http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE MAIO DE 2014

061ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidente: JOOJI HATO

 

Secretária: SARAH MUNHOZ

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SARAH MUNHOZ

Lamenta a morte de Jair Rodrigues, em 08/05. Presta homenagem às mães, pelo seu dia, a ser comemorado neste domingo, 11/05.

 

3 - SARAH MUNHOZ

Combate a violação de direitos humanos na Ucrânia. Afirma que o atual governo do país não tem legitimidade. Menciona incêndio ocorrido na Casa dos Sindicatos, em Odessa. Critica o envolvimento dos Estados Unidos e da União Europeia no conflito. Expressa apoio à população ucraniana. Combate a violação de direitos humanos na Ucrânia. Afirma que o atual governo do país não tem legitimidade. Menciona incêndio ocorrido na Casa dos Sindicatos, em Odessa. Critica o envolvimento dos Estados Unidos e da União Europeia no conflito. Expressa apoio à população ucraniana.

 

4 - SARAH MUNHOZ

Solicita o levantamento da sessão, por acordo delideranças.

 

5 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Defere o pedido. Presta homenagem a Jair Rodrigues, falecido em 08/05. Parabeniza a Polícia Militar por prisão de menor de idade, que liderava quadrilha na Capital. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/05, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização de sessão solene, em 12/05, às 10 horas, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Policial Militar Feminina". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido a Sra. Deputada Sarah Munhoz para, como 1ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

A SRA. 1ª SECRETÁRIA - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Ana Perugini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Edson Giriboni. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Sarah Munhoz.

 

A SRA. SARAH MUNHOZ - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e funcionários.

Primeiramente, quero lamentar a morte de um grande artista que deixou a Terra e o mundo mais triste, Jair Rodrigues. Onde você estiver, que Deus ilumine seu caminho.

Quero falar também sobre mulheres.

 

Já tive mulheres de todas as cores

De todas as carências, de todos os amores

Com algumas até certo tempo fiquei

Com outras apenas me identifiquei

 

Já tive mulheres do tipo exibida

Do tipo danada, do tipo da minha mãe

Do tipo das mães que estão todas aqui

E que todos os filhos têm

 

Essa mãe não tem direito a salário

Essa mãe não tem trabalho

Que seja mais importante do que ser mãe

 

Minha mãe, mãe de todos nós. Estou, em nome de todos, fazendo uma homenagem muito especial a essa mulher. A essa mulher que faz o trabalho mais importante do mundo. A essa mulher que responde a exigências e responsabilidades enormes. A essa mulher que, enquanto alimenta o filho, come um pãozinho, fecha a porta e consegue carregar uma sacola. A essa mulher que trabalha 365 dias por ano, 24 horas, sete dias por semana e que às vezes não dorme por horas ininterruptas.

A essa mulher a quem ninguém dá intervalo. A essa mulher para quem tudo é legal. A essa mulher que pode almoçar, mas ainda assim, dizendo: “Menino, coma a sua comida! Menino, limpe a boca! Menino, não faça isso, não derrube a comida do prato!” Quem de nós não teve ou tem essa mãe?

Essa mãe tem habilidade de negociação. Negocia com o pai, com o filho, com a família e muitas vezes deixa a gente fazer as coisas debaixo dos panos e ainda coloca um paninho quente.

A essa mulher que tem graduação em Medicina, Sociologia, Astrologia, Numerologia e é a maior especialista contábil que conheço. Não falta comida onde tem mãe. Podem faltar outras coisas, mas onde tem mãe não falta nem comida, nem carinho, nem calor, nem afago.

Essa mãe sempre está preparada para um alto cargo e às vezes nós, filhos, não reconhecemos. Temos uma mãe que é a nossa, e às vezes essa mãe está à noite toda esperando por nós, falando de nós e nos defendendo.

Ela bate para corrigir, mas ela jamais permite que alguém fale alguma coisinha da sua cria: “O filho é meu. Para vocês ele pode ser mais uma pessoa, mas ele é meu filho”.

E essa mulher, por incrível que pareça, consegue trabalhar no ambiente mais caótico possível. Ela às vezes não tem tempo para dormir, ela abre a mão da sua vida, não tem férias, 13º salário, Natal, nem Ano Novo. E o que é pior: quando tem festa, tudo cai na mão dela.

Para essa mulher que não tem salário, estamos aqui para dizer: mãe, nós te amamos. Mãe, nós te respeitamos. Mãe, nós somos gratos por tudo. Mães, nós, filhos, às vezes temos vergonha de dizer, mas eu, aqui, representando todos esses filhos, digo a você: mãe, nós te amamos. Mãe, você é amiga do peito. Mãe, você nos acalenta. Mãe, você é tudo que a gente tem. Mãe, muito obrigada por ser nossa mãe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra a nobre Deputada Sarah Munhoz.

 

A SRA. SARAH MUNHOZ - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, todos aqui presentes, agora quero falar em nome da Presidência do Conselho Mundial da Paz. O mundo hoje vive uma situação gravíssima. Eu e milhares de pessoas que trabalham com recursos humanos, com pessoas, que queremos que o Conselho Mundial da Paz funcione, estamos aqui para nos posicionar explicitamente contra a violação dos direitos humanos na Ucrânia.

No dia 2 de maio, em Odessa, a Casa dos Sindicatos foi invadida e muitas pessoas morreram queimadas enquanto grupos fechavam as portas. Estranho dizer que o atual governo ucraniano não tem essa legitimidade. Por trás desse golpe, está o objetivo de desestabilizar o país e criar um regime totalitarista, fantoche, que quer simplesmente ampliar fronteiras sem olhar para as pessoas.

Sr. Presidente, a presença dessas organizações ultranacionalistas no governo de Kiev, de inspirações contrárias, quer seja fascista, nazista, odiosa ou “maleficista”, merece repúdio.

Quando o mundo rememora o centenário da 1ª Guerra Mundial e transcorre o 75° aniversário da 2ª - episódios de que os povos tiram ensinamentos para impulsionar a construção da paz - é inaceitável que os Estados Unidos e a União Europeia continuem a fomentar conflitos que podem resultar em tragédias de graves proporções.

Expressamos nossa solidariedade com as populações da Ucrânia na luta por seus legítimos direitos.

Socorro Gomes

Presidenta do Conselho Mundial da Paz.

Nesse sentido, solicito que seja enviada cópia dessa nota oficial do Conselho Mundial da Paz à chancelaria brasileira, ao Congresso Nacional e à embaixada da Rússia. Ucranianos, vocês têm o nosso apoio.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência solicita a publicação e o envio dos documentos mencionados pela nobre deputada Sarah Munhoz em seu pronunciamento.

 

A SRA. SARAH MUNHOZ - PCdoB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência registra o pedido da nobre deputada. Antes, porém, em nome de todos os deputados, homenageia o grande artista e cantor Jair Rodrigues, que nos deixou, mas será eternamente lembrado em nossos corações e consciência, inclusive por sua luta contra a ditadura. Descanse em paz, Jair Rodrigues. Esta Presidência, em nome de todos os deputados, deseja a seus familiares, amigos, admiradores e fãs nosso pleito de respeito, gratidão e pêsames.

Gostaria, também, de parabenizar a Polícia Militar por prender um garoto de 16 anos pela 14ª vez. A policia o flagrou, na madrugada de ontem, liderando uma quadrilha. Na minha forma de ver, esse garoto não deveria estar portando uma arma, mas um livro ou uma caneta. Por isso homenageio, em nome de todos os deputados, a PM, que apreende esse garoto de 16 anos que liderava uma quadrilha no Jardim Zona Sul, trazendo infortúnio, infelicidade e sofrimento a todos que foram suas vítimas.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda de sessão solene a realizar-se segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de comemorar o Dia do Policial Militar Feminino, solicitada pelo nobre deputado Fernando Capez.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 48 minutos.

 

* * *