http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

04 DE ABRIL DE 2014

010ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DAS MENINAS DO ARCO-ÍRIS”

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e BRUNO COVAS

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris. Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre sua relação de amizade com o deputado Bruno Covas. Afirma que, a pedido deste colega, assumiu a direção dos trabalhos de algumas sessões solenes, como a que está em curso.

 

2 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência. Agradece ao deputado Fernando Capez pela condução da cerimônia. Saúda as autoridades presentes.

 

3 - RODRIGO CESAR CARDOSO

Ex-Grande Mestre Estadual e futuro Grande Mestre Nacional, da Ordem Demolay, saúda as participantes da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Conclama as jovens a serem ativas na organização.

 

4 - ARMANDO SILVA FILHO

Grande Patriarca da Ordem da Estrela do Oriente, saúda a todos os presentes. Pede a todas as jovens da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas que ajudem a fazer uma sociedade melhor.

 

5 - WILMA CASTRO BARBOSA SIVIERO

Grande Oficial Ruth da Ordem da Estrela do Oriente, saúda as integrantes da Ordem Internacional do "Arco-Íris para Meninas". Agradece a todos os presentes pela homenagem.

 

6 - LARISSA MAGALHÃES

Representante de Maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, discorre sobre as atividades das componentes Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

7 - ISABELA ROBERTA

Representante das Ilustres Preceptoras da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, lê texto sobre a fundação e a importância Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

8 - PRESIDENTE BRUNO COVAS

Anuncia a exibição de vídeo institucional homenageando todas as Assembleias da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

9 - NATHÁLIA GIMENES QUIEREGUINI

Membro da Assembleia nº 3, de Franca, representante das recém-iniciadas da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, saúda as companheiras da instituição presentes a solenidade. Lista as qualidades da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas que deseja sempre manter em sua personalidade.

 

10 - PRESIDENTE BRUNO COVAS

Anuncia homenagem da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, com entrega de placas comemorativas alusivas ao evento, realizada pela Grande Mãe Preceptora, Sra. Júlia Rita Machado Taddei, ao presidente efetivo desta Casa, Samuel Moreira, aos deputados Bruno Covas e Fernando Capez e ao Sapientíssimo Irmão Clovis Messias.

 

11 - CATARINA BORGES CARDOSO

Grande Ilustre Preceptora, discorre sobre o histórico e as atividades da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

12 - PRESIDENTE BRUNO COVAS

Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa alusiva a efeméride, a Sra. Denise Aparecida Honorato Morais, Suprema Delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

13 - DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS

Suprema Delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, fala a respeito dos valores e do trabalho instituição. Pede para que sejam feitas leis que garantam mais proteção as mulheres. Discorre sobre a importância da entidade para a sociedade.

 

14 - PRESIDENTE BRUNO COVAS

Lista atitudes necessárias para a implantação de políticas públicas mais justas em nossa sociedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, ilustres telespectadores que nos acompanham, ao vivo, pela TV digital aberta, canal 61.2, e aos ilustres telespectadores que nos acompanham pela TV Assembleia, porque esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 06 de abril, às 23h, quem tem a Net, no canal 7, quem tem a TVA, no canal 66, quem tem a TVA digital, no canal 185 e a TV digital aberta, canal 61.2.

Todas essas pessoas, esses ilustres telespectadores, acompanham uma sessão que não é uma sessão comum. Esta é uma sessão solene. Por ser uma sessão solene, ela obedece a uma rígida forma sacramental. Somente as sessões solenes podem ser realizadas no plenário principal da Casa, que é o Plenário Juscelino Kubitschek, e as sessões solenes são ocupadas pelos nossos convidados nas cadeiras em que se assentam os deputados que votam as leis no estado de São Paulo e votaram a Constituição Estadual de 1989.

A sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia, e o presidente só pode convocar uma sessão solene mediante solicitação de algum deputado em exercício na Casa.

Feito o pedido, a solicitação tramita pelos órgãos internos da Casa e é votada pelo colégio que congrega todos os líderes de todos os partidos da Casa.

Esta sessão solene foi solicitada pelo deputado Fernando Capez, foi aprovada pela unanimidade dos deputados desta Casa, e convocada pelo presidente. E não é por menos, é uma sessão solene para comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris, o dia de vocês. E esta Casa se sente honrada, engalanada, por poder prestar uma homenagem a uma instituição tão séria, preocupada na preservação dos princípios e dos valores que, infelizmente, no mundo de hoje, estão sendo relegados a um segundo plano. Respeito, procedimento, alegria, harmonia, amor.

E é com base nessa premissa que vou compor a Mesa dos trabalhos. Denise Aparecida Honorato Morais, suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Catarina Borges Cardoso, grande ilustre preceptora da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. (Palmas.) Foi uma consagração. Merece.

Queria chamar também o irmão Clovis Messias. Uma salva de palmas para ele. (Palmas.)

E antes do próximo ato de composição, para o qual daremos um destaque especial, convido a todos para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

              * * *                          

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                             * * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No início deste mandato de deputado estadual, um colega muito querido, um amigo pessoal, o deputado que foi o mais votado no último pleito, que me acompanhava, uma vez que, ao lado dele eu me encontrava entre os três deputados mais votados desta Casa, me comunicava, em primeira mão, já que somos amigos, companheiros, parceiros de vida política, que ele recebera um convite. Mais do que um convite, uma convocação, que não teria o direito e nem poderia recusar. O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o convidara para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

E mesmo desejoso de cumprir seu mister à frente da Assembleia Legislativa, não teve como recusar tão honrosa e difícil missão, e assumiu seu cargo de secretário do Meio Ambiente.

Solicitou-me, então, como o deputado mais próximo a ele, aquele com quem pretende traçar seus rumos e caminhos políticos, que nesse caso era este deputado, que assumisse as suas missões em cargos mais importantes.

E dentre as várias missões que pude desempenhar, ao lado das que já vinha fazendo, se encontrava o apoio à Ordem das Meninas do Arco-Íris, das Filhas de , da Ordem DeMolay. Ele que é autor do projeto que criou a lei do dia estadual dos DeMolay.

E eu, com muita responsabilidade, e sempre orientado, comandado, guiado, regido pelo nosso maestro, nosso querido Clovis Messias, procurei realizar todas as sessões solenes, dar o máximo de mim e da minha equipe para prosseguir o bom trabalho por ele realizado.

E ele, por determinação e imposição legal, retornou, deixou a Secretaria do Meio Ambiente, e reassumiu a sua cadeira de deputado estadual. E, praticamente no seu primeiro dia em que reassume a cadeira de deputado estadual, me solicitou, embora eu fosse o autor do pedido que levou a esta sessão solene, me solicitou: desejo retornar ao posto e gostaria de presidir essa sessão solene, uma vez que hoje na política quando se fala em Bruno Covas se fala em Fernando Capez, quando se fala em Fernando Capez se fala em Bruno Covas.

E é por isso que peço a todas vocês e a todos os senhores que, em pé, recebamos com carinho e aplausos aquele que vai presidir a sessão a partir de agora, Bruno Covas Lopes. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Boa noite a todas, boa noite a todas. Quero agradecer ao deputado Fernando Capez, que gentilmente me passou a Presidência e a condução dos trabalhos e também aproveitar e agradecer a ele por esses últimos três anos, que esteve sempre presente e possibilitou a realização aqui nesta Casa dessas sessões solenes em homenagem às nossas entidades paramaçônicas, das Meninas, das Filhas de , dos DeMolays, das Estrelas do Oriente. Enfim, agradeço ao deputado Fernando Capez, que nesses três anos pôde realizar essas sessões, à nossa solicitação, comemorando o dia estadual das entidades paramaçônicas.

Então, agradeço a ele e desejo-lhe muito sucesso em toda a sua carreira que segue.

Vamos agradecer aqui às autoridades presentes. A Presidência agradece a presença da Sra. Rosalí Aparecida Moretti, grande auditora; do Sr. Luiz Carlos Marono, grande tesoureiro; Sr. Rodrigo César Cardoso, ex-grande mestre estadual e futuro grande mestre nacional da Ordem DeMolay; Sr. Armando Silva Filho, grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente, representando o grão mestre Ronaldo Fernandes, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Sra. Julia Rita Machado Taddei, grande mãe conselheira; Sr. Célio José de Morais, grande presidente do conselho; Sra. Wilma Castro Barbosa Siviero, grande oficial Ruth da Ordem da Estrela do Oriente; Sra. Nathalia Gimenes Quiereguini, membro da Assembleia nº 34 da cidade de Franca; Sra. Larissa Magalhães, representante da maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas; Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Sr. Odivaldo Siviero, past-grande patriarca do Grande Capítulo da Estrela do Oriente e patriarca do Capítulo São Paulo nº 1; Thell Moraes Martins, membro do conselho federal e assessor de eventos do gabinete do grande mestre da Ordem DeMolay; Sra. Mariana Domingos Nunes, past-honorável rainha do Bethel-14 Agnes das Filhas de ; Sr. Marcos Ribeiro da Silva, past-mestre conselheiro do Capítulo Ernesto Zuanella past-ICC – Priorado Visconde de Mauá.

Agradecendo a presença das autoridades aqui presentes, nós queríamos comunicar a todos os senhores e senhoras que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, no domingo, dia 06 de abril, às 23h, pela Net, canal 7, TVA, canal 66, TVA digital, canal 185, e TV digital aberta, canal 61.2.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Rodrigo César Cardoso, ex-grande mestre estadual e futuro grande mestre nacional da Ordem DeMolay.

 

O SR. RODRIGO CÉSAR CARDOSO - Olá, Meninas, boa noite. Com muita honra que venho aqui, no dia de hoje, em nome da Ordem DeMolay, do Supremo Conselho da Ordem DeMolay, parabenizar vocês.

Eu queria, desde já, desejar uma boa noite à nossa delegada Denise, à nossa grande ilustre preceptora Catarina Borges Cardoso, devemos ser primos de algum grau, porque eu também sou Cardoso. Gostaria de desejar a todos vocês que, nesse dia 06 de abril, vocês comemorem com muita alegria esse dia tão merecido.

O Supremo Conselho da Ordem DeMolay vem aqui para parabenizar vocês, para convidar vocês a trabalharmos juntos em filantropia, para convidar vocês a trabalharmos juntos na vida de trabalho da Ordem, das duas ordens unidas.

Estava falando com a Denise, lá em cima, é a hora de começarmos a trabalhar cada dia mais unidos e a partir de julho, quando assumirei o cargo de grande mestre da Ordem DeMolay nacional, pode ter certeza que todas estarão convidadas a fazer parte desse nosso dia a dia.

Os jovens DeMolays estão, com certeza, aptos e a fim, muito a fim de trabalhar em prol da sociedade e tenho certeza que vocês todas também estão muito aptas e muito a fim de trabalhar em prol da sociedade.

Então, todas estão convidadas e espero que essa união, claro, com muito respeito, seja cada dia mais forte e que esses trabalhos tenham uma vida muito longa e, quem sabe, consigamos, cada dia mais, fazermos grandes trabalhos unidos.

Parabéns a todas vocês e vida longa à Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência agradece também à Sra. Julia Rita Machado Taddei, que faz parte agora da Mesa dos trabalhos.

A Presidência concede agora a palavra ao Sr. Armando Silva Filho, grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente.

 

O SR. ARMANDO SILVA FILHO - Ilustre deputado Bruno Covas, no qual saúdo todos os integrantes desta Casa, e também o deputado Fernando Capez. Querido sobrinho Rodrigo César, grande mestre da Ordem DeMolay. Querido irmão Clovis Messias. Querida sobrinha Catarina Borges Cardoso. Grande, ilustre preceptora, irmã Denise, ou minha querida irmã Denise Aparecida de Morais, suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, a qual, em seu nome, saúdo todas as mães preceptoras presentes, todas as mães dessas Meninas que comemoram hoje o seu dia, e quiçá nossos irmãos e seus pais, componentes de conselhos aqui presentes, e todos os que nesta data comemoram com todas as nossas sobrinhas.

Trago o apoio do nosso grão mestre e também do nosso Grande Capítulo da Estrela do Oriente. Sentimos-nos honrados em estar, nesta data, festejando com todos vocês, futuro dos nossos capítulos e das nossas seções da Estrela do Oriente.

Que cada assembleia continue tendo as nossas mães e as nossas irmãs da Estrela do Oriente para que, juntos, como o nosso irmão que me antecedeu, do Grande Conselho DeMolays, façamos uma sociedade melhor, façamos o objetivo de cada entidade paramaçônica, que é contribuir com a nossa ajuda, cada um na sua cidade e no seu setor, mas juntos, de mãos dadas, Estrelas, DeMolays, e as Meninas do Arco-Íris, dessa Ordem maravilhosa que é a Internacional, nós faremos um grande trabalho, e sempre teremos que vir aqui comemorar.

Agradeço a esta Casa pela lembrança das Meninas do Arco-Íris, porque eu passei um ano num conselho de uma assembleia aqui em São Paulo, e sei qual é o valor de cada uma delas. São as nossas líderes, ou novas lideranças, que temos, jovens, neste país.

Parabéns Meninas, parabéns mães, parabéns irmãos e pais que acompanham essas Meninas e que continuem com esse trabalho profícuo e que nós sempre apoiaremos, em nome do Grande Capítulo e da Grande Loja do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência gostaria de registrar os cumprimentos que recebeu em relação a esta sessão solene do deputado estadual Aldo Demarchi, deputado estadual Gilmaci Santos, do Dr. David Uip, secretário de estado da Saúde; do vereador José Américo Dias, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Dr. Tadeu Morais de Sousa; da desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Dra. Maria Doralice Novaes; do desembargador presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Adib Casseb; da primeira dama do Estado, Sra. Lu Alckmin, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira da Silva Júnior.

A Presidência agora concede a palavra à Sra. Wilma Castro Barbosa Siviero, grande oficial Ruth da Ordem da Estrela do Oriente.

 

            A SRA. WILMA CASTRO BARBOSA SIVIERO - Boa noite a todos. Ilustre deputado Bruno Covas; ilustre deputado Fernando Capez, em nome do qual saúdo o presidente desta Casa Legislativa; suprema delegada irmã Denise Aparecida Honorato de Morais, grande ilustre Catarina Borges Cardoso, Rodrigo Cardoso, do Supremo Conselho; delegadas da Ordem do Arco-Íris para Meninas; digno grande patriarca irmão Armando da Silva Filho; past-grande patriarca irmão Célio de Morais; irmão Odivaldo Siviero; irmãs e irmãos da Ordem da Estrela do Oriente; sobrinhas da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris, Filhas de ; sobrinhos DeMolays; convidados e colaboradores.

Ao ilustre deputado Fernando Capez a nossa homenagem e a nossa gratidão pela iniciativa da realização desta sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris. Ao deputado Bruno Covas, pelo apoio e pela lei. O nosso carinho ao Sr. Clovis Messias, por sua dedicação nesta cerimônia. À nossa querida irmã e suprema delegada Denise, motivo de alegria e esperança em cada momento de nossa trajetória. Parabenizo-a pela sua dedicação e amor fraternal, que a leva sempre a superar e conduzir com brilhantismo o hoje e o nosso futuro junto às Meninas do Arco-Íris.

É com prazer que compartilho desta cerimônia e parabenizo a todos que não mediram esforços para a sua comemoração nesta data. Passados 15 anos desde a primeira assembleia fundada, da qual participei, acompanho com alegria o fortalecimento da Ordem. O relacionamento fraterno e a presença das tias da Ordem da Estrela do Oriente junto às Meninas do Arco-Íris foi, é e sempre será de grande importância, pois nos permite acompanhar o desenvolvimento de nossas jovens tão queridas, contribuindo para sua formação e amadurecimento social e familiar.

Aqui estamos, e devemos também estar presentes em suas reuniões, para fortalecer o elo que nos une. Sussurrando aos seus ouvidos, sempre que necessário, palavras de fortalecimento, e ouvindo-as com a mesma atenção.

Confiamos nessa juventude e na certeza da formação de futuras lideranças para a sociedade brasileira.

Agradeço mais uma vez a oportunidade de estarmos juntos nessa caminhada, e saibam, queridas sobrinhas, aonde tu fores, eu irei. Até outro dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Srta. Larissa Magalhães, representante de maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

A SRA. LARISSA MAGALHÃES - Boa noite. Para mim é uma honra estar aqui representando os membros de maioridade, mas eu tenho de confessar que eu também fiquei muito preocupada, porque em 2012, quando eu vim aqui, a nossa irmã de maioridade Paula fez um discurso tão bonito e eu falei: “Estou perdida, porque eu não tenho aquela habilidade de falar tão bem.”

Mas, para o meu consolo, a Ordem do Arco-Íris me deu embasamento para, pelo menos, poder falar com o coração, e de todo o meu coração eu digo que sou muito feliz em ser um membro de maioridade, porque tanto se ouve que essa é uma vida muito triste, que um membro de maioridade não serve mais para nada, mas é exatamente o contrário.

Um membro de maioridade é uma das pessoas que tem mais condição de influenciar positivamente nossa Ordem, porque nós já passamos por isso, a gente conhece esse mundo colorido.

Por exemplo, lá em 2012, quando eu estava aqui como Arco-Íris ativa, aquele membro de maioridade foi um exemplo para mim. Assim como tantos outros membros de maioridade que continuam envolvidos, continuam doando seus conhecimentos para a Ordem, continuam influenciando, aprimorando o que elas já vivenciaram, sempre me inspiraram.

Então, um membro de maioridade é isso, é um exemplo do que a Ordem pode fazer para uma menina. Ela é uma Arco-Íris completa que já passou o tempo necessário adquirindo os conhecimentos da nossa Ordem, e agora está pronta para a vida, e está pronta, principalmente, para ajudar o Arco-Íris a crescer, apenas trabalhando de forma diferente, ajudando nossas irmãs mais novas a se tornarem exemplos nessa sociedade tão carente por isso.

Se algum dia eu, como Arco-Íris, membro de maioridade, eu puder servir de exemplo para uma menina que seja, e puder influenciar na formação dessa menina, nossa, que honra.

A vocês, Meninas ativas, eu digo: queiram chegar à maioridade. Ela deve ser o objetivo final de todas vocês, porque ela significa que vocês estão prontas.

Aos membros de maioridade, não abandonem a Ordem que tanto bem fez para vocês. O conhecimento e a sua vivência têm um poder enorme.

E às tias eu peço algo que muitas já fazem, confiem nos seus membros de maioridade. Vamos trabalhar juntas, tias.

E para finalizar, como diria Renato Russo “todos os dias, quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo. Temos todo o tempo do mundo.”

De fato, nós maioridades não temos mais nosso tempo como Arco-Íris ativas, mas nós temos todo o tempo do mundo para continuar refletindo as nossas virtudes, porque uma vez Arco-Íris, sempre Arco-Íris.

É isso. Muito obrigada pela atenção de todos e tenham uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Srta. Isabela Roberta, da Praia Grande, representando as ilustres preceptoras da Ordem do Arco-Íris para Meninas, para agradecimento.

 

A SRA. ISABELA ROBERTA - Boa noite a todos. É uma honra estar aqui representando vocês.

Peço que todos os presentes imaginem um pote, do tamanho e espessura de sua escolha. Imaginem esse pote contendo um tesouro, e hoje essa luz está sendo homenageada, luz que reflete por onde passa, luz que se dedica ao seu próximo, a serem melhores.

Essa luz hoje está aqui, mas esteve e está constantemente ajudando milhares de pessoas, sem distinção alguma, simplesmente sendo atenciosas, gentis e auxiliando sempre com a coletividade, com a chave da liderança e do altruísmo.

Esse pote, esse tesouro, nada mais é que a promessa humana ao pai celestial, Meninas que não só procuram o pote no fim do arco-íris, mas que reluzem o brilho de todas as virtudes que aprenderam com as sete cores.

Ao nosso querido tio Willian Mark Sexsom, nossa eterna gratidão por fundar nossa amada Ordem, por inserir-nos na família maçônica e nos trazer princípios tão importantes, afinal, ser Menina do Arco-Íris é ser um diamante, é refletir a beleza da vida. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Neste momento teremos a apresentação de um vídeo institucional homenageando todas as assembleias da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Neste momento, a Presidência concede a palavra à Srta. Nathalia Gimenes Quiereguini, membro da Assembleia nº 34, fundada dia 22 de março passado, em Franca, representando as Meninas Arco-Íris recém-iniciadas.

 

A SRA. NATHALIA GIMENES QUIEREGUINI - Boa noite, gente. Vai ser uma tarefa meio difícil falar depois desses discursos lindos, depois desse vídeo, mas vou tentar.

Queria dizer boa noite a toda família Arco-Íris, e que ainda somos, em Franca, a assembleia Dandelion, uma sementinha que, como o tio disse, foi plantada no dia 22 de março, há dois fins de semana.

E é com grande alegria que estamos aqui hoje participando deste momento mágico para todos da Ordem, e que somos jovens mulheres ainda, onde nossos princípios, nossas virtudes fazem diferença num mundo onde as drogas, a violência e a insegurança estão sempre em evidência.

Somos comparadas a uma joia rara, como diz na Bíblia, e vamos lutar pela valorização de nós mulheres. Com amor, companheirismo, a religião, procuraremos servir ao próximo seguindo sempre as virtudes de nossa Ordem, com consciência e por uma sociedade mais justa.

Que a Ordem possa fortalecer minhas virtudes, que eu honre cada vez mais minha família e ame Deus sobre todas as coisas, que minha crença em um ser superior seja cada vez mais viva, que minha fidelidade e dignidade possam ser inabaláveis, que eu ame a pátria, defendendo-a sempre, que eu possa ser uma cidadã correta, honesta, e que eu mude meus hábitos e atitudes para uma liderança verdadeira.

Que a Ordem me inspire a colocar em prática os serviços em prol da comunidade e da humanidade.

Quero parabenizar os organizadores deste evento, desejando muita luz, otimismo e luz espiritual. Agradeço às autoridades presentes, aos tios, às tias, às mães e às irmãs. Que Deus ilumine sempre todos com as cores do arco-íris. É só isso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Neste momento, a Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris prestará homenagens.

Tem a palavra a Sra. Julia Rita Machado Taddei, grande mãe conselheira.

 

A SRA. JULIA RITA MACHADO TADDEI - Boa noite a todos. Primeiramente queria agradecer a presença de todas as assembleias que aqui estão, para juntos comemorarmos o aniversário da nossa Ordem, que é dia 06 de abril.

Queria agradecer a presença da Assembleia Amor Perfeito nº 1, de São Paulo; Assembleia Santos nº 2, de Santos; Assembleia Horizonte Fraterno nº 5, Cosmópolis; Assembleia Eterna Vitória nº 6, Campinas; Assembleia Ágata de Guarulhos nº 10, Guarulhos; Assembleia Safira nº 12, Jaboticabal; Assembleia Flor de Lis nº 14, Santo André; Assembleia Fênix nº 15, São Paulo; Assembleia Arte Mortalidade nº 18, São Paulo; Assembleia Raio de Sol nº 19, Novo Horizonte; Assembleia Nova Era nº 20, Sorocaba; Assembleia Ânima nº 23, São João da Boa Vista; Assembleia Jardim das Acácias de Limeira nº 25, de Limeira; Assembleia Vale dos Sonhos nº 26, de Jales; Assembleia Praia Grande nº 29, Praia Grande; Assembleia Ametista nº 30, São José dos Campos; Assembleia Íris de Minerva nº 31, Osasco; Assembleia Estrela de Ísis nº 32, Araraquara; Assembleia Eterna Aliança nº 33, São Caetano; e Assembleia Dandelion nº 34, Franca.

Queria agradecer, em nome, como grande mãe preceptora, todas as mães preceptoras pelo trabalho que realizam e todos os presidentes do conselho, assim como membros do conselho. Obrigada por terem vindo prestigiar esta noite tão especial.

Eu queria agora pedir para a grande caridade Eloisa que faça uma entrega de uma placa, que é para o senhor deputado Samuel Moreira, e peço para que o Sr. Fernando Capez faça essa entrega, por favor. Senhor Bruno, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega ao deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

A SRA. JULIA RITA MACHADO TADDEI - A grande chefe de cerimônias Daiane, que faça a entrega para o deputado Bruno Covas.

 

* * *

 

- É feita a entrega ao deputado Bruno Covas.

 

* * *

 

A SRA. JULIA RITA MACHADO TADDEI - Peço para que a grande religião Bárbara faça a entrega para o deputado Fernando Capez. Por favor, que o deputado Bruno Covas transmita para ele.

 

* * *

 

- É feita a entrega ao deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

A SRA. JULIA RITA MACHADO TADDEI - E que a oficial grande natureza Nátalie, entregue para o assessor Clovis Messias.

 

* * *

 

- É feita a entrega ao Sr. Clovis Messias.

 

* * *

 

A SRA. JULIA RITA MACHADO TADDEI - Nós da grande assembleia agradecemos aos nobres deputados por terem nos proporcionado esta noite tão especial. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Gostaria de, em meu nome, em nome dos deputados aqui agraciados, registrar o agradecimento e fazer a leitura da placa que foi entregue.

“Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, deputado Bruno Covas. Somos eternamente gratas pelo apoio e dedicação à nossa Ordem. Que o pote no final do arco-íris jorre com muitas bênçãos em sua vida e que o pai celestial faça do seu coração sua morada. Grande Assembleia do Estado de São Paulo, 04 de abril de 2014.”

 Muito obrigado. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra à Sra. Catarina Borges Cardoso, grande ilustre preceptora.

 

A SRA. CATARINA BORGES CARDOSO - Deputados Fernando Capez e Bruno Covas, através dos quais cumprimento todas as autoridades civis aqui presentes, tio Armando, através do qual cumprimento a todos os tios maçons e tias estrelas aqui presentes, primas Filhas de , primos DeMolays, minhas queridas irmãs, boa noite a todos.

Primeiramente gostaria de agradecer imensamente ao deputado Bruno Covas pelo estabelecimento do Dia Estadual da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e dizer que é graças a essa iniciativa que nós estamos aqui hoje.

Há 92 anos, nosso fundador, tio Willian Mark Sexsom, idealizou a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Para ela dedicou seu tempo, seu talento, acreditando que essa seria uma esperança para as futuras gerações.

O dia de hoje é a prova de que seu sonho se realizou, e as vidas de inúmeras garotas vêm sendo transformadas pela beleza e pela verdade dos nossos ensinamentos.

Pregar o amor, a religião, a natureza, a imortalidade, a fidelidade, o patriotismo e o serviço, em um mundo, no qual vemos tanta inversão de valores não é uma tarefa fácil. Transformar meninas em líderes que saibam se posicionar diante das inúmeras injustiças que vemos diariamente e ensiná-las a essência da caridade quando o egoísmo e a ganância são tão evidentes em nossa sociedade atual requer mais do que habilidade, requer coragem.

E essa tem sido a missão da nossa Ordem. Missão essa que todas nós que aqui estamos temos ajudado a construir.

O desafio de crescer, de nos tornar pessoas melhores e mudar a realidade ao nosso redor ao invés de passivamente assistir aos fatos se desenrolarem é grande, e é esse o desafio que a nossa Ordem tem aceitado durante esses 92 anos, e mais especificamente nesses 15 anos de atuação da nossa Ordem aqui no Brasil.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas cresce à medida que seus membros tomam consciência do seu papel na sociedade e passam a desempenhá-lo com convicção e com entusiasmo, promovendo juntamente o seu crescimento pessoal.

Por isso convido todas a comemorar hoje as nossas 32 assembleias ativas no estado de São Paulo, e todo o seu árduo trabalho. Cada uma em sua cidade, tendo o serviço como elo que as mantém unidas em prol do mesmo objetivo.

Vamos comemorar todas as mulheres formadas pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, mulheres com a força necessária para defender seus direitos e lutar por uma sociedade justa.

Que hoje nós possamos comemorar cada ação filantrópica feita por nós, que possamos olhar para trás e ver quantas pessoas tiveram as suas vidas inspiradas pela ajuda de uma garota do Arco-Íris, e melhor ainda, que possamos olhar para o futuro e ver o quanto ainda temos para fazer.

Que hoje seja um dia para renovarmos os nossos votos de compromisso com a nossa Ordem, um dia para expressarmos o amor que temos por essa organização que tanto agrega nas nossas vidas.

Que com essa intenção possamos voltar para as nossas cidades e possamos nos doar em amor e em serviço, prontas para, a qualquer momento, atendermos ao chamado do Arco-Íris.

Eu aproveito este momento para ressaltar a nossa felicidade, da Grande Assembleia do Estado de São Paulo, em ter todas as 34 assembleias inscritas no Terceiro Arco-Íris Solidário, campanha que já amparou mais de 10 mil pessoas e promoveu a doação de mais de 10 toneladas de alimentos, e promete realizar muito mais em 2014 com a união e dedicação de todos.

Que o Pai Celestial nos dê forças para continuarmos nossa caminhada, propagando a caridade, a esperança e a fé, que são virtudes que nosso mundo atual está tão carente.

Aproveito o momento também para fazer um comunicado, de que a nossa primeira edição do primeiro boletim informativo da Grande Assembleia do Estado de São Paulo está pronto e vai ser entregue hoje, portanto, não vão para casa sem seu exemplar.

É isso, muito obrigada, obrigada pela presença. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Depois das homenagens prestadas pela Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris, vamos passar à homenagem que vai ser prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A nossa homenageada, na vida civil tem a formação de arquiteta desde 1984, e atua como empresária no ramo de móveis, juntamente com seu marido e filho, na empresa Conan, com 250 colaboradores. Casada com o irmão Célio José de Morais, tem três filhos, Conrado, maçom e past-mestre conselheiro, Ana Angélica, past-grande ilustre regional e Bianca, past-ilustre.

Paulista, nascida na cidade de Ribeirão Preto, há 29 anos foi acolhida pela querida cidade de Jaboticabal, onde há 13 anos, junto com suas irmãs e irmãos, fundaram a Assembleia Safira e o Capítulo Atenas Paulista.

Há 13 anos é membro do conselho da Assembleia Safira, onde foi mãe conselheira durante quatro anos. Desde 2003, no grande capítulo, seguiu a linha sucessória e em 2011 foi eleita digna grande matriarca da Ordem da Estrela do Oriente.

Em julho de 2012 foi nomeada suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal.

A homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à Denise Aparecida Honorato Morais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Vamos ler a placa comemorativa:

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, presta homenagem à suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris Denise Aparecida Honorato Morais. A Ordem foi criada pelo mestre maçom Willian Mark Sexsom no dia 06 de abril de 1922. É uma organização dedicada à edificação do caráter das adolescentes por meio dos seguintes preceitos amor ao lar, à família e ao próximo, crença na existência de Deus, respeito para com a natureza, crença na imortalidade da alma, fidelidade e dignidade de caráter, patriotismo e amor pelo país, liderança efetiva, serviço em prol da humanidade e da comunidade. 04 de abril de 2014, assina o deputado estadual Fernando Capez.” (Palmas.)

E agora tem a palavra a nossa homenageada, Denise Aparecida Honorato Morais, suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS - Eles falaram que eu poderia falar lá em cima, perto da Mesa dos trabalhos, que é importante, mas eu quero estar embaixo, junto com meu povo.

Queridas autoridades da Mesa, deputado Bruno Covas, em nome do qual eu saúdo a todos os presentes que trabalham em prol dos projetos e que têm na mão e na caneta a decisão.

Meu caro Rodrigo César Cardoso, o saúdo em nome de todos os DeMolays, jovens homens que trabalharão seu aprimoramento.

Meu querido cunhado Clovis, pessoa da qual eu cumprimento a todos que nos ajudam a difundir nossa Ordem, em nossas ações, uma pessoa humilde e batalhadora. Eu me espelho em seu trabalho. Ele ficou no meu pé até eu encher esta Assembleia maravilhosa. Valeu o esforço, irmão Clovis. Valeu, está muito linda esta Assembleia.

Digno grande patriarca, meu irmão, Armando, em seu nome cumprimento todos os maçons aqui presentes, nossos grandes apoiadores, tanto, nas duas Ordens que trabalhamos.

Também saúdo a todas as irmãs e irmãos da Estrela do Oriente aqui presentes, que com desinteressada lealdade ajudam a manter a Ordem do Arco-Íris para Meninas.

Querida Catarina, grande ilustre preceptora, uma grande Arco-Íris, uma grande jovem guerreira, que busca ser melhor a cada dia, humilde, batalhadora, nos acompanha e está conseguindo, e em seu nome eu saúdo todas essas meninas maravilhosas aqui presentes que, como você, lutam no aprimoramento do caráter moral, assim dando o melhor de si à sociedade e ao seu país.

Queridos convidados, pais, mães, parentes, presidentes de conselhos, mães preceptoras, autoridades civis, é uma grande alegria e honra estar nesta Assembleia, neste espaço tão bonito que exprime respeito e responsabilidade. Ficamos lisonjeadas e agradecemos por esta homenagem.

Hoje é o Dia da Ordem, porque lá atrás, primeiro que um grande homem nos presenteou, sancionando essa lei, e outro homem, um grande mestre maçom, pensou em nós, mulheres, como pessoas iguais, que poderiam ter os mesmos ensinamentos de virtude moral e aprimoramento de caráter. Mark Sexsom tinha filhas menores e se preocupava com a educação em todos os sentidos e por isso ele lutou muito. Trabalhou muito e nos presenteou com essa Ordem.

Hoje é festa para nós que temos na Ordem aprendizado e ensinamento, mas será que para outras meninas da sociedade, será que todas têm? Essas meninas que constam nas pesquisas, nos índices de violência em seus lares, nas pesquisas divulgadas pelo Ipea, será que elas têm tudo o que a gente tem?

Os fatos estão aí, não vamos discutir os resultados da pesquisa, não é o fórum adequado, porém cabe agora saber o que vamos fazer a partir dela.

Senhor deputado, nossas Arco-Íris querem mais leis, não somente de proteção às mulheres. Queremos torná-las mais fortes, não só as nossas meninas, mas todas as meninas do nosso estado e do nosso país. Leis de proteção às mulheres, leis de qualidade de vida, que proporcionem segurança nas escolas públicas, um sério combate às drogas nas portas das escolas, ações mais rígidas aos agressores, divulgar mais a Lei Maria da Penha, estimular mais a denúncia anônima em casos onde presenciamos a violência e ficamos parados achando que isso é normal.

Essa pesquisa não mostra um retrocesso, como muitos disseram, ela mostra uma realidade nua e fria que realmente acontece.

Nós do Arco-Íris estamos preparando nossas meninas para que elas façam um paralelo da jornada que fazem dentro dos nossos templos na vida lá fora, no mundo que as rodeia. Elas trabalham o amor, pois quem ama o próximo como a si mesmo usará sempre a regra de ouro, fazer ao seu próximo aquilo que queres fazer a si mesmo.

Na religião não trabalhamos uma religião opressiva. Trabalhamos como na campanha da fraternidade, conscientizamos essas meninas, que este ano tem o foco do tráfico humano. Nesse tráfico humano foi constatado que existem 240 rotas dentro do país, e a maioria desse tráfico humano são meninas, são meninas da idade de vocês, pré-adolescentes.

Trabalhamos na natureza, como também o senhor trabalhou, no meio ambiente, e no ano passado plantamos muitas árvores, reflorestamos o estado.

Trabalhamos a imortalidade. Elas aprendem que só seremos imortais pelas nossas ações. Por isso, senhor deputado, imortalize seu nome em nossas causas.

Trabalhamos a fidelidade aos nossos pais, ao nosso caráter, aos nossos princípios. Assim, ficamos fortes, elas ficam fortes, ficam menos vulneráveis aos males atuais. Serão fiéis às suas convicções e lutarão pelos bons ideais.

Na instância do patriotismo, elas sabem, elas juram ser fiéis à bandeira e à república por ela representada.

Senhor deputado, proponha uma lei em que seja cantado o Hino Nacional e o hino de suas cidades em suas escolas. Que seja implantado maior patriotismo para que a cidadania seja uma coisa natural e não uma coisa forçada. As nossas meninas sabem todos os juramentos e credos de cor.

E temos a instância do serviço, que essa é a instância que mais brilha, pois, apesar de não ser a cor branca e sim a lilás, ela reúne todas as virtudes, todas as outras instâncias, porque só se aprende o significado de tudo nesta vida se voltando ao trabalho.

O estado precisa muito das Arco-Íris, o mundo precisa das Arco-Íris. Quando se assume fazer parte dessa Ordem, como membro, como dirigente ou colaborador, sabe-se que está procurando um pote de ouro, porém o tesouro maior é a nossa jornada, é o caminho. São as escolhas, são os relacionamentos e são as amizades. Essa é a parte melhor da nossa Ordem.

Senhor deputado, muito lhe cobrei, muito os outros também lhe cobram, e muito lhe é pedido, mas saiba, Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, escolhe os capacitados, pois conhece a sua alma, e os capacita e multiplica as suas forças.

Eu agradeço a todas essas meninas lindas, às tias, os tios. Sei dos esforços, dos custos, das quilometragens, mas vale a pena. O nosso mundo de caridade é muito bem representado, agora esse mundo político, esse mundo de estar aqui e ver como são aprovadas as nossas leis, as leis que estão nas mãos e na caneta dos nossos dirigentes, é muito importante estarmos aqui e darmos o nosso posicionamento diante de todos os problemas da nossa sociedade e do mundo.

Nós somos Arco-Íris, vocês são Arco-Íris, e irão brilhar para sempre, mas nós temos de ter esse outro lado, um trabalho sempre contínuo, de muito esforço e muito amor.

Eu também queria anunciar aqui que no dia 1º de maio estaremos ampliando essa, porque nós temos essa jurisdição, o estado de São Paulo é responsável, além do estado de São Paulo, de outras jurisdições, então vocês têm irmãs em Brasília, Tocantins, temos duas assembleias no Tocantins, e no dia 1º de maio estaremos fundando a Assembleia de Biguaçu.

E nesta gestão ainda, uma surpresa para nossa grande ilustre, estaremos também fundando a Assembleia Águas Cristalinas, em Mato Grosso. Muito bonito o nome. Em Lucas de Rio Verde. E ainda nesta gestão também estaremos fundando uma assembleia no Amazonas, Manaus. Estão todos convidados.

Por fim, senhor deputado e grande Assembleia, gostaríamos de trazer ouro e prata para presentear a Mesa e presentear a todos vocês que continuamente nos apoiam, que nos ajudam, que estão aí para todos os esforços. Porém, não temos ouro e prata, mas temos algo muito melhor. Não esperem coisas grandiosas dos homens, e sim de Deus. Vamos continuar lutando por essa amada Ordem.

Tem Rainbow aqui? O que as Rainbows são? (Palmas.) (Manifestação nas galerias.) Viva as Rainbows, as Arco-Íris do Estado de São Paulo. Muito obrigada por vocês existirem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência gostaria de agradecer a toda a equipe do deputado Fernando Capez, que organizou esta sessão, ao deputado Fernando Capez, mais uma vez registro os agradecimentos, inclusive por ter passado a Presidência dos trabalhos, a todos os funcionários aqui da Assembleia Legislativa, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, às Assessorias da Polícia Civil e Militar, enfim, agradecer a presença de todos os senhores e senhoras.

E dizer que muito provavelmente naquele dia 06 de abril de 1922 talvez o venerável reverendo Willian Mark Sexsom não imaginasse que no dia de hoje nós estivéssemos aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma população de 40 milhões de pessoas, representados por 94 deputados e deputadas, eleitos democraticamente através do voto, não imaginaria ele que estivéssemos aqui, parabenizando a ele, lembrando dele por esta iniciativa, mas, acima de tudo, parabenizando a cada uma de vocês, a todas as nossas joias raras. Como disse aqui a Denise, o mundo precisa de vocês, o estado de São Paulo precisa de vocês.

Aceito aqui o desafio de a gente construir junto essa política pública, enfim, aquilo que for necessário, seja através de instrumentos normativos, seja através de políticas junto ao governador Geraldo Alckmin. Enfim, sem sombra de dúvida, nós precisamos de vocês para ajudar a pensar, para ajudar a implementar e, acima de tudo, para mostrar para a sociedade que vale a pena ter princípios, que vale a pena ter valores, que é possível a gente conciliar política e ética, política e honra, política e mudança.

Muito obrigado e está encerrada a presente sessão. Boa noite a todas. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 21horas e 35minutos.

 

* * *