http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE JUNHO DE 2015

016ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 107 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

 

Presidentes: JOOJI HATO e HÉLIO NISHIMOTO

 

RESUMO

 

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - JOOJI HATO

Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Jooji Hato, este na direção dos trabalhos, e Hélio Nishimoto, em "Homenagem aos 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil", com o apoio de parlamentares orientais dos Legislativos Municipal, Estadual e Federal. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Faz saudação geral. Presta homenagem, com a entrega de placa, ao tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Agradece a união de todos os parlamentares orientais na realização desta solenidade. Recorda homenagem, feita no primeiro ano de seu mandato, às várias províncias japonesas, bem como para representantes da imprensa nipo-brasileira. Ressalta que, atualmente, a comunidade colhe os frutos dos sonhos e da saga dos pioneiros japoneses, que vieram ao Brasil em busca de novas perspectivas de vida. Faz exaltação aos oito homenageados. Lembra a viagem do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses. Faz menção ao comandante Damasceno, do 4º Comar, bem como a outros militares.

 

4 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, recorda sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul. Enaltece a presença nipônica na região, especialmente quando da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Comenta a integração dos vários Legislativos.

 

5 - AURÉLIO NOMURA

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, reverencia os ancestrais e os pioneiros que chegaram ao Porto de Santos, cheios de esperança e indagações. Lembra o sofrimento que passaram ao substituir a mão de obra escrava na lavoura paulista, com muito trabalho e dedicação. Acrescenta que, atualmente, a comunidade nipônica está presente em vários setores brasileiros. Faz saudação aos homenageados, especialmente ao seu indicado, Yokio Oshiro, de quem destaca o crescimento pessoal, através do estudo, e sua atuação policial. Relata a preocupação generalizada quanto à segurança pública. Repudia os atos de corrupção na administração brasileira, divulgados pela mídia. Lembra os valores e a herança dos japoneses. Enfatiza o propósito de o Brasil ter uma situação de destaque no cenário internacional.

 

6 - GEORGE HATO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, informa que o navio Kasato Maru trouxe 781 imigrantes japoneses. Adita que, um século depois, os nipo-brasileiros são a maior colônia japonesa fora do Japão. Louva os antepassados e destaca o orgulho do legado que deixaram. Enfatiza a importância do professor no Japão. Justifica homenagem a seu indicado, o atleta Koshiro Chibana, que deve disputar o Pan-Americano, no Canadá. Louva a história, a garra e a determinação dos japoneses.

 

7 - MASATAKA OTA

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, reverencia a memória de seu pai, falecido recentemente, que deixou um Japão destruído. Faz histórico sobre seu pai, de quem destaca a coragem, a sabedoria, a honestidade e o caráter.

 

8 - KEIKO OTA

Deputada Federal, cita sua eterna gratidão à mulher japonesa, ao recordar a memória de sua mãe e de sua avó. Lembra a distância entre Brasil e Japão, com costumes e tradições diferentes. Afirma que os elos de ligação se fortalecem com a energia brasileira e a disciplina japonesa. Destaca a perseverança dos japoneses e o reconhecimento mútuo dos valores culturais de ambos os países.

 

9 - WALTER IHOSHI

Deputado Federal, cumprimenta os homenageados, especialmente o seu indicado, Sr. Kihatiro Kita, presidente da maior entidade cultural japonesa e saúda sua sucessora. Recorda as comemorações pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Justifica a homenagem ao comandante Juniti Saito. Recorda as dificuldades econômicas brasileiras atuais. Lembra a responsabilidade do Congresso Nacional sobre o assunto. Afirma que é o momento de se relembrar os exemplos dos imigrantes japoneses, para ajudar a recuperar o Brasil, com a união de todos. Informa que esta é a sexta geração de imigrantes japoneses, integrados à sociedade brasileira. Cumprimenta o novo cônsul-geral do Japão em São Paulo. Enfatiza os 120 anos do Tratado de Comércio e Navegação, com vistas ao futuro.

 

10 - HARUMI ARASHIRO GOYA

Presidente do Bunkyo, externa agradecimentos pelas homenagens às várias entidades nipo-brasileiras. Reflete sobre a importância do associativismo. Dá conhecimento das dificuldades financeiras para manutenção das entidades, que buscam novas alternativas. Elogia as atividades filantrópicas, praticadas por estas agremiações. Recorda a votação de emendas parlamentares que beneficiaram entidades. Convida para celebração religiosa, relativa à efeméride.

 

11 - TAKAHIRO NAKAMAE

Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, faz agradecimentos gerais por assumir seu cargo, na semana anterior. Informa que visitara o monumento que reverencia os imigrantes pioneiros. Louva a fraternidade entre os povos. Dá conhecimento de seu propósito de ampliar o contato com a comunidade nipo-brasileira, para fortalecimento dos vínculos e amizade entre os dois países. Enseja votos de saúde e sucesso a todos.

 

12 - HÉLIO NISHIMOTO

Assume a Presidência. Dá conhecimento de saudação do presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, sobre a efeméride. Cumprimenta as várias representações e os homenageados. Saúda o atleta Koshiro Chibana, nesta iminência das Olimpíadas. Louva a contribuição dos japoneses ao Brasil. Enaltece o deputado Jorge Caruso, que deve empreender viagem à Osaka. Presta esclarecimentos sobre a indicação dos homenageados. Elogia autoridades militares e civis. Presta homenagem, com a entrega de placa, aos homenageados.

 

13 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias Faz a leitura das respectivas biografias dos homenageados.

 

14 - KIHATIRO KITA

Fala em nome dos homenageados, ressalta sua honra, orgulho e satisfação por participar deste evento. Agradece a indicação e a honraria recebida, pelo significado especial para a comunidade, como recompensa pelos desafios que enfrentou. Manifesta gratidão eterna aos ancestrais. Cumprimenta os oito homenageados.

 

15 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e senhores, boa noite! Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Convido, para compor a Mesa, excelentíssimo Sr. Deputado estadual Jooji Hato, proponente desta sessão solene. (Palmas.)

Excelentíssimo Sr. Deputado estadual Hélio Nishimoto, também proponente desta sessão. (Palmas.)

Excelentíssimo Sr. Takahiro Nakamae, cônsul-geral do Japão em São Paulo. (Palmas.)

Sra. Harumi Arashiro Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). (Palmas.)

Tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, ex-comandante da Aeronáutica.

Na extensão da Mesa, as seguintes autoridades: Sra. Deputada federal Keiko Ota; deputado federal Walter Ihoshi; Sr. Gilberto Miezza, representante do deputado federal William Woo; vereador Aurélio Nomura; vereador George Hato; vereador Masataka Ota; Sr. Yoshiro Kono, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Sr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão; Sr. André Tatsuhiko Korosue, presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono; Sra. Etsuko Nakata Nefima, representando o Sr. Sonoko Yoshiyasu, presidente do Ikoi-no-Sono; Sra. Alzira Watanabe, representando o Sr. Nivaldo Odo, presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê; major-brigadeiro-do-ar, Marcelo Kanitz Damasceno; Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz; Sra. Camila Stuck Kawauchi, presidente da JCI Brasil-Japão.

Com a palavra, o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, eu quero cumprimentar essa douta Mesa, na pessoa da Sra. Harumi Arashiro Goya, do Bunkyo, meu caríssimo amigo, e que está aqui do meu lado, deputado Hélio Nishimoto, o Sr. Cônsul Takahiro Nakamae, e eu quero cumprimentar o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, estendendo os cumprimentos a toda a douta Mesa.

Esta sessão solene foi convocada pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de homenagear os 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e senhores, eu gostaria de também citar, na extensão da Mesa, o Sr. Kenji Konishi, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos; Sr. Raul Tanaki, diretor-presidente do “Jornal Nippak”. (Palmas.)

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 20, às 21h, pela NET o canal 7; pela VIVO no canal analógico 66 e 185 digital, e pela TV digital aberta canal 61.2.

Com a palavra, deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência convida a todos os presentes para, em pé, ouvir o “Hino Nacional do Japão” e, em seguida, ouvir o “Hino Nacional do Brasil”, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Rogério Carvalho.

 

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino do Japão.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Podem sentar. Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar sob a regência do subtenente Rogério Carvalho. Muito obrigado e parabéns.

Boa noite a todos! Eu quero cumprimentar a Mesa Diretora, as autoridades e parlamentares presentes já citados pelo cerimonial, os nossos queridos homenageados e, com imenso sentimento de gratidão, a cada um dos senhores e senhoras que deixaram seus afazeres de hoje, um dia frio, para participar dessa solenidade.

Passo a presidir a presente sessão solene, junto ao nobre deputado Hélio Nishimoto, estendendo a Presidência desta solenidade a todos os parlamentares aqui presentes, por se tratar de uma comemoração conjunta entre os parlamentares de nossa comunidade, eleitos nas três esferas do poder: municipal, estadual e federal - o que muito engrandece a presente sessão - e também a comunidade nipo-brasileira.

Quero me referir nesse momento ao tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, ex-comandante da Força Aérea do Brasil, que foi um dos nossos homenageados durante a comemoração dos anos da Imigração Japonesa que realizamos aqui na Assembleia. Na oportunidade, devido a compromissos já assumidos, o brigadeiro não pôde estar presente e receber sua homenagem, mas nós a guardamos com muito carinho e, aproveitando sua presença, hoje, em nome de todos os parlamentares presentes, convido o brigadeiro a receber esta homenagem. Eu quero dizer ao tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito: parabéns! Vossa Excelência merece todo o nosso carinho!

Eu quero, neste instante, convidar o nobre deputado Hélio Nishimoto para que, juntos, possamos fazer a entrega da homenagem em nome de todos os parlamentares aqui presentes.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É com muita alegria que mais uma vez participo da realização deste evento que comemora a Imigração Japonesa no Brasil.

Sem dúvida, a reunião de todos os parlamentares aqui presentes, das três esferas do Legislativo - da Capital, deputados estaduais e federais - conferem brilho todo especial à nossa solenidade.

No meu primeiro ano como deputado estadual, fizemos uma grande homenagem, uma reverência aos pioneiros e a todas as províncias representadas em São Paulo, quando homenageamos também, na mesma oportunidade, os representantes da mídia nipo-brasileira.

A partir de então, temos nos reunido e em todos os anos rendemos homenagens a entidades e grandes expoentes da nossa comunidade.

Colhemos hoje os frutos daqueles sonhos que começaram há 107 anos, no Japão, na época, devastado pela pobreza, pelo desemprego e pela falta de perspectiva para o seu povo.

Hoje temos presentes aqui alguns desses frutos: a Sra. Chieko Aoki, presidente da rede BlueTree de hotéis, uma das maiores empresarias do País; a Sra. Harumi Arashiro Goya, que inicia a sua gestão como presidente do nosso Bunkyo - desejo-lhe muita sorte; o senhor empresário André Maeda, do Parque Maeda Local, agradável e lindo, onde se realizam os maiores festivais de música do País e que, recentemente, reuniu 200 mil jovens; o Sr. Yokio Oshiro, competente e exemplar delegado de polícia, que foi superintendente, no estado de São Paulo, da Polícia Federal. O Sr. Kihatiro Kita, que durante tantos anos esteve à frente do nosso querido Bunkyo e que dispensa qualquer tipo de apresentação. O Sr. Shinji Yonamine, embaixador da Boa Vontade de Okinawa, sempre presente e atuante em nossa comunidade. O Sr. José Taniguti, do Kodomo-No-Sono, que é da província da minha mãe; e o querido judoca Charles Chibana, medalha de ouro defendendo a seleção brasileira, que nos enche de orgulho e foi escolhido pelo meu filho, vereador George Hato, para receber a homenagem. Os senhores são alguns dos frutos escolhidos pelos sonhos e lutas de nossos antepassados.

Quem diria que do navio Kasato Maru estaria descendo a constelação de estrelas que ilumina e que engradece hoje a nossa comunidade. Infelizmente não podemos homenagear tantos outros nomes de expressão; muitos deles aqui presentes como nossos convidados. Mas, no decorrer dos próximos anos, espero que, um a um, todos sejam homenageados, nomeados em nossas solenidades.

Eu quero fazer menção a um grande amigo da comunidade nipo-brasileira, o comandante-do-ar do 4º Comar, o comandante Damasceno. Quero dizer aqui, entre tantos líderes, comandantes, generais e majores, o meu muito obrigado pela participação de todos. (Palmas.)

Eu gostaria de dar, primeiramente, a palavra a um grande amigo meu, que não é da comunidade, mas parece, quando sorri, descendente de japonês, meu caríssimo deputado estadual Itamar Borges, que foi prefeito de Santa Fé e líder do PMDB, o meu partido. Com a palavra, o nobre deputado.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todas e a todos!

O carinho desse meu líder, deputado Jooji Hato, faz com que eu realmente possa sorrir e me considerar um nipônico. Aliás, quando fui prefeito de Santa Fé do Sul, se tem uma comunidade a que eu registrei sempre a minha gratidão e que contribuiu muito para o desenvolvimento daquela cidade foi a comunidade nipônica. Não só nas realizações, nos eventos, mas também na construção da história da cidade e na comemoração do centenário, que foi especial lá, como foi em todo o Brasil, mas lá em especial. Eu fiz questão de vir com uma comitiva para participar. É uma alegria estar aqui essa noite!

Parabéns, deputado Jooji Hato; parabéns, deputado Hélio Nishimoto. Quero estender este cumprimento aos deputados federais Keiko Ota e Walter Ihoshi - estes grandes amigos de liderança. Estive com o Walter, pela manhã, em uma atividade nossa de trabalho, mas quero saudá-los aqui, estes grandes parlamentares da Câmera Federal; e os vereadores de São Paulo, Aurélio Nomura, Masataka Ota, e o George Hato, que é vereador aqui na Capital e companheiro de partido.

Quero saudar essa integração do Legislativo, municipal e federal, se reunindo aqui no Parlamento estadual, recepcionados por estes dois colegas maravilhosos; mas uma iniciativa de todos.

Quero parabenizar a todos vocês, parlamentares, por essa iniciativa. Fiz questão de passar por aqui para dizer que é um orgulho ser deputado nesta Casa e ser colega de deputados como Jooji Hato e Hélio Nishimoto; além de ter a parceria com vereadores e parlamentares da Câmara Federal como estes que aqui estão.

Venho para trazer o meu abraço, o meu cumprimento a este momento especial que é a homenagem aos 107 anos da Imigração Japonesa em nosso País, e poder encontrar tantas autoridades, do consulado, do Bunkyo, da Cultura, e de todas as referências e representações que a família nipônica brasileira tem nesta noite.

Resta a nós, desta Casa, dizer que vim aqui trazer um abraço a toda a família nipônica do nosso País, a todos que participam deste momento e desta comemoração dos 107 anos da Imigração, aos organizadores, mas, em especial dizer uma coisa que nós temos colocado sempre: hoje, esta homenagem prestada aos senhores e às senhoras é uma homenagem que traz a representação das três maiores Casas do Povo deste País.

O Congresso Nacional é a Casa do povo brasileiro e está aqui representado por dois parlamentares. A Câmara Municipal de São Paulo é a Casa do povo paulistano e está aqui representada por três vereadores e esta Casa é a Casa do povo paulista representada por estes dois líderes, que além de representar a colônia, nesta Casa, também representam dignamente este parlamento ao presidir esta solenidade.

Portanto, a homenagem da Assembleia, da Câmara Federal e da Câmara Municipal é a tradução da homenagem do povo de São Paulo, do povo deste Estado e do povo deste País à história, à memória e aos feitos da família nipônica, não só nestes 107 anos da Imigração, mas em toda a construção deste País. Um grande abraço, parabéns e sucesso a todos. Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece ao nobre deputado Itamar Borges pelas lindas palavras dirigidas à comunidade nipo-brasileira. Todos nós saímos muito felizes com suas palavras, nobre deputado Itamar Borges. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e senhores, antes de eu anunciar as demais autoridades presentes, eu gostaria de pedir desculpas pelo meu japonês fluente, então, em alguns casos, eu vou falar japonês em italiano, e os senhores, por favor, me perdoem por essa indelicadeza. Muito obrigado!

Gostaríamos de citar o vereador Hiroyuki Minami, da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; o Sr. Luis Felipe Miyabara, subprefeito do Ipiranga; Sr. Valter Sassaki, presidente da Nippon Country Club; Sr. José Matsuo Kanashiro, vice-presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte; Sr. Paulo Roberto Uehara representando o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Sr. Antonio Floriano Pesaro; Sr. Cláudio Cobos, supervisor de Segurança Alimentar da Prefeitura de São Paulo; Kokey Uehara, presidente honorário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; Orlando Kenji Shimada presidente da Associação Brasileira de Taiko; Ney Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Érison Martins, representando o deputado estadual Gil Lancaster; José Jantália, vice-presidente da Federação Paulista de Judô.

Senhoras e senhores, passaremos agora ao pronunciamento das autoridades. Com a palavra, o vereador Aurélio Nomura. (Palmas.)

 

O SR. AURÉLIO NOMURA - Gostaria, conforme o Cerimonial, de cumprimentar toda a Mesa aqui composta, já nominada pelo Cerimonial, na pessoa dos presidentes desta efeméride, deputado Hélio Nishimoto e o deputado Jooji Hato. Minhas senhoras e meus senhores, é para nós motivo de satisfação e honra que comparecemos a esta solenidade para a comemoração dos 107 anos da Imigração Japonesa aqui composta, como disse o deputado Itamar Borges, pelos representantes da Câmara Alta, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo.

Neste dia gélido, mas cheio de energia, nós sentimos o plenário quente, porque o coração está batendo, palpitando, lembrando-se dos nossos maiores pioneiros, que há 107 anos chegaram a Santos, no lendário navio Kasato Maru.

Quantas esperanças, quantas indagações e quanto sofrimento eles passaram para substituir a mão de obra escrava na lavoura paulista! Trabalhando de sol a sol, enfrentando as intempéries, a temperatura que era desconhecida, as doenças endêmicas que vinham ao nosso País, mas com muito trabalho, dedicação, sangue, suor e lágrimas ajudaram a construir o nosso País.

Hoje, nós vemos descendentes japoneses em todos os setores laboriosos do nosso País, seja na lavoura, na medicina, na engenharia, no meio empresarial, em todos os setores. Hoje, ao homenagear os nossos pioneiros, fazemos também uma singela homenagem àqueles que representam a luta, a herança, o trabalho e a dedicação dos nossos pioneiros que estão sendo homenageados.

Gostaria de fazer um adendo a todos os homenageados, cumprimentar a todos, mas dar destaque ao nosso amigo Yokio Oshiro, esse que, com muito trabalho, veio com seus pais a este País e sabia que a única maneira de crescer era através do estudo e se dedicou com afinco, entrando, logo no início, na polícia. Entrar para a polícia, é bom que se lembre, num momento em que todos nós estamos preocupados com a violência. Yokio Oshiro, sempre seguindo aqueles pendores, a herança de seus pais, desde aquela época, galgando todos os escalões da Polícia Federal sendo, inclusive, superintendente da Polícia Federal do Mato Grosso e chegando a adido da embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Sei que a vida de todos os homenageados merece um destaque e gratidão de todos nós, mas, acima de tudo, nós queremos aproveitar este evento, no momento que estamos enfrentando em nosso País, repudiando estes absurdos desta corrupção, deste País que, sequer, pudéssemos imaginar chegar aonde chegou para, juntos, relembrarmos a herança que nós tivemos dos nossos maiores, para iniciar a virada do nosso País e sim, colocar o País onde queremos, onde sempre desejamos, onde, principalmente, os nossos pais e os nossos avós sempre nos ensinaram.

Tenho a certeza de que, a partir de hoje, a partir de sempre, iremos trabalhar para um País maior. Gostaria de, ao finalizar, cumprimentar a todos os presentes e desejar que, unidos, trabalhemos para um País melhor. Parabéns a todos! Muito obrigado!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos, agora, as palavras do vereador George Hato. (Palmas.)

 

O SR. GEORGE HATO - Boa noite a todos! Eu inicio minhas palavras agradecendo a cada um dos senhores e senhoras pela honrosa presença que tanto engrandece e abrilhanta as nossas festividades.

Saúdo os nobres parlamentares proponentes desta sessão solene e as autoridades que aqui comparecem. Hoje é uma noite muito especial para a comunidade nipo-brasileira, pois comemoramos os 107 anos da chegada dos primeiros imigrantes. A primeira viagem do Kasato Maru trouxe, ao Brasil, 781 japoneses. Passado mais de um século, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de um milhão e meio de nikkeis, cuja maioria reside aqui em São Paulo.

O meu pai, o deputado Jooji Hato, faz muita questão de realizar todos os anos este evento. É uma forma de reverenciar aos nossos pioneiros e de agradecer a eles o que fizeram pelo Brasil. Uma comemoração singela e singular, onde indicamos, entre tantas expressões da comunidade nipo-brasileira, alguns de seus expoentes.

São muitos os nomes nipo-brasileiros expressivos, o que torna a nossa missão muito difícil. Digo isso com muita alegria, pois demonstra que nossos antepassados fizeram uma boa escolha e hoje, 107 anos depois, podem se orgulhar de seus descendentes e nós nos orgulhamos do legado que nos deixaram.

Hoje, agradeço a Deus por ter herdado a educação japonesa pela minha descendência. No Japão, o responsável pela educação é o professor, onde ele é respeitado pela população e o imperador se curva diante do educador.

A minha indicação para o dia de hoje é o judoca Charles Chibana, campeão brasileiro de judô. O judô, que foi o primeiro esporte que pratiquei quando tinha 6 anos de idade, que ensina o jovem a ter disciplina, determinação e a respeitar os sanseis. Charles Chibana é o exemplo do que eu digo, pois iniciou através do seu avô, o sansei Kohan Chibana. São anos e anos de muitas lutas, dificuldades, privações e superações para alcançar o ideal olímpico, e não é fácil. Hoje, temos a honra de homenagear este jovem que, nos próximos quinze dias, estará embarcando para o Canadá para representar e defender as cores brasileiras no Pan-Americano. E tenho certeza de que ele continuará trazendo grandes alegrias ao Brasil, em especial, para a comunidade nipo-brasileira.

Parabenizo também os demais homenageados: a Sra. Chieko Aoki; a Sra. Harumi Arashiro Goya; o Sr. José Taniguti; o Sr. André Maeda; o Sr. Kihatiro Kita; o Sr. Shinji Yonamine e o Sr. Yokio Oshiro.

A história de vida de cada um dos senhores, os objetivos alcançados, a garra e a determinação são motivos que nos fazem acreditar cada vez mais no potencial da nossa comunidade.

Parabéns a todos pelos 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o vereador Masataka Ota. (Palmas.)

 

O SR. MASATAKA OTA - Amigos da Colônia Japonesa de São Paulo e do Brasil, boa noite!

Comemorar os 107 anos da Imigração Japonesa, para mim, hoje, é homenagear, na pessoa do meu querido pai, o Sr. Tokusuke Ota, todas aquelas famílias que, assim como a minha, tiveram a coragem de deixar um Japão destruído, cruzar um oceano de dificuldades e aportar em uma terra desconhecida e que hoje temos o orgulho de dizer que é a nossa casa.

Infelizmente, o Sr. Tokusuke, que nos deixou em 16 de março deste ano, aos 92 anos de idade, ele, para mim, é mais do um imigrante, pois trazia no espírito duas qualidades de um grande guerreiro: a coragem e a dignidade que hoje temos pouco nas pessoas.

O Sr. Tokusuke, como tantos imigrantes, não sabia falar o português e tampouco tinha cultura, mas esbanjava muita sabedoria. Começou como carregador de bananas. Esse homem disciplinado que viveu a vida pautada em uma rotina, esta mesma que tantos outros imigrantes corajosos abraçaram com a vida e com a bravura que para muitos ocidentais é difícil compreender.

Meu pai dizia para mim: “Ota...”. Sempre que falo de meu pai me emociono muito...

Ele falava: “Ota, aconteça o que acontecer, seja sempre homem honesto e de caráter. Podem tirar tudo de você na vida, mas nunca arranque da sua cara a vergonha”.

Essa história, amigos, é semelhante à história de tantos outros imigrantes que aqui, hoje, homenageamos. Essa história só é diferente em um ponto: ela continua viva em mim. Mantenho os princípios do Sr. Tokusuke através da importante tarefa de propor leis para melhorar a vida de tantas outras histórias, a sua, a minha, a dela e de tantos outros paulistanos aqui presentes.

Muito obrigado a todos, e parabéns aos homenageados. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos, agora, palavras da deputada federal Keiko Ota. (Palmas.)

 

A SRA. KEIKO OTA - Em nome do cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, saúdo todas as autoridades e personalidades aqui presentes. Boa noite a todos! Tenho a honra e o prazer de hoje prestar a minha singela homenagem aos 107 da Imigração Japonesa. Não poderia deixar de externar a minha eterna gratidão a esta pessoa que também faz parte desta história, da mulher, esposa e mãe que foi a Sra. Tsurumiagi, minha amada e adorada mãe, que hoje, junto do Ives, meu filho, está no mundo espiritual.

Se hoje eu sou essa pessoa de bem, firme e forte, devo tudo a ela, por meio de seus exemplos e atitudes de amor, perdão, gratidão, justiça e direitos humanos para todos que, com certeza, ela herdou de sua mãe, minha avó, a Sra. Mushi, que como tantas outras mulheres nikkeis que estão aqui e têm a experiência de superação como a minha. Por este motivo gosto de ser mulher e não abro mão de admirar as mulheres. Parabéns às mulheres nikkeis.

Japão e Brasil, apesar de serem países tão distantes geograficamente, nos costumes e nas tradições, estão ligados para sempre. Se por um lado temos a facilidade do improviso e a energia do povo brasileiro, por outro lado temos a disciplina e determinação do povo japonês, características que se misturam e revelam a força de união destes dois povos.

Admiro também a esperança e perseverança dos nikkeis que, aqui no Brasil, mantêm até hoje as tradições milenares deixados pelos nossos queridos ancestrais e, por isso, todos nós temos o dever e alegria de chegar em nossas casas e dizer aos nossos filhos, netos e bisnetos, que eles são os merecedores da nossa cultura e que eles cresçam fortes, felizes, leves e levem essa tradição adiante.

Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora o pronunciamento do deputado Walter Ihoshi. (Palmas.)

 

O SR. WALTER IHOSHI - Boa noite a todos. Seguindo o pedido do cerimonial, nós vamos cumprimentar a todos os que estão aqui, autoridades, nas pessoas dos deputados estaduais que nos recebem aqui em sua Casa, deputado Jooji Hato, deputado Hélio Nishimoto. Quero cumprimentar a todos os parlamentares já nominados, homenageados e autoridades aqui presentes.

Quero cumprimentar e parabenizar a todos os homenageados de hoje que atuam ativamente em suas atividades nipo-brasileiras, na pessoa do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Dr. Kihatiro Kita. Kita San, parabéns pelo seu trabalho! A nossa homenagem é uma homenagem de gratidão pelo seu trabalho, pela sua dedicação nesses últimos anos como presidente da nossa maior entidade cultural nipo-brasileira. E vai deixar muito trabalho para uma mulher que aqui também está presente, a primeira mulher a assumir a Presidência do Bunkyo, a quem eu desejo muito sucesso, presidente Harumi Arashiro Goya. Conte com o apoio de todos os parlamentares na sua nova missão.

Parece que foi ontem que nós comemoramos os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Uma atividade comandada pelo nosso presidente que está aqui e que atuou muito no ano do centenário. Eu quero manifestar a minha gratidão, em nome da comunidade, ao comandante Juniti Saito, nível de ministro e é um orgulho da nossa comunidade, e atuou com muita determinação como nikkei e como brasileiro, nos apoiando em todas as atividades do centenário da imigração japonesa no Brasil. E cá estamos nós, na Assembleia Legislativa, com a companhia de tantos amigos e amigas que fazem um esforço muito grande na atualidade para levar a nossa cultura nipo-brasileira para todos os cantos do nosso País.

Este é um momento muito difícil para nós brasileiros, estamos enfrentando inflação em alta, desemprego subindo... Nós do Congresso Nacional teremos que ter muita responsabilidade para votarmos o que for necessário para manter a estabilidade do nosso País. E aqui, este momento de homenagem aos nossos pioneiros, os imigrantes japoneses, é o momento de a gente relembrar, agradecer a esses imigrantes que nos deram o exemplo: em momentos de dificuldade e adversidades eles vieram ao Brasil, enfrentaram culturas e hábitos diferentes, enfrentaram tudo e nos deram tudo o que nós temos hoje; ajudaram a construir o nosso País.

Esse é o exemplo que temos que ter em nossas mentes e em nossos corações no momento em que vivemos; que sirva de exemplos para todos nós. Estamos enfrentando um momento difícil? Estamos. Mas nós vamos superar esses momentos difíceis.

Todos nós unidos, brasileiros, japoneses e descendentes, temos muito que aprender com os nossos imigrantes. E esse é o momento sim, para podermos fazer essa reflexão, com sentimento de gratidão e exemplo, mas olhar o presente, o trabalho de todos os senhores e senhoras que estão aqui, lideranças nipo-brasileiras, nós estamos na sexta geração de imigrantes e estamos todos integrados na Sociedade Brasileira. Vejo aqui feições nipônicas e não nipônicas. Vejo gente que atua no dia a dia das nossas comunidades, dentro das associações nipo-brasileiras, mas também como líderes na sociedade brasileira. Vejo gente que dá exemplo para todos nós.

Que este exemplo sirva para todos nós, para que juntos... Com a vinda do nosso cônsul geral, Nakamae, boas vindas, querido cônsul, que nos ajudou muito na embaixada japonesa em Brasília, e com a sua experiência vai poder dar sequencia ao trabalho do cônsul Fukushima.

E nesse ano, em que comemoramos os 120 anos da celebração do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, e que deu a semente para que nós pudéssemos fazer hoje este evento em homenagem a imigração, olhemos para o futuro, olhemos para a relação entre Brasil e Japão.

A nossa comunidade está aqui para servir de ponte para o futuro.

A todos, nosso muito obrigado. Parabéns aos organizadores e nosso muito obrigado a cada um de vocês que apoiam as atividades da nossa comunidade.

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora palavras da presidente do Bunkyo, Sra. Harumi Arashiro Goya. (Palmas.)

 

A SRA. HARUMI ARASHIRO GOYA - Boa noite, senhoras e senhores. No momento em que nos preparamos para comemorar os 107 anos da imigração japonesa, é com muita honra que participamos na noite de hoje desta homenagem de relevante significado para a comunidade nipo-brasileira e suas entidades. Inicialmente queremos destacar nosso reconhecimento à iniciativa dos nobres deputados federais, deputados estaduais e vereadores que juntos, em uma única cerimônia, promovem uma sessão solene comemorativa à chegada dos imigrantes japoneses pioneiros em nosso País.

Ao mesmo tempo, desejamos externar o nosso caloroso agradecimento pela homenagem às entidades, destacando sua importância vital no cenário da comunidade nipo-brasileira. Sabemos que desde os primeiros passos dos imigrantes japoneses neste País, o associativismo foi um importante instrumento para o fortalecimento das atividades do grupo e para a manutenção da cultura de sua terra natal. Ao longo dos anos, essas associações passaram por várias etapas e hoje muitas delas vivem momentos cruciais motivados por uma série de fatores, principalmente devido a carência de recursos financeiros para projetos de grande envergadura ou, até mesmo, para a sua manutenção.

Nesse sentindo, é importante destacar que nos últimos anos tem se intensificado os diálogos entre representantes políticos e as lideranças das entidades, resultando em uma profícua aproximação em nome da difusão da cultura japonesa e do fortalecimento das associações, principalmente relacionadas às atividades filantrópicas.

Muitas de nossas associações, incluindo o Bunkyo, nos anos anteriores foram contempladas com emendas parlamentares encaminhadas por nossos deputados estaduais e federais; nossos vereadores também têm se esforçado para nos auxiliar na conquista de recursos financeiros disponíveis junto ao poder público, fato que nos leva a melhorar e ampliar nossas realizações.

Neste ano, a plena vigência da crise econômica reduziu drasticamente as possibilidades da via emenda, mas isso não significa o fim do relacionamento com esses representantes políticos, muito pelo contrário, isso tem nos motivado a buscar, contando com o apoio deles, alternativas capazes de garantir a continuidade da nossa missão.

Ao finalizar, em nome das entidades homenageadas, uma vez mais, gostaria de agradecer e parabenizar os deputados federais, estaduais e vereadores pela iniciativa da presente homenagem.

Gostaria de pedir licença para fazer um agradecimento especial ao deputado Hélio Nishimoto pela minha indicação para ser homenageada e gostaria de convidar a todos para participar da celebração religiosa que será realizada no dia 18 de junho, a data em que comemoramos, há exatamente 107 anos, a data da imigração japonesa. Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Ouviremos agora ao excelentíssimo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. (Palmas.)

 

O SR. TAKAHIRO NAKAMAE - Senhoras e senhores, boa noite! Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Sr. Deputado Jooji Hato, ao Sr. Deputado Hélio Nishimoto e a todos os deputados federais, estaduais e vereadores pela maravilhosa iniciativa da realização desta importante sessão solene em homenagem aos 107 anos da imigração japonesa e, agradecer ainda, aos representantes de todas essas entidades nipo-brasileiras e a todos os ilustríssimos homenageados e convidados aqui presentes.

Assim que assumi, na semana passada, o cargo de cônsul geral aqui em São Paulo, cidade que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, visitei o Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa no Parque Ibirapuera e renovei minha determinação de me dedicar para a felicidade da comunidade japonesa e para a maior fraternidade entre os povos do Japão e do Brasil.

Nesta ocasião, gostaria de lembrar novamente os nossos antepassados e exprimir meus sinceros agradecimentos e respeito para eles.

Neste ano em que comemoramos os 107 anos de imigração japonesa no Brasil e os 120 anos de tratado entre Japão e Brasil, desejo ampliar o nosso contato com a comunidade nipo-brasileira trabalhando conjuntamente em prol do fortalecimento ainda maior dos laços de vínculo e amizade entre os dois países.

Reiterando o meu profundo agradecimento, desejo saúde e sucesso a todas as senhoras e senhores e contínuo progresso e prosperidade do Brasil, do estado de São Paulo e da comunidade nipo-brasileira. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o deputado Jooji Hato. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Eu quero confessar a vocês: essa solenidade é uma solenidade ímpar. Eu estou muito feliz com a presença de todos você num dia, como eu disse antes, uma noite fria, mas de coração muito quente, relembrando os feitos dos nossos pioneiros imigrantes.

Eu quero nesse momento ímpar trazer os votos de felicidades a cada um de vocês, que tenham muita saúde, muita paz. Lá em cima, os nossos pioneiros imigrantes estão felizes por nós estarmos aqui, na maior Casa Legislativa da América do Sul.

Eu quero homenagear também o nosso ex-presidente Kokei Uehara que era o presidente no Centenário da Imigração. Neste instante, eu quero passar essa Presidência ao meu parceiro, deputado Hélio Nishimoto, que dará continuidade a esta solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hélio Nishimoto.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Boa noite a todos. Eu acho que nós estamos tão solenes que até o “boa noite” foi fraquinho. Mas boa noite a todos. Daqui a pouco nós vamos ter um coquetel, isso daí vai ajudar um pouquinho na descontração e vai ser bom, porque todos nós estamos imaginando que a sessão solene tem que ser muito silenciosa e não é. A sessão solene é para homenagear, é algo festivo.

Eu estava aqui, meio preocupado, porque eu sou de fazer festa toda hora e estava vendo um ambiente meio gelado aqui, não somente por causa do frio lá fora, mas também porque a gente estava muito formal.

Acredito que daqui pra gente a gente vai ter condições de deslanchar um pouco mais, porque está chegando aquele momento agradável do coquetel onde a gente conversa a vontade com os nossos queridos amigos, porque é tão bom encontrar cada um dos amigos aqui, depois de uma temporada em que a gente não se vê. Eu, particularmente, perdi alguns grandes eventos, inclusive a recepção do nosso cônsul que foi na semana passada, no bunkyo, e eu não pude participar, então eu senti muito não poder encontrar com os amigos aqui presentes que estavam também naquela ocasião. Eu fico muito feliz e agradeço desde já ao cônsul geral do Japão aqui em São Paulo, o Sr. Takahiro Nakamae.

Para nós é uma honra muito grande, e eu falo em nome do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Fernando Capez que não pôde participar deste evento na abertura, mas deixou um grande abraço em nome de todos os deputados e em nome da Casa, juntamente com o deputado Jooji Hato e este deputado que vos fala.

É uma honra muito grande porque essa homenagem aos 107 anos da nossa comunidade japonesa no Estado de São Paulo é um grande marco; tem que ser bem comemorado porque é algo que não se tem no dia a dia ou em qualquer lugar. Nós temos uma história de 107 anos muito bonita entre o povo japonês que veio para o Brasil e a nossa comunidade paulista e do Brasil também, então, nós temos motivos de sobra para comemorarmos o resultado desses 107 anos de vida em comum das comunidades brasileira e japonesa.

Por isso, nós queremos agradecer nesta hora a presença de todos. Eu vejo daqui, eu fui medindo, palmo a palmo quem pode comparecer hoje, e a Casa está muito bonita. Nós temos pessoas e celebridades de todas as áreas de atuação da nossa sociedade: entidades sociais, amigos ligados à Segurança Pública, área médica, engenheiros, cantores, atletas, como o homenageado Charles Chibana que é um dos destaques do esporte e nós estamos às vésperas de uma Olímpiada no Brasil, então o esporte está em destaque diariamente.

Em cada área, a nossa comunidade nikkei, nestes 107 anos, vem contribuindo de uma forma exemplar e nós queremos, através de um evento como este, reafirmar o nosso compromisso de continuar sendo exemplo no meio da sociedade brasileira. Algo que um dos oradores que nos antecedeu falou: nós estamos precisando dar um novo rumo ao país. Nós precisamos corrigir certas distorções que ocorrem durante um longo tempo em nosso país, então é necessária a determinação da nossa comunidade japonesa nesta participação, porque através desta contribuição nós podemos melhorar o país e a nossa sociedade em geral; é isso que a população aguarda dos grandes líderes que aqui estão presentes para transformar a sociedade numa sociedade melhor que todos nós aguardamos ansiosos e, principalmente, aqueles que não são líderes de expressão, mas sentem os resultados do trabalho de toda a liderança: estes estão ansiosos para guardar os resultados que a nossa comunidade, durante 107 anos, deu e continuará dando na continuidade da história aqui no Brasil.

Então, é por isso que eu quero, juntamente com o deputado Jooji Hato e com toda a Assembleia, valorizar a participação de cada um, lembrando também que esse evento é uma ação conjunta de três esferas: aqui estão os deputados Keiko Ota e Walter Hiroshi e também o representante do deputado William Woo e os nossos vereadores da Capital do estado de São Paulo, nosso amigo Aurélio Nomura, George Hato e também Masataka Ota. É um prazer muito grande a gente poder comemorar tendo na liderança política esses queridos.

Aqui, ao nosso lado, deputado Jorge Caruso, deputado de grande experiência. Se quiser, eu não sei como funciona, posso quebrar o protocolo? Quer fazer uso da palavra, deputado?...

Ah sim, comunicado que ele me pede para fazer: ele veio participar do coquetel porque, dia 1° ele vai para Osaka, no Japão, e precisa estar habituado com o ambiente e com a comida japonesa. Prazer muito grande recebê-lo aqui, deputado Jorge Caruso, que há tanto tempo presta serviços à comunidade paulista. Obrigado. Estaremos juntos no coquetel para que você se adapte rapidamente à cultura japonesa e aos costumes japoneses para se dar bem lá em Osaka, no Japão.

Dando continuidade eu quero agora dizer rapidamente que a homenagem que é feita a esses queridos, que hoje receberão o diploma, ela é extensiva a todos os que eles representam. Nós escolhemos, por combinação, um nome para ser homenageado, mas todos são merecedores. Eu escolhi para homenagear alguém sobre quem vocês já ouviram falar, ela é a primeira mulher a assumir o Bunkyo aqui de São Paulo. Eu sei que ela tem uma história muito mais bonita do que eu simplesmente falar que ela é a primeira mulher a assumir a Presidência, na verdade, eu vou ler aqui um breve histórico, algumas linhas apenas da Sra. Harumi Arashiro Goya.

Harumi Arashiro Goya é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo, sendo a primeira mulher a assumir o cargo. Nascida em Okinawa, Japão, veio com a família para o Brasil em mil novecentos e tanto, aos 5 anos de idade - eu falo mil novecentos e tanto para não entregar a idade dela, seria uma indelicadeza (Risos)... Ela era uma menininha quando veio para cá. Formada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Barretos.

Em 1998, durante o governo Mário Covas, na Secretaria da Fazenda, sob a gestão do professor Yoshiaki Nakano, criou e implantou a Diretoria de Tecnologia da Informação. Foi também a primeira mulher a presidir a Associação dos Bolsistas da JICA e é diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e é Embaixadora da Boa Vontade da província de Okinawa. Então, além de toda a formação ela representa muitos.

Queremos homenagear vocês, e eu, particularmente, indiquei Harumi Arashiro Goya porque assim sei que estou homenageando àquelas que sempre merecem homenagens, que são as mulheres. Eu sempre valorizei, eu gosto de homenagear a mulher. Eu acho que isso é bom, eu acho que isso é justo. Eu tenho um professor que me ensinou isso, que é o professor Kokei Uehara. Ele, não sei, eu acho que ele gosta. Não é que ele gosta muito de mulher, é que ele gosta muito de homenagear mulheres, tanto que ele incentivou Harumi Arashiro Goya e incentivou a outras pessoas na área acadêmica. Alguns estão dando risada porque não entenderam direito a intenção das minhas palavras, viu professor, mas está corrigido. E eu aprendi com ele.

No dia a dia a gente aprende a valorizar a mulher na nossa sociedade porque eu também tenho exemplos em casa. Assim como a Harumi Arashiro Goya e tantas que estão aqui hoje são modelos, são exemplos de mulheres que contribuem muito para a nossa sociedade. Sem as mulheres os homens ficam um pouco perdidos. Assim é lá em casa também, a minha esposa Edineia e minhas duas filhas me ensinam muito no dia a dia.

Vamos passar então para outra etapa, uma vez que nós estamos num momento tão festivo, eu queria agradecer antes disso, a todo dispositivo de honra aqui presente: são generais, são brigadeiros, são lideranças de todas as áreas que prestigiam esse evento, junto com todas as autoridades políticas e também Juniti Saito, que honra grande que é estar com o senhor aqui; esta homenagem foi oferecida ao senhor há dois anos e que na ocasião, por conta de outros compromissos não pôde vir, mas que hoje está aqui abrilhantando este evento, o senhor que é um grande destaque na nossa comunidade japonesa e é um grande destaque para o Brasil todo.

Passaremos agora para a homenagem de todos e faremos aqui na parte inferior do plenário. Eu convido a todos aqueles que estão aqui em cima, em especial Harumi Arashiro Goya, já que os demais estão localizados na parte inferior. Eu convido aqueles que estão na Mesa para darmos prosseguimento à solenidade e iniciarmos a entrega das honrarias. Dirijam-se abaixo e ao centro deste plenário onde realizaremos a entrega destes diplomas. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO - Gostaria de registrar a presença do Sr. Rafael Jun Mabe, vice-presidente executivo arquiteto e urbanista da JCI. (Palmas.)

Senhoras e senhores daremos início a entrega das homenagens. Convidamos a deputada federal Keiko Ota para homenagear a Sra. Chieko Aoki na pessoa da Sra. Sumiko Vacarara Hiroshi Chieko Aoki é empresária brasileira fundadora e presidente da rede BlueTree Hotels. Em dez anos a empresaria transformou a rede em uma das maiores cadeiras hoteleiras do país. Em 2013, foi classificada pela revista americana Forbes como a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil; é formada em direito pela Universidade de São Paulo e possui cursos em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio; e Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos. Chieko Aoki fundou a sua empresa em 1992. Em 1997 lançou a bandeira BlueThree Hotels. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convidamos o deputado Walter Ihoshi para homenagear o Sr. Kihatiro Kita.

Kihatiro Kita é técnico em contabilidade pela escola técnica de Comércio Álvares Penteado e bacharel em direito pela FMU. Nasceu na cidade de Mirandópolis no dia 8 de maio de 1944. Foi diretor da Associação Esportiva Cultural Saúde e por 20 ocupou os cargos de diretor secretário, diretor beneficente da Casa da Esperança Kibo Noie. Por 21 anos ocupou os cargos de Diretor Tesoureiro;

Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social Bunkyo de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido o deputado Jooji Hato para prestar homenagens ao Sr. Shinji Yonamine. Shinji Yonamine é engenheiro civil nascido em Araçatuba no dia 17 de julho de 1950. Embaixador da Boa Vontade de Okinawa é ex-presidente e atual conselheiro vitalício da Associação Okinawa Kenjin do Brasil. É ex-presidente da VUBI Brasil e VUBI International e atual conselheiro vitalício. Também é membro vitalício da Aotsa Association For Overseas Technical Color Ship. É palestrante sobre a Cultura e as Tradições Okinawa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Para a entrega de mais uma honraria aos 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil convidamos o nobre deputado Jooji Hato, novamente, que homenageará o Sr. André Maeda.

Taneyoshi Maeda, conhecido como André Maeda nasceu em 12 de setembro de 1951, na cidade de Santo Antonio da Platina, no Paraná. Seu pai, Shigeharu Maeda veio com a família para o Brasil aos 10 anos de idade, foram trazidos para trabalhar na cidade de Ourinhos, na fazenda Cunha Bueno.

A vida na lavoura o transformou num dos maiores produtores de tomate do Brasil. Hoje, a fazenda Maeda, abriga o Parque Maeda, aonde vem sendo realizados os maiores eventos musicais do país. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - O Sr. deputado Hélio Nishimoto homenageará a Sra. Harumi Arashiro Goya. Vou, novamente, ler o currículo da Sra. Harumi.

Harumi Arashiro Goya é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo, sendo a primeira mulher a assumir o cargo.

Nascida em Okinawa, Japão, veio com a família para o Brasil em 1958, aos 5 anos de idade. Formada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Barretos, em 1998, durante o Governo Mario Covas, na Secretaria da Fazenda, sob gestão do Professor Yoshiaki Nakano, criou e implantou a Diretoria de Tecnologia da Informação. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Para receber a sua homenagem convidamos o Sr. José Taniguti. Quem fará a entrega será o vereador Masataka Ota.

José Taniguti é natural de Tupã. É engenheiro civil formado pela escola Politécnica da USP. Trabalhou na Sabesp, na Escola Técnica Federal de São Paulo e na Fatec São Paulo. Foi presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp entre os anos de 1991 a 1993. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - O vereador George Hato homenageará nesse momento o Sr. Charles Chibana.

Charles Chibana nasceu em 11 de setembro de 1989. Iniciou no judô aos 3 anos de idade através de seu avô Kohan Chibana. Venceu o Campeonato Paulista e Brasileiro cinco vezes cada, entre 1999 e 2007.

Em 2006 começou a treinar e competir pelo Esporte Club Pinheiros. Em 2007 estreou como judoca da Seleção Brasileira, com o 2º lugar no Campeonato Mundial por equipes, na China. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Finalizando as nossas homenagens, chamando o vereador Aurélio Nomura para que preste a sua homenagem ao Sr. Yokio Oshiro.

Yokio Oshiro nasceu em Cafelândia, noroeste do estado de São Paulo. Graduou-se em Direito no ano de 1975. No mesmo ano ingressou na carreira de delegado da Polícia Federal e no ano de 1976 fez o curso de formação na Academia Nacional de Polícia. Em Brasília foi nomeado para o cargo de delegado de Polícia Federal em 31 de Janeiro de 1977, sendo promovido em todas as classes por mérito. Foi superintendente da Polícia Federal no estado de Mato Grosso e São Paulo e adido da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina. Está hoje posicionado no último grau da hierarquia da Polícia Federal, de delegado de Polícia Federal Classe Especial.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido a todos para que possamos nos reunir e fazer a foto com todos os homenageados e parlamentares.

Senhoras e senhores, solicitamos que todos retornem aos seus lugares, assim que for feita a foto.

Fiquem tranquilos, a gente tem, mais ou menos, até a meia-noite, meia-noite e meia para realizar esta foto, não tem problema nenhum.

Dando continuidade, convido todas as autoridades a retornarem aos seus lugares para que possamos dar prosseguimento a esta sessão solene.

Com a palavra, dando continuidade, o deputado Hélio Nishimoto. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Convido o Sr. Kihatiro Kita para que se manifeste em nome de todos os homenageados desta noite, então, por favor, se quiser subir, acho que é melhor aqui em cima. Ele falará então em nome dos oito homenageados desta noite e representando, com isso, toda a nossa comunidade nikkei nesta comemoração dos 107 anos da imigração japonesa no Brasil.

Com a palavra, o Sr. Kihatiro Kita. (Palmas.)

 

O SR. KIHATIRO KITA - Boa noite minhas senhoras e meus senhores. Inicialmente gostaria de cumprimentar o componente da Mesa principal, deputado estadual Hélio Nishimoto, deputado estadual Jooji Hato, proponente desta sessão solene em comemoração aos 107 anos da imigração japonesa, e que estão também presidindo esta sessão.

Quero cumprimentar, também, o senhor cônsul geral Takahiro Nakamae, e o tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, e a presidente do Bunkyo, a minha sucessora, Harumi Arashiro Goya e as demais autoridades aqui presentes, em nome do presidente Kokei Uehara, meu antecessor no Bunkyo. Os demais políticos que estão aqui presentes e que também estão prestigiando esse grande evento e são representantes das entidades nipo-brasileiras.

É com muita honra que participo desta sessão solene para celebrar os 107 anos da imigração japonesa no Brasil e é com muito orgulho e satisfação que recebi a indicação da homenagem em meu nome pelo deputado federal Walter Ihoshi. Também foi com muita honra que recebi a incumbência de, em nome de todos os homenageados, apresentar os agradecimentos aos deputados federais Keiko Ota, Walter Ihoshi e William Woo; aos deputados estaduais, Hélio Nishimoto, Jooji Hato e aos vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Masataka Ota. (Palmas.)

Para nós, ser escolhido como um dos protagonistas desta celebração aos imigrantes japoneses, promovida em conjunto por representantes políticos nikkeis de nosso Estado, tenho um especial significado em nosso cotidiano de intermináveis compromissos.

E é comum experimentar a sensação da recompensa por intermináveis esforços de vencer cada um dos desafios e também voltar nossos olhos a um passado; aos nossos antepassados que nunca esmoreceram, gente das mais gigantescas dificuldades e elevar a nossa eterna gratidão.

Assim, nesta noite de celebração à memória da imigração japonesa nesta Assembleia Legislativa, os agradecimentos dos homenageados, dos descendentes de imigrantes japoneses e em especial Sra. Chieko Aoki, Shinji Yonamine, Harumi Arashiro Goya, André Maeda, Yokio Oshiro, Charles Chibana, José Taniguti e da minha pessoa.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Nós agradecemos o pronunciamento do Sr. Kihatiro Kita, falando em nome dos homenageados. Queremos agradecer a presença de todos.

Nós teremos um momento logo em seguida e todos estão convidados para um coquetel no Hall Monumental, um espaço amplo onde todos poderão continuar este evento, confraternizando, tomando um lanche e se alegrando com cada um dos amigos aqui presentes nesta sessão solene. Nós estamos satisfeitos, e eu falo isso em nome da Assembleia Legislativa, em nome do deputado Jooji Hato, em nome dos deputados federais Keiko Ota, Walter Ihoshi e William Woo. Os vereadores Masataka Ota, Aurélio Nomura, George Hato e dos demais integrantes da política do estado de São Paulo, como o vereador Minami, nosso querido vereador de São Bernardo do Campo e os demais representantes políticos do estado de São Paulo.

Essa homenagem é muito justa e nós fazemos questão de fazê-la anualmente para que todo o legado que foi deixado até hoje seja sempre lembrado, e aquilo que nós podemos nos comprometer para continuar fazendo que o estado de São Paulo e o Brasil tenham um futuro melhor. Esse é o desafio que nós temos daqui pela frente.

Agradecemos a todas as autoridades aqui presentes, ao nosso deputado Jorge Caruso que também prestigia este evento, que para nós é importantíssimo, e participará conosco daquele momento de confraternização no coquetel.

Não tendo mais nada a tratar e esgotado o objeto da presente sessão, agradecemos a todos e fazemos votos de que Deus abençoe não só esta noite ainda de festa, mas todos os dias, com muita saúde, alegria e paz no coração, nós declaramos encerrada a presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *