http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE MAIO DE 2015

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO À FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, MÁRCIO CAMARGO, AFONSO LOBATO, CEZINHA DE MADUREIRA, CELSO NASCIMENTO e RODRIGO MORAES

 

RESUMO

 

1 - CLAUDIO DAMAS

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

2 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, para "Homenagear a Família: Base da Sociedade", a requerimento dos deputados Márcio Camargo, Afonso Lobato, Cezinha de Madureira, Rodrigo Moraes, Celso Nascimento e André Soares. Cumprimenta as autoridades presentes. Justifica a razão desta solenidade. Louva a família, como célula mater da sociedade. Ressalta os valores da ética, da moral, da solidariedade e do amor que deve nortear uma família sadia. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", sobre o qual faz considerações. Enseja a todos a proteção divina e a paz. Faz citação da Carta de São Paulo aos Coríntios, ao ressaltar os valores da fé, da força, da esperança e do amor que, adita, são fundamentais para uma família progressista.

 

3 - MÁRCIO CAMARGO

Assume a Presidência.

 

4 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado Federal, faz saudação religiosa. Considera que determinados segmentos sociais querem destruir a família. Lamenta o desrespeito à família tradicional. Combate a união de pessoas do mesmo sexo, por não gerar filhos, bem como a adoção por esses grupos. Ressalta que a família é projeto de Deus, do qual somos imagem e semelhança. Recorda a comemoração, em 10/05, do Dia das Mães. Repudia movimento que visa extinguir os dias das mães e dos pais.

 

5 - ADILSON ROSSI

Deputado Estadual, parabeniza os requerentes da sessão. Enaltece a família como uma das instituições mais antigas da Humanidade. Recorda citação bíblica, no que tange ao legado de Abraão. Enaltece a importância da preservação dos valores morais e espirituais. Reproduz citação do Salmo 128, que trata da família.

 

6 - CARLOS CEZAR

Deputado Estadual, lamenta a constância dos casais separados. Ressalta que é importante a valorização "do que Deus nos deu" que, muitas pessoas, só se dão conta quando perdem. Questiona os padrões ditados pela mídia. Recorda sua ligação com a Igreja Católica. Afirma-se um contínuo defensor da família.

 

7 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Anuncia a apresentação do tenor Jorge Durian.

 

8 - ANDRÉ

Palestrante, dá conhecimento de seu trabalho com casais por mais de 20 anos, na Igreja Católica, em Osasco. Afirma que é preciso nortear a vida pela fé. Argumenta que a família é resultado do encontro natural de duas pessoas, que geram vida biologicamente. Reflete sobre os processos de adoção. Lembra o crescimento e o desenvolvimento dos filhos no seio da família. Enaltece a preservação dos valores sociais e morais, numa base essencialmente humana, com a reafirmação pela fé e pela verdade. Cita documento do Papa João Paulo II sobre a família no futuro da Humanidade, mesma preocupação do Sínodo dos Bispos. Lembra citações que iluminam até mesmo aqueles que não acreditam no Divino. Informa que dia 15 de maio é o "Dia Internacional da Família", decretado pela ONU, desde 1994.

 

9 - PRESIDENTE MARCIO CAMARGO

Informa que será assinado pelos proponentes desta sessão, projeto de lei, que cria o "Dia Estadual da União e Defesa da Família", a ser comemorado dia 11/05. Faz agradecimentos gerais.

 

10 - AFONSO LOBATO

Assume a Presidência, ressalta os sentimentos do amor fraterno. Cumprimenta as caravanas, especialmente as que vieram de longe. Anuncia apresentação do Coral e Orquestra AD Brás.

 

11 - HENRIQUE BENJAMIN PEREIRA NASCIMENTO

Palestrante Frater, reflete sobre as limitações da condição humana. Afirma que, na família, são gerados o diálogo, a comunicação interpessoal e a consciência da dignidade humana, especialmente, quando há educação cristã. Recorda citação do Papa Francisco, de que não existe a família perfeita. Ressalta o aprendizado à luz do Evangelho. Afirma que a família é referência para o jovem e uma das missões da Igreja. Questiona os valores sociais modernos. Enfatiza a preocupação quanto ao futuro das gerações, tendo em vista a crise dos casamentos. Cita documento do João Paulo II voltado às famílias. Anuncia apresentação musical dos artistas Vanessa Maria e Kito Moura, da Comunidade Católica Shalon, de Santo Amaro.

 

12 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência, faz vários agradecimentos. Destaca a importância da família, no contexto da Igreja e da Nação. Ressalta os valores da família, como base da sociedade. Relembra dispositivo, da Constituição Federal, de que a família deve receber proteção do Estado. Ratifica a defesa da família. Anuncia apresentação de grupo de jovens "Elo Eterno", da AD Brás.

 

13 - JOSUÉ GONÇALVES

Pastor, discorre sobre o tema "A família, o nosso maior patrimônio", ao recordar poesia de Salomão. Reproduz várias citações sobre a definição de família. Reflete sobre as famílias disfuncionais. Repudia a permissividade moral e o avanço tecnológico. Lamenta a dissolução do grupo familiar. Combate o aborto. Comenta as patologias sociais, no processo de globalização. Faz citação salmista, ao pleitear bênçãos às famílias brasileiras.

 

14 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Faz analogia entre a crise hídrica e a família. Considera que a Humanidade vive um caos, com a perda dos valores da família. Destaca a importância do papel da Igreja nesse processo.

 

15 - CELSO NASCIMENTO

Assume a Presidência.

 

16 - ROCCO DIGILIO FILHO

Pastor, reitera a defesa da família, como "porta de Deus". Enfatiza ensinamentos de Jesus Cristo, relativos à família e à Igreja. Cita campanhas da Igreja Quadrangular, "100% Família". Recorda palestra de Madre Tereza de Calcutá, sobre a busca da paz.

 

17 - PRESIDENTE CELSO NASCIMENTO

Anuncia apresentação da cantora Soraya Moraes. Faz histórico sobre a sua família, lembra a conversão de seus pais e, especialmente, os cuidados que teve com sua mãe. Destaca a importância da vivência de Jesus na família.

 

18 - RODRIGO MORAES

Assume a Presidência. Ressalta que na família encontramos os valores maiores da felicidade, da harmonia e da paz. Cumprimenta os presentes. Faz reflexão sobre as dificuldades da atuação política. Enfatiza os valores da família, na aplicação das palavras do Evangelho. Sauda representantes da Igreja Mundial, da qual elogia campanhas de combate às drogas.

 

19 - JOSÉ OLIMPIO

Deputado Federal, reflete sobre as dificuldades da vida pública. Informa que integra a Comissão da Seguridade Social e da Família, da Câmara dos Deputados. Lamenta o surgimento de leis que, a seu ver, prejudicam a família. Cumprimenta os jovens integrantes das igrejas. Elogia a luta pela evangelização. Destaca a busca do amor e da unidade na família.

 

20 - RAQUEL

Pastora, recorda pregação em defesa da paz. Fala de sua trajetória evangélica. Ressalta o trabalho religioso em defesa da família. Lamenta a destruição de famílias pelas drogas. Elogia ações em defesa do próximo, ao lembrar ensinamentos de Cristo. Faz apresentação musical, acompanhada de sua banda.

 

21 - PRESIDENTE RODRIGO MORAES

Anuncia apresentação do Coral e Orquestra da AD Brás. Anuncia homenagens a vários casais, que recebem diploma, entregues pelos requerentes da sessão.

 

22 - MARCIO CAMARGO

Assume a Presidência.

 

23 - PRESIDENTE RODRIGO MORAES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CLÁUDIO DAMAS - Boa noite a todos, senhoras e senhores. Sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste instante, daremos início à sessão solene em homenagem à Família, Base da Sociedade.

Convido para compor a Mesa principal o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. (Palmas.)

Convido também para a nossa Mesa principal, deputado Márcio Camargo. (Palmas.)

Convido também o deputado Padre Afonso Lobato. (Palmas.)

Convido também o deputado Cezinha de Madureira. (Palmas.)

Convido também o deputado Celso Nascimento. (Palmas.)

Para finalizar a composição da nossa Mesa principal, convido o deputado Rodrigo Moraes. (Palmas.)

Neste momento, o presidente desta Casa, deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência agradece às autoridades que compareceram a este importante, marcante e histórico evento.

Aos nossos queridos colegas deputados estaduais Márcio Camargo, Padre Afonso Lobato, Cezinha de Madureira, Celso Nascimento e Rodrigo Moraes.

Agradecemos também aos deputados estaduais Adilson Rossi e Carlos Cezar, ao deputado federal Gilberto Nascimento, ao deputado federal missionário José Olimpio, Carlão Camargo, prefeito de Cotia, nosso querido e estimado Sr. Manoel Ferreira Netto e sua esposa Marjorye que aqui se encontram, representando o bispo Manoel Ferreira e o pastor Samuel Ferreira. É uma alegria muito grande!

Senhoras deputadas, senhores deputados, esta não é uma sessão comum. Esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. A sessão solene só pode ser convocada mediante solicitação de um deputado com mandato em exercício nesta Casa. E só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa. Feita a solicitação, ela tramita pelos órgãos internos da Casa, chega até o Colégio que congrega os líderes de todos os partidos desta Casa. São 21 líderes partidários. Em alguns momentos, pode ocorrer que sessões solenes solicitadas não sejam acolhidas e não sejam autorizadas. Em outros casos, sessões solenes são autorizadas por escassa maioria, porque uma sessão solene só pode ser solicitada mediante notório interesse público e social. É por isso que ela se realiza no plenário principal, nas cadeiras em que se sentam os deputados para votarem as leis de importância para o Estado e onde votaram a Constituição do Estado de São Paulo - neste plenário principal.

Esta sessão solene, solicitada por iniciativa dos deputados Márcio Camargo, Padre Afonso Lobato, Cezinha de Madureira, Rodrigo Moraes e Celso Nascimento, foi, pela primeira vez, aprovada pela unanimidade dos deputados desta Casa. E não é para menos. É uma sessão solene para homenagear a célula mater de toda sociedade sadia que está alicerçada em valores fundamentais como ética, moral, solidariedade e amor. É a sessão solene para homenagear a família, a base da sociedade.

Anunciamos também a presença do nosso amigo e vereador Sérgio Folha, presidente da Câmara Municipal de Cotia, em nome de quem cumprimento todos os vereadores.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, entoado e executado pela Orquestra Ad Brás, sob a regência de Andreia Souza.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos aos integrantes do Coral e Orquestra Ad Brás, lembrando as duas estrofes que mais causam confusão no Hino Nacional - “Brasil de um sonho intenso e um raio vívido” e “Brasil de amor eterno seja símbolo” - nas quais, primeiro se sonha para depois se viver um grande amor.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 16 de maio, às 23h, como aqui me lembra a solerte Vera, do Cerimonial, às 23h, neste sábado, 16 de maio, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Neste momento, faço a passagem, com muita honra, da Presidência desta sessão solene, que abrimos sob a proteção de Deus, e quero me despedir pedindo a mesma proteção de Deus para que traga aos senhores muita paz. Que Deus os acompanhe sempre, que os anjos os suspendam em suas mãos para que os senhores não tropecem em pedra alguma! E lembrando a primeira epístola que o apóstolo Paulo encaminhou aos coríntios, falando sobre os três dons mais importantes da pessoa que são a fé, a força propulsora da ação meritória. A esperança, o leme que nos direciona ao rumo certo junto a Deus, e o amor. Se Paulo pudesse escolher um desses três dons, ele escolheria o amor, o amor que tem na família a sua base, a base de uma sociedade desenvolvida, progressiva e cristã.

Passo a Presidência, com muito orgulho, ao meu querido amigo deputado estadual Márcio Camargo. Boa sessão solene a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Márcio Camargo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Meu muito boa noite a todos e a todas. É um prazer muito grande presidir esta sessão solene ao lado de figuras tão importantes do nosso Estado de São Paulo. À nossa frente, temos figuras que vieram de Bauru, Cotia - o irmão Fernando, estou vendo o pessoal de Cotia. Obrigado pela presença.

Quero cumprimentar com muito carinho, muito respeito e muita admiração o nosso presidente Fernando Capez, que conduz esta Casa todos os dias, com muito glamour, com muito carinho, com muita dedicação, com muita amizade, para com nossos pares.

Quero cumprimentar meus grandes amigos que tenho feito nesta Casa diariamente. Quando cheguei aqui, fui muito bem recebido pelo Partido Social Cristão, o partido da família. Se eu tivesse que escolher algumas pessoas para serem companheiros do meu partido hoje, certamente escolheria o Celso Nascimento, aqui do meu lado direito, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

O Celso é um grande amigo, um grande companheiro que fiz nesta Casa.

Da mesma forma, cumprimento o nosso líder, um jovem de 30 anos, que está no seu segundo mandato nesta Casa, um professor para nós, que nos recebeu de portas abertas, Rodrigo Moraes, a quem peço também uma salva de palmas. (Palmas.)

Do meu lado esquerdo, tenho o pastor Cezinha de Madureira. Quando conversamos em plenário, em uma sessão, sobre fazer uma comemoração ao Dia Internacional da Família, foi um dos primeiros a correr atrás de todo mundo. Quero agradecer a você, Cezinha, principalmente pela sua amizade e companheirismo nesta Casa de Leis.

Da mesma forma, cumprimento o padre Afonso Lobato, nosso deputado, nosso amigo de Taubaté, por quem tenho um carinho muito especial. Ele é o 4o secretário da Casa e não está no primeiro mandato como eu, o Celso e o Cezinha, e está nos ajudando bastante. Padre, o senhor é o meu mentor espiritual nesta Casa e quero lhe agradecer pelo carinho e amizade.

O dia hoje é de comemorar a família. Está aqui a pessoa que me gerou, minha mãe Maria Aparecida, também a minha esposa, Maria Teresa, a segunda melhor mãe do mundo. A primeira é minha mãe, a segunda, minha esposa. (Palmas.)

Como estamos falando de família, aqui também está a minha irmã, minha irmã Eliana, o meu irmão, prefeito de Cotia, Carlão Camargo, a quem agradeço a presença.

Quero cumprimentar o Cleto, representando o vice-prefeito de Cotia, Moisesinho, os vereadores de Cotia Rogério Franco, Fernando Jão, Luís Gustavo Napolitano, vereador e presidente da Câmara, meu amigo, Sérgio Folha, Genival. Já daria uma sessão de vereadores de Cotia.

Quero cumprimentar a primeira-dama de Vargem Grande, dona Fátima Rocha. É um prazer recebê-la, aqui na Assembleia Legislativa, dona Fátima. Cumprimento o vereador Marcos Vidal, de Taubaté, o comandante Albuquerque, da Secretaria de Segurança Pública de Cotia, o subsecretário de Segurança de Cotia, Romildo Borges, um grande parceiro e amigo, a vereadora Gilmara de Carapicuíba, que, no último pleito, foi candidata à deputada federal, nossa amiga do PSC.

Cumprimento o secretário de Comunicação Dr. Fábio, secretário de Indústria e Comércio Almir Rodrigues e subsecretário Ademir.

Padre Pedro, da Paróquia Santo Antônio da Granja Viana. Depois, o senhor pode anunciar a festa de Santo Antônio.

Cumprimento o padre Daniel de Cotia, o vice-prefeito de Vargem Grande, professor Carlos.

Paulo de Tarso Silveira, representante do deputado Vaz de Lima.

Rodrigo Manga, vereador de Sorocaba.

Quero cumprimentar meus grandes amigos desta Casa, deputado Adilson Rossi à minha direita.

Da mesma forma, quero cumprimentar um deputado que me acolheu muito bem nesta Casa de Leis, Carlos Cezar à nossa direita. Obrigado, Carlinhos.

Cumprimento o vereador Firmino Firmeza de Itaquá, que não posso deixar de citar.

No decorrer da Sessão, vamos falando os demais nomes das autoridades civis, militares e religiosas. É um prazer muito grande estar aqui.

Para começar, vamos chamar o presidente estadual do nosso Partido Social Cristão, conhecido como partido da família, uma pessoa que me acolheu muito bem. Fui convidado por ele para fazer parte do Partido Social Cristão, onde fui muito bem recebido. Hoje, ele veio aqui dar uma palavra a todos nós, uma mensagem de família, Dr. Gilberto Nascimento, deputado federal. Sua presença nos honra muito.

Tem a palavra o Dr. Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Quero, inicialmente, cumprimentar a todos com a paz do Nosso Senhor Jesus. Amém! Quero dizer da minha alegria, deputado Márcio Camargo, que preside a sessão neste momento, deputado Rodrigo Moraes, deputado Celso Nascimento, deputado Cezinha de Madureira, deputado padre Afonso, deputado Adilson Rossi, deputado Carlos César.

Cumprimentando esses deputados, quero cumprimentar todos os deputados e vereadores presentes nesta sessão. Quero cumprimentar também todos os pastores presentes, nossas pastoras, nossos irmãos, nossos padres. Padre Afonso, Deus abençoe a sua vida.

Falar de família em um momento como este, quando só tenho três minutos, é complicado. Tenho um problema, quando falo, minhas pernas ficam trêmulas, principalmente em um cenário como este, e começo a piscar. Se eu começar a piscar é porque é hora de parar. Adilson, não olhe para minhas pernas, senão, eu tremo.

Quero, meus queridos deputados, dizer que é uma honra muito grande falar em um momento como este, falar em um momento em que infelizmente, deputado Rodrigo Moraes, a família é tudo que as pessoas querem destruir. Existe um movimento hoje no país que está tentando destruir a família de todas as formas, estão tentando dizer que a família é simplesmente uma coisa genérica, que a família deixou de ser tradicional, que perdeu o sentido de ser tradicional. Eu sou daqueles que ainda entende que a família é tradicional, eu sou totalmente contra a união de pessoas do mesmo sexo. Tenho me posicionado sobre isso juntamente com a Frente da Família na Câmara Federal. Eu sou totalmente contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo. Uma relação de duas pessoas o mesmo sexo não é uma relação normal, não é uma relação comum, não é uma relação sadia porque não gera frutos.

Algumas pessoas andam dizendo que esse negócio de família, de papai, mamãe, acabou. Não acabou coisa alguma. Isso é um projeto de Deus. Querer destruir isso é querer acabar com a raça humana. Querer acabar com a raça humana é simplesmente terminar a vida de cada um de nós. Só estamos aqui esta noite porque houve uma relação entre um homem e uma mulher. Nós, cidadãos, estamos aqui para glorificar a Deus como aqueles que são a sua semelhança.

Quero, neste momento, dizer a vocês que ontem tivemos o Dias das Mães. Existe um movimento para que acabe com o Dia das Mães e Dia dos Pais, porque uma criança adotada por um casal de homossexuais... Não tenho nenhum medo de dizer isto aqui, não. Algumas pessoas dizem que estou fora da moda. Eu vou continuar fora de moda, sempre. Enquanto eu tiver uma tribuna para falar - isso, tenho feito juntamente com meus colegas em Brasília - vou continuar dizendo a mesma coisa. Vou continuar fora de moda, mas vou continuar defendendo a família nos moldes tradicionais: um homem e uma mulher que geram filhos e trazem felicidade para uma nação.

Quando tentam acabar com o Dia das Mães, dizem que uma criança adotada por dois homens, quando chega na escola, se falar no Dia dos Pais, vai ficar constrangida. Então, precisamos colocar o “Dia de quem cuida de mim”. “Dia de quem cuida de mim”, coisa nenhuma. Quem cuida de mim é exceção. Eu tenho um pai e uma mãe, eu fui gerado por alguém e eu tenho que ter, sim, o Dia dos Pais, o Dia das Mães, e viver a plenitude de um casal que, felizmente, me colocou no mundo.

Meu muito obrigado! Que Deus os abençoe! Senhores deputados, parabéns! Deputado Afonso, parabéns! Deputado Rodrigo, Cezinha, todos vocês, parabéns! Continuem com iniciativas como esta. Vamos levar isto para o resto do Brasil e do mundo, dizendo que a família tradicional é aquilo que Deus colocou no mundo: um homem e uma mulher que geram filhos e revelam o amor à nação brasileira.

Que Deus os abençoe! Tenham todos uma boa noite e uma feliz sessão. Tenho de me retirar neste momento, porque vou fazer ainda duas reuniões e amanhã às 6h40 vou para Brasília para continuar dizendo que a família é um homem e uma mulher, e nós não aceitamos o resto.

Que Deus abençoe vocês! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Muito bem! Dr. Gilberto Nascimento dando sua opinião sobre família, uma pessoa respeitada.

Quero cumprimentar o tio Mário Camargo, nosso amigo Netto, o Sr. Udine Verardi, representante do deputado Salim Curiati, nosso “paizão” na Casa, Laércio Lopes, vereador de Itapeva, pastor Antonio De Angelis, membro do Conselho Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, deputado federal e missionário José Olimpio, também um grande amigo desta Casa, pai do nosso deputado estadual Rodrigo.

Vou passar a palavra, para dar uma saudação, ao nosso deputado e amigo Adilson Rossi. (Palmas.)

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSC - Quero cumprimentar o meu amigo, deputado Márcio Camargo, deputado Celso Nascimento, deputado Afonso Lobato, deputado Cezinha de Madureira, deputado Rodrigo Moraes, e parabenizá-los pela sensibilidade que tiveram de realizar uma sessão tão importante como esta.

Sabemos que esta Casa tem sido palco, em especial este plenário, da realização de algumas sessões com diversos caracteres: sessões deliberativas, aquelas em que discutimos as leis que serão aprovadas ou rejeitadas no nosso Estado, e algumas sessões solenes também.

Sem querer menosprezar as sessões que já aconteceram aqui, certamente aquelas que ainda vão acontecer, não tenho dúvida em afirmar que esta é uma das mais importantes. Quero pontuar isso de maneira muito rápida.

Primeiro, considero a mais importante porque estamos celebrando a família. A família é a instituição mais antiga de que se tem conhecimento. Além de ser a mais antiga, foi instituída pelo próprio Deus. Quando Deus cria o primeiro homem, Adão, logo, percebendo a necessidade afetiva, emocional e até física desse primeiro homem, cria uma mulher e a oferece como sua adjutora, como sua ajudadora, como sua companheira.

É interessante que Deus não cria um outro homem para dar como companhia a Adão. Cria uma mulher, porque, Deus, na sua sabedoria profunda, sabia que só a união entre um homem e uma mulher poderia gerar filhos. Aí, então, nasceria e se solidificaria a família. Nós, como pessoas, só estamos aqui porque um homem e uma mulher nos geraram. Deus entendeu isso e criou, para o homem, uma adjutora.

Em segundo lugar, a família que Deus cria recebe a bênção do próprio Deus. Quando Deus estabelece aquele pacto com Abraão e o chama de amigo, Ele olha para Abraão e diz: “Abraão, eu vou abençoar aqueles que te abençoarem, mas vou amaldiçoar aqueles que te amaldiçoarem, porque, em ti, serão benditas todas as famílias da Terra.” Deus estabelece um compromisso com as famílias, e o compromisso de Deus era abençoar as famílias.

Portanto, meus queridos amigos que realizam esta sessão solene, vocês estão sendo instrumentos de Deus hoje para que esta Casa possa receber a bênção de Deus para as famílias. Cada um de nós que está aqui, que representa uma família, certamente estará recebendo, uma vez mais, das mãos desse Deus bondoso, a bênção que Ele prometeu ao seu amigo Abraão. Nele e em Deus, seriam benditas todas as famílias da terra.

Entendemos que preservar valores morais, preservar valores espirituais, é um trabalho intenso que a família tem se proposto a fazer. Parabéns a vocês!

Encerro, meu querido Márcio, deixando para todos um salmo que conhecemos muito bem, Salmo 128, o salmo da família que diz: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e que anda nos seus caminhos, pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera ao lado da casa, e os filhos como plantas de oliveira ao redor da tua mesa.”

Deus abençoe vocês, Deus abençoe as famílias aqui reunidas. Nós não nos calaremos. Sempre que nos derem a palavra, valorizaremos a família, a família instituição de Deus. A família tem a bênção de Deus e precisa ser preservada para que as bases de sustentação de progresso, para que as bases de prosperidade da nossa sociedade, continuem bem firmes.

Parabéns às nossas famílias! Deus abençoe vocês! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Dando prosseguimento, passo a palavra ao nosso amigo, deputado estadual Carlos Cezar. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Boa noite a todos. A paz esteja convosco. Quero agradecer pelo convite e parabenizar os meus colegas, deputado Márcio Camargo, deputado Cezinha de Madureira, deputado Rodrigo Moraes, deputado Padre Afonso Lobato, deputado Celso Nascimento, deputado Adilson Rossi.

Cumprimento o deputado missionário José Olimpio, em nome de quem saúdo todos os deputados federais que aqui estão, o prefeito Carlão Camargo, em nome de quem saúdo todos os prefeitos e vereadores presentes. Cumprimento todas as lideranças evangélicas, pastores, líderes, em nome de quem saúdo nosso presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, pastor Rocco Digilio Filho e sua esposa, pastora Eunice. Essa família bendita da Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado de São Paulo.

Quero cumprimentar a liderança da Igreja Quadrangular, das Igrejas Evangélicas - Mundial, Assembleia - todos que participam deste momento tão importante desta sessão que visa valorizar a família.

Estamos aqui hoje, deputado Márcio Camargo, para valorizarmos a família. Hoje em dia, vive-se a desvalorização da família. As pessoas só valorizam aquilo que perdem. Hoje, a tendência natural é que mais de 25, 30% dos casamentos durem menos de quatro, cinco anos. A moda hoje é que os filhos não sejam criados pelos seus pais e suas mães. Desses casamentos de pessoas que se separam, 80% dos filhos são criados apenas pelas mães.

Estamos vivendo uma lógica de se valorizar aquilo que se tem. Vossa Excelência valoriza sua esposa, sua mãe. Ontem, comemoramos o Dia das Mães. Sempre digo que temos de valorizar tudo que Deus nos tem dado.

Pastor Durvalino, pastora Santina, temos de valorizar a nossa família, valorizar os nossos pais. Muitas vezes, as pessoas só valorizam aquilo que perdem. Deixam para reconhecer a importância de uma mãe, a importância de um pai, depois que eles não estão mais juntos; deixam para mandar flores quando eles não podem mais sentir o cheiro da flor; deixam para dar um abraço quando essas pessoas queridas não podem mais sentir o calor desse abraço; deixam para dizer palavras bonitas quando as pessoas não podem mais ouvir essas palavras.

Queremos valorizar enquanto Deus nos der vida. Valorizar a família é não se conformar com esse padrão que o mundo está impondo, com esse padrão que as pessoas querem impor através da mídia, da televisão e da moda que aí está. Nós somos o povo que não se conforma.

Padre Afonso Lobato, até os 19 anos de idade, frequentei a Igreja Católica. Fiz primeira comunhão, fui crismado e sempre ouvi da boca dos padres a valorização da família, a valorização do casamento. A Igreja Católica nunca permitiu o segundo casamento.

Como já foi dito aqui, isso pode parecer conservadorismo. Mas isso é o que a Bíblia fala sobre preservar a aliança. Enquanto Deus me der o mandato e a oportunidade de falar, vamos continuar sempre sendo inconformados, não vamos nos conformar com esse padrão que aí está e vamos valorizar a família, valorizar o pai, valorizar a mãe e valorizar nossos filhos. E vamos declarar que não nos conformamos com este mundo e vamos transformá-lo pela renovação da nossa mente e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Que Deus abençoe a todos! Uma boa Sessão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Muito obrigado ao deputado Carlos Cezar, dando sua contribuição a esta sessão solene.

Agora, vou chamar um grande tenor - muitos o conhecem aqui, um grande amigo da nossa família, que vai cantar a oração que Senhor nos ensinou. O Sr. Jorge Durian.

Vamos ficar de pé para essa oração muito bonita.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Muito obrigado, Jorge Durian, esse grande amigo que veio nos presentear com essa voz maravilhosa que o Senhor lhe deu. Obrigado, Jorge. Conte sempre com estes amigos deputados desta Casa de Leis.

Dando prosseguimento, vamos chamar o casal André e Rita, palestrantes que vêm trazer um pouco de experiência da sua vivência.

Enquanto eles se dirigem para o microfone, quero agradecer e registrar a presença do padre Pedro, da Paróquia de Santo Antônio, obrigado, mais uma vez, pela presença, e do padre Osvaldo. Obrigado, padre, pela sua presença. (Palmas.)

 

O SR. ANDRÉ - Boa noite a todos.

 

A SRA. RITA - Boa noite.

 

O SR. ANDRÉ - Excelentíssimos senhores deputados, a quem saúdo na pessoa do presidente desta sessão, Exmo. deputado Márcio Camargo, de quem recebemos o grato convite para estar aqui nesta tribuna.

Senhoras e senhores convidados para esta sessão solene, representantes das Igrejas, pastores, bispos e padres, eu e minha esposa trabalhamos com a família dentro da Igreja Católica há mais de 20 anos.

Hoje, a nossa grande prioridade - somos da Diocese de Osasco - é olhar principalmente as famílias que nascem, os recém-casados. Como foi citado aqui, um grande percentual hoje encerra seu casamento - eu diria mais - não até o quarto ano, mas já no primeiro ano de união. Eles se separam por problemas graves e alguns não tão graves. Um auxílio, um apoio, um acompanhamento, seria suficiente para que pudessem fortalecer sua união.

Quero deixar algumas palavras como cidadão, um cidadão que, como todos, busca cumprir seus deveres, busca seus direitos e, principalmente, tenta nortear sua própria vida pela fé. Fé que recebi dos meus pais. Eu tive um pai, uma mãe, e que formaram uma família. Eles vieram do interior, vieram lá da região de Taubaté, gente boa. Sou vale-paraibano também, porque nasci lá mas logo vim para São Paulo.

E por isso, sinto em dizer a importância da família. Não desejo causar polêmica porque o tempo é curto. Não só aqui na tribuna, mas o tempo da nossa vida é muito curto. E às vezes nós gastamos tempo polemizando a respeito da família e deixamos de aproveitar o bem da família.

Queremos conceituar, queremos colocar rótulos ou queremos muitas vezes, fazer dela aquilo que nós desejamos e esquecemos de seu valor fundamental, seu valor natural. O casamento e a família não são invenções de nenhuma Igreja. Não fomos nós, as Igrejas, que inventamos o casamento e a família como querem dizer por aí. E inclusive, quando querem destruir a família, dizem que é uma coisa só nossa, das Igrejas. Tanto da Igreja Católica quanto de qualquer outra denominação, o que é mentira.

A família é o resultado do encontro natural entre duas pessoas que por fundamento natural têm potencial e capacidade de gerar vida biologicamente e, no caso daquele homem, daquela mulher que não podem geram vida biologicamente, geram-na afetivamente e recorrem, um homem e uma mulher, recorrem à adoção de filhos.

Essa é a base da família.

Família não é somente um agrupamento que tem afinidades em comum. Família é fruto de uma união por amor. Uma união, como já disse, que tem potencial para gerar e gerenciar vidas.

Uma família deve fazer com que seus filhos cresçam e se desenvolvam até tornarem-se cidadãos dignos, dotados de valores que possam contribuir par aa sociedade, nós, Igrejas, não queremos nada diferente disso. Queremos cidadão com valores: honestidade, honra, dignidade, honestidade, solidariedade e tantos outros valores que nascem do convívio entre pais e filhos. E esta é uma base essencialmente humana. E a sociedade depende dessa base.

O que nós, como Igrejas, fazemos, é reafirmar pela fé, pela verdade, e confirmar através da nossa relação com Deus, com o Divino, que a família é sagrada. A família é sagrada. E, por isso, dizemos que a família foi criada por Deus, não no sentido “criacionista”, porque hoje nós sabemos do bem e da existência de Deus na própria evolução dos seres, mas exatamente no sentido de que Deus cria a família, Deus une um homem e uma mulher pela natureza que criou, perfeita com suas regras, com suas leis.

Em 1981, o saudoso papa João Paulo II apresentou-nos um documento para a Igreja Católica, e dizia nesse documento uma realidade que não é só nossa. “O futuro da humanidade passa pela família”.

Esta realidade era uma preocupação do Sínodo dos Bispos em 1980, e ainda é uma preocupação do Sínodo de 2014-2015. E esta verdade ainda ilumina da Igreja Católica e com certeza ilumina a todas as Igrejas. E também ilumina aqueles que são dignos mesmo que não creiam na existência do Divino.

E posso explicar em uma só frase o motivo desta luz tão abrangente: a família é desejo humano. Um homem e uma mulher, ainda hoje, desejam se unir para se formar famílias, não fosse assim, nossa sociedade já teria se encerrado.

Família é berço privilegiado para a vida e, querendo ou não, e acho que todos concordam, família é o lugar onde nós queremos estar.

Portanto e aqui quero finalizar, estando eu e aqui minha esposa Ritinha, toda tímida, nesta Casa de Leis, onde decisões são tomadas para ordenar e organizar a vida deste Estado de São Paulo, o maior estado do Brasil, faço um pedido: senhores deputados e todos os que têm força nesta casa: Não olhem a família somente como bem religioso e espiritual, mas sobretudo como isso que falei, um bem da sociedade. A família é um bem da humanidade.

O Dia Internacional da Família, o dia 15 de maio, declarado pela ONU em 1994, mostra como a família é importante para todos, em todas as nações. Se quem cuida da lei e a da ordem não tiver uma fé como nós a temos, não faz mal desde que olhem para a família como uma estrutura milenar, sólida, a origem dos clãs, que se tornaram tribos, que se tornaram povos, se tornaram nações.

Sem o ponto inicial da família, historicamente nós não estaríamos aqui. E não estaremos mais se ela não for protegida para continuar a nortear a vida do nosso povo, do nosso Brasil, do nosso Estado, com seus valores básicos e humanos.

Mas, se quem tem nas mãos a possibilidade de criar a legislação, tiver fé, por favor, não deixe a fé de lado. Porque é a fé quem lança mais luzes no caminho das decisões em favor da família, como nessa Sessão. É a fé que dá força, que dá coragem, para fazermos declarações como as que ouvimos aqui. E é a fé que nos vale mais, a fé em nosso Deus.

Vamos defender a família e seus valores naturais e básicos. E certamente todos nós juntos, construiremos um futuro de mais alguns milênios, sólido, forte, onde nossa sociedade poderá ser, e tenho certeza, será ainda melhor.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Muito obrigado André, (Palmas.)

Dando seguimento, quero também agradecer a presença do Miguel do Posto 44 de Vargem Grande Paulista, grande amigo nosso.

Dona Telma que trouxe um ônibus lá de Cotia, cheio de amigos, obrigado dona Telma.

Quero cumprimentar e agradecer a todos, foi um prazer muito grande estar aqui na Presidência desta sessão solene e no final dessa sessão nós cinco, deputados, vamos assinar um projeto de lei intitulado “Dia Estadual da União e Defesa da Família”, a ser celebrado todo dia 11 de maio aqui, no Estado de São Paulo. (Palmas.)

Quero agradecer a todos os funcionários dessa Casa de Leis, nosso Cerimonial, nosso presidente Capez, pessoal dos nossos gabinetes que trabalharam bastante na pessoa do Aílton. Pastor Cezinha, acho que nós programamos isso aí em 15 dias, Rodrigo, 15, 20 dias e eles pediram um tempinho maior, mas se for um tempinho maior tem de ter um lugar maior, porque já lotou o plenário hoje. Chamamos alguns amigos aqui, então foi um prazer muito grande estar com vocês, Celso, padre Afonso, obrigado mesmo por ter colaborado e acho que a gente colaborou um pouco também para que esse grande evento saísse e dar continuidade a isso. Como o padre Pedro falou “Márcio, não fique só nesse dia de comemoração que é importantíssimo para a gente, mas que daqui saia algo mais”, então vai sair esse projeto de lei que todos nós vamos assinar ao final dessa sessão.

Passo a palavra agora ao meu grande amigo, o deputado Afonso Lobato para presidir a nossa sessão.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Afonso Lobato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Boa noite a todos e a todas. Com muito carinho, afeto, vocês já perceberam o calor desta sessão solene.

Acolho a cada um de vocês com amor fraterno. Acolho os que vieram de longe, de outras cidades, os que vieram da minha cidade, de São José dos Campos, de Taubaté. (Palmas.)

Vou contar um segredo baixinho para vocês aqui, pastor Cezinha, Márcio, pastor Celso, eu disse assim “Católicos vão, porque senão eu vou passar vergonha”. E eles, então, responderam ao nosso chamado. Porque os católicos são meio caseiros, não é? Mas responderam ao nosso chamado.

Quero agradecer a presença do vereador Cyborg de São José dos Campos. (Palmas.)

Também do vereador Jefferson Campos que mandou representante e, neste momento, nós vamos ouvir com muito carinho o Coral e Orquestra Ad Brás, que apresenta “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Vamos ouvir mais uma canção.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Passo a palavra ao Fráter Henrique Benjamin Pereira Nascimento, que é um estudante de teologia da Faculdade Dehoniana, dos padres do Sagrado Coração de Jesus lá de Taubaté.

Quero agradecer também a sua presença e por ele ter aceito esse nosso convite.

Com a palavra, Fráter Henrique. (Palmas.)

 

O SR. HENRIQUE BENJAMIN PEREIRA NASCIMENTO - Caros irmãos e irmãs, boa noite. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Nesta noite nos reunimos primeiramente para agradecera Deus o dom de ter uma família.

Apesar de toda limitação própria de nossa condição humana, olhamos para nossa história pessoal e vemos que a família é o lugar onde nós aprendemos a amar. É o espaço da intimidade, é o espaço privilegiado onde se aprende a arte do diálogo e da comunicação interpessoal. Na família, a pessoa toma consciência de sua dignidade, ainda mais quando esta família é iluminada por uma educação cristã, onde faz reconhecer a dignidade de todo individuo e especialmente os mais frágeis, nos mais fracos e nos marginalizados.

Família é isto. A família se compõe de indivíduos que amam, que dialogam e que aprendem a se sacrificar uns pelos outros, e que defendem a vida seja na sua origem, seja no seu ocaso natural.

Mais do que em outro lugar, é na família que vivendo juntos, dia a dia, e experimentando as limitações próprias e alheias, os pequenos e grandes problemas da coexistência, é que nós aprendemos a amar e a perdoar.

Disse o papa Francisco: “Não existe a família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição e da fragilidade, nem mesmo dos conflitos. Mas é necessário através da luz do Evangelho aprender a enfrentá-los de forma construtiva”.

Por isso, a família onde as pessoas apesar das próprias limitações e pecados se amam, torna-se para a sociedade uma escola de perdão, além de uma escola de comunicação, de transmissão de valores, a família é para a sociedade um grito profético de perdão.

O perdão é uma dinâmica de comunicação, uma comunicação que sabemos que definha e se quebra, mas por meio do arrependimento expresso e acolhido, é possível reatá-la e fazê-la crescer.

Uma criança que aprende em família a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando seu ponto de vista sem negar o ponto de vista de outras pessoas, será um reconstrutor de diálogo e de reconciliação.

Também aprendemos através da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, que no matrimônio entregamo-nos completamente sem cálculos e sem reservas, compartilhando de tudo, dons e renuncias, e confiando na providencia divina. É esta experiência fundante e fundamental que os nossos jovens precisam como referencial para as suas vidas.

E a Igreja, como mãe que acolhe e como mestra que ensina, assume esta sua missão de anunciar a palavra de Deus e de defender, apesar de qualquer tipo de perseguição, a verdade que não é fruto de um pensamento seu, mas é fruto de uma revelação divina.

Em uma sociedade completamente marcada pelo hedonismo, pelo imediatismo, pelo consumismo e por uma crescente crise de valores, urge que cada um de nós discutamos meios eficazes para ajudar as nossas família e ajudá-las na formação das futuras gerações. Na nossa época, o matrimônio e a família estão em crise. Vivemos em uma cultura do provisório, na qual cada vez mais os costumes e as pessoas renunciam ao matrimônio como compromisso público.

Esta revolução nos costumes e na moral agitou com frequência a falsa bandeira da liberdade, mas na realidade, trouxe um efeito devastador materialmente falando e espiritualmente também, sobretudo às pessoas mais simples. As mulheres, as crianças e os idosos. Normalmente são estes os que mais sofrem,

O papa João Paulo II, em 1994, escreveu uma carta às famílias e recordava que na nossa existência humana, são colocados diante de nós inúmeros itinerários, inúmeros caminhos. Entretanto, o caminho primeiro, primordial e mais importante, é a família. O homem vem normalmente ao mundo no seio de uma família podendo dizer a ela de sua gratidão por reconhecer que deva ela a sua existência enquanto homem.

Quando falta a família no desenvolvimento da pessoa humana, nós conhecemos inúmeros casos onde se cria uma carência inquietante e dolorosa, que de um modo ou de outro, pesará na existência das pessoas.

Precisamos orar e, sobretudo, agir pelas nossas famílias. É do seio familiar que o homem sai para constituir um novo núcleo familiar, para realizar a vocação de sua vida.

Mesmo quando há a opção de ficar sozinho, ele está no mundo, imerso em uma grande família que normalmente denominamos de família humana onde se os direitos e os deveres não forem respeitados, a existência se torna um fardo difícil de ser enfrentado.

Encerrando, a família é convidada a construir a civilização do amor. E esta construção se dá através da transmissão dos verdadeiros valores. Pelo reconhecimento de que qualquer instituição que é edificada fora da base firme e sólida que é o próprio Deus, está fadada ao fracasso e ao cansaço.

A família é o centro e o coração da nova civilização do amor. A família é a célula fundamental da sociedade, mas tem necessidade de Cristo, a verdadeira videira.

O próprio papa Bento XVI dizia “A verdadeira revolução vem de Deus”. É por Ele que conseguiremos renovar a face da Terra, com Deus somos capazes de criar a verdadeira civilização do amor. Sem Deus, existe a possibilidade de uma anticivilização que destrói os relacionamentos pelo advento do egoísmo e do individualismo.

Por isso a necessidade da família como instrumento pedagógico, de formação da consciência diante de algumas tendências que querem colocar em nossas mentes, que se pode muito bem viver sem Deus.

Tudo que é contrário à civilização do amor, é contrario à verdade integral do ser humano e torna-se para o próprio homem uma verdadeira ameaça.

Caros amigos, queridos irmãos e irmãs, deste modo, nesta noite, direcionemos o nosso coração ao Senhor, o Pai do Céu, do qual toda paternidade e maternidade tomam nome, para que nos fortaleça com seu espírito e nos anime na caminhada. Não terceirizemos a responsabilidade para com as famílias, mas assumamos o nosso papel de formadores de consciências, para que de fato ao mor se expanda.

O respeito pelo outro seja assumido, e que a verdade encarnada em Jesus de Nazaré seja nossa arma contra todo o tipo de relativismo.

Que Deus nos abençoe e proteja as nossas famílias de todos os males, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Agradecemos ao Fráter Henrique estas luzes que nos vão iluminando nosso peregrinar.

Queremos agradecer a presença de Cristiano de Farias e Ronaldo Oliveira, representando a Rede Butantã, e do pastor Rafael Augusto, representando o deputado federal Jefferson Campos.

Nós queremos chamar aqui o casal da Comunidade Católica Shalon, de Santo Amaro, Vanessa Maria e Kito Moura, para cantar a música “Oração pela Família”, do Padre Zezinho.

Enquanto eles vão se ajeitando, eu quero pedir àqueles que estão usando a palavra como fez o casal, como fez o Henrique e como farão os outros oradores, para que depois deixem para nós os textos para que possamos encaminhá-los para a publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Agradecemos a este simpático casal lá da Comunidade Católica Shalon, de Santo Amaro, Vanessa e Kito.

Queremos agradecer à presença do padre Daniel, lá de Ibiúna. Padre, obrigado por sua presença.

Queremos agradecer também a presença de Leonardo, representante da Prefeitura de São Paulo.

Quero agora, passar a Presidência para o meu amigo, o pastor Cezinha de Madureira. (Palmas.)

O pastor Cezinha me chama assim: “Ô meu padre” e eu digo: “Ô meu pastor".

Cezinha, a Presidência é sua.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Meus amigos, amigas, meus amados irmãos, amigos telespectadores, internautas do Portal Assembleia Legislativa, a você que nos assiste em qualquer local deste país, que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com cada um de vocês.

Eu queria que você que está aqui nesta noite para os nossos telespectadores desse uma salva de palmas para que talvez possam despertar um pouco mais para a família. (Palmas.)

Eu quero agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma vez nesta tribuna, neste momento na Presidência destes trabalhos, quero agradecer ao meu Deus por este momento. Agradeço ao presidente desta Casa, o deputado Fernando Capez que, com muita honra, fez a abertura destes trabalhos.

Quero cumprimentar, já a nomeamos aqui neste plenário. De longe, quando nos vemos, eu grito: “Ô meu padre” e ele grita: “Ô meu pastor". E eu falo “Eu vou orar mais por você, padre”. E ele diz: “Também vou rezar por você”, e eu digo: “Eu continuo orando por você”.

Quero cumprimentar o padre Afonso que, quando o vi junto ao pastor Celso, deputado estadual nesta Casa, meu amigo, companheiro da Igreja do Evangelho Quadrangular, quando vi os dois conversando sobre a família, eu falei: “Eu quero estar nesse negócio aí, porque eu faço parte da família”. A igreja é a base desta nação, porque a igreja defende a família.

Quero cumprimentar o deputado Márcio Camargo, também o meu colega, companheiro, gente boa demais que eu estou aprendendo com ele, Carlos Cezar, também o seu líder, que se encontra aqui nesta noite, da Igreja do Evangelho Quadrangular, obrigado por estar atendendo o nosso convite.

O deputado Vaz e Lima, cabecinha branca, quebrando os protocolos aqui, que já ouvi o nome dele aqui mas não o vi ainda.

Cumprimento também o deputado federal, meu amigo José Olimpio, já de uns vinte amigos, companheiros de rádios, não vamos falar a origem da rádio, mas companheiros, Deus abençoe a sua vida.

Quero agradecer também a presença aqui dos convidados da Assembleia de Deus do Brás, na pessoa do maestro da Sala São Paulo, o maestro Xisto, que também é maestro do Coral e Orquestra Ad Brás junto com a Andreia, que Deus abençoe a cada um de vocês.

Cumprimento também o meu amigo Rodrigo Moraes, que é filho do missionário José Olimpio. (Palmas.)

Isso, aplaudam o nosso colega que também é da Igreja Mundial do Poder de Deus, que está aqui hoje também fazendo valer este momento em comemoração ao Dia Internacional da Família. (Palmas.)

Agradeço a Deus, e me acompanha aqui minha linda eterna namorada, minha esposa. Fique de pé para todo mundo ver que eu tenho uma esposa linda, abençoada. Essa é minha esposa, meu filho Alan, Deus abençoe, obrigado, meu bem. (Palmas.)

Agradeço a Deus pela vida do meu líder, pastor Samuel Ferreira, que me enviou hoje aqui, é uma pessoa especial para minha vida. É meu pastor, irmão, Manoel Ferreira Netto e sua esposa, Marjorye. Por favor, se pudessem ficar de pé para que todo o plenário possa aplaudir. Obrigado a este casal. (Palmas.)

Olha o que é a família evangélica, a família cristã. Pastor Manoel Ferreira Netto, com dois anos de casado, com um pouquinho mais de 20 anos de idade, já é pastor e presidente de um campo, de uma grande Igreja no Estado de São Paulo, e um dos vices como presidente da Convenção das Assembleias de Deus que o pastor Samuel Ferreira é o presidente. Isso é família, isso é igreja.

Muito obrigado pastor Manuel Ferreira Netto pela sua presença.

Também um casal que nos vamos homenagear aqui hoje: Pastor Ismael da Silva, lá da cidade de São Carlos, fique de pé com a pastora Elaine, que também vão ser homenageados aqui simbolicamente para homenagearmos a família que tem 33 anos de casados, é uma vida, ?

Também ali atrás, pastor Eliseu e a pastora Tânia, fiquem de pé. Ali da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, esse casal lindo também, que tem 26 anos de casados, muito obrigado pela presença de todos vocês.

Agradeço a Deus pela vida de cada um que está aqui nessa noite.

Queremos convidar para cantar um louvor, um grupo de jovens da Orquestra Ad Brás.

Nós já vamos ouvir aqui um dos oradores da noite, o pastor Josué Gonçalves, que prega por este mundo inteiro para as famílias, pastor Samuel Ferreira permitiu, na sua liderança que ele estivesse aqui hoje, o pastor Josué Gonçalves que vai trazer uma palavra, mas antes, porém, nós vamos ouvir os jovens da Assembleia de Deus no Brás, que é o grupo de jovens “Elo Eterno”,

Só lembrando aos telespectadores e também aos amigos aqui presentes que a Constituição da República de 1998, no Artigo 226 diz: “A família base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Por mais, deputado Rodrigo, por mais, deputado padre Afonso, que emissoras de televisão façam suas telenovelas, coloquem na internet essas coisas horrorosas, pastor Celso, que tentam mudar o rumo da família, nós não vamos nunca nos calar.

A cada momento, a cada espaço que houver para falarmos de família, nós vamos falar. Nós temos enfrentado nessa Casa alguns embates com alguns deputados da Minoria, que defendem a maconha, defendem o ativismo, coisa que são feias para a família.

Mas nos continuaremos defendendo e dizendo que a família é e será sempre a base da sociedade brasileira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Me desculpe o protocolo, mas eu não resisti, fui até ali tirar uma foto.

Eu queria que vocês recebessem com uma salva de palmas bem forte o pastor Josué Gonçalves. (Palmas.)

 

O SR. JOSUÉ GONÇALVES - Boa noite. Na paz do Senhor Jesus.

Eu quero saudar o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Márcio Camargo, o deputado Cezinha, que me fez esse convite tão especial para que eu estivesse aqui hoje compartilhando com vocês uma palavra sobre família.

Quero também saudar o padre e deputado Afonso Lobato, e também o deputado Celso Nascimento, meu amigo, e saudar todos os deputados, vereados e prefeitos aqui presentes.

Quero saudar também o pastor Rocco Digilio Filho, esse grande amigo e presidente da Igreja Quadrangular aqui do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Quero saudar também o pastor Manuel Ferreira Netto, esse amigo e também filho e neto de dois grandes amigos.

E quero saudar a todas as autoridades eclesiásticas presentes, aos nossos irmãos católicos e aos nossos irmãos da nossa Igreja Evangélica.

Eu quero dar um tema para minha breve fala neta noite: Família é o nosso maior patrimônio.

Salomão, o homem mais sábio segundo as Escrituras, escreveu uma poesia sobre família que vale a pena conhecermos. Ele escreveu assim: “Se o eterno não construir a casa, a obra dos construtores não passará de frágeis cabanas. Se o eterno não guardar a cidade, o vigia noturno não servirá para nada. Não vê que os filhos são os melhores presentes do eterno? Que o fruto do ventre ao seu generoso legado, como flechas de um guerreiro, são os filhos de uma juventude cheia de vigor.” Salmo 127, na versão da Bíblia “A Mensagem”.

Repensar a família é buscar oportunidades nos desafios que se nos apresentam todos os dias da vivencias do lar.

Para valorizarmos a família ainda mais, é necessário pensarmos um pouco em algumas definições de família.

O escritor Fernando Bastos de Ávila, em seu livro “Introdução à Sociologia”, diz: “A família é o único fenômeno social, além do fenômeno religioso, que se encontra em todos os tempos e em todas as culturas”. No plano de Deus, a família é uma ordem da criação, ou seja, a família é um projeto eterno do Soberano. A família é uma economia sócio- comportamental ideal. Não existe outra que se possa compara a ela, pois é a origem de tudo que se possa pensar sobre relacionamento interpessoal.

Para os judeus, a família sempre foi o agente integrador de grupo, o estabilizador emocional e o corretivo psicológico. Eis a razão porque para eles preservar a família era preservar a pureza de seu povo e de sua nação. Por isso, um homem sem família é como um pássaro sem ninho. É impossível o homem se desenvolver sem família.

A família é o lugar privilegiado em que se inicia a educação, o exercício da fraternidade, da solidariedade em suas múltiplas formas.

Aquilo que se aprende na experiência familiar permanece por toda a vida, por isso, não existe outra oficina que se possa comprar à família na modelagem do caráter do indivíduo. É na família que o caráter de uma pessoa é formado.

Preste atenção. No dia 29 de abril, uma reportagem chamou a atenção do Brasil. Alunos de uma escola municipal em Valparaíso de Goiás, promoveram um quebra-quebra para protestar contra a direção e destruíram parcialmente a escola. Uma professora que preferiu deixar de trabalhar nessa escola, conta que os alunos furavam os pneus dos veículos de alguns profissionais, e pagaram alguém para roubar os carros dos professores. Eles praticavam atos de vandalismo, como riscar carros de professores. Havia alunos que estavam armados e houve até intervenção da Polícia Militar.

Esses garotos são o resultado de famílias disfuncionais, famílias que vivem uma crise de autoridade, onde o pai não exerce o papel como líder educador e protetor. Lembrem-se senhores e senhoras, que filho não se perde na rua, filho se perde em casa. Filho não vem pronto. Cada filho é o resultado da construção dos seus pais.

Além desta função, a família também serve como modeladora da ordem social. A família também é o centro de promoção e laboratório do desenvolvimento social, cultural e humano pela sua própria vocação. A família é a nascente do rio da civilização. Observe que tudo começa a partir da família, porém, como está a família hoje?

Vivemos em um tempo em que tudo conspira contra a família como instituição divina. Há uma nova tolerância baseada na inversão e na aversão aos valores que têm produzido uma nova geração bem diferenciada. A permissividade moral, associada ao avanço tecnológico, tem engendrado uma cultura globalizada, cada vez mais anticristã, antiética, afetando diretamente o perfil da família e arruinando a sociedade. Vivemos numa coletividade cujos fundamentos estão profundamente abalados pela imoralidade, desonestidade, mentira, corrupção e impunidade.

Partindo da premissa que a família é a célula mater da sociedade, como resultado da disfuncionalização desta, estamos diante de um enorme câncer social. O psicanalista francês, Charles Melman, em uma matéria à revista “Veja” disse: “Assistimos a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é dissolução do grupo família”. Pela primeira vez, a instituição família está desaparecendo, de certa forma, e as consequências imprevisíveis.

Começou com a cultura do divórcio sem culpa dos Estados Unidos, durante a década de 1960 e 1970, seguido pela cultura do não casamento, sexo livre, droga e rock and roll. Hoje, além dos heterossexuais não quererem se casar, os homossexuais estão brigando pelo direito de se casar.

A consequência foi a epidemia das adolescentes grávidas, o que agiganta a sinistra indústria do aborto. Mães solteiras, pais marginalizados, filhos vulneráveis e famílias miseráveis. Esta é a receita para a proliferação da pedofilia, prostituição infantil e todo tipo de violência e perversão sexual. Os desdobramentos são inúmeros, mas o resultado mais latente é a violência, uma verdadeira guerra urbana se apresenta. Criminosos se multiplicam deixando populações inteiras em pânico e os governos atônitos.

Essencialmente, toda esta patologia social fundamentada na violência e criminalidade é apenas o efeito colateral dessa crise na família. As trágicas reações de uma geração que sofre de todo tipo de psicopatias. Pessoas desprotegidas, sem família e referencial, tentando sobreviver em um mundo implacavelmente ameaçador.

Quando estudamos sobre a queda e a destruição de grandes impérios e sociedades que marcaram a historia mundial, a sociedade pré-diluviana, Sodoma e Gomorra, império babilônico, romano, inca e outros, percebe-se alguns aspectos comuns: a deficiência moral crônica. Perda dos vínculos familiares. A libertinagem sexual. Um crescente e explícito envolvimento com rituais satânicos. Diante deste desafio, a fim de salvar a família, é necessário sabermos que Deus criou esta instituição com o propósito bem claro: procriação, recreação, unificação e glorificação.

Quando a família vive para cumprir os propósitos de Deus, ela se torna lugar de transformação e não de deformação. Lugar de amor e não de ódio. Lugar de vida e não de morte. Lugar de glória e não de vergonha. Lugar de benção e não de maldição. Lugar de paz e não de guerra. Lugar de esperança e não de medo.

Bernardino Conde disse: “A grandeza de Deus compensa a pequenez do homem”. E esta é a razão pela qual Dele não se pode prescindir. O salmista escreve: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalhos que a edificam”. Muitas pessoas tem uma boa casa, mas nunca tiveram um lar porque, sobretudo, falta a presença de Deus na casa.

Eu termino com um pensamento: “Se você perder seu dinheiro, você não perdeu nada. Se você perder sua saúde, você perdeu alguma coisa. Mas se você perder a sua família você perdeu o seu maior patrimônio.

Ame a sua família. Proteja a sua família. Invista na sua família. Deus abençoe a família brasileira.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado ao pastor Josué Gonçalves, como sempre, muito brilhante.

Quero cumprimentar aqui o presidente da Sociedade Amigos de Bairro, lá do bairro Ressaca de Cotia, o Natal. Também o Sr. Airton Garcia lá de São Carlos, que é suplente do deputado estadual, é um prazer tê-lo conosco aqui.

Meus amigos, nesses últimos meses nós temos visto a preocupação despertada pela grande seca que assolou o Estado de São Paulo. O interessante é que nesses meses... que caos que nós estamos vivendo. Nós estamos enfrentando um caos, um verdadeiro caos. E na verdade nós aprendemos a dar valor a cada item desses. Quando acontece uma falta de água em algum lugar de São Paulo, na verdade, um item muito ignorado, mas de extrema importância que é o volume morto.

Nesses últimos meses, criamos uma expectativa, que por mais que os reservatórios não se encham, se o volume morte estiver cheio, conseguiremos sobreviver.

Hoje, a humanidade passa um período de caos. Período este onde nós estamos perdendo os valores da família. E nós, a Igreja, somos este volume morto. Somos nós que iremos fazer sobreviver, trazer a sobrevivência da família para este país. O que enche este volume morte e traz a sobrevivência para o caos da família é a Igreja, porque onde temos uma palavra de salvação, uma palavra de esperança, uma palavra que traz paz, uma palavra que abençoa a sociedade. A sociedade ignora este volume morto, mas no pior momento, este volume morto vai fazer essa sociedade ficar de pé e ter uma família melhor, porque a família é a base da sociedade. (Palmas.)

Queremos convidar para continuar presidindo os trabalhos, o nobre, mui digno colega, amigo, deputado estadual e pastor, Celso Nascimento.

Vamos receber com bastantes palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Celso Nascimento.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Quero saudar a todos os presentes com a gloriosa paz que vem de Deus. Quero honrar, embora não esteja mais conosco, nosso presidente da Casa, deputado Fernando Capez, deputado Márcio Camargo, nosso querido deputado padre Afonso Lobato, deputado Cezinha de Madureira, deputado Rodrigo Moraes, deputado Carlos Cezar, deputado Adilson Rossi, os demais, todas as autoridades aqui presentes.

Quero também saudar neste momento, um exército que Deus mandou para cá conosco, a começar pelo meu filho Felipe que está ali, um lindo jovem solteiro, fruto de uma família. Quero também saudar... “até hoje”, já está feita aqui pelo padre a profecia. Pastor Everaldo, pastor Eraldo, pastor Vóvilson, pastora Leila.

Quero saudar aqui o pastor Magalhães, pastor Paulo Rogério, pastor Alexandre Gilmar, pastor Paulo Bocelli, bispo Candido, pastor Magalhães.

Quero saudar aqui pastor Marco Soares e esposa, pastor Ismael, pastor Silvio, cantor Alexandre Martins.

Quero saudar aqui pastor Rubens, pastor Nelson, pastor Everaldo, pastor Rinaldi Cesar Digilio, pastor José Jorge, pastor De Angelis, Marco Roque, pastor Roosevelt, pastora Andrea Guidastre.

Quero saudar todos os membros da Igreja do Evangelho Quadrangular, todos os membros da Assembleia de Deus, todos os católicos e todos os filhos de Deus aqui presentes. (Palmas.)

Estaremos homenageando também nesta noite, o reverendo Rocco Digilio e sua esposa, pastora Eunice, nosso presidente do Estado de São Paulo, o reverendo Durvalino Brocanelli e sua esposa, Santina, lá de Araras, e pastora Soraya Moraes e seu esposo marcos, que estarão sendo homenageados.

Neste momento, eu convidaria aqui neste instante para sua palavra, convido para dar uma palavra o reverendo Rocco Digilio Filho, nosso presidente do Estado de São Paulo, vamos recebê-lo para as suas considerações. (Palmas.)

 

O SR. ROCCO DIGILIO FILHO - Boa noite. Que a paz esteja com todos.

Quero cumprimentar a todos na pessoa do deputado Celso Nascimento e os demais colegas, quero parabenizá-los pela iniciativa, muito salutar para a igreja.

Como pastor, nós temos a incumbência de lutar pela família. E eu defino a família como uma grande porta de Deus abrindo-se num mundo de pecado e de trevas. Cuja porta que se abre diante de dois caminhos: o caminho do bem e o caminho do mal, onde a opção é um desses caminhos, nós temos que fazê-lo. E por quê?

Porque é na família o lugar onde Deus escolheu para operar seus maiores milagres. Porque é a família que faz a Igreja. É a família que reflete a Igreja. E é a Igreja que reflete uma nação forte, uma nação abençoada. Por isso, foi na família que Jesus operou o seu primeiro milagre. E ele o chamou de um milagre singular. O milagre miraculoso. Milagre que não vai acontecer na Igreja, mas só vai acontecer na família, porque a família é o lugar onde Deus começa todas as coisas. Na família.

E é por essa razão que eu falei há minutos atrás a respeito dessa porta que se abre diante de dois caminhos. Porque se é na família que Deus opera e cumpre as promessas da cruz, é também na família que Satanás opera e age com toda sua força, porque ele sabe que se destruir a família, ele destrói a Igreja, ele destrói o futuro, ele destrói uma nação, ele destrói um povo.

E nós precisamos estar atentos a tudo isso para que não venhamos a vacilar na nossa incumbência, no nosso dever de cuidar da família.

Família é o lugar seguro quando nós voltamos do emprego, da escola, é ali o lugar onde podemos descansar e saber que ali Deus tem à nossa disposição os seus maiores milagres para serem realizados.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, assim que eu tomei posse do governo estadual, lancei um slogan: “Igreja Quadrangular, uma Igreja 100% Família”.

Ou seja, não há família 100%, mas a Igreja que se preocupa com a família tem como prioridade 100% a família. E quando a Igreja se preocupa 100% com a família, a família vai ser 100% administrável. Nenhum mal vai prosseguir porque nós temos onde fazer, o que pegar, sabemos como agir e a nossa família será recuperada.

Vejam bem: a nossa preocupação tem que ser com a família. Deus criou primeiro a família para depois criar a Igreja. Não existe Igreja sem família. Por isso a família é tudo aquilo de mais importante que nós temos.

É na família que vamos angariar a paz, é na família que vamos fazer nossos projetos. É na família que nós vamos plantar as sementes dos nossos sonhos. É na família que temos a esperança que nos traz nenhuma frustração, que nos impulsiona com força para vencer na vida e para ter sucesso na vida secular, na vida ministerial. É a família que nos dá essa sustentação. A família é tudo isso.

Ouvindo uma palestra daquela grande mulher do bem, madre Tereza de Calcutá, o repórter pergunta para ela: “Madre, aflito, eu ouvi muitas coisas boas, mas ainda não tenho caminho para alcançá-las, o que eu devo fazer para alcançar a paz?”. A madre olhou para ele e disse: “Vá para casa, ame a sua família, e você encontrará a paz”. É na família o lugar que Deus reservou para nós, para que alcancemos as benesses, as conquistas da cruz. Sem família, a vida não tem significado e se você quer ser vitorioso, cuide do seu caráter e da sua família, que o demais Deus fará.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Registramos a presença de João Jorge, diretor do EMTU, também o vereador Adriano de Tremenbé. Queremos também registrar a presença do vereador Mestre Kalunga de São Roque.

Ouviremos agora a cantora Soraya Moraes. (Palmas.)

 

A SRA. SORAYA MORAES - Boa noite a todos, que a paz esteja com todos, amém? Vamos adorar ao Senhor Jesus, declarar quão grande é o meu Deus. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Eu ouvi as mais diferentes expressões sobre família, com oradores maravilhosos, de renome internacional.

Para encerrar a minha parte, o que eu posso falar de família?

Quando a minha mãe estava grávida, ela ainda não tinha noção de família, meu pai disse assim para ela: “Tira isso aí”. Ele não disse: “Tira esse”, ele disse: “Tira isso”, como se fosse uma coisa que estivesse dentro dela. A minha mãe se converteu ao Senhor Jesus, conheceu o amor de Deus e disse: “Não vou tirar porque dentro de mim tem um homem que um dia, quando eu ficar velhinha, vai cuidar de mim”.

Então, meu pai se converteu, conheceu Jesus e quando ele conheceu Jesus, formou com a minha mãe uma família.

Eu nasci e pude cuidar da minha mãe até os últimos de vida dela. Gostaria que ela estivesse aqui hoje para ver o fruto que ela gerou. A partir do momento em que Jesus entrou na minha casa, na minha família, tudo se transformou.

Podemos falar tudo, todas as lindas palavras sobre família, mas eu quero dizer a todos que aqui estão: a família é, sem dúvida alguma, a base fundamental, a célula mater, como já foi mencionado, da sociedade. Mas o mais importante é ter Jesus na família.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

Eu quero passar o comando desta sessão solene. Presidirá a partir de agora, o nosso querido deputado Rodrigo Moraes. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Rodrigo Moraes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Boa noite a todos e a todos, e a paz de Nosso Senhor Jesus.

Estou muito feliz de poder estar aqui essa noite e de ver esse momento histórico nessa Casa de Leis. Tantos deputados aqui presentes levantando essa bandeira e defendendo a família como nós ouvimos aqui dos demais deputados e oradores, que é a base e é a célula principal para que possamos ter felicidade, alegria e paz.

Gostaria de cumprimentar aqui os meus colegas deputados, começando aqui pelo meu amigo e companheiro de partido, deputado Márcio Camargo, deputado pastor Celso Nascimento. Cumprimento o deputado padre Afonso Lobato, o deputado pastor Cezinha de Madureira. Cumprimento os meus amigos, deputado pastor Carlos Cezar, deputado Adilson Rossi, deputado Gilberto Nascimento que passou por aqui, deputado federal. Cumprimento aqui também o meu pai, deputado federal, missionário José Olimpio, agradecer a presença de todos. Quero cumprimentar a minha mamãe, a missionária Elizabeth, se ela pudesse ficar de pé para que a televisão... Filma lá, filma a mamãe, que ontem foi Dia das Mães e é uma alegria poder tê-la aqui.

Cumprimento a minha esposa também que está ali ao seu lado... A Débora, que me auxilia, me ajuda nessa missão que não é fácil, que é estar na vida pública, estar na política, no momento em que estamos vivendo e vendo o quanto também a política anda desgastada, mas que Deus, como é Ele que institui, é Ele que levanta, é Ele que unge e permite que estejamos com essa responsabilidade, então, estamos aqui lutando para fazer um trabalho pelo nosso Estado de São Paulo, para que possamos ver a família realmente ser valorizada e ser um instrumento nas mãos de Deus, para que possamos melhorar a educação.

Temos visto nas escolas, como foi citado, os fatos que têm ocorrido, porque primeiramente Deus estando na família, tudo acontece de bom, de bem e a nação, o mundo, tem muito a ganhar com isso. Apesar de a gente ver tantos defendendo outros modelos de conduta, mas o nosso modelo de conduta é aquele que está na palavra de Deus, na Bíblia Sagrada, que foi aquilo que Deus nos deixou: o marido e a mulher, que eles têm que se unir e formar uma família, gerar filhos e levar o Evangelho de Cristo adiante. Por isso eu também gostaria de apresentar a pastora Raquel e também o pastor Felipe, que representam a família mundial da Igreja Mundial do Poder de Deus, filha do nosso apóstolo Valdemiro Santiago, da nossa bispa Franciléia, que começaram um ministério, a Igreja Mundial, e que hoje, graças a Deus, têm levado a palavra no Brasil e no mundo. (Palmas.)

Gostaria de cumprimentar também o vereador missionário Rodrigo Manga e a esposa, lá de Sorocaba, que estão aqui presentes hoje, e que também têm feito um trabalho grande na cidade de Sorocaba, também levando esse princípio da família e também na luta contra as drogas. (Palmas.)

Estão aqui também o missionário Narciso e esposa, representando o Vale do Paraíba. Estão lá trabalhando junto com a AMAs, da qual a bispa Franciléia, que é mãe da pastora Raquel, é a presidenta. (Palmas.)

Também quero cumprimentar o pastor Marcos que está aqui com a esposa. Fiquem de pé. A prova, olha a geração jovem! A prova das geração da família, porque está ali a família, o marido, a mulher e logo vem o bebezinho! (Palmas.)

Também o Dr. Alexandre, de Diadema, cumprimento toda a família Mundial, que estamos representando aqui hoje e dizer da nossa alegria de poder estar nesta Casa, levantando esta bandeira junto com os demais companheiros deputados.

Eu gostaria de pedir ao meu pai, o deputado federal José Olimpio que usasse o microfone, deixando aqui as suas palavras. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ OLIMPIO - Muito bem. Eu queria cumprimentar a todos e a todas que estão presentes nesta noite, independente do credo, cumprimentá-los a todos com a paz do Senhor Jesus.

Porque esta é uma noite de vitória. É uma noite em que fazemos uma grande reflexão estar por estarmos aqui unidos, independente do credo.

Eu queria começar cumprimentar aqui o meu filho, deputado Rodrigo Moraes, que eu tenho realmente que agradecer a Deus pela minha família e por vê-lo hoje como deputado estadual lutando pelo Estado de São Paulo e pela família.

Cumprimento meu amigo, o pastor Cezinha por quem eu tenho um carinho especial. O momento chegou, não é? Ele sempre teve um desejo no coração de poder servir ao povo, e hoje ele estar aqui como deputado estadual e para nós é uma felicidade. E que você também, Cezinha, trouxe aqui, representando nosso pastor Samuel, seu filho que hoje está liderando também a Igreja na região. Eu tenho um carinho especial pelo pastor Samuel, sabendo do trabalho que ele faz na Igreja em prol da família.

Quero cumprimentar também nosso padre Afonso, o trabalho também que o senhor faz aqui na Assembleia, de levar para a família a ajuda do Parlamento. Porque nós sabemos o quanto é difícil hoje as leis que vêm contra a família, e nos temos que preservar porque a família é a coisa mais importante que Deus criou.

Quero cumprimentar o deputado Márcio Camargo; o deputado Celso Nascimento e também o seu irmão, o prefeito Carlão, cumprimentando a todos os prefeitos.

Cumprimento o vereador missionário Manga, lá de Sorocaba, e cumprimentando você, quero cumprimentar a todos os nossos vereadores. E quero, também, quero cumprimentar e agradecer a minha esposa, que vai fazer agora 31 anos que nós estamos casados, e ela que tem sido realmente uma companheira, porque não é fácil. A nossa vida pública não é fácil. Nós temos que deixar muitas vezes o lar, a família, porque a tarefa é grande, correr esse Estado de São Paulo e o Brasil, não é fácil. Mas Deus nos deu essa missão e tem nos dado essa força para que possamos continuar esse nosso trabalho.

Quero cumprimentar também a minha nora, a Débora, esposa do Rodrigo, que também tem sido a sua auxiliadora e isso é muito importante para que realmente possam juntos fazer essa missão que Deus colocou nas mãos deles.

E quero cumprimentar a pastora Raquel e o seu marido, o pastor Felipe, pois os conheço há muitos anos. Os meus filhos, tanto o Rodrigo, quanto o Júnior, cresceram praticamente junto com a pastora Raquel e a cantora Juliana, que são irmãs, filha do nosso apóstolo Valdemiro Santiago, da bispa Franciléia, que eu conheço há muitos anos.

E eu queria cumprimentar o pastor Marcos com a sua esposa, cumprimentando assim todos os pastores que estão aqui, todos os padres que estão nessa noite, nessa reunião.

E eu queria deixar rapidamente, para encerrar, essa mensagem. Eu, como deputado federal, faço parte da Comissão da Família em Brasília, junto com o deputado Jefferson, junto com o deputado Gilberto Nascimento e nós sabemos que de lá e que daqui da Assembleia é que saem as leis. Leis que muitas vezes vêm contra a família e nós estamos lutado lá, nós temos enfrentado e vamos continuar, porque Deus nos constituiu como autoridade e como autoridade vamos defender a família, porque Deus criou o homem e criou a mulher. Nós amamos a todos, mas amamos em primeiro lugar a família. E a família é essa, o homem e a mulher. E nós temos que preservar,

Mas o mais importante, eu vejo hoje o grupo Geração Jovem da Igreja. (Palmas.)

Ali, muitos dos que saíram, muitos dos que deixaram as drogas, o crime, a marginalidade, estão ali hoje buscando a palavra junto com a família.

Então, veja a importância da Igreja. Temos que lutar, evangelizar, para que possamos, sim, buscar, com amor, a unidade com a família. E a Igreja tem essa responsabilidade. E nós somos a Igreja.

Então, essa mensagem que eu queria deixar a vocês: nós continuamos a nossa luta em Brasília. Os deputados aqui em São Paulo que hoje estão assinando esse projeto de lei que está oficializando essa reunião que está acontecendo nessa noite. Mas temos que levar lá fora, que lá fora tem muita gente sofrendo e temos que levar essa palavra. A família unida jamais será vencida.

Que Deus abençoe a todos na paz do Senhor Jesus.

Muito obrigado (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Bom, eu gostaria agora de chamar a pastora Raquel e o pastor Felipe para virem até o microfone.

A pastora Raquel tem viajado o Brasil, acompanhava uma reunião, uma concentração lá em Minas. Pastora, a senhora fazia lá com uma multidão e falando sobre a paz, pregando sobre a paz.

Então, é muito importante e por isso eu me sinto privilegiado, honrado com a sua presença aqui como, como meu pai mesmo falou, vivemos juntos certa fase da nossa vida, nós que somos ainda adolescentes mas, vamos dizer, éramos mais jovenzinhos um pouco, e fomos criados juntos, o pastor Felipe também, e a gente fica feliz de poder hoje ser instrumento de Deus para poder estar levando a palavra a outras pessoas que ainda não conhecem e ver os frutos, não é, que é a conversão, que é ver as pessoas deixando o crime, deixando as drogas e podendo lutar para que aqueles que estão sofrendo possam estar conosco recuperados e levando a palavra de Deus junto conosco.

Então, pastora Raquel, receba as nossas homenagens e o microfone é com a senhora.

 

A SRA. RAQUEL - Primeiramente, boa noite a todos, a paz.

Quero agradecer em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de estar aqui, agradecer ao Senhor. Agradecer ao missionário deputado Rodrigo, ao deputado José Olimpio, ao missionário Manga, que tem estado conosco, pastor Marcos e a Geração Jovem Mundial, que sempre acompanha a gente nesse trabalho e que realmente, sem vocês não seríamos ninguém.

Acredito que todas as autoridades aqui presentes hoje podem dizer isso, que sem o povo, sem essas pessoas que nos transmitem, não só respeito, mas também todo esse carinho não estaríamos aqui.

E algo que o senhor dizia, nós pregamos em Minas essa semana a respeito da paz. Muitas vezes chegamos até as pessoa e damos a paz, mas o que é a paz? A paz não é simplesmente você não passar por problemas, mas sim a certeza de que você passando por eles, você terá ao fim deles uma vitória, porque o seu Deus é poderoso para fazer infinitamente mais tudo aquilo quanto pedimos ou pensamos, não é verdade?

E por isso, estamos aqui, muitos de nós não teríamos condições de estar aqui hoje, se não por aquele apoio que recebemos ao longo da vida da nossa família ou de alguém que Deus colocou no nosso caminho para fazer parte da nossa família, tal como o senhor deputado tem sido para mim, o senhor que cresceu ali junto conosco, o deputado José Olimpio também, a Débora que também ao longo dos anos, veio a ser sua esposa, a dona Beth, esposa do missionário José Olimpio e, em especial, claro, meu marido Felipe, que está aqui comigo hoje, a minha filhinha que não está aqui. Também o apóstolo, a bispa Franciléia, que têm me ensinado ao longo dessa jornada, o que é realmente família e qual é o valor que devemos dar.

Nós enxergamos a importância disso quando nos deparamos com vidas tais como a que hoje vocês senhores, têm o privilégio de ter aqui, desses jovens que nós trouxemos que são exemplos, são realidade, são a fé materializada.

A Bíblia diz que a fé sem obras é morta, portanto temos sim que estender a mão, vocês autoridades, os senhores que têm hoje aqui um título que Deus, através do povo, entregou à mão de cada um, têm que estender a mão a cada uma daquelas pessoas que estão precisando de ajuda, de carinho. E eu tenho certeza que vão ter e vão poder contar com o auxílio de cada um dos missionários, pastores, apóstolos, bispos, presbíteros de cada uma dessas Igrejas aqui presentes hoje, não é?

Todos eles que apoiam da mesma forma ali a família, família essa destruída hoje em dia por tantos e tantos valores que foram esquecidos. Hoje em dia é tão comum você ver alguém traindo alguém, seja você traindo seu pai, seu filho, seu irmão, seu marido, sua esposa. Tantas famílias também destruídas pelas drogas, pela prostituição, por outros tipos de vícios.

E eu tenho o privilégio, a honra, a felicidade de poder fazer parte não só de um ministério, mas de um Evangelho poderoso que me permite ver a transformação e a restauração de tantas e tantas famílias no meu dia a dia, como de tantos esses que estão presentes aqui hoje.

Queremos usar esse dia que vocês aqui lutaram para criar, não só para chegar aqui e falar conceitos, até porque eu não preparei nenhum texto e nem nada desse tipo, para me deixar ser usada por Deus para que Ele possa falar por nós.

E eu acredito que o Deus quer de cada um de nós é que possamos realmente dar valor àquilo que ele criou, àquilo que ele instituiu, dar valor a você abrir mão de momentos da sua vida para ajudar alguém que realmente está precisando, estender a mão àquele que está pedindo auxilio, que está pedindo socorro, e isso eu posso falar com propriedade, porque esses homens de Deus que eu conheço, tais como o pastor Marcos, o missionário Manga, o deputado Rodrigo, deputado José Olimpio, eles têm feito. Têm tomado essa atitude de fé. Não só eles, muitos outros homens de Deus que passaram aqui hoje têm tomado essa atitude de lutar por um ideal, criar esse dia para que seja comemorado e lembrado, o real valor do Senhor Jesus da nossa vida, o porquê de ele ter morrido na cruz, o porquê de estarmos aqui hoje.

Estamos aqui hoje para resgatar tudo aquilo que o diabo tem tentado tomar da humanidade. Estamos aqui hoje, não para nos apresentar, mas sim para juntos levantarmos a nossa voz aos ouvidos do nosso Deus, para que ele possa ter misericórdia por nós e resgatar todas essa almas que vêm sido perdidas por aí, através da destruição das famílias. Vamos todos juntos aqui, não só passar o nosso tempo, mas sim, levantar um clamor em favor do povo de Deus, daquelas pessoas que tanto precisam de um milagre.

Nós escolhemos, deputado Rodrigo, uma canção. Eu vou cantar aqui, não sou cantora tal como a nossa Soraya Moraes que aqui está hoje, mas vou cantar junto com a banda que se apresenta comigo nos eventos da Geração Jovem e também no nosso programa de televisão, que tem gerado salvação e ganhado muitas almas para o Senhor Jesus, eu sou feliz em dizer isso.

Escolhemos uma canção que todos pudessem cantar junto, que todos conhecessem a letra, e que pede para que Deus venha, não só cuidar de nós, mas habitar na nossa casa, na nossa vida, na nossa família, não só hoje, mas por todos os dias da nossa vida.

Quero convidar a todos vocês nessa noite, sei que já estamos aqui há algumas horas, talvez um pouco cansados, a maioria de nós após uma jornada de trabalho, não é verdade? Mas que todos possamos esquecer esse momento de cansaço e nos colocar em pé, à disposição do nosso Deus e usar a nossa voz, o nosso coração, o nosso agir nesse momento para implorar o favor do Senhor e pedir para que ele venha habitar em nosso coração nessa noite.

É uma grande responsabilidade para todos os homens que se colocaram aqui à frente hoje, e falaram, porque cada palavra vai ser ouvida por alguém e usada por Deus para tocar o coração de alguém.

Para mim, então que eu não sei se fui só eu que reparei, mas credito que sou a única mulher que estou falando aqui hoje, também talvez a mais nova, mas eu tenho certeza que ninguém aqui veio hoje para falar apenas do que sabe, mas sim daquilo que Deus quer falar através de cada um,

Então, quero que assim como eu estou deixando-me usar, você deixe que a sua boca, a sua voz, sejam usadas neste momento para que você venha a louvar o nome do Senhor Jesus e conquistar o coração de Deus, atingindo o coração de alguém que está vendo você nessa noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Bom, vamos prosseguindo. Queria aqui registrar a presença da missionária Iraci de Embu. Enquanto o coral apresenta "Aleluia", de Handel, os deputados vão se preparar para que possamos começar a entregar as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE RODRIGO MORAES - PSC - Dando prosseguimento, eu gostaria de cumprimentar a jornalista Madalena Matos que eu estou vendo ali no cantinho, cumprimento também esse lindo coral que muito tem trazido alegrias aos corações, levando a mensagem de Jesus.

Gostaria de passar agora a palavra para o deputado Márcio Camargo, para que possa chamar os seus homenageados. (Palmas.)

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Bom, rapidamente, vou chamar aqui o Luiz Carlos dos Santos e a Ilva Soares Pereira dos Santos.

Eles são de Vargem Grande Paulista, fazem trabalho voluntário e atuam profissionalmente na Secretaria de Promoção Social com o grupo da melhor idade o CCI, Centro de Convivência do Idoso. Também são ativos na comunidade paroquial, contribuindo com as formações catequistas, palestras e encontros de casais. Minha singela homenagem ao casal, meus parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - O segundo casal é da Granja Viana, do município de Cotia, Sr. Nelson Camargo e Rosana Leme Camargo.

Foram coordenadores por diversos anos do Encontro de Casais com Cristo, ressaltando o fortalecimento das famílias, e são coordenadores também da Pastoral da Família lá na Granja Viana, na cidade de Cotia. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Um casal exemplo para todos nós, 52 anos de casados, Sr. Joaquim Rodrigues e dona Irene Chagas Rodrigues, Igreja Nossa Senhora do Monteserrat lá de Cotia. (Palmas.)

O casal faz parte do Conselho Municipal da Saúde do Município de Cotia, eles têm quatro filhos, oito netos, que nasceram na nossa querida cidade de Cotia. Meus parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - E agora um grande amigo, fizemos academia por muito tempo juntos, o Sr. José Rocha Netto e dona Julia Gonçalves da Rocha, são os pais dos nossos amigos, o vereador Almir e do Ademir lá de Cotia, são casados há 46 anos, pais de quatro filhos e avós dedicados de sete netos. (Palmas.)

Tem uma grande história na conquista de trabalho no bairro onde residem que é o querido bairro Suave Recanto, lá na cidade de Cotia. Meus parabéns.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Passo agora a palavra para o nosso presidente. Rodrigo. Eu espero que um dia que você presida todas as sessões da Assembleia e no Estado de São Paulo, aqui, dessa tribuna. Um dia, quem sabe aqui, com certeza vai chegar. Obrigado pelo carinho.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Eu que agradeço. Eu que agradeço o carinho. (Palmas.)

Gostaria agora pedir para que o deputado Afonso Lobato possa ocupar a tribuna e chamar os seus homenageados. (Palmas.)

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Antes de chamá-los, quero agradecer a presença de cada um de vocês.

Eu sei que demorou um pouquinho além da conta, mas é que nós estamos falando de família, não é de qualquer coisa.

Obrigado pela presença, obrigado ao pessoal que veio de longe, o pessoal de Taubaté, de São José.

Eu gostaria de chamar aqui o casal Wilson de Carvalho e Lucineide Lopes de Andrade, que trabalham em uma comunidade católica aqui em São Paulo, na periferia, que fazem um trabalho voluntário belíssimo. Este é o meu primo, me conhece desde criança e na pessoa dele, quero homenagear aquela que me gerou, aquele que me gerou, meu pai, minha mãe, na pessoa do Wilson.

Todo o trabalho voluntário que vocês fazem naquela comunidade paroquial, que Deus continue abençoando vocês, Paróquia Jesus, Maria e José. Que Deus continue abençoando e que vocês continuem sendo fermento, sal da terra e luz do mundo.

Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Gostaria agora de chamar o deputado pastor Cezinha de Madureira para que utilize a tribuna e chame os seus homenageados.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Quero aproveitar para agradecer a todos que nos ajudaram a partir dos funcionários da Casa, os amigos, irmãos da Assembleia de Deus do Brás, meus irmãos que nos ajudaram a fazer este evento.

Queremos começar aqui pelo casal mais novo. Pastor Manuel Ferreira Netto, que é pastor da Assembleia de Deus Madureira, em Campinas, um grande líder também e sua esposa, pastora Marjorye, apenas dois anos de casados e nós queremos homenageá-los aqui, queria que vocês aplaudissem a eles nesta noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Na sequência, o pastor Eliseu e sua esposa, Tânia, ambos pastores na Assembleia de Deus em Santa Bárbara d’Oeste. Fazem um trabalho muito bonito, acompanhados de seus filhos gêmeos, lindos, maravilhosos.

Recebam o casal com uma grande salva de palmas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - E para finalizar, da cidade de São Carlos, pastor Rafael e pastora Elaine.

Gostaria que vocês os recebessem com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Também aproveitando, acusando a presença de todos os seus filhos nessa noite, provando que a família é a base da sociedade.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Mais uma vez agradeço a presença de todos e lembrando que aqui no Hall Monumental, teremos uma comemoração para todo mundo, na verdade é comida mesmo, para todo mundo comer ali, fiquem à vontade. (Palmas.)

Aí, padre Afonso.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Bom, continuando, solicitamos ao nosso deputado pastor Celso Nascimento que proceda à entrega de diplomas para os seus homenageados.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Eu quero convidar o pastor Durvalino Brocanelli e sua esposa Santina, para serem homenageados.

Pastor Durvalino, de uma grande igreja em Araras, com mais de 7.595 membros, pais de Abnéia, Andréia, Audléia, Abner André.

E que nesta noite, justa homenagem recebem de todos nós deputados da Casa e de todos aqueles que aqui estão.

Nossas homenagens ao reverendo Durvalino Brocanelli e pastora Santina! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Quero chamar neste momento nosso presidente do Estado de São Paulo, reverendo Rocco Digilio Filho, com a sua esposa querida, que também nesta noite, vem aqui nos prestigiar, pastora Eunice Digilio, pais dos nossos queridos pastora Regina Digilio Pagliarini, pastor Ricardo, pastor Rinaldi e também de Roberto Digilio. Faço aqui também a menção da presença do pastor José Pagliarini.

Neste momento, faço a homenagem ao nosso presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Encerro trazendo a homenagem também à nossa querida cantora Soraya Moraes e seu esposo Marco Moraes.

A cantora Soraya Moraes recebeu quatro Grammys da música gospel e ela hoje representa a Igreja em todo o Brasil e em todo o mundo como uma das cantoras mais bem premiadas.

Quero, neste momento homenagear Soraya Moraes e Marcos Moraes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Bom, prosseguindo nesse momento, passo a Presidência para o deputado Márcio Camargo, para que o deputado possa proceder a entrega do diploma aos meus homenageados.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Márcio Camargo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Convido o nobre deputado Rodrigo de Moraes a fazer uso da tribuna para a entrega do diploma ao casal.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Bom, gostaria aqui de chamar a pastora Raquel e o pastor Felipe, para que possam receber essa homenagem da Assembleia Legislativa pelo trabalho realizado junto à Geração Jovem Mundial, junto à Amas, junto à Igreja Mundial do Poder de Deus Pode vir, pastora. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Convido o nobre deputado Rodrigo para que volte à Presidência, para encerrarmos a sessão.

Quero agradecer a todos que estiveram aqui hoje, à TV Assembleia, ao Anderson da Agência M, a todos os amigos da TV Assembleia e funcionários da Assembleia, a vocês que ficaram até o presente momento, Bom Baiano, jornal da imprensa de Vargem Grande, Sônia do PSC, Sonia, Nice, Cris, Juliana, Carlinhos, André, Arthur, Luiz, Everaldo, toda a assessoria que nos ajudou aqui, meus colegas deputados e agora, para encerrar, passo a palavra para o nosso amigo, deputado Rodrigo Moraes.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Rodrigo Moraes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO MORAES - PSC - Bom, gostaria também de agradecer aos funcionários dessa Casa, aos assessores do meu gabinete pelo empenho, pelo esforço, aos nosso deputados, a toda imprensa presente;

 Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à equipe funcionários da Casa, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assistências Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

E agora, quero chamar os deputados para assinar o projeto de lei.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- É assinado o projeto de lei.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 08 minutos.

 

* * *