http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE FEVEREIRO DE 2016

001ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DA SUKYO MAHIKARI

 

Presidente: JOOJI HATO

 

RESUMO

 

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear o Dia Estadual da Sukyo Mahikari". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida do fundador da Sukyo Mahikari, Kotama Okada. Mostra-se honrado por presidir esta sessão solene. Destaca a relevância do Dia Estadual da Sukyo Mahikari. Informa que o estado de São Paulo foi pioneiro em homenagear a entidade, tendo inspirado outros estados e municípios a fazer o mesmo. Faz agradecimentos a membros da Sukyo Mahikari que o ajudaram em momentos de dificuldade. Enaltece a memória de Kotama Okada, fundador da instituição. Discorre sobre as crenças e práticas da Sukyo Mahikari. Lê mensagem alusiva à efeméride, enviada pelo deputado federal Walter Ihoshi.

 

2 - GABRIEL RICO

Diretor da Câmara Americana de Comércio, declara ser uma honra pronunciar-se nesta solenidade como praticante da Sukyo Mahikari. Parabeniza o deputado Jooji Hato pela iniciativa de realizar esta sessão. Afirma que o Dia Estadual da Sukyo Mahikari é uma comemoração do sucesso da expansão da entidade, que foi fundada há menos de 60 anos. Ressalta o caráter universal da Sukyo Mahikari, lembrando que muitos dos praticantes brasileiros não têm ascendência japonesa. Discorre sobre diversos projetos da instituição, como o incentivo ao uso de energias renováveis. Fala acerca dos princípios universais da Mahikari, os quais, afirma, são comprovados pela ciência. Faz citação de artigo da revista da entidade a respeito da interação do mundo físico com o mundo espiritual.

 

3 - MÁRCIA HELENA ZANINI

Psiquiatra, agradece o convite para se pronunciar nesta solenidade. Destaca a necessidade de se ter uma visão global das coisas, dando exemplos do campo da Medicina. Afirma que o ser humano é uma unidade composta de espírito, corpo e mente. Argumenta que a Medicina deve ser praticada de maneira integrada e harmônica. Diz que a Sukyo Mahikari tem o objetivo de recuperar a essência do ser humano e devolver-lhe o bem-estar. Discorre sobre seu trabalho como psiquiatra, no qual aplica princípios ensinados pela entidade.

 

4 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, agradece aos líderes da Sukyo Mahikari pelo trabalho realizado em todo o mundo. Ressalta a justeza da homenagem prestada por esta solenidade. Parabeniza o deputado Jooji Hato, pelo seu aniversário, no dia de hoje.

 

5 - USHITARO KAMIA

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, parabeniza o deputado Jooji Hato pela proposta do Dia Estadual da Sukyo Mahikari e pela iniciativa de realizar esta sessão solene. Faz histórico de sua participação na entidade. Afirma que a prática da Sukyo Mahikari torna o ser humano mais sensível e capaz de tomar decisões sábias. Considera que o Brasil tem grande necessidade, no momento atual, de assimilar os princípios da instituição. Presta homenagem ao fundador da Sukyo Mahikari, Kotama Okada.

 

6 - GEORGE HATO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, declara que a Sukyo Mahikari tem ajudado os brasileiros. Afirma que a existência do Dia Estadual da Sukyo Mahikari é um reconhecimento, da parte do estado de São Paulo, da importância da entidade. Argumenta que somente através do equilíbrio e da purificação as pessoas podem ser curadas de doenças e vícios. Enfatiza que o retorno à pureza humana é o objetivo da Sukyo Mahikari.

 

7 - HIROKI SHIMIZU

Presidente da Sukyo Mahikari do Setor da América Latina, declara-se lisonjeado pelas palavras elogiosas dirigidas à Sukyo Mahikari por aqueles que se pronunciaram nesta solenidade. Afirma que a entidade pode realizar este cerimonial anualmente graças ao trabalho voluntário de seus integrantes. Discorre acerca das crenças e práticas da Sukyo Mahikari, conforme formulados por seu fundador, Kotama Okada, do qual faz um resumo biográfico. Diz que, através da restauração espiritual dos seres humanos, é possível dar novos rumos à sociedade. Destaca a necessidade de continuar o trabalho da Sukyo Mahikari. Agradece pelo reconhecimento da importância da entidade. Lembra que o primeiro passo da Sukyo Mahikari no Brasil foi dado em São Paulo.

 

8 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, nobre deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o “Dia estadual da Sukyo Mahikari”.

Convido todos os presentes para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Vaz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, corporação que tão bem executou o nosso Hino Nacional, sob a regência do 1º sargento Vaz. Esse agradecimento é de todos os deputados e da Sukyo Mahikari. (Palmas.)

Agradecemos a presença dos membros da Mesa Diretora. Anuncio, com muita alegria, a presença de convidados e autoridades que compõem a extensão da Mesa. Cumprimento a vereadora Rita de Cássia Valle, da cidade de Bragança Paulista; o professor Orivaldo Felício, diretor estadual e coordenador regional da subsede de Bragança Paulista da Apeoesp; e a Sra. Ester Felício, esposa do Sr. Orivaldo Felício. O professor Orivaldo também foi vereador de Bragança Paulista. Cumprimento também a Sra. Raquel Kobashi Gallinati, delegada de polícia; o Sr. José Roberto Kassai, professor da USP, Universidade de São Paulo; o Sr. Getulio Akabane, professor da PUC, Pontifícia Universidade Católica; a Sra. Odete de Oliveira Monteiro, professora adjunta da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo; o Sr. Tiaki Kawashima, professor do IPT - USP, Universidade de São Paulo; o Sr. George Hato, vereador do município de São Paulo; o Sr. Ushitaro Kamia, vereador do município de São Paulo; o Sr. Paulo Kenji Ogata, chefe de gabinete do vereador Ushitaro Kamia; o Sr. Gabriel Rico, diretor da Câmara Americana de Comércio; a Sra. Márcia Helena Zanini, médica psiquiatra da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo; o Sr. Fábio Yukio Yamada, diretor de Comércio do estado da Flórida, EUA, no Brasil; o Sr. Hiroshi Katayama, conselheiro da Sukyo Mahikari do Brasil; o Sr. Massah Fujimoto, representante do deputado federal Walter Ihoshi; e a Sra. Rosana Pena, atriz e produtora da área cultural.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 27 de fevereiro, às 21 horas; pela NET, no canal 7; pela TV aberta, no canal 61.2; e pela TV Vivo, no canal 185.

Quero agradecer a todas essas empresas de TV que estão divulgando esse Dia da Sukyo Mahikari, que é muito importante para todos nós.

Assistiremos, agora, a uma apresentação de vídeo sobre a vida do mestre fundador da Sukyo Mahikari, professor Kotama Okada.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Meus cumprimentos a todos os presentes, que deixaram seus afazeres para estar nesta cerimônia tão importante que é o Dia da Sukyo Mahikari. Gostaria de cumprimentar o nosso professor, presidente da Sukyo Mahikari da América Latina, Sr. Hiroki Shimizu. Cumprimento também o sempre governador, ministro, deputado federal, enfim, um homem público brilhante, Dr. Almino Affonso, e o representante do Poder Judiciário que ornamenta esta douta Mesa.

É sempre uma honra e uma grande alegria recebê-los nesta Casa de Leis para comemorarmos o dia oficial que o estado de São Paulo consagrou à Sukyo Mahikari. Sei que, após aprovarmos essa lei no estado de São Paulo, vários outros estados, por meio do empenho e da luta de todos vocês e dos dirigentes da Sukyo Mahikari, estão fazendo o mesmo. Hoje comemoramos o Dia da Sukyo Mahikari em vários estados e cidades brasileiras, e fico feliz em saber que esse trabalho repercute por todo o País.

Sempre que realizamos esta sessão, relembro com muita saudade a visita do nosso querido mestre Koo Okada, em agosto de 2013, nos trazendo equilíbrio espiritual e muita paz interior. Convido a todos para elevarmos nossos pensamentos e nossas preces, para que possamos enviar ao outro lado do mundo, no Japão, nosso país irmão, nosso mais sincero sentimento de gratidão ao mestre Koo Okada. Esta Casa está à disposição para que possamos concretizar uma nova visita do mestre a nosso estado.

Gostaria ainda de fazer um agradecimento especial por todo o carinho que me foi dedicado pelos amigos da Sukyo Mahikari, que muito me ajudaram a superar alguns obstáculos de saúde pelos quais passei recentemente. Reafirmo que é com muita felicidade que realizamos a presente solenidade. Enquanto eu estiver nesta Casa, estejam certos de que a Sukyo Mahikari terá um soldado sempre pronto a atendê-la nessa luta, que é de todos nós.

Estamos unidos em busca da verdadeira felicidade para o pleno desenvolvimento do ser humano através da purificação da luz divina. Espírito, mente e corpo purificados certamente nos trarão saúde, harmonia interna com nossos próprios sentimentos e harmonia externa para com os seres humanos e os seres da natureza, e prosperidade para termos uma vida digna e repleta de bênçãos.

Parabéns à Sukyo Mahikari.

Que tenhamos vida longa e feliz vivendo todo santo dia de acordo com o preceito tão importante da Sukyo Mahikari.

Deixo, neste instante, a minha eterna gratidão, o meu muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Antes de dar a palavra ao nosso convidado, Sr. Gabriel Rico, diretor executivo da Câmara Americana de Comércio, quero registrar a presença do Sr. Hamilton Prado Alves, representando o meu colega, decano desta Casa e médico, deputado Antonio Salim Curiati; Heitor Amílcar de Silveira Neto, da Jacintha Editores, e ler um pequeno trecho da mensagem do nosso querido deputado Walter Ihoshi:

Sr. Presidente, com imensa satisfação recebi o convite para participar da sessão solene do Dia Estadual do Sukyo Mahikari no dia 27 de fevereiro de 2016.

Parabenizo e agradeço a gentileza do convite e saliento que, lamentavelmente, não poderei comparecer ao evento em razão de compromisso anteriormente assumido para esse dia, pelo que peço minhas sinceras escusas.

Com sua atenção, antecipo meus agradecimentos e subscrevo-me com protesto de elevado apreço.

Atenciosamente deputado federal Walter Ihoshi.”

Este é um trecho da mensagem endereçada ao nosso querido e ilustríssimo presidente Hiroki Shimizu, orientador superior para a América Latina.

Tem a palavra o nosso querido diretor executivo da Câmara Americana de Comércio o Sr. Gabriel Rico.

 

O SR. GABRIEL RICO - Bom dia a todos, saúdo o deputado Jooji Hato, que preside esta sessão, igualmente o Sr. Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari para toda a América Latina; o Sr. Almino Affonso, ex-ministro do Trabalho; o Sr. Hidekazu Sakamoto, presidente da Sukyo Mahikari da Sede de Orientação de São Paulo e o desembargador João Francisco Moreira Veigas. Saúdo também as demais autoridades presentes, em grande número e de grande expressão presentes, os dirigentes da Mahikari.

Senhoras e senhores, é uma honra ter sido convidado para falar nessa cerimônia na condição de praticante da Sukyo Mahikari.

Inicialmente registro os nossos agradecimentos ao nobre deputado por sua iniciativa e pela aprovação do projeto que estabeleceu o Dia Estadual da Sukyo Mahikari desde 2013 e hoje, especialmente, pela realização desta sessão solene na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Como sabemos que coincidências não existem, hoje temos uma convergência: é o dia do aniversário do deputado Jooji Hato, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

O Dia Estadual da Sukyo Mahikari reveste-se de um significado todo especial.

Hoje, comemoramos o sucesso da expansão da Mahikari, que, fundada há apenas 57 anos no Japão, hoje tem presença de destaque nos cinco continentes e é praticado por pessoas de todas as raças e cores.

No Brasil é praticada em sua grande maioria por pessoas não descendentes de japoneses - aqui temos uma amostra. Tem presença marcante na maioria das cidades do estado de São Paulo e na maioria dos estados brasileiros. É uma expansão impressionante.

No dia da Mahikari celebramos os vários projetos de expansão da entidade que estão acontecendo.

Acaba de ser instalado o seu Centro Administrativo, na rua Paracatu, em frente à sede. Talvez alguns não tenham sequer se dado conta. Será que sede administrativa, será que administração combina com uma entidade de cunho cultural? Será que precisava isso?

Bem, aprendemos nos itens da prática das leis da verdade, no item número oito, a não descuidar da ordem e da organização, e no item nove diz “esforçar-se em economizar, evitando os desperdícios”. Portanto, os ensinamentos da Sukyo Mahikari contém a essência dos princípios da administração. O Centro Administrativo está voltado para melhor utilizar os recursos disponíveis e planejar o crescimento ordenado da entidade.

Ao lado da sede, não faz muito tempo, foi inaugurado e funciona o moderno Centro de Desenvolvimento e Treinamento da entidade. Em fase adiantada está a construção do novo prédio, no bairro da Liberdade, na rua São Joaquim, onde se deu o início das atividades da Mahikari nos anos 70. Dentro de outras finalidades ali se darão atividades de cunho científico da Mahikari. E, para melhor se integrar à realização das Olimpíadas, está em obras a construção de uma nova sede para a cidade do Rio de Janeiro. Tudo merece ser comemorado. Mas há muito mais.

A Mahikari promove uma verdadeira revolução ambiental, voltada à formação de uma sociedade sustentável. Na cidade sede, em Takayama, no Japão, a entidade construiu, e está em funcionamento, duas usinas hidrelétricas, instala painéis solares em profusão nos seus edifícios e incentiva a instalação de painéis solares em toda a região. Fomenta a armazenagem de energia de acordo com o ciclo climático e o desenvolvimento e uso de energias renováveis em toda a região que torna Takayama a capital das energias renováveis. Tudo isso é inspiração, trabalho da Mahikari que motiva todas essas obras.

Tanto no Japão como nos cinco continentes onde atua, está colocando em prática o método agrícola Yoko, fundamentado na agricultura orgânica. No Brasil se notabiliza pelos recursos endereçados à Mata Atlântica.

Vamos falar de outro aspecto da atuação da Mahikari que por circunstância se faz ainda mais atual. A Mahikari tem por missão divulgar os princípios universais fundamentais: os ensinamentos universais fundamentais, os ensinamentos da Mahikari. Seus ensinamentos sobre a interação do mundo material com o espiritual são, para dizer pouco, fascinantes. Mas na verdade os princípios universais sempre existiram e são divulgados desde a fundação da Sukyo Mahikari. A ciência que vai passo a passo identificando estes princípios universais.

Há duas semanas, amplamente divulgado pela imprensa, no Estado de Washington, nos Estados Unidos, experimentos muitos sofisticados amplamente divulgados permitiram à ciência fazer uma constatação extraordinária. A força da gravidade, aquela de Isaac Newton da maçã que cai, que parece que tudo é instantâneo, é uma atração instantânea de corpos, não é bem assim. Ela se dá através da propagação de ondas, ou de partículas subatômicas. A força da atração dos corpos não é algo instantâneo e sim um processo que se dá de ondas e por micropartículas. É um processo similar ao da força eletromagnética, medidas por fótons, as partículas subatômicas de que é feita a luz.

O fenômeno de atração dos corpos, seja no macrouniverso, estrelas, planetas, ou no interior da matéria, ocorre por meio de ondas e partículas subatômicas, uma constatação fantástica.

Fica cada vez mais evidente que matéria, energia, ondas, micropartículas e luz constituem um complexo interativo, processo presente em todo o universo de forma incessante, não para nunca. O universo se modifica a cada instante; nunca para de evoluir, de crescer. Uma energia ilimitada se faz presente. Tudo segue as leis universais que a ciência, perplexa, mais e mais constata e faz as suas correlações. Nada está parado. Tudo se movimenta e se transforma seguindo leis universais. Como disse Albert Einstein, parece haver no universo uma intenção que rege tudo. Bem, voltemos à Mahikari. Será que estamos longe da Mahikari falando tudo isso? Na Mahikari, aprendemos que a prática da imposição das mãos se dá através de ondas de partículas infinitesimais. Todos nós já ouvimos isso. Aprendemos que purifica o espírito, a mente e o corpo. Eis um profundo exemplo da integração entre o espiritual e o material.

Pois bem, antes da realização e divulgação desse evento científico - desse experimento científico a que me referi - nas edições de novembro e dezembro da revista da Mahikari, portanto, é feita uma maravilhosa incursão sobre a interação entre o mundo espiritual e o mundo físico, em que se lê: “o mundo espiritual e o físico estão interpenetrados juntos.” Sigo lendo o que está na revista: “Estamos vivos porque nosso espírito recebe as vibrações da vida, das leis divinas e da criação. Para comprovar isso, existem os raios cósmicos que se precipitam sobre a Terra como chuva: quartz, neutrinos, partículas de Higgs, elétrons, fótons e grande número de partículas elementares estão constantemente passando pelos nossos corpos.” E ainda: “As vibrações da força da criação nunca cessam. Os ensinamentos da Mahikari, cada vez mais ilustrados pela evolução da ciência, deixam claro que é uma energia sem fim, ilimitada, incomensurável, que a tudo movimenta, e que o espiritual e o material estão interpenetrados. E nós? E nós kumite, praticantes da Arte Mahikari? Nós temos acesso à energia das partículas infinitesimais com extraordinária e ilimitada força de transformação e de purificação, que é capaz de, a qualquer momento, em qualquer lugar, nos fazer seres humanos melhores, que ajuda o próximo e que contribui para uma sociedade melhor.

Temos tudo para construir a nossa felicidade e a felicidade ao nosso redor. Eu queria dizer que essa felicidade presente ao nosso redor se faz presente em todos os momentos. Hoje de manhã, ao nascer do dia, no dia em que celebramos o Dia Estadual da Sukyo Mahikari, o céu se pronunciou. Como ele se pronunciou? Havia um arco-íris sobre a sede da Sukyo Mahikari. Mas teve outro arco-íris. Um arco-íris foi sobre a sede da Sukyo Mahikary, mas o primeiro arco-íris foi sobre a casa do deputado Jooji Hato. (Palmas.)

Agora, para expressar o nosso agradecimento pela realização desta sessão solene que celebra o Dia da Mahikari, gostaria que cada um olhasse para o nobre deputado Jooji Hato, expressando um radiante sorriso de gratidão.

Meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agradecemos as belíssimas palavras do Sr. Gabriel Rico, nosso diretor-executivo da Câmara Americana de Comércio. Quero expressar minha grande alegria quando comemoramos o Dia da Sukyo Mahikari, que coincide com o meu aniversário, que na verdade no Japão é o Dia Mahikari, ou seja, hoje.

Quero agradecer, então, mais uma vez o nosso querido Dr. Gabriel Rico. E também convidar para seu pronunciamento a nossa querida Dra. Márcia Helena Zanini, médica, colega, médica psiquiátrica também, integrante da Sukyo Mahikari.

 

A SRA. MÁRCIA HELENA ZANINI - Agradeço à comissão organizadora pelo convite, pela oportunidade.

Quero fazer um convite a todos para que possam pensar nas suas peles. Já pensaram em como a pele estica? As que tiveram bebês se lembram disso. Se tomarmos sol, elas escurecem; mas e se tomarmos muito sol de uma vez, o que acontece? Ficam vermelhas. Se tomarmos sol demais ficam muito vermelhas, e descascam. E se cortarmos a pele? Faz um buraco, sai sangue - ninguém gosta de sangue. O que representa médico é sangue, vocês ficam horrorizados com o sangue. E se sair sangue? Depois forma casquinha, tiramos a casquinha, e depois gruda. Vocês já tinham pensado e lembrado disso? Se faltar vitamina K, não coagula, e se nós colocarmos a vitamina, coagula. Se usarmos protetor solar, nós podemos tomar sol sem nos queimarmos.

Esses conhecimentos a respeito das células se abrem, e fazemos o que chamamos de solução de continuidade. As enfermeiras sabem bem disso. Assim abre a nossa proteção e podem entrar bichinhos, infecções e tudo mais. A nossa pele tem uma sabedoria impressionante, e médicos e cientistas foram estudando e foram descobrindo como funciona. E descobriu-se, por exemplo, que, fazendo uma sutura de um determinado modo, podemos prevenir infecções. Forma-se assim uma cicatriz e fica invisível.

Dei o exemplo da pele. Imagina isso com o coração, com a alimentação, a própria gestação. Para cada sistema que foi estudado, uma série de descobertas foram feitas. Tudo isso trouxe muito benefício à medicina. Porém, quando olhamos a pele e resolvemos aquele pedacinho, e pensamos naquilo, parece que não nos lembramos mais do resto. A especialidade faz com que tenhamos uma visão focalizada num aspecto. Mas, muitas vezes, se ficarmos vendo aquilo com muita atenção, perde-se o todo.

Vocês já pensaram que, se ficarmos, por exemplo, com muita vergonha, ficamos vermelhos ou brancos? Quem já ficou vermelho ou branco? Temos reações físicas de acordo com a nossa emoção. Sou médica psiquiatra e comecei conhecendo o corpo humano. Depois fui percebendo a relação da emoção com o nosso corpo humano. Depois que vim a Sukyo Mahikari, eu mesma tive uma experiência pessoal de perceber um bem-estar, melhorei a pressão. Penso: “nossa, como uma imposição de mão fez tanto efeito?

A partir disso, comecei a ficar atenta de que existia algo além da emoção também. E hoje faço diagnóstico de brilho nos olhos. Portanto, cada um que olhar para mim sabe que vou olhar os olhos. Porque o brilho nos olhos mostra a energia vital, de que o Dr. Gabriel falou hoje. Somos na verdade uma unidade de corpo, de emoção, de sentimentos. E, além disso, também existe o social, o ambiente, o cultural.

Nós todos somos, então, um composto de vários fatores - e a medicina é uma arte. É uma arte no sentido de que nós temos de encontrar o que vai ser útil àquela pessoa naquele momento. Muitas vezes, o que tem de mais moderno na medicina é o trabalho integrado. Existe já hoje a política nacional de práticas integrativas e complementares, que são as PNPICs do Sistema Único de Saúde do governo federal, que já tem dez anos. Hoje é muito difícil tratar qualquer doença, qualquer questão da saúde da pessoa, sem uma equipe. É muito importante que tenhamos equipe. Tenho a satisfação de coordenar uma equipe de cuidados integrativos, de pacientes com diabetes do tipo 1, de jovens, crianças e seus familiares. E com isso temos uma equipe composta de vários profissionais: enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, terapia familiar, assistência social. E também artes: musicoterapia, arteterapia. Temos uma equipe que procura abordar os vários aspectos. E como trabalhar em equipe? Com harmonia, isso é o importante, e é um exemplo da natureza. Se olharmos para uma selva, por exemplo, a selva vive em harmonia.

Havemos de conseguir fazer um trabalho em harmonia com união. E como se consegue tudo isso? Se fôssemos naturais e vivêssemos há muito tempo, provavelmente saberíamos fazer isso com muito mais naturalidade. Nós acabamos nos afastando do que seria o nosso natural e a nossa essência.

A Arte Mahikari tem essa função importante de nos purificar para que possamos retomar a sabedoria, que é nossa. Nós, naturalmente, temos isso. Nós temos naturalmente a capacidade de amar, de integrar-nos ao ambiente e às pessoas. Arte Mahikari faz com que possamos retornar à nossa origem. A Organização Mundial de Saúde define a saúde como bem-estar físico, emocional, espiritual, social, e não como ausência de doença.

A verdadeira medicina promove saúde - manutenção da saúde e prevenção de complicações quando existem doenças já instaladas. Então, é muito importante que nós tenhamos a ideia de contemplar as várias abordagens médicas e de outras especialidades também com uma abordagem emocional e espiritual.

Então, eu entendo a nossa função como agente de Saúde, profissional da Saúde, como divulgadores dessa importante missão, que é unir os conhecimentos e poder contribuir para que as pessoas possam cuidar do espiritual, do mental e do físico.

Aqui na Sukyo Mahikari a gente aprende que o espírito é o principal. Como o Dr. Gabriel falou hoje, se não tivermos espírito, se meu espírito não estivesse aqui agora, eu não estaria aqui. Nosso corpo não é uma máquina, não é um funcionamento fisiológico pura e simplesmente. Temos que lembrar disso.

Nessa equipe que eu coordeno e da qual faço parte, temos a grata satisfação de termos algumas pessoas praticantes da arte Mahikari - inclusive eu. Toda a equipe recebe essa purificação, por meio da imposição das mãos. Purificamos, também, o local onde trabalhamos.

O resultado é surpreendente: as pessoas sentem-se animadas, há muita produtividade, temos uma colaboração muito grande.

Além desse grupo que eu coordeno no Centro de Diabetes, coordeno também um Okiyome Kai, que é um local de aplicação de okiyome no Hospital São Paulo.

Gostaria de agradecer a Professora Angelica Buscato e a Professora Odete de Oliveira Monteiro, que são enfermeiras docentes da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo - porque elas nos dão apoio e autorização.

Hoje, a arte Mahikari faz parte do Programa de Humanização do Hospital São Paulo. Somos sempre muito bem vindas. Elas nos convidam para ir a eventos. As pessoas ficam agradecidas e sentem-se bem.

Nosso foco são os funcionários. Aplicamos a arte Mahikari principalmente nos funcionários do hospital e também em pacientes, quanto há pedidos. Nosso foco é para que o profissional da Saúde se desperte.

Quero terminar agradecendo a nosso grão-mestre Sukumo Shi Sama, que pôde nos despertar e trazer essa visão a respeito da verdadeira medicina.

Muito obrigada aos senhores e bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agradecemos as palavras da Dra. Márcia Helena Zanini pelo esclarecimento, orientação e pela aula que a nossa querida Dra. Márcia Helena Zanini nos proporcionou.

Neste instante, anuncio a presença do deputado estadual, meu colega, ex-prefeito de Santa Fé do Sul, um dos deputados mais dedicados desta Casa, deputado Itamar Borges, meu colega de bancada e de partido, que tem feito um belíssimo trabalho. Foi o melhor prefeito de Santa Fé do Sul.

Tem a palavra o nobre deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, Sr. Presidente. Bom dia a todas e a todos. Cheguei neste momento porque estava na posse do presidente do Tribunal de Justiça Militar, que acontece neste momento, começou agora, às 10 horas. Mas, fiz questão de me descolar para vir aqui participar, por várias razões.

Primeiro, para poder cumprimentar a todos os que se fazem presentes, o que faço cumprimentando, em especial, o nosso Prof. Shimizu, que é o presidente para a América Latina. Da mesma forma, cumprimento o Prof. Sakamoto, que é o nosso presidente para São Paulo. Assim, abraço a todos os que têm esse privilégio de estarem nesse exercício e nesse aprimoramento que são oferecidos na Sukyo Mahikari.

Parabéns por todo o trabalho e, ao mesmo tempo, pelo dia de amanhã, que comemoramos hoje aqui nesta sessão solene.

Gostaria de saudar as demais autoridades que compõem esta Mesa. Um representante do Tribunal de Justiça estava lá.

Está aqui o Dr. João Francisco Moreira Viegas, que é nosso desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Comentei com ele que eu estava com o presidente Paulo Dimas até agora lá, está compondo lá o evento, e da mesma forma a alegria de saudar esse mestre, esse professor, esse grande líder que orgulha este Estado, este País, o nosso senador e governador Almino Affonso, uma alegria estar aqui e ver a sua presença.

Mais uma vez eu tive o privilégio, a pedido e por ordem e determinação do meu querido líder desta Casa, o nosso vice-presidente da Assembleia, deputado Jooji Hato. Ele não pôde estar aqui no ano passado, e pediu que eu presidisse esta solenidade. Foi uma alegria, uma honra, um orgulho muito grande para mim. Esteve acompanhando nosso queridíssimo vereador, também da família, George Hato, uma alegria, parabéns pelo seu trabalho na Câmara Municipal, pelo trabalho, pelo apoio, pela integração que faz.

Seu colega também, Ushitaro Kamia, que está aqui presente também.

Da mesma forma eu quero, em breves palavras, presidente Jooji Hato, cumprimentá-lo. Vossa Excelência teve a brilhante iniciativa de propor este evento, e de vir propondo homenagear, com justiça, na Casa do povo de São Paulo, a Casa que representa todo o povo deste Estado, que é a Assembleia Legislativa de São Paulo. Vossa Excelência propôs, nossos colegas aprovaram sua iniciativa, e aqui estamos mais uma vez prestando esta homenagem a toda a família da Sukyo Mahikari, se assim me permitem dizer e chamar.

É belo esse aperfeiçoamento, a prática, os ensinamentos. Aliás, eu estou devendo uma visita no domingo. Quero fazer isso, já falei para o deputado Jooji Hato que quero estar com ele, para poder participar dos encontros que temos.

Mas também não posso deixar de dizer uma coisa. Não vou me estender muito, e já vou encerrando minhas palavras. Só vim aqui para dar o meu abraço, os meus parabéns, dizer da minha honra e da minha alegria de ter presidido no ano passado, de ter vindo aqui para abraçar todos vocês, em especial ao proponente, ao idealizador deste momento e desta homenagem, deputado Jooji Hato,

E é tão especial este momento, este dia que ele oferece para todos nós, que coincide, na véspera do dia da Sukyo Mahikari, Jooji Hato completa mais um ano de vida, que é hoje o seu aniversário.

Sei que já foi falado aqui, mas se me permitem as nossas lideranças aqui presentes, da América Latina e de São Paulo, e todos vocês, quero encerrar minha palavra convidando todos vocês para homenagear com os parabéns o nosso presidente desta solenidade.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

Muito obrigado, bom dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Parabéns ao nobre deputado Itamar Borges, meu amigo. Agradeço porque há um ano eu estava na UTI no Hospital Sírio-Libanês, e o deputado Itamar Borges presidiu essa sessão, ele me socorreu. Mais uma vez, deputado, muito obrigado, parabéns pelo seu profícuo trabalho. Vossa Excelência também recebe orientação da Sukyo Mahikari.

Passo a palavra a outro adepto, admirador da Sukyo Mahikari, nobre vereador Ushitaro Kamia, da Capital.

 

O SR. USHITARO KAMIA - Bom dia a todos os presentes. Quero saudar os componentes da mesa, deputado Jooji Hato, presidente desta sessão solene, e também vice-presidente da Casa, um abraço fraternal pelo seu aniversário no dia de hoje. Quero cumprimentar Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari do setor da América Latina. Cumprimento também nosso querido amigo, o deputado Almino Affonso, ex-ministro, foi governador, deputado federal e senador, e que tem um brilhante trabalho realizado no país. Quero cumprimentar também o Dr. João Francisco Moreira Viegas, desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo.

Cumprimento o professor Hidekazu Sakamotopresidente da Sukyo Mahikari da Sede de Orientação de São Paulo. Quero cumprimentar as demais autoridades nominadas, os dirigentes do Sukyo Mahikari, minhas senhoras e meus senhores.

É uma satisfação e uma honra estar aqui para comemorarmos o dia estadual, e também municipal, do Sukyo Mahikari no Brasil, cuja autoria, no estado, é do nobre deputado Jooji Hato, que foi meu companheiro na Câmara Municipal de São Paulo, onde tivera uma vivência. É o maior decano na Câmara Municipal de São Paulo e hoje presta um grande trabalho para o nosso estado. Por isso, hoje ele é vice-presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

No município, tive o privilégio de ser autor do Projeto de lei, junto com o vereador Marco Aurélio Cunha.

As comemorações acontecem, oficialmente, amanhã, dia 27 de fevereiro, data essa não escolhida em vão: trata-se do aniversário do fundador e grande mestre Kotama Okada, bem como o início das atividades do Sukyo Mahikari no mundo.

Celebramos, portanto, muitas datas especiais em um único dia, cuja finalidade é, simplesmente, reverenciar a benevolência em sua essência. Ao longo dos anos, pude conhecer essa maravilhosa família que é a Mahikari, promover o diálogo saudável, estabelecer uma conexão com o próximo e, fundamentalmente, propagar a arte de Okiyome, a luz da verdade, que faz de nós pessoas mais sensíveis e revigoradas, prontas para lidarmos com os desafios do dia a dia.

Desta maneira, hoje, mais do que tudo, o Brasil necessita assimilar os ensinamentos do Deus Su e seguir o exemplo de todos vocês da Mahikari, carregando a emanação da luz verdadeira, que guia o nosso cotidiano. A paz no coração e o coração aberto do bem, como ensina a Mahikari.

Com certeza, teríamos menos momentos turbulentos em nosso país. Tudo isso é necessário para que haja, cada vez mais, a paz no mundo.

Nessa data esplendorosa, a minha reverência a vocês, que fazem parte da família Mahikari. Poucas vezes paramos para aplaudir uma iniciativa como essa nesta Casa Legislativa. Fica aqui uma reflexão interna: se cada um compreender o grande ensinamento do mestre Kotama Okada, de que a origem da humanidade é uma só, a origem das religiões é uma só e a origem da terra é uma só, com certeza viveremos em constante evolução.

Parabéns, família Mahikari. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece as palavras do nobre deputado Ushitaro Kamia, que tem feito um belíssimo trabalho na cidade de São Paulo e, também, junto com a Sukyo Mahikari.

Nesse instante, anuncio a palavra do mais jovem vereador da capital que, por um acaso, é meu filho: George Hato. Tem a palavra o nobre deputado George Hato, que já está recebendo a orientação da Sukyo Mahikari.

 

O SR. GEORGE HATO - Bom dia a todos.

Quero agradecer a presença de todos vocês. Com a presença de vocês, o meu pai fica mais feliz, pois é o dia do aniversário dele.

Quero também cumprimentar a mesa, o Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari do setor da América Latina; o Hidekazu Sakamoto, que é o presidente da Sukyo Mahikari da Sede de Orientação de São Paulo; o governador, ministro Almino Affonso; o João Francisco Moreira Viegas, desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo; o Sr. Gabriel Rico, diretor da Câmara Americana de Comércio; a Dra. Marcia Helena Zanini; o nobre deputado Itamar Borges; e todas as autoridades e lideranças já citadas pelo cerimonial.

Mais uma vez estamos aqui, prestigiando esta sessão solene que homenageia o Dia da Sukyo Mahikari. Estou ao lado do vereador Kamia, que vem me orientando bastante na Câmara Municipal de São Paulo. Estamos aqui, representando a Câmara Municipal de São Paulo.

Cumprimento a Sukyo Mahikari, que tanto tem ajudado os brasileiros, especialmente o povo de São Paulo. Parabenizo, mais uma vez, o meu pai, deputado Jooji Hato, pelo seu aniversário. Agradeço a você por tudo e fico muito feliz ao vê-lo forte e com saúde, presidindo esta sessão.

Pai, parabéns pela brilhante iniciativa de proposição legislativa, oficializando o dia 27 de fevereiro como Dia Estadual da Sukyo Mahikari, através da Lei nº 15.124, de 2014. É sem dúvida um reconhecimento público que a nossa São Paulo dá à Mahikari. Coloco o meu mandato à disposição da Sukyo Mahikari e de cada um dos senhores presentes.

Sou médico e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de São Paulo. Sabemos o quanto a espiritualidade é necessária aos nossos jovens. Somente através do equilíbrio e da purificação poderemos nos livrar das doenças e dos vícios, encontrando o que há de melhor dentro de cada um de nós.

Essa é a proposta da Mahikari. Muito nos alegra fazer parte desse movimento de libertação, luz e retorno à pureza humana. Agradecemos a todos os presentes, pois sabemos do bem que praticam e da elevação espiritual de cada um dos senhores.

Esperamos também contribuir para a salvação do povo brasileiro. Mais uma vez afirmo que o meu mandato e o mandato do meu pai, deputado Jooji Hato, estão à disposição da Mahikari. Muito obrigado pela presença e que Deus abençoe a todos. Arigatou! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Agradeço as palavras do nobre vereador George Hato, o mais jovem vereador da Capital. Ele aprende com o ensinamento do vereador Ushitaro Kamia e também é adepto da Sukyo Mahikari.

Tem a palavra o Sr. Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari da América Latina.

 

O SR. HIROKI SHIMIZU - (Pronunciamento em língua estrangeira com tradução).

Bom dia a todos. Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar a todos os presentes, na pessoa do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Sr. Jooji Hato, e das demais autoridades, representantes da sociedade brasileira. Fico muito lisonjeado com as palavras dirigidas à organização Sukyo Mahikari.

Podem ficar tranquilos, não irei me estender demais. Gostaria que não se preocupassem com relação ao tempo. Apesar de terem me dado 20 minutos de fala, prometo terminar em cinco.

Na verdade, este cerimonial da Sukyo Mahikari teve todo o início no ano de 2013, como bem lembrou o Sr. Gabriel Rico em sua fala, mas eu gostaria de salientar que é graças ao esforço de todos em realizar o seu trabalho voluntário de dedicação a Deus que podemos, anualmente, realizar esse cerimonial.

Foi o mestre fundador da Mahikari, o mestre Sukuinushi Sama, quem propôs e ensinou para nós, e para a humanidade inteira, qual é a origem real, qual a causa primeira de toda a infelicidade ou até mesmo das tragédias pelas quais a humanidade passa. Esta origem está na devastação espiritual da alma do ser humano.

Deus, observando que a humanidade buscava a sua felicidade, mas, ao mesmo tempo, observando a imensa devastação espiritual dentro da alma do ser humano, enviou o mestre Sukuinushi Sama para mostrar que existe a possibilidade de se restabelecer a natureza original espiritual do ser humano e, desse modo, por meio do trabalho conjunto de toda a sociedade, criar-se uma civilização celestial sobre a terra.

Antes de o mestre receber a revelação divina acerca dessa causa espiritual da infelicidade, ele também, como qualquer outra pessoa do mundo, não tinha ideia do que seria essa causa primeira, essa causa fundamental da infelicidade humana. Para mostrar à humanidade a possibilidade do restabelecimento espiritual, físico e emocional do ser humano, Deus fez com que o próprio mestre passasse por diversas situações calamitosas de infelicidade. No campo econômico, fez com que ele caísse no fundo do poço, no abismo da desesperança; na parte física, fez com que ele fosse diagnosticado com uma doença, os médicos deram-lhe mais três anos de vida. Mesmo nessas circunstâncias, Deus mostrou o caminho para o restabelecimento espiritual, emocional e físico.

Esse é o trabalho que estamos realizando. Como os senhores são representantes dos líderes da sociedade e praticantes que passaram por experiências reais da possibilidade de restabelecimento espiritual, emocional e físico do ser humano, creio não ter nada mais a falar, apenas que continuemos o nosso trabalho.

O ponto fundamental é que houve o reconhecimento pela sociedade, por meio da Assembleia Legislativa, da importância do Dia da Sukyo Mahikari, justamente aqui em São Paulo, no Brasil, que fica do outro lado do mundo em relação ao local onde começou a Sukyo Mahikari, onde começou esse movimento que vai mostrar novos rumos para a humanidade.

Esse trabalho da Mahikari, de ajudar a levar esses novos caminhos e rumos de esperança para a humanidade, teve início real aqui. O primeiro passo foi dado aqui, em São Paulo, graças à ação de todos.

Todos os caminhos começam do mesmo modo, a partir do primeiro passo. Gostaria de parabenizar e agradecer a todos, porque foi aqui em São Paulo que foi dado esse primeiro passo para levar a luz da esperança para a humanidade. E, para concluir minha fala, preparei uma pequena frase em português para expressar minha gratidão a todos. Não sei se meu português vai ser compreensível para todos.

“Gostaria de reiterar os votos do mestre Sukuinushi Sama, pela paz e evolução espiritual do Brasil, especialmente no município de São Paulo. E ao mesmo tempo levar meus agradecimentos e felicitações a todos. Muito obrigado.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todos os adeptos e amigos da Sukyo Mahikari pela presença numa sexta-feira, em que todos têm muitos afazeres. Quero agradecer também a presença dos vereadores da capital, Ushitaro Kamia e George Hato, e do nobre deputado Itamar Borges. Reitero meu agradecimento pela ocasião em que não pude presidir a sessão, no aniversário da Sukyo Mahikari do ano passado, e o nobre deputado, deixando outros afazeres, fez o sacrifício de vir me substituir. Obrigado, de coração, deputado Itamar Borges. Quero agradecer a presença do sempre líder do meu partido, que foi governador, ministro e deputado: Almino Affonso, que dá um exemplo de homem público e cidadania, com honra e honestidade. Quero agradecer ao Poder Judiciário, na pessoa do nosso querido Dr. João Francisco Moreira Viegas, ilustríssimo desembargador que honra o Judiciário, que realiza um belíssimo trabalho no nosso País.

Quero cumprimentar todas as autoridades presentes e desejar muito sucesso ao presidente da Sukyo Mahikari de São Paulo, professor Hidekazu Sakamoto. Quero, ainda, cumprimentar o presidente da Sukyo Mahikari da América Latina, o sempre sensei, professor Hiroki Shimizu. Agradeço ainda à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa desta Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como à Banda Municipal e a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito pleno deste aniversário tão animado e cheio de luz. Quero convidar todos para um brinde comemorativo no hall monumental aqui atrás, cujo trajeto nossa assessoria indicará. Tenham muita saúde, felicidade, e continuem nessa luta pela paz, harmonia e fraternidade - luta pelo caminho da luz. A Sukyo Mahikari nos orienta, nos indica o caminho a seguir: o caminho da fraternidade, do congraçamento, da amizade e do respeito mútuo. Parabéns a todos. Muitíssimo obrigado em nome de todos os deputados desta Casa e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez. A todos, um belíssimo dia com arco-íris. Comemoremos o aniversário da Sukyo Mahikari, que também está sendo celebrado lá no Japão neste instante. Muito obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 41 minutos.

 

* * *