http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

10 DE MARÇO DE 2016

005ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO 136º ANIVERSÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e ESTEVAM GALVÃO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Estevam Galvão, com a finalidade de "Homenagear os 136 anos do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, solicita um minuto de silêncio em homenagem ao capitão Henrique, da Polícia Militar, falecido hoje.

 

3 - ESTEVAM GALVÃO

Assume a Presidência. Agradece ao presidente Fernando Capez pelo apoio à realização desta sessão. Parabeniza os integrantes do Corpo de Bombeiros. Mostra-se honrado por presidir esta solenidade. Destaca a organização e beleza das cerimônias militares.

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, descreve seu trabalho e o de outros parlamentares, oriundos da polícia, na área da Segurança Pública. Argumenta que defender a Polícia Militar é defender a população paulista. Manifesta posicionamento favorável à proposta de emancipação do Corpo de Bombeiros. Declara estar aberto a sugestões de integrantes da Polícia Militar. Afirma que a polícia e o Corpo de Bombeiros têm um valor inestimável para São Paulo e representam a reserva moral do estado. Parabeniza o Corpo de Bombeiros pelos seus 136 anos.

 

5 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, destaca a contribuição do deputado Estevam Galvão, à época relator do Orçamento estadual, para a criação da Escola do Corpo de Bombeiros. Endossa o pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Afirma ter sido um defensor do Corpo de Bombeiros durante toda a sua vida. Parabeniza os bombeiros pelo serviço prestado, o qual, acrescenta, é estimado pela população e dela merece confiança. Coloca seu mandato à disposição do Corpo de Bombeiros e da polícia.

 

6 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, manifesta seu agrado por ter sido convidado a esta sessão. Parabeniza os deputados Estevam Galvão e Fernando Capez, presidente desta Casa, pela iniciativa de realizar esta solenidade. Fala sobre sua amizade com os deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada. Afirma que as Polícias Civil e Militar são uma só, ambas tendo o objetivo de servir à população. Declara que os bombeiros são heróis, prestando um trabalho respeitado por todo o povo de São Paulo. Presta homenagem ao capitão Henrique, da Polícia Militar, falecido hoje.

 

7 - PRESIDENTE ESTEVAM GALVÃO

Apoia o pronunciamento dos deputados Coronel Telhada, Coronel Camilo e Delegado Olim. Anuncia a entrega de Láureas de Mérito Pessoal em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Graus a diversos integrantes do Corpo de Bombeiros, após leitura do histórico da condecoração. Faz entrega de uma placa, em homenagem ao 136º aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, ao coronel Rogério Bernardes Duarte, comandante da instituição.

 

8 - ROGÉRIO BERNARDES DUARTE

Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, afirma que a instituição é honrada por uma homenagem nesta Casa, ao completar 136 anos. Agradece aos seus companheiros de comando pela dedicação ao trabalho. Ressalta a importância que a entidade tem aos olhos do povo de São Paulo. Parabeniza a todos os bombeiros presentes pelo comprometimento com os serviços prestados à sociedade. Faz histórico do Corpo de Bombeiros, criado num momento em que o estado de São Paulo passava por um rápido crescimento. Elenca ocorrências marcantes na história da corporação. Discorre a respeito da organização da instituição e das medidas tomadas para aprimorar o atendimento. Destaca a nobreza da profissão de bombeiro.

 

9 - PRESIDENTE ESTEVAM GALVÃO

Anuncia a exibição de vídeo com a "Canção do Bombeiro". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, a Presidência convida para compor a Mesa principal dos trabalhos S. Exa. o deputado Estevam Galvão, líder do Democratas e o proponente desta sessão. (Palmas.)

Tenho a honra de chamar o Sr. Coronel da Polícia Militar Rogério Bernardes Duarte, mui digno comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Tenho a honra de chamar o nobre colega deputado estadual Coronel Camilo, líder do PSD e ex-comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Tenho a honra de chamar outro colega deputado representante desta gloriosa Corporação, mui digno deputado Coronel Telhada, ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. (Palmas.)

Chamamos também o nobre deputado estadual Delegado Olim, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. (Palmas.)

Tenho a honra de anunciar a gloriosa presença do Coronel Cássio Roberto Armani, subcomandante do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo. (Palmas.)

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente atendendo solicitação do deputado Estevam Galvão, com a finalidade de homenagear os 136 anos do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, em pé, cantarem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao subtenente Emerson Pereira e à Banda da Polícia Militar, sempre cooperando com esta Casa de Leis. Tenha certeza de que os 94 deputados são fãs da gloriosa Corporação dos 130 de 31.

Boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente permita-me quebrar o protocolo com a anuência do deputado Estevam Galvão.

Apesar de estarmos numa data festiva hoje, Sr. Presidente, a Polícia Militar perdeu mais um dos seus filhos. Hoje tivemos o falecimento do capitão Henrique, do Batalhão Tobias de Aguiar.

19 dias, de folga em casa comemorando com a família, quatro marginais adentraram à residência dele e ao descobrir que ele era policial deram dez tiros nele. Ele resistiu todos esses dias mas, infelizmente, o capitão Henrique faleceu hoje deixando esposa, dois filhos e uma legião de amigos.

Só nesse ano a PM já perdeu talvez mais de duas dezenas de policiais mortos em serviço, de folga, indo para a residência. Portanto, em nome do capitão Henrique e dos demais policiais, solicito de V. Exa. um minuto de silêncio em homenagem a esses policiais mortos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos fazer um minuto de silêncio, ocasião em poderemos fazer as nossas orações.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Podemos nos sentar. Que Deus possa acolher sua alma, confortar sua família e nos ajudar a ter um mundo com menos violência e menos maldade.

Neste momento tenho a honra de passar a Presidência desta Mesa e a condução dos trabalhos desta sessão ao deputado proponente, deputado Estevam Galvão, parabenizando-o pela iniciativa de fazer esta homenagem. Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Estevam Galvão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Ao iniciar eu quero cumprimentar carinhosamente o nosso presidente desta Casa Legislativa, deputado Fernando Capez, que quando nós conversamos para que essa solenidade dos 136 anos de existência do Corpo de Bombeiros fosse realizada na Assembleia Legislativa, mas não apenas na Assembleia Legislativa, mas neste plenário, que é o plenário Juscelino Kubitschek, principal plenário desta Casa. O presidente Fernando Capez entendeu a importância da Polícia Militar, entendeu a importância do Corpo de Bombeiros. Deputado Fernando Capez assim como eu também enquanto deputado, como pessoa, como gente, como amigo tenho um carinho muito grande pelo Coronel Camilo, Coronel Telhada e também porque não dizer do nosso grande e ilustre amigo deputado Delegado Olim, que é delegado da Polícia Civil, mas também está aqui nos prestigiando. Quero dizer a todos os homenageados - a grande maioria dos presentes será homenageada hoje - e também aos familiares que para mim é muito mais do que uma honra, é um privilégio poder estar hoje presidindo esta sessão solene. Gosto da Polícia Militar, gosto em especial do Corpo de Bombeiros, sinto que toda solenidade militar é muito organizada, pois o militar é muito organizado. Vocês perceberam que toda solenidade militar é muito bonita. É tão bonita a solenidade militar. O que nós estamos assistindo daqui de cima é tão bonito que vou até pedir para a TV Assembleia fazer uma tomada daqui, para que depois possamos mandar uma cópia para o Comando, para que todos possam verificar a beleza que é vê-los daqui de cima. Portanto, é um privilégio.

Quero comunicar que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 12 de março às 23 horas. Portanto, esta sessão será transmitida pela Net, canal 7, Vivo, canal 185, e TV digital aberta, canal 61,2.

Dando sequência esta Presidência concede a palavra ao deputado estadual Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Prezado deputado Estevam Galvão, que preside esta sessão solene, nosso amigo Coronel Duarte, amigo há mais de 35 anos, desde o nosso tempo de Academia do Barro Branco, deputado Delegado Olim, deputado Coronel Camilo, os demais oficiais e praças aqui presentes, irmãos de armas, valorosos bombeiros desde que nós chegamos a esta Casa temos trabalhado forte no sentido de melhorar a nossa segurança, trazer o que é segurança aqui para esta Casa. Apesar de nós já termos tido outros deputados policiais militares, hoje temos aqui eu e o Coronel Camilo como oficiais da Polícia Militar; temos o Gil Lancaster, que foi soldado da Polícia Militar durante sete anos; o Delegado Olim, nosso amigo há mais de 20 anos, desde que eu era tenente de Rota, ele puxava plantão nas delegacias da Zona Sul e nós nos trombávamos em ocorrências. Temos hoje várias pessoas que comungam das ideias em prol da Polícia e do Corpo de Bombeiros, como por exemplo o próprio deputado Fernando Capez, que milita na área jurídica mas é um defensor da Polícia. Enfim, temos várias pessoas que comungam em prol da polícia e do Corpo de Bombeiros.

Hoje nós procuramos trazer a esta Casa diariamente assuntos referentes à nossa corporação. E pasmem, por muito que possa não parecer a grande maioria dos deputados aqui não conhece a Polícia, muitas vezes tem uma visão deturpada da Polícia. Muitas vezes eles têm apenas contato com um ou outro policial no interior e acha que só aquilo é a Polícia Militar.

Já estamos há um ano aqui. No dia 15 de março completará um ano em que estamos batalhando diariamente nesta tribuna no Pequeno Expediente, no Grande Expediente, em discussões. Sempre que o assunto de Segurança vem à tona, nós debatemos e defendemos a nossa corporação. Ao defender a nossa corporação, estamos defendendo a população do estado de São Paulo.

Estamos trabalhando por melhorias, por valorização, por novas legislações que nos valorizam. Agora mesmo eu conversei com o governador do Estado e levamos a ele um pedido trazido pelo Coronel Roberto, diretor de Saúde da Polícia Militar. Apenas como comentário, a tropa do HM não consegue fazer o Dejem. Se eles quiserem fazer o Dejem, eles têm que fazer o patrulhamento de rua. Necessitamos urgentemente da tropa, dos enfermeiros que querem trabalhar na sua folga fazendo o Dejem no próprio HM, mas a legislação não permitia. Levamos essa solicitação. Parece que o governador vai assinar hoje à noite essa liberação para que o pessoal do corpo de saúde possa fazer o Dejem dentro da área de saúde. Pode parecer uma coisa insignificante, mas é muito importante para quem está precisando. Para a Polícia Militar é muito importante porque estamos defasados.

O Coronel Camilo e eu temos solicitado, diariamente, a inclusão de novos médicos, veterinários e dentistas. São áreas que o pessoal que está na rua não percebe, muitas vezes, a necessidade e a falta desse efetivo. Temos trabalhado, por exemplo, a parte salarial, uma coisa que diariamente levamos ao governador. Levamos isso em qualquer evento que trombamos com o governador, com os secretários. Cobramos essa postura. Sabemos que o País passa por um momento difícil. Apesar disso, estamos lá cobrando no mínimo a inflação e um reajuste. Os senhores sabem como é a política. Não é da noite para o dia que conseguimos. Trabalhamos forte nisso.

Estou com uma PEC na Casa sobre a emancipação do Corpo de Bombeiros. Há o lado pró, há o lado contra, mas entendemos que é a melhor coisa para o Corpo de Bombeiros. O valoroso Corpo de Bombeiros sempre foi prestigiado dentro da Polícia Militar, mas eu entendo que temos de valorizar ainda mais os nossos profissionais do fogo não só na parte profissional, salarial, na parte de cursos, na parte de equipamentos. Entendemos que hoje uma emancipação seria a melhor coisa para o Corpo de Bombeiros. Estou trabalhando nesse sentido. Levei tal proposta ao senhor governador e ele ficou de estudá-la.

São propostas que podem caminhar ou não. Cada um, dentro do seu ponto de vista, dentro da sua ideia, vai trabalhar firme para que ela prevaleça.

Meus amigos e minhas amigas, estamos abertos a qualquer proposta. Não somos donos da verdade. Quem tiver uma ideia, quem tiver uma solução, quem tiver uma proposta, traga para nós. Venha tomar um café conosco no gabinete. Sempre digo e vou repetir: eu estou deputado estadual. Eu sou policial militar. Não abro mão disso. Qualquer um de vocês que quiser vir tomar um café conosco, vá até o nosso gabinete. Venham. “Coronel, pensei em tal coisa, o que o senhor acha? É plausível ou não é?” Vamos estudar. De repente você tem a solução de um problema e a está guardando só para você. Vamos pensar grande.

A Polícia Militar tem muito que crescer. O Corpo de Bombeiros tem muito que crescer. Precisamos entender que o estado de São Paulo não funciona sem a sua Polícia Militar e sem o seu Corpo de Bombeiros militar.

Senhores e senhoras aqui presentes, entendam todos os senhores, do soldado mais recruta que estiver aqui dentro: os senhores são de um valor inestimável para o estado de São Paulo. A formação de todos, a postura de todos faz com que o estado de São Paulo seja diferente. Então, valorizem-se. Vamos nos valorizar cada vez mais. Se nós nos valorizarmos, obrigaremos que as outras instituições nos valorizem também.

Deixo esse recado para parabenizar o Corpo de Bombeiros pelos seus 136 anos. Estivemos de manhã juntos tomando chuva em Franco da Rocha. Esses 136 anos são apenas o começo da escalada. Temos uma longa jornada pela frente. Estaremos juntos e à disposição de todos. Contem conosco para o que der e vier.

Lembrem-se: nós, policiais militares, somos a reserva moral do estado de São Paulo. Nós valorizamos a disciplina, a hierarquia, a tradição, a honra e os bons costumes, coisas que o Brasil esqueceu. Nós continuamos valorizando e vamos continuar lutando pelos nossos ideais e pelas nossas condutas militares, cívicas e sociais.

Parabéns a todos vocês que têm feito a diferença no seu dia. Continuem na luta, continuem disciplinados, continuem ordeiros, continuem corajosos. O estado de São Paulo precisa de vocês. Sem vocês, o estado de São Paulo vai parar.

Muito obrigado a todos. Que Deus nos abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Parabéns ao Coronel Telhada. O Coronel Telhada deixou na Polícia Militar a marca do trabalho, da competência, da seriedade e da honestidade. Devo dizer que aqui na Assembleia o Coronel Telhada tem também deixado a sua marca de muita competência. É um deputado brilhante.

Vocês vão ouvir agora também o nosso grande e ilustre amigo que foi comandante-geral da Polícia Militar. É uma pessoa por quem tenho uma estima muito grande pela sua conduta, comportamento e equilíbrio. Está com a palavra o Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, boa noite a todos. É uma satisfação ver todo o nosso Corpo de Bombeiros aqui. Gostaria de saudar o nosso presidente, deputado Estevam Galvão.

Vou deixar algumas informações que talvez o nosso próprio Corpo de Bombeiros não saiba. Se temos hoje uma grande escola do Corpo de Bombeiros em Franco da Rocha, foi porque este homem, então relator do orçamento à época, destinou 14 milhões de reais para poder fazer a escola do Corpo de Bombeiros em Franco da Rocha. Vou mais longe. Se a Escola Superior de Bombeiros é hoje uma escola de nível superior, foi porque este homem também se sentou lá atrás com o Coronel Antão, com o Coronel Castro, e ajudou a passar a lei de ensino da Polícia Militar de São Paulo. Nesta Casa ele tem sido um grande defensor da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, por consequência. Antes de mais nada, até pela homenagem que ele está fazendo hoje a todos os senhores e senhoras, peço uma salva de palmas ao nosso presidente. (Palmas.) Parabéns, Estevam. Parabéns.

Hoje, líder também como nós, discutimos os problemas e ele é um grande auxiliador de todas as questões que envolvem não só a Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros, mas todo o nosso Estado.

Gostaria de saudar também o Coronel Telhada, nosso grande amigo e defensor, e eu comprovo o que ele falou: ele está aqui todo dia. Eu, de vez em quando falho, mas ele não, e briga ferrenhamente aqui. De vez em quando, a gente acha que ele vai sair no tapa com alguém aqui dentro, mas é um grande defensor da nossa Polícia Militar. Outro também que não está deixando a Segurança ser criticada aqui é o deputado Olim, nosso grande companheiro delegado e que também defende a Segurança Pública, assim como Gil Lancaster, que não está presente.

A Segurança já está sendo tratada de forma diferente dentro da nossa Assembleia. Alguns vinham aqui por desconhecimento, por não conhecer a importância da Polícia Militar para o cidadão de São Paulo, do Corpo de Bombeiros para o cidadão de São Paulo, e faziam críticas, às vezes sem nenhum fundamento. Essas pessoas estão de parabéns e deixo aqui o meu reconhecimento ao Telhada e ao Olim.

Quero falar do nosso Corpo de Bombeiros. Ao coronel Duarte, ao coronel Armani e a todos os coronéis presentes, quero falar do carinho que eu tenho pelo nosso Corpo de Bombeiros. E, junto com Telhada e outros, no momento adequado, vamos ajudar o Corpo de Bombeiros daqui. Já estamos ajudando, fui um defensor do Corpo de Bombeiros durante toda a minha vida. Aliás, aprende-se muito, e não escondo de ninguém toda a política de valorização de pessoal que fiz dentro da instituição Policial Militar. Teve uma pessoa que me espelhei no Corpo de Bombeiros, que é o então major Bongiorno, comandante do 2º GI, com quem tive a grata satisfação de trabalhar. Esse homem chegava ali no 2º GI, o pessoal até brincava, ia todo mundo para frente do quartel e, se estivessem 30, ele cumprimentava os 30 e perguntava como estava a família, e então o pessoal até brincava com ele. É uma simpatia de pessoa.

Aprendi muito com o Corpo de Bombeiros. O único distintivo que levei por toda a minha vida no peito- é só entrar na internet mesmo como comandante-geral - era o caranguejo do CBO. Tenho carinho muito especial pelo Bombeiros e estamos trabalhando alinhado com o Comando Geral da instituição para fortalecer ainda mais o nosso Corpo de Bombeiros.

Quero deixar um agradecimento a todos vocês pelo que tenho visto ultimamente. Tivemos momentos tristes, Andraus, Joelma e Fokker, muitas ocorrências graves, mas estamos vendo que constantemente eles voltam, como a Alemoa, e como o Localfrio que falava agora o comandante. Parabéns a todos vocês pelo trabalho, pelo que desenvolvem e por fazerem diferença na vida das pessoas.

Vou contar um atendimento que presenciei de uma guarnição do Corpo de Bombeiros, em que vi como o bombeiro é respeitado pela própria população, e de como ele é visto como alguém que salva. Houve um acidente com uma moto, que bateu no ônibus na Maria Amália, perto da minha casa. Foi quando eu vinha para cá. A guarnição do Corpo de Bombeiros parou, e nós, que chegamos antes, eu e o motorista da viatura, estávamos tentando acalmar o cidadão. Ele estava meio ruim, quase que desfalecendo porque estava preso debaixo do ônibus ainda. E o menino do Corpo de Bombeiros parou perto desse rapaz e falou: “Como é o seu nome?” O rapaz falou: “O meu nome é Cláudio.” “Cláudio, eu sou - não me lembro qual nome e vou falar um nome - Ramalho e estou aqui para te ajudar.” Quando esse menino viu que era bombeiro - isso até me arrepia, não estou brincando - ele mudou: parou de se debater, ficou tranquilo. E o bombeiro pôde tirá-lo ali debaixo, afastar o ônibus e desprendê-lo de onde estava preso, tal a confiança que as pessoas têm no Corpo de Bombeiros, representado naquele momento por aquele policial militar que estava ali.

Deixo aqui o meu agradecimento a todos vocês. Contem conosco aqui, como falou Telhada, com os nossos gabinetes. Trabalhamos juntos, construímos leis juntos nesta Assembleia não só para o próprio Bombeiros, mas para a Polícia de maneira geral. No que pudermos ajudar, nos procurem, contem sempre com a gente, e fica aqui a minha eterna gratidão a todos vocês, a todo o serviço que fazem pela população de São Paulo. E finalizo novamente cumprimentando o nosso presidente por essa grande iniciativa.

Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros. Uma boa noite a todos, sejam felizes e que Deus os proteja. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Parabéns ao Coronel Camilo, e obrigado pelas palavras. O Coronel Camilo, além de ser um homem muito competente, é muito cordial, muito gentil.

Meus bons amigos presentes, eu conheci pessoalmente o deputado estadual, Delegado Olim, há pouco tempo. Eu conhecia o Olim - quem não conhecia? - pela imprensa, pelos trabalhos importantes e relevantes que ele prestava como delegado na área da Segurança Pública. É um dos mais competentes. E hoje, aqui na Assembleia, é um grande professor. Eu, por exemplo, muitas vezes, quando tenho alguma dúvida, falo “Coronel, dá uma mão, me ajuda.” Ele está sempre presente, é um grande amigo, um grande companheiro.

Vejam vocês que hoje estamos aqui na solenidade ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, mas Olim está presente como sempre esteve presente como deputado. Vamos ouvi-lo agora, o nosso deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Primeiramente, boa noite. Rapidamente, irei mais agradecer do que falar. Quero, nesta sessão solene dos 136 anos de aniversário do Corpo de Bombeiros, falar que me sinto honrado em estar aqui falando com os senhores, como estive no Dia da Polícia Militar Feminina. É um orgulho estar aqui, os senhores tenham a certeza de que estou muito grato de poder estar aqui.

Quero agradecer o presidente, deputado Fernando Capez, que abriu esta sessão solene, nosso amigo, amigo da Polícia, que passou essa sessão para o presidente, deputado Estevam Galvão, que é o proponente desta sessão, nosso amigo, amigo da Polícia.

Na verdade, quando eu preciso saber alguma coisa eu encosto nele. Ele está há alguns anos aqui, é um grande deputado, é um deputado que põe a paz aqui dentro, que, quando há umas brigas feias, vai e intervém no Colégio de Líderes, e só nos ajuda. Só de ele fazer a sessão solene para o Corpo de Bombeiros já mostra o que ele é como ser humano.

Queria aqui agradecer meu amigo, Coronel Camilo, que faz parte da Comissão de Segurança Pública. Foi comandante da Polícia Militar, um comandante que briga pela Polícia Militar, mas briga pelo povo de São Paulo também. Um cara sempre correto, sempre discreto, uma pessoa a quem eu aprendi a respeitar e a poder falar bem.

O deputado Coronel Telhada, esse é um amigo de ocorrências de Rota, de distritos, de Denarc. Como operacional que sempre fui, sempre trombei com o Telhada, sempre trombei ele com as viaturas mais bonitas da Polícia de São Paulo. Eu o invejava, porque enquanto a Polícia Militar estava começando com as Blazers, a Polícia Civil ainda estava com umas Veraneios antigas.

Eu peitava todo mundo. Falava: “Por que nós não acompanhamos? A viatura que a Rota compra é a que nós temos que comprar, porque são as melhores.” A Polícia Civil começou a comprar viaturas iguais às da Rota.

Eu posso dizer a verdade: tenho, do lado da minha sala, além de uma estatuazinha da Polícia Militar que eu ganhei no dia que eu fui lá almoçar como os coronéis, tenho o calendário da Rota, do lado dos meus filhos, que eu ganhei do Coronel Telhada, ao lado de quem é um orgulho estar.

Quero um carrinho agora para colocar lá, porque eu respeito muito a Polícia Militar, a Rota e os Bombeiros. Estou falando da Rota porque eu vou falar de vocês daqui a pouco, pode ter certeza.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério Bernardes, é uma honra tê-lo aqui também. Parabéns por essa tropa, que tanto salva vidas. Queria cumprimentar também o comandante Wagner Júnior, o comandante de Bombeiros metropolitano, CBM. Cumprimento também o coronel José Luiz Salomão, comandante do Corpo de Bombeiros do interior, que está aqui participando, o coronel PM Kleber Danúbio Alencar Júnior, comandante da Escola de Bombeiros e Marcos Henrique da Silva, esse capitão da Rota, vítima de latrocínio, em cujo enterro farei questão de ir amanhã, hoje eu não vou poder.

Apesar de ser um dia de festa de vocês, a Polícia Militar está triste, a polícia está triste. Uma polícia só. Somos um só. A Polícia Militar e a Polícia Civil, somos todos uma coisa só. Somos todos defensores da população.

Então, eu queria deixar aqui meus sentimentos, em nome do Coronel Camilo e do Coronel Telhada, além de todos os coronéis da Polícia Militar que aqui se encontram, senhores oficiais, em nome deste capitão que trabalhou com uma morte tão trágica perante seus filhos. Que eles contem com o que pudermos ajudar, com os nossos préstimos para a família. Estaremos lá amanhã. Tenho a honra de poder cumprimentá-los e, infelizmente, de passar por isso, que é o nosso dia a dia. Às vezes, não somos tão valorizados como devemos ser no dia a dia das nossas ruas.

Gostaria também de falar para os senhores - eu estou vendo os familiares aqui de bombeiros e bombeiras, filhos que aqui se encontram - os senhores tenham certeza que são filhos de bombeiros e bombeiras que serão homenageados, tenham orgulho dos pais que têm, porque os pais de vocês são heróis que salvam vidas.

Os pais de vocês são as pessoas que todo o povo de São Paulo tem que não só se ajoelhar como agradecer pelo o que são. Tenho, sim, de agradecer aos senhores pelo que os senhores são e pelo que os senhores fazem pelo povo de São Paulo. Os senhores são corajosos e heróis.

Houve várias ocorrências de rebelião em que eu estive negociando com reféns e chamei o Corpo de Bombeiros para ajudar. Os senhores sempre foram prestativos, chegando rapidamente.

São Paulo precisa agradecer aos senhores. Aqui nesta Casa, contem com o que eu puder ajudar, até com a valorização salarial, que é tão baixa, que nos pagam tão pouco. O governador precisa nos valorizar. Os senhores dão a vida por todos os paulistas e paulistanos.

Os policiais militares e policiais civis que aí estão também trocam tiros com bandidos que matam por nada, matam por um telefone e matam porque querem matar.

Eles não têm a lei do lado deles nem quando são menores. Os senhores têm que ser todo dia reverenciados. Eu agradeço e falo para os senhores com muito orgulho: estou aqui e estou muito feliz. Triste pela morte do capitão e feliz por poder homenageá-los.

Os senhores tenham aqui desta Casa o que os senhores precisarem. A PEC nº 09, do Coronel Telhada, eu assinei. O que eu puder fazer para ajudar, para o bem de vocês - da Polícia Militar, dos Bombeiros - podem contar comigo. Meu gabinete está sempre aberto para todos os senhores.

Queria deixar um viva aos valiosos membros do Corpo de Bombeiros, e os senhores heróis que, nem eu, nem o povo de São Paulo, nunca, por mais que façamos homenagem, não conseguimos pagar pelo o que os senhores fazem todos os dias nas ruas para todos os paulistanos.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Parabéns ao deputado Delegado Olim pelas palavras. Solicito ao Cerimonial que faça a leitura do histórico da Láurea do Mérito Pessoal.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Para reconhecer e materializar o justo reconhecimento, o Comando da Polícia Militar instituiu uma condecoração chamada de Láurea do Mérito Pessoal, também conhecida como PMzito. Constitui-se num medalhão de metal de três centímetros de diâmetro, sobreposto a uma placa de couro e confeccionada conforme o grau, com início no quinto, chegando até o primeiro grau, sendo este concedido somente pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A essência da honraria foi traduzida com muita propriedade pelo ilustre jornalista João Mellão Neto em uma matéria publicada num jornal de grande circulação em São Paulo, cujo teor resume-se no que segue.

“Você, leitor, muito provavelmente não sabe o que é um PMzito. Trata-se de uma medalha redonda, sobre um fundo de couro, que alguns policiais ostentam no bolso esquerdo da camisa. A Láurea do Mérito Pessoal é um privilégio de poucos. Somente os melhores entre os melhores logram alcançá-la. É a marca dos bravos, daqueles que se destacaram revelando inteligência e destemor no confronto com os bandidos. A cor do couro varia entre preto, vermelho e branco. Aqueles poucos que chegam à cor branca se tornam verdadeiras lendas-vivas na corporação. Sempre que converso com um policial militar e vejo no seu uniforme um PMzito, faço questão de cumprimentá-lo. Ajo assim porque sei que ninguém o faz. Aquele homem é um herói anônimo, incompreendido, uma vez que a esmagadora maioria não faz a menor ideia do que significa aquela condecoração. Não lhe conferimos o menor valor. Mal sabemos nós o quanto de si aquele policial empenhou de si para merecê-la.

O PMzito é o símbolo maior do imenso abismo de valores, crenças e convicções que distingue o policial do cidadão comum. Nós não costumamos arriscar a vida por medalhas. Lutamos por dinheiro, conforto, status, poder. Jamais por recompensas simbólicas. Não obstante, o policial o faz. Para ele, o valor maior é a honra, e sua grande ambição é o reconhecimento.”

Esses bombeiros, hoje, estão sendo agraciados com a Láurea de Mérito Pessoal, nos respectivos graus, por terem trabalhado com extremo profissionalismo, coragem e dedicação no incêndio de grandes proporções que atingiu o terminal de armazenamento de containers da empresa Localfrio, no município do Guarujá, em São Paulo, dos dias 14 a 16 de janeiro.

O sinistro de repercussão internacional causou grande clamor, pois a queima de enorme quantidade de diversos produtos químicos lançou gigantesca nuvem de vapor tóxico, trazendo apreensão à população local.

Coube aos profissionais aqui presentes não só combater as gigantes e perigosas labaredas, mas também atender e tranquilizar a população contando com o apoio da integração da Defesa Civil, Cetesb, Prefeitura Municipal, Forças Armadas e tantos órgãos que estiveram no atendimento, coroando com sucesso o desfecho da ocorrência.

As ações destes bombeiros foram primordiais para contribuir na resolução da ocorrência, na qual, após mais de 70 horas de trabalhos ininterruptos, foi possível isolar o fogo, controlar os perigos e deixar o local em segurança, trazendo paz para a população.

Atitude como a desses bombeiros engrandecem e sedimentam, ainda mais, o heroico legado deixado por nossos antecessores do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que hoje completa 136 anos, sendo digno de honrarias e reconhecimento.

Tem a palavra o nobre deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Parabéns ao nosso Cerimonial.

Eu convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em terceiro grau os homenageados: Major PM Rodrigo de Lima Dib e Major Polícia Militar Sérgio Ricardo Agace de Oliveira.

Peço para o Coronel Telhada, o Delegado Olim e o nosso Coronel Duarte para nos auxiliarem nessa homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega das láureas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em primeiro grau os homenageados: Tenente Coronel Jean Carlos de Araújo Leite; Tenente Coronel Waldir Pires; e Major Salvador Alves Diniz Filho.

Peço para o Coronel Telhada, o Delegado Olim e o nosso Coronel Duarte para nos auxiliarem nessa homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega das láureas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Irei quebrar o protocolo, coronel Duarte, para pedir o seguinte: se o capitão Reinaldo, do Corpo de Bombeiros de Suzano, estiver aqui, eu gostaria que ele me desse um abraço. Ou ele ou um oficial do Corpo de Bombeiros de Suzano. Este momento é importante e histórico para mim, por isso gostaria que ele viesse aqui e me desse um abraço.

Passo a palavra para a mestre de cerimônias.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel PM Rogério Bernardes Duarte; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel PM Cássio Roberto Armani, acompanhados dos deputados Coronel Telhada e Delegado Olim para fazer a entrega das láureas aos agraciados.

Convido ainda para acompanharem a entrega o comandante da Escola de Bombeiros, coronel PM Kleber Danúbio Alencar Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, coronel PM Wagner Bertolini Júnior; e o comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, coronel PM José Luiz Salomão.

Eu convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em quinto grau os homenageados: l°Ten PM Paulo Eduardo De Oliveira Tongu; 2°Sgt PM Ricardo Alexandre Soares Silva; Cb PM Júlio César Garces De Luna; Cb PM Marcos Paulo Vaz De Lima; Cb PM Laerte Dos Santos Pedro; Cb PM José Ferreira Dos Santos Neto; Sd PM Anderson Amaral De Souza; Sd PM Ricardo Fernando Silva Santos; Sd PM Márcio Gonçalves Vicente; Sd PM Jayme Costa Da Silva; Sd PM Marco Aurélio Gselmann; Sd PM Albeci Gomes De Melo Júnior; Sd PM Emerson Batista Soares Pinto; Sd PM Rafaelo Henrique F. Guagneli; Sd PM Leandro Jacobsen Salvador; Sd PM Philippe Roberto; Sd PM Línive Marinelli De Oliveira; Sd PM Yuri Ticianelli Moretto; Sd PM Ana Paula Da Costa; Sd PM Rhaissa Brandão Oliveira Lima; Sd PM Cláudio Henrique Faquetti; Sd PM Fábio Júnior De Freitas Facchini; Sd PM Isaura Faleiros Borsari; Sd PM Nathieli Francine Franco; Sd PM Victor Augusto Carli; SdfM Adrielde Assis Alves; Sd PM Thiago Aparecido De Sousa; Sd PM Pedro Fernando Silvino Da Silva; Sd PM Helliton Rocha Silva Do Nascimento; Sd PM Giovana Latorre Marques; Sd PM Gabriel Salgado Silva; Sd PM Diogo Faria Da Rocha.

Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em quarto grau os homenageados: 1° Sgt PM Reinaldo Ferreira Do Nascimento; 1° Sgt PM Rogério Araújo Ramos; 2º Sgt PM José Carlos Braz; 2° Sgt PM Flavio Henrique Moreira; 2° Sgt PM Adriano Correia Da Silva; 2º Sgt PM Adriano Nogueira Lima; 2º Sgt PM Joatan Carlos De Araújo; 3° Sgt PM Carlos Alberto Da Silva Lima; 3º Sgt PM Wagner De Oliveira Lima; 3° Sgt PM Fábio Borges Dos Reis; CbPM Luiz Carlos Da Silva Cunha; Cb PM Elisama Adalgisa Da Silva; Cb PM Wladimir Benedito Pernela Onofre; Cb PM Clovis Oliveira Barbosa; Cb PM José Roberto R De Sousa; Cb PM Marcos Portes Vieira; CbPM Carlos Eduardo De Oliveira; Cb PM Cláudio Santos Ferreira; Cb PM Ayslan Garacisi; Cb PM Daniel Russel Dos Santos; Cb PM Vanderlei Nogueira Do Nascimento; CbPM Ricardo P. Da Rosa Sanches Farias; CbVM Denilson Abe De Oliveira; Cb PM Eduardo Ribeiro Machado; Cb PM Clemilson Melo Duarte; Cb PM Paulo Rogério Ribeiro Comba; Cb PM Alberto Santos Oliveira; Cb PM Fábio Fernandes; CbPM Gylliard Augusto De Lima Silva; CbPM Anderson Moreira; Cb PM Thiago Toyansk Costa; Cb PM Rodrigo Queiroz Silva; Cb PM Rodrigo Santana Dos Santos; Cb PM Thiago Bezerra Da Rocha Branco; Cb PM José Reinaldo Lopes Da Silva Júnior; CbPM André De Souza Bandeira; Sd PM Robson Fernandes Euquerio; Sd PM Fábio Alex Felippe; Sd PM Celso Belém Do Amparo; Sd PM Alexandre Miguel Dos Santos; Sd PM Fábio Issao Noguchi; Sd PM Silas Silva Dos Santos; Sd PM Diego Lixandria; Sd PM André Luiz Romero Sessa; Sd PM Marcos Paulo Espada; Sd PM Gilmar Oliveira Do Carmo; Sd PM Gustavo Araium Bezerra Da Silva; Sd PM Ricardo Palmieri; Sd PM Thiago Alves Porcel Pinto; Sd PM André Da Silva António; Sd PM Pedro Britto Ferreira De Carvalho; Sd PM Wilian Xavier Franco; Sd PM Bruno Ferreira; SdPM Adriano Marques Dos Santos; Sd PM Rafael Nunes De Sousa; Sd PM Sidmar Donatojose; Sd PM Elislei dos Santos.

Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em terceiro grau os homenageados: Cap PM Wilson Vacaro Moraes; 1°Ten PM Paulo Sérgio Dos Santos; 1° Sgt PM Edmilson R. Dos Santos De Sousa; 1° Sgt PM Jeferson Almeida De Oliveira; 1° Sgt PM Adailton Alves Corrêa; 1° Sgt PM Ciro André De Oliveira; 2º Sgt PM Rodrigo; 2° Sgt PM Sérgio Pereira Da Silva; 3º Sgt PM Wilson Luiz Jorge; 3° Sgt PM Patrícia Ferrari; 3º Sgt PM Rafael Lopes De Alencar; Cb PM André Luiz Pereira Da Silva; Cb PM Samuel De Camargo; Cb PM Alexandre Alvarado; Cb PM Edson Roberto Oliveira Mendes; Cb PM Manoel Spacov; Cb PM Silvio Ricardo Carvalho; Cb PM Wagner De Jesus Albuquerque; Cb PM Gilvan Ferreira Coutinho; Cb PM José Nilton Gomes Da Silva; Cb PM Wilson De Souza; Cb PM Márcio Dos Santos Da Silva; Cb PM Adriana Da Silva Castro; Cb PM Abel De Oliveira Maia; Cb PM Marco Aurélio Cavalcanti Coelho Jr; Cb PM Jeancarlo Freitas De Oliveira; Cb PM Israel Da Silva Barbosa; Cb PM António Carlos Alves De Souza; Cb PM Ernan Dias Dos Santos; Cb PM José Marcelo Almeida De Moura; Cb PM Caubi Ribeiro Dos Santos; Cb PM Milton César Alves; Cb PM Gilson Campos De Brito; Cb PM Genivaldo Vicente Da Silva Júnior; Cb PM Gilberto Ferreira Da Silva; Cb PM Cristiano Roberto Fazolin; Cb PM Eduardo Azevedo Molina; Cb PM Edinei Martins Fernandes, Cb PM Denilson Abi; Cb PM Carlos Alberto, Cb PM Jimmy Gutierrez Dantas; Cb PM Victor Leite Macedo; Cb PM Raulguilherme Pinheiro; Sd PM Gregorio Valerio Júnior; Sd PM Marcelo Oliveira Gomes; Sd PM Samuel Soares Ferreira; Sd PM Maurício Araújo Braga; Sd PM Fábio Moreira Dantas, Sd PM Vinicius Secchi.

Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em segundo grau os homenageados: 1° Sgt PM Edson Guilharducci; 2° Sgt PM Marcelo Augusto Meneses; CbPM Dimitrioliver Júlio.

Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em primeiro grau os homenageados: Ten Cel PM Waldir Pires; MajPM Salvador Alves Diimiz Filho; Cap PM Ubiratan Moreira Botelho; Cap PM Daniel Lima Gonçalves; Cap PM Cleber Marcelo Oliveira; Cap PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca; Cap PM Newton Krugertallens Júnior; Cap PM António Marcos Da Conceição; Cap PM Crespa; Ten PM Rodrigo Carvalho Eulalio; Ten PM Rodrigo Fiorentini; Ten PM Ronaldo Pereira Jorgejunior; Ten PM Rafael Marques Gomes Da Silva; Subten PM Wanderlei Nobre Dos Santos; Subten PM Charles Alves Dos Santos; 1ºSgt PM Milton Vagner Manoel; 3ºSgt PM Daniel Zanetti; Cb PM Olavo José De Melo; Cb PM Eduardo Marcelo Amorim; Cb PM Paulo Pedrosa Modesto; Cb PM Adriano Silva De Almeida; Cb PM Denilson Garcia De Oliveira; Cb PM Ilma De Lima Francisco; Cb PM Marc1el De Souza Batalha; Cb PM Fernando Martins Caetano; Sd PM Eliel Damião De Souza; 1º Ten PM Ademir Medeiros De Melo.

 

* * *

 

- É feita a entrega das láureas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Gostaria de pedir uma salva de palmas a todos os agraciados (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - O deputado Delegado Olim está com uma alegria incontida, porque ele também foi homenageado. Ele disse que vai guardar com o maior carinho essa homenagem.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Queria que todos vocês soubessem que eu já coloquei no peito. Podem saber que isso vai ser difícil de tirar. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Eu já falei aqui que para mim é uma honra. Muito mais do que uma honra, é um privilégio. Eu estou bastante emocionado e muito contente. Neste instante irei fazer a entrega para a corporação, vou entregar nas mãos do coronel Duarte uma placa.

A Assembleia Legislativa está homenageando o Corpo de Bombeiros pelo 136º aniversário. É uma placa muito bonita, pelo trabalho de vocês em defesa da vida, pelos relevantes serviços prestados em defesa da vida e também pelos nobres valores da sociedade paulista e paulistana.

Neste instante vou fazer a entrega ao coronel Duarte, juntamente com o nobre deputado Delegado Olim.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Esta Presidência concede a palavra ao coronel Rogério Bernardes Duarte.

 

O SR. ROGÉRIO BERNARDES DUARTE - Senhoras e senhores, muito boa noite. Gostaria inicialmente de cumprimentar o nosso presidente da Assembleia Legislativa, nobre deputado Fernando Capez, que abriu os nossos trabalhos desta noite e que teve que se ausentar.

Gostaria de cumprimentar o nobre deputado Estevam Galvão e de antemão agradecer essa iniciativa. Para nós, sem dúvida nenhuma, é uma grande honra.

A profissão de bombeiro, nos últimos 14 anos, de acordo com uma pesquisa da revista “Seleções”, tem sido considerada a profissão em que a pessoa mais confia. Nada mais justo do que fazer uma solenidade como esta aqui na Casa do povo, na Casa de leis.

Para nós, recebemos isso como uma ratificação desse reconhecimento da população do estado de São Paulo em prol do nosso Corpo de Bombeiros. Muito obrigado pela iniciativa, parabéns.

 Gostaria de cumprimentar também o nobre deputado Coronel Camilo e o nobre deputado Coronel Telhada. Eles tiveram que se ausentar em função de outros compromissos, mas nos honraram com suas presenças e com suas palavras de carinho, de gentileza e com o reconhecimento e apreço pelo Corpo de Bombeiros.

Quero cumprimentar o nobre deputado Delegado Olim e também agradecer pelas gentis palavras e pelo reconhecimento ao Corpo de Bombeiros, essa importante instituição que tão relevantes serviços presta à população do estado de São Paulo.

Quero cumprimentar nossos coronéis, coronel Armani, meu amigo, meu irmão, meu subcomandante, os demais coronéis do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Bertolini Junior, comandante de bombeiros metropolitano, o coronel José Luiz Salomão, comandante de bombeiros do interior e o coronel Kleber Danúbio Alencar Júnior, comandante da Escola Superior de Bombeiros.

Aproveito este momento para agradecer meus irmãos pelo companheirismo, pelo trabalho incansável na condução dos destinos do Corpo de Bombeiros. De fato, é um comando irmão, um comando unido e, com certeza, toda a nossa dedicação em todos os nossos dias em que nós levantamos cedo, ficamos até tarde no quartel, é uma dedicação realmente em prol do engrandecimento dessa instituição. Nós reconhecemos, sem sombra de dúvida, a grande importância da instituição para a população do estado de São Paulo.

Eu gostaria de agradecer também pela placa que nos foi ofertada. Quero aproveitar para ler os seus dizeres. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na sessão solene em comemoração ao 136º aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, homenageia toda a corporação pelos relevantes serviços prestados à população, sempre em defesa da vida e dos mais nobres valores da sociedade paulista, tornando-se um dos nossos maiores motivos de orgulho. Deputado Estevam Galvão. São Paulo, dez de março de 2016.” Esta placa, deputado, vai ficar em local de destaque no comando. Sem dúvida nenhuma, ela é a materialização do reconhecimento desta Casa de Leis, desta Casa do povo, em prol do nosso trabalho que, diuturnamente, prestamos à população do estado de São Paulo.

Gostaria de cumprimentar também os nossos bombeiros, audazes bombeiros. Quero dizer que, mais do que comandante, sou fã do que cada um dos senhores e das senhoras faz no seu dia a dia de trabalho, a sua dedicação, o seu comprometimento em realmente procurar fazer o melhor no atendimento da nossa população. Quero agradecer a presença de familiares, que nos honram com as suas presenças, e o esforço de cada um em função do nosso trabalho, um trabalho realizado em regime de prontidão.

Na verdade, nós passamos a maior parte dos momentos das nossas vidas em função da nossa profissão, em função da nossa atividade do que propriamente com as nossas famílias. Foi comentada aqui a ocorrência de Alemoa, ano passado. Passamos a Páscoa no local da ocorrência, longe das nossas famílias. Esse é um exemplo dessa dedicação, desse comprometimento. Temos o respaldo das nossas famílias orando por nós, torcendo pelo nosso sucesso, e isso nos conforta, nos dá força, nos dá ânimo para continuar fazendo o melhor possível dentro da nossa atividade de bombeiro.

Eu gostaria de dizer que hoje completamos 136 anos de existência. O Corpo de Bombeiros é uma instituição quase sesquicentenária, é uma instituição que já atravessa três séculos. Nós começamos há exatos 136 anos. No início eram 20 homens compondo a seção de bombeiros, hoje Corpo de Bombeiros, que era uma seção que integrava a Companhia de Urbanos em São Paulo, que hoje é a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Então começamos com 20 homens e hoje temos quase nove mil homens e mulheres no decorrer de toda essa trajetória histórica.

Essa criação do Corpo de Bombeiros se deu em virtude de um incêndio na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que atingiu a biblioteca da Faculdade e parte do arquivo do Convento de São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito. Esse fato foi o estopim para que, de fato, o Corpo de Bombeiros fosse criado.

Essa época, só para fazermos um retrospecto, era uma época em que já havia um crescimento potencial do nosso estado, já havia o aparecimento de grandes centros cafeeiros no interior do estado de São Paulo, já havia uma grande movimentação de migração de cariocas e mineiros, já havia uma grande movimentação de imigrantes para o estado de São Paulo. Com isso, já há um avanço no crescimento da população, no crescimento do comércio, enfim, no crescimento de toda a atividade comercial. Nessa época, a produção cafeeira no estado de São Paulo já representava metade da produção de todo o país. Então, sem dúvida, foi em uma época de grande impulso em termos de crescimento do estado de São Paulo.

Em toda essa existência da nossa corporação fica até difícil imaginar esse longínquo e distante tempo em que, no século XIX, as pessoas apagavam o fogo passando balde de couro de mão em mão. O sino das igrejas é que alertava o acontecimento de algum incêndio e, com isso, fazia o acionamento de carroças movidas por muares que carregavam água, carregavam bombas a vapor para fazer o combate aos incêndios na cidade e no estado de São Paulo.

Hoje nós temos 2.500 viaturas, temos dois navios, temos uma imensidão de equipamentos. A nossa corporação não deixa nada a desejar em termos de equipamento, em termos de viatura, em termos de técnica para qualquer corpo de bombeiros do mundo. Nosso bombeiro é um bombeiro de ponta, um bombeiro de vanguarda, um bombeiro de primeiro mundo.

Chegamos ao século XXI, atravessando o século XX, com todo esse aporte em termos de recursos e uma infinidade de emergências já atendidas. Como já foi comentado por alguns deputados, tivemos aqueles incêndios marcantes na década de 70, incêndios do Joelma, do Andraus, que provocou toda uma reformulação em termos de legislação de proteção contra o incêndio. Foi, sem dúvida, um grande marco na história do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Várias outras ocorrências marcaram essa trajetória. Tivemos quedas de aeronaves, tivemos acidente com trem, no bairro de Perus, em São Paulo, tivemos uma infinidade de ocorrências de enchente, deslizamentos de terra, enfim, várias ocorrências.

Mais recentemente, como também já foi lembrada aqui, a ocorrência em Alemoa, em Santos, onde ficamos nove dias ininterruptos no atendimento da ocorrência. Mais recentemente a ocorrência envolvendo os contêineres no Guarujá, motivo de grande reconhecimento, em função do que cada um dos senhores e senhoras fez nessa ocorrência, com a entrega das láureas de mérito pessoal.

Tudo isso foi feito com grande coragem, com grande desprendimento, com grande arrojo por parte de todos os nossos bombeiros, para que as emergências fossem controladas e pudéssemos, então, restabelecer a ordem pública. Várias têm sido as iniciativas ao longo desses 136 anos, para que pudéssemos fazer frente a toda essa nossa demanda de atendimentos.

Tivemos como fato marcante, também, o desenvolvimento do serviço de resgate, que é um serviço reconhecido pela população, um serviço de grande qualidade que atende inúmeras vítimas diariamente. Tivemos a implantação de motos, para chegar mais rápido às ocorrências, para vencer o grande trânsito das grandes metrópoles. Tivemos a implantação do serviço de cães de busca, para ajudar na localização de vítimas, principalmente naquelas ocorrências envolvendo soterramentos. Temos o emprego de aeronaves no período de estiagem, em que há um aumento do incêndio em vegetações, também uma grande inovação realizada nos últimos anos. Tivemos, mais recentemente, a implantação de uma metodologia, que eu diria ser uma inteligência de bombeiros, para a redução de acidentes, a nossa chamada RAC, em que identificamos os locais de grande incidência de acidentes e adotamos medidas efetivas para que esses incêndios não voltem a acontecer nesses determinados locais onde a incidência de acidentes é elevada.

Todos os dias, nós temos a prova de que a iniciativa da criação do Corpo de Bombeiros foi uma iniciativa acertada, porque basta uma mudança climática para que tenhamos queda de árvores, enchentes, deslizamentos, aflição de várias pessoas que precisam do nosso serviço e contam com o nosso socorro.

Hoje, nesta comemoração dos 136 anos, para nós foi motivo de grande orgulho a inauguração de um novo parque, um simulador de incêndio com seis fases, na nossa Escola Superior de Bombeiros, um investimento do Governo do Estado de São Paulo da ordem de dois milhões e 400 mil reais, que, com certeza, vai trazer um diferencial no nosso treinamento.

O treinamento para nós é vital, como é vital para um atleta vencer uma Olimpíada e lá ganhar uma medalha. Quanto mais nós treinarmos, com certeza conseguiremos prestar um serviço de melhor qualidade à população. Então, isso também é um marco para a nossa história, para a nossa Escola Superior de Bombeiros.

Aqui, eu parabenizo o coronel Danúbio, nosso comandante da escola. Como eu já disse, em outra ocasião, além de comandar a nossa escola, ele tem feito história. Isso é um marco, sem dúvida, de grande importância, para que consigamos nos aprimorar cada vez mais.

Esse simulador de combate a incêndio que foi instalado em nossa escola é o segundo no mundo. Além da nossa Escola de Bombeiros, somente a Academia da Marinha americana possui um simulador com as seis fases, como temos em nossa escola. É a Academia da Marinha na Califórnia.

Hoje, também, tivemos a entrega de várias viaturas em nossa escola, com a presença do vice-governador. Várias autoridades lá também estiveram, prestigiando o Corpo de Bombeiros. Essas viaturas serão utilizadas principalmente na nossa atividade técnica, na vistoria de edificações e áreas de risco, aumentando a consciência e a cultura de segurança.

Também, para fazer frente a essa demanda crescente de atendimentos na área técnica, contamos com soluções de Tecnologia da Informação, o nosso Via Fácil, que é um sistema moderno, ágil, transparente, e que têm sido exemplo para outros corpos de bombeiros do Brasil, a exemplo da nossa legislação de proteção contra incêndios, que também é uma referência nacional.

Nesse breve relato, nessa breve retrospectiva da nossa história, temos visto que vários são os motivos de comemoração, além do próprio aniversário do Corpo de Bombeiros. Aqui agradeço, em especial, a cada um dos senhores e senhoras, pelo que têm feito no seu dia a dia, procurando realmente fazer o melhor, levantando com a consciência de que a nossa atividade-fim é o atendimento operacional, é a atenção à população, é o socorro àquela pessoa que precisa, independentemente de quem quer que seja.

Eu tenho dito que é importante haver uma instituição, um Corpo de Bombeiros forte, bem preparado, profissional, que sabe o que faz em um momento de uma grande emergência, porque nunca sabemos quando vamos precisar do Corpo de Bombeiros.

Várias são as situações em que os bombeiros chegam a atender até um familiar muito próximo. Tivemos situações em que o bombeiro chegou a atender o próprio filho em uma ocorrência, envolvido, eventualmente, em um acidente de trânsito, quiçá até preso nas ferragens dos veículos.

Por isso eu digo que temos que estar prontos, aptos, preparados para prestar um bom atendimento, porque nunca sabemos quando vamos precisar do Corpo de Bombeiros. Todos nós estamos aqui de passagem.

É uma instituição quase sesquicentenária, como eu disse. Muito foi feito por nossos antecessores para que chegássemos a esse nível em que estamos hoje. Muito estamos fazendo para construir um Corpo de Bombeiros melhor para o futuro e muito ainda será feito por aqueles que nos sucederão nessa sagrada e digna função de bombeiro.

Salvamos, em média, uma vida a cada dois minutos. Então, parem para pensar em quantas vidas já não foram salvas nestes minutos em que eu estou fazendo uso da palavra, aqui. Quantas vidas já não foram salvas nesses 136 anos de existência do Corpo de Bombeiros? Isso, por si só, justifica a acertada criação do Corpo de Bombeiros. Justifica levantarmos todos os dias com vontade, com fé, com garra, com coragem, para fazer o melhor.

Parabéns, Corpo de Bombeiros, pelos seus 136 anos. Como dizemos, quando alguém faz aniversário, muita saúde, muitos anos de vida.

Para encerrar, gostaria de ler o que foi dito em cada entrega de láurea e pedir desculpas pelo fato de não termos colocado individualmente a láurea no peito de cada um dos senhores. Fizemos isso para ganhar tempo e para facilitar uma entrega mais ágil. Sintam-se todos abraçados e reconhecidos pelo Corpo de Bombeiros, incluindo familiares, ilustres deputados e povo de São Paulo.

A mensagem que foi colocada em cada láurea diz o seguinte: “Parabéns pela garra, coragem e dedicação destacadas no atendimento operacional, função primordial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. São Paulo, 10 de março de 2016”.

 Ao final, gostaria de pedir que todos nós, como a grande família que somos, nos juntássemos para uma fotografia histórica no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para registrarmos este momento que ficará indelevelmente marcado nesta gloriosa e profícua trajetória do nosso querido Corpo de Bombeiros.

Obrigado a todos. Agradeço a cada um dos senhores e senhoras pelo que fazem em prol do Corpo de Bombeiros e de nossa população. Nós fazemos parte da população. À medida que atendemos uma pessoa, estamos na verdade atendendo a nós mesmos. Sucesso a todos e que Deus continue protegendo todos nós. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Vamos agora assistir à execução da “Canção do Bombeiro” e a apresentação de um vídeo. Não se esqueçam de que será oferecido um coquetel no Salão dos Espelhos. Quem está oferecendo esse coquetel é a Assembleia Legislativa, na pessoa do seu presidente, deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- É feita a execução da “Canção do Bombeiro”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Não sei como alguém pode ouvir ou cantar uma canção maravilhosa como esta e não ficar emocionado. Eu já tinha ouvido, mas fiquei igualmente emocionado. A Canção da Polícia Militar também é maravilhosa.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa e da TV Alesp. Esta Presidência agradece também às assessorias das polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido a todos para um coquetel que será servido no Salão Waldemar Lopes Ferraz. Homenageados, familiares e plateia estão convidados. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 53 minutos.

 

* * *