http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE MAIO DE 2016

024ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CONTABILISTA

 

Presidente: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Nomeia as autoridades presentes. Faz a leitura de justificativas de ausência enviada por autoridades.

 

2 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Afirma que há mais de dez milhões de desempregados no País. Destaca a falta de contabilistas no poder. Informa que foi retirado o pedido de tramitação em regime de urgência para o projeto de terceirização da dívida, que prejudica a classe contábil. Elogia os contabilistas, que produzem e resolvem, mas não tem reconhecimento. Agradece o deputado Itamar Borges pela constante defesa da classe contábil. Cumprimenta todos os contabilistas.

 

3 - RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza todos os contadores pelo dia. Ressalta a importância da categoria para a vida empresarial e para as pessoas físicas. Destaca a atual crise econômica, com mais de 11 milhões de famílias desempregadas e grande quantidade de empresas fechando. Discorre sobre dados do PIB brasileiro. Elogia a atuação do governador Geraldo Alckmin, com grandes obras no estado de São Paulo como metrô, Rodoanel e túnel Santos-Guarujá. Menciona o valor gasto com acidentes de trabalho. Cumprimenta os profissionais e parabeniza o deputado Itamar Borges.

 

4 - GILDO FREIRE DE ARAÚJO

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do estado de São Paulo, representando as entidades congraçadas do Estado, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em participar desta entidade e representar diversas outras, com mais de 150 mil profissionais. Elogia o deputado Itamar Borges por ser um incentivador do empreendedorismo. Afirma que esta homenagem significa reconhecimento e legitimidade da classe, que trabalha com ética, transparência, e tem a missão de servir a Pátria e a sociedade. Menciona sua busca incessante pela valorização do trabalho. Afirma que o Brasil pode contar com os profissionais da contabilidade, que lutam por transparência e ética, contra a corrupção. Parabeniza os profissionais paulistas e brasileiros.

 

5 - EDIR SALES

Vereadora, demonstra sua alegria em retornar a esta Casa, onde começou sua vida política. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o deputado Itamar Borges pelo convite. Discorre sobre a vida política do deputado Itamar Borges, desde quando era vereador em Santa Fé do Sul. Diz estar feliz de participar de diversos eventos para comemorar esta data. Parabeniza todos os contabilistas. Comemora os 70 anos da Contabilidade, área na qual trabalhou por 17 anos. Diz ser o profissional da Contabilidade indispensável. Ressalta o momento difícil pelo qual passa o País, sendo fundamental na recuperação do Brasil. Coloca o seu gabinete na Câmara dos Deputados à disposição de todos. Ressalta que os contabilistas merecem reconhecimento e respeito, em razão da ética com que conduzem os trabalhos. Cumprimenta todos os profissionais e deseja sucesso a todos.

 

6 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Cumprimenta todos os profissionais presentes, presidentes, ex-presidentes, diretores e ex-diretores de todas as entidades da Contabilidade. Parabeniza todos os homenageados e as entidades. Informa que estas entidades representam mais de 150 mil profissionais. Discorre sobre o governo de Juscelino Kubitschek, nome dado ao plenário utilizado nas sessões solenes. Comenta a crise econômica e política pela qual passa o País, com aumento dos índices de desemprego e o fechamento de estabelecimentos, sendo o pior desempenho dos últimos anos. Destaca a falta de credibilidade do governo, a necessidade de somar forças e reunir sabedorias para encontrar as saídas e assim, superar a crise. Informa ter em São Paulo dois milhões de empresas e um milhão e novecentos mil empreendedores individuais. Diz que os paulistas se destacam pelo trabalho, produção e planejamento. Considera os contabilistas exemplos de profissionais e de princípios éticos. Afirma ser a Contabilidade a bússola da empresa, indispensável na economia em expansão. Cita os 70 anos do decreto de lei que regulamentou a profissão contábil, com a criação dos conselhos nacional e regionais. Agradece o Sescon e Aescon, CRC e outras entidades. Parabeniza todos os profissionais da Contabilidade de São Paulo e do Brasil.

 

7 - MARIO ELMIR BERTI

Presidente da Fenacon, cumprimenta as autoridades presentes e os profissionais da Contabilidade. Agradece a homenagem prestada a sua classe. Diz estar honrado em estar nesta Casa de Leis e na tribuna, onde tantas decisões importantes foram tomadas. Agradece este Legislativo. Considera a homenagem um reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Parabeniza o deputado Itamar Borges e a vereadora Edir Sales pelo trabalho desenvolvido e a parceria e respeito às entidades da Contabilidade. Afirma que os profissionais precisam ser mais reconhecidos. Cita a elaboração de manual de conduta para as fiscalizações nas empresas, com o objetivo de evitar os excessos. Homenageia todos os contabilistas.

 

8 - MÁRCIO SHIMOMOTO

Presidente do Sescon - SP e Aescon - SP, cumprimenta as autoridades presentes e todos os profissionais da Contabilidade. Menciona sua alegria em ser recebido nesta Casa de Leis, para a celebração deste dia. Agradece a homenagem ao deputado Itamar Borges. Diz ser o deputado Itamar Borges parceiro constante e atuante, e que abriu as portas desta Casa para a categoria. Diz ser São Paulo um exemplo de união, com a defesa e a valorização dos representados. Considera a Contabilidade uma ferramenta estratégica para a gestão. Cita a busca constante por aprimoramento profissional. Parabeniza todos os profissionais da Contabilidade. Homenageia o deputado Itamar Borges, com entrega de placa comemorativa ao mesmo.

 

9 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, às seguintes entidades: Sescon - SP e Aescon - SP, na figura do presidente Márcio Shimomoto; Fenacon, na figura do presidente Mario Elmir Berti; CFC e CRC SP, na figura do presidente Gildo Freire de Araújo; Ibracon, na figura do presidente Idésio da Silva Coelho; Fecontesp, na figura do presidente José de Souza; Sindicont, na figura do presidente Jair Gomes de Araújo; Ibracon, na figura do presidente Sérgio Antonio Dias da Silva; Apejesp, na figura do presidente Paschoal Rizzi Nadeo; Anefac, na figura do presidente Antonio Carlos Machado. Agradece a presença de todas as entidades e parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e combate à guerra fiscal. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Boa noite a todos. Convido para compor a Mesa as seguintes autoridades: o Sr. Jânio Benith, presidente da nossa Junta Comercial, neste ato representando o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Sr. Márcio França; a Sra. Edir Sales, vereadora da Capital e vice-presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo; o Sr. Mário Elmir Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Fenacon; o Sr. Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, neste ato representando o presidente do Conselho Deliberativo, o Sr. Paulo Skaf; o Sr. Idésio da Silva Coelho, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon; e o Sr. Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Também registramos a presença do Sr. José de Souza, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; do Sr. Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont; do Sr. Sérgio Antonio Dias da Silva, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional; do Sr. Paschoal Naddeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; do Sr. Antonio Carlos Machado, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - Anefac. (Palmas.)

As demais autoridades presentes serão nominadas durante os pronunciamentos das autoridades.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todos.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Gostaria de agradecer a todos os colegas parlamentares desta Casa. Cumprimento o nobre deputado Ramalho da Construção e, na sequência, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Borghese.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas pessoas do subtenente PM Borghese e demais componentes.

Mais uma vez, muito obrigado. Gostaria de cumprimentar todos, saudando a Mesa. Como todos sabem, esta sessão solene é uma iniciativa deste parlamentar através da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que conta com o apoio de mais de 70 colegas desta Casa e a parceria especial de diversas entidades. O Sescon ocupa a diretoria executiva. Em nome do Sescon e do seu presidente Márcio, agradeço a todas as entidades.

Gostaria de cumprimentar o nobre deputado Arnaldo Faria de Sá, nosso grande amigo e parceiro que irá abrir, em instantes, os nossos pronunciamentos. Como todos os anos, ele faz-se presente. É um grande defensor, parceiro e amigo do profissional da contabilidade, das empresas contábeis, da simplificação e da desburocratização do nosso país.

Da mesma forma, também compõe a Mesa a vereadora Edir Sales, vice-presidente da Câmara, profissional da contabilidade - parceira e defensora aqui na Capital - e já foi desta Casa também, como deputada estadual. Representando o nosso vice-governador e secretário de Desenvolvimento, está aqui o Jânio Benith, presidente da nossa Junta Comercial.

Também estão presentes: Mário Elmir Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Fenacon; Roberto Sekiya, subsecretário do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; José Serafim Abrantes, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP na gestão 1987/1990; Irineu Thomé, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP na gestão 1990/1993; Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont; Idésio da Silva Coelho, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon; Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae, representando o presidente do Conselho Deliberativo Paulo Skaf - agradeço ao Sebrae, ao Ivan, a toda a diretoria, ao Paulo Skaf e a todas as entidades; Paschoal Naddeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; José de Souza, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; Hatiro Shimomoto - permito-me um abraço especial a este que foi presidente do Sescon na gestão 1975/1978 e também deputado desta Casa, se não me falha a memória, por seis mandatos, grande parceiro e professor, que inaugurou nesta Casa a defesa do profissional da contabilidade; Antonio Carlos Machado, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - Anefac; Sérgio Antonio Dias da Silva, presidente do Instituto dos Auditores Independentes - Seção São Paulo; José Maria Chapina Alcazar, vice-presidente e coordenador geral do Conselho do Setor de Serviços, representando o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti. Vi aqui também o vice-presidente da Facesp, Roberto Ordine.

Na sequência, o nosso Cerimonial fará o registro da presença de cada um dos senhores e senhoras. Quero agradecer a todos. Vejo aqui amigos do Sebrae, amigos das entidades da contabilidade, amigos das empresas contábeis, profissionais da contabilidade, convidados da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. São parceiros que, juntos, atuam na luta pelo empreendedorismo, no apoio à micro e à pequena empresa e também no apoio ao profissional da contabilidade, que defende a simplificação da vida das nossas empresas.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 7 de maio, às 21 horas, por meio da TV Net, canal 7; da TV Vivo, canal 66 analógico ou 185 digital; e da TV Digital Aberta, canal 61.2.

Neste momento, gostaria de dizer que temos aqui algumas justificativas de ausência. Encaminharam justificativas: Michel Temer, vice-presidente da República; governador Geraldo Alckmin; senadora Marta Suplicy; deputado federal Baleia Rossi; deputados estaduais Jorge Caruso, Célia Leão, Jooji Hato, Vanessa Damo, Léo Oliveira e Coronel Telhada; secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni; secretário da Saúde David Uip; secretário da Casa Militar José Roberto Rodrigues; deputados federais Vicente Cândido e Vitor Lippi; vereadores Pastor Edemilson Chaves e Toninho Paiva; Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Cebraf; Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo; Fábio de Salles Meirelles, presidente da Faesp; presidente Marcos Monti, da Associação Paulista de Municípios; diretora executiva Vanderlan Bolzani, da Unesp; Vanderlei Salvador Bagnato, da Agência USP de Inovação; Sérgio Miletto, da Adesampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Para iniciar os nossos pronunciamentos, convidamos o nosso representante na Câmara Federal, deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Sr. Presidente Itamar Borges, gostaria de cumprimentar o deputado estadual Ramalho da Construção; o Márcio Shimomoto, presidente do Sescon, cuja entidade, juntamente com o deputado Itamar Borges, realiza esta sessão extremamente importante; a vereadora Edir Sales; o Jânio, da Junta Comercial; o Mario Berti, presidente da entidade nacional; o Gildo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; o Jair, presidente do Sindicato dos Contabilistas; o José de Souza, da Federação, e todos os demais presentes a este momento extremamente importante para a classe contábil.

Depois de ter passado um sufoco até a semana passada, a partir desta semana estamos aguardando decisões importantes. Não se sabe se a cúpula da Receita vai embora ou se ela fica. Não se sabe o que vai acontecer e como vai ser dada toda essa situação. Sabemos que a situação é complicada. Na próxima semana, deveremos resolver a questão do impeachment. Depois de 10 milhões de desempregados, teremos mais uma desempregada, e ela não terá direito ao seguro-desemprego, que é a Dilma. Sem dúvida nenhuma, é extremamente importante que possamos resolver esta questão.

Recentemente, junto com o Sescon, o Sindicont e o CRC, estivemos na Receita Federal discutindo questões importantes, emendas foram apresentadas, assim como uma emenda provisória - que lamentavelmente não deverá ser votada -, resolvendo a questão da GFIP.

Já estamos lutando no sentido de resolver e, agora pouco, foi feita uma solicitação de modificação da IN 1515, com uma série de problemas que dificultam a atividade da classe contábil. Mas estou indo para Brasília e, chegando lá, logicamente, vou tentar, ainda nos estertores da administração do Rashid, encontrar alguma saída para essas questões, porque, sem dúvida, todo mundo está bastante preocupado.

A classe contábil sabe que, se houvesse um pouquinho mais de respeito dos governos pelo PAT, certamente a situação seria diferente. Um contabilista jamais daria pedaladas ou faria decretos desrespeitando a Lei Orçamentária. Certamente está faltando contabilistas no Poder - no Poder federal, estadual e municipal.

Assim, estamos aqui para dar um abraço em todos vocês e dizer que, apesar de não termos muito que comemorar, certamente continuaremos lutando para mudar essas questões. Ainda na semana retrasada conseguimos retirar um pedido de urgência de deputados ligados ao Governo que queriam fazer a terceirização da dívida, um projeto que está desde 98 no Congresso Nacional e que vai e volta, sempre tentando ser aprovado, prejudicando a classe contábil.

Conseguimos impedir sua tramitação inicialmente na comissão especial e depois foi um projeto paralelo para o qual o deputado Vicente Cândido tentou requerer urgência. Conseguimos retirar essa urgência e continuaremos lutando, porque, sem dúvida nenhuma, a classe contábil só ajuda, só produz, só resolve, e não tem a resposta que deveria ter por parte da Receita Federal e, principalmente, do governo federal.

Estamos aqui para dar um abraço em todos vocês, particularmente para você, Itamar, que sempre tem tido, juntamente com a Edir, na Câmara Municipal, uma atuação importante em defesa da classe contábil. Estou à vontade, porque, apesar de deputado, sou contabilista e, como contabilista, sei das dificuldades que todos nós vivemos. Por isso gosto de estar aqui, de dar um abraço em todos vocês, e de estimulá-los a continuar na luta. Nós iremos superar, porque nós não precisamos de impeachment nenhum.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, deputado Arnaldo Faria de Sá. É sempre uma alegria, uma honra tê-lo aqui, sempre em defesa da categoria e dos profissionais.

Na sequência vamos ouvir o deputado estadual, amigo desta Casa, colega e parceiro, deputado estadual Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Sr. Presidente, Itamar Borges, grande parlamentar. Atuante, está em todos os movimentos, está junto à indústria, aos trabalhadores, ao povo. Cumprimentando V. Exa. quero cumprimentar todos da Mesa e lembrar o grande parlamentar que agora falou, Arnaldo Faria de Sá. Um defensor não apenas dos aposentados, mas de todas as categorias do Brasil.

Gostaria de cumprimentar todos os contadores e parabenizá-los pelo Dia do Profissional de Contabilidade. Os contadores são importantíssimos na nossa vida. Não só na vida empresarial e na vida privada, mas também na vida física. Às vezes, na hora de fazer a declaração de renda, é o contador que está ali, ajustando tudo, para que nós não erremos e sejamos punidos pela Receita Federal.

O Arnaldo já frisou a dificuldade que se tem em Brasília e, se não tivermos parlamentares atentos, eles acabam, de uma hora para outra, às vezes na calada da noite, tirando aquilo que beneficia o profissional de contabilidade.

Estamos, sem dúvida nenhuma, passando por um momento difícil, de crise econômica. O “Estadão” de sábado trouxe, na capa, 11 milhões e 80 mil famílias desempregadas e, por onde nós passamos - vocês devem estar sentindo isso como contadores, como profissionais da contabilidade -, a quantidade de empresinhas fechando.

Passo em determinada rua e há muitas lojas fechando. Isso não apenas desemprega, como também desmotiva todos os setores. Estivemos, terça-feira passada, com o Michel Temer, vice-presidente, e mais quatro centrais sindicais, a CSB, a Nova Central, a UGT e a minha central, que é a Força Sindical.

Fomos explicar para o vice-presidente a nossa preocupação com o desemprego e com os direitos dos trabalhadores. Dizemos para ele, e vocês da contabilidade conhecem bem isso, que um dos ramos que gera emprego imediato é o nosso setor, o setor da construção. E empregos baratos.

Há uns dias tive um debate com a nata da construção do Brasil, que estava preocupada. A Getúlio Vargas mostrava um gráfico segundo o qual o PIB da construção civil está negativo em 10,01 no Brasil, mas, no estado de São Paulo, em 6,4. Os empresários fizeram uma avaliação de que isso se deve à grande atuação do governador Geraldo Alckmin. No mesmo dia estive com ele para tratar de outros assuntos e, quando falei para ele desses dados que tínhamos ouvido da Getúlio Vargas, ele, como sempre, fez algumas comparações.

Ele disse: “Ramalho, dias atrás inaugurei uma fábrica, uma grande fábrica, no Interior. O investimento foi de 82 milhões de dólares. Quase 300 milhões de reais. Sabe quantos empregos gerou?” Eu respondi que não e ele me disse: 213. Ele disse: “Nós, aqui, mantivemos as grandes obras. Você pega uma linha do metrô e vai 5 bilhões de reais, gera 4.500 empregos.

No Rodoanel, investimento de nove bilhões de reais, 8.500 empregos. O túnel que vai de Santos a Guarujá, passa embaixo do mar, investimento de aproximadamente 11 bilhões de reais, 10.500 empregos. Resumindo, com investimento de 23 bilhões de reais, e dinheiro que não saiu do Estado, porque a maioria veio das PPPs ou quando muito do Bird, mantivemos nesse setor 33 mil empregos.”

Sabemos que para cada trabalhador na construção civil gera três empregos nas outras áreas, inclusive na de vocês, porque é um contador a mais que vocês vão contratar. É um funcionário a mais, um auxiliar a mais que vocês vão contratar nos seus escritórios para gerar emprego. Levamos também para Michel Temer a reforma dos caminhões, porque existem caminhões rodando mais de 30 anos, causando acidentes e poluindo o ar. Uma reforma dessa frota de caminhões poderia gerar empregos também de imediato e reduzir os acidentes.

E pasmem, hoje, morrem no Brasil, por conta de acidentes do trabalho, oito pessoas por dia, 240 por ano, ou seja, todo mês cai um Boing no setor de acidentes de trabalho e ninguém fala nada. Quando cai um avião, há estardalhaço no mundo todo. Aqui os acidentes acontecem e ninguém fala nada. E o que é mais grave, o vice-presidente Michel Temer disse que se assumir - ele sempre colocou essa cautela - vai precisar de 110 bilhões de reais para tampar o buraco. Eu disse a ele que temos 115 bilhões saindo pelo ralo só por conta dos acidentes de trabalho no Brasil. Se fechar a porta, por um lado, temos condições de economizar, por outro. Se houver subsídio de juros, o pequeno empregador, o pequeno investidor vai aumentar em 10 vezes - vocês são contadores conhecem mais que eu - o retorno para o Estado.

Por isso, vim trazer aqui um abraço a meu colega, com quem aprendo muito, meu mestre Itamar Borges, e pedir desculpas porque tenho outro compromisso. Vim aqui apenas para cumprimentar os profissionais e prestigiá-lo, porque V. Exa., nesta Casa, anoitece e amanhece sempre procurando uma forma de fazer com que possamos, juntos, fazer girar a roda do desenvolvimento.

Muito obrigado, nobre presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado, deputado Ramalho da Construção, grande parceiro desta Casa, grande parlamentar e defensor dos trabalhadores e atuando também em todas as áreas de interesse público.

Temos aqui as justificativas do deputado federal Edinho Araújo, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo; do Comitê do Jovem Empreendedor da Fiesp. Está presente o vice-presidente do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, representando o presidente, Cláudio Mazzetti. Do Comitê do Jovem Empreendedor da Fiesp, temos o representante Rafael Zatz, representando o diretor titular. Da mesma forma, da Fecomércio, o Dr. Abram está sendo representado por Álvaro Luiz Bruzadin Furtado. E representando a Fiesp, o Paulo Henrique Schoueri. E representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o conselheiro Dimas Ramalho, está presente o João de Oliveira Gomes.

Na sequência, esta Presidência concede a palavra ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, CRC, Gildo Freire de Araújo, representando as entidades congraçadas da Contabilidade. (Palmas.)

 

O SR. GILDO FREIRE DE ARAÚJO - Excelentíssimo deputado estadual Itamar Borges; excelentíssimo profissional da Contabilidade, deputado federal Arnaldo Faria de Sá; excelentíssima vereadora Edir Sales, em nome dos quais cumprimento todos os políticos presentes a esta importante Casa do povo; cumprimento também os demais componentes da Mesa já nominados.

Caros presidentes das entidades contáveis de São Paulo, prezados conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, estimados representantes da classe contábil, senhoras e senhores, boa noite. Estamos duplamente honrados em participar desta solenidade. Primeiramente por estarmos representando as entidades contábeis de São Paulo, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Segundo, por representar os mais de 150 mil profissionais da Contabilidade paulista, que nesta data sentem-se mais valorizados pela homenagem que a Assembleia Legislativa, que representa o povo do estado de São Paulo, presta à classe contábil.

Nossos agradecimentos ao amigo e ao deputado Itamar Borges, proponente desta homenagem e grande incentivador do empreendedorismo, nesta hora em que a economia do Brasil precisa de mais pessoas empreendedoras. Constituindo-se como a data mais significativa do nosso calendário, a deferência ora prestada por esta augusta Casa Legislativa significa não apenas o justo reconhecimento, o qual nos honra e nos orgulha. Mas se reveste de um significado ainda mais profundo, qual seja, a legitimidade de uma classe que, sob a luz da ética, dos controles e da transparência e responsabilidade social, tem traçado o seu labor no cumprimento de sua nobre missão de servir a pátria e a sociedade. Assim, diante dos nobres parlamentares e de toda a sociedade de nosso estado, saúdo a família contábil, que muito tem dedicado o seu dia a dia na fértil seara da contabilidade, para tornar a nossa profissão cada vez mais respeitada e valorizada.

Foi justamente aqui, na cidade de São Paulo, há 90 anos, em abril de 1926, que o senador João Lira - guarda-livros e patrono da contabilidade, que inclusive fundou em seu estado, o Recife, uma associação de guarda-livros - recebia justa homenagem. Foi proclamado que aquela data era o “Dia do Contabilista”, atualmente profissional da contabilidade. Outra data extremamente significativa para a contabilidade brasileira é 27 de maio. Em 1946, foi promulgado o Decreto-lei no 9.295, que deu origem à regulamentação da profissão contábil e à criação do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Daqui a pouco dias, o decreto completa seus 70 anos. Desde então, a contabilidade brasileira naturalmente evoluiu no decorrer do tempo, com a incorporação de novos papéis e o desenho de novas ações, pressionando transformações efetivas no aprimoramento de seus conceitos, na modernização da gestão operacional, na oferta de instrumentos de controle e transparência e na mudança do perfil dos profissionais da contabilidade.

E são os profissionais que trazem, por excelência, em sua gênese, a busca incessante pela valorização do seu trabalho, visando sempre à atualização de conhecimentos oferecidos pelas entidades de classe. Profissionais que estão a serviço da sociedade, como peças chave nas instituições, parceiros do progresso em todos os segmentos, trabalhando pela transparência, disponibilizando informações confiáveis aos gestores na tomada de decisões, o que é fundamental para a sobrevivência das organizações.

Não podemos deixar de destacar o momento por que passa a Nação brasileira. A contabilidade tem, por dever, convocar a sociedade a participar mais e acompanhar de perto a execução das finanças públicas de São Paulo e do Brasil. E não temos medido esforços no movimento de instalação dos observatórios sociais em todo o estado, com efetiva participação das entidades congraçadas. A contabilidade tem por dever incentivar todas as formas de combate à corrupção. Neste momento, é imprescindível termos sobriedade para superar as frustrações e, em grandeza soberana, encontrar a legítima saída desta crise, que indiscutivelmente passa pelos poderes constituídos. Chegamos a este ano tão difícil, mas vamos atravessá-lo com dignidade e com trabalho. O Brasil e os brasileiros sabem que podem contar com os profissionais da contabilidade.

Este ano, temos a oportunidade de exercer plenamente a cidadania por meio das eleições e de escolher os destinos da nossa cidade. O profissional da contabilidade estará junto aos partidos e candidatos, que, de forma obrigatória, deverão prestar contas e têm a contabilidade como instrumento indispensável nesse trabalho de grande responsabilidade e transparência. Por isso, hoje aqui representados pelas entidades contábeis de São Paulo, nós, profissionais da contabilidade, queremos reafirmar nossa luta pela transparência e pela ética, contra a corrupção e pela responsabilização dos crimes contra o povo brasileiro.

Caro Itamar, movidos por um ânimo solidário e por um compromisso com a busca da verdade e justiça social, reconhecemos que, sem profissionais da contabilidade, jamais haverá informações confiáveis e, sendo assim, jamais haverá instituições sérias. E sem instituições sérias, jamais haverá desenvolvimento social. Hoje é um dia de comemoração e, em nome das entidades contábeis de São Paulo, nossas entidades congraçadas, oferecemos esta homenagem da Assembleia Legislativa a cada um dos 150.000 profissionais da contabilidade do estado de São Paulo. Parabéns, profissionais paulistas e brasileiros. A esperança continua. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e obrigado ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo - CRC -, Gildo Freire de Araújo, que usou a palavra representando as entidades congraçadas da contabilidade. Na sequência, esta Presidência concede a palavra à vereadora Edir Sales, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.)

 

A SRA. EDIR SALES - Nos eventos do nosso querido amigo deputado estadual Itamar Borges, sempre mato minha saudade de falar nesta tribuna. Neste evento da contabilidade, retorno com muita alegria a esta Casa, onde iniciei minha carreira política. Meu primeiro mandato foi em 1999, o último, em 2006. Esta Casa me ensinou muito, a primeira Casa Legislativa que pude conhecer de perto. Agora na Câmara, estou trabalhando um pouquinho mais. Quero cumprimentar meu querido amigo que teve de se retirar, deputado Faria de Sá, que está lutando por nós na Câmara Federal, com certeza fazendo o melhor trabalho que pode ser feito. É uma pessoa que nos representa.

Cumprimento também meu querido amigo Itamar Borges, sobre quem escrevi uma coisa. Quero mais uma vez agradecer-lhe pelo carinho de sempre. Vossa Excelência é realmente uma pessoa muito especial, que sempre atuou com muito empenho como vereador. Sua primeira vida política foi como vereador em Santa Fé do Sul. Depois, passou por três mandatos como prefeito lá. Isso é maravilhoso; uma vida legislativa e executiva. A cidade de Santa Fé do Sul não se cansa de falar do nosso querido deputado Itamar Borges. Tenho muita saudade de quando V. Exa. foi prefeito de lá. Outro dia, conversei sobre isso com alguns amigos de lá. E hoje nos representa com um belíssimo trabalho aqui na Assembleia Legislativa, no seu segundo mandato de deputado estadual. Vossa Excelência realiza um trabalho à frente da presidência da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, cujo trabalho tem sido levado para todo o estado de São Paulo e conta com o apoio de algumas entidades.

Hoje, parabenizamos pelo evento o nosso querido amigo Márcio Massao Shimomoto. O evento de hoje é a terceira comemoração que estamos fazendo com o Márcio Shimomoto, com organização do Sescon e da Aescon.

Quero dizer que é muita alegria poder participar com vocês do terceiro evento. O primeiro foi no dia 11 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, quando todos vocês estiveram presentes, a maioria esteve presente. Foi o evento com o qual iniciamos as festividades do “Dia do Profissional da Contabilidade”.

Depois tivemos o segundo no Sindcont, presidido por nosso amigo e presidente do Sindcont, o Jair, e hoje temos este evento aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Cumprimento o Márcio Shimomoto e todos da Sescon e da Escon. Hatiro Shimomoto, nosso sempre deputado e sempre presidente do Sescon, na gestão de 75 a 78, em nome de quem cumprimento todos os ex-presidentes do Sescon aqui presentes.

Mário Elmir Berti, que é o presidente da Federação Nacional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa, Fenacon. Idésio da Silva Coelho, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ibracon - Nacional. Doutor Jânio Benith, que é o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, representando o vice-governador e secretário Márcio França. Roberto Sekiya que é o subsecretário de empreendedorismo e de micro e pequenas empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Quero lembrar, Itamar, que quando você foi recebido em nossa região, em nosso bairro, Vila Prudente, o presidente, nosso querido amigo Milton, elogiou muito a sua entrevista e sua ida por lá, visitando o nosso bairro do coração.

Ele ficou muito feliz, e foi acompanhado por nosso amigo Domingos Chiomento, que é um dos conselheiros do círculo dos trabalhadores cristãos. Mais uma função do Domingos Chiomento, dentre tantas outras.

Aproveito para parabenizar todos os contabilistas, porque neste ano também estamos comemorando 70 anos da contabilidade, 70 anos desde que foi oficializada. Vamos completar no dia 27 de maio, em breve.

Eu trabalhei por aproximadamente 17 anos na contabilidade, juntamente com meu irmão, Edson Sales, que foi presidente zonal da Zona Leste do Sescon. Ele continua até hoje nosso grande trabalho lá.

Eu me afastei quando vim para a Assembleia Legislativa, e ele continua até hoje lá. Desde muito pequena, eu sempre falo que acompanho o trabalho de vocês. Sei que é um trabalho árduo. Agora, por exemplo, todos terminaram, às 23 horas e 59 minutos dessa sexta-feira, a entrega dos impostos de renda de pessoa física.

São os que dão mais trabalho, porque sempre tem aquele que chega com o documento em cima da hora, porque vendeu o carro, comprou terreno e esqueceu, o filho lembra, o parente lembra. Realmente, imposto de renda é o que dá mais dor de cabeça, e vocês encerraram essa luta na sexta-feira, às 23 horas e 59 minutos.

Enfrentamos grandes desafios. Os contadores da cidade de São Paulo enfrentam grandes desafios a cada dia. O profissional da contabilidade é indispensável em todos os segmentos da economia. Neste momento, ele é fundamental para o País, momento esse em que estamos atravessando um cenário político muito difícil.

Todos estão acompanhando e sofrendo, realmente desejando que este Brasil levante e que tenhamos representantes mais dignos. Nessa hora, o contador, o profissional da contabilidade, tem papel especial, fundamental, na regulamentação de uma série de coisas que nosso País precisa que sejam regulamentadas.

Não é à toa que a área tem evoluído de uma forma considerável, mesmo nesses tempos difíceis que estamos vivenciando neste ano. Com muita honra, e me orgulho disso, ressalto que os contabilistas têm um gabinete sempre à disposição na Câmara Municipal de São Paulo.

Inclusive, combinando agora com o Márcio, presidente do Sescon, nós vamos retomar, juntamente com o Gildo Freire - quero cumprimentar aqui o nosso presidente do CRC, que também representou as entidades congraçadas e falou muito bem - nossa luta junto à Secretaria Municipal de Finanças.

Vamos retomar, porque ano passado nós realmente não tivemos o sucesso que almejamos. Vamos retomar, e inclusive também retomar o termo de cooperação que o Sescon tem com a Câmara Municipal de São Paulo.

Vamos, inclusive, falar de novo do plano de carreira mais favorável para uma evolução funcional, de modo a estimular a categoria e a vinda de novos profissionais ao concurso público, com salário digno de um profissional da contabilidade.

 Falando em concurso público, quero aqui cumprimentar a Rosemary, que está representando o Honorino Alves, que é o presidente da Associação dos Contadores Servidores do Município de São Paulo.

Essa categoria merece todo o nosso reconhecimento, todo o nosso apreço, todo o nosso respeito pela ética com que tem conduzido os trabalhos. Essa categoria deve ser sempre reverenciada, pois ela é indispensável em todos os segmentos da economia da cidade de São Paulo, do estado de São Paulo, e da nação brasileira.

Quero cumprimentar mais uma vez todos os profissionais da contabilidade. Que tenham muito sucesso, cada dia mais, e que este ano ainda consigam fazer muitas coisas. Quero estar à disposição para caminharmos juntos lado a lado.

Que Deus abençoe a todos. Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado. Parabéns também à vereadora e profissional da contabilidade Edir Sales, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que tanto já trabalhou nesta Casa e na Câmara, e tanto vamos precisar que continue trabalhando.

O importante é que a senhora continue na Câmara - e eu tenho certeza de que sempre continuará - na defesa da categoria, dos profissionais da contabilidade.

Eu quero, neste momento, antes de passarmos para as duas falas finais, do presidente da Fenacon e do presidente parceiro do evento, do Sescon e da Aescon - SP, e antes de entrarmos, rapidamente, nas homenagens e irmos à recepção e ao coquetel que será oferecido na sequência, deixar uma palavra a todos, complementando os cumprimentos que já fiz esta noite.

Estamos, como todos sabem, em uma sessão solene convocada com a finalidade de homenagear o Dia do Profissional da Contabilidade, realizada aqui, por ser a Casa do povo de todo o estado de São Paulo, de todos os profissionais e empresas contábeis do estado de São Paulo.

O deputado Fernando Capez e o deputado Caio França também registraram suas justificavas. Ligou-me dizendo que estaria conosco, mas teve que ir a Brasília, o nosso secretário da Fazenda, Renato Villela. Deixou um abraço o Luciano Garcia Miguel, coordenador da CAT, Coordenadoria de Administração Tributária, da Secretaria da Fazenda. Bruno Quick esteve conosco, representando o presidente do Sebrae Nacional. Bruno é da diretoria de políticas públicas do Sebrae Nacional e deixou o abraço do Guilherme Afif Domingos, com quem estive, sexta-feira, na entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no Sebrae, com o Ivan, que representa o Sebrae, e com o presidente do conselho, Paulo Skaf.

Também estive, hoje de manhã, na ACSP, Associação Comercial, com o Guilherme Afif e com o Dr. Alencar, em um evento de parceria das entidades, das associações comerciais de vários estados brasileiros. Não posso deixar de registrar também um abraço e um cumprimento especial a, além de todos os profissionais de contabilidade presentes, a todos os presidentes, ex-presidentes, diretores e ex-diretores de todas as nossas entidades de contabilidade presentes nesta noite, que estão honrando, dignificando e fazendo a alegria.

Nós teremos as homenagens, na sequência. Eu saúdo e parabenizo todos os homenageados, todas as entidades que, logo mais, receberão as homenagens, tanto a Anefac, quanto a Apejesp, o Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade, a Fecontesp, a Fenacon, a Ibracon Brasil, a Ibracon São Paulo, o Sescon, a Aescon e o Sindicont. Essas entidades, ao serem homenageadas na sequência, após as falas, estarão representando as 22 mil empresas de contabilidade, as demais empresas da área de contabilidade e, também, os mais de 150 mil profissionais da contabilidade.

Portanto, hoje, a Assembleia Legislativa estende essa homenagem, através das entidades, a todas as empresas, entidades, profissionais e amigos da contabilidade do estado de São Paulo.

Estamos aqui, como já disse, para comemorar o Dia dos Profissionais da Contabilidade. É uma noite solene, em que a Assembleia Legislativa abre suas portas para recebê-los e, juntos, comemorarmos a data festiva de 25 de abril.

Este plenário recebe o nome de Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 56 e 61. Juscelino inaugurou um estilo de política itinerante novo, uma administração modernizadora e desenvolvimentista. O Governo JK criou uma atmosfera de confiança e progresso. Mudanças aconteceram em todos os campos do governo, das empresas, dos trabalhadores e da sociedade em geral. O Brasil se modernizou.

A interiorização do desenvolvimento se evidenciou na ocupação do Centro-Oeste, não apenas com a nova capital, mas, sobretudo, pela pujante agricultura dos cerrados, das indústrias, do comércio e das empresas, que fizeram de nosso País uma das economias mais pujantes do mundo. Juscelino conseguiu criar uma imagem positiva de mudança. Lembrem-se do surgimento de músicas da Bossa Nova e das marchas de carnaval.

Senhoras e senhores, busco essa imagem para nos inspirar nesta noite. Hoje é um dia de homenagens, mas não vamos negar a realidade de grave crise econômica e política de nosso País. O aumento dos índices de desemprego, a recessão e o fechamento de empresas estão presentes no dia a dia de todos nós. Certamente, muitas declarações de imposto de renda que os senhores entregaram, semana passada, acusaram um desempenho pior do que nos anos anteriores.

Não podemos deixar de nos indignar com a crise ética, com a crise que vem sendo denunciada e com a crise política, que gera falta de credibilidade no Governo e insegurança nas pessoas. Não podemos fechar os olhos para o crescimento da intolerância, do desrespeito às diferenças de crenças e de opiniões, principalmente nas redes sociais.

Mas o momento pede para irmos além da indignação, além da crítica e da constatação de problemas. Precisamos somar forças, construir diálogos, reunir inteligências e sabedorias. Assim, vamos encontrar saídas.

Temos exemplos de superação de crises no passado, temos instituições que estão funcionando.

 A população está cada vez mais presente. Sentimos pulsar nas ruas o desejo de cidadania, de participação e protagonismo. As manifestações públicas indicam o desejo nacional por valores contemporâneos de competência, mérito e eficiência.

O Brasil avançou na democracia, na liberdade e na distribuição de renda. Mas precisamos avançar na eficiência de gestão, gestão pública e também das grandes empresas nacionais.

Eu acredito no empreendedorismo, acredito nos empreendedores. Só no estado de São Paulo somos quase dois milhões de empresas, e mais um milhão e novecentos mil empreendedores individuais. A vantagem de ser empreendedor é que temos o destino em nossas mãos. Isso permite mais independência e valoriza a competência e a dedicação. O empreendedorismo é a marca do nosso Estado, desde os bandeirantes do passado aos cientistas de nossas Universidades. Os paulistas se destacam pelo planejamento, trabalho e produção, é aí que está a nossa força. Se o Estado produzir mais, teremos mais recursos para investir em Educação, Infraestrutura, Saúde e Segurança Pública. Esse ciclo virtuoso é que precisa ser recuperado. Assim haverá mais emprego e mais renda em circulação.

E hoje estamos aqui para homenagear esta categoria especial de empreendedores, vocês profissionais da contabilidade. Nossa homenagem é para os profissionais, para as empresas, conselhos, sindicatos, escolas, associações e todas as entidades contábeis congraçadas no estado de São Paulo.

Desde quando eu estudava, depois quando eu tive um pequeno restaurante e em seguida tornei-me vereador e prefeito da cidade de Santa Fé do Sul, eu aprendi muito com os contabilistas.

Vocês são importantes para as empresas, para as instituições e principalmente para a sociedade, pelo exemplo profissional, pelos valores e princípios éticos que norteiam cada um dos senhores. Sempre que posso eu visito os escritórios de contabilidade. E nessas visitas sinto-me como se estivesse em uma Universidade que presta serviços de qualidade, mas que também forma cidadãos, forma profissionais, e tem compromisso com o bairro e com a comunidade.

Vocês são importantes para a economia porque nenhuma decisão de negócio deve ser tomada sem dados contábeis. O profissional da contabilidade é quem controla um empreendimento. Sempre digo que a contabilidade é a bússola da empresa.

Em anos anteriores, neste mesmo plenário Juscelino Kubitschek eu dizia que a contabilidade era indispensável em uma economia estável e em expansão. E hoje, nesse período de tantas incertezas, a atividade contábil é ainda mais imprescindível. Em céu de brigadeiro, o piloto navega a olho nu; mas em dia de nevoeiro, precisa de equipamento.

Foi para isso que há 70 anos, em 27 de maio de 1946, o Decreto Lei nº 9295, regulamentou a profissão contábil no Brasil, permitindo a criação do Conselho Federal de contabilidade e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, que compõem o sistema CFC e CRC.

Foi no período de grande desenvolvimento industrial no final da era Vargas.

Finalizo dando destaque especial e agradecendo ao Aescon, que apoia e operacionaliza a Secretaria Executiva da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Cumprimento e agradeço o presidente Márcio Massao Shimomoto, sua diretoria, seu conselho, o superintendente Marcelo Zetuni, e todos os colaboradores do Sescon e da Aescon. Cumprimento também toda a sua base de 22 mil empresas e também mais de 150 mil contabilistas, conforme citou aqui o presidente do CRC, Gildo Freire de Araújo. Da mesma forma cumprimento o CRC, na pessoa do presidente Gildo Freire de Araújo, dos vice-presidentes e todos os diretores aqui presentes. Cumprimento o presidente José de Souza, da Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, o presidente Jair Gomes de Araújo, do Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Cumprimento mais uma vez todas as entidades e dirigentes das entidades já nomeados e que serão homenageados na sequência. Cumprimento e agradeço a colaboração dos funcionários da Assembleia Legislativa, de minha equipe de gabinete e das equipes do interior, aqui representados pela Kelly e todos os amigos do gabinete, ao Silvério Pestana, consultor do Sescon, cedido para assessorar a Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Não posso deixar de agradecer a todos os amigos aqui do Cerimonial desta Casa, da Taquigrafia e demais colaboradores desta Casa.

O Brasil é grande, forte e dinâmico. Mudanças virão e por meio do diálogo e por meio do empreendedorismo saberemos superar esta crise e dela aproveitar as oportunidades que virão.

Parabéns a cada um de vocês. Parabéns aos profissionais da Contabilidade de São Paulo e do Brasil. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Na sequência vamos ouvir o Sr. Mário Elmir Berti, presidente do Fenacon. (Palmas.)

 

O SR. MÁRIO ELMIR BERTI - Boa noite. Meu caro deputado, Itamar Borges, meu presidente e amigo Márcio Shimomoto, vereadora Edir Sales, em seus nomes quero cumprimentar todas, e não menos importantes, autoridades já mencionadas. Caros amigos empresários e profissionais da contabilidade, senhoras e senhores, mais uma vez quero agradecer por esta homenagem que está sendo prestada à classe a qual eu, com muito orgulho, pertenço.

Falar aqui nesta tribuna me parece algo até um pouco místico. Fico imaginando quantos depoimentos brilhantes já foram feitos nesta Casa, fruto do que quanta coisa se realizou, quantas medidas legais, quantas decisões importantes foram tomadas através de um pronunciamento desta tribuna. Portanto, me sinto bastante honrado em poder estar aqui, neste momento, para falar um pouco sobre o nosso dia, o Dia do Profissional da Contabilidade.

Agradeço esta Casa por abrir suas portas e enaltecer essa classe à qual nós, orgulhosamente, pertencemos. Mais do que isso, é um reconhecimento. O que estamos vivendo hoje aqui é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos.

Vivemos um tempo difícil, no qual alguém que se apresenta como político parece que já tem um rótulo negativo na testa, infelizmente. Temos visto exemplos dos mais diferentes tipos, todos eles de forma depreciativa. Quero aqui fazer uma ressalva, um agradecimento e até parabenizar pela coragem e desprendimento, nas figuras do deputado Itamar Borges e da vereadora Edir, por terem emprestado seus nomes à classe política, a despeito dessa situação que se vive. Vocês nos dão a certeza de que é possível, sim, dias melhores. Portanto, quero parabenizar pelo trabalho que desenvolvem e, especialmente, pela parceira que têm demonstrado, pelo compromisso e até pela cumplicidade que têm tido com respeito às entidades das quais participamos.

Eu falava do reconhecimento que tanto buscamos. Quero contar um pequeno fato, um fato verdadeiro. Há mais ou menos 15 anos minha filha fazia intercâmbio nos Estados Unidos, numa pequena cidade chamada Pueblo West, no estado de Colorado. O rapaz de uma das famílias que a hospedou era dono de uma empresa contábil na cidade. Eu, obviamente com muita curiosidade, fui visitar essa empresa contábil. Lá trabalhavam ele, a esposa, a filha e mais um funcionário. Ele atendia mais ou menos 50 empresas, dentre as quais um banco. É bem verdade que era um banco de uma agência só, mas era um banco. Na troca de figurinhas, sobre como é aqui e como era lá, eu perguntei a ele qual tipo de ferramenta ele usava para a atualização na questão tributária. Ele me perguntou: “Como assim?” “Que tipo de material você recebe, ou o que você acessa na internet, para se atualizar sobre as mudanças na legislação?” “Como assim?” “Você não tem uma lei que rege os tributos?” “Ah sim, tenho”. Virou-se para trás e pegou um livro com as páginas todas gastas. Estava ali o livro. Estava assim há 15 anos e não mudava. “A minha atualização é o livro que está atrás da minha cabeceira.” Eu falei: “Que inveja.” Comecei a dizer a ele o que temos de dar de informação, o que o profissional da contabilidade ou a empresa de contabilidade tem que dar de informação para o governo. Ele me fez a seguinte pergunta: “Quanto do tempo da sua empresa você gasta para fornecer informações para o governo?” Eu não tinha nunca parado para pensar em um número, mas acho que é algo em torno de 30 por cento. Despendemos 30% do tempo para poder fornecer informações para o governo. Ele disse: “E quanto você recebe por isso?” Vindo para a nossa realidade, recebemos multa, na verdade, se você ou o seu funcionário cometer qualquer tipo de deslize. Aliás, a Receita Federal adora o número cinco mil. Qualquer coisa, são cinco mil reais de multa.

O que estou querendo dizer com isso? Está na hora de sermos mais reconhecidos, com mais profundidade. Imaginem vocês se nós, empresários contábeis, resolvêssemos fazer uma grave geral e não recolher tributos durante um mês. Literalmente o Brasil pararia, se é que é possível parar mais do que já está parado, mas literalmente o Brasil pararia. Como somos responsáveis, não levamos uma ideia dessas adiante.

É preciso sim que sejamos mais reconhecidos. Aliás, quero louvar, e falo isso com uma inveja positiva, os advogados. Eles, por exemplo, têm lobby, têm representantes na política e conseguem aprovar a lei que querem. Aliás, deixe-me fazer um parêntesis nisso. Eu estive na Associação dos Delegados da Polícia Federal há um mês. Estamos elaborando um manual de conduta de fiscalização da Polícia Federal para que aquelas apreensões que eles são obrigados a fazer sejam menos traumáticas. O que acontece? A Polícia Federal invade uma empresa de contabilidade, leva embora o servidor e acabou o trabalho da empresa. Se ela não tiver um bom serviço de backup, está danada. Estamos elaborando um manual de conduta para tentar minimizar um pouco isso. Não é que não queremos que um mal profissional seja fiscalizado e até punido. O que queremos é que não haja excesso. Entro no detalhe do advogado, pois o advogado tem isso, ele tem a questão da inviolabilidade. Nós ainda não temos isso. Enfim, acho que está na hora sim de sermos mais valorizados.

Temos alguns representantes na política, mas, infelizmente, não do jeito que gostaríamos. Está na hora de sermos tratados com mais respeito. Aliás, como é o presente caso.

Hoje, aqui, estamos sendo devida e merecidamente reconhecidos, por isso é preciso agradecer.

É preciso dizer para vocês que acreditem nas instituições sérias, acreditem nas pessoas sérias.

É possível, sim, fazer um Brasil melhor. Aliás, eu sentado ali e passando os olhos pela plateia, vi muitos rostos conhecidos, de gente que está há muito tempo doando o seu tempo, o seu talento, a sua inteligência em prol da classe a que pertencem.

Quero, em nome de vocês, prestar minha homenagem, vocês que participam das entidades. Aliás, parece que estou fazendo elogio para mim mesmo porque há mais de 20 anos participo da entidade e sei bem o que é isso. Sei o quão difícil é se doar, mas eu tenho uma filosofia e queria dividi-la com vocês: o homem se realiza profissionalmente, mas só se completa servindo à comunidade. Isto é, para você devolver à profissão aquilo que ela lhe deu, você tem de dar o seu tempo para alguma coisa e esse ‘dar seu tempo’ é participar da entidade. Esta a forma que temos para retribuir tudo aquilo que a profissão nos deu: dignidade para podermos andar de cabeça erguida e sermos reconhecidos como hoje. A profissão nos deu isso.

Ser dirigente de uma entidade nada mais é do que você, de alguma forma, devolver aquilo que ela lhe deu. Às vezes isso é um pouco dolorido. Vou contar um caso para vocês.

O meu neto Anatan - ele tinha na época uns nove anos - chegou para mim e disse: “Vovô, você pode ir comigo na sexta-feira? Vai ter decisão do campeonato de futebol de salão no colégio.” Eu respondi: “Filho, não vai dar, o vovô vai ter de viajar.” Aí ele botou a mão na cintura e retrucou: “De novo a droga dessa Fenacon?”

Vejam a sabedoria da criança: “Não podiam ter arrumado um presidente que não tem neto?” (Risos.)

Por quê? Porque ele sente falta.

Vocês não sabem quanto isso é doido, quanto isso é complicado.

Mas eu não estou reclamando não porque eu sabia, quando assumi esse cargo e encargo, que seria assim.

Estou dizendo a vocês que fazem, que doam seu tempo, seu talento, sua inteligência, as minhas homenagens.

Portanto, precisamos, sim, de pessoas sérias e comprometidas e tenho certeza de que podemos fazer deste, um país melhor.

Fiquem com Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado. Parabéns presidente Mário Elmir Berti.

Na sequência, encerrando os pronunciamentos, ouviremos a palavra do Sr. Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP.

Mais uma vez comunico que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia sábado, dia 7 de maio, às 21 horas; pela Net, canal 7; pela TV Vivo, no canal 66 analógico e 185 digital; e pela TV digital aberta, canal 61.2.

Tem a palavra o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP Márcio Shimomoto.

 

O SR. MÁRCIO MASSAO SHIMOMOTO - Digníssimo deputado Itamar Borges, vereadora Edir Sales, em nome dos senhores cumprimento todas as autoridades já nominadas pelo Cerimonial; digníssimo presidente Gildo Freire de Araujo, em seu nome cumprimento todos os profissionais da contabilidade; caros conselheiros; meus diretores, senhoras e senhores, boa noite.

É uma grande alegria nós, entidades congraçadas da contabilidade paulista, sermos recebidos nesta Casa de Leis para celebrar o “Dia do Profissional da Contabilidade”.

Agradecemos esta oportunidade a toda Assembleia Legislativa, especialmente ao nosso amigo deputado Itamar Borges, autor desta propositura e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, que tem sido um grande canal para buscarmos soluções para os problemas que afligem o empreendedorismo no nosso estado.

Temos a grata satisfação de participar, como Secretaria Executiva da Frepem, e acompanhar de perto o esforço do grupo em favor da melhoria do ambiente empresarial brasileiro.

Quero parabenizar publicamente o deputado Itamar Borges, que tem abraçado as nossas causas e sido um parceiro constante e atuante e, mais uma vez, agradecer por abrir as portas do Legislativo paulista.

Esta Casa pode contar com o Sescon-SP e Aescon-SP e com as entidades contábeis em todos os projetos que visem a justiça social e o desenvolvimento das empresas e da Nação.

Certamente a categoria contábil hoje é uma das mais organizadas do País. Isso se deve muito à irmandade e à atuação das entidades congraçadas da Contabilidade paulista.

O estado de São Paulo tem sido um exemplo de união, pois trabalhamos sempre com os mesmos objetivos, a defesa e a valorização dos nossos representados.

Vivemos atualmente o melhor momento da profissão. A contabilidade vem ganhando destaque como ferramenta estratégica para a gestão e desenvolvimento dos negócios e a sociedade tem percebido o poder do nosso trabalho.

Claro, que com o reconhecimento crescem também os desafios. Poucas categorias são tão afetadas pelas mudanças legislativas, tributárias, tecnológicas e governamentais como a nossa e que requer, de nós, a busca constante por novos conhecimentos e aprimoramento profissional.

Desta forma, precisamos encarar esta nova realidade como mais uma oportunidade de valorização e reconhecimento do nosso importante papel para o desenvolvimento das empresas, da economia e do País.

A classe contábil tem uma grande missão, pois é ela quem trata dos dados que transformam números em informações valiosas.

É preciso ser polivalente e se preparar para os constantes desafios impostos à nossa profissão.

Hoje, estamos mais uma vez reunidos aqui para celebrar o “Dia do Profissional da Contabilidade” e por todo este reconhecimento da sociedade e dos empreendedores. Temos mesmo muito a comemorar.

Para nós, é uma grande satisfação presenciar o reconhecimento do nosso trabalho por esta Casa, a maior Assembleia Legislativa do País.

Toda a classe contábil fica imensamente grata por este reconhecimento do Legislativo paulista. Lembrando que este agradecimento fazemos não apenas em nome das lideranças que estão aqui esta noite, mas também em nome de todos os profissionais do nosso estado, mais de 150 mil homens e mulheres que trabalham diariamente para auxiliar no crescimento das empresas, da economia e da nação, sempre com amor, ética, respeito e transparência.

Parabenizamos cada um dos profissionais de contabilidade pelo dia 25 de abril e pelo brilhante trabalho para o desenvolvimento deste País. Parabéns a todos nós.

Muito obrigado. (Palmas.)

Quebrando um pouquinho o protocolo, eu gostaria de fazer uma homenagem ao deputado Itamar Borges, em nome das nossas entidades, por ele ter patrocinado e feito a propositura desta homenagem aos contabilistas, ao dia do profissional da contabilidade.

Eu gostaria de entregar uma placa comemorativa ao deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado ao presidente Márcio Shimomoto. Parabéns por suas palavras, obrigado pela parceria. Agradeço a homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Os dizeres da placa são:

“Excelentíssimo Deputado Itamar Borges, o desejo e empenho comum de contribuir e criar condições para o desenvolvimento das empresas, especialmente das micro e pequenas, tem-nos feito trilhar o mesmo caminho nos últimos anos.

Nosso agradecimento e reconhecimento pela fundamental parceria e iniciativas pela redução da carga tributária e desburocratização voltadas para o progresso dos negócios, da sociedade e de São Paulo.

Conte sempre com a classe contábil em todas as ações que visem a justiça social, a defesa do contribuinte, a melhoria do ambiente empreendedor e o desenvolvimento do nosso estado.

Atenciosamente, entidades congraçadas da contabilidade, Aescon-SP, Apejesp, Anefac, CFC, CRC-SP, Fecontesp, Fenacon, Ibracon 5ª sessão regional, Ibracon nacional, Sescon-SP e Sindcont-SP.

São Paulo, 2 de maio de 2016.”

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado a todas as entidades congraçadas e a toda a classe contábil, ao presidente Márcio, pela homenagem.

Com certeza, o desafio será sempre maior e estaremos sempre prontos para lutarmos juntos.

Neste momento, já quase finalizando nossa sessão solene, eu transfiro a presidência dos trabalhos para a parte baixa deste plenário para que possamos dar início às entregas das homenagens.

Para prestar essas homenagens, convido para que me acompanhe o presidente Márcio Shimomoto, a vereadora Edir Sales e o Jânio, aqui representando o nosso secretário de Desenvolvimento, o presidente da Junta Comercial e o nosso vice-governador. Peço para que nos acompanhem, para que possamos rapidamente proceder às entregas e concluirmos a nossa solenidade esta noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - As autoridades da Mesa principal neste momento se deslocam à parte baixa do plenário para iniciarmos as homenagens pelo deputado Itamar Borges, que é o presidente da frente parlamentar, e demais autoridades.

Queremos agradecer e registrar as presenças de Irineu De Mula, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; Roberto Sekiya, sub-secretário de empreendedorismo e da micro e pequena empresa; Amador Alonso Rodriguez, diretor de captação de dados e serviços a clientes da Serasa Experian; Dr. Marcos da Costa, que é o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo, aqui representado pelo Dr. Odilon Luiz de Oliveira, delegado benemérito de São Bernardo do Campo e Diadema. Agradecimento especial à nossa diretoria: diretoria efetiva e suplente; também aos conselheiros de diretores das regionais do Sescon e Aescon - São Paulo. A todos, o nosso muito obrigado.

Vamos iniciar as homenagens.

A primeira homenagem será entregue ao Sescon - São Paulo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo e à Aescon - São Paulo, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, na pessoa do presidente Márcio Massao Shimomoto. (Palmas.)

Parabéns ao Sescon e à Aescon - São Paulo pela homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - A próxima homenagem será entregue à Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, na figura do presidente Mário Elmir Berti. (Palmas.)

Parabéns à Fenacon, na pessoa do presidente Mário Elmir Berti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Teremos agora uma dupla homenagem. Serão homenageados o Conselho Federal de Contabilidade e também o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, na figura do presidente Gildo Freire de Araújo. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - O presidente do CRC-São Paulo, Gildo Freire de Araújo também recebe e encaminhará homenagem ao Conselho Federal de Contabilidade. Obrigado ao presidente Gildo Freire de Araújo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Vamos agora à próxima homenagem. Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ibracon nacional, na figura do presidente Idésio da Silva Coelho.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Recebe sua homenagem, a seguir, Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na figura do presidente José de Souza. Participa da entrega da homenagem, juntamente com o deputado Itamar Borges, o presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Márcio Massao Shimomoto, a vereadora Edir Sales e demais autoridades.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Recebe a homenagem agora o Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na figura do presidente Jair Gomes de Araújo. Vamos fazer mais uma foto aqui, com o presidente Jair Gomes de Araújo, do Sindcont de São Paulo. Parabéns!

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - A próxima homenagem é ao Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, agora a 5ª Seção Regional, na figura do presidente Sérgio Antonio Dias da Silva.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - A próxima homenagem é à Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Apejesp, na figura do presidente Paschoal Rizzi Naddeo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Encerrando as homenagens, chamamos agora o presidente da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Antonio Carlos Machado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - A seguir, o presidente desta sessão. Após as demais fotos que serão tiradas agora, retornarão à Mesa principal. Vamos agora à foto com todos os representantes das entidades congraçadas, por gentileza.

Mais uma vez parabenizamos todas as entidades congraçadas da Contabilidade do nosso estado de São Paulo. Pedimos a todos que retornem para a mesa principal. Em seguida, retoma a palavra o deputado Itamar Borges, presidente desta sessão solene em comemoração ao “Dia do Profissional da Contabilidade”.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Mais uma vez, parabéns a todas as entidades homenageadas e a todos os presidentes e representantes, como eu disse no início, representando todos os profissionais e empresas e entidades congraçadas da contabilidade do estado de São Paulo.

Agradeço a cada um dos senhores e senhoras que se fizeram presentes. Agradeço mais uma vez a parceria e o apoio para a realização desta solenidade, do Sescon e Aescon de São Paulo, e a presença de todas as entidades, diretorias, profissionais, presidentes, representantes da Contabilidade e parceiros, entidades amigas e parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e entidades nesta noite representadas. Da mesma forma, Junta Comercial, a vereadora Edir Sales.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um coquetel, que será servido no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 47 minutos.

 

* * *