http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

08 DE AGOSTO DE 2014

032ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “80 ANOS DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA/SP”

 

Presidente: EDSON GIRIBONI

 

RESUMO

 

1 - EDSON GIRIBONI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, com a finalidade de comemorar os "80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia as autoridades presentes.

 

3 - ANTONIO MARCOS DE AGUIRRA MASSOLA

Diretor da Escola de Engenharia de Lorena, discorre sobre a importância do Crea-SP, que, acrescenta, é uma associação de classe exemplar. Afirma que a entidade defende os interesses do povo paulista e enfrenta desafios constantes, a seu ver inerentes às atividades dos associados. Tece comentários sobre o papel da instituição no desenvolvimento do País. Destaca que as atividades exercidas pela diretoria do Crea-SP não são remuneradas. Relata que a entidade seleciona, todos os anos, os melhores alunos dos cursos de Engenharia e concede a eles títulos de honra ao mérito. Fala sobre a atuação do Crea-SP na divulgação da profissão em escolas de nível médio. Parabeniza a instituição pelos seus 80 anos.

 

4 - MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO

Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, representando os profissionais do âmbito tecnológico, destaca a justeza da homenagem e a importância da comemoração dos 80 anos do Crea-SP. Parabeniza Francisco Kurimori, presidente da instituição, pela sua gestão, a seu ver democrática e séria. Tece comentários sobre o papel fiscalizador da entidade, que, adita, protege a sociedade contra os maus profissionais.

 

5 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, elogia o deputado Edson Giriboni, cujo trabalho considera exemplar, tanto neste Parlamento quanto na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Destaca a importância do trabalho de Francisco Kurimori à frente do Crea-SP. Defende a valorização dos profissionais de Engenharia e Agronomia. Coloca-se à disposição do Crea-SP. Afirma que a entidade recebe homenagem não apenas da Assembleia Legislativa, mas do povo paulista. Discorre sobre sua atuação como presidente da Comissão de Atividades Econômicas desta Casa.

 

6 - VALDIR BERGAMINI

Presidente da Faeasp - Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, representando as entidades de classe do âmbito tecnológico, parabeniza o Crea-SP pelos seus 80 anos. Discorre sobre a importância da instituição para a sociedade paulista.

 

7 - PRESIDENTE EDSON GIRIBONI

Presta homenagem ao Sr. Francisco Kurimori, presidente do Crea-SP, com a entrega de uma placa comemorativa dos 80 anos da instituição.

 

8 - FRANCISCO KURIMORI

Presidente do Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, agradece ao presidente Samuel Moreira pela convocação desta solenidade. Faz histórico de sua carreira, que teve início no sindicalismo. Cita a participação dos sindicatos no Crea-SP e na fiscalização dos profissionais. Menciona a variedade de associações profissionais e instituições de ensino que participam do conselho da entidade. Enaltece a atuação parlamentar dos deputados Edson Giriboni e Itamar Borges. Destaca o trabalho dos presidentes anteriores do Crea-SP. Afirma ter, nesta sessão, a oportunidade de fazer um agradecimento geral a todos os que participaram da história da entidade. Critica a diminuição da carga horária dos cursos superiores na área de Engenharia. Declara que não se pode valorizar mais a quantidade de profissionais formados anualmente que a qualidade. Afirma que o problema deve ser resolvido na base, no ensino fundamental e médio. Relata que o Crea-SP busca sempre melhores formas de atender à sociedade. Defende a permanência dos tecnólogos nos conselhos regionais e no Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Opina que a exclusão dos técnicos de nível médio do sistema profissional se deve a decisões políticas equivocadas. Afirma que a defesa da ética deve acontecer na prática, e não apenas do discurso. Agradece a todos.

 

9 - PRESIDENTE EDSON GIRIBONI

Transmite os cumprimentos do deputado Samuel Moreira, presidente desta Casa. Afirma ser este um momento de reflexão a respeito dos desafios futuros. Comenta que o Brasil é um país em desenvolvimento, que enfrenta problemas como o crescimento desordenado e o desrespeito ao meio ambiente, entre outros. Afirma que os engenheiros podem contribuir para transformar o País em um exemplo para o mundo. Parabeniza o Crea-SP pelos seus 80 anos de existência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Giriboni.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON GIRIBONI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero cumprimentar o engenheiro Francisco Kurimori, presidente do Crea de São Paulo; o deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo; e Valdir Bergamini, arquiteto e urbanista, presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, com a finalidade de comemorar os 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

Convido todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp sábado, dia 09, às 21hs; pela Net, canal 07; pela TVA, no canal 66 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Gostaria de citar a presença do Sr. André Luís de Paula, representando o deputado federal Eli Corrêa Filho; do Sr. Edgar de Souza, prefeito do município de Lins; do vereador Aparecido Correia da Silva, representando o vereador Dr. Marino, presidente da Câmara Municipal da Lins; Sr. Nilson Trindade Júnior, vereador da Câmara Municipal de Ilha Solteira.

Ao longo da cerimônia denominaremos as demais autoridades presentes.

Passo a palavra ao professor Dr. Antônio Marcos de Aguirra Massola, diretor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO MARCOS DE AGUIRRA MASSOLA - Boa-noite. É um prazer muito grande estar presente nesta cerimônia em que se comemoram os 80 anos de uma entidade que cresceu, se desenvolveu e hoje mostra toda a sua importância e racionalidade no desenvolvimento de suas atividades.

O Crea demonstra tudo aquilo que a nossa comunidade do Estado de São Paulo e do país quer ver nas associações de defesa de classes, no sentido da evolução e de tudo aquilo que interessa, principalmente, ao povo paulista e ao povo brasileiro.

O Crea, nessa longa jornada, muito demonstrou e continua a demonstrar tudo aquilo que dele se espera. Muito mais que isso, nós podemos imaginar tantas coisas que essa instituição já fez e que continuará a desenvolver no seu constante desafio que é inerente, principalmente, às atividades dos engenheiros, dos arquitetos e de todos aqueles da agronomia que constroem o futuro gigante deste país.

O que nós gostaríamos de ter? Gostaríamos, nos próximos anos, que o Crea continuasse a demonstrar a sua pujança, a sua valorização, a sua competência e a sua racionalidade no desenvolvimento de uma série de ações do que, em pouco tempo em que convivo com o presidente do Crea, engenheiro Francisco Kurimori, de uma forma objetiva e de bastante diálogo, nós pretendemos que o Crea faça daqui para frente. Os desafios, meu caro Francisco, são gigantes. Meus desafios, meu caro deputado Edson, são maiúsculos, porém eu imagino, e continuarei imaginando, na sequência da vida do Crea, que ele jamais nos deixará fazer, ou deixar de cumprir qualquer ação que nós, como sociedade paulista, e, sobretudo, do Brasil, entendemos que o Crea tem um papel dignificante a cumprir e a mostrar como isso pode ser cumprido.

Recentemente, há cerca de dois meses e meio, participamos de uma atividade que é muito significativa para todas as escolas que estou aqui hoje representando - as universidades públicas e privadas, as entidades de pesquisa que veem no Crea, com sua participação efetiva como voluntários, porque exercer atividade no Crea não pressupõe pagamentos. E isso demonstra que aqueles profissionais, que são chamados para ajudar o Crea no cumprimento de suas funções, o fazem livremente, de peito aberto, e tentando resolver aqueles problemas que, muitas vezes, a gente acha que não tem solução. Mas, se procurarmos aos poucos, e com a observância da ética e da responsabilidade, e, sobretudo, da educação que recebemos durante toda a nossa vida, vemos que esse país ainda tem um futuro gigante e promissor.

É isso que eu vejo no Crea, é isso que aprendi do Crea desde o primeiro momento em que me registrei como engenheiro. Exerço a profissão de engenharia, sou também um educador, agora aposentado, mas exercendo ainda a função de diretor de uma unidade significativa da Universidade de São Paulo, após passar por outros cargos na universidade, como também diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no século passado, digamos assim, em 1998 até 2002.

É engrandecedor ver o Crea patrocinar, por exemplo, aos nossos jovens formandos, o primeiro passo na sua vida profissional. O Crea seleciona, de todas as nossas escolas do estado de São Paulo, um punhado de profissionais que acabam de sair dos bancos escolares. Os melhores alunos são os selecionados, e numa cerimônia simples, mas tocante, recebem um título de honra ao mérito. Por quê? Para demonstrar a esses profissionais que o Crea tem uma responsabilidade ainda maior. Na vida, percorremos um percurso determinado pela primeira família, nossa família de origem. A segunda família é a escola em que o aluno se formou, onde escolheu sua profissão. E a terceira família é o Crea, que vai cobrar dedicação às atividades de forma responsável, racional e objetiva.

Essa cerimônia é muito tocante, porque vemos os alunos que saíram dos bancos escolares receberem pela primeira vez uma grande responsabilidade, a responsabilidade de exercer a sua profissão de forma digna, honesta, racional e objetiva, respeitando sobretudo a ética, como disse nesta sessão o Dr. Francisco, que se manifestou clara e objetivamente a esses novos ingressantes da engenharia.

O Crea zela pela ética profissional. O Crea aplica penalidades àqueles profissionais que não dignificam a profissão. Mas o Crea tem grandes desafios pela frente que precisamos encarar: uma responsabilidade muito grande, a partir de agora, com a tecnologia de informação, porque começam a aparecer os cursos de Educação à Distância. Não basta ser um curso desse tipo para que o Crea dê as normas e os procedimentos. O Crea, a meu ver, não é uma instituição de ensino, mas tem que fazer valer a sua opinião. Para isso, pode contar com as universidades públicas e privadas do estado de São Paulo, com um voluntariado muito específico para que possamos estabelecer nesses cursos de Educação à Distância, que, a meu ver, também têm uma faixa de validade com aspecto presencial. Não basta ser só o curso à distância, ele tem que ter a presença do professor - o profissional - olhando e vendo o que aqueles alunos, que se matricularam num curso de Educação à Distância, realmente, vão poder representar aquilo que nós esperamos para a nossa sociedade.

Mas agora faço uma observação muito interessante, porque nós nos debruçamos constantemente como educadores - e eu, particularmente, faço isso continuamente: nós procuramos visitar as nossas escolas de nível médio e mostrar a esses profissionais a verdadeira realidade de uma profissão. Dessa forma, procuramos oferecer a eles uma oportunidade de perfeita escolha para que eles possam desenvolver no futuro as atividades inerentes a esses casos.

É muito importante que o Crea possa, também, demonstrar a esses alunos das escolas de nível médio, sejam elas privadas ou oficiais, municipais, estaduais, o bem que nós podemos propiciar na vida deles, no sentido de acolhê-los, orientá-los e destinar a eles uma verdadeira profissão. Isso é muito importante.

Eu me proponho aqui, particularmente, a ajudar o Crea a formatar um programa para resgatar também essas escolas de nível médio, porque é a Educação que faz o país. A Educação é sensivelmente importante para tudo quanto nós fazemos. Precisamos lembrar que essas pessoas serão os verdadeiros líderes do futuro.

Então, é muito importante que neste trabalho nós tenhamos, também, não só a participação das universidades, mas, igualmente, a participação efetiva do Crea naquilo que ele pode representar.

Falando isto o Crea inicia uma nova e importante jornada depois de se tornar maior. Oitenta anos é coisa bastante grande a ser comentada. É lembrar que as universidades, principalmente as universidades paulistas que já ultrapassaram essa idade; elas já são muito maiores que os 80 anos do próprio Crea. E isso demonstra a pujança do nosso Estado, que deve ser o pioneiro, deve ser a nossa locomotiva como o foi no passado.

Falando essas poucas palavras, eu quero cumprimentar, em nome das instituições que eu aqui estou representando, os 80 anos de vida do Crea, e augurando a ele, principalmente ao nosso presidente, votos de contínuo progresso e de felicidade, no engrandecimento da Educação e do profissionalismo deste Estado e também do país.

Só assim seremos efetivamente uma grande nação.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON GIRIBONI - PV - Agradeço às palavras do Prof. Dr. Antonio Marcos. Quero saudar aqui, também, a presença do engenheiro José Eduardo Alonso, ex-presidente do Crea de São Paulo, da Sra. Keiko Kurimori, coordenadora da Unaop, União das Associações de Engenheiros do Oeste Paulista, do Prof. Dr. Antonio Marcos Aguirra Massola, que acabou de dizer suas palavras a esta sessão e do engenheiro Nizio José Cabral, diretor administrativo do Crea de São Paulo.

Gostaria de passar a palavra ao engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, representando os profissionais do âmbito tecnológico.

 

O SR. MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO - Boa noite a todos vocês. Quero saudar o grande deputado Edson Giriboni, o deputado amigo Itamar Borges, saudar o Valdir, presidente da Faeasp, e saudar com muito entusiasmo o amigo e companheiro presidente do Crea, Francisco Kurimori. Saudando todos vocês, queria saudar também os ex-presidentes do Crea presentes, André e Alonso.

Um dia de festa. Pretendo falar, se me permite, uma hora e meia: bem pouquinho. Um dia de muita festa. Oitenta anos do Crea.

O Crea é o maior conselho regional de engenharia e arquitetura da América. Talvez um dos maiores conselhos regionais também da América.

Eu queria saudar a pujança, o trabalho, a importância, desse conselho para todos nós engenheiros e profissionais da área tecnológica. Em particular, saudar o trabalho que vem fazendo Kurimori.

Kurimori, com a sua atitude democrática, séria, presente nas questões, importante participação da sociedade nas questões da sociedade paulista, que recebe as pessoas, da mesma forma todas elas, que tem atitudes de profissional reconhecidas, como administrador, que o é.

Parabéns Kurimori, parabéns pela sua gestão. Parabéns aos diretores que fazem parte da sua gestão. É para nós, Sindicato dos Engenheiros e Federação Nacional dos Engenheiros, um orgulho imenso e uma honra ter um presidente como você na cabeça desse conselho regional que, sem dúvida, sai no próximo dia 18, pedindo licença, e será o nosso candidato à reeleição. Sem dúvida, será reeleito. Parabéns pelo seu trabalho (Palmas.)

O pessoal diz que, quando se vai fazer um discurso, não se deve falar de campanha. Mas sem dúvidas teremos também dois deputados reeleitos: Itamar e Giriboni. Mas eu não poderia deixar de falar do trabalho, da atitude e da participação de Kurimori.

Acho que, cada vez mais, esse Crea vem crescendo. Cada vez mais, vem defendendo a sociedade brasileira e a sociedade paulista contra os maus profissionais, fazendo a fiscalização e atuando de uma forma ímpar. É um Crea que dá exemplo a todos nós, a todos os brasileiros.

Eu queria desejar ao Kurimori - mais 80 anos seria muito -, mas tantos 80 anos quanto forem necessários. E que esse Crea continue do nosso lado, do lado do engenheiro, do lado do profissional, atuando firmemente com essa dedicação.

Parabéns a todos vocês e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON GIRIBONI - PV - Agradecendo as palavras do engenheiro Murilo, queria também saudar a presença do engenheiro Vicente Hideo Oyama, diretor administrativo adjunto do Crea-SP, do engenheiro Gley Rosa, diretor financeiro adjunto do Crea-SP, do engenheiro Tapyr Sandroni Jorge, diretor técnico adjunto do Crea-SP e do engenheiro Henrique Luduvice, ex-presidente do Confea.

Convido para usar o nosso microfone o deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todas e a todos. Gostaria de saudar o presidente desta Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do Crea-SP, nosso colega, deputado desta Casa e ex-secretário de Recursos Hídricos deste estado, Edson Giriboni.

Cheguei aqui após ter iniciado minha vida pública como vereador em Santa Fé do Sul, onde também fui prefeito por três mandatos. Cheguei aqui e procurei encontrar pessoas em quem eu pudesse me espelhar para poder exercer o meu mandato. O deputado Giriboni foi um desses. Quero cumprimentá-lo, deputado Giriboni, pelo exemplo que seu mandato parlamentar dá para esta Casa, assim como pelo exemplo que V. Exa., nosso amigo e colega, levou desta Casa, como um bom parlamentar, para dar sua contribuição na secretaria, fazendo uma belíssima gestão e uma excepcional condução dos trabalhos. Parabéns por este momento. Não poderia haver presidência mais indicada do que a sua para conduzir essa solenidade.

Da mesma forma, quero saudar o presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira, que, com certeza, gostaria de estar aqui. Os imprevistos fizeram com que ele não estivesse presente. Gostaria de saudar o Dr. Valdir, da Federação das Associações e essa figura carismática e amiga que é o Murilo, nosso presidente da Federação e do Sindicato. Tenho convivido com ele e participado de importantes momentos, debates e solenidades.

Procuramos sempre nos colocar à disposição nesta Casa de Leis. Sr. Murilo, quero que saiba que o senhor é um exemplo na condução do Sindicato e Federação. Isso facilita com que nós, parlamentares, possamos sempre dar as mãos. Não apenas reconhecer o valor, mas dar as mãos para valorizar, fortalecer e aperfeiçoar os profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura deste Estado.

Permitam-me saudar uma referência, que é a república de Lins. Estão presentes o prefeito Edgar, o vereador Aparecido, grande figura e meu parceiro, e a Sra. Keiko, sempre vice-prefeita de Lins, essa liderança fantástica, com quem aprendi e aprendo muito. Eles vêm coroar os 80 anos do Crea, prestigiando o nosso presidente Kurimori.

Gostaria ainda de saudar o conselheiro federal, Sr. Roberto Martins, e toda a extensão da Mesa: engenheiros civis, agrônomos, arquitetos e todos os profissionais presentes, todos os inspetores e diretores do Crea e das demais entidades que prestigiam essa solenidade.

Sr. Kurimori, não dá para estender. O professor Antonio Marcos deu uma aula para todos nós. O Sr. Murilo, com a sua sabedoria, ressaltou a importância deste momento e falou sobre necessidade de que o senhor continue conduzindo o Crea de São Paulo. Mais do que isso, passou a recomendação - que é a sua meta - de valorizar e defender o profissional. (Palmas.)

Como deputado desta Casa, quero me colocar à disposição. Entendo e valorizo a profissão e o profissional. Não poderia deixar de estar presente esta noite para participar deste momento como parlamentar desta Casa, como presidente da Comissão de Atividades Econômicas, como ex-prefeito que fui, quando vivi muito a realidade dos engenheiros. Não poderia haver palco mais apropriado para homenagear os 80 anos do Crea do que a Casa do Povo do estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa. Portanto, neste momento, o Crea recebe o justo reconhecimento e a homenagem por tudo o que oferece à sociedade brasileira, pela valorização do profissional de engenharia e por sua história.

Quero saudar os ex-presidentes e ex-diretores, que contribuíram para a história do Crea, mas especialmente o Sr. Francisco Kurimori, que tem o privilégio, por sua eficiência e competência, de ser o presidente do Crea, o anfitrião e o homenageado desta noite. Que Deus continue o iluminando e abençoando e que sua gestão, com o apoio de seus colegas, seja coroada de êxito, valorizando a engenharia, o cidadão e o profissional de engenharia. Parabéns ao Crea, parabéns a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de saudar a presença neste evento do engenheiro Pérsio Faulim de Menezes, diretor-geral da Mútua; do Sr. Soriedem Rodrigues, representando o Sr. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, diretor titular do Departamento da Indústria de Construção - Deconcic -; do engenheiro Odécio Braga de Louredo Filho, diretor financeiro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de São Paulo; do Sr. Frederico Batista, inspetor do Crea-SP e vice-prefeito de Itaoca; e do Sr. José Paulo Garcia, presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.

Tem a palavra o arquiteto e urbanista Valdir Bergamini, presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, representando as entidades de classe do âmbito tecnológico.

 

O SR. VALDIR BERGAMINI - Senhoras e senhores, boa noite. Quero saudar o nobre deputado Edson Giriboni, que preside esta Sessão Solene, o nobre deputado Itamar Borges, o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, e o engenheiro Francisco Kurimori, presidente do Crea.

Para nós é uma honra participar deste momento muito importante do Crea-SP e representar as 220 associações que integram a nossa Faeasp e os mais de 120 mil profissionais que integram essas associações. O Crea-SP, sem dúvida nenhuma, é de uma importância enorme para nossa sociedade. Fazer parte deste momento é muito gratificante para nós.

Parabéns, presidente Kurimori. Parabéns ao Crea-SP pelos 80 anos. É uma homenagem mais do que justa. (Palmas.)

 

* * *

 

- O Sr. Presidente, deputado Edson Giriboni, faz a entrega da placa comemorativa ao Sr. Francisco Kurimori.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON GIRIBONI - PV - Com muita honra, após a entrega da placa comemorativa ao nosso querido presidente, passo a palavra ao engenheiro Francisco Kurimori, presidente do Crea-SP. (Palmas.)

 

O SR. FRANCISCO KURIMORI - Boa noite a todos e a todas. Boa noite! Muito obrigado pela presença de vocês em uma sexta-feira, às 21 horas e dez minutos. Só vocês mesmo para estarem aqui. Parabéns para vocês. (Palmas.) É com essa energia que o Crea sempre contou, exatamente com esses nossos amigos, com esses profissionais que nesta noite vieram comemorar conosco os 80 anos do Crea-SP.

O engenheiro e deputado Edson Giriboni foi vice-prefeito da cidade de Itapetininga. Eu já fiz parte da história de Itapetininga. Eu morava em Capão Bonito e jogava futebol pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itapetininga, da qual ele faz parte e é membro ativo. Tive a honra de jogar naquele time. Eu saía de Capão Bonito, onde eu morava, e naturalmente ia jogar em Itapetininga. Eu era convocado, pois o bicho era muito bom. Eles me chamavam e eu ia lá jogar futebol.

É um prazer imenso revê-lo, deputado Giriboni. Muito obrigado. Em seu nome eu queria agradecer muito ao também engenheiro e presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira. Ele fez a propositura desta Sessão Solene. Nosso agradecimento ao deputado Samuel Moreira, também engenheiro e presidente desta Casa. Em nome dele eu gostaria de agradecer meu amigo Roberto Tamura, aqui presente, que também é da colônia japonesa e faz parte FNE - Federação Nipônica da Engenharia.

O meu amigo Roberto Tamura foi prefeito da cidade de Capão Bonito, onde tive dois filhos. Apesar da juventude da Keiko, ela deu aula para o Roberto Tamura. Ele era adolescente na época. Roberto, obrigado pela ajuda que você nos deu.

Em razão da importância que o deputado tem na Assembleia Legislativa como o grande líder de todos os deputados estaduais e de um partido que tem candidatura à presidência da República e ao governo do Estado, ele está com uma agenda superlotada, justificando assim a sua ausência. Nesse sentido, agradeço ao deputado Samuel Moreira a indicação da homenagem ao Crea-SP.

Quero cumprimentar também o meu amigo Murilo. Agradeço suas palavras. Conheço o Murilo já há algum tempo. Talvez ele não se lembre, mas quando presidente da Associação dos Engenheiros de Lins, pedi uma audiência para discutir o sindicalismo no interior. Você lembra, Murilo? Que ousadia da minha parte, não? Sair daquele interiorzão de Lins para discutir com o grande líder do sindicalismo o Murilo, que neste ato está representando todos os sindicatos que compõem o nosso conselho profissional.

Este ano, também o Sindicato dos Engenheiros completou 80 ano - o sindicato foi fundado no mesmo ano do Crea-SP. Desde aquela época, o sindicato participa ativamente da vida do nosso Crea-SP, aliás, foi um dos fundadores do Crea-SP. Então, dentro da nossa estrutura organizacional, a sociedade entendeu que os sindicatos deveriam ter uma participação ativa na fiscalização da atividade da Engenharia e por isso o Sindicato dos Engenheiros, como o Sindicato dos Tecnólogos, aqui representado pelo meu amigo José Paulo Garcia, têm representação conosco. O Sindicato dos Geólogos também participou ativamente do nosso conselho profissional. Por isso fiz questão da presença do Murilo representando todos os sindicatos que participaram destes 80 anos do Crea-SP.

Meu amigo Valdir Bergamini é o presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de São Paulo. Ela congrega todas as Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de São Paulo e também tem assento no Crea através dos seus conselheiros eleitos em cada uma das suas unidades.

Nestes 80 anos, todas as nossas associações tiveram uma participação ativa no nosso conselho. Por isso fizemos questão da participação do amigo Valdir representando assim todas as entidades associativas que compartilharam desta história de sucesso.

Convidamos também o meu amigo deputado Itamar Borges. Ele não é engenheiro, é advogado. É possível perceber isso, não? Engenheiro, normalmente, tem um discurso curto e grosso. Deputado Itamar Borges, meu companheiro de partido, é nosso deputado na cidade de Lins. Ele fez questão de vir participar junto conosco. Tem uma atuação parlamentar fantástica. Outro dia, fiz uma referência a ele. Ele tinha uma atuação parlamentar apenas no oeste paulista; hoje, ampliou para todo estado de São Paulo. Parabéns, deputado Itamar Borges, pelo mandato que você realizou nesse período. Fica nosso agradecimento pela sua presença.

Gostaria de homenagear também nossos ex-presidentes do Crea: meu amigo André Di Fazio e o Alonso. Eles contribuíram muito com essa história de “80 anos do Crea-SP”. Em nome de vocês dois, gostaria de cumprimentar todos os conselheiros membros das diretorias que compuseram nosso Crea, bem como as câmaras especializadas, as comissões e grupos de trabalho constituídos nesses anos todos, que construíram toda essa história do Crea-SP, para nós chegarmos a esses 80 anos de muita participação. Em nome de vocês dois, quero cumprimentar todos os presidentes do Crea que aqui passaram, bem como todos os diretores e conselheiros que contribuíram com nosso desenvolvimento. Contribuíram com a engenharia paulista, na realidade; não só com o Crea.

Convidei também nosso amigo Antonio Massola, reitor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. As instituições de ensino que têm assento junto conosco no Crea-SP, desde a sua fundação, sempre deram uma contribuição enorme, principalmente na avaliação dos cursos e no estabelecimento de atribuições e títulos profissionais, durante esses anos todos, dentro do nosso sistema profissional. Nosso agradecimento, Antonio, em seu nome, a todas as instituições de ensino que sempre colaboraram conosco. Esta é uma oportunidade de fazer um agradecimento geral a todas essas instituições que participaram conosco. E vocês, que estão aqui como conselheiros do Crea-SP, como inspetores e funcionários, efetivamente estão representando todos aqueles que, durante esses 80 anos, trabalharam pelo nosso desenvolvimento.

Mas temos muito o que avançar ainda. Temos que lutar muito, sonhar com a implantação efetiva da Resolução no 1.010. Essa será a grande mudança do nosso sistema profissional. A Resolução no 1.010 vai permitir que os profissionais se atualizem, se aperfeiçoem cada vez mais; vai permitir que nossas atribuições profissionais sejam ampliadas, que nossas profissões não sejam quadradinhos fechados. Será um grande avanço. É um absurdo termos a Resolução no 1.010 colocada debaixo do tapete. Acho isso inconcebível.

Outra questão fundamental é a da Educação, no país como um todo. Eu fiz um curso de engenharia com 6.600 horas. Em 1973, concluí meu curso. O mesmo curso de engenharia, hoje, tem a duração de 3.600 horas. Temos que reverter este quadro. Não podemos privilegiar apenas a quantidade de profissionais. Precisamos respeitar a qualidade dos profissionais.

Portanto, precisamos rever esses conceitos. Foi uma decisão de governos. Isto está totalmente equivocado. Se continuar assim, cada vez mais haverá notícias de desabamentos de viadutos e prédios. Precisamos qualificar melhor nossos profissionais. A culpa não é das faculdades, mas sim de decisões políticas equivocadas.

É possível formar a quantidade de profissionais necessária para atender a demanda do mercado, mas é fundamental também que repeitemos a qualidade dos profissionais. Não adianta realizarmos exames de proficiência. Não é isso que vai resolver os problemas. Precisamos resolver o problema na base. O Ensino Básico e o Ensino Fundamental devem ensinar melhor matemática, física e química, ciências básicas da formação em engenharia.

Temos que pensar nesses assuntos e precisamos construir isso dentro do sistema profissional, para que possamos atender melhor nossa sociedade.

Nós fazemos nossa parte, nós fiscalizamos. Porém, a ação corretiva não dá solução a nada. Precisamos, efetivamente, realizar ações preventivas. Uma formação profissional melhor é uma ação preventiva. Uma qualificação melhor dos profissionais é uma ação preventiva. É por esse trabalho que devemos lutar, que é muito mais do que simplesmente corrigir. Apesar disso tudo, devemos fazer nosso papel no sentido da correção. É fundamental.

A outra questão que acho inconcebível hoje em nosso sistema profissional é o questionamento em relação à permanência dos tecnólogos no sistema. É um absurdo. Nossos profissionais da área da tecnologia têm o direito de participar junto conosco. Eles fazem um curso universitário de nível superior e são capacitados para desenvolver o papel deles, dentro dos limites impostos pela orientação escolar.

Por que eles não podem ter assento no conselho federal e nos regionais? Estão questionando isso no Confea. Não podemos permitir que isso aconteça. Já retiraram os técnicos de nível médio de nosso sistema profissional, outro absurdo. Os técnicos, assim como os tecnólogos, trabalham no dia a dia ao nosso lado, junto conosco. Eles desenvolvem a atividade da engenharia, cada um dentro de seus limites.

Por que eles não podem ter assento conosco? Por que eles não podem ter voz e voto junto conosco? Eles devem ter esse direito de possuir voz e voto junto conosco.

Não podemos ter “miopia política”, no sentido de limitar cada vez mais nosso sistema profissional. (Palmas.)

Temos que ampliar nosso sistema profissional. Já perdemos nossos amigos arquitetos e, daqui a pouco, também vamos perder os tecnólogos e os técnicos. Até parece que há uma política com o intuito de dividir nosso sistema profissional. Não é isso que nós queremos.

Convivemos com nossos amigos arquitetos em nosso dia a dia, não faz sentido também perdermos os técnicos e tecnólogos. Trabalhamos juntos, fazemos as mesmas operações no dia a dia, por que temos que trabalhar separados, em conselhos distintos, fazendo, por vezes, as mesmas atividades?

Não tem sentido. Já temos 80 anos, mas ainda precisamos avançar muito no Crea-SP para que possamos, efetivamente, fazer nosso papel de proteger cada vez mais a nossa sociedade.

Delegaram essa responsabilidade a todos nós, profissionais. Delegaram-nos o papel de fiscalizar nossa atividade de engenharia em defesa da sociedade e, para isso, precisamos lutar bastante. Seja no campo da política, seja no da técnica, para que possamos fazer nosso papel.

É isso que estamos procurando fazer. É isso que vocês, de maneira honorífica, no dia a dia, fazem conosco. Companheiro Giriboni, deputado e engenheiro, nossos colegas conselheiros, o presidente do Crea, nossos diretores, nenhum tem remuneração. São todos cargos honoríficos. Contribuem com o maior carinho e nós, em nosso dia a dia, cuidamos com o maior zelo para que nossa profissão seja bem feita, para que seja exercida com ética, para que nossa sociedade tenha profissionais que prestem serviços de qualidade, adequados à sociedade. Esse é nosso papel principal.

Mas também precisamos trabalhar para impedir que pessoas leigas, que não têm a formação adequada, exerçam nossa atividade. É uma questão que deve ser revista. Na minha gestão fizemos um procedimento mais severo de avaliação das solicitações de registro de profissionais no Crea-SP e, pasme, caro deputado, em menos de um ano e meio tivemos quase 60 diplomas falsos em nosso sistema profissional, no qual as pessoas solicitam registro.

Isso demonstra uma doença social imensa. As pessoas querem ser profissionais da área da engenharia sem ter nenhum tipo de formação. É algo muito preocupante, são indicadores muito claros. Infelizmente estamos vivenciando esse momento no país, a falta de uma visão mais ética da nossa sociedade.

Nós, da engenharia, do conselho profissional, temos como papel cuidar da ética. É isso que temos feito ao longo de 80 anos. É isso que defendemos durante 80 anos. É isso que esses conselheiros, funcionários e presidentes de associações defenderam durante 80 anos. Temos enfrentado uma luta titânica, cada vez mais difícil, mais complicada, na construção de ferramentas em defesa da nossa ética, mas nós não desistiremos, vamos resistir a tudo isso.

Por mais que as pessoas imaginem o contrário, nós estamos defendendo efetivamente a ética. Nós defendemos não de maneira apenas e tão somente verbal, mas na prática. Na nossa gestão, pela primeira vez na história de 80 anos do Crea-SP, infelizmente tivemos que cassar um profissional por mau exercício, porque ele simplesmente assinava documentos da área de engenharia, de muita responsabilidade, mas não cumpria o seu papel. Nós temos que ter a coragem de cortar na própria carne e estamos fazendo isso.

Infelizmente há outros profissionais que estão nessa lista, pessoas que não cumprem o seu papel. Nós estamos preocupados e esses conselheiros tiveram coragem, junto conosco, de tomar essa medida. Parabéns a todos vocês, conselheiros, pela coragem, pela atitude de terem feito isso, de cortar na própria carne. (Palmas.)

Meus amigos, a engenharia, nesses 80 anos e na história da humanidade, é propositora do desenvolvimento de qualquer nação. Nós sempre demos a nossa contribuição. Tivemos uma crise terrível durante 30 anos na engenharia, mas tenham a certeza de que agora as coisas estão mudando e nós vamos fazer essa mudança. Estamos construindo uma mudança, vamos articular politicamente, todos nós, profissionais, para que possamos fazer a mudança não apenas e tão somente pela nossa valorização, mas principalmente para que possamos prestar um serviço de qualidade para toda a sociedade.

Muito obrigado pela presença de todos. Parabéns a todos vocês pelos 80 anos, aos quais todos vocês sempre deram contribuição. Parabéns a todos os profissionais que por aqui passaram e deram as suas contribuições. Se Deus quiser, daqui a 100 anos estaremos comemorando os 180 anos.

Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON GIRIBONI - PV - Antes do encerramento desta Sessão Solene não poderia deixar de trazer os cumprimentos do deputado Samuel Moreira, presidente desta Casa, que muito honrou ao me delegar a tarefa de presidir esta sessão tão importante, principalmente para nós que somos engenheiros. O deputado Samuel Moreira é um grande engenheiro, engenheiro sanitarista, foi engenheiro da Sabesp e ex-prefeito da cidade de Registro. Tem uma grande liderança nesta Casa e pediu que eu trouxesse os seus cumprimentos ao Crea pelos 80 anos.

Queria também saudar os que me antecederam, o professor Dr. Antonio Marcos, o engenheiro Murilo, que sempre nos recebeu e nos recebe no Sindicato dos Engenheiros, o meu colega da Assembleia, o deputado Itamar Borges, uma grande liderança, uma grande surpresa. Vossa Excelência fala que aprendeu, e aprendeu muito rápido. Tem uma grande atuação, uma grande liderança, um grande trabalho, um grande respeito.

É uma honra poder estar ao seu lado nesta cerimônia; também o Dr. Valdir Bergamini, representando todas as associações, o Dr. Francisco Kurimori, e em seu nome cumprimentar todo o Crea, todos os engenheiros, os inspetores, os funcionários, a diretoria, os conselheiros, os ex-presidentes, todos que estão aqui representando os engenheiros do nosso Estado. Cumprimento o prefeito de Lins e todo o pessoal de Lins.

É um momento de reflexão. São 80 anos, e as palavras do presidente Kurimori refletem bem os grandes desafios de engenharia que temos pela frente. O Brasil é um país em construção, e a engenharia tem um papel fundamentado para construirmos um grande papel.

Nós, que vivemos os dramas de uma cidade, como o prefeito, o ex-prefeito Itamura também, nós que vivemos os dramas do lado Executivo no Estado, como secretário de Estado, que estive, tendo a honra de receber a confiança do governador Geraldo Alckmin, e nós que vivemos os dramas do estado de São Paulo nesta Casa, porque é a Casa mais democrática do nosso Estado, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, temos pela frente grandes desafios para construirmos realmente cidades mais responsáveis, cidades mais planejadas, com desenvolvimento, respeito ao meio ambiente, evitando grandes conflitos que temos no crescimento desordenado, muitas vezes sem planejamento, faltando engenharia, faltando atuação, faltando política de ocupação do solo, faltando política de respeito ao meio ambiente.

É o grande desafio que passa, indiscutivelmente, Kurimori, pelas mãos dos engenheiros, de transformar o Brasil num grande país, que seja exemplo para o mundo. Então, a responsabilidade dos engenheiros e técnicos é fundamental para que possamos ter um grande país.

O Crea tem realmente um grande papel, como o presidente Kurimori colocou. Muitas decisões são políticas, e nada mais singular do que estarmos aqui, comemorando os 80 anos do Crea na Casa mais política do Estado, mas Política, com “p” maiúsculo. Que façamos realmente grandes desafios políticos, que possamos avançar nas grandes questões políticas, caminhando ao longo da engenharia, com respeito à sociedade, a todos os paulistas.

É uma honra para esta Casa. Queremos agradecer ao Crea e toda a sua equipe, pela honra que a Assembleia Legislativa tem em poder prestar esta justa homenagem a vocês que vêm construindo este País, e com certeza irão ajudar a construir um grande país para todos os brasileiros, um grande Estado para todos os paulistas.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias da Polícia Civil e Polícia Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *