http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE AGOSTO DE 2015

019ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA LIDERANÇA JOVEM

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Dia da Liderança Jovem". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ANDRÉA CRISTIANE FOGAÇA DE SOUZA NOGUEIRA

Vereadora à Câmara de Jaboticabal, manifesta-se honrada pelo convite recebido. Faz agradecimentos gerais. Destaca a importância da inserção de jovens na política.

 

3 - EMERSON NUNES DE OLIVEIRA

Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, entrega placas a diversos homenageados. Elenca conquistas da Associação São Paulo Diferenciado ao longo deste ano. Menciona diversas parcerias da associação. Agradece àqueles que apoiam a causa social.

 

4 - FLORIANO PESARO

Secretário de Desenvolvimento Social, ressalta a importância do reconhecimento de jovens com espírito de liderança. Manifesta satisfação em realizar ações políticas e sociais em prol da sociedade. Parabeniza personalidades que promovem a inclusão social de jovens.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, Emerson Nunes de Oliveira, com entrega de placa, da qual lê o conteúdo. Discorre sobre a responsabilidade de liderar os trabalhos desta Casa. Enaltece o trabalho realizado pela Associação São Paulo Diferenciado. Informa que o estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado está aberto ao público aos finais de semana, como forma de facilitar o acesso ao Parque do Ibirapuera. Menciona sua intenção de transformar a Casa em um espaço cultural. Destaca o papel do Poder Legislativo em prol da sociedade. Enfatiza a importância do apoio aos jovens. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nosso trabalhos.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior e anuncia que estão presentes, compondo a Mesa principal dos trabalhos, S.Exa. deputado federal, secretário de Desenvolvimento Social, esse jovem novo talento da política brasileira, que combina ética com dedicação e competência, Floriano Pesaro. Peço uma salva de palmas a ele. (Palmas.) Anuncio também esse grande amigo, grande cidadão, grande brasileiro, Emerson Nunes de Oliveira, o obstinado presidente da Associação São Paulo Diferenciado. Uma salva de palmas. (Palmas.) Costumo dizer que na vida só vence aquele que insiste. O que desiste nunca vence, o que insiste vence, até mesmo na vaga do que desistiu. Isso se aplica ao exemplo de vida do nosso querido Emerson Nunes de Oliveira. Também Andréa Cristiane Fogaça de Souza Nogueira, vereadora municipal de Jaboticabal, representando o Poder Legislativo municipal. Uma salva de palma para ela também. (Palmas.). Temos ainda Douglas Cardoso, que representa o nosso querido amigo, prefeito de Jaboticabal, Raul Silva Gírio; major Miguel Elias Daffara, subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; João Estevam da Silva, vice-presidente da Associação São Paulo Diferenciado; José Carlos Nunes de Oliveira, diretor-executivo da Associação São Paulo Diferenciado, pai do Emerson; Maria Inês Benvenuti, diretora da Etec Tereza Nunes - grande Etec e grande professora, a saudosa Tereza Nunes - e de Itaquera II; Ana Cristina Barbosa Dias de Carvalho, diretora da Fatec Itaquera; José Boris Davidoff Neto, representando o vereador Aurélio Nomura do Município de São Paulo; Erison Martins, representando o deputado estadual Gil Lancaster; Roseli Lovato Terrani, representando a diretora Sandra Regina Ferraz de Campos dos Reis, da Etec - Sapopemba; Cézar Augusto Azi Campos, gerente de Marketing do Centro Comercial Aricanduva.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão qualquer, mas uma sessão solene. Por ser uma sessão solene, ela se reveste de rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Não é possível convocar uma sessão solene para qualquer finalidade. Ela é realizada no plenário principal da Casa, tomam assento nas cadeiras onde os deputados exercem os seus mandatos e votam, e, por essa razão, ela precisa ser aprovada pelo Colégio de Líderes desta Casa. Muitas sessões são propostas e acabam não sendo aprovadas. Essa tramitou por todos os escaninhos da Casa, passou por órgãos de fiscalização e foi aprovada por unanimidade. Parabéns, portanto, e nem poderia ser diferente, já que ela foi convocada com a finalidade de prestar homenagem ao que o Brasil mais anseia e mais precisa: o Dia da Liderança Jovem.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos a primeira parte do Hino Nacional a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do primeiro-sargento Ezequias Roberto.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos à Banda da Polícia Militar, essa gloriosa instituição, em especial ao primeiro-sargento Ezequias Roberto. Saibam, policiais militares, que esta Casa está perfilada ao lado dos senhores, compreendendo as necessidades da Polícia Militar, estando ao seu lado.

Boa noite, muito obrigado.

Observo que, de acordo com as normas de cerimonial, durante a execução do Hino Brasileiro não se deve voltar para a Bandeira, como comumente se faz em sessões, porque não há precedência entre os símbolos nacionais. A Bandeira não está à frente do Hino, nem o Hino é mais importante do que a Bandeira.

De modo que, no momento em que se executa e se canta o Hino, não se olha para a Bandeira, mas canta-se o hino ou, quando é executada a primeira parte, ouve-se a execução do Hino Nacional.

Uma boa noite a todos. Comunicamos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo, pela TV Web e, uma boa notícia, será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 16 de agosto, às 20 horas. Se você tem a Net na sua casa, que a minha está falhando muito, tenho feito algumas reclamações ao Procon, você coloca no canal 7, e pode também colocar na TV aberta, canal 61.2, e a TV Vivo Digital, canal 9.

Neste momento tenho a honra de passar a palavra à querida e estimada vereadora Andréa Cristiane Fogaça de Souza Nogueira, de Jaboticabal, para que fale em nome do Poder Legislativo municipal.

 

A SRA. ANDRÉA CRISTIANE FOGAÇA DE SOUZA NOGUEIRA – Exmo. Sr. Presidente desta Casa, Dr. Fernando Capez, em nome de quem cumprimento os demais componentes da mesa e as autoridades já nomeadas pelo Protocolo, senhoras e senhores, muito obrigada.

Em nome do Poder Legislativo de Jaboticabal, é uma honra estar aqui na Assembleia Legislativa. Dr. Fernando, nós estamos acostumados a falar só na tribuna da Câmara. É a primeira vez que falamos aqui na Assembleia Legislativa, então é uma satisfação enorme.

Quero agradecer imensamente aos meus companheiros de luta, da liderança Jovem do PSDB de Jaboticabal, Douglas Cardoso, que está aqui conosco, representando nesta oportunidade o prefeito de Jaboticabal, Dr. Raul Silva Girio, também o Emerson, que nós conhecemos há pouco tempo, mas é já um grande amigo.

Comecei a minha luta política através da Delegacia de Polícia e Defesa da Mulher, trabalhando com a mulher vitimizada, criança e adolescente. E por conta disso, acabamos nos aproximando também dos jovens. Com certeza, cada vez mais, temos que trazer o jovem para o mundo político, porque são vocês que futuramente tomarão conta do nosso País. Você que acredita, você que tem a sua ideologia, venha para o nosso partido, venha para o PSDB, vamos trabalhar para podermos transformar o nosso País, o nosso Estado, e cada um nas suas respectivas cidades, para um mundo melhor. Tenham todos uma boa noite. Muito obrigada. Obrigada pelo prêmio.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. (Palmas.) Vereadora Andrea, é bom a senhora ir se acostumando a falar desta tribuna, pois logo logo estará como deputada estadual usando a tribuna desta Casa. (Palmas.)

Neste momento, peço aos nossos zelosos servidores deste cerimonial da Casa que auxiliem o Sr. Emerson Nunes de Oliveira - Emerson, o obstinado - que fará entrega de placas aos homenageados. A lista está com o Emerson e será nominada para a premiação merecida.

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Gostaria de convidar Douglas Cardoso, representando o prefeito de Jaboticabal, Dr. Raul Girio, nossa querida vereadora Andréa, também do município, Cézar Augusto Azi Campos, do Centro Comercial Leste Aricanduva, Ana Cristina Barbosa Dias de Carvalho, nossa professora da Fatec Itaquera, Floriano Pesaro, nosso deputado federal e secretário de Desenvolvimento Social e o nosso presidente. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de placas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - É uma singela homenagem, mas de enorme significado. Ela vem com o logo oficial da Assembleia Legislativa, o que significa que, embora não esteja sob a forma de diploma em papel, é um documento oficial que, da mesma maneira que os demais homenageados, o recebo com imenso orgulho porque muito me engalana a lembrança desta homenagem. Muito obrigado.

Anuncio a presença do Sr. Marcos Marcelino, Secretário Municipal Adjunto de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos. (Palmas.)

Neste momento peço para que utilize a tribuna especial, reservada aos parlamentares desta Casa, como o grande idealizador deste evento e um dos mais importantes líderes dessa liderança jovem, o Sr. Emerson Nunes de Oliveira.

Peço ao Cerimonial que o acompanhe até a tribuna para que ele tenha a palavra e nos brinde com sua oração.

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Exmo. Sr. Presidente desta Assembleia Legislativa, nobre deputado estadual Fernando Capez, Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento Social, deputado federal Floriano Pesaro, demais componentes desta Mesa, Sras. e Srs. boa noite.

Este mês de agosto é bastante marcante, interessante e curioso. No dia 1º de agosto, fui contemplado por inúmeras mensagens de felicitações sobre a passagem do meu aniversário. Percebi a importância da amizade, pessoas, familiares, que eu adoro, e todos que dedicaram um minuto do seu precioso tempo para cumprimentar e felicitar. Não poderia deixar de registrar essa presença. Aquele momento foi muito importante, porque, na sequência, foram 15 dias de intenso trabalho para a liderança Jovem.

Na capital, iniciamos os eventos com uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, sob a Presidência do vereador Aurélio Nomura, para quem eu gostaria de pedir uma salva de palmas. (Palmas.)

As posições tomadas ao longo do ano foram necessárias. Podem ter certeza de que, em nenhum momento, eu me arrependi. Pelo contrário, o sábio tempo provou que estávamos no caminho certo. A Associação São Paulo Diferenciado cresce, mesmo com alguns torcedores sendo contrários. São pessoas que não acreditam nelas mesmas.

Todos os nossos objetivos estão sendo alcançados. O principal deles foi vencer o Edital nº 001, de 2015, com a Companhia Metropolitana de Habitação. Devemos assinar contrato para a construção, na capital, de novas unidades habitacionais. Aos nossos associados, a terceira senha é a palavra “mundo”.

Com isso, o nosso movimento de habitação cresce. A vida agraciou-me com momentos maravilhosos e com uma família ímpar. Eu amo o meu pai, meu irmão e minha cunhada. Tenho que agradecer à Associação São Paulo Diferenciado e a toda diretoria.

Pensar e refletir sobre os erros e aprendizados fazem parte da rotina de todos, principalmente as parcerias com as Etecs Tereza Nunes, Parque Belém, Sapopemba e a Fatec Itaquera. Sempre agradeço pela eterna parceria.

O Centro Comercial Leste Aricanduva é um exemplo de cidadania, dedicando os seus trabalhos à juventude e às entidades. Quero registrar os nossos sinceros agradecimentos ao seu superintendente, Sr. Marcos Sérgio, e ao seu diretor de marketing, Sr. Cézar Augusto.

Em 2016, teremos novidades em parceria com o apresentador da “RedeTV” Thiago Rocha. Ele também é cheio de garra, dedicação e trabalho. Estamos sempre juntos com o Grupo Amantes do Carnaval de São Paulo.

Tenho o maior orgulho de saber que a WSD Produções Criativas iniciou os seus trabalhos conosco, na nossa associação. Agradeço a cada um dos nossos diretores. Em 30 de agosto, às 14 horas, iniciaremos uma das nossas reuniões mensais.

Ao vereador Aurélio Nomura, 1º secretário da Câmara Municipal de São Paulo, todo o meu respeito; ao secretário de Desenvolvimento Social, deputado Floriano Pesaro, sempre antenado com nossas ações culturais, sociais e de moradia, reafirmo que estamos apenas no início do trabalho, mas, por favor, nos ajude.

Nós precisamos da ajuda do deputado federal e secretário Floriano Pesaro e também do nosso presidente da Assembleia, pois estamos quase fechando os nossos trabalhos e isso não pode acontecer. Em 16 anos, isso não poderia acontecer. Nosso trabalho tem que crescer e é isso que queremos.

Portanto, meus amigos, a cada um dos senhores e senhoras que estão recebendo esta homenagem, garanto que o trabalho está sendo duro, mas não vai parar. Somos um movimento de resistência e luta. Por favor, nos ajudem.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, querido Emerson Nunes de Oliveira. Seu pai está muito orgulhoso de você, assim como todos nós. Tenho certeza de que Dona Teresa está te vendo, muito orgulhosa também. Parabéns. Você tem iniciativa. O país precisa de iniciativa, não pode compactuar com a omissão. Parabéns.

Neste momento, tenho a honra de passar a palavra ao grande deputado Floriano Pesaro, deputado federal e secretário de Desenvolvimento Social, que também foi um brilhante vereador e secretário municipal.

Tem a palavra o nobre deputado Floriano Pesaro. Será uma honra ouvi-lo.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Boa noite. É um prazer imenso estar aqui com todos, mais uma vez.

Presidente Fernando Capez, estivemos juntos na última sexta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, juntamente com uma parte dos que estão aqui e com os organizadores desse importante evento, que reconhece nas pessoas, em especial nos jovens, aquilo que eles fazem como iniciativa, aquilo que pode transformar a sua sociedade. São iniciativas transformadoras nas suas próprias comunidades.

Quero cumprimentar o presidente Fernando Capez que, desde o primeiro momento, adotou em âmbito estadual aquilo que já fazíamos em âmbito municipal, que era reconhecer pessoas jovens que se diferenciassem no seu dia a dia, nas suas comunidades, com seus amigos, liderando projetos, processos, disseminando ideias, enfim, contribuindo para um mundo melhor.

Nós os chamamos, carinhosamente, de “Muda Mundo”, porque também exercem esse papel de liderança. Vieram ao mundo não para ficar encostados em um barranco esperando os dias passarem, mas querem realmente ser a semente dessa transformação.

Eles são tão poderosos que, individualmente, fazem uma transformação enorme na vida da família, dos amigos e da comunidade. Imaginem quando conseguirmos reuni-los e, de alguma forma, homenageá-los, transformá-los em exemplos a outros jovens, que vão se inspirar neles para promover essa transformação.

Quero agradecer muito a V. Exa., presidente Capez, que é um promotor de Justiça honradíssimo, aliás, elogio sua entrevista esta manhã na Rádio Jovem Pan. Para quem não ouviu, o presidente Capez, hoje, passou quase a manhã inteira lá, ao menos uma hora e tanto, e quem não ouviu pode ouvir na Jovem Pan de São Paulo - está no site -, o Capez não só deu uma entrevista como participou como âncora comentarista do programa.

Algo que me chamou a atenção é o fato de o Capez, assim como eu, fazer parte de uma nova geração de políticos, que tinham tudo na vida para não serem políticos: o Capez é promotor de Justiça, já era um servidor público, e eu trabalhava com meu pai, imigrante italiano, que tinha uma cadeia de comércio em São Paulo.

Ou seja, tínhamos tudo para permanecer, digamos, na chamada zona de conforto: nossas famílias, nossos estudos, nossos pais, mas decidimos, como disse o governador Geraldo Alckmin - que pediu para que eu desse um abraço em todos e cumprimentasse o Emerson Nunes, a São Paulo Diferenciada e o presidente Capez -, sair de uma zona de conforto para sermos servidores.

Somos empregados do povo na medida em que nos dispusemos a abrir mão daquilo que poderíamos ter como patrimônio privado para servir ao público. Isso, para nós, especialmente para mim e para o Capez, é muito claro.

Estamos nos acompanhando na vida pública, o Capez estourou como deputado estadual, hoje está no terceiro mandato, eu me tornei vereador, fiz uma mandato e meio como vereador, na terceira saí federal. O Capez voltou a ser reeleito estadual já com a perspectiva de ser presidente desta Casa, do Poder Legislativo do estado de São Paulo.

Em todas as nossas conversas, o que sempre nos pautou foi a questão da seriedade, da honradez, de trabalhar como servidores públicos, e não para se locupletar. Não estamos na política para ficarmos ricos, estamos na política para trabalhar. A nossa satisfação, minha e do presidente Fernando Capez, não é o dinheiro. A nossa satisfação é ver a nossa sociedade, a nossa comunidade, a nossa tribo sendo transformada por nossas ações.

Não fazemos nada sozinhos. Fazemos com vocês. É por isso que essas parcerias, como a que temos com o Emerson Nunes, com a professora Maria Inês Benvenuti, da Etec Tereza Nunes e com outras várias Etecs que estão presentes nesta noite.

Também temos parcerias com o povo todo que vem do interior. Eu e o presidente Fernando Capez somos dois deputados da Capital, e ao mesmo tempo temos uma presença fortíssima no interior. Por quê? Porque fizemos parcerias.

Aqui está o Marco Vinholi, filho do prefeito Vinholi, de Catanduva, futuro deputado estadual, dentro de um ano e meio. Ele é o quarto suplente da nossa coligação. O governador Geraldo Alckmin o convidou para ser o coordenador do mais importante programa de segurança alimentar do País, que é o “Viva Leite”.

O Marco Vinholi é o diretor do programa “Viva Leite” em todo o estado de São Paulo. o “Viva Leite” é um programa que trabalha com entidades sociais. A distribuição de mais meio milhão de litros de leite por ano é feita através de entidades não governamentais. A maioria dessas entidades é dirigida por jovens nas periferias das grandes e médias cidades do estado. Parabéns, Vinholi, pela parceria que nós temos e parabéns pelo seu trabalho.

Quero parabenizar também o Cézar Azi Campos, que está aqui e nem sempre as pessoas reconhecem exatamente quem é. O Cézar é o diretor do Centro Comercial Aricanduva. É um centro comercial pequeno que fica na Avenida Aricanduva.

O Cézar é parceiro, ele dirige o maior shopping center do Brasil, um dos maiores do mundo, o Shopping Center Aricanduva. Acho que para disfarçar eles dizem que é o Centro Comercial Aricanduva, mas se trata do maior shopping do Brasil.

O Cézar é parceiro em várias ações que fazemos. Ações solidárias, como o mutirão da catarata, o mutirão da pressão, enfim, uma série de atividades com o padre Rosalvino, no Salesiano, nossos irmãos salesianos, uma série de atividades que fazem lá como parceiro.

Assim como a prefeitura de Jaboticabal, quero também agradecer a vereadora Andréa por dois motivos: primeiro, porque é vereadora, é política e, segundo, e não menos importante, porque é mulher, e nós precisamos de mulheres na política. Hoje, grande parte dos homenageados são mulheres, porque as mulheres fazem diferença. Há, de fato, um preconceito, é uma dificuldade. Nós temos mulheres na Assembleia, na Câmara Federal, na Câmara Municipal. Quando nós vemos uma mulher como presidente, como vereadora, ocupando um cargo público, nós ficamos muito satisfeitos, porque é sinal de que, cada vez mais, as mulheres estão influindo, de fato, no dia a dia, na vida das pessoas. Parabéns, Andréa.

Douglas Cardoso, mande um “abração” para o nosso prefeito Raul Girio. Quero também, mais uma vez, parabenizar o Zé Carlos, diretor da associação, os familiares, os homenageados, os alunos das Etecs, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem sido parceira em vários programas nossos, inclusive nos programas de combate à drogadição, através do ensino, da educação, da formação de nossos jovens. Quero agradecer à Polícia Militar e aos diretores de Etec.

Esta noite conclui o nosso trabalho deste ano na escolha, pela nossa comissão, na análise de quase duas mil ações de jovens que foram analisados em suas mais diversas ações durante o ano inteiro. Aqui, no caso da Assembleia, nós pegamos o estado como a jurisdição da nossa avaliação e escolhemos o Marildo Ferreira de Souza Jr., o Aloísio Silvia Jr., o Renato Ramos de Souza, o Vítor Siqueira, o Leonardo Liébana, a Tatiana Monteiro de Barros, o Aílton Cunha, o Filipe Tomazelli Sabará - parabéns, Filipe, por todo o seu trabalho -, a Janaína Carla de Lima, que está aqui de verde - é uma das articuladoras do Movimento Vem Pra Rua e provavelmente domingo será uma das musas das manifestações que ocorrerão na cidade de São Paulo. Ela é uma das grandes lideranças desse processo. Quero agradecer seu empenho pessoal, da sua família, dos seus amigos em uma mobilização cidadã, que nada tem a ver com partidos políticos. Em que pese meu próprio partido, que de alguma forma se apropriou da convocação, para que o povo esteja na rua, essa é uma organização da sociedade civil. A Janaína não é de nenhum partido, ela é, assim como muitos desses jovens, do partido da cidadania e dos direitos. Portanto, parabéns por sua liderança, Janaína.

Parabenizo ainda o Julio Lima, o Eduardo Lira - que também atua muito nas periferias das nossas cidades -, e o André. Quero agradecer a todos pela presença. Termino minha fala agradecendo a esta Casa de Leis, por ter cedido este espaço e por ter sido mais uma vez parceira nesse nosso intuito de valorizar nossos jovens, homenageá-los, reconhecê-los e transformá-los em pessoas exemplares para nossa sociedade. Muito obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, eu e o secretário Floriano Pesaro, que recebemos uma placa muito honrosa, faremos a entrega de uma placa ao Sr. Emerson Nunes de Oliveira, presidente da Associação São Paulo Diferenciado. Esta placa é entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O presidente da Assembleia Legislativa apenas representa os 94 deputados estaduais e, se me permitir, o deputado federal Floriano Pesaro. Passarei à leitura dos dizeres da placa:

“O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez, em sessão solene para comemorar o Dia da Liderança Jovem, instituído pela Lei 15.023/13, presta homenagem ao Sr. Emerson Nunes de Oliveira, presidente da Associação São Paulo Diferenciado - ASPD -, pela inestimável contribuição que tem realizado pela difusão dos direitos dos jovens.

A iniciativa desta Casa de Leis tem por finalidade reconhecer e homenagear o importante papel que a Associação, por meio de ações positivas, busca mostrar aos jovens como o caminho para um futuro melhor.

Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

São Paulo, 14 de agosto de 2015.”

Parabéns. Este é um documento oficial. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

Minhas amigas, meus amigos, parece que foi ontem, domingo à tarde, o Floriano e eu indo nos encontrar com o Emerson, na Etec Tereza Nunes, em Artur Alvim, com o movimento de moradia Leste Forte. Fomos bem recebidos, somos gratos. Sou uma pessoa que tenho gratidão em meu coração. Sei reconhecer um bom trabalho, sei reconhecer aqueles que caminham do lado certo, com ética buscando os objetivos que são importantes para a nossa Nação.

Hoje, ocupo a Presidência da Assembleia. Naquela ocasião, era uma incógnita. Caminhamos juntos. Tornei-me o deputado mais votado do estado e o presidente da Assembleia. Tenho a enorme responsabilidade de conduzir esta Casa, mas não o farei sozinho. Quero convidar os senhores, quero convidar a Associação São Paulo Diferenciado para caminhar com a Presidência definindo os rumos do Poder Legislativo, que representa o Estado de São Paulo. Um dos vetores mais importantes da Associação São Paulo Diferenciado vai diretamente ao encontro daquilo que estamos fazendo: atuar na área da Cultura.

Este é um prédio maravilhoso, um prédio bonito, bem localizado, está em frente ao Parque do Ibirapuera e aos finais de semana é subaproveitado.

A Assembleia Legislativa abriu seu estacionamento para os usuários do Parque do Ibirapuera. São 450 mil pessoas por final de semana que frequentam o parque, vindos, pesquisas indicam isso, de todos os pontos da cidade de São Paulo.

O próximo caminho é interagir com o secretário de estado da Cultura e o governador Geraldo Alckmin para transformar este prédio num centro cultural, com exposições da reserva técnica do Museu da Pinacoteca, exposições do Museu de Imagens e Som, mostras de cinema, orquestras sinfônica, para que a população se desloque para cá e use esse equipamento, porque esta Casa de Leis não pertence aos deputados, pertence à população. Estamos aqui apenas de passagem. Queremos convidar os senhores.

No vetor da moradia nós também queremos nos colocar com a força, hoje, da Chefia do Poder Legislativo, ao lado de um secretário importante, prestigiado e ético, que também é deputado federal, ao lado dos senhores.

Por essa razão eu quero convidar e abrir as portas da Presidência para o nosso querido Emerson Nunes, venha aqui com o nosso prefeito de Jaboticabal, Raul José Silva Girio, venha com o Marco Vinholi, trazer o Geraldo Vinholi que foi meu colega nesta Casa, deputado estadual, Floriano Pesaro e todos aqueles que quiserem contribuir.

O Poder Legislativo não tem o Poder do Executivo que é administrar, produzir, fazer, mas tem um poder que nenhum outro tem que é o de mobilizar os poderes e as instituições, de fiscalizar, de cobrar e de quando fala em nome do povo, de exigir, sempre atento aos princípios da ética da administração pública.

Que Deus abençoe vocês, jovens, ilumine seus caminhos, mantenha-os sempre retos. Que os anjos os suspendam em suas mãos para que não tropecem em pedra alguma. E nós estaremos aqui ao seu lado como seus amigos, como seus Deputados.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a toda minha equipe, aos funcionários de Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e às Assessorias Policiais, Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade que, repito, foi uma sessão oficial solene e aprovada pela unanimidade dos membros desta Casa. Boa noite a todos.

Está encerrada a presente sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 08 minutos.

 

* * *