http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

20 DE OUTUBRO DE 2014

042ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES APOSENTADOS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - APAMPESP”

Presidentes: DAVI ZAIA e CARLOS GIANNAZI

 

RESUMO

 

1 - DAVI ZAIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Mauro Bragato, com a finalidade de "Comemorar os 20 anos da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo - Apampesp". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - SYLVIO MICELLI

Mestre de Cerimônias, faz a leitura de justificativas de ausência do deputado Mauro Bragato a esta solenidade. Dá conhecimento de efemérides alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades.

 

3 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a apresentação do hino da Apampesp, pelo Coral de Mogi das Cruzes.

 

4 - SYLVIO MICELLI

Mestre de Cerimônias, lê síntese histórica da Apampesp.

 

5 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Anuncia a apresentação de um vídeo institucional.

 

6 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, saúda os homenageados. Tece elogios à Apampesp. Lembra dificuldades enfrentadas pela categoria, em decorrência da reforma da Previdência, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Cita reforma posterior, durante o Governo do ex-Presidente Lula. Elenca ações que estão sendo desenvolvidas em favor dos professores. Parabeniza a Apampesp, entidade estadual, que, por meio de lutas, tem conquistado melhorias para o magistério em nível nacional. Agradece o apoio da entidade para a sua reeleição. Opina que o poder público deveria valorizar mais o professorado, o que traria, a seu ver, mudanças significativas para o Brasil.

 

7 - CARLOS GIANNAZI

Deputado estadual, cumprimenta os professores presentes. Destaca dois aspectos que fazem a categoria merecedora da homenagem, hoje recebida: o trabalho educacional prestado à rede estadual de ensino e a luta travada pela valorização do magistério. Reitera a participação da Apampesp em manifestações diversas, em favor da escola pública. Critica minuta da Secretaria de Educação, que prejudica a categoria. Repudia ações durante a gestão da ex-secretária estadual de Educação, Rose Neubauer. Tece críticas ao Governo Alckmin.

 

8 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Presta homenagem, in memorian, a uma das fundadoras e presidente da Apampesp por 18 anos, Professora Zilda Halben Guerra, com a entrega de flores à Sra. Márcia Guerra Leal, filha da professora Zilda.

 

9 - CARLOS GIANNAZI

Assume a Presidência.

 

10 - WALLY FERREIRA LUHMANN DE JESUZ

Professora, presidente da Apampesp, menciona reivindicações do magistério, em vários momentos da história da Educação no Brasil. Lembra que caravanas já estiveram neste Parlamento para combater projeto de lei que prejudicava os professores. Enaltece a atuação da professora Hilda, que faz a ponte entre a categoria e o Congresso Nacional. Fala sobre a importância do Plano Nacional de Educação. Reconhece a participação das professoras Loretana, Walquíria e Amélia, bem como a do Dr. Antonio Marmo Petrere, advogado que, em diversas ocasiões, tem apoiado pautas de reivindicações do magistério. Agradece o Sr. Domingos Ferdinando Travesso, pela contribuição em momentos de lutas da categoria. Destaca o apoio do deputado Mauro Bragato, autor do projeto de lei que transformava a jornada do professor. Faz agradecimentos gerais.

 

11 - DAVI ZAIA

Assume a Presidência. Convida alguns colaboradores para receber homenagem pelos 20 anos da Apampesp.

 

12 - AMÉLIA SALDIVA

Professora, membro da Liga do Professorado Católico, agradece aos integrantes da Apampesp. Ressalta a atuação da presidente da entidade.

 

13 - LORETANA PAOLIERI PANCERA

Professora, membro do Centro do Professorado Paulista, fala de seu orgulho em receber esta homenagem. Lembra conversa com a professora Hilda Halben Guerra, que resultou na fundação da Apampesp. Dedica a homenagem, in memorian, à Sra. Hilda.

 

14 - ANTONIO MARMO PETRERE

Advogado, cita a participação do professor Roberto Augusto Torres em favor do magistério. Agradece pela homenagem. Parabeniza a Apampesp.

 

15 - EDISON GUILHERME HAUBERT

Presidente da Mosap, representando o homenageado, Senhor Domingos Ferdinando Travesso, saúda os presentes. Destaca a atuação da Apampesp. Enfatiza o papel do professor na vida de cada cidadão. Considera que o Senhor Domingos Ferdinando Travesso é referência nacional de garra e busca do reconhecimento, do resgate e da dignidade dos professores aposentados. Agradece aos membros da Apampesp, a quem tece homenagens. Defende a aprovação da PEC 555, que tramita no Congresso Nacional.

 

16 - WALLY FERREIRA LUHMANN DE JESUZ

Presidente da Apampesp, rende homenagens ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

17 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cita instituições e personalidades que colaboram com as reivindicações da Apampesp. Discorre sobre matérias que tramitam no Congresso Nacional em favor do magistério e dos aposentados. Tece críticas ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. Enaltece o apoio de Júlio Bonafonte.

 

18 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Anuncia a presença e saúda delegação japonesa, acompanhada do deputado Jooji Hato. Informa homenagem ao Sr. Lineu Neves Mazano e ao professor João Cardoso Palma Filho, do Fórum de Educação do Estado de São Paulo.

 

19 - LINEU NEVES MAZANO

Avalia que a Apampesp é sinônimo de luta. Enaltece a gestão da Sra. Wally Ferreira Luhmann de Jesuz, presidente da Apampesp. Parabeniza a Assembleia Legislativa pela iniciativa da homenagem.

 

20 - JOÃO CARDOSO PALMA FILHO

Professor, membro do Fórum de Educação do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Lembra reunião com a categoria para discutir o tema precatório. Parabeniza a Apampesp.

 

21 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Anuncia a apresentação musical, pelo Coral de Mogi das Cruzes. Tece elogios aos membros do Coral. Cumprimenta a Senhora Wally Ferreira Luhmann de Jesuz, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, bem como os demais convidados. Registra sua satisfação em presidir esta sessão. Ressalta a importância da participação de professores aposentados, que, adita, defendem, com determinação, seus direitos. Avalia que o debate sobre a Educação deve ser permanente. Afirma que esta solenidade representa o reconhecimento da população paulista à entidade homenageada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Davi Zaia.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Senhoras e senhores, bom-dia a todos.

Eu peço a gentileza de que todos tomem os seus assentos. Que também coloquem os seus celulares ou outros dispositivos eletroeletrônicos no modo silencioso ou similar, para que possamos dar início à Sessão Solene que visa a comemorar os 20 anos da fundação da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do estado de São Paulo, nossa querida Apampesp.

Pedimos desculpas pelo atraso. Houve, infelizmente, um problema com o Deputado Mauro Bragato, que presidiria a Sessão Solene, que será presidida pelo Deputado, ex-secretário de Gestão Pública do estado de São Paulo, Davi Zaia.

Há um documento, aqui, encaminhado pela assessoria do deputado Mauro Bragato, desta data, à professora Wally Ferreira Lühmann de Jesuz, presidente da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do estado de São Paulo: “Impossibilitado de comparecer por razões de ofício à Sessão Solene comemorativa de 20 anos da Apampesp, desejo a todos e a todas votos de louvor pela luta em favor da categoria que, a meu ver, é uma das mais importantes para o desenvolvimento deste país. Eu me recordo, como se fosse hoje, quando a professora Zilda Halben Guerra, no final dos anos 80 e início dos anos 90, juntamente com um grupo de professores aposentados, iniciou um movimento contra política salarial de gratificações do governo, que foi o embrião da Apampesp, entidade que completa, hoje, 20 anos de fundação e conta com mais de vinte e dois mil associados, uma sede central, 13 sedes regionais e seis escritórios, localizados no interior do estado e no litoral de São Paulo. Desejo que o fruto desse trabalho seja recompensado. Parabéns. Deputado, Mauro Bragato”. (Palmas.)

Recebemos, também, ofício assinado pelo presidente da Associação dos Funcionários Públicos do estado de São Paulo, Senhor Antônio Carlos Duarte Moreira: “Sr. Presidente, em nosso poder o honroso convite para participarmos do 20º Aniversário da Apampesp, a realizar em 20 de outubro de 2014, no Plenário “Juscelino Kubistchek de Oliveira”, desta Assembleia. Agradeço a atenciosa deferência, tendo, no entanto, a lamentar a impossibilidade de participar, em razão de a referida data coincidir com compromissos anteriormente assumidos, designando para representar-me a esta entidade a Sra. Letícia Jobert Andrade de Melo, conselheira da Afpesp. Parabenizo pelo evento, com votos pessoais de auspicioso sucesso e manifestação de elevado apreço e consideração. Assinado: Antônio Carlos Duarte Moreira, presidente da Afpesp”. (Palmas.)

Vamos, então, para a montagem da Mesa de trabalhos desta Sessão Solene. Convido para compor a Mesa principal, que já está presente, inclusive, o deputado estadual Davi Zaia. Uma salva de palmas da plateia. (Palmas.)

E a professora, Senhora Wally Ferreira Lühmann de Jesuz, presidente da Apampesp, entidade anfitriã do evento. (Palmas.)

Na extensão da Mesa principal, nomeamos as seguintes autoridades, e aí, à medida que outros forem chegando, eu pediria ao Cerimonial que nos passasse os nomes: Edison Guilherme Haubert, presidente do Instituto Mosap; Marcos Felipe, presidente do Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado de São Paulo; José Gozze, presidente da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo; Lineu Neves Mazano, presidente da Federação Sindical de Servidores Públicos do estado de São Paulo; João Alves Vasconcelos, do Sindicato de Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da Federação Sindical e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil; Julio Bonafonte, representando a Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, a Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário dos Estados e Distrito Federal e a Associação Nacional dos Servidores de Justiça; Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos; Eduviges Rocha Diniz, presidente da Liga do Professorado Católico; professor Chico Poli, presidente do Sindicato Udemo; senhora Rosângela Ferini Chede, presidente do Sindicato Apase dos Supervisores de Ensino.

A todos, as nossas palmas. (Palmas.)

Neste momento, eu passo a palavra ao deputado Davi Zaia para o segmento dos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação do deputado Mauro Bragato, com a finalidade de comemorar os 20 anos da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo - Apampesp.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Rogério Carvalho, da 1ª Seção do Corpo Musical da Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradecemos a participação da Banda da Polícia Militar e ao Subtenente PM Rogério. Muito obrigado pela apresentação. (Palmas.)

Registramos também a presença de Rita Amadio Ferraro, representando a Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa - Afalesp.

Cumprimento todas as autoridades presentes aqui, as representações já nominadas, cumprimentando a Senhora Wally. Dizer da satisfação de poder, na ausência do deputado Bragato, que propôs esta Sessão, poder presidir esta Sessão Solene, quando a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, representando o povo de São Paulo, presta a sua homenagem aos professores e professoras aposentadas do magistério público do estado de São Paulo e a sua associação, que completa 20 anos.

Nós já tivemos aqui, recebemos também da desembargadora Maria Doralice, do Presidente do Tribunal da 2ª Região, as suas homenagens.

Dr. Rubens Rizek, secretário do Meio Ambiente.

A Secretária Mônika Bergamaschi, que também cumprimenta a Associação, que é a Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Sr. Herman Voorwald, Secretário de Estado da Educação.

O deputado Ulysses Tassinari, do PV-São Paulo.

Tadeu de Morais, Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Quero também comunicar a todos os presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia, no sábado, dia 25 de outubro, às 21:00h, pela NET, canal 7, pela TV Digital aberta, canal 61.2 e pela TV Vivo digital canal 185 e analógico, canal 66.

Nós ouviremos, agora, a apresentação do Hino da Apampesp, pelo Coral de Mogi das Cruzes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Enquanto isso, deputado, eu aproveito o ensejo para informar também da presença do colega Gaspar Bissolotti Neto, presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Aspal.

A colega Rita Amadio Ferraro já foi citada por Vossa Excelência.

E também a professora Loretana Paolieri Pancera, neste ato representando o presidente do Centro do Professorado Paulista, professor José Maria Cancelliero.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Aproveito aqui para agradecer ao Sylvio Micelli, que aqui nos ajuda a coordenar esta Sessão, mas que também tem uma representação muito importante, porque preside a CCM - Comissão Mista do Iamspe, e faz lá um grande trabalho.

Muito obrigado, Sylvio. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Obrigado pela menção.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradecemos ao Coral de Mogi das Cruzes pela apresentação do Hino da Apampesp.

Agora, o Sylvio Micelli vai fazer uma síntese histórica da Associação Apampesp. Tem a palavra Sylvio Micelli.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Mais uma vez, obrigado, deputado.

É difícil fazer uma síntese de 20 anos de luta, mas vamos tentar.

Nesta solenidade, na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, estamos a comemorar os 20 anos da fundação da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo - Apampesp, fundada, oficialmente, em 18 de outubro de 1994. No entanto, é importante fazer o resgate histórico e lembrar que a luta das professoras e professores aposentados começou muito antes.

No começo de 1988, no primeiro ano do governo de Orestes Quércia, foi instituído um abono de produtividade para os professores, gratificação essa que só atingiu os professores que estavam na ativa. Havia ainda as questões que envolvem o chamado gatilho salarial, reajuste automático do salário sempre que a inflação alcançasse 20%, que foi instituído nacionalmente pelo Plano Cruzado, mas que não vinha sendo cumprido pelo governo paulista.

Um grupo de professoras recém-aposentadas resolveu se reunir para discutir o que fazer e para que houvesse a valorização salarial dos professores aposentados. Foram muitas reuniões, cada vez com maior número de participantes que iam às discussões e se engajando a luta. Movimento recebeu, inicialmente, o nome de Mampe - Movimento de Aposentados do Magistério Público Estadual.

Em março daquele ano, 1988, a professora Eunice Iost levou ao conhecimento de um amigo jornalista, Oswaldo Palermo, do jornal “O Estado de S. Paulo”, que se interessou pela pauta e quis conhecer um pouco mais a respeito do movimento. A partir daí, foi criada a célula mater da futura associação, com a presença das professoras Zilda Halben Guerra, Wally Ferreira Lühmann de Jesuz - atual presidente da Apampesp e Rose Marie Bisaglia, para uma entrevista na casa da professora Eunice Iost.

Em 15 de março de 1988, o jornal publicou uma matéria com a foto das três professoras e os motivos que ensejavam a luta por igualdade entre os salários dos professores aposentados e os da ativa. Também foi publicado telefones de contato, caso alguém quisesse se engajar na discussão. Qual não foi a surpresa que o movimento foi um verdadeiro sucesso! Os telefones não paravam de tocar o movimento crescia pelo interior do estado. Já àquela época, o grupo de professoras daria início à peregrinação pelos corredores desta Assembleia Legislativa. Conversavam com os deputados, solicitavam audiência com o governador, visitaram as demais entidades do magistério para que estivessem mais atentos às demandas dos aposentados.

E mais. Cartas. Cartas aos jornais com a publicação de um abaixo-assinado no Jornal Folha de São Paulo, cartas aos novos companheiros do interior e tantas outras reuniões, sem a mínima estrutura e gastando dinheiro do próprio bolso. E o grupo foi crescendo, foi se expandindo e, ainda, naquele mês de março de 1988, essas mesmas professoras aposentadas seriam entrevistadas pela então TVS, atual SBT.

A recepção por parte das outras entidades do magistério foi positiva e houve até convites para o trabalho conjunto. Foi assim que o Mampe começou a participar da reunião do chamado Grupo dos 19, mesmo não sendo uma associação juridicamente formada.

Em abril de 1988, o Mampe realizou seu primeiro ato público em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação, no antigo Colégio Caetano de Campos, na Praça da República, no Centro de São Paulo. O evento contou com a presença de servidores aposentados e da ativa e a principal proposta aprovada nessa assembleia foi o pedido formal ao governo para que o Grupo dos 19 fosse transformado no Grupo dos 20, dando uma vaga para os aposentados do magistério. O pedido foi aceito, então, por Alberto Goldman, Secretário de Administração, à época. O Mampe agora participaria de reuniões no Palácio do Governo, com direito a voz.

Concomitante ao trabalho feito pelo grupo de professoras, na capital, no interior outros grupos surgiram ou já começavam a ser criados. Havia equipes em Bauru a Apampo, em Ribeirão Preto também com o nome de Apampo, em Campinas a Aspac, em Marília também Apampo, São José do Rio Preto a Arpa e, em Mogi das Cruzes, a UAE. Todos os movimentos foram se unindo e surgiu cada vez mais a certeza de que uma nova associação surgiria para aglutinar toda mobilização espalhada, criando uma associação forte e com personalidade jurídica.

E 1994 foi o ano! Nos meses de setembro e outubro foram realizados dois grandes encontros - o primeiro em Campinas e outro em São Carlos. Nesses dois eventos reuniram-se todos os movimentos dos servidores aposentados do estado de São Paulo. Surge, então, o embrião da nova entidade, cuja missão seria unir a todos, defender de forma mais contundente o professor aposentado, protegendo da discriminação e dos cortes salariais promovidos pelo governo.

Eis que, em 18 de outubro de 1994, em uma assembleia na cidade de Ribeirão Preto e com a presença de representantes de todo o estado fundou-se a Apampesp, também contando com a presença de outras entidades na reunião, como o Sindicato Demo, Centro do Professorado Paulista, Apeoesp, Afupesp, Apase e o Consesp.

A Apampesp nasceu grande, em âmbito estadual, com sua sede central que era aquele grupo das professoras recém-aposentadas, que já contava com mais de mil e setecentos associados e todos os demais movimentos já existentes foram transformados em sedes regionais. Ao todo, a Apampesp, em 1994, nasceu com mais de quatro mil e seiscentos associados.

E, ao longo do processo histórico, a Apampesp só cresceu. Cresceu em liderança, tornando-se a associação de referência no estado de São Paulo e no Brasil, na luta pelo professor aposentado; cresceu em simpatia, pois suas professoras aposentadas, pela forma de conduzir o trabalho e até de puxar a orelha dos parlamentares acaba por amolecer as personalidades mais frias; cresceu em patrimônio. Inicialmente foi um grupo que trabalhava junto ao Centro do Professorado Paulista e à Liga do Professorado Católico. Depois, com o apoio do advogado, Dr. Antonio Marmo, a Apampesp viu sua primeira sede funcionar na Rua Dr. Cesário Mota Junior, próximo à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E, hoje, conta com dois andares próprios no Palacete do Chá, na Rua Coronel Xavier de Toledo. Tem ainda mais de 20 escritórios e sedes regionais espalhadas pelo estado e contabiliza, hoje, mais de 23 mil associados, que ratificaram a luta daquele pequeno grupo que deu início a tudo.

Eis o histórico. (Palmas.)

Eu passo ao Davi Zaia para continuação do trabalho.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Registro, neste momento, a presença do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que também honra aqui esta Sessão com a sua presença. (Palmas.)

Agora, nós assistiremos a um vídeo da Apampesp.

 

* * *

 

- É feita apresentação de vídeo institucional. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito bem. Com a apresentação feita pelo Sylvio e mais o vídeo, temos um pouco da história da Apampesp.

Eu passo a palavra, agora, ao deputado Arnaldo Faria de Sá, para que faça a sua saudação nesta nossa Sessão Solene.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Bom-dia a todas as professoras da Apampesp e aos professores da Apampesp.

É uma alegria para nós estarmos aqui.

Eu queria cumprimentar nosso presidente Davi Zaia. Obrigado, Davi, pela oportunidade de prestarmos esta justa homenagem aos 20 anos da Apampesp.

Eu queria cumprimentar a professora Wally sabendo que, neste momento, cumprimento toda Diretoria, todos os professores da Apampesp.

Eu tenho a alegria e a satisfação de conhecer a Apampesp, desde sua fundação, 20 anos atrás. Por isso, eu tinha um compromisso, hoje, pela manhã, em Bertioga, e eu falei: “Tem um jeito que eu tenho de sair correndo de lá e chegar a tempo na Assembleia para poder dar um abraço na Apampesp por essa maravilhosa conquista”.

Eu me lembro que, no início da reforma da Previdência do grande FHC, a gente sabia que a gente teria uma série de problemas. E, naquela época, eu encontrei o Gozze e o Bonafonte numa reunião, no Guarujá, eu disse que havia necessidade de a gente se mexer, porque, do contrário, a gente ia ser solapado. E o Julio falou: “Esse deputado é folgado!” Falou um monte de coisa que ele falou para nós e, na verdade, você viu, Júlio, que a gente tinha razão. E o Edson, do Mosap, também está aqui, veio de Brasília, que acompanha essa luta toda.

E, na verdade, naquela reforma da Previdência de FHC, final de 1998, nós só não tivemos um prejuízo maior porque, sem dúvida nenhuma, nós conseguimos aprovar um DVS 48, feito pela professora Hilda, de São Vicente, que todo mundo achava que ela era professora de Português, da forma que ela redigiu a emenda, e ela era professora de Matemática. E a gente conseguiu resolver aquela questão, na época também muito presente lá a professora Dalva, de Ribeirão Preto, que também não está aqui, hoje, as duas não estão aqui e a gente sabe que a luta delas, em Brasília, foi extremamente importante. E a Zilda, de longe, monitorando e encaminhando, permitindo que a gente fizesse aquele grande trabalho.

A nossa homenagem à saudosa Zilda Halben Guerra. Onde ela estiver ela sabe que estará aqui contando com nosso apoio e com a nossa luta. E tenho certeza que ninguém está triste, não. Nós estamos todos alegres porque sabemos da sua luta, que foi extremamente gloriosa, uma luta importante.

As grandes entidades ligadas à Educação Pública, infelizmente, não fizeram o que a Apampesp fez sozinha. E a Apampesp, naquela luta da reforma da Previdência, de FHC, foi extremamente importante. Mais importante, ainda, foi a luta da Apampesp já num outro momento, na reforma da Previdência do governo Lula. Logicamente que a gente não soube, naquela reforma, o que aconteceu, naquele momento, e ela ter sido aprovada em tão pequeno espaço de tempo. Depois acabamos sabendo por que, à custa do mensalão, e sabemos o que aconteceu. Mas não tem nada. Pagaram muitos deles lá na Papuda.

Mas, na verdade, eu sei dessa luta toda da Apampesp também em assuntos paralelos. Lembro o Bonafonte - nossa briga na PEC dos Precatórios. Que luta grande. A Apampesp sempre esteve junto com a gente e, hoje, a gente aguarda a modulação pelo Supremo dessa questão, já que a PEC dos Precatórios foi declarada inconstitucional, como era, realmente.

E para nós, inclusive, é de triste lembrança, porque a gente tinha um grupo que trabalhava junto com a gente nessa luta, “as tricoteiras gaúchas”, e elas sucumbiram naquele acidente da TAM, aqui em São Paulo; aquele avião da TAM que caiu no Aeroporto de Congonhas e que levava “as tricoteiras gaúchas” para Brasília, para a gente impedir a aprovação da PEC. A PEC foi aprovada pela reunião avassaladora da chamada base aliada e a gente sabe de que forma aquilo foi aprovado. Mas, depois, veio um tempo e o Supremo derrubou a PEC dos Precatórios. Está faltando modulação e eu tenho certeza de que agora - já discuti com o ministro presidente Ricardo Lewandowski a necessidade de resolver essa matéria de forma definitiva, como também a questão da “desaposentação”. E já está marcada a votação, para o dia 29 de outubro, da “desaposentação”. Queremos marcar também uma reunião para resolver a questão na modulação dos precatórios. E essa luta tem sido extremamente importante.

E várias entidades deveriam estar na luta e, infelizmente, não estão. E a Apampesp, sozinha, vai brigando. É uma entidade estadual que conseguiu uma vitória de âmbito nacional. No Plano Nacional de Educação só se manteve a questão dos professores na verba do Magistério pela luta da Apampesp. Parabéns à Apampesp. Vocês, sozinhas, conseguiram uma vitória nacional e as entidades nacionais da Educação não fizeram nada. Muito pelo contrário. Elas queriam tirar os professores da verba do Magistério. Uma luta sozinha da Apampesp.

A Apampesp sozinha manteve, lá no meu gabinete, em Brasília, o seu local de encontro, a sua trincheira, e conseguiu aquilo que parecia impossível: manter os professores na verba do Magistério no Plano Nacional de Educação, em que havia, tanto do relator da Câmara quanto do relator do Senado, a clara intenção de extirpar. Inclusive, tive uma briga muito feia com o Senador José Pimentel, que já tinha prejudicado a gente na reforma da Previdência do governo Lula e que queria, de novo, agora, no Plano Nacional da Educação, também tirar os professores.

Foi uma luta intensa! E tenho certeza de que o Edson Bozzatto acompanhou essa luta e sabe que foi difícil a gente conseguir essa condição. Mas uma entidade que não tem apoio oficial, entidade que não deve favor para ninguém, consegue uma luta extremamente importante.

Vinte anos da Apampesp, sem dúvida nenhuma, é uma história. Uma história de quem conseguiu fazer história, história real, história concreta que eu vivi, de que eu participei, que eu acompanhei.

E tenham certeza de uma coisa. É a primeira cerimônia aqui na Assembleia, em que eu estou em São Paulo, depois das eleições. Eu queria agradecer o apoio da Apampesp, que foi fundamental para que eu pudesse continuar deputado, lá em Brasília, representando a Apampesp. (Palmas.)

Eu tenho certeza que muitas entidades certamente têm espaço no meu trabalho político, mas tem uma que tem um espaço especial, um espaço de destaque, o espaço de carinho, o espaço de respeito, de valorização e, acima de tudo, de reconhecimento. Eu ainda sou aluno do tempo em que a professora era mestra. Hoje, lamentavelmente, professora é “a tia”, “o tio”. Acabou tudo. Acabou o respeito, acabou a valorização. Primeiro por culpa do próprio estado e do município, que acabam não valorizando os professores. O Brasil está na crise em que está por falta de educação. E a falta de educação não é culpa das professoras, não é dos professores. A culpa é do Poder Público, que não sabe dar valorização, respeito e dignidade aos professores, para que eles possam continuar fazendo este País mudar essa tônica.

Se quiserem mudar este País, já disse isso a governantes, se quiserem mudar este País, comecem pela valorização dos professores. A hora em que se valorizar os professores, certamente, nós teremos a oportunidade de mudar a história do futuro deste País, seja lá quem for o governante, não importa quem seja. O que importa é que se valorize a educação. A educação é base de tudo. Se a gente tiver essa base forte, daqui a dez, 15 ou 20 anos, nós seremos outro país, mas se a base for fragilizada, for vilipendiada, for atacada como é aqui em São Paulo, nós sabemos o que acontece. Professores da ativa têm um adicional, ganham uma suplementação aqui ou ali. Por que tem esse adicional ou suplementação? Para não ser passado para os professores aposentados. Essa história tem de acabar, tem de acabar de uma vez por todas, até porque professor é professor, na ativa ou aposentado, para a vida toda e nós temos de saber valorizar os professores.

É por isso que com toda dificuldade fiz questão de estar presente aqui, hoje. Não abria mão. Fui convidado inclusive para ser palestrante da Comissão Nacional dos Advogados do Brasil, lá no Rio de Janeiro, também no dia de hoje e abri mão, porque para mim era muito mais importante estar aqui, participar dessa luta dos 20 anos de Apampesp.

Parabéns à Apampesp! Parabéns, professores de São Paulo e do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado pelas palavras, deputado Arnaldo Faria de Sá.

Convido, agora, para utilizar a tribuna o deputado estadual Carlos Giannazi, deputado aqui desta Casa e também professor. Tem a palavra o deputado Carlos Giannazi.

Enquanto isso, mais um anúncio por parte do Sylvio Micelli.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Obrigado, deputado Davi Zaia.

Antes do deputado Carlos Giannazi, me foi feita uma correção aqui. A Arpa era de São José do Rio Pardo. A correção já está anotada aqui. É que são tantas as informações que, às vezes, a gente acaba se confundindo mesmo.

Também nomear a presença do professor Palma Filho, do Fórum Estadual da Educação.

Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Tem a palavra o deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Bom-dia a todas e a todos.

É um prazer enorme estar aqui nessa homenagem aos 20 anos da Apampesp.

Eu quero saudar a presença de todas vocês aqui no plenário da Assembleia Legislativa.

Cumprimentar aqui o presidente da sessão, deputado Davi Zaia; o deputado Arnaldo Faria de Sá, que acabou de fazer um pronunciamento.

Cumprimentar toda a direção da Apampesp. Todas as entidades presentes aqui participando dessa homenagem, dessa merecida homenagem aos 20 anos de luta da Apampesp.

Eu gostaria de destacar aqui que, na verdade, vocês merecem duas homenagens. Primeiramente, como profissionais da Educação, como professoras, que já deram uma grande contribuição para o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, trabalhando na escola, trabalhando dentro de uma sala de aula. Então, vocês deveriam ser homenageadas, em primeiro lugar, pelo trabalho educacional que prestaram para a rede estadual de ensino.

E a segunda homenagem é esta que está sendo feita, hoje, aqui. É a luta que vocês têm travado em defesa da Educação Pública gratuita e de qualidade, em defesa da valorização do Magistério e participando dos vários movimentos. Sempre encontro. Eu participo praticamente de todas as mobilizações dos servidores públicos do estado de São Paulo, mas, principalmente, as dos professores, as dos profissionais da Educação, que é a categoria a que eu pertenço - sou professor também, trabalhei durante muitos anos na rede estadual e na rede municipal de São Paulo, então, eu sou integrante da carreira do Magistério. Então, tenho participado ativamente de todas as manifestações públicas e fechadas do Magistério paulista e sempre tenho presenciado a participação da Apampesp, participando de todas as grandes mobilizações em defesa da escola pública, do Magistério.

O deputado Arnaldo Faria de Sá já fez aqui algumas citações da participação de vocês na aprovação do Plano Nacional de Educação. Eu já encontrei vocês na luta em defesa da PEC 555, que tenta corrigir um grave golpe contra os servidores públicos, que foi aquele golpe da reforma da Previdência do governo Lula que, praticamente, penalizou os servidores em todo o Brasil. Eu vejo vocês participando da luta pela melhoria do Iamspe, que está abandonado pelo Governo, governo estadual que não investe os recursos que deveriam ser investidos, o hospital está lá abandonado. Eu estive lá, na semana passada, fazendo uma diligência e constatei o abandono do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, os pouquíssimos convênios realizados pelo Governo pelo interior paulista, na Capital e na Baixada Santista. E lá está a Apampesp participando, denunciando, cobrando também nessa área.

Eu tenho encontrado as militantes, as guerreiras da Apampesp na luta para pressionar o Governo a liberar o pagamento dos precatórios alimentares. Nós sabemos aqui, acompanhamos: há uma dívida - o governo estadual deve mais de R$16 bilhões em precatórios alimentares para os servidores, e muitos servidores já estão aposentados e não receberam ainda esses precatórios. E vocês estão lá também fazendo essa luta, fazendo essa militância, lutando aqui na Assembleia Legislativa o tempo todo também.

A última luta que nós travamos aqui foi contra aquela minuta que foi apresentada pelo secretário da Educação, pelo secretário Herman. Uma minuta de reforma do Estatuto do Magistério que, na verdade, era um verdadeiro ataque à carreira, retirando vários direitos conquistados historicamente por vocês, que estavam na ativa quando nós aprovamos o Estatuto do Magistério, em 1985, ainda no governo Montoro. A Lei 444, que depois foi totalmente desfigurada pelos sucessivos governos do PSDB aqui em São Paulo, principalmente pela pior secretária de todos os tempos, que foi a Rose Neubauer, aquela que destruiu, arruinou carreira do Magistério. Nós nunca vamos deixar de denunciar aquela secretária, que destruiu - repito: se a carreira do Magistério está destruída, ela tem uma parcela considerável de culpa.

E vejo vocês também militando contra esse projeto, essa minuta de projeto, uma minuta que foi elaborada pelos tecnocratas, pelos burocratas da Secretaria da Educação, que não conhecem uma escola pública, que nunca pisaram uma escola pública e fizeram uma minuta contra os servidores e contra os aposentados e pensionistas. A minuta era terrível. Para quem leu - nós lemos aquela minuta, nós ficamos estarrecidos. Enfim, ela foi retirada porque vocês também participaram aqui da pressão, daquela audiência pública aqui junto com o secretário da Educação, que não respondeu às perguntas que vocês fizeram.

Por tudo isso vocês merecem muitas homenagens. Esta homenagem é pouca, porque vocês estão dando uma aula de cidadania, de luta em defesa da Educação e de valorização do Magistério.

Eu não posso deixar de registrar também que vocês têm lutado muito contra essa política salarial de bonificação, de meritocracia, de gratificação. Isso tem arruinado a carreira do Magistério, o salário-base dos servidores da Educação e, sobretudo, os próprios aposentados e pensionistas, que são os mais prejudicados ainda por conta dessa política nefasta que foi implantada, principalmente aqui no estado de São Paulo.

Outro ponto importante que eu queria destacar aqui foi que vocês fizeram um verdadeiro contraponto no Congresso Nacional, na aprovação do Plano Nacional de Educação, inviabilizando uma proposta da retirada do pagamento dos aposentados da verba da Educação. Vocês deram uma lição histórica para o Brasil e fizeram o contraponto, porque aqui em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo aprovou, recentemente, aqui na Câmara Municipal, um projeto do prefeito Haddad já começando a retirar os aposentados dos 31% do orçamento da Educação. Então, aqui em São Paulo nós tivemos um retrocesso na Capital; e nós temos de ficar atentos e atentas a esse movimento, porque vários setores querem retirar o pagamento dos aposentados e pensionistas da Educação do orçamento da Educação. E esse procedimento administrativo representa também um golpe contra os servidores da Educação.

Mas vocês estão no caminho certo e deram uma lição histórica no Brasil. Então, por tudo isso que nós estamos aqui fazendo e participando dessa honrosa homenagem aos professores e professoras da Apampesp.

Muito obrigado. E parabéns pela luta. E nós vamos continuar lutando muito, principalmente, no ano que vem, porque, infelizmente, o governo Alckmin foi reeleito e é um governo contra os servidores da Educação. Vocês sabem. Mas nós estaremos aqui lutando, montando trincheiras de luta contra esse Governo nefasto que tem arruinado aqui todas as carreiras dos servidores públicos.

Muito obrigado e um abraço a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado pelas palavras, deputado Carlos Giannazi.

Neste momento, nós vamos ter uma homenagem em memória - homenagear uma das fundadoras e presidente da Apampesp, por 18 anos - à professora Zilda Halben Guerra. A professora Wally Ferreira Lühmann fará a entrega de flores à Sra. Márcia Guerra Leal, filha da professora Zilda.

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - A professora Wally aproveita este momento de homenagem à professora Zilda Guerra para homenagear todos aqueles que já participaram da história da Apampesp que estão no andar de cima e que, certamente, logo, logo nós encontraremos. Então, todos os que participaram da luta que se sintam homenageados na figura da Márcia, filha da professora Zilda Guerra, que dispensa apresentação, uma das fundadoras da Apampesp. Parabéns, Márcia.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu vou passar a palavra, agora, à Sra. Wally Ferreira, que fará aqui o seu pronunciamento nessa homenagem aos 20 anos da Apampesp, de luta da Apampesp.

 

A SRA. WALLY FERREIRA LÜHMANN DE JESUZ - Estar aqui na Assembleia é sempre uma emoção para a gente. Não adianta. Não é deputado, nem nada, mas sempre emociona.

Sr. Presidente Carlos Giannazi; Sr. Deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o deputado que saiu, Davi Zaia.

A todos vocês que estão aqui, mas, principalmente, aos colegas de trabalho na luta que é a luta em todo o estado, em todo o Brasil de todas as entidades - porque nós somos todos um só. Não existe esta ou aquela entidade. Nós somos bastante unidas, graças a Deus, a todas as entidades presentes, num trabalho sempre uníssono.

O meu discurso não é discurso. Queria apenas lembrar alguns fatos, algumas coisas que nós temos vivido nesta Assembleia.

O deputado lembrou a luta, em Brasília, quando nós começamos lá. Mas quando nós começamos, realmente, foi aqui em São Paulo, na luta que já foi lembrada, uma notícia no jornal que fazia diferença entre o salário do ativo e do inativo, uma gratificação que ia ser dada para o ativo e não daria para o inativo. Então, começou, realmente - o Sylvio já contou: de reuniões em reuniões e fomos crescendo. Mas só que havia uma luta aqui na Assembleia, porque era uma lei que estava aqui, era um projeto de lei que estava sendo votado aqui, então, foi a primeira guerra que nós tivemos, realmente, de lutar aqui na Assembleia contra essa discriminação que, infelizmente, acaba nos perseguindo sempre.

Mas nessa luta que nós temos tido, eu quero agradecer a todo o pessoal da Apampesp, aos nossos associados, aos nossos regionais, diretores de escritórios. Por que quantas e quantas vezes nessas lutas nós só falamos que temos um problema - qual é o problema? E imediatamente já se fazem caravanas imensas e lotamos aqui a Assembleia contra este ou aquele decreto ou lei complementar ou uma simples lei; sempre que venha contra nós, nós estamos na luta. Mas a luta não é de uma pessoa, a luta é de todos nós, de toda entidade, de uma forma ou de outra.

Eu gostaria de lembrar a luta da professora Hilda que, infelizmente, no momento, se encontra adoentada, mas se Deus quiser - quase ela esteve aqui, ela só não veio porque nós ficamos com medo da emoção -, mas a Hilda já está quase retornando entre nós. (Palmas.) A inteligência, a sagacidade da Hilda, lutando aqui, mas, principalmente, em Brasília, contra as leis, sempre orientada pelo deputado Arnaldo. A Hilda consegue um diálogo, uma guerra, quase no diálogo e nos seus discursos mudar a votação daquilo que estava sendo planejado e virar, como deveria ser.

Neste último ano, na luta em Brasília, nós tivemos novamente o Plano Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação é Plano Nacional de Educação para quem está na ativa, mas, para o aposentado, tem um significado especial, porque, embutido nele, vem sempre alguma coisa que nos dá muito medo - que é tirar o aposentado da verba da Educação. Então, novamente, a Apampesp esteve em Brasília na luta, quase uma guerra. Em todas as sessões, em todas, sai uma caravana daqui, chega a Brasília, chega lá, mudou, não é hoje, é amanhã, mas sempre constante em Brasília, na luta.

Então, a Apampesp não é de uma pessoa só. Somos todos nós que estamos lá, de todos vocês, especialmente, porque eu sozinha, a Zilda sozinha, nós não teríamos feito nada se nós não tivéssemos vocês em toda a retaguarda e, principalmente, nós estivéssemos sempre contando com os colegas que estão aqui.

Eu quero destacar duas homenageadas - três, para falar a verdade. Quando nós começamos a luta, como foi? Uma telefona para a outra, a gente precisava de um lugar para se reunir. Onde é que nós vamos nos reunir? E nos foi oferecido o CPP. E ali quase à testa, praticamente, a luta começou com a Loretana nos apoiando, nos conduzindo e nos orientando e dando força para o nosso trabalho, dando para nós o auditório para que nós reuníssemos e tudo mais. Era o CPP e era um grupo de aposentados, não era a Apampesp, era um de aposentados, mas que, aí, foi crescendo, crescendo, crescendo.

Quando nós já estávamos quase com o estatuto pronto, já era a Apampesp, nós fomos mostrar esse estatuto para um advogado para que ele visse para nós o que era esse estatuto, como era e também porque precisaríamos da assinatura de um advogado. Então, nós mostramos para o Dr. Marmo que leu e falou quem tinha feito, éramos praticamente nós, e da professora Valquíria, principalmente, que agora não está aqui. Nós fizemos o estatuto, ele leu e ele falou assim: “Eu gostaria muito, um advogado precisa assinar. É com muito orgulho que eu vou assinar esse estatuto de vocês”. Então, Dr. Marmo, com muito orgulho, nós agradecemos ao senhor. E mais. Ele perguntou: “Vocês têm onde ficar?”

Não! Não! Espera aí. Eu pulei um pedaço. Eu pulei um pedaço, porque nós começamos a trabalhar. Depois que saímos do CPP, nós fomos para a Liga, a Liga do Professorado Católico. Então, Amelinha nos abrigou lá, Amelinha nos deu todo apoio. As reuniões passaram a ser feitas, nosso trabalho de receber o associado, como vai ser e tal, era na Liga do Professorado Católico, que a Amelinha nós agradecemos bastante, não esquecemos nunca. Ficar velha, a memória atrapalha um pouco, às vezes, mas você está em nosso coração e nós não nos esquecemos.

Continuando com o Dr. Marmo, quando ele assinou, ele perguntou, porque nós usávamos uma sala que era uma sala de reunião pequena na Liga. E era muita gente que entrava e saía e quase que atrapalhava o trabalho da Amelinha, mas ela nunca se queixou. “Vocês têm onde ficar?” Não, nós não temos. “Venham comigo! Eu tenho uma sala com telefone, uma sala que era meu escritório, eu tenho uma sala prontinha e eu cedo para vocês essa sala, graciosamente, e vocês só vão pagar a despesa que vocês, porventura, fizerem!” E, na mesma hora, nós saímos, fomos até o escritório do Dr. Marmo, onde ele nos apresentou o escritório que foi nosso durante algum tempo e ali nós começamos a trabalhar. Então, é um agradecimento ao Dr. Marmo, também na sequência. (Palmas.)

Só que teve outra coisa. Como a vida ou Deus encaminha as coisas para nós, tudo teve uma sequência. Nesse prédio, no elevador, encontramos um dia com um senhor que era presidente de um sindicato, de alguma coisa, porque ele era federal.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Da Acafe.

 

A SRA. WALLY FERREIRA LÜHMANN DE JESUZ - Acafe. Eu não me lembro mais. Obrigada, Sylvio.

E ali começamos a conversar, mas a gente não entendia nada de sindicato, de sindicalismo, de briga. Ainda não éramos não. Nós não entendíamos nada de onde ir para onde. Essa pessoa, infelizmente é um dos homenageados que não vai estar aqui, por motivo de doença. O Edison vai representar o Sr. Domingos. Vocês ouviram falar no Sr. Domingos, quantas e quantas vezes. Infelizmente, o Sr. Domingos não está bem de saúde, ele está passando por um momento doloroso na vida dele e não vai poder estar presente, não está presente. Mas o Sr. Domingos que nos introduziu na luta de Brasília. Chegou a pagar ônibus para nós. Nós lotávamos o ônibus, e nós não tínhamos nem dinheiro, e o Sr. Domingos pagou o ônibus para que nós fôssemos lá. É. Aí ficou Mosap. Agora Mosap.

Então, vocês vejam que eu acho que nós começamos com a mão de Deus, porque nós tínhamos a melhor das intenções. Nós não queríamos agredir ninguém, nós não queríamos brigar com ninguém. Nós só não queríamos uma injustiça que estava sendo feita. E foi tudo encaminhando de uma maneira que nós tivemos tudo sempre em nosso tempo. Então, por isso, nós estamos homenageando algumas dessas pessoas que eu falei.

Nós temos aqui na Assembleia vários deputados, mas o primeiro que nos apoiou, o primeiro que nos deu a mão foi o deputado Mauro Bragato, porque um pouco antes da 836, que nós começamos a brigar, um pouco antes, os professores que se aposentavam só havia uma jornada, uma jornada parcial. Então, aqueles aposentados não tiveram a oportunidade de ampliar a jornada e o valor da jornada parcial era muito pequena, muito pequena. Se agora a jornada dupla para nós é tão pequena, imagine naquela época com uma jornada parcial. Então, o deputado Bragato fez e conseguiu um Projeto de Lei 781, transformando a jornada do professor que se aposentou em jornada parcial, porque era só aquela que havia, ampliando a jornada. Então, nós devemos isso também, esse trabalho ao deputado Bragato. E eu acho que ele gostou da nossa luta e continuou conosco sempre. (Palmas.)

No decorrer do tempo, nós vamos encontrando outros deputados que nos vão apoiando também - deputado Giannazi, deputado Davi Zaia, são constantes conosco e outros que eu não gostaria nem de enumerar, porque são muitos e muitos aqueles que nos ajudam. Então, isso não é um discurso. Na realidade, é um agradecimento a todos esses que têm nos orientado, nos acompanhado e trabalhado conosco.

Agora, não esquecer nunca das entidades, não só do magistério, todas as entidades que sempre estiveram conosco. Cada entidade - cada entidade que está aqui é um pedacinho de tudo aquilo que nós fizemos e do que fazemos. (Palmas.) Cada uma tem alguma coisa a nos orientar, a nos ajudar, nos apoiar e empurrar também. Então, o agradecimento a todas as entidades, confederação, federação e sindicatos que estão aqui. E ao Edison, lá em Brasília, agora, no Mosap, o Edison também quase que substituindo o Sr. Domingos, mas com o mesmo valor, com o mesmo rigor, com a mesma vontade e com o mesmo apoio conosco.

Agora, falar do Julio não adianta. Dr. Julio. Esse é o nosso quase que orientador em todos os sentidos, não só como advogado, como orientador dos direitos, mas ele nos acompanha sempre, sempre, sempre, tal como todos estão. Então, eu agradeço a todos. (Palmas.) Não vou nem nomear os que estão aí. Rita, na Assembleia, todo mundo. O Lineu, o Gozze que estava aqui que é da Federação Associativa, Federação Sindical. O Gaspar das federações, das associações da Assembleia que são diversas. Então, muito obrigada a todos.

E que Deus nos conserve com saúde e com disposição para continuar na luta, embora a gente gostasse, realmente, de ficar em casa tranquilamente, em vez de sair viajando feito louca. Mas, enquanto houver necessidade, nós estaremos fortes e na luta. A Zilda se foi, mas o que ela plantou em nós ficou para sempre e nós vamos sempre fazer jus àquilo que ela nos ensinou e nos apoiou.

Obrigada a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Davi Zaia.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado, a Sra. Wally Ferreira pelas suas palavras e pela emoção com que aqui se dirigiu a todos.

Nós vamos agora, na sequência, proceder, então, à homenagem já anunciada para todos os que, nesses 20 anos, participaram de alguma forma da história da Apampesp.

Inicialmente, convido a professora Amélia Saldiva, da Liga do Professorado Católico, para receber a sua homenagem. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Uma salva de palmas.

Professora Amélia Saldiva, nascida na cidade de Jaú, e com uma carreira sólida como delegada de ensino e educadora, Amélia Saldiva presidiu, por cerca de 10 anos, a Liga do Professorado Católico. Nessa época, se tornou associada da Apampesp e cedeu uma sala na sede da Liga, para que fossem realizadas as primeiras reuniões na entidade. Depois de ter recebido o título de honra ao mérito pela Assembleia Legislativa, agora é a vez de a Apampesp homenageá-la e reconhecer a importância de sua participação nessa luta.

Uma salva de palmas à professora Amélia Saldiva.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Nomeamos a presença do deputado estadual Fernando Capez. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Tem a palavra, para agradecer, a professora Amélia Saldiva.

 

A SRA. AMÉLIA SALDIVA - Falar alguma coisa sobre a Apampesp? Não tem o quê. Porque os dois deputados falaram tão bem e o que a Apampesp é que eu não posso acrescentar mais nada, nada, nada.

Eu só quero cumprimentar a Wally pelo que ela está fazendo e já fez. Eu sempre digo que a Apampesp é um órgão que realmente defende o professor. Porque não é a diretora, não é a presidente da Apampesp. São os sócios que todos colaboram intensamente.

Outra coisa. Todos nós precisamos um do outro, porque, sem uma mão nós não podemos bater uma palma. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado, mais uma vez, à professora Amélia.

Convido, agora, para receber a sua homenagem, a professora Loretana Paolieri Pancera, do Centro do Professorado Paulista.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Professora Loretana Paolieri Pancera, natural de Piracicaba e formada em Pedagogia, atual presidente do CPP - Centro do Professorado Paulista. Tem uma carreira destacada pelas quase sete décadas de vida dedicadas ao magistério, sempre lutando para melhorar as condições de trabalho dos professores e a qualidade de ensino. Durante esse período recebeu inúmeros prêmios, entre eles o título de “Cidadã Paulistana” pela Câmara Municipal de São Paulo. No decorrer dos vinte anos da Apampesp sempre foi uma parceira da entidade, abrigando grande grupo de aposentados que começava a surgir.

Uma salva de palmas e, com a palavra, a professora Loretana Pancera. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. LORETANA PAOLIERI PANCERA - Eu prometo que não vou fazer um discurso. Mas eu estou aqui representando o nosso presidente, professor José Maria Cancelliero, que mora no interior, e São Paulo, segunda-feira, chegar a essa hora, vocês já viram.

Eu recebo essa homenagem com muito orgulho. A história da Apampesp foi contada desde o primeiro dia, quando a Zilda, a Wally e mais uma outra professora estiveram no CPP. Por felicidade nossa, ela encontrou comigo na sala, no 4º andar, explicando o problema que queria fundar uma associação. Aí, nós demos aquele apoio e aquele incentivo para a Zilda.

Então, esta homenagem, eu quero recebê-la com muito orgulho, com muita honra, principalmente vindo de uma entidade que nasceu pequenininha e se agigantou. Eu quero receber essa homenagem não sozinha, receber essa homenagem com vocês, mas, principalmente, com você, Zilda Halben Guerra. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado, professora Loretana.

Em seguida, convidamos para também receber a homenagem o Dr. Antonio Marmo Petrere, já citada a sua participação na fundação da associação. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Antonio Marmo Petrere, advogado, foi uma das primeiras personalidades a contribuir para a criação da Apampesp. Convicto de que as reivindicações dos professores aposentados eram mais que justas, traçou as primeiras linhas do Projeto de Lei Complementar 781/94, contribuindo, de forma ativa, para aquela que foi a primeira vitória do magistério. Como advogado, ratificou o primeiro estatuto da entidade. De forma generosa, cedeu gratuitamente uma sala que funcionou como primeiro escritório da associação. Em 1998, recebeu o Título de “Sócio Benemérito da Apampesp” e, neste momento, volta a ser lembrado pela associação.

Uma salva de palmas ao Dr. Antonio Marmo Petrere. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ANTONIO MARMO PETRERE - O grau de emoção que eu sinto, neste momento, talvez seja o maior de minha vida, porque a gente está entre amigos, pessoas que reconhecem a luta que a gente teve por um grande momento em nossa vida.

Eu não posso deixar de citar a lembrança do professor Roberto Augusto Torres Leme, que foi presidente da Udemo. Foi essa pessoa de coração tão bondoso que fez tanto pelo magistério que nos apresentou dona Zilda, dona Wally e, juntos, pudemos começar um trabalho que acabou redundando na criação e formação da Apampesp.

Eu agradeço muito por essa homenagem que eu estou recebendo, agora, e espero realmente sempre poder estar contando com o magistério e que a luta da Apampesp continue sempre e seja vitoriosa.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Devolvamos a palavra para a professora Wally.

 

A SRA. WALLY FERREIRA LÜHMANN DE JESUZ - No meu histórico, me perdoe, pelo amor de Deus, Udemo. Perdoa velho, ? Realmente, eu tenho recorte dos jornais, no começo, antes de ser Apampesp. Naquelas reuniões nós tivemos CPP, Apase, Udemo. Nós fizemos reuniões na Udemo também para falar com os professores a respeito da diferença e que viessem lutar conosco. Desculpem. A lembrança do Roberto é sempre querida entre nós.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito bem. Obrigado.

Agora, para receber a sua homenagem, homenagem ao Sr. Domingos Travesso, convido o Sr. Edison para receber, em nome do Sr. Domingos, também a homenagem.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Edison Guilherme Haubert, presidente do Instituto Mosap, lá de Brasília para cá, para homenagear a Apampesp.

Eu vou falar rapidamente da biografia do Domingos Travesso. Teve um papel de destaque na elaboração da Constituição de 1988, ao defender os interesses dos aposentados e pensionistas. Na ocasião, ajudou a formar o Movimento de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas - Instituto Mosap e também é membro do Conselho Consultivo do Movimento. Atualmente, a sua luta pelo interesse dos aposentados continua empenhando-se na aprovação da PEC 555/2006 - eu até sonho com essa PEC já, visando a extinguir a injusta cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, tema de grande valia e de interesse da Apampesp.

Uma salva de palmas ao Domingos Travesso, aqui representado pelo atual presidente que sempre foi o braço direito do Domingos, lá no Mosap, nosso querido amigo de Brasília para cá, Edison Guilherme Haubert tem a palavra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - Bom-dia a todos e a todas.

Eu quero cumprimentar o deputado Davi Zaia, presidente desta sessão, deputado Giannazi.

Cumprimentar também com muita ênfase o deputado Arnaldo Faria de Sá, nosso grande timoneiro no Congresso Nacional. Quando digo Congresso Nacional é Câmara e Senado Federal, porque o trabalho dele é intenso, conhecido de todos, mas ele, sobretudo, sabe como ninguém se desenvolver e se envolver lá dentro do Congresso Nacional.

Eu quero cumprimentar a Apampesp por essa justíssima homenagem que recebe da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do povo do estado de São Paulo pelos relevantes serviços prestados à comunidade do estado de São Paulo.

E quando falo em Apampesp, desde que eu me aposentei e entrei para o Mosap, nenhum dia sequer nós pudemos desenvolver nossas ações sem contar e pensar na Apampesp. Portanto, esta associação - e eu considero as professoras, lá em Brasília nós as chamamos carinhosamente “as professorinhas”, sentido mais bonito da palavra que a gente possa imaginar, as nossas carinhosas professorinhas e nossas segundas mães, porque todo brasileiro passou primeiro por uma professora, segunda mãe na construção de cada personalidade desses brasileiros.

Portanto, quero agradecer demais à Apampesp a lembrança que vocês tiveram a generosidade hoje de fazer ao Domingos Travesso. Domingos Travesso, ainda hoje, é uma referência nacional de garra, de busca do reconhecimento, do resgate da dignidade de cada um dos servidores aposentados e pensionistas deste Brasil. (Palmas.)

E eu sinto isto em todas as regiões que a gente anda. Eu estou voltando de Manaus, estive até sábado em Manaus. Precisam verificar. Eu pude sentir, de todas aquelas entidades que participavam de um grande movimento de aposentados e pensionistas a importância e o carinho que eles dedicam ao fundador do Mosap, pela importância que, hoje, o Mosap tem no Brasil inteiro e aí apoiado fortemente por todas as entidades, mas apoiado, sobretudo, sempre, pela Apampesp.

Lembro-me de um episódio em Três Lagoas, uma homenagem ao ex-senador Ramez Tebet. Quem lá esteve com seis ou sete ônibus, não me lembro, foram as professorinhas de São Paulo juntamente, lógico, com outros diretores e outras entidades do Brasil inteiro.

Portanto, a presença de vocês, a presença da Zilda Halben Guerra, a presença da Wally, a presença da Hilda, em Brasília, é fundamental para tudo aquilo que vocês até hoje conseguiram e graças a vocês no Plano Nacional de Educação lá estão os aposentados, nas verbas do Plano Nacional de Educação. Isso é graças a vocês da Apampesp.

Portanto, o Domingos Travesso, se aqui pudesse estar, ele diria simplesmente a vocês: Muito obrigado pela generosidade de vocês, muito obrigado pela compreensão que vocês tiveram, historicamente, desse movimento e muito obrigado, sobretudo, pelo carinho e pelo respeito à dignidade de cada um dos professores deste Brasil.

Vocês representam os professores do Brasil inteiro. E com estas palavras, as minhas homenagens a cada uma de vocês. E com essa garra e com essa força, com a companhia, novamente, do Arnaldo Faria de Sá, em Brasília, se Deus quiser, ainda este ano, nós juntamente com todas as entidades aqui presentes, com todas as demais entidades que aqui não puderam estar, nós vamos, se Deus quiser, aprovar a nossa famosa PEC 555. (Palmas.) Que resgata e corrige um pecado do Poder Executivo, um crime, como diz a professora Wally e uma chancela que nós jamais esperaríamos do Congresso Nacional em votar uma matéria dessa grandeza e, sobretudo, a nossa incompreensão em relação ao Supremo Tribunal Federal que também se curvou às forças e pressões do Poder Executivo então vigente.

Portanto, minha gente, com vocês, com a garra de vocês, com as lições de vocês, se Deus quiser, nós vamos resgatar o nosso direito sagrado de podermos viver como aposentados e pensionistas com dignidade, não tendo de mais pagar uma contribuição que não é para nós, mas, sim, é para superávit primário e outras situações.

Portanto, parabéns à Apampesp, hoje. Parabéns a todos quantos pertencem aos seus quadros. Parabéns às professoras aqui de São Paulo. Parabéns à Loretana! Parabéns à Amélia! Parabéns ao Julio! Parabéns, enfim, a todos aqui que estão aqui porque todos nós reconhecemos. Parabéns à Udemo! Parabéns ao Sinesp, não sei se está aqui. Enfim, todos quantos militam na área do resgate do servidor público ativo, aposentado e pensionista. Todos nós merecemos a dignidade e o reconhecimento do poder público e da sociedade brasileira, porque nós ajudamos a construir este País, vamos ajudar e continuar a construir este grande País, mas com aquela certeza de que, hoje, eu digo hoje, ainda neste ano, seremos reconhecidos pelo Congresso Nacional.

E, para isso, minha gente, a força de vocês é muito importante. Vamos brigar, em Brasília, ainda logo depois das eleições do segundo turno. Vamos aprovar a nossa PEC e, se Deus quiser, a PEC 170, que também traz paridade a quem se aposenta por invalidez permanente, e outras matérias mais que fazem jus a tudo aquilo que nós, como servidores públicos, como servidores aposentados e pensionistas merecemos e temos direito, e para isso nós lutamos.

Parabéns a todos.

Parabéns aos deputados aqui da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Parabéns ao deputado Arnaldo Faria de Sá.

E parabéns à Apampesp.

E Deus nos guarde para muitas outras lutas.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado, senhor Edison.

Agora, convido a senhora Wally Ferreira para prestar homenagem ao deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Deputado Arnaldo Faria de Sá, advogado, contabilista, jornalista, radialista, professor e político recentemente reeleito para seu oitavo mandato como deputado federal pelo estado de São Paulo.

Arnaldo Faria de Sá atualmente, um dos nomes mais expressivos do Congresso Nacional. Desde o início de sua carreira política protagonizou inúmeros debates em defesa dos aposentados. Seu apoio à Apampesp começou ainda na década de 90, quando contribuiu para a fundação da associação. Juntos a entidade e o parlamentar já participaram de batalhas homéricas em Brasília, como a derrubada da chamada PEC do Calote dos Precatórios, a Emenda Constitucional 62, o Estatuto do Idoso e a atual defesa dos aposentados no Plano Nacional da Educação. Pelo espírito combativo, timoneiro, como disse Edison, há pouco, se tornou sócio benemérito da Apampesp.

Uma salva de palmas ao deputado Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. WALLY FERREIRA LÜHMANN DE JESUZ - Eu acho que eu já falei bastante do deputado Arnaldo e todos nós o conhecemos bem. Então, é quase que chover no molhado. Mas, com muito orgulho, com muita gratidão, eu me lembro quando eu fui com a Zilda a primeira vez, o deputado Arnaldo ainda não era deputado, se não me engano, eu acho que ainda não era. Ele tinha um programa na rádio e defendia aposentados. E nós fomos, a primeira vez, pedir para ele nos ajudar. Então, também remonta lá ao passado que nós ficamos assim dependendo dele, brigando, e ele sempre nos ajudando cada vez mais.

Muito, muito, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Eu queria agradecer à professora Wally e em seu nome cumprimentar todos os componentes da Apampesp.

Eu tenho um carinho muito grande pela Apampesp, porque a Apampesp tomou conta do meu gabinete, em Brasília. Meu gabinete é o escritório da Apampesp, em Brasília.

E com muita alegria a gente vê essa luta toda e essas homenagens que são feitas à Amelinha, da Liga Católica, à Loretana, do CPP, ao Antonio Marmo também, no início dessa luta, lembrando o Gaspar, na época da Afalesp, agora a Rita. O Gaspar tem um departamento de aposentados, uma luta importante, começou também aqui na Assembleia a associação nos ajudando. O Trujillo, nosso presidente da confederação. Todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, têm colaborado com essa luta da Apampesp.

E eu que tenho contato muito grande com várias entidades costumo dizer sempre: “Aprendam com a Apampesp”. Se as outras entidades aprenderem um pouquinho da Apampesp, certamente, Edison, o trabalho vai ser muito mais profícuo. Você tem razão, a Apampesp é de uma maneira inigualável impertinente. Sabe cutucar, sabe cobrar, sabe exigir, sabe estar presente. Gostaria que todas as entidades do Brasil tivessem a Apampesp como esfinge. Sem dúvida nenhuma, todas as entidades poderiam lutar e trazer muito mais resultados.

O Edison lembrava aqui, agora, da 555 e da 170. Nós poderíamos até ter votado essas duas PECs a semana passada, havia condição regimental de serem votadas. O Edison mais a Margarida, da Anfip, pediram que não fossem votadas as duas PECs, porque queriam também, dentro do Movimento Una-se, que fosse votado o Projeto 4434, que trata da recomposição de todos os outros aposentados. Então, mostra essa decisão, a decisão do conjunto. Ninguém é nada sozinho. O conjunto é importante. E a Apampesp nos ensina isso: o conjunto. Quantas e quantas vezes a gente vai para uma luta sabendo que é difícil conseguir alguma coisa, mas com a Apampesp se torna fácil, porque ela, permanentemente, está na luta, está em busca de um resultado.

Eu queria dizer, professora Wally, que essa homenagem não é para mim não. Essa homenagem é para toda a Apampesp. Eu quero dividir essa placa em mil pedacinhos, para dar um pedacinho para cada um de vocês. Eu continuo sendo aluno das professoras da Apampesp, e tenho certeza que vocês têm muito a ensinar a mim, ao Giannazi, ao Davi Zaia por tudo aquilo que vocês fazem nessa luta. Sem dúvida nenhuma, a Apampesp é modelo. E tenho certeza que se o Domingos Travesso pudesse estar aqui, ele diria tudo aquilo que o Edison disse e muito mais, desde a luta da Acafe, lá atrás, para chegar ao Mosap; agora, uma luta extremamente importante.

E dizer que nessa luta da questão dos precatórios, que foi citada aqui com muita ênfase pelo Sylvio Micelli, nós temos uma pessoa que lutou demais, enfrentando lá no Supremo essa guerra de forma obstinada e permanente, e que merece também ser homenageada por todos nós.

E o Edison lembrava aqui essa questão dos precatórios. Lamentavelmente, Edison, tanto nos precatórios quanto na votação daquela Adin contra a cobrança dos inativos, o governo tinha o líder dele no Supremo Tribunal Federal. Talvez vocês não possam falar, mas eu posso: Nelson Jobim. Lamentavelmente, esse não merece aplauso, merece uma vaia muito grande, porque ele foi aquele que conduziu a derrota da nossa Adin, ele conduziu junto com Renan Calheiros a questão da PEC dos Precatórios. E tenho certeza que a pessoa que está aqui entre nós, merece essa homenagem, neste momento, por ter lutado de forma obstinada contra a PEC dos Precatórios: Julio Bonafonte! Parabéns, Julio. Você junto com o Madeca fez um trabalho muito importante para impedir a aprovação desta PEC. (Palmas.) Portanto, em Brasília, o gabinete da Apampesp não é meu, é de vocês!

Parabéns! E até a próxima vitória. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado, deputado Arnaldo Faria de Sá. Parabéns pela homenagem.

Antes de dar prosseguimento à sessão, eu só queria registrar que engrandece esta sessão - e a homenagem que é feita aqui aos professores e professoras do Magistério paulista aposentados - a presença de uma delegação composta pelo Exmo. Sr. Osamu Takai, que se encontra aqui em nossas galerias, que é o vice-governador da província de Hokkaido, no Japão. (Palmas.) E também do Exmo. Sr. Reiichi Kato, que é presidente da Assembleia Legislativa daquela província. Eles estão acompanhados de uma comitiva de mais 16 autoridades, deputados e membros do governo, e que participam das comemorações, aqui no Brasil, dos 95 anos da imigração de Hokkaido para o Brasil. E eles estão aqui também acompanhados do deputado estadual Jooji Hato. (Palmas.) Então, cumprimentamos toda a comitiva da província de Hokkaido que visita a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nossas homenagens e nossos agradecimentos pela presença. Muito obrigado.

Agora o Sylvio Micelli convida para mais uma homenagem.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SYLVIO MICELLI - Agora é uma surpresa, porque ela não estava no Cerimonial.

Eu convido o presidente da Federação Sindical, nosso companheiro Lineu Neves Mazano, a prestar uma homenagem à Apampesp, na figura de sua presidente, professora Wally Ferreira Lühmann de Jesuz. Uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. LINEU NEVES MAZANO - Eu quero dizer que esta homenagem da nossa federação é no sentido de um simples reconhecimento do que é importante para a luta dos servidores públicos, a Apampesp.

Nós aqui, a nossa federação, companheiro João Alves, nosso diretor, Marcos Felipe, com outros sindicatos filiados, a Udemo, a Apase, o Sindicato dos Servidores Públicos aqui também presente, nós estamos aqui, Wally, e não poderíamos deixar esta oportunidade de nos manifestar.

Quando recebemos o convite para estar nesta sessão solene, assumimos o compromisso de estar aqui para confirmar tudo aquilo que vem sendo dito, desde a vocação e o comprometimento do deputado Mauro Bragato, quando requereu esta sessão para prestar essa homenagem à Apampesp, o deputado Davi Zaia, presidindo esta sessão, o deputado Carlos Giannazi aqui presente, que já fez o seu manifesto, e também o sempre guerreiro na luta geral dos servidores públicos, dos aposentados trabalhadores, o deputado Arnaldo Faria de Sá, assim como as demais entidades aqui presentes. Por quê? Eu, quando comecei no movimento sindical, na luta dos trabalhadores, já comecei conhecendo a Apampesp. Desde o Clube dos 19, 20, começamos por ali já vendo a luta de vocês. E tem sido exemplo, como foi citado aqui, para todos nós.

A Apampesp é um exemplo de luta, é um exemplo de competência. Desde a sua primeira diretoria, e aqui a Wally presente desde as primeiras discussões sobre o que é a Apampesp, hoje, mas também lembrando, em especial, a dona Zilda, a memória dela. O que ela foi jamais se apagará da consciência de todos nós, assim como a dona Hilda, constantemente lá no Congresso Nacional, nas lutas de interesse geral. Então, é apenas para confirmar, Wally, que você com toda sua diretoria, com toda sua equipe, com todas as pessoas que fazem parte do Magistério no estado de São Paulo, e que é associado à Apampesp, fazem diferença.

Esse reconhecimento é um reconhecimento do conjunto, de todos aqueles que lutam, sejam entidades, sejam parlamentares, e merece sempre o respeito também do Executivo. Muitas vezes respeitam e não atendem, mas consideram, porque se atendessem, nós estaríamos numa condição muito melhor.

Mas estamos aqui, e a luta sempre vai ser assim. Depende de pessoas firmes, de pessoas constantes, de pessoas sérias e de entidades que não se curvam diante de qualquer que seja o embate que ela tenha de enfrentar.

Portanto, parabéns à Apampesp e parabéns à Assembleia Legislativa por essa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Registro, ainda, que nesta sessão também seria homenageado o deputado Mauro Bragato, mas, como não pôde estar presente, receberá, oportunamente, da presidente Wally, da professora Wally, a homenagem merecida. (Palmas.)

Agora, vamos ouvir, mais uma vez, o Coral de Mogi das Cruzes, que fará uma apresentação cantando duas músicas. Convido o Coral para sua apresentação de duas músicas - a primeira “A Banda”, composição, letra e música de Chico Buarque de Holanda e arranjo de Eduardo Carvalho.

Antes do Coral, mais uma palavra da professora Wally.

 

A SRA. WALLY FERREIRA LÜHMANN DE JESUZ - A Apampesp não perde tempo.

Homenageando professor Palma, presidente do Fórum Estadual de Educação, e presente também entre nós, nós agradecemos. Professor Palma é velho conhecido meu, quase que trabalhamos juntos, foi no mesmo lugar. E eu vou aproveitar que ele está aqui para fazer um pedido.

O Fórum Estadual de Educação vai ter um peso grande, eu espero, no Plano Estadual de Educação. Então, professor Palma, por favor. A gente não perde a oportunidade. O senhor está vendo? Estando lá no Fórum e Plano Estadual, não esqueça esse detalhe, de nunca tirar o aposentado da verba da educação, que conseguimos manter no Plano Nacional. E gostaríamos que o senhor ficasse também em nossa defesa. O professor Palma é velho conhecido, velho amigo, e sempre batalhou conosco também.

Muito obrigada.

 

O SR. JOSÉ CARDOSO PALMA FILHO - Agradeço e quero dizer o seguinte, Wally: se está no Plano Nacional, estará no Plano Estadual. Não há dúvida a esse respeito. (Palmas.)

Eu aproveito, peço licença a todos, eu preciso sair porque eu tenho um compromisso agora, à uma hora. Mas eu gostaria de simplesmente cumprimentar a Assembleia Legislativa por essa justa homenagem que está prestando à Apampesp.

E apenas relatar um rápido episódio quando eu era secretário adjunto, na primeira reunião que fizemos, em janeiro de 2011, com três professoras que representavam, naquele ato, a Apampesp e que veio a questão dos precatórios. Eu sempre lembro essa passagem, porque uma das presentes disse ao Secretário Herman: “Secretário, é preciso resolver essa questão com urgência, porque, senão, nós vamos receber os precatórios no crematório”.

Muito obrigado. Mais uma vez eu quero cumprimentar a Apampesp pela luta que sempre desenvolveu em defesa não só dos aposentados, em defesa da Educação Pública no estado de São Paulo. E se tem uma entidade que sempre que esteve presente referiu-se à questão de melhorar a qualidade da Educação para crianças e jovens, essa entidade foi a Apampesp.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradecemos as palavras do professor Palma.

Vamos, agora, ouvir então o Coral de Mogi das Cruzes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradecemos a todos os participantes do Coral por essa apresentação que engrandece ainda mais esta sessão solene.

Cumprimento a professora Wally Ferreira, presidente da Apampesp.

Cumprimento o deputado Arnaldo Faria de Sá e os demais deputados que participaram da sessão. O deputado Carlos Giannazi, que também falou aqui. O deputado Mauro Bragato, que teve a iniciativa de propor esta iniciativa.

Sylvio Micelli, que colaborou com a nossa condução dos trabalhos.

Cumprimento também a Márcia Guerra Leal, que representa a Zilda Halben Guerra, uma das fundadoras e, em seu nome, cumprimento todas as que participaram e lutaram até hoje pela fundação e pelos 20 anos dessa entidade que é a Apampesp.

Cumprimento todas as entidades presentes, em nome da professora Loretana que representa o CPP, e todas as entidades dos servidores públicos e demais entidades que se fizeram presentes.

Eu quero registrar a minha satisfação de poder ter presidido esta sessão em homenagem à Apampesp. Reconhecer o trabalho incansável da entidade na luta e na defesa dos interesses e dos direitos dos professores e professoras aposentadas do Magistério público do estado de São Paulo. Dizer da importância dessa mobilização constante, desse trabalho permanente que é feito pela associação.

Nós vivemos numa sociedade plural, nós vivemos numa sociedade onde é preciso, permanentemente, lutar pelos nossos direitos. Então, é muito importante que os professores e professoras do estado de São Paulo, aposentados principalmente, tenham como têm hoje a Apampesp, uma entidade que, nos seus 20 anos - como já foi dito aqui pelos vários oradores que me antecederam - cumpriu o seu papel com dignidade, com firmeza, com determinação ao defender e participar de todos os eventos, e com a participação efetiva, no dia a dia, da mobilização de todos os professores e todos os aposentados na defesa dos seus interesses. Esse é um debate permanente e muito importante.

Então, eu quero agradecer a participação de todos vocês nesta solenidade, em nome do deputado Mauro Bragato, que propôs esta sessão, e em nome do deputado Samuel Moreira, que é o presidente efetivo desta Casa.

Quero também agradecer aos funcionários da Casa e a todos que com suas presenças colaboraram para que esta sessão tivesse o êxito que tem.

Registro aqui, mais uma vez, que uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo significa o reconhecimento do povo de São Paulo ao trabalho da Apampesp. Desejar que a Apampesp continue conduzindo as lutas e tenha mais 20 anos e mais 20 anos de muito sucesso na sua luta e que alcance os seus objetivos.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço novamente, então, a todos que com a sua presença e sua colaboração auxiliaram no sucesso desta sessão solene. Convido todos os presentes para um coquetel que será servido no Salão dos Espelhos, aqui atrás do nosso plenário e declaro, então, encerrada a presente sessão solene.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 23 minutos.

 

* * *