http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE OUTUBRO DE 2015

032ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, para "Prestar Homenagem a Entidades Representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", e a "Canção da Polícia Militar". Saúda as autoridades e entidades presentes. Tece elogios ao deputado federal Olímpio Gomes. Discorre sobre a atuação da Polícia Militar, a quem enaltece.

 

2 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez. Destaca seu trabalho parlamentar, com ênfase à apreciação de projetos de relevância social. Cumprimenta autoridades e representantes de entidades da Polícia Militar. Ressalta a importância das associações que, adita, juntas, representam a voz do policial militar. Lembra que, por serem policiais, carecem de representatividade, uma vez que não lhes é permitido a associação a qualquer entidade. Pede o apoio da categoria para os mandatos de deputados, em nível estadual e federal. Acrescenta que os legisladores são os defensores de interesses da classe. Manifesta-se pela ampliação do debate acerca do Ciclo Completo de Polícia, sobre o qual fez reflexão.

 

3 - RICARDO GAMBARONI

Comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, fala sobre o momento histórico pelo qual passa a corporação, que, segundo ele, tem mostrado o seu valor através dos resultados. Dá destaque para alguns indicadores, que têm baixado em decorrência da atuação da Polícia. Cita, como exemplo, o índice de 9,25 homicídios por 100 mil habitantes, em São Paulo, a menor taxa já registrada. Avalia ser necessário aperfeiçoar o modelo de polícia, de forma a aumentar sua eficiência. Convida a população a conhecer o Centro de Operações da Polícia Militar, setor responsável pelo atendimento do 193. Menciona números da Polícia Militar, como as 160 mil chamadas no 190, por dia. Informa que, em 2014, foram feitos 54 partos dentro de viaturas. Incentiva a categoria a superar as críticas recebidas. Agradece o deputado Coronel Camilo pela iniciativa da homenagem e às entidades, pelo trabalho que realizam.

 

4 - OLÍMPIO GOMES

Deputado federal, faz agradecimentos ao presidente Fernando Capez, pelo prestígio atribuído à classe policial. Destaca o esforço da categoria em defesa da sociedade. Lamenta que, muitas vezes, não recebam a justa contrapartida. Discorre sobre a proibição de sindicalização e de greve. Comenta a militância de entidades representativas. Cita letra de samba. Combate postura do governador Geraldo Alckmin, pelo não cumprimento da data-base da categoria. Tece críticas à gestão tucana.

 

5 - KLEBER LEYSER DE AQUINO

Juiz assessor da Presidência, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa da homenagem, que favorece o debate e a conciliação. Informa que, no Brasil, há um processo para cada dois habitantes, o que, a seu ver, dificulta a resolução das questões. Defende outras formas de solucionar conflitos, sem necessariamente a judicialização de causas. Faz agradecimentos gerais.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia homenagem, com a entrega de uma placa, ao sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo.

 

7 - ANGELO CRISCUOLO

Presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, destaca que presidir a coordenadoria é, para ele, motivo de grande satisfação. Fala da luta em favor da categoria. Informa que a coordenadoria é formada por 17 entidades representativas. Agradece a todos pelo apoio.

 

8 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Faz a entrega de certificados às entidades homenageadas. Agradece aos setores da Casa que participaram da organização desta solenidade. Coloca seu mandato a serviço dos servidores da Segurança. Convida os presentes para, a seguir, participarem de uma audiência pública que debaterá o reajuste salarial da categoria. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 04 de outubro, às 21 horas, pela “NET”, Canal 7, pela TV Aberta, canal 61, e pela Vivo TV Digital, canal 185.

Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem às entidades representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Neste momento, anunciamos a composição da Mesa desta sessão solene.

Inicialmente, anunciamos a presença de Sua Excelência, o deputado estadual Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Sua Excelência, deputado estadual Coronel Camilo, proponente desta sessão. (Palmas.)

Sua Excelência, Dr. Kleber Leyser de Aquino, juiz assessor da Presidência, neste ato representando o Dr. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Sua Excelência, deputado federal Major Olímpio. (Palmas.)

Senhor Coronel PM, Ricardo Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Senhor sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Composta a nossa Mesa, pedimos a todos que fiquem em pé, por favor, para que ouçamos o Toque de Continência reservado ao chefe do Poder Legislativo, deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- É feita a execução do Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Queiram sentar-se, por favor. Anunciamos a palavra do Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, presidente desta Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer, esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, ela se reveste de rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa.

Não se pode solicitar a convocação de uma sessão solene para qualquer finalidade, somente por motivo de relevante e notório interesse público. Só deputado, no exercício de mandato nesta Casa, pode solicitar sessão solene. E somente o presidente pode convocar atendendo à solicitação. E para convocar é necessário que o pedido tramite por vários órgãos internos da Casa, que seja apreciado pelo Colégio das Lideranças, só então ele é autorizado. Há vários pedidos de sessões solenes que não são autorizados. Alguns que são autorizados por maioria de votos.

Este pedido de sessão solene, formulado pelo nobre deputado, ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, foi acolhido pela unanimidade dos líderes desta Casa, porque se destinava a prestar homenagem às entidades representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Já informo às entidades representativas que, juntamente com o nosso querido Coronel Camilo e o nosso deputado Olímpio Gomes, aqui também presente, vai ser realizada uma audiência pública no Auditório Franco Montoro, com a saída por trás deste plenário, onde serão colocadas todas as reivindicações da categoria e das associações. Depois, certamente, o deputado Camilo formulará por escrito um resumo destes pleitos para que a Assembleia leve ao governador Geraldo Alckmin. É a Frente Parlamentar presidida pelo nosso deputado Coronel Camilo, que está participando, portanto, é uma frente de vários deputados.

Eu saúdo rapidamente o nosso deputado estadual Coronel Camilo; Sua Excelência, o Dr. Kleber Leyser de Aquino, juiz assessor da Presidência, que aqui representa o nosso estimado presidente e desembargador José Renato Nalini; o deputado federal Major Olímpio, meu amigo, Capitão Olímpio, ou Tenente Olímpio, lá nos idos de 90, quando já, numa atuação muito forte, como oficial da Polícia Militar, com livros escritos, nós debatíamos sobre a questão das armas e tínhamos posições discordantes, mas desde já se prenunciava um grande político, um espírito inquietante do nosso deputado Olímpio Gomes. Veio aqui na Assembleia, fez dois brilhantes mandatos como deputado estadual e está brilhando lá no Congresso Nacional. Prazer tê-lo aqui de volta, Olímpio. De vez em quando sentimos falta do seu vigor aqui na Casa.

Quero também saudar o nosso querido comandante, o coronel Ricardo Gambaroni. Parabéns à Polícia Militar. É fácil pichar e ficar olhando os defeitos para apontar o dedo. Difícil é reverenciar os méritos desta instituição, o “130 de 31”, uma instituição que está nas ruas, no combate direto com a criminalidade, perdendo vários homens por ano, na arena, frente a frente, face a face com a criminalidade violenta e o crime organizado. Parabéns.

Como promotor de Justiça de 28 anos de carreira, como deputado estadual de três mandatos e agora presidindo a maior Assembleia Legislativa do país, o segundo maior Parlamento do país, acho que posso falar em nome da população e dos deputados, a minha gratidão ao trabalho que a Polícia Militar faz, a essa corporação. Aqui, naquilo que estiver ao nosso alcance, com, claro, limitações de vício de iniciativa e outros, mas aqui a Assembleia, ela apoiará sempre e fica feliz de ter representantes da corporação aqui entre os seus quadros, principalmente um ex-comandante-geral da Polícia.

O sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, a nossa subtenentes e sargentos. Tudo bem, Angelo?

O coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Eu vejo aqui tantos amigos. Wilson, brigamos para não tirar aquele desconto em folha, hein? Na Secretaria da Fazenda, deu certo. Florindo, parabéns pelo trabalho maravilhoso. Enfim, todos.

Neste momento, em uma cerimônia da Polícia Militar, convido todos os presentes para, em pé, para cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro subtenente Rogério. Solicito aos integrantes da Mesa principal que permaneçam voltados ao público, uma vez que não há precedência entre os símbolos da Nação, entre a bandeira e o hino, não há necessidade de olharmos para a bandeira.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Antes vamos cumprimentar o nosso subtenente Rogério, parabéns à Banda da Polícia Militar. E a pedido e por recomendação do nosso comandante aqui, o comandante da PM da Casa é o deputado Camilo, eu solicito que agora seja executada a Canção da Polícia Militar. Acredito que é o que une todos aqui.

 

* * *

 

- É entoada a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Mais uma vez esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e anuncia a nobre presença do eminente deputado Carlos Bezerra Jr., presidente da Comissão de Direitos Humanos desta Casa.

E neste momento o presidente está aqui por uma questão de legalidade, não por uma questão de legitimidade. Pelo Regimento Interno, enquanto o presidente aqui permanecer, ele tem que presidir a sessão, o que não seria justo, nem meritório ao nosso proponente, o deputado Álvaro Batista Camilo. Por esta razão, para que quem tem mérito possa presidir com toda a legitimidade esta sessão que solicitou, passo, com muito orgulho, a Presidência dos trabalhos para o deputado estadual Coronel Álvaro Batista Camilo. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, eu queria até, enquanto está por aqui, agradecer a presença do nosso presidente. E senhor presidente, o senhor tem feita a diferença nesta Casa. Muito obrigado aí pelo seu protagonismo.

Para vocês que são da Polícia Militar, eu queria dizer para vocês que ele está fazendo aqui o que muitos comandantes estão fazendo lá, o coronel Gambaroni está fazendo na Polícia, está valorizando o seu público interno, e o nosso presidente está valorizando a figura do deputado estadual de São Paulo, para que volte esta Casa a ser protagonista aí de muitas questões. Está tendo um trabalho excepcional, zerando a pauta da Mesa, aprovando os bons projetos e sempre foi um apoiador da nossa Polícia Militar de São Paulo.

Presidente, parabéns pelo o seu trabalho e muito obrigado pela honra da sua presença e um bom dia ao senhor. (Palmas.)

Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos. Eu queria cumprimentar a todos da Mesa aqui, o nosso comandante-geral, o nosso deputado Major Olímpio, o nosso amigo, o Dr. Kleber, trabalhamos juntos no Bombeiro, ao Angelo. E gostaria de fazer a citação de mais algumas autoridades que estão aqui prestigiando o nosso evento em homenagem a quem trabalha de fato pela nossa corporação, na busca dos nossos direitos.

Então, cumprimentar aqui o coronel Mesquita também, que está aqui fazendo extensão da Mesa, o nosso subcomandante que tem ajudado muito nas questões da Polícia aqui na Assembleia; o Coronel Ieros Aradzenka, o nosso chefe de gabinete do comandante-geral; e o nosso cabo Wilson. Obrigado, viu Wilson? Sempre deputado, obrigado pelo trabalho que tem feito de apoio à nossa Polícia, muito obrigado; o coronel Rogério Fernandes Duarte, nosso comandante do Corpo de Bombeiros, que tomou posse essa semana, desejo muito sucesso ao nosso coronel Duarte.

O coronel Júlio Antônio Freitas Gonçalves, superintendente da nossa Cruz Azul de São Paulo, estamos trabalhando juntos na melhoria da saúde para o policial militar, trabalhando numa forma de levar melhor a saúde ao interior do Estado; o coronel Salvador Pettinato Neto, presidente da AOPM, nosso grande amigo, meu instrutor na Academia de Polícia Militar. Cadê o nosso Coronel Pettinato? Pettinato, muito obrigado. O coronel Luís Henrique Falconi, superintendente da Caixa Beneficente, que nos ajudou muito lá na Diretoria de Finanças, agora ajudando na Caixa Beneficente.

O coronel Camilli, Hudson Tabajara Camilli, presidente da Cooperativa da Polícia Militar, a Coopmil, que ajudou muitos nesta Polícia. Eu construí a minha casa, inclusive, com a ajuda da Coopmil, isso é uma coisa que eu sempre reconheço; o coronel Gonçalves, Jorge Gonçalves, muito obrigado, comandante, pela luta aí pelos nossos veteranos da Associação dos Oficiais Militares do Estado; o coronel Synesio de Oliveira Júnior, da Associação Beneficente Pró-Saúde da Polícia Militar, a nossa PRÓ-PM, a associação que eu sempre divulguei no comando e continuo divulgando. Eu sempre falo que o nosso policial tem que ser no mínimo de duas associações, da PRÓ-PM e a outra que ele escolher.

O coronel Joel Gomes Filho, representando aqui o coronel Alegretti, muito obrigado, comandante, pela sua presença. O coronel Alegretti está nos ajudando dentro da Secretaria de Segurança; o Coronel Godoy é o nosso diretor lá na São Paulo Previdência, que está ajudando também a Polícia, os nossos veteranos e as pensionistas também; o nosso capitão médico Ferreira, José Ferreira Marcos, presidente da Associação dos Oficiais de Saúde, muito obrigado pela presença; o 2º tenente Aristides Florindo de Faria Filho, presidente da Associação dos Oficiais, Praças e Pensionista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a AOPP, obrigado pela presença. A Diva aqui, batalhadora pelos 25 anos das mulheres, presidente da Associação das Policiais Femininas, muito obrigado, Diva; o nosso querido Élcio Inocente, que representa tão bem o que é o trabalho da Polícia Militar, muito obrigado. (Palmas.)

O Élcio, com todos os problemas que a gente imagina que possa ter é o que está sempre presente nesta Casa, sempre presente em Brasília, sempre presente nas discussões, sempre ao lado do policial militar, assim como as outras associações, mas eu estou citando por ter aí deficiência física e está trazendo isso aí e não para de lutar nunca. Parabéns. Carlos Senna, presidente da Associação dos Socorros Mútuos dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, também batalhador, muito obrigado, tem um projeto que está andando pela Secretaria da Habitação Municipal, vamos ver se dá certo, para a casa dos policiais.

Cleusa Badanai, escritora, que está sempre trazendo para nós aí o que é o policial através dos seus livros, muito obrigado; muito obrigado Ana Angela Palermo pela sua presença aqui, defendendo também os nossos policiais; William Sacco Mascarenhas Worth, chefe de Estado Maior, representando o comandante do Exército Constitucionalista, muito obrigado pela presença; Davi Batista, representando o deputado estadual Gil Lancaster. Gil Lancaster é um deputado que está sempre brigando com a gente aqui, junto com a gente. Ele foi soldado da Polícia Militar, e hoje é um deputado que defende muito a nossa instituição; Ney Cardoso representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, outro também que nos ajuda muito nesta Casa.

Os demais aqui presentes, todos aqueles que vieram prestigiar, aos nossos oficiais e praças da Polícia Militar, aos nossos companheiros aí da escola, soldados que estão por aqui, aos nossos amigos aí que vieram aqui e vão ajudar a gente aí nessa batalha salarial, muito obrigado a todos.

Essa será uma homenagem singela, mas de coração, para o reconhecimento daqueles que realmente ajudam a Polícia Militar. Eu gostaria de ressaltar já nas minhas palavras a importância das associações. As associações da Polícia Militar fazem juntas a voz do policial militar, da família policial militar.

Nós sabemos que, por sermos militares estaduais, - e acredito que isso tenha as suas vantagens e as suas desvantagens -, nós não podemos nos filiar, nós não podemos nos sindicalizar, nós não podemos fazer greves. Tem o outro lado, os benefícios: algumas coisas relacionadas à previdência própria, relacionadas à aposentadoria. Mas do lado dos direitos, do cerceamento de alguns direitos que o cidadão comum tem, nós carecemos de representatividade, quem faz isso são as nossas associações.

Então, o comandante-geral coronel Gambaroni está de parabéns porque tem feito as reuniões com as associações. As associações devem permanecer unidas, todas elas. Todas congregam aí as seiscentas pessoas que integram diretamente, esposas e filhos, a nossa família policial militar.

No Comando-Geral eu sempre prestigiei as entidades de classe, como está fazendo o coronel Gambaroni em que uma vez por mês traz dentro do Comando da Polícia Militar para a gente discutir as questões salariais. Sempre que tínhamos um projeto a apresentar, apresentava primeiro para as nossas entidades para discutir, até para mostrar qual é o lado importante, as correções importantes.

O que é que eu quero dizer com tudo isso? Que vocês são fundamentais para a Polícia Militar. E agora, como político, estendo ainda mais uma responsabilidade às nossas entidades de classe, porque o político aqui ele consegue usar a tribuna, ele consegue propor leis, mas normalmente as leis dependem da sanção governamental.

Então, as entidades fazem o papel importante para demonstrarmos a união da família policial militar, e é isso que eu prego para todos agora. Precisam ajudar, estar unidos entre si, é importante as entidades estarem todas unidas.

É importante que as entidades apoiem os políticos aqui nesta Casa, eu, o Coronel Telhada, Gil, Antonio Salim, todos eles, Cezinha de Madureira, um monte que defende a Segurança Pública, são mais de 40 que fazem parte da Frente Parlamentar de Segurança Pública. É importante que apoiem na área federal os nossos deputados lá, o nosso deputado Major Olímpio, sempre presente também, para que todos, na hora de decidir, lembrem-se da família policial militar.

Então, faço um agradecimento especial a todos vocês, muito obrigado por estarem presentes aqui. Os presidentes das associações receberão um certificado de homenagem desta Casa, da Assembleia Legislativa, mas entendam que é, embora singelo, é um reconhecimento pela importância de todos na defesa da nossa instituição.

Deixo aqui, então, o meu grande abraço ao Angelo. Muito obrigado pelo trabalho desenvolvido pela nossa Coordenadoria. Do que depender de mim, vamos fortalecer mais a Coordenadoria, as entidades de classe, para que a gente possa continuar brigando aqui pelos benefícios.

Muita gente reclama: “Não, mas olha, será que consegue?”. A única coisa que nós não podemos fazer, pessoal, é desistir. Nós conseguiremos sempre se nós estivermos unidos e formos perseverantes. Sempre falaram para mim: “Olha, isso não vai dar certo”, e eu pus um slogan no meu cartão de visita que “sempre é possível fazer mais e melhor”.

Quando eu entrei no Comando, o pessoal falava: “Não é possível fazer, imagina, o posto imediato nunca volta”. Temos hoje o posto imediato, temos a preterição, conseguimos aumentos salariais, conseguimos manter a nossa previdência. Os senhores não sabem a importância disso para a nossa instituição. Aquele que entra hoje já tem no futuro a garantia de que vai manter o salário mesmo quando for veterano. E muitas outras coisas temos que buscar, então, não podemos desistir nunca. Então, Angelo, parabéns pelo trabalho.

Eu queria também fazer um agradecimento especial ao Major Olímpio. Muito obrigado pela briga incessante nesta Casa, pelo que está fazendo na área federal, pelas suas propostas na área federal. Aquilo que a gente puder fazer em conjunto... Estamos trazendo agora, para a sexta-feira que vem, a discussão do Ciclo Completo de Polícia, que é importante para valorizar as Polícias Militares no Brasil todo. Na próxima sexta-feira, aqueles que puderem, estão convidados. Teremos uma audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, aqui em São Paulo, para discutir o Ciclo Completo de Polícia, vamos discutir.

A ideia é que todas as polícias no futuro possam fazer o Ciclo Completo, ou seja, combater o crime até a entrega ao Ministério Público, passando pelo policiamento ostensivo. Se isso vier a acontecer a própria Polícia Civil também poderá fazer o policiamento ostensivo, e, em contrapartida, a Polícia Militar também poderá fazer a investigação, e todos entregaremos o produto disso ao Ministério Público para a denúncia.

Então, a Câmara Federal tem um papel importante, tem conseguido lá em Brasília muitos benefícios que vão servir para as Polícias Militares do Brasil todo. A gente sabe do protagonismo seu e do capitão Augusto lá. Parabéns e muito obrigado pelo grande trabalho.

Dr. Kleber, o Dr. Nalini é um grande amigo, eu tive a felicidade, o privilégio de trabalhar com ele no antigo Tacrim - Tribunal de Alçada Criminal, que não existe mais. Ele era juiz do Tacrim e tem sido um grande parceiro. Então, transmita a ele. Ele trabalhou como tenente, ele era da turma de 79 da nossa Academia, todos aqui fomos contemporâneos na Academia, mais o Coronel Freitas, que está lá. A turma, estamos todos em família aqui, muitos dos senhores aí foram instrutores como é o caso do coronel Pettinato, coronel Buqueroni, coronel Janoni. Então, estamos numa grande família aqui.

Dr. Kleber, muito obrigado também por nos ajudar. Ele é assessor especial da Presidência para a área de segurança. Então, tem nos ajudado bastante junto ao Tribunal. Leve um grande abraço ao Dr. Nalini. O Dr. Nalini tem estado sempre presente nas discussões da Polícia Militar. Cada vez que ele vem na Polícia Militar eu brinco que eu vou copiar o discurso que ele faz, porque ele sempre está elogiando os aspectos importantes desse serviço importante que a Polícia Militar faz para a população de São Paulo. Então, muito obrigado, Dr. Kleber, transmita ao Dr. Nalini.

Então, pessoal, essas são as minhas palavras iniciais. Eu vou deixar aqui por fim o meu gabinete à disposição, como eu sei que está o do Major Olímpio, como eu sei que está o do capitão Augusto, em Brasília, como eu sei que está o do Coronel Telhada nesta Casa, que não pôde vir aqui porque está num compromisso externo da nossa família policial militar no interior do Estado, senão estaria presente aqui conosco. Ele pediu para avisar e mandou um abraço a todos.

Então, o meu gabinete está aberto. Aquilo que nós pudermos ajudar, contem com a gente aqui. Nós vamos trabalhar em conjunto pela família policial militar. Quem em conjunto? Eu, os senhores, nas entidades de classe, e o comando da instituição na presença aqui do coronel Gambaroni.

Por fim, deixo aqui um grande agradecimento ao coronel Gambaroni, o nosso comandante-geral, e a toda a equipe de coronéis. O coronel Gambaroni tem sido um grande estadista, ele tem ouvido os nossos policiais, ele tem ouvido as associações junto com o seu fiel escudeiro, que na minha época era o coronel Antão, agora é o coronel Mesquita, é o braço direito do nosso comandante. Tem sido aberto, tem feito propostas inteligentes, tem grandes desafios à frente da Polícia Militar e tem sido aí um grande porta-voz, até para dar transparência aos problemas que nós todos sabemos que a polícia também tem.

Então, ele tem sido um grande parceiro aí do policial militar, tem sido um grande defensor do policial militar, e eu deixo registrado aqui para todos, e para vocês que estão nos assistindo, o empenho do coronel Gambaroni, comandante-geral, na defesa da família policial militar. Eu o conheço há muito tempo, me ajudou muito no Comando-Geral.

Temos hoje o dobro de base. Quando eu assumi o comando da polícia, nós tínhamos cinco bases aéreas no interior, hoje nós temos dez, graças ao trabalho dele, do coronel Falconi, do coronel Severo, que rapidamente montaram cinco bases. Precisávamos montar a toque de caixa no interior para que a aeronave pudesse ir para lá. Hoje, temos dez bases e 85% da população está a 15 minutos de um Águia da Polícia Militar. E se depender dele isso vai ter uma porcentagem cada vez maior. Então, obrigado, comandante.

Então, essas são as minhas palavras, e eu reconheço aqui o trabalho de vocês da sociedade. Parabéns a todos vocês, meu gabinete está sempre aberto. Muito obrigado.

Gostaria agora de chamar para fazer uso da palavra esse que é o nosso grande defensor, o comandante coronel Gambaroni.

 

O SR. RICARDO GAMBARONI - Bom dia a todos e a todas aqui presentes, é uma honra estar aqui nesta tribuna do povo, falando numa sessão solene em homenagem às nossas associações.

Gostaria de deixar o meu agradecimento ao Coronel Camilo, que preside essa cerimônia, e em seu nome agradecer a oportunidade prestada pelo Dr. Fernando Capez, o presidente da nossa Assembleia Legislativa, de abrir esse espaço para que pudéssemos homenagear vocês, associações representativas, que complementam, como o Coronel Camilo bem falou, o trabalho da nossa Polícia Militar.

Nesse evento quero cumprimentar o amigo também de longa data, o deputado federal Olímpio aqui presente, honrando a sua legislatura, trabalhando pela Polícia Militar, uma força a serviço da nossa instituição.

Agradeço a presença do Dr. Kleber Leyser de Aquino, juiz assessor para a área de segurança da Presidência do Tribunal de Justiça, representando o grande amigo Dr. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça, um defensor, como o Coronel Camilo falou, da nossa instituição, porque ele conhece o valor da instituição Polícia Militar.

Em nome do coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, meu amigo há mais de 35 anos, parceiro nessa luta, cumprimento todos os oficiais da Polícia Militar aqui presentes.

Na pessoa do meu amigo, sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, e em nome dele agradecer a presença de todos os senhores presidentes de associação aqui presentes.

Minhas senhoras, meus senhores, vou falar rapidamente, mas falar de coração o que eu sinto desse momento histórico que vivemos. Primeiro lugar, estamos passando um momento histórico em que a Polícia Militar está questionando, está mostrando o seu valor através dos resultados, através dos indicadores, que no estado de São Paulo só baixam, diferentemente do que acontece no país. Isso mostra um trabalho muito forte da Polícia Militar.

Como o Coronel Camilo bem falou, o nosso papel na instituição, na ativa, o que nós temos que fazer é mostrar o trabalho da Polícia Militar, levar ao cidadão a participação, mostrar que é o policial militar que é o braço do Estado a defender o cidadão nos 645 municípios do nosso Estado, 24 horas por dia, sete dias por semana. E a Polícia Militar tem feito isso e tem mostrado ao Brasil e ao mundo cases de sucesso, de melhoria, haja vista os nossos indicadores.

Homicídio, num país em que a média do Brasil é de 27 homicídios por grupo de 100 mil habitantes por ano, São Paulo já tem a média histórica, o recorde, é o único abaixo de dez, com 9,25 homicídios por grupo de 100 mil habitantes por ano. É o ideal? Não é, temos que buscar mais, mas estamos na vanguarda de qualquer outro estado da nossa Nação. Se considerarmos o Brasil sem São Paulo, esses indicadores passam da casa dos 38 homicídios por grupo de 100 mil habitantes por ano. Isso mostra o comprometimento e o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

E não estamos na questão da atuação, da melhoria, da intensificação. Também estamos questionando e trabalhando para melhorar o modelo de polícia, haja vista – e eu vou falar só de fatos – a Resolução nº 57 da Secretaria da Segurança Pública, que muda alguns procedimentos de apresentação de ocorrência nos distritos policiais. Qual que é a finalidade dessa resolução? Essa resolução que eu tenho falado que é o verdadeiro Poupatempo da Segurança Pública, ela faz com que o policial militar não perca tanto tempo em apresentações de muitas ocorrências que anteriormente ele tinha que se deslocar por horas, na cidade grande, mas às vezes nas cidades do interior se afastar do município dezenas, centenas de quilômetros, como o Olímpio me falava há pouco, em outros estados isso daí às vezes representa cinco horas se afastando do local, 200, 300 quilômetros de deslocamento, para meramente a apresentação de uma ocorrência.

Nós estamos racionalizando isso e a Resolução nº 57 foi um passo muito grande nesse sentido, foi construída dentro da Secretaria da Segurança Pública para melhorar, para preparar, para ofertar para a população um melhor serviço. Em função disso, foi redigida uma Portaria conjunta, talvez a primeira de longa data entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, assinado pelo comandante-geral da Polícia Militar e o delegado-geral, a Portaria nº 1, disciplinando essa atuação. E estamos hoje intensificando o treinamento de todos os nossos policiais para isso, que vai preparar o caminho para outras melhorias na questão da celeridade.

Isso daí faz parte de um projeto de questionamento e de melhoria da instituição policial. Hoje nós vemos que o nosso modelo de polícia tem que ser aperfeiçoado, tem que ser melhorado, e isso está feito porque não basta aumentar os números, temos que aumentar a eficiência com a tecnologia, que já vem sido construída na Polícia Militar já há longa data. O Coronel Camilo trabalhou fortemente nessa questão da tecnologia, o homem da tecnologia que é, e hoje temos à disposição da Polícia Militar o Centro de Operações da Polícia Militar, seguramente um dos mais modernos do mundo e maior.

Concito a todos os senhores para conhecerem, acho que a maioria dos presidentes de associações já visitou, mas está de portas abertas o Centro de Operações, para verem a beleza que é esse Centro de Operações. Recentemente integramos ao Centro de Operações da Polícia Militar o atendimento 193 e o despacho do Corpo de Bombeiros, do Cobom, que está hoje unificado, garantindo uma resposta mais rápida, garantindo uma presença mais atuante da Polícia Militar.

Em breve vamos incorporar o Centro de Operações da região metropolitana, para fazer aquele Centro mais ágil e quiçá trazer também o serviço de atendimento médico de urgência, o Samu, para dentro do Copom. E aí, teremos todas as atividades de emergência num só local permitindo um gerenciamento melhor, uma efetividade melhor, uma resposta melhor à população.

E o que nós, do lado de cá, ainda vestindo a farda, fisicamente, porque os senhores todos ainda carregam o cinza bandeirante no coração de vocês, porque eu sei a luta que vocês fazem pela nossa instituição, mas nós estamos aqui ainda fisicamente vestindo essa farda cinza bandeirante, que representa as cores da nossa bandeira nacional. O que nós podemos fazer para valorizar e melhorar a Polícia Militar é cada dia construir uma Polícia Militar mais eficiente, mostrar para a população que ela pode confiar. “Você pode confiar”, é o lema da Polícia Militar.

Pequenas não conformidades que acontecem, e eu falo pequenas mesmo, porque são casos ínfimos para uma instituição que atende 160 mil chamadas no seu 190 no estado de São Paulo por dia, para uma instituição que tem mais de 90 mil atendimentos à população por dia, uma população que, no ano passado, fez 54 partos dentro das suas viaturas, isso a despeito do grande trabalho que o Resgate, que o Corpo de Bombeiros faz, que o Samu faz, mas o policial militar, ele é o primeiro a chegar em muitas situações.

E isso que estamos fazendo, estamos mostrando, tentando colocar isso nas redes sociais. Eu tenho mostrado que as redes sociais, a página do “Face”, o blog da Polícia Militar tem uma grande penetração, e lá mostra o trabalho da Polícia Militar. Temos gravado mensagens, tenho ido aos nossos policiais levando essa mensagem de valorização, de mostrar que nós somos reconhecidos pela população, pela grande maioria da população, pela população que trabalha, pela população que tem necessidades de apoio, e que na hora que ela precisa do braço forte, da mão amiga, em que eles confiam, quem chega para apoiar é a Polícia Militar.

Não podemos deixar que alguns poucos casos, algumas vozes que atiram pedras... À medida que tentamos melhorar, vamos ser alvo de críticas, mas sabedores disso continuamos nesse caminho para tentar melhorar.

O Dr. Alexandre Moraes, ele tem feito um grande papel neste trabalho de auxiliar a polícia a melhorar os seus modelos, temos conversado fortemente, porque esse é o objetivo. Não adianta simplesmente aumentar o número de pessoas sem aumentar a qualidade do serviço. Para isso teremos uma polícia mais forte e para isso seremos cada vez mais valorizados.

E nesse aspecto contamos fortemente com as associações, tudo o que os senhores fazem, como a Associação dos Policiais Militares de Deficientes Físicos, que colabora fortemente com a Polícia Militar no amparo ao nosso policial militar, que em função do serviço, do juramento que fizemos de colocar a nossa vida em risco na defesa da sociedade, sofre não só a perda do seu bem maior, a vida, mas também sofre lesões, sofre impactos psicológicos. E a instituição tem obrigação e auxilia em tudo que é possível e cada dia estamos lutando para melhorar esse atendimento ao nosso policial militar.

Mas naquilo que não temos a agilidade suficiente para mudar de imediato, as associações vêm e nos completam, a Pró-PM, a Associação dos Policiais Militares de Deficientes Físicos, e em geral, todas as nossas associações. E isso faz uma família policial militar forte, coesa, segura. E seguramente, a sociedade vai alavancar as melhorias, porque a sociedade que é o destinatário do nosso trabalho.

Deputado Coronel Camilo, o senhor que preside esta sessão, muito obrigado por essa oportunidade, muito me honra novamente estar aqui presente nesta tribuna, assim como o senhor e o Olímpio tanto falaram, defendendo a nossa instituição Polícia Militar. Espero fazer jus a essa missão que empenha a todos nós, os 60 coronéis da Polícia Militar, estamos fechados ombro a ombro para conduzir essa instituição e passar esse bastão para aqueles que vão nos suceder um pouco melhor do que recebemos, assim como o senhor fez no seu comando. Muito obrigado.

Senhores presidentes das associações, obrigado pela parceria, pela união. E é um momento, estamos num momento de mostrar a nossa força, mostrar que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é realmente em quem o cidadão de São Paulo pode confiar, você pode confiar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante-geral, o coronel Ricardo Gambaroni, pelas palavras. E na realidade aqui nós só transmitimos ou refletimos o grande trabalho feito pela Polícia Militar de São Paulo, que é sempre bem aceito porque é um excelente trabalho.

Senhores e senhoras, agora eu chamo para fazer uso da palavra o nosso deputado federal Major Olímpio, que depois vai para um compromisso. Então, eu já estou cedendo a palavra para que nos dê o seu conhecimento a esta Casa de Lei, da defesa dos nossos policiais, deste trabalho brilhante que tem feito na nossa Câmara Federal. Com a palavra, o Major Olímpio, o deputado federal.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - Excelentíssimo presidente da Mesa, Coronel Camilo; Dr. Kleber Leyser, nosso amigo e, para o nosso orgulho, membro da Magistratura do Estado de São Paulo; Angelo Criscuolo representando, nesse momento, todas as entidades representativas de policiais militares, da família policial militar, sendo justamente homenageadas; coronel Gambaroni, nosso amigo de muitos anos e que tem hoje a missão de nos conduzir pela instituição mais significativa, sem a menor dúvida, para a sociedade paulista, para o povo de São Paulo, para o nosso país.

Quero que transmita, Coronel Camilo, ao presidente Fernando Capez o nosso agradecimento, não aqui o parlamentar, mas o policial militar. Sabemos o quão atribulada são as funções do presidente da Assembleia Legislativa e ele se fez presente para prestigiá-lo como proponente da solenidade, mas muito mais do que isso, para dizer que o Legislativo do Estado de São Paulo reconhece o trabalho do policial militar, reconhece o trabalho de cada um dos senhores e senhoras representantes dessa família. Família sofrida, na medida em que tanto faz ao longo de quase 200 anos de história, que tanto se sacrifica, que tanto pede, que tanto chora, e que muitas vezes não tem a justa contrapartida.

Quero dizer, até pegando um gancho do que disse o nosso presidente dos trabalhos, o Coronel Camilo, todos nós temos que ser sócios de pelo menos duas entidades, quando citou a Pró-PM. E eu sou associado de nove das nossas entidades, e não é depois que virei parlamentar não, há muitos anos exatamente. Porque quem tem as limitações constitucionais, que não precisava nem estar na Constituição, no artigo 142, falando que se aplica a nós, o 42, de termos restrição de sindicalização e greve, porque quando se colocou na Constituição, se quis fazer a nossa valorização.

É vedada a sindicalização e a greve no entendimento do legislador constituinte dizer o que esses homens e mulheres fazem pela sociedade é tão importante, que por maior que seja a dor deles, a da sociedade é sempre maior. Bonito o espírito constituinte. Não precisa escrever, porque o pacto de sangue, o juramento que aqui, instrutores meus, - coronel Pettinato, coronel Janoni, me ensinaram a fazer desde os primeiros de Polícia Militar -, de treinar o juramento de até morrer se preciso for em defesa da sociedade, não se tratam de palavras jogadas ao vento, é algo que está internalizado no nosso coração.

E nós temos que lutar por isso. Valorizar as nossas associações por quê? Se não podemos ser sindicalizados, diante dessa condição tão imprescindível para a sociedade – como eu disse, não precisava escrever – só que governadores dos estados, de alguns estados, em especial deste, entenderam o recado da Constituição ou não sabem ler, de forma equivocada eles entenderam pode bater neles à vontade, porque gritou “sentido”, eles ficam todos quietinhos.

E a forma de quando se diz “sentido” e continuar avançando é ter aqui na Assembleia o Coronel Camilo, é ter o Telhada, é ter tantos outros que virão sim como representantes, é termos representantes no Congresso Nacional, não apenas dois, mais, ousarmos. Ninguém tem compromisso maior com a sociedade do que a família policial militar. E esse compromisso, ele é cumprido.

As entidades têm um papel fundamental e reconheço, parabenizo a todos os senhores. Não fossem os senhores, a luta ia ser extremamente difícil, quase impossível. Vejo hoje no campo nacional a Feneme, a ANMB, a Anaspra, entidades representativas, a Coordenadoria, de mãos dadas e lutando aqui em São Paulo, sendo enganados às vezes, covardemente enganados, como nesse momento.

Eu até me lembro de um samba muito cantado, que deve ser um hino a ser cantado para o governador Geraldo Alckmin, “você pagou com traição a quem sempre te deu a mão”. E vai chorar. Covardia. (Palmas.)

Quero dizer a toda família policial militar do esforço das nossas entidades, da abnegação, do esforço dos nossos representantes aqui no Legislativo, mas quando se fala em questão salarial, não dá para um deputado, não dá para o presidente da Assembleia, por ser vício de iniciativa, competência exclusiva do governador, do Executivo, artigo 24 da Constituição, qualquer projeto que verse sobre aumento de despesa, matéria estatutária. Eles fazem o papel deles aqui, as entidades estão fazendo, de forma ordeira.

Só para concluir, presidente, a lei que estabelece a data-base de revisão de salários no estado de São Paulo, que foi votada nesta Casa, foi encaminhada pelo então governador Geraldo Alckmin. Foi votada nesta Casa, foi sancionada por ele, mas não dá para acreditar no que assina e no que fala. E a realidade é que, após mais de seis meses, em que as nossas entidades, em que o comando da corporação, de mãos dadas com as entidades, levaram de forma disciplinada, ordeira, no campo da negociação.

Não é cobrando, simplesmente dizendo: sabe por que é que nós temos o Estado mais seguro do país? Não são por bravatas, não é por conversa mole, é por ação nos 645 municípios. E não tem instituição de nenhuma área que esteja nos 645 municípios. E a paga disso: reajuste zero, enganação, ‘empurração’ com a barriga. Secretário da Segurança, que se tivesse postura, deveria dizer para as nossas entidades: “a revisão de salário é zero”. E entregar uma carta de demissão ao governador, porque se portou de forma pequena, medíocre. (Palmas.)

E digo aos senhores que o meu papel eu vou fazer. Os encaminhamentos da audiência pública que os senhores vão demandar, sob a coordenação do nosso deputado Coronel Camilo, nós vamos acompanhar. Mas nós precisamos mostrar à sociedade quem é o inimigo público número um da polícia de São Paulo, não é o Marcola não, tem nome e endereço: Geraldo Alckmin, Avenida Morumbi, 4.500. (Palmas.) E nós vamos mostrar isso.

Élcio, eu me lembro de você. Simplesmente eu acompanhava os seus irmãos cadeirantes quando fizeram a coleta de moedas na Avenida Tiradentes para serem jogadas nos jardins do Palácio dos Bandeirantes, num gesto simbólico. Tantos outros, aqueles que nos ajudaram a fechar a porta do Palácio dos Bandeirantes.

E eu quero afirmar, a única coisa que eu peço aos senhores para me ajudar: aonde tiver um evento público do governador doravante, eu estarei lá, com o meu sonzinho, sonzinho de feira, para dizer na cara dele a insatisfação da população do estado de São Paulo com a política sórdida, covarde, de não valorizar aqueles que morrem pela população.

Força para vocês, felicidades e contem conosco. São Paulo merece ter a melhor polícia do país, mas São Paulo não merece ter o governador mais ingrato que nós temos. Alckmin, você pagou com traição a quem sempre te deu a mão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado ao nosso deputado Olímpio, sempre combativo, obrigado pelas suas palavras.

Eu chamo agora para fazer uso da palavra o nosso querido amigo, assessor do Dr. Renato Nalini, Dr. Kleber Leyser de Aquino.

E aproveito nesse instante para anunciar a presença do comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, local que eu estive hoje pela manhã falando com os nossos futuros oficiais, o coronel Celso Luiz. Celso Luiz, muito obrigado pela sua presença. (Palmas.)

Vai falar, então, o nosso último orador, depois nós vamos para as homenagens, Dr. Kleber Leyser de Aquino.

 

O SR. KLEBER LEYSER DE AQUINO - Boa tarde a todos os senhores. Eu queria, inicialmente, cumprimentar o nosso presidente desta Casa Legislativa, o deputado Fernando Capez, pelo apoio e pela iniciativa de convocar esta audiência. Gostaria de cumprimentar o meu amigo de muitos anos, o deputado estadual Coronel Camilo, que teve a iniciativa, a preocupação e a responsabilidade de provocar este evento.

Eu queria cumprimentar também o nosso amigo, deputado federal Major Olímpio, pela atuação dele agora na Câmara Federal, como um legítimo representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Cumprimento também o coronel Gambaroni, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo frente à corporação, diante de todas essas dificuldades que nós todos temos conhecimento.

Cumprimento também o sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas da Polícia Militar, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente pela possibilidade de união de todas essas coordenadorias, entidades representativas aqui presentes, para o apoio e um trabalho conjunto a ser desenvolvido.

Depois dos brilhantes discursos do coronel Gambaroni e do nosso deputado federal Major Olímpio, eu acho que não há muito o que acrescentar. Eu queria só parabenizar ao Coronel Camilo por essa iniciativa. Eu acho que isso daí é o que muitas vezes falta aqui no nosso país, essa iniciativa de discutir, de conversar, essa iniciativa conciliatória.

Eu acompanho o presidente Nalini já há algum tempo, todos os discursos que ele faz, ele deixa claro que a nossa população tem o costume de judicializar todas as questões. Hoje em dia nós temos números absurdos de processos em andamento, chegando ao ponto de termos a cada dois habitantes, um processo em tramitação. Isso só serve para dificultar a resolução das questões e criar um estado e um país litigantes.

Essa iniciativa do Coronel Camilo, como sempre defendendo aí a corporação, a Polícia Militar, não só aqui, mas desde a época em que esteve na Câmara de Vereadores, é exatamente aquilo que falta muitas vezes para nós, habitantes, resolvermos as nossas questões, que é a discussão dos problemas, é levar a público os problemas. É através dessa forma que se chegam às resoluções conciliatórias.

Nós temos inúmeras formas outras de resolução de conflitos, consensuais, que não necessariamente a judicialização das nossas causas.

Eu parabenizo o Coronel Camilo por essa iniciativa, parabenizo todas as entidades de classe aqui presentes. Eu acho que o trabalho é por aí. Com certeza o nosso governador vai se sensibilizar com esse trabalho que está sendo feito de uma forma ordeira, de uma forma conciliatória, porque esse é o caminho de se solucionar os problemas. E desejar aos senhores que tenham um sucesso no final desse trâmite conciliatório, desse trâmite de discussão.

O Judiciário apoia essa atitude conciliatória e espera que, realmente, os senhores, ao final, tenham sucesso nesse brilhante trabalho que está sendo desenvolvido. Muito obrigado aos senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, Dr. Kleber, representante do nosso Tribunal de Justiça, pelas suas palavras.

E agora chegou o momento mais esperado desta solenidade, nós vamos fazer a homenagem a todas as associações, começando aqui numa homenagem simbólica ao coordenador, ao nosso Angelo Criscuolo, que é o presidente da Coordenadoria das Entidades. Eu vou abrir a palavra para que o Angelo fale e na sequência nós vamos chamar cada uma das entidades para a nossa solenidade.

Então, agora nós vamos fazer a entrega de uma placa simbólica ao Angelo, que na realidade é pelo trabalho da Coordenadoria e que representa todos os senhores e senhoras aqui presentes. Por favor, Angelo.

 

* * *

 

- É feita homenagem com entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, Angelo, obrigado a todas as entidades. E eu convido agora o Angelo para fazer o uso da palavra em nome das nossas entidades representativas.

Senhores, voltando a lembrar, enquanto o Angelo se desloca, da importância da nossa união, da importância da negociação, da importância de a gente discutir os problemas. E volto a convidar a todos, na sequência, para irem para o Auditório Franco Montoro. Luca, Clovis, a turma toda aí de cima também, vamos discutir a questão salarial agora, daqui a pouco.

Mas, é importante estarmos unidos, importante que sempre possamos apoiar uma união, que hoje, neste momento, é representada pelo nosso Angelo Criscuolo, que pode ser um presidente de uma das entidades num futuro muito próximo, como já foi no passado.

Angelo, muito obrigado pela presença, pelo seu trabalho, a palavra é sua.

 

O SR. ANGELO CRISCUOLO - Eu queria, em primeiro lugar, agradecer ao Coronel Camilo pela oportunidade, ao nosso comandante-geral e ao povo aqui presente. Eu não sou muito de discurso, eu não sei fazer muito discurso, mas eu queria destacar que ser presidente da Coordenadoria é um prazer.

Conseguimos um fato inédito: em 180 anos de Polícia Militar, nós conseguimos agregar oficiais e praças na mesma reunião. Estamos de mãos dadas, estamos lutando, sem preconceito, sem problema nenhum. Eu acredito que nunca, na Polícia Militar, houve e nem haverá, talvez agora a gente não vá desmanchar mais.

Esta Coordenadoria é formada por 17 entidades representativas, é dali que nós tiramos o que nós vamos fazer de benefício para a Polícia Militar e para a família policial militar. Eu só tenho a agradecer a participação das 17 entidades e espero que cresça mais a Coordenadoria. Isso é por três anos, dezembro agora eu estou saindo, vai ser eleito o novo presidente, de uma nova associação.

Eu só queria agradecer a força, o empenho e a dedicação que eu tenho recebido nesse período. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito bom. Parabéns ao sargento Angelo, que representa exatamente o que nós precisamos fazer: união, união entre os praças, os oficiais, os nossos amigos de fora inclusive. Ele consegue isso tudo numa mesma causa mas, principalmente, estarmos unidos numa grande equipe, porque nós somos uma grande família, desde o coronel mais antigo, do coronel comandante-geral até o soldado que ainda está lá na Escola de Pirituba. Todos somos uma grande equipe e uma grande família.

Eu vou passar a palavra para o mestre de cerimônias agora. Vamos chamar cada uma das entidades para que venha aqui receber a sua homenagem na sequência.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Solicitamos aos representantes das entidades que serão chamadas para que subam aqui para serem homenageados.

Em razão do avançar da hora, solicitamos a todos que, na sequência do anúncio, já subam para assumir a sua posição.

Associação dos Oficiais da Polícia Militar. (Palmas.)

Associação de Oficiais de Saúde. (Palmas.)

Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Na sequência, a São Paulo Previdência. (Palmas.)

Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar. (Palmas.)

Exército Constitucionalista. (Palmas.)

Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Cooperativa da Polícia Militar Limitada. (Palmas.)

Caixa Beneficente da Polícia Militar. (Palmas.)

Associação Paulista dos Servidores do Estado e Município de São Paulo. (Palmas.)

Na sequência, a Associação de Auxílio Mútuo dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação de Socorros Mútuos dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação das Policiais Militares Femininas. (Palmas.)

Cruz Azul de São Paulo. (Palmas.)

Associação Beneficente Pró-Saúde Policial Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Associação Para Valorização Policial do Estado de São Paulo. (Palmas.)

E Associação dos Militares Estaduais do Brasil. (Palmas.)

Parabéns a todas as entidades agraciadas nesta sessão solene.

 

* * *

 

- É feita a entrega de certificados.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas a todas as nossas entidades. (Palmas.)

Senhoras e senhores, estamos chegando ao final da nossa solenidade, eu queria agradecer a todos os presentes, agradecer aqui pela presença de todos vocês, agradecer as nossas entidades pelo grande trabalho feito. E mais uma vez colocar o meu gabinete à disposição de todos.

Eu não estou aqui por acaso, eu estou aqui para defender a nossa família policial militar, eu estou aqui para ser a voz da família policial militar, assim como o Coronel Telhada e os outros deputados que militam na área de segurança.

Criamos aí duas frentes parlamentares que todos estão convidados a participar: a Frente Parlamentar de Segurança, que é o nosso metiê, e a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura para desenvolver valores na nossa sociedade.

Então, muito obrigado pela presença de todos. E todos estão convidados agora, e todos terão a oportunidade de falar no Auditório Franco Montoro para tratarmos da nossa questão salarial.

Peço a Deus que nos proteja e proteja todos os nossos policiais hoje na ativa, que estão fazendo a nossa segurança. Se nós podemos estar aqui é porque eles estão aí garantindo a nossa segurança. E, mais que isso, a nossa Polícia Militar está garantindo a democracia neste estado, garantindo a liberdade das pessoas, garantindo que os nossos indicadores sejam os melhores do Brasil. E nós vamos agora trabalhar para que esse nosso policial tenha o devido reconhecimento.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa. Eu agradeço, em particular, a minha equipe pela organização do evento, na pessoa do coronel Marciano e todos que o ajudaram. E a todos que colaboraram para o êxito desta sessão.

Que Deus proteja a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 30 minutos.

 

* * *