http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

08 DE ABRIL DE 2016

017ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MENINAS DO ARCO-ÍRIS

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes.

 

2 - ARMANDO SILVA FILHO

Grande secretário das entidades paramaçônicas, saúda todos os presentes. Manifesta expectativa de crescimento da Ordem das Meninas do Arco-Íris no Brasil. Enaltece o valor das integrantes da irmandade.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Menciona ser autor de Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Cidadania, que propõe debates sobre o resgate de valores éticos e morais na sociedade. Cita nomes das assembleias Arco-Íris existentes no estado de São Paulo.

 

4 - JOÃO ALVES DE MAGALHÃES NETO

Digno grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente, cumprimenta todos os presentes. Destaca a importância da comemoração do Dia das Meninas do Arco-Íris. Faz comparação entre o número de integrantes da Ordem das Meninas do Arco-Íris e da Estrela do Oriente. Discorre sobre o significado das cores do arco-íris para as meninas da entidade. Menciona que os preceitos da Ordem visam à construção do caráter e ao protagonismo juvenil.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a apresentação de vídeo em homenagem a todas as assembleias Arco-Íris.

 

6 - INGRID MORENO

Representante de maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, relata seu histórico na Ordem das Meninas do Arco-Íris. Acrescenta que o período foi de grande aprendizagem. Ressalta a importância de transformar os ensinamentos em ações. Destaca o trabalho desenvolvido pelas integrantes da Ordem em prol da sociedade.

 

7 - ANA FLÁVIA

Representante das ilustres preceptoras da Ordem do Arco-Íris para Meninas, da Assembleia Agatha de Guarulhos, define o que é ser uma Menina Arco-Íris. Menciona que as sete cores do arco-íris representam as virtudes que as meninas da Ordem devem ter. Enaltece o papel filantrópico da irmandade.

 

8 - GISLAINE RIBEIRO DA SILVA DE MAGALHÃES

Grande mãe conselheira das Meninas Arco-Íris, faz saudações a todos os presentes. Considera que os 94 anos da entidade têm o significado de continuidade. Adiciona que os preceitos aprendidos pelas garotas permanecem com elas para o resto da vida.

 

9 - NINA

Recém-iniciada menina do Arco- Íris da cidade de Itapira, ressalta a importância dos ensinamentos da Ordem para sua vida pessoal e profissional. Manifesta expectativa de que os jovens de hoje possam construir um futuro melhor para o País. Entoa o grito de guerra das Meninas do Arco-Íris.

 

10 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Afirma que, a seu ver, existe sempre a possibilidade de correção dos erros cometidos.

 

11 - ANA TERESA CALDANA

Grande ilustre preceptora, fala sobre a simbologia das cores do arco-íris. Discorre sobre os princípios e ensinamentos da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Descreve o significado da entidade para ela. Destaca a importância das ações realizadas pelas meninas em benefício da sociedade. Adiciona que a entidade desenvolve o espírito de liderança nas integrantes.

 

12 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Transmite as saudações do presidente Fernando Capez a todos os presentes.

 

13 - DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS

Suprema delegada da Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas, faz cumprimentos gerais. Comenta a importância do cumprimento dos estatutos nas assembleias Arco-Íris. Menciona que, a seu ver, as meninas são privilegiadas por receber os ensinamentos da Ordem. Elogia as integrantes da entidade por praticarem lições de como servir ao próximo e à sociedade. Conta parábola sobre a descoberta de um mundo novo.

 

14 - ANA TERESA CALDANA

Grande ilustre preceptora, faz entrega de presente ao presidente Coronel Camilo e a outras autoridades.

 

15 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Agradece o presente recebido. Destaca o aumento do número de integrantes da Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas no Brasil. Parabeniza os organizadores da entidade pelo trabalho desenvolvido. Declara ser um defensor da família, das boas ações, de medidas que ajudam o próximo e do bom convívio. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente, nosso deputado Fernando Capez, com a finalidade de comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris. Quero lembrá-los de que foi uma proposta do nosso deputado Bruno Covas, em 2011. Estabeleceu-se, também, no estado de São Paulo, esse dia. Sejam todos bem vindos.

Anuncio a composição da Mesa. Ao meu lado direito está a Sra. Denise Aparecida Honorato Morais, suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Ao meu lado esquerdo, está a Sra. Gislaine Ribeiro da Silva de Magalhães, grande mãe conselheira. Ao lado dela, está a Silvana Sorensen Camilo, minha mulher.

Convido todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do subtenente Edgar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Nosso muito obrigado à Banda da Polícia Militar. Comunicamos a todos os presentes e a todos os telespectadores que esta sessão está sendo transmitida pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp no domingo, dia 10 de abril, às 21 horas; pelo canal 7 da Net, pelo canal 185 da Vivo e pelo canal 61.2 da TV Digital aberta.

Gostaria de cumprimentar mais algumas personalidades que estão nesta Casa hoje. O Sr. Armando da Silva Filho, grande secretário das entidades paramaçônicas da Grande Loja do Estado de São Paulo; Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente; e Sra. Ingrid Moreno, representante da Maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas; a Sra. Ana Flávia, da Assembleia Ágatha de Guarulhos, representante das ilustres preceptoras da Ordem do Arco íris para Meninas; e a Srta. Nina, recém-iniciada menina Arco-Íris de Itapira.

Gostaria ainda de cumprimentar o Sr. Luiz Carlos Marono, grande tesoureiro e coordenador do Arco-Íris da Secretaria Paramaçônica do Gosp; o Sr. Wagner Marcello Bulgarelli, grande secretário-adjunto das entidades paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo; Sr. Fernando Colacioppo, secretário-geral de Comunicação da Grande Oriente de Brasília; Sr. Odivaldo Siviero, grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Vilma de Castro Barbosa Siviero, grande condutora adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; e Sr. Gilberto Oliveira Filho, presidente do Conselho de Assembleias.

Primeiramente quero agradecer a presença de todos, que estão abrilhantando esta Casa. Parabéns pela iniciativa de estarem integrando esta Ordem que difunde valores, respeito, cidadania, ética e moral. Sejam todos bem-vindos.

Passarei a palavra ao nosso primeiro orador, Sr. Armando da Silva Filho, grande secretário das entidades paramaçônicas, que usará a tribuna. Vocês estão no principal plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a maior assembleia da América Latina. Vocês estão sentados onde sentam os deputados para fazer as votações, e a tribuna é o local utilizado pelos deputados para falar não somente para os demais deputados, mas para o próprio povo. Sr. Armando da Silva Filho, a palavra é sua.

 

O SR. ARMANDO SILVA FILHO - Gostaria de cumprimentar o ilustre presidente da Mesa, deputado Coronel Camilo, que comandou nosso grande ABC e que hoje reencontro nesta Casa de Leis, em nome do qual saúdo todas as autoridades militares e civis presentes; nossa irmã Denise Aparecido Honorato Morais, suprema delegada do Brasil Oeste da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, em seu nome saúdo em seu nome saúdo todas as mães conselheiras, mães presentes, devotadas irmãs que se dedicam a essa ordem; grande e ilustre preceptora Ana Teresa Caldana, em seu nome saúdo todas as nossas sobrinhas, não só ao lado da Mesa dos trabalhos, mas todas as sobrinhas presentes dessa maravilhosa Ordem, que não é a maior Ordem que temos nas ordens paramaçônicas - perde apenas para a Estrela do Oriente - mas que já está chegando perto do número de participantes da Estrela do Oriente.

Cumprimento todos os presentes que não conhecem as entidades paramaçônicas. Nós, da Glesp, temos dez, entre elas essa importante Ordem Internacional do Arco-Íris.Sempre me dirijo, em nome do nosso sereníssimo grão-mestre, irmão Sílvio Corbari, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, aos nossos devotados irmãos e irmãs que acompanham essas meninas. Sem elas, sem eles, não teríamos o funcionamento das assembleias, não teríamos a comemoração deste dia maravilhoso das meninas do Arco-Íris.

Há dois anos estou na Grande Secretaria da Glesp e quero, em meu nome, cumprimentar todas as meninas, todas as mães, todas as tias, todos os tios devotados dos conselhos, para que continuem crescendo.

Fico emocionado porque acompanho algumas assembleias mais próximas da capital, mas vejo que hoje estão presentes várias assembleias do nosso interior. Cito apenas uma, dessa menina, de Itapira, a mais nova assembleia criada num município do estado de São Paulo. Que seja exemplo para todos os nossos irmãos, irmãs, autoridades maçônicas, paramaçônicas, para que abram nos seus municípios outras assembleias e que possa crescer muito mais essa ordem maravilhosa.

Depois de mim, vocês vão ouvir líderes jovens que estão sendo praticamente treinadas para competir no nosso mercado profissional, na nossa vida, e têm como base as mães, as tias e os tios da Maçonaria.

Muito obrigado pelo convite. Continuem assim, sempre frequentando suas assembleias e vindo aqui, comemorar. Os nossos idealizadores dos dias das paramaçônicas sabem como vocês têm valor.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Sr. Armando Silva Filho, grande secretário das entidades paramaçônicas. Corroboro de suas palavras: espero que cada vez mais cresça, porque precisamos internalizar valores nos nossos jovens.

Criei nesta Assembleia a Frente da Família, Cidadania e Cultura justamente com esse objetivo: internalizar valores.

Quero citar as 35 Assembleias - vou fazê-lo entre as falas - até para parabenizar todos das outras Assembleias pelo Brasil, pelo que têm feito pelos nossos jovens, no caso agora pelas nossas meninas. Um abraço a todas elas.

Assembleia Amor Perfeito nº1, de São Paulo; Assembleia Santos, nº2, de Santos; Assembleia Voo da Liberdade, nº3, de Votuporanga; Assembleia Luz do Renascer nº4, de Barretos; Assembleia Horizonte Fraterno nº5, de Cosmópolis; Assembleia A Eterna Vitória nº6, de Campinas; Assembleia Luz do Amanhã, nº7, de Fernandópolis; Assembleia Agatha nº10, de Guarulhos; Assembleia Lux Titania, nº11, de Birigui; Assembleia Safira, nº12, de Jaboticabal.

Entre as falas continuaremos a citar as demais Assembleias.

Agora vamos passar a palavra ao próximo orador, o Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente.

 

O SR. JOÃO ALVES DE MAGALHÃES NETO - Exmo. Deputado Coronel Camilo, em nome de quem saúdo todas as autoridades políticas, civis e militares presentes nesta Casa de Leis.

Suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas, minha querida irmã Denise. Em seu nome saúdo todas as autoridades paramaçônicas presentes nesta Assembleia.

Gilcelio, presidente do Grande Conselho da Grande Assembleia do Estado de São Paulo. Em seu nome saúdo todos os irmãos maçons presentes.

Gislaine, grande mãe conselheira da Grande Assembleia. Em seu nome saúdo todas as mães que não medem esforços para auxiliar as nossas meninas.

Ana, grande e ilustre preceptora da Grande Assembleia do Estado de São Paulo da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas. Em seu nome saúdo as principais pessoas que estão compondo esta brilhante sessão, as nossas garotas do Arco-Íris. É por vocês que estamos aqui.

Em meu nome, do tio Neto, falo pelo Grande Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente do Estado de São Paulo.

Em nome da nossa digna grande matriarca, tia Júlia, cumprimento todas as garotas do Arco-Íris pela comemoração do seu dia por esta data tão maravilhosa que estamos comemorando hoje. A Tia Júlia pediu que eu trouxesse para vocês um grande abraço e um grande beijo. Que vocês continuem trabalhando pelo bem.

O Grande Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente do Estado de São Paulo tem uma grande parceria com a Grande Assembleia da Ordem Internacional do Arco-Íris do Estado de São Paulo. Nós trilhamos juntos os nossos caminhos, um auxiliando o outro a crescer.

Meninas, aproveitem esta oportunidade que vocês estão tendo para participarem desta maravilhosa Ordem paramaçônica, as Garotas do Arco-Íris, que vocês fazem parte e que vocês abrilhantam. Aproveitem os ensinamentos das sete cores do arco-íris para colocar em vossas vidas todas as virtudes ali exemplificadas. Aproveitem fé a esperança e a caridade que vocês conhecem de seus rituais para que vocês tenham forças para fazer essa transformação. Em todas as dificuldades, segurem na mão da fé. Vocês um dia já seguraram na mão da fé. Segurem na mão da fé que vocês com certeza vão vencer todas as dificuldades.

Deputado Coronel Camilo, não sei se é de conhecimento de V. Exa., mas as nossas Garotas do Arco-Íris têm uma música, um lema, um tema, um grito de guerra que fala que elas são diamantes e que refletem a beleza da vida. Com certeza vocês são diamantes e nós estamos aqui para ajudá-las a se dilapidarem e irradiarem essa luz a todas as meninas do Brasil e que possamos melhorar em breve a nossa Nação. Muito obrigado meninas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno Grande Patriarca da Ordem Estrela do Oriente. Eu quero anunciar a todos vocês a presença aqui na nossa Mesa, abrilhantando a nossa Mesa, da senhorita Ana Teresa Caldana, grande ilustre preceptora. Seja bem-vinda.

Vamos citar um pouco mais das Assembleias que há pelo Brasil: Assembleia Flor de Lis, nº 14, de Santo André; Assembleia Flores do Cerrado, de Brasília, Distrito Federal; Assembleia Fênix, nº 15, de São Paulo; Assembleia Poço de Miriam, nº 16, de Sertãozinho; Assembleia Grandes Lagos, nº 17, de São José do Rio Preto; Assembleia Arte e Imortalidade, nº 18, de São Paulo; Assembleia Raio de Sol, nº 19, de Novo Horizonte; Assembleia Nova Era, nº 20, de Sorocaba; Assembleia Raios de Luz, nº 21, de Tatuí; Assembleia Miosótis, nº 22, de Espírito Santo do Pinhal; Assembleia Ânima, nº 23, de São João da Boa Vista. Parabéns pelo trabalho.

Vamos agora assistir a apresentação de um vídeo em homenagem a todas as Assembleias, as que estão presentes ou não - vamos citar todas até o final desta solenidade.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelo vídeo. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra a Sra. Ingrid Moreno, representante de Maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, ilustre preceptora.

 

A SRA. INGRID MORENO - Boa noite a todas as autoridades presentes, gostaria de agradecer imensamente pela lembrança. Eu não poderia deixar de comparecer a um evento tão importante e não consigo falar “não” quando dizem que precisam de mim. Podem então contar comigo sempre. Confesso que fui pega um pouco de surpresa, não consegui preparar nada para dizer e estou um pouco nervosa. Mas estou com as minhas irmãs e falar do Arco-Íris para mim é um pouco fácil, porque do tempo que tenho de vida, mais da metade dele sou Arco-Íris. Tudo isso então faz parte de mim.

Eu vim pensando no que dizer. Dentro do Arco-Íris, quando eu era membro ativo, tive a oportunidade de fundar duas assembleias - sou membro ativo desde que a Ordem foi fundada no Brasil, em 1999. Tive a oportunidade de chegar à Grande Ilustre e representar a nossa jurisdição de São Paulo em uma suprema assembleia nos Estados Unidos. E isso é um sonho para muitos de nós quando estamos como membro ativo. O que eu ressalto que é mais importante é que nós temos um período para curtir isso, um período para aprender e para errar, que é enquanto nós estamos na Ordem. Depois que saímos, temos que aplicar na nossa vida tudo que aprendemos. O que sobrou para mim como membro de Maioridade foi o grande aprendizado que tive com tudo isso. Não foi cargo, mas a amizade que consegui construir, irmãs que eu tenho para o resto da minha vida ao meu lado, tias que hoje são irmãs. Hoje sou Estrela do Oriente. Eu não consigo me desligar porque amo essa Ordem, e nós precisamos ficar muito. Isso porque no início não foi tão fácil. Então, é com muito orgulho que nós temos que comemorar esse dia. É o nosso dia. Porque uma vez Arco-Íris, sempre Arco-Íris. Por isso, mesmo tendo iniciada como estrela, para sempre eu vou ser uma Arco-Íris.

Enquanto membro ativo, nós damos ordem no nosso tempo e nosso talento. A partir do momento que passamos, que recebemos a maioridade, nós temos como juramento e obrigação fazer da nossa sociedade, do meio em que vivemos, um lugar melhor.

Então, é para a sociedade que nós temos que dar o nosso tempo e o nosso talento. Espero de vocês tudo isso. Espero que vocês se sintam orgulhosas de serem meninas do Arco-Íris, que tenham essa força e emprenho que vocês têm em suas assembleias para a vida. Não esqueçam nunca do aprendizado das sete cores e de todos os outros segredos que guardamos dentro de nós.

A parte mais importante é o que levamos para fora.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns à Ingrid. Embora nervosa, falou muito bem. Imagina se não estivesse. Parabéns, prestem bem atenção no que ela falou para todas vocês.

Vamos dar continuidade aqui às nossas falas. Mas, antes disso, deixe-me enumerar aqui mais algumas assembleias.

Assembleia Luzes da Sabedoria, de Mogi Mirim; Assembleia Jardim das Acácias, de Limeira, nº 25; Assembleia Vale dos Sonhos, nº 26, de Jales; Assembleia Flor de Lótus, nº 27, de Ituverava; Assembleia Tiradentes, nº 28, de Cafelândia; Assembleia Praia Grande, nº 29, de Praia Grande; Assembleia Ametista, nº 30, de São José dos Campos; Assembleia Íris de Minerva, nº 31, de Osasco; Assembleia Estrela de Ísis, nº 32, de Araraquara; Assembleia Eterna Aliança, nº 33, de São Caetano.

Parabéns a todas pelo trabalho.

Tem a palavra a Srta. Ana Flávia, da Assembleia Ágata, de Guarulhos, representante das ilustres preceptoras da Ordem do Arco-Íris para as meninas.

 

A SRA. ANA FLÁVIA - Boa noite a todos, boa noite a todas as autoridades que estão aqui presentes, a todas as minhas irmãs, tios e tias.

Meu nome é Ana Flávia, eu sou a ilustre preceptora da Assembleia Ágata, de Guarulhos, nº 10. Em nome de todas as minhas irmãs eu parabenizo a homenagem que foi feita para a Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas.

Ser Arco-Íris é muito mais do que usar o nome Rainbow, é muito mais do que ir a uma reunião ou a uma filantropia. Ser Arco-Íris é dedicar um pouco do seu tempo todos os dias a ajudar os outros e praticar ações de caráter todos os dias.

Todas nós aqui somos merecedoras desse título. Que possamos aprender a verdadeira dignidade de nossas sete virtudes. Que no amor possamos encontrar o perdão. Que na religião possamos encontrar Deus. Que na natureza possamos encontrar a paz. Que na imortalidade possamos deixar nosso legado aqui na Terra. Que na fidelidade possamos encontrar a nossa confiança. Que no patriotismo possamos encontrar o nosso amor por nossa nação. E que no serviço possamos encontrar um jeito de fazer alguém feliz a cada dia de nossas vidas.

Somente assim encontraremos o verdadeiro significado de um Arco-Íris. Assim, depois de 94 anos, estamos comemorando mais um aniversário de amor, serviço e humildade.

Nesses 94 anos, milhares de meninas passaram por essa Ordem e se tornaram pessoas dignas e respeitosas.

Que nós possamos nos espelhar nesses grandes exemplos que temos. Eu parabenizo todas as Arco-Íris aqui presentes e as que não estão. Parabenizo também a Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas.

Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito bem, Ana Flávia.

Vamos enumerar mais algumas das assembleias. As últimas que faltam. Assembleia Banderion, nº34, de Franca; Assembleia Biguaçu, nº 1, de Santa Catarina; Assembleia Águas Cristalinas, nº 1, de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso; Assembleia Aquarela, nº 1, de Manaus, Amazonas; Assembleia Lótus de Cristal, nº 35, de Itapira, São Paulo.

Parabéns a todas por esse grande trabalho.

Agora vamos ouvir a Sra. Gislaine de Magalhães, grande mãe das meninas Arco-Íris da Assembleia de Itapira.

 

A SRA. GISLAINE DE MAGALHÃES - Exmo. Sr. deputado Coronel Camilo; Exma. Sra. Denise, suprema delegada de nossa Ordem; Ana, nossa grande e ilustre preceptora; nas pessoas de quem podemos cumprimentar todos os presentes.

Eu vou falar uma coisa de nada e a Nina fará o discurso. É um prazer muito grande estar aqui em mais essa oportunidade de comemoração do aniversário da Ordem. Noventa e quatro anos não é tanto tempo assim, mas tem um significado muito grande - continuidade. É o que vocês estão fazendo. Vocês estão dando continuidade a essa ordem maravilhosa que, através das suas sete virtudes, possibilitam uma formação de caráter que é para a vida toda.

Não é o tempo de Arco-Íris que vai determinar aquilo que vocês serão, mas é tudo aquilo que vocês conseguem apreender enquanto o Arco-Íris ativa. Tudo isso vocês vão levar para o resto da vida, em todos os lugares onde estiverem - como bem disse a Ingrid e a Ana Flávia.

Parabéns pelo aniversário da Ordem, pelos 94 anos de Ordem. São para vocês, que estão aqui, que persistem, que insistem, apesar das dificuldades. Para nós, a festa é de vocês. A Ordem é de vocês. E nós estamos aqui para dar um suporte que é mínimo, muito pequeno mesmo, porque vocês sabem o que deve ser feito sempre, e fazem isso com muito amor, com muito carinho. Nós podemos dizer isso porque estamos nas assembleias.

Parabéns mesmo, continuem seguindo e continuem levando para a vida de vocês tudo o que vocês aprendem na Ordem, sendo verdadeiras Arco-íris, não só dentro de suas assembleias, mas principalmente na vida de vocês, diária, sendo exemplo daquilo que vocês aprendem. Vocês só terão a ganhar, com toda certeza.

Excelentíssimo Sr. Deputado, muito obrigada por esta oportunidade, pela homenagem que nos é permitida nesta data. Que isso seja também levado aos pares, estes nossos agradecimentos, e àquele que criou esta data com o consentimento e concordância de todos vocês. É um prazer inenarrável estar aqui com vocês, nesta Casa de Leis e, quiçá, em breve, aqui, nesse local onde vocês estão, que ele nos disse que é onde ficam os deputados, para decidir muitas leis que depois serão cumpridas por todos nós, estejam vocês, estejam algumas de vocês, muitas de vocês, com todo aprendizado que vocês têm na Ordem. Isso vai ser fantástico, e isso vai acontecer.

Nina, a mais nova da mais nova assembleia, a mais nova Arco-íris, vai nos brindar com suas palavras.

 

A SRA. NINA - Boa noite, meu nome é Nina. Faço parte da assembleia Lótus de Cristal, nº 35, de Itapira. Atuo lá como cargo de fé, e tenho muitas esperanças de que a Ordem me ajude na minha profissão, na minha vida, e que me ajude a servir ao próximo. Todas nós, irmãs, se nos unirmos, conseguiremos melhorar a situação do nosso País.

Sei que há muitas meninas em caminhos errados, mas isso pode ser consertado. Se nós nos unirmos, como eu já disse, conseguiremos formar um grupo de meninas para ajudar o próximo e servir a todos os mais necessitados.

Obrigada.

 

A SRA. GISLAINE DE MAGALHÃES - Para terminar, o tio Neto, quando falou hoje, grande e digno patriarca, da Ordem da Estrela do Oriente, falou com o Exmo. Sr. Deputado a respeito do grito de guerra das meninas.

Esse grito de guerra não foi falado, porque afinal de contas falamos de um grito de guerra e não se faz esse grito de guerra. Então, nós faremos agora.

 

* * *

 

- É apresentado o grito de guerra.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito bom, parabéns a todas

Parabéns a todas pelo grito de guerra. Parabéns, Sra. Gislaine e Nina, pelas palavras. Todas falaram coisas importantes. A Presidência concede a palavra à Srta. Ana Teresa Caldana, grande ilustre preceptora. Antes, porém, gostaria de reforçar o que a Nina falou, sempre é tempo de corrigir; sempre dá para mudarmos para melhor. A data para fazer isso é hoje e agora. Comecem a fazer melhor de agora em diante.

 

A SRA. ANA TERESA CALDANA - Boa noite a todos. Em nome da suprema delegada tia Denise e deputado Coronel Camilo, eu cumprimento todas as autoridades presentes. Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de estarmos, mais um ano, comemorando o Dia do Arco-Íris.

Irei começar a minha fala com um trecho de que gosto bastante. É uma frase desta gestão: “As cores do arco-íris chamavam atenção, era um fenômeno que não sabiam explicar. Sem entender o seu real significado, peguei-me fascinada por suas cores, contrastando com o mais puro azul do céu. Sua origem e seu fim sempre foram um mistério. Até hoje ninguém descobriu o lugar certo de onde o arco-íris encontra a terra. Quando alguém se aproxima, ele sempre muda de lugar e aparece mais além ou até mesmo desaparece. Hoje, no entanto, descobri que somente as de coração puro chegam ao fim desta jornada e conhecem o seu verdadeiro significado”.

No dia 06 de abril de 1922, um maçom chamado William Mark Sexon teve a brilhante ideia de criar uma ordem paramaçônica, destinada a jovens meninas, em uma época em que o mundo estava devastado pela guerra. 94 anos se passaram e aqui estamos nós hoje. A Ordem é a mesma e os propósitos também.

Com o Arco-íris, aprendemos que devemos sempre praticar o bem em favor do próximo, ser fiéis aos nossos amigos e familiares e nunca perder as esperanças, não importa o que aconteça em nossas vidas, porque a fé sempre estará ao nosso lado, segurando a nossa mão quando vacilarmos.

Nossos ensinamentos nos ensinam a ser fortes e a liderar naturalmente, sempre com bondade e justiça. Aprendemos que ninguém deve ser considerado melhor do que ninguém e que todas as nossas irmãs são essenciais para o andamento das nossas assembleias e gestões. Desde o primeiro dia em que coloquei os pés dentro do salão de minha assembleia, eu sabia que viveria uma fase mágica, anos maravilhosos em que eu aprenderia muito e me divertiria muito também.

Hoje, após nove anos, tenho a plena certeza de que o amor que eu sinto não é e nunca será passageiro. Tudo o que eu vivi aqui sempre ficará guardado no lugar mais especial das minhas memórias e do meu coração. Perguntavam-me sempre o motivo de eu ficar em pleno sábado, fazendo reuniões, ao invés de fazer coisas que seriam, supostamente, mais divertidas.

Sempre respondia o seguinte, não adiantava tentar explicar, porque eles nunca iriam entender o real significado de tudo aquilo que o Arco-Íris representava e ainda representa para mim.

Como já escrevi e disse uma vez, acredito que nossa Ordem deveria ser usada como espelho para muitas outras entidades, pois somos, antes de mais nada, uma grande e linda família que, mesmo não sendo unida por laços de sangue, nos ensina a inteira noção do que significa ter respeito, amor e carinho para com o próximo.

Nosso trabalho é feito não para termos reconhecimento, mas para tentarmos, através de nossas ações, fazer com que nossas cidades, nossos estados e nosso país sejam lugares melhores para se viver.

As meninas que são convidadas para fazer parte de uma assembleia são meninas privilegiadas. Todas nós somos muito privilegiadas e acredito que todas nós saibamos muito bem disso. Conhecer pessoas incríveis é mera consequência de tudo o que vivemos dentro do Arco-Íris. Não é à toa que nos chamamos de irmãs, pois os laços que criamos umas com as outras são inegavelmente duradouros. As amizades que fazemos não são medidas pelas distâncias, já que são muitas cidades diferentes, mas pela intensidade de tudo o que compartilhamos juntas.

Tenho muito orgulho de nossa jurisdição e espero que tudo aquilo que estamos construindo aos poucos se torne, daqui a algum tempo, enorme, e que esse plenário fique tão cheio de meninas que precisemos fazer a sessão em um lugar maior. Nossa meta é crescer e difundir a nossa ordem para todos os cantos do Brasil, cativando cada vez mais pessoas com nossos ensinamentos.

Como diz a tia Denise: “Vamos transformar o Arco-Íris na maior escola de liderança de nosso país”. Feliz dia da Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas! Que esses 94 anos sejam só o começo para os próximos 94 que virão. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras, Srta. Ana Teresa.

Gostaria de dizer que vocês são todas bem-vindas a esta Casa. Vocês abrilhantam esta Casa e digo isso em nome de nosso presidente, que gostaria de estar presidindo esta sessão solene. As sessões solenes só podem ser realizadas neste plenário com a autorização do próprio presidente. Então, deixo aqui um grande abraço do nosso presidente Fernando Capez a todos vocês.

Agora vamos passar a palavra à Sra. Denise Aparecida, suprema delegada, para que nos brinde com seus ensinamentos.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO MORAIS - Olá, meninas. Quero ver esse sorriso, para que nosso querido deputado Coronel Camilo veja como é a alegria de ser Arco-Íris e de estar aqui homenageando todos os que participam. Estamos realmente orgulhosos de estarmos aqui.

Queridas autoridades da Mesa; deputado Coronel Camilo, em nome do qual saúdo a todos os presentes que trabalham nesta Casa e que executam ideias, projetos e sonhos de um mundo melhor; queridos cunhados, maçons presidentes de nossas assembleias, representando as ordens paramaçônicas que sempre nos apoiam e que são os nossos pilares; querido tio Neto, representando a Ordem Estrela do Oriente, ordem parceira que está sempre nos acompanhando, sempre ajudando as tias, sempre dando apoio a todas as meninas; e queridas mães conselheiras, meninas, todos os que compõem essa ordem maravilhosa, que são vocês.

Eu represento aqui a Suprema Assembleia da Ordem, que chamamos de ORG nos Estados Unidos. A minha presença é simplesmente para que consigamos montar assembleias, crescer a Ordem, desenvolver e estar aqui para fazer com que se cumpram os estatutos dessa grande assembleia no mundo inteiro.

Represento aqui os estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rondônia e Distrito Federal. Estamos aqui na qualidade de fazer valer os valores e princípios da ordem, que se baseiam nos postulados maçônicos, na moralidade, no amor, na crença em Deus, na ética, e tantos outros.

Hoje, já passamos a casa de mil membros e temos as 35 assembleias, como já foi dito. É uma grande alegria e honra estar aqui, hoje, nesta Casa, numa arquitetura robusta, rígida, cheia de granito, mas para homenagear a doçura e o encantamento de vocês. Vejam que beleza o contraste: uma Casa tão grande e estamos aqui para a doçura e para a singeleza das ações de vocês. Quem dera, nós da Estrela do Oriente, as tias, as mães conselheiras, fossemos Arco-Íris. Até íamos pedir para que se fizesse uma lei para ter uma iniciação para a terceira idade, só que vocês teriam que diminuir a caminhada, porque também não aguentaríamos fazer os planos de chão. Digo isso para lembrar como seria mais fácil se tivéssemos ensinamentos, se tivéssemos alguém que mostrasse os caminhos para percorrermos o mundo lá fora, para chegarmos onde chegamos. Então, vocês, meninas, têm alguém que segura a mão, e também as pessoas que estão atrás de vocês para poder ensinar, e essas pedras se tornarem apenas degraus para vocês poderem subir.

Estamos num período difícil, com o mundo, hoje, um consumismo, uma mídia que enche as telas do celular, da televisão pedindo para que vocês não sigam esse caminho, não trilhem esse caminho, as amizades, as baladas, mas queremos dizer que a Arco-Íris é uma simbologia, tem seus símbolos, e a Ordem seria perfeita, mas mais perfeitas são vocês que encarnam isso. Vocês são a Ordem de carne e osso. Vocês encarnam esses preceitos e vivem isso, então a perfeição são vocês. São vocês que vão enfrentar esse mundo e praticar todos esses ensinamentos. Não é fácil.

Por isso, hoje, estamos felizes, e agradecemos de coração a esta Casa por podermos enaltecer e valorizar as Meninas do Arco-Íris. Perdem baladas de fim de semana para estar dentro de um templo e ser feliz; às vezes se disponibilizar a, durante semana, ajudar ao próximo - tudo isso com o intuito de se engrandecer e melhorar a sociedade. Isso realmente tem que ser enaltecido, valorizado. Percorremos centenas de quilômetros hoje ao virmos de Jaboticabal, para chegarmos aqui e valorizamos essa beleza que vocês são.

Há uma pequena estória, no livro de Rubem Alves, sobre umas rãs que viviam num poço profundo. Um pintassilgo descobriu esse poço e foi até lá. Quando ele viu as rãs lá no fundo, sobrevivendo naquele poço escuro e profundo, tentou avisá-las: “Existe um mundo lindo além desse poço”. Mas elas acharam que ele era um ilusionista e não acreditaram. E ele continuou voltando e falando: “Existem lições de amor para vocês aprenderem, lições de religiosidade, de amar a natureza e as belezas dos campos”. E elas continuaram não acreditando. “Existem lições de imortalidade das nossas boas ações; existe amizade, existe amor ao nosso solo”. E elas continuaram resistindo, até que ele chegou e disse que existia muito amor para dar a todos e serviço para prestar em prol da melhoria do mundo. E elas continuaram resistindo.

O mundo do pintassilgo é o mundo de vocês. É um mundo colorido, livre, onde as boas virtudes não as aprisionam, e sim as libertam. Nem todos estão preparados para esse mundo. Existem as pessoas que querem continuar no poço escuro. Mas vocês têm que estar sempre muito felizes e preparadas para voar, como nossa Ingrid, que alcançou o mundo e está mostrando seus talentos lá fora. Assim serão vocês também. E nós realmente temos que enaltecer este momento e vir de longe para saudá-las.

Agradeço aos caríssimos deputados por nos proporcionarem essa oportunidade e divulgar a Ordem, mostrando que é possível seguir o caminho reto, de igualdade e fraternidade para todos. Agradeço a Deus por esta noite maravilhosa em que estamos com pessoas maravilhosas. Agradeço à minha família e aos meus filhos pela ausência e às vezes pela exploração. Agradecemos aos bons maçons e à Ordem da Estrela do Oriente, porque podemos compartilhar grandes mistérios e sabedoria. Obrigado por promoverem desenvolvimento com assistência e proteção, e por nos abrigarem e contribuírem nas causas do nosso progresso humano. Agradeço, enfim, por eu poder estar fazendo parte deste momento. Agradeço a vocês, aos conselhos, que nos ajudam e nos apoiam.

Se Deus quiser, neste ano vamos abrir mais três assembleias e cuidar da Ordem da Estrela do Oriente, pois já estamos passando. Se Deus quiser, ainda neste ano.

Obrigada a todos, realmente, porque nesta Ordem acreditamos que vocês fazem a mudança. É cada um que faz em si mesmo. Através dessa mudança e através de vocês, vocês são nossa esperança, para não só um Brasil, mas para um mundo melhor.

 Muito obrigada.

Agora gostaria que a Ana entregasse os nossos mimos. São mimos de meninas.

Sempre entregamos placas, coisas que vão ser guardadas. Então resolvemos mudar. É um mimo para saborear. Gostaríamos também de entregar para a Silvana, sua esposa, para que lembre sempre da Ordem com muita doçura.

 

* * *

 

- São entregues os presentes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado. Minha noite hoje vai ser mais doce. Muito obrigado pela presença de vocês. Mais do que isso, muito obrigado por terem me dado a honra deste momento, de estar aqui vendo tanta coisa boa acontecer.

Quero agradecer a Denise, a todos que colaboraram para que isso acontecesse. Quero agradecer também aos tios e tias, os conselheiros de vocês, que estão trabalhando para que isso continue e cresça.

Podem ter certeza de que terão sempre o meu apoio. Parabéns a todos os que fazem essa grande Ordem, não só aqui, mas em todas as assembleias que já citamos.

Quero deixar uma palavra para vocês também. Como falou a nossa Denise, vocês terão obstáculos na vida. Todos terão obstáculos, eu tive. Mas eu vou repetir o que meu pai falou: sejam perseverantes, acreditem em vocês, acreditem no potencial de vocês e vencerão os obstáculos.

Eu venci os obstáculos, entrei na Polícia, cheguei ao último posto da Polícia Militar, que é o posto de coronel, depois fui convidado a comandar a Polícia Militar de São Paulo e comandei todo o estado, esses 42 milhões de habitantes. Nós cuidamos da segurança de todos por três anos.

É muito importante vocês saberem que haverá obstáculos, e o mais importante é como vocês vão reagir a isso, quais são as atitudes que vocês irão tomar. E é o que vocês estão aprendendo na Ordem, ensinado por todos sabiamente.

Sigam sempre o caminho do bem, respeitem seus pais, respeitem as pessoas. Façam dos valores um mantra na vida de vocês. Cultivem as tradições, cultivem a simbologia do arco-íris, que só faz bem para vocês. Cultivem as amizades, como já foi falado aqui. Muitas de vocês se tornaram amigas agora e o serão para o resto da vida, depois as suas famílias e os seus filhos.

Principalmente, quero que vocês guardem isso: sonhem, acreditem no sonho de vocês, mas ajam, façam acontecer. Não adianta sonhar, ficar só sonhando e não pôr em prática. Façam acontecer. Participem da Ordem, participem de outras associações, façam a diferença na vida das pessoas, ajudem as pessoas, vocês serão mais felizes.

E esse é o recado que deixo para vocês. Sejam todas muito felizes e que Deus abençoe a todos vocês. Uma salva de palmas para vocês. (Palmas.)

Por fim, deixo aqui também um grande abraço do nosso presidente, deputado Fernando Capez, para todas vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à Mesa, agradeço à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, ao nosso pessoal do Som, da Imprensa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Depois de encerrada a solenidade, todos poderão participar de um coquetel que será servido no Hall Monumental da própria Assembleia.

Agradeço a todos. Que Deus acompanhe a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 46 minutos.

 

* * *