http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE JUNHO DE 2014

027ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “HOSPITALAR, FEIRA INTERNACIONAL E ACONTECIMENTO ANUAL DEDICADO À INTEGRAÇÃO COMERCIAL DO SETOR HOSPITALAR, POSSIBILITANDO A TODOS O ACESSO ÀS PRINCIPAIS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ÂMBITO DA AMÉRICA DO SUL, NA PESSOA DA DOUTORA WALESKA SANTOS, FUNDADORA E PRESIDENTE DA FEIRA”

 

Presidente: SARAH MUNHOZ

 

RESUMO

 

1 - SARAH MUNHOZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da Sra. Deputada Sarah Munhoz, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Hospitalar, Feira Internacional e Acontecimento Anual Dedicado à Integração Comercial do Setor Hospitalar, Possibilitando a Todos o Acesso às Principais Inovações Tecnológicas no Âmbito da América do Sul, na Pessoa da Doutora Waleska Santos, Fundadora e Presidente da Feira". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo gravado pelo Sr. André Médici, economista sênior de Saúde do Banco Mundial em Washington, homenageando a Dra. Waleska Santos. Anuncia a entrega de flores pelos colaboradores do Grupo Couro Moda/Hospitalar, representada nesta sessão pela responsável pelos recursos humanos da empresa, Sra. Solange, à Dra. Waleska Santos, e simultaneamente, a apresentação da música "Overjoyed", executada pelo cantor Paulo Cremona.

 

2 - ORLANDO SILVA

Presidente Estadual do PCdoB, saúda os visitantes. Enaltece a atuação da deputada Sarah Munhoz. Faz coro à homenagem prestada à Dra. Waleska Santos.

 

3 - LUIZA WATANABE DAL BEN

Presidente do Grupo Dal Ben Home Care, diretora da Fehoesp e do Sindhosp, cumprimenta as autoridades e demais presentes no plenário. Ressalta o entusiasmo da Dra. Waleska Santos no empenho pela valorização da Saúde.

 

4 - VALDESIR GALVAN

Administrador Hospitalar e presidente da Federação Brasileira de Administradores de Hospitalares, parabeniza a deputada Sarah Munhoz pela iniciativa na proposição da presente sessão solene. Comunica que a Feira Hospitalar conta com cerca de 1.200 expositores, de cerca de 60 países, além de dez mil congressistas. Acrescenta que, aproximadamente, 90 mil pessoas visitam o evento anualmente.

 

5 - JOÃO LADISLAU ROSA

Presidente do Conselho Regional de Medicina, discorre acerca da importância do papel da Feira Hospitalar na apresentação de novas tecnologias.

 

6 - MESTRE DE CERIMÔNIAS LUCIANA

Anuncia a execução da música "Porto Solidão", pelo cantor Paulo Cremona. Anuncia a apresentação de vídeo de Alexandre Padilha.

 

7 - WALESKA SANTOS

Fundadora e presidente da feira Hospitalar, faz agradecimentos aos responsáveis pela homenagem. Destaca a importância da contribuição da Feira/Fórum Hospitalar para o setor da Saúde. Ressalta a exuberância da Capital paulista. Lembra sua cidade natal, Pelotas. Orgulha-se por sempre ter estudado em escolas públicas. Credita a homenagem a seus pais e à educação que recebera quando criança. Aduz que o incentivo ao estudo e à capacitação é uma ferramenta de ascensão social. Diz estimular o relacionamento entre os profissionais da área, a fim de fomentar o desenvolvimento setorial. Agradece à mãe, ao marido, aos filhos, aos colaboradores, aos expositores, a entidades de classe e à deputada Sarah Munhoz.

 

8 - LINAMARA RIZZO BATTISTELLA

Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, saúda a deputada Sarah Munhoz pela iniciativa. Transmite mensagem do governador Geraldo Alckmin em apreço à solenidade. Considera que o desenvolvimento da Saúde favorece a humanização e a ética no atendimento às pessoas. Tece comentários sobre o desenvolvimento tecnológico do setor. Informa que a área é responsável por cerca de 10% do PIB nacional. Reitera que a Saúde é direito fundamental, um dos pilares dos direitos humanos. Parabeniza a Dra. Waleska Santos.

 

9 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Agradece aos seus assessores. Reconhece a importância da Feira Hospitalar no cenário da tecnologia em prol da Saúde. Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente do Grupo Couro Moda/Hospitalar, Sr. Francisco Santos.

 

10 - FRANCISCO SANTOS

Presidente do Grupo Couro Moda/Hospitalar, enaltece a atuação da Dra. Waleska Santos na área da Saúde.

 

11 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Lê biografia do Sr.Francisco Santos. Tece comentários sobre a relevância da Feira Hospitalar no cenário da ciência, tecnologia, lazer, empreendedorismo e inovação. Presta homenagem, com entrega de placa, à Dra. Waleska Santos.

 

12 - WALESKA SANTOS

Fundadora e presidente da feira Hospitalar, demonstra gratidão pela homenagem. Comenta o desenvolvimento da Feira Hospitalar. Lê o texto da placa recebida.

 

13 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Anuncia a execução da canção "Isto aqui o que é", pelo cantor Paulo Cremona. Faz entrega de colar à Dra. Waleska Santos.

 

14 - ORLANDO MORANDO

Deputado estadual, saúda a secretária Linamara Rizzo Battistella. Cita fala do músico Tom Jobim sobre a necessidade de se homenagear alguém em vida.

 

15 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Sarah Munhoz.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

          Neste momento daremos início à Sessão solene com a finalidade de homenagear a Hospitalar, na pessoa da Dra. Waleska Santos, fundadora e presidente da Feira Hospitalar.

            Convido para compor a mesa principal a deputada estadual Sarah Munhoz. (Palmas.)

            A Dra. Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar. (Palmas.)

            O Sr. Francisco Santos, presidente e fundador do Grupo Couro Moda/Hospitalar. (Palmas.)

            Senhora Luiza Watanabe Dal Ben, presidente do Grupo Dal Ben Home Care, diretora da Feoesp e do Sindoesp.  (Palmas.)

            Anunciamos também a presença das seguintes autoridades: Dr. Eurípedes Balsanufo Carvalho, representando o secretário municipal de Saúde, Sr. José de Filippi Junior. (Palmas.)

            O vereador Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB. (Palmas.)

            Senhor João Ladislau Rosa, presidente do Conselho Regional de Medicina. (Palmas.)

            Senhor Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas, representando o senhor Giovanni Guido Cerri, diretor do Hospital das Clínicas. (Palmas.)

            Senhor Valdesir Galvan, presidente da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. (Palmas.)

            Senhor Paulo Fraccaro, presidente executivo da Abimo. (Palmas.)

            Senhor Roberto Belleza, assessor da presidência da SPTURIS. (Palmas.)

            Senhor José Maria Lasry, gerente geral da Feira Fórum Hospitalar. (Palmas.)

            Senhor Jorge Alves Souza, presidente da Sinidprom. (Palmas.)

            Senhor Ladislau José de Souza, presidente do Sindieventos. (Palmas.)

            Senhor Thomas Santos, diretor da Feira e Fórum Hospitalar e Feira Reabilitação. (Palmas.)

            Com a palavra agora, a deputada Sarah Munhoz.

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 Senhores e senhoras presentes, deputados e os meus lindíssimos homenageados, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta casa, atendendo a solicitação desta deputada, com a finalidade de “Homenagear a Hospitalar - Feira internacional e acontecimento anual dedicado à integração comercial do setor hospitalar, possibilitando a todos o acesso às principais inovações tecnológicas no âmbito da América do Sul, na pessoa da Dra.  Waleska Santos, fundadora e presidente da Feira”.

            Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Agradecemos aos integrantes da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao maestro 1º tenente músico Ismael Oliveira, do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

Agradecemos a todos e, agora, vamos ver um vídeo com uma mensagem do senhor André Médici, economista sênior de saúde do Banco Mundial em Washington, gravada especialmente para a solenidade, homenageando a Dra. Waleska Santos.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

            O SR. ANDRÉ MEDICI - Mesmo estando a milhares de quilômetros de distância, eu não poderia deixar de participar dessa homenagem para você.

            Eu me lembro de, ainda no início dos anos 90, em 1994, da primeira vez que nos encontramos, pelo nosso amigo comum Julian, para discutir e apoiar especificamente os eventos científicos do congresso da Hospitalar, que naquele momento se iniciava.

Eu acho que, durante esses últimos 20 anos, o trabalho que você tem feito, especificamente para apoiar o setor de Saúde em São Paulo e no Brasil em colocar basicamente à disposição de todos uma melhor tecnologia, uma melhor qualidade de saúde no Brasil, foi inestimável.

Poucas pessoas tiveram tão grande enquanto missão a melhoria das condições de saúde no Brasil através da divulgação não somente de produtos que melhoram a Saúde, mas também através dos eventos científicos que a Hospitalar tem propiciado.

Por isso eu gostaria de registrar aqui a minha homenagem, a minha amizade. Eu espero que nós continuemos trabalhando juntos durante esses próximos eventos da Hospitalar e que você continue tendo um grande sucesso com todas as realizações que você tem feito e tem contribuído, junto com o Francisco, para melhorar a Saúde desse País.

Muito obrigado pela sua contribuição na melhoria da Saúde no Brasil. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Agradecemos em especial a gentileza do Dr. André Médici. Agora, um representante do Grupo Couro Moda/Hospitalar, representado nessa Sessão solene pela responsável do RH, Sra. Solange, fará à Dra. Waleska a entrega das flores. Ao mesmo tempo chamamos a música “Overjoyed”, entoada pelo cantor Paulo Cremona.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia nesse domingo, dia 08 de junho às 21h00. Pela NET, canal 07, pela TV Vivo no canal 66 analógico e 185 digital, e pela TV digital aberta canal 61.2.

            Com a palavra o senhor Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB. (Palmas.)

 

            O SR. ORLANDO SILVA - PCdoB - Bom dia a todos. Eu cumprimento a deputada Sarah Munhoz, proponente desta Sessão Solene. Cumprimento a Dra. Waleska Santos, homenageada dessa manhã. Queria saudar o presidente do Conselho Regional de Medicina, João Ladislau Rosa, e cumprimentar todos aqueles que se somam a essa iniciativa da nossa querida deputada Sarah Munhoz.

            Devo dizer duas palavras apenas; uma primeira palavra fazendo registro, com muita satisfação e muito orgulho, da presença da deputada Sarah Munhoz nesta Casa. Há pouco conversava com a Dra. Waleska Santos sobre a importância de lideranças políticas de parlamentares, de gestores com uma formação na área da Saúde.

             E a Sarah se soma a uma tradição, Dra. Waleska, a uma presença que o nosso partido PCdoB tem nessa casa com profissionais da Saúde.

            Por aqui passou recentemente o deputado Dr. Jamil Murad, por aqui passou recentemente o deputado Dr. Denis Carvalho, homens públicos exemplares e que contribuíram na discussão dos temas do estado de São Paulo e, particularmente, na temática da Saúde. E a Sarah se soma a essa história, a essa trajetória; e eu torço muito para que a deputada possa seguir dando sua contribuição para que o estado de São Paulo se transforme em referência cada vez mais sólida em políticas públicas no campo da Saúde e no campo dos direitos, no campo do desenvolvimento, pois essa é uma marca muito forte do estado de São Paulo.

A segunda palavra eu dedico a nossa homenageada, a Dra. Waleska Santos, que tive a oportunidade de encontrar num outro ambiente, num ambiente empresarial e lá pudemos observar a expressão, a importância, a relevância que ela própria, que a Hospitalar tem para a economia brasileira, para além da dimensão do direito à saúde, da assistência, do atendimento à saúde da nossa população.

Eu considero que essa homenagem é um registro para a história de São Paulo, para a história do Legislativo de São Paulo, do reconhecimento não apenas da Feira, mas da personalidade, da liderança, da empreendedora, da referência como mulher e como líder.

Dra. Waleska, meus cumprimentos. É uma homenagem mais que justa realizada por essa parlamentar exemplar. Parabéns e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Gostaríamos de agradecer a presença da mãe da Dra. Waleska, Sra. Gilda Trindade, e do seu esposo Saul Machado. (Palmas.)

Nesse momento anunciamos a presença da Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (Palmas.)

Com a palavra a senhora Luiza Watanabe Dal Ben, presidente do Grupo Dal Ben Home Care.

 

A SRA. LUIZA WATANABE DAL BEN - Cumprimento a todos e a todas. É um momento especial e extremamente importante, deputada Sarah Munhoz, Dra. Waleska Santos, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Sr. Francisco Santos e demais presentes aqui nessa plateia.

A globalização exige especializações em todas as áreas do saber, do fazer, e do saber ser, condição imprescindível para os profissionais da Saúde, já que a saúde é um bem maior.

Queremos, nesta Sessão Solene, homenagear a fundadora Dra. Waleska Santos, pessoa entusiasta, expoente da cadeia da saúde de todo o Brasil, dedicada à valorização da saúde, que proporciona oportunidades de acesso aos profissionais da Saúde à atualização do que é mais novo na área da saúde mundial.

O contato com inovações tecnológicas, com fóruns de debate sobre saúde, com os principais “players” do mercado nacional e internacional, como polo aglutinador multissetorial e multiprofissional, principalmente da enfermagem, pois constituímos o maior número de profissionais nessa área.

Dra. Waleska, presidente e fundadora da Feira e Fórum Hospitalar, que já está na 21ª edição em 2014, referência de união e desenvolvimento do setor da Saúde. Tenho a honra de ser também a porta-voz do presidente do Sindosp – que é o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, que há 76 anos luta constantemente pela dignidade e respeito do setor da Saúde –, Dr. Yussef Ali Mere Jr., e da Feoesp, parceiros desde a primeira hora.

Dra. Waleska, o seu papel é muito importante, construindo uma agenda positiva para o setor de Saúde, e sentimo-nos orgulhosos por ter a oportunidade de estar aqui e dizer parabéns. Continue sendo essa guerreira, uma liderança no setor de Saúde. Obrigada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Ouviremos agora algumas palavras do Sr. Valdesir Galvan, administrador hospitalar e presidente da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. (Palmas.)

 

O SR. VALDESIR GALVAN - Bom dia a todos. Quero cumprimentar a deputada Dra. Sarah Munhoz, e ao mesmo tempo parabenizá-la pela iniciativa, porque a escolha não poderia ter sido melhor para ser homenageada aqui hoje – uma personalidade, uma instituição como a Hospitalar, representada aqui pela Dra. Waleska.

Acho que são iniciativas como essa, no momento em que o País mais se debate com o problema da Saúde, é a maior preocupação do povo brasileiro - eu acho que é mais do que justo homenagear alguém que está à frente e que se preocupa com o desenvolvimento da Saúde.

A Feira Hospitalar, se a gente olhar somente os números desse ano, teve mais de 1200 expositores, mais de 60 países presentes, com mais de 90 mil visitantes e congressos e fóruns de saúde com mais de dez mil congressistas. É realmente o maior evento de saúde da América Latina. Acho que o Brasil tem orgulho de sediar isso com seu comando.

 A Dra. Waleska realmente consegue fazer isso, e eu tenho orgulho de dizer que há 21 anos eu participo da Feira. Participei desde a primeira Feira, e a gente tem conseguido acompanhar essa evolução da Feira e dos congressos em si, que são outro ponto muito importante.

Porque, além da Feira, que tem toda a parte de lançamento e desenvolvimento de novas tecnologias, nós temos os fóruns e congressos, dos quais a Dra. Waleska é a grande entusiasta e estimuladora.

Na Federação Brasileira de Administradores, ela tem participado muito e tem provocado isso junto aos administradores, para desenvolver realmente fóruns, congressos e debates, trazer as experiências de gestão, que eu acho que é o grande problema, hoje, dos nossos hospitais e sistemas de Saúde - é a gestão.

É oportuno e a gente tem debatido muito isso no congresso, e a Federação tem muito orgulho de estar participando junto com a Feira Hospitalar.

Dra. Waleska, continue sempre com esse entusiasmo, pois eu acho que o País precisa de empresários e de profissionais com esse entusiasmo de estar sempre à frente em elevar a Saúde do País. Parabéns pela homenagem. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Com a palavra o Sr. João Ladislau Rosa, presidente do Conselho Regional de Medicina.

 

O SR. JOÃO LADISLAU ROSA - Bom dia a todos. Deputada Sarah, Dra. Waleska, em nome de quem eu saúdo todos os presentes. O Conselho Regional de Medicina, como autarquia federal cujo objetivo é cuidar do bom exercício da medicina no estado de São Paulo e garantir o exercício ético da medicina, não poderia deixar de comparecer a essa homenagem, pois desde o início dessa Feira, nos fóruns paralelos e congressos, o Conselho sempre participa com atividades na área da ética, na área da gestão e do desenvolvimento da medicina. Os Conselhos, hoje, têm legalmente de aprovar as novas técnicas a serem implantadas no País e a Feira Hospitalar, sem dúvida alguma, tem um papel muito importante no desenvolvimento tecnológico e na apresentação de novas tecnologias para se implantar no Brasil.

Eu queria parabenizar a Dra. Waleska pela iniciativa dessa Feira, de anos de desafios trazendo novidades para nós, para atenção e para melhorar a atenção à saúde do povo brasileiro. Parabéns, doutora. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Então vamos a uma apresentação musical. Ouviremos a música “Porto Solidão”, pelo cantor Paulo Cremona, com acompanhamento do músico Fernando Lima.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

                                                      * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Nesse momento assistiremos ao vídeo do senhor Alexandre Padilha.

 

O SR. ALEXANDRE PADILHA - Eu queria dar um grande abraço em cada um que acompanha esta sessão solene. Infelizmente hoje não posso estar presente na nossa Assembleia Legislativa, estou aqui em São Miguel Paulista, na capela mais antiga da nossa cidade de São Paulo, e quero dar um grande abraço nessas duas grandes mulheres: em primeiro lugar a Dra. Waleska Santos, que conduz a Feira Hospitalar que já é a segunda maior feira mundial de equipamentos e insumos hospitalares; e a deputada Sarah Munhoz, que, com muito brilhantismo, propôs esta solenidade.

Waleska, a sua importância, a importância da Feira Hospitalar, todos nós sabemos, não só para mostrar o Brasil, para promover o Brasil, mas oferecer para médicos, enfermeiros, profissionais de Saúde, administradores hospitalares, gestores municipais, estaduais, gestores públicos em geral, a possibilidade de ter contato com os equipamentos mais modernos, com as inovações no campo da Saúde, de equipamentos hospitalares de unidades de Saúde.

Mas ela faz parte de uma política muito clara, desenvolvida por mim no pouco tempo que fui Ministro da Saúde da Presidenta Dilma, de utilizar o poder de compra do SUS, do nosso estado, no esforço de ser o maior sistema público universal e gratuito de todo mundo, exatamente também para estimular a produção nacional, a incorporação tecnológica, a geração de empregos aqui no nosso País.

Nós tivemos a oportunidade aqui na Hospitalar, por exemplo, de apresentar toda a proposta de compra de aceleradores lineares que nós fizemos, tendo como contrapartida a instalação de indústria desses equipamentos aqui no Brasil, ou seja, ampliando o acesso ao atendimento para nossa população, mas também gerando emprego, tecnologia e riqueza aqui no nosso País. Isso não seria possível sem a Feira Hospitalar. Parabéns, Dra. Waleska Santos, e parabéns, deputada Sarah Munhoz. Um grande abraço a cada uma de vocês. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Ouviremos agora as palavras da Dra. Waleska Santos, presidente da Feira Internacional Hospitalar.

 

A SRA. WALESKA SANTOS - Minha amiga, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Batisttella, Dra. Luiza Watanabe, caríssima deputada Sarah Munhoz, Francisco, meu marido, minha mãe, meus familiares, senhoras e senhores.

Hoje realmente está sendo um dia de surpresas, surpresas para mim, que estou tão acostumada a fazer surpresas nos nossos eventos para todos vocês, que participam há duas décadas.

Mas eu me sinto muito confortável, me sinto em casa, estou intimamente muito feliz, realmente.

Essa homenagem à Hospitalar me faz superfeliz. Hoje é um dia de festa para mim e para todos aqueles que acreditaram e nos ajudaram a transformar um sonho em uma realidade de grande sucesso e repercussão. Eu sinto a alegria de uma mãe cujo filho está sendo homenageado.

Pouco mais de duas décadas se passaram entre o lançamento oficial da Hospitalar e o dia de hoje, mas destaco nessa trajetória dois momentos muito significativos e de pura felicidade.

O primeiro foi o momento em que, depois de muito planejamento e muito segredo, lançamos ao mundo nosso maior projeto, a Feira e Fórum Hospitalar.

O segundo é esse momento, quando a comunidade à qual dedicamos todo nosso trabalho vem, de forma espontânea e publicamente, destacar a importância da nossa contribuição no setor da Saúde na forma dessa homenagem.

Confesso que, por mais fértil que seja a minha imaginação, jamais imaginei receber essa homenagem, esse reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, cuja capital é uma das três maiores cidades do mundo, locomotiva econômica e social da América Latina.

Porque, apesar de viver aqui há quase 30 anos, ainda continuo me surpreendendo com São Paulo, o estado e sua capital. Essa fantástica cidade exuberante, frenética, instigante, multifacetada e plural.

Nasci em Pelotas, no Rio Grande do Sul, cidade de cerca de 350 mil habitantes, cidade gaúcha que, na época do Brasil colônia, atraiu os europeus que não se adaptaram ao clima tropical do Rio de Janeiro e do norte do País. Portugueses, espanhóis, franceses e ingleses elegeram Pelotas como a capital intelectual da Terra Brasilis.

Lá se instalaram escritores, poetas, filósofos, pintores, escultores e artistas. Fruto disso é o Teatro Guarani, em estilo francês, inaugurado por Dom Pedro I e a mais antiga casa de espetáculos do Brasil em funcionamento desde a sua fundação, só parando para obras de restauração.

Venho de uma família de classe média, de funcionários públicos. Minha mãe, professora, meu pai, agrônomo, já falecido. Pela origem de nossos ancestrais, a educação formal sempre foi o bem mais valorizado e cobiçado em nossa terra. Meus pais não fugiram à regra, sou fruto dessa criação que via na cultura e na educação o grande diferencial e a única forma de se ter o respeito e a admiração em nossa comunidade.

Adolescente, fui para Chicago, cursar o último ano da high school, e de lá voltei direto para fazer a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde fiz estágio e iniciei residência nos dois maiores hospitais do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital das Clínicas.

Tenho muito orgulho de dizer que sempre estudei em escolas públicas. Do jardim da infância até a universidade.

Primeiro porque, naquela época, elas eram as mais bem avaliadas e conceituadas do País. E segundo porque meus pais não poderiam custear estudo particular para os três filhos.

Passei um ano estudando nos Estados Unidos sem pagar absolutamente nada, pois me submeti a um concurso para ser escolhida com mais de 170 brasileiros, dentre os mais de 1500 candidatos, para ser bolsista do American Field Service. Se hoje conquistei a admiração pelo fruto de meu trabalho, credito todo o mérito à minha origem e à minha criação.

Tanto fazia ser menino ou menina em nossa família, o saber sempre seria a nossa carta de alforria. Fui educada para ser um ser pensante, produtivo, independente. Apesar da educação à moda antiga e bastante rígida, meu pai sempre dizia que se fosse para estudar eu teria permissão, mesmo menor de idade, para viajar sozinha até para a Rússia.

Estimulada permanentemente por minha mãe, que inclusive foi minha professora na escola primária, sempre fui uma das primeiras da turma. A tal ponto de me sentir mais recompensada pelo mérito na escola do que por ser elogiada por minha aparência de menina bonitinha e graciosa. Intimamente eu competia era com os meninos, não com as meninas.

Hoje estou convicta de que o pouco estímulo ao intelecto das meninas desde o seu nascimento é o que continua mantendo as mulheres muito aquém dos homens nos cargos de liderança em empresas e instituições.

Ao resgatar um pouco a minha história de vida para escrever esse discurso, me convenci definitivamente de que o incentivo ao estudo e a capacitação em todas as etapas da vida são o bem maior que podemos receber para ousar sonhar e enfrentar todos os obstáculos, sejam eles de que ordem forem.

A Hospitalar foi se forjando em minha mente, fruto das minhas experiências vividas como estudante de medicina que, quando viajava ao exterior, a trabalho ou com meu marido, Francisco Santos, recebia de colegas e professores encomendas de livros pequenos e instrumentos pequenos necessários à nossa prática médica.

Francisco revolucionou a comercialização de calçados no Brasil, invertendo o eixo dos negócios do centro produtor para o eixo consumidor, e ele foi a minha derradeira inspiração.

Eu também queria contribuir com o setor que havia escolhido para atuar. Queria proporcionar aos hospitais e aos médicos maior acesso aos produtos e bens de consumo na área médico-hospitalar, democratizando as informações e as escolhas, trazendo para São Paulo todo e qualquer produto, nacional ou internacional, que fosse necessário para o funcionamento de hospitais, clínicas e consultórios.

Não vou simplificar e dizer que foi fácil. Mas posso afirmar com total convicção que valeu muito a pena. A oferta se ampliou, a concorrência ética e de mercado fez com que a qualidade aumentasse, que os preços diminuíssem e que o atendimento pós-venda se aperfeiçoasse.

Ganharam todos. O mercado se organizou e principalmente os pacientes foram os que mais se beneficiaram e o Brasil ganhou um evento internacional na área médico-hospitalar, reputado hoje como um dos três maiores e mais importantes do mundo.

 Ao longo de duas décadas, fomentamos a aglutinação do setor da Saúde, estimulando o relacionamento de profissionais a entidades de classe, numa época em que raros se apercebiam de que o nosso mérito maior era o incentivo ao relacionamento setorial.

O setor cresceu, se estruturou, e reconheceu o seu real valor e a sua importância estratégica, econômica e social.

A Hospitalar é hoje o ponto de encontro indispensável dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área de Saúde. Dos gestores de políticas públicas e privadas e dos governantes responsáveis pela saúde e bem estar da população brasileira.

A Hospitalar é uma conquista do setor e de todos que, de alguma forma ou de outra, contribuíram para que hoje ela esteja sendo festejada.

Por isso quero começar agradecendo à minha mãe muito querida, mulher corajosa, trabalhadora, minha incentivadora e minha melhor amiga.

Ao Francisco, meu marido, minha inspiração, meu farol, meu companheiro e amigo.

Ao nosso filho Thomas e ao José Maria Lasry, que tão bem dirigem a Hospitalar no seu dia a dia, junto aos mais de 70 competentes e dedicados colaboradores.

Ao nosso fiel companheiro de trabalho e amigo Jorge Souza, que nos garante a estabilidade e a tranquilidade dos bastidores do nosso grupo empresarial.

Aos nossos amigos expositores e visitantes, profissionais de hospitais, clínicas e laboratórios, às entidades de classe patrocinadoras e apoiadoras de todas as nossas ações na área da Saúde, desde que a Hospitalar aconteceu pela primeira vez.

E à digníssima deputada Sarah Munhoz, enfermeira por vocação e por formação, e que tão bem conhece os bastidores do nosso trabalho.

A Hospitalar foi construída por todos nós, mas hoje ela é um patrimônio público. Muito obrigada. (Palmas.)

 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Ouviremos agora as palavras da Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

A SRA. LINAMARA RIZZO BATTISTELLA - Prezada deputada Sarah Munhoz, que é a proponente desta sessão, em nome de quem eu cumprimento todos os parlamentares desta casa e já antecipo os agradecimentos por essa notável sessão, pela brilhante ideia, que vem ao encontro exatamente do que São Paulo merece – destacar os bons exemplos, destacar os bons princípios e mostrar ao Brasil e ao mundo que é possível construir com ações éticas o crescimento, o desenvolvimento não apenas da indústria, mas do processo de Saúde com um todo.

Quero trazer também um abraço muito afetivo do nosso governador Geraldo Alckmin, grande admirador da nossa homenageada, a Dra. Waleska, e do seu marido, o Francisco, que é também uma grande personalidade deste mundo, deste setor que atrai consumidores, fornecedores, mas acima de tudo atrai o que hoje é o mote do desenvolvimento, inovação.

A nossa homenageada colocou com muita clareza, a Dra. Waleska colocou com muita clareza o espírito que se traduz na Hospitalar. E que é o espírito que se traduz na família, nos negócios empreendidos pelo grupo Hospitalar e na forma como ela vê cada um dos protagonistas do sistema de Saúde: fornecedores, clientes e profissionais.

Ao lado de toda a tecnologia trazida pela Hospitalar, nós temos aquilo que é o princípio fundamental da Saúde, que são os pilares da humanização e da ética.

Ao traduzir mais tecnologia para a Saúde, nós estamos celebrando a vida, garantindo o alto nível e o alto padrão de assistência e mostrando para os profissionais e para os pacientes que é possível e necessário dar mais oportunidades de tratamento, de acompanhamento, de cura e de inovação para que cada um dos pacientes possa encontrar o melhor do seu caminho dentro do processo de saúde e doença.

A Dra. Waleska se coloca com muita facilidade dentro de um horizonte que traz tecnologia com humanização para o sistema de Saúde, contemplando todas as áreas, que fazem da assistência praticada nesse País, mas com destaque para o estado de São Paulo, um notável padrão de referência.

Colocando com muita clareza que não se improvisa, não se faz da Saúde um elemento de marketing, um elemento de propaganda, mas se faz sim da Saúde um elemento de permanente desenvolvimento da população, da indústria e dos processos que asseguram cada vez mais qualidade ao sistema de Saúde.

Quero lembrar que esse processo de qualidade é um processo que está de forma emblemática colocado dentro do grupo Hospitalar. É por isso que. ao celebrar a Dra. Waleska. nós temos que aqui registrar nossos cumprimentos ao Francisco Santos, presidente do Grupo Couro Moda.

De novo qualidade é o ponto fundante dessas ações que fazem parte da indústria brasileira, sediada aqui em São Paulo, se reunir e promover uma grande mudança dentro do mercado.

Eu queria fazer um cumprimento especial à Luiza Watanabe Dal Ben, que é presidente do Grupo Dal Ben. Cumprimentando a Luiza eu cumprimento a todos os participantes, mas gostaria de, antes de fazer um cumprimento genérico às autoridades, destacar aqui a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina, João Ladislau, grande amigo, grande companheiro, grande parceiro das lutas e dos movimentos de defesa dos médicos e, portanto, dos pacientes, ao defender o bom exercício da medicina. É para o paciente que nós estamos devotando o melhor da nossa energia.

É uma alegria ver uma iniciativa como a da Hospitalar, que significa um grande desenvolvimento, uma grande parcela do PIB, acho que 8% ou 9% do PIB nacional, 10% do PIB nacional, celebrada nessa Assembleia.

Porque saúde não é pública e não é privada, saúde é um direito fundamental. É um dos pilares dos direitos humanos.

Quando nós estamos falando de inovação dentro da Saúde, quando nós estamos celebrando tecnologias que, a partir da economia de escala, vão se disseminando por todos os níveis da Saúde, nós estamos, na verdade, materializando os direitos de cada pessoa humana dentro do planeta.

É possível que a gente passe, em algum momento e de maneira muito triste, nós vamos colocar isso, sem nos aproximarmos da educação. É possível que muitos brasileiros, até por conta das políticas que existam, nunca se aproximem do mercado de trabalho, mas não existirá nenhum brasileiro que vá se furtar da necessidade da saúde. Portanto, Dra. Waleska, o seu trabalho materializa aquilo que está escrito na Carta Universal dos Direitos Humanos que, desde 1948, vem sendo objeto de grandes discussões, de muitas lutas e de pouca materialidade.

Ao materializar a Feira Hospitalar, a senhora coloca na dimensão do fornecedor, do comprador e do usuário do sistema de Saúde, a verdade, a materialidade desse direito humano. Parabéns. É uma alegria estar aqui e eu trago um abraço muito apertado do nosso governador, seu admirador, Dr. Geraldo Alckmin. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Nesse momento ouviremos as palavras da deputada Sarah Munhoz, que procederá também a entrega das placas comemorativas à Dra. Waleska e ao Sr. Francisco Santos.

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Bom dia a todos. Esta sessão solene da Assembleia Legislativa é uma homenagem à Hospitalar e dentro desta, o nome da Dra. Waleska Santos.

Caros homenageados, autoridades presentes e telespectadores da TV Alesp, a todos os colaboradores dessa Casa, serviço de filmagem, os policiais, o pessoal que fica aqui no suporte, aos fotógrafos que eu espero façam um bom “Photoshop” de todas as nossas imagens, claro, não é, Dra. Linamara? É o mínimo que eles podem fazer pela gente, isso tem que cortar. Porque senão todo mundo pensa que estão todas bem na fita. Também quero agradecer a paciência de todos por me ouvirem por alguns instantes.

Mas esse evento não foi feito só por mim. Quero agradecer em especial a todos os meus assessores, que colaboraram e tiveram um grande empenho em estar aqui. Quero agradecer a presença de todos em nome do Sr. Paulo Fraccaro, presidente executivo da Abimo.

É da tradição desta casa a instalação de sessões solenes para prestar homenagem a instituições e personalidades que se destacaram pelos seus feitos, principalmente aquelas que contribuem com a consolidação da democracia, do desenvolvimento econômico e social, como o sistema de Saúde e como o progresso da ciência.

Hoje vivemos um momento ímpar, quando podemos homenagear o Sr. e a Sra. Santos. Quando eu me formei deputada, tenho acompanhado as questões referentes à Saúde. E como pesquisadora, o seu progresso e esse progresso em ciência e tecnologia. Destarte é constante a presença da Feira Hospitalar em várias situações das matérias às quais me dedico.

Tal constância me levou a compreender a importância dessa instituição no cenário do desenvolvimento de tecnologias para a Saúde pública brasileira. Temos a certeza que de que a Hospitalar, por seu histórico e atuação, colecionava méritos dignos de uma homenagem pública.

Assim sendo, decidi requerer à Mesa Diretora desta Casa a convocação dessa sessão solene e a sua maior incentivadora, Dra. Waleska Santos, cujo trabalho incansável promoveu a integração entre o que é comercial e o que é científico no setor da Saúde, possibilitando a todos o acesso às principais tecnologias do cuidar.

Dra. Waleska, assim como um homem de sucesso não se constrói sem ter ao lado uma grande mulher, eu tenho certeza de que a senhora se construiu tendo a seu lado um grande homem, por isso peço que venha receber uma homenagem, em nome da Hospitalar, Sr. Francisco Santos, por favor. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Homenagem da deputada estadual Sarah Munhoz ao Sr. Francisco Santos, por promover anualmente a Hospitalar Feira e Fórum, ponto de encontro de grandes empreendedores e profissionais da Saúde.

 

O SR. FRANCISCO SANTOS - Bom dia a todos, bom dia, deputada, bom dia, nossa secretária, Waleska, Sra. Watanabe, que nos acompanha no palco, queria, antes de fazer o meu curto “speech” desta manhã, registrar que nós temos, eu sou o único homem aqui em cima. Acho que o setor da Saúde se sente absolutamente bem representado pela Dra. Linamara, Dra. Watanabe, a Waleska.

Nós somos minoria e esse é um segmento que no Brasil cada vez mais se afirma. Tenho acompanhado a área da Saúde ao longo dos últimos quase 40 anos, nós temos 39 caminhando juntos. Dividimos ideais, projetos e desejos.

Desde 1994, a Waleska fez esse esforço para construir a Hospitalar, junto com essa equipe que nos acompanha – as várias entidades que nos dão suporte institucional, nossos parceiros no exterior; temos gente de 70 países que nos visitam e eu queria dizer que essa manhã é dedicada a ela. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - O Sr. Francisco Santos é presidente do Grupo Couro Moda/Hospitalar, uma das companhias brasileiras de maior projeção na realização de feiras de negócios e congressos profissionais, que consolidou a gestão de suas feiras e eventos na empresa São Paulo Feiras Comerciais,  que é a operadora e executora da Feira Grupo Couro Moda Calçados e Acessórios de Moda, Hospitalar + Reabilitação Medicina e Saúde, Hair Brasil, Beleza e Cabelos e São Paulo Prêt-a-Porter Confecções e Acessórios; por viabilizar tão importante evento na cidade de São Paulo, obrigada.

Mas mantendo um olhar mais amiúde, foi fácil constatar que dentro de todo esse universo e de todas as falas que foram aqui colocadas, havia uma pessoa que era guerreira, decidida e mulher e tinha formação e informação para juntar ciência, tecnologia, lazer, pesquisa e empreendedorismo. A Dra. Waleska Santos representa inovação.

Fundadora e presidente da Hospitalar, ela dirigiu todas as edições da Feira Hospitalar, comandando pessoalmente o processo que fez o evento crescer e diversificar-se, com papel importante no desenvolvimento no complexo de Saúde no País.

Médica e empresária, dedica-se também aos demais projetos de promoção comercial do Grupo Couro Moda, no qual exerce o cargo de vice-presidente, com forte atuação no Brasil e no exterior. Preocupada com a formação e informação dos profissionais e também preocupada em estreitar laços entre grandes desenvolvimentos tecnológicos – um país que, porventura, não tivesse a Feira Hospitalar, não teria a condição de estar hoje apto para fazer medicina, para fazer saúde, para fazer prevenção, promoção e cura com alta tecnologia.

Nós podemos ser vistos pelos outros como povo de terceiro mundo, mas esse é o nosso mundo, esse é o nosso Brasil, e pessoas como a senhora fazem com que, num momento tão difícil de tanta baixa estima do brasileiro, nós possamos ter um norte, nós possamos ter um foco.

E você, Waleska, se me permite, é uma mulher guerreira, é mãe, é uma mulher que mostra para nós que, quando se tem foco, se chega ao topo. Você é uma representante que dá a esperança a todas nós mulheres de estar em pé de igualdade com outros profissionais, simplesmente porque somos profissionais e conhecemos o nosso fazer.

Waleska, todos nós que estamos aqui somos apaixonados por você. Todo mundo enfrentou uma série de coisas para estar aqui, todo mundo se vestiu lindamente, dá uma olhada, olha quanto brilho, que espetáculo. Todo mundo veio toda chique, eu sou mãe, eu mereço estar aí.

Nós somos assessores. O Ladislau então torceu tudo que podia para que isso desse certo. Os meus assessores e o meu grande careca Biro, levanta um pouquinho, Biro, levanta um pouquinho, olha, esse não dá para ir para a Hair Show, não tem como ir para a Hair Show, mas em compensação eu tenho a Mirtes, por favor, pode levantar, Mirtes, se o senhor puder dar um jeito nesse cabelo, eu agradeço.

Brincadeiras à parte, eu estou muito contente por ter aqui a representação não só de uma mulher, mas de uma família, o filho Thomas e o José Maria, que são pessoas muito especiais.

O Thomas e a sua equipe nos ajudaram muito a chegar nessa homenagem e o José Maria sempre com esse sorrisinho sacana, mas deu certo.

Waleska, não dá para ser triste numa homenagem com você, onde você está você ilumina, você traz saúde, você traz brilhantismo e faz com que nós mulheres nos sintamos realmente aquelas pessoas que podem alcançar e têm um espaço reservado nesse mundo.

Que Deus te abençoe, ilumine seu caminho e proteja sua vida com muita bênção, muita saúde e muita glória.

Eu gostaria de te entregar, somente para marcar a data especial de hoje, uma homenagem, por favor.

 

A SRA. WALESKA SANTOS - Eu agradeço do fundo do meu coração as palavras da deputada, as palavras dos nossos amigos. No Rio Grande do Sul tem um ditado de que, quando as palavras são elogiosas, é porque as pessoas falam com os olhos do coração.

Eu acho que nessa homenagem desta manhã eu vi muito de sentimento porque, ao longo dessas duas décadas, nós, além de trabalharmos no setor, fizemos grandes amigos, e eu tenho certeza de que esses elogios foram também pelo carinho que todos temos pelo nosso grupo de trabalho.

Eu debito a esse olhar carinhoso, mas quero dizer que eu tenho consciência de que a Hospitalar, hoje, como eu disse, é um bem público. Temos muito trabalho pela frente e cada vez mais o nosso grupo aumenta com entidades, com parceiros, com parceiros que se renovam; e o nosso trabalho apenas começou.

Nós somos uma legião de trabalhadores que tem realmente uma agenda positiva e de proposições para a Saúde.

Mas eu gostaria de ler a placa que recebo agora, que diz: “Homenagem da deputada estadual Sarah Munhoz à Dra. Waleska Santos, por promover anualmente a integração comercial do setor de Saúde e o acesso às principais inovações tecnológicas.

São Paulo, 06 de junho de 2014. Sarah Munhoz, enfermeira, deputada estadual”. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Mas falta ainda alguma coisa para dar uma cara de festa nisso aqui. Hoje o Paulo Cremona escolheu uma música que ele quer que todo mundo ajude a cantar ‘porque isso aqui é um pouquinho de Brasil, ai, ai...

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Obrigada, ficou muito linda. Nós temos que ser felizes e nós temos que viver, não do pessimismo, porque, quando nós só olhamos a parte ruim, a parte boa tende a apodrecer.

Mas aqui não é o caso, e nós vamos sair daqui com um pouquinho mais de Brasil, com um pouquinho mais de Waleska, com um pouquinho mais de Francisco, com um pouquinho de paz da mãe, do pai, dos filhos, dos representantes que aqui estão e das homenagens que a Waleska recebeu.

Eu agradeço realmente de coração o que foi feito aqui hoje, a emoção me mata, mas eu não vou morrer, vou descer daqui viva.

Mas, além disso, toda homenagem, se tem um pouquinho de alegria, tem também um pouquinho de beleza. Waleska, aqui um momento de beleza para você.

Eu comprei uma pérola preta e branca para ela pôr num vestido preto e branco. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA - Gostaríamos de anunciar a presença em plenário do deputado estadual Orlando Morando. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Deputado, o senhor quer um momento?

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Muito bom dia a todos vocês, sejam bem vindos à Assembleia. Quero cumprimentar a nossa querida deputada. Uma alegria poder compartilhar desse momento de sua iniciativa.

Quero saudar nossa brilhante secretária Linamara Battistella, um orgulho para o povo do estado de São Paulo ter a Linamara como secretária das Pessoas com Deficiência. Sou fã do trabalho da Linamara e sou suspeito porque ela está levando dois Lucy Montoro para minha região, então eu teria que subir essa escada de joelhos para agradecê-la.

Mas venho aqui trazer meu abraço à Dra. Waleska, cumprimentá-la pelo seu trabalho, pela sua história, pela sua trajetória.

Não se constrói uma trajetória dessas com pouco trabalho, é fruto de muito trabalho. E a Assembleia de São Paulo se sente orgulhosa em poder receber, todos nós deputados, os 94 recebermos a senhora nesta Casa. Tenha certeza que o povo de São Paulo tem uma dívida de gratidão com seu esforço.

São Paulo precisa de empresários à sua altura e o mínimo que se pode fazer – Tom Jobim, antes de morrer, disse que a sua tristeza seria de se tornar capa da revista “Veja” só depois que morresse, e infelizmente foi o que aconteceu. Nós temos a obrigação de fazer valer as homenagens às pessoas em vida. Eu digo que tenho certeza de que nome de rua não é homenagem boa para ninguém, porque você só recebe depois que se foi.

Então, a senhora recebe em vida com muita alegria de todos nós. Parabéns à nossa querida deputada Sarah Munhoz pelo trabalho e, principalmente, por ter tido essa iniciativa.

Bom dia a todos, a Casa é de vocês. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SARAH MUNHOZ - PCdoB - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à equipe de trabalho, aos funcionários dos serviços de Som, de Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias da Polícia Civil e Militar, bem como a todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Dra. Waleska, sinta-se homenageada e leve para o resto da sua vida esses momentos de bem estar e de prazer que a senhora nos proporcionou.

Obrigada a todos.

Está encerrada a sessão.

 

           * * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 03 minutos.

 

* * *