http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE OUTUBRO DE 2015

033ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS CEDROS DO LÍBANO E A COMUNIDADE LIBANESA NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Homenagear os Cedros do Líbano e a Comunidade Libanesa no Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Líbano", e em seguida, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Líbano.

 

2 - MARIA DE LOURDES RACHID VAZ DE ALMEIDA

Desembargadora, representando o Dr. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lembra emocionada a situação dos imigrantes libaneses. Recorda membros de sua família. Destaca a força do povo libanês. Cumprimenta as autoridades presentes.

 

3 - PEDRO TOBIAS

Deputado estadual, saúda todos os presentes. Menciona sua origem libanesa. Elogia o amparo do Brasil aos libaneses. Discorre sobre a questão dos refugiados sírios e a importância da ajuda humanitária. Tece críticas à política externa dos Estados Unidos no Oriente Médio.

 

4 - JOÃO DÓRIA JR.

Presidente do Grupo de Líderes Empresariais - Lide, tece elogios às mulheres. Comenta as lições aprendidas no convívio com a comunidade libanesa. Enaltece as qualidades do povo libanês.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Tece considerações sobre os refugiados sírios que chegaram ao Brasil recentemente. Sugere a criação de ações de apoio aos imigrantes.

 

6 - KABALAN FRANGIEH

Cônsul-Geral do Líbano em São Paulo, cumprimenta todos os presentes. Agradece a iniciativa do presidente Fernando Capez. Menciona teoria de que os primeiros povos a chegar ao Brasil foram os fenícios por volta de 3 mil anos atrás. Comenta o simbolismo do cedro para a cultura libanesa. Cita que São Paulo foi uma das cidades que mais acolheu imigrantes libaneses no mundo.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação do violonista Robson Miguel.

 

8 - ROBSON MIGUEL

Violonista, entrega livro ao presidente Fernando Capez.

 

9 - JOSEPH SAYAH

Embaixador do Líbano no Brasil, saúda as autoridades presentes. Manifesta-se agradecido pela realização da solenidade. Elogia a facilidade de integração da comunidade libanesa no Brasil. Enaltece a resiliência do povo libanês. Tece comentários acerca da situação do Líbano frente à crise no Oriente Médio. Ressalta a necessidade de apoio internacional e divisão de responsabilidades entre as nações frente ao problema dos refugiados sírios.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Menciona visita que fez à Síria recentemente. Recorda palavras de seu pai sobre a recuperação do Líbano após conflitos armados. Conta parábola sobre a superação de dificuldades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior, e convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos: Sua Excelência Sr. Joseph Sayah, eminente embaixador do Líbano do Brasil, a quem peço uma calorosa salva de palmas. (Palmas.). Solicito para que o Cerimonial conduza o eminente cônsul-geral do Líbano em São Paulo, estimado Kabalan Frangieh. (Palmas.). Representando Sua Excelência, eminente presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, nossa estimada desembargadora, Excelência Dra. Maria Lourdes Rachid Vaz de Almeida. (Palmas.). Para quem não sabe, Dra. Maria Lourdes é um dos destaques nacionais e internacionais da Justiça no combate ao tráfico de seres humanos - mulheres para fins de escravidão sexual e crianças. Está também presente, da nossa comunidade, eminente Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.). E a maior autoridade da Polícia Civil no Estado de São Paulo, ilustre delegado-geral de Polícia, Youssef Abou Chahin.

Dando sequência a uma série de discussões iniciadas este ano no Líbano, quando de uma viagem feita por representantes brasileiros aqui presentes, tão logo tomou conhecimento e objetivando intensificar cada vez mais os laços de relações Brasil e Líbano, talvez o empresário mais importante do País, o ilustre João Dória, presidente do Grupo de Líderes Empresariais, Lide, está aqui e integra a Mesa como representante do setor empresarial. (Palmas.). A Exma. Sra. Presidente da República marcou justamente uma reunião em Brasília, impossibilitando que aqui comparecessem S.Exa. vice-presidente da República, Michel Temer; ministro Gilberto Kassab; e também Guilherme Afif Domingos. Todos eles telefonaram dizendo que gostariam de estar aqui presentes, desejando muito sucesso para o evento. Estão presentes ainda o deputado federal Ricardo Izar, o deputado federal Antonio Goulart, o deputado federal e presidente estadual do PP, Guilherme Mussi; nosso eminente deputado estadual Antonio Salim Curiati, deputado undecacampeão, com 11 mandatos. No outro dia estávamos conversando, brincamos muito e ele disse que quando a Assembleia foi cercada e fechada, Salim Curiati já estava aqui, só que ele estava do lado de fora. Quero mais uma vez uma salva de palmas a nosso Curiati. (Palmas.)

Está aqui nosso deputado estadual, Delegado Olim; o eminente deputado estadual Pedro Tobias, que terá a palavra. Pedro Tobias não é apenas descendente de libaneses. Ele é libanês. Então é uma honra, um carinho, deputado de enorme sucesso, sempre com votações expressivas e um grande representante da comunidade.

Está mais uma vez aqui a ficha, talvez pelos 11 mandatos, deputado Salim Curiati; nosso querido deputado Fernando Cury, deputado estadual cujo irmão, João Cury, é prefeito de Botucatu, também presente aqui; deputado estadual Feliciano Filho, que é da comunidade libanesa também, um dos expoentes, ao lado do deputado federal Ricardo Izar, na defesa da causa animal; nosso sempre deputado, importante deputado, está sempre no Líbano, foi deputado federal, prefeito de Sorocaba, presidente da Frente Parlamentar Brasil-Líbano, uma salva de palmas a Renato Amary, uma enorme honra ter V. Exa. aqui; nosso sempre deputado Said Mourad, queridíssimo, estimado, abnegado.

Também fundamental neste evento, Marcelo Ernesto Zarzur, presidente do Clube Atlético Monte Líbano, em nome de quem cumprimento todas as entidades, associações e clubes líbano-brasileiros aqui presentes, que foi fundamental na organização deste evento, que oferece um coquetel no Clube Monte Líbano, logo após o encerramento desta sessão solene. Parabéns, Marcelo. Já conheço Marcelo Zarzur desde os tempos do colégio, lá no nosso querido Colégio São Luís. A família Zarzur tinha uns 12 irmãos no colégio. Acabamos estudando juntos. Zarzur, fique em pé aqui. Quero agradecer. Estudamos juntos e sempre foi um brilhante aluno.

Quero cumprimentar também, está aqui presente, o Marcelo Audi Cateb, presidente do Conselho de Esportes do Clube Sírio, uma satisfação enorme também; xeique Abdel Hamid Metwally, xeique líder religioso da comunidade muçulmana, Iman da Mesquita Brasil; xeique Mohamad El Moghrabi, xeique sunita representante do Dar El Fatwa da República Libanesa do Brasil; xeique Fahd Alamedine xeique druso aqui presente; Dom Josef Gebara, arcebispo da igreja greco-melquita do Brasil; Dom Edgar Madi, arcebispo da Igreja Maronita do Brasil; querido Marcelo Manhães, presidente da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil; Dr. Fernando Emilio Jafet, diretor titular da assessoria de eventos, representando o Dr. Paulo Skaf, com quem estive hoje, e que lamentou bastante, tem uma reunião na FIESP, gostaria de estar aqui, mas está aqui nosso querido Fernando Jafet, um abraço a ele, ao Guilherme, seu filho; querido Eduardo Felício Elias, mais conhecido como Dr. Eduardo Elias, presidente da Fearab, Federação das Entidades Árabe-brasileiras do Estado de São Paulo; general Hedel Fayad, representante da Fundação Cultural Exército Brasileiro em São Paulo - é uma satisfação enorme recebê-lo; o nosso querido Mohammad Orra, representando a Câmara de Investimento, Comércio e Indústria Brasil-Arábia Saudita; Emil Razuk, ex-deputado estadual e ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, acompanhado dos seus diretores, Munir Capez e Marcos Capez - qualquer semelhança não é coincidência, são meus primos; Alfredo Cutait, presidindo a Câmara do Comércio Brasil-Líbano e ex-senador - a Câmara do Comércio foi fundamental na realização deste evento; orgulho da Medicina paulista e brasileira, da comunidade libanesa, o grande médico Raul Cutait; José Carlos Oliveira, membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia; Rafik Hussein Saab, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo; Yusuf Elemen, diretor-executivo e gestor cultural do Centro Cultural Brasil-Turquia; Ahmad Hammoud Mocadam Datarika Shazulia Yashrutia; Decio Ambrozio, presidente da Associação Nacional dos Credores da União, Estados e Municípios do Brasil; José Francisco Fonseca Marcondes Neto, presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil; Georges Elias Khouri, da União Cultural Libanesa Mundial; Mohamad Ali Laila, coordenador-geral do Movimento Futuro no Brasil; ex-deputado federal, Emerson Kapaz. (Palmas.)

São muitas autoridades; algumas ainda estão chegando. Em nome da pontualidade, não pudemos esperá-las, mas chegarão outras autoridades. Peço atenção ao Cerimonial, na medida em que forem chegando.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, queridos telespectadores, esta, definitivamente, não é uma sessão comum. Esta não é uma sessão normal. Esta é uma sessão solene. Como o próprio nome já diz, a sessão solene obedece a rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene só pode ser solicitada por deputado com mandato em exercício nesta Casa. Solicitada pelo deputado, só pode ser convocada pelo presidente. E o presidente só pode convocar depois do pedido tramitar por todos os órgãos internos da Casa - é um processo complexo -, receber pareceres e ser submetido ao Colégio que congrega todos os líderes dos partidos da Assembleia Legislativa.

Por essa razão é que ela se realiza no plenário principal da Casa, o plenário Juscelino Kubitschek. Nessas cadeiras que as senhoras e os senhores estão sentados, os deputados tomam assento para votar os projetos que regem o estado de São Paulo. E tomaram assento em 1989 para aprovar a Constituição Estadual de São Paulo.

Portanto, é uma sessão complicada, difícil de ser realizada. Há casos de sessões solicitadas que são indeferidas. Esta foi solicitada pelo presidente e convocada pelo presidente, mas foi autorizada pela unanimidade dos deputados líderes desta Casa, fato raro de ocorrer. (Palmas.) Todos os deputados autorizaram a realização da solene, encaminhando os mais fervorosos encômios à iniciativa. E não é por outra razão. Nós estamos homenageando a comunidade libanesa no estado de São Paulo. Segundo os últimos dados, são oito milhões que integram a comunidade libanesa no Brasil, portanto é uma comunidade extremamente relevante e importante.

Neste momento, peço que todos os presentes, em pé, possam ouvir o Hino Nacional do Líbano e em seguida o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Gleidson Azevedo. Lembramos a todos de que não há necessidade de nos voltarmos à bandeira durante a execução do hino, uma vez que não há precedência entre os símbolos da Nação. Neste momento o que se reverencia é o hino e não a bandeira, de maneira que as autoridades permanecerão olhando para frente durante a execução dos hinos.

 

* * *

 

- São feitas as execuções dos hinos do Líbano e do Brasil.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao sargento Gleidson Azevedo e a toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, seus valorosos homens que estão no dia a dia enfrentando a criminalidade para garantir a nossa segurança. Tenho a certeza de que esta Assembleia Legislativa é solidária com a nossa Polícia Militar. Parabéns pelo trabalho que os senhores realizam. Nossa eterna gratidão.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo dia 11, domingo, às 21horas. Quem tem a NET, como eu, coloque no canal 7 e reze para não falhar o sinal, como de costume. Quem tem a televisão aberta, coloque no canal 61.2; na TV Vivo Digital, coloque no canal 9.

Neste momento, assistiremos a uma apresentação de um vídeo sobre o Líbano.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Aqueles que não conhecem, conseguiram ter uma ideia das belezas do Líbano? Eu estive lá há pouco tempo. Grande parte da população - 90% - fala duas ou três línguas, por isso o vídeo não tinha tradução. Pressupõe-se, portanto, que os membros da comunidade que aqui estão também falem duas línguas.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra à Dra. Maria Lourdes Rachid Vaz de Almeida, que falará representando toda a Justiça do estado de São Paulo, uma vez que ela, como desembargadora, está representando o presidente do Tribunal de Justiça.

 

A SRA. MARIA LOURDES RACHID VAZ DE ALMEIDA - Boa noite.

Eu estou aqui na condição de representante do Tribunal de Justiça e trago um abraço do nosso presidente, Dr. Renato Nalini, a todos os senhores. Ele me presenteou com esse pedido de representação, justamente por saber que, apesar de ter nascido no Brasil, procuro fortemente manter as tradições libanesas. Meus avós vieram do Líbano e, enquanto tocavam os hinos dos dois países, fiquei muito emocionada. Sei da história, sei do sacrifício do imigrante quando vem para uma terra estranha em que não fala a língua, não conhece ninguém e vem em uma condição geralmente bastante precária. Fiquei muito comovida. Pensei também nos meus tios, que já faleceram. Pensei na minha mãe que, infelizmente, gostaria de ter vindo, mas não pôde vir por um problema de saúde.

Preparei algumas coisas para falar, mas realmente a emoção toma conta. É impossível pensar em palavras formais em uma situação tão especial como essa para nós, descendentes e libaneses.

O povo do Líbano é muito forte. É um povo de muita garra. Eu me orgulho disso, me orgulho de fazer parte da colônia. Fico impressionada de ver como a situação do Líbano, depois de tanta tristeza, tantas guerras, tantas situações absurdas pela história, ressurgiu das cinzas. É isso que eu digo: a garra do libanês, a garra das mulheres libanesas e dos homens libaneses.

Quero agradecer imensamente a oportunidade e deixar o meu abraço especial. Sr. Presidente, se me permite, para homenagear toda a colônia, irei homenagear um amigo, o Dr. Renato Amary, que além de ser da minha cidade é também meu vizinho de condomínio. Na pessoa do Dr. Renato Amary cumprimento todas as demais autoridades e todos os demais presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, eminente desembargadora Maria Lourdes Rachid Vaz de Almeida e nosso querido deputado, sempre deputado, Renato Amary, por essa distinção na homenagem feita. Há vários deputados e, se todos fossem falar, avançaríamos bastante. Gostaria que o deputado Pedro Tobias, que é libanês, falasse em nome de todos os deputados desta Casa. Vossa Excelência pode falar do parlatório, querido Pedro Tobias, onde V. Exa. o faz habitualmente no exercício deste honroso ofício há vários mandatos, sempre com muito sucesso e respeito.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa noite a todos e todas. Sr. Presidente, desci no lugar do baixo clero. Ali do alto só falam as autoridades.

Sr. Presidente, fico feliz por V. Exa. ter convocado esta reunião. Estou falando em nome de todos os deputados, presentes e não presentes. É uma responsabilidade grande. Em seu nome, cumprimento todo o Legislativo presente. Cumprimento nosso querido embaixador Joseph Sayah, que foi cônsul em São Paulo e é um amigo de longa data, representado aqui por Kabalan Frangieh, que é da nossa região, do norte do Líbano. Ao Judiciário, quero mandar um abraço ao Dr. Renato Nalini e a Maria Lourdes Rachid. Cumprimento também o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Adib. Enfim, hoje somos todos primos.

Eu nasci no Líbano e chamo aqueles que nasceram aqui de falsificados. Eu nasci lá no Líbano, sou legítimo. Saí muito tempo de lá, eu só tinha 16 anos de idade na época. Fui para França estudar, depois vim para o Brasil. Para um libanês, aqui é um país maravilhoso.

Este é o meu quinto mandato como deputado, tiv e dois como vereador aqui no Brasil, sempre com uma votação extraordinária. Só existe no Brasil esse acolhimento para nós, libaneses.

Nós, que somos de origem libanesa, precisamos fazer muito pelo Brasil, porque este é um país maravilhoso. Ele está sempre de braços abertos para todos.

Sr. Presidente, deputado Fernando Capez, ontem veio me procurar um cidadão da cidade de Boracéia. É uma cidade pequena que fica ao lado de Bauru. Eu não conheço esse libanês refugiado que me procurou. Mas um cidadão brasileiro, que não tem nenhum parentesco com esse libanês ou árabe, falou: “Pedro, essa desgraça está acontecendo com os refugiados sírios, libaneses, no Brasil!”. Ele disse que vai levar ele e a sua família, que vai dar uma casa, emprego e alimentos durante um ano. Acho que esse gesto é nobre porque oferece ajuda à família que ele não conhece. Este é o nosso Brasil!

Quero manifestar a minha indignação ao bombardeio dos americanos no Afeganistão. Infelizmente, os americanos acham-se donos do mundo. Sinto que a obrigação deles é de defender, ajudar esse povo desgraçado. No entanto, bombardeiam esse país. Acham que são os donos do mundo. A minha indignação por esse ato dos americanos que se acham donos do mundo, que acha que podem fazer tudo em qualquer lugar, bombardear ou não.

O Brasil acolhe o estrangeiro, em especial os libaneses, de braços abertos. Isso não existe em outros países. Morei 15 anos na França, conheço o mundo todo e não vejo isso. País igual ao Brasil não existe. Este país abre os braços para todos nós.

Um grande abraço aos brasileiros. Viva, Líbano! Viva, Brasil! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero mais uma vez manifestar o meu carinho pedindo a todos que guardem no coração o nome do deputado federal Ricardo Izar, deputado federal Antonio Goulart, deputado federal Guilherme Mussi, deputado estadual Antonio Salim Curiati, deputado estadual Delegado Olim, deputado estadual, que falou agora em nome de todos, Pedro Tobias, deputado Fernando Cury, deputado Feliciano Filho, ex-deputados Renato Amary e Said Mourad que vieram aqui para nos prestigiar.

Parabéns a vocês! Guardem no coração a nossa eterna gratidão porque vieram trazer seu prestígio a esta sessão solene. Registro aqui a nossa eterna gratidão.

Quero também cumprimentar o Miled Khoury, presidente da Fundação Cristã no Mundo, que foi fundamental para a organização do evento, assim como o Zarzur. (Palmas.) Aliás, este evento começou em um jantar em Beirute, no Líbano. O Miled estava lá com o Kabalan. Parabéns e obrigado Miled pela presença.

Gostaria de pedir uma salva de palmas para o Sr. Ali Majdoub, da Câmara de Comércio Brasil-Líbano. A minha mãe, a Sra. Soraia Capez, também veio prestigiar o evento. (Palmas.) A minha prima Sheila também está presente.

Munir Alessandro Saad, Adriana Capez, João Antônio Capez e Helena também estão aqui. A família Capez está inteira aqui. Há pouco, falaram os representantes do Judiciário e do Legislativo. Agora, irá falar um representante da sociedade civil.

O Líbano tem uma atmosfera secular de empreendedorismo, pujança, progresso, desenvolvimento e cultura. É possível conversar em inglês e francês com as pessoas. Eu ainda não domino muito o idioma árabe, mas lá você consegue se comunicar em inglês ou francês. O seu sistema educacional é forte e pujante.

Gostaria que um representante dos empresários e da liderança empresarial tivesse a palavra. Eu pedi que ele viesse justamente para isso, porque este é um encontro de vários aspectos. Queremos entrosar e intensificar cada vez mais as relações entre o Brasil e o Líbano.

Em nome do Lide e da comunidade empresarial, tem a palavra o Sr. João Dória Jr.

 

O SR. JÕAO DÓRIA JR. - Deputado Fernando Capez, muito obrigado. Gostaria de começar o meu agradecimento elogiando as mulheres de valor. Faço isso em nome da mãe de V. Exa., D. Soraia, que está representando as mulheres de valor nesta cerimônia. (Palmas.)

Em nome dos parlamentares presentes, deputados estaduais e federais, gostaria de homenagear o deputado Pedro Tobias, que representa esse melhor sentimento do povo libanês não apenas com dignidade e força, mas com humanidade. Presidente do PSDB no estado de São Paulo, ele é muito querido e é uma figura adorável e admirável.

Em seu breve discurso, vocês viram como ele cativa as pessoas, porque fala com sentimento e com o coração. Em seu nome, dedico uma homenagem aos inúmeros parlamentares que estão presentes.

Serei muito breve nesta noite de homenagens à comunidade libanesa. Agradeço às autoridades eclesiásticas presentes, às autoridades do Judiciário e às pessoas que pertencem à comunidade libanesa.

Nasci em São Paulo e aprendi a conviver com os libaneses desde muito cedo. São amigos queridos, como o Raulzinho Cutait, que está aqui, e o seu pai. Você cuidou do meu pai, já falecido, e cuida de mim, da minha esposa e dos meus filhos. A razão de eu estar vivo é você. Talvez não estivesse mais aqui.

Fui operado no Sírio-Libanês e estou aqui graças à sua habilidade e tudo aquilo que você representa nesta grande instituição, que é o Hospital Sírio Libanês. Essa instituição é uma das sínteses da grandeza dessa colônia que habita o nosso país e, particularmente, a cidade de São Paulo.

Existem três grandes exemplos que eu aprendi com a comunidade libanesa. Em primeiro lugar, o exemplo do trabalho. É impressionante a capacidade de trabalho do povo libanês. São dedicados e perseverantes. Não há nada que faça um libanês desistir.

Perseverança e determinação. Essa é uma lição de vida: jamais desistir. Em um país que sofreu como sofreu o Líbano, é preciso ter determinação sempre, na alma, no coração, na vontade de fazer e, principalmente, na sua crença e nas suas orações.

O segundo aspecto de aprendizado com o povo libanês é a humanidade. É um povo que tem humanidade, que tem esta capacidade de se relacionar onde quer que esteja. Aqui, no Brasil, esses oito milhões - ou mais - de libaneses, ou dessa origem, nos fizeram aprender a gostar e a fraternizar essa relação. A humanidade do sentimento de um povo que abraça todos os povos: árabes, judeus. Aonde vão, os libaneses fazem amigos- porque é o sorriso, é o abraço, é o sentimento espontâneo. Esta é uma grande lição para todos nós, brasileiros.

A terceira grande lição é a lição da humildade, aquela que faz deste povo um povo maior em sua grandeza, a humildade que processa em seu dia a dia. Com tanto sofrimento que este povo já teve, e que, infelizmente, muitas vezes continua a sofrer, ele tem humildade e dignidade para estender a mão, oferecer o seu coração, oferecer a sua casa, oferecer o alimento a quem mais precisa.

São essas três grandes lições da comunidade libanesa que carrego em meu coração. Estou muito honrado de ter sido convidado pelo presidente Fernando Capez e de poder dirigir a vocês um pouco das minhas palavras e, sobretudo, da minha gratidão.

Muito obrigado ao povo libanês. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado, João Dória.

Uma questão importante: o deputado Pedro Tobias tocou em um assunto que está ocorrendo e que não podemos ignorar. São os refugiados da Síria que estão chegando ao Brasil.

Sábado, fui à casa da minha sogra e lá estava uma família. Estão morando em um quartinho no subsolo de uma residência, ganhando 1.500 reais. É uma moça altamente preparada. Conversamos em inglês e ela estava preocupada com o estudo de seu filho de três anos, um menino que pegava uma sombrinha, um guarda-chuva, e, ainda sob o trauma de onde veio, simulava uma metralhadora, apontando e atirando, como se fosse uma arma. Realmente é algo duro, doído de se ver.

Juntamente com os clubes, com o Clube Monte Líbano, com o Lar Sírio e o setor empresarial, estamos organizando uma espécie de apoio. São pessoas altamente preparadas, estudadas, capacitadas, que procuram um emprego, um trabalho.

Ao sairmos, minha mulher teve a ideia de entregar 100 reais para que ela pudesse comprar mantimentos. Ela recusou, quase se sentindo ofendida. Não quis aceitar em hipótese alguma. São pessoas que têm muita dignidade, autorrespeito, orgulho de ser quem são, e vieram aqui em um estado de sofrimento.

Depois, oportunamente, vamos conversar com todos aqueles que puderem ajudar, colaborar, como esse senhor que se dirigiu ao deputado Pedro Tobias. Espero que a gente possa conversar, ir organizando e atendendo essas pessoas. A prioridade, agora, são as crianças, para que elas tenham estudo, abrigo e alimentação. Isso tudo está sendo feito e é um tema do qual não podemos fugir.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao cônsul-geral do Líbano, Kabalan Frangieh.

 

O SR. KABALAN FRANGIEH - Sr. Presidente, Fernando Capez, embaixador Joseph Sayah, Paulo Adib Casseb, Youssef Abou Chahin, bispo Dom Edgar Madi, bispo Josef Gebara, xeique Mohamad El Moghrabi, xeique Fahd Alamedine, senhoras e senhores, quero agradecer e parabenizar o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez, pela iniciativa e pelo apoio que ele tem dado para a colônia libanesa e para o Líbano. (Palmas.)

milhares de anos, deste mesmo cedro que está sendo homenageado hoje, foram construídos templos e altares. Deste mesmo cedro construíram-se palácios e fortalezas. Deste mesmo cedro os faraós construíram suas moradias e suas tumbas. Deste mesmo cedro construíram-se navios que colonizaram o Mediterrâneo, de Cartagena a Cadiz, na Espanha, e disseminaram o alfabeto. Desse mesmo cedro os fenícios conseguiram chegar ao Brasil mil anos antes de Cristo.

Vários relatos históricos e arqueológicos, registrados pelo saudoso professor Luiz Hugo Magalhães, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, citam a presença de fenícios e egípcios no litoral brasileiro e ao longo dos grandes rios, como o São Francisco e o Amazonas.

A longa convivência desses primeiros navegantes com os índios tupis-guaranis levou à criação de aldeias, principalmente nos atuais estados do Maranhão e do Rio Grande do Norte.

O imperador Dom Pedro II foi um grande incentivador da imigração libanesa. Durante sua visita ao Líbano, em 1876, os libaneses o presentearam com uma biblioteca e um trono feito com a madeira de seus cedros, simbolizando a eternidade.

A homenagem ao cedro é também uma homenagem aos nossos ancestrais e avós, que, há 140 anos, atravessaram mares e oceanos, enfrentando as incertezas e chegando ao Brasil, formando famílias e se integrando à sociedade. Somos gratos a todos eles, são eles a causa do nosso sucesso, eles são motivo de orgulho para nós.

São Paulo inteira é um coração aberto. Ela recebeu o maior número de libaneses, é a capital da imigração libanesa no mundo. Sendo assim, esta homenagem aos libaneses que V. Exa. está fazendo, Sr. Presidente, é também uma homenagem à cidade de São Paulo, à presença eterna dos libaneses aqui. Homenagem feita por um paulistano descendente de libaneses, um grande exemplo de sucesso que representa também todos os políticos paulistanos aqui presentes: os de origem libanesa e os libaneses, que são nosso orgulho. Viva São Paulo, viva o Líbano.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Belas palavras do nosso querido Kabalan. Como se pôde perceber, além de um povo inteligente é um povo bonito, o libanês.

Aqui está Michel Alabi, vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileiro, que foi grande apoiadora deste evento. Também se encontra aqui Sayed Bilal Jomaa, dos Guardiões da Convivência Cristã-Islâmica. É algo muito importante essa harmonia; é a cara de São Paulo e do Brasil.

Estamos nos aproximando do epílogo deste evento, mas ainda temos algumas atrações. Neste momento, eu gostaria que nosso violonista, Robson Miguel, tocasse uma música sobre a cidade banhada pelo azul mais lindo do mundo, o do Mediterrâneo. Seu centro foi totalmente restaurado, tornando-se sofisticado a ponto de não sabermos se estamos andando, por exemplo, no centro de Munique ou de Paris. Há uma atmosfera de shows ao ar livre, com restaurantes à beira-mar. Estou falando de Beirute. É com essa música que Robson vai nos presentear agora. (Palmas.)

Mestre Robson é brasileiro e retornou em junho de seu tour em 2014 na Suíça, Itália e Espanha, aonde foi representar nosso Brasil e gravar seu 19o LP, “Viva Brasil”, num castelo da Suíça, sendo apresentado pela primeira vez na Festa Nacional da Música. Trata-se de um dos principais nomes do mundo quando o assunto é violão, sendo o único no mundo a conquistar o maior título internacional pelo círculo violonístico de Madri, Espanha, como primeiro do ranking mundial de violonistas. Toque “Beirute” para os nossos corações.

 

* * *

 

- É feita a execução de música.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Robson. Obrigado, de coração, por essa homenagem a Beirute e ao povo libanês.

 

O SR. ROBSON MIGUEL - Quero agradecer o carinho. Obrigado, deputado Fernando Capez. Realizo oficialmente a entrega de um livro, de minha autoria, em homenagem à cultura primitiva brasileira, no qual é citado isso que o nosso cônsul comentou. Houve sim - embora aprendamos na escola que o Brasil foi descoberto em 1500 - a presença de povos libaneses na América, bem antes mesmo de Cristóvão Colombo.

 Sem quebra de protocolo, gostaria de pedir à nossa presidente, proprietária da Galeria das Letras, para passar o livro às mãos de nosso querido deputado Fernando Capez e de nosso querido cônsul.

Muito obrigado pelo carinho e parabéns a todos os brasileiros libaneses.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos livros.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Viva. Obrigado pelo carinho, Robson. Solicito ao Cerimonial que conduza à cadeira ao lado da Mesa principal o presidente do Monte Líbano, Marcelo Zarzur, para que sente ao lado dos deputados. (Palmas.) Ele foi fundamental na organização deste evento.

Peço agora para que o Cerimonial conduza ao parlatório principal para o último discurso desta sessão solene o iminente embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah. (Palmas.)

 

O SR. JOSEPH SAYAH - Boa noite. Sr. Presidente Fernando Capez, um grande brasileiro libanês, em nome de quem cumprimento todas as autoridades e as personalidades presentes. Cumprimento todos os meus amigos, vejo muitos aqui, de longos anos.

Gostaria de, no início de meu discurso, estender a V. Exa., a esta honrosa Assembleia, em nome do governo do Líbano e do povo do Líbano, os meus sinceros agradecimentos e a minha gratidão pela realização desta homenagem memorável.

Como embaixador, vim ao Brasil com o objetivo de apresentar nosso Líbano, mas logo percebi que o Líbano já era aqui representado da melhor maneira possível pela nossa comunidade libanesa. Essa comunidade, por meio de uma luta árdua e contínua ao longo das décadas, se tornou uma parte bastante amável e distinta da sociedade brasileira, fazendo do Brasil e do Líbano países irmãos para sempre.

Muito se foi falado sobre o sucesso da comunidade libanesa no Brasil. O êxito que os libaneses enfrentaram aqui, em todos os campos da vida brasileira, seja político, financeiro, médico, social, foi possível pela grandeza e generosidade deste País, Brasil, que fez os imigrantes libaneses se sentirem em casa. Esta comunidade merece a nossa homenagem e a nossa admiração tanto no Brasil como no Líbano.

Os libaneses gostam de ser conhecidos como mensageiros da paz, da reconciliação e dos valores humanos. Assim conquistaram o mundo, com amor e amizade. Por isso, são considerados como os verdadeiros cedros do Líbano, o cedro eterno que sobreviveu a milhares de anos e que é como a fênix, sempre renasce de suas próprias cinzas.

Senhoras e senhores, não posso deixar este palco sem antes abordar a situação atual.

O Líbano, hoje, atravessa um momento difícil, devido às condições complicadas vividas pelo Oriente Médio. Estamos enfrentando as consequências de um conflito regional que se reflete em nossa estrutura política e demográfica.

Como resultado, o Líbano acolhe agora, de braços abertos, mais de 1,5 milhões de refugiados sírios que se viram forçados a fugir de uma guerra devastadora. Tal ato simboliza a natureza da sociedade libanesa, como uma sociedade aberta, tolerante e carinhosa. Por outro lado, o Líbano precisa urgentemente da ajuda da comunidade internacional para compartir essa responsabilidade humanitária.

Sr. Presidente, caros amigos, com seus valores e princípios da fraternidade e da paz, podem ter certeza de que os libaneses não são cidadãos meramente geográficos, mas, sim, são cidadãos do universo. Não são cidadãos de um momento determinado, mas são cidadãos da eternidade - de ontem, de hoje e de amanhã. Os libaneses são cidadãos de todos os tempos e de todos os lugares.

Com essas palavras, agradeço a oportunidade de compartir este momento com os senhores e desejo a todos uma boa noite.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O pai do meu pai nasceu em Anfeh e eu tive o privilégio de visitar a casa em que ele nasceu, que está do mesmo jeito. Até o quarto está do mesmo jeito de quando ele viveu como criança.

Não podemos ter tudo na vida. Eu gostaria muito que meu pai pudesse estar aqui, neste momento, assistindo, presenciando esta sessão solene que eu fiz para o nosso povo. Porém, eu me lembro de quando o Líbano ainda estava enfrentando uma guerra civil e eu perguntei para ele: “Pai, mas o Líbano sobreviverá a isso?” Ele, então, respondeu por meio de uma história, que eu nunca mais esqueci e que eu repito sempre nas minhas palestras.

Um homem estava aprisionado em um calabouço, atado às correntes, sob o domínio de um ditador que o oprimia. Entretanto, esse homem era movido pela fé e guiado pela esperança. Então, ele sempre arrumava um jeito de sobreviver mais um dia, até que o ditador se aborreceu, meu querido embaixador Joseph, desceu e disse a ele: “Eu cansei da sua persistência em não desistir e agora vou te dar um julgamento definitivo. Em uma de minhas mãos vou colocar um bilhete com a palavra ‘culpado’ e na outra um bilhete com a palavra ‘inocente’ e agora você vai decidir a sua sorte. Escolhendo a mão que tem a palavra ‘culpado’ você vai ser executado agora, escolhendo a mão que tem a palavra ‘inocente’ estará livre para partir.” Triste a sina desse homem, minha querida desembargadora, porque ele sabia que em ambas as mãos só havia bilhetes com a palavra ‘culpado’. O ditador não ia lhe dar nenhuma chance. E na vida há momentos em que ficamos numa encruzilhada como esta, em que parece não ter nenhuma saída, como para o Líbano no naquele momento parecia não haver saída.

Nessas horas, se a fé e a esperança não acabarem a vitória e a superação chegarão.

Esse homem viu as duas mãos, ‘culpado’ em ambas, qualquer delas seria sentença de morte. Escolheu uma delas, pegou o bilhete só que ao invés de abri-lo e ler a palavra ‘culpado’, dobrou e o engoliu para espanto do ditador, que lhe indagou: “Mas se você engoliu o bilhete, como vou saber o que estava escrito nele?” Ao que ele respondeu: “Basta que o senhor leia o bilhete que ficou na outra mão. Se estiver escrito ‘culpado’, eu só posso ter pego a palavra ‘inocente’ a não ser que o senhor estivesse trapaceando.” (Palmas.)

E assim ele foi libertado ainda aquela noite. “Entendeu, filho?” Falei: “Pai, adorei a história, mas não entendi. E o futuro do Líbano?” Ele disse: “Filho, o povo libanês se acostumou a fazer de cada dificuldade uma nova oportunidade e de cada obstáculo, uma alavanca para subir com ainda mais força”.

O Líbano nunca acabará e será cada vez maior e aqui no Brasil, cada um de nós terá de fazê-lo e fazendo juntos, faremos melhor.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades que aqui acederam, agradece a sua equipe valorosa, a equipe do Cerimonial de excelência da Assembleia, a equipe do gabinete, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, da secretaria-geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, de todos os órgãos internos que foram envolvidos, das Assessorias da Polícia Civil e Militar, Polícia Civil que veio representada pela sua expressão máxima o delegado-geral Youssef Abou Chahin, enfim, a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

O meu querido amigo Marcelo Zarzur, presidente do Monte Líbano, convida a todos para um coquetel a se realizar no Clube Monte Líbano, com entrada pela lateral Rua da Gama. (Palmas.)

Boa-noite.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 32 minutos.

 

* * *