http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE JUNHO DE 2014

030ª SESSÃO SOLENE EM "HOMENAGEM AO SARA - SERVIÇO DE APRENDIZAGEM RURAL AO ADOLESCENTE - E A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CRAVINHOS, NA PESSOA DO SENHOR EDSON MINOHARA"

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

 

1 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Sara - Serviço de Aprendizagem Rural ao Adolescente a Santa Casa de Misericórdia de Cravinhos, na pessoa do Senhor Edson Minohara". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Projeta Sara.

 

2 - EDER GRELLA ALVES

Vereador à Câmara Municipal de Cravinhos, saúda os componentes da Mesa. Justifica a homenagem ao Sr. Edson Minohara. Parabeniza o agraciado e sua família.

 

3 - THOMAZ YAMAKI

Membro do Bunkyo de Mogi das Cruzes, ressalta a dedicação das pessoas que trabalham no campo. Elogia a família Minohara, bem como o Projeto Sara. Enaltece a importância da sociedade civil ajudar as entidades filantrópicas.

 

4 - JOSÉ CARLOS CARRASCOSA DOS SANTOS

Prefeito do Município de Cravinhos, cumprimenta as autoridades presentes. Elogia o trabalho do Sr. Edson Minohara e a parceria com o Dr. Wanderlei Trindade, pela criação do Projeto Sara, que formou cidadãos para a vida, com aulas de dignidade e comportamento. Destaca o trabalho da Santa Casa de Cravinhos, mesmo diante das dificuldades que enfrenta para atender a população carente e conveniados. Cumprimenta os diretores e funcionários do hospital. Parabeniza o deputado Luiz Carlos Gondim pela iniciativa. Elogia o caráter combativo, mobilizador, voltado para o futuro e no auxílio ao próximo de Edson Minohara.

 

5 - ARNALDO DE LIMA

Presidente da Associação dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil, faz saudação geral. Dá conhecimento do trabalho da entidade que representa. Elogia o Sr. Edson Minohara por seu caráter inovador e por resgatar crianças e adolescentes da rua. Dá conhecimento de frente nacional mista de apoio a prefeitos e vice-prefeitos, com a realização de audiências públicas e comissões que defendem trabalhos sociais. Elogia os profissionais médicos, como o deputado Luiz Carlos Gondim. Agradece ao vice-prefeito Maurício Cury. Elogia o deputado Gondim pelo trabalho relativo à saúde. Recorda projetos de sua entidade junto ao Ministério da Educação. Coloca a entidade à disposição de todos.

 

6 - EDSON MINOHARA

Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Cravinhos, fundador e idealizador do projeto Sara, amplia a homenagem recebida à diretoria da Santa Casa. Agradece ao promotor Wanderlei Batista Trindade Júnior, que o introduziu no trabalho social. Dá conhecimento das atividades do Projeto Sara, voltado para crianças e adolescentes. Explica que os integrantes trabalham em hortas comunitárias e o comércio de verduras gera salários, que garantem a sobrevivência. Destaca a vocação do Brasil para a agricultura e a necessidade da criação de escolas agrícolas. Recorda sua origem pobre e o sonho que tornou realidade de ser fazendeiro. Informa que o exemplo de seu projeto foi adotado em outros municípios e outros estados, como Pernambuco. Destaca o projeto "Educando", que forma aprendizes. Cita casos de alunos bem sucedidos. Agradece os apoios e as parcerias com o prefeito.

 

7 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Presta homenagem, com a entrega de placa, ao Sr. Edson Minohara.

 

8 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Justifica a homenagem. Elogia as atividades do Projeto Sara que, adita, o deixou comovido. Ressalta o trabalho da Santa Casa de Cravinhos e a Casa da Criança. Ressalta a importância de ações preventivas para afastar os jovens das drogas. Enfatiza os aspectos positivos dos esportes e da cultura voltados para os jovens. Comenta a destinação orçamentária e as dificuldades de investimentos para esses setores. Cita os aspectos positivos e seus reflexos na melhoria dos jovens. Parabeniza o trabalho do Sr. Edson Minohara, bem como das autoridades locais. Informou estar gratificado pela realização deste evento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Boa noite senhoras e senhores.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Passaremos a nomear as autoridades da ficha do Cerimonial. Senhor José Carlos Carrascosa dos Santos, prefeito da cidade de Cravinhos. (Palmas.)

Senhor Edson Minohara, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Cravinhos, e fundador e idealizador do Sara, também nosso homenageado hoje. (Palmas.)

Senhor Arnaldo A. de Lima, presidente da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil. (Palmas.)

Senhor Éder Agrella Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Cravinhos. (Palmas.)

Gostaria que fizesse parte também, junto conosco, o Sr. Dr. Nasser Rajab, vice-presidente da Câmara de Comércio do Mercosul. (Palmas.)

Senhoras e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o SARA - Serviço de Aprendizagem Rural ao Adolescente, e a Santa Casa de Misericórdia de Cravinhos, na pessoa do senhor Edson Minohara.

Convido a todos os presentes, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento PM Jeferson Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Agradecemos aqui à Banda da Polícia Militar, sob o comando do sargento PM Jeferson Bernardo, e ficamos muito contentes com a apresentação.

Comunico aos presentes que esta sessão solene está sendo agora transmitida, ao vivo, pela TV Web, e também será transmitida, pela TV Assembleia, no domingo, dia 14/06, à uma hora, pela Net, no canal 7, e pela TVA, no canal 66, e pela TVA digital, canal 185, TV digital aberta, no canal 61.2, à zero hora de sábado para domingo. Quem estiver acordado, deve ter corrida nesse dia.

Neste momento assistiremos a um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Convidamos, para fazer uso da palavra, o vereador Éder Agrella Alves.

 

O SR. ÉDER AGRELLA ALVES - Primeiramente gostaria cumprimentar a Mesa, em nome do nosso deputado Dr. Gondim, ao Edinho Minohara, homenageado nesta noite, ao prefeito, ao Arnaldo Lima, presidente dos prefeitos, e cumprimentar também todas as autoridades, a família, especialmente a família do Edinho também, todos os presentes da minha cidade.

Estou aqui hoje, um vereador da Câmara de Cravinhos, representando a Câmara de Cravinhos, do Partido Solidariedade, e quero deixar a minha homenagem também ao Edinho.

Edinho, deixo aqui as minhas palavras, em nome do deputado também, e todo esse agradecimento, essa homenagem ao trabalho que o senhor vem fazendo perante a nossa cidade, tanto na Santa Casa, como no projeto Sara.

Então, toda essa homenagem hoje, o senhor está de parabéns, em nome do nosso deputado, e a família toda do senhor, pelo excelente trabalho que o senhor vem fazendo.

Que tudo isso fique nos agradecimentos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Muito bem. Gostaria de convidar o Sr. Thomaz, do Bunkyo de Mogi das Cruzes, para fazer uso da palavra, como homenagem ao Edinho.

 

O SR. THOMAZ YAMAKI - Senhor deputado, senhor prefeito, nosso homenageado Edson, boa noite a todos.

Nesta noite, convidado pelo deputado Gondim, venho a esta Casa de Leis, nesta homenagem ao Sr. Edson Minohara, pela dedicação do trabalho no campo, paixão essa herdada dos seus avós imigrantes japoneses, assim como eu, e italianos, e pela fundação do projeto Sara, também por serviços à Santa Casa de Cravinhos.

Nesta solenidade represento o Bunkyo da cidade de Mogi das Cruzes, associação da colônia japonesa, e sabemos o quanto é importante o envolvimento da sociedade civil nas entidades filantrópicas que buscam, acima de tudo, melhorar a vida das pessoas. Só por essas iniciativas temos de render graças às pessoas que assim o fazem.

Parabéns pela iniciativa, que já é reconhecida em todo o estado, e agora passa a ser reconhecida formalmente através desta solenidade na Assembleia Legislativa.

Muito obrigado. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Dando continuidade aos nossos trabalhos, convido o Sr. José Carlos Carrascosa dos Santos, prefeito da cidade de Cravinhos para fazer uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ CARLOS CARRASCOSA DOS SANTOS - Boa noite a todos, a todas.

Gostaria aqui de cumprimentar o deputado Gondim pela iniciativa brilhante de fazer esta homenagem merecida ao Edinho.

Gostaria de cumprimentar o Arnaldo, da associação dos prefeitos, Nasser, o vereador Éder Agrella, vereador Carlito, vereador Hélcio Médico, meu vice-prefeito, Maurício, que aí está, nosso departamento jurídico, Ângelo, Guto, os funcionários da Santa Casa, o departamento jurídico da Santa Casa, os amigos do Edinho, e especialmente o Edinho.

É muito fácil a gente falar aqui a respeito de uma pessoa que fez o trabalho que fez em Cravinhos, e continua fazendo. Edinho tem um parceiro fantástico, que é o Dr. Wanderley, quando se juntaram formaram um maravilhoso projeto, que é o projeto Sara, um projeto que a gente apoia, sempre apoiou, que formou pessoas, cidadãos, que hoje a gente vê já na faixa de 30 anos, que, trabalhando, começou lá no projeto, ali que ela teve aula de dignidade, de comportamento, de como ser uma pessoa melhor.

E depois, não satisfeito com aquilo que ele fez, com o que ele sempre fez, ele vai para a Santa Casa e desenvolve um excelente trabalho. E não é fácil.

Mexer com saúde hoje é difícil. Trabalhar numa área onde todo mundo, quando pensa numa reclamação, fala: a saúde está ruim. Esse é o mote que todo mundo tem, falar que a saúde está ruim. Aí você pergunta onde, ele não sabe. Mas fala que está.

Então, trabalhar num lugar aonde você tem ali uma população carente, que usa aquele serviço, mesmo nos convênios, não é fácil. Trabalhar, e gratuitamente. A pessoa se doa, a pessoa faz aquilo sem ganhar nada. A gente trabalha, eu sempre dou esse exemplo, fui presidente de um clube e não ganhava nada, mas como prefeito a gente ganha para fazer isso, é nossa obrigação fazer. Mas lá não, não só o Edinho, como está aqui todo mundo, os diretores e funcionários, os funcionários, mas os diretores, principalmente os diretores que nada ganham, mas que comparecem, que fazem o trabalho. Isso é muito importante.

Deputado, parabéns pela iniciativa, porque acho temos que homenagear as pessoas em vida. É aqui que as pessoas passam, e a gente tem de mostrar para eles, para o povo, quem é que fez, quem é que está fazendo. Porque, infelizmente neste país hoje, o que dá notícia são coisas ruins, mas a gente tem de mostrar o outro lado, o lado em que a pessoa se sacrifica, que a pessoa se doa.

Às vezes a família, que está aqui presente, que eu conheço bem, o quanto essa família já não foi, que já teve de deixar a família uma hora, deixar alguém, deixar um compromisso para estar cumprindo aquele compromisso que ele tem, e sabemos da dificuldade, do trabalho que ele faz.

O Edinho sempre foi uma pessoa combativa, uma pessoa com a cabeça voltada para o futuro, que pensa, e o mais importante, que pensa no próximo.

Seria muito fácil com as condições que ele tem de vida hoje, tocar a vida dele de uma forma que não precisaria se envolver com nada, mas ele sai lá, hoje ele está numa cidade distante, ele sai de lá toda semana, vem a Cravinhos, ele está ao telefone, ele está comunicando todo dia.

Acho que isso é importante, Edinho, essa doação que você faz, esse trabalho que você sempre fez, e tenho certeza que vai continuar fazendo. Você é uma pessoa nova ainda, tem muito pela frente. Cravinhos precisa muito de você, as nossas entidades, as nossas associações precisam que você continue com esse trabalho, com essa força, só a sua figura já puxa um monte de gente atrás. Você sabe disso.

O importante, você estando na cabeça, ou fazendo parte do corpo, você puxa um monte de gente atrás. E quando a gente tem uma pessoa boa, o que vem atrás é gente boa também. Acho que isso é o mais importante.

Está de parabéns, deputado, por esta homenagem, mais que merecida, principalmente nesta Casa, na Assembleia, onde Cravinhos hoje se faz representar.

Muito obrigado a todos, um abraço, Edinho. Muito merecido. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Antes de passar a palavra, tanto ao homenageado como ao Sr. Arnaldo, eu gostaria de citar aqui algumas pessoas da família: Sra. Célia Minohara, aqui presente, a Luciane Minohara, Renato Minohara, e o neto, Edison, todos aqui presentes. Muito obrigado pela presença de vocês.

Cito o Maurício Curi, vice-prefeito da cidade de Cravinhos; o vereador Hélcio, que é colega meu, médico, um abraço a você, obrigado pela presença; o vereador Carlos Lucio Cabeça, da Câmara Municipal de Cravinhos; o Dr. Weslon Charles do Nascimento, advogado da Santa Casa de Misericórdia; Fernando Pelege, presidente da Casa da Criança. Fernando faz um trabalho muito interessante, chamou a atenção da gente também, vou visitar muito em breve, e já convidar todos para o porco no rolete, este fim de semana. João Ardenghe, secretário municipal de planejamento; a dona Maria Elvira Catapani Moreira, diretora do projeto Sara, que tem de carregar um fardo muito grande, porque o Edson cobra; a dona Elizabeth Engracia, diretora adjunta da Santa Casa de Cravinhos; e o Márcio Nakashima. Então, todas as autoridades aqui presentes.

Convido agora, para fazer uso da palavra, o Sr. Arnaldo de Lima, presidente da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil.

 

O SR. ARNALDO DE LIMA - Primeiramente gostaria de cumprimentar a Mesa, em nome do presidente da Mesa, nosso Exmo. Sr. Deputado Luiz Carlos Gondin, através do qual quero cumprimentar todos os parlamentares estaduais, deputados estaduais, do nosso estado de São Paulo, aqui presentes.

Gostaria também de agradecer ao presidente da Casa por ceder esta sessão solene para o nosso nobre deputado.

Gostaria também de cumprimentar, neste momento, o prefeito de Cravinhos, aqui presente, José Carlos Carrascosa dos Santos. Parabéns pelo seu trabalho na cidade de Cravinhos, prefeito, que a gente tem ouvido e acompanhado de perto, embora nossa entidade seja de nível nacional, mas a gente tem um carinho especial por São Paulo, porque São Paulo é a alavanca do nosso país, independentemente de falar em outros estados.

Mas nós partimos pelo orçamento do estado de São Paulo, pelo trabalho que São Paulo desenvolve, e hoje, quando rodo o Brasil inteiro, sempre quando chegamos e falamos de São Paulo, São Paulo é sempre homenageada. Parabéns prefeito pelo trabalho na sua cidade.

Quero cumprimentar aqui também o vereador Éder, em nome do qual quero cumprimentar a todos os vereadores presentes, de Cravinhos. Parabéns a vocês por esse trabalho que vocês vêm desenvolvendo junto à Santa Casa, ao projeto Sara, Fundação Sara, a qual quero, neste momento, dizer ao Exmo. Sr. Deputado parabéns por essa homenagem que faz neste momento pelo nosso grande desbravador Edson Minohara, que está fazendo um trabalho à frente da sua cidade, tirando da marginalidade, tirando dos vícios, das drogas, tirando das ruas as crianças, pelo Serviço de Aprendizagem Rural ao Adolescente.

Esse é um trabalho muito honroso e muito bonito. Conte com nosso apoio, não só em nível estadual, mas em nível nacional. Podemos ajudá-lo muito também naquilo que tange em busca de um benefício para uma entidade dessas que está voltada à criança, que é o futuro do nosso país.

Senhor deputado, também temos lá em Brasília uma frente nacional que foi criada, mista, de apoio aos municípios e aos prefeitos e vice-prefeitos do Brasil, onde, nessa frente, desenvolvemos trabalhos, podemos criar audiências públicas, podemos criar comissões que defendam projetos iguais a esse.

O deputado Gondim também tem um trabalho direcionado à Saúde, porque é médico, e que a gente parabeniza, porque quem cuida da nossa saúde são os médicos, e a gente tem de dar todo o carinho para o médico.

Um dos motivos que ele é um amigo, é uma pessoa que nós também pretendemos ajudar nessa sua caminhada, nesse novo pleito que ele pretende ir para frente, e estará contando também com o nosso apoio.

Deputado, conte conosco, porque o senhor tem, realmente, um trabalho desbravado dentro do estado de São Paulo, o qual conhecemos, que está ligado, direcionado também à Saúde, além desse projeto maravilhoso do Edson.

Também queria, neste momento, agradecer, desculpe-me pela falha, o nosso ilustríssimo excelentíssimo senhor vice-prefeito Maurício Curi, parabéns, ao qual quero cumprimentar também os vice-prefeitos do estado de São Paulo. Obrigado pela sua presença.

Senhoras, senhores, deputado, a gente fica bastante honrado quando tem um homem do seu calibre à frente do Estado de São Paulo brigando por uma das prioridades que envolvem o cidadão paulista e também, podemos dizer, por que não, em nível nacional, todos os cidadãos do Brasil, toda a população, que é a saúde pública.

Hoje, muito disputada, muito concorrida, muito falada, mas são poucos aqueles que abraçam a bandeira de buscar aquilo que é bom e é benéfico, e que traz para a população uma diferença de trabalhos que você possa perceber que alguém se interessou, alguém está buscando a finalidade de melhorar a saúde do brasileiro.

Parabéns deputado, parabéns por esta homenagem que está fazendo, merecida, ao nosso grande Edson, porque isso, apesar de estar conhecendo ele agora, mas através de um projeto desses, o qual nós já desenvolvemos outros projetos junto com o Ministério da Educação, aquele projeto que vocês devem saber, da Escola de Fábrica, convidado pelo ministro para fazer por São Paulo.

Então, São Paulo foi um dos primeiros estados que desenvolveu esse projeto, e esse projeto foi muito interessante.

Então, fico contente, porque na qualidade de presidente da Associação Nacional de Prefeitos, quando nós vemos um trabalho desses, que o prefeito apoia, que tem os vereadores que apoiam, que a cidade apoia, então nós podemos perceber que realmente estamos no caminho certo.

Senhor deputado, parabéns, e quero dizer também que conte conosco, tanto em nível nacional quanto em nível estadual, dentro do nosso trabalho desenvolvido no Congresso Nacional. O senhor tem um parceiro e um amigo.

Ao senhor, parabéns por esta homenagem. Muito obrigado e parabéns a todos vocês que estão presentes e que puderam estar prestigiando alguém que faz alguma diferença junto à sociedade.

Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Convido, para fazer uso da palavra, o Sr. Edson Minohara.

 

O SR. EDSON MINOHARA - Boa noite à Mesa, prefeito, deputado, aos vereadores, boa noite a todos, senhores e senhoras. Eu queria fazer um agradecimento ao deputado Luiz Carlos Gondim por prestar esta homenagem. Esta homenagem se abre, eu acho que não só a mim, mas a uma diretoria, ou seja, da Santa Casa.

É um trabalho conjunto, como foi do projeto Sara, onde não está presente, mas o mentor foi o nosso amigo Dr. Wanderley Baptista Trindade Júnior, promotor de justiça da comarca, que é uma pessoa que conseguiu unir a sua profissão aos seus princípios. São poucas pessoas que conseguem isso.

E com ele, ele me inseriu a participar das atividades sociais através do projeto Sara, que  foi criado quando foi proibido o trabalho infantil no corte da cana-de-açúcar, por pesquisas da USP, que se tratava de um trabalho prejudicial à formação física e à formação mental do adolescente.

Como praticamente nós vivemos num município que há praticamente monocultura da cana-de-açúcar, nós precisávamos criar uma alternativa para que esses adolescentes tivessem um ganho, num trabalho que não fosse penoso ou insalubre.

Onde formamos as hortas comunitárias, em três propriedades, uma delas foi a minha, e aonde eles comercializavam essas verduras para tirar um salário, pois tínhamos órfãos de pai e mãe, arrimo de família, e pai de família com menos de 18 anos, e que teriam de ter um apoio e um salário para sobrevivência.

Onde o Dr. Wanderley procurou a sociedade, eu fui procurado por ele também, e comentei que eu achava que pela vocação do nosso país, nós teríamos de ter escolas vocacionais agrícolas, porque, na verdade, nós vivemos num país de vocação agrícola.

E nisso, ele se agarrou à minha ideia e achou que eu era indispensável no projeto, sempre pensando que o trabalho bem-sucedido é aquele que você gosta. Então, por isso eu achei que um trabalho vocacional, fazer um trabalho vocacional, você fazia com que o adolescente acordasse contente e com o prazer de ir naquele local, por gostar do que faz, e assim seria bem-sucedido.

Seria muito isso, como a minha vida, de menino pobre, sonhava ser fazendeiro, e com toda garra eu consegui, mas porque eu gostava do que eu fazia. Então, chegamos à conclusão de que o trabalho vocacional, e o trabalho que é feito com amor, dificilmente ele falha. E isso nós conseguimos.

Mas hoje não existe mais essa realidade, e a vantagem do projeto é que ele não ficou no nosso município, ele foi copiado em vários outros municípios. Inclusive recebemos visita até de Pernambuco, onde foram desenvolvidos projetos iguais aos projetos Sara.

Por quê?

Não adianta a gente querer só no nosso município. Se nós realmente queremos um mundo melhor, nós teremos de pensar na nossa pátria. Não temos de pensar só no nosso estado ou só no nosso município. Isso foi uma coisa muito importante que eu cheguei à conclusão que aconteceu com o projeto Sara. E muitos projetos foram cópias e foram desenvolvidos como o projeto Sara nasceu.

E hoje, à medida que as necessidades foram mudando, o projeto também foi mudando.

Hoje nós vivemos de viveiros de mudas de essências nativas para recuperação de mata ciliar, com cursos para isso, para os adolescentes. Nós trabalhamos com o Trabalho Educando, aonde nós colocamos os adolescentes. Hoje queria fazer um agradecimento à Maria Beatriz, a Bia, que hoje é presidente do projeto Sara, e quando eu fui para a Santa Casa eu passei a me distanciar um pouco, e ficou para uma outra diretora, mas eu faço parte da diretoria também. Por quê? É importante porque eu conheço a vida, como nasceu o projeto Sara.

E, diante disso, nós temos  o programa Trabalho Educando, onde nós colocamos os meninos nas indústrias, como aprendizes, e eles, geralmente, quando completam 18 anos, estão no quadro de funcionários das empresas, contratados, porque começaram como aprendizes.

E tenho muita satisfação em dizer que um menino de 14 anos, Luiz Fernando Amaral, que entrou no projeto, cortador de cana há três gerações, descendente de negros, da escravidão, se formou bacharel em Direito. Isso é uma glória muito grande, isso é o meu salário, como disse o Boi. (Palmas.)

O prefeito recebe, eu sou movido a princípios, os meus princípios não podem ser amarrados, senão deixa a necessidade de eu permanecer.

E outro dia também meu carro deu um problema na estrada, o Victor estava comigo, pedi socorro, chegou a prancha para carregar, um rapaz de uns 30 anos, tirou o boné: “O senhor está me reconhecendo?” Falei: “Parece...” Vi aquelas orelhinhas assim, lembrei de um menininho raquítico das orelhas assim. Ele falou: “Sou o Marcos Vinícius, e comecei no Sara e trabalhei na horta do senhor”.

Vocês querem mais satisfação do que isso? Quer dizer, não é a matéria a essência da vida. A essência da vida é o nosso sentimento, é o que nós fazemos, o que nós sentimos, o que nós vimos, o que aconteceu com essas pessoas.

Tive um outro caso, de um menino com 16 anos, pedindo ajuda para sair das drogas, não conseguia, pelo vício e pela pressão de traficantes. O prefeito é testemunha. Conseguimos uma internação, em Sertãozinho, depois de quatro meses ele me escreve uma carta de gratidão, de agradecimento. Ela anda comigo, porque acho um documento muito importante para mim. Me satisfez muito.

E, coincidentemente, quando estava conversando com o promotor no fórum, passa o prefeito no corredor onde estava discutindo a possibilidade de formarmos uma clínica de recuperação de drogas. Por quê? Aquilo me demonstrou que o rico pode, ele paga, e o pobre vai para a marginalidade, vai para o crime.

E conseguimos. Hoje não existe porque um motivo ou outro, isso faz parte da área da Saúde e não da Educação, mas ela continua sem ter a participação do projeto Sara, mas essa clínica ainda continua e sobrevive.

Então, deputado, em 2006 fui procurado pelo prefeito, o atual, na outra gestão, em dificuldade com a Santa Casa, onde uma diretoria em massa se demitiu. E numa proposta, achei que seria muito interessante para a cidade, e qualquer Santa Casa invejaria aquilo que poderia ser feito na Santa Casa de Cravinhos. Achei uma judiação perder a Santa Casa.

Por quê? Quem depende da Santa Casa? Não sou eu, mas são as pessoas que não têm condição de pagar um convênio, não têm condição de correr atrás dos seus próprios direitos de Saúde.

Aí eu falei com o Zé, falei: “Zé Carlos, você me ajuda? ”. Ele falou: “Edinho, topa, que eu ajudo”. E conseguimos fazer um hospital que na região hoje é exemplo, sem distinção de acomodação SUS ou convênio, onde os pobres têm os mesmos direitos que os ricos, sem nenhuma distinção.

E às vezes eu não acredito, aquele rapaz lá, ex-vereador, um dia ele chegou na construção e falou: “Você é um louco. Você é um louco”. E eu, às vezes, eu não acredito que nós, eu e a nossa diretoria, e todas as pessoas que contribuíram, tiveram o êxito que nós tivemos na Santa Casa de Cravinhos.

Então, deputado, mais uma vez, o mérito, eu queria distribuir isso com toda a minha diretoria, todas as pessoas envolvidas e toda a sociedade de Cravinhos, e principalmente com o Dr. Wanderley Batista Trindade Júnior, digníssimo promotor de Justiça da cidade de Cravinhos, mentor do projeto Sara.

Vou falar até em outras coisas, parece que a gente pensa igual e age igual, e as coisas fluem quando você está unido com as pessoas do mesmo nível espiritual. Tinha dia que o Dr. Wanderley chegava para mim e falava: “Edinho, não sei, a hora que a gente pensa que isso está afundando, parece que o projeto tem vida, as coisas acontecem. Ou vem uma verba, ou vem isso, ou vem aquilo, e o projeto anda.”

E a Santa Casa foi a mesma coisa, não foi nada diferente. Na hora que a gente via que não tinha jeito, acontecia algo de bom.

Isso significa que, graças a Deus, nós temos a energia positiva onde as coisas fluem naturalmente, sem preocupação, e que elas fluem naturalmente.

Deputado, muito obrigado. Queria agradecer, isso me cresce muito e me dá muito mais responsabilidade naquilo que eu faço. Hoje estou fora de Cravinhos, vou uma vez por semana, pelo fato e queria dizer a vocês que também sou vice-presidente da Santa Casa de Ibiara, em Minas.

Então, muito obrigado, deputado, e obrigado a todos pelo deslocamento, de ter vindo, o Jorge, a nossa diretoria, todos os presentes, os vereadores, de se deslocar, Dr. Weslon, que foi também uma das pessoas que tiveram influência nessa ligação com o deputado, Dr. Mariano, quero agradecer a todas as pessoas, Patrícia, pelo trabalho, João, Bruna, a todas as pessoas, Dr. Tiago, Dra. Kelly, a todas as pessoas que vieram nos prestigiar nesta homenagem, Tonizão, Sr. Liberato. Muito obrigado a todos. Obrigado, deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Neste momento passaremos à mão do Edson, como um dos idealizadores da casa Sara, uma placa de homenagem da Assembleia Legislativa e deste deputado ao Sr. Edson.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SDD - Senhoras e senhores, queria só fazer aqui um pequeno sumário do porquê desta homenagem.

Nós conhecemos o Edson aqui, mas ficamos encantados com o trabalho do projeto Sara. Como médico e um defensor das Santas Casas, apoiador dos trabalhos sociais em todo o estado de São Paulo, me comoveu muito esse trabalho do projeto Sara, a maneira como se ergueu a Santa Casa de Cravinhos, como também o trabalho que se faz com a Casa da Criança, lá em Cravinhos.

Edson, se nós temos o Sara, se nós temos uma Casa da Criança, se nós ocuparmos o jovem, as meninas dando curso de balé, dança, de uma maneira geral, cursos de inglês, informática, se nós fizermos a mesma coisa para as crianças mais carentes, nós não vamos precisar da terceira etapa, que é justamente uma casa para tirar as pessoas depois de estarem drogadas.

O nosso trabalho tem de ser um trabalho preventivo, que é esse que você faz, é esse que vocês todos que estão aqui abraçam, que é o trabalho preventivo, preencher o tempo.

Então, é uma coisa que eu embato muito aqui com o Governo do Estado, pedindo, invista em esporte, invista em cultura, invista em ocupação.

Vocês imaginam o número de pessoas dependentes químicos que nós temos. Vamos ter de fazer tantas clínicas. Não é que sou contra a clínica, eu penso na medicina preventiva, no trabalho preventivo, que é o caso do Sara, que é o caso da Casa da Criança.

Então, se nós fizermos isso, prefeito, aqui, e vocês aqui representados, os vereadores todos, Éder, em nome dos outros vereadores que estão aqui, do vice-prefeito, nós temos de investir nisso. Você pode olhar, isso é em todo canto.

Estava com a secretária de Estado da Agricultura, conversando com ela, você vê o seguinte, Transporte tanto, Planejamento tanto, Educação é fixo, Saúde é fixo, aí vem Esporte e Cultura, bem pequeno, ninguém investe. Por quê? Porque é uma cultura nossa de não se investir. E quando se investe em Esporte, Cultura, Educação, você realmente tem um reflexo que é justamente a ocupação, o carinho maior, porque no esporte, vocês podem olhar, qualquer campeonato que vocês possam ir assistir, seja de futebol de campo, de futebol de salão, está lá o pai e a mãe vendo seu filho jogar. Às vezes é um perna de pau, não joga nada, mas “Meu filho joga bem”, está ali junto, os pais estão ali junto, dando apoio. Isso pode ser no basquete, vôlei, taekwondo, no boxe, nos outros esportes mais individuais.

Então, é muito importante esse investimento. E quem faz isso, algumas academias que migram para aquela cidade e dão capoeira, dão algum ensinamento para as crianças terem sua ocupação e aprender um pouco, pensando em defesa, pensando em esporte, e eles terminam nos ajudando no Estado inteiro.

Então, Edinho, parabéns pelo que você fez, pelo que você ainda vai continuar fazendo. Parabéns ao prefeito por dar total apoio. Parabéns a todos vocês aqui presentes. Que Deus abençoe.

Queria dizer que é uma sessão solene que me encheu muito o coração. O pagamento, como deputado, está aqui também Edinho, que é o pagamento de homenagear, não uma entidade, porque aqui nós estamos com outra entidade, ou outras entidades, Santa Casa, Casa da Criança, o Sara, e isso é o maior pagamento nosso como deputado.

Que Deus abençoe a todos vocês, e parabéns, Edinho. (Palmas.)

Esgotado objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à equipe, que funcionou bem, esse carinho que teve com todos aqui presentes, aos funcionários do Serviço de Som, à Taquigrafia, ao serviço de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias Policiais Civil E Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido os presentes a uma confraternização no “Salão dos Líderes”, aqui ao lado.

Muito obrigado, que Deus abençoe a todos. Está encerrada a presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *