http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE FEVEREIRO DE 2015

001ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “100 ANOS DA UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE”

 

 

Presidentes: CHICO SARDELLI e ANTONIO MENTOR

 

 

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o então presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Antonio Mentor, com a finalidade de "Homenagear os 100 anos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube". Convida o público a ouvir o "Hino do União Agrícola Barbarense Futebol Clube"; e, na sequência, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece elogios ao deputado Antonio Mentor e à sua iniciativa de realizar esta sessão. Afirma que o União Barbarense fez parte, indiretamente, de sua vida, pois presidiu, entre 1989 e 1991, o clube rival, Rio Branco Esporte Clube, de Americana. Discorre sobre as dificuldades enfrentadas por clubes de futebol do interior. Faz histórico do time. Opina que homenagear o União Barbarense é também homenagear o povo de sua cidade, Santa Bárbara d'Oeste. Ressalta a importância das torcidas para o futebol.

 

2 - ANTONIO MENTOR

Assume a Presidência. Manifesta sua satisfação por presidir esta solenidade. Diz que o União Barbarense merece o reconhecimento do Parlamento Paulista pelos seus 100 anos de história. Lembra que poucos clubes de futebol no Brasil têm trajetória tão longa. Afirma que esta é uma oportunidade de também homenagear os ex-dirigentes da agremiação. Tece elogios ao povo de Santa Bárbara d'Oeste, pelo esforço de manter vivas suas tradições. Menciona ex-jogadores do União Barbarense que fizeram fama posteriormente. Parabeniza a Orquestra Barbarense de Violas pelo trabalho.

 

3 - MESTRE DE CERIMÔNIAS VERA

Dá conhecimento de mensagens, enviadas por diversas autoridades.

 

4 - PRESIDENTE ANTONIO MENTOR

Anuncia apresentação de vídeo institucional do União Agrícola Barbarense.

 

5 - JUCA BORTOLUCCI

Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, afirma que o União Barbarense chega aos 100 anos com força e empenho. Menciona os títulos já conquistados pelo time. Ressalta a contribuição de várias pessoas ao longo dos anos. Agradece a iniciativa do deputado Antonio Mentor de realizar esta homenagem. Destaca o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo de Santa Bárbara d'Oeste ao clube. Enaltece o trabalho do presidente do União Barbarense, Dario Furlan.

 

6 - PRESIDENTE ANTONIO MENTOR

Anuncia apresentação musical da Orquestra Barbarense de Violas.

7 - DENIS EDUARDO ANDIA

Prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, enfatiza a dedicação de todos os dirigentes que passaram pelo União Barbarense. Comenta as dificuldades enfrentadas por agremiações esportivas do interior. Agradece ao vereador Juca Bortolucci por agir como intermediário entre o clube e o Poder Executivo. Manifesta seu contentamento por ser prefeito no ano em que o União Barbarense completou 100 anos. Reafirma a importância do clube para a história de Santa Bárbara d'Oeste. Parabeniza a Torcida Uniformizada Sangue Barbarense pelo seu empenho. Enaltece a Orquestra Barbarense de Violas, a qual, acrescenta, é um orgulho da cidade.

 

8 - PRESIDENTE ANTONIO MENTOR

Anuncia nova apresentação musical da Orquestra Barbarense de Violas. Faz agradecimentos a pessoas e entidades que contribuíram para a realização desta solenidade. Presta homenagem, com a entrega de diplomas de honra ao mérito, aos Srs. Luiz Padoveze, José Adilson Basso e Jorge Iatarola, ex-presidentes do União Agrícola Barbarense Futebol Clube; ao jornalista João José Bellani, de Santa Bárbara d'Oeste; ao maestro Eberson Aparecido Ferraz, da Orquestra Barbarense de Violas; à Torcida Uniformizada Sangue Barbarense e ao seu presidente, José Júnior; e ao atual presidente do União Agrícola Barbarense, Dario Antonio Furlan.

 

9 - DARIO ANTONIO FURLAN

Presidente do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, agradece pela homenagem. Discorre sobre as dificuldades e lutas na gestão de um clube interiorano. Ressalta o trabalho dos presidentes que o antecederam. Expressa sua satisfação por participar das celebrações do centenário do União Barbarense. Destaca a participação da torcida em todos os momentos. Afirma que o convite para esta solenidade foi uma surpresa.

 

10 - PRESIDENTE ANTONIO MENTOR

Elogia o trabalho de Dario Furlan na presidência do União Barbarense, o qual, afirma, faz parte da história do futebol paulista. Opina que Santa Bárbara d'Oeste é um exemplo para todos na preservação de suas tradições e símbolos. Declara que esta homenagem é mais do que justa. Anuncia nova apresentação musical da Orquestra Barbarense de Violas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

         * * *

 

- Abre a sessão o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Gostaria de citar algumas autoridades presentes: deputado Antonio Mentor, o proponente desta sessão, desta homenagem; Dario Antonio Furlan, presidente do União Agrícola Barbarense Futebol Clube; Denis Eduardo Andia, prefeito de Santa Bárbara D’Oeste; vereador Juca Bortolucci, presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste; vereadores Ademir Pereira, Adelino Leal, Pedro Salvador.

Entre nós, temos o ex-prefeito da cidade de Santa Bárbara D’Oeste Adilson Basso, que também foi presidente do União, sentado na galeria. Quero citar também o comendador Padoveze, ex-presidente do União, em nome de quem saúdo a todos que deram um pouco da sua vida, um pouco da sua participação a esse glorioso clube, que completa 100 anos este ano: União Agrícola Barbarense.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão foi convocada pelo então presidente desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação do deputado Antonio Mentor, com a finalidade de homenagear os 100 anos do União Agrícola Barbarense, famoso Leão da 13.

Vamos ouvir agora o hino do clube União Agrícola Barbarense Futebol Clube, sob a regência do maestro Eberson Aparecido Ferraz, Binho.

 

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino do União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Cumprimento o Binho pela regência do hino, os compositores e artistas presentes.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente da PM Villas Boas.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Quero, neste momento, dirigir algumas palavras a todos os presentes. Parabéns ao Dario Furlan, em nome de quem saúdo toda a nação alvinegra do nosso querido Leão da 13, ou União Agrícola Barbarense, que faz parte diretamente da minha vida, pois tive a oportunidade de presidir, de 89 a 91, o Rio Branco Esporte Clube.

Antes de falar algumas palavras, gostaria de fazer uma homenagem pessoal a esse grande paulista, a esse grande parlamentar, a esse grande amigo, a esse grande legislador, a esse grande companheiro que aprendi a gostar ao longo da minha vida: deputado estadual Antonio Mentor. Parabéns pelo trabalho, parabéns por tudo aquilo que você realizou e realiza pelo estado de São Paulo. Seu trabalho será sempre reconhecido. Pode ter certeza de que tenho a honra pessoal de tê-lo como meu amigo - apesar de ele ser são-paulino e eu, palmeirense. Não sei se o Iatarola é palmeirense ainda.

Essa pequena dificuldade que temos nas cores das camisas dos times grandes pelos quais torcemos – São Paulo e Palmeiras – não chega perto do sacrifício dos clubes do interior. Eu dizia ao Mentor, ao presidente Dario e ao prefeito Denis Andia, que qualquer presidente que passou pelo União, que dirige o União, ou um dirigente que tenha vocação para presidir um clube, dirige um clube grande com o pé nas costas. O grande desafio – eu disse ao presidente da Federação e também ao Mustafá Contursi – é um presidente de um clube grande, Adelino Leal, de São Paulo dirigir um clube pequeno como são os pequenos do interior. A bem da verdade, não são pequenos. Se pegarmos ... E essa foi a minha briga ao longo de muitos anos.

Nós temos quatro clubes grandes, mas temos 16 clubes que efetivamente fazem o campeonato, e não são levados com a devida seriedade no que tange à questão de investimento. Se Deus quiser, um dia, ainda vamos ver a nossa ideia de um investimento maior nos clubes pequenos e um investimento menor nos grandes clubes, que não dependem efetivamente da Federação, porque têm receita própria.

União Agrícola Barbarense, cem anos de existência. Muitas glórias, muitas conquistas, primeira divisão. Já passou por todas as divisões, e hoje torcemos para que o União possa voltar à série A1 do futebol de São Paulo. História para isso, tem; dirigente para isso tem na pessoa do Dario Furlan e do prefeito Denis Andia que tem sido parceiro das coisas do União e também da cidade de Santa Bárbara D’Oeste. 

Esta era a minha homenagem pessoal ao povo barbarense, aos torcedores do União Agrícola Barbarense, a todos aqueles que aos domingos ou no meio de semana estão fazendo a alegria das pessoas. O jogador é o artista e faz a parte dele dentro do campo, mas a verdadeira alegria do futebol está nas arquibancadas. Parabéns às torcidas que aqui estão, aos torcedores que aqui estão, às famílias que aqui estão, nesta noite, prestando esta homenagem.

Neste momento, quero cumprimentar também o Clube do Violeiro da nossa gloriosa cidade de Santa Bárbara D’Oeste. Parabéns! Quero cumprimentá-los na pessoa do secretário Eide Froner e do Melchi, que também é da Cultura. Parabéns por tudo que vocês têm feito, representando a região.

Parabéns, Denis! Que Deus te abençoe na luta! Estamos juntos, se Deus quiser!

Neste momento, passo a Presidência ao deputado Antonio Mentor, para prosseguir esta brilhante sessão.

Obrigado! Parabéns, mais uma vez, aos unionistas, ao Leão da 13, a Dario Furlan e a todos aqueles que construíram essa história maravilhosa, com muita glória e amor. Que Deus abençoe a todos.

 

* * *

 

         - Assume a Presidência o Sr. Antonio Mentor.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT-  Boa noite a todos e a todas. Quero dizer da alegria da Assembleia Legislativa em receber os amigos e amigas que convidamos para esta sessão solene em homenagem ao União Agrícola Barbarense, que tem cem anos de história e o reconhecimento do Parlamento paulista – 94 deputados aprovaram a realização desta sessão solene.

Quero cumprimentar o Dario Antonio Furlan, presidente do clube, o prefeito Denis Andia; o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, vereador Juca Bortolucci; o vereador Ademir, meu companheiro do Partido dos Trabalhadores, que, ao lado do Pereira, vem fazendo também, na Câmara, um grande trabalho.

Quero agradecer ao vereador de Americana Adelino Leal, que sempre tem prestigiado nossas atividades. Americana e Santa Bárbara são cidades irmãs, e as torcidas do União Barbarense também estão presentes em Americana.

Quero fazer um agradecimento e uma menção muito especial à torcida uniformizada do Leão da 13 pelo empenho e pela dedicação desses jovens que se dedicam a prestigiar os jogos do União. Essa vibração acaba contaminando toda população da cidade e da região. Por isso, quero fazer essa homenagem especial a toda a torcida uniformizada, especialmente ao presidente da torcida, Kabelo.

Quero agradecer também a presença de ex-dirigentes do União Barbarense: ex-prefeito e ex-presidente José Adilson Basso, Jorge Iatarola, e especialmente comendador Luiz Padoveze, o mais antigo presidente do União Barbarense vivo que nos honra com sua presença, a quem peço, como homenagem, uma salva de palmas. (Palmas.)

Existem aqueles barbarenses que não permitem que a história dessa cidade perca sua vitalidade. Temos de reconhecer que essas pessoas dão garantia de que a nossa raiz ... A nossa história é a nossa raiz, de onde tiramos a energia para manter vivas as nossas tradições, e o J.J. Bellani é um desses homens que tem dedicado sua vida para manter viva a tradição de Santa Bárbara D’Oeste, especialmente a tradição do União Barbarense. Gostaria que ele também recebesse a nossa homenagem. (Palmas.)

Atrasamos um pouco o início da sessão, porque o trânsito em São Paulo não é fácil, mas a espera foi uma espera doce, uma espera muito gostosa, porque fomos brindados com a apresentação – enquanto vocês não chegavam – da Orquestra de Violinos de Santa Bárbara D’Oeste. Coisa maravilhosa! É a garantia de que a nossa música, a música raiz vai se perenizar, vai se manter viva durante muitos e muitos anos. É uma alegria para nós, uma honra para a Assembleia Legislativa ter aqui esta orquestra. Quero parabenizar ao maestro e a cada um dos violeiros que contribui com esta noite maravilhosa.

Tomei a iniciativa de fazer esta sessão solene na Assembleia Legislativa porque o ano passado foi um ano de muitas homenagens para o União. Tivemos jantar, tivemos baile, tivemos a Câmara prestando homenagem, a população toda vibrando com o centenário do União Barbarense. Cem anos não é pouca coisa. Cem anos é uma marca histórica, uma marca que poucos clubes de futebol no Brasil conseguem. Pouco mais de 80 clubes, dos milhares de clubes, conseguiram se manter vivos com tantas histórias, tantas vitórias e tantas marcas alcançadas como o União Barbarense.

Por isso, senti que era o momento de a Assembleia Legislativa, o Parlamento paulista, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, maior estado da Federação, prestar aqui uma homenagem a esse clube que tantas alegrias trouxe ao povo de Santa Bárbara D’Oeste, ao povo da região, ao povo do estado de São Paulo e ao povo do Brasil.

Tenho dito que hoje o Brasil tem dois craques fora de série. Um é o Neymar e o outro é o Oscar. E o Oscar é da nossa terra. O Oscar veio de Santa Bárbara D’Oeste e está fazendo sucesso no mundo todo, levando a sua origem de forma que todos conheçam e saibam quem é Santa Bárbara D’Oeste, onde fica e quanto vale o União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

Não apenas o Oscar, mas muitos outros atletas também passaram pelo União Barbarense, deixaram ali sua marca e de lá partiram para o mundo. Hoje, temos o Tardelli jogando na China, recém-contratado por um clube chinês a peso de ouro. Está lá também levando o nome de Santa Bárbara D’Oeste e do União Agrícola Barbarense.

Já falei demais e gostaria de falar muita coisa ainda sobre Santa Bárbara e o União, mas temos de levar adiante a nossa homenagem e garantir espaço para que outras pessoas possam também se manifestar.

Passo a palavra para a nossa mestre de cerimônias, Vera, e agradecer, desde logo, sua colaboração incansável. Hoje, a Vera está fechando uma semana de muitas atividades, mas fez questão de nos prestigiar aqui. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Obrigada. Enviaram cumprimentos as seguintes autoridades: vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França; deputado estadual João Caramez; deputado estadual Estevam Galvão; prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; reitor da Universidade de São Paulo; presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Donato; Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar; Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça; secretário Arnaldo Jardim; secretário João Dado; Sra. Lu Alckmin, presidente do Fundo de Solidariedade.

Com a palavra, o deputado Antonio Mentor.

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Obrigado, Vera. Quero completar os agradecimentos e registrar a presença do secretário municipal de Cultura, Eide Froner; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito; e do vice-presidente do clube União Agrícola Barbarense, Ademir Pereira da Cruz.

Às vezes, começamos a contar uma história e acabamos esquecendo o principal. Hoje temos na nossa região uma das figuras mais importantes do estado de São Paulo. Na hierarquia de poder, o terceiro homem. Tem o governador, o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa, que nos deu a honra de fazer a abertura desta sessão, porque também faz parte da nossa região, como eu, está ao lado de Santa Bárbara D’Oeste e Americana. Tem sido um grande parceiro, uma pessoa por quem tenho uma grande estima, apesar de – como ele disse – torcermos por clube diferentes. Mas todos nós, neste momento, torcemos pelo Leão da 13.

É importante fazer esse registro também. Quando você me passou a Presidência, pensei que iria se retirar.

Vamos abrir a palavra para a manifestação do presidente do clube, do prefeito da cidade, do presidente da Câmara.

Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no dia 07, amanhã às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Antes de abrir a palavra, vamos assistir a um vídeo institucional com trechos da história do União Barbarense.

 

* * *

 

         - É feita a exibição do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Vamos convidar para usar a palavra o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca Bortolucci.

 

O SR. JUCA BORTOLUCCI - Exmo. deputado e presidente desta Casa de Leis, Chico Sardelli; Exmo. deputado Antonio Mentor; Exmo. prefeito Denis Andia, de Santa Bárbara D’Oeste, Sr. Dario Furlan; amigos presentes, ex-diretores, família barbarense presente, senhoras e senhores, boa noite.

Para mim, é uma alegria muito grande estar participando desta sessão solene, quando damos continuidade ao centenário do União. Um centenário muito bonito, porque vemos o União com 100 anos e forte, com muita ajuda, muito empenho, pronto para brigar e voltar ao seu lugar, que sempre foi a primeira divisão, graças a muita gente que passou pelo União, que está no União e deu sua contribuição.

No início, Antonio Guimarães teve a ideia de montar um time. Persistiu, foi buscar parceiros, buscar ajuda e conseguiu a doação de um terreno na antiga Usina Santa Bárbara que até hoje é o clube, o campo do nosso querido Leão da 13. Graças a sua contribuição e de todos os ex-diretores aqui presentes que passaram pelo clube, ele está respirando e vivo até hoje.

Quero agradecer ao deputado Mentor, que faz esta justa homenagem ao nosso União. Estamos acompanhando, junto com a Tusb, e vamos cobrar, incentivar nas horas de alegria e também nas horas tristes, como aconteceu na última quarta-feira em Sorocaba. Mas jogo é jogo e se ganha dentro do campo. Quero agradecer ao deputado por esta iniciativa, por este apoio, pelo incentivo que tem dado ao nosso União.

Quero agradecer também ao deputado Chico Sardelli, um deputado presente em Santa Bárbara que sempre busca ajudar o União. Está sempre presente no campo, torcendo pelo nosso União.

Agradeço também ao nosso prefeito municipal, Denis Andia. Fui buscar, juntamente com o Dario, o apoio do Poder Público, da Prefeitura Municipal, e o prefeito prontamente vem ajudando, dando seu apoio, através do município, para que o União consiga fazer um belo campeonato. Quero agradecer ao prefeito por estender a mão, dentro do possível, para o nosso querido União Barbarense.

Quero agradecer ao Dario que, em momentos difíceis, sempre buscou ajuda e apoio. Hoje, a nova gestão do União também dá sua contribuição para que o União continue representando Santa Bárbara D’Oeste em todo o Brasil.

Parabéns a nossa querida orquestra que veio abrilhantar esta noite! Poderia pegar a linha do nosso querido deputado sobre a nossa cidade – os nossos dirigentes aqui sabem -, que é uma terra fértil de craques. A grande maioria daqui também bateu a sua bola. Temos craques que nasceram em Santa Bárbara. Poderia relacionar vários, mas, para não estender, vou encerrar a minha fala. 

Quero parabenizar, novamente, a todos os presentes que dão sua contribuição pelo nosso União Barbarense. Uma boa noite a todos.  

 

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Peço à Orquestra de Violeiros que apresente um número para nós e vou fazer um pedido: toque “Chalana” para nós, maestro.

 

* * *

 

         - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Que maravilha! É uma coisa que encanta a todos nós.

Quero parabenizar a Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste, na pessoa do prefeito Denis Andia, por nos dar a oportunidade de ter uma coisa tão encantada, tão maravilhosa quanto a Orquestra de Violeiros, que veio se apresentar hoje, abrilhantando e alegrando esta sessão solene em homenagem ao União Agrícola.

Agradecendo ao prefeito, vamos passar a palavra a ele para que também faça a sua saudação. Prefeito Denis Andia tem a palavra.

 

O SR. DENIS EDUARDO ANDIA - Quero desejar uma boa noite a cada um de vocês. Começo cumprimentando o presidente da Assembleia Legislativa, Chico Sardelli, que se ausentou, meu companheiro de partido. É uma honra para todos nós, da nossa região, ter uma pessoa tão próxima em um cargo tão importante quanto presidir esta Casa que hoje nos acolhe.

Quero cumprimentar o deputado Antonio Mentor que preside esta sessão e teve a iniciativa de fazer esta magnífica homenagem não apenas ao União Barbarense, mas à população de Santa Bárbara D’Oeste.  A homenagem feita ao União é uma homenagem a todos nós, porque o União é uma instituição da nossa cidade, é uma das maiores tradições.

Quero cumprimentar o Dario Furlan, presidente do União Barbarense e também os ex-presidentes aqui presentes: Dr. Adilson Basso, que também foi prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Sr. Padoveze, que se dedicou bastante às causas do União Barbarense. Cumprimento de maneira especial o Jorge Iatarola, uma pessoa muito próxima. Convivi, de muito perto, com o Jorge durante o período em que ele foi presidente do União. O Jorge é um grande amigo, assim como toda sua família. Por isso, eu sei da sua dedicação. Ao falar do Jorge, quero   transferir isso ao Adilson, ao Sr. Padoveze, a todos os outros ex-presidentes que, ao longo da história desses 100 anos, suaram de fato a camisa. Não apenas o time, mas também os presidentes, todas as pessoas, suaram a camisa para que o União chegasse hoje aos 100 anos.

Quero cumprimentar o Juca Bortolucci, presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, vereador no seu terceiro mandato. Agora, chegou essa grande oportunidade de assumir uma das funções mais importantes da nossa cidade. Quero registrar a dedicação do Juca não apenas no exercício dessa função, mas como homem público em diversas situações, diversas causas, em especial às causas relacionadas ao União Barbarense. No período de pouco mais de dois anos em que sou prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, o Juca foi, certamente, o vereador que mais levou as causas do União para dentro da prefeitura. Há poucos dias, levados pelo Juca, tivemos uma reunião com o Dario, o pessoal da gestão do futebol do União, para que o município, dentro das suas limitações, possa contribuir com o time.

É uma honra muito grande – já falei isso em outras ocasiões – ser prefeito da cidade onde nasci e ter a oportunidade de ser prefeito da cidade justamente no ano em que o União completou 100 anos de história. Antes de ser prefeito, sou um barbarense que, como todos os barbarenses, acompanha e torce muito pelo União. Já tomei muita chuva e também muito sol.

Ao falar disso, não posso deixar de cumprimentar a torcida que simboliza o União Barbarense, a Tusb, que está a todo momento, a todo instante, acompanhando o time do União, seja dentro ou fora de casa. Torcer por um time não é tarefa fácil. Às vezes, deixamos de lado muitas coisas importantes e vamos para o campo, muitas vezes em outras cidades e, nem sempre, voltamos com a vitória. Às vezes, com um empatezinho suado e, outras, com a derrota. Mas voltamos com a satisfação de ter torcido, ter vibrado, de ter levado, mais uma vez, aquela força tão importante para os jogadores dentro de campo.

Ao dizer tudo isso, ao fazer essas considerações, quero reafirmar a importância da história do União Barbarense. Se tem alguma coisa que é tradição de Santa Bárbara, é o União Agrícola Barbarense. Como disse o deputado Mentor, é difícil um clube, dentro de milhares do Brasil inteiro, chegar ao seu centenário. Ao longo do caminho, muitos deixam de existir, muita coisa acontece. É difícil chegar aos 100 anos. É uma data que tem de ser celebrada, e está sendo celebrada desde o ano passado.

Quero cumprimentar a diretoria do União pelo seu empenho em marcar este momento importante do clube. Quero agradecer a todos vocês. Estamos hoje, praticamente, entre barbarenses. A todos os que vieram aqui e àqueles que estão em casa nos assistindo pela TV Assembleia, gostaria de transmitir, em nome de todos os barbarenses presentes, a satisfação de celebrar o aniversário do União Barbarense.  Que cada um de vocês que aqui representa o povo de Santa Bárbara D’Oeste possa, ao regressar, dizer deste momento tão importante.

Antes de encerrar, não poderia deixar de fazer outras considerações importantes, como falar do Ademir, do Pereira, dois vereadores combativos, companheiros de partido do deputado Antonio Mentor, que têm auxiliado bastante nossos trabalhos em Santa Bárbara D’Oeste. Quero fazer o registro da importância do trabalho de todos os vereadores, mas em especial do Ademir, do Pereira, do Juca aqui presentes.

Não posso encerrar sem deixar de falar da nossa Orquestra Barbarense de Violas. Assim como o União, é também uma das nossas tradições. Onde o pessoal vai representa a nossa cidade e é um orgulho para todos nós. As pessoas que ainda não tiveram oportunidade de conhecer a orquestra, quando conhecem, ficam maravilhadas com o talento de cada um de vocês. Só tenho a agradecer todos os momentos que vocês abrilhantam. Vocês fazem jus a essa condição, vocês trazem o brilho e a dedicação. Sabemos que fazer música, que a parte da cultura exige muita dedicação e suor.

Agradeço a todos e os cumprimento desejando um bom retorno a todos nós. Boa noite e obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- O prefeito Denis Andia deixou para falar por último a respeito da Orquestra de Violeiros, e eu vou emendando os meus pedidos, maestro Binho. Estão chegando aqui sugestões dizendo que o maior sucesso da orquestra é “Chalana”, outros dizem que é “Moreninha Linda”. Acho que nós é que vamos decidir o que é melhor. Se vocês puderem tocar “Moreninha Linda”, vamos comparar com o que fizeram antes, “Chalana”, também homenageando os 100 anos do União Agrícola Barbarense.

 

O SR. EBERSON APARECIDO FERRAZ - “Moreninha Linda” vem emendada com “Cana Verde”. Podemos emendar?

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Depois, nós vamos escolher a melhor.

 

* * *

 

         - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Obrigado. Maravilha! Temos tido pouca oportunidade de ouvir, queremos ouvir mais vocês, mesmo que não seja pessoalmente. Temos de receber um CD, um DVD, para divulgar esse trabalho espetacular que vocês fazem há 13 anos, não é, maestro Binho?

Quero aproveitar este momento para agradecer muito especialmente àqueles que colaboraram para que pudéssemos realizar esta sessão solene: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, prefeito Denis Andia, secretário Miguel Brito, do Desenvolvimento Econômico. Quero expressar o meu agradecimento. Sem você, não teríamos realizado este encontro.

Quero agradecer também o Eide Froner, que nos proporcionou a vinda da Orquestra de Violeiros. Obrigado, Eide. Quero agradecer à Capellini, que nos cedeu os ônibus para que vocês pudessem estar conosco aqui, à Padaria Tempão, que brindou com um lanche aqueles que saíram do trabalho e vieram direto para cá, pois não deu tempo nem de jantar.

Depois do encerramento da sessão, vamos ter um coquetel para brindar a presença de cada um de vocês. Antes disso, quero fazer uma homenagem pessoal aos ex-presidentes do clube que nos deram a honra de participar desta sessão solene.

Gostaríamos que todos aqueles que dirigiram o clube nesses 100 anos pudessem estar aqui conosco. Claro que isso não é possível, mas temos aqui o Sr. Luiz Padoveze, entre os presidentes vivos do clube, o mais antigo. Quero ter a alegria de entregar ao Sr. Luiz Padoveze uma recordação que marque este momento desta sessão solene.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Quero aproveitar para registrar que, anteontem, no dia 04, o Sr. Luiz Padoveze completou 90 anos de vida. Parabéns de todos nós.

Queremos homenagear também nesta sessão solene o ex-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste e ex-presidente do União Barbarense, José Adilson Basso.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Da mesma maneira, o ex-presidente do União Agrícola Barbarense, Jorge Iatarola, recebe a nossa homenagem.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Não foi presidente do União, mas, sem dúvida, é um dos sustentáculos que garante a vitalidade do clube e a sua história: J.J. Bellani, venha receber também a nossa homenagem.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Bellani é a história viva do União Barbarense.

Quero chamar o maestro Binho, que também vai registrar, na história da Orquestra de Violeiros, a sua presença nesta homenagem à União Agrícola Barbarense, recebendo a nossa homenagem.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Quem não chora não mama, acabei de ganhar um CD da Orquestra de Violeiros. Não foi só eu que ganhei, todos na mesa vão ganhar – ex-presidentes, autoridades, também vão ganhar. Vou propor que haja uma ampliação dessa distribuição, porque temos mais de cem pessoas, e eu vou pedir a você que dê um jeito de atender a todos. Muito obrigado. É uma alegria.

Quero pedir a vocês um minuto de atenção, porque vou descer para entregar à torcida uniformizada talvez o diploma mais importante dentre todos aqueles que se dedicam, nas arquibancadas, a estimular, torcer, impulsionar o União Agrícola Barbarense nas suas vitórias.

Quero entregar esta homenagem à torcida uniformizada na pessoa do Kabelo.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Depois de oferecer a nossa lembrança à torcida, quero também estender esta homenagem àquele que organiza, que dirige, que estimula a moçada a participar. Kabelo, está aqui o seu diploma especial.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Da mesma maneira que nos dirigimos à torcida e ao presidente da torcida uniformizada do União, quero fazer aqui um reconhecimento e uma homenagem ao atual presidente do União Barbarense, Dario Furlan, que tem se empenhado e dedicado para fazer do ano de 2015 o ano da vitória, do acesso, o ano da volta do União Barbarense à divisão maior do futebol paulista. Todos estamos empenhados nisso, mas quem dirige, quem comanda, quem coordena, quem alavanca é o presidente do clube, a quem quero fazer esta homenagem especial.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Quero pedir ao Dario que também receba da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta oportunidade da nossa sessão solene, um diploma de honra ao mérito dirigido ao União Agrícola Barbarense. O estado de São Paulo, por meio do seu Parlamento maior, presta o seu reconhecimento a esse clube de tantas glórias, tantas tradições, de tamanha importância para o esporte do nosso estado e do Brasil.

Gostaria que você recebesse esse diploma para colocá-lo em um local em que as próximas gerações possam olhar e ver: União Agrícola Barbarense foi reconhecido pelo Parlamento paulista em uma sessão solene em homenagem aos seus 100 anos.

 

* * *

 

         - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Agora, vamos ouvir o presidente. Presidente Dario tem a palavra.

 

O SR. DARIO ANTONIO FURLAN - Boa noite a todos. Primeiramente, quero agradecer ao presidente desta Casa, Chico Sardelli, que nos dá a oportunidade de estar aqui recebendo esta homenagem, ao deputado Mentor, que se empenhou juntamente com sua equipe, ao pessoal da cidade, à prefeitura, ao União, para que este evento pudesse acontecer.

Cumprimento as autoridades presentes, o nosso prefeito, Denis Andia, o presidente da Câmara, Juca Bortolucci.

Com imenso prazer, com imenso tudo – vou falar assim -, quero agradecer aos presidentes aqui presentes. Se hoje estou aqui como presidente do clube recebendo esta homenagem, devemos a eles, pois alavancaram tudo isso lá atrás, mantiveram vivo o União, trouxeram glória a este clube para hoje eu estar sendo abençoado no seu centenário recebendo todas essas homenagens.

É muito emocionante representar o clube que você ama, o clube da sua cidade. Adilson, Padoveze, Jorge, vocês sabem o quanto é difícil esta luta, o quanto é trabalhoso, mas também o quanto é prazeroso ver sua equipe ser homenageada, vencer, buscar um acesso.

Quero deixar o registro de uma pessoa que, acredito, fez mais do que todos nós pelo União e, com certeza, hoje estaria aqui, radiante, mas, infelizmente, partiu antes do centenário do clube. Estou me referindo ao Sr. Alcindo da Rocha, que, em todas as funções da diretoria, se fez presente. Foram 58 anos de clube. Por isso, quero deixar registrado aqui o nome de Alcindo da Rocha, o Zinhão.

Agradeço a todo o pessoal da torcida que compareceu neste evento e tem ajudado o clube em todos estes anos, a Tusb, aos torcedores que comparecem ao estádio quando o time está bem ou quando está mal. A nossa intenção é sempre montar uma equipe para ir bem, mas nem sempre conseguimos. Mesmo assim, temos o apoio. Como disse o Denis, eles estão sempre juntos – é aqui, é fora. É difícil ver uma torcida andar 400, 500 km atrás do time, e nós, que vamos a todos os jogos, podemos ver isso. Meus parabéns à torcida, à Tusb.

Mentor, confesso que, quando chegou seu convite, foi uma surpresa enorme para mim. Fiquei muito feliz e emocionado, contando os dias para que viéssemos conhecer esta Casa maravilhosa. Receber uma homenagem aqui, como o União está recebendo, como nós recebemos, é para poucos. Fico muito grato.

Obrigado Antonio Mentor, a toda sua equipe, a todas as autoridades e a todo o povo de Santa Bárbara. Obrigado, gente!

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Presidente, nós é que temos de agradecer à sua diretoria, ao seu esforço, ao seu empenho. Esta sessão solene cumpre, o que eu penso que seja, uma obrigação da Assembleia Legislativa de São Paulo, ou seja, homenagear a história, a tradição, as lutas, as vitórias e também as derrotas. O União Barbarense faz parte da história do futebol paulista.

Antes de começarmos a nossa sessão, estava conversando com alguns amigos sobre a importância de uma cidade preservar a sua história, preservar os seus símbolos. Sem dúvida, sinaliza para o futuro quem tem raiz e quem preserva seu passado. Por isso, presidente, quero revelar a minha admiração pelo União Barbarense.

Sou cidadão barbarense. Não nasci em Santa Bárbara D’Oeste, mas fui homenageado pelo vereador Ademir com o título de Cidadão Barbarense e me vi no dever de protagonizar esta homenagem a este clube que mexe com o coração de Santa Bárbara D’Oeste e da nossa região.

Quero, presidente, na sua pessoa, estender o meu agradecimento à diretoria e o reconhecimento pelo trabalho, esforço e dedicação. Não é fácil tocar o futebol, não é fácil enfrentar as dificuldades que os clubes do interior enfrentam. Completar 100 anos é, sem dúvida alguma, uma grande vitória.

E, para comemorar a grande vitória, Binho, o que vamos fazer agora?

 

O SR. EBERSON APARECIDO FERRAZ - O Juca pediu “Saudade da minha Terra”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- E eu vou pedir mais uma. Emende “Saudade da minha Terra” com “Asa Branca”.

 

* * *

 

         - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT- Que beleza! A alegria que vocês transmitem com sua arte, com sua música, contagia a todos nós, toca fundo no nosso coração, abrilhantando, sobremaneira, esta homenagem que a Assembleia Legislativa faz ao União Agrícola Barbarense.

Estamos falando aqui “torcida uniformizada”, mas é Torcida Uniformizada Sangue Barbarense. Este é o nome completo que temos de homenagear aqui: Torcida Uniformizada Sangue Barbarense.

Antes de finalizar, quero prestar minha homenagear e fazer um agradecimento a um conjunto de pessoas que colaborou decisivamente para que pudéssemos realizar esta sessão solene. Vou falar rapidamente alguns nomes. Sei que vou esquecer de alguns, mas vou procurar lembrar o máximo possível. Obrigado Cristina, Moreira, Neusa, Ademir, Jorge, Odete, Eduardo, Pedro, Russo, Leomir, Gato, Pereira, todos vocês que nos ajudaram a convidar e multiplicar este convite para que pudéssemos estar aqui. Enfim, todos que se empenharam para que estivéssemos aqui hoje.

Agradeço à minha equipe, ao meu gabinete, à Vera e à Bel que fazem o Cerimonial da Casa, sempre com muita simpatia, com muita dedicação. Obrigado Vera, obrigado Bel, obrigado a todos vocês.

Quero finalizar nosso encontro, lembrando mais uma vez a ajuda decisiva que a prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste nos deu, na figura do Miguel Brito, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Eide Froner, secretário de Cultura. Quero agradecer à Capellini que nos trouxe até aqui, à Padaria Tempão, que também nos ajudou muito.

Agradeço ao prefeito Denis Andia que comanda essa máquina, que é a Administração Municipal de Santa Bárbara D’Oeste. Desejo a todos vocês muito sucesso.

Agradeço também a presença da Câmara, Juca Bortolucci, que também nos homenageia esta noite. Já fiz aqui algumas homenagens a algumas entidades em sessão solene e a de hoje foi a que mexeu mais profundamente com a minha emoção, por conta da orquestra, por conta da presença dos ex-presidentes, por conta da presença do prefeito, do presidente da Câmara, por conta do Dario, presidente, por conta da presença do deputado Chico Scarpelli, presidente desta Casa, e, principalmente, por conta da presença de cada uma e cada um de vocês que compreenderam a nossa intenção ao homenagear o União Agrícola Barbarense.

Esta sessão solene vai ficar registrada na história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene vai fazer parte da memória de cada um de vocês aqui presentes. Esta sessão solene, talvez a última homenagem pelo centenário do União Barbarense, terá sem dúvida se transformado em um marco que servirá para que possamos dizer aos nossos filhos, aos nossos netos, aos nossos amigos: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reconheceu a importância do União Agrícola Barbarense Futebol Clube e prestou, no seu centenário, uma homenagem significativa que entra na história do Parlamento paulista e da cidade de Santa Bárbara D’Oeste.”

Como já disse, esta sessão dá uma grande importância àqueles que representam a sua história, a sua tradição e trouxeram tantas alegrias para o povo de Santa Bárbara D’Oeste e da nossa região.

Ao finalizar, quero expressar o meu melhor agradecimento a todos e a todas que nos prestigiaram nesta noite. Sem a presença de vocês não haveria motivo para que nos empenhássemos nesta homenagem. Muito obrigado a todos.

Participem conosco agora do coquetel que vamos oferecer. Façam uma boa viagem acompanhados por Deus e que cheguem a suas casas com muita alegria. Um grande abraço.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 38 minutos.

 

* * *