http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

27 DE NOVEMBRO DE 2015

047ª SESSÃO SOLENE pARA APRESENTAÇÃO E HOMENAGEM À IGREJA SEICHO-NO-IE MASAHARU TANIGUCHI (MANABU KAI)

 

Presidente: JOOJI HATO

 

RESUMO

 

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Jooji Hato, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Apresentar e Homenagear a Igreja Seicho-no-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai". Convida o público a ouvir, de pé o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - YUKIHIRO MAEHARA

Professor, faz a oração de abertura dos trabalhos.

 

3 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Agradece ao professor Yukihiro Maehara. Saúda autoridades e convidados. Fala de sua alegria em presidir este evento para homenagear uma entidade que, adita, propõe ao ser humano o retorno à sua essência. Faz narrativa sobre o surgimento da Seicho-No-Ie. Menciona suas bandeiras políticas. Elenca projetos de lei, de sua autoria, aprovados em prol da sociedade. Discursa sobre a violência e seus efeitos danosos. Tece agradecimentos aos lideres da Seicho-No-Ie presentes.

 

4 - GEORGE HATO

Vereador pela Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta os participantes da solenidade. Lê "mensagem do dia", retirada de publicação da Seicho-No-Ie. Enfatiza a biografia do fundador da Seicho-No-Ie, mestre Masaharu Taniguchi. Destaca a visão e a missão da doutrina. Faz agradecimentos gerais.

 

5 - HARUTO SHIROUZU

Presidente da Editora Komyo Shisousa, cujo pronunciamento, em língua estrangeira, foi traduzido por Carlos Morinishi, apresenta a biografia do fundador da Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi, com ênfase aos ensinamentos publicados mundialmente em forma de revistas e livros, visando a busca pela iluminação humana. Ressalta os resultados dessa iniciativa, que foram a salvação e o alcance da felicidade pelo homem. Avalia que o mestre foi um grande filósofo, comparado a Cristo. Destaca que a revista "A Verdade da Vida" alcançou, no Japão, uma tiragem de 20 milhões de exemplares. Faz reflexão sobre os frutos espirituais e emocionais colhidos por brasileiros praticantes da doutrina. Faz agradecimentos ao público presente.

 

6 - YUKIHIRO MAEHARA

Vice-presidente do Manabu Kai Japão, com discurso em japonês e tradução de Carlos Morinishi, agradece ao deputado Jooji Hato pela iniciativa da homenagem. Cita declaração do mestre Masaharu Taniguchi, durante visita ao Brasil. Acrescenta que o fundador da Seicho-No-Ie teria gostado muito deste País. Relata experiência vivenciada pelo líder religioso, durante sua passagem por Minas Gerais. Faz comparação entre o comportamento dos brasileiros e o dos japoneses, diante de falhas em serviços públicos. Considera que os brasileiros são pacientes e iluminados.

 

7 - MARGARETH LUVIZETTO

Professora, cumprimenta a todos. Relata sua experiência com a Seicho-No-Ie, iniciada há 34 anos. Destaca a importância da medicina homeopática. Fala de outras práticas japonesas, as quais considera benéficas. Dá ênfase ao conceito de filiação que a religião prega, de que o homem é filho de Deus e não do pecado. Avalia que este é um conceito libertador, perfeito na sua origem e dotado de capacidade infinita.

 

8 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Presta homenagem à Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai, com entrega de diploma de honra ao mérito, ao professor Oswaldo Murahara.

 

9 - OSVALDO MURAHARA

Professor, agradece pela homenagem. Destaca o papel da Seicho-No-Ie Manabu Kai. Aconselha os adeptos da doutrina a praticarem os ensinamentos do mestre, principalmente no que tange à liberação de perdão ao próximo. Fala da importância dos sonhos, que levam, a seu ver, a relevantes construções para a humanidade.

 

10 - YUKIHIRO MAEHARA

Professor, faz a oração pela purificação do universo.

 

11 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - OLÍMPIO KOSONOE - Bom dia a todos! Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Senhoras e senhores, autoridades, agradecemos a todos pela presença especial, dando início à sessão solene com a finalidade de apresentar e homenagear a igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai por iniciativa legislativa do Exmo. deputado Jooji Hato.

Neste momento, chamamos para dirigir os trabalhos desta sessão solene o nobre deputado, terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e proponente desta sessão solene, Sr. deputado Jooji Hato.

Convidamos também o Sr. vereador da Capital, vereador George Hato.

Convidamos o professor Osvaldo Murahara, presidente da igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai Brasil.

Convidamos também o Sr. Haruto Shirouso sensei, presidente da empresa Komyo Shisousha.

Na sequência, convidamos também o Sr. Yukihiro Maehara sensei, vice-presidente da organização Manabu Kai Japão.

Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de apresentar e homenagear a igreja Seicho-No-Ie de Masaharu Taniguchi Manabu Kai.

Convido todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino do Japão e, em seguida, o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita execução do Hino do Japão.

 

* * *

 

- É feita execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Convido todos para, neste momento, ouvirmos a oração de abertura, com o professor Yukihiro Maehara.

 

* * *

 

- É feita a oração de abertura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Muito obrigado, professor Yukihiro Maehara. Agradecemos pela oração, pedindo a Deus proteção divina a todos os presentes, a esta Casa de Leis e a todos os deputados. Obrigado, sensei.

Quero anunciar, com muita alegria, a presença dos convidados e autoridades que compõem a extensão da nossa Mesa de trabalhos: Ceueti Nakano, vice-presidente da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; professor Gustavo Luvizetto, vice-presidente da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Aline Luvizetto, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Shigueyuki Morinishi, presidente de honra da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Eiko Matsumoto, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Mari Goulart, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Orlando Prado, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Tizuka Prado, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Hamilton Costa, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Dario Cárdenas, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Sara Cordova, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Paulo Chammou, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Luciane Chammou, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Yoshio Oshiro, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Kazuo Abe, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; Terumitsu Nagatomo, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi; e Carlos Morinishi, líder da Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 28 de novembro, às 22 horas, pela NET, canal 07; pela TV aberta, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal 185.

Senhoras e senhores, quero saudar as ilustres autoridades religiosas presentes. Faço um comunicado especial sobre a presença do Sr. Carlos José Zigart, que está representando o nobre deputado Itamar Borges. Obrigado.

Muito nos alegra e nos honra presidir a presente sessão solene, que apresenta e homenageia a Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai. Ela nos propõe um retorno à sua essência.

A Seicho-No-Ie foi fundada no Japão em 1930 pelo seu líder maior, professor sensei Masaharu Taniguchi. Através de suas mensagens, revestidas de sensibilidade espiritual e sensitiva, conseguimos realizar verdadeiras transformações em nossas vidas. A Seicho-No-Ie é exatamente isso, é reconhecer-se como filho de Deus, no amor de Deus, na paz e na luz de um único e soberano Deus, para o qual, desde sempre, convergem todas as religiões, toda a fé e toda a crença da humanidade. Nossa missão é tornar o mundo melhor a cada dia, para que possamos viver em harmonia, projetando em nossas vidas uma existência digna, com saúde, êxito e paz.

Meu filho George, que está aqui ao meu lado, é médico e vereador da Capital, o mais jovem vereador da Capital. Ele também é médico, assim como eu. Nós fomos professores da rede pública de ensino. Desta forma, nossos mandatos são dedicados à melhoria das áreas da Saúde, Educação, Esporte e Segurança. Assim, nossa intenção e nosso trabalho é oferecer uma melhor qualidade de vida aos nossos semelhantes e à nossa comunidade.

Acima de tudo, mantemos um compromisso de vida com os ensinamentos herdados de meus antepassados que, como eu, foram seguidores da Seicho-No-Ie. Tenho trabalhado apresentando e aprovando leis que vão ao encontro da luz e da verdade, como a lei do fechamento de bares durante a madrugada, a chamada “Lei Seca”, a chamada “Lei do Silêncio”. Essas leis ajudam a reduzir a violência doméstica, a desagregação familiar, os acidentes de trânsito, os assassinatos e outros tipos de violência.

Aqui na Assembleia Legislativa lutamos pela aprovação da nova “Lei dos Desmanches”, que hoje já colhe frutos, com a diminuição dos roubos e furtos de veículos, incluindo latrocínios, que é um dos crimes mais bárbaros que existem, praticados por aqueles que não acreditam na luz da verdade, por aqueles que não acreditam nos ensinamentos do professor Masaharu Taniguchi.

Recentemente, aprovamos a instalação de câmeras de segurança em todos os locais onde aqueles que não são filhos de Deus praticam assaltos, assassinatos, estupros, delitos e roubos. Praticam o mal, praticam a violência, infelicitando a vida de todos. Essas câmeras de segurança fazem parte de uma lei de minha autoria, aprovada nesta Casa por todos os deputados. Elas serão monitoradas pela PM, em um convênio para que possam acionar a viatura mais próxima e contribuir com a diminuição dessa violência que arrasa nossa juventude, dessa violência que consome recursos do SUS.

Quando vamos ao pronto-socorro ou ao hospital precisando de atendimento, muitas vezes não conseguimos pois está tudo abarrotado por pessoas que foram feridas por acidentes, pela violência, pelos crimes, com ferimentos por armas brancas ou armas de fogo.

Nossa missão na Terra é árdua. Precisamos de disposição, trabalho, coragem e dedicação. Acima de tudo, precisamos ter fé. É nos ensinamentos originais da Seicho-No-Ie que a encontramos.

Vamos continuar praticando os ensinamentos que nos foram passados, agradecendo a todas as coisas do universo e manifestando em nossas atitudes o amor, a atenção e o lado bom de cada ser humano. Agradeço ao criador por essa oportunidade, agradeço ao professor Masaharu Taniguchi, agradeço aos visitantes da Seicho-No-Ie que vieram do Japão, da longínqua terra irmã desse país. Brasil e Japão são dois países irmãos.

Deixo aqui o meu muito obrigado. Obrigado, obrigado, obrigado. (Palmas.)

Gostaria, nesse instante, de passar a palavra ao mais jovem vereador da Capital, vereador George Hato, que também é adepto da Seicho-No-Ie.

 

O SR. GEORGE HATO - Bom dia, senhores e senhoras, autoridades e comunidade nipo-brasileira, inicialmente gostaria de desejar a todos boas vindas à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Antes de começar meu discurso, gostaria de dizer que no meu gabinete tem um calendário da Seicho-No-Ie e, todo dia, quando entro no gabinete, vejo a mensagem do dia. Vou ler a mensagem do dia: “Você já viu Deus hoje? Deus está em todo lugar. Deus está no céu, na terra, no campo, nas flores, nos animais, nas árvores, nos insetos, nas águas, enfim, em todos os lugares. Não espere que Deus apareça a você, é você que deve buscar ver Deus.”.

Gostaria de cumprimentar as autoridades já nominadas pelo Cerimonial e todos os convidados presentes. Parabenizo o meu pai, deputado Jooji Hato, pela honrosa sessão solene à igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai, e por outras mais, realizadas em comemoração aos 120 anos do tratado de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão. Foi de extrema importância sua participação nas festividades japonesas. Em nome da comunidade, agradeço por todas essas honrarias que o senhor proporcionou à comunidade japonesa.

Novembro é um mês muito importante para a Seicho-No-Ie, é o mês em que nasceu o mestre Masaharu Taniguchi, um dos líderes espirituais mais conhecidos e influentes no Japão. Através dos seus livros, artigos e conferências atinge milhões de pessoas. Ao longo de sua vida escreveu cerca de 400 obras, a principal foi a coleção “A Verdade da Vida”, best-seller que já vendeu milhões de exemplares e que concentra a essência da filosofia da Seicho-No-Ie. Suas mensagens são simples, objetivas e capazes de modificar vidas.

Inúmeros são os relatos de pessoas que transformaram suas vidas por meio da filosofia da Seicho-No-Ie e, por tudo o que a Seicho-No-Ie é hoje, agradecemos profundamente o nascimento do mestre Masaharu Taniguchi. A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este um mundo melhor.

Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza como filho de Deus. Como o professor Osvaldo Murahara diz, o Manabu Kai significa “aprendendo com o mestre Taniguchi”. Para voltar à origem é preciso voltar à raiz, cuidar da raiz. A manutenção do ensinamento da Seicho-No-Ie é perpetuar a verdade de como é ser filho de Deus, não só na teoria, mas sim na prática.

Mesmo as pessoas que já são adeptas de uma religião sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie que, por sua vez, recebe com muito amor o carinho de todas as pessoas, sem nenhuma restrição.

Gostaria de estender meus cumprimentos a essas pessoas, que trabalham à frente dessa linda doutrina. Parabéns por tanto empenho e por tanta luta. Uma luta pautada por gratidão, amor e muita fé. Obrigado pela atenção de todos, bom dia a todos. Arigatô. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns pelas palavras, nobre vereador George Hato.

Nesse instante passamos a palavra ao nosso querido sensei Haruto Shirouso, presidente de honra da empresa Komyo Shisousha. Seu discurso será traduzido pelo Sr. Carlos Morinishi.

 

O SR. HARUTO SHIROUSO - Eu cheguei ao Brasil nessa segunda-feira, vindo do Japão. O professor Masaharu Taniguchi nasceu há exatos 122 anos, numa cidade chamada Kobe, lá no Japão. Quando ele estava com 37 anos, editou pela primeira vez a revista Seicho-No-Ie, depois de ter recebido a revelação. E também foi lançada a coleção “A Verdade da Vida”, uma série de revistas. E, desde então, durante longos 55 anos, ele editou várias outras revistas, centenas de livros, tudo em prol desse movimento de iluminação. Através de suas obras e conferências, muitas pessoas começaram a se salvar, a se tornar felizes, a ser mais saudáveis. E assim esse movimento se expandiu, levando as palavras da verdade para as pessoas que ouviam ou liam.

O professor Masaharu Taniguchi deixou este mundo fenomênico há 30 anos. Ele foi um grande filósofo religioso, comparado a uma espécie de Cristo da modernidade, e com suas obras, palavras e conferências levou as palavras da verdade, salvando muitas pessoas, trazendo felicidade no lar, saúde, prosperidade, harmonia. No Japão, a coleção “A Verdade da Vida” teve uma vendagem em torno de 20 milhões de exemplares. Houve também outras revistas sagradas, totalizando uma tiragem de três milhões mensais. Chegou a ser um grande religioso no Japão. Aqui no Brasil, esse ensinamento aportou através de imigrantes que trouxeram a filosofia, e isso começou a se expandir por aqui.

E no Brasil também, não diferente do Japão, ao tomarem conhecimento dessas palavras da verdade, começou a ocorrer inúmeros milagres. E, para dar continuidade a esse trabalho do mestre, foi fundada a igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi. Esse grupo é a entidade religiosa que vai continuar transmitindo o verdadeiro ensinamento original do professor Masaharu Taniguchi. Com toda força e vontade essa entidade religiosa crescerá cada vez mais. Eu desejo que o Brasil, juntamente com o Manabu Kai do Japão, leve esse conhecimento para o maior número de pessoas possível, levando felicidade, paz e harmonia para o mundo todo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns pelas palavras, sensei Haruto Shirouso.

Eu quero, neste instante, dar a palavra ao sensei Yukihiro Maehara, vice-presidente do Manabu Kai Japão. Seu discurso será traduzido pelo Sr. Carlos Morinishi.

 

O SR. YUKIHIRO MAEHARA - A todos, muito obrigado. Nesta oportunidade, em primeiro lugar, eu agradeço profundamente em nome do professor Masaharu Taniguchi, através do deputado Jooji Hato e demais pessoas, por nos conceder este maravilhoso lugar, por ter tido esta grande oportunidade. O mestre Masaharu Taniguchi, durante sua visita ao Brasil, disse o seguinte: “Quando eu for renascer de novo, eu quero renascer aqui no Brasil”. (Palmas.)

Então eu gostaria de contar para vocês por que o mestre gostou tanto do Brasil e qual foi o motivo que causou essa vontade. Vou contar a história de Belo Horizonte. Terminada a conferência, aproximou-se de mim um rapaz e falou: “Através do Seicho-No-Ie, aprendi a importância de cultuar o antepassado”. Parece que ele andou verificando sobre seus antepassados. Ele descobriu então que seus antepassados foram trazidos do continente da África, de Angola, para que viessem ao Brasil trabalhar como escravos em uma mina de ouro. Só de ouvir esse pequeno trecho, já imaginei o grande sofrimento pelo qual devem ter passado seus antepassados, sendo trazidos para cá para esse trabalho forçado. Ele disse: “Eu vou cultuar os meus antepassados.” Mesmo tendo o sofrimento do passado, ele falou de uma forma muito radiante, sorridente e feliz.

O fato de essa prática de culto aos antepassados ter vindo até o Brasil e estar se enraizando na cultura do Brasil é algo muito fantástico. Isso me deu mais ânimo e esperança para o futuro. O mestre, quando passou pelo Brasil em visita, também deve ter tido a certeza de que esse movimento se desenvolverá e crescerá, levando felicidade para milhares e milhares de pessoas do Brasil.

Gostaria de contar sobre minha viagem de volta, de Brasília para São Paulo. O portão de entrada foi mudado duas vezes. Estávamos em um portão, fomos levados para um portão distante e, finalmente, fomos trazidos para o portão onde estávamos no começo. Todos os passageiros naquela fila enorme, vão para lá, vêm para cá e ficam meio perdidos lá no aeroporto.

Porém, eu não reparei em uma só pessoa chateada, reclamando disso. No Japão, isso é impossível. No Japão, com essas mudanças, uma vez já é muito. Com duas vezes, então, ir-se-ia ao balcão pegar a pessoa pelo pescoço e falar: “O que é que vocês estão fazendo?” Lá não é possível permitir uma falha como essa.

Eu estava assustado, porque, além de não ficar bravo, todo o pessoal estava sorridente. Havia um senhor de idade que falou: “Puxa vida, o fato de andar para lá e para cá, por essa longa distância, me deixou mais saudável.” Isso que é pensamento de iluminação!

Então, o ensinamento do mestre está bem vivificado aqui no Brasil. Por mais que tenhamos algum problema, as pessoas nos recebem sorridentes, com um pensamento de luz. No Japão, há o termo “kan-dai no kokoro”. “Kokoro” é pensamento. Então, “kan-dai no kokoro” seria um pensamento em que, por mais que haja um problema, você sempre recebe as pessoas e as perdoa por isso. Vou me desculpar por antecipação, mas, quando estava vindo ao Brasil, ouvi a seguinte história: se você vir uma pessoa correndo apressadamente no Japão, é um homem de negócios; mas, no Brasil, pode ser um ladrão. Desculpem-me.

O que quis dizer é que o Japão é um país meio chato, e o Brasil, ao contrário, é um país gigantesco. Cantamos o Hino Nacional no início, e o Hino do Japão é bem tranquilo, já o hino do Brasil é bem ritmado, é diferente. O Brasil e o Japão estão cada um em um extremo. No Japão, há apenas um tipo de raça; no Brasil, há o conjunto de todas as raças. Nossa, é muito diferente! E o mestre disse o seguinte: “Pelo fato de um ser tão diferente do outro é que os dois se completam, se ajudam”.

Que o Brasil, de um lado, e o Japão, do outro, juntos, abracem o mundo. Se um ajudar o outro, se fizermos um esforço conjunto e conseguirmos fazer um mundo melhor, eu ficarei muito feliz. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Muito obrigado, sensei Yukihiro Maehara, vice-presidente da organização Manabu Kai Japão, pelo exemplo, pelo ensinamento e pela admiração por nosso país.

Neste instante, ouviremos o relato de experiência de vida da professora Margareth Luvizetto.

 

A SRA. MARGARETH LUVIZETTO - Senhoras e senhores, bom dia. Cumprimento também às autoridades aqui presentes, nossos prezados professores do Japão e do Brasil. Venho fazer o relato de minha experiência, que se iniciou em 1984. Há 31 anos eu conheci a Seicho-No-Ie, e, à medida que aprendi os ensinamentos do mestre Masaharu Taniguchi, minha vida foi se transformando para melhor em todos os sentidos.

Inclusive em minha profissão de pediatra, que exercia há dez anos. Eu estava muito frustrada por perceber que não conseguíamos resolver a maioria dos casos com a medicina alopática. Mas os caminhos se abriram também nessa área, e eu fui conhecer a medicina homeopática, que tinha afinidade com a minha maneira de ver o ser humano. O ser humano não é somente o corpo que se estuda na medicina alopática; o ser humano é corpo, mente e espírito.

Assim, fui então me realizando ao tratar os pacientes com a medicação homeopática.

Nos últimos anos, a organização que dirige a Seicho-No-Ie realizou muitas mudanças - mudanças que atingiram a essência do ensinamento. Por exemplo: o xintoísmo, que explica por que o povo japonês é como é, que explica o diferencial da economia japonesa hoje percebida pelo mundo inteiro, que explica por que tem um imperador com uma concepção completamente diferente da concepção ocidental, está sendo abolido da Seicho-No-Ie do Brasil, que é um dos pilares importantes do ensinamento.

Além disso, percebia-se uma distância considerável entre a doutrina contida nos livros do mestre Masaharu Taniguchi e a prática das pessoas.

Nessa época, meu filho Gustavo Luvizetto, que mostrava interesse em aprender Seicho-No-Ie, admirava muito o prof. Osvaldo Murahara, que estava se afastando da Seicho-No-Ie do Brasil. Mas ele encontrou o professor aqui em São Paulo. O professor estava desvinculado da Seicho-No-Ie do Brasil, mas continuava levando avante os ensinamentos do mestre com toda autenticidade e de maneira verdadeira.

Um belo dia, indagaram-me se eu frequentava o movimento Manabu Kai. Isso me chocou bastante e eu, então, como já estava me sentido muito mal na Seicho-No-Ie do Brasil com tudo o que vinha acontecendo, me desliguei definitivamente e comecei a frequentar a Manabu Kai Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi, onde tenho a convicção de que estou transmitindo na íntegra os ensinamentos do mestre Masaharu, que trazem inúmeros benefícios à humanidade como aqui foi dito

O que mais me encanta na Seicho-No-Ie é afirmar que o homem é filho de Deus, e não filho do pecado.

Essa falsa concepção do homem nascer do pecado original impregnou o psiquismo da humanidade de um sentimento de culpa e de uma ansiedade que, segundo a medicina homeopática, é a raiz de todas as enfermidades do ser humano.

Portanto, o ensinamento da Seicho-No-Ie é profundamente libertador porque diz que o homem é filho de Deus, perfeito na sua origem e dotado de capacidade infinita e é isso que quero continuar divulgando com toda autenticidade do ensinamento do mestre Masaharu Taniguchi.

Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns pelas palavras Profa. Margareth Luvizetto.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do seu presidente Fernando Capez e deste deputado, homenageia a Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai outorgando-lhe uma honraria pelo trabalho, ensinamento e dedicação.

Neste momento convido o Sr. Osvaldo Murahara para que receba a sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - OLÍMPIO KOSONOE - “Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, apresenta, homenageia e concede à Igreja Seicho-No-Ie Masaharu Taniguchi Manabu Kai o presente diploma em reconhecimento à sua inestimável contribuição à evolução humana, através dos preceitos de iluminação e verdade. São Paulo, 27 de novembro de 2015, deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e deputado Jooji Hato, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Após essa justa homenagem à Manabu Kai do Brasil, nós queremos nesse momento convidar o Sr. Professor Osvaldo Murahara, para que possa fazer uso da palavra.

 

O SR. OSVALDO MURAHARA - Muito obrigado. Acabo de receber esta placa, esta homenagem, um registro. Isso mostra que os seguidores do Manabu estão sendo úteis ao ambiente, à cidade e ao País. Essa homenagem é um testemunho disso. Esta Casa é frequentada por dirigentes, pessoas que comandam o nosso estado.

Devemos esta solenidade ao digníssimo deputado Jooji Hato, e também a seu filho, vereador George Hato. A eles o nosso agradecimento. Tudo isso foi possível graças à vinda dos professores da Manabu, soldados, generais do movimento, professor Yukihiro Maehara, e o professor Haruto Shirouso. Graças a eles terem aceitado vir ao Brasil foi possível essa realização.

E eu quero dizer às autoridades aqui presentes que nós da diretoria, eu, o professor Nagano, Gustavo, e seus vices, juntamente com a liderança, prometemos fazer com que os adeptos pratiquem o ensinamento do mestre, tenham mais amor, sintonizem com Deus e perdoem - perdoar - tudo para que possam sintonizar com Deus. Com certeza os adeptos da Seicho-No-Ie, ao crescer mais o número, nós vamos ser úteis a este País, e mais tarde para o mundo.

No ano que vem nós vamos ter os Jogos Olímpicos, e estamos pensando até em fazer um Congresso Internacional, desde que os professores concordem com isso. Por isso vamos sonhar. Vamos sonhar por um mundo melhor. Imaginem se acabar com o sonho da humanidade; o mundo acaba! Se nós temos um avião é porque alguém sonhou. Sem sonho nada cresce. E o Dr. Taniguchi ensina o homem a sonhar. Sonhar significa acreditar que o homem é filho de Deus, e saber utilizar a nossa mente para construir algo maravilhoso. Do fundo da minha alma, representando todos os adeptos, quero agradecer a esta Casa, ao digníssimo deputado, ao digníssimo vereador, e ao presidente desta Casa - comunique nossa gratidão - e estaremos sempre orando para o sucesso desta Casa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Caríssimo professor Osvaldo Murahara, parabéns pelas palavras. O presidente efetivo desta Casa, deputado Fernando Capez, não pode estar aqui devido a outro compromisso, mas mandou um grande abraço a todos os adeptos, a todos os convidados, a todos os presentes.

E gostaria, neste instante, de convidar o prof. Yukihiro Maehara, para a execução da Oração pela Purificação do Universo.

 

* * *

 

- É feita a oração. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns por essa linda Oração de Purificação do Universo, caríssimo prof. Yukihiro Maehara.

Mais uma vez agradeço a todos pela presença, reiteramos a grande satisfação em rendermos essa tão merecida homenagem à Manabu Kai do Brasil.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa, da TV Alesp e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido a todos para um coquetel oferecido no Salão de Espelhos.

Obrigado. Parabéns a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- A sessão é encerrada às 11 horas e 29 minutos.

 

* * *