http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

31 DE MARÇO DE 2014

008ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “68º ANIVERSÁRIO DA IGREJA EVANGÉLICA AVIVAMENTO BÍBLICO”

 

Presidente: CARLOS BEZERRA JR.

 

RESUMO

 

1 - CARLOS BEZERRA JR

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Carlos Bezerra Jr., na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Sexagésimo Oitavo Aniversário da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico - IEAB". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que fora eleito vereador paulistano, por três vezes, e está no seu primeiro mandato como Deputado. Recorda as atividades parlamentares de legislar, fiscalizar e homenagear. Justifica a realização desta solenidade. Destaca a responsabilidade, as ações, os exemplos e o reconhecimento pelo legado histórico do Avivamento Bíblico. Elogia o trabalho anônimo dos irmãos na recuperação de pessoas e famílias. Enfatiza o estímulo e sentido para a vida, a partir da experiência com Deus e o Evangelho. Lembra a inspiração espiritual para outras igrejas. Fala do significado maior da palavra gratidão. Comunica que o Avivamento Bíblico está presente em 16 países.

 

2 - ALIRIO MISAEL FLORA AGOSTINHO

Pastor e diretor de Evangelismo e Missões da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, cumprimenta os presentes. Considera este evento profético, pelas glórias e bênçãos de Deus. Faz citação bíblica de que "somos os eleitos". Tece considerações sobre a história da instituição, então movimento, criada por três missionários em 1946, inconformados com a situação daquele momento. Destaca a influência do Avivamento Bíblico para outras igrejas. Informa que a IEAV está presente em todos os estados brasileiros, com cerca de 300 pastores, que têm a palavra de Deus como centro.

 

3 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a entrega de placa em homenagem à missionária Nair Flora Agostinho, esposa do Sr. Alídio Flora Agostinho (in memorian), fundador da denominação.

 

4 - NAIR FLORA AGOSTINHO

Missionária, recebe a homenagem como graça divina. Fala do chamamento bíblico e de sua alegria em participar da história do Avivamento Bíblico. Agradece aos integrantes de sua igreja, pela firmeza, perseverança, fidelidade e disponibilidade a Deus. Enseja votos de bênçãos gerais.

 

5 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia apresentação musical, feita pelas cantoras Quesia Rosana, Ilka Rama e Quilza Raabe, acompanhadas do tecladista Regis Fernando.

 

6 - JOSÉ DA SILVA NETO

Pastor e diretor de Ação Social da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, faz louvações a Deus. Destaca trecho bíblico sobre a missão social da igreja. Dá conhecimento da organização administrativa da igreja. Cita o propósito de atender pessoas que estão em privações, dar suporte aos pastores que venham a jubilar, por saúde ou por idade. Comenta depressão sofrida por pastor. Discorre sobre as atividades voltadas para lar de idosos em Ubatuba, que é referência no estado. Dá conhecimento de projeto, aplicado no Ceará, que resgata crianças de rua e ensina profissões. Recorda a memória de pastores que foram devotados à IEAB.

 

7 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a entrega de placa em homenagem ao Conselho Geral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, na pessoa do pastor José da Silva Neto, representando a denominação, e ao pastor Arlindo Manoel da Conceição Júnior, representando o Conselho da denominação. Anuncia a apresentação do Coral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, do bairro do Jaçanã, a primeira da denominação, sob a regência da maestrina Vera Lúcia Alencar.

 

8 - ELZA JANONI

Professora e missionária, integrante da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Jaçanã e presidente do Projeto Junto às Missões, cumprimenta os presentes. Manifesta sua honra em fazer parte da denominação. Faz louvações ao Senhor. Ressalta a importância do trabalho social da igreja e seu reflexo junto às pessoas. Cita texto sobre a representatividade da instituição, com citação bíblica. Destaca o trabalho espiritual e social, em busca da paz e para praticar a justiça. Destaca o papel missionário. Cita a motivação das mulheres no despertamento das missões. Dá conhecimento das atividades em Moçambique, na África, com trabalho integral, para além da religiosidade, no atendimento de centenas de crianças de 6 a 12 anos de idade. Lembra que somos corpo, alma e espírito. Enfatiza as questões emocionais e espirituais. Discorre sobre a capacidade da IEAV em ações governamentais, com orações e participações. Ressalta a preocupação quando fiéis são omissos. Faz citação de Luther King sobre o "silêncio dos bons".

 

9 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Entrega homenagem ao pastor Lázaro Garcia, da Igreja Avivamento Bíblico em Santo André, pelos 53 anos de tempo de ministério, recebida por seu representante. Anuncia apresentação do Coral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Jaçanã, regida pela maestrina Vera Lúcia Alencar. Manifesta sua alegria e ratifica sua gratidão pelo exemplo e legado do Avivamento Bíblico. Faz comentários sobre a fala dos oradores. Ressalta a importância da palavra de Deus. Cita parceria com o Governo do Estado para o Lar Avivalista de Ubatuba. Faz citação bíblica. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão, seguida de oração feita pelo pastor Daniel Gonçalves.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR - PSDB - Muito boa noite a todas e a todos os presentes!Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Inicialmente, quero nomear as autoridades que compõem a Mesa da Sessão Solene desta noite: Professora e missionária Elza Janoni, membro da Igreja Avivamento Bíblico em Jaçanã e presidente do Projeto Junto às Missões. Fazendo parte da Mesa, temos também o pastor José da Silva Neto, diretor da Diretoria Geral de Ação Social do Avivamento Bíblico. Estão conosco também o pastor Alírio Misael Flora Agostinho, diretor de Evangelismo e Missões da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico; dona Nair Flora Agostinho, mãe do Sr. Alírio, fundador da denominação; pastor Arlindo Manuel da Conçeição Jr., diretor da Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 68º Aniversário da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Estamos entre irmãos, em uma sessão solene, diferente, e quero cumprimentar os irmãos com a graça e a paz do Senhor e dizer da alegria de recebê-los nesta Casa no dia de hoje.

Por três vezes, fui vereador na capital. Agora exerço meu primeiro mandato como deputado estadual nesta Casa, e as homenagens foram uma das coisas com as quais sempre me preocupei. Há pouco, fui entrevistado pela TV Assembleia e uma das perguntas foi a respeito da forma que me sentia com relação a esta sessão. Disse que me sentia muito honrado. No nosso trabalho parlamentar, temos três funções fundamentais: legislar, fiscalizar as ações do Executivo, como o acompanhamento do orçamento, e homenagear.

Em minha opinião, a mais complexa dessas funções é homenagear. Quando homenageamos, temos uma responsabilidade imensa; quando homenageamos, apontamos para a sociedade caminhos e exemplos que devem ser seguidos. Homenagear, além de apontar caminhos, também é reconhecer, reconhecer o legado histórico.

Hoje estamos aqui justamente para isso. Estamos no espaço simbólico de representação do Estado de São Paulo. Estas cadeiras onde os senhores estão sentados são ocupadas pelos deputados e deputadas de todo o estado, que representam as regiões do Estado de São Paulo. Neste espaço, convocamos uma cerimônia para dizer que o Estado de São Paulo reconhece a ação da Igreja Avivamento Bíblico no seu território; que o Estado de São Paulo agradece o trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pelos irmãos e irmãs; que o Estado de São Paulo reconhece os heróis anônimos que fizeram a história do Evangelho no país, servindo ao Senhor no espaço da Igreja Avivamento Bíblico.

São 68 anos de história, um sem-número de famílias recuperadas, um sem-número de pessoas que tiveram mudado seu destino, sua história; que reencontraram um novo destino, que descobriram um novo sentido para a vida, a partir da experiência com Deus e com o Evangelho da Graça, pregado na Igreja Avivamento Bíblico.

A Igreja Avivamento Bíblico segue sendo símbolo de um templo, porque tem na ênfase ministerial a valorização do avivamento, dos dons espirituais. Os irmãos carregam sobre os ombros o legado ministerial que inspirou o movimento pentecostal brasileiro. Uma série de outros movimentos de outras igrejas se inspirou a partir desse legado, como, por exemplo, a Igreja Brasil para Cristo, uma igreja que me é muito próxima, muito cara.

Essas igrejas se inspiraram naquilo que o Senhor fez e vem fazendo por meio dos irmãos. Quanta gente inspirada, resgatada, reconciliada, que recobrou a esperança! Quanta gente tocada ao longo desses anos!

Nesta minha fala introdutória, meus queridos, quero deixar muito claro que esta é uma sessão solene de gratidão, a coisa mais rara que existe. De vez em quando, alguém encontra um missionário, um pastor, uma pastora, um líder e agradece dizendo: “Irmão, muito obrigado! Na hora em que precisei, quando não tinha ninguém para acompanhar o enterro da minha mãe, era o irmão que estava lá me dando uma palavra; na hora em que ninguém acreditava em mim, era o irmão que tinha uma palavra”.

É fácil criticar, mas é muito difícil um ato de gratidão. Se existe uma palavra que sintetiza o espírito do que fazemos aqui nesta noite, essa palavra é gratidão. Gratidão àqueles que não mais estão entre nós e que fundaram essa obra. Gratidão do Estado de São Paulo a eles e aos líderes presentes aqui esta noite e que serão homenageados. Gratidão a esses irmãos e irmãs, heróis da fé, anônimos que constroem o avanço do Evangelho e da Igreja de Jesus no Estado de São Paulo, no Brasil e em 16 países. Isso, graças ao belíssimo trabalho missionário feito pelos irmãos.

É uma honra recebê-los aqui. Em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quero agradecer a todos os senhores. Muito obrigado, temos uma gratidão imensa por aquilo que os senhores estão fazendo.

Comunicamos a todos os presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia cinco de abril, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TVA, canal 66, e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Esta Presidência concede a palavra ao pastor Alírio Misael Flora Agostinho, diretor de Evangelismo e Missões da Igreja Avivamento Bíblico.

 

O SR. ALÍRIO MISAEL FLORA AGOSTINHO - Quero saudar todos os presentes com a gloriosa paz do Senhor Jesus Cristo, o deputado Carlos Bezerra Jr., missionária Elza Janoni, pastor José Neto, representando o Conselho Geral. Na pessoa do pastor Arlindo, quero saudar os pastores, colegas presentes, e, na pessoa de minha mãe, missionária Nair, quero também saudar todos os irmãos e convidados para esta festa.

É grande nossa alegria por estarmos aqui nesta Casa de Leis, onde acontecem grandes eventos, discussões em prol do Estado de São Paulo. Vejo este evento como um ato profético, assim como, creio eu, os pastores e o povo de Deus aqui presente.

Este é um ato profético, pois a Igreja do Senhor Jesus Cristo, colocando seu pé aqui, declara que a glória de Deus, a bênção de Deus está neste lugar por meio da Igreja, que é a luz do mundo e sal da terra.

Para iniciar minhas palavras, quero dizer que nós, Igreja, temos de fazer a diferença, porque Deus diz: “Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas Daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” Assim somos nós e não podemos negar essa natureza, povo de Deus, geração eleita, povo adquirido, sacerdócio real. Glória a Deus por isso! Amém! Povo especial da terra, o povo de Deus.

Quero falar sobre a história da Igreja - que os avivalistas aqui já conhecem - para que fique registrado. Tenho o privilégio de fazer parte da família de um dos fundadores da Igreja, pastor Alírio Flora Agostinho. O pastor Alírio, juntamente com Mário Roberto Lindstron, Oswaldo Fuentes, três seminaristas no seminário metodista, nos idos de 1946, estavam se preparavam para o ministério e começaram a ficar inconformados.

Por que o povo de Deus tem de estar sempre inconformado? Porque a Bíblia diz: “Não vos conformeis. Não vos conformeis com este mundo.” E eles estavam inconformados com a situação espiritual. Começaram, então, buscar a Deus, a orar. Houve um derramamento do Espírito Santo na Faculdade Teológica Metodista de Rudge Ramos, hoje uma grande universidade.

Foi o começo de um grande movimento, que se foi espalhando pela Igreja Metodista, contagiando outros jovens, outras igrejas. Assim, surgiu um grande movimento, não uma igreja. Por muitos anos, era chamado Movimento do Avivamento Bíblico. E esse Movimento se alastrou.

Depois que as igrejas foram sendo estabelecidas, forçosamente, foram se institucionalizando. Daí a necessidade de termos não apenas uma identidade como movimento, mas como igreja. Assim foi estabelecida, mas sem intenção de ser mais uma denominação, e sim continuar sendo um movimento. Como foi citado pelo nobre deputado, influenciou tantas outras igrejas, como Brasil para Cristo, Evangelho Quadrangular, e as que se renovaram a partir desse movimento. Assim foi com a Metodista, uma igreja histórica, depois a Batista Renovada, a Presbiteriana Renovada, a Batista Independente e tantas outras.

Hoje somos contados como Igreja Pentecostal histórica, devido a essa segunda onda do Movimento que surgiu no final da primeira metade do século passado.

A Igreja foi crescendo, e hoje estamos em, praticamente em todos os Estados da União. São mais de mil congregações, trezentos pastores, trezentos campos eclesiásticos. Além disso, a Igreja tem avançado além das fronteiras do Brasil – já estamos em 17 países. Por tudo isso, temos de louvar a Deus. São 68 anos de vitória que comemoramos neste ano. São 68 anos de bênção, de conquista, de alegria, de uma Igreja séria, que tem a palavra de Deus como centro de sua fé, de sua teologia. Não nos vendemos, não facilitamos o Evangelho apenas para agradar às massas. Queremos que as pessoas realmente conheçam Jesus, nasçam de novo, tenham a experiência da santificação e estejam preparadas para a volta do Senhor Jesus, que será muito em breve.

Que Deus os abençoe em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento, faremos a entrega de uma placa de homenagem à missionária Nair Flora Agostinho, esposa do pastor Alírio (in memorian), fundador da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico.

Quero convidar a missionária Elza Janoni, para que, juntos, possamos entregar esta placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. NAIR FLORA AGOSTINHO - É um prazer muito grande estar com vocês nesta reunião tão importante. Esta honra que recebo, estou passando para o Senhor Jesus Cristo, porque Ele é o motivo da nossa Igreja. O Senhor Jesus Cristo, quando nos chama, exige toda a dedicação e atenção.

Prezados irmãos, minha alegria é muito grande por participar desta história desde praticamente o início. Fico também muito feliz porque a primeira missionária, que está na Índia há mais de 20 anos, saiu da minha casa. A primeira missionária internacional.

Quero louvar a Deus pelos meus filhos Alírio Misael e Ismael Evandro, meu pastor e filho caçula, e a vocês, irmãos, que são a joia preciosa do Senhor. Agradeço muito pela vida de cada um de vocês, pela firmeza, perseverança, fidelidade, por verem a importância de servir a Deus e entrar dentro do propósito que Deus tem para conosco. Temos tudo para ser bem sucedidos.

Uma bênção para São Paulo, uma bênção para nossa comunidade. Nós temos a força, irmãos, porque conhecemos um Deus que tudo pode e faz. É só ficarmos à sua disposição para realizarmos aquilo que está na mente de Deus.

Que Deus abençoe a cada um dos presentes. Obrigada, irmãos.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Palavras vindas do coração, porque a missionária Nair foi surpreendida. Ela não esperava, mas, tenho certeza, que irá me perdoar. Quebramos o protocolo, mas valeu a pena, porque essas palavras emocionaram a todos nós.

Neste momento, assistiremos à apresentação musical feita pelas cantoras Quesia Rosana, Ilka Rama e Quilza Raabe, acompanhadas pelo tecladista Regis Fernando.

 

A SRA. - A paz do Senhor! Boa noite a todos! Amém! Gostaria que os senhores ficassem de pé para levantarmos nossas vozes, adorarmos o Nosso Senhor, agradecendo por este momento tão precioso e importante.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - É muito bom ver este ambiente transformado em um ambiente de louvor e adoração.

Neste momento, ouviremos as palavras do pastor José da Silva Neto, diretor de Ação Social da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico.

 

O SR. JOSÉ DA SILVA NETO - A paz do Senhor a todos! Louvemos a Deus por este momento importante da nossa denominação. Toda a honra, toda a glória, todo o louvor e adoração, seja ao Senhor Jesus.

Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui representando o Conselho Geral, na pessoa do nosso presidente José Carlos dos Santos, agradecendo a Deus pela vida do pastor Carlos Bezerra Jr., da irmã Elza Janoni, nossa missionária que é um marco na história da nossa Igreja, do pastor Alírio Misael, pastor Wladimir e irmã Nair. Por tudo que os senhores têm feito nas nossas vidas, louvemos a Deus.

Antes de falar sobre a área social da Igreja, quero ler uma palavra de Deus, que está no livro de Gálatas, capítulo 6, a partir do versículo 2: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória somente em si mesmo, e não em outrem. Porque cada qual levará sua própria carga. E o que está sendo instruído na palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se faz escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia do Espírito Santo, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão”.

Amados, nossa Igreja está engajada em tudo que diz respeito à Bíblia Sagrada. Temos as diretorias, como a que administra, a que cuida da educação da Igreja, que realiza as missões e a da parte social que cuida das pessoas com menor poder aquisitivo, que passam por provações.

A Diretoria Social da nossa Igreja tem um projeto lindo que dá suporte a todos os pastores que venham a jubilar por motivos de saúde, idade ou pelo tempo de pastoreio. Quero aproveitar o testemunho de um pastor que sofreu depressão por alguns anos. Ele fez o tratamento médico licenciado da Igreja. O médico, certo dia, perguntou a ele: “O senhor diz que é pastor. Faz dois anos que o acompanho. Quem o sustenta?” A resposta do pastor foi a seguinte: “Depois de Deus, a minha Igreja.”

É muito importante cuidarmos das áreas sociais. Temos um lar de idosos em Ubatuba, referência no estado, que cuida de 15 idosos, cujo administrador está presente, pastor Gilmar juntamente com a irmã Teresa. Nosso lar de idosos recebe visita de juízes, do prefeito da cidade, para conhecerem o nosso projeto, o projeto da Igreja, não meu. Não sou dono da Igreja, da ação social. Estou aqui simplesmente como representante, porque o Senhor tem tido misericórdia de mim. Juntamente comigo, trabalha o pastor Benedito Inácio, pastor Aloísio, pastor Wladimir e pastor Gilmar. Todos engajados nesse projeto social.

Temos projetos de albergue, além de um projeto ousado no Estado do Ceará, na cidade de Horizonte, onde adquirimos uma propriedade para a área social. Lá, estamos tirando crianças da rua, ensinando música e algumas profissões.

Quero louvar a Deus por tudo que tem feito na vida do Avivamento Bíblico. Particularmente, vivo e vou continuar vivendo nesta Igreja, até o dia que o Senhor vier me buscar. O livro de Efésios, no capítulo 3, versículo 20, diz: “Ora àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”

A nossa Igreja agradece por esta solenidade marcante. Queridos, tivemos homens como o pastor Alírio Flora Agostinho, pastor Raimundo Ferreira, o saudoso pastor Jaime, que foi o impulso maior para que a Ação Social esteja como está hoje. Esses homens, muitas vezes, dormiram em bancos de praça, em ônibus. O nosso saudoso pastor Jaime morreu na batalha, visitando pastores jubilados do Nordeste; voltando de uma dessas viagens, sofreu um acidente automobilístico e, infelizmente, veio a falecer.

Hoje, esta data é marcante. Esses homens do passado colocaram a semente e, hoje, estamos desfrutando.

Quero louvar a Deus e dizer muito obrigado. Agradecemos a Deus por tudo. Que Seu nome seja louvado e engrandecido. Que sejamos apenas o canal de bênção, irmãos. O pastor Alírio Misael disse que somos o sal da terra, a luz do mundo, e temos de fazer a diferença. E precisamos fazer a diferença já na diferença.

Que Deus seja louvado, engrandecido e exaltado, porque é digno de toda a honra, toda a glória e todo louvor. Tenho certeza de que os homens que nos antecederam sonharam com momentos como este, deputado. Temos, irmãos, de cuidar da nossa Igreja para que ela continue crescendo saudável, como tem crescido. Não para ajuntamento, sensacionalismo, mas para levarmos as pessoas para o céu, continuarmos o trabalho de Jesus, obedecendo o que foi dito por Ele: “Ide.”

Muito obrigado por esta oportunidade. Que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus!

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento, faremos a entrega de uma placa de homenagem ao Conselho Geral da Igreja Avivamento Bíblico, ao pastor José da Silva Neto, representando a denominação, e ao pastor Arlindo Manoel da Conceição Júnior, representado o Conselho.

Peço que a missionária Elza nos auxilie nesta entrega.

 

* * *

 

- É feita a entrega das placas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Teremos agora a apresentação do Coral da Igreja Avivamento Bíblico em Jaçanã, sob a regência da maestrina Vera Lúcia Alencar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Ouviremos, agora, as palavras da professora e missionária Elza Janoni, membro da Igreja Avivamento Bíblico em Jaçanã e presidente do Projeto Junto às Missões. Solicito que o pastor Eduardo conduza nossa querida Elza à tribuna desta Casa para fazer seu pronunciamento.

Tenho um carinho e respeito enorme pela Elza e pelo ministério que ela desenvolve há anos, especialmente na área de missões. Esse respeito não é apenas meu, mas também da minha família, que a acompanha há muitos anos. Sua atividade dignifica muito a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Antes de passar a palavra à missionária Elza, quero cumprimentar alguns pastores presentes: pastor Wladimir Barrios, da Igreja da Saúde, pastor Nemias Assunção, de Bragança Paulista, pastor Amauri da Silva, também de Bragança, pastor Nilson Alves dos Reis, de Mogi das Cruzes, pastor Nilson Fidelis, de Embu Guaçu, pastor Samuel Martins, de Taboão da Serra, pastor José Martins, também de Taboão da Serra, pastor Juarez Tomé, da Freguesia do Ó, pastor Jair Batista, de Rio Grande da Serra, e pastor Nilton Batista de Araújo, do Jaçanã.

Neste momento, passamos a palavra à missionária Elza Janoni.

 

A SRA. ELZA JANONI - Nobre deputado, componentes da Mesa, queridos pastores já citados, sinto-me bastante honrada em fazer parte da história da nossa denominação, da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Eu me converti aos 12 anos nessa denominação – já faz algum tempinho - e, graças a Deus, o Senhor me deu a oportunidade de fazer parte da história da nossa Igreja. Fico muito feliz por termos aqui um grupo representando nossa Igreja e pela oportunidade de estarmos neste ambiente, adorando o nome do Senhor, prestando nossa adoração a Ele pelos seus feitos para conosco.

Um dos pontos que me emocionou bastante foi o fato de termos a oportunidade de relatar a importância que a Igreja tem desempenhado na sociedade, nas comunidades de forma geral, como foi citado pelo deputado Carlos Bezerra Jr. Cada irmão aqui teve sua participação nesse trabalho. Sabemos o quanto esse trabalho e essa disposição têm enaltecido o nome do Senhor e prestado um grande serviço às pessoas, o foco das Escrituras.

Quero ler um texto que me leva a pensar bastante sobre a importância da Igreja diante dessa responsabilidade.

Tiago, capítulo 2, versículo 1, diz: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate de todos.”

A nossa participação dentro das palavras de Timóteo demonstra o que foi dito pelo pastor Misael: a autoridade concedida por Deus à Igreja, por meio do ministério sacerdotal. Ela é sacerdotal, espiritual e social, por isso, seu trabalho é tão representativo e inspira para que a paz seja perseverante.

É por meio da paz, queridos, como pacificadores que somos, membros do corpo de Cristo, que podemos evocar a justiça, o que mais precisamos nos últimos tempos. Esse papel da Igreja é fundamental. Louvo a Deus pela oportunidade de estarmos aqui.

Gostaria de falar um pouco sobre nosso papel em relação ao trabalho missionário. Como já foi dito, estamos em 16 países, caminhando agora para dezessete. Hoje, nosso diretor é o pastor Alírio Misael, que falou sobre a história da Igreja, e, agora, falaremos sobre nosso trabalho missionário.

Nós nos sentimos honrados, porque Deus motivou um grupo de mulheres, ainda jovens na época. Por meio desse movimento, houve um grande despertar para missões transculturais e, graças ao Senhor, fizemos parte disso.

Trabalhamos em vários países – os senhores devem ter visto no vídeo -, mas hoje nosso foco é em Moçambique, na África, por meio da missão integral. Além da capacidade espiritual de mudar situações, como representantes de Deus na Terra, podemos ir além da religiosidade. É óbvio que a salvação é o foco, e todos nós queremos morar no céu, mas podemos também enxergar o indivíduo como Deus enxerga. Somos compostos de corpo, alma e espírito. É muito importante que, por meio da missão integral, possamos atender à necessidade física do indivíduo e das comunidades, onde temos acesso à saúde emocional e espiritual.

Graças a Deus, por meio desse projeto em Moçambique, temos desempenhado esse papel e Deus tem nos honrado. Como dissemos na TV Assembleia, hoje temos uma igreja frequentada por 250 pessoas e 688 crianças de seis a doze anos atendidas integralmente – corpo, alma e espírito. Elas recebem alimento, vestimenta, atendimento à saúde, ao estado emocional, além da orientação sobre os princípios da Palavra de Deus. É uma alegria muito grande podermos realizar esse trabalho.

Outra coisa importante é o fato de estarmos participando do governo. Estamos na Casa onde se elaboram leis, onde se tomam decisões, e nossa Igreja está aqui fazendo parte disso. Somente a Igreja, diante da autoridade espiritual recebida pelo Senhor, tem capacidade de influenciar as comunidades, por meio da oração, da participação, além de influenciar e ajudar o governo. Devemos ter essa participação atuante.

Fico muito preocupada quando a igreja se torna omissa a essa participação. Sobre a omissão, Tiago disse que, quando sabemos aquilo que devemos fazer e não fazemos, cometemos o pecado da omissão. Por isso, queremos dizer: “Estamos juntos e queremos que os governos sejam conduzidos segundo a orientação do Senhor, e que a paz, a justiça, possa alcançar todos os indivíduos.”

Quero encerrar citando uma frase muito conhecida de Martin Luther King: “O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética, mas o silêncio dos bons.”

Louvado seja o Senhor por tudo! Quero continuar servindo ao Senhor aonde Ele me enviar, e minha Igreja tem sido um agente enviador. Quero agradecer ao Senhor por esta oportunidade.

Deus abençoe a todos!

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Gostaria de registrar e agradecer as presenças honrosas do pastor Daniel Gonçalves, superintendente regional da Sudeste 3 de Campinas, do pastor Silvio Ribeiro de Souza, de Itaquaquecetuba, do pastor Miqueias Rocha Lacerda, da Igreja do Ipiranga, do pastor Benedito Inácio dos Reis, de São João Clímaco.

Neste momento, faremos uma homenagem ao pastor Lázaro Garcia da Igreja Avivamento Bíblico em Santo André, pelos 53 anos de tempo de ministério. Infelizmente, o pastor Lázaro não pôde comparecer por motivo de força maior.

Convido a missionária Elza para que façamos a entrega da placa em sua homenagem ao pastor Wladimir Barrios que aqui representa o pastor Lázaro Garcia.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero registrar e agradecer a presença do pastor João Bernardes, de Registro, do pastor Manoel Felipe dos Santos, de Miracatu, pastor Luiz Pedro Scarpelini, de Ribeirão Pires, pastor José Raimundo dos Anjos, do Guarujá, pastor Ismael Flora Agostinho, filho do pastor Alírio e dona Nair, da Igreja do Jardim São Roberto, do pastor Gilmar Alves, de Ubatuba, do pastor Odair Borges, de São Caetano do Sul, pastor Eliseu Abílio e pastor Marcos Melo de Arthur Alvim, pastor Marcelo da Silva, de Utinga, Santo André, pastor João Calixto, de Sumaré, pastor Ezequiel, de Campinas.

Quero convidar o pastor Daniel Gonçalves, como membro do Conselho Geral, para que venha compor a Mesa conosco.

Ouviremos agora o Coral da Igreja Avivamento Bíblico em Jaçanã, sob a regência da maestrina Vera Lúcia Alencar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Queremos fazer um agradecimento especial ao Coral da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, do Jaçanã. É uma alegria ter os irmãos aqui nesta noite.

Quero registrar e agradecer a presença do pastor Arlindo Manuel da Conceição Jr., diretor da Diretoria Geral da Cultura e Educação, pastor Alexsandro Fernandes, de Vila Ema.

Fazemos um agradecimento especial à Aviva TV, sob responsabilidade do pastor Daniel, superintendente da região Sudeste 3, de Campinas, pela cobertura especial desta Sessão Solene.

Mais uma vez, quero dizer da alegria em ter os irmãos aqui nesta noite. Abri a sessão dizendo sobre a complexidade e importância de se fazer uma homenagem. Uma homenagem aponta caminhos, uma homenagem aponta gratidão, uma homenagem aponta reconhecimento ao trabalho que os senhores desenvolvem, uma homenagem aponta exemplos a serem seguidos.

Deixamos registrado, nos Anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o grande exemplo da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico. Queremos registrar também o grande exemplo e a nossa gratidão àquilo que os irmãos vêm fazendo ao longo de 68 anos de história. Nas palavras da missionária Elza, um legado ministerial, espiritual, missionário e social.

Gostei muito, quando o pastor Alírio, ao fazer o destaque dos compromissos históricos, bíblicos, teológicos da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, disse que temos a palavra como o centro e não somos uma igreja dada a modismos; continuamos firmes no Evangelho puro e simples de Jesus. É justamente isso que estamos fazendo.

É com muita alegria que fazemos esse reconhecimento nesta noite. O trabalho social foi citado pelo pastor José Neto. Estamos firmando uma parceria com o Governo do Estado, trazendo, por meio do mandato, recursos e um aporte ainda maior para o Lar de Idosos em Ubatuba, fortalecendo esse trabalho e ajudando a multiplicar essas ações, reconhecidamente sérias, transparentes, que abençoam e transformam a vida dos idosos no nosso estado.

É muito bom falar sobre as coisas em que acreditamos, quando podemos destacar valores em que acreditamos. E vocês representam isso nesta noite. Mas não fiquem com o coração tão engrandecido, porque vou encerrar parafraseando o Mestre Jesus. No Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo 16, disse o Mestre: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

Assim, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vendo suas boas obras e tudo que fizeram ao longo de 68 anos - a quantidade de pessoas que abençoaram, a maneira como a qual vocês se tratam, a maneira com a qual vocês divulgam e pregam o Evangelho -essas pessoas olhem tudo isso e glorifiquem ao Pai que está nos céus.

Parabéns pelos 68 anos de ministério brilhante da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico. Que o nome de Deus seja glorificado pela história, pela vida, pela pregação e pelo testemunho de cada um dos irmãos. Amém!

Quebrando o protocolo, vou pedir ao pastor Daniel que ore, abençoando a todos, a esta Casa, aos funcionários, aos deputados.

 

O SR. DANIEL GONÇALVES - Agradecemos ao nobre deputado por nos homenagear pelos 68 anos. Acreditamos na palavra que o apóstolo Paulo diz: “Aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará.”

A esposa do grande missionário Billy Graham estava em uma rua e viu uma placa dizendo: “Fim de obra. Desculpem-nos, perdoem-nos.” Ela, com um sorriso, disse que gostaria que aquilo ficasse registrado em sua lápide quando morresse. Acredito que o Senhor Jesus fará isso com a nossa Igreja que ainda tem muito a crescer. Podemos dizer que estamos em obra e Ele vai aperfeiçoar. Amém!

Oremos ao Senhor. Pai, agradecemos ao Senhor por esta noite maravilhosa. Agradecemos por esta honra que o Senhor nos deu por meio do nobre deputado. Obrigado, Senhor, por estarmos aqui, a sua Igreja reunida. Estamos aqui agradecendo ao Senhor por mais um ano de existência da nossa denominação. Acreditamos que o Senhor iniciou esta boa obra por meio daqueles três jovens, e o Senhor está aperfeiçoando a cada dia. Estamos em obra, estamos sendo edificados pelo Senhor, que é o dono da Igreja. É o Senhor que vai edificar porque é ele o dono dessa obra. Agradecemos ao Senhor por estarmos aqui, pela vida e pela saúde.

Queremos lhe pedir, Pai, uma bênção sobre este lugar, sobre cada deputado estadual, sobre cada pessoa que trabalha neste local. Senhor, que a sua glória possa imperar neste lugar. Meu Deus, que as leis decididas aqui sejam feitas por meio do Senhor, pela direção do Espírito Santo. Senhor, venha governar também este lugar, porque cremos que o Senhor é o dono da história, ainda que, às vezes, pessoas acreditem estar no controle. Mas é o Senhor o dono do comando.

 Também o louvamos, Pai, pela presença dos membros do Conselho Geral. Agradecemos ao Senhor pela vida do pastor presidente, pastor José Carlos dos Santos, e pela missionária Elza. Senhor, pedimos uma bênção especial sobre essa missionária. Senhor, conduza seus passos, dirija o seu futuro.

Pai, guarde a todos no retorno ao lar. Dê-nos um retorno abençoado. Em nome do Senhor Jesus, nós oramos, Amém, Senhor!

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *