http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

31 DE AGOSTO DE 2015

024ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ

 

Presidente: CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Reconhece o talento e a vocação da Polícia Militar. Diz ser uma honra recebê-los nesta Casa. Demonstra sua felicidade em receber jovens estudantes neste Legislativo. Cita a presença dos alunos dos Colégios Benjamin Constant e Imperatriz Leopoldina. Lembra que esta sessão solene já foi presidida anteriormente por outros dois deputados e que começou a sua participação após o convite do Sr. Stefan, diretor do Colégio Benjamin Constant. Discorre sobre os seus laços familiares e de amizade com a comunidade alemã. Informa que a sessão solene do próximo ano já está sendo agendada para a segunda semana de agosto. Anuncia vídeo sobre a Alemanha. Diz que cada foto deste vídeo tem a presença de sua família. Afirma que esta não é uma sessão solene comum. Ressalta que o mesmo mostra na prática o que é conviver com a comunidade alemã. Destaca que os alemães são imprescindíveis para uma comunidade melhor.

 

2 - STEFAN GRAF VON GALEN

Presidente do Colégio Benjamin Constant, agradece a homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser esta a 11ª vez que este evento é realizado. Destaca a necessidade de preservação dos valores e da tradição alemã. Menciona sua tristeza e preocupação com a não continuidade desta tradição, já que, apesar do idioma continuar sendo ensinado nas escolas, a tradição não é mais. Afirma que as novas gerações que mudaram para o Brasil não estão transmitindo os valores desta cultura. Informa que em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que receberam muitos imigrantes alemães, a língua alemã não é mais ensinada. Cita a falta de apoio do setor público e privado. Destaca o grupo formado pelas escolas Porto Seguro, Humboldt e Benjamim Constant com o objetivo de manter as tradições alemãs.

 

3 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Diz que tem a certeza que o Sr. Stefan tem a responsabilidade de fazer crescer a comunidade brasileira e alemã. Agradece o compromisso dele com esta Casa.

 

4 - KLAUS W. LEGE

Presidente da Corporação Alemã em São Paulo, cumprimenta todos os presentes. Agradece a presença de todos nesta sessão solene. Discorre sobre a contribuição alemã no desenvolvimento do Brasil. Destaca características dos alemães como a confiabilidade, meticulosidade, disciplina, entre outros. Cita a realização de trabalho voluntário da instituição, independente de país, origem e religião. Agradece os dirigentes de todas as associações e a deputada Célia Leão.

 

5 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Presta homenagem, com entrega de quadro do Imperador Francisco II para o Colégio Humboldt; e ao Sr. Thomas Böhnke, vice-diretor do currículo bilíngue do Colégio Visconde de Porto Seguro, com entrega de quadro da Imperatriz Leopoldina.

 

6 - MICHAEL PEUSER

Presidente de honra da Associação Católica Kolping, discorre sobre a história da Imperatriz Leopoldina.

 

7 - MATEUS FERNANDES LIMA DE ASSIS

Aluno do Colégio Benjamin Constant, juntamente com Rafaela Moreira Haddad e Lucca Mateus Achterberg dos Santos, mencionam os 191 anos da imigração alemã. Discorrem sobre a chegada dos alemães no Brasil. Destacam a arquitetura alemã de diversos prédios. Afirmam que convivem com a língua, cultura, hábitos e costumes alemães, guardando a Alemanha dentro deles.

 

8 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Elogia os alunos pela coragem de se expor nesta Casa para todos os presentes na sessão solene. Diz ter certeza de que todos estão felizes com este discurso.

 

9 - THABATA PACINI SEGETI

Aluna do Colégio Imperatriz Leopoldina, agradece o convite para participar desta sessão solene. Ressalta a grande quantidade de tempo passado dentro da escola. Cita a influência da escola sobre os mesmos, transmitindo o conhecimento da língua e da cultura alemã. Agradece a escola. Discorre sobre a fundação da escola Imperatriz Leopoldina.

 

10 - HELENA CARDOSO PINTO

Aluna do Colégio Imperatriz Leopoldina, pronuncia-se em língua estrangeira.

 

11 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Ressalta que cabe a cada um de nós a mudança de comportamento de valores para melhorar a sociedade em que vivemos. Destaca a importância de ouvir jovens de colégios alemães. Afirma que o colégio, além de ensinar as matérias tradicionais, ajuda na formação dos alunos. Considera a educação uma prerrogativa da família, mas disse que o colégio tem papel fundamental na formação de seres humanos. Diz estar feliz que parte dos jovens de São Paulo tem educação alemã. Presta homenagem, com entrega de quadro, ao cônsul geral da República Federativa da Alemanha, Sr. Axel Zeidler, na pessoa do Sr. Uwe Heye, cônsul geral adjunto da República Federativa da Alemanha; e a editora do jornal alemão Brasil Post, Sra. Ursula Dormien.

 

12 - UWE HEYE

Cônsul-geral adjunto da República Federativa da Alemanha, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a oportunidade de ter sido convidado para este evento. Diz estar muito feliz em festejar novamente o dia da comunidade alemã. Informa que o cônsul está em uma conferência na Europa e pediu que transmitisse suas lembranças aos convidados presentes. Demonstra sua gratidão aos 40 imigrantes que vieram da Alemanha para São Leopoldo em 1824. Considera valiosa a contribuição deles para o desenvolvimento do Brasil. Afirma que 10% dos brasileiros tem raízes alemãs. Cita as fortes conexões e as parcerias entre os dois países. Ressalta que querem ampliar e consolidar esta colaboração ainda mais. Discorre sobre a visita de Angela Merkel no Brasil, com assinatura de acordos de cooperação, com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países. Menciona cooperação com o estado de São Paulo. Convida a comunidade alemã no Brasil para aprofundar a cooperação entre Brasil e Alemanha. Demonstra sua gratidão pelo engajamento das pessoas nesta cooperação.

 

13 - STEFAN GRAF VON GALEN

Presidente do Colégio Benjamin Constant, presta homenagem, com entrega de quadro da comunidade alemã, a deputada Célia Leão.

 

14 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Agradece a homenagem recebida. Anuncia a apresentação do coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant. Agradece a participação de todos nesta sessão. Destaca a emoção de Ursula Dormien ao receber a homenagem. Demonstra sua alegria em homenagear pessoas em vida. Enaltece o coral do Colégio Benjamin Constant. Considera a Alemanha como um grande legado para todos, como um país que consegue superar qualquer desafio. Diz ser a Alemanha a base propulsora da tecnologia, ecoando para toda a Europa. Reconhece o talento, o compromisso, a grandeza e a responsabilidade dos alemães. Lembra a transformação total pela qual o país passou após a guerra. Informa que o diferencial deste país está em obedecer aquilo que deve ser obedecido. Afirma que os brasileiros têm o coração diferenciado, mas que precisam ter a alma da Alemanha. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores deputados desta Casa, que ficará marcado nos Anais desta noite a participação de todos. Minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo nosso presidente efetivo da Casa, deputado Fernando Capez, que atendeu a uma solicitação desta deputada, com a finalidade de prestar mais do que de forma justa a homenagem à nossa comunidade alemã que se encontra, neste momento, representada neste plenário por diversos das senhoras e senhores presentes, amigos e amigas.

É uma alegria novamente poder recebê-los de forma honrosa, com alegria, com a vontade de, a cada ano que passa, homenageá-los, se pudéssemos faríamos mais de uma vez por ano, mas, certamente, na data comemorativa do dia 25 de julho se faz necessário no nosso coração que seja lembrado por todos os brasileiros e estrangeiros que moram em São Paulo e, de forma muito especial, pelos alemães que optaram por aqui viver com suas famílias, fazer suas vidas e é por isso a grande maior razão da nossa homenagem nesta sessão solene.

Quero transmitir a todos os senhores e senhoras, amigos e amigas, aos jovens e às famílias o abraço fraterno do nosso grande presidente Fernando Capez que não pôde neste momento, fazer a abertura da sessão solene como é de praxe. O deputado Fernando Capez nunca se furta a não só se fazer presente, mas, de fato, se envolver na sessão solene, mas nesta noite ele tinha um compromisso que representava a Assembleia em outro trabalho e não poderia faltar. Então, delegou-me para deixar aqui um abraço e dizer que esta Casa é, literalmente, dos senhores e senhoras.

Este espaço que já faz parte não só da nossa cultura, não só dos Anais da Casa, dos históricos que ficaram para sempre, mas já faz parte pela amizade que ao longo desses anos nos uniu e nos une nesta grande festividade.

E eu pediria agora, para ficar registrado, para que eu possa levar, de forma carinhosa e agradecendo a amizade e o trabalho sério que o deputado Fernando Capez faz nesta Casa, eu pediria uma salva de palmas para o deputado e presidente desta Casa Fernando Capez neste momento, para que fique registrado.

Por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

Muito obrigada. Quero comunicar ainda que a nossa sessão solene não se faz somente neste belo plenário, que para mim é um lindo espaço, fisicamente falando. Eu gosto muito deste plenário, pois é aqui, neste espaço em que as grandes causas do Brasil, vistas por São Paulo, são debatidas; mas, mais do que isto, aqui neste plenário, muitos dos nossos projetos, pensando em diversos temas, são debatidos e aprovados para ajudar e organizar o nosso Estado de São Paulo, então, este plenário, para mim, é diferenciado.

Mas, a nossa sessão solene extrapola este grande plenário: quero comunicar a todos que ela está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, hoje, dia 31 de agosto; será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 5, às 21h; será transmitido pela TV NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 66 analógico, e pelo canal 185 digital; e ainda pela TV aberta, canal 61.2. Significa dizer que com isto nós, com certeza, estamos chegando a milhares e milhares de lares, de pessoas e de internautas que estarão conhecendo, de perto, o que significa a nossa comunidade alemã.

Então, antes do nosso “Hino Nacional”, quero, de fato, já por primeira vez, deverei fazê-lo diversas vezes pela alegria que tenho no coração, agradecer a presença de todos.

Vamos compor a nossa Mesa solene. Quero chamar, com muita honra e muita alegria a ele, que tem feito este papel mais de uma vez, pelo menos comigo ou nos eventos em que eu estou. Eu faço um carinho e brinco muito com o nosso cônsul-geral adjunto, dizendo que ele está muito bem representando o nosso cônsul-geral, que não está no Brasil neste momento, por conta de um trabalho fora, mas que todas as vezes que eu vejo o nosso querido Sr. Uwe Heye, que está aqui conosco. Eu digo que o cônsul- geral corre grande risco, porque ele faz o papel muito bem, de forma exemplar. Então, eu queria receber com uma salva de palmas o cônsul-geral adjunto da República Federativa da Alemanha e a sua querida esposa Cherokee, que já se encontram neste plenário. (Palmas.)

Podemos aplaudir, afinal de contas ele é a própria Alemanha hoje neste recinto. Muito obrigada, cônsul. Por favor, seja bem-vindo mais uma vez a esta Casa. (Palmas.)

Ele me contava antes do início da sessão que já é a quinta ou sexta vez que vem aqui nesta Assembleia, então está aqui conosco, mais uma vez.

Queria convidar também o Sr. Klaus Lege, por favor, com uma salva de palmas, presidente da Corporação Alemã aqui no nosso estado de São Paulo, na nossa Cidade de São Paulo. (Palmas.)

Muito obrigada, Sr. Lege, seja bem-vindo mais uma vez a este plenário, a esta Casa.

Queria convidar com muita alegria também ele que é uma das, não diria o único, certamente que em uma sessão solene como esta, contamos com muitas almas e corações competentes, mas, sem sombra de dúvida, se nós somos o corpo, ele é, literalmente, a alma desta sessão solene. Então, com muita alegria, uma salva de palmas para nós recebermos o Sr. Stefan Graf Von Galen, presidente do colégio Benjamin Constant, e o grande responsável por esta noite maravilhosa. Muito obrigada nosso querido Stefan, presidente do Colégio Benjamin Constant. Seja bem-vindo! (Palmas.)

Queria além de registrar mais uma vez a presença da Sra. Cherokee, que é a nossa primeira-dama da noite, nesta noite. Queria também registrar e convidar para compor a nossa Mesa dos trabalhos, uma mulher que também tem feito a diferença com o seu trabalho. Ela é editora do jornal alemão “Brasil Post” e, com muita honra, convidar a Sra. Ursula Dormien. Por favor, esteja conosco aqui, na nossa Mesa dos trabalhos. Uma salva de palmas à Sra. Ursula. Muito obrigada pela presença. (Palmas.)

Antes de nós nos abrilhantarmos não só com os nossos hinos e também com a presença da nossa Polícia Militar, eu queria fazer um registro dos nossos amigos e grandes líderes desta comunidade que se fazem presentes nesta noite. Queria registrar a presença do Sr. Stefan Nemetz, que é o vice-cônsul comercial da Áustria, que está conosco; o Sr. Thomas Böhnke, vice-diretor do currículo bilíngue do Colégio Visconde Porto Seguro; do Sr. Udine Verardi, representando o deputado Salim Curiati. Muito obrigada, um abraço ao deputado Salim Curiati. Sr. Michael Peuser, presidente de honra da Associação Católica Kolping, obrigada pela presença. Uma salva de palmas a essas lideranças também, que estão abrilhantando a nossa sessão solene. Muito obrigada. (Palmas.)

Queria agora convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Alemão” e, em seguida, o “Hino Nacional Brasileiro”, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Villas Boas.

 

* * *

 

- É feita a execução do “Hino Nacional Alemão” e do “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada ao nosso subtenente Villas Boas. Podem aplaudir. Aplaudimos a Banda da Polícia Militar e o “Hino Nacional Alemão” e o nosso “Hino Nacional Brasileiro”. (Palmas.)

Muito obrigada a todos os policiais. Para nós é sempre uma honra recebê-los aqui na Casa e temos feito isso diversas vezes, e poder ouvir, onde a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que obviamente tem um papel na segurança, mas, da mesma forma que tem esse papel, que não é uma tarefa fácil, tem também homens e mulheres que através do seu canto, através do seu dom, através da sua música, mostram o verdadeiro papel dos homens e mulheres na Polícia Militar. Muito obrigada, regente. Esta Casa é do senhor e de toda a Banda da Polícia Militar. Muito obrigada. Podemos aplaudir. Obrigada, obrigada mesmo, de coração. (Palmas.)

Eu costumo dizer, regente, que alguém neste Estado de São Paulo, pode existir algum brasileiro ou estrangeiro aqui no Estado de São Paulo que defenda a Polícia Militar igual a mim, mas mais do que eu, não vai existir não, porque nós reconhecemos o talento, a vocação, a responsabilidade e grandeza desta corporação com mais de cem mil homens e mulheres que cuidam do nosso Estado. Então é uma honra, de fato, recebê-los aqui. Muito obrigada por abrilhantar esta noite, muito obrigada. E eu fico feliz de a Polícia ser aplaudida, fico muito feliz mesmo, de coração. (Palmas.)

Dando continuidade a esta nossa festa, quero dizer, antes de passar a palavra aqui aos nossos oradores da noite, dizer àqueles que estão aqui pela primeira vez, aos nossos estudantes, aos nossos alunos, dizer que fico muito feliz de ver a plateia literalmente recheada por jovens estudantes.

Esta noite nós temos aqui alunos do Benjamin Constant e do Colégio Imperatriz Leopoldina.

Quero dizer que é uma alegria ver os alunos dos colégios. Isso, podem ficar felizes porque nós também estamos. Podem dar tchau, podem sair na televisão, porque a noite é de festa e a noite é de todos nós, principalmente dos jovens estudantes e de colégios da comunidade alemã.

A todos os senhores e senhoras, eu queria somente fazer uma fala muito rápida neste início, para dizer que de longe eu pensava ou sonhava em algum momento da minha vida, quero dizer, nem me passou na minha agenda que em algum momento da minha vida eu pudesse participar de uma solenidade como esta, mas mais do que isso, presidir uma sessão solene dessa magnitude, dessa natureza e com essa pujança que nós, nós todos, quando digo nós, não só eu na Presidência, nós todos fazemos nesta noite de sessão solene.

Na verdade, tudo começou comigo quando o nosso querido Stefan, como eu o chamo, hoje um grande amigo, nosso diretor do Colégio Benjamin Constant, nos procurou; e antes da nossa participação outros dois deputados tiveram a sensibilidade, a grandeza, e a inteligência de fazer essas homenagens anualmente.

Depois, por razões de cada um deles esta sessão não foi mais presidida por eles, até que eu fui convidada a fazer pela primeira vez. E confesso que a primeira vez eu vim com alegria porque tudo o que eu faço na minha vida, independente de fazer sempre ou pela primeira vez, eu faço com alegria, com vontade e com disposição, mas eu vim sem saber muito o que eu encontraria ou quem eu encontraria.

Não para surpresa, porque dos alemães a gente não pode esperar diferente, mas, para alegria minha eu encontrei amigos. Pessoas grandiosas no seu talento, pessoas grandiosas no seu currículo, pessoas grandiosas no seu dia a dia, na sua história, na sua família, no seu trabalho, mas tão grandiosas que eram pessoas, e são, pessoas simples. E estas pessoas que são vocês, me permitam assim chamá-los, me deixaram desde aquele primeiro momento muito à vontade e, de lá para a frente, embora eu já tenha uma relação com a comunidade alemã até por laços familiares e hoje laços de sangue com os meus filhos, na verdade, eu encontrei em cada um de vocês um pedacinho de uma grande amizade.

E acabou ficando que, cada vez que termina esta sessão solene, mais ou menos como acontece no carnaval brasileiro, nos grandes desfiles das escolas de samba tanto no Rio de Janeiro quanto aqui em São Paulo, quando se termina a escola de samba, a última escola a desfilar, já se começa a pensar no carnaval do próximo ano, até para organizar tudo, porque não é uma tarefa tão fácil, é uma tarefa tão bela.

Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa: assim que nós terminamos a sessão solene do ano passado, já vinha - não é assim Stefan? -, no nosso coração a data e a vontade de fazer a próxima sessão solene. E já desta feita, cônsul, nós já marcamos que no ano que vem não será nesta data, ou melhor, não será na última semana de agosto. Nós já estamos marcando aqui na Assembleia, junto com a Secretaria, que seja na segunda semana de setembro, não é? De agosto, na segunda semana de agosto, para não coincidir com esta reunião que nós temos anualmente, acho que é na Suíça que acontece. Em Berlim, na Alemanha mesmo, que acontece anualmente. Mas quero dizer uma coisa: só aceitamos fazer na segunda semana de agosto se o senhor estiver presente, mesmo que não representando o cônsul, mas é obrigatória a presença do senhor.

Então nós já estamos organizando a nossa próxima data para não ter nenhuma dúvida no chamamento dos convidados e para que ninguém falte, tal é a nossa vontade com que a gente realiza esta sessão.

Nós vamos agora, antes de passar a palavra aos nossos convidados, nós vamos apresentar um vídeo feito com muita simplicidade, como são vocês, com muito carinho para de forma rápida, lúdica e verdadeira, nos reapresentar para cada um de nós que já conhecemos de alguma forma, nos reapresentar o que significa a nossa querida, linda e grandiosa Alemanha. Por favor.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Foi um prazer conhecer a sua cultura. Podem ter certeza de que estas imagens não são imagens retiradas, e não teria nenhum problema se fosse, de revistas ou do Google, ou de onde fosse, mas estas imagens, todas elas, sem exceção, de forma certamente amadora, mas o amadorismo é só na hora da foto e do vídeo, porque foi de forma “muito profissional” o compromisso que nós tivemos em resgatar um pouquinho destas fotos, um pouquinho dessa história porque em cada pedacinho ali tem um momento da minha família, um momento do nosso aprendizado, do nosso reconhecimento da importância do que significa a Alemanha não só na nossa vida, na minha, da minha família, mas na de cada um dos senhores e senhoras.

Então nós fizemos este vídeo, Stefan, exatamente para trazer a vocês que não é uma sessão solene comum, uma sessão solene marcada com data e hora para acontecer, começa e termina, e cada um volta para sua casa; é uma sessão solene onde tem um coração e onde tem um coração tem uma alma, e onde tem uma alma e um coração tem vida, e onde tem vida se tem responsabilidade e respeito.

Então para nós, de fato, ver a foto do meu filho, do meu marido, onde eu pude presenciar alguns momentos, poder compartilhar de fato, de verdade e na prática, o que significa para mim, para São Paulo, para o Brasil, e para o mundo, termos a possibilidade de conviver com a comunidade alemã de alguma forma.

Vocês não são importantes, eu diria, eu digo, eu arrisco a dizer como verdade absoluta que vocês são imprescindíveis para nós fazermos uma sociedade mundial melhor e é por isso que a gente faz esta sessão solene com muita alegria. Muita alegria mesmo.

Então agora eu quero agradecer a salva de palmas pelo vídeo. Tenham a certeza de que foi feito com muito amor, e tem a ver com o Stefan também e é para ele, o nosso querido presidente e diretor do Colégio Benjamin Constant, que eu convido para fazer uso da nossa tribuna de honra, por favor.

Uma salva de palmas ao nosso diretor Stefan Graf Von Galen. (Palmas.)

Pode aplaudir, pode! Imagina se não! Só não sei se vai ter um ponto a mais na média da nota, mas pode aplaudir. (Risos)

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN - Querida Célia, pelas fotos eu já percebi que eu estava sendo diretamente, indiretamente homenageado. Diretamente? Certo. Porque na época você me pediu uma ajudazinha para o seu filho lá em Münster; consegui uma moradia, ajudei não tanto quanto eu queria, mas acho que ele gostou. Münster é a cidade natal do meu pai, da minha família, então me emocionou bastante isso aí.

Muito, muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao nosso querido diretor Stefan. (Palmas.)

E não foi mais ou menos, foi tudo. Em tudo que ajudou, ajudou muito e nós reconhecemos para sempre.

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN - Prezada deputada e amiga Célia Leão; prezado Sr. Heye, cônsul-geral adjunto da República Federal da Alemanha neste ato representando o cônsul-geral, Sr. Axel Zeidler; prezado Sr. Lege, presidente da Corporação Alemã do Estado de São Paulo; prezadas senhoras e senhores: pela décima primeira vez estamos promovendo este evento para comemorarmos o Dia da Comunidade Alemã e a sua imigração para o Brasil há 191 anos.

Este ano não vou falar sobre a imigração, e sim sobre a preservação dos valores, ou seja: a língua, cultura e tradição alemã que os nossos antepassados trouxeram para cá e nos deixaram como herança.

Eu tenho, nestas últimas três décadas, me envolvido muito com este tema, principalmente através do Colégio Benjamin Constant, e constatado, com muita tristeza e preocupação, que a preservação e continuidade deste trio - língua, cultura e tradição - está se perdendo. A língua nem tanto, pois o Benjamin Constant, como os outros colégios alemães e o Instituto Goethe continuam a ensinar o idioma alemão, mas quanto à cultura e à tradição não se pode dizer o mesmo.

Com o passar das décadas, as gerações que imigraram para o Brasil nos deixaram um legado que não foi passado para as gerações seguintes; lógico, sempre tendo algumas exceções, como é o caso da cidade de Pomerode.

No sul do país, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que receberam, predominantemente, imigrantes alemães e italianos, tem se notado isso, pois, nos lugarejos, e eu sou testemunha disto, onde a geração mais velha que ainda falava o alemão já não mais está presente e o idioma está morrendo, pois nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, a língua não é mais lecionada. Com muita tristeza, constatei que nem é pela falta de interesse da população, mas sim pela falta de apoio do setor público e privado.

Não é promovendo uma festa alemã que se resgata este trio, mas sim falando, ensinando o idioma juntamente com a preservação da cultura e tradição que são a base de tudo. É preciso que tenhamos consciência sobre o dito acima antes que seja tarde, antes que a pouca base ainda existente também desapareça.

Por iniciativa dos colégios Porto Seguro, Humboldt e Benjamin Constant, foi formado um grupo de trabalho para estudar e viabilizar um centro de formação de professores de alemão, pois está sendo previsto uma escassez dos mesmos para os próximos anos, sendo que as escolas alemãs não podem ficar reféns dos professores vindos da Alemanha, que por diversos motivos estão vindo em menor número nos últimos anos, e a tendência é diminuir mais ainda.

Juntaram-se ao convite com este grupo de trabalho os colégios Imperatriz Leopoldina de São Paulo; Colégio Dona Imperatriz Leopoldina de Entre Rios, no Paraná; Colégio Alemão de Curitiba; colégios Cruzeiro e Corcovado, ambos do Rio de Janeiro.

Além, é claro, do ensino da língua alemã, também pretende-se cultuar a tradição e cultura alemã às gerações mais novas.

O apoio do setor privado do alemão aqui de São Paulo, seja diretamente ou através da Câmara de Comércio, com certeza será bem-vindo e é de suma importância, pois, quem irá aproveitar este trabalho, contratando jovens dominando o idioma alemão, serão elas.

Com isto queremos garantir a continuidade do ensino do idioma alemão e também preservar o legado que os nossos pais, avós e bisavós nos deixaram.

Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, nosso querido Stefan, por suas palavras; mais do que isso, por seu compromisso, não só com a comunidade alemã, diretor que é de um colégio importante, mas por seu compromisso em unir essas duas comunidades.

A vida, a família e o trabalho de quem conhece o nosso querido diretor Stefan, mostram na prática e não só na retórica. Eu, que já o conheço há alguns anos e travamos uma bela amizade de confiança, trabalho e companheirismo, quero dizer que tenham a certeza, vocês do colégio, alunos, professores e funcionários, que têm alguém com responsabilidade suficiente para fazer crescer a nossa sociedade brasileira e a nossa sociedade alemã no Brasil.

Muito obrigada mesmo pelo seu empenho, pelo seu trabalho, por seu compromisso, sobretudo aqui com a nossa Assembleia.

Uma salva de palmas ao professor Stefan. (Palmas.)

Eu queria agora, convidar com esta mesma alegria o Doutor Klaus Lege, que é o nosso presidente da Corporação Alemã aqui em São Paulo, para também trazer o seu sentimento através das suas palavras. Querido doutor Klaus, mais uma vez obrigada por seu trabalho e por sua presença aqui entre todos nós.

 

O SR. KLAUS W. LEGE - Nobre Deputada do Estado de São Paulo, excelentíssima Sra. Célia Leão; senhor cônsul-geral adjunto da Alemanha, Uwe Heye; agora eu me declinei para ele; caros membros da aliança das instituições de língua alemã em São Paulo; caros estudantes, alunas e alunos aqui presentes; senhoras e senhores: “Guten Abend.

Em nome da aliança das instituições de língua alemã em São Paulo, agradeço a presença de todos nesta 11ª Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A contribuição alemã para o desenvolvimento do Brasil consiste em uma história de conhecidos homens e mulheres originários de países de língua alemã que desbravaram regiões até então desconhecidas, agindo com diligência e perseverança; que colonizaram e pesquisaram, fazendo ainda hoje e certamente continuarão fazendo no futuro.

Esses grandes homens e mulheres, brasileiros em sua maioria, estavam e ainda continuam envolvidos, de alguma forma, em associações de língua alemã ou desta origem, como escolas, clubes esportivos, institutos culturais, congregações religiosas, etc.

Essas associações de língua alemã realizam projetos com recursos muito limitados e com grande dedicação pessoal de seus associados. Longe de seus países de origem, eles têm conservado suas características positivas, as que são geralmente peculiares aos alemães no sentido mais amplo, tais como confiabilidade, meticulosidade e pontualidade, bem como capacidade de organização, consciência da qualidade e disciplina.

As associações unidas na aliança das instituições de língua alemã em São Paulo se baseiam no trabalho honorário de seus dirigentes, independentemente do país de origem e da religião. Elas vivem da criatividade e iniciativas de seus membros, os quais exercem suas atividades com o seu valioso tempo e o seu próprio dinheiro, de forma absolutamente transparente. Esse trabalho das Associações de língua alemã é também uma contribuição para a simpatia e imagem positiva da Alemanha e também da Áustria, bem como da Suíça.

Em uma última análise, isso também promove exportações, investimentos, competições esportivas e eventos culturais, bem como turismo e produz uma imagem positiva, sustentada por povos da Europa Central que deram seu lugar permanente ao fogo, à luz que uma vez veio do oriente.

E por isso é muito importante preservar na razão social das instituições, respectivamente das associações, o nome do país de origem, mesmo sendo vínculo remoto. Não somente é obrigação nossa preservar as fantásticas realizações de nossos antepassados, mas também honrá-las. É muito importante dar sempre vida aos valores e virtudes, bem como às tradições culturais orientadas para resultados, isso tudo para a responsabilidade social e a sustentabilidade. Esses valores e virtudes independem da língua na qual são ensinados ou usados. A língua falada, seja alemão, português, latim ou hebraico, não é decisiva para o futuro e nem pode influenciar ou afetar o nosso orgulho.

Deixem-me terminar agradecendo a todos os dirigentes de todas as associações unidas na aliança pelo seu trabalho no último ano. Gostaria de incluir expressamente neste agradecimento a senhora Ursula Dormien, minha antecessora no cargo de porta-voz das instituições de língua alemã em São Paulo.

E, finalmente, nossos sinceros agradecimentos à deputada Célia Leão; ao cônsul-geral adjunto da Alemanha, Uwe Heye, que sempre nos ajuda e apoia; ao Stefan Graf Von Galen que preparou, da nossa parte, esta sessão solene; ao Michael Peuser, que entregará ainda hoje dois quadros mostrando a importantíssima história do Brasil e a todos os outros que prepararam esta sessão solene, bem como os nossos cordiais agradecimentos aos benfeitores que contribuem para o sucesso desta festividade. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Nós é que agradecemos as palavras, a presença, a participação do Sr. Lege, muito obrigada. Tenha a certeza de que esta sessão solene não poderia ser realizada sem a figura do senhor aqui conosco, saiba que é a pura verdade. Não é só carinho, que também tem uma dose de carinho obviamente, e amizade.

Dando sequência a nossa sessão, nós agora estamos com muita alegria ao entregar uma homenagem, eu ia usar o termo uma simples homenagem, mas eu não arriscaria a dizer que é uma simples homenagem, é uma homenagem grande e importante, não por quem vai entregar este quadro, mas pela simbologia, como já foi dito aqui, do momento.

Então nós queríamos convidar agora o Sr. Thomas Böhnke, vice-diretor do Colégio Visconde Porto Seguro, que venha até nós aqui receber, neste momento, das mãos do Sr. Lege, do Sr. Stefan junto conosco, é um quadro, para ser colocado, lembrado da nossa história, da nossa luta, dos nossos problemas e também das nossas vitórias, da imperatriz Leopoldina. Por favor, professor Thomas.

Venha receber este quadro, neste momento. Por favor, que a assessoria faça as vezes, o apoio à imprensa. A foto oficial. E a entrega do quadro da imperatriz Leopoldina ao Sr. Thomas Böhnke, que é o nosso vice-diretor do currículo bilíngue do Colégio Visconde Porto Seguro. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Receba esta homenagem, receba este quadro para ser colocado da maneira que melhor convier ao colégio e àqueles que poderão conhecer de perto esse pedacinho da nossa história. Muito bem.

 

O SR. MICHAEL PEUSER - Excelentíssima deputada estadual dona Célia Leão; excelentíssimo senhor cônsul-geral Uwe Heye; prezados e ilustres convidados participantes do Dia do Alemão aqui na Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo, esta data magna e festiva não pode passar sem a lembrança da mais alta personalidade da história do Brasil em relação a Alemanha: trata-se da imperatriz do império do Brasil, dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, da Casa de Habsburgo-Lorena.

Nascida em 22 de janeiro de 1797, em Viena, como filha do último imperador do império Sacro Romano da nação germânica, Francisco II, coroado em 1792, em Frankfurt.

Este império durou 1006 anos, de Carlos Magno, do ano 800, a Francisco II do ano 1806. E uma homenagem do imperador Francisco II, pai da imperatriz Leopoldina, o grande músico, Haydn, compôs a melodia do atual “Hino Nacional da Alemanha”, que escutamos hoje, aqui.

O pai da dona Leopoldina tornou-se, no ano de 1804, também, o primeiro imperador da Áustria, como Francisco I. Leopoldina casou-se em 13 de maio de 1817 com o príncipe herdeiro do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, D. Pedro.

Durante a ausência de D. Pedro, Leopoldina, como princesa regente, revestida com todos os poderes consensuais, decretou no dia 2 de setembro de 1822, a Independência do Brasil e tornou-se, assim, a primeira governante do Brasil independente até o retorno de D. Pedro.

Ainda como princesa regente, contratou o inglês Lorde Cochrane, realizador da grande frota do Brasil, com o qual o Império do Brasil conseguiu manter a unidade do território nacional.

Convidou muitos cientistas e agricultores da Europa para o Brasil e assim a Terra da Santa Cruz ganhou novos horizontes.

Dona Leopoldina é mãe do imperador D. Pedro II, que reinou quase 50 anos no Brasil. Foi cunhada do imperador Napoleão Bonaparte I, e mãe da Rainha Maria da Glória de Portugal, assim como avó da princesa Isabel, D. Isabel I, imperatriz e defensora perpétua do Brasil, a qual como princesa regente sancionou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, libertando os escravos. Hoje a princesa Isabel está em processo de beatificação no Vaticano.

A feliz união das Casas de Bragança de Portugal, verde, e Habsburgo-Lorena da Alemanha, amarela, deu origem às cores básicas da Bandeira Nacional por sugestão do rei Dom João VI, pai de Dom Pedro.

A imperatriz Leopoldina faleceu aos 29 anos, e está sepultada no Monumento da Independência, no Ipiranga, em São Paulo. Em homenagem a esta tão importante personalidade da história do Brasil, cada ano uma entidade alemã do Brasil receberá um quadro da imperatriz Leopoldina, para reforçar a memória dessa grande patriota brasileira e mãe da Independência do Brasil.

Tenho grande prazer em entregar hoje este quadro, em nome das comunidades da língua alemã de São Paulo, ao representante do Colégio Visconde de Porto Seguro.

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas. (Palmas.)

Agradecemos ao Sr. Michael Peuser, por favor, pela entrega do quadro, pelas palavras aqui proferidas neste momento.

E leve este quadro, professor Thomas, de forma a ficar guardado e sempre resgatado um pouco da nossa história.

E mais uma vez, obrigada ao Sr. Michael Peuser, que é o nosso presidente de honra da Associação Católica Kolping.

Uma salva de palmas ao Sr. Michael, por favor. (Palmas.)

 

O SR. MICHAEL PEUSER - Conforme a nossa tradição a entidade alemã que recebeu, no ano passado, o quadro da imperatriz Leopoldina, receberá, no ano seguinte, o quadro do imperador Francisco II, pai da imperatriz Leopoldina.

Com grande prazer que eu entrego agora ao representante do Colégio Humboldt, o quadro do imperador Francisco II. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - E quem recebe os quadros para depois levar ao Colégio Humboldt é o nosso cônsul, com muita honra, o Sr. Uwe Heye, que recebe esta grande homenagem para que seja guardado e rememorado a cada instante no Colégio Humboldt este pedaço desta nossa noite, desta sessão solene.

Uma salva de palmas ao Colégio Humboldt, ao diretor, aos professores, aos funcionários e alunos daquela unidade. (Palmas.)

Muito obrigada mais uma vez ao nosso vice-cônsul, que recebe esta homenagem, ao nosso querido doutor Lege, nosso querido diretor Stefan, nosso querido Michael Peuser, que fizeram, neste momento, a entrega dessas duas grandes homenagens.

O quadro do imperador Francisco II e o quadro da imperatriz Leopoldina.

Muito obrigada, uma salva de palmas a ambos os colégios e à homenagem feita. (Palmas.)

Dando sequência agora a nossa noite, a nossa sessão, esta Presidência gostaria ainda de registrar a presença do vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil- Alemanha, Sr. Thomas Timm. Muito obrigada pela presença e representatividade nesta noite.

Gostaríamos agora de convidar com muita alegria os nossos alunos: a Rafaela Moreira Haddad, junto com o Mateus Fernandes Lima de Assis e Lucca Mateus dos Santos, do Colégio Benjamin Constant que nesta noite, de forma diferenciada, usando o microfone, por favor, que a sua assessoria os conduza até o microfone principal da Assembleia, podem vir, por favor.

Os nossos alunos, com uma salva de palmas, a Rafaela Moreira Haddad, Mateus Fernandes Lima de Assis e Lucca Mateus Achterberg dos Santos. (Palmas.)

Por favor, se dirijam até a tribuna da Assembleia, do plenário, para que possam transformar em palavras o sentimento que cada um traz nesta noite com relação com a comunidade alemã.

O que é a primeira vez, nestes onze anos de sessão solene nesta Casa, é a primeira vez que alunos de uma unidade estudantil alemã fazem parte também dos registros dos Anais da Casa com a sua fala.

Fiquem muito à vontade, a tribuna é de Vossas Excelências.

 

O SR. MATEUS FERNANDES LIMA DE ASSIS - Prezada deputada Sra. Célia Leão; prezado cônsul-geral adjunto da República Federal da Alemanha, Sr. Uwe Heye; prezado presidente da Corporação Alemã, Sr. Klaus W. Lege; e prezado presidente do Colégio Benjamin Constant, Sr. Stefan Graf von Galen. Senhoras e senhores, “guten abend, boa noite.

Neste ano, se comemoram 191 anos de imigração alemã no Brasil. Os quase dois séculos de influência germânica legaram muitos benefícios em diversos setores do nosso país. Entretanto, uma área de influência desse movimento é muitas vezes ignorada: a área cultural.

Desde o início, em 1824, ao desembarcarem em São Leopoldo, os 39 colonos não abriram mão de sua cultura. Trouxeram com eles, além da dança, cerveja e linguiça de porco, a religião luterana, que três quatros dos imigrantes professavam.

Naquela época, por conta da falta de pastores, encontrou-se dificuldade em manter a fé. A ausência dessa figura ocasionava transtornos na hora de realizar casamentos, por exemplo, e por essa razão os imigrantes tiveram de encontrar alternativas e; em 1830 têm-se a primeira criação dos contratos civis e matrimoniais para a confirmação de uma união.

 

O SR. LUCCA MATEUS ACHTERBERG DOS SANTOS - A iniciativa, mesmo informal, foi pioneira de uma instituição que aconteceria no Brasil somente em 1890.

E a herança não para por aí. A arquitetura também guarda raízes, mesmo que de forma velada: construções importantes de nosso país como a Catedral da Sé, o Palácio do Catete e os famosos Vitrais do Mercado Municipal foram feitos por alemães. Isso é só uma ínfima parte da influência alemã exercida em nosso país.

Sobretudo para nós, alunos do Colégio Benjamin Constant, o traço alemão mais forte está em nossa formação.

Conviver com língua e cultura alemãs proporcionou-nos um maior crescimento como ser humano. Essa imersão a qual fomos submetidos, isto é, essa vivência de hábitos e costumes, vai muito além de canções e palavras específicas.

 

A SRA. RAFAELA MOREIRA HADDAD - Com toda certeza, podemos dizer que guardamos um pouco da Alemanha dentro de nós. O que era se não o desejo daqueles que tiveram o ímpeto de espalhar suas sementes em um novo mundo, e sim, elas germinaram, não apenas pelas possibilidades que nos são abertas através da educação e língua, mas porque muito do que somos hoje devemos aos pioneiros que, mesmo em meio a dificuldades, levaram as escolas alemãs adiante e passaram aos seus descendentes os valores de um povo que mesmo distante de sua terra natal soube preservar suas origens e plantar suas sementes. Fortalecer suas raízes e colher seus frutos como nós. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas para Rafaela Moreira Haddad; Mateus Fernandes Lima de Assis, e Lucca Mateus Achterberg dos Santos. São alunos do Colégio Benjamin Constant, muito obrigada pela presença de vocês, mais do que isso, pela fala de vocês, mais do que isso, pelo texto que vocês organizaram trazendo de forma sintética e inteligente um pouco da história e da importância que a comunidade alemã faz e tem, não só no nosso pais, mas como eu disse no início da nossa Sessão, por onde possa passar, conviver ou viver.

Certamente vocês são jovens diferenciados e quiçá nós tivéssemos os nossos jovens brasileiros com essa formação, com essa cultura, com essa possibilidade, com esse conhecimento.

E dizer que chegar à tribuna da Assembleia me reportou muitos anos passados, quando cheguei pela primeira vez aqui. Senti em vocês a mesma emoção, e ainda sinto até hoje, mas a mesma emoção com um pouquinho de tremedeira na hora de chegar ao microfone.

Mas é esse o diferencial que traz em cada um de nós quando alguma coisa, de fato, é importante para nós. A emoção nos toca, nos motiva, nos movimenta, ela nos diferencia, então é muito importante. Quando eu os chamei de Vossas Excelências não foi só uma forma carinhosa, foi uma forma verdadeira porque é preciso ter coragem na nossa vida, e vocês são jovens estudantes e precisam ser homens e mulheres de coragem, para crescer.

Crescer não é só o tempo que passa e nós crescemos. Crescer é nós enfrentarmos aquilo que muitas vezes pode nos parecer diferente, às vezes até temeroso, e vocês vieram à Assembleia que é um espaço que para mim, como eu disse, é um espaço muito honrado, muito bonito e dentro da Assembleia foram escolhidos para fazer parte desta sessão solene com a voz e com o coração e, mais do que isso, tiveram a coragem de chegar até aí e expor de maneira clara e bonita para todos nós.

Tenho certeza, não sei se os familiares estão aqui, se os pais estão aqui, mas o colégio aqui está, o diretor aqui está, mas tenho certeza que todos nós estamos muito felizes por tudo isso. Vocês são um pedacinho daquilo que o Colégio Benjamin Constant tem produzido para o Brasil, através de São Paulo.

Muito obrigado, uma salva de palmas a eles. E continuem nessa caminhada, que é o seu caminho correto de alegria. Muito obrigada. (Palmas.)

Queremos chamar ainda, eu falei que esta sessão ia ser diferente, em nenhuma das outras sessões nós tivemos essa oportunidade, e nesta noite temos duas grandes possibilidades.

Queria chamar aqui também, com a mesma alegria, com o mesmo entusiasmo as nossas alunas do Colégio Imperatriz Leopoldina, nossa querida Thabata Pacini Segeti e a Helena Cardoso Pinto, por favor, que venham também até a tribuna para transformarem em palavras o sentimento que vocês têm em relação ao colégio e também com relação à comunidade alemã, uma vez que estamos comemorando dia 25 de julho, Dia da Comunidade Alemã aqui no Brasil.

Por favor, uma salva de palmas à Thabata e à Helena, nossas alunas do Colégio Imperatriz Leopoldina.

Muito obrigada. (Palmas.)

Vocês também são Vossas Excelências.

 

A SRA. THABATA PACINI SEGETI - Prezada deputada Célia Leão; prezados representantes da comunidade alemã primeiramente, agradecemos o convite para participarmos desta sessão solene.

Os jovens estudantes passam, aproximadamente, seis horas e meia, durante, aproximadamente, 13 anos na escola e, destes, cinco coincidem com a parte da adolescência, período no qual ocorre a construção da identidade pessoal, considerado, talvez, o processo mais importante desta fase.

Constituir uma identidade implica em construir o futuro, eleger valores e crenças, e a partir do momento em que boa parte desta fase é passada dentro da escola, podemos concluir que há uma grande influência desta na vida de todos os jovens.

Passei o início da minha adolescência e ainda passo no Colégio Imperatriz Leopoldina, onde estudo desde os meus 8 anos. Essa experiência me proporcionou conhecer a cultura alemã e aprender essa língua, fator que tem me oferecido cada vez mais oportunidades e experiências positivas.

A política educacional da escola, que destinou os jovens adolescentes para o turno vespertino, tem me ajudo bastante, pois, como já se provou cientificamente, o aproveitamento é bem melhor neste horário.

Hoje, a cada dia que passa, mais me identifico com a escola e a cada instante descubro algo novo sobre mim, como gostos, desgostos, convicções e até mesmo inseguranças, o que me dá mais certeza de que se estudasse em outra instituição eu seria uma pessoa totalmente diferente e não sei se gostaria dessa outra pessoa. Desta forma, agradeço muito minha escola por essa parcela de responsabilidade da formação da minha personalidade.

Eu faço parte desta escola há sete anos, mas ela já completou 92. E para mostrar um pouco desta maravilha educacional conto um pouco de sua história: ela foi fundada por imigrantes alemães que moravam na zona norte e sentiam falta de uma escola alemã, que só havia do outro lado da cidade, o que se transformava em um transtorno em dias de chuva, quando a travessia de um lado para o outro se tornava impossível.

Desta forma, fundou-se a Humboldt, a Escola de Humboldt, que não se localizava no mesmo local de hoje. Com o crescimento do número de alunos foi necessário mudar a sua localização.

Com a ajuda de doações e a colaborações de imigrantes foi constituído o Externato Humboldt, nome escolhido para homenagear um imigrante alemão, cujo nome já fora homenageado na rua da construção do colégio.

Os diretores, no entanto, continuaram a buscar um nome que mostrasse força e tivesse feito algo importante para o Brasil. Pensaram então na imperatriz Leopoldina, que influenciou muito no processo da Independência, além de ter sido a idealizadora da bandeira do Brasil com as cores verde e amarelo e, por isso, o nome da escola hoje é Colégio Imperatriz Leopoldina.

Estudar no CIL é uma realização não única exclusiva minha, mas uma realização familiar, uma vez que minha trisavó paterna era alemã, fugitiva da Primeira Guerra, que gerou um desejo em meu pai de educar a mim e também a minha irmã com base na cultura alemã, portanto agradeço aos meus pais pelo incentivo, agradeço ao meu colégio por estar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, representada pela deputada Célia Leão que oferece este convite a todos nós.

Desejo a todos um feliz Dia da Comunidade Alemã no Brasil. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, parabéns. Uma salva de palmas. É a Thabata, ? Muito obrigada, Thabata. Por favor.

 

A SRA. HELENA CARDOSO PINTO - Prezadas senhoras e prezados senhores, boa noite. Eu solicito permissão para a leitura em alemão.

 

* * *

 

- É feita leitura em idioma alemão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, Helena. Eu tive que fazer uma cola aqui com o Sr. Stefan e também com o nosso cônsul-geral adjunto, o Sr. Heye, para poder saber, entender um pouco do que você contava e ambos me reportavam sobre a história do colégio.

É de verdade que a única coisa que eu consegui entender que você disse foi Voluntários da Pátria. Isso eu consegui entender e não teve nenhum problema, mas penso que o nome está bem a caráter: Voluntários da Pátria.

Seja a pátria alemã ou seja esta pátria brasileira, e sejamos todos nós, de alguma forma, voluntários, a entender que cabe a cada um de nós a mudança estrutural, a mudança de comportamento de uma sociedade, a mudança dos valores, obviamente para melhor, cabe a cada um de nós.

E para nós, esta noite, eu tenho pra mim de forma especial, presidindo esta sessão, mas eu tenho certeza de que para todos os senhores e senhoras aqui presentes, todos os convidados, as grandes lideranças da comunidade alemã que aqui se fazem presentes, os próprios colégios aqui presentes, os familiares de vocês, para nós todos, mas pra mim de forma especial, ouvir alunos, ouvir jovens de dois colégios importantes como todos os colégios da comunidade alemã são importantes, mas hoje de forma especial o Imperatriz Leopoldina e o Benjamin Constant que fizeram aqui sua fala.

Quero dizer a você, Helena, que é, e me dizia, nem me dizia, ele me fez um gesto muito primoroso, muito carinhoso, nosso querido cônsul-geral, ele fez assim, como quem diz “é perfeito”, é muito boa a forma, é muito correta a sua forma de falar.

E aí eu perguntei ao professor Stefan como que alguém tão jovem, se não mora na Alemanha, tem essa possibilidade, essa capacidade de se expressar em alemão. Então, tudo isso mostra a importância da escola, a importância do colégio e vem ao encontro do que a Thabata disse: no começo do seu texto, aonde você diz, Thabata, que um colégio traz a formação de uma criança e depois de um jovem, principalmente na sua adolescência, e que alguns anos passados ali dentro são muitas vezes mais horas, tirando tempo, feriados, sábados e domingos, que passamos com a família.

Então, o colégio, mais do que ensinar física, matemática, história, geografia, ciências, português ou alemão, ajuda na formação.

Claro que a educação nenhuma família e nenhum dos pais podem tirar como prerrogativa e obrigação da família, mas não tenha dúvida, professor Stefan, que o colégio, Dr. Lege, ele tem um papel fundamental na formação de seres humanos.

Qual seja a profissão escolhida, depois que vá atuar numa geração de emprego e renda num país, numa nação, com certeza essa formação é mais do que o conhecimento que uma escola possa dar, é a formação de caráter, é a formação de personalidade acentuada, portanto, nós ficamos muito felizes de ver que São Paulo tem para os nossos alunos, se não para todos, mas pelo menos uma parte que está na comunidade alemã, este diferencial e esta educação.

E para nós, mais do que um alento, é a certeza de um Brasil melhor com alunos e jovens como vocês.

Uma salva de palmas então aos nossos alunos, a Thabata, a Helena, o Mateus, o Lucca e a Rafaela. Muito obrigada mesmo e parabéns pela participação. (Palmas.)

E agora, professor Stefan, para as próximas sessões não têm jeito, os alunos vão ter que participar, com oratória e tudo.

Bom, dando continuidade e já, daqui a pouco, encerrando a nossa sessão solene, nós queríamos fazer uma homenagem de forma muito simples, mas muito simbólica, muito importante para nós da Assembleia Legislativa.

Quando homenageamos essas duas figuras, nós homenageamos todos vocês. Me permitam assim chamá-los, devem ser chamados com todo respeito que esta Casa tem para com a sociedade, com as pessoas, de serem chamados de senhoras e senhores, mas, de vez por outra, eu os chamo de vocês de uma forma absolutamente carinhosa, pessoal e particular, de uma forma mais próxima, porque a Assembleia teve e deveria ter esse espírito de trazer as pessoas, de aproximar as pessoas.

 Então, eu queria dizer que a Assembleia, neste momento, faz uma homenagem ao nosso querido cônsul-geral da República Federativa da Alemanha, o nosso querido Sr. Axel Zeidler, na pessoa do nosso querido Uwe Heye, que é o nosso cônsul-geral adjunto, com o quadro que tem não só a nossa assinatura, mas também o símbolo da Assembleia e alguns escritos desta Casa de Leis, como nós chamamos essa augusta grande Casa de Leis que é, literalmente, a Casa do Povo, Sr. Cônsul.

Essa Casa que de portas abertas representa a sociedade dos brasileiros que moram em São Paulo, os nossos 44 milhões de brasileiros e estrangeiros que moram aqui e a partir dos microfones que estão sendo usados, é que são definidas regras e leis que os nossos moradores do Estado devem seguir no seu dia a dia para que se tenha uma sociedade organizada.

É deste Parlamento que saem proposituras, projetos, programas junto com os nossos governos, no caso em São Paulo o governo estadual, para qualificar a vida das pessoas neste nosso Estado, portanto, quando nós entregamos um quadro de forma simples, é um papel escrito, um pergaminho com vidro para cuidar do pergaminho, mas mais do que isso é o símbolo de uma Casa de Leis séria que tem o compromisso de representar, nos 94 deputados desta Casa, dos 22 partidos aqui existentes hoje, representar esta mesma população. Quero entregar também ao senhor que chamamos de Vossa Excelência neste momento com todo mérito e direito que tem de recebê-lo e levar para casa, para a comunidade alemã, um pedacinho de São Paulo através da nossa Assembleia.

Então, por favor receba com muito amor, com muito carinho, com muito respeito e muita responsabilidade das nossas mãos para a comunidade alemã. Por favor.

Peço também a colaboração do professor Lege, professor Stefan, para que façamos a entrega deste quadro, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de quadro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - E queremos ainda, com este mesmo clima de alegria e emoção, para marcar, já está marcado nos Anais da Casa, inclusive com a música, para sempre, não é, quem daqui a cem anos puder ler e conhecer da história da Assembleia, estará vendo esta noite, esta homenagem desta Casa a estas lideranças.

E queremos chamar também, com muita alegria, depois eu passo a palavra ao senhor, vou antes fazer a homenagem da nossa querida também representante da nossa comunidade alemã, e que tem uma história literal de tempo, uma história de vivência com a comunidade alemã.

Ela que foi, há muitos e muitos anos, há algumas décadas passadas, editora do jornal alemão “Brasil Post”, recebe também das nossas mãos, das mãos do professor Lege, do professor Stefan, para que seja guardado e memorizado, esse pedacinho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através de um pergaminho, de um quadro, para que a senhora e a comunidade alemã, possam levar no coração, e em alguma parede importante, essa nossa relação de respeito e de compromisso.

Receba das mãos também das mãos do nosso cônsul-geral adjunto esta homenagem a Sra. Ursula Dormien, uma salva de palmas ao recebimento deste quadro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de quadro.

 

* * *

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Nós vamos passar agora a palavra a ele que é a nossa maior autoridade nesta noite aqui presente, e que representa o nosso cônsul-geral da República Federativa da Alemanha, o senhor Axel Zeidler.

Queremos convidar com muita alegria, honra mesmo, o Sr. Uwe Heye, a presença do senhor entre nós, sabemos da sua atividade, sabemos dos seus compromissos, sabemos da sua agenda, e tirar uma parte do seu dia, ou melhor, uma parte da sua noite, para compartilhar com todos nós aqui, sua experiência, seu conhecimento, seu trabalho e, sobretudo, literalmente um pedacinho importante da Alemanha aqui no Brasil, que é sua pessoa.

Muito obrigada e, por favor, o microfone é todo do senhor, ou de Vossa Excelência.

Uma salva de palmas ao senhor Uwe Heye. (Palmas.)

 

O SR. UWE HEYE - Excelentíssima senhora deputada do Estado de São Paulo, Célia Leão, prezado Sr. Stefan Graf Von Galen, prezado Sr. Lage, demais autoridades, minhas senhoras, meus senhores, caros alunos, caras alunas, boa noite a todos.

Primeiramente, agradeço pela grande honra de ter sido convidado como representante do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo para este evento festivo de hoje.

Estou muito feliz em poder festejar novamente com todos vocês, o Dia da Comunidade Alemã, e em poder dirigir-lhes algumas palavras nesta bela ocasião.

Teria sido um prazer apresentar-lhes hoje pessoalmente o novo cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, o Sr. Axel Zeidler, mas neste momento, ele se encontra em Berlim, na Conferência dos Embaixadores e Cônsules Gerais Alemães. Ele me pediu que eu o representasse hoje e que transmitisse suas lembranças a todos os convidados presentes.

Já no ano passado, eu tive a honra, pouco tempo depois de chegar em São Paulo, de dirigir-lhes algumas palavras aqui na Assembleia Legislativa. E naquela ocasião, prometi aprender o português com afinco. E melhorar a minha pronúncia.

No final da minha saudação, os senhores poderão verificar se cumpri a minha palavra.

Muito bom.

Prezadas senhores e senhores. Hoje, como tem ocorrido regularmente há alguns anos, nós nos encontramos aqui na Assembleia Legislativa Paulista para celebrar o Dia da Imigração Alemã no Brasil.

Novamente nos lembraremos com gratidão dos cerca de 40 imigrantes que, no dia 25 de julho de 1824, fundaram, em São Leopoldo, a primeira colônia alemã e, assim, criaram os fundamentos para a imigração alemã no Brasil.

Desde então a imigração alemã deu uma grande e valiosa contribuição no Brasil para o desenvolvimento da cultura, da economia e naturalmente, para a identidade brasileira.

Dez por cento dos brasileiros têm raízes alemãs. Esses descendentes dos imigrantes alemães são parte integrante da sociedade brasileira e cidadãos que se orgulham deste belo país. E, ao mesmo tempo, eles até hoje honram e preservam a língua e as suas raízes alemãs, das quais também temos orgulho.

Assim, os imigrantes alemães contribuem até hoje, aqui no Brasil, para o aprofundamento e o fortalecimento da amizade alemã-brasileira.

Prezadas senhoras e senhores, hoje eu gostaria de mencionar especialmente uma pessoa para a qual essa amizade é um assunto de grande importância. Trata-se de Sr. Stefan Graf Von Galen que é conhecedor dessa bela tradição do Dia da Comunidade Alemã, que celebramos esta noite.

Como os senhores certamente sabem, o Sr. Stefan Graf Von Galen foi condecorado pelo presidente da Alemanha, senhor Joachim Gauck, com a Cruz de Cavalheiro da Ordem do Mérito da Alemanha pelo excelente engajamento pela amizade alemã-brasileira.

O cônsul-geral, Friedrich Däuble, entregou-lhe a honraria em uma cerimônia festiva em sua residência oficial há alguns meses.

Caro Sr. Sr. Stefan Graf Von Galen, neste momento e nesta ilustre Casa, novamente nossos parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

Prezadas senhoras e senhores. Entre a Alemanha e o Brasil, existem conexões econômicas, culturais e políticas muito fortes, que se desenvolveram ao longo de séculos e que hoje têm fundamentos sólidos.

O governo alemão está ciente da importância do Brasil como parceiro comprometido e de mesmos valores, para o aprofundamento dessa parceria, promovemos com sucesso o Ano Alemanha no Brasil, de 2013 a 2014.

E naquela ocasião, a Alemanha prometeu que não se restringiria a esse intenso ano, mas que queremos ampliar e consolidar essa cooperação ainda mais no futuro.

Desde 2008, a Alemanha e o Brasil estão ligados por uma parceria estratégica, que, há uma semana foi elevada a um novo patamar e preenchida com vida através do diálogo entre a Alemanha e o brasil.

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2015, a presidente Dilma Rousseff recebeu a cônsul federal da Alemanha, Angela Merkel, para as primeiras consultas intergovernamentais de alto nível Brasil-Alemanha, das quais participaram 19 ministros brasileiros, seis ministros e cinco vice-ministros alemães.

O fortalecimento do diálogo político evidentemente resulta das relações duradouras entre os dois países, e reflete o grande volume de atividades comerciais e de investimentos e a multiplicidade de suas relações.

Em um comunicado conjunto, ao final das consultas, as duas chefes de governo reiteraram que o encontro reforçou os laços entre os dois países e ressaltaram a determinação em fortalecer e diversificar a parceria estratégica bilateral por meio do aprofundamento do compromisso de dialogar sobre temas globais, em particular sobre as mudanças climáticas e da ampliação e da consolidação de fluxos de comércio e de investimentos.

A cooperação também deverá ser fortalecida através do aumento de cooperação em ciência, tecnologia, inovação, cultura, mídia e educação. E também do estabelecimento de parcerias com desenvolvimento urbano e saúde.

Acredito que neste ponto, as consultas defiram diretrizes importantes para a futura cooperação.

Os anfitriões brasileiros apreciaram muito o fato de a chanceler federal Angela Merkel ter mantido a sua visita, apesar da atual crise interna e de políticas econômicas no Brasil.

Em tempos difíceis é que fica claro quem são os verdadeiros amigos, com os quais podemos contar e que nos darão apoio também nos momentos de crise.

Prezadas senhoras e senhores, as visitas realizadas em São Paulo pelo ministro federal das relações externas, Frank Walter Steinmeier, logo depois das consultas em Brasília, também sublinha o desejo sincero de a Alemanha de não perder o diálogo com os nossos parceiros brasileiros aqui na metrópole econômica e cultural do Brasil.

O governador Geraldo Alckmin recebeu o nosso ministro federal das relações externas, para uma animada conversa sobre questões globais e políticas voltadas para a indústria econômica aqui no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo.

Foi abordada a situação das empresas alemães locais. Apenas em São Paulo são mil. E falou-se também sobre o aprofundamento sobre a cooperação cultural e cientifica com o Estado de São Paulo.

Prezadas senhoras, prezados senhores, eu quero convidar os senhores, a comunidade de origem alemã no Brasil, que é uma parte integrante e significativa da sociedade brasileira, e uma importante elo entre os nossos países, a participar ativamente de um aprofundamento maior dessa cooperação acordada entre nossos dois governos.

Os senhores poderão ser defensores e catalizadores dessas aspirações e, nesse sentido, gostaria de expressar desde já o meu apreço e a minha gratidão pelo seu engajamento, tanto em meu nome, quanto em nome do Ministério Federal de Relações Externas.

A amizade entre os nossos dois países tem um grande potencial para o futuro. Devemos usá-lo.

Eu e também o novo cônsul-geral, Sr. Axel Zeidler estamos ansiosos para contribuir pessoalmente nos próximos anos em São Paulo, para o aprofundamento dessa amizade e de uma estreita parceria.

Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada ao senhor, Sr. Uwe Heye, uma salva de palmas ao nosso cônsul-geral adjunto. Obrigada ela presença do senhor, pelas palavras, pelos ensinamentos...

Agora, tenho certeza de que todos nós ficamos muito bem impressionados com o alemão da Helena. Mas com certeza, Helena, desta vez, você perdeu para o cônsul, porque ficamos mais bem impressionados com o português do senhor.

Não é que está bom, está ótimo. Podem aplaudir o português dele porque brasileiro falar alemão não é uma tarefa tão fácil mesmo, não, viu Helena, você tem certeza que você está em um caminho diferenciado e os outros alunos com certeza, também. (Palmas.)

Mas alemão, com o tempo que o Sr. Uwe Heye está no Brasil, falar o português desta forma, já pode ser professor de português aqui nas nossas escolas. Já está convidado, o senhor já pode trazer o currículo. Já vai passar na prova. Muito obrigada, Sr. Uwe Heye, pela sua manifestação, mas, mais do que isso, pela sua presença.

Eu queria ainda convidar o professor Stefan Graf von Galen para fazer um complemento da sua fala, por favor.

Aliás o microfone, a Casa, a sessão, são do senhor, fique muito à vontade.

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN - Na realidade só queria comentar, que eu há dois anos também tive a honra de receber um quadro da minha amiga Célia, da Assembleia Legislativa, certo, e eu acho que por todos esses quatro anos que nós fomos presenteados com a sua presença aqui, com as suas belas palavras de incentivo, certo, à nossa comunidade alemã, eu acho mais justo homenageá-la.

Então nós temos um quadro aqui da nossa comunidade alemã, em homenagem à sua força, à força que tem nos dado nos últimos quatro anos. Parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de quadro à deputada Célia Leão.

 

* * *

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN - Só para ler para nós, nosso público presente, para ser bem original, o quadro foi escrito em alemão e eu vou inclusive ler então. (Palmas.)

 

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Stefan e a todos, “dank”.

Na verdade, eu ia fazer a leitura do quadro. Eu já ia fazer, estava tudo certinho, mas o Stefan disse :“Não, muito obrigado”, e agora o senhor já leu. Agora eu não vou ler mais. Eu sei tudo aqui, mas agora ele já leu, eu não vou ler outra vez, não é?

Eu não saberia ler apresentação a primeira palavra deve ter umas 55 letras (tenta ler a primeira palavra). Ajuda, por favor.

Pronto, viram (Palmas.)

Nada que na vida a gente não possa aprender quando tem vontade de viver, não é, daí, aprendemos.

Obrigada pela honraria do quadro, tenham a certeza de que isso aqui já vai ser disputado entre escritório, gabinete e minha casa. Mas eu tenho a impressão que no final ele vai para a minha casa. Agora eu vou deixar um pouquinho no gabinete, depois passa pelo escritório em Campinas, e depois vai para a minha casa, para os meus filhos e meu marido poderem apreciar. Muito obrigada mesmo.

Nós queremos agora, com grande alegria convidar eles, jovens, meninos e meninas, que completam e fazem o do coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant para fazer a nossa apresentação, sob a regência dos nossos regentes Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli. (Palmas.)

Uma salva de palmas e podem, por favor, tomar assento, ou melhor, adentrar aqui ao nosso recinto do plenário da Assembleia Legislativa, o nosso coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant.

Nossa assessoria já vai conduzir os nossos alunos do nosso coral.

Enquanto eles chegam, eu vou inverter aqui por causa do adiantado da hora, para fazer o encerramento desta sessão...

Por favor, uma salva de palmas aos nossos alunos e alunas do Colégio Benjamin Constant e aos nossos regentes também, Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli. (Palmas.)

Todos posicionados? Organizados, prontos? (Palmas.)

Uma salva de palmas a Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli, muito obrigada. (Palmas.)

Também pela primeira vez temos um coral de um colégio aqui nesta noite de sessão solene. Muito obrigada.

 

O SR. LEONARDO CAMARGOS - Boa noite a todos. “Guten Abend. Bom, este é o coral do Colégio Benjamin Constant, um pedaço desse coro, é um coro muito maior, mas a gente trouxe um grupo menor para hoje fazer parte desta solenidade, eu sou Leonardo, essa é a Ângela, nos preparamos um repertório variado, com músicas em alemão, músicas em português, em inglês e em francês.

Então, para a gente comemorar este dia, vamos fazer, vamos dizer assim um ecumenismo de várias culturas.

Então, vamos começar com uma música em alemão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO CAMARGOS - Então, agora, uma música em francês. Essa música fala de aviõezinhos de papel e relembra nossa infância, quando a gente ainda fazia aviõezinhos de papel, hoje é só no tablet.

Desculpa, temos um solista nessa música, o Patrick.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO CAMARGOS - Agora, duas músicas brasileiras do compositor paulista Osvaldo Lacerda, ele morreu há dois anos, e escreveu uma obra bastante interessante para coral infanto-juvenil.

Nós vamos cantar duas peças, a primeira chama “Mãe”, que é um poeminha que foi extraído de um livro lá no Rio Grande do Sul, que contava um pouquinho desse cuidado da mãe com o filho; e o outro poeminha chama “A porta”, da Arca de Noé, do Vinícius de Morais.

Também nós temos solistas, na “Mãe” não tem, mas na “A porta” tem: a Bianca, que vai cantar para a gente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, uma salva de palmas ao nosso coral do Colégio Benjamin Constant, sob a regência de Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli. Parabéns, parabéns ao coral.

Ainda apreciaremos mais das músicas do coral para encerrar a apresentação do nosso coral. (Palmas.)

 

O SR. LEONARDO CAMARGOS - Muito bem, então, para encerrar, nós vamos cantar, de Paul Simon, “Bridge over troubled water”.

Também temos solistas: o Fernando e a Sofia.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO CAMARGOS - Agora, a última música, “Hallelujah”, é uma música muito conhecida de Leonard Cohen. Vamos cantá-la em alemão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

A SRA. ÂNGELA ZUCARELLI - Nós temos um pedido muito especial e vamos atender. O Sr. Stefan que que a gente cante a “Ave Maria”, de Gounod. Só mais um pouquinho. Nós temos um pedido

E a gente esqueceu de apresentar, tem a Stefanie e o Fernando, o Patrick, a Sofia e a Bianca, são os nossos solistas.

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns a todo o coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant, em especial às regências de Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli. Uma alegria imensa. (Palmas.)

Esta salva de palmas é uma prova e uma mostra desta alegria que tivemos esta noite e eu convido, peço às nossas assessoras, a Vera e a Ângela, que conduzam os nossos alunos até aqui em cima pela escada lateral, que eles façam parte do término da nossa sessão, por favor. E convidaria também nossos queridos sob a regência de Leonardo Camargos e Ângela Zucarelli, para participar do encerramento desta sessão solene, por favor, os alunos e alunas todos aqui perfilados ao nosso lado. O espaço não é tão grande, portanto ficaremos aqui ladeados e talvez um pouco de costas para vocês, mas com todo o carinho, respeito e gratidão profunda pela grandeza desses jovens alunos, meninos e meninas e do no nosso querido Leonardo e a Ângela, também.

E encerrando os nossos trabalhos, por conta também do adiantado da hora, daqui a pouco não será um coquetel, será uma ceia, pelo adiantado da hora, mas eu me permito furtar mais alguns pouquíssimos minutos, mas não posso encerrar esta sessão sem antes transformar em palavras um pouco do meu profundo agradecimento por esta noite na minha história, no meu currículo particular e pessoal, mas mais do que isso, nos Anais desta Casa.

Eu queria, com muita alegria, registrar a presença de Julio Loyelo, nosso diretor representando a Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, Colégio Humboldt, que levará das mãos do nosso cônsul-geral adjunto o quadro recebido para esta unidade do Colégio Humboldt. Muito obrigada pela presença do senhor, Sr. Julio Loyelo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do quadro.

 

* * *

 

A SRA. Presidente - CÉLIA LEÃO - PSDB - Eu digo que palavras convencem e o exemplo arrasta. Muito foi falado pelos nossos brilhantes oradores desta noite, pelo nosso cônsul, pelo nosso querido Lege, pelo nosso querido Stefan, que ecoaram aqui a voz de cada um de vocês esta noite aqui presentes.

Mas eu queria reportar a emoção que senti, recebi, vi nas suas mãos trêmulas quase um pouquinho frias da emoção da nossa querida Ursula não só pelo recebimento do quadro, mas acho que fazer parte de uma noite como essa, fazer parte de momentos que ficarão não apenas na Casa, mas no coração e na mente de todos os que estão presentes, dos colégios, das instituições, dos diretores, dos professores, dos alunos, dos familiares, das nossas lideranças da comunidade alemã.

Ursula, tenha a certeza de que a emoção não é só sua, o tremor não é só seu. A entrega e retribuição de quadros, pergaminhos, é um gesto em que nós devemos fazer em vida. Certamente temos um costume e não é só brasileiro, de homenagear nomes, pessoas que já se foram. Isso é natural e também faz bem. Uma praça, uma ponte, um viaduto, um espaço público importante.

Mas é tão bom quando podemos, ainda em vida, cônsul, olhar para o rosto de alguém, apertar a mão de alguém, dar um abraço afetuoso e dizer “Muito obrigada por aquilo que você possa ter feito e ainda vem fazendo para uma sociedade melhor”.

Quero dizer que os nossos solistas já não são mais solistas, já é um quinteto, pelo que eu pude contar aqui.

Meninos e meninas que têm talento. Aliás todos os que estão aqui têm talento, cada um do seu tamanho, cada um com a sua postura, na sua idade, na sua velocidade. Todos nós nascemos com talento, todos nós nascemos com grandes possibilidades. É preciso ter oportunidade iguais, é preciso que a sociedade e os nossos governos, sejam eles quais forem da esfera que foram, municipal, estadual ou federal, deem, repasses de políticas públicas também essa oportunidade para a sociedade.

Mas eu quero encerrar as minhas palavras essa noite dizendo que a Alemanha é um grande legado para todos nós. A comunidade alemã no Brasil, mas a comunidade alemã na Europa, ao longo desses anos, já mostrou a que veio e já mostrou a forma como veio.

Os desafios que a Alemanha tem, ela consegue superar. Com a unificação em 1990, que era um sonho de muitos, e dificuldades de tantos outros, consegui supera.

Agora com a imigração de milhares de pessoas vindas do Oriente Médio, ou da África, também, cônsul, é uma dificuldade a ser superada.

E certamente, a Alemanha é um pedacinho de portas abertas já que cantaram aqui da porta, para também solucionar e resolver esta questão sob o ponto de vista da Europa como um todo.

É a Alemanha a base propulsora da tecnologia e nós sabemos disso. Isso também ecoa para toda a Europa. E nós não estamos falando de países em desenvolvimento, já chamados de subdesenvolvidos em um outro momento, mas estamos falando de países que têm a formação e o privilégio de serem chamados de primeiro mundo. A Europa como um todo.

Imagine só se num local como a Europa, ainda tem diferenciado um país dentro dela, dos nossos continentes, um país que pode fazer essa diferença.

Então, quando falamos da Alemanha, professor Lege, quando falamos da Alemanha, Stefan, não estamos somente fazendo carinho, estamos reconhecendo de fato alento, compromisso, grandeza, responsabilidade, daqueles que têm para dar. E nós buscamos daquele que pode dar.

A Alemanha, alguém pode me cobrar, no bom sentido, amanhã ou depois, em dizer: “Mas os alemães são melhores?”. E eu diria que na essência, cônsul e todos vocês aqui presentes, na essência todos nós somos iguais. Homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, todos nós somos iguais, pessoas normais ou com algum tipo de deficiência, jovens ou idosos, na essência somos seres humanos, na essência como o chamado pessoa humana. Na essência, cada um na sua religião, na sua fé, somos filhos de Deus. E nessa mesma essência, merecemos respeito.

Mas haveremos de ter a humildade de reconhecer alento daqueles que não foram enterrados, mas alentos que foram multiplicados. E esses alentos certamente os alemães souberam multiplicar e muito bem. Com sapiência, com sabedoria absoluta, com responsabilidade e com compromisso com a vida.

Uma Alemanha que passou por uma guerra e que em 60 anos se tanto, quem possa visitar aquele país unificado, talvez com quase 100 milhões de habitantes na somatória dos dois hoje que é um só.

Quem pode conhecer a Alemanha de perto e ver que foi uma transformação total, quase que perfeita. Diz que perfeição não existe. Mas a Alemanha está chegando muito próximo a isso.

E a Alemanha é daquele país em que as pessoas, quando tem a placa “Pare”, não é “Dê uma olhadinha e avance”. É “Pare”. Quando tem uma placa “Proibido estacionar”, não é “Vou parar só um minutinho”, é “Proibido”.

Com isso eu quero dizer a todos vocês, senhoras e senhores da comunidade alemã, familiares ou de trabalho, de empregabilidade que tenham alguma convivência com a comunidade alemã, de que lá a regra é regra, a lei é lei, a ordem é ordem.

Podem incomodar alguns em algum momento, mas o diferencial está aí. E obedecer aquilo que tem de ser obedecido.

Às vezes a regra nos incomoda. Um momento e impedimento, também os tira do eixo. Mas se nós aprendermos aquilo que está escrito no nosso binômio da bandeira nacional brasileira, serve para todos os cem milhões, ou quase isso, dos alemães: “Ordem e Progresso”. E se nós acentuarmos a vogal ‘e”, vai ficar “Ordem é progresso”.

Portanto, não há o que fugir esse binômio absolutamente verdadeiro.

País é sua terra, nação é o seu povo. Se nós queremos um povo organizado, nós temos de obedecer às regras e as normas. E ter a todo instante em nossa mente e nosso coração, que ordem é progresso.

Onde existir ordem, certamente existirá progresso.

Essa é a única diferença entre os brasileiros e os alemães.

O coração pulsa igual. O sangue também corre igual, os sonhos certamente são os mesmos. Mas o resultado só poderá ser igual se nós vivermos exatamente com a regra que os alemães vivem. Com o jeito que estas crianças aprendem. Do jeito que elas subiram em silêncio. E não é tão fácil, em casa com dois ou três filhos, nós mantermos o silêncio quando é removido um grupo pequeno da sala para o quarto. Estas crianças subiram exatamente neste silêncio da educação e da regra que eles receberam em casa, em com o complemento da escola.

Isso é a Alemanha. Esta é a nossa noite alemã. Esta é a nossa sessão solene. Para reconhecer em um povo, em um país, em uma comunidade, que nós temos sim que copiar aquilo que é bom, o jeitinho brasileiro é maravilhoso, os brasileiros têm um coração diferenciado, onde dormem 10, dormem 20; onde comem cinco, comem 10; assim é o brasileiro e nós reconhecemos também essas virtudes e talentos.

Mas o brasileiro precisa ter, o corpo do Brasil, a cara do Brasil e a alma da Alemanha aí seremos perfeitos.

Parabéns a toda a comunidade que continuemos juntos, aqui na Assembleia e aonde for, para fazer o Brasil - Alemanha, um só país, uma só nação e uma amizade infinita.

Muito obrigada. (Palmas.)

Não tendo mais nada a ser trazido aqui nesta sessão solene, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades, a minha equipe do meu gabinete, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Digo a vocês jovens alunos e alunas que para ter uma sessão desta, tudo que eu diria aqui de forma muito rápida com certeza, é que dezenas de pessoas trabalharam para esta noite. Desde aquele que ilumina este plenário, aquele que faz a limpeza, aquele que cuida o buffet que vai ser servido, o pessoal do som da Casa, as assessorias, enfim, cada um trabalhou muito para que todos nós pudéssemos desfrutar neste ano de 2015, na 11ª versão da sessão solene homenageando essa comunidade e que é diferenciada e merece uma salva de palmas. (Palmas.)

Muito obrigada. Estão encerrados os nossos trabalhos e todos estão convidados para o nosso coquetel que será servido aqui no Hall Monumental. As nossas assessoras levarão os senhores até ao Hall Monumental.

Muito obrigada e uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 40 minutos.

 

* * *