http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

04 DE MARÇO DE 2016

003ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS FILHAS DE JÓ

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva determinara a presente sessão solene, com a finalidade de comemorar o "Dia das Filhas de ". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes.

 

2 - ISABELA PAMPONET

Filha de ativa do Bethel 24 de São Paulo, representando a Ordem das "Filhas de " do estado de São Paulo, comenta os ensinamentos bíblicos que norteiam a entidade, citando e suas três filhas, Fé, Pureza e Triunfo, as "mulheres mais justas de toda a Terra". Discorre sobre a organização e os valores da Ordem em todo o mundo.

 

3 - BEATRIZ MOARES

Membro de maioridade do Bethel 14 de São Paulo, representando os membros de maioridade do estado de São Paulo, lista as atividades e os valores de uma filha de . Discorre acerca do caráter das participantes da Ordem das "Filhas de ".

 

4 - CAROLINA DANTA

Honorável rainha do Bethel de Santos, representando as tríades do estado de São Paulo, afirma que fazer parte da Ordem das "Filhas de " é um privilégio. Destaca o aprendizado ao se integrar a organização.

 

5 - PRISCILA NASCIMENTO

Miss "Filhas de " do estado de São Paulo, discorre sobre os significados da indumentária de uma filha de , relacionando-a com as virtudes do caráter das integrantes dessa Ordem.

 

6 - NATHALIA BINOTTO

Honorável rainha do Bethel Jurisdicional, comenta as ações beneficentes das integrantes da Ordem das "Filhas de ". Afirma que as filhas de devem agir juntas em prol da sociedade.

 

7 - ANDRÉ MARCONDES

Membro do Conselho do Bethel 10 de Mogi das Cruzes, representando os membros de conselhos guardiões do estado de São Paulo, discorre sobre a estrutura organizacional da Ordem das "Filhas de ". Lista os valores morais e espirituais das integrantes da entidade.

 

8 - FABIANA DE LUNA

Guardiã jurisdicional do estado de São Paulo, em nome do Conselho Guardião Jurisdicional, comenta o papel do Conselho Guardião Jurisdicional junto às integrantes da Ordem das "Filhas de ". Lista ações da entidade e conclama as integrantes a ações de fraternidade.

 

9 - LOURIVAL JUNQUEIRA

Supremo deputado assistente, representando os supremos deputados assistentes do estado de São Paulo, lê mensagem de integrante sênior da Ordem das "Filhas de ". Expõe números sobre a dimensão da entidade em todo o mundo. Discorre sobre sua experiência pessoal com a Ordem.

 

10 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Ordem das "Filhas de ", Jurisdição do Estado de São Paulo.

 

11 - LOURIVAL JUNQUEIRA

Supremo deputado assistente, representando os supremos deputados assistentes do estado de São Paulo, saúda o deputado Coronel Camilo pela cerimônia. Realiza entrega de homenagem alusiva ao evento ao parlamentar.

 

12 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza as integrantes da Ordem das "Filhas de " pela efeméride e pelas suas atividades. Afirma que a vida é constante luta e conclama as integrantes da Ordem a serem persistentes em seus objetivos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, o deputado Fernando Capez, meu amigo, com a finalidade de comemorar o “Dia das Filhas de ”. Sejam todos bem-vindos.

Convido a todos para que, em pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado. Parabéns à nossa Banda da Polícia Militar. Fica aqui o agradecimento, não só do presidente da Casa, mas também em meu nome, pessoalmente, ao nosso corpo musical. Muito obrigado pela presença de vocês. Peço uma salva de palmas à nossa Banda da Polícia Militar. (Palmas.)

Sempre falo com muito orgulho da banda da Polícia Militar, porque sou coronel da Polícia Militar e tive o prazer e o privilégio de comandar a Polícia Militar por três anos. Temos um corpo musical composto por estas pessoas fantásticas que, além de fazer policiamento, nos encantam com a música.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp no sábado, dia 5 de março, às 21 horas, pelo canal 7 da Net; pelo canal 66 da TVA; pelo canal 85 da TV Digital e pelo canal 61.2 da TV Digital aberta.

Dando prosseguimento a esta solenidade, passaremos a ouvir nossas oradoras. Esta Presidência concede a palavra à Isabela Pamponet, Filha de ativa do Bethel 24 de São Paulo, representando as Filhas de de nosso estado.

 

A SRA. ISABELA PAMPONET - Excelentíssimo deputado estadual Coronel Camilo, casal guardião jurisdicional, por meio dos quais cumprimento a todos, muito boa noite. Meu nome é Isabela Pamponet Xavier, sou honorável rainha e membro ativo do Bethel 24 horas de São Paulo, capital. Estou aqui hoje para apresentá-los às Filhas de Internacional, uma organização paramaçônica voltada a meninas de 10 a 20 anos incompletos que tem como propósito o desenvolvimento civil, moral e intelectual dos membros.

A Ordem foi criada em 1920 nos Estados Unidos, por Ethel Theresa Wead Mick, e hoje abrange mais quatro países: Canadá, Filipinas, Austrália e Brasil. Todos os nossos ensinamentos e nossa ritualística são baseados no Livro de , dando destaque ao capítulo 42, versículo 15, que diz “Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão justas quanto as filhas de , e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

Quando nos tornamos Filhas de , iniciamos uma caminhada construída pelos princípios e ensinamentos do fiel servo . Sabemos que uma vida contemplada com tolerância e paciência nos tornará pessoas melhores e mais bondosas para com o próximo e nós mesmas, e que a manutenção contínua na fé em Deus nos confortará e sustentará em todos os momentos de angústia ou medo. Depois de compreendermos e praticarmos essas lições, podemos ter certeza de que elas nos levarão a um caminho de luz e sucesso e que receberemos a merecida e honrada recompensa.

Temos como lema que ser justa é fazer o bem e que a virtude é uma qualidade que enobrece grandemente uma mulher. Sendo nós consideradas as mais justas em toda a Terra, temos por obrigação sempre fazer o bem e praticar a virtude, uma qualidade que nos mostrará a bondade que devemos conservar.

As Filhas de Internacional não proporciona somente um desenvolvimento espiritual e de caráter, mas também comportamental, como sabermos nos portar ao falar em público, controlar nossa ansiedade e timidez e também nos expressar de maneira correta. Tudo isso nos ajudará nos desafios que possamos vir a enfrentar durante toda nossa vida.

Entretanto, a lição que levamos sempre em nossos corações dessa maravilhosa Ordem são nossas Irmãs, que são como anjos que guiam nossa caminhada e nos trazem força quando precisamos.

Por isso estamos sempre à espera de novos brotos, de promessas para que elas também possam vivenciar essa experiência única e para que juntas possamos fazer um mundo melhor, tal qual fazemos em nosso lugar sagrado, o Bethel. E ao final dessa jornada teremos certeza de que o Senhor estará entre nós enquanto estivermos separadas e poderemos dizer com orgulho: somos as Filhas de , as mais justas em toda a terra. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Isabela, pela suas palavras e por nos falar um pouquinho sobre as Filhas de .

Gostaria de anunciar e agradecer a nossa Mesa principal, composta pelo Lourival Junqueira, supremo deputado assistente representando todos os deputados assistentes do nosso estado, parabéns por esse grande trabalho, e pela Fabiana de Luna, guardiã jurisdicional do estado de São Paulo, representando o conselho guardião jurisdicional, parabéns também pelo trabalho.

Esta Presidência concede a palavra a Beatriz Moraes, membro de Maioridade do Bethel 14 de São Paulo, representando os membros de maioridade do nosso estado.

 

A SRA. BEATRIZ MORAES - Excelentíssimo deputado estadual Coronel Camilo, em nome de quem cumprimento todas as autoridades que compõem a Mesa, boa noite a todos.

Meu nome é Beatriz Moraes, tenho 22 anos e sou membro de Maioridade do Bethel 14 Agnes de São Paulo da Ordem das Filhas de Internacional.

Nós, como filhas de ativas, somos um pequeno broto, aquele que desabrocha a cada fala nova decorada, a cada novo debate, a cada nova tentativa de fazer um mundo melhor. E que lindo são os nossos sonhos.

Sonhamos que todos possam estar com suas famílias, sonhamos que todos tenham suas próprias casas, sonhamos que todos sejam felizes. E dentro da Ordem podemos colocar um pouco desses sonhos em prática, claro que sempre amparadas pelo nosso querido Conselho Guardião.

Ajudamos famílias, crianças idosos, não apenas com ajuda material, porque muitas vezes o que eles mais precisam é de carinho, atenção e muito amor. Mas encaramos também outros sonhos: o de crescermos, de formarmos nossas próprias opiniões, de fazermos acontecer. E esses sonhos não são fáceis de serem alcançados. É uma luta pessoal que cada uma de nós deve trilhar. Um caminho árduo, obscuro. É difícil saber o que enfrentaremos. Cada passo dado é um novo desafio, uma nova barreira que está sendo quebrada por nós, afinal essa é a fase de preparação para que possamos realmente entender o que é a Ordem das Filhas de .

O tempo passa, transformamos aquilo que é sonho em realidade. E então é chegada a hora de fechar um ciclo e começarmos outro, nós nos tornarmos membros de maioridade. Sim, é assustador pensarmos que tudo aquilo que conhecemos e lidamos vai mudar. Não usar mais o Hobby, não fazer mais o trabalho ritualístico. É o momento que a Filha de se depara com a seguinte frase: “E agora?”. E então a cerimônia de maioridade acontece. Nós choramos, nossas irmãs choram, discursos lindos são proferidos, flores são entregues. Mas é só mais uma demonstração de amor que o nosso Bethel tem para conosco.

E o que temos a fazer depois? O que nos sobra como membro de maioridade? A resposta é simples, porque agora é a hora da verdade. É a hora demonstrar para o mundo e para você mesma que você quer fazer a diferença, ou melhor dizendo, que nós queremos ser a diferença.

Se vocês, como Filhas de ativas, pensam que depois de se tornarem membros de maioridade a responsabilidade e o dever para com o Bethel acabam, vocês estão muito enganadas. A cobrança é muito maior. Tornamo-nos a referência para as nossas irmãs. Ser aquela na qual elas se espelham é amedrontador. Mas ao mesmo tempo é uma recompensa e o sinal de que realmente estamos no caminho certo. E esse caminho envolve também um mundo profano. Responsabilidades crescem, cobranças também, é um tal de desenvolver monografias, assumir responsabilidade para com a faculdade, arrumar estágio, nos formar, fazer pós-graduação, concursos públicos, enfim, uma infinidade de opções que colocarão à prova tudo, absolutamente tudo aquilo que aprendemos nas Filhas de sobre hierarquia, sobre respeito a si e ao próximo, sobre pensar não só no melhor para si, mas também no melhor para o mundo, porque não vivemos isoladas, vivemos em sociedade, que infelizmente muitas vezes é bem rígida. E nessa rigidez sejamos nós Filhas de . Afinal, quando o mundo nos ataca com pedras e xingamentos, nós devolvemos flores e muito amor. Lembrem-se sempre minhas irmãs, sejamos a mudança que queremos ver no mundo. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Beatriz, parabéns pelas suas palavras. É bem isso que você falou: vocês podem, basta querer. Façam da vida de vocês o melhor e ajudem as pessoas.

Esta Presidência anuncia a presença de algumas autoridades também presentes: Luciano Rio, secretário das Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, representando o grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo; Carlos Cesar Falci de Carvalho, secretário de informática do Grande Oriente de São Paulo; Clóvis Messias, sapientíssimo irmão portador do título da Ordem D. Pedro I; André Marcondes, membro de Conselho de Bethel 10, de Mogi das Cruzes, representando os membros de conselhos guardiões de nosso Estado; José Luiz Schmidt Soto, presidente da Associação Maçônica de Jundiaí e Região; Nathalia Binotto, honorável Rainha do Bethel Jurisdicional, em nome do Bethel Jurisdicional.

E agora, continuando nossas falas, concedo a palavra à Carolina Danta, honorável rainha do Bethel 06 de Santos, representando as Tríades do nosso Estado.

 

A SRA. CAROLINA DANTA - Excelentíssimo deputado estadual Coronel Camilo, em nome de quem cumprimento a todos, fazer parte de uma organização como as Filhas de é um privilégio. Aqui, nós temos a oportunidade de desenvolver nossos talentos e acumular habilidades que farão total diferença em nossas vidas. A ordem prepara mulheres para serem líderes, praticarem a caridade, amor a sua família e sua pátria. E não existe algo que combine melhor com jovens mulheres do que o lindo sentimento expressado no Livro de , e esse é o diferencial de nossa ordem das demais organizações filantrópicas. Prepara mulheres para enfrentar o mundo.

Além de todos esses ensinamentos, quando fazemos parte de uma organização como a nossa, ganhamos muito mais do que amigas; ganhamos irmãs. Fazemos amizades para a vida toda, não importando de onde somos em todos os lugares onde a ordem se faz presente. Dentro de nossa ordem, existe um sentimento de fraternidade, irmandade e confiança entre nós. As honoráveis rainhas de nossa ordem são eleitas por suas irmãs para liderarem os seus bethéis, um gesto de democracia e confiança entre nós. Ser honorável rainha é se preocupar com o bem estar das irmãs e, sobretudo, respeitá-las.

O posto não é apenas capa e coroa, não é apenas brilho. Tudo isso desacompanhadas de princípios, serviço, liderança e, principalmente, amor, não tem valor algum. Deve haver uma real liderança que busque o bem conjunto, que respeite, que divida e que escute, usando como instrumentos para unir o grupo.

Uma honorável rainha é como todas as outras meninas do Bethel, apenas com a difícil missão de liderar outras jovens. Somos meninas jovens que farão a diferença na sociedade, sendo agentes em transformação. Por fim, posso garantir que tudo o que aprendemos na ordem levamos para a vida toda. Cada filha de traz consigo todos os ensinamentos impressos dentro de si, transformando-se em pessoas que transmitem o bem para a sociedade.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Carolina, pelas suas palavras.

Citando mais algumas personalidades presentes: Beatriz Moraes, membro de maioridade do Bethel de São Paulo, representando os membros de maioridade do nosso Estado; Priscila Nascimento, Miss Filha de estadual; Isabela Pomponet, Filha de Ativa do Bethel 24 de São Paulo, representando as Filhas de do nosso Estado; Giulia Figueiredo Barbin, honorável rainha do Bethel 22, lótus de Jundiaí, São Paulo; e Vivaldo Filho, representando o deputado estadual Celso Giglio.

Vamos agora conceder a palavra a Priscila Nascimento, Miss Filha de estadual.

 

A SRA. PRISCILA NASCIMENTO - Nobre deputado estadual Coronel Camilo, casal guardião jurisdicional, autoridades pelas quais cumprimento a todos os presentes. Boa noite. Como já apresentado anteriormente, meu nome é Priscila Nascimento da Silva e estou como miss filha de do estado de São Paulo. Nesta noite foi concedida a mim a honra de me manifestar em nome de todas as minhas irmãs filhas de . Então peço que prestem atenção no que direi a seguir. Logo no final explicarei o porquê.

Nós, filhas de , somos conhecidas por usarmos belas vestes, repletas de significados virtuosos e também por sermos as mais justas em toda a Terra, mas garanto que somos muito mais do que isso. Somos possuidoras de muita garra, pois em um mundo com valores tão distorcidos continuamos honrando a responsabilidade que temos para com Deus e para com a nossa pátria. Zelamos pela igualdade e pelo amor, afinal sabemos que gestos de caridade e de sabedoria valem o esforço. Praticamos a solidariedade através da filantropia, onde reconhecemos o verdadeiro significado de altruísmo. Como um grupo temos muita força, afinal a união independe de qual for a distância. Temos algo maior entre nós: a nossa fraternidade, a nossa amizade. Temos o privilégio de praticar a liderança e a perseverança, desfrutando de um grande aprendizado de que o comprometimento e a lealdade são alicerces vitais para uma boa harmonia. Confesso que às vezes cometemos pequenos erros, afinal somos seres humanos como qualquer outro. Porém, ao nosso lado sempre haverá uma irmã para nos auxiliar e mostrar o caminho correto, pois é isso que somos, uma família, fruto de nossa irmandade.

Em nosso mundo, púrpura e branco, não necessitamos de laços de sangue para considerar alguém como tio ou tia, primo ou prima ou até mesmo irmã. Afinal, ser filha de é uma fonte inesgotável de emoções, é a alegria de viver. Somos os brotos de promessa de nossa querida mãe Mick. Sabem por quê? Porque onde quer que ela esteja ela acredita que somos capazes de espalhar a verdade e a pureza, tornando o mundo um lugar melhor. Nós somos as filhas de .

Agora explico a razão do porquê pedi para que prestassem atenção nesse pequeno texto que acabei de transmitir. Ele não foi escrito apenas por mim, mas sim em conjunto com os bethéis do Estado. Pedi para que cada um me enviasse uma palavra que representasse o que é ser filha de , o que a Ordem representa. Assim, inseri cada palavrinha no texto, fazendo com que esse discurso tenha um pedacinho de cada bethel, através de palavras muito significativas. Esse é um dos meus deveres como miss filha de , unir de alguma forma os bethéis do Estado, servir como relações públicas, promover o bem estar e o crescimento desta maravilhosa organização.

Esta é uma singela, porém muito verdadeira homenagem que faço a todas as minhas irmãs. Agradeço a Deus e a esta Assembleia Legislativa pela oportunidade, pois sei que todas são merecedoras de tudo isso. Muito obrigada. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Priscila, pelas suas palavras. Esta Presidência concede a palavra a Nathalia Binotto, honorável rainha do Bethel Jurisdicional, em nome do Bethel Jurisdicional.

 

A SRA. NATHALIA BINOTTO - Excelentíssimo deputado Coronel Camilo, em nome de quem cumprimento a todos os presentes, minhas irmãs, hoje é um dia muito importante para a nossa Ordem, não apenas para comemorar o Dia Estadual das Filhas de no estado de São Paulo, mas para que sejamos ainda mais conhecidas e os nossos objetivos e propósitos sejam amplamente divulgados. E, assim, possamos a cada dia multiplicar o número de bethéis e filhas de em nosso estado.

A nossa Ordem é calcada em diversos princípios. Tenho para mim que os mais importantes são: religião, respeito, patriotismo, amizade, irmandade e amor. Temos um maravilhoso interesse no mundo, em ajudar os que precisam, melhorando o nosso redor. Acredito ser inestimável o valor da existência de bethéis na sociedade por diversos motivos. Um deles é que estamos trabalhando com a juventude em um trabalho de educação. Nossas portas foram abertas, possibilitando que mais jovens possam se beneficiar com os nossos ensinamentos e objetivos. A construção do caráter de um jovem é decisiva para a história de um país. E, com toda certeza, nós fazemos um trabalho com o engrandecimento de pessoas. Além disso, cada bethel pode ser visto como uma entidade filantrópica, pois ajudamos sempre que possível àquelas pessoas ou instituições mais necessitadas. A nossa Ordem tem um propósito muito bonito, com o qual devemos nos orgulhar e lutar para que seja perpetuado e multiplicado. Nós temos feito a diferença.

O Bethel Jurisdicional tem trabalhado em prol de todos os bethéis e membros do Estado, desenvolvendo a liderança, promovendo o interesse, o bem estar e o crescimento da Ordem, auxiliando na promoção e solidificação do nome das Filhas de Internacional no estado de São Paulo. O Bethel Jurisdicional é composto por cada uma de vocês, e juntas, todas nós, poderemos realizar grandes coisas, ajudar muitas pessoas, irradiando alegria e esperança por onde passamos. Espero que possamos honrar o nosso País, que sejamos solidárias, e estejamos cobertas pela verdade e pela justiça para mantermos uma vida limpa, e sempre preparadas para enfrentar qualquer intempérie que venha a surgir. Façamos com que nossas ações sejam puras e verdadeiras, e que nossas vidas não sejam em vão.

Finalizo deixando uma frase para reflexão, de Samuel Johnson: “Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas.” Obrigada. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Nathalia, pelas suas palavras.

Esta Presidência anuncia e agradece a presença dos bethéis das cidades de Assis, Santos, Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, São Paulo, Pirassununga e Jundiaí.

Parabéns a todos vocês por esse grande trabalho. Muito obrigado pela presença.

Anuncio agora as palavras de André Marcondes, membro do conselho do Bethel 10 de Mogi das Cruzes, representando os membros dos conselhos guardiões do nosso estado. A palavra é sua.

 

O SR. ANDRÉ MARCONDES - Excelentíssimo Sr. Deputado estadual Coronel Camilo, no qual cumprimento todas as autoridades, minhas queridas filhas, meu querido Bethel 10, fui destacado esta noite para falar sobre os conselhos guardiões.

Como já vimos há pouco, a ordem das filhas de internacional tem uma organização e uma hierarquia. Elas estão definidas em uma Constituição que fica sob a guarda do supremo conselho guardião, nos Estados Unidos da América.

Se formos perguntar em todos os bethéis qual sentimento representa a reunião das filhas de , todos serão unânimes em afirmar que se trata de uma grande família. Mas não podemos esquecer que se trata de uma ordem. Como tal, deve ter regras e uma supervisão.

Nesse sentido, podemos lembrar as palavras de John Davis, considerado a maior autoridade mundial em gestão de empresas familiares. Se você quiser sobreviver em uma empresa familiar, você precisa organizar a família.

Essa organização de cada família, de cada bethel, segue a orientação de um conselho guardião. Nesse conselho, estão a guardiã do bethel e o guardião associado do bethel, que são os cargos máximos, ocupados, respectivamente, por uma mulher maior de 20 anos - entre outras obrigações - e o mestre maçom.

Além desses, existem os membros executivos: guardiã-secretária, guardiã-tesoureira e guardiã-diretora de músicas ou diretora de épocas. No máximo, mais quatro cargos associados, como, por exemplo, promotora de sociabilidade ou promotora de relações fraternais, dentre outros, que também podem ser ocupados por homens.

Importante é ressaltar que um bethel não pode se reunir sem a presença de um conselho guardião e que a função principal desse conselho é promover a orientação e supervisão adulta de todas as reuniões realizadas pelo bethel em nome da ordem das filhas de internacional; e só permitir que toda atividade do bethel esteja sendo realizada sem infringir nenhum tipo de regra ou regulamento que regem a ordem.

Não vemos o conselho fazendo papel de mãe, pai, irmã, motorista, cozinheira e outras funções, sempre para das o máximo apoio ao funcionamento dos bethéis, ser um ombro amigo e um ouvido confidente.

Além disso, vemos que, como uma grande família, todos os participantes dos conselhos guardiões têm profundo respeito e admiração, além de amor incondicional para com todas as filhas de .

É sempre bom lembrar que nenhuma de nós é tão boa quanto todas nós juntas.

Um beijo para minha filha, um beijo para minha esposa.

Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, André, pelas suas palavras, mas não só pelas palavras, mas, principalmente, pelo carinho com sua família.

Agora, gostaria de chamar para fazer uso da palavra a Fabiana de Luna, guardiã jurisdicional do estado de São Paulo, em nome do Conselho Guardião Jurisdicional.

 

A SRA. FABIANA DE LUNA - Boa noite, Sr. deputado Coronel Camilo, presidente desta sessão, através do qual eu cumprimento todas as autoridades civis. Tio Lourival Junqueira, nosso supremo deputado assistente para o estado de São Paulo, através do qual eu cumprimento todas as autoridades maçônicas e paramaçônicas.

Boa noite, queridas filhas de e convidados.

No dia nove de março de cada ano, comemoramos o nascimento da fundadora de nossa ordem: a senhora Ethel Theresa Wead Mick, que nós chamamos carinhosamente de mãe Mick. Por ser uma data tão especial, foi escolhida essa data para também comemorarmos o dia estadual das Filhas de em nossa jurisdição, data essa que se tornou parte do calendário oficial do nosso estado.

Hoje, o meu dever não é falar como uma Filha de , cujo orgulho, admiração, trabalho e dedicação nos últimos 19 anos não me deixariam mentir, mas como oficial executiva do nosso Conselho Guardião Jurisdicional, cujo principal objetivo é trabalhar pelo crescimento e fortalecimento de nossa ordem em nosso estado.

O nosso Conselho Guardião Jurisdicional é formado por guardiões de vários bethéis e o nosso trabalho é inteiramente dedicado a vocês, filhas de , para que tenham oportunidade de levar a cada pedacinho desse estado os preceitos de uma vida digna, o trabalho bem feito, o amor ao próximo, o respeito pelos mais velhos, a admiração pela bandeira de nossa pátria e, acima de tudo, a energia de uma juventude que quer fazer a diferença em nossa sociedade.

É por vocês que trabalhamos intensamente, incessantemente buscamos trazer novos projetos e propor desafios. É por vocês que nós, adultos, dedicamos o nosso trabalho voluntariamente sem esperar receber nada em troca. E não faríamos isso se não acreditássemos no ideal que esta organização traz e nas mudanças que sabemos que proporciona, não só internamente, mas também no meio em que convivemos.

Pensando em tudo isso e no desejo de desenvolver um trabalho ainda maior para vocês, eu gostaria de comunicar oficialmente o lançamento do nosso 12º Copab, Congresso Paulista de Bethéis, que será organizado esse ano pelo Conselho Guardião Jurisdicional e seus comitês, dentre eles o Bethel Jurisdicional, nos dias 14, 15 e 16 de outubro. O congresso será realizado na cidade de Arujá, bem perto de São Paulo, com fácil acesso a todos.

Todas as informações estarão no nosso site oficial das Filhas de de São Paulo a partir de hoje. Já estão abertas as inscrições. O tema escolhido é: se faltar um dos sentidos, que me sobre amor.

Acreditamos no potencial das Filhas de e desejamos que seus ensinamentos sejam levados adiante em nossa sociedade. Por isso, esperamos que todos estejam presentes nesse momento de aprendizagem e confraternização. Vocês poderão saber um pouco mais nos vídeos que serão exibidos hoje, ao final das nossas palestras.

Finalmente, gostaria de, mais uma vez, agradecer a esta Casa por nos proporcionar tamanha homenagem. O reconhecimento de um trabalho bem feito nos motiva a continuar. Por isso, somos eternamente gratos. Parabéns queridas Filhas de pelo seu dia. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Fabiana de Luna, parabéns pelas palavras. Irei transmitir ao presidente os seus agradecimentos. Em nome do presidente Fernando Capez, novamente ressalto que todos são bem-vindos aqui, não apenas hoje, mas sempre. Esta é uma casa do povo. Podem acompanhar diariamente os nossos trabalhos e o que acontece na Assembleia Legislativa.

Tem a palavra o Sr. Lourival Junqueira, supremo deputado assistente, representando os supremos deputados assistentes do nosso estado.

 

O SR. LOURIVAL JUNQUEIRA - Em nome do deputado estadual Coronel Camilo, cumprimento as demais autoridades. Queridas sobrinhas, tios e tias, boa noite a todos.

Gostaria de iniciar esta minha breve fala com uma mensagem recebida poucos dias da nossa querida suprema deputada para o Brasil, a Marilee. Ela disse o seguinte: “a Ordem das Filhas de do Brasil é uma parte muito grande na Ordem das Filhas de Internacional. Iniciamos o primeiro bethel no Rio de Janeiro, em 1992. Continuamos crescendo para ter, hoje, uma adesão de meninas maior do que a nos Estados Unidos. Temos bethéis em todos os estados do Brasil, exceto em um. Particularmente, acho que o povo do Brasil é maravilhoso, é um povo compreensivo e muito entusiasmado em aprender e seguir os ensinamentos da nossa Ordem”.

Ela gostaria muito de estar presente neste noite, mas, infelizmente, isso não foi possível e ela me pediu para passar esse recado. Para se ter uma ideia do número de membros ativos da Ordem das Filhas de no mundo, baseado no último reporte do ano de 2014, submetido na primavera americana de 2015, existem hoje 695 bethéis em todo o mundo.

Estamos falando de bethéis em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Brasil. Mundialmente, o número de membros associados em 2014 é de 11.358 membros. Foram iniciadas 2.517 meninas nesse mesmo ano. O Brasil permanece como o maior país de Filhas de a nível mundial, com um total de 5.565 membros ativos. Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com 4.963 membros; as Filipinas em terceiro, com 428 membros; o Canadá em quarto, com 347 membros e a Austrália em quinto, com 55 membros.

É interessante falar também que a média de meninas frequentando um bethel em cada país é a seguinte: nos Estados Unidos, a média é de 12 meninas; no Canadá, 14; Austrália, 11; Filipinas, 21; Brasil, 24. Portanto, na média, o Brasil vence também nesse quesito. Somente no estado de São Paulo, temos um total de 23 bethéis já instituídos e mais um a ser instituído em Bauru no próximo dia 12 de março. Teremos, portanto, 24 bethéis somente no estado de São Paulo.

Temos aqui no estado de São Paulo três deputados assistentes para o Supremo, tendo, cada um deles, sob a sua jurisdição, um total de oito bethéis, sendo eles o tio Okoru, que já é deputado assistente há mais de 10 anos, a tia Milena e eu, que tomamos posse no ano passado.

Vale ressaltar que existem deputados assistentes em todos os outros estados da União, exceto Tocantins. Há também bethéis e conselhos jurisdicionais em alguns estados, todos trabalhando sem nenhum suporte financeiro, unicamente porque amam a ordem e se sentem felizes vendo as filhas se sentirem felizes também.

Dado esse panorama geral, posso dizer que é muito confortante trabalhar em prol das Filhas de . Minha esposa Valéria e eu participamos da Ordem desde quando nossas filhas Cecília e Helena iniciaram, há mais de 10 anos. Fazemos isso com muito orgulho e dedicação.

Oxalá mais pais e mães pudessem participar também dessa sublime ordem. Particularmente, fico muito feliz quando vejo sobrinhas sendo iniciadas, mas fico também muito triste quando elas se tornam membros de maioridade e deixam seus bethéis para não mais regressar. Respeito, é claro, o destino e a missão de cada uma delas. Se eu puder fazer um pedido, gostaria de pedir que vocês, sobrinhas, mesmo depois de se tornarem MMs, continuem participando da Ordem, trabalhando no conselho dos seus bethéis ou em bethéis próximos das suas cidades, para onde seus destinos as levarem. Para aquelas que puderem participar do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, melhor ainda, pois a tia Fabiana e todos nós do conselho jurisdicional precisamos muito de vocês.

Como recado final, lanço um desafio: trazer mais meninas para os nossos bethéis. Peço que auxiliem nisso, e que cada bethel inicie, no mínimo, com cinco meninas em sua nova gestão. Pode ser mais, podem ser 10. Teremos em outubro o nosso Copabe, Congresso Paulista dos Bethéis, e espero ver todos vocês lá. Vai valer a pena. Muito obrigado. Recebam meu abraço fraternal. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Lourival, pelas suas palavras. E quiçá o seu desejo se realize: que tenhamos cada vez mais meninas ingressando nas Filhas de . Agora, como a Fabiana anunciou, vamos apresentar um vídeo institucional da Ordem Internacional das Filhas de , da jurisdição do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelo vídeo, e parabéns a toda a organização desse evento. Devolvo a palavra ao Sr. Lourival Junqueira.

 

O SR. LOURIVAL JUNQUEIRA - Eu gostaria de aproveitar o ensejo para entregar um mimo para o nosso querido Coronel Camilo, que está presidindo a nossa sessão de hoje.

 

* * *

 

- É feita a entrega de presente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Agradeço muito pelo mimo. Nós vamos também passar ao nosso deputado Fernando Capez. Eu gostaria de falar um pouco para todos vocês agora.

Primeiramente, é um prazer ver tanta gente bonita aqui na Assembleia Legislativa. Normalmente somos nós, deputados. A plateia não é tão bonita como vocês. Parabéns. Outra coisa que me impressionou em vocês são as falas de cada uma das meninas que vieram aqui.

Oxalá nós tivéssemos nossos deputados com esse poder de concisão e com os conteúdos que vocês demonstraram aqui. Eu sei que isso permeia todas que são integrantes das “Filhas de ”. Parabéns a vocês pelo que estão fazendo.

Quero agradecer muito a organização, o Lourival, a Fabiana, por tudo o que fazem. Levem este agradecimento, estes parabéns também aos pais. Vejo que há pais aqui - o próprio André, que falou, é pai. Parabéns a todos os pais e irmãos por esse grande trabalho ligado à nossa maçonaria.

Realmente, é uma ordem que busca o aperfeiçoamento pessoal e espiritual das pessoas. Isso é muito importante em nossa sociedade. Principalmente em nossa sociedade atual, em que vemos tantos problemas acontecendo, tantas pessoas se desviando do caminho do bem, tantas pessoas que talvez não tiveram a oportunidade que vocês estão tendo, de aprender qual é o caminho certo. Podem ter certeza de que vocês serão muito felizes em suas vidas.

Este evento também ocorre com a mulher. Teremos no próximo dia oito o “Dia Internacional da Mulher”. Então, vocês estão de parabéns duas vezes. Primeiro, por integrarem as “Filhas de ”, segundo, por serem mulheres, e elas estão participando cada vez mais da vida e melhorando a vida das pessoas. Vocês são sempre seres especiais, parabéns a todas vocês.

Quero deixar também um recado para vocês. A vida não é fácil. Vocês irão encontrar obstáculos, mas sejam perseverantes, como vocês devem ter ouvido dos seus instrutores. Sejam perseverantes, enfrentem os obstáculos. Os obstáculos existem para nos engrandecer. Busquem sempre os seus objetivos. Acreditem nos seus potenciais. Vocês poderão chegar onde quiserem, só depende de vocês, do aperfeiçoamento individual de cada um.

Eu ouvi algumas palavras que também simbolizam o que eu penso e o que eu milito na Assembleia Legislativa. Eu ouvi uma das falas que dizia que vocês devem fazer acontecer. Façam acontecer onde quer que vocês estejam, seja lá o que vocês estiverem fazendo. Façam bem feito, deem o melhor de si para o que estiverem fazendo. Não se importem com o que os outros falam, não tenham vergonha de serem pessoas do bem, pessoas honestas, pessoas éticas, pessoas morais. Isso vai levá-las a um engrandecimento pessoal muito grande e, mais importante, vai trazer felicidade.

Outra frase que ouvi aqui, de um dos discursos, foi “façam a diferença na vida das pessoas, não sejam simplesmente mais um”. Ou seja, façam com que as pessoas se sintam melhores, trabalhem para que o ambiente em que vocês vivam, seja com suas famílias, seja em seus trabalhos, se torne cada vez melhor. Isso também vai ao encontro do que eu penso. Sempre é possível nós melhorarmos. Mesmo que as coisas pareçam que não existe como, dá para ser melhor. E o inverso é verdadeiro, sempre dá para sair de uma crise, dá para sair de um problema, dá para superarmos, se tivermos sempre em mente os conceitos que vocês aprendem. De todos eles, o que eu ouvi aqui e quero repassar, quero deixar como mensagem final para vocês, é que o mais importante de tudo: o amor. Com ele, não há obstáculo.

Eu espero que vocês sejam todas muito felizes. Em nome do nosso presidente Fernando Capez, que vocês tenham a proteção divina sempre. Agradeço, mais uma vez, à organização das Filhas de . Deixo uma mensagem bíblica que eu lembrei, até anotei para falar para vocês, o capítulo 22, provérbio 6, do livro dos provérbios. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”  Parabéns a todas vocês. Sejam muito felizes. Que Deus proteja todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

Eu gostaria de agradecer a presença de todos em nome do nosso presidente, deputado Fernando Capez, que foi quem promoveu esta sessão.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a sua equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, do serviço de atas, do cerimonial, da Secretaria Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias dos policiais militares e civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *