http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE MARÇO DE 2016

 

008ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 92 ANOS DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASQUETEBOL

 

Presidente: HÉLIO NISHIMOTO

 

RESUMO

 

1 - HÉLIO NISHIMOTO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Hélio Nishimoto, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 92 Anos da Federação Paulista de Basketball". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença das autoridades.

 

4 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega do troféu "Melhores do Ano", da temporada 2015, aos agraciados eleitos por colegiado composto pelo presidente e diretores da Federação Paulista de Basketball.

 

5 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Enaltece a relevância da solenidade. Reverencia os atletas presentes. Faz breve narrativa da prática do esporte, em Presidente Prudente.

 

6 - ENYO DAURO LEPOS CORREIA

Presidente da Federação Paulista de Basketball, sente-se lisonjeado com o recebimento do troféu. Agradece à Presidência pela iniciativa da solenidade. Aduz que espera presenciar o basquetebol como segundo maior esporte do País.

 

7 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Lembra expoentes atletas de seu passado. Elogia Nilo Martins Guimarães, secretário municipal de Mogi das Cruzes, pela forma como conduz a Pasta.

 

8 - CELSO JATENE

Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, parabeniza a totalidade dos atletas que praticam o basquete. Comemora a recuperação da popularidade do basquete, no Brasil. Lembra investimentos em quadras e na modalidade "basquete de três".

 

9 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Faz agradecimentos gerais. Enaltece a relevância da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hélio Nishimoto.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Boa noite senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome também da Federação Paulista de Basketball.

Neste momento, daremos início à Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 92 anos da Federação Paulista de Basketball.

Convido para compor a Mesa de trabalhos o deputado estadual Hélio Nishimoto, proponente desta sessão; Sr. Enyo Dauro Lepos Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball; Sr. Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, neste ato representando o prefeito Fernando Haddad. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 92 anos da Federação Paulista de Basketball.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Agradecemos a presença de cada um dos amigos, a Federação Paulista de Basketball, que nos proporciona esta noite tão especial de sessão solene, em comemoração aos 92 anos, permitindo que a Assembleia Legislativa tenha a honra de receber tantos queridos esta noite.

Agradeço a presença do Sr. Enyo Dauro Lepos Correia, presidente da Federação Paulista de Basquete, a presença do Sr. Celso Jatene, nosso secretário municipal de Esportes, representando, neste ato, o prefeito Fernando Haddad.

É um prazer recebê-lo e sempre vê-lo presente nos grandes eventos esportivos da nossa cidade.

Agradeço à Vera Bucheroni e ao nosso Cerimonial, que nos auxilia em todos os momentos, especialmente em momentos solenes como esse. Muito obrigado a você e a sua equipe.

Queria citar também algumas pessoas que nos honram com sua presença aqui. Sr. Henrique Nicolini, estou tendo o prazer de conhecê-lo melhor. Ele é o mais antigo membro do jornalismo esportivo, membro de honra do Panathlon Internacional. Sr. Marco Antonio Ága, vice-presidente da Federação Paulista de Basketball. Sr. André Luiz de Almeida, diretor de arbitragem da Federação Paulista de Basketball. Sr. João Fernando Rossi, vice-presidente do NBB - Novo Basket Brasil. Sr. Márcio Cattaruzzi, presidente da Liga de Basket Feminino; Sr. Braz Haro, relações públicas da Federação Paulista de Basketball; Sr. Alejandro Audinino, diretor-adjunto de basquetebol da Sociedade Esportiva Palmeiras; Sr. Eduardo Cecílio, diretor da Federação Paulista de Basketball; Sr. José Jorge Farah Neto, presidente do Seadesp, representando o presidente da Fupe, vereador Aurélio Miguel.

Quero cumprimentar também o vereador de São José dos Campos, Fernando Petiti, que nos dá a honra de sua presença na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp no sábado, dia 19 de março, às 23h, pelo canal 7 da Net, pelo canal 185 da Vivo e canal 61.2 na TV digital aberta.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Passaremos à entrega do troféu aos melhores do ano da temporada de 2015, iniciando pelas diversas categorias.

Convido o Sr. José Jorge Farah Neto para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-12 Masculino, ao atleta Tiago Alcantara Farias, da Sociedade Esportiva Palmeiras e ao atleta do interior Luiz Felipe Michelini, da Criarte de Bauru.

Também convidamos a técnica Elisa Martins da Silva, da Girafinhas Basquete.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos troféus.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido a Sra. Maria do Carmo Mardegan Ferreira para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-13 Feminino, à atleta da Capital Geovana Thainá Neves de Oliveira, do Clube Atlético Juventus, acompanhada da técnica Edneia Fernandes, do A.D.C. São Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Eduardo Cecílio para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-13 Masculino, ao atleta da Capital Gustavo Cavesso Finotti, acompanhado da técnica Monique de Souza Ferreira Poles, ambos do São Bernardo/Metodista, e ao atleta do Interior Leonardo Braga Abreu, do Sesi Aspa/Franca.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Paulo Teixeira para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-14 Feminino, à atleta Quezia Bertoni da Silva Abrão, do Basketball Santo André, acompanhada da técnica Luciana Thomazini de Araújo, do A.D.C Bradesco.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. José Aristides Mello para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-14 Masculino, ao atleta da Capital Gabriel Vasquez de Goes, do Esporte Clube Pinheiros, e ao atleta do interior Mateus Serafim, da Aspa de Franca, acompanhados do técnico Clauber Roder, do Club Athletico Paulistano.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Mauro Bassoli para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-15 Feminino, à atleta Isadora Alves Cardoso Souza, da Apagebask/Guarulhos, acompanhada do técnico Dyego Maranini Cavalcanti, também da Apagebask de Guarulhos.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Mauricio Iacineli para fazer a entrega do troféu, na categoria SUB-15 Masculino, ao atleta da Capital Roberto da Rocha Fagundes Filho, do Grêmio Recreativo Barueri, e ao atleta do Interior Matheus Weber Barcelos, da Prefeitura do Município de Cravinhos, acompanhados da técnica Luciana Thomazini de Araújo, do Grêmio Recreativo Barueri.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Braz Haro para fazer a entrega do troféu, na categoria Sub-16 Masculino, ao atleta Jonatan Gabriel de Oliveira, do Nosso Clube Limeira, acompanhado do técnico Nilton Cesar Gonçalves, do Sesi/São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Marcio Cataruse para fazer a entrega do troféu na categoria Sub-17 Feminino à atleta Mariane Vargas Cruz, do Divino Jundiaí, acompanhada do técnico Jair Antonio Tavares, do Divino Jundiaí.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. José Medalha para fazer a entrega do troféu na categoria Sub 17 Masculino, ao atleta Rafael Munfor Monteiro, do Esporte Clube Pinheiros, acompanhado do técnico Jonathan Vinicius Cintra dos Santos, do Paschoalotto Bauru.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Fernando Wagner Valle para fazer a entrega do troféu na categoria Sub-19 Feminino, à atleta Mariana M. Queiroz Dias, da Apab Barretos, acompanhada do técnico Luiz Claudio Tarollo, do Divino/Jundiaí

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Mario Outuky para fazer a entrega do troféu, na categoria Sub-19 Masculina, ao atleta Wesley Alexandre Sena da Silva, do Paschoalotto Bauru, acompanhado do técnico Leonardo Figueiro Alves, do Rio Claro Basquete.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Elcio Mendonça para fazer a entrega do troféu, na categoria Divisão A Feminina, à atleta Lais Tobias, da Associação Desportiva de São Bernardo, acompanhada do técnico Marcio Bellicieri, da Associação Desportiva de São Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Nilo Guimarães para fazer a entrega do troféu, na categoria Primeira Divisão Masculina, ao atleta Douglas Gorauskas, da Associação Basquetebol XV de Piracicaba, acompanhado do técnico Sidney Coppini Junior, da Metodista de São Bernardo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. João Ricardo para fazer a entrega do troféu, na categoria Divisão Especial A1 Feminina, à representante da atleta Clarissa Cristina dos Santos, do Corinthians de Americana, e do técnico Antonio Carlos Vendramini, do Corinthians de Americana, Fátima Aparecida Silva. A atleta está jogando em uma cidade do Interior no presente momento e não pôde comparecer, por isso será representada pela Sra. Fátima Aparecida Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. João Fernando Rossi para fazer a entrega do troféu, na categoria Divisão Especial A1 Masculina, ao atleta Shamell Jermaine Stallworth, do Mogi das Cruzes/Helbor, representado pelo Sr. Nilo Martins Guimarães, secretário de Esportes de Mogi das Cruzes, acompanhado do técnico Cristiano Montenegro Ahmed, do São José Basketball.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Maurício Nadais para fazer a entrega do troféu, na categoria Atleta Revelação Feminino, à atleta Yasmin Gonçalves, do Basquetebol de Santo André, e ao Atleta Revelação Masculino, George Lucas Alves de Paula, do Esporte Clube de Pinheiros.

A atleta Yasmin está sendo representada.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, aqui representando o prefeito Fernando Haddad, para fazer a entrega do troféu à Seleção de Ouro Feminina: Jaqueline de Paula Silvestre, do Basquetebol Santo André; Tassia Pereira de Souza Carcavalli, do Basquetebol Santo André; Karla Cristina Martins da Costa, do Corinthians de Americana; Damiris Dantas do Amaral, do Corinthians de Americana; e Clarissa Cristina dos Santos, do Corinthians de Americana.

Convido também, representando Americana, o Sr. Márcio Cattaruzzi, para vir à frente. Todas as atletas estão jogando na data de hoje, então o Sr. Márcio Cattaruzzi irá representá-las.

Uma salva de palmas para as atletas que estão jogando pela Liga Nacional de Basquete Feminino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Geraldo Denardi para fazer a entrega do troféu à Seleção de Ouro Masculina: Jamaal T. Smith, do São José Basketball; Pedro Cesar Teruel Lima, do São José Basketball; Shamell Jermaine Stallworth, do Mogi das Cruzes/Helbor; Renato Carbonari, do São José Basketball; e Caio Aparecido da Silveira Torres, do Club Athlético Paulistano.

Uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. André Luiz de Almeida para fazer entrega à Árbitra Revelação Shelley de Souza Quintela. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Também o Sr. André Luiz de Almeida faz a entrega à Mesária Revelação Carolina Fonseca Aguilar Mathias. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Passaremos a fazer uma homenagem, mas antes eu gostaria de pedir um aplauso a todos os atletas, à mesária e à árbitra. (Palmas.)

Gostaria de convidar o deputado estadual Hélio Nishimoto, proponente desta sessão, para fazer homenagem ao Sr. Francisco Ferreira de Lima Filho, homenageado como Oficial de Mesa.

Homenageado como oficial de quadra, é natural de Caruaru, Pernambuco. Tem 56 anos. É profissional de educação física, formado em filosofia. Árbitro internacional, está na FPB desde 1990. Participou, em 2001, do Mundial Juvenil; em 2003, do Pan-Americano; e, em 2011, do Mundial Militar. É analista de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo e presidente da Associação Paulista de Árbitros de Atletismo. Recebemos, agora, o Sr. Francisco Ferreira de Lima Filho. Uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o deputado Hélio Nishimoto para homenagear o Sr. Hagop Uzunian, que é homenageado como Oficial de Mesa. O Sr. Hagop Uzunian iniciou na Federação Paulista em 1959 e participou dos principais eventos da Federação. Participou do Pan-americano de 1963 e de vários campeonatos sul-americanos e mundiais. Recebeu troféu de Melhores do Ano em 2009 e foi diretor de oficiais entre 1979 e 1980. Com 78 anos de idade, faz parte do quadro de oficiais da FPB com a mesma dedicação. Uma salva de palmas para o Sr. Hagop Uzunian. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o Sr. Marco Antônio Aga para fazer a homenagem ao professor José Medalha. O professor José Medalha é licenciado pela USP, tem especialização em Basquetebol, mestrado e doutorado pela Indiana University e livre-docência pela USP. É professor titular aposentado da USP e atualmente coordenador de Educação Física e Esporte na Unaerp, Campus Guarujá.

Técnico por mais de três décadas, passou por clubes do estado de São Paulo (Paulistano, São Caetano, Pinheiros, Portuguesa de Desportos, Telesp, Suzano, Rio Claro, Campinas, Dharma Yara de Franca, Polti-COC de Ribeirão Preto, Unisanta, Hebraica e Guarujá), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No exterior, trabalhou no Cocodrilos, da Venezuela.

Foi assistente técnico da seleção brasileira masculina de basquetebol nos anos de 1982, 1983, 1984, 1985, 1987 e 1988. Foi ainda técnico principal da seleção brasileira masculina de basquetebol em 1991 e 1992 e nas Olimpíadas de Barcelona (5º lugar). Participou de cinco sul-americanos, três pan-americanos e três olimpíadas (Los Angeles, Seul e Barcelona).

Atualmente, é diretor de Relações Institucionais da Confederação Brasileira de Basquetebol, assessor da diretoria da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, conselheiro e 2º secretário do Conselho Regional de Educação Física - CREF. Uma salva de palmas para o professor José Medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de troféu.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Neste instante, para homenagear o proponente desta sessão, deputado estadual Hélio Nishimoto, convido o Sr. Enyo Dauro Lepos Correia.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Neste instante, o deputado Hélio Nishimoto fará a entrega de uma placa ao Sr. Enyo Dauro Lepos Correia, em homenagem aos 92 anos da Federação Paulista de Basquetebol. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Encerradas as homenagens, com a palavra o nobre deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Nós, da Assembleia Legislativa, em nome do nosso presidente, deputado Fernando Capez, temos a honra e a alegria muito grandes em receber cada um dos amigos, a Federação Paulista de Basketball, os atletas, os técnicos, os árbitros, os mesários, todos os que hoje compareceram nesta sessão solene.

É bom rever os amigos. Queria brincar, mas nem vou fazê-lo. Gosto de descontrair bastante, mesmo que seja um evento solene, mas se eu falar que gosto de basquete desde pequeno, não vai dar certo. Já fiz isso e as pessoas acabaram zombando de mim. Com um metro e 61 cm, vejo esses grandalhões. Olha, dá uma inveja santa e a vontade de ter um pouquinho mais de altura para poder jogar basquete, não é Celso Jatene? O nosso secretário municipal de Esportes tem o privilégio da altura para poder jogar.

Desde os 11 anos, em Presidente Prudente. Alguns devem conhecer minha cidade natal e também devem conhecer a cidade em que moro há 37 anos. Fui lá estudar e estou esse tempo todo lá, acompanhando basquete, sempre apaixonado. Tive um filho, que, inclusive, foi aluno do Cris, no Tênis Clube. É tão bom convivermos com esses atletas, nesse meio esportivo.

Presidente Enyo, muito obrigado por permitir que a Assembleia Legislativa tenha a oportunidade de homenagear os 92 anos da Federação Paulista de Basketball e todos os atletas, nesta noite. É um prazer recebê-los e ver que o basquete está muito bem representado. Os atletas estão de parabéns, os que mereceram esses prêmios, e todos os que estão envolvidos com essa modalidade no nosso estado.

Deus abençoe cada um de vocês. É bom rever o Caio, que jogou também na nossa cidade. Não sei se há alguém maior que o Caio aqui nesta noite. Eu estava tentando encontrar um, mas talvez o Caio ainda seja o maior. Quero ver se alguém ganha no concurso o maior da noite aqui. É um prazer recebê-los.

Vou passar a palavra para o presidente da Federação Paulista de Basketball, que tem procurado estreitar o seu trabalho junto aos órgãos públicos como a Assembleia Legislativa. Eu que faço parte da Comissão de Esportes pelo oitavo ano tenho um prazer muito grande em receber a Federação Paulista de Basketball nesta Casa, onde desenvolvemos nosso trabalho com muita satisfação.

Tem a palavra o presidente o Sr. Enyo Correia.

 

O SR. ENYO DAURO LEPOS CORREIA - É uma satisfação muito grande poder realizar esta festa para a nossa Federação Paulista de Basketball. Este ano completamos 92 anos de existência, 92 anos de muita história. Inclusive fico muito lisonjeado pela entrega da placa. Essa placa é para vocês: vocês técnicos, vocês atletas, todos vocês que fazem o nome da Federação em toda sua magnitude, em todo seu esplendor. Cada um de vocês é parte dessa história construída ao longo destes 92 anos. Alguns ainda presentes, com 92 anos, outros que fazem e farão história na Federação Paulista de Basketball. Mas quero de antemão agradecer ao presidente deputado Hélio Nishimoto pela força que dá nas nossas andanças em busca de melhorias para o nosso basquetebol paulista. Como disse desde a minha eleição, quero procurar agregar forças no estado de São Paulo fazendo com que a magnitude do nosso basquetebol sobressaia cada vez mais e quiçá, num futuro próximo, galgarmos a segunda colocação no esporte nacional.

São quase 30 anos convivendo com o basquetebol, mas é muito pouco perto de pessoas que fazem história há 40, 50 anos. Tenho muito prazer em defender o basquetebol.

Agradeço a todos, aos atletas, ao público.

Esta noite é festiva, esta noite é de homenagens, de reconhecimento, de fortalecimento, pois encontramos no deputado Hélio Nishimoto um parceiro, que abriu as portas desta Casa maravilhosa para a realização deste evento. Tem ele nosso respeito e gratidão eterna.

Quero agradecer, mais uma vez, ao representante do prefeito, o Celso Jatene, à imprensa, aos atletas, aos dirigentes, ao público, enfim, a todos que amam e fazem parte do nosso basquetebol paulista.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Muito bom ouvir as palavras do nosso presidente da Federação Paulista de Basketball. Pode ter certeza de que a alegria é minha em poder desenvolver um trabalho junto à Federação Paulista de Basketball, como disse, um esporte apaixonante, que mexe demais com as nossas emoções e a parte orgânica da gente fica a mil. Professor Cris, meu filho que falava: “Tem que ter preparo mesmo porque trabalha todo o corpo e porque é solicitado cada músculo, cada junta, cada articulação, porque força demais, caso contrário a pessoa se machuca”. Portanto, tem que estar preparado.

E gostamos de brincar. Eu e o vereador Fernando Petiti - que o Cris conhece muito bem - que está aqui em cima, vereador da cidade de São José dos Campos, também, gostamos de bater uma bolinha. Eu comecei com 11 anos, isso por volta dos anos setenta e alguma coisa, mas quando podemos ainda batemos uma bolinha lá em São José dos Campos, embora com muita dificuldade, porque aí já sentimos bastante. Passou dos 50 anos então, a articulação começa a sofrer muito, não é igual a essa juventude que está aí.

Todos nós sabemos o quanto é solicitado o atleta profissional. Parabéns a vocês que cuidam do corpo, cuidam do físico para poder trazer o espetáculo para todos nós.

Desde a minha infância até a juventude, eu ouvi histórias dos atletas masculinos e das atletas femininas lá em Presidente Prudente. Na época era a Paula, chamada de Magic Paula, a Hortência, que eram as atletas da nossa época. Inclusive a Tute, lá de Presidente Prudente, que é a secretária municipal de Esporte. Essas são pessoas queridas, que estão na nossa lembrança e que continuam fazendo história através do basquetebol.

E como não lembrar? Nós que estamos em São José dos Campos há tanto tempo acompanhando o basquete e podendo admirar pessoas como o Nilo, que está lá hoje como secretário municipal de Mogi das Cruzes, emprestado para prestar um serviço ao Bertaiolli, ele que foi deputado aqui nesta Casa. Quando ele saiu para assumir a prefeitura foi que eu assumi - em seu lugar - como deputado estadual em 2009. Ele foi eleito prefeito em 2008 e assumiu em 2009, e eu assumi o lugar dele nesta Casa. Temos uma grande amizade. Leve o nosso abraço ao prefeito Marco Bertaiolli, que é um grande homem. E tenho certeza de que ele vai continuar servindo muito à cidade de Mogi das Cruzes e ao nosso Brasil todo, porque ele tem muita competência.

Agradeço a todos, e quero passar a palavra agora àquele que entre outras funções é vereador em São Paulo, e que tem prestado grandes serviços à nossa população.

Com a palavra o secretário municipal de Esportes, Sr. Celso Jatene.

 

O SR. CELSO JATENE - Sr. Presidente, deputado Hélio Nishimoto, são palavras rápidas mas apenas para registrar meus parabéns, cumprimentar o presidente da Federação Paulista de Basketball, Sr. Enyo Dauro Lepos Correia; na pessoa do Sr. Nicolini cumprimentar aqui todos os amigos que compõe a extensão da Mesa. Quero, também, deixar uma palavra de parabéns, de carinho e de admiração a todos esses atletas que foram homenageados hoje, e além deles os outros que não foram homenageados, mas que também fazem parte do dia a dia do basquete, os técnicos. Eu sou pai de quatro filhos. O meu segundo filho foi jogador de basquete durante muito tempo. Por ironia do destino ele foi bom jogador de basquete na escola, o melhor da escola, e acabou indo para o time do Clube Pinheiros. Ele entrou numa faculdade fora do Brasil. Daí eu pensei: “Agora ele vai voar no basquete”. Mas era uma faculdade que não tinha time de basquete. Ele acabou entrando para o jiu-jitsu e não jogou mais basquete. Só lá em casa que temos uma tabela e de vez em quando nós brincamos.

Mas é muito importante fazermos parte dessa história da recuperação da popularidade do basquete do Brasil. O basquete já foi o segundo esporte mais popular do Brasil e perdeu esse terreno. Mas agora vem recuperando insistentemente.

Nós, da Secretaria dos Esportes, tomamos o cuidado para que cada reforma que nós fizéssemos em algum equipamento esportivo, nós preservássemos as quadras poliesportivas. Onde teve espaço nós fizemos quadras específicas para o basquete. Onde o espaço era pequeno nós investimos no basquete de três, que é um bom começo.

Pela admiração que nós temos pelo basquete e pelo respeito e admiração que nós temos pelo trabalho de todos, vocês estão de parabéns. Quero encerrar dando parabéns também para a Juliana, para o Caio e para o Brener, que fizeram o nosso fundo musical durante as homenagens. Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Estamos partindo para o final da cerimônia. Agradeço ao nosso Cerimonial, na pessoa da Vera, pela companhia, pelo preparo e por toda a organização. Às vezes fico meio perdido com os papéis, mas tenho que agradecer a você e a toda sua equipe pelo trabalho e assessoria que fizeram.

Após o encerramento desta sessão solene, que está sendo gravada e transmitida, teremos um coquetel no Hall Monumental que será servido a todos. Todos são convidados para passar um tempo batendo um papo descontraidamente e aproveitando esta noite.

Gostaria de agradecer ao Enyo, ao presidente e toda a sua diretoria, o Marco Antônio, que é o vice-presidente, o Fernando, e todos os diretores. Obrigado mesmo pela força, pelo apoio e por tudo o que vocês fazem pelo nosso basquete do estado de São Paulo. Agradeço a todos vocês, atletas, técnicos, professores, arbitragem e mesários. Agradeço ao Celso Jatene, que é a maior força na cidade de São Paulo, incentivando esporte nas suas várias modalidades e dando aquela força tremenda. Ele tem, inclusive, a história do filho participando do basquete. Aliás, você falou de uma tabela de basquete na sua casa, não é? É interessante como isso estimula. Quando meu filho André era criancinha, eu colei uma pequena tabela de basquete na porta do guarda-roupa. Ele ficava arremessando a bolinha de plástico. Acho que aquilo fez com que ele pegasse gosto. Depois ele jogou basquete no Tênis Clube. Assim como aconteceu comigo, depois de certa idade nós paramos de crescer na nossa etnia. Os outros crescem. Dá essa diferença muito grande. Esse “gap” faz com que paremos de jogar, mas continuamos gostando muito do basquete.

Queremos agradecer muito a vocês. Antes do encerramento, quero aproveitar para agradecer a todos da minha equipe, da assessoria, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, deste Cerimonial - que eu já citei na pessoa da Vera -, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Assembleia, todos os assessores, à Polícia Militar e à Polícia Civil, sempre presentes e dando a assistência que precisamos. Agradeço a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Nada mais havendo a tratar, declaramos encerrada a presente sessão. Todos estão convidados para o coquetel que será servido no Hall Monumental. Um abraço a todos e boa noite.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *