http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

22 DE MAIO DE 2015

010ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À CIEAB - CONFEDERAÇÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS APOSTÓLICAS DO BRASIL

 

Presidente: CARLOS CEZAR

 

RESUMO

 

1 - CARLOS CEZAR

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado, ora na condução dos trabalhos, para "Homenagear a Cieab - Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical de louvor. Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por seguintes autoridades. Anuncia exibição de vídeo com mensagem do apóstolo Estevam Hernandes.

 

2 - GIL LANCASTER

Deputado estadual, saúda as autoridades e a todos os demais presentes. Discorre sobre o trabalho dos deputados evangélicos nesta Casa.

 

3 - MARCELO AGUIAR

Deputado federal, agradece aos presentes à cerimônia. Discorre sobre a Marcha de Jesus, a ser realizado no mês de junho, em São Paulo. Elogia alterações na legislação federal, realizadas no Congresso Nacional, que beneficiam, em termos fiscais, líderes religiosos a trabalho de suas igrejas.

 

4 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Anuncia apresentação musical do cantor Leonardo Gonçalves.

 

5 - GERALDO TENUTA

Vice-presidente da Cieab, faz citações bíblicas. Discorre sobre as atividades políticas de membros das igrejas evangélicas, em nome da Fé. Agradece a todos os presentes na cerimônia.

 

6 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Presta homenagem a líderes religiosos, que se destacaram em sua atuação em prol da comunidade evangélica, com a entrega de placas de reconhecimento alusivas ao evento. Lê histórico dos homenageados. Anuncia número musical.

 

7 - JABES ALENCAR

Pastor e presidente do Conselho dos Pastores do Estado de São Paulo, saúda a todos os presentes. Faz histórico de sua relação com o Evangelho. Afirma que a unidade das igrejas cristãs é fundamental para a Fé.

 

8 - EDSON REBUSTINI

Pastor, fundador e presidente da Igreja Bíblica da Paz, cita a importância do trabalho dos voluntários nas igrejas evangélicas no Brasil. Destaca que a vida dos evangélicos é exemplo para toda a sociedade.

 

9 - ROCCO DIGILIO FILHO

Pastor e presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado de São Paulo, afirma que as igrejas evangélicas são fonte de princípios importantes para o homem. Considera que a luta do evangélico é pela família. Pede que as igrejas se empenhem em eleger o maior número de parlamentares para que seus princípios sejam defendidos.

 

10 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Lembra a importância do Evangelho para as pessoas. Destaca a grandiosidade da Marcha para Jesus. Agradece as autoridades e a todos os presentes. Anuncia oração. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Cezar.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bom dia a todos. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Neste momento, vamos dar início à sessão solene em homenagem à Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil.

Convidamos o deputado Carlos Cezar a presidir a sessão. (Palmas.)

Temos a honra de convidar também o deputado estadual Gil Lancaster. (Palmas.)

E convidamos o deputado federal Marcelo Aguiar. (Palmas.)

Pedimos que tome assento à Mesa o bispo Geraldo Tenuta. (Palmas.)

E convidamos também o bispo Carlinhos. (Palmas.)

Neste momento passo a palavra ao deputado Carlos Cezar.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Bom dia a todos. Que a paz esteja convosco. É uma alegria muito grande recebê-los aqui, nesta manhã. Uma manhã muito especial por essa sessão solene pela 23ª Marcha para Jesus e a Cieab.

Na verdade, a Cieab, que é a Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, há muitos anos fundada pelo nosso querido apóstolo Estevam Hernandes e bispa Sônia, hoje reúne, faz esse congraçamento de diversas igrejas, vários ministérios, e hoje a Assembleia Legislativa presta esta homenagem.

Eu quero iniciar cumprimentando o meu grande amigo, companheiro de Frente Parlamentar Evangélica, deputado brilhante, que chega nesta Casa mostrando resultado, deputado Gil Lancaster. É uma alegria tê-lo aqui conosco nesta sessão. Quero parabenizá-lo pelo brilhante trabalho que vem desempenhando neste mandato.

Quero cumprimentar o nosso sempre deputado estadual, deputado federal, presidente da Igreja Renascer em Cristo no Brasil, nosso querido bispo , bispo Geraldo Tenuta. É uma honra tê-lo aqui, bispo . O senhor é um grande referencial, deixou um legado nesta Casa, deixou um legado para todos os deputados e, sobretudo, para mim, que, ao assumir o mandato passado, pude também ver o que Vossa Excelência fez, ao longo do período que passou por este Parlamento, não apenas aqui no estado de São Paulo, mas também, lá em Brasília.

Cumprimentar o meu grande amigo, parceiro de fé, deputado federal Marcelo Aguiar, parabenizá-lo pelo trabalho que vem desempenhando lá no Congresso Nacional, na Frente Parlamentar da Família, os princípios cristãos na Frente Parlamentar Evangélica, todos os projetos que nós temos visto Vossa Excelência defender com bastante maestria e destreza naquele Parlamento.

Também cumprimentar o meu grande amigo, bispo Carlinhos. Bispo Carlinhos, bispo da Igreja Renascer em Cristo e que hoje está à frente da Cieab, é o líder da Cieab, da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, um grande amigo. E o bispo Carlinhos tem uma grande qualidade, além de ser o meu irmão em Cristo, de ser da Igreja Renascer, filho do apóstolo Estevam. Ele tem uma virtude que ele é corintiano, e aí, a gente tem uma empatia a mais.

Olha, queridos, quero cumprimentar a todos os apóstolos aqui presentes. Nós estamos recebendo vários apóstolos.

Começo pelo o meu querido amigo, apóstolo Marcos Sardinha, que eu vejo ali à frente, apóstolo Jander, apóstolo Celso, enfim, vários apóstolos homenageados que nós teremos nessa manhã.

Inicio cumprimentando o nosso querido pastor Enéas Tognini, que está com 102 anos de idade e é um grande referencial para nós, para o povo de Deus, para o povo evangélico, autor de mais de 48 livros e que hoje se faz representado aqui pelas suas filhas, a Dimeia e Edna Tognini. Quero cumprimentá-las e agradecer pela presença.

Cumprimentar o pastor Jabes de Alencar, que também será homenageado nessa manhã, e a sua esposa, a pastora Nani.

Cumprimentar um grande referencial para mim e para toda a Igreja Quadrangular no Brasil, sobretudo aqui em São Paulo, que é o presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular no estado de São Paulo, o pastor Rocco Digilio Filho.

E cumprimentando ele, cumprimento também a todos os pastores da Igreja Quadrangular aqui presentes. Cadê os pastores da Igreja Quadrangular que estão aqui? Glória a Deus pela vida de vocês. É uma honra recebê-los aqui, alguns superintendentes que nós temos aqui, como o pastor Neilson, o pastor Adenir, o pastor Robson, são superintendentes da Igreja Quadrangular. Em nome de vocês, cumprimento todos os superintendentes e pastores da Igreja Quadrangular da qual eu sirvo a Deus, onde me converti há 25 anos atrás. E para mim é um honra recebê-los aqui, nesta manhã.

E também fazer um cumprimento especial ao pastor Rinaldi Digilio. Pastor, Rinaldi, que é o pastor nacional da Mocidade Quadrangular. É o coordenador nacional da Mocidade da Igreja Quadrangular no Brasil, filho do pastor Rocco Digilio Filho.

Então, cumprimento também um homenageado desta manhã, o pastor Edson Rebustini, é uma honra tê-lo aqui.

Quero cumprimentar o bispo estadual da Igreja Renascer em Cristo, o bispo Sergio Madaleno.

Eu quero cumprimentar o nosso querido bispo Rueda, bispo também estadual da Igreja Renascer em Cristo.

Cumprimentar o meu grande amigo, bispo Sidnei, que é bispo estadual em Sorocaba, mas também, vereador em Cotia. E cuida não só de Sorocaba, mas de diversas cidades, e é um grande vereador atuante lá na cidade de Cotia. Cumprimentá-lo e parabenizar pelo trabalho que vem desempenhando naquela cidade.

Agora, queridos, quero agradecer a presença de cada um de vocês que se fazem presentes aqui, nesta manhã. E a partir de agora nós vamos... Eu só quero fazer um protocolo aqui e dizer que esta sessão, ela foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste parlamentar, deputado Carlos Cezar, com a finalidade de homenagear a Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil.

Ouvido, eu quero agora convidar todos os presentes para que, de pé, nós possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Marcos Borghese.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo e também ao subtenente Marcos Borghese pela belíssima apresentação.

Quero, ainda, nomear aqui, citar, fazem parte da Mesa estendida o nosso querido vice-prefeito da cidade de Cotia, o Moisezinho. Agradecer muito pela presença.

Quero agradecer pela presença o vereador Fabio Palacio, que é vereador em São Caetano do Sul e aqui representa a Câmara Municipal de São Caetano. Seja bem-vindo, vereador, uma honra tê-lo aqui nesta Casa.

Quero cumprimentar a nossa querida pastora Sônia, esposa do pastor Adenir, que está presente aqui; o pastor Magalhães, o superintendente da Igreja Quadrangular no Brasil e ainda, o nosso querido bispo Daniel Martinazzo.

Também cumprimentar o pastor Luiz Carlos, da IEQ, superintendente em Carapicuíba; o bispo Fábio; o pastor Walter, da IEQ; o pastor Roosevelt, que é secretário estadual da Igreja Quadrangular; pastor Everaldo; o pastor Robson, que também é secretário estadual da nossa igreja; o pastor Rubens, que é secretário da assistência social da Igreja Quadrangular aqui, no estado de São Paulo; e pastor Fabinho, que também assessora no Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Olha, justificaram ausência, ainda, vários líderes que não puderam estar aqui. Amém. E no decorrer desta sessão nós falaremos dessas justificativas.

Olha, eu quero comunicar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia domingo, dia 24 de maio. Dia 24 de maio, essa sessão será transmitida... Hoje ela é transmitida ao vivo, mas, dia 24 de maio ela passa para que todos possam assistir às 21 horas, pela NET, canal 7; pela TV Aberta, no canal 61.2; pela TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66. Para aqueles que são de Sorocaba, lá passa pela NET no canal 6.

Eu quero neste momento passar a palavra ao... Nós vamos ouvir um louvor e, depois, nós vamos passar a palavra ao meu grande amigo, deputado Gil Lancaster. Mas, antes, nós gostaríamos de ouvir um louvor apresentado pelo Renascer Praise.

Olha, queridos, quero fazer uma justificativa aqui, nosso querido apóstolo Estevam Hernandes, ele precisou fazer uma viagem aos Estados Unidos, mas ele acompanha esta sessão, está acompanhando diretamente lá, e daqui a pouco ele vai falar conosco ao vivo, aqui, diretamente dos Estados Unidos.

Então, neste momento, nós teremos o louvor, logo após, nós vamos ouvir o deputado Gil Lancaster.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Glória a Deus. Olha, quero apresentar algumas justificativas de pessoas que nos enviaram a sua justificativa pela ausência aqui, nesta Sessão solene.

A dona Lu Alckmin, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade; o Exmo. Sr. Herman Voorwald, secretário do estado de educação; o coronel PM José Roberto Rodrigues, secretário-chefe da Casa Militar; o Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo; o Floriano Pesaro, deputado federal e secretário de desenvolvimento social; o Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador geral de justiça; o Clodoaldo Pelissioni, secretário de transportes metropolitanos; o deputado federal Jefferson Campos; e a quem eu represento aqui e trago um abraço especial ao casal, apóstolo Estevam Hernandes e bispa Sônia e a todos os homenageados aqui desta manhã.

O deputado Aldo Demarchi; o deputado Gilmaci Santos; o deputado Coronel Telhada; o deputado João Caramez, subsecretário de assuntos parlamentares; o professor Marco Antonio Zago, reitor da USP; o deputado Rodrigo Garcia, que é secretário estadual de habitação; o Coronel Camilo, deputado nessa Casa; o Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar.

Eu havia falado que ia passar a palavra agora ao meu colega, deputado Gil Lancaster, mas, nós temos o apóstolo que já está a postos para poder falar conosco diretamente dos Estados Unidos. Nós ouviremos agora o apóstolo, nosso querido apóstolo Estevam Hernandes, ele já está ali - bonitão, como sempre - e vai trazer uma bela palavra para todos nós.

Vamos receber o nosso querido apóstolo Estevam Hernandes. Está com a palavra, apóstolo. (Palmas.)

 

O SR. ESTEVAM HERNANDES - (Pronunciamento via internet/vídeo). Bom dia meus queridos amados, servos de Deus. Este momento tão especial desta sessão solene, na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

 Quero cumprimentar a todos os deputados, todas as autoridades, os apóstolos, pastores e bispos, servos de Deus que hoje estão reunidos, neste momento tão importante aí, na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Louvo a Deus pela vida de cada um de vocês e por essa iniciativa de nós estarmos numa Casa Pública celebrando o nome do Senhor Jesus.

Eu, infelizmente, tinha alguns compromissos internacionais, estou aqui nos Estados Unidos cumprindo esses compromissos e, por esse motivo, não estou presente.

Mas, tenho boas notícias, coisas impressionantes que Deus está fazendo. Nós estamos agora trabalhando uma grande Marcha para Jesus na cidade de Miami. E essa marcha deverá ter mais de 600 igrejas hispânicas, aproximadamente 300 igrejas de origem africana e vamos fazer uma super concentração no maior estádio de baseball dos Estados Unidos, que é o “Super Bowl”, onde é realizado o “Super Bowl”, que é o “Miami Club Dolphins.

Vai ser, realmente, assim, uma explosão neste país, para um despertamento, para um avivamento, para este tempo que Deus tem reservado, porque eu sei que nós estamos vivendo dias que antecedem a volta do Senhor Jesus.

E a Marcha para Jesus, é um dos grandes movimentos que preanunciam a volta de Cristo, porque nós estamos reunidos em nome dele. E João fala que quando Jesus for levantado, ele atrairá a si as multidões. E nós esperamos que no próximo dia 4 de junho possamos, unidos desse sentimento, exaltar o nome de Cristo.

Eu estava meditando, nós observamos muitas vezes, nas letras das músicas, no comportamento de muitas pessoas, que há uma tendência, muitas das vezes não explícita e talvez não intencional, de se omitir o nome de Jesus. Porque isso é uma estratégia do inimigo.

Obviamente, ele sabe aquilo que está em João 2... Desculpe, em Filipenses 2, que o nome do Senhor Jesus é exaltado, ele é o nome sobre todo o nome e é perante esse nome que todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é o Senhor.

Então, a Marcha para Jesus, ela tem também essa importância, esse significado profundo no mundo espiritual de nós perpetuarmos o nome do Senhor Jesus.

Porque ele não contempla nenhuma igreja, não contempla nenhuma denominação, mas contempla o nome santo e sagrado do Senhor Jesus, que nos une através do seu sacrifício da cruz, que nos une através da salvação, e que nos dá um destino único, que é a eternidade.

E eu louvo a Deus pela oportunidade que eles nos de nós realizarmos a 23ª Marcha para Jesus. E que o senhor possa abençoar rica e poderosamente a cada um de vocês.

Eu estava meditando esses dias aqui sobre um aspecto que é a solidão. O Senhor Jesus, em Mateus 28, ele disse: “Eu não vos deixarei sós. Eu vou, mas voltarei”. E é exatamente aquilo que Emanuel significa, “Deus conosco”.

Os apóstolos estavam vivendo um momento difícil, porque eles já haviam percebido no discurso de Jesus que o Senhor Jesus iria partir. Eles, obviamente, já sentiam no coração aquele aperto que nós sentimos quando nós estamos na iminência de perder alguém querido. E o que mais poderia acontecer? Era exatamente a ausência física do Senhor Jesus.

E isso, sem dúvida, é mortal quando nós enfrentamos a solidão. A solidão humana e a solidão espiritual. Mas, o senhor Jesus disse: “Vocês não estão sozinhos. Eu estou com vocês, todos os dias”.

E a minha experiência pessoal, queridos, é que, na nossa caminhada ministerial não há coisa mais importante do que a doce e santa presença do Senhor Jesus.

Porque muitas vezes, nós nos sentimos solitários, quando recebemos uma traição, quando somos confrontados, quando muitas vezes somos desprezados e até mesmo perseguidos.

Nós enfrentamos a solidão quando nós temos desafios que muitos não compreendem e não entendem, nós sofremos a solidão quando os comentários maldosos, quando a língua ferina e a fofoca afastam de nós pessoas amadas; nós sofremos a solidão, quando muitas vezes somos obrigados a pagar um preço pela ausência da nossa família, pagar um preço pela ausência dos nossos amados, e mergulharmos no trabalho. Mas, a grande benção é a solidão que mata as pessoas.

Eu li recentemente um artigo que fala que a depressão, é a porta para a morte e para o mal de Alzheimer, porque ela provém de uma solidão interior e que leva a pessoa a um desespero incontido.

Agora, nós temos a palavra do Senhor que diz: “Jesus está conosco”. O Senhor Jesus está com você, está na tua casa, está no teu ministério.

Essa solidão que muitas vezes quer te assolar e que, muitas vezes, te traz pensamentos até de morte, ou até desejo de desistir, que você não aceite, mas que você possa realmente ser renovado pela doce e santa presença do Espírito Santo.

Que você possa ser renovado pela característica forte de Jesus Cristo, Emanuel. Porque nós somos aqueles que temos o poder da ressurreição.

E em Romanos 8:11 fala que se o espírito de vida que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos habitarem novos, ele vai vivificar os nossos corpos mortais.

Então, que essa doce e santa presença esteja hoje invadindo a tua vida, e esteja invadindo este Plenário, e que nós possamos sentir o calor doce, forte, ardente do Senhor Jesus nos nossos corações.

Porque, como os discípulos no caminho de Emaús, se o teu coração estava te fechando e se você não tinha mais a doce presença e se o teu coração não está mais ardendo pela obra do Senhor, eu declaro e profetizo: o Senhor vai te parar no meio desse caminho e dizer “volta para Jerusalém”.

O teu coração vai ser aquecido, haverá um novo tempo e ainda você viverá promessas gloriosas e maravilhosas, porque você não está sozinho. O Senhor Jesus está com você.

Quando o teu pai e tua mãe te abandonar, o Senhor te recolherá. Como pode a mãe se esquecer do próprio filho que gerou? “Eu, todavia, jamais me esquecerei de ti”, diz o Senhor. Deus te abençoe ricamente e que essa breve palavra possa entrar no teu coração.

Eu não quero tomar mais tempo, hoje nós temos o nosso querido pastor Jabes de Alencar, que foi o primeiro presidente do Conselho de Pastores do estado de São Paulo, que estará ministrando e que, durante todos esses anos, esteve presente na Marcha para Jesus, e que é realmente um ícone do evangelho.

E cada um dos nossos líderes e pastores, que o Senhor possa abençoá-los rica e poderosamente. Nosso chamado bispo , que está aí, firme na vice-presidência da Cieab. E nós temos grandes projetos para a Cieab e você faz parte deles.

Muito obrigado, pastor Carlos Cezar, por essa iniciativa, por esta Sessão solene. E quero, também, dar os meus parabéns a todos aqueles que serão homenageados com esta honraria, como a palavra fala, a quem honra a honra.

O Senhor abençoe rica e poderosamente dia 4, que a vós vamos mostrar que não somos um povo solitário, nós vamos mostrar que não somos um povo dividido, mas, nós vamos mostrar a força verdadeira do povo de Cristo.

E nesse momento tão estratégico que a nação precisa, nós vamos praticar, segundo Crônicas 7:14, “quando o povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar, eu o ouvirei dos altos dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Em nome de Jesus, vamos marchar, convoque a tua igreja, ponha a tua camiseta, saia nas ruas, estampe esse nome glorioso e declare “Jesus está comigo”.

Nada me separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nem a altura, nem a profundidade nas coisas presentes, nem as coisas do futuro, mas, em todas essas coisas, nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Deus os abençoe rica e poderosamente. Amo vocês.

E amanhã eu já estou chegando aí no Brasil para um final de semana poderosíssimo. E, juntos, Marcha para Jesus, a 23ª edição, vamos declarar que Jesus Cristo é o senhor desta nação.

Muito obrigado, queridos, fica na paz, na graça e paz, amo vocês. Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Aleluia! Ora, Jesus, como sempre, nada pode contra a palavra de Deus. Deus fala ao nosso coração através dos servos dele. Louvo a Deus pela vida do apóstolo Estevam, da bispa Sônia, por essa visão de corpo, de reino, de exaltar o nome que está acima de todo o nome, que é o nome de Jesus.

Quero passar a palavra ao deputado Gil Lancaster.

 

O SR. gil lancaster - DEM - bom dia a todos. Graça e paz. Este é o dia que fez o Senhor Jesus, por isso, estamos alegres. Declare isso.

Quero agradecer e cumprimentar o meu amigo, meu colega, exemplo nesta Casa, competente, que faz um brilhante trabalho, deputado estadual Carlos Cezar, meu pastor nesta Casa aqui.

Quero cumprimentar o apóstolo Estevam Hernandes, que acaba de falar, e a sua esposa, a bispa Sônia Hernandes.

Cumprimentar o bispo Carlinhos, que está conosco aqui, na bancada.

Meu amigo e deputado federal, Marcelo Aguiar, que tem feito um excelente trabalho lá em Brasília e trabalhado como nunca pelos nossos direitos e defesa do nosso povo.

Reverendo Rocco Digilio Filho, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do estado de São Paulo, e o seu filho, Rinaldi Digilio, que também tem feito um excelente trabalho em nosso estado, sobretudo na questão dos jovens.

Meu pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do estado de São Paulo e fundador da Igreja Bíblica da Paz.

Pastor Jabes de Alencar, fundador da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Bom Retiro, junto com a sua esposa.

Pastor Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo, que, em nome dele, eu cumprimento todas as demais autoridades eclesiásticas aqui presentes.

E cumprimento, em nome do meu amigo e deputado Carlos Cezar, todas as demais autoridades políticas aqui presentes.

É uma alegria muito grande recebê-los na Casa do Povo. A Assembleia Legislativa de São Paulo é denominada a Casa do Povo e sempre que vocês quiserem vir, nós estamos à sua disposição para servi-los.

A Bíblia diz que toda autoridade é constituída por Deus. Eu estou no meu primeiro mandato, sessenta e poucos dias de trabalho, mas, nós temos trabalhado como nunca trabalhamos nesses últimos sessenta e poucos dias nesta nova gestão, na presidência do nosso presidente Fernando Capez, que está imprimindo um ritmo muito forte.

As pessoas falam que o político não trabalha, mas, se você vier dez horas da noite aqui, nós estamos trabalhando. Teve vez, da semana retrasada, que nós saímos 11 horas da noite, votando projetos de interesse público da nossa população.

Quero declarar a vocês, com muito orgulho e com muita honra, que nesta 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa, que tem 180 anos, nós, nesta 18ª, fizemos um feito inédito. Nesta Casa trabalham 94 deputados que foram eleitos pelo voto popular. Dos 94, 20 são evangélicos, a maior bancada evangélica de toda a história da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

Saibam que estaremos aqui para defender o povo de Deus, sobretudo, as injustas, perseguições contra a Igreja do Povo de Deus, a Igreja de Cristo Jesus.

Conversando com o pastor Edson Rebustini, ouvi falar histórias absurdas de fiscalizações na Igreja Bíblica da Paz, que tem tudo direitinho. Eu estou caminhando com o pastor Edson Rebustini e eu posso falar com propriedade, porque sei da hombridade que é o pastor Edson Rebustini. Há 20 anos eu caminho ao lado dele e sei da seriedade dele. E tudo que os fiscais pediram, a Igreja Bíblica da Paz fez. Mas, parece que eles inventam sempre alguma coisinha.

E esta bancada, com os 20 deputados estaduais, vai defender com toda a garra - e com o poder legislativo que temos na mão - toda e qualquer perseguição contra a Igreja de Cristo Jesus, não só no nosso estado, como no nosso Brasil.

Portanto, senhores pastores, apóstolos, presbíteros, todos os líderes de denominações, contem com a Assembleia Legislativa, contem com esses deputados. Não só com os 20, porque nós temos 94 que apoiam e têm a simpatia deste grupo que se uniu através da Frente Parlamentar Evangélica, da qual nós temos o presidente Carlos Cezar à frente, e nós já nos reunimos para saber quais os anseios da Igreja de Cristo, quais são as perseguições, para que possamos lutar, para evitar e combater as injustas perseguições.

Contem com esta Casa, contem com os 94 deputados, com o nosso presidente Fernando Capez, e contem conosco sempre que precisar.

Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Muito obrigado deputado Gil Lancaster.

Eu quero passar a palavra agora ao nosso querido deputado federal, o homem que tem poder de filho, Marcelo Aguiar.

 

O SR. MARCELO AGUIAR - Bom dia a todos. A paz do Senhor. Quero cumprimentar o nosso querido pastor e deputado estadual Carlos Cezar, por ser o propositor desta Sessão solene, em comemoração também, já antecipadamente, aos 10 anos da Cieab, da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil e por este trabalho que vem realizando nesta Casa.

Quero cumprimentar também o Gil Lancaster, deputado estadual, nosso grande amigo, da cidade Barueri, onde tem feito um trabalho maravilhoso ao lado do prefeito Gil Arantes, que é um grande amigo também, do nosso partido Democratas.

Quero cumprimentar também o bispo , bispo Geraldo Tenuta, presidente da Igreja Renascer, onde foi a nossa semente. Hoje nós estamos aqui porque um homem batalhou, um homem lutou e um homem passou por esta Casa e pela Câmara Federal e fez um trabalho maravilhoso. E essa pessoa é o bispo .

Quero cumprimentar todos os pastores, todos os apóstolos; também cumprimentar o nosso querido bispo Carlinhos, que está conosco nesta manhã.

Cada representante em cada ministério.

O presidente... Que já foi presidente do Conselho de Pastores, Jabes de Alencar, que está aqui com a sua esposa; também nosso querido Edson Rebustini, presidente atual do Conselho de Pastores; nosso querido Rinaldi, que também se encontra aqui, da Quadrangular, seu pai Rocco, que é presidente da Igreja.

Enfim, todos os pastores.

E quero cumprimentar também aqui, nesta manhã, uma pessoa na qual nós temos um carinho muito especial, que é o vereador Abou Anni.

O vereador Abou Anni tem sido uma pessoa muito sensível às causas da igreja no Brasil, uma pessoa muito sensível àquilo que é a necessidade de um parlamentar na Câmara Municipal, quando nós precisamos de um vereador na cidade de São Paulo.

E hoje, falando um pouco da Marcha para Jesus, ele foi um dos grandes responsáveis para que a Marcha se realizasse este ano. Mandou uma emenda muito significativa e importante para toda a estrutura da Marcha e quero, nesta manhã, com muita humildade, pedir uma salva de palmas ao vereador Abou Anni - (palmas) - por esse trabalho. Tenha a certeza que um povo vai se levantar e clamar pela tua vida, Abou Anni, por aquilo que você realmente entendeu, os propósitos da igreja e, espiritualmente, o que significa a Marcha para Jesus.

E quero cumprimentar também os nossos vereadores aqui, bispo Sidnei, vereador na cidade de Cotia, um grande amigo. Também o Moisésinho, vice-prefeito da cidade de Cotia, um grande companheiro também nosso. E também o Fabio, Fabio Palacio, que é da cidade de São Caetano, e que também vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso, não só na Câmara Municipal, mas também, na área do evangelismo naquela cidade.

Eu quero, nesta manhã, só fazer menção que esta semana... A gente fala de perseguição, a gente fala de levante, eu vi o Gil comentando a respeito. Olha, a Bíblica da Paz, ela tem tudo certo, mas, parece... O Diabo, ele quer utilizar de ferramentas aonde quer encontrar problema onde não tem.

E esta semana nós votamos uma lei em Brasília, e quero fazer menção nesta manhã, porque essa lei, ela beneficia a Igreja de Jesus Cristo na Terra. E principalmente aqueles que... A gente sabe o quanto é difícil hoje conseguir ter tantas igrejas no Brasil todo. Nosso querido apóstolo Sardinha, quanto é difícil hoje manter a estrutura da igreja, uma igreja aberta, as pessoas não têm dimensão. E nós não temos a isonomia que a Igreja Católica tem. Então, a luta é muito mais difícil.

Mas, esta semana nós votamos uma emenda supressiva, um emenda supressiva no Congresso Nacional - e eu sei que aqui têm muitos detalhes técnicos, mas eu quero ler para vocês apenas o que fala no artigo 9, da Lei 8.212, que fala o seguinte:

“Para efeito de interpretação do inciso XIII desse artigo, os critérios informadores dos valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional aos ministros de confissão religiosa, membros da vida consagrada de congregação, ou de ordem religiosa, não são taxativos e, sim, exemplificativos. Os valores despendidos, ainda que pagos de forma montante, diferenciados em pecúnia ou título de ajuda de custo à moradia, transporte, formação educacional, fica vinculado exclusivamente às atividades religiosas, não se configurem remuneração direta ou indireta”.

Nós estávamos tendo uma grande perseguição a respeito dessa tributação na Receita Federal. E muitos líderes foram multados, vocês vêm acompanhando, o nosso querido R. R. Soares, o Silas Malafaia, perseguições, assim, de valores que vocês não têm noção.

E essa lei, esta semana, essa emenda supressiva, quero parabenizar o presidente Eduardo Cunha, que hoje é um presidente na Câmara Federal, um homem que conhece a palavra e tem princípios. Eu falei que hoje nós tínhamos aqui este encontro e trago o abraço dele, à todos os pastores, todos os que fazem parte nesta sessão.

E começou uma grande, na verdade, interpretação errada a respeito deste artigo que eu acabei ler e a igreja estava sendo muito prejudicada. E de forma brilhante, uma articulação política, e beneficiando todos os que fazem parte da igreja, nós votamos essa emenda e nós estamos totalmente blindados e livres de qualquer taxa que possa vir trazer um prejuízo maior ao corpo de Jesus Cristo.

Isso aqui é uma grande vitória que aconteceu nesta semana. Eu quero, assim, parabenizar os 84 deputados, 80 deputados e 5 senadores, que nós temos na bancada evangélica em Brasília, que de forma brilhante se uniram, fizeram o trabalho e hoje, para a honra e glória do Senhor, nós temos essa lei aprovada no Congresso Nacional. (Palmas.)

Isso, sem dúvida nenhuma, nos blinda, nos traz um avanço e uma tranquilidade muito grande e deixo aqui o meu abraço a todos os deputados e vereadores... Vereadores, deputados e senadores que trabalham na Frente Parlamentar Evangélica.

Quero hoje, também, parabenizar este homem que dispensa comentários, que a gente tem, assim, o prazer de chamar de pai, porque olhou para nós, que nos formou e que tem nos ensinado cada vez mais, o nosso querido apóstolo Estevam Hernandes, nossa bispa Sônia Hernandes que, junto com a sua família, tem sido um guerreiro na Marcha para Jesus. E hoje, essa sessão solene, a Cieab, a Marcha para Jesus, eu tenho muito a agradecer ao apóstolo Estevam Hernandes por tudo que ele tem realizado pelo evangelho no Brasil.

Essa é a palavra que eu quero deixar nesta manhã, que vocês tenham um café e uma sessão solene maravilhosa, que Deus abençoe cada vez mais. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Agradecer e parabenizar o deputado Marcelo Aguiar, parabenizá-lo pelo trabalho que ele vem desenvolvendo lá no Congresso Nacional e por essa brilhante conquista.

Na verdade, o corpo de Cristo precisa de homens que se dispõem a defendê-lo, como o José de Arimateia, que foi quem ofereceu o túmulo para cuidar do corpo de Cristo. O corpo de Cristo é a Igreja, e José de Arimateia era um senador da época, então, são pessoas como o deputado Marcelo Aguiar, lá no Congresso Nacional, para defender leis injustas, que muitas vezes querem parar o nosso crescimento, mas a Bíblia diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus Cristo. Amém.

Neste momento eu gostaria de chamar o nosso querido cantor Leonardo Gonçalves, ele tem um louvor para adorar a Deus nesta manhã. E quero agradecer muito pela presença, Leonardo Gonçalves. Eu sou seu fã e toda a minha família é seu fã.

 

O SR. LEONARDO GONÇALVES - Eu que agradeço pelo convite. Aliás, apenas citando os dois exemplos mais clássicos bíblicos de políticos, inclusive em corte estrangeira, o que é mais... Em corte pagã. Em cortes pagãs, é José e Daniel, curiosamente, são os dois únicos personagens da Bíblia do Antigo Testamento - personagens maiores, - a respeito dos quais não tem nenhuma menção de um pecado dos dois, tanto o José, no Egito, quanto Daniel, na Babilônia.

Que o nome de Jesus seja exaltado acima de qualquer outro nome e que possamos sempre nos lembrar que é o seu sangue que nos redime de todo o pecado e nos traz a salvação.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO GONÇALVES - Estamos aqui para falarmos a respeito da Marcha para Jesus. Eu estou muito feliz, porque eu vou poder participar pela segunda vez da Marcha para Jesus em São Paulo, mas, antes disso, no dia 30 de maio, eu ainda vou participar também da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro.

Tem sido uma benção poder cantar juntamente com uma multidão de pessoas, sem sombra de dúvida, a maior quantidade de pessoas que eu já cantei, e com certeza que eu vou cantar na minha vida é nos eventos da Marcha para Jesus.

Na edição em que eu cantei, em 2010, tinham quatro milhões de pessoas. E como é bonito ver toda essa multidão de gente exaltando o nome de Cristo acima de qualquer outro nome.

 

* * *

 

- Continua a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Amém. Glória a Deus. Deus o abençoe. O nosso querido cantor Leonardo Gonçalves, que Deus continue te usando poderosamente.

Eu quero lembrar a todos os pastores e bispos que estão aqui hoje, os apóstolos, aqueles que quiserem adquirir a sua credencial da Cieab, as carteirinhas, você que fez o último café, as carteirinhas já estão prontas e você pode retirar aqui nesse café.

Eu quero convidar agora para fazer o uso da palavra o nosso sempre deputado federal, sempre deputado estadual, presidente da Igreja Renascer em Cristo aqui no Brasil e também vice-presidente da Cieab, da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, o nosso querido bispo Geraldo Tenuta, conhecido como o nosso bispo . (Palmas.)

Enquanto o bispo se dirige para fazer uso da tribuna, eu quero agradecer muito a presença do meu colega, companheiro de Frente Parlamentar Evangélica, brilhante deputado, atuante da Igreja Universal do Reino de Deus, deputado Gilmaci Santos, que também compõe a Mesa aqui conosco.

Muito obrigado, deputado, que Deus continue a te usar. Parabéns pelo trabalho que desenvolve aqui nesta Casa já ao longo de vários mandatos. (Palmas.)

Tem a palavra o deputado, bispo .

 

O SR. GERALDO TENUTA - Eu queria cumprimentar a todos os presentes nesta nobre Casa, que tive a oportunidade e o prazer de estar aqui com um referencial cristão, nosso Senhor Jesus, nesta Casa de Leis.

Quero cumprimentar, assim, o presidente, que hoje nos preside na Mesa e, através da vida dele, cumprimentar também a todas as autoridades políticas que estão aqui já e já foram bem referendadas e honradas.

E, através do apóstolo Estevam Hernandes, o nosso presidente da Cieab, da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, cumprimentar a todos os líderes eclesiásticos, homens de Deus que têm labutado, trabalhado para que o evangelho esteja crescendo, como tem acontecido no nosso país.

E é uma honra muito grande nós, hoje, estarmos aqui, neste local, aonde grandes leis deste nosso estado, referencial tão grande para o nosso país, para o mundo, e que hoje a gente tem esse prazer de, em liberdade, falar do nome de Jesus, em liberdade poder declarar o seu Senhorio.

E eu, assim, olhando o nosso presidente hoje, aqui, o pastor Carlos Cezar, um referencial muito importante que ele colocou de José de Arimateia. Porque, se não houvesse um representante político ali, obviamente, o corpo de Cristo Jesus ficaria naquela cruz, passando por todo o tipo de humilhação, sem cobertura, sem proteção. E nós vemos homens de Deus que têm feito isso. Eu louvo a Deus, através de todos aqui já referendados.

Mas, a grande maior importância são os homens de Deus. Eles que dão essa cobertura, eles que têm dedicado as suas vidas, como cada um de nós aqui. Eu tenho aqui grandes referenciais também já mencionados que têm dado a sua vida, dedicado para que o evangelho possa crescer, no referencial, como a Marcha para Jesus.

Há 23 anos atrás, o evangelho era conhecido, mas, de uma certa forma, fragmentado. Eu tive a oportunidade de ver, logo no início da minha conversão, há quase 40 anos atrás, às vezes, debates entre líderes evangélicos na rádio. (Risos.)

E hoje a gente vê homens de Deus sentados todos juntos aqui, louvando engrandecendo o nome do Senhor Jesus. Hoje nós somos cerca de 30% da nossa população, não somos mais um pequeno rebanho, somos um grande e poderoso povo no nome de Jesus Cristo.

E a Marcha para Jesus é esse referencial esplêndido desta unidade, porque o próprio Senhor Jesus, quando esteve aqui, ele nos falou que, quando nós fôssemos um, nós seríamos reconhecidos.

E este reconhecimento a gente vê através da Assembleia Legislativa, no número de deputados evangélicos também, na nossa Câmara dos Deputados, Câmaras, também, Municipais. E tudo isso, que seja para a honra, a glória do Senhor Jesus Cristo.

E esta sessão solene à Cieab, nós temos 12 assessorias, o nosso presidente, o apóstolo Estevam Hernandes, eu sou o vice-presidente, e através destas 12 assessorias, nós temos acompanhado esse crescimento. Este é o objetivo.

O objetivo da Cieab é aquilo que nós recebemos. De graça recebemos, de graça nós temos dado. Porque são várias igrejas, são vários referenciais, cada um naquilo que tem a sua vitória.

Meios de comunicação, evangelismo, música, louvor, mas que, unidos, estão cada vez mais formando novas igrejas e trazendo um crescimento sólido, sustentado, fundamentado naquilo que a palavra de Deus nos constitui: fundamento apostólico.

Que Deus possa abençoar e cada dia mais nós possamos estar juntos.

E 4 de junho, Marcha para Jesus, estaremos todos lá, louvando e engrandecendo o nome do Senhor.

Muito obrigado, presidente. Muito obrigado a cada um dos líderes que vieram aqui hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus, bispo . Queridos, neste momento, nesta rescisão, nós vamos prestar algumas homenagens, algumas pessoas que serão homenageadas.

A pedido do nosso querido apóstolo Estevam Hernandes, nós apresentamos um requerimento aqui na Assembleia e aprovamos por unanimidade. E vamos fazer, então, essa honraria, prestar essa honraria a algumas pessoas muito importantes no nosso meio.

Eu gostaria de convidar aqui, para que me ajudasse a fazer as entregas, subisse aqui em cima, o nosso querido apóstolo Marcos Sardinha, o apóstolo Jander, o apóstolo Celso, enfim, a diretoria da Cieab, que nos ajudasse a fazer a entrega destas homenagens, juntamente comigo, os deputados aqui, o deputado Gil Lancaster.

E o primeiro homenageado que nós queremos prestar em vida - na verdade, homenagem é algo que nós devemos fazer sempre em vida, deputado Gil Lancaster.

Eu falo sempre, que às vezes as pessoas esperam para abraçar alguém quando a pessoa já não pode mais sentir o calor do abraço. As pessoas viajam quilômetros e quilômetros de distância e começam a falar palavras bonitas para alguém que já não pode mais ouvir.

Às vezes, as pessoas pagam R$ 180,00, R$ 200,00 numa coroa de flores, quando a pessoa já não pode sentir o cheiro da flor. E enquanto ela está viva, nenhum botão de flor, não atravessa a rua para fazer uma visita.

Então, homenagem é algo que nós prestamos em vida.

E ainda em vida, o nosso querido pastor Enéas Tognini, que é fundador da Igreja Batista do Povo.

Ele nasceu em 20 de abril de 1914, em Avaré, interior de São Paulo, formou-se em teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro.

Influencia e forma líderes de diversas denominações da Igreja Evangélica no Brasil. Filho de imigrantes italianos, teve na experiência pentecostal o marco decisivo de sua longa trajetória na obra de Deus.

Enéas Tognini lecionou e dirigiu diversas escolas teológicas, bem como presidiu a Convenção Batista Nacional. Ainda hoje, com quase... Com mais de 100 anos de idade, é um dos líderes evangélicos mais atuantes no Brasil.

Atualmente, é vice-presidente, pastor emérito da Igreja Batista do Povo e presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. Tognini é também autor de 48 livros.

Eu quero convidar aqui, para vir receber em nome dele, as suas filhas, a Dimeia Tognini e Edna Tognini, já que ele, hoje, está impossibilitado de estar aqui, mas, eu tenho certeza que ele vai assistir e vai receber com carinho esta homenagem.

Vamos homenagear, entregar uma placa para a Dimeia e Edna Tognini representando o nosso querido pastor Enéas Tognini.

Os termos da placa que nós entregando diz assim: “A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a requerimento do deputado estadual, pastor Carlos Cezar, presta merecida homenagem ao Ilustríssimo fundador da Igreja Batista do Povo, o pastor Enéas Tognini, pela visão de reino, apoio e participação na 23ª Marcha para Jesus de São Paulo, o maior evento cristão do mundo”.

E diz aqui um texto, que já foi citado aqui, nesta manhã, que está lá em João 17:21, que diz “para que todos sejam um”. Assina o deputado estadual Carlos Cezar, que é presidente da Frente Parlamentar Evangélica.

Receba com carinho, das mãos aqui da Cieab, do deputado Gil Lancaster, do deputado Marcelo Aguiar, do bispo Carlinhos. Deus o abençoe e entregue com carinho a ele. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Queridos, de igual forma, nós queremos agora prestar, também, uma justa homenagem ao pastor Jabes de Alencar, que é fundador da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Bom Retiro.

Ele nasceu em Cajazeiras, estado da Paraíba, em 7 de junho de 57, em berço evangélico, já que seu pai, Aristóteles Torres de Alencar, é um dos pioneiros da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, possuindo mais de 60 anos de ministério.

Começou a pastorear em uma pequena cidade de apenas três mil habitantes, em Igaratá, São Paulo, onde fez muitas campanhas evangelísticas.

Após morar alguns anos nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e em 6 de março de 1988, inaugurou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Bom Retiro, com apenas 30 membros. Durante esses últimos anos, a igreja cresceu e hoje tem mais de dez mil membros e dezenas de filiais.

Nós queremos agora prestar esta homenagem ao pastor Jabes de Alencar. Convido ele e a sua esposa, a pastora Nani, para que possa receber esta honraria da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo e também da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil.

Eu vou pedir ao deputado Marcelo Aguiar que faça a leitura da placa.

 

O SR. MARCELO AGUIAR - Obrigado. Façamos a leitura da placa. “A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a requerimento do deputado, pastor Carlos Cezar, presta a merecida homenagem ao Ilustríssimo fundador da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Bom Retiro, pastor Jabes de Alencar, pela visão de reino, apoio e participação na 23ª Marcha para Jesus de São Paulo, o maior evento cristão do mundo. ‘Para que todos sejam um’ - João 17:21. Deputado estadual Carlos Cezar, líder do PSB, presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Assembleia Legislativa”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Ainda nas homenagens, nós vamos agora homenagear o pastor e meu querido amigo, o deputado Gil Lancaster. O deputado Gil Lancaster já serve a Deus na Igreja Bíblica da Paz há mais de 20 anos. Tem toda a sua família lá, seu filho, o Filipe Lancaster, uma grande benção.

Nós queríamos homenagear o presidente do Conselho de Pastores do estado de São Paulo e fundador da Igreja Bíblica da Paz aqui no Brasil, o pastor Edson Rebustini, que também é nascido em Rio Claro, interior de SP.

Deus colocou no coração do pastor Edson Rebustini, aos seus 16 anos, o chamado para ser pastor e pregador da palavra. Junto com a sua esposa, a pastora Célia, fundou em junho de 1987 esta igreja, que é uma grande benção, já explodiu com louvores e agora, também, com o seu filho, que tem feito um grande trabalho aí na área musical, o Gui Rebustini.

Eu quero parabenizar e chamar aqui e pedir ao deputado Gil Lancaster que faça a entrega desta honraria ao nosso querido pastor Edson Rebustini.

 

O SR. gil lancaster - DEM - A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a requerimento do deputado, pastor Carlos Cezar, presta a merecida homenagem ao Ilustríssimo presidente do Conselho de Pastores do estado de São Paulo e fundador da Igreja Bíblica da Paz, o meu pastor Edson Rebustini, pela visão de reino, apoio e participação na 23ª Marcha para Jesus do estado de São Paulo, o maior evento cristão do mundo. ‘Para que todos sejam um’ - João 17:21. Deputado estadual Carlos Cezar, líder do PSB, presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Assembleia Legislativa de São Paulo”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Queridos, neste momento, nós vamos prestar uma justa homenagem ao presidente da Igreja Quadrangular no estado de São Paulo, a qual eu tenho servido a Deus há 25 anos.

Foi lá que eu encontrei a minha esposa, há 21 anos atrás, quando nós nos casamos na Igreja Quadrangular e é lá que eu tenho servido a Deus, também, como pastor titular, debaixo da direção, do envio do nosso querido pastor Rocco Digilio Filho, que tem sido um grande referencial de família, um grande referencial para a nossa igreja em todo o estado de São Paulo.

Olha, o pastor Rocco Digilio Filho, ele é presidente do Conselho Estadual de Diretores do estado de São Paulo, da Igreja do Evangelho Quadrangular. É casado com a querida pastora Eunice Digilio, o pai dos pastores Regina Pagliarini, Ricardo e Rinaldi Digilio e também da Roberta Digilio.

Ele é bacharel em Direito, empresário e ministro do evangelho. Há 32 anos, tem ministrado com a ousadia, com a intrepidez, sempre focado na questão da família, da retidão. E tem feito uma administração impecável da Igreja Quadrangular aqui no estado de São Paulo.

Nós temos várias frentes assistenciais, seja de combate às pessoas que estão na margem, pessoas que estão drogadas - nós temos uma casa de recuperação lá em Itapetininga, uma casa de excelência, feita a partir da visão do pastor Rocco Digilio.

Temos casas para cuidar de pastores que já avançaram a idade, que muitas vezes não têm lugares onde morar.

Nós temos uma casa feminina, que está sendo construída, também, em Aguaí.

E além de diversas creches. Recentemente inauguramos um projeto chamado Infância Feliz, lá na cidade de Aracemápolis.

Por tudo isso, nós vamos homenagear o presidente da Igreja Quadrangular no estado de São Paulo, o pastor Rocco Digilio Filho.

Eu quero convidar o nosso sempre deputado, o bispo , para que faça a entrega desta homenagem ao meu presidente, ao meu pastor, Rocco Digillio.

 

O SR. GERALDO TENUTA - Amém. A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a requerimento do deputado, pastor Carlos Cezar, presta merecida homenagem ao Ilustríssimo presidente do Conselho Estadual de Diretores de São Paulo, da Igreja do Evangelho Quadrangular, Reverendo Rocco Digilio Filho, pela visão de reino, apoio e participação na 23ª Marcha para Jesus de São Paulo, o maior evento cristão do mundo.”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória à Deus. Queridos, eu quero, antes de passar a palavra aos nossos homenageados, convidar o Ítalo. Ele tem um louvor a apresentar aos senhores e, logo após, nós ouviremos os homenageados, a partir do pastor Jabes de Alencar, pastor Edson Rebustini e pastor Rocco Digilio, que vão fazer suas considerações.

Quero agradecer, mais uma vez, a toda Cieab, o bispo Carlinhos, a toda a diretoria, obrigado pela participação, pelo apoio aos apóstolos aqui, que fazem parte da diretoria da Cieab.

 

O SR. ÍTALO - A paz do Senhor a todos. Amém. Eu quero agradecer o convite, bispo , deputado Gil Lancaster, pastor Carlos Cezar, deputado federal e meu amigo Marcelo Aguiar e bispo Carlinhos. A todos que estão presentes. Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Obrigado, Ítalo, Deus abençoe a sua vida.

Quero cumprimentar o meu grande amigo, deputado atuante nesta Casa, o Delegado Dr. Olim, deputado estadual. Obrigado pela presença. Líder do PP aqui nesta Casa, presidente da Comissão de Segurança Pública aqui desta Casa. Eu quero agradecer muito pela sua participação aqui conosco nesta sessão, deputado Olim.

Eu quero, neste momento, passar a palavra aos nossos homenageados, a começar pelo primeiro presidente do Conselho de Pastores aqui de São Paulo, meu querido amigo, que hoje foi homenageado, pastor Jabes de Alencar.

Gostaria que ele desse uma saudação, que ele desse uma palavra, aquilo que sentir no coração dele. Amém. Fica à vontade, pastor Jabes. (Risos). O inimigo pelejou, mas não conseguiu. Glória a Deus.

Tem a palavra o pastor Jabes de Alencar.

 

O SR. JABES DE ALENCAR - Bom dia na graça e na paz. Com alegria eu me dirijo a vocês neste momento.

Antes de mais nada, cumprimentar aqui o nobre presidente desta sessão, o deputado Carlos Cezar, meu amigo. Parabenizá-lo pela iniciativa desta sessão, homenageando a Cieab e a Marcha para Jesus.

Eu tenho certeza que é uma iniciativa que é muito feliz, pois são duas coisas: a Cieab e a Marcha para Jesus são assuntos do céu, são assuntos de Deus e eu me sinto muito feliz de estar aqui.

Cumprimento os demais, meu amigo bispo , meu amigo deputado Gil Lancaster, meu amigo Marcelo Aguiar, bispo Carlinhos, enfim, os demais deputados, autoridades eclesiásticas, os homenageados aqui.

Meu amigo, na pessoa das filhas, o pastor Enéas Tognini, a quem eu presto a minha tremenda e sincera homenagem e respeito. Um dos fundadores do Conselho dos Pastores, também juntamente conosco.

Meu amigo, o pastor Edson Rebustini, atualmente o presidente do Conselho, por quem eu tenho um respeito muito grande, admiração.

O pastor Rocco, presidente da Quadrangular, seu filho Rinaldi.

E os demais pastores, líderes, autoridades. Estou muito feliz de estar aqui.

Quero cumprimentar de uma forma especial o meu amigo, que deve estar assistindo, o apóstolo Estevam Hernandes, a bispa Sônia, a bispa e os demais. E cumprimento, assim, toda a família Renascer.

Dizer da minha alegria de estar aqui.

Eu estava pensando ali em cima, quando que a gente podia sonhar com isto.

Meu pai é um dos pioneiros da Igreja Evangélica no Brasil, hoje já está com o Senhor, mais de 70 anos de ministério. Eu cresci no evangelho e a história era a seguinte, a Igreja Evangélica não tinha chance de nada, não tinha vez de nada. A nossa casa foi queimada, meu pai apedrejado, naquele tempo em que o evangelho era tão difícil neste país.

Mas, a Marcha para Jesus e estes eventos que estamos fazendo mostram uma coisa: a Igreja está viva. Eu disse “a Igreja está viva” e você pode glorificar o Senhor.

 

PLATEIA - Amém!

 

O SR. JABES DE ALENCAR - Nós estamos dentro de um local, que a gente lá atrás jamais sonhou, de estarmos presentes aqui, realizando um culto de louvor a Deus, uma sessão solene como um culto de gratidão a Deus.

Por que a Igreja está viva? Porque Ele está vivo.

Eu sempre digo, a Marcha para Jesus - e eu me lembro quando eu recebi o pessoal da Marcha e falei: este negócio nós temos que trazer para o Brasil. E juntamente com o Estevam, a gente conversou e resolvemos colocar em prática esse assunto.

Marcha para Jesus nada mais é do que uma mostra de que a igreja está viva. A igreja está viva porque Jesus está vivo.

Um dia ele foi sozinho marchar por nós. Eu sempre digo: um por todos. Ele marchou por todos nós, levando na cruz os nossos pecados. Fez por nós o que a gente não podia fazer. E hoje nós todos fazemos por um. O nome dele é glorificado.

Eu quero continuar na linha que o apóstolo Estevam trouxe, a palavra, porque o segredo da Marcha para Jesus e a visão que eu tenho da Igreja Evangélica nesta reta final - e mais do que nunca - é a visão da unidade da igreja.

Eu creio que um dos maiores milagres que Deus está realizando na igreja brasileira e mundial é a quebra das barreiras nacionais.

O Diabo fica endemoniado, fica possesso, porque eu cresci com uma pergunta de adolescente na minha cabeça: por que é que a gente numa igreja não pode se juntar com o pessoal da outra igreja? Por que a gente de uma Assembleia de Deus - e eu uma vez fui disciplinado, fui disciplinado da Assembleia de Deus porque eu fui na outra Assembleia de Deus.

E aí, eu cresci como adolescente perguntando: o que é isso? O que é isso? Quantos céus existem?

Aí, eu fiz um propósito na minha vida, no dia que eu senti a chamada de Deus para o ministério: no dia que eu estiver ministrando, pregando, que Deus me der o privilégio de ser um pastor, eu vou celebrar a unidade da igreja.

Então, não vou lutar pela unidade, porque ninguém consegue unir, nós já somos unidos na cruz do calvário. A minha chamada é para que a gente celebre a unidade.

E o que nós estamos fazendo aqui alegra o coração de Deus. Marcha para Jesus, eventos como este estamos dizendo que a igreja está viva, que a igreja está em vitória e que a igreja está unida.

O sonho de Jesus em João 17 foi esse: Pai, eu quero que ele seja um, porque, quando eles forem um, o mundo vai ver e vai reconhecer que Tu me enviaste.

Então, hoje, quando a Assembleia Legislativa, quando a sessão está sendo transmitida, quando todo mundo assiste isso e pergunta: mas o que é isso? É Ele. É Ele, que pagou o preço por nós.

E Isaías foi muito feliz quando disse: Aleluia! É Ele que pagou o preço por nós. (Palmas).

Quando Isaías disse: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, as nossas dores levou sobre si, nós o reputamos por aflito, o ferido de Deus e oprimido. Mas, foi ferido pelas nossas tradições, moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele. E pelas suas pisaduras fomos sarados.

O Diabo tem que saber que a Igreja está sarada, que a igreja está viva e a igreja está em vitória. Toda honra e toda glória seja dada ao Senhor. Mais um aplauso ao Senhor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Aleluia. Glória a Deus. Obrigado, pastor Jabes de Alencar.

Eu quero passar a palavra agora ao presidente do Conselho de Pastores aqui de São Paulo, o pastor Edson Rebustini, fundador da Igreja Bíblica da Paz.

Enquanto o pastor Edson se dirige, eu quero cumprimentar a Claúdia, a jornalista, pastora Claúdia, e a pastora... Pastora Claudia Pires e a pastora Mônica Vendrame, pelo livro “Evangélicos”, que fala dos evangélicos e já está em várias livrarias e eu acabo de ganhar um. Então, eu quero cumprimentá-las e parabenizá-las por falar do povo de Deus, daquilo que nós cremos.

Tem a palavra o pastor Edson Rebustini.

 

O SR. EDSON REBUSTINI - Bom dia, queridos. Primeiramente eu quero agradecer a Deus por estar aqui com vocês, agradecer a todos que estão aqui, os deputados, e a homenagem que estão prestando a nós, que, na verdade, nós cristãos, pastores, depois de nós fazermos tudo o que nós pudermos, na verdade, nós fizemos muito pouco ainda, não é verdade?

E, na verdade, há milhões de pessoas trabalhando no reino de Deus que nunca vão ser reconhecidas, nunca irão ser reconhecidas aqui nesta terra, nunca vão receber uma placa bonita como nós estamos recebendo, mas que estão servindo a Deus do coração, pregando o evangelho em lugares que, às vezes, a gente nunca vai entrar e que estão lá sendo testemunhas de Jesus e ganhando almas para o reindo de Deus.

Então, na verdade, a minha homenagem é para essas pessoas também, que estão dando a vida, que estão servindo com alegria, que às vezes não tem um nome importante, às vezes não são pastores de nenhuma igreja, mas que estão servindo ao Senhor com todo o coração.

Jesus, ele falou que nós somos o sal da terra e a luz do mundo, não é? Com o crescimento da Igreja Evangélica, todos nós ficamos muito contentes, eu sei.

O pastor Jabes falou aqui do seu pai, perseguição que sofreu. E eu, quando eu me converti há 40 anos atrás, você falava que era evangélico, as pessoas caçoavam de você, achavam que era um povo que não tinha importância nenhuma.

E eu vejo que é muito bom o crescimento da Igreja Evangélica no Brasil, enfim, nos plenários das Casas Parlamentares no Brasil todo, mas, eu vejo também que é importante nós sempre guardarmos que, mais do que isso, nós somos o sal da terra e a luz do mundo, somos cristãos, representantes de Jesus,

Nós somos a carta viva que as pessoas podem ler na rua, no trabalho, porque os nossos discípulos olham para nós e nos vêm como modelo e exemplo dos fiéis.

Enfim, eu vejo que isto é muito importante, que eu e vocês também podemos ser para as pessoas que nos olham. Amém, meus amados.

Então, eu agradeço a homenagem e quero dizer que tudo que nós fizermos aqui, na verdade não é nada comparado ao que o senhor tem feito nas nossas vidas e tem feito por nós.

Amém, queridos, que Deus abençoe vocês e muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Parabéns, pastor Edson Rebustini, agradeço as palavras.

Agora nós queremos ouvir a palavra do nosso querido pastor Rocco Digilio Filho, presidente da Igreja Quadrangular aqui no estado de São Paulo.

E o pastor Rocco, eu falei aqui de algumas ações sociais, de algumas ações que ele tem feito como presidente, mas, são tantas, que eu não consigo guardar.

São mais de 93 igrejas construídas, que ele entrega um projeto chamado Projeto Embrião, na verdade, o Projeto Infância Feliz, são Casas Infância Feliz, são mais apartamentos que nós estamos construindo lá na cidade de Barretos.

Enfim, é toda esta ação que a Igreja Quadrangular presta também aqui no estado de São Paulo. Tem a palavra o pastor Rocco Digilio.

 

O SR. ROCCO DIGILIO FILHO - Bom dia. Que a paz do Nosso Senhor esteja com todos. Quero agradecer, em primeiro lugar, esta iniciativa singular do pastor Carlos Cezar, seus amigos, pela homenagem. E quero agradecer a Deus por esta oportunidade.

Nós, que estamos no ápice da pirâmide administrativa da igreja, cai sobre os nossos ombros uma responsabilidade muito grande, não só cuidar da parte espiritual da igreja, mas também, da família, da parta física da igreja, também cuidar da parte física e espiritual da igreja, para que a igreja represente o seu verdadeiro papel na sociedade em que nós vivemos.

Há questão de três anos atrás eu conversei com o então governador do estado de São Paulo, Dr. Alckmin. E nós discorríamos a respeito do papel da igreja na sociedade. E eu tive a oportunidade de dizer a ele que a igreja não precisa do Estado para nada. É o Estado que precisa urgentemente da igreja. Por quê? A igreja é uma fonte de princípios de Deus, aonde nós encontramos a solução para todos os problemas do homem. A solução está consubstanciada na figura santa de Jesus Cristo, o Nosso Senhor, que nos deu a sua palavra para nos guiar aqui na Terra.

Então, é o Estado que precisa, sim, da igreja, porque a igreja é o caminho que Deus nos deu para o homem livrar-se dos seus pecados, dos seus vícios e da sua vida de pária numa sociedade que a cada dia mais está vivendo uma vida abissal.

Portanto, o que é que a igreja precisa? A igreja precisa de liberdade para poder trabalhar. A Igreja precisa de alguém que a defende das perseguições, das calúnias, das mentiras que são ditas contra ela.

Eu estou fazendo agora, fiz semana passada sete anos que eu estou administrando a igreja no estado de São Paulo, o meu segundo mandato. A minha maior preocupação tem sido a família, porque a família é a base da sociedade. E eu lancei um slogan: “Quadrangular, uma igreja 100% família”.

O que é uma igreja 100% família? É uma igreja cuja sua maior preocupação é a família. Onde nós temos alguém se preocupando com a família 100%. A nossa família, ela vai ser 100% administrável.

Como eu disse antes, nós temos recursos da Bíblia, da palavra de Deus, de Jesus Cristo, para resolver as questões inerentes da nossa família. Porque quando a família está sarada, nós vamos ter uma igreja sarada. Quando a igreja tem saúde, nós vamos ter uma nação com saúde.

É por isso que a Bíblia diz “bem-aventurada a nação, cujo Deus é o Senhor”. O nosso trabalho no Brasil e em São Paulo, da Igreja Quadrangular, é trabalhar para que este mundo brasileiro, que é o continente Brasil, seja entregue nas mãos de Jesus Cristo.

Por isso, como presidente desta igreja, não vou me cansar de lutar pela família. Não vou me cansar de lutar pela igreja.

E por esta razão eu me empenhei em fazer o maior número de vereadores no nosso estado de São Paulo, o maior número de deputados. E elegemos, com o maior número de votos da história, dois estaduais e um federal. Elegemos 78 vereadores. Elegemos dois prefeitos e três vice-prefeitos.

Então, o meu apelo qual é? Que a igreja se empenhe em eleger o maior número de vereadores, o maior número de deputados, estadual ou federal, prefeitos, pra que a igreja tenha os seus defensores na Casa de Lei. Não é?

E quero aproveitar, porque aqui é o lugar que se faz política, também fazer a minha política particular, não é? Eu quero dizer o que eu fiz nestes sete anos de mandato. A minha preocupação com o social. Já temos três clínicas de recuperação para dependente químico; cinco unidades Infância Feliz, cuidando da criança; estamos construindo oito apartamentos de apoio na cidade de Barretos.

O que é este apartamento de apoio? Temos irmãos que não têm condições de pagar um hotel, pagar um lugar para ficar para se tratar. E Barretos hoje é o centro do mundo em tecnologia para cuidar dessa terrível doença, que é o câncer. E nós vamos ter oito apartamentos, ali vai ter uma cama, um fogão, vai ter tudo para que aquele irmão que não pode pagar para se tratar, ele vai, faz o seu tratamento no hospital, volta para o apartamento. Estamos construindo lá, não é?

Construímos, como já falamos, 93 igrejas-embrião. São igrejas na cidade onde não tem igreja nenhuma, com casa pastoral e tudo.

E estamos agora, já fechamos a licitação do nosso centro de convenções na cidade de Serra Negra. É uma área de 165 mil metros quadrados para 13 mil pessoas e será o nosso centro de convenções.

Então, agradeço a Deus por esta oportunidade ao nobre deputado.

E estaremos na Marcha para Jesus, enaltecendo mais ainda esse nome, que é grande, que é poderoso e que é o salvador das nossas almas.

Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Obrigado, pastor Rocco. Deus o abençoe. Quero louvar a Deus. A Igreja Quadrangular este ano está com alguns trios elétricos, o pastor Neilson, alguns pastores já debaixo da direção do pastor Rocco estão colocando trios elétricos para participar da Marcha para Jesus neste ano.

Olha, queridos, só para encerrar, falando aquilo que a Bíblia diz lá no livro de Romanos, capítulo 13, que nós não devemos dever nada a ninguém, a quem tributo, tributo, a quem temor, temor, e a quem honra, honra.

Nós estamos aqui honrando algumas pessoas que fazem a diferença, que estão participando de um evento que não vai exaltar uma denominação, não vai exaltar uma pessoa qualquer, mas vai exaltar o nome bendito de Jesus, o nome que divide a história entre antes de Cristo e depois de Cristo.

Mesmo o mundo oriental, que talvez não creia em Jesus, quando tem que se comunicar com o mundo ocidental, quando vai preencher o cheque, ele tem que colocar a data: dia 22 de maio de 2015, depois de Cristo. Porque Cristo dividiu a história.

Mas, no versículo 8, a Bíblia fala, de Romanos 13, fala de uma coisa que nós não pagamos, de uma coisa que é impagável, que ninguém paga. A Bíblia fala do amor. A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor.

O amor, apóstolo Celso, é impagável. Por quê? Porque o amor é a essência de Deus, é o próprio Deus. Primeiro João, capítulo 4, fala que quem está em amor, está em Deus, porque Deus é amor. E é este o sentimento que nós temos.

Quando nós vamos às ruas, com diversas denominações, com milhares de pessoas que confessam a Cristo, nós estamos na essência do amor.

Então, aqui, eu quero apenas fazer o meu agradecimento a todos que vieram nesta sessão, que colaboraram, ao meu querido amigo, o deputado Gil Lancaster, ao bispo Geraldo Tenuta, o bispo , presidente da Igreja Renascer, vice-presidente da Cieab.

Louvar a Deus pela vida do deputado Marcelo Aguiar, ao bispo Carlinhos, que coordena a Cieab.

Louvar a Deus, é claro, pela vida do nosso querido apóstolo Estavam Hernandes, bispa Sônia Hernandes, por essa visão que, há 23 anos, como já foi dito aqui, paga um preço, mas, a cada ano, ainda que muitas pessoas se revoltem, que muitas pessoas talvez não queiram, mas, a marcha se supera mais ainda, porque ela exalta ao nome bendito, ao nome que está sobre todo o nome, que é nome de Jesus.

Queridos, aos nossos homenageados, a nossa gratidão, a todos os bispos aqui presentes, a todos os pastores, a todos os apóstolos, aqueles que nos acompanharam pela TV Web, ou pela NET. Você que acompanha esta sessão, quero agradecer muito a todos.

Mas, antes de encerrar a sessão, eu gostaria de pedir que todos se colocassem em pé, e nós vamos fazer uma oração a Deus, nós vamos orar ao Senhor, agradecendo a ele.

Como já foi dito aqui, este é o maior parlamento estadual da América Latina. É neste lugar que acontecem grandes debates, grande embates, que movimentam um estado que é maior que a Argentina - é, na verdade, é duas vezes a Argentina. É neste parlamento que acontece isso.

Mas, hoje, nós estamos aqui reunidos para ouvirmos a palavra de Deus, para louvarmos ao Senhor e para orarmos a Ele.

Olha, nós queremos orar e eu quero aqui anunciar também que nós teremos, na Estância Árvore da Vida, nós teremos, nos dias 26, 27e 28 de junho, o Encontro Geração Forte - aquele encontro que se chamava Inconformados - do nosso querido pastor Rinaldi Digilio, que convoca toda a mocidade, todos vocês que acompanham essa programação podem participar desse encontro, que será uma tremenda benção na Estância Árvore da Vida.

Eu quero convidar para fazer esta oração para nós, de encerramento, o nosso querido bispo Carlinhos, que também vai orar encerrando esta sessão.

E depois, aí, nós fazemos os agradecimentos e a sessão será encerrada.

 

O SR. CARLOS VIANA - Glória a Deus. Senhor, nós te agradecemos, a nossa alma se alegra e principalmente nós sabemos que nesta manhã tão especial, onde homens e mulheres de Deus, que foram levantados por ti, nós sabemos que a alegria é tua.

Porque esta é a unidade, Pai, que o Senhor profetizou para a sua igreja. E nós já estamos vivendo, Senhor, neste ano de 2015, eu te louvo porque eu creio que a nossa Marcha para Jesus, Pai, será histórica.

Multidões estarão presentes e ali milagres, salvações, curas instantâneas e, principalmente, o teu nome será exaltado neste lugar, Pai.

Obrigado pela vida dos deputados, todos os que foram homenageados, e aqueles que são levantados por ti para estar à frente de um ministério, Senhor, tão grande, poderoso.

E nós cremos, declarando neste lugar de tanta importância, que nós veremos esta nação rendida aos pés de Cristo, nós declaramos que este Brasil ainda será do Senhor Jesus.

Em nome do Senhor. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Amém! Glória à Deus. Queridos, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades aqui já nominadas, aos funcionários da Casa e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a nossa sessão.

Que Deus abençoe a todos, um dia de vitória. (Palmas.)

 

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 08 minutos.

 

* * *