http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE OUTUBRO DE 2015

117ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e FERNANDO CAPEZ

 

Secretário: MARCOS MARTINS

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCOS MARTINS

Para comunicação, solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças, em razão do falecimento da ex-deputada Maria Lúcia Prandi. Presta homenagem a ex-deputada, que exerceu três mandatos nesta Casa.

 

3 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, lembra os 150 anos de história e tradição desta Casa, na qual as sessões sempre foram levantadas com o falecimento de políticos deste Legislativo. Diz que, apesar de Maria Lúcia Prandi ter sido sua adversária política, sempre a respeitou como política e mulher. Informa que a ex-deputada estava enferma, na UTI. Presta homenagem a ex-deputada. Lembra frase de Olavo Bilac "Algumas pessoas não morrem, viram estrelas".

 

4 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Demonstra sua gratidão e admiração pela ex-deputada. Diz ser este um dia difícil para esta Casa. Presta homenagem a Maria Lúcia Prandi. Estende o seu voto de pesar para a família da política. Suspende a sessão, por conveniência da Ordem, às 14h39min.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 14h48min.

 

6 - MARCOS MARTINS

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Registra a presença dos alunos de direito da Uniso de Sorocaba, acompanhados do professor Maurício Gomes, a convite da deputada Maria Lúcia Amary. Informa que Maria Lúcia Prandi foi secretária da Educação e vereadora em Santos. Afirma ser este um dia de dor para esta Casa.

 

8 - AFONSO LOBATO

Para comunicação, diz ter convivido com a ex-deputada Maria Lúcia Prandi. Lamenta o seu falecimento. Diz que deve-se ter esperança e acreditar na vida eterna.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Defere o pedido do deputado Marcos Martins. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Marcos Martins para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - MARCOS MARTINS - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, nós pediremos o levantamento da sessão - certamente haverá acordo entre os líderes - pelo falecimento da nossa ex-deputada Maria Lúcia Prandi, do Partido dos Trabalhadores.

Foi deputada por três vezes, aqui. Era uma professora doada na vida. Faleceu hoje e não poderíamos deixar de prestar esta homenagem a essa grande deputada. É uma tradição da nossa Casa. Quando falece um deputado, normalmente respeitamos e levantamos a sessão como forma de luto.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, tradição é tradição, e esta Casa tem 150 anos de história e tradição. Desde que aqui cheguei, quando falece um antigo deputado, esta Casa levanta a sessão. Mas este não é o caso, pois até pouco tempo a deputada Maria Lúcia Prandi foi nossa companheira. Ela era minha adversária política, tínhamos divergências democráticas, mas sempre a respeitei como deputada, como mulher, como lutadora e como sonhadora.

A deputada Maria Lúcia Prandi se encontrava enferma, na UTI, e ontem, no Colégio de Líderes, surgiu a possibilidade de se votar um projeto em homenagem a ela, relativo à Semana de Conscientização do Câncer de Mama, mas esta Casa deve ainda prestar outra homenagem. Solidarizo-me ao deputado Marcos Martins, à bancada do PT e ao Partido dos Trabalhadores e requeiro o levantamento desta sessão em homenagem a essa grande deputada.

Como dizia Guimarães Rosa, e eu sempre repito, as grandes pessoas não morrem, ficam encantadas. Na mesma toada, Olavo Bilac disse que as pessoas não morrem, viram estrelas. A deputada Maria Lúcia Prandi seguramente virará uma estrela a guiar todos nós com a sua dignidade e com a maneira com que sempre se portou na vida.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência faz das palavras do nobre deputado Campos Machado e do nobre deputado Marcos Martins as palavras de todos os deputados desta Casa, já com muita saudade e com todo o respeito, gratidão e admiração pela ex-deputada Maria Lúcia Prandi. Que descanse em paz.

Neste dia muito difícil para seus familiares e amigos, a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, maior parlamento estadual do Hemisfério Sul em termos de Poder Legislativo, faz esta justa homenagem a essa digna legisladora e batalhadora Maria Lúcia Prandi. Ela sempre estará presente no coração e na mente dos que a conheceram. Conheci a nobre deputada Maria Lúcia Prandi quando ainda era vereador, e desejo em meu nome, em nome da minha família e em nome de todos os deputados, que ela descanse em paz junto ao nosso Senhor.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, com todo respeito ao deputado Campos Machado e ao deputado Marcos Martins, a pedido da Presidência efetiva desta Casa, solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 14 horas e 39 minutos, a sessão é reaberta às 14 horas e 48 minutos, sob a Presidência do Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Sr. Presidente, solicito o levantamento da presente sessão. É uma tradição desta Casa que sempre que falece um deputado ou deputada desta Casa a sessão é levantada. Faleceu uma companheira que foi deputada por três vezes nesta Casa, Maria Lúcia Prandi, do meu partido.

Maria Lúcia Prandi era de Santos. Foi professora brilhante, que prestou enormes serviços tanto à Educação quanto à esta Casa.

Portanto, havendo acordo de líderes, solicito o levantamento da presente sessão em respeito a essa companheira que tanto lutou e tanto fez pelo estado de São Paulo e pelo País. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência comunica a presença dos ilustres alunos de Direito da Uniso, de Sorocaba, onde proferi várias palestras, e trazidos pelo professor Maurício Gomes, e a nossa solicitante, deputada Maria Lúcia Amary.

Infelizmente, hoje é um dia difícil para a Casa, pois Maria Lúcia Prandi foi secretária municipal de Educação, vereadora mais votada de Santos, e foi deputada, inclusive com este presidente. É um dia de dor para esta Casa, sem dúvida alguma.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como V. Exa. está dizendo, nós também tivemos a oportunidade de conviver com a deputada Maria Lúcia, e podemos atestar o que V. Exa. disse. Nesse momento de luto e de dor, resta-nos acreditar na vida, na esperança da vida eterna. Nossa solidariedade, então, para com os familiares, a nossa oração, e que possamos fazer com que a esperança fale mais alto neste momento.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu não estive aqui antes porque estava percorrendo todos os demais plenários da Casa, solicitando aos deputados, presidentes de comissões e presidentes de CPI, que suspendessem também os seus trabalhos, razão pela qual só pude estar neste momento.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, sem previsão de projetos para a Ordem do Dia.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 51 minutos.

 

* * *