http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE OUTUBRO DE 2014

041ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “AERONÁUTICA BRASILEIRA E SEU PATRONO, MARECHAL DO AR ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAR O DIA DO AVIADOR”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Aeronáutica Brasileira e seu Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont e Comemorar o Dia do Aviador". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - LUIZ MAURÍCIO SOUSA BLAZECK

Delegado-Geral da Polícia Civil, agradece a presença das autoridades. Discorre sobre a importância da valorização da pátria. Saúda a atuação da Aeronáutica pela defesa dos valores nacionais e do País.

 

3 - PAULO ADIB CASSEB

Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a vida e a importância de Santos Dumont para a aviação mundial. Destaca a relevância da Força Aérea Brasileira para a Nação.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação de ginástica rítmica das alunas da Escola Estadual Santos Dumont.

 

5 - RIYUZO IKEDA

Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, destaca a importância da Aeronáutica dentro do quadro da defesa do território brasileiro. Cita diversas ações da Força Aérea Brasileira dentro deste contexto. Agradece a todos pela oportunidade da homenagem.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem a Aeronáutica Brasileira, com entrega de placa comemorativa ao Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

 

7 - MARCELO KANITZ DAMASCENO

Comandante do IV Comando Aéreo Regional, anuncia a exibição de vídeo sobre a Força Aérea Brasileira. Saúda a iniciativa do deputado Fernando Capez ao solicitar a homenagem. Discorre sobre a relação institucional da Força Aérea com o estado de São Paulo. Cita ações e dados a respeito da Aeronáutica, na Capital e no Interior do estado.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação musical do "Hino dos Aviadores", executado pela Banda da Aeronáutica. Anuncia a apresentação de dança das alunas da Escola Estadual Santos Dumont, ambientada pela música "Aquarela do Brasil". Elogia a atuação dos militares em prol do bem comum. Destaca sua honra em prestar homenagem a Aeronáutica. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos o major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do IV Comar, Comando Aéreo Regional. Uma calorosa salva de palmas ao representante da Aeronáutica maior. (Palmas.)

Convidamos o general de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, representando o comandante militar do Sudeste, general do Exército João Camilo Pires de Campos; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Dr. Paulo Adib Casseb.

Completando a Mesa principal dos trabalhos, S.Exa. delegado de polícia, delegado-geral, chefe da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Maurício de Sousa Blazeck. Quero cumprimentar S.Exa. pelo excelente trabalho que vem realizando no comando da Polícia Judiciária do Estado de São Paulo.

Justificaram sua ausência, enviando ofícios cumprimentando e parabenizando a Assembleia Legislativa de São Paulo, por esta realização, S.Exa. senhor prefeito do município de São Paulo, Fernando Haddad; desembargadora Maria Doralice Novaes, Exma. presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região; S.Exa. secretária do estado da Agricultura e Abastecimento, Dra. Mônika Bergamaschi; Exmo. senhor secretário do estado do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Junior; secretário estadual da Educação, Exmo. Sr. Herman Voorwald; secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Dr. Tadeu Morais; coronel da Polícia Militar Dimitrios Fyskatoris, comandante do Policiamento Metropolitano da Capital; tenente-coronel da Polícia Militar José Roberto Rodrigues de Oliveira; Exmo. secretário-chefe da Casa Militar; nosso estimado colega Exmo. deputado Ulysses Tassinari; inspetor Sérgio Heleno Azevedo de Amorim, superintendente da 6a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal; Dr. José Guilherme Antunes de Vasconcelos, superintendente regional da Receita Federal do Brasil em São Paulo; Dr. Paulo Vieira, diretor-financeiro da Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Antônio José Marques, presidente da GRU Airport; engenheiro Osvaldo Kawakami, gerente-geral da unidade de Operações, Exploração e Produção da Petrobras na Bacia de Santos; S.Exa., eminente jurista, professor Dr. Ives Gandra da Silva Martins; Sra. Maria Fernanda, Sr. Mário Simonsen, Dr. Ricardo Yazbek, vice-presidente de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Secovi, Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais; Sr. Benjamin Steinbruch, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; estimado vereador, deputado estadual eleito, coronel Camilo - foi comandante-geral da Polícia.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, estimados telespectadores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, reveste-se de rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, no caso, deputado Samuel Moreira. E o presidente da Assembleia Legislativa só pode convocar uma sessão solene desde que solicitada por um dos deputados em exercício no seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Feita a solicitação, ela passa por uma série de protocolos e comissões até ser analisada pelo Colégio que congrega todas as lideranças de todos os partidos representativos no estado de São Paulo. Recebe um parecer e é votada pela aprovação ou rejeição. Há casos - e não são raros - de sessões solenes pleiteadas, solicitadas, mas que acabam não autorizadas, porque só podem ser convocadas por motivo de notório e relevante interesse público.

No caso, esta sessão solene, solicitada pelo deputado Fernando Capez, foi aprovada pela unanimidade dos membros desta Casa. Não é para menos. É uma sessão solene com a finalidade de prestar homenagem a um dos grandes orgulhos de nosso país: a Aeronáutica Brasileira e a seu patrono marechal do ar Alberto Santos Dumont, e assim comemorar o Dia do Aviador.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Aeronáutica, sob a regência do maestro suboficial Paulo Serino.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Integram também a Mesa principal de trabalhos, ao lado, na mesa de extensão, o Exmo. major-brigadeiro do ar Paulo Roberto Pertusi, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santos Dumont, foi comandante do IV Comar, amigo desta Casa, orgulho da Aeronáutica, orgulho da sociedade brasileira; brigadeiro do ar Roland Leonard Avramesco, diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo; brigadeiro do ar Ricardo Cesar Mangrich, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; coronel Jayme Ferreira Júnior, chefe do Estado Maior do IV Comar; Dr. Carlos Alberto Estracine, coordenador da Assessoria Especial Parlamentar da Secretaria de Segurança Pública, que sempre atende tão bem os deputados desta Casa, representando meu colega procurador de Justiça e secretário de Segurança Pública, S.Exa. professor Fernando Grella Vieira; coronel Eliezer de Freitas Cabral, diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica; coronel Roberto Nunes, prefeito da Aeronáutica; coronel André Caldeira, diretor do Centro de Catalogação da Aeronáutica; coronel da Polícia Militar Carlos Eduardo Falconi, comandante do Grupamento de Rádio e Patrulha Aérea da Polícia Militar do estado de São Paulo, representando o nosso comandante-geral da Polícia Militar; coronel Jefferson Cesar Darolt, comandante da Base Aérea de São Paulo; coronel médico Ricardo Gakiya Kanashiro, diretor do Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo; coronel Ventura, representando o brigadeiro Lins; juiz coronel da Polícia Militar Antônio Augusto Neves - grande coronel Neves -, diretor-adjunto de Segurança da Associação Paulista de Magistrados, sogro de um promotor de Justiça, grande colega; tenente-coronel Soffner, comandante do 24o Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, honrando-nos com sua presença; Maurício José Lemos Freire, delegado de polícia, assistente da Divisão de Operações Especiais, conselheiro da Fundação Santos Dumont - acresço aqui: instrutor da Swat -; capitão de corveta Cláudio Silvino de Oliveira, representando o comandante do 8o Distrito Naval, nosso estimado e querido amigo vice-almirante Liseo Zampronio; tenente coronel Kennedy Fernandes Ferreira, comandante do IV Esquadrão de Transporte Aéreo; Fausto Godoy, representando o escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores.

Peço àqueles que não foram nominados ainda, como nosso querido e estimado coronel Magalhães, amigo do Comando Militar do Sudeste, que se apresentem ao Cerimonial.

Acresço também a presença da Dra. Marta Lívia Suplicy, presidente da Libra, que tem feito um trabalho social de destaque, representando aqui a Liga das Mulheres que atuam em defesa de obras e atuações sociais. Parabéns pelo seu trabalho.

Também por uma questão de causalidade, em respeito à teoria do nexo causal, a grande responsável pelo pedido desta sessão solene, minha mãe aqui presente, dona Soraia Capez, que, sem ela, eu não existiria. Então, por uma questão de mera causalidade, você foi também uma grande idealizadora deste evento.

Esta Presidência agradece à Banda de Música da Base Aérea de São Paulo. Parabenizo o suboficial Paulo Serino pela brilhante execução do Hino Nacional.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 18 de outubro de 2014, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Neste momento, passo a palavra ao Exmo. delegado-geral de Polícia Luiz Maurício Souza Blazeck, chefe da Polícia Judiciária do estado de São Paulo.

 

O SR. LUIZ MAURÍCIO SOUZA BLAZECK - Bom dia a todas e todos presentes. Gostaria, primeiramente, de saudar o Exmo. deputado estadual Fernando Capez, presidente desta sessão solene e justa, na pessoa de quem cumprimento todos os demais deputados presentes desta Casa Legislativa, senhor major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, exmo. comandante do IV Comando Aéreo Regional.

Gostaria também de cumprimentar o senhor general de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando do Sudeste, e o comandante militar do Sudeste, general do Exército João Camilo Pires de Campos, que ora também o representa.

Quero cumprimentar o Exmo. Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo, assim como o coronel PM Carlos Eduardo Falconi, comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM de São Paulo, por ora também representando o senhor comandante-geral da PM coronel Benedito Meira.

Gostaria de cumprimentar nosso amigo Dr. Maurício José Lemos Freire, ex-delegado-geral de polícia, que faz parte da Mesa de extensão, e Dr. Carlos Alberto Estracine, coordenador da Assembleia Especial Parlamentar da Secretaria, representando por ora o Exmo. Sr. secretário de Segurança Pública, Dr. Fernando Grella Vieira, em nome do qual, nesta oportunidade, faço meus cumprimentos a toda a Mesa de extensão, às autoridades civis, militares e representantes civis. Agradeço também aos senhores militares representantes da sociedade civil e demais autoridades.

Senhoras e senhores, é com grande satisfação que me encontro nesta sessão solene, representando a instituição da Polícia Civil do Estado de São Paulo, momento de deferência. Gostaria, deputado Capez, de cumprimentá-lo, mais uma vez, pela iniciativa de V.Exa., que sempre reconhece os trabalhos das instituições diante deste estado democrático de direito que dignificam e fortalecem este país e este estado. Muito obrigado em nome da sociedade civil e da Polícia Civil do estado de São Paulo.

Gostaria de traçar algumas palavras sobre esta homenagem mais do que justa a nossa Força Aérea Brasileira. A solenidade que hoje comemora o Dia do Aviador e o patrono da Aeronáutica Brasileira remete-nos ao lema da Força Aérea Brasileira: “Asas que protegem o país.”

A inovação às asas remete-nos, por sua vez, ao sonho, o que motivou Alberto Santos Dumont, reconhecido, com justiça, como pai da aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira. Como aprendemos nos bancos escolares, após provar ser possível dirigir balões, Santos Dumont obteve o êxito de voar utilizando um aparelho mais pesado que o ar. Sem que houvesse sonhado com tais conquistas, elas jamais se teriam tornado os feitos memoráveis que pontuam, de forma triunfante, a história do nosso país.

É do sonho de voar, que se tornou realidade em decorrência do esforço, da dedicação e da fé de um homem, que tomamos a lição de que, se o homem pode voar, se pode alterar as regras da natureza, o homem também pode produzir um mundo melhor, alterar as regras de comportamento para que a sociedade se fortaleça, una-se e se ajude, para que alcancemos essa sociedade. E a certeza de que ela virá, é o nosso alimento diário.

Precisamos acreditar em nossa pátria, defendê-la e defender seus valores éticos e morais, valorizar o homem que a integra, proteger o seu solo, suas águas e seu espaço aéreo. Enfim, termos consciência da importância de sermos brasileiros e o quanto devemos honrar o privilégio de termos nascido neste solo.

Seguindo o exemplo do patrono da aviação, hoje homenageado, que elevou o nome da nossa pátria no cenário mundial, devemos exaltar o nome do nosso país diariamente nos mínimos e nos mais importantes gestos. Rui Barbosa, em seu discurso em 1903, aos jovens alunos do Colégio Anchieta, bem definiu: “A pátria é a família amplificada. É a família divinamente constituída, tem, por elementos orgânicos, a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício.”

Como o tribuno baiano, tenhamos conosco hoje estes elementos não apenas na família, mas também no trabalho, em nossas relações diárias: a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença e também o sacrifício. Quando todos alcançarmos esses valores, saberemos como os sonhos, como o de voar, serão alcançados.

Parabéns à Aeronáutica Brasileira por proteger nosso espaço aéreo e por incentivar em nós o ideal de uma pátria, onde honra e respeito sejam os valores supremos.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Enquanto S. Exa. retorna ao seu local, vou anunciando mais autoridades presentes: coronel Magalhães, nosso querido representante do Comando Militar do Sudeste; Paulo Rios, nosso delegado de polícia chefe da Assembleia Legislativa; comandante regional Viana, representando o comandante da Guarda Civil de São Paulo Gilson Menezes - nossos cumprimentos à Guarda Municipal -, coronel da reserva do Exército João Luiz de Negreiros Guerra, representante do Sikorsky, Aniz Buissa, presidente da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército, Afonso Bittencourt, representante da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Ronaldo Fernandes, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; comandante José Adriano Castanho Ferreira, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Fernando Moya, representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; Priscila Dower Mendizabal, representando o Dr. Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Nossos cumprimentos à Ordem dos Advogados do Brasil. Quando um advogado atua, ele não defende apenas o cliente, mas o princípio de que todos nós só podemos ser privados de nossa liberdade, honra e patrimônio, mediante estrita obediência aos princípios derivados do estado democrático de direito.

Contamos também com a presença de Edson Vale, chefe da Segurança de Dignatários da Polícia Federal em São Paulo, Dra. Mariângela Teixeira Lopes Leão, representando a presidente da 125a subseção da OAB de Santana, Dra. Eliana Malinosk Casarini - nossos cumprimentos, mais uma vez, à querida OAB -, Dr. Marcos Malta, representando o presidente do Sistema Faesp-Senar/SP; Sr. Fábio de Sales Meirelles, da Fundepec.

Presentes também o Sr. Mauro Bergamini da Helipark Táxi Aéreo e Manutenção Aeronáutica - muitas pessoas ligadas à aviação brasileira, orgulho maior deste país -, Lúcio Antônio Totaro da Confer, Antônio Lívio Jorge, diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil de São Paulo, Suzana Silvério superintendente da Infraero; Hitoshi Sakurai da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Adesg/SP, major-brigadeiro-do-ar Orestes Miranda e o nosso Paulo Serino, que executou aqui, como maestro, o Hino Nacional com a Banda de Música da Aeronáutica.

Ainda em tempo, para que ninguém deixe de ser mencionado, muitas cartas aqui parabenizando pela realização da sessão solene: Magnífico reitor da Universidade de São Paulo; algumas pessoas já nominadas; diretor da Fiesp, Paulo Vieira; secretária de Justiça, Eloísa de Souza Arruda - nossa estimada e querida colega -; presidente da Sabesp, Dra. Dilma Pena; Nádia Campeão, a vice-prefeita de São Paulo; José Américo, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Emílio Augusto Machado Julianelli, presidente do Conselho Deliberativo do Club Atlhetico Paulistano; querido Marcelo Zarzur, estimado colega do Colégio São Luís e presidente do Clube Monte Líbano; Luiz Flávio Borges D’Urso, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; deputado Antônio Mentor, parabenizando pelo evento, deputado João Caramez.

São essas algumas das cartas enviadas. Muito prestigiada esta sessão solene, como não poderia deixar de ser.

Passo, neste momento, a palavra ao Exmo. Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, cuja posse presenciei. Reitero os cumprimentos pelo excepcional discurso de posse como presidente do Tribunal de Justiça Militar.

 

O SR. PAULO ADIB CASSEB - Bom dia a todos. Cumprimento, inicialmente, o Exmo. Dr. Fernando Capez, deputado estadual; Exmo. major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do IV Comando Aéreo Regional; Exmo. general de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, representando o comandante militar do Sudeste, general do Exército João Camilo Pires de Campos; Exmo. Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck, delegado-geral da Polícia Civil. Em nome dessas autoridades, cumprimento todas as demais.

Senhoras e senhores, telespectadores, de início, saúdo, em nome do Tribunal de Justiça Militar, toda a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por todos os serviços prestados à sociedade paulista e um dos seus mais ilustres representantes deputado Fernando Capez. Aproveito para cumprimentá-lo, deputado, pela expressiva vitória na reeleição. É o resultado da excelência de sua atuação parlamentar.

Major-brigadeiro Marcelo Damasceno, homenagem justíssima à nossa querida Força Aérea e ao patrono da nossa Força Aérea, Alberto Santos Dumont.

Serei breve porque rápida é a nossa Força Aérea. Aproveito para louvar essa figura ímpar, Alberto Santos Dumont, aproveitando inclusive a presença de alunos neste recinto. É fundamental lembrarmos sempre dos grandes feitos do nosso país e dos grandes brasileiros, que muitas vezes deixamos de lado. E Alberto Santos Dumont foi um deles.

O Brasil inovou em vários segmentos e hoje temos a oportunidade de reverenciar um deles: Alberto Santos Dumont, o primeiro a controlar um voo. Seu ineditismo passou, inclusive, por um enfrentamento, por uma disputa. Os norte-americanos irmãos Wright tentavam usurpar esse papel de Santos Dumont, só que o biplano no qual eles voavam, major-brigadeiro Damasceno pode me corrigir, era lançado por uma catapulta, e Santos Dumont decolava sem o apoio desses artifícios. O que acabou também sendo reconhecido pelos Estados Unidos.

Santos Dumont tinha o dom da criação. Quem visita Petrópolis e visita a casa de Santos Dumont percebe isso. Em cada canto, uma invenção. Estou aqui diante dos senhores com uma invenção dele no meu pulso, o relógio de pulso. E assim tantos outros. Ele se dedicava aos inventos com muito afinco. Passou uma temporada na França, inclusive estudando questões relacionadas à mecânica.

Entre os inúmeros episódios que poderiam ser citados de Santos Dumont, escolhi um extraído da obra do historiador Hermes Vieira: “A Princesa Isabel no Cenário Abolicionista do Brasil.” A época que Santos Dumont estava na França coincidiu com o exílio da família imperial brasileira. Lá, ele teve oportunidade de conhecer a princesa Isabel e acabou se tornando um grande amigo dela.

Esse autor descreve o episódio ocorrido em 1901, em que, após contornar com seu dirigível a Torre Eiffel, ele foi convidado pela princesa Isabel para contar-lhe o episódio. A princesa Isabel o recebeu, e Santos Dumont, inicialmente, contou tudo o que se passou, a história daquela aventura. Esse historiador retrata a fala de Santos Dumont.

Santos Dumont disse: “Depois que eu contei a ela toda a história, ela me disse o seguinte: ‘Suas evoluções aéreas nos fazem lembrar dos voos dos grandes pássaros brasileiros. Eu espero que o senhor possa tirar proveito de seus aparelhos da mesma maneira que os pássaros tiram proveito de suas asas e possa, então, triunfar para a glória de nossa querida pátria brasileira.’”

Episódio que teve também uma sequência curiosa. Santos Dumont relata que, poucos dias depois, recebia dela uma carta em que ela encaminhava a ele uma medalha de São Bento, protetor contra os acidentes. Ela dizia: “Encaminho ao senhor essa medalha para usá-la na corrente do relógio, ou na carteira, ou no pescoço. Fiz isso pensando em sua bondosa mãe, que tantas aflições deve passar pedindo a Deus que o socorra sempre a trabalhar pelo bem e pela glória do nosso querido Brasil.”

Essa coragem exposta por Santos Dumont, em um experimento inédito - seria impensável imaginar a humanidade hoje sem o transporte aéreo -, revelou sobretudo bravura e coragem. As grandes qualidades da Força Aérea Brasileira inspiraram toda a história da valorosa Força Aérea Brasileira, que se tem destacado por um trabalho exímio de defesa do espaço aéreo brasileiro, fundamental no combate ao tráfico de drogas.

A Aeronáutica tem se destacado pela excelência de seu preparo técnico e competência. A Força Aérea deve ser valorizada, assim como as três forças. As Forças Armadas constituem símbolos de nossa pátria, e, como símbolos vivos de nossa pátria, promovem o desabrochar do sentimento ao patriotismo, do amor à pátria, que significa “terra patrum”, a terra dos nossos pais.

Parabéns à Força Aérea Brasileira.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Na sequência, haverá a apresentação de ginástica rítmica das alunas da Escola Estadual Santos Dumont. A Escola Estadual Santos Dumont, localizada na Praça Oito de Setembro, no 73, no bairro de Penha de França - em cujo fórum trabalhei com o magistrado Antônio Maria, que aqui se encontra, iniciando a minha carreira em 1988, como promotor do júri -, foi fundada em 1913, centenário completado ano passado. Atendem crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Hoje, são 958 alunos e alunas, incluindo três turmas de educação inclusiva. Seu diretor licenciado é Oswaldo Marques, sua diretora, Mônica Isabel de Souza Oliveira; a vice-diretora, Adélia Quedas; coordenadoras pedagógicas Valéria Zannon, Luciana Foloni Bini. Tem 36 professores e 12 funcionários.

O que queremos agora ver é a apresentação das nossas queridas alunas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da ginástica rítmica.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns às meninas do Colégio Estadual Santos Dumont.

Bem oportuna esta apresentação. Tão importante quanto a proteção de nossas fronteiras, a preservação da paz pela difusão do poder dissuasório, ainda que vivamos em território, felizmente, sem inimigos, são os princípios e valores de ética e civismo que as Forças Armadas deixam para as futuras gerações.

Lembrando “como é sublime saber amar, com a alma adorar a terra onde se nasce. Amor febril pelo Brasil”, passamos a palavra ao general de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste.

 

O SR. RIYUZO IKEDA - Estimadas autoridades presentes nesta cerimônia bastante significativa para nossa Força Aérea Brasileira, penso que a maioria deve saber que a grande realização de um pai é testemunhar seus filhos terem sucesso na vida, êxito na sua carreira profissional e na sua vida pessoal também.

A nossa Força Aérea Brasileira era uma arma do nosso Exército Brasileiro, a arma de aviação, como temos hoje a infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, o serviço de intendência e quadro de material bélico. No passado, existia essa arma de aviação.

Esse filho cresceu, passou pela juventude e hoje é um adulto bastante responsável que cuida do nosso espaço aéreo, do nosso imenso território brasileiro, com muito mais de oito milhões de quilômetros quadrados. Essa responsabilidade cabe hoje à nossa Força Aérea Brasileira.

Como temos nas nossas diversas armas em serviço o patrono que o representa, a nossa Força Aérea também tem o nosso marechal do ar Alberto Santos Dumont - uma personagem heroica da nossa pátria que faz parte do Pantheon dos Heróis do Brasil, localizado na Praça dos Três Poderes. Nós nos orgulhamos muito disso, não somente no Brasil, mas em todo mundo. Em muitos lugares por onde passei, vi e testemunhei estátuas em homenagem a essa personalidade, que é Santos Dumont.

O Exército brasileiro, em nome do general do Exército João Camilo Pires de Campos, homenageia e rende todo o agradecimento à Força Aérea Brasileira que nos tem apoiado diuturnamente no cumprimento das missões da Força terrestre. Nós não podemos cumprir todas as missões sem o apoio da nossa Força Aérea. Sem termos nossa superioridade aérea, é difícil combater, é difícil cumprir uma missão. Nossos votos de melhores êxitos no prosseguimento da missão da nossa Força Aérea Brasileira.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Nós é que agradecemos, general.

Nós nos aproximamos do ponto mais alto desta sessão solene, aliás, do seu objeto, do seu conteúdo principal.

Faremos, neste momento, uma homenagem à Aeronáutica Brasileira, orgulho nacional, tributo à tecnologia e ao gênio criativo e inventivo do brasileiro, personificado na pessoa de Santos Dumont. Homenagearemos a Aeronáutica Brasileira entregando uma placa comemorativa ao major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, natural de Canoas, Rio Grande do Sul, com vários cursos, como tática aérea, piloto de patrulha, piloto de helicóptero, piloto de transporte. Recebeu a Ordem do Mérito da Defesa no grau oficial, do Mérito Aeronáutico no grau de comendador, Ordem do Mérito do Superior Tribunal Militar com alta distinção, Ordem do Mérito Rio Branco, do Mérito Judiciário Militar, Ordre National du Mérite, do governo da França, medalha do mérito de Santos Dumont, medalha mérito operacional Brigadeiro Nero Moura, medalha militar de Ouro, medalha do Pacificador, medalha mérito Tamandaré, medalha do mérito naval grau comendador, medalha Ordem do Mérito Militar grau comendador, medalha da Vitória, medalha da Sociedade dos Veteranos de 32, MMDC, medalha do centenário da aviação da Polícia Militar do estado de São Paulo.

Um currículo ultrapremiado, capacitado. Portanto, um orgulho que a Aeronáutica e o IV Comar sejam comandados por um major-brigadeiro-militar de tão graduada patente e currículo com tantas conquistas.

Peço ao Sr. Misael Antônio de Souza, um dos idealizadores e coordenadores desta sessão solene, que venha entregar a placa ao major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, convidando os demais integrantes da Mesa a participarem deste momento.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - É uma placa com o logo oficial da Assembleia Legislativa, portanto, se trata, não na forma de papel, de um documento público. Logo oficial:

Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (portanto, não se trata de uma comenda entregue unipessoalmente por um deputado; é o Poder Legislativo do Estado de São Paulo que está fazendo esta entrega e esta comenda), por iniciativa do deputado estadual Fernando Capez, em sessão solene, pelo quarto ano consecutivo, comemora o Dia do Aviador, prestando tributo à Aeronáutica Brasileira e ao seu patrono, marechal do ar Alberto Santos Dumont, na pessoa do comandante do IV Comar, major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, fervoroso defensor da segurança de nosso país, com carreira exemplar e atuação decisiva em momentos importantes da vida política nacional, contribuindo para o fortalecimento das nossas instituições e para a defesa do nosso estado democrático de direito. A Aeronáutica é merecedora de inúmeras homenagens, pois tem atuado de modo exemplar na defesa do território nacional. Dentre suas principais virtudes, estão: ser constituída por pessoal altamente qualificado, motivado e coeso, que professa valores morais e éticos, os quais identificam, historicamente, o soldado brasileiro, e tem orgulho de servir com dignidade a instituição e ao Brasil. São Paulo, 17 de outubro de 2014. Fernando Capez, deputado estadual. Texto submetido e aprovado pelo Cerimonial desta Casa.” Portanto, um texto também oficial.

Neste momento, passo a palavra ao excelentíssimo senhor major-brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do IV Comar.

 

O SR. MARCELO KANITZ DAMASCENO - Bom dia a todos. Antes de mais nada, eu gostaria da nominata das palavras, falando um pouco da nossa Força Aérea, dos formais agradecimentos devidos, passar um filme que ilustra um pouco a atividade da nossa Força em prol da sociedade brasileira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do filme.

 

* * *

 

O SR. MARCELO KANITZ DAMASCENO - Este vídeo se encerra com a frase que a Força Aérea Brasileira dá asas ao desenvolvimento do Brasil. Voltarei a falar sobre isso logo em seguida, mas, antes, quero cumprimentar efusivamente o deputado Fernando Capez e abrir um parêntese para falar um pouquinho da dona Soraia, daquilo que o deputado fala da sua participação, do seu trabalho na intensificação deste momento.

Ao ler um pouco da história de seu filho, vi que, desde pequeno, ele comia palavras e livros com o objetivo de ser um promotor. E a senhora e o nosso saudoso Dr. Amin estavam juntos ali. Se dali saiu um promotor, de carona, saiu um grande democrata, um brasileiro que, há quatro anos, vem oferecendo às Forças Armadas momentos como este. Dentro das nossas atividades culturais, do nosso pai, da nossa formatura, tenha a certeza de que aquilo que mais nos toca é este momento, pois aqui congregamos o Judiciário, o Legislativo, o Executivo e nós militares no estado de São Paulo. À senhora e ao seu filho, o mais profundo agradecimento da Força Aérea Brasileira. Muito obrigado, dona Soraia.

Meu já querido amigo Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar, orador nato - o que aumenta a nossa responsabilidade de falar após Vossa Excelência -, na pessoa de quem cumprimento todo o Judiciário Militar do estado de São Paulo. General de brigada Riyuzo Ikeda, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, no nome de quem cumprimento as nossas Forças Armadas e auxiliares amigas. Formamos um compêndio da segurança e da defesa deste país. Nosso amigo Exmo. Dr. Luiz Mauricio Souza Blazeck, delegado-geral da Polícia Federal, que corrobora as palavras do nosso deputado, faz um trabalho excepcional num estado tão carente de melhorias que vêm sendo implementadas por V.Exa. e sua equipe.

Temos um símbolo lançado no nosso telão. Esse símbolo, que nós criamos nesses seis meses em que estou em Brasília, trata da inserção da Força Aérea Brasileira no estado de São Paulo. Nas minhas pesquisas... Fui indicado para o comando deste Comar, importante Comar da Força Aérea, há oito meses e assumi esse Comar há exato seis meses. Nesses dois meses de preparação comecei a buscar algumas interações, algumas pesquisas, alguns entendimentos do que é São Paulo para as Forças Armadas, e do que são as Forças Armadas, em especial minha querida Força Aérea, para o estado São Paulo.

Tem uma frase de Antônio Ermírio que me tocou muito sobre alguns aspectos. Dizia ele: “São Paulo tem o espírito de luta em conquista dos antigos bandeirantes. É desbravadora, é uma cidade que valoriza o trabalho e não quer nada de graça.” Se pudesse eu discordar do já saudoso Antônio Ermírio de Moraes, haveria de dizer que há muita coisa de graça que São Paulo não cobra. Uma delas é o modo como recebe as pessoas que vêm de fora, como exemplo, os imigrantes; sentindo, na minha pele, a forma graciosa, fidalga, como os militares das Forças Armadas são recebidos neste estado - sem aqui ser piegas -, diferentemente de outros vários estados. O maior estado da federação, o mais culto, o mais rico, o mais pujante, vê nos militares das três Forças - eu digo pela forma como sou tratado em um momento como este - a relação que criamos com a sociedade e com os poderes constituídos deste estado.

Além disso, fui buscando nesse estudo alguns números da relação da Força Aérea com este estado. Descobrimos, por exemplo - eu não sabia nos meus 38 anos de carreira -, que 96% da atividade relacionada à indústria aeronáutica do Brasil repousa no estado de São Paulo. Mais do que isso, 8% de toda a exportação da indústria paulista cabe hoje à indústria aeronáutica. Se cabe à indústria aeronáutica, a motivação é simples: é a Embraer, com todas as empresas satélites, motivada por uma criação ocorrida em 1950, quando a Força Aérea define a criação da indústria nacional aeronáutica.

Nós estamos espalhados - é um número que também deve interrogar a cabeça dos meus companheiros de azul -; nosso espalhamento no estado ocorre em 28 cidades. Algumas com gente, famílias, e outra com radar, o equipamento de auxílio à navegação - um VOR, um LS - que faz um grande mosaico da estrutura de proteção ao voo neste grande estado. Um trabalho silencioso, um espalhamento grande.

Além disso, temos 44 organizações militares espalhadas em nove cidades. Outro número que me alarmou nesse estudo que fazia, porque minha atividade era outra - não pensava em vir para São Paulo -, é que 20%, de cada cinco pessoas, homens e mulheres da minha Força, uma já está no estado de São Paulo. Isso é crescente em função daquilo que nós possuímos em termos de atividades locadas neste grande estado.

Das atividades que temos tido, no momento, reativado em algumas aéreas, uma delas - proeminente falando - é a reativação da base aérea de Santos. Uma base, antes de tudo, tradicional. Mas não só de tradicionalismos devemos viver. Devemos viver de produção. Essa base que tem um perímetro de 14 quilômetros passará a ter agora atividades múltiplas. A Força Aérea Brasileira, entendendo o desenvolvimento da região da Baixada Santista, fez a outorga de metade de seu terreno para que se crie lá o Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista, que vai atender aquela região, que é crescente. Manteremos ali uma base que sai de 14 quilômetros de perímetro para apenas dois quilômetros, sendo produtiva e fazendo uma maior inserção com aquela sociedade litorânea, que tão bem nos apoia e nos recebe.

Outro fator importante, que às vezes não chama a atenção das pessoas, está relacionado à área de ensino da Força Aérea. Estão no estado de São Paulo três escolas-modelo quando se fala em América Latina. Temos na cidade de Guaratinguetá a Escola de Especialistas de Aeronáutica, a maior escola da América Latina, uma estrutura imensa com 30 pavilhões, cinco laboratórios, que forma mil técnicos por ano. É a maior escola de formação técnica da América Latina. Temos lá 22 professores, com o doutorado ou mestrado - uma escola técnica. A participação nossa na população de Guaratinguetá está margeando 10%; a família Aeronáutica é hoje 10% de Guaratinguetá, com uma injeção de algo em torno de 20 milhões/mês na economia da cidade. O que dá uma noção da nossa participação naquela cidade, que nos recebe também com uma escola do tamanho que é a Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Em Pirassununga, temos o Ninho das Águias, maior escola de formação de pilotos militares da América Latina. Formamos lá também nossos oficiais da administração e os oficiais de infantaria. Números que se assemelham muito quando falamos da participação dos habitantes e da inserção econômica. Há um fato interessantíssimo em Pirassununga, a nossa área de instrução. Sabemos nós que São Paulo tem algo em torno 250 mil quilômetros quadrados, e a nossa área de instrução se assemelha ao tamanho da Bélgica. Temos, dentro de São Paulo, uma Bélgica que flutua com 30 mil metros quadrados, que é a área de instrução dos nossos cadetes, futuros oficiais combatentes da Força Aérea. Fazemos a inserção dessa Bélgica dentro de São Paulo com a maior segurança possível, porque temos uma coordenação exemplar, evitando atritos e confluências de tráfego.

Essa Academia da Força Aérea, que não descuida da formação especializada, cultural, de seus cadetes, tem hoje um número que extrapola em muito o número mínimo exigido pelo MEC, que é de 33% do seu efetivo docente com mestrado ou doutorado. A Academia da Força Aérea que conta hoje com mais de 150 professores beira 80% dos seus mestres com mestrado e doutorado, ou mestrado, ou doutorado - têm mestres e doutores na mesma pessoa, podemos dizer -, o que extrapola o número de 600 pessoas.

Temos o ITA, reconhecido internacionalmente, uma estrutura vinda do MIT, dos anos 50, crescente. Houve um entendimento que devemos dobrar a capacidade de formação para o bem do país. São poucos os engenheiros formados lá que permanecem na Força Aérea, mas a visão da Força Aérea é de país, de Brasil. Se hoje formamos em torno de 120, nos próximos três anos, dobraremos essa capacidade. Estaremos formando em São José dos Campos algo em torno de 240, 250 novos engenheiros do mais alto nível da escola que ainda tem no Brasil a maior relação candidato/vaga, quando se fala das ciências exatas relacionadas à engenharia.

O nosso Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespaciais - é ali que nós vivemos os satélites, as pranchetas de desenvolvimento das nossas aeronaves, os nossos veículos lançadores. E temos, além dos militares, este número expressivo: 300 civis-doutores e 200 civis-mestrados. Por ter os dois cursos, esse número chega próximo aos 700. Imagine uma comunidade com seis mil pessoas, e que mais de 10% são mestres ou doutores e mestres e doutores. Isso é um orgulho muito grande para a nossa Força Aérea e para o nosso estado. Eu sou gaúcho, mas já me sinto uma parcela forte aqui com sangue de Piratininga.

A formação desses mestres-doutores, para nossa necessidade, é dentro deste campo: aeronáutica, espaço, pesquisa aplicada, certificação, metodologia, ensino, ensaios em voo, para continuidade da atividade combatente da nossa Força Aérea.

Chegamos agora nos dois protagonistas do momento da Força Aérea Brasileira na sua vivência neste estado. Na próxima semana - está tudo dando certo para isso -, estaremos, em um momento histórico dos 75 anos de Força Aérea, assinando o nosso maior contrato de aquisição da aeronave que cria a maior lacuna na defesa do nosso país. Estamos ultimando as negociações com a empresa sueca Saab para assinarmos a aquisição dos primeiros 36 aviões de caça. Não estamos comprando 36 aviões que vêm da Suécia para o Brasil. Nós estamos criando uma relação de trabalho, de amizade, pelo espírito sueco, de transferir tecnologia para que ampliemos nossa capacidade de conhecimento e de emprego no nosso país e no nosso estado.

Já temos, em um desenho como este, uma confluência de países, de transferência de conhecimento que não tínhamos até então. Dentro do cenário que criamos, temos, dentro do consórcio da aquisição desse avião, desse grande avião, desse moderníssimo avião de última geração no mundo, seis empresas do Brasil; uma delas do meu querido Rio Grande do Sul e outras seis delas da minha tão querida São Paulo.

O projeto prevê, dentro do seu bojo, duas grandes atividades - uma, de transferir a tecnologia, o ganho que temos industrial, e a outra do offset, das trocas comerciais, com ganhos enormes para o país. Vemos que hoje o projeto gira em torno de 4,5 bilhões de dólares e a transferência, a necessidade da Suécia de adquirir material do Brasil se assemelha muito a esse valor. Se considerarmos que 5/6 de toda capacidade que teremos por conta das empresas que estarão no estado de São Paulo, 5/6 de 4,5 milhões estarão vindo para São Paulo, transferindo tecnologia, criando novos empregos e fazendo disso, quem sabe, o grande ator da indústria de defesa do nosso país.

O segundo grande protagonista também, neste mês de outubro - até porque é o nosso mês da asa e coincidiu, graças a Deus -, no próximo dia 21, é o KC390, primeira aeronave de grande porte, de transporte, de primeira linha no mundo, que sai do hangar da Embraer em Gavião Peixoto e é apresentada ao país. O projeto novo, assinado em 2009, a ideia do projeto, cinco anos depois, sem sofrer nenhuma solução de continuidade, será apresentado com seu primeiro protótipo que, logo em seguida, irá voar.

Nós temos seis países envolvidos nesse processo, com uma aquisição determinada de 60 aeronaves, e uma projeção, nos próximos15 anos, pensando ainda muito conservadoramente, do espalhamento no mundo de 300 aviões desse, podendo chegar ao dobro.

Assinamos, e esse avião voa este ano ainda. Essa apresentação ocorre no próximo dia 21, em Gavião Peixoto. Estaremos lá, com certeza, com os olhos marejados, porque nós, os oficiais, os mais antigos, os de cabelos brancos, participam desde o começo do primeiro lançamento da ideia de um projeto arrojado como este, um avião que está sendo olhado pelo mundo.

Participação nossa, quando tratamos de empregos que a Aeronáutica hoje insere dentro do cenário paulista: na última meia década, temos tratado, temos analisado, temos tido algo em torno de 21, 22 mil empregos diretos na aviação. Não posso dizer que são empregos causados pela Força Aérea, mas a Força Aérea tem muita culpa nesse cartório pelos projetos que formou, pela criação da Embraer pelos nossos grandes homens, como o marechal Montenegro, que lançaram essa ideia inovadora na metade do século passado. A Embraer era uma empresa pública e, hoje, é o que é, um orgulho para todos nós. Temos 21 mil empregos diretos lançados no nosso estado.

Se temos 21 mil empregos diretos, nessa meia década também estamos trabalhando - sem contar os dois grandes projetos inseridos nesse mercado - algo em torno de seis bilhões de reais. Em uma rápida matemática, dentro do valor embutido naquilo que nos é caro, por ser querido, que nos é caro por ter valor, a relação empregado/funcionário/engenheiro, seja lá qual for, dentro da gama dos nossos homens e mulheres que trabalham pelo valor aplicado, dá algo em torno de 300 mil reais por funcionário por ano. O trabalho de cada funcionário da aviação gera para o país, para suas empresas, para o mercado, 300 mil reais. É um orgulho para o empregado, quando ele sair de casa, saber que, no final do ano, estará gerando 300 mil para uma indústria como a nossa. Isso com reflexo direto no nível de exportação do nosso país, no crescimento do nosso PIB.

Passando para a nossa atividade de tráfego aéreo, que é também algo espetacular: temos, como a maioria dos senhores sabe, quatro Cindactas - Centros Integrados de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo. O primeiro em Brasília, o segundo em Curitiba, o terceiro em Recife, o quarto em Manaus. E temos em São Paulo, em Congonhas, em um prédio dentro de Congonhas, que poucos conhecem, um Serviço Regional de Proteção ao Voo. É ali, dentro de Congonhas, que fazemos - pessoas que estão aqui hoje, como o coronel Jarbas, seu chefe, seu comandante - o controle de um milhão de tráfegos por ano. O que dá uma média de 2.800 a três mil tráfegos/dia, só de aviões de asa fixa.

Para os senhores terem uma ideia, por vários dias, o tráfego acumulado dos nossos controladores de tráfego aéreo de São Paulo, se somarmos os outros quatro Cindactas, batemos esse número, dentro da nossa cidade, controlando essa nossa atividade. Além disso, dos oito maiores aeroportos do nosso país em movimento, sete são controlados pelo Serviço Regional de São Paulo. Números absurdos relacionados a pouso, decolagem, aeronave que trafega por cima de São Paulo, que faz seus treinamentos. Isso é um controle espetacular.

Temos algo inédito no mundo, singular, ímpar, só existe aqui: São Paulo passou a ser, há pouco tempo, a capital mundial do helicóptero. Disputávamos com Tóquio e Nova Iorque, ora o número de helicópteros, ora o número de tráfego aéreo. Perdíamos aqui, ganhávamos ali, e, hoje, ganhamos os dois. De uma forma exibida, digo que temos mais helicópteros e o maior tráfego dentro de uma única cidade. Para isso, a Força Aérea, identificando problemas que poderiam ocorrer, criou um sistema chamado Heli Control. A nova torre de Congonhas tem, em um andar pleno, o sistema de controle próprio de helicópteros, visitado pelo americano, pelo argentino, pelo chinês, para tentar entender como nós conseguimos destravar, desconflitar o tráfego dos aviões e o tráfego de helicópteros em uma cidade do tamanho de São Paulo.

Trabalho feito de uma forma espetacular. A redução gira em torno de 98% da possibilidade de tráfegos cruzarem próximos; um trabalho criado dentro desse serviço regional de proteção ao voo.

É dentro de São Paulo que tratamos o que chamamos de “tubulão”. É aqui que controlamos um dos maiores tráfegos aéreos do mundo, o tráfego que liga Rio de Janeiro a São Paulo, dentro do aeroporto de Congonhas, que carece de uma visita. Com certeza, convidarei nosso querido deputado Fernando Capez para visitar e ampliar seu espírito democrático daquilo que se relaciona com a atividade da nossa Força Aérea. Esse é o mundo da nossa de jurisdição. É ali que trabalhamos.

Iniciei as minhas palavras falando de Antônio Ermírio, do espírito desbravador de São Paulo, da forma que eu queria entender o meu comando nesta belíssima cidade pela qual me apaixonei nesses seis meses.

Quero encerrar com uma outra frase de Fernando Capez. Quando, na sua juventude, ele definia o seu futuro como promotor, dizia que tinha uma frase diária e que usa essa frase em uma palestra, que emociona muito, chamada “Os Fundamentos para o Sucesso”.

A frase diz o seguinte: “Hoje, eu vivo me preparando para estruturar meu futuro, onde poderei colher os meus melhores frutos.” Há uma palavra aí que eu utilizo muito, “estruturar”, que substantiva esse verbo. São Paulo é a estruturação da Força Aérea. É aqui que esse conluio de atividades, de organizações militares, de ciência e tecnologia, estruturam a Força Aérea. Como ele, na sua juventude, buscando ser o belo promotor que é, é aqui que nós trabalhamos para estruturar melhor a nossa Força Aérea para que possa responder aos seus objetivos, que, na verdade, dizem respeito apenas a um binômio: controlar e defender o espaço aéreo brasileiro. Trabalhamos diuturnamente com o mesmo espírito do democrata Fernando Capez, que, agora, consegue colocar, a cada nova eleição, novos trilhos - cada trilho separado de 100 mil votos - nos dormentes do sucesso de sua caminhada política.

Esperamos que possamos continuar, nós, militares, democratas por excelência, patriotas por vocação, por gosto, pela infância, com pessoas como o deputado, como a querida dona Soraia, que acompanham o trabalho das nossas Forças Armadas, que nada fazem além de buscar estabelecer sempre dentro da nossa conduta o primeiro artigo da nossa Constituição, o bem estar da nossa população. E o bem estar passa, inegavelmente, pela segurança e pela defesa do nosso torrão.

Deputado, muito obrigado. Estamos imensamente gratos pela formação que a família nos oferece aqui. Um grande beijo, dona Soraia, um grande abraço. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço as gentis palavras do nosso brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, em meu nome, em nome da minha mãe, do meu saudoso pai, dos meus irmãos - hoje temos o Rodrigo, que é juiz de direito, presta serviços auxiliando um ministro no Supremo Tribunal Federal e é militar formado pela Escola Preparatória de Cadetes.

Recebi uma placa significativa do comandante do IV Comar prestando homenagem à Assembleia Legislativa na pessoa deste deputado: “À Assembleia Legislativa, parceira da sociedade brasileira e paulista, parceira de primeira hora das nossas Forças Armadas.”

Solicito a todos que, agora, em pé, entoemos juntos o canto do Hino dos Aviadores, com execução da Banda da Aeronáutica e exibição de imagens no nosso telão.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino dos Aviadores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, mais uma vez, à Banda da Aeronáutica pela brilhante exibição e ao suboficial Paulo Serino, nosso maestro.

Diante de uma sessão tão bonita - agradeço sensibilizado ao nosso brigadeiro do ar, pelas palavras dirigidas à minha família -, vou quebrar o protocolo neste encerramento. No lugar de um discurso, vou pedir que as alunas da Escola Estadual Santos façam esse discurso por meio da apresentação da Aquarela do Brasil, para que possamos encerrar com ânimo e espírito elevado, elevadas como são as Forças Armadas e a nossa Aeronáutica.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns às alunas, parabéns às alunas da Escola Estadual Santos Dumont. Mais uma salva de palmas pela brilhante apresentação. (Palmas.) Temos certeza que Santos Dumont, no céu e nos céus, está feliz com esta homenagem.

Neste encerramento, agradeço, sobretudo, a Deus, a possibilidade de ter-me permitido ser conduzido a mais um mandato, onde espero continuar prestigiando a sociedade e as Forças Armadas. “Pô-lo-ei no alto retiro, porque conheceu meu nome.” Quero glorificar esta oportunidade de estar mais uma vez exercendo este mandato.

Referindo-me a Deus, quero me dirigir a todos vocês, membros da Aeronáutica. Todas as profissões são sublimes, em todas as profissões, há sempre uma enorme dignidade de servir, mas, na função do militar, noto algo que o distingue e o diferencia: vocês são treinados, preparados e formados para, se necessário, não apenas salvar vidas, mas doar a própria vida ao seu semelhante e à sua pátria. Com certeza, não existe melhor forma de expressar o seu amor no sentido mais pleno. É por isso que a Assembleia não homenageou a Aeronáutica, mas se sentiu homenageada por a Aeronáutica ter aceito vir aqui e receber do povo paulista este carinho e gratidão eterna.

Esgotado o objeto da presente sessão, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, agradeço às autoridades presentes, aos funcionários desta Casa, aos meus assessores, Anita, Delmíndia, que aqui se encontram, ao nosso Misael Antônio de Souza, a todos a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 51 minutos.

 

* * *