http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

01 DE SETEMBRO DE 2014

 

036ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “VOLUNTÁRIOS PELO DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO”

 

Presidente: SARAH MUNHOZ

 

RESUMO

 

1 - SARAH MUNHOZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Sarah Munhoz, para ""Homenagear os Voluntários da Saúde pelo Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece as autoridades presentes. Fala sobre a ação voluntária que, a seu ver, representa a doação espontânea daquele que muito tem para dar, sem nada esperar em troca. Considera que os voluntários receberam, de Deus, o maior dom de todos, o da caridade. Lembra o bom samaritano, personagem bíblico, que exercia, já naquela época, um trabalho voluntário.

 

2 - CRISTIANE SALMORIA MACHADO

Coordenadora do Programa de Voluntários da Saúde, representante da Secretaria Municipal da Saúde - Discorre sobre o Programa de Voluntários da Saúde, regido e normatizado por um decreto municipal. Lembra o início dos trabalhos no âmbito da Saúde. Fala sobre a missão dos voluntários, que envolve ações de humanização que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do sistema de Saúde. Destaca que o voluntário é um agente de transformação, que doa parte de seu tempo e de seu talento em prol do outro. Dá conhecimento de que, atualmente, um quarto da população brasileira está envolvida em algum tipo de trabalho voluntário. Menciona os objetivos do voluntariado, como a busca de parcerias para a melhoria das ações. Faz agradecimentos gerais.

 

3 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o tema.

 

4 - FERNANDO NICASTRO JÚNIOR

Do Centro de Voluntários de São Paulo, representando todos os voluntários - Apresenta a instituição a qual representa. Destaca a participação de uma voluntária, que atua 47 anos em hospital. Reitera a missão dos voluntários. Cita números do voluntariado. Informa que até o ano de 2009, mais de 123 mil pessoas já tinham passado pelo Centro de Voluntários de São Paulo. Explica que palestras específicas oferecem capacitação às pessoas que queiram participar de um programa de voluntariado. Enaltece o trabalho do IBCC, entidade que atua no tratamento de pessoas com câncer. Agradece a deputada Sarah Munhoz pela iniciativa da homenagem.

 

5 - PRESIDENTE SARAH MUNHOZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, recebidas de diversas autoridades. Anuncia a apresentação da música "Faça a sua parte", canção que simboliza a virtude do voluntariado. Presta homenagem, com a entrega de diploma, a personalidades do voluntariado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

*  *  *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Sarah Munhoz.

*  *  *

 

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ - PCdoB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata. Gostaríamos de agradecer a presença de Cristiane Salmoria Machado, coordenadora do Programa de Voluntários de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, e a de Fernando Nicastro Júnior, representante do Centro dos Voluntários de São Paulo.

            Senhoras deputadas, senhores deputados, senhoras e senhores, essa sessão solene foi convocada pelo Presidente dessa Casa, Samuel Moreira, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de homenagear a todos os voluntários da Saúde pelo Dia do Voluntariado, comemorado em 8 de agosto.

Vocês são extremamente indispensáveis. Vocês são o coração que pulsa o coração. Primeiro pulsa o coração de vocês, depois pulsa o coração do outro, porque quem dá amor, recebe amor de volta.

Neste exato momento, convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º tenente Ismael de Oliveira.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB – A Presidência agradece à Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do tenente Ismael de Oliveira e dos demais componentes. Muito obrigada, Deus os abençoe.  (Palmas.)

Neste momento, antes de tudo, eu gostaria muito de agradecer aos meus colaboradores: o Marcos e o Romão, que está lá em cima; à Rita. Rita, por favor. À Mirtes, à Débora, à Márvia, à Carina, repórter; mais quem que estiver aqui e eu não estou enxergando.

Tudo o que foi feito, e o que está sendo feito. Mais a assessoria desta Casa e aos funcionários que, com muito carinho, dos taquígrafos ao pessoal do som, ao pessoal que nos recebeu no café. Gente, olha o pessoal do som, maravilhosos! Dão uma olhada na nossa mesa de suporte, a nossa cerimonialista, são todas pessoas que fazem muita diferença.

E há dois homens ali que são voluntários, mas voluntários do peito, o Denis e o Ivan, são dois voluntários dos voluntários. E a todos os que atenderam à nossa solicitação, muito, muito obrigada.

Comunicamos aos presentes que essa sessão solene está sendo filmada e transmitida, ao vivo, pela TV WEB. Portanto, quando a câmera encostar em vocês, sorriso para todo mundo. Também será transmitida pela TV, sábado, dia 6 de setembro, às 21h, pela NET Canal 7, e pela TV Aberta, canal 61.2, e pela TV Vivo digital, canal 185 e, analógico, canal 186.

Neste momento, eu vou fazer o uso da palavra muito brevemente.

Bom dia. É um prazer enorme ter, hoje, a nossa Casa lotada, com tantos voluntários. Voluntários que dedicam sua vida. Ser voluntário não é fácil porque, para ser voluntário, primeiro eu preciso dar a oportunidade a mim mesmo de poder doar. É aquela situação na qual eu, cada dia, recarrego a minha bateria para poder doar um pouco de mim ao outro.

Ser voluntário é o mesmo que o bom samaritano. Ser voluntário é bíblico. O primeiro voluntário foi o bom samaritano. Ele não mediu esforços, ele não mediu nada, mas ele só quis saber que o outro não podia estar sofrendo porque se ele sofria, o outro também sofria.

Para vocês, as nossas homenagens, o nosso carinho e tudo aquilo que nós estamos devendo para vocês. Que Deus complemente, no coração de vocês e na vida de vocês, mediante os pedidos que vocês fazem na presença de Deus. Se justo, que Deus nos dê, se não justo, que Deus nos perdoe pelo pedido que nós fizemos e que não foi tão correto, mas que, diante de Deus, os nossos corações são limpos.

Ser voluntário é ser mais do que uma pessoa comum. É aquela pessoa que tem tanto, mas tanto, que tem até para dar sem esperar nada em troca.

E hoje o serviço de voluntariado é tão importante nesse país, mas tão importante, que muitos dos serviços que existem, hoje, não existiriam, caso o voluntariado não se colocasse à frente, se não colocasse a cara para bater para conseguir as coisas.

Portanto, eu não só quero dizer parabéns a todos pelo Dia do Voluntariado, mas quero dizer a todos meus parabéns por serem voluntários. Eu entendo e acredito que dentro de vocês mora um dom muito especial, um dom que Deus deu para poucas pessoas, o dom da caridade. Porque a caridade é soberana, a caridade não cobra, a caridade não pede, mas a caridade doa. Em nome de Jesus, que Deus abençoe todos, e Deus seja louvado. (Palmas.)

Convido, agora, a Sra. Cristiane Salmoria Machado para fazer uso da palavra.

 

A SRA. CRISTIANE SALMORIA MACHADO – Bom dia. Como já fui apresentada pela Deputada Sarah, sou Cristiane, psicóloga, funcionária pública da Secretaria Municipal da Saúde. Trabalho na coordenação de gestão de pessoas, que é responsável pelo Programa Voluntários da Saúde.

O Programa Voluntários da Saúde que a Secretaria coordena desde 2001, está regido por um decreto municipal. Ele é regido e normatizado pelo Decreto Municipal 48.696, de setembro de 2007, que normatiza e que regula todo serviço voluntário nas autarquias municipais, hospitais públicos e prontos socorros da municipalidade.

No entanto, o serviço voluntário da Secretaria Municipal da Saúde foi criado em 11 de setembro de 1975, com o Corpo Municipal de Voluntários que já realizava, naquela ocasião, atividades nos hospitais e prontos socorros. Em 2001, ele foi instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde e, em 2007, normatizado pelo Decreto Municipal.

A missão do voluntariado do programa é exercer a cidadania, desenvolvendo ações de humanização que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos usuários dos serviços públicos de Saúde. Portanto, os voluntários estão presentes em 60 unidades de Saúde da municipalidade, hospitais públicos, prontos socorros, unidades básicas de Saúde, centros de convivência e também o centro de zoonoses, cuja população são os animais. Talvez vocês tenham conhecimento.

O voluntário é um agente de transformação, é uma pessoa que vem para transformar. O trabalho voluntário é uma via de duas mãos: ele ajuda o outro e, ao mesmo tempo, ele tem um ganho pessoal que é um bem estar, por isso, a importância. Todos ganham no serviço voluntário, por isso a importância.

Há uma definição do voluntário que eu acho muito interessante que é: “ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade”.

O trabalho voluntário é um trabalho em rede. Ele começa pequenininho, é um trabalho de formiga, que vai se expandindo e ampliando na sociedade.

Nós somos um país de duzentos milhões de habitantes, aproximadamente, e atualmente um quarto da população brasileira faz trabalho voluntário.

Antigamente, o trabalho voluntário era exercido pelas senhoras mais velhas, mas hoje esse perfil mudou. Hoje, o trabalho voluntário também é exercido por jovens e pessoas que trabalham, que estão no mercado de trabalho, portanto, cada vez mais vem sendo valorizado o voluntariado.

 Existem quatro pilares para o desenvolvimento do trabalho voluntário: reconhecimento, reconhecimento pela sociedade; a facilitação, o voluntário vem para ajudar, agregar valores; e o networking, a troca de experiências, que possibilita, através do trabalho voluntário; e o último pilar é a promoção, a promoção do voluntário inclusivo, que represente os diversos grupos da nossa sociedade.

Os objetivos do voluntariado na Saúde é trabalhar pelo atendimento humanizado dos hospitais e unidades básicas, favorecendo o ambiente harmonioso, melhorar o bem estar dos pacientes e familiares, buscar parcerias para a melhoria do trabalho voluntário e contribuir na disseminação de informação de Saúde.

Minha mensagem hoje é essa. Falei um pouquinho do trabalho voluntário realizado através da Secretaria Municipal da Saúde, enfatizando a importância desse trabalho junto à sociedade brasileira, o exercício de cidadania, de ética e valores para todos. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB – Agora nós vamos assistir um vídeo sobre o voluntariado.

*  *  *

- É feita a exibição do vídeo.

*  *  *

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB –  Nós agradecemos pela autorização da exibição desse vídeo.

Nesse momento, nós vamos ouvir a palavra do Sr. Fernando Nicastro Júnior, do Centro de Voluntários de São Paulo, representando todos os voluntários.

 

O SR. FERNANDO NICASTRO JÚNIOR – Bom dia à Mesa, bom dia a todos. Vocês me desculpem, mas eu estou com calor e, ao mesmo tempo, faço um merchandising da nossa camiseta.

 

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB – “Eu sou voluntário”.

 

O SR. FERNANDO NICASTRO JÚNIOR – Está à disposição no Centro de Voluntariado de São Paulo.

Já se falou muito sobre o voluntariado, inclusive, vocês viram agora uma apresentação. Vou encurtar um pouco os meus avisos.

O Centro de Voluntariado de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos. Foi criado em 6 de maio de 1997 e nós temos, aqui, uma senhora que já está há quarenta e sete anos no Hospital das Clínicas. Conheci hoje, fiquei muito contente e alegre em saber que ela representa todos nós, hoje, com a sua idade, com o seu trabalho, com a sua dedicação à Saúde.

A partir de uma iniciativa da sociedade civil, que identificou, por meio de pesquisas, o enorme potencial de mobilização da cidade de São Paulo. O Centro de Voluntariado é uma organização comprometida com a capacidade de pessoas, organizações sociais, empresas, escolas e demais segmentos em voluntariado.

Desde a sua fundação desenvolve conteúdo e orienta talentos e potencialidades dos que desejam se engajar, com responsabilidade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.

A sua missão é incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário da cidade de São Paulo, promover a educação para o exercício consciente da solidariedade e da cidadania.

Números do Centro de Voluntariado de São Paulo, que não estão atualizados, mas, até 2009, as pessoas orientadas em trabalho voluntário foram de 123.053 pessoas, que passaram pelo Centro de Voluntariado de São Paulo, 2009. Hoje, estamos em 2014. Em minha opinião deve passar dos 200 mil.

Organizações capacitadas em gestão de voluntários que passaram pelo Centro de Voluntariado de São Paulo, mais de 1800 pessoas, ou melhor, de organizações.

Empresas orientadas em trabalho voluntário, hoje, perto de 1200.

Organizações sociais, mais de mil, ou ONGs, cujos voluntários passaram pelo Centro de Voluntariado de São Paulo.

E temos uma rede de Centro de Voluntariado no Brasil, mais de 55.

Atividades: palestra, voluntariado e transformação social. Oferece palestras para quem quer ser um bom voluntário, um voluntário com responsabilidade, um voluntário com amor, um voluntário que queira ajudar aqueles que mais necessitam.

Essas palestras são para organizações sociais que divulgam as suas necessidades de voluntários.

Oficina de voluntário para novas organizações: reunião mensal com organizações sociais para orientação na implantação ou reestruturação de um programa de voluntariado. É pré-requisito para as organizações que desejam se cadastrar.

Curso de gestão do programa de voluntários para aqueles que já são gerentes, coordenadores. Um curso que provê esses voluntários de como planejar e gerenciar um programa de voluntários.

Diálogos do voluntário: oficinas com temas importantes para melhoria do gerenciamento de voluntários, tais como liderança, gestão de pessoas, formação de equipes, motivação. Atividade realizada mensalmente.

Balcão Cidadania: convidando essas entidades para participarem de bazares como, por exemplo, no Pinheiros, onde nós conhecemos a equipe do Hospital das Clínicas, que vai lá revender seus produtos para ajudar essa entidade.

Classificados solidários, na página do Diário de São Paulo, às segundas-feiras, divulgam oportunidades de trabalho do voluntário, eventos e atividades das organizações sociais.

O Centro de Voluntariado faz palestras realizadas em organizações externas.

Grupo de estudo de voluntariado empresarial: encontro de empresas para troca de experiências e de ferramentas para aprimorar a prática do voluntariado empresarial no Brasil.

Esse é o trabalho do Centro de Voluntariado de São Paulo, do qual eu faço parte já há aproximadamente seis ou sete anos. Sou também voluntário do Hospital de Câncer, do Instituto Brasileiro de Câncer, o IBCC, na Radial Leste, que todos também conhecem. Um hospital maravilhoso, que se dedica exclusivamente àquelas pessoas necessitadas de cura e, particularmente, com pessoas que estão lá para ajudar a entender o que elas estão passando.

Portanto, eu quero agradecer à nobre deputada Sarah Munhoz, ao Centro de Voluntariado, que me designou para esta tarefa e como vocês estão vendo, eu estou tremendo.

Muito obrigado e agradeço a atenção de todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB – Algumas pessoas pediram que se fizessem representadas aqui, uma vez que outros compromissos as impediram de estar aqui. Primeiramente, queremos agradecer ao Centro de Voluntariado de São Paulo por disponibilizar os recursos de áudio e vídeo para a realização dessa sessão solene. Muito obrigada.

A Udine Verardi, que representa o nosso eterno Deputado estadual Antonio Salim Curiati; à desembargadora Maria Doralice Novaes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região; Mônika Bergamaschi, secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; ao Dr. David Uip, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, para quem ele designa um grande beijo, um grande abraço a todos os voluntários e ressalta a importância desse trabalho; Tadeu Morais de Sousa, secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho; Deputado Ulysses Tassinari, do PV/SP; ao vereador Jamil Murad e também ao presidente estadual do PCdoB, Orlando Silva. Todos esses se confraternizam conosco.

Nesse exato momento, nós todos vamos cantar a música do “Faça Parte”. Está disponível, DJ? Som na caixa.

*  *  *

- É feita a reprodução da música.

*  *  *

 

A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB –  Aqui está o coração e nesse coração nós vamos dar a melhor parte de todos nós. Obrigada. (Palmas.)

Neste exato momento, nós vamos convidar as instituições para receber, em nome do seu corpo de voluntariado, uma homenagem desta Casa. Neste momento, chamamos o Sr. Fernando Nicastro Júnior para o Centro de Voluntariado de São Paulo.

Chamamos também Paulina Licciardi, do Hospital das Clínicas Voluntariado. (Palmas.)

Senhora Telma Sobolh, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Representante do Hospital Sírio Libanês. (Palmas.)

Senhora Ana Lúcia, do Hospital Darcy Vargas Voluntariado. (Palmas.)

Senhor Higor Lempo de Freitas, das Casas André Luiz. (Palmas.)

Senhor Yoshitaka Takakua da Beneficência Nipo-Brasileira Voluntariado.

Representante do Hospital Universitário Voluntariado. (Palmas.)

Maria Inês Candioti Paixão, do Hospital Servido Público Estadual.

Representante da Associação Voluntários Doutor Dante Pazzanese. (Palmas.)

Rosa Maria Grecco Teixeira, Amparo Maternal. (Palmas.)

Fátima Alves e Walkiria Santiago, da Associação Cruz Verde. (Palmas.)

Maria Lúcia Alécio, Hospital São Paulo Voluntariado.

Representante do Hospital do Campo Limpo Voluntariado. (Palmas.)

Marisa Milanezi, GRAACC, Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer. (Palmas.)

Keila Pereira Araújo, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho Voluntariado. (Palmas.)

Michael Silva Santos, IBCC Controle do Câncer. (Palmas.)

Antonio Carlos Grande e Suely Aparecida Schraner, Fundação Dorina Nowill.

Representantes da AACD, Assistência à Criança Deficiente. (Palmas.)

Nilva Fernandes Arsebi, Hospital Ipiranga Voluntariado.  (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega de diplomas.

* * *

 

 A SRA. PRESIDENTE – SARAH MUNHOZ – PCdoB – Esgotado o objeto da presente sessão, encerramos a sessão solene. A Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade, aos presentes e, principalmente, aos homenageados.

DJ, eu peço a música dos voluntariados e depois o Senhor arruma um samba da pesada para a gente. Porque aqui é assim, nós somos voluntários, mas nós não somos velhos. Aqui, a gente dança e canta.

O Senhor vai arrumar um samba para nós, DJ? Ele vai arrumar um sambão.

Eu queria pedir, agora, que está encerrada a sessão, que todos aqueles que receberam o certificado viessem aqui na frente para fazermos uma fotografia e a plateia toda homenageá-los com uma salva de palmas.

Está encerrada a sessão

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 10 minutos.

 

* * *