Celso Jatene. (Palmas.)

 

O SR. CELSO JATENE - O presidente encheu a minha bola, não preciso nem falar. Posso ir embora.

Boa noite, deputado Capez, presidente desta sessão e parabéns pela iniciativa. E trabalhador incansável, só esta semana eu encontrei o deputado Capez em três momentos. Na segunda-feira, pela manhã, na abertura de um evento. Depois, durante a semana, num momento de andanças nossas pela cidade e agora tenho a honra de comparecer a essa sessão, que V. Exa. propôs e preside. E pensar que fazendo um curso preparatório para o concurso que prestei, em 1991, tive a oportunidade de assistir - no último dia de aula - a primeira aula daquele que tinha acabado de ser aprovado em primeiro lugar no concurso do Ministério Público, que era o Fernando Capez. E também tive a oportunidade de fazer parte, já eleito vereador, durante o meu primeiro mandato, da Mesa que veio à tona pela primeira vez a ideia de que o Fernando Capez deveria disputar uma eleição para deputado estadual em São Paulo.

Daí para frente, deu show de voto, deu show de trabalho e parabéns pelo seu trabalho. Você merece! A votação que teve, com certeza, a votação que terá e merece o reconhecimento pelo trabalho que faz.

Quero cumprimentar o meu grande amigo, companheiro, Arnaldo Faria de Sá, e na pessoa dele, cumprimentar todos os deputados que estiveram e estão presentes ainda, cumprimentar a minha querida vice-prefeita Nádia Campeão; e na pessoa dela, cumprimentar todas as mulheres presentes neste evento. Cumprimento o meu presidente, Dutra, porque eu sou sócio do Clube Pinheiros, desde que nasci; e na pessoa dele, cumprimentar todos os dirigentes esportivos aqui presentes. E cumprimento, por fim, e de propósito, por fim, este meu grande companheiro, Betinho, já que o Arnaldo já escancarou. Já chamou o Betinho de Betinho. Eu também vou chamar. E ao cumprimentar o Betinho, registrar o meu respeito pelo Sindiclube, contando para vocês - para aqueles que ainda não sabem - que uma das primeiras iniciativas que eu tive quando tomei posse como secretário de Esportes na cidade de São Paulo, em janeiro do ano passado, foi conversar com o prefeito Fernando Haddad e fui prontamente atendido pelo prefeito no sentido de que nós elaborássemos, e o prefeito já assinou e nós já publicamos e já é uma realidade, nós criássemos por decreto um comitê voluntário de apoio à gestão esportiva.

E nós criamos, o prefeito Fernando Haddad assinou esse decreto. Esse decreto foi publicado no Diário Oficial e esse comitê é formado exclusivamente por dirigentes que pertencem ao Sindiclube. Por quê? Eu, como secretário de primeira viagem, é a primeira vez que assumo uma secretaria, eu tinha certeza absoluta da qualidade da contribuição que eu poderia ter acompanhado dos mais experientes dirigentes de clubes do nosso estado e da nossa cidade, obviamente. E nós já fizemos algumas reuniões, não é, Betinho? Eu já tive grandes contribuições do comitê e espero que este comitê se eternize na cidade de São Paulo e possa contribuir com muitos outros secretários municipais de esportes que venham assumir a pasta depois da nossa saída.

Quero registrar aqui que o Arnaldo Faria de Sá disse que foi sucedido pela Nádia e eu quero dizer aos dois que até hoje os funcionários da ACM têm saudades do período em que os dois estiveram por ali porque realizaram um grande trabalho, sem a companhia formal do Sindiclube, mas com certeza absoluta, com a companhia informal e, com certeza absoluta, com muita contribuição destes competentes dirigentes dos nossos clubes sociais esportivos.

Quero encerrar, Betinho, agradecendo de coração a você e a todos os companheiros do Sindiclube que dirigem os clubes sociais esportivos da cidade de São Paulo, pela contribuição que deram, não só a mim pessoalmente, não só a mim como secretário municipal, mas principalmente à cidade de São Paulo.

As ideias são excelentes e se Deus quiser muitas delas a gente ainda vai colocar em prática, esse ano e nos próximos anos. Muito obrigado. Parabéns a todos vocês! Grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Celso.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Arlindo Virgílio Machado Moura, ex-presidente do Sindiclube, e que discursará em nome de todos os ex-presidentes.

 

O SR. ARLINDO VIRGÍLIO MACHADO MOURA - Obrigado. Boa noite a todos. É uma imensa satisfação estar aqui.

Vejo aqui grandes amigos do esporte, estar aqui comemorando 25 anos da criação do Sindiclube.

Eu quero cumprimentar o deputado estadual Fernando Capez, que preside esta sessão. Eu quero cumprimentar a nossa vice-prefeita. Ela teve outros compromissos e teve que nos deixar.

Eu quero cumprimentar o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, grande amigo dos clubes esportivos, do esporte, um grande defensor.

Nós vimos aqui a veemência com que ele nos honrou com as suas palavras.

Quero cumprimentar outro grande baluarte da área esportiva, deputado estadual Vitor Sapienza. E quero cumprimentar também o Eduardo Anastasi, representando o secretário José Auricchio, secretário do estado de Esportes, Lazer e Juventude.

Quero cumprimentar a todas as senhoras e senhores. É uma grande satisfação vê-los aqui e é uma grande satisfação estarmos comemorando esta data.

No regime democrático, é importante que todos os segmentos da sociedade se façam representar para que possam reivindicar seus direitos, para que possam determinar a sua atuação, junto à sociedade, e foi assim, com esta ideia que o Sindiclube nasceu.

Os clubes esportivos e sociais da cidade de São Paulo e do estado de São Paulo, num determinado momento, há 25 anos, percebeu que era importante que criasse uma entidade, um ente que representasse o setor porque inicialmente, como um sindicato patronal, o seu grande objetivo e inicialmente, a sua única tarefa, era representar os clubes na negociação trabalhista como o sindicato laboral.

Era importante que tivesse um ente que concentrasse todos os interesses dos clubes para que se fizesse um acordo trabalhista de uma única vez e não com o clube, com outro clube, com diferenças entre um acordo e outro e também para que você tivesse mais força nesta negociação.

Se bem que o lema do Sindiclube, que é praticado até hoje, é que a negociação boa é a negociação equilibrada, que leve em conta os interesses de ambas as partes. E foi sempre assim, e é assim com o Betinho, com a sua equipe, que são negociados os direitos e os deveres trabalhistas.

Eu não lembro, Betinho, eu acho que nós nunca fomos para um dissídio, não é? Fomos, mas saiu um acordo antes. Então, é importante que a gente tenha isso em mente, que a negociação boa é a negociação ganha-ganha, que dentro do possível, e é sempre dentro do possível. É óbvio, se pudéssemos oferecer mais, mas é sempre dentro do possível fazer uma negociação equilibrada, uma negociação justa.

E é assim que o sindicato atua na negociação trabalhista, mas num determinado momento nós entendemos que o sindicato poderia e deveria fazer mais. Eu me recordo até que era uma época que a gente discutia o fim da unicidade sindical e da obrigatoriedade da filiação. Ora, as entidades representativas, que podiam ser múltiplas, teriam que ter uma prestação de serviços que chamasse os afiliados para que eles, voluntariamente, fossem para as fileiras do sindicato. Pensando assim, o Sindiclube começou a desenvolver uma agenda de prestação de serviços aos dirigentes dos clubes para que eles pudessem melhor administrar as suas entidades e ao longo do tempo nós fomos criando ou fomos buscando um acervo muito grande do segmento dos clubes. E daí veio a ideia, e há dez anos nós criamos a Universidade Sindiclube, que é um “repositário” de todo esse patrimônio, desse acervo que existe nos clubes e que então poderiam ser transferidos, trocados para melhor aparelhar os clubes para a sua administração. E assim foi feito e a universidade hoje é uma realidade, já completou os seus dez anos prestando um grande serviço aos clubes esportivos, mas não foi só isso.

 Num determinado momento, entendemos que era muito importante criar programas culturais e esportivos para que pudessem congregar os clubes nesses programas e aí até os senhores puderam ver um dos programas que é um sucesso, tem 15 anos, é realmente uma coqueluche, é o Pepac (Programa Esportivo para Atletas dos Clubes Não-Federados). É um grande sucesso, principalmente na área do vôlei. E é isso que nos enche de orgulho, de trabalhar para a coletividade, de trabalhar para a comunidade dos clubes, mas não só para a comunidade dos clubes porque os clubes hoje não são mais ilhas isoladas. É preciso interagir com a sociedade e esse é o papel também que o Sindiclube faz. Esta interação com a sociedade. Esta participação da vida paulistana e paulista. Esta responsabilidade social que nós temos e que temos que transferir isso através dessa interação e é isso que nós vimos fazendo ao longo desses 25 anos. O sindicato cresceu, cresceu forte. É uma entidade representativa, efetivamente representa os clubes pelo serviço que ele presta. É por isso que ele tem essa autoridade, é por isso que ele tem esse reconhecimento dos clubes. É um lídimo representante da classe, do segmento dos clubes do estado de São Paulo.

E com isso estamos fazendo 25 anos. Eu não tenho dúvida de que esses 25 anos se repetirão e temos tido hoje uma condução muito firme, muito certa, muito responsável do nosso atual presidente, que é o Cezar Roberto Leão Granieri, com quem eu quero congratular, com o Betinho, e dizer mais uma vez da nossa satisfação de estar aqui, com todos os senhores, cumprindo essa agenda dos nossos 25 anos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, peço que nosso assessor, Marcus Vinícius, que atende pelo carinhoso apelido de “Petit”, devido aos seus dois metros e dois e é campeão brasileiro de futebol americano amador, pelo Esporte Clube Corinthians Paulista, se aproxime com o diploma de honra ao mérito, traga até a Mesa o diploma e pedirei ao nosso querido secretário Eduardo Anastasi, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, e ao secretário Celso Jatene que me auxiliem na entrega dessa comenda a Cezar Roberto Leão Granieri, nosso Betinho, presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, o Sindiclube, sendo aqui premiado e representando a beleza do esporte amador. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A placa tem o logo oficial da Assembleia Legislativa. Portanto, se trata de um documento oficial, embora apresentado em forma de placa. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, homenagem aos 25 anos do Sindiclube. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado Fernando Capez, presta homenagem ao Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, na pessoa de seu presidente, Cezar Roberto Leão Granieri, em comemoração ao seu Jubileu de Prata, período em que com iniciativas pioneiras deixou a sua marca indelével no desenvolvimento de ações que engrandecem o segmento clubístico no Estado de São Paulo, razão pela qual é merecedor de nossa homenagem. Fernando Capez, deputado estadual, 21 de março de 2014”.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, o Sindiclube. E numa deferência toda especial ao Sindiclube, pede ao nosso Cezar Roberto Leão Granieri que se dirija à tribuna principal, ocupada apenas por deputados, mas que hoje se rende engalanada ao esporte praticado pelos clubes no estado de São Paulo.

Peço a nossa assessoria que ajude e conduza nosso presidente, com todas as honras, à tribuna principal desta Casa. (Palmas.)

 

O SR. CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI - Boa noite, senhoras e senhores! Quero até pedir um pouquinho de desculpas, Capez, pela emoção neste momento que você está proporcionando ao Sindiclube e a todos os clubes do estado de São Paulo.

Quero, então, cumprimentar por esta lembrança, por esta atitude que muito nos honra. Quero cumprimentar a vice-prefeita Nádia Campeão; o grande amigo, Arnaldo Faria de Sá, deputado federal de todos os momentos, ao nosso lado; o deputado estadual Vitor Sapienza, que dentre todas as suas qualidades, conforme ele falou aqui, é um grande palmeirense; o Eduardo Anastasi, que representa o nosso secretário José Auricchio, grande parceiro; o pinheirense, secretário municipal do Esporte, Lazer e Recreação, Celso Jatene, que tem a responsabilidade, pelo seu pai, de nos ter iniciado na política do Clube Pinheiros; o Diego Freitas, representando a deputada Célia Leão; o João Evangelista dos Santos Neto, representando o vereador Mário Covas Neto; Andrea Felipone Garcia, representando o deputado estadual Itamar Borges; Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Arlindo Virgílio Machado Moura que representa aqui todos os importantes ex-presidentes, nossos professores; meu grande amigo, Paulo César Mário Movizzo, vice-presidente; Luís Eduardo Dutra Rodrigues, também vice-presidente; José Antonio Silveira Ribeiro, vice-presidente do Sindiclube; Maria Cecília Santa Cruz, vice-presidente; Aldo Roberto Saltini, vice-presidente; Alexandre Bossolani, vice-presidente. Alberto Fasanaro, consultor da Presidência do Sindiclube.

Quero também cumprimentar o Jackson Sena Marques, que é presidente do Sindesporte.

Eu não tenho a mesma capacidade, competência de falar como os meus antecessores, então, eu trouxe aqui um roteirozinho rápido.

Eu quero primeiro agradecer ao deputado Fernando Capez que nos proporciona um momento de grande magnitude como esse. Já tivemos, deputado, duas homenagens anteriores ao segmento dos clubes, em 2011 e 2012, que reuniram pessoas ligadas ao setor e nos possibilitaram rever velhos amigos, todos numa vibração muito boa e construtiva, igual ao que vemos hoje.

O homenageado é o Sindiclube, os seus 25 anos, aniversário de uma jovem entidade sindical que representa um setor de sucesso centenário.

A comemoração nos fez rememorar os fatos ocorridos em 1989, que foi uma época de grandes transformações e mudanças surpreendentes em todo mundo.

O Brasil, naquele ano, foi marcado pela liberdade de escolha, com a realização das primeiras eleições diretas para a Presidência da República, desde 1960.

Também em 1989 houve o início da derrocada do mundo socialista, com a queda do Muro de Berlim. Foi nesse cenário, em que se reclamava maior participação, que os fundadores do Sindiclube imaginaram uma entidade para projetá-la como a legítima representante dos clubes esportivos e sociais paulistas.

O Sindiclube nasceu de uma organização oficiosa, o Clube dos Presidentes da Zona Sul, que reunia os seus membros há quase uma década, antes de 1989.

 O que fez os presidentes de clube se aglutinarem para constituir o seu representante sindical foram: primeiro, a necessidade de estabelecer negociação com o sindicato dos empregados para o contrato anual de trabalho e também temas circunstanciais que até hoje afetam os clubes, como IPTU, contribuição ao Ecad, entre outros, além da vasta legislação que afeta o nosso setor.

O Sindiclube teve um início modesto. Os primeiros meses funcionou em salas emprestadas pelo Paulistano e pelo Pinheiros até ocupar um conjunto, num prédio na rua Álvares Penteado, no centro de São Paulo.

Decorridos apenas 25 anos, o que se vê hoje é uma entidade sindical muito bem estruturada, com sede própria, atuação dinâmica e constante. Tivemos um crescimento impressionante.

Credita-se a expansão à sintonia que a entidade estabeleceu com os seus representados. O Sindiclube representa 3.586 clubes que agregam dez milhões e 800 mil associados e proporciona 250 mil empregos diretos.

No estado de São Paulo, somos mais de 60 clubes centenários. Constituímos um segmento que soube assimilar todas as mudanças ocorridas nessas décadas de existência e projetar-se adiante com dinamismo.

Poucos setores do país possuem essa característica de se perpetuar. Chegamos a essas marcas graças ao trabalho e empenho de seus dirigentes, desde o primeiro presidente, Luiz Ferraz do Amaral, que foi sucedido por João Uchoa Borges, Antonio de Alcântara Machado Rudge, Arlindo Virgílio Machado Moura e Edson Garcia, presidentes dos quais seguimos seus ensinamentos e por isso os reverenciamos.

O Sindiclube foi muito além do intuito de representar os clubes nas negociações salariais. Transformou-se em um reconhecido interlocutor nos diferentes níveis de discussão em que participa e um eficiente prestador de serviços para todos os setores do clube, não apenas o administrativo, mas também o esportivo e cultural.

Por iniciativa do presidente Arlindo, temos hoje a Universidade Sindiclube, única entidade de ensino corporativo do segmento clubístico no país, dedicada a formar mão de obra para o setor. Oferecemos o “Programa Sindiclube Aprendiz” que é, igualmente, o único curso de aprendizagem no Brasil desenvolvido especificamente para clubes.

Atendemos mais de 2.500 consultas por ano. São esclarecidos todos os tipos de dúvidas administrativas e jurídicas, com profissionais das áreas trabalhista, fiscal, tributária, estatutária, esportiva e cultural.

As consultorias não se atêm à São Paulo. O serviço chega a clubes de todo o país.

Estabelecemos convênios com entidades e empresas para o fortalecimento das atividades dos clubes. Assim, temos acordos que resultam em benefícios e descontos para implantação e manutenção dos clubes de academia de ginástica, natação, gramado sintético, contratação de estagiário e de portadores de deficiência, software de gestão, seguros específicos para clubes e serviços de engenharia.

Expandimos o alcance dos serviços do Sindiclube para todo o estado, com a realização dos encontros com dirigentes. Essas reuniões da comitiva do Sindiclube, constituída por diretores e consultores, percorre as várias regiões paulistas, promove atualização sobre temas de administração e também a troca de experiências entre os dirigentes.

Nesse ano, vamos visitar 15 regiões do estado a partir de abril. Os grandes beneficiados pelos nossos serviços são os associados dos clubes. Temos um programa esportivo para associados de clube, o Pepac, conforme o Arlindo até relatou, que se tornou o maior torneio entre clubes do país.

Em 2013, participaram de competições de vôlei, futsal e handball mais de 3.600 associados não federados.

Na área cultural, o Sindiclube promove o circuito de corais, assim como a dança para o qual também organizamos eventos que têm grande participação de associados.

Temos acordo com a Academia Paulista de Letras, para oferecer concurso anual de poesia, crônica e conto aos associados que gostam de escrever.

Com a editora Companhia das Letras, instituímos os clubes de leitura.

Dessa forma, vividos os primeiros 25 anos de histórias, podemos dizer que os propósitos iniciais descritos nas primeiras atas de fundação do Sindiclube, mais do que validados, foram superados.

Para o futuro, o Sindiclube manterá o posicionamento de estar atento a tudo, o que envolve o setor para se antecipar às tendências do mercado e oferecer serviços que deixem os clubes sempre atualizados e prontos para enfrentar mudanças e aproveitar oportunidades.

Vivemos um período que denominamos “década do esporte”, marcado pelo que já foi e que será realizado no Brasil, como a Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada. Essa movimentação criou uma onda de esporte que se forma de forma crescente, sensibiliza a população que tem seu interesse despertado para atividade física. Por isso, ocorre o aumento da demanda de esporte e lazer nos clubes que beneficiam desde a criança até a terceira idade. Temos então um momento único para o esporte e também para os clubes.

O Sindiclube vem trabalhando com muito empenho para essa perspectiva e tem encontrado ressonância a essa mensagem de tornar o Brasil uma potência esportiva. A propósito, recebi uma mensagem de congratulações pelos 25 anos do Sindiclube, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que passo a comentar: “Os clubes são peças importantes no sistema esportivo do país e para alcançarmos nossas metas temos que trabalhar em constante alinhamento entre os agentes do esporte nacional. Em conjunto com o comitê olímpico, confederações brasileiras, dirigentes de esportes olímpicos e Ministério do Esporte, o trabalho desenvolvido pelos clubes será fundamental para uma excelente participação do Brasil nos jogos olímpicos de 2016, em que a nossa meta é ficar entre os dez países mais bem colocados no quadro geral de medalhas.

Tenho certeza de que os senhores presidentes de clubes continuarão contribuindo para a difusão dos valores e benefícios dos esportes.

Só através desse exemplo positivo e da conjugação de esforços transformaremos o nosso país em potência esportiva.

Saudações olímpicas. Carlos Arthur Nuzman”.

Podemos dizer que já fizemos história com conteúdo valoroso em 25 anos de vida de Sindiclube.

Senhores presidentes e dirigentes de clubes, estamos preparados para acompanhar o desenvolvimento do esporte que se verifica no nosso estado, no nosso país.

Os senhores podem contar com o Sindiclube para juntos fazermos do Brasil uma potência esportiva.

Agradecemos o valoroso apoio permanente recebido dos clubes paulistas, que projeta longa vida ao Sindiclube tal qual a existência centenária dos clubes representados.

Muito obrigado. Agradeço muito, do fundo do meu coração. E muito obrigado por toda a emoção que hoje eu estou passando aqui pelos 25 anos do Sindiclube.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Parabéns ao Sindiclube! A sociedade paulista aplaude. (Palmas.)

Anunciamos, ainda em tempo, a presença do presidente da organização não governamental “C tem que saber”, cadastrada pela Fifa para fazer a testagem de hepatite C durante a Copa do Mundo. Realizou a testagem de hepatite C em todos os estádios com os funcionários que edificaram esses estádios para a Copa do Mundo.

Tem feito este trabalho agora nos fóruns e o faz ao longo de todo o país há dez anos.

A organização não governamental “C tem que saber” no ano passado foi eleita, em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas, a melhor ONG de saúde do mundo. (Palmas.) Prêmio repetido em Hong Kong e Calcutá e já ajudou a salvar 300 mil vidas de pessoas que tinham hepatite C e a desconheciam. Hoje, no Brasil, infelizmente, há quatro milhões de brasileiros que carregam o vírus assintomático da hepatite C. E eles fazem esta testagem, estão diretamente ligados ao esporte.

Muitos atletas que jogaram na seleção brasileira e que jogaram também em clubes profissionais hoje têm hepatite C, pela falta de informação da época. O vírus foi isolado somente na década de 1990.

Peço ao senhor Luiz Francisco Gonzalez Martucci, presidente desta ONG, ainda em tempo, numa sessão tão bonita, ocupe a cadeira aqui ao lado que integra a Mesa principal de trabalho. (Palmas.)

Obrigado por seu comparecimento. E perdoe este presidente que não o havia visto.

Quero também anunciar a presença, que os meus olhos, minha vista cansada, mas ainda apta identificou, do presidente da Associação dos Clubes do Estado de São Paulo, Abramo Douek, aqui presente, que nos recebeu também em seu clube numa simpática homenagem, aqui presente, representando os clubes do estado de São Paulo nesta associação. Peço uma salva de palmas, ao Sesc também, que aqui está presente. (Palmas.)

No início desta sessão, confidenciava e solicitava aqui ao vereador Celso Jatene, que dava uma importante sugestão. Eu, naquele vício de quem escreveu alguns livros de sempre citar a fonte, eu quero citar a boa iniciativa e lembrança do vereador Celso Jatene, secretário de Esportes, para que façamos neste encerramento um minuto de silêncio em homenagem à memória do bicampeão mundial Bellini, que com 83 anos de idade nos deixou esta semana. Peço a todos um minuto de silêncio.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado a todos. Assim homenageamos esse grande atleta.

Senhoras e senhores, comunicamos aos presidentes de clubes que as entregas de placas serão feitas durante o coquetel no Hall Monumental e deixo aqui, já que a sessão é também transmitida pela televisão, este apelo: Senhores governantes, até quando os clubes vão ter que fazer por si mesmo o papel que cabe ao Estado? Hoje não se tem um esporte de competição sem grandes investimentos. Eu vejo aqui ao lado um ex-presidente do Esporte Clube Pinheiros, que deu a este país tantas medalhas na natação - César Cielo, Gustavo Borges, Ricardo Prado; no judô, quantas medalhas de ouro - Aurélio Miguel, na Olímpiada de Barcelona, em 1992; tantos judocas.

Tantos clubes conseguiram fazer sem nenhum recurso, algo que com pesados investimentos outros países não fizeram.

Eu me lembro, com 15 anos de idade, quando o Esporte Clube Sírio, com Marcel, Oscar, Carioquinha, Dodi, Marquinhos, Saiani conquistaram o título de campeão mundial de basquete.

Quanto hoje se gasta numa equipe da NBA?

O esporte ao lado da família é a célula-mater de uma sociedade sadia. Vamos lutar para que isso ocorra. Vamos lutar para que o nosso país abra os olhos e descubra que o esporte, ao lado da educação, o esporte puro, o esporte amador, o esporte com valores e princípios é o primeiro passo para um Brasil desenvolvido, capacitado e que possa ser respeitado como um país de primeiro mundo.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à sua equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, à excelência do Cerimonial, a nossa dedicada assessora, emotiva, chora por qualquer motivo, Delmindia Costa, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policial Civil e Militar, bem como a todos que colaboraram para a realização desta sessão solene.

Convido a todos os presentes para um coquetel que vai se realizar no Hall Monumental e declaro encerrada esta sessão solene. (Palmas.)

Boa noite e que Deus os abençoe!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 46 minutos.

 

* * *