http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

03 DE NOVEMBRO DE 2014

044ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “25 ANOS DO SINDITEC – SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE TECELAGENS DE AMERICANA, NOVA ODESSA, SANTA BÁRBARA D’OESTE E SUMARÉ

 

Presidente: CHICO SARDELLI

 

RESUMO

 

1 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 25 anos do Sinditec - Sindicato das Indústrias e Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Sinditec.

 

2 - ANTONIO MENTOR

Deputado Estadual, ressalta a importância da indústria têxtil para a região de Americana, no que tange à economia, geração de empregos e renda. Recorda os momentos de crise enfrentados pelo setor. Lembra a abertura das importações, nos anos 1990, que afetou a indústria familiar, bem como os faccionistas. Considera indiscriminado o processo de importação à época, por enfrentamento desigual em relação à produção brasileira. Lamenta o encerramento do transporte de passageiros por ferrovias, que afetou o comércio local. Enaltece a reação dos empresários, para modernizar a produção. Comenta a crise com a mudança no câmbio no final dos anos 90. Cita as mudanças atuais, visando competir com os produtos asiáticos. Elogia iniciativas do deputado Chico Sardelli, como a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil. Cita tratativas relativas ao tema.

 

3 - ADELINO LEAL

Vereador à Câmara Municipal de Americana, agradece a presença de autoridades e empresários. Pede reflexão sobre a luta do sindicato para sobreviver às crises e encargos trabalhistas. Elogia o empenho dos deputados Chico Sardelli e Antonio Mentor. Destaca a importância da atividade na geração de emprego e renda, para que a cidade continue sendo referência na indústria têxtil. Informa que o sindicato participa de vários eventos relativos ao setor. Propõe ações para o fortalecimento da entidade.

 

4 - ULISSES SILVEIRA

Vereador à Câmara Municipal de Americana, endossa as manifestações para que a entidade continue fortalecida, especialmente neste jubileu de prata. Cumprimenta os integrantes do sindicato. Discorre sobre a crise hídrica, para além das dificuldades econômicas. Lembra citação, segundo a qual, as dificuldades geram oportunidades. Elogia a atuação do deputado Chico Sardelli.

 

5 - ANTONIO DE LIMA E SILVA

Vereador à Câmara Municipal de Americana, saúda os componentes da Mesa e demais presentes. Enfatiza a força e a luta pela indústria da região, que é um dos maiores PIBs do Brasil. Recorda problemas relativos às importações e os desafios da concorrência. Apela aos governos estadual e federal. Agradece o empenho deste Legislativo em defesa do setor.

 

6 - OSWALDO NOGUEIRA

Vereador à Câmara Municipal de Americana, argumenta que são recorrentes os problemas do setor têxtil. Elogia a iniciativa do então deputado federal Chico Sardelli na criação da Frente Nacional da Indústria Têxtil, e questões decorrentes desde então. Lamenta que o setor esteja minguando. Comenta a procedência de produtos, antes da China, ampliada para outros países. Comunica a visita de empresários ao Paraguai e cita benefícios salariais e gastos com energia elétrica naquele país, 70% mais barata que a brasileira. Informa que a indústria têxtil decaiu, também, nos Estados Unidos. Destaca esforços para reabilitar o setor brasileiro.

 

7 - CLAUDIO PERESSIM

Representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d'Oeste, elogia o trabalho do Sinditec, para fazer frente aos produtos estrangeiros. Lembra o início de sua carreira sindical, nos anos 80. Enfatiza a necessidade de empresas e empregados atuarem juntos. Lembra manifestação de grupo sindical contra os produtos chineses. Questiona aspectos profissionais na fabricação de produtos estrangeiros. Repudia o trabalho escravo, praticado em outros países, e mesmo no Brasil. Acrescenta que faltam regras para o meio ambiente. Parabeniza o esforço conjunto de representações do setor. Cumprimenta as mulheres presentes. Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente do Sinditec.

 

8 - DIMAS ZULIAN

Presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), fala da justeza da homenagem. Ressalta a sua ligação pessoal com os deputados Antonio Mentor e Chico Sardelli. Destaca os vínculos da Acia com o Sinditec. Recorda lideranças que passaram pela entidade e homenageia seus antecessores. Enaltece as várias lutas pela sobrevivência do setor, que, adita, não deve temer o futuro.

 

9 - JOSÉ ODÉCIO DE CAMARGO JÚNIOR

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Americana, representando o prefeito de Americana Paulo Chocolate. Fala de sua representação. Recorda o som dos teares da cidade. Lamenta os prejuízos do setor têxtil nas fábricas familiares. Afirma que o Sinditec é uma esperança na luta contínua.

 

10 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Anuncia homenagem, com a entrega de um cartão de prata, de cujo texto dá conhecimento, ao Sr. Fábio Beretta Rossi, presidente emérito do Sinditec.

 

11 - FÁBIO BERETTA ROSSI

Presidente Emérito do Sinditec, saúda os presentes. Recorda visita a esta Casa, quando da criação do polo têxtil da cidade de Americana. Cita proposta de redução do ICMS do setor. Discorre sobre a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil. Comenta pontos de vídeo exibido. Considera que os encargos fiscais, trabalhistas e ambientais são "verdadeiro labirinto" para a produção. Reproduz citação do escritor Fernando Sabino.

 

12 - DILEZIO CIAMARRO

Presidente do Sinditec, enaltece sua honra e responsabilidade como presidente da entidade. Recorda que, no passado, as reuniões tratavam de questões pontuais. Lembra que os problemas do setor cresceram, após 1985, com a importação do fio acetato. Elogia os líderes sindicais que, com ousadia e coragem, fundaram o sindicato, e propagaram a união, a coragem e a luta. Aponta problemas com a carga tributária e o comércio internacional, além dos descaminhos portuários. Elogia os esforços para que a cidade de Americana volte a ser "a Princesa Tecelã". Parabeniza os vários setores empresariais do município. Saúda o deputado Chico Sardelli e agradece a homenagem recebida.

 

13 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Agradece a todos os presentes. Ressalta seu orgulho em presidir esta solenidade. Cumprimenta o deputado Antonio Mentor por seu trabalho e distingue as questões ideológicas do convívio pessoal. Saúda as mulheres. Recorda os seus mandatos eletivos. Lembra a criação de frentes parlamentares em defesa do setor têxtil. Afirma que o fato de a cidade acordar com o barulho do tear transmite um sentimento de progresso. Recorda conquistas parlamentares para melhorar o segmento. Destaca a geração de empregos nesta indústria de transformação. Dá conhecimento de projeto sobre a logística reversa. Comenta sua participação na CPI do Trabalho Escravo, em curso neste Parlamento. Lamenta que o Brasil seja um dos maiores importadores desse tipo de atividade. Repudia o descumprimento de medidas sociais, educativas e ambientais, que desqualificam o trabalho do brasileiro. Discorre sobre a desigualdade na concorrência. Parabeniza o empresariado de Americana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Chico Sardelli

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Eu gostaria inicialmente de dar boa noite a todos, um bem-vindo a todos. Quero citar nominalmente os que nos acompanham na composição da Mesa. Meu querido amigo e companheiro de luta desta Casa parlamentar, deputado estadual Antonio Mentor, Sr. Dilézio Ciamarro, presidente do Sinditec; Sr. José Odécio de Camargo Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Americana, neste ato representando o prefeito Paulo Sérgio Vieira Neves, Paulo Chocolate.

Citar também o presidente emérito do Sinditec ao meu lado esquerdo, meu amigo Fábio Beretta Rossi.

Citar também o presidente da Associação Comercial, Industrial de Americana Dimas Zulian; Sr. Cláudio Peressim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara do Oeste; Sr. Ozanini Mário Rozinelli aí presente, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas e Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste Sincomercio; Sr. Cláudio Ezziq, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa - Acino; Sr. Roberto Bonanim, diretor, representando o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste - Acisb; Sra. Elza Cassitas Sferra, diretora representando o presidente da Associação dos Empresários Contábeis de Americana - Aescon.

Meu amigo, companheiro, vereador Adelino Leal do município de Americana; Sr. Antonio de Lima e Silva, o Tonhão, vereador do município de Americana, presente aqui também. Meu companheiro de partido e vereador do PV, doutor Ulisses Silveira, da cidade de Americana. Meu amigo e companheiro também, vereador Oswaldo Nogueira; citar também Sr. Udine Verardi representando o deputado Antonio Salim Curiati.

Eu gostaria de poder citar também as autoridades que nos felicitaram e mandaram para o Sinditec e para esta Casa as suas mensagens: deputado Aldo Demarchi, deputado João Caramez, deputado Itamar Borges, Sr. Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, vereador da cidade de Americana. Senhor Herman Voorwald, secretário de Estado de Educação; Sr. Tadeu Morais de Sousa, secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho; a procuradora chefe da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, Sra. Anamara Osório Silva, também mandando os cumprimentos por esta sessão.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, nobre deputado Samuel Moreira, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear os 25 anos do Sinditec - Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção de Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob regência do 1º Sargento Músico PM Jefferson Bernardo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, obrigado, parabéns.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia domingo dia 9 de novembro, às 21h pela NET canal 7 e pela TV ao vivo canal 66 analógico, e 185 Digital, e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Neste momento assistiremos a um vídeo institucional do Sinditec de aproximadamente sete minutos.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Passo a palavra ao meu companheiro e amigo de parlamento paulista, nobre deputado Antonio Mentor para que ele possa fazer o seu pronunciamento.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Boa noite a todos e todas, alegria recebê-los aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar e saudar com muito entusiasmo o autor da proposta que acabou culminando com a realização desta sessão solene e quem hoje preside esta sessão, deputado Chico Sardelli, meu amigo. Quero dizer que foi em bom momento a sua proposta de realização dessa homenagem ao Sinditec.

Quero cumprimentar o secretário José Odécio representando aqui o prefeito da cidade de Americana. Quero saudar com muita alegria a presença do Dilézio hoje presidente do Sinditec, e o Fábio, sempre presidente do Sinditec, não sabia nem que você tinha esse cargo honorífico aqui no Sinditec, mas eu sempre saudaria você enquanto presidente desta organização dos empresários do setor porque, sem dúvida nenhuma, você foi uma das grandes alavancas no sentido de constituir essa entidade que tem batalhado tanto pela defesa do setor.

Quero também saudar os vereadores da cidade de Americana, vereador Adelino Leal, meu companheiro de partido, vereador Oswaldo Nogueira, vereador Tonhão, vereador Ulisses, quero dizer da minha alegria de vê-los aqui o que demonstra a importância que a Câmara Municipal de Americana dá a este evento, mas especialmente o reconhecimento da importância do setor têxtil para a nossa cidade, para a nossa região.

Vejo aqui muitos amigos, queria saudar a todos e todas, dizer que a Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene como esta com o objetivo de gravar na história do legislativo paulista um momento que sem dúvida nenhuma tem um grande simbolismo para todos nós. A indústria têxtil do estado de São Paulo especialmente na nossa região tem uma valia e uma importância muito grande do ponto de vista da atividade econômica, da geração de empregos, da distribuição de rendas. Uma indústria que enfrentou com muita galhardia momentos de crise profunda no nosso país. Eu me recordo que desde o início do Sinditec há 25 anos, várias crises foram registradas no setor, desde a abertura em 1990 das importações de uma maneira muito atabalhoada, que causou um impacto muito grande numa atividade industrial da nossa região que tinha na indústria familiar o seu grande peso e sua grande força.

E com aquela possibilidade de importação discriminada do tecido asiático, um enfrentamento absolutamente desigual com a nossa produção, com equipamentos bastante ultrapassados para aquele momento. Depois um fato que foi marcante para todos nós, especialmente para a cidade de Americana, que eu queria relembrar aqui Fábio, quando do encerramento do transporte de passageiros na ferrovia. Porque não eram poucas as pessoas que desembarcavam todos os dias na plataforma de Americana para comprar e levar os nossos produtos para o interior, e isso fazia do nosso comércio atacadista uma força muito grande geradora de emprego e renda na nossa cidade. E a paralisação da atividade de transporte ferroviário de passageiros também causou impactos extremamente negativos na atividade econômica da cidade de Americana.

Mas o empresariado reagiu a isso, foi buscar fontes de financiamento para adquirir tecnologia, para adquirir máquinas com maior capacidade produtiva, e fez isso. Evidentemente que perdemos muitas empresas, mas muitas outras também se reabilitaram e enfrentaram aquele novo momento que exigia um investimento, e aí logo em 1998, começo de 1999, uma outra mudança na economia com a mudança no câmbio e que de um momento para o outro aquele que devia um real por dólar passou a dever quatro reais por dólar e as linhas de crédito que haviam sido oferecidas para a indústria brasileira em capital estrangeiro, recursos adquiridos no exterior e mesmo aqui no Brasil, mas com equiparação ao dólar, acabou transformando uma dívida de um em quatro e isso também teve um efeito extremamente negativo para a indústria têxtil.

Mas ainda assim que fôlego. Que fôlego tem a indústria têxtil, que força tem, que capacidade de reagir e ainda assim sobrevive a duras penas e enfrenta, hoje ainda, uma dificuldade enorme na competitividade com o produto asiático que chega ao Brasil por diversos meios que nós não queremos aqui especificar, mas sem dúvida nenhuma ocasionando uma competição absolutamente desigual com o produto brasileiro. E nós temos, através de várias iniciativas, uma delas também comandada pelo deputado Chico Sardelli, na Frente Parlamentar de Defesa do Setor Têxtil, que eu também faço parte aqui, lutado para que haja um reconhecimento dos governos estadual e federal no sentido que se obtenha linhas de crédito, que se obtenha redução nas alíquotas dos impostos pagos pelo setor têxtil, de modo a garantir a competitividade, garantir o mercado para os nossos produtos.

Mas apenas para dizer isso, e dizer também que tenho uma confiança enorme na capacidade de reação, na criatividade, na inovação do empresariado brasileiro especialmente no setor que sobrevive apesar desses duros golpes que sofreu nos últimos 20 anos, sobrevive com galhardia e é merecedor dessa homenagem que o deputado Chico Sardelli presta hoje através da Assembleia Legislativa a todo setor têxtil, especialmente ao sindicato que completa agora 25 anos de existência e de lutas.

Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Parabenizo as palavras do nobre parlamentar deputado Antonio Mentor.

Convido agora fazer uso da palavra o vereador Adelino Leal, do município de Americana, eu pediria que ele ocupasse a tribuna.

 

O SR. ADELINO LEAL - Boa noite a todos, cumprimento o deputado Chico Sardelli, deputado Antonio Mentor,           Sr. José Odécio, representante do prefeito municipal de Americana, Dilézio o nosso representante do Sinditec, e o nosso eterno amigo, Fábio Beretta, de 20 anos. Cumprimento todas as autoridades aqui presentes, principalmente as municipais, e também quero enaltecer a presença dos empresários que vieram aqui prestigiar este importante evento dos 25 Anos do Sinditec.

Este momento é um momento muito especial, um momento que nós temos que fazer a reflexão da luta do Sinditec para conseguir sobreviver a essa desenfreada diferença de cargas tributárias e trabalhistas que tem no nosso setor. É lógico que os empresários se modernizaram, atualizaram seus equipamentos, mas não tem como competir com a carga tributária, isso é impossível. E é por isso que agora nós temos o empenho do deputado Chico Sardelli, do deputado José Mentor, que está também nos ajudando na esfera federal e o seu irmão, Antonio Mentor, que também está fazendo a sua parte junto ao governo federal.

Senhores parlamentares presentes e senhores empresários, e também senhores parlamentares municipais, isso é questão de sobrevivência. Isso é uma questão de geração de renda para a nossa região. É uma questão da cidade de Americana continuar sendo a referência na questão da indústria têxtil. Então, tudo isso custa anos de trabalho e o Sinditec está demonstrando que não desiste, participa de todos os eventos e manifestações em prol desta indústria. Sempre atuante, tanto é que não faz uma semana que viemos a São Paulo, e aqui estamos de volta defendendo esse importante segmento da indústria têxtil que é pela sobrevivência da região.

E a indústria, a Sinditextil não pode ficar boicotando as indústrias da nossa região para aderir ao Sinditec, que está mais perto para prestar trabalhos relevantes a esta indústria. Então, precisamos trabalhar também para que também haja essa desmembração do Sinditextil e haja essa concessão dessas empresas junto ao Sinditec. Só assim nós vamos conseguir fortalecer essa entidade que realmente faz a diferença na nossa região.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradecemos a palavra do nobre vereador Adelino Leal.

Convido agora a fazer uso da palavra o vereador doutor Ulisses Silveira.

 

O SR. ULISSES SILVEIRA - Boa noite a todos, gostaria de cumprimentar nosso querido deputado Chico Sardelli, em nome de quem cumprimento toda a Mesa e todas as autoridades presentes aqui no recinto.

Eu venho, na verdade, engrossar essa fileira de colegas de Americana para que o nosso Sinditec continue realmente forte. Hoje é uma data festiva, são 25 de Sinditec e estamos felizes de estarmos aqui junto de vocês.

Gostaria de cumprimentar o presidente do Sinditec, nosso amigo Dilézio Ciamarro, que desde março de 2013, foi empossado, e estamos juntos em muitas questões, principalmente na questão hídrica do nosso município de Americana, além de todos as dificuldades econômicas que o setor têxtil tem passado nesses momentos.

Cumprimento os demais seis diretores executivos, cinco diretores adjuntos, e os 16 diretores consultivos, personagens fundamentais para a construção e administração do Sindicato Patronal.

Repito agora as sábias palavras de Albert Einstein: “É no meio da dificuldade que se encontra a oportunidade”. Parabéns por junto com o presidente Dilézio serem capazes de transformar as dificuldades em oportunidades para que o sindicato seja cada vez mais forte.

Gostaria de cumprimentar o nosso grande amigo, colega de partido e presidente da sessão, Chico Sardelli, meus parabéns pela sensibilidade em prestar essa singela homenagem ao Sinditec. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nobre vereador doutor Ulisses Silveira. E convido o vereador Antonio de Lima e Silva, o Tonhão dos Veteranos, a fazer uso da palavra.

 

O SR. ANTONIO DE LIMA E SILVA - Boa noite a todos, quero aqui cumprimentar o deputado Chico Sardelli, deputado Antonio Mentor, Dilézio, Fábio, José Odécio, meus colegas vereadores de Americana e todas as autoridades presentes, os empresários aqui de Americana.

Quero parabenizar vocês pela força que tem, pessoal que luta pelas indústrias de toda nossa região. Uma região que a gente sabe que tem um dos maiores PIB do Brasil e acaba sendo esquecida e muitas vezes até massacrada com esse problema das importações. Então, quero agradecer ao deputado Chico Sardelli, por estar fazendo essa homenagem ao Sinditec pelos seus 25 Anos, e não podemos parar.

Temos também uma pequena empresa em Americana e a gente sabe da concorrência como é hoje. Então, que a gente possa estar fortalecendo cada vez mais e não fugir dos nossos objetivos que é fortalecer as nossas indústrias e que o governo também possa estar olhando, tanto o estadual e o federal, que hoje nós temos uma carga tributária muito grande que acaba complicando para gente um pouco. Então, que os nossos deputados possam estar lutando ao nosso lado para que possamos chegar e ter uma concorrência bem leal, vir o importado, mas a gente também poder brigar frente a frente com ele.

Agradeço, parabéns deputado Chico Sardelli, o presidente Dilézio e todos os empresários que estão aqui hoje participando desta luta. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nobre parlamentar Antonio de Lima e Silva, o Tonhão.

Convido agora o vereador Oswaldo Nogueira para que faça o seu pronunciamento.

 

O SR. OSWALDO NOGUEIRA - Muito boa noite as senhoras e senhores aqui presentes, deputado Chico Sardelli, que teve esta brilhante iniciativa, deputado Antonio Mentor, o secretário José Odécio, Dilézio Ciamarro, nosso atual presidente, seu antecessor, Fábio Beretta, e todos amigos aqui, Dimas Zulian, e tantos outros que estão aqui presentes, os nossos colegas doutor Ulisses, Adelino Leal, e o Tonhão.

A indústria têxtil é sabido que passa por dificuldades já há muito tempo e sinceramente vejo que essas dificuldades vão permanecer, infelizmente. Eu lembro bem que em 2003, quando o deputado Chico Sardelli, então deputado federal, lançou em Brasília a Frente Nacional em Defesa da Indústria Têxtil. Eu estive lá, com o João Gerardi e outros colegas aqui presentes, participando desse lançamento da campanha que o deputado Chico Sardelli fez naquele momento. Já se passaram 11 anos e a situação do setor têxtil vem piorando cada vez mais. Acredito que se esta homenagem tivesse sido feita há 20 anos, essa sala estaria repleta de industriais, então nós estamos minguando. Nós somos os sobreviventes, porque eu também sou empresário do setor têxtil, fazemos tecidos industriais de polipropileno, então eu estou também na cadeia têxtil sofrendo as consequências com vocês.

Estive agora, alguns dias atrás, naquele “outlet” ali do Serra Azul e, passando por algumas lojas, eu sempre faço essa pesquisa, e tudo que está à venda ali 90% é importado. Peguei uma camiseta feita no Vietnã, outra loja, outra camiseta feita no Peru. E uma coisa que nos assusta muito porque antes nós tínhamos uma concorrência chinesa, essa concorrência hoje é asiática, paquistanesa, turca também, a Turquia hoje é um grande polo exportador, o Peru como eu disse também já está se mostrando, e com muita preocupação, Sr. Presidente, eu vejo um grande incentivo do Paraguai. Esta semana que passou, 105 empresários brasileiros foram convidados pela República do Paraguai, a conhecer o Paraguai, as vantagens que o Paraguai oferece e já sei que algumas já anteriormente já estão se estabelecendo lá. É discutida a questão salarial, os benefícios, etc., e principalmente a energia elétrica. No Paraguai, energia é 70% mais barata do que aqui no Brasil, porque existe aquela parceria, aquela sociedade em Itaipu, metade da energia vem para o Brasil, metade vai para o Paraguai. Como eles não consomem acaba retornando para o Brasil. Eles preferem subsidiar e montar indústrias no Paraguai.

Então, essa é a preocupação que hoje nós devemos ter, não só com a China, mas também aqui com países vizinhos nossos, que terão com certeza até uma vantagem maior da logística.

Mas parabéns a vocês, são sobreviventes. Há muito tempo, eu sempre disse, hoje não existe mais indústria têxtil nos Estados Unidos, algumas sobreviventes foram para o México outras simplesmente fecharam, mas graças a Deus vocês estão lutando com muita disposição. Espero que a indústria têxtil brasileira possa ressurgir como ela já foi no passado.

Muito obrigado Sr. Presidente, parabéns pela iniciativa. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nobre parlamentar Oswaldo Nogueira

Convido agora o Sr. Cláudio Peressim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da cidade de Santa Bárbara do Oeste, para fazer uso da palavra na tribuna.

 

O SR. CLÁUDIO PERESSIM - Muito boa noite a todos, quero aqui cumprimentar o deputado Chico Sardelli com esta iniciativa em fazer homenagem ao Sinditec, uma entidade que nasceu um ano antes de eu assumir a Presidência do Sindicato dos Têxteis de Santa Bárbara do Oeste, que vem fazendo um grande trabalho, que vem enfrentando um grande desafio frente aos produtos asiáticos desde quando foi criado praticamente o Sinditec.

Eu tive o privilégio já no início da minha carreira como sindical, que eu entrei em 1987 como suplente, e em 1990 assumi a Presidência, e de lá pra cá a gente vem fazendo um trabalho sempre em conjunto, porque não tem jeito, a gente percebeu que não existe empresa sem emprego e não existe empregado sem empresa. E se não existe empresa não existe empregado, então nós temos que dar as mãos e trabalharmos juntos e fazermos o nosso trabalho de manifestação.

Como o próprio vereador Leal fez uma menção que recentemente, há 8 dias atrás estivemos aí no Center Norte fazendo uma manifestação contra os chineses. E aí é engraçado, por que os próprios chineses ou esses países asiáticos, ou Paquistão, etc., por que não vem montar a sua indústria aqui? Vem montar a sua indústria aqui como fizeram as montadoras. As montadoras não fizeram isso? Em vez de enviar o carro de lá pra cá veio aqui, montou a sua indústria, gera postos e trabalha aqui, eu acho isso justo. Aí sim, se eles forem melhores que nós temos que dar as mãos para eles. Mas desse jeito, não. Porque lá você tem trabalho escravo, você tem trabalho escravo nesses países, produz lá de uma forma desumana, não existe sequer uma regra para os trabalhadores, uma regra para o meio ambiente que aquilo é uma poluição 24 horas que ninguém consegue viver no meio daquela poluição, e depois vem pra cá os produtos aqui no Brasil da forma como vem. Quer dizer, passam fome lá esses trabalhadores, e vem para cá tirar o emprego ou tirar um melhor salário do nosso trabalhador aqui no Brasil.

Então, está na hora de começar, é isso que precisa ser feito, é começar a atacar esse lado. Ou começar a trabalhar com os chineses lá e montar uma organização sindical lá, mas com peso de trabalho para mudar a cabeça deles. Daí quero ver se eles fazem o que fazem hoje. Porque graças a Deus aqui no Brasil já não se ganha muito, mas o que se ganha ainda é pouco, porque quando a indústria está virando tudo bem, você consegue mais salário, consegue mais benefícios para os trabalhadores. Mas hoje não é a história que nós estamos vivendo dentro do nosso Brasil no setor têxtil.

Mas eu quero aqui agradecer ao Sinditec por me fazer este convite e me dar esta oportunidade, porque hoje eu sou o único representante dos trabalhadores aqui, que privilégio, brincadeira!

Mas eu quero parabenizar o Sinditec através do presidente Dilézio, o Fábio que está aí do lado também que foi um grande combatente, meio doidão que nem o Peressim também, quando fala: “Vamos parar a rodovia”, nós paramos mesmo. Esse vai em frente mesmo, e aí vai todo mundo junto num grupo para fazer um trabalho em conjunto, porque o objetivo é um só, defender o setor, defender o emprego. E defender o emprego é defender renda familiar. Esse é o nosso objetivo. E também na pessoa, como ela está fazendo parte da Mesa lá em cima, cumprimentar todas as mulheres presentes aqui.

Eu queria também, parabenizando os 25 Anos do Sinditec, dar uma pequena lembrancinha na pessoa do Dilézio. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV – O presidente do Sindicato Cláudio Peressim faz uma homenagem ao nosso querido presidente do Sinditec Dilézio Ciamarro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nosso querido companheiro Cláudio Peressim. E convido agora a fazer uso da palavra o Sr. Dimas Zulian, presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade de Americana.

 

O SR. DIMAS ZULIAN - Boa noite a todos. Iniciando por cumprimentar meu amigo deputado estadual Chico Sardelli pela iniciativa dessa homenagem mais do que justa, e dizer que é muito importante esse reconhecimento dado a importância do Sinditec e região.

Cumprimento também o deputado Antonio Mentor, também nosso amigo pessoal, aliás, com o deputado Chico Sardelli, eu estudei no início da década de 1970 no Dom Bosco, a gente era colega de classe. O deputado Antonio Mentor, eu conheci quando eu era comerciante na Rua 30, isso no início da década de 1980. E só dizer da satisfação de 30, 40 anos atrás jamais nós imaginaríamos que estivéssemos num momento como este exercendo a nossa cidadania na sua plenitude. E é um motivo de muito orgulho ser amigo de vocês, e hoje estar presente aqui, e reconhecendo esse trabalho todo que vocês vêm fazendo por Americana e região. Cumprimento o nosso secretário do Desenvolvimento Econômico, Dilézio, Fábio, essa força do Sinditec.

Queria falar rapidamente sobre dois aspectos, porque quando tem uma oportunidade dessas dá vontade de falar meia hora, mas a fala tem que ser comprida o suficiente para se fazer entender e curta o suficiente para não saturar a plateia. Mas eu queria dizer do vínculo das vidas entrelaçadas da Acia a qual eu aqui orgulhosamente eu represento com o Sinditec. Não por acaso o primeiro presidente da Acia, tomou posse dia 30 de junho de 1961, foi um industrial têxtil, Sr. Ítalo Escuro, um grande industrial, uma grande liderança, um homem que sempre trabalhou pelo bem comum, e que também deu “start” à Fidam. E são fundadores da Acia, e depois a Acia acabou montando o departamento de indústria têxtil onde se reunia lá o Fortunato, aquele pessoal todo, Ítalo Escuro, enfim, Mário Zocca, Hélio Vilanasce e outros tantos que são os pioneiros.

Então, nós temos uma vida muito interligada, Acia e Sinditec. O Sinditec, eu costumo dizer nas brincadeiras lá na Acia, é um filho da Acia. A Acia é a entidade mãe e o Sinditec assim como o Sincomercio e a própria Fidam são crias da Acia. Então, para nós isso é muito importante. E o Sinditec nunca em nenhum momento deixou de ser uma entidade irmã unida a Acia. E essa nossa união eu tenho certeza que tem, Americana tem muito a ganhar com isso.

E, finalmente, digo que hoje é noite de homenagens, não queria falar de crises, queria realmente homenagear. Homenagear vocês empresários têxteis que hoje são associados, diretores do Sinditec, homenagear os seus antecessores que foram pioneiros, que demonstraram pioneirismo, espírito de luta, de muito sacrifício e tornaram Americana a Princesa Tecelã, a cidade que veste o Brasil.

Enfim, homenagear toda luta que vocês já fizeram e que resultou nessa sobrevivência irritante até, Oswaldo, quando você fala que esse povo tem resistência, como disse o Mentor, que teimosia, que resistência, que energia.

E queria terminar dizendo que o setor têxtil não deve temer o futuro. O setor têxtil precisa ousar o futuro. Muito obrigado (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do Sr. Dimas Zulian, presidente da Acia - Associação Comercial e Industrial de Americana.

E convido o Sr. José Odécio de Camargo Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Americana, representando neste ato o prefeito municipal a fazer uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ ODÉCIO DE CAMARGO JÚNIOR - Obrigado presidente, em nome do prefeito municipal de Americana, agradecemos estar aqui presente nesta homenagem tão bonita e tão bem-vinda.

Sou americanense, lembro dos teares batendo em todas as esquinas, Americana tinha um som, que era o som dos teares. Hoje, temos os teares modernos que produzem tanto quanto antes, mas a indústria têxtil vem sofrendo. A minha família é de indústria têxtil e eu sinto em casa o sofrimento, a luta e a devoção.

Quero dar os parabéns ao Sindicato, ao Sinditec que é muito importante, é uma luz no fim do túnel para todos os empresários. A luta tem que continuar, e vocês estão de parabéns. Parabéns presidente, parabéns aos empresários e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do Sr. José Odécio de Camargo Júnior.

E neste momento eu convido o Sr. Dilézio Ciamarro presidente do Sinditec para fazer a entrega de um cartão de prata ao Sr. Fábio Beretta Rossi, presidente emérito do Sinditec, gestão 28 de fevereiro de 2005 a 28 de fevereiro de 2009, 1 de fevereiro de 2009 a 28 de fevereiro de 2013, representando neste momento os demais ex-presidentes: Mário Zocca, Angelino Raymundo Fortunato, e em memória, Joesel Spagnol. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Os dizeres do cartão de prata:

“Reconhecimento da nossa Diretoria pela relevante contribuição ao setor têxtil da nossa região, quando voluntariamente presidiu o Sinditec. Dilézio Ciamarro, presidente. Gestão 2013-2017”.

Eu convido neste momento o doutor Fábio Beretta Rossi, presidente emérito do Sinditec, e homenageado neste momento, a fazer uso da palavra.

 

O SR. FÁBIO BERETTA ROSSI - Boa noite a todos; boa noite vereadores de Americana que nos acompanharam; Cláudio Peressim representando os trabalhadores; meu querido primo Alexandre Beretta, futuro diretor da Indústria da prefeitura de Americana; Fernanda representante das mulheres no Sinditec, e outras mais.

Senhores deputados Chico Sardelli e Antonio Mentor, nossos grandes colaboradores. Para citar algo deles no ano de 2002 na fundação do Polo Têxtil chegamos aqui na Assembleia Legislativa praticamente sem agenda para sermos atendidos.

O conhecimento do deputado Mentor abriu as portas, falamos com o presidente da Assembleia naquela ocasião deputado Arselino Tatto, que estava presidente interino naquela ocasião. O deputado Mentor permitiu que o projeto do Polo Têxtil fosse votado e aprovado. O que mais me lembro do deputado Mentor é na redução do ICMS no ano de 2003 quando ele fazia parte da Assembleia que reduziu o ICMS de 18 para 12%. Após isso, o grande amigo Chico Sardelli deu continuidade e fundou a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil Paulista, e conseguiu mais uma redução que foi de 12 para 7%. Podemos dizer que hoje com uma carga tributária de ICMS de 18% a indústria têxtil já não existiria mais dentro do estado de São Paulo.

E outras coisas do Sinditec acho que o vídeo fala por ele mesmo as nossas manifestações, as mobilizações, as nossas lutas tanto dos ex-presidentes, que muito me orgulho de todos, e muito do meu amigo Dilézio que me sucedeu seguindo toda orientação dos diretores mais velhos do Sinditec. Pessoas assim, acima de tudo, voluntárias, que deixam suas empresas naquelas horas durante a semana para participar das reuniões. A indústria têxtil, nesse verdadeiro labirinto de carga tributária, encargos ambientais, encargos trabalhistas, problemas ecológicos com Promotoria e tudo mais, ela vai se complicando cada vez mais, mas sempre encontramos uma saída com o apoio de uma autoridade ou com apoio de pessoas abnegadas.

Então, fica aqui o meu agradecimento, para a indústria têxtil que nesta hora a única coisa que eu peço para continuar acreditando no trabalho.

Eu gostaria de citar uma frase do livro de Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, se não deu certo, é porque ainda não chegou o fim”. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do Sr. Fábio Beretta Rossi, presidente emérito do Sinditec.

Eu convido agora fazer uso da palavra Sr. Dilézio Ciamarro, presidente em exercício do Sinditec.

 

O SR. DILÉZIO CIAMARRO - Boa noite senhoras e senhores, na presença do deputado e grande amigo Chico Sardelli, companheiro de grandes lutas e batalhas cumprimento todas as autoridades aqui presentes e a todos que nos acompanharam e estão aqui nesta grande homenagem recebendo.

Como atual presidente do Sinditec é uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade estar à frente deste Sindicato que nesta noite recebe homenagem pelos seus 25 anos de fundação.

Sabemos que no passado os industriais têxteis apenas se reuniam quando tinham algum problema pontual, fossem eles problemas trabalhistas, falta de energia elétrica, regulamentação de horários de trabalho e que solucionados cada um voltava para suas empresas e não tinha essa união como nós vemos hoje.

Mas como o tempo passa e tudo evolui, os problemas também foram evoluindo principalmente em 1985 quando houve a paralisação da produção do fio de acetato no nosso país, na época matéria prima primordial para as nossas tecelagens, tanto de Americana como toda região. Com a necessidade de importação do acetato, atravessadores de São Paulo tentaram explorar nossas empresas e foi nesse momento que se levantaram na região lideres ousados, corajosos e dispostos a pagar o preço não só pelo problema do acetato, mas sim pela causa coletiva têxtil e decidiram criar o nosso próprio sindicato mesmo enfrentando muitos empecilhos e ações judiciais que tentavam, de toda forma, bloquear a fundação do Sinditec.

E hoje passados 25 anos estamos aqui provando que a união valeu a pena. E é nesse espírito de união, ousadia, coragem e luta que o Sinditec continua com a mesma filosofia de defender a nossa classe têxtil que tanto tem sofrido com a carga tributária altíssima, pela falta de plano governamental para o nosso setor, práticas ilegais de comércio internacional e diversos tipos de descaminhos portuários, entre inúmeros outros problemas que a gente tanto conhece.

Mesmo assim, o Sinditec continua a sua luta de honrar que aqueles que no passado enfrentaram tudo e todos para que nossa região tivesse um sindicato mais próximo que os representasse, e se tornasse destaque na região em que atua e é espelhado nesses industriais do passado. Que nossa diretoria continua ativa e não medindo esforços para que Americana continue a ser considerada a Princesa Tecelã.

Agradeço a todos, sejam empresários têxteis, comerciantes, prestadores de serviços, autoridades, entidades de classe, os sindicatos, imprensa e comunidade em geral pelo apoio e por acreditarem no Sinditec, porque temos certeza que a união com as demais entidades aqui representadas é que faz com que nossa região seja diferente.

Sabemos que o momento não é um dos melhores, mas nossos agradecimentos em nome de toda a nossa diretoria a vocês que, mesmo diante de todos os problemas e dificuldades, se deslocaram nesse início de semana até São Paulo para compartilharem conosco desta homenagem, que o nosso aliado e nobre deputado Chico Sardelli que é também coordenador da Frente Parlamentar Paulista em Defesa da Indústria Têxtil e Confecção, o qual não tem medido esforços em defesa do nosso setor, e que nesta noite presta, através desta Casa, homenagem ao nosso Sinditec.

Agradeço também a placa recebida do nosso amigo Cláudio Peressim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Santa Bárbara do Oeste. Obrigado mais uma vez deputado Chico Sardelli e a todas as autoridades, pela homenagem aqui recebida. Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do Sr. Dilézio Ciamarro presidente do Sinditec em nome dele parabenizar também toda a diretoria do Sinditec.

É um motivo de muita honra poder receber todos vocês aqui nesta Casa, esta noite.

Quero saudar novamente meu companheiro e amigo de luta esse grande paulista, deputado Antonio Mentor, que muito honra o seu trabalho nesta Casa, sua amizade, as nossas diferenças, que às vezes para quem não sabe não são poucas, viu Oswaldo, mas nós temos a maturidade de poder superar e saber dividir efetivamente a vida pública da nossa amizade pessoal. Eu tenho certeza que você sempre prestou e sempre vai prestar, não tenho dúvida nenhuma, grande serviço a toda coletividade paulista, e eu particularmente te agradeço por tudo aquilo que já tive oportunidade de aprender junto com você. Embora talvez um pouquinho ele deva ter aprendido de mim também, mas....

Saúdo aqui o José Odécio, nosso secretário da cidade de Americana, assim como o Fábio presidente emérito, o Dilézio o nosso presidente atual, as mulheres Rosângela, Edna, Adriana, Kezia, Fabiana, enfim, a todas aí sejam bem vindas à nossa Casa.

É um motivo de muito orgulho poder presidir esta sessão aos nobres pares vereadores, desculpa em nome do doutor Ulisses, Tonhão, Oswaldo, Adelino Leal, enfim, importante recebê-los aqui também, façam desta Casa uma extensão da nossa grande Câmara Municipal da cidade de Americana.

Lembro-me quando assumi o meu primeiro mandato como parlamentar, como deputado estadual, foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil, que eu costumo dizer que não foi nada mais do que a nossa obrigação. Eu costumo dizer para alguns parlamentares que, a gente viaja o estado, às vezes em trabalho parlamentar, e às vezes fazendo campanha vimos que a nossa região tem algumas peculiaridades diferentes de outras regiões. Eu costumo dizer aqui que lá, Peressim, a gente não ouve o galo cantar. Eu me lembro de criança, eu nasci em Americana, nascido e criado, eu ouvia o tear bater e sabia que era hora de levantar, que já era hora para me preparar para ir para a escola.

Então, sentimento de progresso, de solidariedade de um povo, de uma história eu carrego comigo desde a minha infância. Eu que nasci e fui criado dentro de uma indústria têxtil também. Mas sou teimoso ainda, estou lutando. A minha irmã tem lá uma pequena confecção, trocamos ideias, ajudamos, ela diz que eu perdi o juízo e vim para a vida pública, mas ela continua empregando e trabalhando.

Mas lembrava de muitas conquistas que a vida pública, que o mandato conferido a um parlamentar, a um executivo, você pode efetivamente transformar isso em um trabalho para a comunidade. Um trabalho em defesa de um segmento. Um trabalho da indústria têxtil. Um trabalho da indústria de confecção aonde cada máquina gera um emprego, principalmente na indústria de transformação que é a indústria de confecção.

Vejo aqui meu aguerrido companheiro Cláudio Peressim, que em alguns momentos das nossas reuniões, é ele que levanta a palavra firme e forte para poder defender efetivamente esse que ele disse aqui sendo o único representante da classe trabalhadora aqui, não acho não Peressim. Esses moldes, esses parâmetros mudaram, hoje somos todos trabalhadores, o patrão é trabalhador, o trabalhador é parceiro do patrão e nós cumprimos o nosso papel.

Foram grandes conquistas, disse aqui o Fábio, dos 18 para os 12%, disse aqui também o Fábio sob a minha gestão da Frente Parlamentar dos 12 para os 7% da indústria têxtil a questão do IPI, um projeto agora da logística reversa também na redução e na isenção e no crédito do ICMS principalmente para quem recicla o seu material, um projeto que vai ser discutido em breve nesta Casa, mas esperamos que, efetivamente, ele possa progredir e fazer justiça principalmente na questão da logística reversa dos produtos que a gente consegue reciclar tirando da rua, gerando da rua, principalmente na questão social. Espero que o governo tenha a sensibilidade de entender o alcance deste projeto e possa aprová-lo nesta Casa.

Eu confesso a vocês que teríamos bastante coisas para poder debater, para poder falar, para poder dizer, principalmente num momento como este, festivo, de ver aqui verdadeiros heróis como foram ditos aqui como alguns que me antecederam na fala Valdemar, gente que efetivamente luta para poder gerar emprego, gerar renda, gerar trabalho ao povo da nossa região, ao povo do nosso estado, ao povo da nossa nação.

Esses dias eu participei, tive uma passagem numa CPI desta Casa, de trabalho escravo, que eu queria aprender um pouquinho mais e o PV me escalou para poder trabalhar nessa CPI. E cheguei à conclusão, e foi o meu comentário final, sobre a importância dessa CPI de buscar efetivamente quem proporciona ou faz com que o trabalho escravo possa ser uma arma principalmente daqueles menos avisados, menos preparados, que escolhem o Brasil para poder no momento de dificuldade da sua vida poder trabalhar e dar o sustento e essas pessoas são usadas de forma errônea.

O Brasil combate isso com lealdade. Temos leis no nosso país que combatem com severidade e seriedade a questão do trabalho escravo. Mas eu colocava na minha fala que nós não podemos esquecer nunca que o Brasil é um dos maiores importadores de trabalho escravo do mundo, porque esse produto vem de um país, como disse o Peressim, que não cumpre as suas medidas socioeconômicas, educativas, questões ambientais, questões da dignidade do povo trabalhador, um povo que trabalha 18, 19 horas e vem depois competir com o produto brasileiro aqui, gerando uma desigualdade muito grande.

Então, o alerta que eu fazia ao procurador que aqui estava, à Promotoria do Trabalho, o pessoal que aqui estava, é o seguinte: nós temos que controlar sim, combater com veemência o trabalho escravo no Brasil, mas não podemos permitir que o Brasil seja um importador da mão de obra escrava do mundo competindo com deslealdade no nosso país.

O Parlamento é gratificante em muitas oportunidades, doutor Ulisses, quando eu tenho oportunidade de acessar a TV Câmara eu vejo os embates que os vereadores travam lá, Adelino Leal, Tonhão, Oswaldo também um grande aguerrido das coisas da nossa região, mas é importante a vida pública tem a sua importância em todos os segmentos e na indústria têxtil não seria diferente.

Por isso faço o meu trabalho, como eu costumo dizer sempre, nada a mais do que a minha obrigação, fui eleito para isso, aqui estou para isso, e gostaria que outros parlamentares pudessem estar participando deste momento, ouvindo este momento, ouvindo pessoas de um segmento forte que produz riqueza para a nossa nação segundo maior empreendedor e ramo empregador do nosso país que é a indústria têxtil, indústria de confecção.

Gostaria de citar o exemplo do deputado Antonio Mentor, que aqui está, gostaria que outros parlamentares pudessem estar, mas talvez por outros compromissos, ou talvez por não viverem mais o momento eleitoral, não possam fazer parte desse momento tão importante na vida de cada um de vocês.

Me alonguei um pouco demais, mas Dilézio parabéns, e a nossa reunião na Cetesb está marcada: dia 5 estaremos lá lutando por uma causa tão importante das indústrias da nossa região. Que Deus abençoe a sua caminhada, os poucos cabelos que você tinha no final vai ficar sem nenhum, o meu ficou branquinho, mas o seu, carequinha. O Fábio também, parabéns Fábio, sinônimo de garra, luta da indústria da nossa região, do nosso estado, um aguerrido. Dessa vez esqueceram de me avisar do manifesto contra os produtos chineses, eu não apareci, fica aqui feito o registro.

O Mentor reclama, Douglas, que eu não mando convite nenhum e hoje eu peguei uma meia dúzia e mandei entregar no gabinete dele, e ele está dizendo que não é só ele que não recebe eu também não recebi, mas de qualquer forma é a nossa luta. Parabéns vocês que são pessoas que lutam representando todos aqueles que nós citamos aqui, também.

Ao representante do prefeito também mande um forte abraço ao nosso querido Paulo Chocolate, que tem uma missão importante na vida agora que é dirigir a cidade de Americana por um período.

Aos demais obrigado, um prazer muito grande poder recebê-los aqui, é aqui que nós vivemos, aqui é o plenário, ali naquele canto esquerdo é a parte técnica dos trabalhos da Assembleia Legislativa. No meu canto direito aqui é toda assessoria de todos os partidos, onde vocês estão é um local destinado aos parlamentares desta Casa, somos em 94 parlamentares, tem o auditório e aqui é onde fica o presidente que comanda a sessão.

Eu sou o 1º vice-presidente desta Casa e espero ter a oportunidade de assumir, já que o nosso presidente assume o mandato de deputado federal em fevereiro, dia 1 de fevereiro, e possivelmente teremos um americanense na Presidência da Assembleia por um período.

Agradeço a cada um de vocês, que Deus abençoe a todos. Parabéns à indústria. Parabéns àqueles que acreditam no nosso estado, na nossa região, no nosso país, gerando empregos, gerando renda, e acima de tudo gerando dignidade e trabalho para as pessoas. Que Deus abençoe a todos, muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, da Ata, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Declaro encerrada a presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *